Marcelo Santos de Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2784251112434057
  • Última atualização do currículo em 30/01/2018


Professor da Universidade Federal de Ouro Preto - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Departamento de História. Doutor em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Experiência docente nas áreas de Ensino de História, Teoria da História e Historiografia desde 2003. Experiência de pesquisa na área de história do regionalismo, história das comemorações, cultura de história e popularização do passado, ensino de história e historiografia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Santos de Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.
Rua do Seminário s/n
São Pedro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
URL da Homepage: http://www.ichs.ufop.br/dehis/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Os mártires da causa paulista: culto aos mortos e usos políticos da Revolução Consitucionalista de 1932 (1932-1957), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Marieta de Moraes Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932; REGIONALISMO PAULISTA; CULTO AOS MORTOS; USOS POLÍTICOS DO PASSADO.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2003
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Regionalismo e imaginária urbana; escultura pública e política em Niterói no século XX,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Paulo Knauss.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Regionalismo; Imaginária Urbana; Niterói; Esculturas Públicas; Rio de Janeiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Urbana.
1993 - 1997
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Entre Civismo e Democracia: imaginária urbana e poder simbólico em Niterói.
Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Culture Studies Workshop - Urban Cultures. (Carga horária: 40h).
Center for Sutides in Social Sciences - Calcutta, India, CSSSCAL, Índia.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I - (2/2017)
Estágio Supervisionado III - (2/2017)
Estágio Supervisionando II - (1/2017)
Leituras Dirigidas XIV - Historia e Historiografia da Arte (2/2017)
Letiruas Dirgidas XVIII - Museus e educação para as relações étnico-raciais (2/2017)
Seminário em Ensino de História - Ensino de História e Museus (1/2017)
Estágio Supervisionado IV (2/2017)
01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Historia.

Cargo ou função
Comissão de Capacitação do Departamento de História.
11/2012 - 12/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de História (1/2015) (2/2014) (1/2013) (2/2012)
Estágio Supervisionado em Hisória I (2/2017) (2/2014) (2/2013)
Estágio Supervisionado em História II (1/2017) (2/2016) (1/2015) (1/2014) (1/2013) (2/2012)
Estágio Supervisionado em História III (2/2017) (2/216) (2/2015) (2/2013)
Estágio Supervisionado em História IV (2/2017) (1/2016) (1/2015) (1/2014) (1/2013) (2/2012)
Seminário em Ensino de História I (2/2014)
Seminário em Ensino de História II (1/2015)
03/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Usos do passado: emergência e desdobramentos de um problema historiográfico.

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua na Área de Teoria e Metodologia da História e História da Historiografia

Atividades

03/2012 - 11/2012
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Programa de Treinamento Profissional - Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História.
10/2011 - 11/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil República III (2/2011)
História do Brasil Rrepública II (2/2011)
Metodologia da História I (1/2012)
História do Brasil República II (1/2012)
História do Brasil República III (1/2012)

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2010 - 10/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciência Integradas do Pontal, Faculdade de Ciência Integradas do Pontal.

Atividade realizada
Interpretar a realidade brasileira: leitura, produção textual e reflexão críticana formação discente.
02/2010 - 10/2011
Extensão universitária , Faculdade de Ciência Integradas do Pontal, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Formação Continuada de Professores de Ituiutaba/MG e região (PROEXT/2009) (Abril/Dezembro 2010).
04/2008 - 10/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciência Integradas do Pontal, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso (Maio/Outubro 2011).
01/2009 - 07/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I (1/2009)
Estágio Supervisionado I (1/2011)
Estágio Supervisionado II (2/2009)
Estágio Supervisionado V (1/2011)
Estudos Históricos I (2/2010)
Tendências da Historiografia Contemporânea (1/2010)
04/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Históricos I (2/2008)
História Medieval I (1/2008)
História Medieval II (1/2008)
Historiografia (2/2008)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

Atividades

03/2006 - 12/2007
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de História II (1/2007)
Prática de Ensino de História II (2/2007)
Prática de Ensino de História II (2/2006)
Prática de Ensino de História I (1/2006)

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Susbstituto, Carga horária: 20

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Estudo da História I (1/2005)
Turismo e Patrimônio Histórico Nacional (1/2010)
03/2004 - 12/2004
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Estudo da História I (1/2004)
Introdução ao Estudo da História I (2/2004)
Introdução ao Estudo da História II (1/2004)
Introdução ao Estudo da História II (2/2004)
Seminário em História Econômico-Social IV (2/2003)
Introdução ao Estudo da História I (1/2003)
10/2003 - 10/2004
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Decompondo Divisas.

Escola Oga Mitá, EOM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR I - HISTÓRIA - LIC. PLENA, Carga horária: 16

Atividades

9/2001 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor MG-2, Carga horária: 16

Atividades

2/2000 - 10/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Geral

Secretaria de Estado de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Atividades

2/1998 - 4/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Geral


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Escravidão, histórias nacionais e museus: memórias entrelaçadas no Museu AfroBrasil e Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana (2003-2017)
Descrição: A pesquisa proposta visa compreender as iniciativas de musealização da escravidão e da história dos afrodescendentes em uma perspectiva comparativa. Analisaremos os seguintes museus: Museu do Afro-Brasil (2004), em São Paulo, e o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana (2016) em Washington. Em ambas as instituições, a experiência histórica da escravidão se entrelaça com outros eventos e processos históricos próprios das culturas nacionais em que estão localizados, mas também transcendem as histórias nacionais, conectando experiências específicas aos movimentos históricos globais. Pretendemos analisar como esse entrelaçamento ocorre em cada caso em relação ao contexto histórico em que os dois museus surgiram.O estudo comparativo tem dois objetivos principais: 1) entender como a experiência da escravidão e a história afro-brasileira e afro-americana apresentadas nos museus desafiam as narrativas nacionais hegemônicas; 2) compreender como e em que medida os dois museus integram os processos globais de lembrança da escravidão e da história negra na cultura contemporânea da memória..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Popularização do passado e cultura impressa: historiografia escolar, literatura infanto-juvenil e imprensa ilustrada na criação da cultura histórica republicana (1890-1950)
Descrição: O projeto pretende investigar as formas de popularização do passado que constituíram parte da cultura histórica republicana entre as décadas de 1890 e 1950. Trata-se, por uma lado, de descrever como a historiografia escolar, a literatura infanto-juvenil e o que podemos chamar de divulgação histórica em revistas ilustradas colaboravam para constituir visões da história nacional em um tempo em que: 1) o domínio desta correspondia a um critério de cidadania, sendo a história o fundamento da "educação nacional"; 2) a própria história nacional é objeto de disputas. Por outro, trata-se de considerar teoricamente: 1) a noção mesmo de popularização do passado; 2)a relação entre cultura histórica e a cultura impressa. O projeto tem, portanto, uma dimensão historiográfica porque trata de pensar as formas que a história assume fora e para além dos confinamentos disciplinares que então se constituíam. E tem, igualmente, uma ambição teórica que diz respeito à relação entre as formas de representação histórica e as formas da comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcelo Santos de Abreu - Coordenador / Henrique Bresolin - Integrante / Ana Tresa Barroso de Sousa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2013 - 2015
Cultura histórica em revista: vendo o passado nacional na Ilustração Brasileira (1935-1945)
Descrição: A pesquisa inscreve-se no campo de estudos dos usos do passado e na configuração das dimensões públicas da história. Trata-se de investigar as apropriações do passado como fundamento para a concepção de um projeto nacional, neste caso, aquele que se criou ao longo do Estado Novo no Brasil (1937-1945). O projeto tem ainda outra preocupação central: a relação entre a figuração do passado e sua visualização. A partir da coleção da revista Ilustração Brasileira (1935-1945), reunida no CDHIS, trata-se de perceber como o passado nacional transborda os limites da produção restrita aos círuclos intelectuais reunidos em insituições como IHGB, ganhando o olhar de um público mais amplo e difuso. Nesses outros meios, como nas revistas ilustradas, o logocentrismo do conhecimento histórico é associado a formas de representação e apreensão sustentadas no olhar. Trata-se, pois, de pensar a visualização do passado em sua articulação a seus usos sociais. O projeto se desenvolve no âmbito do Nucleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP) (http://www.nehm.ufop.br/) e faz parte do projeto Historiografia e modernindade: variedades do discurso histórico financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos Emeregentes da FAPEMIG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcelo Santos de Abreu - Coordenador / LEHMKUHL, Luciene - Integrante / Aline Ferreira - Integrante / Lorraine Marilyn Leonel - Integrante / Henrique Bresolin - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2011 - 2013
Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1945)
Descrição: A pesquisa inscreve-se no campo de estudos dos usos do passado e na configuração das dimensões públicas da história. Trata-se de investigar as apropriações do passado como fundamento para a concepção de um projeto nacional, neste caso, aquele que se criou ao longo do Estado Novo no Brasil (1937-1945). O projeto tem ainda outra preocupação central: a relação entre a figuração do passado e sua visualização. A partir da coleção da revista Ilustração Brasileira (1935-1945), reunida no CDHIS, trata-se de perceber como o passado nacional transborda os limites da produção restrita aos círuclos intelectuais reunidos em insituições como IHGB, ganhando o olhar de um público mais amplo e difuso. Nesses outros meios, como nas revistas ilustradas, o logocentrismo do conhecimento histórico é associado a formas de representação e apreensão sustentadas no olhar. Trata-se, pois, de pensar a visualização do passado em sua articulação a seus usos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcelo Santos de Abreu - Coordenador / Luciene Lehmkuhl - Integrante / Aline Ferreira - Integrante / Daniela Miranda - Integrante / Bárbara Fernandes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2010 - 2011
Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1935)
Descrição: A pesquisa inscreve-se no campo de estudos dos usos do passado e na configuração das dimensões públicas da história. Trata-se de investigar as apropriações do passado como fundamento para a concepção de um projeto nacional, neste caso, aquele que se criou ao longo do Estado Novo no Brasil (1937-1945). O projeto tem ainda outra preocupação central: a relação entre a figuração do passado e sua visualização. A partir da coleção da revista Ilustração Brasileira (1935-1945), reunida no CDHIS, trata-se de perceber como o passado nacional transborda os limites da produção restrita aos círuclos intelectuais reunidos em insituições como IHGB, ganhando o olhar de um público mais amplo e difuso. Nesses outros meios, como nas revistas ilustradas, o logocentrismo do conhecimento histórico é associado a formas de representação e apreensão sustentadas no olhar. Trata-se, pois, de pensar a visualização do passado em sua articulação a seus usos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Santos de Abreu - Coordenador / Aline Ferreira - Integrante.
2010 - 2011
Documentos para ler e ver: a revista Ilustração Brasileira no acervo do CDHIS
Descrição: O projeto visa o tratamento da coleção da revista em dois sentidos: 1) estabelecer procedimentos de conservação que garantam sua integridade; 2) levantamento dos temas, autores e meios expressivos na revista.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcelo Santos de Abreu - Integrante / Luciene Lehmkuhl - Coordenador / Aline Ferreira de Vasconcelos - Integrante / Márlon Oliveira - Integrante / Felipe Arantes Guimarães - Integrante / Geanne Paula de Oliveira Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Revista Brasileira de História (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Urbana.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1996
Prêmio Vasconcelos Torres de Iniciação Cinetífica - 3o lugar na Área de Ciências Humanas, Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ABREU, Marcelo2017ABREU, Marcelo; MOLLO, H. M. ; MARTINS, E. . Introduction to the special issue Brazilian historiography: memory, time, and knowledge in the writing of history. Historein, v. 17, p. 1-9, 2017.

2.
2ABREU, MARCELO2015ABREU, MARCELO; RANGEL, MARCELO . MEMÓRIA, CULTURA HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA. História e Cultura, v. 4, p. 7, 2015.

3.
3ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO2013ABREU, Marcelo. Regionalismo e ação simbólica: a Revolução de 1932 como drama social. LOCUS (UFJF), v. 36, p. 163-179, 2013.

4.
5ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO2011 ABREU, Marcelo. Os mártires da causa paulista: a criação do culto aos mortos da Revolução Constitucionalista de 1932 (1932-1937). PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 7, n.1, p. 193-211, 2011.

5.
4ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO2011 ABREU, Marcelo. Luto e Culto Cívico dos Mortos: as tensões da memória pública da Revolução Constitucionalista de 1932 (São Paulo, 1932-1937). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO), v. 31, p. 105-123, 2011.

6.
6ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO2011ABREU, Marcelo. São Paulo e o Brasil: comemoração, regionalismo e a construção social do espaço nacional na década de 1920. CADERNOS DE PESQUISA DO CDHIS (ONLINE), v. 24 (1), p. 159-179, 2011.

7.
7ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO2008 ABREU, Marcelo. Além do 9 de Julho: as comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932, as ritualizações da história e a escrita nacional da história. ANAIS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, v. 40, p. 35-54, 2008.

8.
8ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO2007 ABREU, Marcelo. As comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932: representação do passado e construção social do espaço regional (São Paulo, 1934 e 1955). ESTUDOS HISTORICOS (RIO DE JANEIRO), v. 40, p. 154-171, 2007.

9.
9ABREU, Marcelo;ABREU, MARCELO2001ABREU, Marcelo. Coleção e cidade; imagens urbanas e prática de colecionar. ANAIS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, Rio de Janeiro, v. 33, p. 141-152, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
ABREU, Marcelo. História local e ensino de história: interrogação da memória e pesquisa como princípio educativo. In: GABRIEL, Carmem; MONTEIRO, Ana Maira; BOMFIM, Marcus. (Org.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. 1aed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, v. , p. 51-79.

2.
ABREU, MARCELO. Imagens consagradas: impressos, circulação e consumo da pintura histórica oitocentista. In: SCHIAVINATTO, Iara; COSTA, Eduardo. (Org.). Cultura visual e história. 1aed.São Paulo: Alameda, 2016, v. , p. 255-272.

3.
ABREU, Marcelo; BARRAL, M. E. ; SILVEIRA, M. A. . Educação nacional e ensino de história: os desvios na cultura histórica republicana. In: BARRAL, Maria Elena; SILVEIRA, Marco Antonio. (Org.). Historia, poder e instituciones. Diálogos entre Brasil y Argentina. 1aed.Rosario: ProHistoria/Universidad Nacional de Rosario, 2015, v. , p. 213-230.

4.
ABREU, Marcelo. Drama social e história: memória política e historiografia da década de 1930. In: AVELAR, Alexandre; FARIA, Daniel; PEREIRA, Mateus. (Org.). Contribuições à história intelectual do Brasil Republicano. 1aed.Ouro Preto: EDUFOP/PPGHIS, 2012, v. , p. 39-.

5.
ABREU, Marcelo. Memória à quente: cultura histórica, literatura e testemunho da Revolução Constitucionalista de 1932 (1932-1937). In: RAMOS, Francisco Regis Lopes; SILVA FLO., Antonio Luiz Macedo. (Org.). Cultura e Memória: os usos do passado na escrita da História. 1aed.Fortaleza: Nudoc, 2011, v. , p. 117-137.

6.
ABREU, Marcelo. Glossário. In: Frederick Jackson Turner (autor);Paulo Knauss (org.). (Org.). Oeste Americano; quatro ensaios de história dos Estados Unidos da América. 1aed.Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004, v. , p. 117-127.

7.
ABREU, Marcelo. Entre civismo e democracia; imagem republicana e poder simbólico. In: KNAUSS, Paulo. (Org.). Sorriso da cidade; imagens urbanas de Niterói. 1aed.Niterói: Niterói Livros, 2003, v. , p. 83-127.

8.
ABREU, Marcelo. Esfinges Urbanas; quadros da imaginária urbana. In: Paulo Knauss. (Org.). Cidade Vaidosa; imagens urbanas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999, v. , p. 136-160.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABREU, Marcelo. Pedra, bronze, história,estátua!. Ciencia Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, , v. 107, p. 23 - 25, 02 out. 2000.

2.
ABREU, Marcelo. A 40 dias de uma nova terra.. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, , v. 101, p. 2 - 6, 03 abr. 2000.

3.
ABREU, Marcelo; KNAUSS, P. . 1498: o ano em que Vasco da Gama chegou à Índia. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, , v. 79, p. 8 - 12, 01 abr. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, B. ; MIRANDA, D. ; ABREU, Marcelo . Imprensa ilustrada, intelectuais e projeto nacional: esboço prosopográfico dos colaboradores da revista Ilustração Brasileira (1935-1945). In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII SNH, 2013.

2.
MIRANDA, D. ; FERNANDES, B. ; ABREU, Marcelo . Imprensa ilustrada, intelectuais e projeto nacional: esboço prosopográfico dos colaboradores da revista Ilustração Brasileira (1935-1945). In: 9o ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MIDIA, 2013, Ouro Preto. Anais do 9o Encontro Nacional de História da Mídia, 2013.

3.
ABREU, Marcelo. IMPRENSA ILUSTRADA E CULTURA HISTÓRICA: A visão do passado nacional na Ilustração Brasileira (1935-1945). In: XIV Jonranda Interescuelas de Historia, 2013, Mendoza. Acatas de las XIV Jornadas Interescuelas de Historia, 2013.

4.
ABREU, Marcelo. Imprensa ilsutrada e cultura histórica: a visão da história nacional na revista Ilustração Brasileira (1935-1945). In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII SNH, 2013.

5.
ABREU, Marcelo. A oficina da história escolar: investigação, autoria e formação de professores. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Anais do IX Encontro dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011.

6.
ABREU, Marcelo; FERREIRA, Aline . Mitos de calendário: as comemorações do Estado Novo nas fotorreportagens da Ilustração Brasileira (1938-1945). In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Lndrina. Anais do III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: UEL, 2011.

7.
ABREU, Marcelo. As comemorações na historiografia brasileira - 1980-200. In: IV Seminário Nacional de Historia da Historiografia. Tempo presente e usos do passado, 2010, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado. Ouro Preto: EdUFOP, 2010.

8.
ABREU, Marcelo. A Revolução Constitucionalista de 1932: historiografia e história. In: XIII Encontro regional da Anpuh-Rio: Identidades, 2008, Seropedica. XIII Encontro regional da Anpuh-Rio: Identiades, 2008.

9.
ABREU, Marcelo. A Revolução Constitucionalista de 1932: historiografia e usos políticos do passado. In: II Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicisimo: traduções historiográficas modernas, 2008, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 2º. Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. Ouro Preto: EdUFOP, 2008.

10.
ABREU, Marcelo. Comemoração e Regionalismo: o Monumento à Independência e a difícil hegemonia - São Paulo, 1922. In: XII Encontro Regional de História - Usos do Passado, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História Anpuh-RJ, 2006.

11.
ABREU, Marcelo. Duelo: representações das diferenças regionais em um conto de João Guimarães Rosa. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005.

12.
ABREU, Marcelo. Entre civismo e democracia - imagem republicana e poder simbólico na cidade de Niterói. In: I Monografias em Foco, 1998, Niterói. Cadernos do ICHF - I Monografias em Foco. Niterói: UFF-ICHF, 1998. v. 6. p. 31-38.

13.
ABREU, Marcelo. Triunfo da República: entre civismo e democracia.. In: VI Seminário de Iniciação Científica, 1997, Niterói. VI Seminário de Iniciação Científica / Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação. Niterói: EDUFF, 1997. p. 21-28.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, Marcelo. Imaginar o passado numa revista ilustrada: a pintura histórica publicada na Ilustração Brasileira. In: I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, 2013, Uberlandia. I Seminário de História e Cultura: Historiografia e Teoria da História, 2013.

2.
ABREU, Marcelo. A Revolução Constitucionalista de 1932: memorialismo, históriografia, produção do silêncio. In: III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS, 2007.

3.
ABREU, Marcelo. Colecionismo Urbano: imaginária e identidade da cidade. In: XXI Simpósio Nacional de História, 2001, Niterói. XXI Simpósio Nacional de História - A história no novo milênio: entre o individual e o coletivo, 2001.

4.
ABREU, Marcelo. Imagem da Cidade: o monumento ao Triunfo da república em Niteroi. In: IX Simpósio Regional de História, 2000, Niterói. IX Simpósio Regional de História, 2000.

5.
ABREU, Marcelo. Coleção Urbana: imaginária e identidade da cidade. In: IX Simpósio Regional de História, 2000, Niterói. IX Simpósio Regional de História, 2000.

6.
ABREU, Marcelo. A cidade representada - historiografia, cartografia e literatura. In: V Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense, 1995, Niterói. V Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense, 1995.

Artigos aceitos para publicação
1.
ABREU, Marcelo; MOLLO, H. ; MARTINS, E. . Introduction: Brazilian historiography. Historein, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, MARCELO. A BNCC e o ensino de história: nacionalização e democratização da história nos curriculos escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ABREU, MARCELO; RANGEL, MARCELO . The challenge of multiple temporalities: history teaching, simultaneous forms of historical consciousness, and the defiance to national identity. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ABREU, MARCELO. A cidade à deriva: história, educação e o caminhar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ABREU, Marcelo. Imagens consagradas: impressos, circulação e consumo da pintura histórica oitocentista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ABREU, Marcelo. Imagens consagradas: impressos, circulação e consumo da pintura histórica oitocentista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ABREU, Marcelo. Educação nacional e ensino de história: livros, leitores e tensões na cultura histórica republicana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ABREU, Marcelo. Imprensa ilsutrada e cultura histórica: a visão do passado nacional na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ABREU, Marcelo. Imaginar o passado numa revista ilustrada: a pintura histórica publicada na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ABREU, Marcelo. Imprensa ilsutrada e cultura histórica: a visão da história nacional na revista Ilustração Brasileira (1935-1945). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ABREU, Marcelo. Os mártires da causa paulista: ritualização da história da Revolução Constitucionalista de 1932. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ABREU, Marcelo. Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ABREU, Marcelo. Os mártires da causa paulista: a criação do culto aos mortos da Revolução Constitucionalista de 1932 (1932-1957). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ABREU, Marcelo. As comemorações na historiografia brasileira - 1980-200. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ABREU, Marcelo. São Paulo and Brazil: commemoration, regionalism and social construction of the national space in the 1920 decade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ABREU, Marcelo. A Revolução Constitucionalista de 1932: historiografia e usos políticos do passado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABREU, Marcelo. A Revolução Constitucionalista de 1932: historiografia e história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU, Marcelo; BAUER, C. ; PEREIRA, M. H. F. . Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia. Porto Alegre: UFRGS, 2017 (DOSSIE NA REVISTA ANOS 90. V. 24, NO. 46, 2017).

2.
ABREU, MARCELO; FREIXO, A. L. ; BOYM, S. . Mal-estar na nostalgia. Ouro Preto: História da Historiografia, 2017. (Tradução/Artigo).

3.
ABREU, Marcelo; FERREIRA, R. C. A. ; BORGES, M. E. L. ; SANTANA, T. R. S. ; MOREIRA, A. M. A. . Comemorações. Rio de Janeiro: O Museu, 2008 (DOSSIÊ NOS ANAIS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ABREU, Marcelo. UFOP Conhecimento - 50 anos do golpe militar no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, C. ; ABREU, Marcelo . A história em festa: usos do passado e ensino de história. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ABREU, Marcelo; SILV, D. O. . Documentação e ensino de história: o uso de documentos em sala de aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ABREU, Marcelo. Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos em meio digital).

4.
ABREU, Marcelo; MUGUET, C. ; BILHEIRO, I. ; DUQUE, F. ; ULHOA, R. . Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçãodemateriaisdidáticosemmeiodigital).

5.
ABREU, Marcelo. O homem que perdeu a memória: história, memória e conhecimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ABREU, Marcelo. Imagens do regionalismo: escultura pública e identidade na Primeira República. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ABREU, Marcelo. Capacitação dos Professores da Rede Municipal de Educação de Niterói - Projeto Niterói são outros 500. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ABREU, Marcelo. Capacitação da Cooperativa de Professores do CIEP Theophilo de Souza Pinto. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ABREU, Marcelo; RIEPER, Ana e FREIRE, Maria . Mataram meu gato. 2006 (Filme Documentário).

Demais trabalhos
1.
ABREU, Marcelo; KNAUSS, P. . Niterói são outros 500. 2000 (Exposição Didática) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KLINKE, K.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Isabel Cristina da Costa Silva. Política para o ingresso de pessoas negras ao ensino superior na Universidade Federal de Uberlandia (2003-2015). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
RANGEL, MARCELO; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Helena Azevedo Paulo de Almeida. Através da Pátria Brasileira: possibilidades de narrativas acerca do indígena brasileiro nos livros de leitura da Primeira República.. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
RANGEL, MARCELO; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Clayton José Ferreira. História na Primeira República; perspectivas étic0-políticas nos ensios de Paulo Prado e Manoel Bomfim. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
ARAUJO, V. L.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Ana Carolina Arêdes. Arte e Estado: Portinari e sua correspondência como um espaço de ?sociabilidade intelectual? (1920-1945). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
MENDES, C.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Gabriela Pereira da Cunha Lima. A EDUCAÇÃO EM MINAS É UMA GRANDE EMPRESA Reforma curricular, avaliação e subjetividade docente. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
PEREIRA, M. H. F.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Eduardo Gerber. Anita Leocadia Prestes e a históriografia dos anos 1980: entre a história e a memória. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
JARDILINO, J. R. L.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Doan Ricardo Neves da Cruz. (SOBRE)VIVÊNCIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES-MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
FURTADO FILHO, J. E.; ABREU, Marcelo; OIIVEIRA, A. L.. Participação em banca de Paulo Giovanni Gomes Valente. "Memórias da Política, Políticas da Memória: O Centenário da Confederação do Equador no Ceará, 1924". 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

9.
QUELER, J. J.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Camila Cristina Silva. Embate entre camaradas:reconfigurações do imaginário comunista pelas páginas do jornal Imprensa Popular (1956-1958).. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
MOLLO, H. M.; VISCARDI, C. M. R.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Rodrigo Machado da Siva. Entre antigos e mineiros: Diogo de Vasconcellos e a História da Civilização Mineira. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
FERNANDES, L. E. O.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Vanessa Carnielo Ramos. À margem do texto: estudo das notas dos prefácios e notas de rodapé de Casa-Graande & Senzala. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
ARAUJO, V. L.; MOLLO, H.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Giorgio Lacerda. A linguagem do providencialismo na historiografia no Brasil Joanino. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
SILVA, Geanne; LEHMKUHL, Luciene; LUCA, Tania Regina de; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Geanne Paula de Oliveira Silva. A revista e a propaganda: o projeto político-cultural do Estado Novo nas páginas da revista Ilustração Brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Teses de doutorado
1.
MIRANDA, S. R; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Jose Alberto Gomes de Pinho Neves. Murilo Mendes: travessia para o conhecimento. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
PEREIRA, J. S.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Julio Cesar Virginio da Costa. Da prática educativa a uma educação pela prática: o ensino de história com o museu e com a literatura. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
PEREIRA, J. S.; ABREU, Marcelo; VILLALTA, L. C.; DUTRA, S. F.; ARRUDA, E. P.. Participação em banca de Jezulino Lúcio Mendes Braga. Professores de história em cenários de experiência. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
DODEBEI, V.; ABREU, Marcelo; KNAUSS, P.; CHUVA, M.; ABREU, R.. Participação em banca de Gerlane Bezerra Rodrigues Morais. Imagens urbanas, patrimônio cultural e memória social no Brasil contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
MOLLO, H.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Isis Pimentel de Castro. Coleções do tempo. O processo de constituição e transformação das coleções museológicas do Museu Histórico Nacional e do Museu Nacional de Belas Artes entre 1922 e 1994. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
PEREIRA, J. S.; DUTRA, S. F.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Julio César Virginio Costa. Os usos do passado nas narrativas do ensino da pré-história do Brasil na prática educativa do docente de história mediada pelo museu e pela literatura: quais narrativas do passado interessam ao presente?. 2015.

3.
KOCHER, B.; HONORATO, C. T.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Pualo Ignacio Correa Villaça. Terra e poder no sertão paulista: dominação de classe e conflito de terras no Pontal do Paranapanema (Autos da Comarca de Presidente Prudente - 1890-1940). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, R. A.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Henrique Afonso Esteves. A Universidade de São Paulo e a interventoria de Adhemar de Barros: retratos de um conflito político. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ARAUJO, V. L.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Luna Halabi. Construindo a religião nacional: a experiência de pertencer à Nação ma obra de Joquim Fernandes Pinheiro (1850-1875). 2015.

3.
PEREIRA, M. H. F.; ABREU, Marcelo; FREIXO, A.. Participação em banca de Eduardo Gerber Junior. Memória de meu pai: Anita Leocádia Prestes entre história e memória. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FERNANDES, L. E. O.; ABREU, Marcelo; REIS, M. F.. Participação em banca de Fernanda Bastos Barbosa. Porfirio Díaz, senhor do México. As representações do Porfiriato em intelectuais mexicanos da primeira e segunda fase revolucionária (1912-1921). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
BUARQUE, V. A. C.; ABREU, Marcelo; JULIAO, L.. Participação em banca de Rilere Barbosa Scarpati. Para a Glória da Roma Mineira: o Museu Arquidiocesano de Mariana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
MOLLO, H.; ABREU, Marcelo. Participação em banca de Rodrigo Machado da Silva. Entre antigos e mineiros: Diogo de Vasconcelos e a História da Civilização Mineira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREIXO, A.; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Vitor do Carmo Gomes Dias.Saídas teóricas para a problematica dos modernismos brasileiros: analitica da historicidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
RANGEL, MARCELO; ABREU, MARCELO. Participação em banca de Guilherme Oliva de Paula.Ensino de História e mundo contemporâneo: as contribuições de Hans U. Gumbrech. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
ABREU, Marcelo; SANTOS, T. A.; FERREIRA FILHO, A. J.; SILV, D. O.. Participação em banca de Tulio Andrade dos Santos.Família cativas no Triângulo Mineiro (1835-1875): fontes, documentação e perspectivas de pesquisas. 2011 - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
RIBEIRO, D. O.; ABREU, Marcelo; MONTENEGRO, J. J. S.; LANGARO, J. F.. Participação em banca de Diego Oliveira Ribeiro.LENADA DO CORPO SECO: VERSÕES E REPRECUSSÕES NO COTIDIANO TIJUCANO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABREU, Marcelo; MARTINS, C.; HERMETO, M.. Concurso para professor da área de Ensino de História. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ABREU, Marcelo. Vestibular da Universidade Federal Fluminense. 2006. Universidade Federal Fluminense.

3.
ABREU, Marcelo. Vestibular da Universidade Federal Fluminense. 2005. Universidade Federal Fluminense.

4.
ABREU, Marcelo. Vestibular Universidade Federal Fluminense. 2002. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
ABREU, Marcelo. Banca de Seleção do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preot PPGHIS/UFOP. 2014. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
ABREU, Marcelo. Banca de Seleção do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preot PPGHIS/UFOP. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cunha: Memória e História, 80 anos da Revolução de 1932.Os mártires da causa paulista: ritualização da história da Revolução Constitucionalista de 1932. 2012. (Encontro).

2.
Simpósio Internacional de História Pública: a história e seus públicos.Cultura Histórica em Revista: Vendo o Passado na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2012. (Simpósio).

3.
III Encontro Nacional de Estudos da Imagem.Mitos de calendário: as comemorações do Estado Novo na revista Ilustração Brasileira. 2011. (Encontro).

4.
IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História.A oficina da história escolar. 2011. (Encontro).

5.
XXVII SEMANA DE HISTÓRIA - As festas e suas interfaces.Os mártires da causa paulista: a invenção do culto aos mortos da Revolução Constitucionalista de 1932 91932-1937). 2011. (Encontro).

6.
14th Cultural Studies Workshop - Urban Cultures.São Paulo and Brazil: commemoration and social construction of the national space in the 1920 decade. 2009. (Seminário).

7.
III Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.A Revolução Constitucionalista de 1932: memorialismo, historiografia, produção do silêncio. 2007. (Encontro).

8.
XII Encontro Regional de História: Usos do Passado - ANPUH-RJ.Comemoração e regionalismo: o Monumento à Independência e a difícil hegemonia - São Paulo, 1922. 2006. (Simpósio).

9.
XXIII Simpósio Nacional de História.Duelo: representações das diferenças regionais em um conto de João Guimarães Rosa. 2005. (Simpósio).

10.
XXII Simpósio Nacional de História.Imagens da região - escultura pública e identidade regional no Brasil Republicano. 2003. (Simpósio).

11.
XXI Simpósio Nacional de História - A história no novo milênio: entre o individual e o coletivo.História e escultura pública: imaginária urbana e poder simbólico. 2001. (Simpósio).

12.
IX Simpósio Regional de História.Coleção Urbana: imaginária e identidade da cidade. 2000. (Simpósio).

13.
IX Simpósio Regional de História - História, Memória e Comemorações.Imagem da cidade: o monumento ao Triunfo da República em Niterói. 2000. (Simpósio).

14.
I Monografias em Foco.Comunicação livre: Entre civismo e democracia:imaginária urbana e poder simbólico em Niterói. 1997. (Encontro).

15.
VI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense.Comunicação livre: Niterói-Memória - historiografia e imaginária urbana. 1996. (Seminário).

16.
V Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense.Comunicação livre: A cidade representada - historiografia, cartografia e literatura (Rio de Janeiro - início do século XX). 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, Marcelo; BEVERNAGE, B. ; ARAUJO, V. L. ; IECKER, G. ; FREIXO, A. ; MOLLO, H. . II Conference of the International Network for Theory of History: on the advantages and disadvanteges of history for life. 2016. (Congresso).

2.
ABREU, Marcelo; MOLLO, H. ; RANGEL, M. M. ; REIS, M. F. ; BELCHIOR, L. H. ; SILVA, R. M. ; LEAL, S. ; FERRAZ, L. . 8o Seminário Brasileiro de História da Historiogafia. 2014. (Congresso).

3.
ABREU, Marcelo. 6o SNHH - Simpósito Temático História da Historiografia e Ensino de História. 2012. (Congresso).

4.
LEHMKUHL, Luciene ; ABREU, Marcelo . Impressos e leituras. 2011. (Outro).

5.
ABREU, Marcelo; AUTH, Milton ; COIMBRA, Debora . I Encontro Mineiro de Investigação sobre a Escola. 2010. (Congresso).

6.
MOTA, Maria Aparecida ; ABREU, Marcelo . III Jornada de Estudos Históricos do Programa de Pós Graduação em História Social da UFRJ. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Oliva de Paula. Tempo, memória e reparação nos debates sobre a implementação das cotas raciais no Brasil (2002-2012). Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Leila Medina. A Legislação Municipal e Estadual do Patrimônio Cultural dos Municípios de Ouro Preto e Tiradentes: da teoria à prática.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Mariana Rodi Thomaz. PATRIMÔNIO E PAISAGEM: OURO PRETO E A PINTURA DE ALBERTO GUIGNARD (1931-1962). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Vanessa Vasconcelos. Museu e operação historiográfica: o Museu de Artes e Ofícios como representação da história do trabalho. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

5.
Lorraine Marilyn Leonel. Usos do passado e divulgação histórica: história e jornalismo na produção de Aventuras na História.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rodrigo Machado da Silva. Uma herança indesejada: A Subjetividade na narrativa historiográfica de Joaquim Nabuco e a reconfiguração do Romantismo no final do século XIX. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Izaac Erder Silva Soares. Um narrador de si e da Guerra. Testemunhos de um praça da Força Expedicionário Brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

2.
Maria Fernanda Silva Alves. A presença do Inhotim: formas da experiência estética contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

3.
Riler Barbosa Scarpati. Para a Glória da Roma Mineira: o Museu Arquidiocesano de Mariana. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

4.
Felipe Alves. A trajetória do conceito de nacionalismo no Brasil (1945-1964). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorraine Marilyn Leonel. Usos do passado e divulgação histórica: história e jornalismo na produção de Aventuras na História.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

2.
Daniel Cerqueira Pinto. O general Mourão Filho nos acontecimentos de 1964. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

3.
Luciane Felipe Santos. Festa na revista: as comeorações cívicas do Estado Novo na revista Ilustração Brasileira (1938-1943). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

Iniciação científica
1.
Ana Teresa Barroso. Popularização do passado e cultura impressa: historiograifa escolar, literatura infanto-juvenil e imprensa ilustrada na criação da cultura histórica republicana (1890-1950). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

2.
Henrique Bresolin. Popularização do passado e cultura impressa: historiograifa escolar, literatura infanto-juvenil e imprensa ilustrada na criação da cultura histórica republicana (1890-1950). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

3.
Henrique Bresolin. Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

4.
Ana Teresa Barroso. Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

5.
Bárbara Fernandes. Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Propesq. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

6.
Daniela Miranda. Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Propesq. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

7.
Lorraine Marylin Leonel. Cultura histórica em revista: vendo o passado na Ilustração Brasileira (1935-1945). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

8.
Aline Ferreira de Vasconcelos. MITOS DE CALENDÁRIO: AS COMEMORAÇÕES DO ESTADO NOVO NAS FOTORREPORTAGENS DA ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA (1938-1945). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

Orientações de outra natureza
1.
Carine Muguet. Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Prograd. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

2.
Ivan Bilheiro. Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História. 2012. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

3.
Renato Ulhoa. Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.

4.
Fábio Duque. Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Marcelo Santos de Abreu.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, MARCELO. A BNCC e o ensino de história: nacionalização e democratização da história nos curriculos escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARTINS, C. ; ABREU, Marcelo . A história em festa: usos do passado e ensino de história. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ABREU, Marcelo; MUGUET, C. ; BILHEIRO, I. ; DUQUE, F. ; ULHOA, R. . Laboratório Virtual de Teoria e Escrita da História. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produçãodemateriaisdidáticosemmeiodigital).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, Marcelo; MOLLO, H. ; RANGEL, M. M. ; REIS, M. F. ; BELCHIOR, L. H. ; SILVA, R. M. ; LEAL, S. ; FERRAZ, L. . 8o Seminário Brasileiro de História da Historiogafia. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 18:36:14