Alberto Tsuyoshi Ikeda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6763637234642528
  • Última atualização do currículo em 15/04/2014


Professor do Instituto de Artes, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de S. Paulo), das disciplinas Etnomusicologia, Cultura Popular e Seminários de Pesquisa em Música (Pós-Graduação). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em música e as culturas populares, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular brasileira, música popular-tradicional (folclore/etnomúsica), samba, carnaval, folguedos e danças populares, música brasileira e gêneros de música popular brasileira. Licenciado em Educação Artística - Música, pelo Instituto Musical de São Paulo (1977); Mestre em Artes, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 1989) e Doutor em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP (1995). Criador e coordenador do Grupo de Estudos: Música étnica e popular (Brasil/América Latina), desde 1995. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alberto Tsuyoshi Ikeda
Nome em citações bibliográficas
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas Educação e Fundamentos da Comunicação.
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271
Barra Funda
01140-070 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 33938610
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Música Política: Imanência do Social, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Virgílio Benjamin Noya Pinto.
Palavras-chave: Música Política; Música e Sociedade; Música de Protesto; Política.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
1982 - 1989
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Música na Cidade em Tempo de Transformação: São Paulo - 1900-1930,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Virgílio Benjamin Noya Pinto.
Palavras-chave: Música em São Paulo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
1974 - 1977
Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Música.
Instituto Musical de São Paulo.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente-Doutor, Carga horária: 40

Atividades

3/1991 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas Educação e Fundamentos da Comunicação.

3/1991 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cultura Popular
Etnomusicologia
Metodologia da Pesquisa Científica


Linhas de pesquisa


1.
Abordagens Históricas e Processuais da Criação, Transmissão e Recepção da Linguagem Musical
2.
Etnomusicologia
3.
Antropologia da Música


Projetos de pesquisa


2004 - Atual
Música Étnica e Popular (Brasil/América Latina)

Descrição: Projeto-matriz de um grupo de investigação temática para estudo das práticas e músicas de tradição oral (étnica/folclórica) e populares no Brasil e América Latina. Os estudos podem enfocar os aspectos técnico-estruturais das músicas (ritmos, melodias, harmonia, formas etc) e/ou os seus contextos histórico-político-sociais, embasando-se principalmente em pressupostos teórico-metodológicos de vertente dialética, preocupando-se com aspectos como: a música e as relações de poder; a dinâmica e significados sociais das su as transformações; a produção musical e sua inserção nas relações sociais; a sua promoção institucional e outras. No enfoque mais amplo, busca-se os sentidos subjacentes das realizações sonoras nos grupos humanos, objetivando a sua melhor compreensão na perspectiva antropológica. O objetivo geral do grupo de estudos é o de promover a investigação e a divulgação dos estudos das músicas étnico-populares do Brasil e da América Latina, incentivando o intercâmbio entre pesquisadores, centros de estudos e o público interessado em geral. O projeto abrange, para o triênio 2010-2012, a pesquisa individual do coordenador do grupo de estudo, intitulado: A etnomusicologia contemporânea e as teorias da globalização (II), que é a prorrogação do mesmo projeto do triênio anterior, voltad o para a investigação bibliográfica de aspectos e conceitos sobre a pós-modernidade/globalização que contribuam para a compreensão do fenômeno cultural contemporâneo de incorporação de músicas de tradição oral (étnicas/folclóricas/populares) no cenário da cultura brasileira, que vem se notando sobretudo a partir de meados da década de 1990. Trata-se de trabalho de cunho predominantemente teórico, de atualização e aprofundamento de estudo da bibliografia sobre a cultura contemporânea, que possa ser aplicada à etnomusicologia atual, incluindo questões e conceitos como: hibridação (Néstor Garcia-Canclini), ressignificação social-cultural, globalização do fluxo de bens culturais, releitura,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alberto Tsuyoshi Ikeda - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: @rquivo@ - Revista Eletrônica da Pós-Graduação do IA - UNESP
2010 - Atual
Periódico: TECAP - Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares
2010 - Atual
Periódico: Rebento - Revista de Artes do Espetáculo
2011 - Atual
Periódico: Música Popular em Revista [Eletrônica]


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: cultura popular.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: música popular.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IKEDA, ALBERTO T.2013IKEDA, ALBERTO T. . Culturas populares no presente: fomento, salvaguarda e devoração. Estudos Avançados (USP. Impresso), v. 27, p. 173-190, 2013.

2.
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.2007IKEDA, A. T. . Música, política e ideologia: algumas considerações. @rquivo@ (Unesp), v. 1, p. nn-zz, 2007.

3.
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.2006IKEDA, A. T. . Do Lundu ao Mangue-beat. História Viva Temas Brasileiros, v. 3, p. 72-75, 2006.

4.
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.2001IKEDA, A. T. . Pesquisa em música: algumas questões. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, Campinas, v. V, n.2, p. 43-46, 2001.

5.
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.1992IKEDA, A. T. . Chora cavaco ... geme cavaquinho. ARTEunesp, São Paulo, v. 8, p. 151-160, 1992.

6.
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.1990IKEDA, A. T. . Cururu: resistência e adaptação de uma modalidade musical da cultura tradicional paulista. ARTEunesp, São Paulo, v. 6, p. 47-59, 1990.

7.
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.1986IKEDA, A. T. . Canções obscenas e de duplo-sentido no cancioneiro popular brasileiro. Revista de Comunicações e Artes, Eca-Usp, São Paulo, v. 17, p. 199-224, 1986.

8.
IKEDA, A. T.;IKEDA, ALBERTO T.1984IKEDA, A. T. . Apontamentos históricos sobre o Jazz no Brasil: primeiros momentos. revista Comunicações e Artes, Eca-Usp, São Paulo, v. 13, p. 111-124, 1984.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
IKEDA, A. T. . Folia de Reis, Sambas do Povo (Cadernos de Folclore, v.21). 1a. ed. São José dos Campos - SP: CECP;FCCR, 2011 (Fundação Cassiano Ricardo), 2011. 156p .

2.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. . São Paulo, Corpo e Alma (Livreto/CD/DVD). 2a. ed. S. Paulo: Associação Cultural Cachuera/Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo, 2006. 64p .

3.
IKEDA, A. T. ; PELLEGRINI Filho, Américo . As celebrações populares: festa, dança e música (Coleção Terra Paulista - Jovens, Volume 10). 1a. ed. São Paulo: Cenpec/Secretaria da Educação do Estado de S. Paulo, 2005. v. 10. 60p .

4.
IKEDA, A. T. . Brasil: sons e instrumentos populares. São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 1997. 52p .

Capítulos de livros publicados
1.
IKEDA, A. T. ; CARRARA, Ana Regina ; Célio Turino . Manifestações Tradicionais: rituais, artes, ancestralidades ... (Prêmio Cultura Viva - MinC). In: Alberto T. Ikeda; Ana Regina Carrara. (Org.). Prêmio Cultura Viva: um prêmio à cidadania. S. Paulo: Cenpec, 2007, v. , p. 50-54.

2.
IKEDA, A. T. . Heitor Villa Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque, Astor Piazzola e outros (verbetes). In: Emir Sader; Néstor Garcia Canclini; Francisco de Oliveira e outros. (Org.). Latinoamericana: Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo / LPP-UERJ, 2006, v. , p. -.

3.
IKEDA, A. T. . Música na Terra Paulista: da viola caipira à guitarra elétrica. In: Maria Alice Setubal. (Org.). Terra Paulista: histórias, artes, costumes - Vol. 3: Manifestações artísticas ecelebrações populares no Estado de São Paulo. São Paulo: CENPEC/Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo, 2004, v. 3, p. 141-167.

4.
IKEDA, A. T. ; PELLEGRINI Filho, Américo . Celebrações populares: do sagrado ao profano. In: Maria Alice Setubal. (Org.). Terra Paulista: históricas, arte, costumes - vo. 3: Manifestações artísticas e celebrações populares no Estado de São Paulo. São Paulo: CENPEC/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, v. 3, p. 169-209.

5.
IKEDA, A. T. . Ao prazer, ao gozo, ao maxixe (... também quero rebolar). In: Ministério da Educação. (Org.). PCN - Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado / Parâmetros em Ação, volume II. Brasília: Ministério da Educação, 1999, v. , p. 73-80.

6.
IKEDA, A. T. . Folias de Reis, Sambas do Povo: Ciclo de Reis em Goiânia. In: H. Nakamaki; Américo Pellegrini Filho. (Org.). Possessão e Procissão: religiosidade popular no Brasil. Osaka; Japão: National Museum of Ethnology, 1994, v. , p. 167-207.

7.
IKEDA, A. T. . Fórmulas de Escolha no Populário Infantil. In: Américo Pellegrini Filho. (Org.). Antologia de Folclore Brasileiro. São Paulo: Edart/Univ.Fed.da Paraíba/Univ.Fed.do Pará, 1982, v. , p. 357-365.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
IKEDA, A. T. . Um carnaval de black blocs?. O Estado de S. Paulo, S. Paulo, p. A15, 02 mar. 2014.

2.
IKEDA, A. T. . O Brasil vive o retorno dos blocos de rua [Carnaval]. O Estado de S. Paulo ( Caderno Metrópole ), São Paulo, p. C 3 - C 3, 10 fev. 2013.

3.
IKEDA, A. T. ; MONTEIRO NETO, G. . Entrevista - Professor Alberto Ikeda. Cadernos 'Tocando e Cantando' - n.3, Mogi das Cruzes - S. Paulo, p. 06 - 15, 01 dez. 2012.

4.
IKEDA, A. T. . Folclore: muito além do espetáculo (Entrevista). Brasil de Fato, São Paulo, 27 abr. 2006.

5.
IKEDA, A. T. . Práticas culturais que resistem ao consumismo (A cultura popular na virada do ano)(Entrevista). Fórum: Suplemento do Jornal da Unesp, São Paulo, p. 2 - 2, 01 dez. 2005.

6.
IKEDA, A. T. ; C. E. Taboada . Cultura tradicional e pós-modernidade: estudo do resgate de danças e folguedos tradicionais na cidade de São Paulo. Digital Art&, S. Paulo, 01 out. 2005.

7.
IKEDA, A. T. . Carnaval: a folia sem compromisso (título original: Carnaval de rua em São Paulo). Revista E (SESC São Paulo), São Paulo, p. 16 - 21, 15 fev. 2001.

8.
IKEDA, A. T. . Forró, a música 'nortista' no Sudeste. Direitos Já - Órgão Oficial da Amar - Sombrás (RJ), Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 10 jul. 1998.

9.
IKEDA, A. T. . No carnaval pós-moderno, negro não tem vez. O Estado de São Paulo - Caderno Cultura, São Paulo, p. D8 - D9, 08 fev. 1997.

10.
IKEDA, A. T. . O carnaval dos surdos. Jornal da Tarde (São Paulo), São Paulo, p. 1 - 1, 29 fev. 1992.

11.
IKEDA, A. T. . A música popular nos tempos da modernidade paulistana. D. O. Leitura - Sumplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de S. Paulo, São Paulo, , v. 117, p. 4 - 5, 10 fev. 1992.

12.
IKEDA, A. T. . Forró: dança e música do povo. D. O. Leitura - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, , v. 101, p. 10 - 12, 09 out. 1990.

13.
IKEDA, A. T. . Escolas de samba ou de marcha?. O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 3 - 4, 24 jan. 1990.

14.
IKEDA, A. T. . Os italianos e a música em São Paulo. O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 6 - 7, 07 jan. 1989.

15.
IKEDA, A. T. . Jazz-band-e-Ações históricas no Brasil. O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 8 - 9, 28 nov. 1987.

16.
IKEDA, A. T. . Chico Bororó: um erudito na música popular (Francisco Mignone). O Estado de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 5 - 6, 09 mar. 1986.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
IKEDA, A. T. . Registro dos saberes populares: dilemas e armadilhas (I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Imaterial do Jongo). In: I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Imaterial do Jongo (9o Encontro de Jongueiros), 2005, Rio de Janeiro. CD-Rom: O Jongo no Sudeste. Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNPC)/Iphan-MinC, 2004. p. 5 pp..

2.
IKEDA, A. T. . Pesquisa em música popular urbana no Brasil: entre o intrínseco e o extrínseco. In: III Congreso Latinoamericano IASPM - International Association for the Study of Popular Music, 2001, Bogotá - Colombia. Actas del III Congreso Latinoamericano IASPM. Bogotá: Academia Superior de Artes de Bogotá/Ministerio de Cultura de Colombia, 2001.

3.
IKEDA, A. T. . Música Política: alguns casos latinoamericanos. In: II Congreso Latinoamericano IASPM - international Association for the Study of Popular Music, 1999, Santiago. Actas del II Congreso Latinoamericano IASPM. Santiago - Chile: Fondart/Ministerio de Educación de Chile, 1997. p. 84-107.

4.
IKEDA, A. T. . Subsídios para o Conceito de Folclore. In: Oitavo Congresso Brasileiro de Folclore, 1999, Salvador. Anais do 8o Congresso Brasileiro de Folclore. Rio de Janeiro: Comissão Nacional de Folclore/IBECC/UNESCO/Tempo Brasileiro, 1995. p. 170-173.

5.
IKEDA, A. T. . Musicologia ou musicografia?: algumas reflexões sobre a pesquisa em música. In: I Simpósio latinoamericano de musicologia, 1998, Curitiba. Anais do I Simpósio latinoamericano de musicologia. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1998. p. 63-68.

6.
IKEDA, A. T. . A música popular em São Paulo no início do século. In: I Congresso Brasileiro de Musicologia, 1991, São Paulo. anais do I Congresso Brasileiro de Musicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Musicologia, 1987. p. 271-275.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IKEDA, A. T. ; FRADE, C. . Entre Artes e Rituais: estetização contemporânea de expressões religiosas populares (Resumo da Comunicação). In: Semana de Cultura Popular 2011: Religiosidade Popular, 2011, Rio de Janeiro. Religiosidade Popular. Rio de Janeiro: EURJ-Decult-Faperj, 2011. p. 47-48.

Apresentações de Trabalho
1.
IKEDA, A. T. . Beyond carnaval, samba and capoeira: popular music and dances in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
IKEDA, A. T. . Brazilian Samba: the Ethnicity of Carnaval. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
IKEDA, A. T. . Brazilian Carnaval. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
IKEDA, A. T. . Patrimônio Imaterial no Brasil: conceito, princípios e implicações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
IKEDA, A. T. . Contação de histórias musicadas na cultura de tradição oral. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
IKEDA, A. T. . A música tradicional em todos os tons. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
IKEDA, A. T. . A música no Teatro de Revista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
IKEDA, A. T. . Presença negra na música popular brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
IKEDA, A. T. . Cultura Popular Brasileira: festas, danças e músicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
IKEDA, A. T. . Os sons apropriados do Brasil, das matrizes afro-sonoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
IKEDA, A. T. . A etnomusicologia como abordagem para a investigação das músicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
IKEDA, A. T. . Entre artes e rituais: estetização contemporânea de expressões religiosas populares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
IKEDA, A. T. . Os sons apropriados do Brasil, das matrizes afro-sonoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
IKEDA, A. T. . Legislação e Culturas Populares (no Brasil). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
IKEDA, A. T. . Música e sociedade no Brasil: reflexões a partir do Carnaval e das Escolas de Samba. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
IKEDA, A. T. . Batuques de São Paulo: Introdução à Ingoma Paulista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
IKEDA, A. T. . Culturas Populares hoje, mais que arte e entretenimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
IKEDA, A. T. . Música na Tradição Caipira Paulista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
IKEDA, A. T. . Cultura Popular Hoje. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
IKEDA, A. T. . Presença negro-africana na cultura popular brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
IKEDA, A. T. . Culturas Populares no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
IKEDA, A. T. . Produção Simbólica e Diversidade Cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
IKEDA, A. T. . Etnomusicologia para quê?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
IKEDA, A. T. . MPB: Tradição e modernidade (Debate). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
IKEDA, A. T. . Enredos de um Brasil do carnaval: língua(gens) da pós-modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
IKEDA, A. T. . Cultura popular: a integração na universidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
IKEDA, A. T. . Questões éticas e legais na prática de ensino, pesquisa e extensão em etnomusicologia (mesa redonda). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
IKEDA, A. T. ; SEEGER, A. ; ARAÚJO, S. ; ZAN, J. R. ; MORELLI, R.de C. L. . Antropologia musical e etnomusicologia no estudo das manifestações musicais contemporâneas (Debate). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
IKEDA, A. T. . O Som ... dá samba, choro e ciência (ou A música dá Ciência). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
IKEDA, A. T. . Carnaval e pós-modernidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
IKEDA, A. T. . Culturas populares na educação: medialetizando. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
IKEDA, A. T. . Folclore na educação: aplicações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
IKEDA, A. T. . Canção de Protesto. London; New Delhi; New York;: Bloomsbury Academic, 2014 (Verbete de Enciclopédia Internacional).

2.
IKEDA, A. T. . Dobrado. London; New Delhi; New York;: Bloomsbury Academic, 2014 (Verbete de Enciclopédia Internacional).

3.
FERREIRA, Felipe ; IKEDA, A. T. . Prefácio (Escritos Carnavalescos). Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
FERNANDES, Iveta M. Borges Ávila ; IKEDA, A. T. . Prefácio (Brincando e Aprendendo: um novo olhar para o ensino da música). São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
IKEDA, A. T. . Prefácio, de: O instrumento do 'Diabo': música, imaginação e marginalidade. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
A. Francischini ; A. S. C. Neder ; e outros ; IKEDA, A. T. . Etnomusicologia/Música Popular: Crise na Inserção Profissional dos Especialistas?. Curitiba: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2010 (Relatório de GT: Etnomusicologia/Música Popular, do XIX Congresso da ANPPOM).

7.
Alberto T. Ikeda ; IKEDA, A. T. . Os índios guarani Mbya, de perto. S. Paulo: Biblioteca Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Programa de Evento)).

8.
IKEDA, A. T. . Festas negras, de congos e moçambiques. S. Paulo: Biblioteca Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Programa de Evento)).

9.
IKEDA, A. T. . Junho, com caipiras e japoneses. S. Paulo: Biblioteca Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura Municipal de S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Programa de Evento)).

10.
IKEDA, A. T. . Danças populares: entre o ritual e a representação artística. S. Paulo: SESC Santana / SESC S. Paulo, 2008 (Texto de Folder (Progamação de Evento)).

11.
IKEDA, A. T. . Folclore: muito além do espetáculo. São Paulo: Jornal Brasil de Fato, 2006 (Entrevista).

12.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Cachuera de Música: um projeto de formação de público & Ritmos e Percussão. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto educativo).

13.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Polifonia e Canto Coral. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto Educativo).

14.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Melodia acompanhada: a canção. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto educativo).

15.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . A forma suíte: música e dança. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

16.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Instrumentos de cordas. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

17.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Instrumentos de sopro. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (s. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de Concerto educativo).

18.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . Instrumentos de cordas. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

19.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; Carvalho, Sérgio de. . A forma suíte: música e dança. São Paulo: Associação Cultural Cachuera (S. Paulo), 2005 (Opúsculo para-didático de Programa de concerto educativo).

20.
IKEDA, A. T. . Cultura caipira. São Paulo: Abril, 2004 (Texto para público infantil).

21.
IKEDA, A. T. . Berrante (verbete). São Paulo: Associação Cultural Cachuera / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2002 (verbete, de livreto de CD (de áudio)).

22.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. ; XAVIER, R. . São Paulo, corpo e alma. São Paulo: Associação Cultural Cachuera, 2002 (texto de base, para elaboração de roteiro de vídeo-documentário).

23.
IKEDA, A. T. . Apresentação (CD / Vídeo: São Paulo, corpo e alma). São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

24.
IKEDA, A. T. . Apresentação (Rogério Duprat: sonoridades múltiplas, Regiane GAÚNA). São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

25.
IKEDA, A. T. . Apresentação (do CD Segredos do Sul). São Paulo, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

26.
IKEDA, A. T. . Il batuque come precursore del samba. Firenze: Si Lab Software/Edizioni la Repubblica SpA, 1997 (Texto de CD-Rom).

27.
IKEDA, A. T. . São João no Brasil: quadrilha, folguedos e outras danças. São Paulo: SESC Pompéia, 1996 (Texto de Programação: São João no Brasil - a cultura popular em festa).

28.
IKEDA, A. T. . A festa caipira e os santos. São Paulo: SESC Pompéia, 1996 (Texto de Programação - São João no Brasil: a cultura popular em festa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
IKEDA, A. T. . Instrumentos musicais populares do Brasil _ Exposição no Museu de Etnologia de Osaka - Japão. 2010.

2.
IKEDA, A. T. . Plano de Salvaguarda do Jongo. 2006.

3.
IKEDA, A. T. . Capes - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Ministério da Educação. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
IKEDA, A. T. . Capes-Mec: Comissão de Classificação de livros e Capítulo de Livro da Área de Artes/Música. 2013.

2.
IKEDA, A. T. . Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007.

3.
IKEDA, A. T. . Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2005.

4.
SOTUYO BLANCO, P. ; IKEDA, A. T. . Monumentos de Música na Bahia - Damião Barbosa de Araújo. 2003.

5.
IKEDA, A. T. . III Concurso Negro e Educação. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
IKEDA, A. T. . Carnaval e blocos de rua em São Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
IKEDA, A. T. . Carnaval 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
IKEDA, A. T. . O folclore compreende as expressões e o repertório [cultural] dos indivíduos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
IKEDA, A. T. . Blocos de rua em S. Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
IKEDA, A. T. . Carnaval de rua em S. Paulo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
IKEDA, A. T. . III Torneio Estadual de Cururu. 2011. (Júri do III Torneio de Cururu (Presidente) - Conservatório de Tatuí - SP).

2.
IKEDA, A. T. . Festival de Música Popular Botucanto. 2011. (Júri de Festival de Música Popular).

3.
IKEDA, A. T. . Trans - Revista Transcultural de Música. 2011. (Consultor).

4.
IKEDA, A. T. . XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2011. (Parecerista de Comitê Científico).

5.
IKEDA, A. T. . V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). 2011. (Parecerista de Comitê Científico).

6.
IKEDA, A. T. . II Torneio de Cururu. 2010. (Júri do II Torneio de Cururu - Conservatório de Tatuí - SP).

7.
IKEDA, A. T. . V Encontro Nacional da ABET. 2010. (Parecerista de Comitê Científico).

8.
IKEDA, A. T. . Capes - Classificação de Livros (Área de Artes/Música). 2010. (Consultor).

9.
IKEDA, A. T. . XX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2010. (Parecerista de Comitê Científico).

10.
IKEDA, A. T. . Prêmio Culturas Populares - Edição Mestra Dona Izabel. 2009. (Membro de Júri).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
IKEDA, A. T. . Produção simbólica e Diversidade Cultural - II Conferência Municipal de Cultura - S. Paulo. 2009 (Palestra).

2.
IKEDA, A. T. . São Luís do Paraitinga: do Divino ao João Paulino e outros. 2004 (Supervisor de conteúdo para produção de 8 vídeo-documentários sobre Festas Populares Tradicionais).

3.
IKEDA, A. T. . Instrumentos Musicais (Chapada do Norte - MG, Corumbá e Ladário - MS). 2004 (Consultor e entrevistado para vídeo-documentário).

4.
IKEDA, A. T. . Festival Folclórico de Parintins. 2003 (Jurado do 38º Festival Folclórico de Parintins - Amazonas (Festival do Boi-Bumbá)).

5.
IKEDA, A. T. . Troféu Nota 10. 2000 (Jurado do Troféu Nota 10 - Escolas de Samba do Grupo Especial de S. Paulo).

6.
IKEDA, A. T. . I Festival de Música Popular do Banco BCN - São Paulo. 1984 (Selecionador e Presidente de Jurado de Festival de Música Popular (Banco BCN)).

Demais trabalhos
1.
IKEDA, A. T. . II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). 2004 (Membro de Comitê Científico) .

2.
IKEDA, A. T. . V Congresso da International Association for the Study of Popular Music - seção Latino-Americana - IASPM-LA. 2004 (Membro de Comitê Científico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Priscila de Paula Gorzoni. Mascarados das Folias de Reis: uma ana´lise das máscaras da Companhia Santa Cecília, de São Caetano do Sul, no ABCD, e da Companhia da Serraria, de São Tomé das Letras, no Sul de Minas Gerais. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC-SP).

2.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Renato Cardinali Pedro. Estudo sobre uma orquestra de viola caipira no município de São Carlos. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

3.
MENDES, M.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Murilo Mendes. Fé no Pife: o contexto das flautas de pífano na região do Cariri - interior do Nordeste brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Centro de Artes - Udesc - SC.

4.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Luciana Coin de Carvalho. O Bumba-Meu-Boi do Grupo de Danças Brasileiras Gracinha: uma experiência de Arte-Educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

5.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Bruno del Neri Batista Menegatti. Soprando a gaita - bandas de pífanos no sertão baiano. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

6.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Tiago de Quadros Maia Carvalho. Lord of Hell: a parática musical da Banda vomer na cena do rock de Montes Claros-MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

7.
Alberto T. IKEDA; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Frederico Freire de Lima Neibert Bezerra. O samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e produção de samba-enredo entre membros da "Protegidos da Princesa". 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
IKEDA, A. T.; FERNANDES, Adriana. Participação em banca de José Reis de Geus. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

9.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Virginia de Almeida Bessa. Um bocadinho de cada coisa: trajetória e obra de Pixinguinha. História e música popular no Brasil dos anos 20 e 30. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

10.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Camila Koshiba Gonçalves. Música em 78 rotações: "discos a todos os preços" na São Paulo dos anos 30.. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

11.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Fábio Cavicchio Parra. Carnaval: o visual das escolas de samba de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes.

12.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Alexandre Ulbanere. Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista dialético. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

13.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Fabiano Carlos Zanin. Aspectos gerais da música flamenca. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes.

14.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Ricardo Cardim de Cerqueira. Zequinha de Abreu: além do Tico Tico no Fubá. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

15.
CIRINO, G.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Giovanni Cirino. Narrativas musicais: performance e experiência na música popular instrumental brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

16.
LEANDRO, M. T.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Marcelo Tupynambá Leandro. A criação musical e o sentido da obra de Marcello Tupynambá na música brasileira (1910-1930). 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

17.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Henri de Carvalho. Ernesto Nazareth: a transformação da estética musical brasileira na cidade do Rio de Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Rosângela Cutrim Santos. Zabumba meu boi - "Lá vai", um guarnicê de memórias. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

19.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Marcelo Alves Brazil. Baden Powell e o Jazz na Música Brasileira. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

20.
PICHERZSKY, A. P.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Andréa Paula Picherzsky. Armando Neves: choro no violão paulista. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

21.
VIDAL, D. T. R.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Dênis Tadeu Raih Vidal. A produção musicológica de Clóvis Oliveira. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

22.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Camila Durigan Segala. Alexandre Levy (1864-1892): uma revisão. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes.

23.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Marcelo Silva Gomes. O samba na música popular instrumental brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

24.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Silvia Taques Bittencourt. Na cadência bonita do samba: experiência de criação na Escola de Arte Dramática/Usp. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes.

25.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Sonia Maria Reis Blanco. O carimbó em Algodoal (Pará). 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes.

26.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Eduardo Gonçalves Fernandes. O arranjo vocal de música popular em São Paulo e Buenos Aires. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Integração da América Latina) - Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina.

27.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Robson Alves dos Santos. O caipira em debate: entre a academia e o cinema. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

28.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Renato de Souza Porto Giglioli. Civilizando pela música: a pedagogia do canto orfeônico na escola paulista da Primeira República (1910-1930). 2003. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação.

29.
BRITO, M. L. M. de; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Maria Lenora Menezes de Brito. Negritude no Pará: música e poesia na afirmação de uma raça. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

30.
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Paulo Murilo Guerreiro do Amaral. Carimbó em Belém: entre a tradição e a modernidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

31.
DAROZ, I. F.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Irandi Fernando Daroz. Coral da Unesp: canto nos recantos do Estado de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

32.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Maria Consiglia Raphaela Carrozzo Latorre. A estética-vocal no canto popular do Brasil: uma perspectiva histórica da performance de nossos intérpretes e da escuta contemporânea, e suas repercussões pedagógicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

33.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles. Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo e um estudo sobre a música erudita brasileira dos anos 1970-1980. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

34.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Marise Glória Barbosa. Umas mulheres que dão no couro - as caixeiras do Divino no Maranhão. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

35.
BOMFIM, C. C.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Camila Carrascoza Bomfim. Roda de capoeira: música e tradição oral na cidade de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

36.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Ilza de Paula Pellegrini. Princípios teórico-metodológicos para a organização da informação em folclore e cultura popular: subsídios da Termonologia e da Socioterminologia. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Escola de Com8unicações e Artes da USP.

37.
PITRE VÁSQUEZ, E. R.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Edwin Ricardo Pitre Vásquez. A música na formação da identidade na América Latina: o universo afro-brasileiro e afro-cubano. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Integração da Améric) - PROLAM - Programa de Integração da América Latina - USP.

38.
GAÚNA, R.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Regiane Gaúna. Rogério Duprat: artesão e filósofo das sonoridades múltiplas. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Teses de doutorado
1.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Paula Veneziano Valente. Transformações do Choro no Século XXI: estruturas, performances e improvisação. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

2.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Joezer de Souza Mendonça. A Mensagem na Música: estudos da Teomusicologia sobre os cânticos dos Adventistas do Sétimo Dia. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

3.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Thiago Ferreira de Aquino. Luciano Perrone: batucada, identidade, mediação. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes (Musicologia)) - Escola de Comunicações e Artes - ECA-Usp.

4.
SANTOS, E. J.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Elisângela de Jesus Santos. Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmologia de grupos caipiras do Médio Tietê, SP. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras.

5.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Jonas Soares Lana. O Artífice Eletroacústico: Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
KERR, D. M.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Alexandre Francischini. Laurindo Almeida: música brasileira, identidade e globalização. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

7.
KERR, D. M.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Paulo Celso Moura. "Vozes Paulistanas: as práticas do Canto Coral em São Paulo e suas relações com políticas públicas. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP).

8.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Virginia de Almeida Bessa. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934). 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências: História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

9.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Thaís Teixeira de Siqueira. A romaria de Nossa Senhora da Abadia e o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros ´influências do turismo cultural na performance festiva e musical dos Kalungas. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

10.
Maria Elizabeth Lucas; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Paulo Murilo Guerreiro do Amaral. Estigma e cosmopolitismo na Constituição de uma Música Popular Urbana de Periferia: etnografia da produção do tecnobrega em Belém do Pará. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Iveta Maria Borges Ávila Fernandes. Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

12.
IKEDA, A. T.; Jerusa P. Ferreira. Participação em banca de Denise Barata. O Partido Alto na Paisagem sonora do Rio de Janeiro: conversa em língua de preto. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
IKEDA, A. T.; Valentim A. Facioli. Participação em banca de André Curiati de Paula Bueno. Palhaços da cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE e MG. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Doutoramento em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

14.
IKEDA, A. T.; Maria Antonieta Antonacci. Participação em banca de Salomão Jovino da Silva. Memórias Sonoras da Noite: musicalidades africanas no Brasil oitocentista. 2005. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Luciana Ferreira Moura Mendonça. Do mangue para o mundo: o local e o global através da produção e recepção da música popular brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Denise Barata. O partido-alto na paisagem sonora do Rio de Janeiro: conversa em língua de preto. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
IKEDA, A. T.; Silvia Helena S. Borelli. Participação em banca de Ana Bárbara Aparecida Pederiva. Anos dourados ou rebeldes: juventude, territórios, movimentos e canções nos anos 60. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Marcos Fernandes Pipo Nogueira. Carlos Gomes, um compositor orquestral: os prelúdios e sinfonias de suas óperas. 2003. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências: História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

19.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Herom Vargas Silva. Chico Science & Nação Zumbi: um estudo sobre o hibridismo e as relações entre música popular, mídia e cultura. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Sérgio Ivan Gil Braga. Os bois-bumbás de Parintins. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

21.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de Mário Lima Brasil. Mudanças musicais no Babassuê de 1938, gravado em Belém do Pará. 2000. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicaç) - Escola de Com8unicações e Artes da USP.

22.
ARAUJO, V. G.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Vitor Gabriel de Araújo. Zarzuela - o teatro musical espanhol em São Paulo. 2000. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
IKEDA, A. T.. Participação em banca de André Curiati de Paula Bueno. Palhaços de cara preta: Mateus, Pai Francisco e Bastião dos bumba-meu-bois e Folias de Reis transitando entre a oralidade, o drama e a literatura. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
IKEDA, A. T.. Concurso de Provimento de Cargo Docente. 2010. Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

2.
IKEDA, A. T.. Professor Adjunto de Musicologia. 2004. Escola de Música - UFRJ.

3.
IKEDA, A. T.. Seleção Docente para a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Unesp-Baurú. 2001. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Unesp.

Outras participações
1.
IKEDA, A. T.. Prêmio Cultura Viva - Ministério da Cultura: Manifestação Tradicional. 2006. Ministério da Cultura.

2.
IKEDA, A. T.. XVI Congresso da Anppom - Comitê Científico: Etnomusicologia. 2006. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

3.
IKEDA, A. T.. Comissão de Seleção - Programa Petrobras Cultural 2004/2005 - Preservação e Memória: Patrimônio Imaterial. 2005.

4.
IKEDA, A. T.; J.J.de Carvalho; M.V. Casado. Comissão de Seleção do Edital de Concurso Público do SID-MinC de Fomento às Expressões das Culturas Populares. 2005. Ministério da Cultura - SID.

5.
IKEDA, A. T.. Jurado do Concurso "Sílvio Romero" 1998, de Folclore e Cultura Popular. 1998. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - MinC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Congresso da ANPPOM. XX Congresso da ANPPOM. 2010. (Congresso).

2.
Conferência Estadual de Arte e Cultura.GT Cultura Tradicional e Popular. 2009. (Encontro).

3.
Antropologia Musical e Etnomusicologia no estudo das manifestações musicais contemporâneas.Reflexões sobre ética na onda etnicista contemporânea. 2008. (Seminário).

4.
IV Encontro da ABET - Associação Brasileira de Etnomusicologia.Questões Éticas e Legais na Prática de Ensino, Pesquisa e Extensão em Etnomusicologia (Mesa). 2008. (Encontro).

5.
I Encontro de Música e Mídia.A busca de uma "nova" música caipira. 2005. (Encontro).

6.
V Congreso IASPM - international Association for the Study of Popular Music - Rama Latinoamericana. Membro do Comitê Científico. 2004. (Congresso).

7.
Seminário Nacional para as Culturas Populares.Plano Nacional para as Culturas Populares. 2004. (Seminário).

8.
I Seminário Nacional sobre o Patrimônio Imaterial do Jongo.Metodoligas e práticas de registro da tradição oral do jongo. 2004. (Seminário).

9.
II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Comitê Científico - Avaliador. 2004. (Encontro).

10.
II Fórum de Debates: Perspectivas Interdisciplinares nas Artes e nas Humanidades.Administração e Políticas Públicas. 2004. (Encontro).

11.
IV Congreso de la Rama Latinoamericana de la IASPM - International Association for the Study of Popular Music. Música popular apropriada: algumas questões de música e ideologia. 2002. (Congresso).

12.
V Simpósio Latino-Americano de Musicologia.Música, política e ideologia algumas reflexões. 2001. (Simpósio).

13.
Simpósio História e Musicalidades Interétnicas no Brasil - PUC-SP.Música e relações interétnicas: apropriação ou expropriação?. 2001. (Simpósio).

14.
Semana de Ciências Sociais - Centro Universitário Fundação Santo André.Etnomusicologia: uma reflexão introdutória. 2001. (Encontro).

15.
III Congreso Latinoamericano IASPM - International Association for the Study of Popular Music. Pesquisa em música popular urbana no Brasil: entre o intrínseco e o extrínseco. 2000. (Congresso).

16.
XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Professor Tutor. 2000. (Congresso).

17.
II Simpósio Internacional de Cultura Luso-Nipo-Brasileira.Presença nipônica na música do Brasil. 2000. (Simpósio).

18.
Coloquio Internacional: Musicologia y Globalización (Casa de Las Américas).Música étnica como cultura alternativa: en tiempo de globalización. 1999. (Simpósio).

19.
II Simpósio Latino-Americano de Musicologia.Música étnica como cultura alternativa: os anos 90 na cidade de São Paulo. 1998. (Simpósio).

20.
XVI Semana de História.Sucessos da Liberdade: música engajada e Tropicália. 1998. (Encontro).

21.
X Semana de Letras: as letras e a identidade nacional.O carnaval no Brasil: identidade e contradições. 1998. (Encontro).

22.
II Congresso Latinoamericano del IASPM - International Association for the Study of Popular Music. Música política: imanência do social. 1997. (Congresso).

23.
II Seminário Internacional de Relatos de Pesquisa em Folclore.Folclore como cultura alternativa em São Paulo. 1997. (Seminário).

24.
I Simpósio de Musicologia Latino-Americana - Fundação Cultural de Curitiba.Musicologia ou musicografia?: algumas reflexões para uma epistemologia no campo da música. 1997. (Simpósio).

25.
VIII Congresso Brasileiro de Folclore. A Carta Brasileira do Folclore, de 1951. 1995. (Congresso).

26.
IV Congresso Nacional da ABPA - Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes. Arte erudita e popular. 1993. (Congresso).

27.
I Encontro de Folclore de São José dos Campos.Música e cultura popular. 1991. (Seminário).

28.
II Congresso Brasileiro do Brinquedo na Educação de crianças de 0 a 6 anos. Lúdica infantil popular na educação: relato de experiência. 1990. (Congresso).

29.
Colóquio: Christliche Musiktraditionen und Synkretismus in Brasilien.Música e religiosidade no Brasil Central: as Folias de Reis em Goiânia - Goiás. 1989. (Simpósio).

30.
I Congresso Brasileiro de Musicologia (Sociedade Brasileira de Musicologia/Instituto de Artes-Unesp-S.Paulo). A música popular em São Paulo no início do século [XX]. 1987. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IKEDA, A. T. . Culturas Populares no Brasil: uma introdução (Curso). 2011. (Outro).

2.
IKEDA, A. T. ; DIAS, P. . Oficinas de Danças Folclóricas Brasileiras. 1998. (Outro).

3.
IKEDA, A. T. . I Jornada de Pesquisa do Instituto de Artes - Unesp - S. Paulo. 1996. (Outro).

4.
IKEDA, A. T. . Oficina do Movimento: consciência e expressão. 1996. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo Correa Bomfim. A música "Quadridimensional" de Tom Zé: as transformações de um tropicalista:. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Vanildo Palheta Monteiro. Carimbó do "Santo Preto": música, identidade e religiosidade no carimbó da Irmandade de São Benedito em Santarém Novo - PA. Início: 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP). (Orientador).

2.
Evandro Rodrigues Higa. "Para fazer chorar as pedras": o gênero musical guarânia no Brasil - décadas de 1940/50. Início: 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Universidade Estadual Paulista (Unesp). (Orientador).

3.
Raiana Alves Maciel L. do Carmo. Música e políticas públicas: uma reflexão acerca dos Pontos de Cultura do Norte de Minas Gerais. Início: 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP). (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Bernardes Neto. Samba de Bumbo: música caipira ... além da viola. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp). (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Félix Ceneviva Eid. Música híbrida na América Latina: o caso de Agustin Barrios. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

2.
Carlos Fernando Elías Llanos. Félix Casaverde,. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

3.
Rafael Marin da Silva Garcia. Moda de Viola: estruturas poéticas e sonoras. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

4.
Cristina Gomes Machado. Zimbo Trio e o Fino da Bossa: uma perspectiva histórica e sua repercussão na moderna música popular brasileira. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

5.
Fernanda de Freitas Dias. Na batida do bumbo: um estudo etnográfico do samba na cidade de Pirapora do Bom Jesus - SP. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

6.
Alexandre Francischini. Laurindo Almeida: dos trilhos de Miracatu às trilhas em Hollywood. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

7.
Luciana Rodrigues Gifoni. Música de câmara e pós-modernismo: os grupos Syntagma (CE) e Anima (SP). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes - Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

8.
Cintia Bisconsin Ferrero. Na trilha da Viola Branca: aspectos sócio-culturais e técnico-musicais do seu uso no fandango de Iguape e Cananéia, S. Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes - Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

9.
Miranda Bartira T. R. Nunes de Souza. O Clube do Choro de S. Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

10.
Áurea Demaria Silva. No balanço da "Mais querida": música, socialização e cultura negra na escola de samba Embaixada Copa Lord - Florianópolis (SC). 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

11.
Alexandre Ulbanere. Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista dialético. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes, . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

12.
Ricardo Cardim de Cerqueira. Zequinha de Abreu: além do "Tico Tico no Fubá". 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes, . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

13.
Andréa Paula Picherzsky. Armando Neves: choro no violão paulista. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes, . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

14.
Rosângela Cutrim Santos. Zabumba meu boi - "Lá vai", um guarnicê de memórias. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Música - Mestrado) - Instituto de Artes, . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

15.
Áurea Demaria Silva. Escola de Samba Copa Lord - Florianópolis. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes, . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

16.
Camila Carrascoza Bomfim. Roda de capoeira: música e tradição oral na cidade de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

17.
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral. O carimbó em Belém, entre a tradição e a modernidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

Tese de doutorado
1.
Evandro Rodrigues Higa. "Para fazer chorar as pedras": o gênero musical guarânia no Brasil - décadas de 1930-50. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), . Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

2.
Alexandre Francischini. Laurindo Almeida: música brasileira, identidade e globalização. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música - Doutoramento) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosângela de Carvalho Macedo. Samba chula da Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

2.
Félix Ceneviva Eid. Agustin Barrios e a Música Latino-Americana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

Iniciação científica
1.
Elienay da Anunciação Duarte. Contação de Histórias: estudos introdutórios. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Artes - Teatro) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

2.
Diego Sales Heras Galvez. Gêneros de Música Popular. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual Paulista (Unesp). Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

3.
Vinícius de Freitas Dadamo. Introdução à Cultura dos Orixás: arquétipos e gestos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

4.
Fernando Rafael Marchetti. O jongo de Paulo Bellinati. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ministério da Educação - PET. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

5.
Rosangela de Carvalho Macedo. Samba de Roda no Recôncavo Baiano. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

6.
Rodolfo Augusto D. V. Valente. Tom Zé: contradições entre o velho e o novo na música popular brasileira (1965-1974). 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

7.
Thaís Costa Frois. Drama, canto e dança no Vale: Congada de São Benedito, do Mestre Aristeu, de Guaratinguetá. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

8.
Daniel Rocha Ferreira e Silva. Timbres do cotidiano: confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

9.
Osvaldo Antonio Anzolin. Mamulengo: estudo das técnicas e materiais para a confecção de bonecos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

10.
Fábia Pierangelli de Lima. Introdução aos estudos da cultura popular brasileira. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

11.
Luiz Pinto Façanha Júnior. Reminiscências Medievais na Música Nordestina. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento Antigo) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

12.
Cintia Bisconsin Ferrero. Música popular brasileira: gêneros regionais e urbanos. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

13.
Cynthia Elias Taboada. Cultura tradicional e pós-modernidade: estudo do resgate de danças e folguedos tradicionais na cidade de S. Paulo. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em composição e Regência) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

14.
Christiane de Souza Coutinho. Danças folclóricas no Ensino Fundamental, de 1a a 4a série. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

15.
Pedro A. Araújo de Oliveira Ramos. De Pixinguinha a Jacob do Bandolim: o choro em duas décadas de evolução (1930-1950). 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

16.
Juliana Damião Gomes. Música popular brasileira: gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

17.
Rafael Scaggion. Cultura Popular: aspectos plásticos. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

18.
Daniel Luís Barreiro. Música popular brasileira: gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos). 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

19.
Carlos Alberto Vieira. Música e cinema. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Unesp. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

20.
Daniel Luís Barreiro. Música Popular Brasileira; gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos). 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Unesp. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

21.
Luciano Locoselli Garcez. Música Popular Brasileira: gêneros regionais e urbanos (aspectos técnico-estruturais e sócio-históricos). 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

22.
Sarah Rute Barboza. Aspectos Plásticos no Carnaval de S. Paulo: Escolas de Samba. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

23.
Luciano Locoselli Garcez. Música Popular Brasileira: gêneros regionais e urbanos (fundamentos técnico-estruturais e sócio-históricos). 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Composição e Regência) - Instituto de Artes, Unesp. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

24.
Luciana Jordão da Rocha. Literatura de Cordel e Artes Plásticas. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Instituto de Artes, Unesp. Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.

25.
Valéria Zeidan. Estudo introdutório sobre gêneros de música popular no Brasil. 1992. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Instrumento - Percussão) - Instituto de Artes - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual Paulista (Unesp). Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.



Outras informações relevantes


Conselho Editorial Acadêmico (Membro) da Fundação Editora da UNESP, entre 2001 e 2005 (1a gestão), e a partir de 2009 (2a gestão).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/04/2014 às 5:04:12