Lucineide Balbino da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2926581493300295
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Engenheira de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba, Campus II (1995), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento, reologia e propriedades de blendas poliméricas e de compósitos poliméricos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucineide Balbino da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. B.;Lucineide Balbino da Silva;SILVA, LUCINEIDE BALBINO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia - Campus I.
Cidade Universitária
Castelo Branco
58051-900 - Joao Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167076
URL da Homepage: http://www.ct.ufpb.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: MORFOLOGIA, PROPRIEDADES MECÂNICAS E DE TRANSPORTE E ORIENTAÇÃO MOLECULAR DE BLENDAS DE CRISTAIS LÍQUIDOS POLIMÉRICOS COM POLIETILENO TEREFTALATO., Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Rosario Elida Suman Bretas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Processamento; Transporte; Reologia; Blendas Poliméricas; LCPs; PET.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
1996 - 1998
Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Propriedades Reológicas e de Transporte de Blendas de Politereftalato de Etileno com um Cristal Líquido Polimérico,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Rosario Elida Suman Bretas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Reologia; Processamento; Blendas Poliméricas; Propriedades de Transporte; PET; LCP.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
1990 - 1995
Graduação em Engenharia de Materiais.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II, .

03/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Tecnologia - Campus I, Departamento de Engenharia de Materiais.

Cargo ou função
Vice- Chefe de Departamento.

Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuaçäo na área de química. Sub-área: polímeros

Atividades

11/2006 - 12/2008
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Ciência dos Materiais
química geral

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Bolsista de Desenvolvimento ci, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/2003 - 8/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química.

6/2004 - 6/2006
Ensino, Ciência e Engenharia de Materiais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência dos Materiais
Processamento de Polímeros
10/2003 - 12/2005
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEC 0534-Processamento de polímeros
MEC 0511-Mecanismos de Fratura


Linhas de pesquisa


1.
Estudo de pastas cimentante/polímero para aplicação na cimentação de poços de petróleo
2.
Compósitos particulados de Polímeros e cargas
3.
Biomateriais
4.
Compósitos Poliméricos com resíduo de fibra vegetal


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Caracterizações de Fibra de piaçava e Biocompósitos Poliméricos
Descrição: O projeto como um todo objetiva caracterizar resíduos de fibras vegetais in natura e com a superfície tratada quimicamente por álcale e agente compatibilizante e termicamente com água quente. Realizar estudos reólogicos e obter os biocompósitos a partir do fundido, utilizando matrizes biodegradáveis e resíduos de fibras vegetais, no projeto atual os resíduos de fibra de piaçava serão avaliados. Caracterizar termicamente e mecanicamente os biocompósitos, atentando para as características superficias das fibras tratadas e para as interações interfacias entre os componetes por meio de técnicas espectroscópicas e de análise da morfologia de fratura dos biocompósitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador / Amélia Severino Ferreira e Santos - Integrante / Renate Maria Ramos Wellen - Integrante / Fabiana de Carvalho Fim - Integrante / Eduardo Braga Costa - Integrante / Janetty J. Pereira Barro - Integrante / Camila Gomes Moreno - Integrante / Danusa Araújo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
2013 - 2015
Desenvolvimento de madeira plástica a partir da mistura de resíduos plástico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amélia Severino Ferreira e Santos em 17/03/2016.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Tomas Jéferson Alves de Melo - Integrante / Edcleide Maria Araújo - Integrante / Iêda Maria Garcia dos Santos - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Coordenador / Fabiana Villela da Motta - Integrante / Marcelo Massayoshi Ueki - Integrante / Maria Carolina Burgos Costa - Integrante / R.C. Combo - Integrante / M. Furukava - Integrante / Luiz H. C. Mattoso - Integrante / Carlos A. Paskocimas - Integrante / José Daniel D. Melo - Integrante / Eliton S. Medeiros - Integrante.
2013 - Atual
Modificação superficial das particulas de concha de molusco em Compósitos de Polietileno de Alta Densidade Reciclado
Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo preparar e caracterizar compósitos particulados de polietileno de alta densidade reciclado e conchas de moluscos, em várias composições em massa. Modificações superficiais da concha in natura e após calcinação seão estudas afim de melhor a interação interfacial entre os componentes. A mistura ocorrerá em um misturador da Haake e a moldagem será por prensagem a quente. Caracterizações térmicas, mecânicas e morfológicas serão conduzidas para identificar a mehoria nas propriedades desses compósitos particulados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador / Patricia Maria Alves de Melo - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Integrante.
Número de orientações: 1
2013 - Atual
Utilização da ferramenta de análise de sustentabilidade de Análise de Ciclo de vida (ASCV) para a aavaliação do programa de coleta seletiva na cadeia de João Pessoa/PB-Brasil
Descrição: Esse projeto propõe-se avaliar o programa de coleta seletiva no município de João Pessoa/PB, utilizando a ferramenta Análise de Sustentabilidade de Ciclo de Vida (ASCV) e, assim propor uma melhor gestão ambiental para os resíduos sólidos como também para as cooperativas. Esta metodologia é uma evolução da metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV) que permite avaliar um sistema a partir dos três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Dessa forma, o objetivo do projeto é analisar, a partir dos três indicadores (ambiental,social e econômico), o sistema atual de gestão de resíduos sólidos implantado em João Pessoa/PB, com a finalidade de identificar aspectos de melhoria e propor cenários alternativos que possam ser implantados no futuro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Integrante / Claúdia Coutinho Nóbrega - Coordenador / Carmem Lúcia Moreira Gadelha - Integrante / Gilson Barbosa Athayde Junior - Integrante / Maria Dolores Edo Bovea - Integrante / Elisangela Maria Rodrigues Rocha - Integrante / Francisco J. C. Mendoza - Integrante / Gallardo Izquierdo - Integrante / Mar Carlos Alberola - Integrante / Joan Esteban Altabella - Integrante.
2012 - 2012
CAPES Pró-equipamento institucional 2012 - Aporte à Infraestrutura Laboratorial de Pesquisa do PPCEM na área de reologia e processamento de nanomateriais
Descrição: O objetivo deste projeto é dar continuidade à implementação da infra-estrutura do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM), na área de reologia e processamento de polímeros e nanomateriais, através da aquisição de um misturador interno (misturador interno unidade base Rheodrive) que será utilizado no estudo e preparação de composições de materiais poliméricos, especialmente compósitos e nano(bio)compósitos, de grande relevância nas áreas de engenharia de materiais, química, mecânica, engenharia urbana e ambiental e odontologia, que certamente contribuirão para o progresso científico, com reconhecimento nacional e internacional dessas áreas. Esta infra-estrutura será indispensável para a consolidação do recém criado Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPCEM) que iniciou suas atividades em nível de mestrado e doutorado, com conceito 4 junto à CAPES, e tem sólidas colaborações com os Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ), Mecânica (PPGEM), Engenharia Urbana e Ambiental (PPGEUA) e Odontologia (PPGO) desta instituição. O equipamento solicitado é de extrema importância no estudo da morfologia e propriedades de materiais poliméricos, inclusive no estudo da reologia de diferentes composições de polímeros, no seu estado fundido. Este equipamento ajudará primordialmente na obtenção de graus de misturas eficientes, tão necessários em (bio)compósitos e nano(bio)compósitos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador / Severino Jackson Guedes de Lima - Integrante / Sandro Marden Torres - Integrante / Iêda Maria Garcia dos Santos - Integrante / Eliton Souto de Medeiros - Integrante / Rômulo Adolfo Heringer Ferreira - Integrante / Normando Perazzo Barbosa - Integrante / Itamara Farias Leite - Integrante / Juliano Elvis de Oliveira - Integrante / Hugo Leme Carlo - Integrante / aulo Rogério Ferreti Bonan - Integrante.
2010 - 2013
PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE POLÍMEROS/QUASICRISTAL
Descrição: O polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) tem apresentado problema estrutural em aplicações como biomateriais, do tipo próteses de junta artificial da bacia. Um grande interesse tem surgido entre os pesquisadores em solucionar esse problema, por meio do aumento da resistência ao desgaste do UHMWPE. Em se tratando de compósitos, a adição de cargas metálicas de quasicristal a polímeros tem mostrado considerável melhora nas propriedades mecânicas da matriz polimérica. Portanto, a preparação de compósito de polímero/quasicristal poderá ser promissora para melhorar a resistência ao desgaste do UHMWPE nas aplicações de implantes de prótese da bacia, como também melhorar as propriedades mecânicas do polietileno de alta densidade(HDPE). O processamento dos compósitos será por moldagem por compressão e serão realizadas caracterizações térmicas, morfológicas e termo- dinamico-mecânica dos compósitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador / Tibério Andrade dos Passos - Integrante / Robson César A. de Aquino - Integrante / Rubéns Alves Junior - Integrante / LUCAS RICARDO FERNANDES FIGUEIREDO - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2010 - 2012
Compósitos Particulados de Polietileno de Alta Densidade e Conchas de Moluscos
Descrição: Esse projeto de pesquisa teve como objetivo preparar formulações e realizar caracterizações térmicas e mecânicas de micro-compósitos de polietileno de alta densidade (PEAD) e concha de molusco, com 5, 10 e 20% de concha. A ideia de elaborar esse projeto surgiu do conhecimento de que uma comunidade, que mora no litoral paraibano, tem como atividade econômica a exploração de moluscos, causando um impacto ambiental local, isto porque as conchas dos moluscos não têm encontrado usos adequados e se acumulam na comunidade sem destino certo. A concha é quimicamente composta por 97, 53% de CaO e tem estrutura cristalina de polimorfos do carbonato de cálcio, aragonita e calcita Os compósitos foram misturados em um misturador interno numa temperatura de 180°C e depois moldados por compressão numa temperatura de 170°C. A adição da concha causou redução no índice de fluidez do PEAD, reduzindo a sua propriedade de fluxo. A cristalinidade e as propriedades mecânicas sob tração do PEAD também foram reduzidas com a adição da concha. A superfície de fratura mostrou que a adesão foi fraca entre a concha e o PEAD e que havia uma distribuição no tamanho das partículas da concha nos compósitos. Por outro lado, a análise dinâmico mecânica, sob flexão em três pontos, mostrou que a concha aumentou a rigidez e diminui a perda de energia do PEAD, a adição de 10% deslocou a transição α do PEAD para a direita e o compósito com 20% de concha não apresentou essa transição. Assim, pode-se concluir que a concha de molusco tem utilidade potencial como carga para compósito polimérico particulado, desde que usada em concentrações abaixo de 10%..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador / Ulisses Targino Bezerra - Integrante / Tibério Andrade dos Passos - Integrante / Genaro Z. Clericuzi - Integrante / Hellen C. T. Firmino - Integrante / Patricia Maria Alves de Melo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2008 - 2009
Caracterização Mineralógica e Físico-Mecânica de Matérias- Primas empregadas na Fabricação de Blocos Cerâmicos no Município de Vitória da Conquista-Ba.
Descrição: O presente trabalho de pesquisa se desenvolverá com matéria-prima proveniente do povoado de Itapirema, pertencente ao Município de Vitória da Conquista. O objetivo principal é analisar as características físico-mecânicas de dois tipos de matérias-primas com características plásticas, utilizadas pela comunidade para confeccionar tijolos. Há quarenta anos este povoado dispunha de argila de boa qualidade para a conformação de telha e tijolos, no entanto o uso artesanal e indiscriminado levou a escassez da mesma. Atualmente, a argila que remanesceu, após a retirada da argila de boa qualidade( presente em camadas mais superficiais do solo), apresenta qualidades inferiores para este fim, o que tem interrompido as atividades oleiras do povoado. Assim, o conhecimento das características físico-mecânicas poderá melhorar a qualidade dos produtos cerâmicos e até mesmo agregará valor aos mesmos. As caracterizações a serem realizadas nas duas matérias-primas cerâmicas são: Fluorescência de Raios-X (FRX), Análise Mineralógica por Difração de Raios-X (DRX), Análises Térmicas por Termogravimetria (DTG) e Termodiferencial (DTA) e Análise Granulométrica (AG). Após a queima dos corpos de prova serão realizadas as seguintes análises: absorção de água (AA), retração linear de queima (RL), porosidade aparente (PA), massa específica aparente (MEA), tensão de ruptura à flexão em três pontos (TRF).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador / Braulio Lima Mota - Integrante / Diego Habib Nolasco dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2006
Formulação e caracterização físico-química e mecânica de cimentos com adição de polímeros
Descrição: O cimento Portland tem sido utilizado como material básico na cimentação de poços em geral. Por sua natureza frágil, fissuras são formadas no cimento durante as operações de cimentação de poços e recuperação de óleo. Isto se reflete no comprometimento da estabilidade do anular causando impactos econômicos e ambientais decorrentes do aumento na produção de água, areia e óleo pelo anular e comprometimento da segurança do poço. O desenvolvimento de novos materiais, com maior plasticidade, pode amenizar este tipo de problema. A adição de polímero ao cimento, por exemplo, tem o potencial de melhorar as propriedades mecânicas e reológicas das pastas cimentantes. O presente trabalho objetiva melhorar a resistência do cimento à formação de trincas termomecânicas por meio da adição de pequenas quantidades de polímeros como poliacrilamida e/ou poliuretana ao mesmo. A concentração de polímero é um fator importante na melhoria das propriedades mecânicas; estudos preliminares indicam que as concentrações de polímeros devem estar na faixa de 1 a 5 % em volume. Inicialmente, formulações-teste serão preparadas e estudadas segundo padrões API. A caracterização físico-química das pastas será através de ensaios de consistenciometria, porosidade, permeabilidade, água livre, densidade, propriedades térmicas e perda de fluido. Em seguida, para avaliar o efeito da adição de polímeros nas propriedades da pasta de cimento, serão analisadas algumas propriedades, entre elas, as mecânicas, reológicas e morfológicas. A reologia se reflete na resistência das pastas quando submetidas a fluxo de cisalhamento ou extensional; através desta propriedade se obterá a tensão de cisalhamento crítica, a parti da qual a pasta começa a fluir. Os resultados esperados para o sistema de pastas de cimento e polímeros dizem respeito a maior capacidade deste sistema aceitar deformação sem que ocorra a ruptura, ou seja, maior tenacidade de fratura, maior consistência, impermeabilidade a gases, durabilidade e melhor.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Oficinas de jogo de xadrez produzidos a partir de resíduos de tampas plásticas para alunos do ensino fundamental e catadores de materiais recicláveis

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amélia Severino Ferreira e Santos em 07/05/2018.
Descrição: O projeto "Oficinas de jogo de xadrez produzidos a partir de resíduos de tampas plásticas para alunos do ensino fundamental e catadores de materiais recicláveis" busca ensinar catadores de materiais recicláveis e alunos da Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB a produzir peças de jogo de xadrez e também, aprender a jogá-lo. Com esse objetivo, foi proposto no projeto realizar oficinas de formação sobre os fundamentos do jogo de xadrez e de confecção das peças, a partir de resíduos de tampas plásticas para catadores de materiais recicláveis e alunos da Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB. Essas atividades do projeto permitirão desenvolver as habilidades cognitivas do público alvo e dos estudantes dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos e Administração, assim como a percepção deles sobre a possibilidade de agregar valor ao resíduo de tampas plásticas. Como resultado do projeto espera-se melhorar a renda dos catadores de materiais recicláveis da associação Acordo Verde - JP, aumentar os índices de reciclagem do município e contribuir para a formação multidisciplinar dos discentes da EEBAS/UFPB e daqueles diretamente vinculados ao projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Eliton Souto de Medeiros - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Coordenador / Claúdia Coutinho Nóbrega - Integrante / Elisangela Maria Rodrigues Rocha - Integrante / Maria Camerina Maroja Limeira - Integrante / Aline Flávia Nunes Remígio Antunes - Integrante.
2017 - 2017
Ações para reduzir a fração de resíduos não comercializados em duas associações de catadores materiais recicláveis de João Pessoa

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amélia Severino Ferreira e Santos em 07/05/2018.
Descrição: O projeto Ações para aumentar a comercialização de resíduos em duas associações de catadores de materiais recicláveis de João Pessoa? por meio de atividades de extensão (oficinas de formação para catadores de materiais recicláveis) e pesquisa (levantamento de empresas recicladoras) busca viabilizar a comercialização de materiais recicláveis, classificados como rejeito por falta de mercado local. Com esse objetivo, o projeto prevê levantamento de empresas recicladoras que possam absorver esses materiais recicláveis e das exigências necessárias para efetuar a venda dos mesmos, assim como a realização de oficinas de formação para os associados de cada associação alvo do projeto (ASCARE, Bessa, e Acordo Verde, Mangabeira) sobre as tecnologias de reciclagem desses materiais e sobre a importância da separação dos plásticos para agregar valor ao material coletado. Além disso, o programa permitirá a inclusão dos estudantes dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Administração dentro da dinâmica de um problema social e ambiental do nosso dia a dia de forma ativa e participativa. Como resultado do projeto espera-se reduzir a quantidade de rejeito da coleta seletiva enviada para o aterro metropolitano de João Pessoa, melhorar a renda dos associados das duas associações alvo desse projeto, aumentar os índices de reciclagem do município e contribuir para a formação multidisciplinar dos discentes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Eliton Souto de Medeiros - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Coordenador / Claúdia Coutinho Nóbrega - Integrante / Elisangela Maria Rodrigues Rocha - Integrante / Maria Camerina Maroja Limeira - Integrante / Aline Flávia Nunes Remígio Antunes - Integrante.
2016 - 2016
Educação ambiental em escolas e em empreendimentos comerciais para promover o consumo sustentável das sacolas plásticas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Amélia Severino Ferreira e Santos em 14/12/2016.
Descrição: Atuação de estudantes de graduação junto a escolas e empreendimentos comerciais para promover o consumo sustentável de sacolas plásticas pelo incentivo à REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e DESTINAÇÃO ADEQUADA das mesmas pela população. Além de envolver atividades de laboratório que visam verificar consistência da composição química das sacolas oxibiodegradáveis existentes no mercado de João Pessoa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Coordenador / Claúdia Coutinho Nóbrega - Integrante / Elisangela Maria Rodrigues Rocha - Integrante / Maria Camerina Maroja Limeira - Integrante / Aline Flávia Nunes Remígio Antunes - Integrante.
2016 - 2016
RECICAT-papel: Ações integradas para fortalecimento da rede de associações de catadores de materiais recicláveis em João Pessoa/PB, ampliação e valoração da coleta seletiva de papel
Descrição: Projeto de extensão aprovado no Edital Proext - MEC/SESu 2016 desenvolvido em duas associações de materiais reciclaveis: Ascare e Acordo Verde...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Integrante / Claúdia Coutinho Nóbrega - Integrante / Elisangela Maria Rodrigues Rocha - Coordenador / Luciene Martins Ferreira da Silva - Integrante / Maurício Sardá de Faria - Integrante.
2015 - 2015
Avaliação do impacto das sacolas oxibiodegradáveis na compostagem dos resíduos sólidos orgânicos para a sociedade
Descrição: Avaliação do impacto das sacolas oxibiodegradáveis na compostagem dos resíduos sólidos orgânicos para a sociedade? por meio de atividades de extensão (levantamento estatístico e divulgação dos resultados junto ao setor público e privado) e pesquisa (compostagem das sacolas oxibiodegradáveis e avaliação da qualidade do composto) visa caracterizar o adubo orgânico proveniente da compostagem de sacolas oxibiodegradáveis e ao mesmo tempo, garantir a exclusão dessas sacolas da cadeia de reciclagem dos plásticos para evitar a perda de propriedades do plástico reciclado durante o processamento, devido eventuais contaminantes (resíduos de catalisadores à base de metais de transição) presentes nessas sacolas oxibiodegradáveis. Logo, o projeto vai de encontro às metas da política nacional de resíduos sólidos (PNRS), vigente desde 2010, por tratar diretamente da destinação correta de aparas de sacolas plásticas oxibiodegradáveis. Além disso, proporciona oportunidades distintas daquelas de sala de aula para os estudantes dos cursos de engenharia civil, ambiental e de materiais, no sentido de despertar os educandos para o caráter técnico-social e ambiental da atuação do engenheiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Coordenador / Claúdia Coutinho Nóbrega - Integrante / Elisangela Maria Rodrigues Rocha - Integrante / Aline Flávia Nunes Remígio Antunes - Integrante.
2014 - 2015
Fortalecimento das associações de catadores de materiais recicláveis em João Pessoa/PB: tecnologia social e gestão sustentaável dos resíduos
Descrição: Diante da necessidade dos municípios em território nacional atenderem as exigências estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o presente projeto prevê ações que visam capacitar, articular e mobilizar as cooperativas de forma autossustentável dentro da cadeia de materiais recicláveis. Com esse objetivo o projeto visa contribuir para transformar o sistema de coleta, reaproveitamento e reciclagem dos resíduos sólidos urbanos num modelo socialmente justo e economicamente sustentável. As ações no prazo que se insere esse projeto, se restringirá à cooperativa ASCARE que é uma das cooperativas que apoia o sistema de coleta seletiva de João Pessoa. Todas as ações estendidas à coleta seletiva no bairro piloto buscam favorecer os 3R´s, ou seja, redução, reutilização e reciclagem, interagindo com a população para aumentar os índices da coleta seletiva da cidade, a renda dos cooperados da cooperativa alvo e contribuir para que o município atinja as metas de reciclagem estabelecidas no plano de gestão de resíduos sólidos municipais. Além disso, o projeto permitirá a inclusão do corpo discente da universidade dentro da dinâmica de um problema social e ambiental do nosso dia a dia de forma ativa e participativa. Como resultado do projeto espera-se no curto prazo estruturar melhor a cooperativa alvo e consequentemente, melhorar a renda e condições de trabalho dos cooperados. Além disso, o projeto visa contribuir para a construção de um modelo de organização do sistema de coleta, tratamento e destinação Final dos Resíduos Sólidos mais econômico para o município e mais socialmente justo para os cooperados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Danielle G. L. Cavalcante - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Integrante / Claúdia Coutinho Nóbrega - Integrante / Elisangela Maria Rodrigues Rocha - Coordenador / Luciene Martins Ferreira da Silva - Integrante / Gustavo Costa Lima - Integrante / Maurício Sardá de Faria - Integrante / Maria Camerina Maroja Limeira - Integrante.
2009 - 2011
Preparação e Caracterização de Compósitos de Polímero/Concha de Molusco
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE MADEIRA PLÁSTICA A PARTIR DA MISTURA DE RESÍDUOS PLÁSTICOS COM RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS REGIONAIS
Descrição: A tecnologia da madeira plástica envolve conceitos de compatibilidade e processabilidade em função dos altos teores de fibra natural incorporados, baixa estabilidade térmica da celulose, diferença de polaridade entre a superfície da fibra natural e a matriz polimérica e elevados requisitos de resistência específica. Muitos avanços tecnológicos da madeira plástica dependem da redução de seu peso específico, característica determinante da competitividade desse produto no mercado. Além disso, os aspectos relacionados a sua compatibilização são determinantes nas propriedades finais do produto. Nesse projeto de pesquisa deverão ser desenvolvidas formulações de madeira plástica a partir da mistura de resíduos plásticos com materiais lignocelulósicos, utilizando diferentes tipos de agentes compatibilizantes. Os parâmetros a serem estudados serão: tipo e concentração de agente compatibilizante e tipo, concentração e granulometria dos materiais lignocelulósicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Lucineide Balbino da Silva - Integrante / Marcelo M. Ueki - Integrante / Carlos Alberto Paskocimas - Integrante / Tomas Jéferson Alves de Melo - Integrante / Edcleide Maria Araújo - Integrante / Eliton Souto de Medeiros - Integrante / Amélia Severino Ferreira e Santos - Coordenador / Jose Daniel Diniz Melo - Integrante / L. H. C. Mattoso - Integrante / Fabiana Villela da Motta - Integrante / Colombo, C. R. - Integrante / Furukava, M. - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Journal of Materials Research
2018 - Atual
Periódico: MATERIALS RESEARCH


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Cerâmicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Costa, E. B.2018Costa, E. B. ; Moreno, C. G. ; BARRO, J. J. P. ; Araújo, D. ; Fim, F. C. ; RIES, A. ; Wellen, R. M.R. ; SILVA, L. B. . Effect of Alkaline and Hot Water Treatments on the Structure and Morphology of Piassava Fibers. MATERIALS RESEARCH, p. 1-11, 2018.

2.
SOUZA, V. C.2018SOUZA, V. C. ; SANTOS, E. B. C. ; MENDONÇA, A. V. ; SILVA, L. B. . Thermal behavior and decomposition kinetic studies of biomedical UHMWPE/vitamin C compounds. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry (Online), v. 134, p. 2097-2105, 2018.

3.
FIRMINO, H. C. T.2017FIRMINO, H. C. T. ; CHAGAS, T. F. ; MELO, P. M. A. ; SILVA, L. B. . Caracterização de compósitos particulados de polietileno de alta densidade/pó de concha de molusco. Materia-Rio de Janeiro, v. 22, p. 1-12, 2017.

4.
SOUZA, VANESSA CASTRO2014SOUZA, VANESSA CASTRO ; OLIVEIRA, JULIANO ELVIS ; LIMA, SEVERINO J. GUEDES ; SILVA, LUCINEIDE BALBINO . Influence of Vitamin C on Morphological and Thermal Behaviour of Biomedical UHMWPE. Macromolecular Symposia, v. 344, p. 8-13, 2014.

5.
Bezerra, U. T.2011Bezerra, U. T. ; ALMEIDA, F. L. P. ; SILVA, L. B. ; Barbosa, N.P. ; PASSOS, T. A. ; Cavalcante, D.G.L. . Production of Filler Aggregate from Waste of Bivalves Molluscs Shells. Journal of Civil Engineering and Architecture (Online), v. 5, p. 363-7359, 2011.

6.
Branciforti, M. C.2007Branciforti, M. C. ; SILVA, L. B. ; MACHADO, R. ; BRETAS, R. E. S. . Molecular Orientation of Extruded PET/LCP Blend Films. Part II: X-Ray Pole Figures. Journal of Applied Polymer Science, v. 106, p. 2955-2962, 2007.

7.
SILVA, L. B.2006 SILVA, L. B.; BRETAS, Rosario e S ; Ueki, M. M. ; BARROSO, V. M. C. ; MAIA, J. M. L. L. ; FARAH, M. . Transient elongational behavior of blends of PET with a LCP. Rheologica Acta (Print), v. 45, p. 268-280, 2006.

8.
SILVA, L. B.2006SILVA, L. B.; Branciforti, M. C. ; BRETAS, R. E. S. . MOLECULAR ORIENTATION OF EXTRUDED PET/LCP BLENDSFILMS. PART I: BY POLARIZED INFRARED SPECTROSCOPY. Journal of Applied Polymer Science (Print), v. 102, p. 2241-2248, 2006.

9.
SILVA, L. B.2002 SILVA, L. B.; Marinelli, A. L. ; Rúvulo-Filho, A. ; BRETAS, Rosario e S . Blends of a Bottle Grade Polyethylene Terephthalate Copolymer and a Liquid Crystalline Polyme. Part II: Thermal and Transport. Polymer Engineering and Science, São Carlos- São Paulo-Brasil, v. 42, n.August, p. 1694-1709, 2002.

10.
SILVA, L. B.2000 SILVA, L. B.; BRETRAS, R. E. S. . Blends of a Bottle Grade Polyethylene Terephthalate Copolymer and a Liquid Crystalline Polyme. Part I: Injection Molding Morphology and Rheological Properties.. Polymer Engineering and Science, São Carlos-São Paulo-Brasil, v. 40, n.junho, p. 1414-1428, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, L. B.; BRETAS, R. E. S. . Processamento de Blendas PET/LCPs: Propriedades e Orientação Molecular. 1. ed. Saarbrucken-Alemanha: Novas Edições Academicas, 2015. v. 1. 281p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARRO, J. J. P. ; Araújo, D. ; Moreno, C. G. ; Fim, F. C. ; Costa, E. B. ; Lucineide Balbino da Silva . ABSORÇÃO DE ÁGUA E CARACTERÍSTICAS SUPERFICIAIS DO RESÍDUO DE FIBRA DE PIAÇAVA MODIFICADO COM ÁGUA MORNA. In: Marcia Regina Werner Schneider Abdala. (Org.). Ciência e Engenharia de Materiais 3. 1ed.Ponta Grossa (PR): Atena, 2018, v. 3, p. 70-80.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARRO, J. J. P. ; Costa, E. B. ; Araújo, D. ; Moreno, C. G. ; SILVA, L. B. . ANÁLISES MORFOLÓGICA E TERMOGRAVIMÉTRICA DE BIOCOMPÓSITOS COM RESÍDUOS DE FIBRA DE PIAÇAVA. In: 14 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindóia. 14 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2017. v. 1. p. 1-6.

2.
SOUZA, V. C. ; LIMA, M. E. A. ; Costa, E. B. ; SILVA, L. B. . EFEITO ANTIOXIDANTE DA VITAMINA C EM COMPOSTOS DE POLIETILENO DE ULTRA ALTA MASSA MOLAR BIOMÉDICO/VITAMINA C. In: 14 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2017, Águas de Lindóia. 14 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2017. v. 1. p. 1-6.

3.
SILVA, N. F. I. ; SILVA JR, S. M. ; GALVAO, L. S. ; SILVA, L. B. ; Wellen, R. M.R. ; CARVALHO, L. H. ; SANTOS, A. S. F. . EFFECT OF LUBRICANT ON THE MECHANICAL AND FLOW PROPERTIES OF PHB/BABASSU COMPOSITES.. In: BIOPOL 2017, 2017, Mons, Belgium. 6th International Conference on Biodegradable and Biobased Polymers, 2017. v. 1. p. 1-5.

4.
CHAGAS, J. S. ; PEREIRA, I. C. B. ; SILVA JUNIOR, S. M. ; CARNEIRO, A. M. M. ; SILVA, L. B. ; ROCHA, E. M. R. ; SANTOS, A. S. F. . EFEITO DO ENVELHECIMENTO TÉRMICO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E ESTRUTURAIS DE SACOLA PLÁSTICA COMERCIAL IDENTIFICADA COMO OXIBIODEGADÁVEL. In: 3º Encontro Nordeste de Ciência e Tecnologia de Polímeros, 2016, Fortaleza. 3º Encontro Nordeste de Ciência e Tecnologia de Polímeros, 2016. v. 01.

5.
CARVALHO, A. G. ; SILVA, J. W. R. ; Araújo, E. M. ; MELO, T. J. A. ; LINS, A. M. D. ; BEZERRA, E. B. ; Lucineide Balbino da Silva ; UEKI, M. M. ; SANTOS, A. S. F. E. . Influência do teor de fibra de coco na absorção de água e índice de fluidez de formulações da madeira plástica. In: XIII Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015, Natal. XIII Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015. v. 1. p. 1-5.

6.
CARVALHO, A. G. ; SILVA, J. W. R. ; SANTOS, A. S. F. E. ; Lucineide Balbino da Silva ; UEKI, M. M. ; BEZERRA, E. B. ; Araújo, E. M. ; MELO, T. J. A. ; LINS, A. M. D. . Influência da Granulometria da fibra de Coco nas propriedades Mecânicas e Morfológicas de formulações sa Madeira Plástica. In: XIII Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015, Natal. XIII Congresso Brasileiro de Polímeros, 2015. v. 1. p. 1-5.

7.
MELO, P. M. A. ; SILVA, L. B. ; SANTOS, A. S. F. E. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. ; Ueki, M. M. . Avaliação da influência do tamanho de partículas do pó de conchas de moluscos nas propriedades mecânicas, morfológicas e térmicas de compósitos com Polietileno de alta densidade (PEAD). In: VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, uberlandia- MG. VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014. v. 1. p. 1-7.

8.
MELO, P. M. A. ; SILVA, L. B. ; SANTOS, A. S. F. E. ; Ueki, M. M. . Thermal characterization of hdpe/molluscs shell composites treated with titanate coupling agent. In: 2nd Brazilian Conference on composite materials-BCCM2, 2014, São José dos Campos. 2nd Brazilian Conference on composite materials-BCCM2, 2014. v. 1. p. 1-4.

9.
CARVALHO, A. G. ; SILVA FILHO, J. W. R. ; ARAUJO, E. M. ; MELO, T. J. A. ; LINS, A. M. D. L. ; MATTOSO, L. H. C. ; MEDEIROS, E. S. ; SILVA, L. B. ; Ueki, M. M. ; SANTOS, A. S. F. E. . Efeito do teor da fibra do coco nas propriedades térmicas da madeira plástica.. In: 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuibá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. v. 1. p. 1-8.

10.
FIGUEIREDO, L. R. F. ; SILVA, L. B. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. . CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E MORFOLÓGICA DE COMPÓSITOS DE PEUAPM/QUASICRISTAL. In: Congresso Brasileiro de Polímeros- CBPol, 2013, Florianopólis. 12o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013. v. 1. p. 1-4.

11.
SOUZA, V. C. ; SILVA, L. B. ; MEDEIROS, E. S. ; Lima, S. J. G. . -INFLUÊNCIA DA VITAMINA C NO COMPORTAMENTO TÉRMICO E MORFOLÓGICO DO UHMWPE BIOMÉDICO. In: Congresso Brasileiro de Polímeros-CBPol, 2013, Florianopolis. 12o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013. v. 1. p. 1-4.

12.
MELO, P. M. A. ; SILVA, L. B. ; SANTOS, A. S. F. E. ; Ueki, M. M. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. . A INFLUÊNCIA DO PÓ CONCHAS DE MOLUSCOS, NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS, TÉRMICAS E MORFOLÓGICAS DO PEAD. In: Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013, Florianopólis. 12o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013. v. 1. p. 1-4.

13.
FIGUEIREDO, L. R. F. ; SILVA, L. B. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. ; MELO, J. D. D. ; CAMPOS, M. D. . -EFFECT OF ADDITION OF A QUASICRYSTAL FILLER ON THERMAL AND DYNAMIC MECHANICAL BEHAVIOR OF COMMERCIAL ULTRA-HIGH MOLECULAR WEIGHT POLYETHYLENE. In: Internation Congresso of Mechanical Engineering- COBEM, 2013, Ribeirão Preto. 22o Internation Congresso of Mechanical Engineering, 2013. v. 1. p. 1-4.

14.
MELO, P. M. A. ; SILVA, L. B. ; SANTOS, A. S. F. E. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. ; Ueki, M. M. . Evaluation of thermal and mechanical behavior of HDPE/Mollusk shell composites prepared in single screw extruder. In: Internation Congresso of Mechanical Engineering- COBEM, 2013, Ribeirão Preto. Internation Congresso of Mechanical Engineering- COBEM, 2013. v. 1. p. 3758-3762.

15.
FIRMINO, H. C. T. ; SILVA, L. B. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. ; FARIAS, I. L. ; M.L.SILVA, S. . Processamento e Caracterização de Compósitos de PEAD com conchas de moluscos.. In: 20 Cbecimat, 2012, joinville. 20 Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais, 2012. v. 1. p. 3779-3786.

16.
Luz, J. Carlos ; SILVA, L. B. ; Nascimento, R. M. ; Paskocimas, C. A. . Estudo e caracterização tecnológica de argilas cauliniticas oriundas da região da bacia do parnaiba. In: 55 Congresso Brasileiro de Carâmica, 2011, Porto de Galinhas. 55 Congresso Brasileiro de Carâmica, 2011. v. 1. p. 1-9.

17.
SILVA, L. B.; Carvalho, C. M. ; AQUINO, R. C. A. ; Barbosa, N.P. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. . Preparação e caracterização de Compósitos de PEAD com conchas de moluscos. In: 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos de Jordão. 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010. v. 1. p. 2832-2839.

18.
SILVA, L. B.; Santos, D. H. N. ; Mota, B. L. ; Luz, J. Carlos ; Paskocimas, C. A. ; Dutra, R. P. S. . Estudo das características de matérias-primas cerâmicas de Vitória da Conquista-Ba. In: 19 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010, Campos de Jordão. 9 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2010. v. 1. p. 376-382.

19.
SILVA, L. B.; Bezerra, U. T. ; Barbosa, N.P. ; Varandas, C. C. R. . THE CIVIL CONSTRUCTION GOES TO A SUPERMARKET. In: Proceedings of the 12th International Conference on Non-conventional Materials and Technologies, 2010, Cairo. NOCMAT 2010, 2010. v. 1. p. 1-8.

20.
Bezerra, U. T. ; Barbosa, N.P. ; SILVA, L. B. ; Almeida, F. L. P. ; PASSOS, T. A. . Assessing filler effect in Morthar through the variation of the granulometry of molluscs shells. In: IC-NOCMAT 2010, 2010, cairo. International Conference on Non-Conventional Materials and Technologies: Ecological Materials and Technologies for Sustainable Building, 2010. v. 1. p. 1-7.

21.
Bezerra, U. T. ; Cavalcante, D.G.L. ; SILVA, L. B. ; PASSOS, T. A. ; BARBOSA, N. P. ; Almeida, F.P.A . Production of filler from waste of bivalves molluscs shells. In: Proceedings of the 11th International Conference on Non-conventional, 2009, Inglaterra. Proceedings of the 11th International Conference on Non-conventional.

22.
SILVA, L. B.; BRETAS, R. E. S. . Correlação entre microestrutura e permeabilidade a gás de blendas extrudadasde polietileno tereftalato(PET) e cristais líquidos poliméricos(LCP´s). In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2008, porto de Galinhas- PE. 18 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2008.

23.
SILVA, L. B.; BRETAS, R. E. S. . Compatibilização, Morfologia e Propriedades Mecânicas sob Flexão de Blendas de Polietileno Tereftalato e Cristais Líquidos Poliméricos. In: IX Congresso Brasileiro de Polímeros, 2007, Campina Grande. Anais do IX Congresso Brasileiro de Polímeros, 2007.

24.
SILVA, L. B. . Desenvolvimento de pastas cimentantes resistentes para cimentação de poços de petróleo. In: IV Congresso Nacional de Engenharia Mecanica, 2006, Recife. CONEM, 2006.

25.
SILVA, L. B.; Bezerra, U. T. . Comportamento mecânico de Compósitos de Cimento. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2004, Porto Alegre. XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2004.

26.
SILVA, L. B.; Lima, F. M. ; Martinelli, A. E. ; Melo, D. M. A. . Addition of polyurethane dispersions to Portland G for oilwells submitted to vapor injection. In: Rio Oil and Gas Conference, 2004, Rio de Janeiro. Rio Oil and Gas Conference, 2004.

27.
SILVA, L. B.; Martinelli, A. E. ; Melo, D. M. A. . Rheologycal behavior of Portland G / polyurethane slurries Rheologycal behavior of Portland G / polyurethane slurries Rheologycal behavior of Portland G / polyurethane slurries applied to oilwells submitted to vapor injection Rheologycal behavior of Portland G / polyurethane slurries Rheologycal behavior of Portland G / polyurethane slurries applied to oilwells submitted to vapor inje. In: Rio Oil and Gas Conference, 2004, Rio de. Rio Oil and Gas Conference, 2004.

28.
SILVA, L. B.. Rheological Behavior of Portland/polyurethane slurries. In: SBPMat Brazilian MRS Meeting 2004, 2004, Foz do Iguaçu. SBPMat Brazil-MRS, 2004.

29.
SILVA, L. B.; Bezerra, U. T. ; Araújo, Romero G S . Comportamento Mecânico de Compósitso de Cimento. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2004, Rio Grande do Sul, 2004.

30.
SILVA, L. B.; BORGES, Filipe Martel de Magalhães ; Silva, Z. R. ; MELO, Marcus A F . Nanocatalisadores para combustão de n-heptano. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2004, Rio Grande do Sul, 2004.

31.
SILVA, L. B.; BORGES, Filipe M M ; Silva Júnior, Carlos N ; Silva, Z. R. ; PIMENTEL, Patrícia M ; SILVA, José E C da . Caracterização e estudo da fotoluminescência em cerâmica do tipo LA1-XYXCOO3. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2004, Rio Grande do Sul, 2004.

32.
SILVA, L. B.; BRETAS, Rosario e S . Permeaçao ao Oxigênio(O2), Propriedades Mecânicas e Morfologia de Blendas Extrudadas de PET com LCPs. In: Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte/MG. Sétimo Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003.

33.
SILVA, L. B.; Ueki, M. M. ; Barroso, V. C. ; Maia, J. M. ; BRETAS, R. E. S. . Elongational Viscosity of Blends of PET with a LCP. In: Polymer Processing Society, PPS-19, 2003, Grécia. PPS-19, 2003.

34.
SILVA, L. B.; Ueki, M. M. ; MACHADO, R. ; BRETAS, Rosario e S . Oxygen Permeability, microstructure and crystalline orientation of blends of PET with LCP's. In: Polymer Processing Society, PPS-19, 2003, Grécia. PPS-19, 2003.

35.
SILVA, L. B.; Branciforti, M. C. ; BRETAS, Rosario e S . Molecular Orientation in blends of PET and LCP RODRUM LC5000 by polarized infrarede spectroscopy. In: Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte. Sétimo Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003.

36.
SILVA, L. B.; BRETAS, Rosario e S . Propriedades Reológicas e Termo-Mecânica de Blendas de Politereftalato de Etileno(PET) e Cristal Líquido Polimérico Termotrópico(TLCP). In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dfos Materiais, 2002, Natal. 15 Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002.

37.
SILVA, L. B.; Ueki, M. M. ; BRETAS, Rosario e S . Morphology and Thermal Properties of Blends of PET and a LCP after Capillary Flow. In: Polymer Processing Society-PPS-18, 2002, Guimarães. Polymer Processing Society-Eighteenth Annual Meeting- PPS-18, 2002.

38.
SILVA, L. B.; Ueki, M. M. ; BRETAS, Rosario e S . Influência da Taxa de Cisalhamento na Morfologia de Blendas de PET/LCP. In: Congresso Brasileiro de Polímeros, 2001, Gramado. Sexto Congresso Brasileiro de Polímeros, IX International Macromolecular Colloquium, 2001.

39.
SILVA, L. B.; Cardoso, G. ; BRETAS, Rosario e S . Medida de Rugosidade em Superfície de Materiais Poliméricos-Um estudo Comparativo. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2000. 14o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2000.

40.
SILVA, L. B.; BRETAS, Rosario e S . A. Correlation between Morphology and Transport Properties of Blends of PET and a LCP. In: Polymer Processing Society-PP-15, 1999, Hertogenbosch. Polymer Processing Society-Fifteenth Annual Meeting- PPS-15, 1999.

41.
SILVA, L. B.; BRETAS, Rosario e S . Steady-State Rheological behavior and Morphology of Poly(ethylene Terephthalate)/ Liquid Crystalline Polymer Blends. In: Antec, 1998, Atlanta. Antec'98, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, N. F. I. ; SILVA, I. D. S. ; GALVAO, L. S. ; SILVA, L. B. ; Wellen, R. M.R. ; CARVALHO, L. H. ; SANTOS, A. S. F. . Effect of MAPE on the mechanical and thermal properties of biodegradable PHB/babassu composites.. In: 6th International Conference on Biodegradable and Biobased Polymers, 2017, Mons(BE). BIOPOL 2017, 2017. v. 1. p. 1-2.

2.
CARVALHO, A. G. ; SILVA, J. W. R. ; BEZERRA, E. B. ; Araújo, E. M. ; MELO, T. J. A. ; LINS, A. M. D. ; Lucineide Balbino da Silva ; SANTOS, A. S. F. E. . Influence of coir fiber granulometry on melt flow index and water absorption properties of wood plastic composite (wpc). In: XIV Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2015, Rio de Janeiro. XIV Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2015. v. 1. p. 1-1.

3.
CARVALHO, A. G. ; SILVA, J. W. R. ; BEZERRA, E. B. ; Araújo, E. M. ; MELO, T. J. A. ; LINS, A. M. D. ; Lucineide Balbino da Silva ; SANTOS, A. S. F. E. . Influence of coir fiber content on the mechanical and morphological properties of wood plastic composite (wpc). In: XIV Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2015, Rio de Janeiro. XIV Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2015. v. 1. p. 1-1.

4.
MELO, P. M. A. ; SILVA, L. B. ; SANTOS, A. S. F. E. ; Ueki, M. M. ; Lima, S. J. G. . Thermal characterization of high density polyethylene/molluscs shell powder composites.. In: XII Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2013, campos do jordão. XII Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
SOUZA, V. C. ; SILVA, L. B. ; Lima, S. J. G. . Thermogravimetric Analysis of Ultra High Molecular Weight Polyethylene/ascorbic acid.. In: XII Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2013, Campos de Jordão. XII Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2013. v. 1. p. 1-1.

6.
FIGUEIREDO, L. R. F. ; PASSOS, T. A. ; Lima, S. J. G. ; SILVA, L. B. . Thermal and Morphological Characterization of UHMWPE/quasicrystal composites. In: XII Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2013, Campos do Jordão. XII Encontro da SBPMAT- Brazilian MRS Meeting, 2013. v. 1. p. 1-1.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, L. B.; Lima, S. J. G. ; Gomes, R. M. ; Torres, S. M. ; Barroso, V. C. ; Lima, I. C. E. S. G. ; PASSOS, T. A. ; Santos, I. M. G. . Elaboraboração da criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais. 2009.

2.
SILVA, L. B.; Batista, L. S. ; Mota, B. L. ; Souza, M. R. . Projeto de Criação e Implantação do Centro Vocacional Tecnológico em Cerâmica/Emenda Parlamentar. 2007.

3.
SILVA, L. B.; Coelho, R. E. ; Silva, M.C.A. ; Barros, J. A. A. ; Ribeiro, G. M. . Projeto de Implantação do Curso Superior em Engenharia de Materiais no CEFET-Ba. 2007.

4.
SILVA, L. B.; Oliveira, A. M. ; Batista, L. S. ; Padilla, E. P. R. . Projeto de implantação do curso superior de licenciatura em química no cefet-Ba/Unidade de Vitória da Conquista. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. B.. Formulação e caracterização físico-química, reológica e mecânica de cimentos com adição de polímeros3. 2006. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, L. B.. Formulação e caracterização físico-química, reológica e mecânica de cimentos com adição de polímeros2. 2005. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, L. B.. Formulação e caracterização físico-química, reológica e mecânica de cimentos com adição de polímeros1. 2004. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 MELO, P. M. A. ; Bezerra, U. T. ; SILVA, L. B. . CALCINAÇÃO DO RESÍDUO DE CONCHA DE MOLUSCO PARA REDUÇÃO DO TAMANHO DE PARTÍCULAS POR MEIO DA TRANSFORMAÇÃO DA ESTRUTURA CRISTALINA DE ARAGONITA PARA CALCITA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170188019, título: "CALCINAÇÃO DO RESÍDUO DE CONCHA DE MOLUSCO PARA REDUÇÃO DO TAMANHO DE PARTÍCULAS POR MEIO DA TRANSFORMAÇÃO DA ESTRUTURA CRISTALINA DE ARAGONITA PARA CALCITA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 01/09/2017



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, A. S. F. E.; MEDEIROS, E. S.; ALMEIDA, Y. M. B.; SILVA, L. B.. Participação em banca de NATÁLIA FERNANDA INOCÊNCIO SILVA. Desenvolvimento de compósitos de poli(hidroxi-butirato) com fibra do mesocarpo de babaçu para aplicação em embalagens secundárias de alimentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência e Engenharia Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
FUJIYAMA, R. T.; DIAS, C. G. T.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Moacir Kuwahara. Compósitos de Poliéster Reforçados por Fibras de Bambu e Sisal: Características Mecânicas e Aspectos Fractograficos. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pará.

3.
FUJIYAMA, R. T.; DIAS, C. G. T.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Marcelo Pires Saraiva. Laminado de Madeira Reforçada por Fibras Naturais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, L. B.; OLIVEIRA, J. E.; MEDEIROS, E. S.; SILVA, F. D. S. C. M. E.. Participação em banca de Vanessa Castro de Souza. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO ÁCIDO ASCÓRBICO (VITAMINA C) COMO ANTIOXIDANTE NO POLIETILENO DE ULTRA ALTA MASSA MOLAR (UHMWPE). 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SILVA, L. B.; PASSOS, T. A.; Lima, S. J. G.; Rabello, M. S.. Participação em banca de Lucas Ricardo Fernandes Figueiredo. Compósitos de Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular(PEUAPM) e quasicristal(AlCuFe):comportamento térmico e mecânico. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
UEKI, M. M.; OLIVEIRA, J. E.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Patrícia Maria Alves de Melo. Compósitos Particulados de Polietileno de Alta Densidade e Concha de Molusco: Efeito do teor e da Granulometria. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
SILVA, L. B.; Lima, S. J. G.; Araújo, A. S.; Lima, I. C. E. S. G.. Participação em banca de Lourdes Cristina Lucena Agostinho. Estudo da Aplicação dos Quasicristais Al-Cu-Fe em Reações Catalíticas na oxidação do metanol. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SILVA, L. B.; Nascimento, R. M.; Martinelli, A. E.; Paskocimas, C. A.. Participação em banca de Edvaldo Gonçalves Sobral. Construção de células solares de corante fotoexcitáveis utilizando flavonóides de capsicum frutences, pimenta malagueta. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
SILVA, L. B.; Aquino, E. M. F.; Freire Jr., R. C. S.; Marinho, G. S.. Participação em banca de Jorge Fernando de Souza Oliveira. Estudos da Influência da Configuração em Compósitos Poliméricos Híbridos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
PINTO, E. M.; VELOSO, M. F. D.; ARAUJO, V. M. D.; AQUINO, M. S.; CORREIA, E. A. S.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Ana Gomes Negrão. Chapas aglomeradas de fibra da folha do abacaxizeiro ? FFA ? e resina derivada do óleo de mamona para confecção de componentes arquitetônicos. 2018. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, L. B.; SANTOS, A. S. F. E.; Fim, F. C.; LEITE, I. F.; CAMPOS, L. F. A.; NASCIMENTO, M. C. B. C.. Participação em banca de Patrícia Maria Alves de Melo. Estudo da adesão do polipropileno com conchas de moluscos:Efeito dos agentes de acoplamento e dispersão. 2018.

3.
SOUZA, J. A. S.; MACEDO, A. N.; FUJIYAMA, R. T.; RUIVO, M. L. P.; CASTRODEZA, E. M.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Jean da Silva Rodrigues. Estudo da técnica de infusão de resina aplicada à fabricação de compósitos de matriz poliéster reforçados por fibras naturais da Amazônia. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

4.
Martinelli, A. E.; Melo, D. M. A.; SILVA, L. B.; DELMONTE, M. R. B.; ANJOS, M. A. S.. Participação em banca de Carina Gabriela de Melo. INFLUÊNCIA DO NACL e KCL EM SISTEMAS DE PASTAS CONTENDO SÍLICA PARA POÇOS DE PETRÓLEO EM ZONAS EVAPORÍTICAS E CARBONÁTICAS.. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
SILVA, L. B.; Marinho, G. S.; Martinelli, A. E.; Santos, M. L. L. O.; Hidelbrand Jr, L.. Participação em banca de Guilherme Fábio de Melo. Concreto Celular polimérico: adição de resíduo de poliéster insaturado termofixo. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, L. B.; FARIAS, I. L.; Fim, F. C.; CORREIA, E. A. S.. Participação em banca de Eduardo Braga Costa Santos. Caracterização de compósitos poliméricos biodegradáveis reforçados por resíduos de fibra vegetal. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SILVA, L. B.; Fim, F. C.; Wellen, R. M.R.; CAMPOS, L. F. A.; RIES, A.. Participação em banca de Patricia Maria Alves de Melo. Estudo da adesão de polipropileno com concha de molusco:efeito dos agentes de acoplamento e de dispersão. 2016.

3.
PINTO, E. M.; VELOSO, M. F. D.; ARAUJO, V. M. D.; AQUINO, M. S.; CORREIA, E. A. S.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Ana Gomes Negrão. Chapas aglomeradas de fibra da folha do abacaxizeiro ? FFA ? e resina derivada do óleo de mamona para confecção de componentes arquitetônicos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, H. S.; TORQUATO, R. A.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Danusa Araújo de Moura.Obtenção de emulsão a base de parafina para aplicação em fluidos de perfuração base oleosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SILVA, L. B.; Fim, F. C.. Participação em banca de Danusa Araújo de Moura.Caracterização da fibra de piaçava com tratamento térmico superficial e obtenção de biocompósitos poliméricos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SILVA, L. B.; LEITE, I. F.. Participação em banca de Janetty Jany Pereira.Processamento e caracterização mecânica de compósitos poliméricos com resíduos de fibra curta de piaçava. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
FERREIRA, H. S.; TORQUATO, R. A.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Janetty Jany Pereira.Obtenção de zeólita sintética para a produção de fluidos de perfuração base oleosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SANTOS, A. S. F. E.; Wellen, R. M.R.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Sandro Manoel da Silva Junior.Estudo do impacto do resíduo de cola na reciclabilidade de garrafas PET processadas por extrusão indireta com pistão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SANTOS, A. S. F. E.; SILVA, L. B.. Participação em banca de Nichollas G. Jaques.Estudo da cristalização não-isotérmica de nanocompósitos de PBT/ZnO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
SILVA, LUCINEIDE BALBINO; SANTOS, A. S. F. E.. Participação em banca de Ricardo Francisco Alves.ATIVIDADES REALIZADAS NO SETOR DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA PLASTEX. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
Lucineide Balbino da Silva; MEDEIROS, E. S.. Participação em banca de Natália Lacerda Gomes.ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO NA EMPRESA PLASTEX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
OLIVEIRA, J. E.; Lucineide Balbino da Silva. Participação em banca de Robson Cesar Alves de Aquino.Estágio Curricular em Empresa de Processamento de Termoplásticos e Materiais Reciiclados de João Pessoa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, L. B.; Cardoso, G.; Melo, T. J. A.; Araújo, E. M.; Ito, E. N.. Professor Adjunto Efetivo : Sintese de materiais poliméricos. 2009. Universidade Federal da Paraíba.

2.
FEITOSA, J. P. A.; NOGUEIRA, R. E. F. Q.; SILVA, L. B.; PAULA, R. C. M.; RODRIGUES, F. H. A.. Professor Adjunto Efetivo:Propriedades e processamento de materiais poliméricos. 2009. Universidade Federal do Ceará.

3.
NOGUEIRA, R. E. F. Q.; FEITOSA, J. P. A.; SILVA, L. B.; HOLANDA, C. A. M.; LUCENA, S. M. P.. Professor Ajunto Efetivo: Propriedades e Processamento de Materiais Cerâmicos. 2009. Universidade Federal do Ceará.

4.
SILVA, L. B.; MEDEIROS, E. S.; FERREIRA, R. A. H.. Professor Visitante: Catálise. 2009. Universidade Federal da Paraíba.

5.
SILVA, L. B.; Kaschny, J. R.A.; Vieira, S. R.. Professor Substituto: área Resistência dos Materiais. 2008. Instituto Federal da Bahia.

6.
SILVA, L. B.; Anderson Marques; Soares, Z. C.. Professor Substituto: área Química. 2006. Centro Educacional Federal Tecnológico da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Nanotecnologias para o Nordeste. 2009. (Simpósio).

2.
IX Congresso Brasileiro de Polímeros. Compatibilização, Morfologia e Propriedades Mecânicas sob Flexão de Blendas de Polietileno Tereftalato e Cristais Líquidos Poliméricos. 2007. (Congresso).

3.
17° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECIMAT. Caracterizações físico-química e mecânica de compósitos de cimento portland g/ poliuretanas para cimentação de poços de petróleo. 2006. (Congresso).

4.
CBCIMAT. Nanocatalisadores para combustão de n-heptano. 2004. (Congresso).

5.
CBECIMAT. Métodos de Hidrofobização de vermiculita expandida para asorção de petróleo e derivados. 2004. (Congresso).

6.
XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais. Comportamento Mecânico de compósitos de cimento. 2004. (Congresso).

7.
XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Engenharia de Materiais. Caracterização e Estudo da fotoluminescência em Cerâmica do tipo La1-XYXCOO3. 2004. (Congresso).

8.
XVI Congresso Brasileiro de Engenahria e Ciência dos Materiais. Influência do Vanádio nas Propriedades morfologicas e estruturais do titanato de zinco(ZN2TIO4). 2004. (Congresso).

9.
Polymer Processing Society-Eighteenth Annual Meeting- PPS-18. Morphology and Thermal Properties of Blends of PET and a LCP after Capillary Flow. 2002. (Congresso).

10.
XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Propriedades Reológicas e Termo-Mecânica de Blendas de Politereftalato de Etileno(PET) e Cristal Líquido Polimérico Termotrópico(TLCP). 2002. (Congresso).

11.
6o Congresso Brasileiro de Polímeros, IX International Macromolecular Colloquium. Influência da Taxa de Cisalhamento na Morfologia de Blendas de PET/LCP. 2001. (Congresso).

12.
14o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. Medida de Rugosidade em Superfície de Materiais Poliméricos-Um estudo Comparativo. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, A. M. D. SANTOS, A. S. F. E. MACHADO, B. A. S. BARBOSA, J. D. V. FERNANDES, B. S. FORNARI JR., C. C. M. ANDRADE, D. OLIVEIRA, D. L. V. Araújo, E. M. Ito, E. N. CANEDO, E. SILVA, E. A. Cardoso, G. SILVA, J. B. NASCIMENTO, J. H. O. MOITA NETO, J. M. AZEVEDO, J. B. SILVA, L. B. Ueki, M. M. JOSE, N. M. BARBOSA, R. WELLEN, R. M. R. NERY, T. B. R. ALVES, T. S. ALMEIDA, Y. M. B. , et al.GAMA, Z. I. ; 4° Encontro Nordeste de Ciência e Tecnologia de Polímeros. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cristiano Zenaide Paiva Júnior. Influência da incorporação de resíduos de compostos à base de copolímero de etileno e acetato de vinila nas propriedades mecânicas de entressolas de EVA injetado. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Johnnys da Silva Hortencio. Nanocompósitos poliméricos com óxidos de grafeno. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Eduardo Braga Costa. Preparação e caracterização de biocompositos polimérico com fibra natural. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Olívia Bezerra de Macêdo. Efeito de tratamentos superficiais do resíduo de concha de molusco nas propriedades de fluxo, mecânicas e térmicas de compósitos com polipropileno reciclado. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Tainã Fabiane da Silva Fagundes. Estudo comparativo das propriedades mecânicas e térmicas de compósitos de polipropileno modificado com anidrido maleico com bioenchimento de resíduos de conchas de moluscos calcinados. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Dennys Pessoa Pimenta Barbosa. Compósitos particulados de PEAD com concha de molusco modificada superficialmente. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Camila Gomes Moreno. Influencia da fibra de piaçava in natura no comportamento térmico e mecânico de compósitos particulados de Polipropileno reciclado. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Wênnya Joyce Carneiro Rodrigues Ramalho. Otimização da linha de processo por extrusão de filmes poliolefinicos soprados. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Olívia Bezerra de Macêdo. Comportamento mecânico de compósitos reciclados de PPrec/PEAD/concha de molusco in natura e modificado com anidrido maleico. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

4.
Gessyane Pereira Barbosa. Comportamento de fluxo e determinação do teor de cinzas de compósitos reciclados de PPrec/PEAD/concha de molusco in natura e modificado com anidrido maleico. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

5.
Tainã Fabiane da Silva Fagundes. Análise da influência do tipo de processo de mistura na fluidez, resistência ao impacto e morfologia de compósitos de pp/ppam com resíduos de concha calcinados. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

6.
Carolinne Leite Pederneiras. Comportamento de fluxo e térmico de compósitos re-processados de polipropileno reciclado com fibras de piaçava modificadas com NaOH. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
NATÁLIA FERNANDA INOCÊNCIO SILVA. Desenvolvimento de compósitos de poli(hidroxi-butirato com fibra do mesocarpo do babaçu para aplicação em embalagens secundárias de alimentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência e Engenharia Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lucineide Balbino da Silva.

2.
Natalia Fernanda I. Silva. Desenvolvimento de compósitos de PHB com fibras de babaçu. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lucineide Balbino da Silva.

3.
Patrícia Maria Alves de Melo. Compósitos Particulados de Polietileno de Alta Densidade e Concha de Molusco: Efeito do teor e da Granulometria. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

4.
Lucas Ricardo Fernandes Figueiredo. Compósitos de Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular(PEUAPM) e quasicristal(AlCuFe):comportamento térmico e mecânico. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência e Engenharia Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

5.
Vanessa Castro de Souza. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO ÁCIDO ASCÓRBICO (VITAMINA C) COMO ANTIOXIDANTE NO POLIETILENO DE ULTRA ALTA MASSA MOLAR (UHMWPE). 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência e Engenharia Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

Tese de doutorado
1.
Patricia Maria Alves de Melo. ESTUDO DA ADESÃO DO POLIPROPILENO COM CONCHAS DE MOLUSCOS: EFEITO DOS AGENTES DE ACOPLAMENTO E DE DISPERSÃO. 2013. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

Iniciação científica
1.
Janetty Jany Pereira Barros. Processamento e Caracterizações de Compósitos de Polipropileno e resíduos de fibra curta de piaçava após tratamento alcalino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

2.
Camila Gomes Moreno. Processamento e Caracterizações de Compósitos de Polipropileno e resíduos da fibra curta de piaçava. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

3.
Gessyane Pereira Barbosa. Processamento e Caracterização Mecânica de Compósitos de PPr da indústria/PEAD/Concha de Molusco. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

4.
Olívia Bezerra de Macêdo. Processamento e Caracterização Mecânica de compósitos de PP reciclado da indústria modificado com Anidrido Maleico com partículas de PEAD/concha de molusco. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

5.
Gessyane Pereira Barbosa. Processamento e caracterizações de compósitos de termoplásticos reciclado com concha de molusco calcinada superficialmente tratada com polietileno glicol e agentes de acoplamento. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

6.
Olívia Bezerra de Macêdo. Processamento e caracterizações de termoplastico reciclado com concha de molusco calcinada superficialmente tratada com óleo de castanha de caju e agentes de acoplamento. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

7.
Camila Gomes Moreno. Processamento e Caracterizações de Compósitos de Biopolímero e fibra de piaçava tratada com hidroxido de cálcio e silano. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

8.
Janetty Jany Pereira Barros. Processamento e caracterizações de compósitos de biopolímero e fibra de piaçava superficialmente tratada com silano. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

9.
CAMILA GOMES MORENO. Caracterização da fibra de piaçava in natura e obtenção de biocompósitos poliméricos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

10.
JANETTY JANY PEREIRA BARROS. Caracterização da fibra de piaçava com tratamento térmico superficial e obtenção de biocompósitos poliméricos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

11.
DANUSA ARAÚJO DE MOURA. Caracterização da fibra de piaçava com tratamento químico superficial e obtenção de biocompósitos poliméricos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

12.
Hellen C. T. Firmino. Compósitos particulados de polietileno de alta densidade e conchas de moluscos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

13.
Ronaldo Marques de Oliveira Filho. Processamento e caracterização de compósitos de polietileno de alta densidade(pead)/concha de molusco. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

14.
Hugo Plínio de Andrade Alves. Preparação e caracterização de compósitos de polietileno de alta densidade(HDPE)/quasicristal. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

15.
Carlos Maviael de Carvalho. Processamento e caracterização se compósitos de polietileno de PEAD?concha de molusco. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

16.
Rubens Alves Junior, Projeto. Processamento e caracterização de compósitos de polietileno de alta densidade(HDPE)/quasicristal. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

17.
Diego Habib Nolasco dos Santos. Caracterização Mineralógica e Físico-Mecânica de Matérias- Primas empregadas na Fabricação de Blocos Cerâmicos no Município de Vitória da Conquista-Ba.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Centro Educacional Federal Tecnológico da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Danusa Araújo de Moura. CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DE PIAÇAVA COM TRATAMENTO TÉRMICO SUPERFICIAL E OBTENÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

2.
Janetty Jany Pereira Barros. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA, TÉRMICA E MECÂNICA DE COMPÓSITOS DE PP RECICLADO COM RESÍDUO DE FIBRA DE PIAÇAVA. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

3.
Ricardo Francisco Alves. Seleção de Materiais e Controle de Qualidade na Indústria Plastex: Processamento de Termoplásticos. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Indústria Plastex. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.

4.
Natália Lacerda Gomes. Realização de Atividades nos setores produtivos em uma empresa de reciclagem de plásticos. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Materiais) - Universidade Federal da Paraíba, Indústria Plastex. Orientador: Lucineide Balbino da Silva.



Inovação



Patente
1.
 MELO, P. M. A. ; Bezerra, U. T. ; SILVA, L. B. . CALCINAÇÃO DO RESÍDUO DE CONCHA DE MOLUSCO PARA REDUÇÃO DO TAMANHO DE PARTÍCULAS POR MEIO DA TRANSFORMAÇÃO DA ESTRUTURA CRISTALINA DE ARAGONITA PARA CALCITA. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170188019, título: "CALCINAÇÃO DO RESÍDUO DE CONCHA DE MOLUSCO PARA REDUÇÃO DO TAMANHO DE PARTÍCULAS POR MEIO DA TRANSFORMAÇÃO DA ESTRUTURA CRISTALINA DE ARAGONITA PARA CALCITA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 01/09/2017


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Bezerra, U. T.2011Bezerra, U. T. ; ALMEIDA, F. L. P. ; SILVA, L. B. ; Barbosa, N.P. ; PASSOS, T. A. ; Cavalcante, D.G.L. . Production of Filler Aggregate from Waste of Bivalves Molluscs Shells. Journal of Civil Engineering and Architecture (Online), v. 5, p. 363-7359, 2011.


Livros e capítulos
1.
SILVA, L. B.; BRETAS, R. E. S. . Processamento de Blendas PET/LCPs: Propriedades e Orientação Molecular. 1. ed. Saarbrucken-Alemanha: Novas Edições Academicas, 2015. v. 1. 281p .



Outras informações relevantes


Consultorias prestadas a Agencia Nacional de vigilancia Sanitária- ANVISA na Gerencia de Tecnologia de Materiais de Uso Médico- GEMAT, na Sede da Anvisa em Brasília nos períodos de 16/11 a 20/11/2009, de 30/11 a 04/12/2009, de 25/01 a 29/01/2010 e de 08/02 a 12/02/2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 22:38:35