Izabel Cristina de Araujo Cordeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0905745064754853
  • Última atualização do currículo em 17/01/2018


Possui espacialização em Recreação e Lazer pela UNICAMP, mestrado em Antropologia pela UFPE(1999) e doutorado em História pela UFPE (2016). Faz parte do quadro efetivo de professores da Universidade de Pernambuco , atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, capoeira, história e memória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Izabel Cristina de Araujo Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
CORDEIRO, I. C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco.
AV. Agamenon Magalhães s/n
50100-010 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 34236433


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Roda de Capoeira é campo de mandinga?: experiências dos capoeiristas do Recife para afirmação do jogo da Capoeira na cidade., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antonio Paulo de Morais Rezende.
1994 - 1999
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Capoeiras do Recife entre o novo e o antigo: estudo comaprativo entre os grupos da ABADÁ Capoeira e do Centro de Capoeira São Salomão,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria do Carmo Brandão.
Palavras-chave: Capoeira, cultura e modernidade.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Atividades esportivas e de recreação e lazer; Educação.




Formação Complementar


1991 - 1992
Especialização em Recreação e Lazer. (Carga horária: 450h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Caruaruense de Ensino Superior, ASCES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 8


Centro de Capoeira São Salomão, C.C.S.S., Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo como pesquisadora e assessora pedagógica voluntária nesta instituição cultural


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, IPHAN.
2010
Pontinho de Cultura, Ministério da Cultura.
2008
Pontinho de Cultura, Ministério da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CORDEIRO, I. C. A.. "VOCÊ DIZ QUE DÁ NO NEGO, NO NEGO VOC6E NÃO DÁ..." As táticas dos capoeiristas para afirmação do jogo da capoeira em Recife construídas a partir da década de 1980.r. In: erinaldo cavalcanti; geovanni cabral. (Org.). A História e suas pra'ticas de escrita: relatos de pesquisa.. 1ed.RECIFE: Editora da UFPE, 2013, v. 1, p. 7-213.

2.
LORENZINI, ANA RITA ; SANTOS, ANA LUCIA ; CORDEIRO, I. C. A. . PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: A LUDICIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. In: LORENZINI, ANA RITA AT ALL. (Org.). A EDUCAÇÃO FÍSIA E O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: INOVAÇÕES NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. : , 2010, v. , p. 69-81.

3.
SOUZA JUNIOR, MARCILIO ; CORDEIRO, I. C. A. ; PIRES, RICARDO . CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CAPOEIRA NA ESCOLA. In: SOUZA JUNIOR, MARCILIO. (Org.). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TEORIA E POLITICA CURRICULAR, SABERES ESCOLARES E PROPOSTA PEDAGÓGICA. RECIFE: EDUPE, 2005, v. , p. 207-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, I. C. A.; MELO, MARIA DANIELA ; SOUSA, ANGELA . A CULTURA COMO ESPAÇO DE LUTA: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE, CAPOEIRA E CIDADANIA. In: V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2009. ANAIS DO V ENECULT, 2009.

Outras produções bibliográficas
1.
CORDEIRO, I. C. A.. A Mulher entrou na Roda. Recife: Prefeitura Municipal de Recife, 2010 (Livro).

2.
Silva, Claudilene ; CORDEIRO, I. C. A. ; PIRES, RICARDO . A Resistência Corporal dos Africanos no Brasil, in: Catálogo da Cultura Afro-brasileira: Recife Nação Africana. Recife: Núcleo da Cultura Afro-brasileira, 2008 (Capítulo de Catálogo Cultural).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORDEIRO, I. C. A.; PIRES, RICARDO . Capoeira Patrimônio Imaterial do Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Doutorandos de História na Linha de Cultura e Memória - UFPE."Capoeira, capu, maculelê, maracatu; nào é karatê, nem também kung fu, maculelê, maracatu." as interfaces do jogo da capoeira na busca de sua afirmação social no Recife da década de 1980.. 2013. (Encontro).

2.
I Seminário dos Doutorandos em História da Linha de Pesquisa Cultura e Memória do PPGH da UFPE."Na volta que o mundo deu, na volta que o mundo dá, você diz que dá no nego, no nego você não dá". 2012. (Seminário).

3.
V Encontro Cultura e Memória: História, Narrativa e Patrimônio.Considerações da Capoeira como patrimônio imaterial do Brasil: singularidades construídas no processo de inventário de Pernambuco.. 2011. (Encontro).

4.
Capoeira: da Luta pela Liberdade à Educação Libertadora.Projeto Caxinguêles: uma experiência educativa através da Capoeira. 2010. (Seminário).

5.
Encontros Pró-Capoeira. 2010. (Encontro).

6.
Ginga sem Limite. 2010. (Encontro).

7.
XVI CONBRACE III CONICE. Formação em Educação Física & Ciência do Esporte: políticas e cotidiano. 2009. (Congresso).

8.
1º FESTIVAL DE CAPOEIRA PERNAMBUCANO MULHERES GINGANDO RITMADAS POR TRANSFORMAÇÕES.MULHERES GINGANDO RITMADAS POR TRANSFORMAÇÕES. 2008. (Outra).

9.
ENCONTRO PEDAGÓGICO.Participante. 2008. (Encontro).

10.
PROCLAMAÇÃO DO DIA DO MESTRE ACORDEON.Convidada de Honra. 2008. (Outra).

11.
VII ENCONTRO DE CAPOEIRA ANGOLA VIVA MESTRE PAULO DOS SANTOS.Participante. 2008. (Encontro).

12.
III ENCONTRO CAPOEIRA COMO PATRIMONIO IMATERIAL DO BRASIL.PERSPECTIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2007. (Encontro).

13.
V CONGRESSO PERNAMBUCANO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Corpo, cultura e Capeira: algumas considerações. 2007. (Congresso).

14.
1ª REUNIÃO NACIONAL DOS AGENTES DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE.Participante. 2006. (Outra).

15.
6ª Semana Universitária.Formação Profissional em Educação Física para Intervir no Lazer. 2006. (Outra).

16.
ENCONTRO PEDAGÓGICO.Diretrizes Curriculares Nacionais: limites e possibildades; e Reforma Universitária. 2006. (Encontro).

17.
II CONFERÊNCIA ESTADUAL DO ESPORTE E LAZER. CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL DE ESPORTE E LAZER. 2006. (Congresso).

18.
III FORUM DE EDUCAÇÃO FISICA E ESPORTES DA UNIVERSO.EDUCAÇÕA FÍSICA, LAZER E SOCIEDADE: COMO SE ENCONTRA ESTA INTERAÇÃO?. 2006. (Outra).

19.
5ª SEMANA UNIVERSITÁRIA.POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER. 2005. (Encontro).

20.
XIV ENCONTRO PERNAMBUCANO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES.Educação Física frente aos Desafios da Sociedade Contemporânea. 2005. (Encontro).

21.
SOOS-BRASIL.CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Manoel Dantas de Barros Junior. Educação Física e Cidadania: um enfoque sobre o Programa Segundo Tempo em Cupira-PE. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília. Orientador: Izabel Cristina de Araujo Cordeiro.

2.
Maria Ivanilda Oliveira Leal. A Contribuição da Dança para Portadores de Deficiência Mental: uma experência no Programa Segundo Tempo, cidade de Caruaru. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília. Orientador: Izabel Cristina de Araujo Cordeiro.

3.
Elson Araújo de Sales e Silva. Desporto e inclusão social no Projeto Segundo Tempo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília. Orientador: Izabel Cristina de Araujo Cordeiro.

4.
Francisco de Assis Saldanha Fereira. FUTSAL - Jogo e esporte uma relação de intereação no Programa Segundo Tempo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília. Orientador: Izabel Cristina de Araujo Cordeiro.

5.
Andréa Rocha Nogueira. O esporte como eficiente alternativos nas aulas de voleibol do Projeto Segundo Tempo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília. Orientador: Izabel Cristina de Araujo Cordeiro.

6.
Emidio Jose Alves de Santana. Xadrez - Esporte a serviço da escola: um benefício para educação. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília. Orientador: Izabel Cristina de Araujo Cordeiro.

7.
Valdomiro Cavalcanti dos Santos Filho. O esporte e o futsal como formadores de comportamento sociais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Capacitação Continuada em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília. Orientador: Izabel Cristina de Araujo Cordeiro.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CORDEIRO, I. C. A.; PIRES, RICARDO . Capoeira Patrimônio Imaterial do Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Faço parte do Centro de Capoeira São Salomão, que é uma entidade cultural sem fins lucrativos. Atuo como Mestra de Capoeira e assessora pedagógica dos projetos sociais desta entidade. Recebemos o selo de Ponto de Cultura em 2009 do Ministério da Cultura e fomos premiados em 2008 e 2010 como Pontinho de Cultura pelos trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes de comunidades carentes, respeitando e fazendo valer o ECA. Em 2015 recebemos o prêmio de Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do IPHAN.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 3:06:05