Francisco Ari de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4884549948869079
  • Última atualização do currículo em 08/02/2019


Professor Associado, Dedicação Exclusiva - DE, do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação - FACED e do quadro Permanente de Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, da Linha de História e Memória da Educação, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará - GEPHEC. Doutor em Educação Brasileira, pelo PPGE-UFC. Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe - UFS, sob a supervisão do professor Bernard Charlot. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Ari de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, F. A.;Francisco Ari de Andrade;ANDRADE, Francisco Ari de;ANDRADE, FRANCISCO ARI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.
Rua Walderi Uchoa, 01
Benfica
60020-110 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (085) 33667677
URL da Homepage: www.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O ensino superior no ideário político do aciolismo: a ação pedagógica da Faculdade Livre de Direito do Ceará, no período de 1903 a 1912., Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Maria Juraci Maia Cavalcante.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Oligarquia - Educação - Revolução; Oligarquia, modernidade,faculdade; oligarquia-modernidade-projeto escolar-curso juríd.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História e memória da educação brasileira.
1997 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Bancários na via da cooperação: a luta pela educação básica em Fortaleza,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria Juraci Cavalcante Maia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação-cooperativa- gestão colegiada-classe médi.
Grande área: Ciências Humanas
1985 - 1989
Graduação em Filosofia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O Anarquismo e a Desobediência Civil.
Orientador: Carlos D'àlia.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação - FACED=-UFC Professor Permanente do Mestrado Profissional em Avaliação em Políticas Públicas - MAPP-UFC

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 40

Atividades

06/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40


Centro de Ensino Superior do Ceará, FAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 8


Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
História e Memória da Educação


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ: UM ESTUDO POR MEIO DA ANÁLISE DOS ALMANAQUES DO CEARÁ, NO PERÍODO DE 1895 A 1962
Descrição: A presente pesquisa propõe uma investigação no campo da história da educação, a partir de uma análise da seção Informes de Interesse Geral, contida nos volumes do Almanache Estatístico, Administrativo, Mercantil, Industrial e Literário do Estado do Ceara, por trazerem informações e dados sobre a educação escolar no nosso estado. Com tal estudo a necessidade de uma reflexão sobre a evolução da educação, a partir das informações colhidas em tal fonte. Os Almanaques do Ceará se destacam na cultura escrita e dos impressos na nossa realidade social, porque se destinavam ao público letrado da região. Sempre tiveram uma boa aceitação do público leitor em geral, em busca de informação, conhecimento e entretenimento. Em Fortaleza, foram publicados no intervalo histórico de 1895 a 1962..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Erinelda da Costa Paixão - Integrante / Flávio Muniz Chaves - Integrante / Renata Tavares de Oliveira - Integrante / Ana Beatriz Vieira Batista - Integrante / Erbenia Maria Girão Ricarte - Integrante.
2017 - 2018
A literatura como fonte para a pesquisa em História da Educação: imagens literárias da escola brasileira na obra de ficção
Descrição: A presente pesquisa pretende demonstrar a importância da literatura de ficção, como fonte para a pesquisa em história da educação, ao analisar algumas imagens literárias de experiências escolares contidas em algumas obras de escritores nacionais, que se encontram nas plataformas digitais de domínio público. A nossa experiência escolar passa por algumas %u201Cimagens literárias%u201D presentes em algumas narrativas de ficção, com destaque para o gênero romance, no cenário literário nacional, produzidas no último quartel do século XIX e início do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
2016 - 2017
A ESCOLA, A BIBLIOTECA E O CONHECIMENTO: as representações dos alunos acerca da Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, no processo da educação básica
Descrição: A presente pesquisa traz para o debate educacional as representações dos alunos da educação básica acerca do papel da Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, sito no Município de Maranguape, como agente aliado à escola no processo do desenvolvimento do gosto pela leitura e do desenvolvimento da aquisição do conhecimento e da informação. A pesquisa tem como abordagem a história da educação. O universo da investigação são os estudantes do ensino fundamental de 4º e 5º ano do ensino fundamental, porque melhor se adéqua ao universo do público atendido pelo profissional de formação em pedagogia. Por amostragem, conforme as demandas da realidade objetiva da pesquisa de campo, serão aplicados 100 questionários, com questões de múltiplas escolhas, juntos aos alunos matriculados na rede pública a expressar a representação acerca do papel da referida biblioteca, no contexto educacional de Maranguape. Os dados extraídos dos questionários ganharão sentido histórico na medida em que serão capazes de externar os momentos de alegrias, de tensão, de luta, de formação e de resistência dos alunos com o mundo imaginário e social da leitura, no âmbito da proposta pedagógica da biblioteca Capistrano de Abreu em diálogo com as políticas educacionais do estado do Ceará e do município de Maranguape. Ao ser lançada a pergunta acerca da relação dialética entre a leitura e a relação com o conhecimento, as respostas tendem a destacar as representações dos referidas sujeitos escolares acerca do seu grau de pertencimento à escola, numa perspectiva sócio-histórica, tomando como referência o conceito de representação enquanto construção mental de um objeto por um sujeito, historicamente, contextualizada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Rui Martinho Rodriguês - Integrante / Dayana Silva de Oliveira - Integrante / Erinelda da Costa Paixão - Integrante / Flávio Muniz Chaves - Integrante / Julia de Fatima Santos da Silva - Integrante / Francisca Tatiani Carneiro Cruz - Integrante / Tassia Fernandes Ferreira - Integrante / THALYTA VASCONCELOS DO NASCIMENTO - Integrante.
2015 - 2016
Narrativas Docentes: História e Memória de quem gosta de ensinar
Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC. A presente pesquisa traz para o debate educacional as narrativas de um grupo de docentesaposentadas, que durante um período de suas vidas se dedicou ao ofício de ensinar. A pesquisa tem como abordagem a história e a memória da educação. O universo da investigação é um grupo composto por cinco professoras aposentadas do nível de ensino fundamental, da educação básica, da rede pública do Município de Fortaleza..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Rui Martinho Rodriguês - Integrante / Julia de Fátima Santos da Silva - Integrante / Erinelda da Costa Paixão - Integrante.
2014 - 2015
O SIGNIFICADO DO AMBIENTE ESCOLAR NA NARRATIVA DOS ALUNOS: MEMÓRIA, HISTÓRIA E PERTENCIMENTO.
Descrição: A presente pesquisa objetiva compreender o significado do ambiente escolar à luz da narrativa de alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano da rede pública da Educação Básica na cidade de Fortaleza. As narrativas trazidas pelos estudantes serão analisadas como instrumento histórico importante para o entendimento da representação acerca da escola, na medida em que se sintam sujeitos pertencentes a tal espaço, como critério de preservação da memória da escola. A proposta de construção do significado do espaço escolar deve elevar o sentimento de pertencimento do aluno ao ambiente educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
2013 - 2014
Acervo digital da arquitetura escolar para preservação da memória e da história da educação cearense
Descrição: A presente pesquisa se insere no campo da história da educação. Sua proposta é a preservação da memória e da história da educação escolar na cidade de Fortaleza, por meio da construção de um acervo digital composto por imagens da arquitetura escolar da cidade, captadas por meio de uma câmara fotográfica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos - Integrante / Rui Martinho Rodriguês - Integrante.
2012 - 2013
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE CAPTADA NAS PÁGINAS DO ALMANACHE DO CEARÁ: A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL, DE 1895-1962.
Descrição: A presente pesquisa em História da Educação faz uso de ferramentas da tecnologia digital na construção de uma base de dados históricos acerca da cultura escolar cearense, a partir da coleta de dados educacionais contidos nos volumes do Almanache Estatístico, Administrativo, Mercantil, Industrial e Literário do Estado do Ceará. O interstício da coleta de dados para o estudo compreende o ano de 1895, marco da fundação do referido informativo, até o ano de 1962, quando não mais foram publicados e divulgados na cidade de Fortaleza. Tem sido frequente o uso de ferramentas da tecnologia na pesquisa historiográfica, particularmente em história da educação. Não obstante, a pesquisa social vem utilizando da construção de acervos digitais, que acumulam fontes primárias. São notórios os acervos digitais que se encontram nas bibliotecas virtuais à disposição da comunidade acadêmica, interessada em ressignificar passados, por meio da pesquisa historiográfica. Consoante o exposto, eis a natureza de tal pesquisa. Construir um acervo digital sobre fontes históricas que registram a memória da história educacional cearense, a partir de informações contidas nas páginas do Almanache Ceará, no interstício de 1895 a 1962..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / José Gerardo Vasconcelos - Integrante / José Rogério Santana - Integrante / Sâmia Ketley Guerra Assunção - Integrante.
2011 - 2012
RECORTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ: a implantação do grupo escolar, como escola moderna, vist pela imprensa fortalezesse, de 1905 a 1912.
Descrição: Esta pesquisa procura resgatar nos jornais locais da época informações sobre o grupo escolar criado na cidade de Fortaleza, no intervalo de 1905 a 1912. Tais informações são oportunas por permitir que se compreenda o impacto percebido pela sociedade e traduzido pela imprensa. A presente investigação visa rastrear o itinerário da criação e implantação dos grupos escolares na cidade de Fortaleza, como escola de modelo gradual. Inspirada pelos intelectuais republicanos foi fortemente arraigada pelo pensamento liberal e pelas práticas educativas do final do século XIX, advindas das experiências de países europeus e norte-americano. O grupo traduzia uma nova concepção de administração escolar e de orientação curricular, além de uma redefinição do espaço e da geografia do prédio escolar. Como escola pública, o espaço físico era constituído por um conjunto de salas de aula, com mobília adequada, quadro verde e material para lição das coisas e salas para diretoria, secretaria, biblioteca e laboratório. Os alunos eram matriculados em idade escolar e níveis de aprendizagens semelhantes. A regência das salas ficava sob a responsabilidade de professoras diplomadas pela Escola Normal. A presença do diretor na própria unidade de ensino significava a centralização da gestão do processo político-pedagógico, visando o melhor acompanhamento pedagógico e clareza na avaliação dos resultados. O Estado do Ceará criou seu grupo escolar através da Lei de 1905. Em 1907 foi publicado o Regulamento dos Grupos Escolares do estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Sâmia Ketley Guerra Assunção - Integrante / Maria Geanne Moreira da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
RASTROS E ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO CEARENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: a institucionalização dos grupos escolares em Fortaleza ( 1907-1912)
Descrição: A referida pesquisa se insere no campo da história educacional. Tem por objetivo resgatar o tinerário da experiência escolar cearense na Primeira República. O trabalho será desenvolvido por meio da identificação, sistematização e catalogação de fontes acerca da criação e implantação dosgrupos escolares na cidade de Fortaleza, como escola de gradual de inspiração republicana.Aquele modelo de escola foi fortemente influenciado pelo pensamento educacional e pelas práticas educativas do século XIX de países europeus e dos Estados Unidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
2009 - 2010
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO PERÍODO COLONIAL: um rastreamento de fontes sobre a experiência escolar nas Vilas de Índios na Capitania do Ceará
Descrição: Esta pesquisa procura resgatar fontes sobre a experiência escolar colonial indígena, através das aulas régias nas Vilas de Índios na Capitania do Ceará, no final do século XVIII. A presente investigação visa rastrear o itinerário das Aulas Régias nas Vilas de Índios criadas pela política do Diretório do Ministro Marques de Pombal. A ascensão política do Ministro de Estado Sebastião José de Carvalho e Melo foi o prenúncio de transformações liberais no cenário político de Portugal. Adesista ao liberalismo econômico e político do século XVIII, de orientação inglesa, Marques de Pombal propôs reformar as estruturas educacionais do Estado português. As vilas de índios criadas no período colonial no nordeste brasileiro, em particular na Capitania do Ceará, foram unidades políticas, sociais e educacionais, organizadas na órbita do planejamento e do reordenamento territorial da Capitania.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Ceará - Bolsa.
2008 - 2009
RECORTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ: a implantação do grupo escolar, como escola moderna, vista pela imprensa fortalezense, de 1905 a 1912.
Descrição: Esta pesquisa procura resgatar nos jornais locais da época informações sobre o grupo escolar criado na cidade de Fortaleza, no intervalo de 1905 a 1912. Tais informações são oportunas por permitir que se compreenda o impacto percebido pela sociedade e traduzido pela imprensa. A presente investigação visa rastrear o itinerário da criação e implantação dos grupos escolares na cidade de Fortaleza, como escola de modelo gradual. Inspirada pelos intelectuais republicanos foi fortemente arraigada pelo pensamento liberal e pelas práticas educativas do final do século XIX, advindas das experiências de países europeus e norte-americano. O grupo traduzia uma nova concepção de administração escolar e de orientação curricular, além de uma redefinição do espaço e da geografia do prédio escolar. Como escola pública, o espaço físico era constituído por um conjunto de salas de aula, com mobília adequada, quadro verde e material para lição das coisas e salas para diretoria, secretaria, biblioteca e laboratório. Os alunos eram matriculados em idade escolar e níveis de aprendizagens semelhantes. A regência das salas ficava sob a responsabilidade de professoras diplomadas pela Escola Normal. A presença do diretor na própria unidade de ensino significava a centralização da gestão do processo político-pedagógico, visando o melhor acompanhamento pedagógico e clareza na avaliação dos resultados. O Estado do Ceará criou seu grupo escolar através da Lei de 1905. Em 1907 foi publicado o Regulamento dos Grupos Escolares do estado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ
Descrição: A atividade de iniciação docente será desenvolvida por meio de ações didático-pedagógicas interativas com base em leituras e vistas aos espaços culturais que registram a memória da educação da cidade. A meta é aproximar os graduandos em Pedagogia com a história da educação do Ceará através de duas ações estratégicas: 1) Leituras de autores cearenses, da plêiade de produções do NHIME- Núcleo de História e Memória da Educação ? FACED-UFC; 2) Viagem no tempo, por meio de visita ao passado, através de e vivências aos componentes que compõem o acervo cultural e ambiental do nosso Estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.


Outros Projetos


2018 - Atual
LEITURA E AMBIENCIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
2017 - 2017
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
2016 - 2016
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
2015 - 2015
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas. Consoante, percebe-se a necessidade da formação em Pedagogia estar voltada para o desenvolvimento de ações concretas, que levem o formando a uma compreensão crítica da sua realidade sócio-histórica e cultural. Por isso a proposta é integrar os alunos do referido curso, da Faculdade de Educação, em estudos teóricos e práticos acerca da história da educação do Ceará, por meio de uma articulação entre a leitura e a ambiência, contemplada com visitas de campo em componentes culturais e histórico que preservam a memória e a história de nosso estado. Por via de tal estudo, acredita-se estar contribuindo com a abertura de espaços multidisciplinares favoráveis à compreensão da educação cearense, tão necessária à formação integral de um profissional do ensino que tende a intervir, positivamente, no espaço de sua sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Erinelda da Costa Paixão - Integrante.
2014 - 2014
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas. Consoante, percebe-se a necessidade da formação em Pedagogia estar voltada para o desenvolvimento de ações concretas, que levem o formando a uma compreensão crítica da sua realidade sócio-histórica e cultural. Por isso a proposta é integrar os alunos do referido curso, da Faculdade de Educação, em estudos teóricos e práticos acerca da história da educação do Ceará, por meio de uma articulação entre a leitura e a ambiência, contemplada com visitas de campo em componentes culturais e histórico que preservam a memória e a história de nosso estado. Por via de tal estudo, acredita-se estar contribuindo com a abertura de espaços multidisciplinares favoráveis à compreensão da educação cearense, tão necessária à formação integral de um profissional do ensino que tende a intervir, positivamente, no espaço de sua sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Erineldda da Silva Paixão - Integrante.
2013 - 2013
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas. Consoante, percebe-se a necessidade da formação em Pedagogia estar voltada para o desenvolvimento de ações concretas, que levem o formando a uma compreensão crítica da sua realidade sócio-histórica e cultural. Por isso a proposta é integrar os alunos do referido curso, da Faculdade de Educação, em estudos teóricos e práticos acerca da história da educação do Ceará, por meio de uma articulação entre a leitura e a ambiência, contemplada com visitas de campo em componentes culturais e histórico que preservam a memória e a história de nosso estado. Por via de tal estudo, acredita-se estar contribuindo com a abertura de espaços multidisciplinares favoráveis à compreensão da educação cearense, tão necessária à formação integral de um profissional do ensino que tende a intervir, positivamente, no espaço de sua sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Jordana caroline da Silva Pegado - Integrante.
2012 - 2012
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas. Consoante, percebe-se a necessidade da formação em Pedagogia estar voltada para o desenvolvimento de ações concretas, que levem o formando a uma compreensão crítica da sua realidade sócio-histórica e cultural. Por isso a proposta é integrar os alunos do referido curso, da Faculdade de Educação, em estudos teóricos e práticos acerca da história da educação do Ceará, por meio de uma articulação entre a leitura e a ambiência, contemplada com visitas de campo em componentes culturais e histórico que preservam a memória e a história de nosso estado. Por via de tal estudo, acredita-se estar contribuindo com a abertura de espaços multidisciplinares favoráveis à compreensão da educação cearense, tão necessária à formação integral de um profissional do ensino que tende a intervir, positivamente, no espaço de sua sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador / Dayana Silva de Oliveira - Integrante.
2011 - 2011
Leituras e ambiências em história da Educação no Ceará
Descrição: A presente atividade de monitoria busca aproximar os alunos da graduação com a leitura e a vivência em componentes culturais que registram a experiência escolar cearense. Os alunos tem acesso aos textos, discutem os textos num bate papo virtual, acomapnhados pela bolsista e monitorado pelo professor da disciplina História e memória da edcuação.Em momentos, visitam o patrimâonio cultural da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.
2010 - 2010
LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Descrição: O presente projeto tem por meta empreender ações motivacionais para aprendizagens significativas dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de 1° semestre, por meio de leituras e ambiências em história da educação, como atividade interdisciplinar extensiva à disciplina História da Educação e da Pedagogia, como critério de aproximação, de orientação, identificação e permanência dos alunos recém ingresso no curso. Um dos grandes desafios para a formação docente no Brasil, hoje, é a garantia de uma formação interdisciplinar cujo currículo contemple uma integralização de disciplinas capazes de articular os conhecimentos apreendidos e discutidos em sala de aula com atividades práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) .

Integrantes: Francisco Ari de Andrade - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Educação em Debate (UFC)
2015 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
2012 - Atual
Periódico: Diálogos Acadêmicos
2011 - Atual
Periódico: Revista Científica Engrenagem
1974 - Atual
Periódico: Cadernos de Educação


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Cadernos de Educação
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
2011 - Atual
Periódico: Engrenagem
2012 - Atual
Periódico: Diálogos Acadêmicos
2014 - Atual
Periódico: Holos (Natal. Online)
2006 - Atual
Periódico: Cadernos de História
2014 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC)


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Politica Educacional.


Idiomas


Francês
Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
, Lê Bem.
Inglês
Fala Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, FRANCISCO ARI2018ANDRADE, FRANCISCO ARI. A PRÁTICA DA LEITURA, O EXEMPLO E A EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA PRIMÁRIA. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 43, p. 18-34, 2018.

2.
ANDRADE, F. A.2016ANDRADE, F. A.. A escola brasileira representada em duas obras ficcionais no final do século XIX e início do século XX. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 17, p. 1-29, 2016.

3.
ANDRADE, F. A.2016ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. . CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFC: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE EX-ALUNAS DA DÉCADA DE 1970. Teias (Rio de Janeiro), v. 17, p. 01-29, 2016.

4.
ANDRADE, F. A.2016ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; ANDRADE FILHO, J. B. . Heder e a ideia de uma história para a educação da humanidade. REDESCRIÇÕES, v. 2, p. 3-70, 2016.

5.
ANDRADE, F. A.2013ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; LOBATO, Ana Maria Leite . REFLEXÕES SOBRE O ATO DE PESQUISAR EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 07, p. 01-01, 2013.

6.
ANDRADE, F. A.2013ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira . NARRATIVAS EMERGENTES NO ENSINO MÉDIO: DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 1-192, 2013.

7.
ANDRADE, F. A.2013ANDRADE, F. A.. A ONTOGÊNESE DA FACULDADE DE DIREITO DO CEARÁ. Educare (Fortaleza), v. 1, p. 9-09, 2013.

8.
ANDRADE, F. A.2013ANDRADE, F. A.; LOBATO, Ana Maria Leite . A MÃE ENSINA, O FILHO APRENDE AS LIÇÕES DO ABC PELO. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 1, 2013.

9.
ANDRADE, F. A.2012ANDRADE, F. A.; LOBATO, Ana Maria Leite . A criação das Escolas Técnicas Federais no Projeto Nacional Desenvolvimentista: o caso da ETFPa. Engrenagem, v. 03, p. 09-92, 2012.

10.
ANDRADE, F. A.2011ANDRADE, F. A.; LOBATO, Ana Maria Leite . Percurso e itinerário da ETFPA como proposta de profssionalização do ensino na década de 1970. Educação em Debate (UFC), v. 2, p. 09-198, 2011.

11.
ANDRADE, F. A.2011ANDRADE, F. A.. Instrução moral e ofício domésticopara meninas nas Vilas de índio. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, v. 17, p. 09-453, 2011.

12.
ANDRADE, F. A.2006ANDRADE, F. A.. A instrução de primeiras letras no Ceará provincial. Revista do Arquivo Público do Ceará, Fortaleza, v. 02, p. 09-120, 2006.

13.
ANDRADE, F. A.2006ANDRADE, F. A.; BEZERRA, J. A. B. ; CAVALCANTE, Maria Juraci Maia ; LEAO, A. B. . A instrução de primeiras letras no Ceará provincial: uma discussão a partir do rastreamento da lesgialação no governo de José Mrtiniano de Alencar (1834-1837). Reviosta do Arquivo Público do Ceará, v. 01, p. 07-203, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Francisco Ari de Andrade. DOCÊNCIA EM MOVIMENTO. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2019. v. 219. 09p .

2.
ANDRADE, F. A.; MUNIZ, R. F. (Org.) ; RICARTE, E. M. G. (Org.) . Educação: Dilemas e perspectivas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 296p .

3.
ANDRADE, F. A.; RIBEIRO, D. M. (Org.) ; MUNIZ NETO, J. S. (Org.) . Educação Brasileira: caminhos a percorrer. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 260p .

4.
ANDRADE, F. A.; VICTOR, D. M. R. (Org.) . Educação: limites e possibilidades. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 308p .

5.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, D. S. (Org.) ; SOUSA, A. P. P. (Org.) . DOCENCIA , SABERES E PRÁTICAS. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 09p .

6.
ANDRADE, F. A.; SILVA, F. M. D. (Org.) ; CHAVES, F. M. (Org.) . Palvras Docentes. 268. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 09p .

7.
ANDRADE, F. A.; TAHIM, A.P.O (Org.) ; CHAVES, F. M. (Org.) . Educação e Contemporaneidade: Debates e dilemas. 328. ed. Curitiba: CRV, 2017.

8.
ANDRADE, F. A.; SOUSA, J. R. M. A. (Org.) ; MARTINS, M. A. R. (Org.) . Nas trilhas da Educação brasileira: multiplicidade e análises e debates. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. 268p .

9.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. (Org.) ; SILVA, F. M. D. (Org.) . Palavras Docentes. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 258p .

10.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, C. K. B. (Org.) ; CUNHA, W. R. (Org.) . Literatura e Educação: teoria, ensino e práticas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 01. 240p .

11.
ANDRADE, F. A.; MARCAL, E. (Org.) . GESTÃO, ENSINO E TECNOLOGIA: práticas docentes, experiências e as tecnologias digitais. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016. v. 1. 373p .

12.
ANDRADE, F. A.; GUERRA, M. A. M. A. (Org.) ; JUVENCIO, V. L. P. (Org.) ; FREITAS, M. S. (Org.) . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: questões, debates e experiências. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 484p .

13.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. (Org.) ; SILVA, F. M. D. (Org.) . MULHERES E HISTÓRIAS: SEDUÇÃO POR SABRES E AÇÕES. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 308p .

14.
ANDRADE, F. A.; BEZERRA, J. A. B. (Org.) ; CIASCA, M. I. F. L. (Org.) ; ROCHA, A. R. M. E. R. R. M. (Org.) ; MAIA, A. F. M. (Org.) . EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO; rumos, perspectivas e desafios. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016. v. 1. 180p .

15.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo (Org.) ; SANTANA, José Rogério (Org.) ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula (Org.) ; RODRIGUES, R. M. (Org.) . LDB 20 ANOS: política. história e espaços educacionais. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2016. v. 1. 467p .

16.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. (Org.) ; TAHIM, A. P. V. O. (Org.) . EDUCAÇÃO SABRES E PRÁTICAS. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 319p .

17.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira (Org.) . Temas de Educação: olhares e caminhos. 1ª. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1. 240p .

18.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. (Org.) ; ROCHA, L. B. (Org.) . Educação Brasileira - Cenários e versões. 1ª. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1. 260p .

19.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. (Org.) ; ROCHA, L. B. (Org.) ; EUCLIDES, M. S. (Org.) . Educação Brasileira - Aportes e Tendências. 1ª. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1. 240p .

20.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. (Org.) ; ROCHA, L. B. (Org.) . Práticas Educativas: interdisciplinaridade e intertextualidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 01. 293p .

21.
ANDRADE, F. A.; VICTOR, D. M. R. (Org.) ; SILVA, R. C. O. (Org.) . EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RUMOS E PRUMOS. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 9. 416p .

22.
ANDRADE, F. A.; VIANA, C. A. (Org.) ; JESUINO, F. (Org.) ; AQUINO, R. (Org.) . Educação Brasileira - Conceitos e contextos. 1ª. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 01. 395p .

23.
ANDRADE, F. A.. Educação Brasileira em múltiplos olhares. 1ª. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2012. v. 01. 332p .

24.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavraes (Org.) . Ditos e Interditos em Educação Brasileira. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012. v. 1. 194p .

25.
VASCONCELOS, José Gerardo (Org.) ; SANTANA, José Rogério (Org.) ; ANDRADE, F. A. (Org.) ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula (Org.) ; RODRIGUES, R. M. (Org.) . História da Educação: real e virtual em debate. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2012. v. 1. 525p .

26.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavraes (Org.) . Formação de professores e pesquisas em educação: teorias, metodologias, práticas e experiências docentes. 1//. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2011. v. 01. 307p .

27.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo (Org.) ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula (Org.) ; RODRIGUES, R. M. (Org.) ; SANTANA, José Rogério (Org.) . Cultura, Educação, Espaço e Tempo. 1ª. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2011. v. 01. 753p .

28.
ANDRADE, F. A.; SANTANA, José Rogério (Org.) ; VASCONCELOS, José Gerardo (Org.) ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula (Org.) . Fontes, Métodos e Registros para a História da Educação. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2010. v. 01. 279p .

29.
VASCONCELOS, José Gerardo (Org.) ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula (Org.) ; SANTANA, José Rogério (Org.) ; ANDRADE, F. A. (Org.) . História da Educação: nas trilhas da pesquisa. 1ª. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2010. v. 01. 257p .

30.
BEZERRA, José de Arimatea Barros (Org.) ; ANDRADE, F. A. (Org.) ; BASTOS, Tiago Sampaio (Org.) . Projeto Fontes - Instrução pública cearense - manuscritos. 01. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009. v. 01. 81p .

31.
ANDRADE, F. A.. Luzes e Sombras na Educação: o Aciolismo e a criação da Faculdade Livre de Direito do Ceará ( 1903-1912). 1. ed. Fortaleza: Editora INESP, 2008. v. 100. 252p .

32.
ANDRADE, F. A.. Cooperativa Educacional do Ceará: História e Memória. 1. ed. Fortaleza: INESP, 2002. v. 100. 300p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, F. A.; REGINALDO, S. G. . Critica à educação e memorização da linguagem jurídica: por uma humanização nos cursos de direito. In: VANCONCELOS, J.G; XAVIER, A.R. (Org.). Pesquisa pós-doutorais em História e memória da educação. 1ed.Fortaleza: Imprece, 2018, v. 1, p. 13-134.

2.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. ; ALEXANDRE, A. O. C. B. . A educação como prática da liberdade no romance Vidas Secas. In: ANDRADE, F.A; MUNIZ, R.F; RICARTE, E.M.G. (Org.). Educação: Dilemas e perspectivas. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 9-286.

3.
FURTADO, E.D.P ; ANDRADE, F. A. ; COLARES, G. S. . Uma breve história sobre a Educação do Campo no Brasil. In: Francisco Ari de Andrade;Dijane Maria Rocha Victo: Getuliana Sousa Colares. (Org.). Educação: limites e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 09-309.

4.
ANDRADE, F. A.; RICARTE, E. M. G. . DESAFIOS E REFLEXÕES PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: trajetórias, identidades e percursos. In: Maria Saraiva da Silva;Estanislau Ferreira Bié;Henrique Cunha Junior. (Org.). EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E SOCIEDADE: aproximações entre a formação de professores, afetos discentes e valores comunitários. 1ed.Fortaleza: INESP, 2018, v. 1, p. 6-258.

5.
ANDRADE, F. A.; TAHIM, A.P.O ; CHAVES, F. M. . O passo a passo do "Era uma vez". A contação de histórias infantis. In: Francisco Ari de Andrade; Ana Paula de Oliveira Tahim; Flávio Muniz Chaves. (Org.). Educação e Contemporaneidade: Debates e dilemas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 01, p. 09-328.

6.
ANDRADE, F. A.; SOUSA, J. R. M. A. ; MARTINS, M. A. R. . O oficio do aluno. In: Francisco Ari de Andrade; Jaqueline Ramos Macedo Antunes de Sousa; Maria Artemis Ribeiro Martins. (Org.). Nas trilhas da Educação brasileira: multiplicidade e análises e debates. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 09-268.

7.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, D. S. . Interação entre educação formal e não formal e seus possiveis resultado: a escola e o museu. DOCENCIA , SABERES E PRÁTICAS. 328ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 9-.

8.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; OLIVERIA, R.T ; BARRA, T. B. A. . A lei de cotas sociais no curso de Pedagogia da UFC: um diálogo necessário. Dialogos Interdisciplinares. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 09-276.

9.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; GUIMARAES, R. . Tecnicismo e a formação em Pedagogia: estamos retornando aos anos de 1970?. In: Francisco Ari de Andrade; Ana Paula de Oliveira Tahim; Flávio Muniz Chaves. (Org.). Educação e Contemporaneidade: Debates e dilemas. 1ed.: , 2017, v. , p. 09-354.

10.
ANDRADE, F. A.; SILVA, J. F. S. . Sentido e sentimento dos sujeitos do Programa Mais educação na cidade de Fortaleza. In: Francisco Ari de Andrade; Jaqueline Ramos Macedo Antunes de Sousa; Maria Artemis Ribeiro Martins. (Org.). Nas trilhas da Educação brasileira: multiplicidade e análises e debates. 1ed.: , 2017, v. , p. 08-.

11.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. ; SILVA, J. F. S. . A "SEDA" E A "CHITA" NA NARRATIVA FICIONAL: a realção entre os saberes escolares e cotidiano em O Quinze de Rachel de Queiroz. In: ANDRADE, F.A; OLIVEIRA, C.K.B; CUNHA, W.R. (Org.). Literatura e Educação: teoria, ensino e práticas. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 11-249.

12.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira . A Gestão democrática no ensino médio: vozes dissonantes. GESTÃO, ENSINO E TECNOLOGIA: práticas docentes, experiências e as tecnologias digitais. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 1-373.

13.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, D. S. . O Museu e a mediação sociocultural através da educação patrimonial: cidadania e desenvolvimrento social. In: ANDRADE, F.A; GUERRA,.M.A.M A,; JUVENCIO, V.L.P;FREITAS, M.S.. (Org.). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: questões, debates e experiências. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 11-484.

14.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. ; SILVA, J. F. S. . A NORMALISTA ANA FACÓ - A PEDAGOGIA, A LIERATURA E A SALA DE AULA COMO EXERCÍCIO PARA A VIDA. In: ANDRADE, F.A; SILVA, F.M.D; CHAVES,F.M. (Org.). MULHERES E HISTÓRIAS: SEDUÇÃO POR SABRES E AÇÕES. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 13-308.

15.
ANDRADE, F. A.; ANDRADE FILHO, J. B. ; CHAVES, F. M. . UM BALANÇO SOCIO-HISTÓRICO DO DOCUMENTO " A ESCOLA PÚBLICA: A REVOLUÇÃO DE UMA GERAÇÃO" NO CEARÁ. In: ANDRADE, F.A; VASCONCELOS, J.G.;VASCONCELOS JUNIOR, R.E.P; RODRIGUES,R.M.; SANTANA, J.R.. (Org.). LDB 20 ANOS: política. história e espaços educacionais. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2016, v. 1, p. 25-467.

16.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira . Ensino Médio no Brasil: uma reflexão a partir de um marco regulatório. In: Jean Mc Cole Tavares dos Santos; Sandra Regina Paz. (Org.). Políticas, Curriculos, Aprendizagens e Saberes. 1ªed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 09-391.

17.
SILVA, R. C. O. ; ANDRADE, F. A. . O Desenvolvimento do espírito crítico no estudo da história. In: Rui Martinho Rodriguês; Jeimes Mazza Correia Lima; Janote Pires Marques. (Org.). Teorias da História e Pesquisa em Educação. 1ªed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 09-175.

18.
OLIVEIRA, D. S. ; ANDRADE, F. A. ; CHAVES, F. M. . Leituras e ambiências em História da Educação: o Porgrama de Iniciação à docência PIBID e a formação em Pedagogia no Ceará. In: Francisco Ari de Andrade; Elione Maria Nogueira Diógenes. (Org.). Temas de Educação: olhares e caminhos. 1ed.Fortaleza: CRV, 2015, v. 1, p. 09-225.

19.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. . O papel do grupo de estudo na formação docente: uma experiência no curso de Pedagogia. In: Francisco Ari de Andrade;Flávio Muniz Chaves;Luzianny Borges Rocha. (Org.). Educação Brasileira - Cenários e versões. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 09-260.

20.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; GOMES, M. D. G. C. . O Sistema de avaliação da educação básica brasileira na era da globalização. In: Francisco Ari de Andrade;Flávio Muniz Chaves;Luzianny Borges Rocha; Maria Simone Euclides. (Org.). Educação Brasileira - Aportes e Tendências. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 09-225.

21.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. ; SILVA, J. F. S. . A monitoria e as aulas de campo na formação docente: uma experiência no curso de Pedagogia da Faced - UFC. Práticas Educativas: interdisciplinaridade e intertextualidade. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 07-294.

22.
ANDRADE, F. A.; AQUINO, A. L. ; CRUZ, F.T.C . O Plano Nacional do livro didático e o novo material didático de geografia para o ensino médio na EJA nos debates contemporâneos. In: Francisco Ari de Andrade;Flávio Muniz Chaves;Luzianny Borges Rocha. (Org.). Educação Brasileira - Cenários e versões. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 07-260.

23.
ANDRADE, F. A.; SILVA, F. M. D. . A seca de 1915: um diálogo entre rodolfo Teófilo e Rachel de Queiroz. In: José Gerardo Vasconcelos; José Rogério Santana; Lia Machado Fiuza Fialho. (Org.). História, Literatura e Educação. 1ªed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 07-294.

24.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira . Globalização, neoliberalism, Estado e mercado educacional. In: Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante; Inalda Maria dos Snatos. (Org.). História e Política da Educação: teroria e práticas. 1ªed.Maceió: EDUFAL, 2015, v. 1, p. 07-225.

25.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, D. S. . A reflexão e o espaço museológico: pensar, perguntar e refletir. In: VASCONCELOS, J.G; MOTA, Bruna G. N.; BRANDENBURG, C.. (Org.). Filosofia, Cultura e Educação. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. 01, p. 09-286.

26.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; OLIVEIRA, R. L. S. . O processo de implantação do telensino: diverosos olhares. In: SANTANA, J.R.; VASCONCELOS, J.G; FIALHO, L.M.F; VASCONCELOS JR, R. E. P. (Org.). GOLPE DE 1964: História, Geopolítica e Educação. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 1, p. 09-340.

27.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; OLIVEIRA, D. S. ; CHAVES, F. M. . Ciclo de reformass educacionais na América Latina: tendências hegemônicas para o ensino médio. In: Francisco Ari de Andrade;Carlos augusto Viana;Felipe jesuino; Renata Aquino. (Org.). Educação Brasileira - Conceitos e contextos. 1ªed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. 1, p. 19-395.

28.
OLIVEIRA, D. S. ; ANDRADE, F. A. ; LEITE NETO, J. A. . O projeto patrimônio para todos como um diálogo intercultural para valorização dos bens culturais. In: José Gerardo Vasconcelos; José Rogério Santana; Lia Machado Fiuza Fialho. (Org.). História e práticas culturais na educação. 1ªed.Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 1, p. 07-225.

29.
ANDRADE, F. A.. A OBRIGATORIEDADE DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DO CEARÁ. In: Diana Gonçalves Vidal; Elizabeth Figueiredo de Sá; Vera Lúcia Gaspar da Silva. (Org.). Obrigatoriedade escolar no Brasil. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2013, v. 1, p. 09-442.

30.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, F.E. da Silva . CAMINHOS DA ESCOLA PRIMÁRIA EM CASCAVEL-CE: reminiscências da professora Maria Edileusa da Silva. In: VASCONCELOS, J.G; SANTANA, J.R; FIALHO, L.M.F; VICTOR, D.M.R.; XAVIER, A.R; OLIVEIRA, R.L.S. (Org.). PESQUISAS BIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2013, v. 01, p. 15-288.

31.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira . DAS CADEIRAS AVULSAS À "EDUCAÇÃO PARA TODOS": caminhos do ensino secundário brasileiro. In: SANTOS, J.M.C. T; PAZ, S.R. (Org.). ENSINO MÉDIO: Profissão docente, curriculo e novas tecnologia. 1ed.Fortaleza: CRV, 2013, v. 01, p. 11-269.

32.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira . Percurso histórico do Ensino Secundário no Brasil. In: FLORENCIO, A.M.G; DIÓGENES, E.M.N.;CAVALCANTE, M.S.A.O. (Org.). POL´TICAS PÚBLICAS E ESTADO CAPITALISTA: diferentes olhares e discursos circulantes. 1ed.MACEIÓ: Edufal, 2013, v. 1, p. 5-5.

33.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; VICTOR, D. M. R. . A CRIAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO E OS CAMINHOS DO ENSINO SUPERIOR NO CEARÁ. In: VASCONCELOS, J.G.; FIALHO, L.M.F.;SANTANA, J.R.; FLORENCIO, L.R.S.; RODRIGUES, R.M. VICTOR, D.M.R.; OLIVEIRA, S.B.. (Org.). HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ. 1ed.FORTALEZA: edições UFC, 2013, v. 1, p. 12-218.

34.
ANDRADE, F. A.. Balanço do ensino secundário brasileiro no Relatório Gonçalves Dias, século XIX. In: Jean Mac Cole Tavares Sanrtos. (Org.). Enisno Médio: Políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar. 1ªed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 09-220.

35.
ANDRADE, F. A.. Pelo jornal se aprende a ler:. In: José Gerardo Vasconcelos et al.. (Org.). Historia da educação: real e virtual em debate. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. 1, p. 9-524.

36.
ANDRADE, F. A.. A escola de costas para o sertão no romance Vidas Secas. In: Francisco Ari de Andrade; Jean Mac Cole Tavares Santos. (Org.). Ditos e Interditos em Educação Brasileira. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 37-44.

37.
ANDRADE, F. A.. Percurso e itinerário da educação primária no Brasil, no século XIX, sob o enfoque da Reforma Alencar na Província do Ceará. In: Roseane Maria de Amorim; José Batista Neto. (Org.). Memórias e Histórias da Educação: deabtes sobre a diversidade cultural no Brasil. 1ed.Recife: Editora Universitária-UFPE, 2012, v. 1, p. 25-39.

38.
ANDRADE, F. A.. As vilas de indios na capitania do Ceará: catequese, trabalho e educação. In: Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos Júnior; Otávio José Lemos Costa; Josier Ferreira da Silva; Keila Andrade Haiashida; Stanley Braz de oliveira. (Org.). Multiterritorialidades e novas práticas culturais. 1ed.Fortaleza: RDS, 2012, v. 1, p. 02-503.

39.
ANDRADE, F. A.. A escola de costas para o sertão nordestino: a visão de educação na produção imagético-discursiva no romance Vidas Secas. In: José Gerardo Vasconcelos; José Rogério Santana; Lia Machado Fiuza Fialho. (Org.). Imagem, Memória e Educação. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. 01, p. 17-327.

40.
ANDRADE, F. A.. Leituras e ambiências em história da educação por meio de uma ação no programa de iniciação à docência na UFC. Formação de professores e pesquisas em educação:teorias, metodologias, práticas e experiências docentes. 1ªed.Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. 01, p. 09-306.

41.
ANDRADE, F. A.. Fontes, percursos e itinerários na reforma pombalina no Ceará. In: VASCONCELOS, Jo´se Gerardo; SANTANA, José Rogério. (Org.). O pensamento pedagógico hoje. 1ªed.Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. 1, p. 09-234.

42.
ANDRADE, F. A.. "Templo de Civilização" no Ceará: a criação do grupo escolar em Fortaleza, no começo do século XX. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOs, R. Elmo; RODRIGUES, Rui M.. (Org.). Cultura, Educação, Espaço e Tempo. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2011, v. 1, p. 09-753.

43.
ANDRADE, F. A.. A escrita escolar de si e a memória do Liceu do Ceará contada por quem viveu. In: Antonio Carlos Frerreira Pinheiro; Maria das Graças de Loiola Madeira. (Org.). Instituições escolares e escolarização do Nordeste. 1ed.São Luis: EDUFMA; Café e Lapis, 2011, v. 1, p. 07-224.

44.
ANDRADE, F. A.. Padre Cícero Romão entre dois sonhos e o destino da história. In: MADEIRA, Maria das Graças de Loiola; SAMPAIO, Wilson Correia. (Org.). Missionários e beatosn nos sertões nordestinos: ações socializadoras e formativas (seculo XVIII-XIX). 1ªed.MACEIÓ: EDUFAL, 2011, v. 01, p. 09-160.

45.
VASCONCELOS, José Gerardo ; SANTANA, José Rogério ; ANDRADE, F. A. ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula . Rastros e imagnes do Liceu do Ceará pela memória de quem o viveu no limiar do século XX. In: VASCONCELOS, J.G; SANTANA, J. R.;ANDRADE, F.A.; VASCONCELOS JR., R..E.P. (Org.). Fontes, Métodos e Registros para a História da Educação. 1ªed.Fortaleza: Edições UFC, 2010, v. 01, p. 07-276.

46.
ANDRADE, F. A.. Rastros, percursos e itinerários de aulas régias nas vilas de índio da Capitania do Ceará. In: VASCONCELos, José Gerardo; VASCONCELEOS JR, Raimundo Elmo de P; ARAUJO, J. Edvar C. de; QUEIROZ, Zuleide F de; PEREIRA, Ivna de H.; SANTANA, J. Rogério. (Org.). Tempo, Espaço e Memória da Educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo. 1ªed.Fortaleza: Edições UFC, 2010, v. 719, p. 15-719.

47.
ANDRADE, F. A.. AULAS RÉGIAS NA CAPITANIA DO CEARÁ: roteiro para sistematização de fontes da experiência escolar nas vilas de índios. In: Maria Juraci Maia Cavalcante;Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos; Jo´se Edvar Costa de Araújo;Zuleide Fernandes de Queiroz. (Org.). ESCOLAS E CULTURAS: Políticas, tempos e territórios de ações educacionais. 1ed.: , 2009, v. 01, p. 15-447.

48.
ANDRADE, F. A.. A educação e sua conexão com a Modernidade: uma discussão a partir da disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da educação, no curso de Pedagogia da UERN. In: Zacarias Marinho e Jean Mac Cole Tavares Santos. (Org.). Educação, Saberes e Práticas no Oeste Potiguar. 1ªed.Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. 01, p. 11-225.

49.
BEZERRA, José de Arimatea Barros ; Rocha, Ariza Maria ; ANDRADE, F. A. . O Itinerário político da reforma Alencar: legislção e instrução de primeiras letras na Província do Ceará. In: José de Arimatea Barros Bezerra , Ariza Maria Rocha. (Org.). História da Educação: Arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outras rastros. 01ed.Fortaleza: UFC, 2008, v. 01, p. 11-176.

50.
ANDRADE, F. A.. Educação para a saúde no Ceará: A Pedagogia da Vacina nas areias da Fortaleza no início do século XX. In: Maria Juraci Maia Cavalcante; José de Arimatea Barros Bezerra. (Org.). Biografia, Instituições, Idéias, Experiências e politicas Educacionais. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2003, v. 1, p. 07-467.

51.
ANDRADE, F. A.. A Educação para a Liberdade no Ceará. In: Maria Juraci Maia Cavlacante. (Org.). História e Memória da Educação no Ceará. 1ed.Fortaleza: I´mprensa Universitária, 2002, v. 1, p. 7-300.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, F. A.. LICENCIATURA PLENA. O POVO, Fortaleza, p. 3 - 12, 02 out. 2016.

2.
ANDRADE, F. A.. Projeto Luiz Assunção. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, p. 3 - 3, 04 jan. 2004.

3.
ANDRADE, F. A.. A pedagogia da vacina. Jornal Diário do Nordeste, Coluna Opinião, p. 2 - 2, 25 set. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. . O GRUPO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE UMA EXPERIENCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA. In: VIII SEMANA DE PEDAGOGIA, 2016, FORTALEZA. LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. Fortaleza: Edições UFC, 2015. v. 1. p. 1-446.

2.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; BARRA, T. B. A. . A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e seu percurso histórico: reflexões sobre a formação em Pedagogia. In: VIII Seminário Internacional:, 2015, Rio de janeiro. As REDES educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação. Petrópolis: EDU educação, 2015. v. 1. p. 07-225.

3.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. ; SANTOS, J.F.S . A PRÁTICA DO GRUPO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA. In: IX COLOQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON, 2015, Aracaju. EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE - EDUCON. Aracaju: Ediçoes UFS, 2015. v. 1. p. 07-225.

4.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, D. S. . A História e a memória do Museu da Cultura Cearense: contribuindo para a educação patrimonial no Estado do Ceará. In: XIV ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2015, Fortaleza. Centenário da Seca de 1915. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 1. p. 07-225.

5.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. . Historia do Programa de Educação Tutorial e sua importância para formação continuada dos bolsista. In: XIV ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2015, Fortaleza. Centenário da Seca de 1915. Fortaleza: EdUECE, 2015.

6.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. . Curriculo, Identidade e formação do Pedagogo: trajetórias de um curso. In: XIV ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2015, Fortaleza. Centenário da Seca de 1915, 2015. v. 1. p. 24472085.

7.
PAIXAO, E. C. ; ANDRADE, F. A. . A PRÁTICA DO GRUPO DE ESTUDO NA FORMACAO DOCENTE: relato de uma experiência. In: VIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UFC, 2015, Fortaleza. Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB): avanços e desafios na contemporaneidade. Fortaleza: UFC, 2015. v. 1. p. 09-518.

8.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, D. S. ; PAIXAO, E. C. . OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA EM EAD. In: II ENCONTRO REGIONAL DE NARRATIVAS(AUTO)BIOGRÁFICAS: 'POVOS DO CAMPO: MEMÓRIA, SABRES, TRADIÇÃO', 2015, MOSSORÓ. II ENCONTRO REGIONAL DE NARRATIVAS(AUTO)BIOGRÁFICAS: 'POVOS DO CAMPO: MEMÓRIA, SABRES, TRADIÇÃO". MOSSORO: UERN, 2015. v. 1. p. 1-30.

9.
ANDRADE, F. A.; José Melinho Neto ; Flávio Muniz Chaves . A Reforma Educacional de 1968 e a Lei 5.692/71: o tecnicismo pedagógico em questão. In: Encontro Cearense de historiadores da Educação, 2014, Fortaleza. XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação. Fortaleza: Imprece, 2014. v. 1. p. 1-664.

10.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, R. L. S. . De universidade do parlamento cearense a escola superior do parlamento cearense. In: XII Encontro Cearense de Historiadores da Educação, 2014, Fortaleza. Educação, Hstória e Geopolítica no contexto do Pós-1964. Fortaleza: Imprece, 2014. v. 1. p. 1-664.

11.
ANDRADE, F. A.; Júlia de Fátima Santos Silva ; Rosilene Silva teixeira . Historia da educação cearense guardada na arquitetura escolar. In: XII Encontro Cearense de Historiadores da Educação, 2014, Fortaleza. Educação, Hstória e Geopolítica no contexto do Pós-1964. Fortaleza: Imprece, 2014. v. 1. p. 1-664.

12.
ANDRADE, F. A.; LOBATO, Ana Maria Leite . A Pedagogia Moderna na Educação Brasileira no final do século XIX. In: XII Encontro Cearense de Historiadores da Educação, 2014, Fortaleza. Educação, Hstória e Geopolítica no contexto do Pós-1964. Fortaleza: Imprece, 2014. v. 1. p. 1-664.

13.
ANDRADE, F. A.; VICTOR, D. M. R. ; OLIVEIRA, R. L. S. . EDUCAÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL: reflexões sobre a Universidade do parlamento Cearense - UNiPACE. In: VII COLÓQUIO INTERNACIONAL 'EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE', 2013, ARACAJU. VII COLÓQUIO INTERNACIONAL. Aracaju: EdUFS, 2013. v. 1. p. 1-100.

14.
ANDRADE, F. A.. A EJA E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE UM CENTRO EDUCATIVO QUE ACOLHE ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI EM FORTALEZA-CE. In: III SEMINÁRILO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO, 2013, MOSSORÓ. III SEMINÁRILO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO; III SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UERN - CURRICULO, APRENDIZAGENS E SABERES. MOSSORÓ: SENACEM, 2013. v. 1. p. 1-100.

15.
ANDRADE, F. A.. A ARTE E EDUCAÇÃO NA MEDIAÇÃO ENTRE O OBJETO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO MUSEU DO CEARÁ. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO, 2013, MOSSORÓ. VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO; III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UERN - CURRICULO, APRENDIZAGEM, SABERES. MOSSORÓ: SENACEM, 2014. v. 1. p. 1-100.

16.
ANDRADE, F. A.. VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO; III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UERN - CURRICULO, APRENDIZAGEM, SABERES, 2013, MOSSORÓ. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UERN - CURRICULO, APRENDIZAGEM, SABERES. CURITIBA: CRV, 2013. v. 1. p. 1-100.

17.
ANDRADE, F. A.. MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: a busca pelo significado. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO; III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UERN - CURRICULO, APRENDIZAGEM, SABERES, 2013, MOSSORÓ. VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO; III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UERN - CURRICULO, APRENDIZAGEM, SABERES. CURITIBA: CRV, 2013. v. 1. p. 1-100.

18.
ANDRADE, F. A.. "Templo de Civilização" no Ceará: a criação do Grupo Escolar em Fortaleza, no começo do século XX. In: X Encontro Cearenbse de Historiadores da educação/III Encontro Cearaense de Geografia da Educacção, 2011, Fortaleza. X Encontro Cearenbse de Historiadores da educação/III Encontro Cearaense de Geografia da Educacção. Fortaleza: Edições UFC, 2011. v. 01. p. 23-753.

19.
ANDRADE, F. A.. Rastros sobre a educação femin ina no período colonial: instrução moral e ofício doméstico nas Vilas de ìndio doméstico para meninas nas Vilas de Índio. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES. Vitória: EDUFES, 2011. v. 1. p. 8-453.

20.
ANDRADE, F. A.. POLÍTICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CEARÁ: a Faculdade de Direito e o prenúncio da Modernidade escolar, em 1903. In: 19° Encontro de Pesquisa Educacional do Norete e Nordeste, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa: Edições UFPb, 2009.

21.
ANDRADE, F. A.. A educaçã para a saúde no Ceará: a pedagogia da vacina nas areias de Fortaleza no in´cio do século XX. In: II Encontro Cearense de historiadores da educação, 2003, Fortaleza. História, idéias e experiências educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2003. p. 15-467.

22.
ANDRADE, F. A.. A escola de costas para o sertão no projeto educacional dos anos 30. In: XV Encontro de pesdquisa educacional do Norte e do Nordeste, 2001, São Luis. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania. São Luis: UFMA, 2001. v. 1. p. 17-593.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, F. A.. MANIFESTAÇÃO CULTURAL NA FEIRA LIVRE: saber popular e linguagem da cidade. In: XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2013, FORTALEZA. XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. FORTALEZA: UFC, 2013. v. 1. p. 1-100.

2.
ANDRADE, F. A.. Política, Legislação e Reforma do ensino Imperial: um olhar a partir da experiência da Província do Ceará(1834-1837). In: XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2009, Fortaleza. História e Ética. Fortaleza: Edições UFC, 2009. v. 01. p. 01-85.

3.
ANDRADE, F. A.. Sistematização de Fontes Primárias sobre a Reforma Educacional no governo de José Martiniano de Alencar (1834-1837). In: VI Semana de Humanidades da UFC e VI Semana de Humanidades da UECE, 2009, Fortaleza. Memória e Devir. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

4.
ANDRADE, F. A.. Vozes no espaço escolar: avaliando a educação a partir de testemunho dos alunos nas escolas públicas de Mossoró-RN. In: XV ENCOPE, 2008, Mossoró. Educação, cidadania e desenvolvimento, 2008. v. 01. p. 03-58.

5.
ANDRADE, F. A.. Nogueira Acioly: Espírito da Modernidade ou agente do atraso? a Acadêmia Jurídica e o projeto educacional cearense. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Fortaleza. XVI EPENN - Educação, Pesquisa e Deversidade Regional. Aracaju: Editora UFS, 2003. v. 01. p. 05-652.

Artigos aceitos para publicação
1.
ANDRADE, F. A.. A PRÁTICA DA LEITURA, O EXEMPLO E A EDUCAÇÃO MORAL NA ESCOLA PRIMÁRIA. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), 2018.

2.
ANDRADE, F. A.. A obra ficcional e a história da educação: representações da escola na literatura brasileira. Linhas (Florianópolis. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, F. A.. História da Educação, formação em pedagogia e instituições escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; GOMES, M. G.C . Gestão democráticas nas escolas municipais de Sanatana do Ipanema - AL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; BARRA, T. B. A. . A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e seu percurso histórico: reflexões sobre a formação em Pedagogia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, F. A.. A História e a memória do Museu da cultura Cearense: contribuindo para a educação patrimonial no Estado do Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, F. A.. Historia do Programa de Educação Tutorial e sua importância para formação continuada dos bolsista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANDRADE, F. A.. Curriculo, Identidade e formação do Pedagogo: trajetórias de um curso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, F. A.; FERREIRA, T.F ; RAMOS, S.G . Experiência de intervenção pedagógica no Centro Educacional Dom Bosco - CEDB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, J.F.S ; PAIXAO, E. C. . O embate entre a cultura letrada e a cultura sertaneja, a partir da leitura d'O Quinze, de Rachel de Queiroz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAIXAO, E. C. ; ANDRADE, F. A. . O GRUPO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DOCENTE: relaato de uma experiência no Curso de Pedagogia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, F. A.. Historia da educação cearense guardada na arquitetura escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, F. A.. História da Educação e da Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, J.F.S ; TEIXEIRA, R. S. . LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE, F. A.. 'O PROJETO DORINHA': A ARTE E EDUCAÇÃO NA MEDIAÇÃO ENTRE O OBJETO E O ENSINO DE HISTÓRIA NO MUSEU DO CEARÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANDRADE, F. A.. MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: A BUSCA PELO SIGNIFICADO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANDRADE, F. A.. RELATO DE UMA EXPERIENCIA DE ENSINO A DISTANCIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANDRADE, F. A.. A EJA E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE UM CENTRO EDUCATIVO QUE ACOLHE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI EM FORTALEZA-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANDRADE, F. A.. MANIFESTAÇÃO CULTURAL NA FEIRA LIVRE: SABER POPULAR E LINGUAGEM DA CIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, R. L. S. ; VICTOR, D. M. R. . EDUCAÇÃO LEGISLATIVA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A UNIVERSIDADE DO PARLAMENTO CEARENSE - UNIPACE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ANDRADE, F. A.. ENSINO MÉDIO: POLÍTICAS, CURRICULO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ANDRADE, F. A.. ENSINO MÉDIO: DAS CADEIRAS AVULSAS Á REFORMA DA DÉCADA DE 1990 EM DIANTE: QUAIS DESAFIOS?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ANDRADE, F. A.. HISTÓRIA DA PEDAGOGIA NO CEARÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ANDRADE, F. A.. Diálogos entre Educação, Geografia, História e Arquitetura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ANDRADE, F. A.. Pelo Jornal se aprende a ler. "Ensino Inttuitivo: o ABC em seis lições" para a infancia pobre em Fortaleza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ANDRADE, F. A.. A Estrutura e o funcionamento do Curso de pedagogia da UFC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ANDRADE, F. A.. Diálogos entre Educação, Geografia e História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
ANDRADE, F. A.. Trabalho e educação: Formação para novos mundos do trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ANDRADE, F. A.. Instituições e Cultura Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LOBATO, Ana Maria Leite ; ANDRADE, F. A. . A historia da Escola Técnica Federal do Pará de 1967 a 1979, a partir da narrativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
ANDRADE, F. A.. Rastros sobre a educação femin ina no período colonial: instrução moral e ofício domésticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ANDRADE, F. A.. Política, Legislação e organização do ensino no Brasil: a experiência da província do Ceará, sob a égiide da lei Geral de 1827. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ANDRADE, F. A.. Mulheres educadoras na Primeira república no Ceará: a aprofa. Ana Facó na direção do Grupo Escolar em Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
ANDRADE, F. A.. Educação e Emancipação no pensamento humanista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
ANDRADE, F. A.. História da educação brasileira e Instituições escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
ANDRADE, F. A.. A Educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará - fontes itinerários metodológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
ANDRADE, F. A.. A Educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará - fontes itinerários metodológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
ANDRADE, F. A.; SOUSA, Maria Iracema Pinho de . A Escola no imaginário do sertão: paradoxos da modenidade brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
ANDRADE, F. A.. Sistematização de fontes primárias sobre a Reforma Educacional no governo de José Martiniano de Alencar (1834-1837). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ANDRADE, F. A.. POLÍTICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CEARÁ: a Faculdade de Direito e o prenúncio da Modernidade escolar, em 1903. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
ANDRADE, F. A.. Política, Legislação e Reforma do ensino Imperial: um olhar a partir da experiência da Província do Ceará(1834-1837). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
ANDRADE, F. A.. Aulas Régias na Capitania do Ceará: roteiro para sistematização de fontes da experiência escolar nas vilas de índios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
ANDRADE, F. A.. Identificação e catalogação de fontes sobre as aulas régias na Capitania do Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
ANDRADE, F. A.. A escola de costas para o sertão: um livro e um olhar sobre a educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
ANDRADE, F. A.. VOZES NO SILÊNCIO DO ESPAÇO ESCOLAR: avaliando a relação entre os componentes teóricos da política educacional e a prática educativa, a partir dos testemunhos de alunos do sistema público de ensino da cidade Mossoró-RN.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
ANDRADE, F. A.. A Educação para a saúde no Ceará: A pedagogia da vacina nas areias da Fortaleza no incício do século XIX. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
ANDRADE, F. A.. Nogueira Accioly e o espírito da modernidade ou agente do atrso na Primeira República? A Academia Jurídica e o projeto educacional cearense. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
ANDRADE, F. A.. A escola de costas para o sertão no projeto eduacional dos anos 30. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
ANDRADE, F. A.. A Revolução de 1912 e a educação para a liberdade do Ceará. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, F. A.. Dialogos Interdisciplinares. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
ANDRADE, F. A.. Aprendiz, docência e escola: novas perspectivas. Fortaleza, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
ANDRADE, F. A.. EDUCAÇÃO SABRES E PRÁTICAS. CURITIBA, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
ANDRADE, F. A.; SILVA, F. M. D. . MULHERES E HISTÓRIAS: SEDUÇÃO POR SABRES E AÇÕES. CURITIBA, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
ANDRADE, F. A.. ANAIS DA VIII SEMANA DE PEDAGOGIA. FORTALEZA, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
ANDRADE, F. A.. Literatura e Educação: teoria, ensino e práticas. CURITIBA, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
ANDRADE, F. A.. Educação Brasileira: aportes e tendências. FORTALEZA, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
ANDRADE, F. A.. VIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UFC. Fortaleza, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; ROCHA, L. B. . Praticas Educativas: interdisciplinaridade e intertextualidade. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; ROCHA, L. B. ; EUCLIDES, M. S. . Educação Brasileira - Aportes e tendências. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

11.
ANDRADE, F. A.. Temas de Educação: olhares e caminhos. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

12.
ANDRADE, F. A.. Educação Brasileira: cenários e versões. FORTALEZA, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

13.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M. ; ROCHA, L. B. . Educação Brasileira - Cenários e versões. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
ANDRADE, F. A.. Revista Científica Educare. Fortaleza, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

15.
ANDRADE, F. A.. História, memória e educação. Fortaleza, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

16.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula ; SANTANA, José Rogério ; RODRIGUES, R. M. . XI Encontro Cearense de História da Educação ? ECHE I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação ? ENHIME. Fortaleza: Imprece, 2012 (Periódico).

17.
ANDRADE, F. A.. Educação Brasileira em múltiplos olharesd. Fortaleza, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

18.
ANDRADE, F. A.. Ensino Médio em reformas. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

19.
ANDRADE, F. A.. Cadernos de Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2009 (Periódico).

20.
ANDRADE, F. A.. Educação, Saberes e Práticas no Oeste Potiguar. Fortaleza, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ANDRADE, F. A.. Laboratório de Ensino. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, F. A.. PIBIC-UECE. 2018.

2.
ANDRADE, F. A.. Cmissão de Avaliação de Bolsa PDSE. 2018.

3.
ANDRADE, F. A.; XAVIER, A. R. ; CHAVES, F. M. . Comissão de Avaliação. 2018.

4.
ANDRADE, F. A.; SALES, C. M. V. ; BARGUIL, P. M. . Comissão de avaliação interna. 2018.

5.
ANDRADE, F. A.. Programa de Iniciação Científica - PBIC-UECE. 2017.

6.
ANDRADE, F. A.. Programa de Iniciação Científica - UFC - Edital 03/17. 2017.

7.
ANDRADE, F. A.. O Pior professor do mundo e sua (in)falível Filosofia da Educação. 2017.

8.
ANDRADE, F. A.. Banca Examinadora de Concurso. 2017.

9.
ANDRADE, F. A.. Comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2017.

10.
ANDRADE, F. A.. Comissão de Aavaliação Interna - PPGE/UFC Edital 06/2017. 2017.

11.
ANDRADE, F. A.. Comissão de Seleção para Professor Substituto. 2017.

12.
ANDRADE, F. A.. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA LENTE DE LEITURA CRITICA DA UNIVERSIDADE NOS DIAS ATUAIS. 2017.

13.
ANDRADE, F. A.. Edital 03/2017 - Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP. 2017.

14.
ANDRADE, F. A.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 2017/2018. 2017.

15.
ANDRADE, F. A.. A biblioteca e o conhecimento: a representação dos sujeitos usuários acerca da Biblioteca Pública Capistrano de Abreu no processo da aquisição do saber. 2017.

16.
ANDRADE, F. A.. Relatório técnico de resultados da avaliação da produção docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. 2017.

17.
ANDRADE, F. A.. PIBIC-UFC. 2017.

18.
ANDRADE, F. A.. Banca Examinadora de Reconhecimento de titulos. 2017.

19.
ANDRADE, F. A.. CAPES - Edital 03/2017 - Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP. 2017.

20.
ANDRADE, F. A.; ROMERO, J. A. R. ; SALES, C. M. V. . Relatório técnico de resultados da avaliação da produção docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. 2017.

21.
ANDRADE, F. A.. AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DO GUIA DO ESTUDANTE. 2016.

22.
ANDRADE, F. A.. História da educação: a polifonia de um campo. 2016.

23.
ANDRADE, F. A.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2016.

24.
ANDRADE, F. A.. Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará ? UECE,. 2016.

25.
ANDRADE, F. A.. A ESCOLA, A BIBLIOTECA E O CONHECIMENTO: as representações dos alunos acerca da Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, no processo da educação básica. 2016.

26.
ANDRADE, F. A.. Afrodescendencia e afrobrasilidade em luta de Sousa: afirmação da negritude. 2015.

27.
ANDRADE, F. A.. A identidade na educação barsileira nas crônicas de Nelson Rodrigues. 2015.

28.
ANDRADE, F. A.. Alternativa para crise da educação por meio de investimento no capital. 2015.

29.
ANDRADE, F. A.. O sentido da docência no ensino médio Uma compreensão sócio-histórica no Sistema Nacional de Ensino a Nacional de ensino. 2015.

30.
ANDRADE, F. A.. Avaliação de Curso Superiores no Guia do Estudante. 2015.

31.
ANDRADE, F. A.. História da Educação: a polifonia de um campo. 2015.

32.
ANDRADE, F. A.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep).. 2015.

33.
ANDRADE, F. A.; DIEB, M.H ; LINS, S. C. S. . COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓTIO. 2015.

34.
ANDRADE, F. A.. AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DO GUIA DO ESTUDANTE. 2015.

35.
ANDRADE, F. A.. AVALIADOR EM COMISSÃO CIENTÍFICA. 2013.

36.
ANDRADE, F. A.. AVALIADOR DE PROJETO DE DOUTORADO. 2013.

37.
ANDRADE, F. A.. AVALIADOR DE PROJETO DE PESQUISA. 2013.

38.
ANDRADE, F. A.. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCALÇÃO DO CEARÁ. 2013.

39.
ANDRADE, F. A.. Portaria n° 031/2012- Avaliador Instutucional. 2012.

40.
ANDRADE, F. A.. Portaria n° 030/2012 - Avaliador Institucional. 2012.

41.
ANDRADE, F. A.. Portaria n° 032/2012 - Avaliador Institucional. 2012.

42.
ANDRADE, F. A.. Portaria n° 0001 -Comissão Examinadora de Seleção. 2012.

43.
ANDRADE, F. A.. Nucleo Docente Estruturante. 2012.

44.
ANDRADE, F. A.. Avaliador Institucional. 2012.

45.
ANDRADE, F. A.. Comissão julgadora de Concurso Público. 2011.

46.
ANDRADE, F. A.. Comissão Eleitoral para PPGE. 2011.

47.
ANDRADE, F. A.. Comissão Interna de Monografia do Curso de Pedagogia. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; SILVA, R. R. . ENSINO MÉDIO: DAS CADEI9RAS VULSAS A REFORMA DA DÉCADA DE 1990 EM DIANTE - QUAIS DESAFIOS. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ANDRADE, F. A.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano ; ARAUJO, J. E. C. . ENSINO MÉDIO: POLÍTICAS, CURRICULO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo ; LEITE, I. N. . Trabalho e educação: Formação para novos mundos do trabalho. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula ; VASCONCELOS, José Gerardo ; ANDRADE, F. A. . História da educação brasileira e Instituições escolares. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula ; ANDRADE, F. A. ; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira . Instituições e Cultura Escolar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
SANTOS, Jean Mac Cole Tavraes ; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira ; ANDRADE, F. A. . Políticas para o ensino médio e a realidade escolar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula ; RODRIGUES, R. M. ; VASCONCELOS, José Gerardo ; ANDRADE, F. A. ; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano . Diálogos entre Educação, Geografia e História. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. . A literatura como fonte para a pesquisa em História da Educação: imagens literárias da escola brasileira na obra de ficção. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
ANDRADE, F. A.. A ESCOLA, A BIBLIOTECA E O CONHECIMENTO: as representações dos alunos acerca da Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, no processo da educação básica.. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
ANDRADE, F. A.; PAIXAO, E. C. ; SILVA, J. F. S. . Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, J.F.S ; TEIXEIRA, R. S. . O significado do ambiente escolar na narrativa dos alunos: memória, história e pertencimento. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
ANDRADE, F. A.; SILVA, J. F. S. ; PEGADO, J. C. S. ; TEIXEIRA, R. S. . Acervo digital da arquitetura escolar para preservação da meória e da história da educação cearense. 2014. (Relatório de pesquisa).

6.
ANDRADE, F. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E CEARENSE. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO).

7.
ANDRADE, F. A.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE CAPTADA NAS PÁGINAS DO ALMANACHE DO CEARÁ: A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL, DE 1895-1962. 2013. (Relatório de pesquisa).

8.
ANDRADE, F. A.. Programa Escola Ativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, D. S. . O uso das tecnologias em história da educação: leituras e ambiências. 2012. .

10.
ANDRADE, F. A.. FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ: o que disse a imprensa acerca do Grupo Escolar, no início do século XX em Fortaleza. 2012. (Relatório de pesquisa).

11.
ANDRADE, F. A.. LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2012. (Relatório de pesquisa).

12.
ANDRADE, F. A.. LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2011. (Relatório de pesquisa).

13.
ANDRADE, F. A.. RASTROS E ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO CEARENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: a institucionalização dos grupos escolares em Fortaleza (1907-1912).. 2011. (Relatório de pesquisa).

14.
ANDRADE, F. A.. Revista Barsileira de Estudos Pedagógicos - RBEP. 2011. (CONSULTOR AD HOC DE ARTIGO CIENTIFICO).

15.
ANDRADE, F. A.. Consulta Universal de Direta para Coordenação. 2011. (Comissão Eleitoral).

16.
ANDRADE, F. A.. ELEIÇÃO PARA O PPGE NO PERIODO DE 2011-2013. 2011. (Comissão Eleitoral).

17.
ANDRADE, F. A.. REVISTA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (CONSULTOR AD HOC DE ARTIGO CIENTIFICO).

18.
ANDRADE, F. A.. Curriiculo do ensino superior e formação profissional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
ANDRADE, F. A.; ARANHA, F.K.B . A educação indigena no período colonial: um rastreamento de fontes sobre a experiência escolar na Capitania do Ceará. 2010. (Relatório de pesquisa).

20.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, F.E. da Silva ; PONTE, L.M da Rocha . Leituras e ambiências em história da Educação no Ceará. 2010. (Relatório de pesquisa).

21.
ANDRADE, F. A.; PINHO, Maria Iracema . Projeto Escola Ativa. 2010. (Relatório de pesquisa).

22.
ANDRADE, F. A.. Revista Brasiloeira de Estudos Pedagógicos. 2010. (CONSULTOR AD HOC DE ARTIGO CIENTIFICO).

23.
ANDRADE, F. A.. Revista Brasiloeira de Estudos Pedagógicos. 2010. (CONSULTOR AD HOC DE ARTIGO CIENTIFICO).

24.
MEDEIROS, Arilene ; ANDRADE, F. A. ; NASCIMENTO, C. A . XV Concurso Público de Provas e Títulos de Professor de carreira do Magistério Público do Ensino Superior. 2010. (Concurso Público para Professor Efetivo).

25.
ANDRADE, F. A.. XXVIIII Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. 2010. (Iniciação Científica).

26.
ANDRADE, F. A.. Projeto Escola Ativa. 2010. (Coordenador do Projeto de Extensão Escola Ativa).

27.
ANDRADE, F. A.. III ECONTRO DE PESQUISA. 2010. (Encontro de Pesquisa).

28.
ANDRADE, F. A.. Metodologia Científica e Aavaliação Educacional. 2010. (Comissão Preliminar de Concurso Público).

29.
ANDRADE, F. A.. Cadernos de Educação. 2009. (Editoração/Periódico).

30.
ANDRADE, F. A.. I Encontro de Docência no Ensino Superior. 2009. (Encontro de Pesquisa).

31.
ANDRADE, F. A.. FONTES SOBRE A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA CEARENSE, DE 1834 A 1837. 2007. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ANDRADE, F. A.. Poemas do Intervalo. 2009 (Concurso de Poesia Patativa do Assaré).

Demais trabalhos
1.
ANDRADE, F. A.. Indivíduo, educação e sociedade numa perspectiva liberal: Locke x Rousseau. 2008 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRADE, F. A.; NOGUERIA FILHO, C.; XAVIER, A. R.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Erbenia Maria Girão Ricarte. Reminiscência da professora Ruth. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
ANDRADE, F. A.; COSTA, M. A. T.; AMORIM, G. C. C.. Participação em banca de ANTONIA MILENE DA SILVA. O GRUPO ESCOLAR 30 DE SETEMBRO DE MOSSORÓ-RN(1950-1965): UMA ANALISE DO COTIDIANO DA ESCOLA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
ANDRADE, F. A.; BARBOSA, F. V.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Jose Melinho de Lima Neto. O ambiente escolar e a relação com o saber nas narrativas dos alunos do ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
ARAUJO, M. de F. L; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA, G. C. E.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Sônia Maria Soares de Oliveira. Formação de professores e ensino de história da África e cultura afro-brasileira e africana de saberes e práticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
ANDRADE, F. A.; COSTA, M. A. T; BRAZ, A.M.G. Participação em banca de Ana Glícia de Souza Mederiros. As práticas pedagógicas no Grupo Escolar Coronel Solon nas narrativas de professores de Grossos - RN. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
LEAANDRO, A. L. A. L.; COELHO, M. I.S; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Pedro Fernando dos Santos. Memórias que educam: narrativas dos velhos do Quilombo de Santana-PE. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
LEAANDRO, A. L. A. L.; Amorim, Giovna Carla Cardoso; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria da Conceição Fernandes de França. De luta e de letra: a contribuição do Sindicato dos trabalhadores em Educaçãoi Pública do RN para a formação docentes nas vozes das professores militantes. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
GUSSI, Alcides Fernado; ANDRADE, F. A.; JOCA, A.M; CRUZ, D.M. Participação em banca de Julia Candida Soares Menezes Silva. Uma avaliação da política de editais de dança da prefeitura municipal de Fortaleza(2006-2012). 2015. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

9.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Participação em banca de Dayana Silva de Oliveira. A Instituição mesológica e sua relação com a educação: um estudo caso do Museu da Cultura Cearense e suas contribuições para a educação no Ceará. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

10.
MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria Nahir Batista Ferreira. A formação docente e a constituição dos saberes dos professores de História de Icó-Ce. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

11.
COSTA, M. A. T; ANDRADE, F. A.; Ana Lúcia de Oliveira Aguiar. Participação em banca de Ednária Marinho da Costa. As práticas pedagógicas nas narrativas das professoras primárias de APODI-RN (1946-1961). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Alexandre Gonçalves Frota. Uma crítica sobre as instituilções escolares seráficas no Ceará (1917-2012). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

13.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; SALES, J. A. M.. Participação em banca de Ana Michele da Silva Lima. Educação e Saúde: a escola como lócus de higiene no Ceará 91930-1960). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

14.
ANDRADE, F. A.; SALES, J. A. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Raimundo Gomes Ribeiro Junior. As escolas elementares rurais no Ceará: paisagens e protagonismos na Fazenda Almas - Cariré (1940-19500. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

15.
LEANDRO, A. L. A. L.; ANDRADE, F. A.; COSTA, M. A. T. Participação em banca de Emerson Augusto de Medeiros. Do campo à universidade: histórias, saberes, experiências fazeres e a formação no curso de licenciatura Pedagogia da Terra. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

16.
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, F. A.; GUSSI, Alcides Fernado. Participação em banca de Maria Valneide de Oliveira. MAPEAMENTO ANALÍTICO DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NUMA PERSPECTIVA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

17.
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, F. A.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Tânia Roberta da Silva. Avaliação do Programa Mais Educação: a questão da inclusão educacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

18.
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, F. A.; SILVA, Rosimeire Reis. Participação em banca de Elisangela Vale Cunha. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: avaliação do processo de implementação na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Casimiro Montenegro. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

19.
ANDRADE, F. A.; LEAANDRO, A. L. A. L.; COSTA, M. A. T. Participação em banca de Maria Aurélia Sarmento. A Escola Normal Pirmária de Mossoró (1922-1934): narrativas sobre a criação da primeira escola de formação de professores no interior do rio Grande do Norte (1922-1934). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

20.
LEAANDRO, A. L. A. L.; ANDRADE, F. A.; COSTA, M. A. T. Participação em banca de Alex Carlos Gadelha. O Sujeito p´rofessor e sua trajetória (auto)biográfica para o processo de inclusão digital na escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
LEAANDRO, A. L. A. L.; ANDRADE, F. A.; COSTA, M. A. T. Participação em banca de Sílvia Helena de Sá Leitão Morais Freire. O colégio Nossa senhora das Vitórias em Assú - RN: reconstruindo sua práticas educativas (1927-1937). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
CARNEIRO, C. C. B. E. S.; ANDRADE, F. A.; SALES, J. A. M.; LEITE, R. C. M.. Participação em banca de MARIA ELBA SOARES. História e Filosofia das Ciências na Educação científica: percepções e influencias formativas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

23.
MATOS, T. G. R.; MACIEL, R. H. M. O.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Marcízio Weimar Cordeiro Viana Filho. Significados e sentidos do trabalho docente para professores do ensino fundamental I na cidade de Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

24.
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, F. A.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Tania Roberta da Silva. Avaliação do Programa Mais Educação: a questão da inclusão educacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

25.
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, F. A.; SILVA, Rosimeire Reis. Participação em banca de Elizangela Vale Cunha. Programa Mais Educação: avaliação do processo de implementação na Escola Municipal Casimiro Montenegro. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

26.
RIBEIRO, A. P. M.; ROCHA, A. R. M. E. R. R. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Kamile Lima de Freitas Camurça. Mais educação é aprendizagem? Avaliação do programa Mais Educação em Maracanaú, Ceará.. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

27.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; PRADO, Edna Cristina; SILVA, Rosimeire Reis; AMORIM, R. M.; SILVA, Sandra Regina Paz da. Participação em banca de ROSELITO DE OLIVEIRA SANTOS. O Livro e o processo civilizatório em Alagoas: do Gabinete de Leitura à Biblioteca Pública. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

28.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; SALES, J. A. M.. Participação em banca de ANA MARIA LEITE LOBATO. Re-contando a história da Escola Técnica Federal do Pará: a educação profssional em Marcha de 1967-1979. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

29.
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; ANDRADE, F. A.; PRADO, Edna Cristina; SANTOS, I.M.dos; SILVA, Sandra Regina Paz da. Participação em banca de Vânia Maria da Silva Laurentino. A relação entre as avaliações em larga escala e a questão democrática escolar nas escolas públicas estaduais de maceió - impasses democráticos e novas perpspectivas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

30.
VASCONCELOS, José Gerardo; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Inácia Maria Carneiro Thury. Ensino agrícola: um estudo da gênese e das práticas pedagógicas no antigo Patronato Agrícola Manoel Barata-PA(1921-1972). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

31.
CATVALHO, Alba Maria Pinho; PEREIRA, Isabel Cristina Auler; ANDRADE, F. A.; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite. Participação em banca de Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza. Projeto construindo saberes e a formação para o exercício da docência: avaliação do Programa de Prodocência no âmbito da Universidade Federal do Tocantins. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

32.
MUNIZ, Cátia Regina; CARVALHO, Sandra Maria de; ANDRADE, F. A.; GUSSI, Alcides Fernado. Participação em banca de Denilda Caetano de Farias. Acesso e a permanência dos estudantes de orígem popular à educação superior: uma avaliação do programa conexões de saberes na UFT - Capus de Palmas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

33.
GUSSI, Alcides Fernado; ANDRADE, F. A.; AYRES, J. M. M. P; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite. Participação em banca de Cícero Valder Pereira. Polítics de acesso e permanência para estudantes indígenas na Universidade: avaliação da política de cotas da Universidade Federal de Tocantis - UFT. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

34.
ANDRADE, F. A.; BEZERRA, J. A. B.; SANTANA, José Rogério. Participação em banca de Luciana Kellen de Souza Gomes. Memórias DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO MOBRAL EM FORTALEZA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

35.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; SALES, J. A. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de AIDA MEDEIROS SANTOS. A DIOCESE DO CRATO E A IMPORTÂNCIA DO COLÉGIO DIOCESANO PARA A SUA MANUTENÇÃO - 1914-1960. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

36.
MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de GABRIELLE BESSA PEREIRA MAIA. MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: (des)caminhos históricos e críticas a educação no governo Nogueira Accioly (1896-1912). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

37.
PONTES, M. G. O.; ANDRADE, F. A.; MARINHO, C. M.. Participação em banca de Francisco Williame Ferreira de Morais. O Ensino de Filosofia: do seminário à Web.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integ. e Prof. em Computação Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

38.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Katiane Maciel Pereira. Messejana da Educação: a ação educacional da Igreja católica na produção espacial (século XX). 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.

39.
MATTOS, F. L. C. L.; ANDRADE, F. A.; THERRIEN, Jacques; LIMA, Marcos Antonio Martins. Participação em banca de Vera Márcia Ferreira Barreto. Educação empresarial: práticas interventivas educacionais nas micros e pequenas empresas e sua importancia no gerenciamento dos negócios. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.

40.
MATTOS, F. L. C. L.; THERRIEN, Jaccques; ANDRADE, F. A.; LIMA, Marcos Antonio Martins. Participação em banca de Vera Márcia Ferreira Barreto. Práticas Interventivas Educacionais na MPE'S para um melhor desempenho no gerenciamento dos negócios. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.

41.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Participação em banca de Silvaniza Maria Vieira Ferrer. A campanha nacional das escolas da comunidade - CNEC e o "entusiasmo" pela educação do Ceará: o tinerário do ensino secundário de 1958 a 1963. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

42.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Participação em banca de Maria das Graças de Araújo. Traajetórias de formação e profissionalização de professoras leigas do município de Itapipoca/Ce. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

43.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Simone Vieira de Mesquita. Ensino militar no Ceará: Colégio militar de Fortaleza e sociedade cearense de 1962. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

44.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; MELO, Salania Maria Barbosa. Participação em banca de Gabrielle Bessa Pereira Maia. Vozes da república: (des)caminhos históricos, modernidade e criticas da educação. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

45.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Antonio Kinsley Bezerra Viana. Trabalho e Educação no campo: o papel das escolas agricolas na (re) construção do espaço agrário cearense. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.

46.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Aida Medeiros Ramos. A Diocese do Crato e a importância das escolas confecionais paea sua manutenção 1914-1960. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

47.
ANDRADE, F. A.; BEZERRA, J. A. B.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavraes. Participação em banca de Ana Maria Leite lobato. A educação profissional e o desenvolvimento da Amazônia em marcha: a Escola Técnica Federal do Pará nno contexto das reformas educacionais de 1967 a 1979. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

48.
CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Participação em banca de Mirelle Araújo da Silva. A Função do jornal O Lavrador como meio difusor da formação do professor ruralista de Juazeiro do Norte. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

49.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRADE, F. A.; SOARES, Maria Elias. Participação em banca de Laura Alves de Sousa. Análise das representações sociais da comunidade interna da universidade Federal do Ceará - UFC acerca da auto-avaliação institucional.. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Porfissionalizante em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

50.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Participação em banca de José Lima Teixeira. Auto-Avaliação das Casas de cultura estrangeiras: contribuição à avaliação institucional da Universidade Federal do Ceará. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Porfissionalizante em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

51.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; RIBEIRO, Luis Távora Furtado. Participação em banca de katiane Maciel Pereira. Messejana da Educação: a relação entre espaço, Igreja e Educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.

52.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Participação em banca de Maria das Graças Araújo. Vidas de professoras leigas do Município de Itapiuna-Ceará: um estudo das trajetórias de formação nas décadas de 1970 a 1990. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

53.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Maria do Socorro de Assis Braun. Educação Profissional - SENAI - Ceará. Gênese e evolução 1940-1980. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

54.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavraes. Participação em banca de Silvaniza Maria Vieira Ferrer. A Campanha Nacional das escolas da comunidade - CNEC e o "entusiasmo" pela educação do Ceará: o tinerário do ensino secundário de 1940 a 1961. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

55.
MATTOS, F. L. C. L.; THERRIEN, Jaccques; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Vera Márcia Ferreira Barreto. Práticas Interventivas educacionais nas MPES para um melhor desempenho do gerenciamento dos negócios. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.

56.
MATTOS, F. L. C. L.; THERRIEN, Jaccques; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Vera Márcia Ferreira Barreto. Práticas Interventivas educacionais nas MPES para um melhor desempenho do gerenciamento dos negócios. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará.

57.
Samuel Façanha Salmito; SILVA, Roberto Antonio de Souza; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de RICARDO CESAR DE OLIVEIRA BORGES. AS COMPETÊNCIAS DOS GESTORES DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS DE MODA: multicasos na Av. Mons. Tabosa em Fortaleza-Ce. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual do Ceará.

58.
BEZERRA, José de Arimatea Barros; OLIVEIRA, C. T. F.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de MARIA LANÚCIA DE MOURA. MEMÓRIAS DE QUEM TEM MUITO A CONTAR: os protagonistas e a história da educação do Tabuleiro do Norte-Ce. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
TROMPIERI FILHO, N.; ANDRADE, F. A.; PONTES JR, J. A. F.; BRAGA, A. E.; CARVALHO, W. R. L.. Participação em banca de Alberto Filho Maciel Maia. Avaliação das contribuições do Projeto Diretor de turma (PPDT)para a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais de ensino médio em Fortaleza. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; ALMEIDA, G. M. A.; MARTINS, E. S.. Participação em banca de Maria das Graças Araújo. O Ginásio Escola Normal Virgílio Távora e sua contribuição para a formação de docentes no Maçico de Baturité-Ce. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
ANDRADE, F. A.; ROCHA, A. R. M. E. R. R. M.; CIASCA, M. I. F. L.; SILVA, I.B; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Flavio Muniz Chaves. A formação docente nos percursos e itinerários dos projetos pedagógicos do curso de pedagogia da Faculdade. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; XAVIER, A. R.. Participação em banca de Roberto da Silva Junior. Instituto Carneiro de Mendonça: histórias, memórias e práticas educativas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
ANDRADE, F. A.; SANTANA, José Rogério; RODRIGUES, R. M.; DUARTE JUNIOR, R.; BARBOSA, F. V.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Maria Patrícia Morais Leal. HISTORIA E MEMÓRIA DA CRIAÇÃO DA FUNEDUCE E UECE: ENTRE NARRATIVAS E DOCUMENTOS OFICIAIS. 2017.

6.
SOUZA, J. R. F.; OLINDA, E. M. B.; COSTA, E. A. S.; CARVALHO, S. M. G.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de ANGELA MARIA EUGENIO LOPES. EDUCAÇÃO DE ADULTOS E ESCOLAS "SOBRE OS TRILHOS" DAS TEORIAS CLASSICAS DA AMISTRAÇÃO E DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

7.
LINHARES, A. M. B.; SOUZA JUNIOR, A. F.; LOPES, R. G. C.; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo. Participação em banca de EVALDO CAVALCANTE MONTEIRO. ESTRANGEIROS NO TERRITORIO DE VIDA? UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO SOCIAL DA VELHICE. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

8.
SALES, J. A. M.; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, M. de F. L; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. D.; LOPES, F. M. N.. Participação em banca de AUSTELINO FERNANDES LOPES TAVARES. HISTORIA COMPARADA DA COSNTITUIÇÃO DE SABRES DOCENTES DE PROFESSORES NO BRASIL E EM CABO VERDE(1990-2010). 2017.

9.
SANTANA, José Rogério; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, A. R.; SOARES, E. L. R.. Participação em banca de ROsivalda dos Santos Barreto. BOM JUÁ E A PLATAFORMA: TERRITORIOS QUE ENSINAM O PATRIMÔNIO CULTURAL À INFÂNCIA - SALVADOR - BAHIA. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

10.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; BARBOSA, F. V.; VASCONCELOS, José Gerardo; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Jose Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque. A FORMAÇÃO JURÍDICA NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ? UFC,NAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS ACADÊMICOS.. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

11.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; ALBUQUERQUE, L.B; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; GONCALVESALVES, R. M. P.. Participação em banca de Raimunda Rodrigues Maciel Lima. Narrativas de si: ser professora, historia de vida e formaçãod e duas educadoras. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

12.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; Otávio José Lemos Costa; Christian Denny Monteiro de Oliveira. Participação em banca de Stanley Braz de Oliveira. A Geohistória de Teresina na perspectiva das ações da Igreja Católica, no âmbito da educação - 1903-1963. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.

13.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; CASTELO, S. C.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Janote Pires Marques. ESCOLAS MILITARES DO EXÉRCITO: A formação, seus mitos e ritos(1989-1931). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

14.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, R. M.; CASTELO, S. C.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano. Participação em banca de Regina Cláudia Oliveira da Silva. O LEGADO EDUCACIONAL DE GUSTAVO BARROSO E A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA NACIONAL. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

15.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, R. M.; SALES, J. A. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Ednea do Nascimento Carvalho. A interiorização do ensino superior na Amazônia: o caso de Santarém no Oeste do Pará - 1985 a 2010. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.

16.
ANDRADE, F. A.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavraes; VASCONCELOS, José Gerardo; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Dijane Maria Rocha Victor. A criação do Curso de Moda da UFC: história, memória e narrativas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

17.
VASCONCELOS, José Gerardo; ANDRADE, F. A.; Rocha, Ariza Maria; RODRIGUES, R. M.; ARAUJO, J. E. C.. Participação em banca de João Aírton de Matos Pontes. Da " Suficiencia" à graduação: percursos da formação em Educação Física no Ceará (1950-1970). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

18.
LEITE, R. H.; ANDRADE, F. A.; SOUSA, A. C.; PONTE NETO, J. J. S.; MOREIRA, R. V. O.. Participação em banca de Kílvia Souza Ferreira. Ser professor em Cursos de Direito em Fortaleza: visão fenomenológica. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

19.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; ANDRADE, F. A.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; CASTELO, S. C.. Participação em banca de Jeimes Mazza Correia Lima. Entre dois agostos: Conselho Estadual do Ceará na década de 1970-1979. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

20.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; SILVA, Samara Mendes Araújo; DIAS, Ana maria Iório. Participação em banca de RAIMUNDO LENILDO DE ARAÚJO. Ensino de Geografia: perspectiva histórico-cultural no Brasil republicano. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

21.
ANDRADE, F. A.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; VASCONCELOS, José Gerardo; FELDENS, D. G.. Participação em banca de ROBSON CARLOS DA SILVA. As Narrativas dos mestres e a historia da capoeira em Teresina-Pi: do pé do berimbau aos espaços escolares. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

22.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; LIMA, L. C.; COSTA, O. J. L.. Participação em banca de ELUZIANE GONZAGA MENDES. A história da formação da Geografia cearense: entre o saber, o conhecimento científico e a docência ( 1887-1947). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

23.
VASCONCELOS, José Gerardo; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Adriana Valéria Santos Diniz. Entre Educación, formación e trabajo: modos biográficos de tanciones formativo-professionales de sujetos adultos en España y en Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

24.
VASCONCELOS, José Gerardo; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de João Aírton de Matos Pontes. Da "suficiência" a graduação: percursos de formação em Educação Física no Ceará - 1950-1970. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

25.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Adriana Valéria Santos Diniz. Entre Educacion, formacion y trabajo: modos biograficos de transiciones formativo - professonales de sujeitos adultos en España y en Brasil.. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

26.
BEZERRA, José de Arimatea Barros; BRANDAO, Maria de Lourdes Peixoto; SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho; ANDRADE, F. A.; BARBOSA, F. C. Jacinto. Participação em banca de Marlene Lopes Cidrack. Escola Agnes June Leith: formação e práticas curriculares de visitadoras de alimentação (1944-1966). 2010.

27.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Gildênia Moura de Araújo Almeida. Mulheres beletristas e educadoras: Francisca Clotilde nas sociedade do Ceará provinciano. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

28.
ARRAES NETO, Enéas de Araújo; RUIZ, Erasmo Messa; ANDRADE, F. A.; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; MENDES, José Ernandi. Participação em banca de Isaías Batista Lima. Utopia Concreta, esperança e educação: o princípio esperança de Ernst Bloch como filosofia da educação. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

29.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; LIMA, Marinalva Vilar de; QUEIROZ,Zuleide Fernandes. Participação em banca de Paula Cristina de Lyra Santos. Católicos no Cariri: embates em torno da formação cristâ 1860-1965). 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

30.
BEZERRA, José de Arimatea Barros; LEAO, A. B.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Arizia Maria Rocha. A GÊNESE DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORTALEZA "BELLE ÉPOQUE". 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

31.
BEZERRA, José de Arimatea Barros; LEAO, A. B.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria Goretti Lopes Pereira. A ESCOLA NORMAL DO CEARÁ: Núcleo de mediação da política educacional(1930-1950). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
TROMPIERI FILHO, N.; BRAGA, A. E.; PONTES JR, J. A. F.; CARVALHO, W. R. L.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Alberto Filho Maciel Maia. Avaliação das contribuições do Projeto Diretor de turma (PPDT)para a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais de ensino médio em Fortaleza. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; ANDRADE, F. A.; XAVIER, A. R.. Participação em banca de Roberto da Silva Junior. Histórias e memórias do Instituto Carneiro de Mendonça. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
VASCONCELOS, José Gerardo; ANDRADE, F. A.; XAVIER, A. R.; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; LIMA NETO, F. F.. Participação em banca de Tania Gorayeb Sucupira. Movimento Estduantil na UFC: narrativas da ocupação da Faced em 2016. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
ANDRADE, F. A.; ROCHA, A. R. M. E. R. R. M.; ALBUQUERQUE, L.B; SILVA, I. B.. Participação em banca de Flavio Muniz Chaves. Formação docente nos percursos e itinerários dos projetos pedagógicos do Curso de Pedagogia da FACED-UFC entre 1987 e 2007. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; RODRIGUES, R. M.; DUARTE JUNIOR, R.. Participação em banca de DAYANA SILVA DE OLIVEIRA. AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA DE ARTES E OFICIO THOMAZ POMPEU SOBRINHO NA PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMONIO CULTURAL CEARENSE. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

6.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; SILVA, S. M. A.; MARTINS, E. S.. Participação em banca de JO´SE ANTONIO GABRIEL NETO. OS PESQUISADORES VAO A SALA DE AULA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO CEARÁ(2004-2016). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

7.
XAVIER, A. R.; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de ROBERTO DA SILVA JUNIOR. HISTORIA E MEMORIA DA ESCOLA SANTO ANTONIO DO BURACO EM MARACANAU. 2017.

8.
ANDRADE, F. A.; BARBOSA, F. V.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Maria Patrícia Morais Leal. HISTORIA E MEMÓRIA DA CRIAÇÃO DA FUNEDUCE E UECE: ENTRE NARRATIVAS E DOCUMENTOS OFICIAIS. 2017.

9.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, M. de F. L; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de MARIA DAS GRAÇAS DE ARAUJO. O GINÁSIO ESCOLA NORMAL VIRGILIO TAVORA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE DOCENTES NO MACILO DE BATURITÉ/CE (1958-2003). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

10.
ANDRADE, F. A.; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; BARBOSA, F. V.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Participação em banca de Jose Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque. A FORMAÇÃO JURÍDICA NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ? UFC,NAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS ACADÊMICOS.. 2016.

11.
ANDRADE, F. A.; BARBOSA, F. V.; CIASCA, M. I. F. L.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Ciro Nogueira Filho. A Ação pedagógica da coluna Olimpiada de matemática pelo jornal O POVO na cidade de Fortaleza, de 1987 a 1996. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

12.
SOUZA, J. R. F.; OLINDA, E. M. B.; ANDRADE, F. A.; COSTA, E. A. S.; CARVALHO, S. M. G.. Participação em banca de Angela Maria Eugenio Lopes. Educaçãod e adultos, escolas e as teorias classicas da administração: o caso da rede Ferroviária Federal S/A - REFFSA, no Ceará de 1970-1975. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

13.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; GONCALVESALVES, R. M. P.. Participação em banca de Raimunda Rodrigues Maciel Lima. Narrativas de si: ser professora, historia de vida e formaçãod e duas educadoras. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

14.
ANDRADE, F. A.; CIASCA, M. I. F. L.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Participação em banca de Ciro Nogueira Filho. A coluna olimpiada de matemática do Jornal O POVO: histórias, memórias e narrativas docentes no cenário educacional cearense - 1987/1997. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

15.
ANDRADE, F. A.; ARAUJO, F. R.F; RODRIGUES, R. M.; BARBOSA, F. V.. Participação em banca de José Candido Lustosa Bittencourt de Albuquerque. A formação juridica no Brasil; uma análise do curso de Direito da UFC, sob a luz dos sujeitos acadêmicos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

16.
ANDRADE, F. A.; DIAS, Ana maria Iório; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Participação em banca de Flavio Muniz Chaves. A formação docente ás séries iniciais nas versões dos Projeto pedagógicos do Curso de Pedagogia da UFC. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

17.
SANTANA, José Rogério; ANDRADE, F. A.; FIALHO, L. M. F.. Participação em banca de Karla Colares Vasconcelos. Os museus virtuais e os fenômenos educacionais: um estudo de caso das práticas educativas digitais em Museus. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

18.
VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Tereza Maria da Silva Ferreira. Propostas, percursos e possibilidades de práticas educativas nos tratamentos para drogadicção de crack. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

19.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; CIASCA, M. I. F. L.. Participação em banca de Thirza Maria Bezerra Binda. A história do projeto missionário educativo franciscano capuchinho no Norte e Nordeste do Brasil à luz das missivas de Frei João Pedro de Sexto São João (1894-1913). 2014.

20.
VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; FIALHO, L. M. F.. Participação em banca de Faviani da Silva. O caso Sady e Àgaba na Parahyba do Norte de 1923: educação, política e justiça. 2014.

21.
ANDRADE, F. A.; CIASCA, M. I. F. L.. Participação em banca de Thirza Maria Bezerra Binda. A história do projeto missionário educativo franciscano capuchinho no Norte e Nordeste do Brasil à luz das missivas de Frei João Pedro de Sexto São João (1894-1913). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

22.
RODRIGUES, R. M.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Janote Pires Marques. ESCOLAS MILITARES DO EXÉRCITO: A formação, seus mitos e ritos(1989-1931). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

23.
CARVALHO, Sandra Maria de; José Ribamar Furtado Souza; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Ângela Maria Eugênio Lopes. Alfabetização da RFFSA no Ceará: uma história a ser contada no Ceará, no final da década de 1960. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

24.
ANDRADE, F. A.; SALES, J. A. M.; RIBEIRO, Luis Távora Furtado. Participação em banca de Ana Lúcia da Silva Vasconcelos. INSTITUTO BOM PASTOR: heterotopia, educação corretiva e memória(1925-1945). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

25.
VASCONCELOS, José Gerardo; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Robério Augusto Leal Sacramento. Vou pra rua! narrativas de estudantes no centro da cidade de Fortaleza. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

26.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo; RODRIGUES, R. M.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Participação em banca de Dijane Maria Rocha Victor. A criação do Curso de Moda da UFC: história, memória e narrativas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

27.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Daniele Barbosa Bezerra. Joaquim Nogueira: percurso profissional, projetos escolares e práticas educacionais (1904-1932). 2013.

28.
VASCONCELOS, José Gerardo; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; MACHADO, C. J. S.; CAVALCANTE, L. E.. Participação em banca de Ùrsula Lima Brugge. Literatura, filosofia e educação da mulher: a construção do feminino na obra de Jorge Amado. 2013.

29.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; CASTELO, S. C.. Participação em banca de Jonote Pires Marques. Formação de oficiais nas escolas militares do Exército (1889-1905). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

30.
ANDRADE, F. A.; SALES, J. A. M.; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de ANA MARIA LEITE LOBATO. "Templo de civilização" na educação republicana no Pará: o pedagógico, o político e o religioso na institucionalização do grupo escolar no final do século XIX e início do século XX X. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

31.
ANDRADE, F. A.; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Regina Cláudia Oliveira da Silva. O LEGADO EDUCACIONALDE GUSTAVO BARROSO E A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA NACIONAL. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

32.
VASCONCELOS, José Gerardo; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de ROBSON CARLOS SILVA. AS NARRATIVAS DOS MESTRES E A HISTÓRIA DA CAPOEIRA EM TERESINA-PI: do pé do berimbau aos espaços escolares oficiais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

33.
ANDRADE, F. A.; GUSSI, Alcides Fernado; BEZERRA, J. A. B.; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite. Participação em banca de Solange Maria Colares Garcia. Avaliação do Programa Mais Educação no Sistema Público de Ensino de Fortaleza. 2012.

34.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRADE, F. A.; THOMAZ, A. C. F.. Participação em banca de JOÃO FERREIRA DE LAVOR. Qualidade da gestão dos cursos de graduação da Universidade federal do Ceará e conceito preliminar de curso do IBEP/MEC: em busca de relações. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

35.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; COSTA, Otávio José Lemos; LIMA, L. C.. Participação em banca de ELUZIANE GONZAGA MENDES. A história da formação da Geografia cearense: entre o saber, o conhecimento científico e a docência ( 1887-1947). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

36.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; ROCHA, A. R. M. E. R. R. M.. Participação em banca de HELENA DE LIMA MARINHO RODRIGUES ARAÚJO. Historia de vida de professoras primárias sobre a sua formção na Escola Normal do Ceará(1958-1960). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

37.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano. Participação em banca de JEIMES MAZZA CORREIA LIMA. Entre dois agostos: o Conselho de educação do Ceará durante o período ditatorial (1970-1979). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

38.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; COSTA, M. A. T; VASCONCELOS, José Gerardo. Participação em banca de ANA LUCIA DA SILVA VASCONCELOS. O Instituto Bom Pastor e a instrução ferminina: "educar por amor" para a moralidade4 e oficios domésticos no Ceará ( 1930-1940. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

39.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; SANTANA, José Rogério. Participação em banca de Lia Machado Fiúza Fialho. Jovens em Conflito com a Lei: privação da liberdade, punição e ressocialização. 2011.

40.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; VASCONCELOS, José Gerardo. Participação em banca de Robson Carlos da Silva. Do pé do berimbau à sala de aula: uma história cultural da capoeira e de sua inserção nos espaços institucionais de educação formal em Teresina-Pi. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

41.
ANDRADE, F. A.; COSTA, M. A. T; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; VASCONCELOS, José Gerardo; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Ana Lúcia da Silva Vasconcelos. O Instituto Bom Pastor e a instrução ferminina: "educar por amor" para a moralidade4 e oficios domésticos no Ceará ( 1930-1940). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

42.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; COSTA, Otávio José Lemos. Participação em banca de WAGNER JOSÉ SILVA DE CASTRO. INTELECTUAIS PADEIROS, ARTISTAS ENGAJADOS E PROFESSORES POETAS: política, educação e artes - 1961-1970. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

43.
LEAO, A. B.; BEZERRA, J. A. B.; ANDRADE, F. A.; BARBOSA, I. C.. Participação em banca de Ana Glória Lopes da Silva. Dos humildes opúsculos às glórias pedagógicas do século XX: trajetórias do conhecimento de história do Ceará em edições escolares. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

44.
BEZERRA, José de Arimatea Barros; ANDRADE, F. A.; LEAO, A. B.. Participação em banca de Ariza Maria Rocha. A Gênese do Campo da Educação Física na Fortaleza "Belle Èpoque".. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

45.
BEZERRA, José de Arimatea Barros; ANDRADE, F. A.; LEAO, A. B.. Participação em banca de Maria Goretti Lopes Pereira. A Escola Normal do Ceará: Núcleo de mediação da Politica Educacional (1930-1950). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Allan Pires Rodrigues. O Ensino de geografia no período do regime civil-militar (1964 a 1965): formação e atuação de professores cearenses. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
ANDRADE, F. A.; XAVIER, A. R.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; NOGUERIA FILHO, C.. Participação em banca de ERBENIA MARIA GIRAO RICARTE. REMINISCÊNCIAS DA PROFESSORA RUTH CAVALCANTE: PRIMEIRA MULHER PRESA POLÍTICA NO CEARÁ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
ANDRADE, F. A.; ALBUQUERQUE, L.B; HAIASHIDA, K. A.. Participação em banca de Thalyta Vasconcelos do Nascimento. Narrativas dos alunos do Centro de educação de Jovens e Adultos prof. Gilmar de Carvalho Maia: m´beis e sentidos na relação com o saber. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
ANDRADE, F. A.; ALBUQUERQUE, L.B; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. Participação em banca de Tassia Fernandes Ferreira. Narrativas e práticas pedagógicas de professoras na formação de valores na escola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Francisca Tatiani Carneito Cruz. Escola Normal Sagrado Coração de Jesus - narrativas e memórias discentes na cidade de Ubajara - Ce, na década de 1960.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

6.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; BONADIO, M. C.. Participação em banca de Eveline Maria de Azevedo Silveira. Moda e uniformes escolares: aspectos históricos do fardamento escolar no Ceará. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

7.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, L. M. F.. Participação em banca de Tania Gorayeb Sucupira. Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: Memórias, histórias e práticas educativas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

8.
ANDRADE, F. A.; BEZERRA, José de Arimatea Barros; ALBUQUERQUE, L.B. Participação em banca de Francisco José Alves Aragão. Comida e Poder: uma análise micro-histórica da campanha nacional de alimentação escolar no Ceará (1965-1971). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

9.
ANDRADE, F. A.; ARAUJO, M. de F. L; SILVA, I.B. Participação em banca de Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues. Professores de história: sabres e práticas na relação ensino e pesquisa no ensino médio em Fortaleza. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

10.
ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; DIEB, M.H. Participação em banca de José Melinho Neto. A relação dos alunos fora de faixa etária com a sala de aula e o saber: história, mem´[oria e narrativas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

11.
ARAUJO, Fátima Maria Leitão; SILVA, I.B; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Sonia Maria Soares de Oliveira. Formação de professores e ensino de história da Àfrica e cultura afro-brasileira e africana: sabres e práticas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

12.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; BONADIO, M.C. Participação em banca de Eveline Maria de Azevedo Silveira. Moda e os uniformes escolares: aspectos históricos do fardamento escolar no Ceará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

13.
ARAUJO, M. de F. L; SILVA, I. B.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues. Professores de história: saberes e práticas na relação ensino e pesquisa no ensino médio em Fortaleza-Ce. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino (Maie)) - Universidade Estadual do Ceará.

14.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; GUSSI, Alcides Fernado. Participação em banca de Palmina Alda Ferreira de Sousa. Avaliação da Política Estadual de desenvolvimento de Pessoas na Escola de gestão Pública do Ceará. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

15.
Ana Lúcia Oliveira de Aguiar; ANDRADE, F. A.; Amorim, Giovna Carla Cardoso. Participação em banca de Maria da conceição Fernandes de França. De luta e de letra: a contribuição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN para a formação docente nas vozes das professoras militantes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
Amorim, Giovna Carla Cardoso; ANDRADE, F. A.; Ana Lúcia Oliveira de Aguiar. Participação em banca de Pedro Fernando dos Santos. Narrativas dos velhos do Quilombo de Santana-PE para foirmação política da juventude e preservação dos saberes da tradição.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
COSTA, M. A. T; ANDRADE, F. A.; Anadja Marilda Gomes Braz. Participação em banca de Ana Glícia de souza Medeiros. As práticas pedagógicas no Grupo Escolar Coronel Solon nas narrativas de professores de Grossos - RN(1958-1982). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
CARNEIRO, C. C. B. E. S.; LEITE, R. C. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria Elba Soares. História e filosofia das ciências na educação científica: perpecções e influências formativas. 2013.

19.
MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria Nahir Batista Ferreira. A formação docente e a constituição dos sabres dos professores de história de Icó-Ce. 2013.

20.
LEAANDRO, A. L. A. L.; ANDRADE, F. A.; COSTA, M. A. T. Participação em banca de Ednária Marinho da Costa. Grupo Escolar Ferreira Pinto: uma reconstrução histórica sobre as práticas pedagógicas das professoras primárias em Apodi-RN 9 1946-1961). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
MAGALHAES JUNIOR, Antonio Germano; ARAUJO, Fátima Maria Leitão; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria Nahir Batista Ferreira. Saberes e Práticas dos Professores de História de Icó CE: um olhar sobre os percursos de formação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

22.
ANDRADE, F. A.; LEANDRO, A. L. A. L.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Participação em banca de Francisca Eliane Santos da Silva. A Pedagogia da feira livre: educação, narrativa, saberes e práticas na cidade de Cascavel - Ce. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

23.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Roberta Lúcia Santos de oliveira. A educação chega pelas antenas de TV: recompondo a narrativa histórica da implantação do tlensino no Ceará(1974-1979). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

24.
COSTA, M. A. T; LEAANDRO, A. L. A. L.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de SILVIA HELENA DE SÁ LEITÃO MORAIS FREIRE. O Colégio Nossa senhora das Vitórias em Assú-RN: história e práticas pedagógicas das professoras (1927-1937). 2012.

25.
COSTA, M. A. T; ANDRADE, F. A.; LEANDRO, A. L. A. L.. Participação em banca de ALEX CARLOS GADELHA. O sujeito professor e a sua trajetória(auto0biográfica para o processo de inclusão digital na escola. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

26.
LIMA, Marcos Antonio Martins; LEANDRO, A. L. A. L.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de EMERSON AUGUSTO MEDEIROS. Do campo à Universidade: histórias, saberes, experiências, fazeres e a formação na Pedagogia da Terra. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

27.
ANDRADE, F. A.; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Raimundo Gomes Ribeiro Junior. As escolas elementares rurais e a construção da centralidade pedagógica no Ceará- 1940-1950. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

28.
MATOS, T. C. R.; MACIEL, R. H. M. O.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de MARCIZO VEIMAR CORDEIRO VIANA FILHO. Significados do trabalho docente para professores do ensino fundamental I na cidade de Fortaleza. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

29.
GUSSI, Alcides Fernado; ANDRADE, F. A.; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; BEZERRA, José de Arimatea Barros. Participação em banca de SOLANGE MARIA COLARES GARCIA. Avaliação do Programa Mais Educação no sistema público de ensino de Fortaleza. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

30.
COSTA, M. A. T; ANDRADE, F. A.; LEAANDRO, A. L. A. L.. Participação em banca de MARIA AURELI SARMENTO. Memória e história da Escola Normal de Mossoró: educação e modernidade na capital do Oeste potiguar (1922-1934). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

31.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; SALES, J. A. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Ana Michele da Silva Lima. Educação e Saúde: a escola como lócus de higiene no Ceará. 2012.

32.
GUSSI, Alcides Fernado; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite; AYRES, J. M. M. P; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de CICERO VALDIÊR PEREIRA. Política de acesso e permanencia para estudantes indígenas na Universidade: avaliação da pol´tica de cotas da universidade Federal de Tocantins - UFT. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANDRADE, F. A.; FREIRE, R. S.; BEZERRA, Tânia Serra Azul. Participação em banca de Maria da Conceição Carmo de Aragão. O LEGADO DE ROUSSEAU: O sentimento da infância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação Infantil) - Faculdades Cearenses.

2.
MARINHO, Zacarias.; CARVALHO, Alexsandro Donato; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA FILGUEIRA. O CURRICULO EM TURMAS MULTISERIADAS: o caso do Núcelo de Educação Rural Dr. José Gonçalves em Mossoró-RN. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÂO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
AMORIM, Giovana Carla Cardoso; ANDRADE, F. A.; TAVARES, Andrezza M.B do Nascimento. Participação em banca de Rosângela Nair Lopes Apolinário. A Educação infantil e suas bases: um estudo sobre as artes visuais, musicais e movimentos no contexto das práticas pedagógicas de crianças de 0 a 3 anos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÂO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Silvana de Sousa Pinho. Análise das notícias jornalísticas da reforma da educação cearense ( 1922-1994). 2001.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M.; AREAL, T. B.. Participação em banca de Renata Tavares de Oliveira.A educação e a Emancipação do muncipio de Icapui - Ce. Itinerários históricos e públicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
ANDRADE, F. A.; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; SOUZA, S. A.. Participação em banca de PEDRO LUIZ MENEZES ALVES.LICEU DO CEARÁ: UM OLHAR HISTORICO-PEDAGOGICO NA DECADA DE 1950 DO SECULO XX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
ANDRADE, F. A.; CHAVES, F. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Participação em banca de Nara Gabriela Sousa Felix.Espedito Seleiro: história, memória e educação no oficio da arte de couro no Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

4.
SANTANA, José Rogério; COSTA, M.J; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Carine Medeiros Pinheiro.Robótica educacional: uma reflexão sobre o estado da arte na cidade de Fortaleza em 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Ítala Ricarte de Oliveira.O Patrimônio Histórico do bairro Jacarecanga: bens culturais como recursos educacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

6.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Francisca Rosângela Alves de Souza.Literatura popular: uma análise de suas influências na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

7.
ANDRADE, F. A.; VICTOR, D. M. R.; SILVA, R. C. O.. Participação em banca de Antonio Victor Almada Carvalho.O legado educacional do professor Dias da rocha: a contribuição do acervo do Museu do Ceará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

8.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, José Gerardo; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Mônica Moraes Araújo.Arquivo Escolar: patrimônio histórico-cultural e documental de uma escola pública do Município de Caucaia - Ce. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

9.
VASCONCELOS, José Gerardo; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Maria Aureni Paiva Silva.Educação, sociedade e prostituição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

10.
ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RIBEIRO, Luis Távora Furtado. Participação em banca de LUIZA MIKAELLY ROCHA PONTE.Educação no Ceará na Primeira República: a implantação do Grupo Escolar em Maranguape. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

11.
ANDRADE, F. A.. Participação em banca de Comissão Interna de Monografia.Comissão Interna de Monografia do Curso de Pedagogia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

12.
ANDRADE, F. A.; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS, José Gerardo. Participação em banca de BRUNA GERMANA NUNES MOTA.REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

13.
ANDRADE, F. A.; ROCHA, A. R. M. E. R. R. M.; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de FRANCISCA ELIANA SANTOS DA SILVA.Professores primários da cidade de Cascavel - Ce: saberes e práticas pedagógicas no cotidiano escolar de 1960-1970. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

14.
VIEIRA, Sofia Lerche; ANDRADE, F. A.; BRITO, Celia Maria Machado. Participação em banca de Priscila Holanda Costa.A educação Superior do Ceará no discurso dos documentos de governo (1822-1922). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Ceará.

15.
ANDRADE, F. A.; PARENTE, Francisco de Assis Camelo; ROCHA, Maria Aldeisa Gadelha. Participação em banca de Aldemir Medeiros de Lima Junior.Motivação da aprendizagem na educação física escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Integrada do Ceará.

16.
ANDRADE, F. A.; OLIVEIRA, Angela Maria Saboia; PARENTE, Francisco de Assis Camelo. Participação em banca de Davis Santos e Silva.A questão da beleza na sociedade moderna. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Integrada do Ceará.

17.
ANDRADE, F. A.; PARENTE, Francisco de Assis Camelo; ROCHA, Maria Aldeisa Gadelha. Participação em banca de Helano Azevedo de Queiroz.Aspectos Motivacionais que levam os trabalhadores a aderirem a um programa de ginástica laboral. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Integrada do Ceará.

18.
ANDRADE, F. A.; BRASIL, Winniefred Saunders; LANDIM, Fernando Luiz Pinheiro. Participação em banca de Raquel Gabay Gomes.Recreação e Lazer: o lúdico como direito e conquista da cidadania. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Integrada do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ANDRADE, F. A.; FURTADO, E.D.P; BARRETO, A.E; SOARES, M.C; THERRIEN, Jaccques. Comissão Especial Julgadora. 2015. Universidade Federal do Ceará.

Concurso público
1.
MOREIRANA, J. C.; GOMES, A. L. L.; ANDRADE, F. A.. I Concurso Público de provas e títulos para provimentos do cargo de professor Assistente. 2012. Universidade Estadual do Ceará.

2.
ANDRADE, F. A.; CUNHA, S. T da; COSTA, M. A. T. Estrrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio. 2011. Universidade Federal do Ceará.

3.
ANDRADE, F. A.; MEDEIROS, Arilene; ANDRADE, Carlos Alberto. Política e Planejamento em Educação. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M.; LEAO, A. B.. Comissão preliminar de Concurso Público - Dep. de Fundamentos da Educação - Faced. 2010. Universidade Federal do Ceará.

5.
MEDEIROS, Arilene; NASCIMENTO, C. A; ANDRADE, F. A.. XV Concurso Público de Provas e Títulos de Professor de carreira do Magistério Público do Ensino Superior. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
ANDRADE, F. A.; AZEVEDO, Maria de Fátima Ferreira; VERAS, Neide Fernandes. Concurso para professor Substituto. 2009. Universidade Federal do Ceará.

7.
ANDRADE, F. A.; AZEVEDO, Maria de Fátima Ferreira; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Concurso para Professor Substituto. 2009. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
ANDRADE, F. A.; GOMES, A. L. L.; VERAS, Neide F. Monteiro. Comissão de Avalição de estágio Probatório. 2014.

2.
ANDRADE, F. A.; SALES, C. M. V.; FIGUEIREDO, J. B. O.. Banca Examinadora de Progressão Automática do Curso de Mestrado para Doutorado em Educção Brasileira. 2014.

3.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; ROCHA, A. R. M. E. R. R. M.. Seleção para Professor Temporário. 2012. Universidade Federal do Ceará.

4.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, José Gerardo. Seleção para Professor Substituto. 2012. Universidade Federal do Ceará.

5.
GUSSI, Alcides Fernado; ANDRADE, F. A.; CATVALHO, Alba Maria Pinho; ESMERALDO, Gema Galgani Silveira Leite. Comissão Avaliadora da seleção ao Mestrado em Políticas Públicas. 2012. Universidade Federal do Ceará.

6.
VASCONCELOS, José Gerardo; RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.. Entre Educación, formación e trabajo: modos biográficos de tanciones formativo-professionales de sujetos adultos en España y en Brasil. 2011. Universidade Federal do Ceará.

7.
ANDRADE, F. A.. Programa Instiotucional de Iniciação Científica. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
ANDRADE, F. A.. Seleção 2010 de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - Faced-UFC. 2010. Universidade Federal do Ceará.

9.
ANDRADE, F. A.. XXVIIII Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. 2010. Universidade Federal do Ceará.

10.
ANDRADE, F. A.. III FPED - Forum Internacional de Pedagogia. 2010. Universidade Federal do Ceará.

11.
ANDRADE, F. A.. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
ANDRADE, F. A.. XXVIIII Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. 2010. Universidade Federal do Ceará.

13.
ANDRADE, F. A.. Revista Brasiloeira de Estudos Pedagógicos. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

14.
ANDRADE, F. A.. Revista Brasiloeira de Estudos Pedagógicos. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

15.
ANDRADE, F. A.. III ECONTRO DE PESQUISA. 2010. Universidade Federal do Ceará.

16.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.. PALAVRAS PARA A MENTE E O CORAÇÃO: as representações da Igreja católica sobre a juventude cratense. 2009. Universidade Federal do Ceará.

17.
VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.. Messejana da Educação: a relação entre espaço, Igreja e Educação. 2009. Universidade Estadual do Ceará.

18.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRADE, F. A.; SOARES, Maria Elias. Análise das representações sociais da comunidade interna da Universidade Federal do Ceará - UFC - acerca da auto-avaliação institucional. 2009. Universidade Federal do Ceará.

19.
RIBEIRO, Luis Távora Furtado; ANDRADE, F. A.; ARAUJO, Fátima Maria Leitão. Vidas de professoras leigas do Município de Itapiuna-Ceará: um estudo das trajetórias de formação nas décadas de 1970 a 1990. 2009. Universidade Federal do Ceará.

20.
LEAO, A. B.; BEZERRA, José de Arimatea Barros; ANDRADE, F. A.; BARBOSA, I. C.. Dos humildes opúsculos às glórias pedagógicas do século XX: trajetórias do conhecimento de história do Ceará em edições escolares. 2009. Universidade Federal do Ceará.

21.
RODRIGUES, R. M.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula; ANDRADE, F. A.; QUEIROZ,Zuleide Fernandes; LIMA, Marinalva Vilar de. Católicos no Cariri: embates em torno da formação cristâ 1860-1965). 2009. Universidade Federal do Ceará.

22.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Auto-avaliação das Casas de Cultura Estrangeiras: contribuição à avaliação institucional da universidade Federal do Ceará. 2009. Universidade Federal do Ceará.

23.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavraes. A Campanha Nacional das escolas da comunidade - CNEC e o "entusiasmo" pela educação do Ceará: o tinerário do ensino secundário de 1940 a 1961. 2009. Universidade Federal do Ceará.

24.
ANDRADE, F. A.. XXVIII Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. 2009. Universidade Federal do Ceará.

25.
RODRIGUES, R. M.; ANDRADE, F. A.; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula. Educação Profissional - SENAI - Ceará. Gênese e evolução 1940-1980. 2009. Universidade Federal do Ceará.

26.
ANDRADE, F. A.; PERIEIRA, Sonia; LIMA, Tania Maria Batista de.. Monitoria - Projeto Especial IV. 1998. Universidade Federal do Ceará.

27.
ANDRADE, F. A.; LIMA, Tania Maria Batista de.; PERIEIRA, Sonia. Cmissão Julgadora da seleção de Monitoria. 1997. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Pós-Doutorado da Linha História e Memória da Educação do PPGE-UFC.A LITERATURA COMO FONTE PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMAGENS LITERÁRIAS DA ESCOLA BRASILEIRA NA OBRA DE FICÇÃO. 2018. (Seminário).

2.
XV Encontro Cearense de Historiadores da Educação. História da Educação, formação em pedagogia e instituições escolares. 2016. (Congresso).

3.
II Encontro de Narrativas auto biográfica - ERNAB.OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA EM EAD. 2015. (Seminário).

4.
Debates - PETR-PEDAGOGIA.Pesquisa em História da Educação. 2014. (Encontro).

5.
VII COLÓQUIO INTERNACIONAL " EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE". Parecerista ad hoc. 2014. (Congresso).

6.
XIII ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO. História da Educação e da Pedagogia. 2014. (Congresso).

7.
XVII ENDIPE Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino. 2014. (Congresso).

8.
III SEMINÁRILO NACIONAL DE ENSINO MÉDIO.ENSINO MÉDIO: POLÍTICAS, CURRICULO E FORMAÇÃO DOCENTE. 2013. (Seminário).

9.
II SEMANA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UECE.A Geohistória de Teresina na perspectiva das ações da Igreja Católica, no âmbito da educação - 1903-1963. 2013. (Seminário).

10.
II SINECGEO ? SIMPOISIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS V ECEGE ? ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDCUAÇÃO HIERÓPOLIS: O SAGRADO, O PROFANO E O URBANO. Diálogos entre Educação, Geografia, História e Arquitetura. 2013. (Congresso).

11.
VII COLÓQUIO INTERNACIONAL. Ensino Médio: das cadeiras avulsas à reformada década de 1990 em diante - quais desafios?. 2013. (Congresso).

12.
XII ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; III ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. HISTÓRIA DA PEDAGOGIA NO CEARÁ. 2013. (Congresso).

13.
II Seminário Nacional do Ensino Médio.mediação. 2012. (Seminário).

14.
I Simpósio Nacional de Estudos culturais e Geoeducacionais; IV Encontro Cearense de geografia da educação. Historia e mobilkização da educação secundária. 2012. (Congresso).

15.
XI Encontro Cearense de História da Educação ? ECHE I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação ? ENHIME. Instituição e Cultura Escolar. 2012. (Congresso).

16.
XI Encontro Cearense de História da Educação ? ECHE I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação ? ENHIME. Pelo Jornal se aprende a ler. "Ensino Inttuitivo: o ABC em seis lições" para a infancia pobre em Fortaleza. 2012. (Congresso).

17.
AVALIAÇÃO NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS: instituições e temas emergentes.AVALIAÇÃO DE POL´TICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO. 2011. (Seminário).

18.
I SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: história, mobilidade e perspectivas.ENSINO MÉDIO E REALIDADE ESCOLAR. 2011. (Simpósio).

19.
I Simpósio do Programa de educação Tutorial - PET Pedagogia.Educação e emancipação no pensamento iluminista. 2011. (Simpósio).

20.
X Enconbtro Cearense de Historiadores da Educação e III Encontro Cearense de Geografia da Educação.Conferencia. 2011. (Encontro).

21.
III Encontro Norte e Nordeste de História da Educação / X Colóquio de História da Educação da Bahia.Fontes para a história da educação colonial nordestina: áulas régias nas vilas de índio da Capitania do Ceará.. 2010. (Simpósio).

22.
III FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. Grupo de Trabalho. 2010. (Congresso).

23.
IX Encontro de Hisoriadores da educação do Ceará; II Encontro de Geografia da Educação do Ceará.Rastros, percursos e itinerários de aulas régias nas vilas de índio da Capitania do Ceará. 2010. (Encontro).

24.
VIII Congrresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A Educação feminina nas vilas de índio na Capitania do Ceará - fontes itinerários metodológicos. 2010. (Congresso).

25.
X Encontro de História de Mato Grosso do Sul; Simpósio Interncaional de História ; XIII Semana de História da UFMS/CPTI. Fontes sobre a história da educação colonial nas Vilas de ìndio. 2010. (Congresso).

26.
19° ENCONTRO DE PESQUISA DO NORTE E NORDESTE - EPENN. POLÍTICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CEARÁ: a Faculdade de Direito e o prenúncio da Modernidade escolar, em 1903. 2009. (Congresso).

27.
VIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação e I Encontro Cearense de Historiadores da Educação.AULAS RÈGIAS NA CAPITANIA DO CEARÁ:roteiro para sistematização de fontes da experiência escolar nas vilas de índio. 2009. (Encontro).

28.
VI Semana de Humanidades da UFC; VI Semana de Humanidades da UECE.SISTEMATIZAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS SOBRE A REFORMA DE INSTRUÇÂO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO CEARÁ NO GOVERNO ALENCAR (1834-1837. 2009. (Simpósio).

29.
XIV Semana Universitária.Identificação e catalogação de fontes sobre as aulas régias na Capitania do Ceará. 2009. (Simpósio).

30.
XXV Simposio Nacional de História.Política, Legislação e Reforma do ensino Imperial: um olhar a partir da experiência da Província do Ceará(1834-1837). 2009. (Simpósio).

31.
Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.GT - 6 Educação e saberes. 2008. (Encontro).

32.
I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.A escola de costas para o sertão: um livro e um olhar sobre a educação. 2008. (Simpósio).

33.
I FIPED. VOZES NO SILÊNCIO DO ESPAÇO ESCOLAR: avaliando a relação entre os componentes teóricos da política educacional e a prática educativa, a partir dos testemunhos de alunos do sistema público de ensino da cidade Mossoró-RN. 2008. (Congresso).

34.
I FIPED. VOZES NO SILÊNCIO DO ESPAÇO ESCOLAR: avaliando a relação entre os componentes teóricos da política educacional e a prática educativa, a partir dos testemunhos de alunos do sistema público de ensino da cidade Mossoró-RN. 2008. (Congresso).

35.
I Forum Internacional de Pedagogia.VOZES NO SILÊNCIO DO ESPAÇO ESCOLAR: avaliando a relação entre os componentes teóricos da política educacional e a prática educativa, a partir dos testemunhos de alunos do sistema público de ensino da cidade Mossoró-RN.. 2008. (Simpósio).

36.
XV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO (ENCOPE).Vozes no silêncio do espaço escolar: avaliando a relação entre os componentes teóricos da politica educacional e a prática escolar a partir dos testemunhos de alunos do sistema público d ensino da cidade de Mossoró-RN. 2008. (Encontro).

37.
XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INCIAÇÃO À PESQUISA. Avaliador. 2007. (Congresso).

38.
XIV ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA - UFC.Trabalho e educação. 2006. (Simpósio).

39.
IV Encontro Cearense de historiadores da educação.A reforma educacional do Padre Alencar e o percurso da instrução pública cearense na primeira metade do século XIX. 2005. (Encontro).

40.
II Encontro cearense de historiadores da educação.A pedagogia da vacina na ação higienista de Rodolfo Teófilo, no início do século XX, em Fortaleza.. 2003. (Encontro).

41.
XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e do Nordeste. Nogueira Acioly: espírito da modernidade opu agente do atraso na primeira república? A Academia Jurídica e o projeto educacional cearense. 2003. (Congresso).

42.
I Encontro cearense de historiadores da educação.A. 2002. (Encontro).

43.
XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. A escola de costas para o sertão no projeto educacional dos anos 30. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, F. A.; RODRIGUES, R. M. ; SANTANA, José Rogério ; VASCONCELOS, José Gerardo ; VASCONCELOS, Raimundo Elmo de Paula . XI Encontro Cearense de História da Educação ? ECHE I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação ? ENHIME. 2012. (Congresso).

2.
ANDRADE, F. A.. I CONLID - Colóquio nacional de Linguagem e Discurso - GT - 6 Discurso e pratica no campo da educação - coordenação. 2008. (Congresso).

3.
ANDRADE, F. A.; SOUZA, Alexandre Carneiro de ; BEZERRA, J. A. B. ; SILVA, Roberto Antonio de Souza . I ENCONTRO DE PEDAGOGIA - Educação e Interculturalidade: saberes e práticas docentes. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ERINELDA DA COSTA PAIXÃO. Sentido e sentimento da biblioteca pelos alunos da educação básica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
ARIADINA TORRES GUIMARAES. História e memória do Curso de Secretariado da UFC. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

3.
Ariadina Torres Guimaraes. História e memória da criação e implantação do Curso de Secretriado Executivo na Universidade Federal do Ceará (1985-1995). Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

4.
ARIADINA TORRES GUIMARAES. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA CRIAÇÃO DO CURSO DE SECRETARIADO DA UFC. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jose Melinha de Lima Neto. O Sentido da minha formação:história e narrativas de alunos do curso de matemática da UFRN-Caicó. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
ERBENIA MARIA GIRÃO RICARTE. História e memória do Ginásio de Fortaleza - 1950 a 1960. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
FLAVIO MUNIZ CHAVES. significado do ser pedagogo em relação à formação docente, entre o período da Reforma universitária de 1968 e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2005. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
JOSE MELINHO DE LIMA NETO. O Sentido do Ensino Médio na Visão de Alunos da Escola Pública do Ceará: Histórias e Narrativas de Vid. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
DAYANA SILVA DE OLIVEIRA. AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA DE ARTES E OFICIO THOMAZ POMPEU SOBRINHO NA PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMONIO CULTURAL CEARENSE. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Jose Melinho de Lima Neto. O ambiente escolar e a relação com o saber nas narrativas dos alunos do ensino médio. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

7.
Dayana Silva de Oliveira. Educação Patrimonial em Fortaleza. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

8.
Flávio Muniz Chaves. História da formação em Pedagogia no Ceará. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Erbenia Maria Girão Ricarte. Narrativas da profa. Ruth Cavalcante: Lições de educação, militância e de exílio: 1960-1980. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

2.
Hermano Moura Campos. Da Roça à Cartilha: trajetórias profissionais de professoras leigas de Lavras da Mangabeira-Ce. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

3.
THALYTA VASCONCELOS DO NASCIMENTO. NARRATIVAS DOS ALUNOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. GILMAR MAIA: M´BEIS E SENTIDOS NA RELAÇÃO COM O SABER. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

4.
FRANCISCA TATIANNI CARNEIRO CRUZ. MEMÓRIAS E NARRATIVAS DA ESCOLA NORMAL DO SAGRADO CORAÇÃO EM UBAJARA-CE. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

5.
TASSIA FERNANDES FERREIRA. NARRATIVAS DOCENTES NA ESCOLA BASICA: CAMINHOS E PRÁTICAS EM SALA DE AULA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

6.
ERBENIA MARIA GIRAO RICARTE. REMINISCÊNCIAS DA PROFESSORA RUTH CAVALCANTE: PRIMEIRA MULHER PRESA POLÍTICA NO CEARÁ. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

7.
Jose Melinho de Lima Neto. O ambiente escolar e a relação com o saber: história de vida, memória e narrativa de alunos do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

8.
FRANCISCA TATIANNI CARNEIRO CRUZ. Narrativas Docentes: História e Memória de professoras primárias. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

9.
THALYTA VASCONCELOS DO NASCIMENTO. A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará: História e Memória da educação profissional. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

10.
TASSIA FERNANDES FERREIRA. O ensino de história no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

11.
Roberta Lúcia Santos de Oliveira. A Educação chega pelas antenas de TV: recompondo a narrativa histórica da implantação do telensinop no Ceará(1973-1979). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

12.
Flávio Muniz Chaves. A Monitoria no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará: entre a especialidade técnica e a formação docente na década de 1970. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

13.
Francisca Eliana Santos da Silva. A Pedagogia da Feira Livre de São Bento: narrativas, saberes e práticas educativas na cidade de Cascavel - Ce. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

14.
DAYANA SILVA DE OLIVEIRA. CONTRIBUIÇÕES DA INSTITUIÇÃO MUSEOLÓGICA À EDUCAÇÃO DO CEARÁ: Um estudo de caso do Museu Senzala Negro Liberto ? Redenção/Ce. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

15.
JOSÉ MELINHO NETO. OS ALUNOS DO CEJA E SUA RELAÇÃO COM O SABER: História e narrativa de vida escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

16.
Francisco Ari de Andrade. Mais Educação é mais aprendizagem? Avaliação do Programa Mais educação em Maracanaú, no Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

17.
Raimundo Gomes Ribeiro Junior. As escolas elementares rurais no Ceará: paisagens e protagonismos na Fazenda Almas - Cariré (11940-1950). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

18.
FRANCISCO ARI DE ANDRADE. RE-CONTANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PARÁ: a educação profssionalizante em marcha de 1967 a 1979. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

19.
Francisco Ari de Andrade. Memória de professoras alfabetizadoras do Mobral em Fortaleza. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

20.
FLAVIO MUNIZ CHAVES. História e memória da Faculdade de Educação - Faced-UFC. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

21.
FRANCISCA ELIANA SANTOS DA SILVA. A Pedagogia da feira de Cascavel: história e memória de uma cidade cearense. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

22.
ROBERTA LÚCIA SANTOS DE OLIVEIRA. A história do telensino no Ceará. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

23.
Francisco Ari de Andrade. A mediação do SINAES no processo de Avaliação das bibliotecas universitárias em Fortaleza. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

24.
Ana Maria Leite Lobato. A educação profissional e o desenvolvimento da Amazônia em marcha: a Escola Técnica Federal do Pará nno contexto das reformas educacionais de 1967 a 1979. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

25.
Luciana Kellen de Souza Gomes. História de vida de professores do Mobral em Fortaleza - 1967-1985. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

26.
Kamile Lima de Freitas Camurça. - EDUCAÇÃO INTEGRAL: AVALIANDO O IMPACTO DESSA CONCEPÇÃO A PARTIR DA ESTRATÉGIA IMPLANTADA EM MARACANAÚ. 2010. Dissertação (Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

27.
Maria Áurea Mmtemegro Albuquerque Guerra. CARTOGRAFANDO OS ESPAÇOS DA BIBLIOTECA NO INCENTIVO A LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES: Uma Análise do PROLER no Ceará de 2000/2010. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

28.
Raimundo Gomes Ribeiro Junior. As escolas elementares rurais e a construção da centralidade pedagógica no Ceará- 1940-1950. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

Tese de doutorado
1.
Falvio Muniz Chaves. A Formação docente nos percursos e itinerários dos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia , da Faculdade de Educação - FACED-UFC entre 1987 e 2007. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

2.
Maria Patrícia Morais Leal. HISTORIA E MEMÓRIA DA CRIAÇÃO DA FUNEDUCE E UECE: ENTRE NARRATIVAS E DOCUMENTOS OFICIAIS. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

3.
Jose Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque. A FORMAÇÃO JURÍDICA NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ? UFC,NAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS ACADÊMICOS.. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

4.
Ciro Nogueira Filho. A AÇÃO EDUCACIONAL DA COLUNA OLIMPIADA DE MATEMÁTICA PELO JORNAL NA CIDADE DE FORTALEZA, 1987 A 1996. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

5.
MARIA PATRÍCIA MORAIS LEAL. A origem da Universidade estadual do Ceará. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

6.
Ana Lúcia da Silva Vasconcelos. INSTITUTO BOM PASTOR - FORTALEZA-CEARÁ: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória.. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

7.
Regina Cláudia Oliveira da Silva. A Ação educacional e o legado cultural de Gustavo Barroso para a Museologia brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

8.
Dijane Maria Rocha Victor. A criação do Curso de Moda da UFC: história, memória e narrativas. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

9.
JOSE CANDIDO LUSTOSA BITTENCOURT DE ALBUQUERQUE. Ressignificado da formação jurídica no Ceará a partir da narrativa dos alunos graduandos. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

10.
Thirza Maria Bezerra Bindá. A História do Projeto Missionário Educativo Franciscano Capuchinho no Norte e Nordeste do Brasil à Luz das Missivas de Frei João Pedro de Sexto São João (1894-1913).. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

11.
ANA MARIA LEITE LOBATO. A criação do grupo escolar e a modernização do ensino primário em Belém: um estudo histórico de 1893 A 1971.. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

12.
DIJANE MARIA ROCHA VICTOR. História e memória do curso Estilismo e Moda da UFC. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

13.
REGINA CLÁUDIA OLIVEIRA DA SILVA. Percursos e itinerário do educador Gustavo Barroso e a criação do Museu Nacional. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

14.
Ana Lúcia da Silva Vasconcelos. O Instituto Bom Pastor e a instrução ferminina:. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Francisco Ari de Andrade.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcizo Veimar Cordeiro Viana Filho. A Organização e Expansão do Ensino Primário no Brasil sob o enfoque das Leis Organicas do Ensino (1937 - 1946). 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

2.
Cely Vieira de Mesquita. O telensino no Ceará e o seu redimensionamento. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

3.
Jocyrrégia Maria Peixoto Alves. Gestão Democrática: um novo paradigma para gerenciar escola. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

4.
Nely Peixoto Bezerra. As implicações sócio-econômicas no ensino-aprendizagem dos alunos da escola Hélio Campos. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

5.
Lúcia Melquíades de Sousa Matos. A importância do projeto político pedagógico para o processo ensino-aprendizagem. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

6.
Régis Batista Conde. A política educacional nas escolas públicas estaduais em Fortaleza: um retrospecto e suas perspectiva. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

7.
Danielly G.M. Lourenço. Liceu: o referencial para a formação intelectual da scoeidade na década de 50. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

8.
Gracimar C. Barros. O professor e sua prática pedagógico. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

9.
Isaide Bandeira da Silva. O ensino de história sob o olhar dos adolescentes das escolas públicas. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

10.
Ciro Alves Matias. Gestão Democrática da Escola Pública. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

11.
Lirete Maia S.M. Bezerra. A filosofia na problemática do ensino. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

12.
Luiz Anísio de Farias. O que dizem os professores acerca do tema "Gestão do Ensino'?. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

13.
Terezinha de Jesus Barbosa. o ensino em ciclo na escola. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

14.
Terezinha Bastos Lima de Paiva. Educação religiosa no ens. fundamental. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

15.
Maria das Dores B. Colácio. Ensino público - fracasso escolar da criança carente no ensino fundamental. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

16.
Solange Maria Globo da Silva. Redimensionamento do sistema de Tv na educação dos adolescentes de Fortaleza. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

17.
Suzana Maria Martins de Lima. A educação escolar em Horizonte a partir dos depoimentos dos alunos. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

18.
Nilvanda Nogueira de S. Oliveira. As dificuldades de produção textual no terceiro ciclo. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

19.
Maria Cristiane Lopes da Silva. A educação em Rousseau. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

20.
Rérison Hermínio Rebouças. As utopias da escola e a escolas das utopias. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

21.
Tereza Helena de Lima. A concepção de educação em Rousseau. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

22.
Vitória Maria Cunha. A formação s´´ocio-politica do professor. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

23.
Roberto Rodrigues Costa. O ensino religioso: uma proposta pedagógica. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luzia Marjorie Ferreira da Silva. O FIAR DA PROFISSÃO DOCENTE: narrativas e história de vida de professoras primárias aposentadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

2.
Paulikelly dos Santos Moura. O MUSEU COMO ESAPÇO EDUCATIVO: estudo sobre os núcleos educativos e sua contribuição para a escola de ensino formal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

3.
JULIA DE FATIMA SANTOS DA SILVA. TECENDO A PRATICA DOCENTE NO PROCESSO ESCOLAR: MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

4.
ERINELDA DA COSTA PAIXAO. A PROFESSORA PRIMÁRIA NO SERTÃO CEARENSE DOS ANOS 30, DO SECULO XX: IMAGENS LITERÁRIAS DA ESCOLA NO ROMANCE " O QUINZE" DE RACHEL DE QUEIROZ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

5.
Nara Gabriela Sousa Felix. Espedito Seleiro: história, memória e educação no oficio da arte de couro no Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

6.
Antonio Victor Almada Carvalho. O legado cultural do professor Dias da Rocha: a contribuição do acervo do Museu do Ceará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

7.
ANTONIO VICTOR ALMADA CARVALHO. O legado cultural do professor Dias da rocha e a criação do Museu do Ceará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

8.
Francisca eliana Snatos da Silva. Professores primários da cidade de Cascavel - Ce: saberes e práticas pedagógicas no cotidiano escolar de 1960-1970. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

9.
Luiza Mikalely Rocha Ponte. Educação no Ceará na Primeira República: a implantação do Grupo Escolar em Maranguape. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

10.
FRANCISCO ARI DE ANDRADE. Professores primários da cidade de Cascavel - Ce: sabres e práticas pedagógicas no cotidiano escolar 1960-1970. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

11.
FRANCISCO ARI DE ANDRADE. A educação do Ceará na primria República: a implantação do Grupo Escolar de Maranguape. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

Iniciação científica
1.
Renata Tavares de Oliveira. A LITERATURA COMO FONTE PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMAGENS LITERÁRIAS DA ESCOLA BRASILEIRA NA OBRA DE FICÇÃO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

2.
Renata Tavares de Oliveira. A LITERATURA COMO FONTE PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: IMAGENS LITERÁRIAS DA ESCOLA BRASILEIRA NA OBRA DE FICÇÃO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

3.
RENATA TAVARES DE OLIVERIA. A literatura como fonte para a pesquisa em História da Educação: imagens literárias da escola brasileira na obra de ficção. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

4.
Juilia de Fátima Santos da Silva. Narrativas docentes: história e memória de quem gosta de ensinar. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

5.
Erinelda da Costa Paixão. A ESCOLA, A BIBLIOTECA E O CONHECIMENTO: as representações dos alunos acerca da Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, no processo da educação básica.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

6.
ERINELDA DA COSTA PAIXAO. A ESCOLA, A BIBLIOTECA E O CONHECIMENTO: as representações dos alunos acerca da Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, no processo da educação básica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

7.
JULIA DE FATIMA SANTOS DA SILVA. Narrativas Docentes: História e Memória de quem gosta de ensinar. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

8.
Juilia de Fátima Santos da Silva. O significado do ambiente escolar na narrativa dos alunos: memória, história e pertencimento. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

9.
Julia de Fátima Santos da Silva. ACERVO DIGITAL DA ARQUITETURA ESCOLAR PARA PRESEVAÇÃO DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

10.
Julia de Fátima Santos da Silva. O SIGNIFICADO DO AMBIENTE ESCOLAR NA NARRATIVA DOS ALUNOS: MEMÓRIA, HISTÓRIA E PERTENCIMENTO.. 2014. Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

11.
Juilia de Fátima Santos da Silva. Acervo digital da arquitetura escolar para preservação da meória e da história da educação cearense. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

12.
Samia Ketley Guerra Assunção. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE CAPTADA NAS PÁGINAS DO ALMANACHE DO CEARÁ: A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL, DE 1895-1962.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

13.
JULIA DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA. ACERVO DIGITAL DA ARQUITETURA ESCOLAR PARA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

14.
Iderlene Ferreira da Silva Reis. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NUMA PÉRSPECTIVA INCLUSIVA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

15.
Samia Ketley Guerra Assunção. RASTROS E ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO CEARENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM FORTALEZA(1907-1912). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

16.
Roselene Silva Teixeira. ACERVO DIGITAL DA ARQUITETURA ESCOLAR PARA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

17.
SÂMIA KETLEY GUERRA ASSUNÇÃO / ALINE PINHEIRO DE SOUSA. RECORTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ: a implantação do grupo escolar, como escola moderna, vista pela imprensa fortalezesse, de 1905 a 1912.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

18.
SÂMIA KETLEY GUERRA ASSUNÇÃO. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CEARENSE CAPTADA NAS PÁGINAS DO ALMANACHE DO CEARÁ: A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DIGITAL, DE 1895-1962.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

19.
Francisca Rosangela Alves de Sousa; Luiza de Mikaely R.Ponte. RASTROS E ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO CEARENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: a institucionalização dos grupos escolares em Fortaleza ( 1907-1912). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

20.
Luiza Mikaelly Rocha Ponte. RASTROS E ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO CEARENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA: a institucionalização dos grupos escolares em Fortaleza ( 1907-1912). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

21.
Francisca Karla Aranha Botão. A EDUCAÇÃO INDÍGENA NO PERÍODO COLONIAL: um rastreamento de fontes sobre a experiência escolar nas Vilas de Índios na Capitania do Ceará. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

22.
Fabricia de Oliveira Pinto. Viozes no silêncio do espaço escolar: avaliando a relação entre os componentes teóricos da política educional e a prática educativa a partir dos testemunhos de alunos do sistema público de ensino na cidade Mossoró-RN. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

23.
Tiago Sampaio Batos. Fontes sobre a reforma de instrução pública cearense, de 1835 a 1837.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

Orientações de outra natureza
1.
Renata Tavares de Oliveira. Leitura e ambiencia em história da educação na formação em Pedagogia. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

2.
Jordana Carolina de Sousa Pegado. Leituras e Ambiências em História da Educação na formação em Pedagogia. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

3.
Jordana Carolina Sousa Pegado. LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA. 2014. Orientação de outra natureza. (Educação) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

4.
Dayana Silva de Oliveira. LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

5.
DAYANA SILVA DE OLIVEIRA. LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

6.
FRANCISCA ANGELICA CARVALHO DE OLIVEIRA. LEITURAS E AMBIÊNCIAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

7.
Francisca Eliana da Silva. Leituras e ambiências em história da Educação no Ceará. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: Francisco Ari de Andrade.

8.
Francisca Eliana da Silva Santos. Monitoria. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco Ari de Andrade.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Francisco Ari de Andrade. DOCÊNCIA EM MOVIMENTO. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2019. v. 219. 09p .

1.
ANDRADE, F. A.. A escola de costas para o sertão nordestino: a visão de educação na produção imagético-discursiva no romance Vidas Secas. In: José Gerardo Vasconcelos; José Rogério Santana; Lia Machado Fiuza Fialho. (Org.). Imagem, Memória e Educação. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. 01, p. 17-327.



Outras informações relevantes


Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFC 
Segundo lugar no concurso de professor Adjunto
Departamento de Fundamentos da Educaçao - FACED-UFC
Setor de estudo- estrutura e estudos socio-historicos e culturais da educaçao
Media final - 9,42
Coordenador do Projeto Escola Ativa - MEC/SECAD - UFC



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 9:15:59