Climério de Oliveira Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6312331165383856
  • Última atualização do currículo em 09/08/2017


Professor efetivo no Conservatório Pernambucano de Música. Prof. nas Faculdades Integradas Barros Melo - AESO. Doutor em Música (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, 2014). Mestre em Música (Universidade Federal da Paraíba, 2008). Especializado em etnomusicologia (Universidade Federal de Pernambuco; Pós-G. lato sensu, 2001). Graduado em Música (Universidade Federal da Paraíba (Bacharelado, 1994) e em Pedagogia (Universidade do Estado de Pernambuco; Licenciatura, 2005). Atua nas áreas de etnomusicologia, educação musical, música popular (ênfase em violão e composição), produção musical, produção fonográfica, elaboração/realização de projetos. Publica a série Batuque Book (quatro títulos lançados: livros, CD-ROMs e DVDs). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Climério de Oliveira Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Climério de Oliveira


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Doutorado em música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Forró desordeiro: para além da bipolarização 'pé de serra versus eletrônico', Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Felipe da Costa Trotta.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Forró e diversidade musical.Bipolarização discursi.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O Grito de Guerra dos Cabocolinhos: etnografia da performance musical da Tribo Canindé,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Carlos Sandroni.
Palavras-chave: Cabocolinhos; Caboclinhos; Danças dramáticas; Performance musical; Pernambuco: tradição cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2001
Especialização em Etnomusicologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Na gira como na vida: etnografia de um terreiro.
Orientador: Carlos Sandroni.
2004 - 2005
Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1990 - 1994
Graduação em Bacharelado em Música.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Oficina de Fotografa. (Carga horária: 12h).
Agência Zoon, AZ, Brasil.
2001 - 2001
Técnicas e Estrat. p/ Ensino do Instr. em Grupo. (Carga horária: 27h).
Conservatório Pernambucano de Música, CPM, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Arranjo. (Carga horária: 15h).
Fundação Espaço Cultural da Paraíba, FUNESC, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Alta Interpretação Violonística. (Carga horária: 16h).
Conservatório Pernambucano de Música, CPM, Brasil.
1995 - 1995
Curso Encontro de Violões. (Carga horária: 16h).
Conservatório Pernambucano de Música, CPM, Brasil.
1993 - 1993
Curso Especial Introdução à Composição Musical I. (Carga horária: 30h).
Escola de Música Antenor Navarro, EMAN, Brasil.
1991 - 1991
Aspectos da Fisiologia Pianística. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1990 - 1990
Curso de Musicologia. (Carga horária: 120h).
Fundação Espaço Cultural da Paraíba, FUNESC, Brasil.


Atuação Profissional



Conservatório Pernambucano de Música, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor licenciado para cursar o Doutorado. Atualmente, não cumpre carga horária.

Atividades

10/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão Erudito
01/2004 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Música Popular e Folclórica do Nordeste I e II
01/2001 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria e Solfejo

Escola de Música Antenor Navarro, EMAN, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contrato temporário, Carga horária: 30

Atividades

02/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão Erudito
Musicalização

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Bolsista Graduado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Participação como bolsista do CNPq, modalidade Aperfeiçoamento/Pesquisa Tipo II, no Projeto Representação do Oprimido na Literatura Brasileira, coordenado pela Profª. Drª. Maria Ignez Novais Ayala, desenvolvendo atividades técnico-científicas que compreendem pesquisa de campo, transcrição musical de "coco" (cânticos populares) gravados em fitas cassete, digitação das transcrições, elaboração de textos e painéis apresentados em encontros científicos locais e regionais.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música popular.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Violão Erudito.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Produção cultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
1ª Manção Honrosa do Simpósio Brasileiro de pós Graduandos em Música - Área de Etnomusicologia/Música popular, Universodade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANDRONI, C.2016SANDRONI, C. ; SANTOS, E. S. ; SANTOS, Climério de Oliveira ; SALES, P. M. . Musicians in street festivals of Northeastern of Brazil: recent changes in forró music and St. Johns's day festivities. The World of Music (Wilhelmshaven), v. 5, p. 159-179, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Forró: a codificação de Luiz Gonzaga. 1. ed. Recife: Cepe - Companhia Editora de Pernambuco, 2013. v. 1. 144p .

2.
SANTOS, Climério de Oliveira; RESENDE, T. S. . Cabocolinho. 1. ed. Recife: Edição do autor, 2009. v. 1. 154p .

3.
SANTOS, Climério de Oliveira; RESENDE, T. S. . Maracatu: baque virado e baque solto. 2. ed. Recife: Edição do autor, 2006. v. 1. 154p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Luiz Gonzaga - cem anos. In: Gilly, Ricardo.. (Org.). Songbook Luiz Gonzaga. 1ed.São Paulo: Irmãos Vitale, 2013, v. 1, p. 4-140.

2.
SANTOS, Climério de Oliveira; SANTOS . Um panorama dos cabocolinhos em Pernambuco. In: Isabel Cristina Guillen. (Org.). Tradições & traduções: a cultura imaterial em Pernambuco. 1ed.Recife: UFPE, 2008, v. , p. 149-163.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Asa branca: o despertar do olhar nacional para o Nordeste. Continente, p. 30 - 31, 06 out. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Forró X Forró: discursos, polarizações e diversidade num campo musical. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música. Rio de Janeiro: Luiz Costa-Lima Neto, 2012. v. II. p. 676-686.

2.
SANTOS, Climério de Oliveira. A constituição do forró como campo musical sustentável no Nordeste. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. XXII Congresso da ANPPOM: anais, comunicações e pôsteres., 2012.

3.
SANTOS, Climério de Oliveira. Uma compreensão da gênese e desenvlovimento social do forró. In: V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011, Belém do Pará. Revista dos Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET. Belém: Deise Lucy Oliveira Montardo, 2011. v. 1. p. 138-147.

4.
SANTOS, Climério de Oliveira. Sou antigo, posso falar: a antiguidade, um atributo valorativo dos cabocolinhos. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2010.

5.
SANTOS, Climério de Oliveira; SANTOS ; Frechada Certeira Vence Demanda: cabocolinhos e articulação política. In: IV Encontro Nacional da Asociação Brasileira de Etnomusicologia - ABET, 2008, Maceió. IV ENABET ? Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008.

6.
SANTOS, Climério de Oliveira; SANTOS ; Guerra: uma introdução ao estudo da performance dos cabocolinhos canindés. In: XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2007.

7.
SANTOS, Climério de Oliveira; SANTOS ; O Livro do batuque: reflexões sobre uma experiência entre as tradições oral, escrita e eletrônica. In: III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. Anais do III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Climério de Oliveira; SANTOS ; Caboclinho e transmissão musical na atualidade. In: Regional Equatoria de Antropologia - X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste, 2007, Aracaju. Anais do Encontro Regional de Antropologia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Escuta compartilhada etnográfica: ampliando as possibilidades da pesquisa em música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, Climério de Oliveira. Forró desordeiro: para além da bipolarização 'pé de serra versus eletrônico'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, Climério de Oliveira. Forró: escuta compartilhada e aspectos analíticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, Climério de Oliveira. A constituição do forró como campo musical sustentável no Nordeste. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Climério de Oliveira. Acasos agenciados na vida de Luiz Gonzaga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, Climério de Oliveira. Forró X Forró: discursos, polarizações e diversidade num campo musical. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, Climério de Oliveira. Uma compreensão da gênese e desenvlovimento social do forró. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Climério de Oliveira. Sou antigo, posso falar: a antiguidade, um atributo valorativo dos cabocolinhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, Climério de Oliveira. Frechada certeira vence demanda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, Climério de Oliveira. Caboclinhos e transmissão musical na atualidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, Climério de Oliveira. O Livro do Batuque: reflexões sobre uma experiência entre as tradições oral, escrita e eletrônica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Prefácio. Recife, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SANTOS, Climério de Oliveira; RESENDE, T. S. . Batuque Book. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Nossos Passos Pela Qualidade de Vida. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Climério de Oliveira; RESENDE, T. S. . Batuque Book. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Completo).


Produção artística/cultural
Música
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Show Climério de Oliveira - carreira solo. 2014. Interpretação.

2.
SANTOS, Climério de Oliveira. CLIMÉRIO DE OLIVEIRA E BANDA. 2013. Interpretação.

3.
SANTOS, Climério de Oliveira. Show do CD Sem Regra - Grupo Chá de Zabumba. 2007. Interpretação.

4.
SANTOS, Climério de Oliveira. Show do CD Chá de Zabumba - Terceiro álbum do grupo Chá de Zabumba. 2005. Interpretação.

5.
SANTOS, Climério de Oliveira. Show do CD Pra Sambar um Forrozinho - Grupo Chá de Zabumba. 2003. Interpretação.

6.
SANTOS, Climério de Oliveira. A Miscigenação na Música Popular em Pernambuco. 2002. Interpretação.

7.
SANTOS, Climério de Oliveira. A Miscigenação na Música Popular em Pernambuco. 2002. Interpretação.

8.
SANTOS, Climério de Oliveira. Chá de Zabumba no Abril Pro rock. 2002. Interpretação.

9.
SANTOS, Climério de Oliveira. Show do CD Vamo Vadiá - Grupo Chá de Zabumba. 2001. Interpretação.

10.
SANTOS, Climério de Oliveira. OS Caba - Festival PE no Rock. 2000. Interpretação.

11.
SANTOS, Climério de Oliveira; BARZA, S. . Concerto da Orquestra de Violões Cordas de Pernambuco. 1996. Interpretação.

12.
SANTOS, Climério de Oliveira; BARZA, S. . Concerto Didático da Orquestra de Violões Cordas de Pernambuco. 1996. Interpretação.

Artes Visuais
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Forró: a codificação de Luiz Gonzaga. 2013. Vídeo.

2.
SANTOS, Climério de Oliveira; PEREIRA, N. ; RESENDE, T. S. . Que Baque é Esse. 2008. Filme.

Demais trabalhos
1.
SANTOS, Climério de Oliveira; AMORIM, Petrúcio ; BUSCAPÉ, Nerilson ; VIEIRA, Junior . Sem Regra. 2007 (Produção fonográfica: Quarto CD do grupo Chá de Zabumba) .

2.
SANTOS, Climério de Oliveira. Chá de Zabumba. 2005 (Produção fonográfica: terceiro CD do grupo Chá de Zabumba) .

3.
SANTOS, Climério de Oliveira; SARGAÇO, Adriano . Pra Sambar um Forrozinho. 2003 (Produção Fonográfica: Segundo CD do Grupo Chá de Zabumba) .

4.
SANTOS, Climério de Oliveira; SARGAÇO, Adriano . Vamos Vadiá. 2001 (Produção fonográfica - Primeiro CD do Grupo Chá de Zabumba) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música.Forró desordeiro: para além da bipolarização 'pé de serra versus eletrônico'. 2014. (Simpósio).

2.
II Seminário de Violão José Carrión.O Violão e os cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil. 2010. (Seminário).

3.
IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Oral. 2008. (Congresso).

4.
Reunião Equatorial de Antropologia: X Reunião de Antropólogos do Nordeste. Caboclinhos e transmissão musical na atualidade. 2007. (Congresso).

5.
Encontro Sobre Stresse e Sexualidade Humana.Música e emoção. 2006. (Encontro).

6.
II Festival de Música e Arte do Agreste Meridional.Júri. 2006. (Outra).

7.
III Encontro Internacional da ABET. O Livro do Batuque: reflexões sobre uma experiência entre as tradições oral, escrita e eletrônica. 2006. (Congresso).

8.
I Fórum Nordeste da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2005. (Simpósio).

9.
II Encontro do Método Suzuki do Nordeste. Concerto na AZUKI - PB. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Climério de Oliveira. Seminário de Pesquisa do Conservatório Pernambucano de Música. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suelayne Ramos de Araújo. Maracatu Nação Pernambuco. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura Pernambucana) - Faculdade Frassinetti do Recife. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Manoel do Nascimento. Maestro Edson Rodrigues: um valor para cultura pernambucana. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Fonográfica) - Faculdades Integradas Barros Melo. (Orientador).

2.
Rafael Marques dos Santos. O bandolim de dez cordas no frevo. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Fonográfica) - Faculdades Integradas Barros Melo. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 9:49:22