Silvia Maria Alves Correa Oliveira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0533069759765601
  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


Engenheira eletricista, com mestrado e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com atuação na área de Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente é professora Associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, já tendo sido coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental de 2010 a 2014 e diretora de Fomento à Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG de 2017 a 2018. Possui experiência profissional específica nas áreas de Controle da Poluição; Qualidade das Águas e de Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho de processos de tratamento; análise estatística de dados primários e/ou secundários, gerados por programas de monitoramento, considerando dados climatológicos, de qualidade da água, de uso e ocupação do solo e dados de saneamento; análise e modelagem espacial de dados ambientais; avaliação de risco ambiental e análise de séries temporais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Maria Alves Correa Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise de desempenho e confiabilidade de estações de tratamento de esgotos, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Marcos von Sperling.
Palavras-chave: análise estatística; avaliação de desempenho; confiabilidade de processos; distribuição de probabilidade; tratamento de esgotos.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.
1992 - 1993
Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Avaliação do efeito do pH e da adição de cal e barrilha sobre a nitrificação biológica do licor amoniacal da coqueria da Açominas,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Eduardo Vieira Carneiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.


Pós-doutorado


2006
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias


Formação Complementar


2007 - 2007
? Oficina preparatória para instrutores e monitore. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
5º Seminário Nacional de Gestão das Águas ? Reúso. (Carga horária: 16h).
Instituto de Educação Tecnológica - IETEC, IETEC, Brasil.
1995 - 1995
Metalurgia: sua relação com a biologia e meio ambi. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1995 - 1995
XVI Encontro nacional de tratamento de minérios e. (Carga horária: 8h).
CETEM/CNPq, CNPQ, Brasil.
1994 - 1994
Curso de Curta Duração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1994 - 1994
Curso de Curta Duração.
Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Belo Horizonte.
03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

03/2009 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Integralização Multidisciplinar
03/2009 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saneamento e Estudos Ambientais
11/2010 - 11/2014
Direção e administração, Escola de Engenharia, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental.

Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Engenheira, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Poluição das águas: caracterização, modelagem e controle

Objetivo: Analisar níveis de poluição das águas, a partir de caracterização estatística, modelagem e proposição de medidas de controle..
2.
Qualidade do Ar, das Águas e do Solo

Objetivo: Analisar dados de monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, por meio de técnicas estatísticas avançadas..
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
Palavras-chave: Análise multivariada; Banco de dados de monitoramento; Índice de qualidade; Monitoramento ambiental; Rede de monitoramento.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação integrada de desempenho de estações de tratamento de água, utilizando diferentes tecnologias e operando em escala real em quatro unidades federativas do Brasil.
Descrição: O projeto de pesquisa consiste na análise de cerca de quatro milhões de dados de monitoramento de estações de tratamento de água (ETA), visando a avaliação de desempenho de 70 estações que utilizam seis processos de tratamento diferentes, operando em escala real em quatro unidades federativas do Brasil. Serão utilizadas técnicas estatísticas avançadas e pouco usuais na área de abastecimento de água para avaliação de diversos aspectos, tais como a qualidade da água bruta a ser tratada, a tecnologia de tratamento empregada, o número de habitantes atendidos, as condições operacionais das ETA, os custos envolvidos no tratamento e, principalmente, o atendimento aos padrões de potabilidade. Ressalta-se que será verificado o atendimento aos padrões estabelecidos pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2011), pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 2011) e pela legislação americana (USEPA, 2009). Com o emprego de técnicas estatísticas multivariadas, modelo de confiabilidade e controle estatístico de processo (CEP) espera-se determinar como os aspectos supracitados interferem na qualidade final da água produzida e no atendimento aos padrões de potabilidade. Será possível, ainda, selecionar as tecnologias de tratamento de água mais apropriadas às realidades dos municípios, considerando a qualidade, as condições operacionais e o custo do tratamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2014 - 2016
Avaliação dos dezesseis anos de implantação da rede de monitoramento da qualidade das águas superficiais da bacia do rio Francisco no estado de Minas Gerais
Descrição: A bacia do rio São Francisco é a terceira bacia hidrográfica do Brasil em extensão territorial, inserida totalmente em território brasileiro. Entre a cabeceira e a foz, o rio São Francisco percorre cerca de 2.700 km, drenando uma área de 639.219 km² e ocupando 7,5% do território nacional. Cerca de 37% da bacia encontra-se no estado de Minas Gerais, sendo dividida em dez Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs), que são unidades físico territoriais que apresentam uma identidade regional quanto aos aspectos físicos, socioculturais, econômicos e políticos. O desmatamento, a urbanização, a expansão da indústria e a mecanização na agricultura são os principais fatores de pressão sobre a qualidade e quantidade de água na região. O monitoramento dos corpos de água do Estado foi iniciado na década de 70, tendo a rede de amostragem ampliada em 1997 e assumida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas ? IGAM, por meio do Projeto Águas de Minas. Nas campanhas completas, realizadas trimestralmente, são analisados 52 parâmetros e em campanhas intermediárias, são analisados mais 19 parâmetros. Os dezesseis anos de operação da rede de monitoramento vêm demonstrando a sua importância na obtenção de informações que possibilitem verificar tendências, avaliar impactos, prevenir eventos críticos e orientar quanto a futuras ações. No entanto, existe a necessidade de constante avaliação dos programas de monitoramento, já que os dados ambientais são caracterizados pela sua alta variabilidade, devido às diferentes influências naturais e antropogênicas. Dentro deste contexto e, considerando o elevado investimento de recursos humanos e financeiros envolvido na implantação e manutenção de um programa de monitoramento, este estudo propõe uma discussão aprofundada e criteriosa da organização da rede de monitoramento existente na bacia do rio São Francisco, considerando os parâmetros analisados, os pontos de amostragem e a periodicidade adotada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Coordenador / Mônica Maria Diniz Leão - Integrante / Camila Costa de Amorim - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2
2014 - Atual
Avaliação da ocorrência de fármacos na água para consumo humano: subsídios para a inserção no padrão de potabilidade brasileiro.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lisete Celina Lange em 08/08/2016.
Descrição: O projeto objetiva avaliar a ocorrência de fármacos em águas de mananciais e tratada, com representação nas 5 regiões brasileiras, com respectiva taxa de remoção e meia-vida para cada composto encontrado, além de estabelecer indicadores de risco ecotoxicológico com vistas a subsidiar técnica e cientificamente a tomada de decisão das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano e a revisão da Portaria MS nº 2.914/2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Integrante / Liséte Celina Lange - Coordenador / Mônica Maria Diniz Leão - Integrante / Valter Lúcio de Pádua - Integrante / José Carlos Mierzwa - Integrante / Camila Costa de Amorim - Integrante / Míriam Cristina Santos Amaral - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Lucilaine Valéria de Sousa Santos - Integrante / Adriana Akemi Okuma - Integrante / Ramon Lucas Dalsasso - Integrante / Júlio Cesar Rodrigues de Azevedo - Integrante / Isabel Cristina Tessaro - Integrante / Paulo Sergio Scalize - Integrante.
2014 - Atual
Avaliação dos dezesseis anos de implantação da rede de monitoramento da qualidade das águas superficiais da bacia do rio Francisco no estado de Minas Gerais
Descrição: Os dezesseis anos de operação da rede de monitoramento vêm demonstrando a sua importância na obtenção de informações que possibilitem verificar tendências, avaliar impactos, prevenir eventos críticos e orientar quanto a futuras ações. No entanto, existe a necessidade de constante avaliação dos programas de monitoramento, já que os dados ambientais são caracterizados pela sua alta variabilidade, devido às diferentes influências naturais e antropogênicas. Dentro deste contexto e, considerando o elevado investimento de recursos humanos e financeiros envolvido na implantação e manutenção de um programa de monitoramento, este estudo propõe uma discussão aprofundada e criteriosa da organização da rede de monitoramento existente na bacia do rio São Francisco, considerando os parâmetros analisados, os pontos de amostragem e a periodicidade adotada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Coordenador / Mônica Maria Diniz Leão - Integrante / Camila Costa de Amorim - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2013 - 2015
4. Biorreator com membranas inoculado com leveduras para tratamento de efluente de refinaria.
Descrição: O projeto de pesquisa visa a remoção de matéria orgânica biodegradável e recalcitrante de efluente de refinaria empregando biorreator com membranas inoculado com leveduras, uma vez que é conhecida a maior eficiência de remoção de matéria orgânica recalcitrante por leveduras em comparação com bactérias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Integrante / Míriam Cristina Santos Amaral - Coordenador / Luzia Sergina de França Neta - Integrante / Aline Ribeiro Alkmim - Integrante / Paula Rocha da Costa - Integrante / Rosimeire Floripes Gomes - Integrante / Tatiane de Paula Basílio Furtado - Integrante.
2012 - 2014
3. Aplicação de métodos quimiométricos em qualidade de água e tratamento de efluentes líquidos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mônica Maria Diniz Leão em 09/08/2016.
Descrição: Apoio às pesquisas que envolvem a obtenção e uso de dados de qualidade de água e efluentes e sua análise estatística, introduzindo o uso do ambiente R e de SIG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Integrante / Mônica Maria Diniz Leão - Coordenador / Camila Costa de Amorim - Integrante / Déborah Tavares Viana - Integrante / Sue Ellen Costa Botrel - Integrante / Fernanda Freitas Brites Nobrega - Integrante.
2012 - Atual
Proposta de integração e otimização de redes de monitoramento de dados de qualidade de águas superficiais da bacia do Rio São Francisco
Descrição: presente projeto visa utilizar dados secundários obtidos em programas de monitoramento das águas de Minas Gerais efetuados pelo IGAM e pela VALE na Bacia do rio São Francisco, visando identificar a sub-bacia mais impactada. Na análise serão utilizadas ferramentas estatísticas multivariadas, que permitem que os resultados do monitoramento sejam associados ao uso do solo ao longo da bacia, permitindo a caracterização da influência de fatores naturais ou artificiais, ou ainda fontes difusas ou pontuais, na qualidade das águas superficiais da bacia. Após a determinação das sub-bacias mais impactadas, por meio das técnicas estatísticas mencionadas, será avaliada detalhadamente a estrutura da rede de monitoramento de uma sub-bacia. Esta análise completa dos dados incluirá a otimização da rede de monitoramento, em termos de localização de estações, seleção dos parâmetros e frequência de amostragem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Desenvolvimento de metodologia para a avaliação de desempenho de estações de tratamento de águas e esgotos no Distrito Federal
Descrição: O projeto desenvolveu metodologias para a avaliação de desempenho de estações de tratamento de águas e esgotos no Distrito Federal, por meio de formulação de índices e análises estatísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Integrante / Marcos von Sperling - Integrante / Marcelo Libânio - Coordenador.Financiador(es): Agência Reguladora de Ã?guas, Energia e Saneamento do DF - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2011 - Atual
Aplicação de métodos estatísticos multivariados para otimização de monitoramento da qualidade de água
Descrição: Será efetuada uma análise de dados secundários de qualidade da água, disponíveis no IGAM e na VALE, para toda a bacia do rio São Francisco. Após a determinação das sub-bacias mais impactadas, por meio das técnicas estatísticas multivariadas, será avaliada detalhadamente a estrutura da rede de monitoramento de uma sub-bacia. Esta análise completa dos dados incluirá a otimização da rede de monitoramento, em termos de localização de estações, seleção dos parâmetros e freqüência de amostragem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Coordenador / Mônica Maria Diniz Leão - Integrante / Camila Costa de Amorim - Integrante / Katiane Cristina de Brito Almeida - Integrante / Ana Laura Cerqueira Trindade - Integrante / Pedro Engler Barbosa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Aplicação de métodos quimiométricos multivariados no gerenciamento de bacias hidrográficas
Descrição: Desenvolver algoritmo utilizando software livre R (ambiente para análises estatísticas - The R Project for Statistical Computing) para análise quimiométrica dos dados de qualidade da água de bacias hidrográficas e reservatórios, permitindo avaliação de rede de monitoramento da empresa, e visualização das avaliações temporais e espaciais da qualidade da água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Integrante / Mônica Maria Diniz Leão - Coordenador / Mauro da Cunha Naghettini - Integrante / Cristiano Christofaro Matosinhos - Integrante / Olívia Maria de Souza Ribeiro Vasconcelos - Integrante.Financiador(es): CEMIG GERAÃ?Ã?O E TRANSMISSÃ?O S.A. - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2012
Determinação da qualidade das águas do rio das Velhas, por meio de técnicas estatísticas multivariadas e de séries temporais.
Descrição: Análise estatística de dados secundários obtidos de monitoramento dos Projetos "Águas de Minas" e Programa de Aperfeiçoamento do Monitoramento da Qualidade das Águas da Bacia do Alto Curso do Rio das Velhas, sob coordenação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas IGAM. Os dados serão utilizados para identificar a qualidade e o processo de deterioração da água do rio das Velhas, ao longo dos anos, decorrentes das descargas pontuais de esgoto doméstico e industrial lançadas no perímetro urbano das cidades localizadas nessa região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Determinação da qualidade das águas do rio das Velhas, por meio de técnicas estatísticas multivariadas e de séries temporais
Descrição: O projeto utilizou dados secundários obtidos em programas de monitoramento das águas de Minas Gerais para identificação das possíveis fontes e cargas poluidoras das águas superficiais da sub-bacia hidrográfica do rio das Velhas. Dados de monitoramento dos Projetos "Águas de Minas" e Programa de Aperfeiçoamento do Monitoramento da Qualidade das Águas da Bacia do Alto Curso do Rio das Velhas, sob coordenação do Instituto Mineiro de Gestão das Águas IGAM, serão utilizados para identificar variação dos parâmetros físicos e químicos das águas superficiais da bacia do rio das Velhas-MG e sua associação com as florações de cianobactérias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Coordenador / Barbara Fernanda Melo Jardim - Integrante.Financiador(es): UFMG Pró-Reitoria de Pesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2013 - Atual
Atualização do Portal Nacional de Licenciamento Ambiental
Descrição: Atualizar as informações sobre os procedimentos e métodos de licenciamento ambiental adotados em todos os estados da federação brasileira, no distrito federal e no âmbito federal IBAMA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvia Maria Alves Correa Oliveira - Coordenador / Camila Costa de Amorim - Integrante / Geraldo Robson Mateus - Integrante.


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Water Environment Research
2008 - Atual
Periódico: Journal of Environmental Management
2008 - Atual
Periódico: Ecological Engineering
2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
2009 - Atual
Periódico: Water Research (Oxford)
2009 - 2015
Periódico: Water Science and Technology
2012 - Atual
Periódico: Revista Engenharia Sanitária e Ambiental
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Recursos Hídricos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Avaliação, modelagem e controle de processos de tratamento de esgotos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Tratamento estatístico de dados ambientais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA2017OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA; AMARAL, ROSA CAROLINA ; ALMEIDA, KATIANE CRISTINA DE BRITO ; PINTO, CAROLINA CRISTIANE . Qualidade das águas superficiais do Médio São Francisco após a implantação dos perímetros irrigados de Gorutuba/Lagoa Grande e Jaíba. Engenharia Sanitaria e Ambiental, v. 22, p. 711-721, 2017.

2.
CHRISTOFARO, CRISTIANO2017CHRISTOFARO, CRISTIANO ; DINIZ LEÃO, MÔNICA M. ; OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C. ; VIANA, DÉBORAH T. ; AMORIM, CAMILA C. ; CARVALHO, MARCELA D. . Spatio-temporal variations of water quality in Nova Ponte Reservoir, Araguari River Basin, Brazil. Water Science and Technology-Water Supply, v. 17, p. ws2017055, 2017.

3.
PINTO, CAROLINA CRISTIANE2017PINTO, CAROLINA CRISTIANE ; ANDRADE, STELLA BRAGA ; PINTO, ÉBER ANDRADE ; OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA . Trend analysis of the load and concentration of physical, chemical and biological parameters in the Verde River Basin. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDRICOS, v. 22, p. e40-e40, 2017.

4.
DA COSTA, ELIZÂNGELA PINHEIRO2017DA COSTA, ELIZÂNGELA PINHEIRO ; PINTO, CAROLINA CRISTIANE ; SOARES, ANA LUIZA CUNHA ; MELO, LIVIA DUARTE VENTURA ; OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA . Evaluation of violations in water quality standards in the monitoring network of São Francisco River basin, the third largest in Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 189, p. 590-16, 2017.

5.
AMARAL, MÍRIAM C. S.2017AMARAL, MÍRIAM C. S. ; GOMES, ROSIMEIRE F. ; BRASIL, YARA L. ; OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. ; MORAVIA, WAGNER G. . Performance evaluation of startup for a yeast membrane bioreactor (MBRy) treating landfill leachate. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART A-TOXIC/HAZARDOUS SUBSTANCES & ENVIRONMENTAL ENGINEERING, v. 52, p. 1352-1360, 2017.

6.
COSTA, E. P.2017COSTA, E. P. ; PINTO, C. C. ; SOARES, A. L. C. ; MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, S. C. . Evaluation of violations in water quality standards in the monitoring network of São Francisco River basin, the third largest in Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 189, p. 1-16, 2017.

7.
BISSACOT, THAIZA CLEMENTE COUTO2017BISSACOT, THAIZA CLEMENTE COUTO ; OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA . Development of management Tool for Water Risk Assessment (FARH): application in the mineral metalurgical segment in Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDRICOS, v. 22, p. e28-e28, 2017.

8.
BISSACOT, THAIZA CLEMENTE COUTO2016BISSACOT, THAIZA CLEMENTE COUTO ; OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA . Instrumento para o gerenciamento de riscos ambientais. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE), v. 21, p. 227-232, 2016.

9.
STARLING, MARIA CLARA V. M.2016STARLING, MARIA CLARA V. M. ; DOS SANTOS, PAULO HENRIQUE RODRIGUES ; DE SOUZA, FELIPE ANTÔNIO RIBEIRO ; OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA ; LEÃO, MÔNICA M. D. ; AMORIM, CAMILA C. . Application of solar photo-Fenton toward toxicity removal and textile wastewater reuse. Environmental Science and Pollution Research, v. 24, p. 12515-12528, 2016.

10.
TRINDADE, ANA LAURA CERQUEIRA2016TRINDADE, ANA LAURA CERQUEIRA ; ALMEIDA, KATIANE CRISTINA DE BRITO ; BARBOSA, PEDRO ENGLER ; OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA . Tendências temporais e espaciais da qualidade das águas superficiais da sub-bacia do Rio das Velhas, estado de Minas Gerais. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE), v. 22, p. 13-24, 2016.

11.
MELO, LÍVIA VENTURA2015MELO, LÍVIA VENTURA ; DE OLIVEIRA, MISAEL DIEIMES ; LIBÂNIO, MARCELO ; OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA . Applicability of statistical tools for evaluation of water treatment plants. Desalination and Water Treatment (Print), v. 57, p. 14024-14033, 2015.

12.
OLIVEIRA, S. C.2014OLIVEIRA, S. C.; SOUZA, M. C. F. B. ; PAIXAO, M. M. O. M. ; HAUSSMANN, M. G. . Aspectos Hidrodinâmicos e Qualidade das Águas Subterrâneas do Aquífero Bambuí no Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 19, p. 119-129, 2014.

13.
ALKMIM, ALINE RIBEIRO2014ALKMIM, ALINE RIBEIRO ; DA COSTA, PAULA ROCHA ; AMARAL, MÍRIAM CRISTINA SANTOS ; NETA, LUZIA SERGINA FRANÇA ; RICCI, BÁRBARA CAROLINE ; OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA ; CERQUEIRA, ANA CLÁUDIA ; SANTIAGO, VÂNIA MARIA JUNQUEIRA . The application of filterability as a parameter to evaluate the biological sludge quality in an MBR treating refinery effluent. Desalination and Water Treatment (Online), v. 1, p. 1-10, 2014.

14.
OLIVEIRA, M. D.2014OLIVEIRA, M. D. ; REZENDE, O. L. T. ; LIBANIO, M. ; OLIVEIRA, S. C. . Nova abordagem do Índice de Qualidade de Água Bruta utilizando a Lógica Fuzzy. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 19, p. 361-372, 2014.

15.
OLIVEIRA, M. D.2014OLIVEIRA, M. D. ; MELO, L. D. V. ; QUEIROGA, L. L. ; OLIVEIRA, S. C. ; LIBANIO, M. . Applying reliability analysis to evaluate water treatment plants. Water Science and Technology: Water Supply (Print), v. 14, p. 634-642, 2014.

16.
OLIVEIRA, S. C.2012OLIVEIRA, S. C.; Souki, I. ; von Sperling, M. . Lognormal behaviour of untreated and treated wastewater constituents. Water Science and Technology, v. 65, p. 596-603, 2012.

17.
Soares, A. F. S.2012Soares, A. F. S. ; LEAO, M. M. D. ; Vianna Neto, M. R. ; OLIVEIRA, S. C. . Risk estimate of water contamination by pesticides used in coffee crops. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 16, p. 425-432, 2012.

18.
Oliveira, Sílvia C.2011Oliveira, Sílvia C.; von Sperling, Marcos . Performance evaluation of different wastewater treatment technologies operating in a developing country. Journal of Water, Sanitation and Hygiene for Development, v. 1, p. 37-56, 2011.

19.
OLIVEIRA, S. C.2011OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Potenciais Impactos de Sistemas Estáticos de Esgotamento Sanitário na Água Subterrânea ? Revisão de literatura. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 16, p. 95-107, 2011.

20.
Gomes, Lenora Nunes Ludolf2011Gomes, Lenora Nunes Ludolf; Oliveira, Silvia Maria Alves Corrêa ; Giani, Alessandra ; Sperling, Eduardo . Association between biotic and abiotic parameters and the occurrence of cyanobacteria in a Brazilian reservoir. Environmental Monitoring and Assessment (Print), v. 1, p. 1-11, 2011.

21.
Almeida, P. G. S.2011Almeida, P. G. S. ; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos ; Oliveira, Sílvia C. . Operação de filtros biológicos percoladores pós-reatores UASB sem a etapa de decantação secundária. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 16, p. 281-290, 2011.

22.
Oliveira, Sílvia C.2010Oliveira, Sílvia C.; von Sperling, Marcos . Assessment of classical surface organic loading design equations based on the actual performance of primary and secondary facultative ponds. Water Science and Technology, v. 61, p. 971-977, 2010.

23.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2009OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Performance evaluation of UASB reactor systems with and without pos-treatment. Water Science and Technology, v. 59, p. 1299-1306, 2009.

24.
SPERLING, Marcos Von2009SPERLING, Marcos Von ; OLIVEIRA, S. C. . Comparative performance evaluation of full-scale anaerobic and aerobic wastewater treatment processes in Brazil. Water Science and Technology, v. 59, p. 15-22, 2009.

25.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2008 OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Reliability analysis of wastewater treatment plants. Water Research (Oxford), v. 42, p. 1182-1194, 2008.

26.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2008OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Elements for setting up discharge standards in developing countries based on actual wastewater treatment plant performance. Water Science and Technology, v. 58, p. 2001-2008, 2008.

27.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2007 OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Reliability analysis of stabilisation pond systems. Water Science and Technology, v. 55, p. 127-134, 2007.

28.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2007OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Análise da confiabilidade de estações de tratamento de esgotos. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 12, p. 389-398, 2007.

29.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2006 OLIVEIRA, S. C.; PARKINSON, J. N. ; SPERLING, Marcos Von . Wastewater treatment in Brazil: Institutional framework, recent initiatives and actual plant performance. INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY MANAGEMENT & SUSTAINABLE DEVELOPMENT, v. 5, p. 241-256, 2006.

30.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2005OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Avaliação de 166 ETEs em operação no país, compreendendo diversas tecnologias. Parte 1. Análise de desempenho. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 10, n.4, p. 347-357, 2005.

31.
OLIVEIRA, S. C.;OLIVEIRA, S. M. A. C.;Oliveira, Sílvia C.;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA MARIA ALVES CORREA;OLIVEIRA, SÍLVIA CORRÊA;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A. C.;OLIVEIRA, SÍLVIA M. A.2005OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Avaliação de 166 ETEs em operação no país, compreendendo diversas tecnologias. Parte 2: Influência de fatores de projeto e operação. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 10, n.4, p. 358-368, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
von Sperling, M. ; MATOS, M. T. ; OLIVEIRA, S. C. . Síntese Global do Desempenho e da Confiabilidade dos Sistemas de Tratamento de Esgoto. In: MOTA, F. S. B.; VON SPERLING, M.. (Org.). Nutrientes de esgoto sanitários: utilização e remoção. 01ed.Fortaleza: PROSAB-FINEP/CNPq, 2009, v. 01, p. 378-405.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BISSACOT, T. C. C. ; OLIVEIRA, S. C. ; PIOTTO, Z. . Aplicação de metodologia adaptada para contabilização hidrica (WAF-adaptada): Segmento Minero Metalúrgico Brasil e Peru.. In: Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa - SILUSBA, 2017, Porto, Portugal. Gestão sustentável da água, 2017.

2.
OLIVEIRA, J. C. ; GUIMARAES, J. I. ; SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; COSTA, E. P. ; ALKMIM, ALINE RIBEIRO ; CARVALHO, D. M. ; SOUZA, G. A. ; DANTAS, M. S. ; BARROSO, G. R. ; OLIVEIRA, S. C. . Análise da qualidade das águas superficiais da bacia hidrográfica do rio Pará ? MG. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável., 2017.

3.
COSTA, E. P. ; MELO, L. D. V. ; SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; SOUZA, G. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; OLIVEIRA, S. C. ; BARROSO, G. R. ; CARVALHO, D. M. . Evolução temporal da qualidade das águas na sub-bacia hidrográfica da Represa da Pampulha entre os anos de 2006 e 2016. In: 3º Congresso Internacional RESAG: Rede de Saneamento e Abastecimento de Água, 2017, Belo Horizonte. Rede de Saneamento e Abastecimento de Água, 2017.

4.
MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, J. C. ; BARROSO, G. R. ; SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; CARVALHO, D. M. ; SOUZA, G. A. ; OLIVEIRA, S. C. . Adequabilidade do tratamento convencional de água considerando a turbidez e a cor das águas naturais em ETAs de pequeno porte utilizando três Métodos de Ligação (AC).. In: 3º Congresso Internacional RESAG: Rede de Saneamento e Abastecimento de Água, 2017, Belo Horizonte. Rede de Saneamento e Abastecimento de Água, 2017.

5.
SOUZA, G. A. ; MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, S. C. . Applying statistical process control to evaluate the parameter turbidity at water treatment plants.. In: 14th IWA Leading Edge Conference on Water and Wastewater Technologies, 2017, Florianópolis. Innovative technology solutions to address challenges at the water-energy-food interface, 2017.

6.
OLIVEIRA, J. C. ; GUIMARAES, J. I. ; SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; COSTA, E. P. ; MELO, L. D. V. ; CARVALHO, D. M. ; SOUZA, G. A. ; DANTAS, M. S. ; BARROSO, G. R. ; OLIVEIRA, S. C. . Análise da qualidade das águas superficiais da bacia hidrográfica do rio Pará ? MG.. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. 2017., 2017.

7.
GUIMARAES, J. I. ; SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; COSTA, E. P. ; MELO, L. D. V. ; ALKMIM, A. R. ; CARVALHO, D. M. ; SOUZA, G. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; BARROSO, G. R. ; DANTAS, M. S. ; OLIVEIRA, S. C. . O impacto do rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro sobre a qualidade das águas superficiais. Estudo de caso: Bacia do rio Doce. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. 2017., 2017.

8.
SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; COSTA, E. P. ; MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, J. C. ; GUIMARAES, J. I. ; ALKMIM, A. R. ; CARVALHO, D. M. ; SOUZA, G. A. ; BARROSO, G. R. ; DANTAS, M. S. ; OLIVEIRA, S. C. . Identificação dos corpos d?água mais e menos impactados da sub-bacia do rio Piracicaba, inserida na bacia hidrográfica do rio Doce.. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. 2017., 2017.

9.
MORAVIA, W. G. ; AMARAL, M. C. S. ; GOMES, R. F. ; OLIVEIRA, S. C. . Avaliação de biorreator com membranas inoculado com biomassa leveduriforme aplicado ao tratamento de lixiviado de aterro sanitário visando a remoção de compostos recalcitrantes e toxicidade.. In: CONGRESSO ABES / FENASAN ? O maior encontro de saneamento ambiental das Américas, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento., 2017.

10.
SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; MELO, L. D. V. ; COSTA, E. P. ; OLIVEIRA, S. C. . Avaliação da qualidade da água da sub-bacia do rio das Velhas, inserida na bacia hidrográfica do rio São Francisco.. In: CONGRESSO ABES / FENASAN ? O maior encontro de saneamento ambiental das Américas, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento., 2017.

11.
CARVALHO, D. M. ; ALKMIM, A. R. ; MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, S. C. . Análise da qualidade da água dos afluentes paulistas e fluminenses da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.. In: CONGRESSO ABES / FENASAN ? O maior encontro de saneamento ambiental das Américas, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento., 2017.

12.
PINTO, C. C. ; SOARES, A. L. C. ; MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, S. C. ; ANDRADE, S. B. . Geração e transferência de dados de vazão para estações de monitoramento de qualidade da água na bacia do rio Verde.. In: CONGRESSO ABES / FENASAN ? O maior encontro de saneamento ambiental das Américas, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento., 2017.

13.
SOUZA, G. A. ; PINTO, C. C. ; SOARES, A. L. C. ; MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, S. C. . Aplicação de controle estatístico de processo para avaliar o parâmetro turbidez em estações de tratamento de água.. In: CONGRESSO ABES / FENASAN ? O maior encontro de saneamento ambiental das Américas, 2017, São Paulo. Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento., 2017.

14.
PINTO, C. C. ; MELO, L. D. V. ; SOARES, A. L. C. ; OLIVEIRA, S. C. . Análise dos valores do índice de conformidade ao enquadramento no Baixo rio das Velhas, situado na Bacia Hidrodráfica do rio São Francisco.. In: I SIMPÓSIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO, 2016, Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Integrando conhecimentos científicos em defesa do Velho Chico., 2016.

15.
SOARES, A. L. C. ; PINTO, C. C. ; CALAZANS, G. M. ; MELO, L. D. V. ; OLIVEIRA, S. C. . Avaliação da qualidade da água dos dados de monitoramento da sub-bacia do rio Paraopeba, inserida na Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.. In: I SIMPÓSIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO, 2016, Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Integrando conhecimentos científicos em defesa do Velho Chico., 2016.

16.
GOMES, R. F. ; OLIVEIRA, S. C. ; AMARAL, M. C. S. ; FURTADO, T. P. B. ; COSTA, P. R. . Tratamento de efluente de refinaria empregando biorreator com membranas inoculado com biomassa leveduriforme (Saccharomyces cerevisiae) para remoção de matéria orgânica carbonácea e nitrogenada.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2015, Rio de Janeiro. Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental, 2015.

17.
CALAZANS, G. M. ; PERINI, A. F. A. ; COSTA, E. P. ; OLIVEIRA, S. C. . Identificação de parâmetros críticos de poluição nas regiões do Alto, Médio e Baixo curso do rio das Velhas. In: 28º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2015, Rio de Janeiro. Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental, 2015.

18.
PERINI, A. F. A. ; CALAZANS, G. M. ; OLIVEIRA, S. C. . Organização e sistematização de um banco dados de monitoramento da qualidade das águas: Estudo de caso da Bacia Hidrográfica do rio das Velhas / MG. In: 28º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2015, Rio de Janeiro. Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental, 2015.

19.
BARBOSA, T. B. C. ; GERALDO, M. L. A. ; OLIVEIRA, S. C. ; CALAZANS, G. M. . Avaliação da Qualidade das Águas Superficiais da Bacia do Rio Paracatu por meio de Técnicas Multivariadas. In: 28º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2015, Rio de Janeiro. Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental, 2015.

20.
COSTA, E. P. ; CALAZANS, G. M. ; ALMEIDA, K. C. B. ; OLIVEIRA, S. C. . Avaliação do percentual de violação dos parâmetros de qualidade de água em 14 anos de monitoramento da porção mineira da bacia do rio São Francisco. In: 28º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2015, Rio de Janeiro. Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental, 2015.

21.
PINTO, C. C. ; PERINI, A. F. A. ; MARCONDES, F. S. ; OLIVEIRA, S. C. . Análise de tendência da qualidade das águas superficiais da sub-bacia do entorno do Reservatório de Furnas.. In: XXI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2015, Brasília. Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão, 2015.

22.
GONCALVES, F. M. ; PINTO, C. C. ; OLIVEIRA, S. C. . Análise espacial da qualidade das águas da Bacia do rio Paraíba do Sul. In: XXI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2015, Brasília. Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão, 2015.

23.
LIMA, H. S. ; PERINI, A. F. A. ; PINTO, C. C. ; OLIVEIRA, S. C. . Qualidade da água da porção mineira da Bacia do rio Doce e sua conformidade junto à Deliberação Normativa COPAM/CERH Nº01/08. In: XXI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRÍCOS, 2015, Brasília. Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão, 2015.

24.
CASTRO, S. R. ; Lange, L. C. ; OLIVEIRA, S. C. . Evaluation of alternative reagent sources on the nutrient recovery as struvite. In: INTERNATIONAL SOLID WASTE ASSOCIATION - ISWA2014, 2014, São Paulo. (Re)Discovering a New World: Sustainable solutions for a healthy future., 2014.

25.
CALAZANS, G. M. ; ARAUJO, E. N. ; NUNES, J. C. S. ; BARBOSA, T. B. C. ; OLIVEIRA, S. C. . Avaliação da qualidade das águas superficiais da bacia do rio Paraopeba utilizando métodos estatísticos multivariados.. In: ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2014, Natal. XII SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRÍCOS DO NORDESTE, 2014.

26.
BARBOSA, T. B. C. ; CALAZANS, G. M. ; OLIVEIRA, S. C. ; GERALDO, M. L. A. . Avaliação da qualidade das águas superficiais da bacia do rio Paracatu em função do uso e ocupação do solo.. In: ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2014, Natal. XII SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRÍCOS DO NORDESTE, 2014.

27.
VIANA, D. T. ; LEAO, M. M. D. ; OLIVEIRA, S. C. ; MATOSINHOS, C. C. ; Amorim, C. C. ; CARVALHO, M. D. . Spatial Assessment of Water Quality in Nova Ponte Reservoir Area.. In: 7th International Perspective on Water Resources and the Environment, 2014, Quito/Equador. IPWE International Perspective on Water Resources and the Environment, 2014, 2014.

28.
MELO, L. D. V. ; LIBANIO, M. ; OLIVEIRA, M. D. ; QUEIROGA, L. L. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Applying the Reliability Analysis to Evaluate Water Treatment Plants. In: 7th Specialist Conference on Efficient Use and Management of Water. In: Efficient 2013 Conference, 2013, Paris. Water Efficiency Strategies for Difficult Times, 2013.

29.
TRINDADE, 1. L. C. ; ALMEIDA, K. C. B. ; BARBOSA, P. E. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Caracterização e comparação da qualidade das águas das sub-bacias do rio São Francisco, no estado de Minas Gerais: identificação da sub-bacia mais impactada. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiânia / Goiás. Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

30.
BARBOSA, P. E. ; Trindade, A. L. C. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Confirmação estatística da hipótese do impacto da sazonalidade na variação da carga de sólidos totais e coliformes termotolerantes no rio São Francisco, em Minas Gerais. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia / GO. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia., 2013.

31.
ALKMIM, A. R. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Investigação dos principais parâmetros responsáveis pela degradação das águas superficiais da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte/MG. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia / GO. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

32.
AMARAL, R. C. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Impacto da implantação dos perímetros irrigados de Gorutuba/Lagoa Grande e Jaíba na qualidade das águas superficiais da porção mineira do Médio São Francisco.. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

33.
SOUZA, M. C. F. B. ; PAIXAO, M. M. O. M. ; HAUSSMANN, M. G. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Avaliação da Qualidade das Águas Subterrâneas do Aquífero Bambuí no Norte de Minas Gerais. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

34.
ALMEIDA, K. C. B. ; Lage, L. V. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Avaliaçao de ações de reabilitação ambiental: estudo de caso do ribeirão Água Suja em Nova Lima/MG. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

35.
BARROS, I. P. A. F. ; PEREIRA, C. E. B. ; PESSOA, L. M. ; SPERLING, Marcos Von ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Avaliação de desempenho de uma estação de tratamento de esgotos avançada e de grande porte (ETE Norte ? DF) aplicando conceitos de indicadores de desempenho e análise de confiabilidade. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

36.
VIANA, D. T. ; GUIMARAES, J. I. ; Trindade, A. L. C. ; LEAO, M. M. D. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Aplicação da análise de componentes principais para uma análise exploratória dos dados de qualidade da água da represa de Nova Ponte/MG. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

37.
GUIMARAES, J. I. ; LEAO, M. M. D. ; VIANA, D. T. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Construção e análise de consistência do banco de dados de qualidade da água do Reservatório de Nova Ponte-MG. In: 27º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2013, Goiânia. Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia, 2013.

38.
MELO, L. D. V. ; LIBANIO, M. ; OLIVEIRA, M. D. ; QUEIROGA, L. L. ; OLIVEIRA, S. C. . Applying the Reliability Analysis to Evaluate Water Treatment Plants.. In: 7th Specialist Conference on Efficient Use and Management of Water, 2013, Paris. seventh IWA Efficient Conference, 2013., 2013.

39.
VIANA, D. T. ; Amorim, C. C. ; LEAO, M. M. D. ; OLIVEIRA, S. C. ; GUIMARAES, J. I. ; SANTOS, P. R. O. ; ALVARENGA, J. F. . Metodologia para Delimitação de Área de Influência do Uso e Ocupação do Solo na Qualidade da Água de Reservatórios Hidrelétricos.. In: XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS - 2013, 2013, Bento Gonçalves/RS. Água - Desenvolvimento econônico e socioambiental, 2013.

40.
VIANA, D. T. ; Amorim, C. C. ; MATOSINHOS, C. C. ; LEAO, M. M. D. ; OLIVEIRA, S. C. ; CARVALHO, M. D. . Application of Statistical Tools to Perform Spatial and Temporal Water Quality Analysis for a Brazilian Reservoir. In: IWA-International Water Association - ASPIRE - 2013, 2013, Daejeon / Coreia do Sul. The 5th IWA ASPIRE, 2013.

41.
OLIVEIRA, S. M. A. C.; Lenora Nunes Ludolf Gomes . Conseqüências da utilização de métodos de substituição de valores censurados nos resultados das análises de dados de monitoramento ambiental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011, Porto Alegre/RS. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Rio de Janeiro, 2011. v. 1. p. 1-8.

42.
ALMEIDA, K. C. B. ; Barros, C. F. A. ; Lage, L. V. ; Rodrigues, T. A. B. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Avaliação da ocorrência da floração de Cianobactérias no rio das Velhas, Minas Gerais, e sua associação com fatores ambientais abióticos.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011, Porto Alegre/RS. Anais do 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Rio de Janeiro, 2011. v. 1.

43.
Jardim, B. F. M. ; Maria, M. A. ; GOMES, L. N. L. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . . Impacto da implantação da ETE Arrudas na qualidade da água do rio das Velhas/MG.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011, Porto Alegre /RS. Anais do 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Rio de Janeiro, 2011. v. 1.

44.
Maria, M. A. ; Jardim, B. F. M. ; GOMES, L. N. L. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Evolução temporal do índice de qualidade das águas (IQA) no rio das Velhas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011, Porto Alegre/RS. Anais do 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Rio de Janeiro, 2011. v. 1.

45.
Rosa, A. P. ; Boechat, M. ; OLIVEIRA, S. M. A. C. . Águas pluviais na rede de esgoto sanitário ? influência na vazão tratada e no desempenho de estações de tratamento de esgoto na Região Metropolitana de Belo Horizonte.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011, Porto Alegre/RS. Anais do 26º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Rio de Janeiro, 2011. v. 1.

46.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Evaluation of the overall performance and relationship with operational variables at 73 full-scale primary facultative ponds. In: 8th IWA Specialist Group Conference on Waste Stabilisation Ponds, 2009, Belo Horizonte. International Water Association, 2009.

47.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Medida de tendência central mais adequada para dados de monitoramento de estações de tratamento de esgotos. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro, 2009.

48.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Gráficos de controle da qualidade de efluentes de estações de tratamento de esgotos. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

49.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Assessment of classical surface organic loading design equations based on the actual performance of primary and secondary facultative ponds. In: 8th IWA Specialist Group Conference on Waste Stabilisation Ponds, 2009, Belo Horizonte. Proceedings. Londres : International Water Association, 2009, 2009.

50.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Elements for setting up discharge standards in developing countries based on actual wastewater treatment plant performance. In: 6th IWA WORLD WATER CONGRESS, 2008, Viena. Proceedings, 2008.

51.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Desempenho de sistemas de lodos ativados - análise de confiabilidade. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

52.
SILVA, L. L. ; SPERLING, E. V. ; OLIVEIRA, S. C. . Avaliação da qualidade das águas no trecho de vazão reduzida (TVR) da AHE Capim Branco 1. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

53.
CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos ; OLIVEIRA, S. C. ; SILVA, C. F. ; AMARAL, C. S. ; BIANCHETTI, F. J. . Diagnóstico qualitativo e quantitativo do público-alvo para atividades de capacitação e extensão tecnológica em saneamento ambiental. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

54.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Desempenho de sistemas de lodos ativados - análise de estabilidade. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

55.
OLIVEIRA, S. C.; SOUKI, M. I. O. ; SPERLING, Marcos Von . Wastewater characteristics in a developing country, based on a large survey (166 treatment plants).. In: 5th IWA WORLD WATER CONGRESS, 2006, Beijing. Proceedings? Beijing,: [s.n.]. Beijing, 2006.

56.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Reliability analysis of stabilisation pond systems. In: 7th INTERNATIONAL CONFERENCE ON WASTE STABILIZATION PONDS, 2006, Thailand. Proceedings? Thailand: [s.n.]. Thailand, 2006.

57.
SPERLING, Marcos Von ; OLIVEIRA, S. C. . Influence of operational conditions on the performance of 151 stabilisation ponds in Brazil.. In: 7th INTERNATIONAL CONFERENCE ON WASTE STABILIZATION PONDS, 2006, Thailand. Proceedings? Thailand: [s.n.], 2006. Thailand, 2006.

58.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Avaliação comparativa de seis tecnologias de tratamento de esgoto, em termos de atendimento a padrões de lançamento para DBO. In: 23º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2005, Campo Grande, MS. 23º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2005.

59.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von ; SOUKI, M. I. O. . Características dos esgotos afluentes a 206 estações de tratamento de esgotos em operação no país. In: 23º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2005, Campo Grande, MS. 23º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2005.

60.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von . Avaliação de desempenho de 98 estações de tratamento de esgotos em escala real, segundo seis processos, quanto ao alcance dos padrões preconizados pela ANA. In: 23º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2005, Campo Grande, MS. 23º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2005.

61.
VIEIRA, Maurrem Ramon ; OLIVEIRA, S. C. ; SPERLING, Marcos Von ; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos ; ALEM SOBRINHO, Pedro . Avaliação do desempenho de 115 lagoas facultativas primárias e secundárias no sudeste do brasil, tratando esgotos municipais. In: XI SILUBESA - SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2004, Natal / Rio Grande do Norte. XI SILUBESA - SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2004.

62.
OLIVEIRA, S. C.; VIEIRA, Maurrem Ramon ; SPERLING, Marcos Von ; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos ; ALEM SOBRINHO, Pedro . Avaliação de diferentes modalidades de tratamento de esgoto, em termos de atendimento aos padrões de lançamento preconizados pelas legislações estaduais de Minas Gerais e São Paulo. In: XI SILUBESA - SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2004, Natal / Rio Grande do Norte. XI SILUBESA - SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2004.

63.
SPERLING, Marcos Von ; OLIVEIRA, S. C. ; ALEM SOBRINHO, Pedro ; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos ; VIEIRA, Maurrem Ramon . Extensive evaluation of the performance of 130 pond systems in Brazil. In: 6th International IWA Specialist Group Conference on Waste Stabilisation Ponds, 2004, Avignon/France. 6th International IWA Specialist Group Conference on Waste Stabilisation Ponds, 2004.

64.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von ; ALVES, Carlota Virginia Pereira ; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos ; ALEM SOBRINHO, Pedro . Evaluation of the capacity of 206 wastewater treatment plants, comprising 21 processes, in terms of compliance with effluent quality standards. In: 3rd World Wide Workshop for Young Environmental Scientists (WWW-YES) - Discharged urban waters: resource or risk?, 2004, Paris/ França. 3rd World Wide Workshop for Young Environmental Scientists (WWW-YES) - Discharged urban waters: resource or risk?, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Trindade, A. L. C. ; OLIVEIRA, S. C. ; BARBOSA, P. E. . Comparação das sub-bacias do Rio São Francisco utilizando dados de monitoramento de qualidade da água.. In: 9º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2012, Poços de Caldas/MG. Anais do 9º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2012. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lenora Nunes Ludolf Gomes ; SPERLING, E. V. ; GIANI, A. ; OLIVEIRA, S. C. . Use of molecular biology for assessing cyanobacteria toxicity in a Brazilian water supply reservoir. In: BIOTECH WORLD 2010, 2010, Oran. Proceedings. Oran : University of Oran. Oran, 2010. p. 127-128.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, S. C.. Conceitos básicos sobre tratamento biológico de esgotos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, S. C.; AMARAL, M. C. S.; CHRISTOFARO, CRISTIANO. Participação em banca de Guilherme Abreu Souza. Aplicação de Gráficos de Controle Estatístico de Processo para avaliação de desempenho de Estações de Tratamento de Água. 2018. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, S. C.; AMARAL, M. C. S.; MELO, M. C.. Participação em banca de Jéssyca Irene Guimarães. Impacto do rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro sobre a qualidade das águas superficiais. Estudo de caso: bacia do rio Doce. 2018. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
AMARAL, M. C. S.; OLIVEIRA, S. C.; ANDRADE, L. H.; MOUNTEER, A. H.; FIGUEIREDO, K. C. S.. Participação em banca de Amanda Vitória Santos. Environmental and Human Health Risk Assessment of Pharmaceuticals in Surface and Drinking Water Treated by Conventional, and Membrane Separation Processes. 2018. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, S. C.; GOMES, L. N. L.; Amorim, C. C.. Participação em banca de Ana Luiza Cunha Soares. Identificação dos Corpos D'água mais Impactados das Bacias dos Rios Piracicaba e Paraopeba e Cálculo do Risco Relativo de Violação aos Limites preconizados pela legislação Ambiental. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Amorim, C. C.; OLIVEIRA, S. C.; MANENTI, D. R.; VILAR, V. J. P.. Participação em banca de Maria Clara Vieira Martins Starling. Aplicação de foto-fenton solar em efluente têxtil visando à obtenção de água de reuso. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
OLIVEIRA, S. C.; NACIF, W. F.; MATOSINHOS, C. C.; PINTO, E. J. A.; SILVA, T. F. G.. Participação em banca de Carolina Cristiane Pinto. Importância da avaliação de dados de concentração e de carga de poluentes em Bacias Hidrográficas: exemplo da bacia do rio Verde. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
OLIVEIRA, S. C.; GOMES, L. N. L.; NACIF, W. F.; Amorim, C. C.. Participação em banca de Fabrícia Moreira Gonçalves. Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul: avaliação integrada da qualidade das águas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
OLIVEIRA, S. C.; NACIF, W. F.; GOMES, L. N. L.; Amorim, C. C.. Participação em banca de Higor Suzuki Lima. Qualidade das águas superficiais da porção mineira da Bacia do rio Doce e sua relação com aspectos socioambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SPERLING, Marcos Von; OLIVEIRA, S. C.; MOTA FILHO, C. R.; ARAUJO, A. L. C.. Participação em banca de Maria Fernanda Espinosa Cordero. Avaliação de desempenho e da influência das condições ambientais e operacionais de lagoas de estabilização, com base em um banco de dados internacionais.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
OLIVEIRA, S. C.; AMARAL, M. C. S.; Lange, L. C.; FRANCA NETA, L. S.; SANTOS, V. L.. Participação em banca de Rosimeire Floripes Gomes.. Desempenho de ?Air Stripping? conjugado com Biorreator com Membranas inoculado com biomassa leveduriforme (Saccharomyces Cerevisiae) para remoção de matéria orgânica, amônia e toxicidade de lixiviado de aterro sanitário.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
AMARAL, M. C. S.; OLIVEIRA, S. C.; MOREIRA, R. F. P. M.. Participação em banca de Carolina Fonseca Couto. Application of membrane separation processes on the treatment of textile efluente for water and and dye reuse. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
PAZ, L. P. S.; OLIVEIRA, S. C.; KELLNER, E.. Participação em banca de Letícia Franco Leonel. Desempenho de estações de tratamento de esgoto ? uma análise de sistemas de lagoas de estabilização de pequeno e médio porte integrada à avaliação da qualidade dos corpos hídricos na UGRHI 12 ? Baixo Pardo/Grande. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

13.
OLIVEIRA, S. C.; AMORIM, A. K. B.; GINORIS, Y. P.; Lenora Nunes Ludolf Gomes. Participação em banca de Ana Maria do Carmo Mota. Avaliação de um sistema híbrido integrado de lodo ativado e biofilme em leito móvel para tratamento de esgotos domésticos utilizando PVA-GEL como meio suporte. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental) - Universidade de Brasília.

14.
Oliveira, Sílvia C.; LEAO, M. M. D.; NACIF, W. F.; MATOSINHOS, C. C.. Participação em banca de Giovanna Moura Calazans. Avaliação e Proposta de Adequação das Redes de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais das Sub-bacias do rio das Velhas e do rio Paraopeba, utilizando Técnicas Estatísticas Multivariadas. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
Oliveira, Sílvia C.; NACIF, W. F.; LEAO, M. M. D.; MATOSINHOS, C. C.. Participação em banca de Thaís Baêta Costa Barbosa. Avaliação da qualidade das águas superficiais da sub-bacia do rio Paracatu em função do uso e ocupação do solo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
Oliveira, Sílvia C.; Amorim, C. C.; FONSECA, A. F. C.; SANCHEZ, L. E.. Participação em banca de Márcia Maria de Souza. Análise de efetividade dos procedimentos de triagem e escopo no licenciamento ambiental no âmbito Federal e no estado de Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
Oliveira, Sílvia C.; AMARAL, M. C. S.; BORGES, C. P.; BEAL, L. L.. Participação em banca de Aline Ribeiro Alkmim Lin. Biorreator com membrana tratando efluente de refinaria de petróleo: performance do tratamento, mecanismos de incrustação da membrana e controle incrustação.. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
Lange, L. C.; AMARAL, M. C. S.; OLIVEIRA, S. C.; BILA, D. M.. Participação em banca de Beatriz Gasparini Reis. Avaliação da eficiência de processos avançados na remoção de toxicidade de lixiviado de aterro sanitário. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
LIBANIO, M.; OLIVEIRA, S. C.; MOURA, P. M.; GALVAO JUNIOR, A. C.. Participação em banca de Misael Dieimes de Oliveira. Desenvolvimento, Aplicação e Avaliação de Sistema de Indicadores de Desempenho de Estações de Tratamento de Água. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
LEAO, M. M. D.; OLIVEIRA, S. C.; NACIF, W. F.; MATOSINHOS, C. C.. Participação em banca de Déborah Tavares Viana. Análise do Banco de Dados de Qualidade da Água de UHE Nova Ponte/MG através da aplicação de ferramentas estatísticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

21.
OLIVEIRA, S. C.; PADUA, V. L.; LIBANIO, M.; PAZ, L. P. S.. Participação em banca de Lívia Duarte Ventura Melo. Aplicação de Técnicas Estatísticas para Avaliação de Desempenho e Confiabilidade de Estações de Tratamento de Água.. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
MARTINEZ, C. B.; VIANA, E. M. F.; TARQUI, J. L. Z.; VIDIGAL, T. H. D. A.; OLIVEIRA, S. M. A. C.. Participação em banca de Ana Leticia Pilz de Castro. Estudo de velocidades e do Número de Reynolds para o descolamento do mexilhão dourado (Limnoperna fortunei). 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
PADUA, V. L.; PATERNIANI, J. E. S.; OLIVEIRA, S. M. A. C.. Participação em banca de Helder Albino Cumbi. Avaliação do Desempenho de Mantas Sintéticas não Tecidas no Tratamento de Água para Consumo Humano Visando Utilização em Comunidades Rurais - Ensaio em Escala Piloto. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

24.
AMARAL, M. C. S.; Lange, L. C.; FRANCA NETA, L. S.; LAPOLLI, F. R.; OLIVEIRA, S. M. A. C.. Participação em banca de Gabriela Cristina Barbosa Brito. Avaliação do Desempenho do Uso de Biorreator com Membranas Inoculado com Leveduras (Saccharomyces cerevisiae) no Tratamento de Lixiviado de Aterro Sanitário. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
OLIVEIRA, S. C.; NACIF, W. F.; MATOSINHOS, C. C.; Amorim, C. C.. Participação em banca de Maria do Carmo Fonte Boa Souza. Aspectos Hidrodinâmicos e Qualidade das Águas Subterrâneas nas Sub-Bacias do Rio Verde Grande, Jequitaí e Pacuí - MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

26.
OLIVEIRA, S. C.; NACIF, W. F.; Amorim, C. C.; AQUINO, A. L. L.. Participação em banca de Katiane Cristina de Brito Almeida. Avaliação da Rede de Monitoramento de Qualidade das Águas Superficiais da Bacia do Rio das Velhas Utilizando o Método da Entropia. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
OLIVEIRA, S. C.; NACIF, W. F.; LEAO, M. M. D.; GOMES, L. N. L.. Participação em banca de Ana Laura Cerqueira Trindade. Aplicação de Técnicas Estatísticas para Avaliação de Dados de Monitoramento de Qualidade das Águas Superficiais da Porção Mineira da Bacia do Rio São Francisco. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

28.
SPERLING, Marcos Von; OLIVEIRA, S. C.; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos; Bastos, Rafael. Participação em banca de Ricardo Gomes Passos. Avaliação de desempenho de lagoas de estabilização por meio de dados de monitoramento e modelagem em fluidodinâmica computacional (CFD). 2012. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

29.
OLIVEIRA, S. C.; LEAO, M. M. D.; NACIF, W. F.; MATOSINHOS, C. C.. Participação em banca de Rosa Carolina Amaral. Impacto da Implantação de Perímetros Irrigados na Qualidade das Águas Superficiais da Porção Mineira do Médio São Francisco. 2012. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

30.
Bastos, Rafael; BEVILACQUA, P. D.; OLIVEIRA, S. C.; Cerqueira, D. A.. Participação em banca de Demétrius Brito Viana. Contribuições para a construção de modelos de estimativa de riscos a saúde associados à transmissão de Giardia e Cryptosporidium via abastecimento de água para consumo humano. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

31.
OLIVEIRA, S. C.; GOMES, L. N. L.; SPERLING, E. V.; NACIF, W. F.. Participação em banca de Bárbara Fernanda de Melo Jardim. Variação dos Parâmetros Físicos e Químicos das Águas Superficiais da Bacia do Rio das Velhas-MG e sua Associação com as Florações de Cianobactérias. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

32.
Bastos, Rafael; BEVILACQUA, P. D.; OLIVEIRA, S. C.; IVO JR, J.; REZENDE, A. A. P.. Participação em banca de Damares Mirian de Souza. Análise de incertezas e de sensibilidade e avaliação quantitativa de risco microbiológico aplicadas ao dimensionamento de lagoas de estabilização e à utilização de efluentes para irrigação. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

33.
PADUA, V. L.; AFONSO, R. J. C. F.; LIBANIO, M.; OLIVEIRA, S. C.; PASCHOALATO, C. F. P. R.. Participação em banca de Janaína Abreu Alvarenga. Avaliação da formação de subprodutos da cloração em águas para consumo humano. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

34.
SPERLING, Marcos Von; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos; OLIVEIRA, S. C.; MATOS, A. T.. Participação em banca de André Cordeiro de Paoli. Análise de desempenho e comportamento de wetlands horizontais de fluxo subsuperficial baseada em modelos hidráulicos e cinéticos.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

35.
HELLER, L.; OLIVEIRA, S. C.; CARNEIRO, M.. Participação em banca de Sheyla Christina Ferreira da Silva. Associação entre a diarréia aguda e a qualidade da água para o consumo humano proveniente de soluções alternativas individuais de abastecimento em Contagem/MG.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

36.
SIMOES, G. F.; OLIVEIRA, S. C.; VILLAR, L. F. S.; MARQUES, E. A. G.. Participação em banca de Alexandre Masocatto Pulino. Índices de estimativa de custos de fechamento de pilhas de estéril e barragens de rejeito.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

37.
SPERLING, Marcos Von; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos; PIVELI, Roque P.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Fernando Augusto Lopes de Assunção. Estudo da remoção de nitrogênio, com ênfase na volatilização de amônia, em lagoas de polimento de efluentes de reatores UASB tratando esgotos urbanos de Belo Horizonte/MG. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

38.
LIBANIO, M.; OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von; MINGOTI, S. A.. Participação em banca de Josélia Maria e Souza Almeida. Otimização do índice de qualidade de estação convencional de tratamento de água (IQETA) por meio de análise estatística multivariada. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

39.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, E. V.; SPERLING, Marcos Von; PEREIRA, M.C.F.. Participação em banca de Lourivaldo Lemos da Silva. Avaliação físico-química e microbiológica da qualidade das águas no trecho de vazão reduzida do aproveitamento hidrelétrico Campim Branco I - MG. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

40.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos; Luduvice, M.. Participação em banca de Alessandra Valadares Álvares da Silva. Avaliação do tratamento do lodo da ETE Arrudas - MG (Lodos Ativados Convencional). 2006. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

41.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von; Lange, L. C.; Cussiol, N. A. M.. Participação em banca de Wesley Schettino de Lima. Avaliação de desempenho de remoção de poluentes de lixiviados: Um estudo de caso para o sistema de tratamento de Aterro Municipal de Betim - Minas Gerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

42.
OLIVEIRA, S. C.; SPERLING, Marcos Von; CHERNICHARO, Carlos Augusto Lemos; VOLSCHAN JUNIOR, I.. Participação em banca de Sérgio Campos de Freitas. Avaliação do desempenho e do comportamento da fase líquida do processo de lodos ativados da ETE Arrudas, Belo Horizonte - MG. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Amorim, C. C.; LEAO, M. M. D.; OLIVEIRA, S. C.; PAULA, E. C.; TROVO, A. G.; VILAR, V. J. P.. Participação em banca de Maria Clara Vieira Martins Starling. Degradation of Contaminants of Emerging Concern in different matrices by Advanced Oxidation Processes: Evolution of toxicity and disinfection. 2018. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PAZ, L. P. S.; LIBANIO, M.; OLIVEIRA, S. C.; GUIMARAES, J. R.; LAUTENSCHLAGER, S. R.; SCHULZ, H. E.. Participação em banca de Paulo Marcos Faria Maciel. Filtração lenta domiciliar como alternativa de tratamento de água em comunidades isoladas: eficiências com e sem controle de nível da água e aceleração do amadurecimento.. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

3.
LEAO, M. M. D.; OLIVEIRA, S. C.; Amorim, C. C.; MENEZES, M. A. B. C.; VEADO, M. A. R. V.. Participação em banca de Marluce Teixeira Andrade Queiroz. Avaliação da qualidade da água da sub-bacia do Rio Piracicaba e da sua área de influência no reservatório da usina hidroelétrica de Sá Carvalho, Antônio Dias, MG, Brasil.. 2017. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, S. C.; PINHEIRO, M. C.; CANCADO, R. Z. L.; TAVEIRA, A. L. S.; NAVAL, L. P.. Participação em banca de Thaiza Clemente Couto Bissacot. Desenvolvimento de ferramenta de Gestão para Avaliação de Risco Hídrico: Aplicação no segmento mínero-metalúrgico no Brasil.. 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MAILLARD, P.; PINTO, E. J. A.; OLIVEIRA, S. C.; NACIF, W. F.; HORN, A. H.; COELHO, C. W. G. A.. Participação em banca de Lilia Maria de Oliveira. Análise da Relação entre Uso do Solo e Liberação dos Nutrientes Fósforo e Nitrogênio nas Águas Superficiais do Rio das Velhas Utilizando Árvores de Decisão e Regressão Múltipla. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
LIBANIO, M.; SPERLING, Marcos Von; Oliveira, Sílvia C.; AQUINO, S. F.; DALLAGLIO SOBRINHO, M.; RESENDE, O. L. T.. Participação em banca de Mariangela Dutra de Oliveira. Desenvolvimento de Modelos de Previsão de Desempenho de Estações Convencionais de Tratamento de Água. 2014. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Lange, L. C.; LEAO, M. M. D.; Oliveira, Sílvia C.; CAMPOS, J. C.; GUIMARAES, J. R.. Participação em banca de Samuel Rodrigues Castro. Precipitação química de estruvita: recuperação de fósforo e nitrogênio utilizando fontes alternativas de reagentes.. 2014. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
LEAO, M. M. D.; Lange, L. C.; MOREIRA, I. F. P.; Oliveira, Sílvia C.. Participação em banca de Teofani Koslides Mitre. Estudo da aplicação dos processos Fenton e foto-Fenton no tratamento de águas contaminadas por diesel/biodiesel.. 2012. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SPERLING, Marcos Von; SILVA, S. Q.; OLIVEIRA, S. C.; MATTE, M. H.; SATO, M. I. Z.; ARAUJO, J. C.. Participação em banca de Valéria Martins Godinho. Investigação de bactérias patogênicas por técnicas moleculares em um sistema de tratamento de esgotos composto por reator UASB e lagoas de polimento.. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
LEAO, M. M. D.; NAGHETTINI, M. C.; OLIVEIRA, S. C.; POMPEU, P. S.; VIOLA, Z. G. G.. Participação em banca de Cristiano Christófaro Matosinhos. Avaliação probabilística de risco ecológico de metais nas águas superficiais da Bacia do Rio das Velhas ? MG. 2009. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ALBUQUERQUE, T. T. A.; SANTOS, J. M.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Willian Lemker Andreão. Estimativa dos benefícios na saúde pública decorrentes da melhoria da qualidade do ar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, S. C.; AMARAL, M. C. S.; FIGUEIREDO, K. C. S.; CHRISTOFARO, CRISTIANO. Participação em banca de Aline Ribeiro Alkmim Lin. Utilização de ferramentas estatísticas avançadas para avaliação de desempenho e otimização de Biorreatores com Membranas no contexto da Indústria 4.0.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA, S. C.; CHRISTOFARO, CRISTIANO; SPERLING, Marcos Von; PAZ, L. P. S.. Participação em banca de Lívia Duarte Ventura Melo. Avaliação estatística de desempenho de Estações de Tratamento de Água do Brasil, em função da Tecnologia, do Porte e do Tipo de Manancial. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Lange, L. C.; OLIVEIRA, S. C.; GUIMARAES, F. G.; JUCA, J. F. T.. Participação em banca de Lineker Max Goulart Coelho. Desenvolvimento de modelos de decisão multicritério para avaliação de sustentabilidade em sistemas de gerenciamento de resíduos industriais e urbanos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
OLIVEIRA, S. C.; PINHEIRO, M. C.; CANCADO, R. Z. L.; HENRIQUES, A. B.; TAVEIRA, A. L. S.. Participação em banca de Thaiza Clemente Couto Bissacot. Desenvolvimento de Ferramenta de Gestão para Avaliação de Risco Hídrico: Aplicação no segmento mínero-metalúrgico no Brasil.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
LEAO, M. M. D.; NACIF, W. F.; OLIVEIRA, S. C.; Amorim, C. C.. Participação em banca de Marluce Teixeira Andrade Queiroz. Avaliação da qualidade da água da sub-bacia do rio Piracicaba e da sua área de influência no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, MG, Brasil.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
PADUA, V. L.; OLIVEIRA, S. C.; ARAUJO, J. C.; TEIXEIRA, J. C.. Participação em banca de Katiuscia Shirota Imada. Saneamento e saúde em Jordão, um município isolado do Acre, Amazônia Brasileira, Brasil.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
Lange, L. C.; LEAO, M. M. D.; OLIVEIRA, S. M. A. C.; CAMPOS, J. C.. Participação em banca de Samuel Rodrigues Castro. Precipitação química de estruvita: remoção de nitrogênio amoniacal de lixiviado de aterro sanitário utilizando fontes reagentes alternativas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
LIBANIO, M.; SPERLING, Marcos Von; Bastos, Rafael; Oliveira, Sílvia C.. Participação em banca de Mariângela Dutra de Oliveira. Desenvolvimento de modelo de previsão de desempenho de estações convencionais de tratamento de água de abastecimento.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
LEAO, M. M. D.; Lange, L. C.; OLIVEIRA, S. C.; Cavalcanti, E. B.. Participação em banca de Teofani Koslides Mitre. Tratamento de águas e solos contaminados por Diesel/Biodiesel por Processo Fenton. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
PADUA, V. L.; OLIVEIRA, S. C.; MIERZWA, J. C.; Bastos, Rafael; AQUINO, S. F.. Participação em banca de Eliane Prado Cunha Costa dos Santos. Remoção de etinilestradiol no tratamento de água para consumo humano: Estudo em escala piloto.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, S. C.; GODINHO, V. M.. Participação em banca de Gladston Mourão e Rosimeire Pontelo. Potenciais problemas advindos da implantação de cemitérios em perímetros urbanos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Extensão em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SPERLING, E. V.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Marcus Flávio Lara Coelho. Tratamento de efluentes por processo de lagoas de estabilização-Estudo de caso da eficiência da lagoa de tratamento de Ribeirão das Neves. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Extensão em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SPERLING, Marcos Von; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Sirlei Geraldo de Azevedo. Desempenho de filtros biológicos percoladores aplicados ao pós-tratamento de efluentes de reatores UASB. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Extensão em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SPERLING, Marcos Von; OLIVEIRA, S. C.; AQUINO, S. F.. Participação em banca de Dário Santos, Isabela Figueiredo, Luiz Cláudio, Sandro Guim. Saneamento básico e preservação ambiental: Estudo de caso do povoado da Lapinha, município de Santana do Riacho-MG. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Extensão em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SPERLING, Marcos Von; OLIVEIRA, S. C.; SANTOS, F. L. C.. Participação em banca de Anna Carine de Oliveira Castro Rodrigues. Diagnóstico do Saneamento rural em projetos de assentamentos da reforma agrária em Minas Gerais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e Extensão em Engenharia Sanitária) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Josiani Cordova de Oliveira. Mapeamento das regiões mais impactadas da porção mineira da bacia do rio São Francisco, por meio de técnicas estatísticas multivariadas e imagens de satélites baseados em geotecnologias como sensoriamento remoto, geoprocessamento e sistemas de informações geográficas (SIG). Início: 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Lívia Duarte Ventura Melo. Aplicação de técnicas estatísticas para avaliação de desempenho de estações de tratamento de água. Início: 2015. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Aline Ribeiro Alkmim. Avaliação de desempenho e otimização do uso de biorreatores com membranas nos tratamento de efluentes de refinaria de petróleo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Abreu Souza. Aplicação de Gráficos de Controle Estatístico de Processo para avaliação de desempenho de Estações de Tratamento de Água.. 2018. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

2.
Jéssyca Irene Guimarães. Impacto do rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro sobre a qualidade das águas superficiais. Estudo de caso: bacia do rio Doce.. 2018. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

3.
Ana Luiza Cunha Soares. Identificação dos Corpos D'água mais Impactados das Bacias dos Rios Piracicaba e Paraopeba e Cálculo do Risco Relativo de Violação aos Limites preconizados pela legislação Ambiental.. 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

4.
Fabrícia Moreira Gonçalves. Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul: avaliação integrada da qualidade das águas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

5.
Higor Suzuki Lima. Qualidade das águas superficiais da porção mineira da Bacia do rio Doce e sua relação com aspectos socioambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

6.
Carolina Cristiane Pinto. Importância da avaliação de dados de concentração e de carga de poluentes em Bacias Hidrográficas: exemplo da bacia do rio Verde. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

7.
Rosimeire Floripes Gomes.. Desempenho de ?Air Stripping? conjugado com Biorreator com Membranas inoculado com biomassa leveduriforme (Saccharomyces Cerevisiae) para remoção de matéria orgânica, amônia e toxicidade de lixiviado de aterro sanitário.. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

8.
Giovanna Moura Calazans. AVALIAÇÃO E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DA REDE DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DAS SUB-BACIAS DO RIO DAS VELHAS E DO RIO PARAOPEBA, UTILIZANDO TÉCNICAS ESTATÍSTICAS VARIADAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

9.
Thaís Baêta Costa Barbosa. Avaliação da qualidade das águas superficiais da sub-bacia do rio Paracatu em função do uso e ocupação do solo. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

10.
Lívia Duarte Ventura Melo. Aplicação de Técnicas Estatísticas para Avaliação de Desempenho e Confiabilidade de Estações de Tratamento de Água. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

11.
Ana Laura Cerqueira Trindade. Aplicação de técnicas estatísticas para avaliação de dados de monitoramento da qualidade das águas superficiais da porção mineira da bacia do rio São Francisco. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

12.
Maria do Carmo Fonte Boa Souza. Aspectos Hidrodinâmicos e Qualidade das Águas Subterrâneas nas Sub-Bacias do Rio Verde Grande, Jequitaí e Pacuí ? MG.. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

13.
Katiane Cristina de Brito Almeida. Avaliação da rede de monitoramento de qualidade das águas superficiais da bacia do rio das Velhas utilizando o método da entropia. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

14.
Rosa Carolina Amaral. Impacto da implantação de perímetros irrigados na qualidade das águas superficiais da porção mineira do Médio São Francisco. 2012. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

15.
Bárbara Fernanda de Melo Jardim. Variação dos parâmetros físicos e químicos das águas superficiais da Bacia do rio das Velhas-MG e sua associação com as florações de cianobactérias.. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

16.
Ana Lúcia Bahia Lopes. Qualidade da água e balanço de massa de fósforo em bacia hidrográfica com aproveitamentos hidrelétricos: Um estudo de caso na Bacia do rio Aragurari. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

17.
Thaiza Clemente Couto. Influência da carga biológica inicial na partida de reatores UASB: Estudo de caso ETE Laboreaux. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Thaiza Clemente Couto Bissacot. Desenvolvimento de ferramenta de Gestão para Avaliação de Risco Hídrico: Aplicação no segmento mínero-metalúrgico no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

2.
Felipe Ribeiro Bittencourt. Modelagem dinâmica de distribuição de metas de redução de desmatamento, estimativas de potencial de emissão de gases de efeito estufa e de receitas financeiras via REDD+ em níveis sub-nacionais - um estudo de caso para a Amazônia brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Ribeiro Alkmim. Avaliação da qualidade das águas superficiais da sub-bacia da Lagoa da Pampulha. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saneamento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

2.
Mariana Alves Pinto Januário. Avaliação da eficiência de remoção de cargas orgânicas em estações de tratamento de efluentes de indústrias de abate de bovinos e suínos em Minas Gerais: estudo de caso. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saneamento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

3.
Marcela Teixeira Lopes Silva. Proposta de adequação do sistema de tratamento de esgotos sanitários da Fazenda Escola-FUNDAMAR em Paraguaçu/MG.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Sanitária e Tecnol) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

4.
Fernando Oliveira de Amorim. Avaliação do sistema de pré-tratamento de efluentes gerados no processo de fosfatização de superfícies metálicas para pintura eletrostática a pó. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

5.
Filipe Nepomuceno Bicalho Santos. Estudo da correlação do PIB e do IDH com o consumo de água per capita nas regiões brasileiras. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

6.
Sânia Morena Freire Machado. Práticas de educação ambiental para uma empresa do segmento de mineração. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

7.
Maria Teresa Barbosa Ferreira. Desempenho de fossas-filtro no tratamento de esgotos sanitários das oficinas de locomotivas e vagões da FCA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

8.
Maurício Ferreira Guimarães. Avaliação da qualidade das águas do córrego Alegria e rio Uberaba após acidente ferroviário no município de Uberaba. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

9.
Taiana Coelho Netto. Tratamento de esgoto doméstico lançado em reservatórios hidrelétricos: estudo de casodo município de Caçu/ GO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Dias Pena. Avaliação da influência da ?Operação Especial de Fiscalização Ambiental -Suinocultura? na qualidade da água na bacia do rio Piranga. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

2.
Ana Caroline Águido. Estudo do comportamento espacial dos parâmetros de qualidade das águas da Bacia do rio Pandeiros.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

3.
Elizângela Pinheiro da Costa. Avaliação da violação de parâmetros de qualidade das águas superficiais aos limites da legislação mineira em sub-bacias hidrográficas do rio São Francisco.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

4.
Natália Corrêa Zenha Calixto. Panorama da situação da bacia da lagoa da Pampulha por meio da análise de dados do monitoramento da qualidade das águas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

5.
Esther Nogueira de Araujo. Estudo do comportamento espacial dos parâmetros de qualidade das águas da Bacia do rio Paraopeba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

6.
Pedro Engler Barbosa. Avaliação espaço-temporal da carga e da concentração de poluentes na calha do rio das Velhas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

7.
Lucas Marques Pessoa. Controle Estatístico de Processo Aplicado a Estações de Tratamento de Esgotos do Distrito Federal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

Iniciação científica
1.
Luís Fernando de Morais Silva. Avaliação Espaço-Temporal da Qualidade das Águas Superficiais da Porção Mineira da Bacia do Rio Doce. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Capes - PJTC. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

2.
Bruna Gusmao Wandalsen Mendonca. Aplicação de métodos estatísticos para análise do atendimento a padrões de potabilidade de água tratada. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

3.
Stella Braga de Andrade. Análise de consistência de dados para geração e transferência de vazão para estações da sub-bacia do rio Verde. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, CETEM/CNPq. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

4.
Elizângela Pinheiro da Costa. Aplicação de métodos estatísticos multivariados para otimização de monitoramento da qualidade das águas da bacia do rio São Francisco. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

5.
Anna Flávia Almeida Perini. Organização do banco de dados da bacia do rio das Velhas e do rio Doce. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

6.
Luis Fernando de Morais Silva. Avaliação de dados de monitoramento da qualidade das águas superficiais da Bacia do Rio Doce. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

7.
Julia Chaves Silva Nunes. Aplicação de métodos estatísticos multivariados para otimização de monitoramento da qualidade da água. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

8.
Anna Flávia Almeida Perini. Organização e sistematização de dados de monitoramento para aplicação de métodos estatísticos multivariados. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

9.
Maria Luiza Alves Geraldo. Relação entre o uso e a ocupação do solo nos municípios de Minas Gerais inseridos na Bacia do Paracatu com os parâmetros de qualidade da água. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

10.
Walkíria de Castro Oliveira Paula. Avaliação estatística de desempenho de estações de tratamento de água. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

11.
Pedro Engler Barbosa. COMPARAÇÃO DAS SUB-BACIAS DO RIO SÃO FRANCISCO UTILIZANDO DADOS DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
José Geraldo Vasconcelos Silva e Frederico Rocha Rego Caldei. ECOEFICIÊNCIA APLICADA À GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, COM ÊNFASE NO REÚSO DA ÁGUA. 2006. Orientação de outra natureza. (Cursos de Especialização e Extensão em Engenharia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

2.
Ana Luíza França de Figueiredo. ESTUDO SOBRE EFLUENTE FRIGORÍFICO E UM DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DOS TRATAMENTOS EM MINAS GERAIS. 2006. Orientação de outra natureza. (Cursos de Especialização e Extensão em Engenharia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.

3.
Camila Quintão de Freitas. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO INSTAURADA NO MUNICÍPIO DE NOVA LIMA/MG EM FUNÇÃO DE SUA CRESCENTE OCUPAÇÃO. 2006. Orientação de outra natureza. (Cursos de Especialização e Extensão em Engenharia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Silvia Maria Alves Correa Oliveira.



Outras informações relevantes


Coordenadora do Curso de graduação em Engenharia Ambiental da UFMG de 13/11/2010 a 12/12/2014.
Membro titular do Grupo de Trabalho de Pesquisadores da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco - GTP-CBHSF de 2015 até atual .
Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Belo Horizonte de 2015 a 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 3:37:57