Andreia Aparecida Marin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9187188530406620
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1995) e em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2005), mestrado em Zootecnia (Comportamento Animal) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente, profa. assoc. do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Educação e de Filosofia, com foco nos seguintes temas: Filosofia Estética; Estudos Animais; Educação Estética e Ambiental, Percepção Ambiental e Paisagens Sonoras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreia Aparecida Marin
Nome em citações bibliográficas
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Educação.
Rua Getulio Guaritá, 159 de Educação
Abadia
38025-440 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33185000


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Percepção ambiental e imaginário dos moradores de Jardim/MS, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Profa Dra. Haydée Torres Oliveira.
Palavras-chave: educação ambiental; percepção ambiental; transformação de paisagem; história oral.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1996 - 1998
Mestrado em Zootecnia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Crescimento Heterigêneo de alevinos de curimbatá (Pisces:Prochilodontidae) (Valenciennes, 1864): influência de fatores químicos interespecíficos.,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Prof Dr. José Milton Barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Pesquisa, CNPQ, Brasil.
Palavras-chave: Crescimento Heterogêneo; fatores químicos; hierarquia de dominâmcia; peixes.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.
2003 - 2005
Especialização em Filosofia e Existência.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Bacharelado em Filosofia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Mundos transvistos: ignorãças, sonoridades e o comportamento poético em Heidegger.
Orientador: Prof.Dr.Marco Antonio Valentim.
1992 - 1995
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Pesquisa, CNPQ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Educação
08/2013 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Educação
07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, Artes, Ciências Humanas e Sociais, .

Linhas de pesquisa
Filosofia e educação
06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, Artes, Ciências Humanas e Sociais, .

Linhas de pesquisa
Estudos Animais
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação, Artes, Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Representante docente do Departamento de Educação no colegiado do IELACHS.
11/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação, Artes, Ciências Humanas e Sociais, .

Linhas de pesquisa
Filosofia estética
07/2012 - Atual
Ensino, Ciclo comum Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções de educação e novos paradigmas
03/2012 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I e II
11/2011 - Atual
Ensino, Ciclo comum Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e estratégias de aprendizagem
11/2011 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2011 - 11/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Educacional
10/2004 - 11/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Educação, .

06/2006 - 08/2011
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Estética Ambiental
Epistemologia ambiental
Seminário de Dissertação em Educação, Ambiente e Sociedade
Seminário de Dissertação em Educação, Saúde e Trabalho
Seminário de Pesquisa em Educação Ambiental
Seminários de Pesquisa I e II em Educação, Ambiente e Sociedade
Seminários de Pesquisa I e II em Educação, Saúde e Trabalho
Teorias da Percepção e Percepção Ambiental
01/2006 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Pesquisa Educacional
Pesquisa Educacional
01/2007 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação
01/2007 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação para Ciências
03/2006 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Cargo ou função
Membro Titular do colegiado do programa de Pós-Graduação em Educação e Representante da Linha Educação, Saúde e Trabalho.
06/2005 - 06/2007
Outras atividades técnico-científicas , Vice-Reitoria, Vice-Reitoria.

Atividade realizada
Vice-Coordenadora de Termo de Cooperação UFPR-Alanus Hochschule.
03/2006 - 03/2007
Extensão universitária , Pró-reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora no Projeto de Extensão Universitária Vila Nova de Educação Ambiental.
03/2004 - 05/2006
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de cursos, Coordenação de cursos.

Atividade realizada
Orientação de atividades complementares dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas.
01/2005 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Cursos, .

Cargo ou função
Membro Titular do colegiado do curso de Ciêncais Biológicas.
06/2004 - 12/2005
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino de estágio supervisionado em Biologia
Prática de ensino e estágio supervisionado em Ciências

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista PRODOC-CAPES, Carga horária: 40

Atividades

05/2003 - 06/2004
Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Pesquisa em Educação Ambiental
07/2003 - 12/2003
Ensino, Educação ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos em Educação Ambiental
Metodologia de Pesquisa em Educação Ambiental

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Ciência e Tecnologia Pleno, Carga horária: 40

Atividades

10/2002 - 05/2003
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Analista de Ciência e Tecnologia.

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2002 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Colaboração no projeto de ensino "Turismo responsável: novos conceitos e novos valores"..
09/2002 - 09/2002
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Colaboração no projeto de ´participação de acadêmicos no "Evento Acadêmico Centro Cultural Guateka"..
8/1999 - 9/2002
Ensino, Ciências - Habilitação Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia
Elementos de Geologia
Prática de ensino de Biologia
Prática de Ensino de Ciências
Zoologia
08/1999 - 09/2002
Ensino, Turismo com ênfase em ambientes naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia aplicada ao Turismo
Educação Ambiental
02/2002 - 07/2002
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão "Complementação do Ensino de Biologia no município de Ivinhema"..
01/2002 - 06/2002
Treinamentos ministrados , Coordenações de Cursos, .

Treinamentos ministrados
"Introdução à educação Ambiental" - Semana de Estudos de Ciências - Nova Andradina/MS
"Introdução à educação Ambiental" - I Encontro de Ciências Biológicas - Mundo Novo/MS
"Educação Ambiental - bases teóricas" - Semana do Meio Ambiente - Naviraí/MS
"Estudos de percepção ambiental como base para Fórum de Turismo de Jardim" - Jardim/MS
09/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Colaboração no projeto de ensino.
11/2001 - 11/2001
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de projeto de participação de acadêmicos no evento III Seminário de Educação para as cidades pantaneiras.
04/2001 - 07/2001
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de evento de extensão.
03/2000 - 04/2001
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto.
8/1999 - 8/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Conteúdos de Ciências Naturais


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa em Educação Ambiental

Objetivo: Estudos sobre principais referenciais teóricos presentes nas pesquisas em Educação Ambiental. Destaque sobre a forma como são feitas apropriações de idéias advindas de diferentes campos..
2.
Filosofia estética

Objetivo: Estudo de teorias estéticas, com foco nos temas percepção, silêncio e criação..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: estética; percepção; poética; silêncio; criação; música.
3.
Estudos Animais

Objetivo: Estudos da relação entre ser humano e animais, com foco na construção do conceito de animalidade a partir de processos de exclusão, especialmente os relativos à linguagem. A negação da animalidade no homem e os traços antropocêntricos na relação são analisados em diferentes culturas, envolvendo a análise de ideias desenvolvidas nos campos da filosofia, da antropologia e da biologia..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: estudos animais; linguagem; antropocentrismo.
4.
Filosofia e educação

Objetivo: Estudar temas pertinentes à relação entre Filosofia e Educação, especialmente aqueles gerados a partir das reflexões desenvolvidas na filosofia contemporânea: a questão da percepção e do corpo em Merleau-Ponty; a poética da existência em Foucault; o comportamento poético em Heidegger e o devir-criança em Deleuze..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: comportamento poético; estética; educação anarquista; poética; percepção; arte-educação.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Filosofia e música, a partir de Derrida
Descrição: O foco da pesquisa teórica é a relação entre Filosofia e Música, com ênfase no aspecto noturno, pelo qual se especula as dificuldades de assimilação e representação. O estudo envolve textos de Derrida e de seus comentadores, além de escritos subjacentes ao tema, como os de Mallet, Jankélevitch, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Paisagens sonoras no entorno da Usina Mascarenhas de Moraes, município de Ibiraci/MG
Descrição: Este é um estudo focado na dimensão estética do ambiente, com o objetivo de registro de paisagens sonoras. O estudo é feito em um contexto de implantação da Subestação da Linha de Transmissão de Energia Xingu/Estreito, que provocará significativas mudanças na paisagem sonora da região e, supostamente, impactos na relação das pessoas com o local (topofilia)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Ricardo Vicente Ferreira - Integrante / Anedmafer Mattos Fernandes - Integrante / Luiza Maria de Assunção - Integrante.
2016 - Atual
A imagem da mulher em obras literárias contemporâneas: estudo de personagens femininos em Mia Couto e Arundathi Roy.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Stheffany Cruvinel Martins - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - Atual
Anima: Filosofia e Estudos Animais
Descrição: Investigação sobre as formas de elaboração do conceito de animalidade a partir da elaboração de uma humanidade (máquina antropogênica). O foco da discussão é a diversidade de comunicação encerrada no silêncio dos animais não-humanos. Os estudos envolvem especialmente ideias desenvolvidas no campo da filosofia (Heidegger, Merleau-Ponty, Derrida, Agamben), mas passam por outras áreas como antropologia e biologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Teoria estética: silêncio e criação
Descrição: O lugar de germinação dos estudos propostos é o das teorias estéticas, circulantes tanto no campo das Artes quanto da Filosofia. Estende-se ainda, transversalmente, para as discussões da Educação, pela via da experiência estética. O interesse central é identificar as situações em que o silêncio se coloca como fundante da ação criadora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
A questão da autonomia na educação anarquista: possíveis releituras a partir do pensamento foucaultiano
Descrição: Estudo teórico do conceito de autonomia e da forma como é tratado no campo da educação. Caracterização histórica e conceitual do pensamento anarquista e de sua consolidação no campo educacional. Leitura do pensamento de Foucault buscando possíveis dissonâncias nos sentidos de termos característicos do discurso anarquista (liberdade, autonomia) e do discurso contemporâneo em educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Gustavo Castanheira B. Oliveira - Integrante / Órfilo Fraga - Integrante.
2010 - 2012
Teoria estética, percepção e práticas educativas
Descrição: Estudos de teorias estéticas e da percepção, especialmente as centradas na fenomenologia. Inclui subprojeto "Paisagens sonoras e sensibilização ambiental"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Paisagens sonoras e educação estética ambiental
Descrição: As paisagens sonoras, alvo de interesse de estudos no campo da música, passou a merecer a mobilização das pesquisas também na área ambiental e, recentemente, na educação. No presente trabalho, objetivamos compor paisagens sonoras concretas e imaginárias, desenhando assim as singularidades, sonoridades e suas significações nos ambientes vividos. Tomamos os processos de pesquisa e composição e de educação, deles derivados, como oportunidades de sensibilização ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Claudio A. Pereira - Integrante.Financiador(es): Tractebel Energia SA - Auxílio financeiro / Centro de Divulgação Ambiental - Cooperação.
2005 - 2010
Pesquisa em educação ambiental: fundamentos teórico-metodológicos e desenvolvimento epistemológico
Descrição: O campo epistemológico da educação ambiental tem como característica a tansdisciplinaridade e a incorporação de conhecimentos de diversas áreas do saber. O presente projeto visa traçar um perfil dos fundamentos teórico-metodológicos apresentados na pesquisa nos últimos anos, a partir do qual seja possível apontar tendências do desenvolvimento epistemológico da educação ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4


Projetos de extensão


2018 - Atual
Paisagens sonoras no entorno da Usina Mascarenhas de Moraes, município de Ibiraci/MG
Descrição: Trabalho focado na dimensão estética ambiental, com o objetivo de registro de paisagens sonoras e produção de material para ações de educação ambiental e gestão participativa. Deriva de uma pesquisa em desenvolvimento no contexto de implantação da Subestação da Linha de Transmissão de Energia Xingu/Estreito, que está provocando significativas mudanças na paisagem sonora da região e que resultará, supostamente, impactos na relação das pessoas com o local. A caracterização sonora da paisagem antes e depois do início de funcionamento do empreendimento, bem como a especulação sobre seus efeitos biológicos e socioambientais, que estão sendo realizados no estudo, gerará um acervo de dados sobre o ambiente, sistematizados para divulgação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Ricardo Vicente Ferreira - Integrante / Luiza Maria de Assunção - Integrante / Fátima Cristina de Oliveira - Integrante / Leonildo Antonio Gomes Pereira - Integrante / Thales Chinchio Neves - Integrante.
2018 - Atual
Anima: Filosofia, Estudos Animais e Educação Animalista
Descrição: Projeto de cursos introdutórios sobre os fundamentos filosóficos dos Estudos Animais e suas possível relações com o campo da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Stheffany Cruvinel Martins - Integrante.
2017 - 2018
Arte, Filosofia contemporânea e Educação
Descrição: Estudos em Filosofia Estética e eventos sobre Arte-Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador.
2015 - 2016
Pau-Pedra: carimbó e cacuriá, a propagação de danças populares
Descrição: O projeto teve como objetivo a divulgação de danças de matrizes afro-brasileira e indígena, com foco no carimbó, patrimônio imaterial nacional, e no cacuriá..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Adriana Maimone Aguillar - Integrante / Rogéria Resende Isobe - Integrante.
2014 - 2016
Anima Filosofia e Estudos Animais
Descrição: O campo dos Estudos Animais têm se desenvolvido nos últimos anos em todo o mundo, definindo-se como um espaço multidisciplinar envolvendo áreas das ciências humanas e naturais. O foco das discussões é a relação entre animais humanos e não humanos. O presente projeto tem como objetivo o fomento das questões inerentes ao campo na UFTM, incluindo as ações: sistematização de um Grupo de Estudos sobre o tema; realização de Ciclos de Debates interinstitucionais, o que possibilitará o compartilhamento de informações; oferta de atividades complementares a alunos de diferentes cursos e membros da comunidade externa que tenham interesse pelo tema..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Andreia Aparecida Marin - Coordenador / Órfilo Fraga - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estudos Animais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. D. L.2018SILVA, M. D. L. ; MARIN, A. A. . O feminino em manifestações populares: relações de poder na cultura e na expressão do carimbó paraense.. REVISTA ÁRTEMIS, v. XXIV, p. 167-178, 2018.

2.
APARECIDA MARIN, ANDREIA2018APARECIDA MARIN, ANDREIA. UM POUCO, SÓ. REVISTA ESCRITA (PUCRJ. ONLINE), v. 2018, p. 1-2, 2018.

3.
APARECIDA MARIN, ANDREIA2018APARECIDA MARIN, ANDREIA; SILVEIRA, EDUARDO . DEVIR ORGÂNICO, CORPO-PAISAGEM: TRAÇOS DA MULHER E DO ANIMAL EM BEAUVOIR, MENDIETA E COLETTE. REVISTA ESCRITA (PUCRJ. ONLINE), v. 2018, p. 1-18, 2018.

4.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2018MARIN, A. A.. Transver o mundo, garimpar silêncios. Geograficidade, v. 8, p. 4-19, 2018.

5.
MARIN, A. A.2018MARIN, A. A.; MARTINS, S.C. . A mulher, o animal: corpos demoníacos e contenções persistentes. CADERNO ESPAÇO FEMININO (UFU), v. 31, p. 324-344, 2018.

6.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2017MARIN, A. A.; SILVEIRA, E. ; MARTINS, S.C. . Mulher, matéria animal e in-diferença. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE), v. 13, p. 1-21, 2017.

7.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2017MARIN, A. A.. Pequenas heranças pedagógicas. ALEGRAR (CAMPINAS), v. 19, p. 55-62, 2017.

8.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2017MARIN, A. A.; MANAF, Paulo . Mínimo... Acesso. CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE, v. 2, p. 1-7, 2017.

9.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2016MARIN, A. A.. O olhar de Karawa e o animal que não se foi. Revista Sísifo, v. 1, p. 25-41, 2016.

10.
MANAF, Paulo2016MANAF, Paulo ; MARIN, A. A. . Entre fêmeas humanas e quimeras: odemoníaco e o corpo. Revista Sísifo, v. 1, p. 14-32, 2016.

11.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2015MARIN, A. A.. Lesbos, animot, mulheres e animais: os outros in(con)formados. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades, v. 20, p. 102-110, 2015.

12.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2014MARIN, A. A.; MANAF, Paulo . Quero viver com os lobos: apologia ao silêncio e o ridículo humano. Alegrar (Campinas), v. 12, p. 1-24, 2014.

13.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2014MARIN, A. A.. Animalidade e transmutação: a palavra-animal e o saber orgânico nas escritas manoelina e sabiana. LANDA, v. 3, p. 243-265, 2014.

14.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2013 MARIN, A. A.. Anúncio do mundo, prejuízos do comportamento teórico e pensamento poético em Heidegger. Artefilosofia (UFOP), v. 14, p. 137-153, 2013.

15.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2012 MARIN, A. A.. No silêncio, com Bernardo. Inter-ação (UFG. Online), v. 37, p. 307-321, 2012.

16.
BACH JR, J.2012BACH JR, J. ; MARIN, A. A. . A educação estética na Pedagogia Waldorf: o imaginário e a paisagem interior. Interfaces da Educação, v. 3, p. 19-34-34, 2012.

17.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2011MARIN, A. A.; PEREIRA, C. A. ; SILVEIRA, E. . Experiências de ?indeterminação?: artistas falando a educadores. OPSIS (UFG), v. 11, p. 271-286, 2011.

18.
PEREIRA, C. A.2011PEREIRA, C. A. ; MARIN, A. A. . Seres de carne e sons: escuta sensível, corpo musical. Alegrar (Campinas), v. 7, p. 1-7, 2011.

19.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2009MARIN, A. A.; PEREIRA, C. A. . Sons, corpo, sensibilização: Diálogos entre a música e a Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, p. 401-416, 2009.

20.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2009 MARIN, A. A.. A percepção no logos do mundo estético: contribuições do pensamento de Merleau-Ponty aos estudos de percepção e educação ambiental. Interacções (Portugal), v. 11, p. 48-66, 2009.

21.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2009MARIN, A. A.; SILVEIRA, E. . Cosmos e locus: dos significados da cidadania planetária à construção de mitos positivos do cotidiano no discruso da educação estética ambiental. OLAM (Rio Claro), v. 9, p. 164-186, 2009.

22.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2009MARIN, A. A.; KASPER, K. . A natureza e o lugar habitado como âmbitos da experiência estética. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 25, p. 267-282, 2009.

23.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2009 MARIN, A. A.; LIMA, A.P. . Individuação, percepção ambiental: Merleau Ponty e Gilbert Simondon. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 25, p. 265-281, 2009.

24.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2008MARIN, A. A.; SILVEIRA, E. . Educação e ecocentrismo no enfrenamento do egocentrismo moderno: o reaprendizado da alteridade. Inter-ação (Goiânia), v. 33, p. 11-30, 2008.

25.
CORREA, S. A.2008CORREA, S. A. ; MARIN, A. A. ; OLIVEIRA, Sandra Fátima . Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade. Inter-ação (Goiânia), v. 33, p. 71-86, 2008.

26.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2008MARIN, A. A.. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (Impresso), v. 3, p. 13-32, 2008.

27.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2007MARIN, A. A.. Ética, estética e educação ambiental. Revista de Educação (Campinas), v. 22, p. 109-118, 2007.

28.
BACH, Jonas2007BACH, Jonas ; MARIN, A. A. . A percepção ambiental na Pedagogia Waldorf: a fenomenologia de Goethe e a Teoria dos Sentidos de Steiner aplicados à educação ecológica.. OLAM (Rio Claro), v. 7, p. 427-443, 2007.

29.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2007MARIN, A. A.. A natureza e o outro: ética da compaixão e educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 2, p. 11-27, 2007.

30.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2006MARIN, A. A.; OLIVEIRA, L. C. B. . Percepção ambiental e teoria estética: bases epistemológicas comuns e significados para a educação ambiental. Olam: Ciência & Tecnologia (Rio Claro. CD-Rom), Rio Claro/SP, v. 6, p. 182-196, 2006.

31.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2006MARIN, A. A.. A educação ambiental nos caminhos da sensibilidade estética. Inter-ação (Goiânia), v. 31, p. 277-290, 2006.

32.
CORREA, S. A.2006CORREA, S. A. ; OLIVEIRA, Sandra Fátima ; MARIN, A. A. . Apropriação do espaço e percepção ambiental dos moradores do entorno do Parque Estadual da Serra de Caldas, na cidade turística de Caldas Novas/GO.. OLAM (Rio Claro), v. 6, p. 59-82, 2006.

33.
BUCK, S.2005BUCK, S. ; MARIN, A. A. . Educação para pensar questões sócio-ambientais e qualidade de vida. Educar em Revista, Curitiba/PR, v. 25, p. 197-212, 2005.

34.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2005MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Percepção ambiental, imaginário e educação ambiental. Olam: Ciência & Tecnologia (Rio Claro. CD-Rom), Rio Claro/SP, v. 5, n.1, p. 188-201, 2005.

35.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2005MARIN, A. A.; OLIVEIRA, L. C. B. . A experiência estética em Dufrenne e Quintás e a percepção de natureza: para um educação ambiental com bases fenomenológicas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG/ Rio Grande, v. 15, p. 196-210, 2005.

36.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2004MARIN, A. A.. Ética, moralidade e educação ambiental. Interciencia (Caracas), Venezuela, v. 29, n.3, p. 153-157, 2004.

37.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2004MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . O imaginário sobre a água e suas implicações para o entendimento da interação do ser humano com o meio.. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 12, p. 50-59, 2004.

38.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2004MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Reconstituição histórica como ferramento de resgate cultural e de educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande/RS, v. 13, p. 101-114, 2004.

39.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2004MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . "Diálogos"entre Thoreau e Bachelard e os encontros entre ecologismo e arcaísmo.. OLAM (Rio Claro), Rio Claro, v. 4, n.1, p. 303-316, 2004.

40.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2003MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . A educação ambiental num contexto da complexidade do campo teórico da percepção. Interciencia (Caracas), Venezuela, v. 28, n.10, p. 616-619, 2003.

41.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2003MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Percepção ambiental e imaginário do paraíso de moradores do município de Jardim/MS. Revista OLAM, Rio Claro/SP, 2003.

42.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA2003MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Percepción amabiental, imaginario y prácticas educativas. Tópicos en Educación Ambiental do México, México, v. 14, 2003.

43.
MARIN, A. A.;APARECIDA MARIN, ANDREIA1999MARIN, A. A.; BARBOSA, J. M. . Crescimento Heterogêneo em alevinos de curimbatá Prochilodus lineatus (Pisces:Prochilodontidae) (Valenciennes, 1864): influência de fatores químicos interespecíficos. Boletim Técnico do CEPTA, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
MARIN, A. A.. Ambiente e Vida Cotidiana. In: Marcos Reigora. (Org.). Educação Ambiental e Práticas pedagógicas cotidianas. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2015, v. 1, p. 77-100.

2.
BACH JR, J. ; MARIN, A. A. . A dimensão estética na educação ecológica da Pedagogia Waldorf. In: VEIGA, M.; STOLTZ, T.. (Org.). O pensamento de Rudolf Steiner no debate científico. 1ed.Campinas: Alínea, 2014, v. 1, p. 51-72.

3.
MARIN, A. A.. Alteridade e educação ambiental: os ?outros? e os escapismos do discurso ambientalista. In: Ettiène Guérios; Tânia Stoltz. (Org.). Educação e alteridade. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2010, v. 1, p. 85-99.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARIN, A. A.; MANAF, Paulo . Mundos e percepção: o conceito de animalidade a partir de Uexküll e Merleau-Ponty. In: II Congreso de la Sociedad Filosofica del Uruguay, 2014, Montevideo. Actas Congreso Internacional de la Sociedad Filosófica del Uruguay. Montevideo: Auspician MEC, 2014. v. 1. p. 1087-1105.

2.
MARIN, A. A.. Pensamento e escrita: mobilidade e experiência estética nos processos de formação. In: XX Colóquio da Seção Portuguesa da AFIRSE, 2013, LIsboa. Atas do XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Formação profissional. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de LIsboa, 2013. v. 1. p. 616-627.

3.
PEREIRA, C. A. ; MARIN, A. A. . Submersos: paisagens sonoras, escuta sensível. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia: ANPPOM, 2011. v. 1. p. 328-334.

4.
PEREIRA, C. A. ; MARIN, A. A. ; SILVEIRA, E. ; CARDOSO, Marcos J. . (Des)Educando sentidos: automatismos na escuta e educação musical. In: XX Congresso da ANPPOM 2010, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM 2010, 2010. v. 1. p. 284-288.

5.
MARIN, A. A.; SILVEIRA, E. ; LIMONT, M. ; FILVOCK, S. F. ; DANIEL, M. H. . Os desafios da educação ambiental diante da racionalidade técnica: diálogos com o pensamento crítico de Habermas. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED-SUL), 2008, Itajaí. Anais do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008. v. 1. p. 1-17.

6.
MARIN, A. A.. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Questões epistemológicas contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade., 2007, Rio Claro. Anais do IV EPEA. Rio Claro: UNESP, 2007. v. 1. p. 1-10.

7.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Percepção ambiental, imaginário de práticas educativas. In: III Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2005, Ribeirão Preto. Textos Completos do III EPEA, 2005.

8.
MARIN, A. A.. A natureza e o outro: ética da compaixão e educação ambiental. In: III Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2005, Ribeirão Preto. Textos Completos do III EPEA, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARIN, A. A.. A educação nos caminhos da sensibilidade estética: perspectivas comuns entre educação estética e ambiental. In: V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2006, Joinville/SC. Anais do V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARIN, A. A.; SILVEIRA, E. . Cosmos e locus: dos significados da cidadania planetária à construção dos mitos positivos do cotidiano no discurso da educação estética ambiental. In: Congresso Internacional Imaginário do Envolvimento Desenvolvimento - XV Ciclo de estudos do Imaginário, 2008, Recife. Caderno de Resumos do XV Ciclo de Estudos do Imaginário. Recife: UFPE, 2008. v. 1. p. 60-60.

2.
MARIN, A. A.; CORREA, S. A. . Imaginário, percepção estética de natureza e lugar habitado e educação ambiental. In: XIV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário - As dimensões Imaginárias da Natureza, 2006, Recife. Caderno de Resumos XIV Ciclo de EStudos sobre o Imaginário. Recife: Ana Farache Comunicações/UFPE, 2006. v. 1. p. 47.

3.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Reconstitução histórica como instrumento de resgate cultural e de educação ambiental. In: 2 Simpósio Brasileiro de engenharia ambiental, 2003, Itajaí. Livro de resumos do 2 Simpósio Brasilerio de Engenharia Ambiental. Itajaí: Univali, 2003.

4.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . O resgate histórico da transformação da paisagem como subsídio paa o estudo da percepção ambiental. In: Congresso de História Oral/II Simpósio Internacional do CECAB, 2002, Goiás. Caderno de resumos do II Simpósio Internacional do CECAB, 2002. v. unico.

5.
MARIN, A. A.. Estudo da percepção ambiental dos moradores das zonas rural (ao longo do rio da Prata) e urbana de Jardim/MS. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. Anais do V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001.

6.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Estudo da percepção ambiental dos moradores das zonas rural (ao longo do Rio da Prata) e urbana de Jardim/MS). In: Fórum de Psicopedagogia do Pantanal, 2001, Corumbá. Caderno de resumos do Fórum de Psicopedagogia do Brasil, 2001.

7.
MARIN, A. A.; COMAR, M. V. ; OLIVEIRA, H. T. . Estudo da percepção ambiental dos moradores das zonas rural(ao longo do Rio da Prata) e urbana de Jardim/MS. In: Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: tendências e perspectivas, 2001, Rio Claro. Caderno de resumos do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2001.

8.
MARIN, A. A.. Instrumentalização da comunidade acadêmica para a detecção e denúncia de crimes ambientais. In: III Seminário de Educação Ambiental para as cidades pantaneiras, 2001, Aquidauana. Caderno de Resumos do III Seminário de Educação Ambiental para as cidades pantaneiras, 2001.

9.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Estudo da percepção ambiental dos moradores de Jardim/MS: subsídio para a elaboração de progrmas de educação ambiental. In: III Seminário de Educação Ambiental para as cidades pantaneiras, 2001, Aquidauana. Caderno de Resumos do III Seminário de Educação Ambiental para as cidades pantaneiras, 2001.

10.
MARIN, A. A.; BARBOSA, J. M. . Crescimento Heterogêneo de alevinos de curimbatá Prochilodus Lineatus (Pisces, Prochilodontidae) (Valenciennes, 1864): influência de fatores químicos interespecíficos. In: IX Encontro de Biólogos do CRB-1, 1998, Campo Grande. Anais do IX Encontro deBiólogos do CRB-1, 1998.

11.
MARIN, A. A.; BARBOSA, J. M. . Crescimento Heterogêneo em alevinos de curimbatá Prochilodus lineatus (pisces: Prochilodontidae) (Valenciennes, 1864): influência de fatores químicos interespecíficos. In: I Encontro de Pesquisa Agropecuária da FZEA/USP, 1997, Pirassununga. Anais do I Encontro de Pesquisa Agropecuária da FZEA/USP, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
MARIN, A. A.; MANAF, Paulo . Mundos e percepção: o conceito de animalidade a partir de Uexküll e Merleau-Ponty. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARIN, A. A.. Pensamento e escrita: mobilidade e experiência estética nos processos de formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, C. A. ; MARIN, A. A. ; SILVEIRA, E. ; CARDOSO, Marcos J. . (Des)Educando sentidos: automatismos na escuta e educação musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARIN, A. A.; CORREA, S. A. . Imaginário, percepção estética de natureza e lugar habitado e educação ambiental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, L. C. B. . A educação nos caminhos da sensibilidade estética: perspectivas comuns entre educação estética e ambiental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARIN, A. A.; CALDEIRA, Ademir D. ; CARVALHO, Luiz M. . Pesquisa, ensino e educação ambiental: princípios e ações na formação de professores e no ensino formal. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GONCALVES, N. G. ; MARIN, A. A. . Educação para a cidadania: a pesquisa e a inserção temática no universo escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARIN, A. A.. Transver o mundo, garimpar silêncios. Rio Claro: UNESP, 2013 (Material de divulgação).

2.
PEREIRA, C. A. ; MARIN, A. A. . Submersos. Itá/SC: Centro de Divulgação Ambiental, 2011 (Material de divulgação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARIN, A. A.. Consusltoria ad hoc Educar em Revista. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
MARIN, A. A.. Parecer em artigo da REVISTA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009.

2.
MARIN, A. A.. Parecerista no Simpósio Fundamentos de la Educación Ambiental e V Congresso Europeo CEISAL de Latinoamericanostas. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARIN, A. A.; FRAGA, O. ; MANAF, Paulo . Anima Filosofia e Estudos Animais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARIN, A. A.. Programa de Formação de Educadores(as) Ambientais-PFEA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARIN, A. A.. Programa de Formação de Educadores Ambientais PFEA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARIN, A. A.. Meio ambiente, vida cotidiana e cidadania. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

5.
Reigota, M.A. ; Guimarães, L.B. ; Pelicioli, A.F. ; MARIN, A. A. ; Barcelos, V. . Programa de Formação de Educadores Ambientais (PFEA). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MARIN, A. A.. Meio Ambiente, vida cotidiana e cidadania. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Demais trabalhos
1.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T. ; COMAR, M. V. . Crescimento urbano e qualidade ambiental: anseios da comunidade do município de Jardim/MS. 2003 (Trabalho apresentado em envento Encontro Interconti-nental Sobre a) .

2.
MARIN, A. A.. Pesquisas em educação ambiental - educação ambiental para práticas sustentáveis. 2003 (Palestra proferida em evento) .

3.
CREPADE, A. ; MARIN, A. A. ; MALAQUIAS, W.M. . Estudo da relações topofílicas e do conhecimento tradicional da comunidade Kadiwéu da serra da Bodoquena/MS. 2001 (Trabalho de co-autoria apresentado em evento) .

4.
SILVA, A.A. ; MARIN, A. A. . Sensibilização da população sobre o destino do lixo no entodo dos bairros Vila Operária e São Vicente, Nova Andradina/MS. 2001 (Trabalho apresentado em envento) .

5.
PEREIRA, S.N. ; GUIMARÃES, V.F. ; LEAL, V.T. ; FERREIRA, W.R. ; DUTRA, M.A. ; MARIN, A. A. ; GRECHI, D.C. . Educação ambiental no ensino formal: propostas de atividades transdiciplinares para escolas públicas e privadas de Dourados/MS. 2001 (Trabalho apresentado em envento) .

6.
CHAVES, D.G. ; MALAQUIAS, W.M. ; MARIN, A. A. . Reconstituição histórica da ocupação do território de Bodoquena com ênfase na mudança de paisagem. 2001 (Trabalho apresentado em envento) .

7.
SUSZEK, A.A. ; MARIN, A. A. . Relações topofílicas da comunidade de Bodoquena/MS: base para o estudo da percepção ambiental. 2001 (Trabalho apresentado em envento) .

8.
BRITO, I.R. ; KLEIN, E.K.L. ; FERRAZ, M.L. ; ROMERO, H. ; MARIN, A. A. ; GRECHI, D.C. . Revitalização da área central de Dourados: propostas de atividades culturais e sensibilização de moradores e comerciantes para diminuição de impactos visuais. 2001 (Trabalho apresentado em envento) .

9.
MARIN, A. A.. O entendimento dos fundamentos das Ciências Naturais entre alunos do curso de Pedagogia. 1999 (Trabalho apresentado em envento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DINIS, N. F.; BUCK, S.; MARIN, A. A.; COSTA, A. V. P. A. P.. Participação em banca de Vitor Janei Neto. De tocaia na infância: uma análise da proposta pedagógica da escola toca do futuro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MARIN, A. A.; MANAF, Paulo; MARQUES, Paulo Henrique. Participação em banca de Rosemari Komarcheski. Fluidez, humor das águas: narrativas, imaginário e percepção ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MARIN, A. A.; GUIMARÃES, Solange.T.L.; Reigota, M.A.. Participação em banca de Mariene Francine Lima. Mares e Pescadores: narrativas e conversas em Itapoá. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MARIN, A. A.; GUIMARÃES, Solange.T.L.; Reigota, M.A.; KASPER, K.. Participação em banca de Claudio Avanso Pereira. Submersos: odisséia de uma escula sensível. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
OLIVEIRA, Sandra Fátima; MARIN, A. A.; AKMEIDA, Maria G.. Participação em banca de Fernanda Alexandre. O rio que passou em minha vida: o Caldas nas narrativas dos idosos e nas representações de seus novos atores. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MARIN, A. A.; DUARTE Jr, João F.; KASPER, K.. Participação em banca de Eduardo Silveira. Educação Estética Ambiental e Teatro do Oprimido: Fundamentos e Práticas Comuns. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

7.
LUZ, A. A.; MARIN, A. A.; MORALES, Angelica G.M.. Participação em banca de Daniele Saheb. A educação sócio-ambiental e a formação em Pedagogia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

8.
MARIN, A. A.; BUCK, S.; CARNEIRO, Sonia M.M. Participação em banca de Mauricio de Jesus Tozetti. Discurso ambientalista na educação ambiental e legislação ambiental brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

9.
DINIS, N. F.; LUZ, A. A.; DIEZ, Carmen L.F.; MARIN, A. A.. Participação em banca de Josiane Becker. A construção do gênero e da sexualidade na literatura infantil. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

10.
MARIN, A. A.; GUIMARÃES, Solange.T.L.; BUCK, S.. Participação em banca de Jonas Bach Junior. A educação ecológica por meio da estética na Pedagogia Waldorf. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

11.
LUZ, A. A.; TRIVELATO, Silvia L.F.; MARIN, A. A.. Participação em banca de Irene de Jesus Andrade. Os temas sociais contemporâneos e sua representação junto aos formandos e egressos do curso de Biologia da UFPR. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

12.
OLIVEIRA, Maria C.M.; MARIN, A. A.; TESSER, Gelson J.. Participação em banca de Cristhiane Aparecidad Mariot. Programa Saúde da Família: o discurso educativo das equipes na promoção da saúde ambiental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

13.
MARIN, A. A.. Participação em banca de Marciléia Oliveira Bispo. Educação Ambiental e Meio Ambiente: as representações de professores e estudantes do Ensino Fundamental de Cristalândia-TO". 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

14.
MARIN, A. A.. Participação em banca de Domingos Ferreira de Medeiros. A educação ambiental na primeira fase do ensino da rede municipal de ensino de Goiânia: caminhos e perspectivas. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, H. T.; LOGAREZZI, A.J.M.; PRINTES, L.B.; IARED, V.G.; MARIN, A. A.. Participação em banca de Andréia Nasser de Figueiredo. Educação ambiental em áreas verdes urbanas: os vínculos e as relações de moradoras/es e de pessoas em um processo educativo com a biodiversidade de uma microbacia em urbanização. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
OLIVEIRA, Sandra Fátima; MARIN, A. A.; MIZIARA, F.; HECK, José N.; VIANA, Rosa Maria. Participação em banca de Sandro alves Corrêa. Percepção, topofilia e apreensão do espaço: as transformações na relação ser humano-ambiente. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T.; SE, J. A. S.; FERRANTE, V. L. S.; SCHALCH, V.. Participação em banca de Rosa Maria Tóro Tonissi. Percepção e caracterização ambientais da área verde da microbacia do Córrego da Água Quente (São Carlos, SP) como etapas de um processo de educação ambiental". 2005. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - USP - Escola de Engenharia de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
OLIVEIRA, Sandra Fátima; MARIN, A. A.; AKMEIDA, Maria G.. Participação em banca de Marciléia Oliveira Bispo. Cenários, olhares, tramas e sabores: constituição de uma proposta para formação continuada de professores em Educação Ambiental. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, Cristina F.; MARIN, A. A.; SPINOLA, J. L.; LIMONT, M.. Participação em banca de Fernanda Silveira Catenacci.Dinâmica de apropriação e exploração da Cataia - Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) Landrum - na barra do Ararapira (Ilha do Superagui, Guaraqueçaba, Paraná: uma perspectiva histórica). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MARIN, A. A.; TEIXEIRA, Cristina F.; CUNHA, José A.. Participação em banca de Fernanda Fausto de Almeida.Educação estética ambiental: sensibilização em jardins botânicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MARIN, A. A.; TEIXEIRA, Cristina F.. Participação em banca de Eduardo Silveira.Fundamentos teórico-metodológicos nos trabalhos de educação ambiental pela arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MARIN, A. A.; LUZ, A. A.. Participação em banca de Michelle Hudson Daniel.Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RISCAL, S. A.; DINIS, N. F.; BITTENCOURT, A. B.; MARIN, A. A.; SILVEIRA, R. V.. Relações sociais, subjetividade e educação. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

Outras participações
1.
GIOPPO, C.; OLIVEIRA, O. B.; MARIN, A. A.. Teste seletivo para professro substituto. 2011. Universidade Federal do Paraná.

2.
LIBLIK, Ana Maria P.; SCHLICHTA, Consuelo; MARIN, A. A.. Teste Seletivo para professor substituto - Metodologia e Prática de Ensino de Artes Plásticas. 2009. Universidade Federal do Paraná.

3.
MARIN, A. A.; GABARDO, C.M.; CASTILHO, N.I.. Comissão julgadora de Processo de estágio probatório. 2009. Universidade Federal do Paraná.

4.
MARIN, A. A.. Processo seletivo Pós-Graduação. 2009. Universidade Federal do Paraná.

5.
MARIN, A. A.. Processo Seletivo Pós-Graduação. 2008. Universidade Federal do Paraná.

6.
MARIN, A. A.; HORN, G.B; CAMPOS, R. C.. Comissão Avaliadora de Processo de Estágio Probatório. 2008. Universidade Federal do Paraná.

7.
MARIN, A. A.. Processo Seletivo Pós-Graduação. 2007. Universidade Federal do Paraná.

8.
MARIN, A. A.; GONCALVES, N. G.; BRAGA, T. M.. Teste seletivo para professor substituto - Metodologia da Pesquisa Educacional. 2005. Universidade Federal do Paraná.

9.
MARIN, A. A.; BUCK, S.; LUZ, A. A.. Teste seletivo para professor substituto - Metodologia e Prática de Ensino de Biologia. 2005. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII SEMPEM Seminário Nacional de Pesquisa em Música. 2011. (Seminário).

2.
XV Colóqui Heidegger: Heidegger e o pensamento oriental. 2010. (Outra).

3.
XX Congresso da ANPPOM. (Des)Educando sentidos: automatismos na escuta e educação musical. 2010. (Congresso).

4.
VI Seminário de Pesquisa de Teoria e Prática de Ensino.Educação e Invenção. 2009. (Seminário).

5.
XV Ciclio de Estudos sobre o Imaginário: Imaginário do Envolvimento/Desenvolvimento. Cosmos e locus: dos significados da cidadania planetária à construção de mitos positivos do cotidiano no discurso da educação estética ambiental. 2008. (Congresso).

6.
IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: questões epistemológicas contemporâneas - o debate modernidade e pós-modernidade.Pesquisa em percepção e educação ambiental. 2007. (Encontro).

7.
V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental. A educação ambiental nos caminhos da sensibilidade estética. 2006. (Congresso).

8.
XIV Cilco de estudos sobre o imaginário: as dimensões imaginárias da natureza.Imaginário, percepção estética de natureza e lugar habitado e educação ambiental. 2006. (Outra).

9.
III Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.A natureza e o outro: ética da compaixão e educação ambiental. 2005. (Encontro).

10.
II Seminário de Teoria e Prática de Ensino.Educação Ambiental: princípios e perspectivas. 2005. (Seminário).

11.
XIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Educação para a cidadania:a pesquisa e a inserção temática no universo escolar. 2005. (Encontro).

12.
I Encontro sobre Percepção e Conservação Ambiental.I Encontro sobre Percepção e Conservação Ambiental. 2004. (Encontro).

13.
9 Simpósio Ambientalista Brasileiro do Cerrado.Pesquisas em Educação Ambiental: Educação Ambiental para práticas sustentáveis. 2003. (Simpósio).

14.
Congresso de História Oral - II Simpósio Internacional do CECAB. Congresso de História Oral - II Simpósio Internacional do CECAB. 2002. (Congresso).

15.
I Encontro Científico da UEMS.I Encontro Científico da UEMS. 2002. (Encontro).

16.
VII Encontro de professores da UEMS.VII Encontro de Professores da UEMS: o ensino de graduação - implementando as diretrizes curriculares. 2002. (Encontro).

17.
Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - Tendências e Perspectivas.Encontro Pesquisa em Educação Ambiental - Tendências e Perspectivas. 2001. (Encontro).

18.
Fórum de Psicopedagogia do Pantanal.Fórum de Psicopedagogia do Pantanal. 2001. (Outra).

19.
III Seminário de Educação Ambiental para as cidades pantaneiras.III Seminário de Educação Ambiental para as cidades pantaneiras. 2001. (Seminário).

20.
V Encontro de Ecologia do Brasil. V Congresso de Ecologia do Brasil. 2001. (Congresso).

21.
VI Encontro de Professores da UEMS.VI Encontro de Professores da UEMS: avaliação interna - um instrumento a serviço da qualidade. 2001. (Encontro).

22.
V Encontro de Professores da UEMS - Intensções e Práticas.V Encontro de Professores da UEMS - Intenções e Práticas. 2000. (Encontro).

23.
Fórum de Debates: Transgênicos. Agricultura, alimentos e meio ambiente..Fórum de Debates: Transgênicos. Agriculturas, alimentos e meio ambiente. 1999. (Outra).

24.
XIII Encontro de Ictiologia.XIII Encontro de Icitiologia. 1999. (Encontro).

25.
IX Encontro de Biólogos do CRB-1.IX Encontro de Biólogos do CRB-1. 1998. (Encontro).

26.
Simpósio Global Changes.Simpósio Global Changes. 1998. (Simpósio).

27.
XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1998. (Congresso).

28.
Conferência André Dreyfus sobre Evolução.Conferência André Dreyfus sobre Evolução. 1997. (Outra).

29.
I Encontro de Pesquisa Agropecuária da FZEA/USP.I Encontro de Pesquisa Agropecuária da FZEA/USP. 1997. (Encontro).

30.
I Simpósio de Agroecologia.I Simpósio de Agroecologia. 1997. (Simpósio).

31.
XV Encontro Anual de Etologia.XV Encontro Anual de Etologia. 1997. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Stheffany Cruvinel Martins. A imagem da mulher em obras literárias contemporâneas: estudo de personagens femininos em Mia Couto e Arundathi Roy.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mariene Francine Lima. Mares e pescadores: narrativas e conversas em Itapoá. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, REUNI. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

2.
Claudio Avanso Pereira. Submersos: odisséia de uma escuta sensível. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, REUNI. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

3.
Rosemari Komarchesky. Fluidez, humor das águas: narrativas, imaginário e percepção ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Andreia Aparecida Marin.

4.
Eduardo Silveira. Educação Estética Ambiental e Teatro do Oprimido: Fundamentos e Práticas Comuns. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

5.
Maurício de Jesus Tozetti. Discurso ambientalista na educação ambiental e a legislação ambiental brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Andreia Aparecida Marin.

6.
Jonas Bach. Educação ecológica por meio da estética na pedagogia Waldorf. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Andreia Aparecida Marin.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sálua Bittar. Lembranças de velhos como instrumento de valorização humana e de propostas transdisciplinares de educação ambiental. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação ambiental) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

2.
Eliana de Andrade Sarmento. Estudo das concepções de qualidade ambiental e de vida da comunidade ocupante de áreas de posse urbana na Cidade Jardim, município de Goiânia/GO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação ambiental) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

3.
Ludmila Alves Mendonça. A concepção da população carcerária sobre a organização interna do CEPAIGO e suas possíveis consequências para o processo de ressocialização. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação ambiental) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

4.
Fabiana Ponzio Scardoelli. Vida e morte de Ouro Fino: importante arraial de mineração do século XVIII. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação ambiental) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Fausto de Almeida. Educação Estética Ambiental: sensibilização em Jardins Botânicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

2.
Michelle Hudson Daniel. Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

Iniciação científica
1.
Lucas Martins Vieira. Sentido e comportamento poético: imagens panmórficas na arquitetura e na escrita. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

2.
Maycol Douglas Lima da Silva. O feminino em manifestações populares: relações de poder na cultura e na expressão do Carimbó paraenses. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

3.
Gustavo Castanheira B. OLiveira. A questão da autonomia na educação anarquista: possíveis releituras a partir do pensamento foucaultiano. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

4.
Eduardo Silveira. Fundamentos teórico-metodológicos nos trabalhos de educação ambiental pela arte. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Pesquisa. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

5.
Michelle Hudson Daniel. Referenciais teórico-metodológicos das pesquisa em educação ambiental. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

6.
Danielly Gomes Chaves. Reconstituição histórica da ocupação do território de Bodoquena com ênfase na mudança da paisagem: subsídios para atividades de educação ambiental. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Turismo com ênfase em ambientes naturais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Pesquisa. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

7.
Alessandra Ana Suszek. Relações topofílicas da comunidade de Bodoquena/MS: base para o estudo da percepção ambiental. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Turismo com ênfase em ambientes naturais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

8.
Antonio Almeida da Silva. Sensibilização da população sobre o destino do lixo na área de entorno dos bairros Vila Operária e São Vicente (Nova Andradina/MS). 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências - Habilitação Biologia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Pesquisa. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

9.
Marinez Infante Carreira. Educação Ambiental para pequenos produtores da área de assentamento Cassa Verde/MS: a sensibilização para uso de modelos de agricultura orgânica. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências - Habilitação Biologia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Pesquisa. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

Orientações de outra natureza
1.
Juliana Paes Esteves. Produção de material de apoio para atividades de educação estética ambiental: escuta sensível e paisagens sonoras. 2010. Orientação de outra natureza - Pró-Reitoria de Graduação UFPR, Pró-Reitoria de Graduação UFPR. Orientador: Andreia Aparecida Marin.

2.
Deborah Pizzatto. Espaços para vivências de educação ambiental na escola. 2006. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Graduação UFPR. Orientador: Andreia Aparecida Marin.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MARIN, A. A.; FRAGA, O. ; MANAF, Paulo . Anima Filosofia e Estudos Animais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARIN, A. A.. Programa de Formação de Educadores Ambientais PFEA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MARIN, A. A.. Meio ambiente, vida cotidiana e cidadania. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).



Outras informações relevantes


Desenvolvendo projeto de pesquisa sobre o pensamento poético e Heidegger.

Estágios realizados:
 - Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Bolsista-Convênio USP, Carga horária: 20, período: 03 a 08/95. Atividade: Educação Ambiental
- Faculdade de Zootecnica da USP - Bolsista Aperfeiçoamento Ensino, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12. Atividade: Aulas na disciplina de Ecologia
-Centro de Pesquisa e Treinamento em Aquicultura CEPTA/IBAMA, Carga horária: 40, período: 01 a 02/95. Atividade: Larvicultura e Alevinagem (metodologias). 


Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação, Ambiente e Sociedade/UFPR



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 24:22:11