Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8216326314363774
  • Última atualização do currículo em 28/05/2014


Graduado em História ( Université de Paris VII - Université Denis Diderot / 1975), mestre em Etnologia ( Université de Paris VII - Université Denis Diderot /1977), doutor em Comunicação (UFRJ,/2000). É professor livre docente pela Universidade de São Paulo (2008), pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole e integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação. É socio fundador e atual Diretor Presidente da Associação Video nas Aldeias. Tem experiência na área de Cinema, História, e Antropologia, com enfâse em documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: história do cinema, documentário, cidade, memória e história contemporânea. Têm publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre estes temas. Também é realizador de documentários, com diversos obras premiadas em festivais de cinema e audiovisual no Brasil e no exterior.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau
Nome em citações bibliográficas
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues,443
Cidade Universitária
05508-020 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914020
Fax: (11) 30312752
URL da Homepage: http://www.eca.usp.br


Formação acadêmica/titulação


1994 - 2000
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O ABRIGO DO TEMPO, ABORDAGENS CINEMATOGRAFICAS DA PASSAGEM DO TEMPO E DO MOVIMENTO DA VIDAS DOS HOMENS, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: André de Souza Parente.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Documentário; Passagem do tempo; Análise de filmes; História do Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Interpretação Cinematográfica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: História do Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Documentário.
Setores de atividade: Outros; Outros Setores.
1975 - 1977
Mestrado em Etnologia.
Université Paris Diderot, PARIS 7, França.
Título: L'analyse des relations maîtres esclaves au niveau régional au Brésil,Ano de Obtenção: 1977.
Orientador: Michel de Certeau.
Palavras-chave: escravidão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
1972 - 1975
Graduação em Historia.
Université Paris Diderot, PARIS 7, França.


Pós-doutorado e Livre-docência


2008
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Reflexôes sobre fragmentos de uma obra em processo, Ano de obtenção: 2008.
Palavras-chave: Análise de filmes; Cinema; Cinema Brasileiro; Documentário; Metrópole; migrantes nordestinos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: AUDIOVISUAL.
2000 - 2002
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Documentário.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Interpretação Cinematográfica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Televisão.


Atuação Profissional



Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante


Centro de Estudos da Metrópole, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-coordenador de projeto (INCT/CEM)
Outras informações
Financiadoras: CNPq e Fapesp

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
CEM: Centro formado pela integração de pesquisadores pertencentes a distintas instituições nele associadas, como o CEBRAP (Sede do CEM), o SEADE, a FAU-USP, a ECA-USP. Tal criação se deu a partir do programa FAPESP de criação dos CEPIDs (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão). Enquanto professor e pesquisador do CTR-ECA-USP, Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau coordena o CEM- Audiovisual, no eixo das atividades de pesquisa do CEM..

Atividades

2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos da Metrópole, .

Atividade realizada
Projeto audio visual 'Sociabilidade e experiências do morar em Cidade Tiradentes' (INCT/CEM).

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Contratado por concurso no regime RDIDP - MS 3

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos de Poética da Imagem e professor convidado (pós-graduação) do Departamentop de Cinema, Televisão e Rádio da Escola de Comunicação e Artes da USP , enquanto pós-doutorando. Realização de uma pesquisa sobre Imagens do Brasil na produção audiovisual brasileira dos anos 90, com apoio da FAPESP.

Atividades

11/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador suplente do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

2002 - Atual
Ensino, Curso Superior do Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Documentário I
Documentário II
Seminário tematico
2002 - Atual
Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Documentário: fronteiras e tradições
2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Filiado à Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema - SOCINE.
05/2007 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador Suplente da Area II do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.
05/2007 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Representante Suplente do CTR na CPG da ECA.
05/2004 - 04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Representante da Categoria de Professor Doutor no Conselho Departamental.
1/2006 - 5/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Coordenador da Área II do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.
1/2005 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Representante-Suplente do Departamento na Comissão de Cultura e Extensão da ECA.
2005 - 2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Membro do Conselho Executivo da SOCINE.
5/2004 - 4/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Representante dos professores doutores no Conselho Departamental do CTR.
02/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes.

Cargo ou função
Representante Suplente da Comissão Departamental de Pós - Graduação.
2003 - 2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Representante Suplente da Comissão Departamental de Pesquisa.

Casa França Brasil, CFB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Coordenador Audiovisual, Enquadramento Funcional: Coordenador Audiovisual, Carga horária: 0


Centro Brasileiro de Analise E Planejamento, CEPRAB, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1983
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0


Fundação Getúlio Vargas - Matriz, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisador do Centro de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agricola


Fundação Roberto Marinho, FRM, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Técnico em Educação, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 0


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (professor), Carga horária: 0
Outras informações
Professor (curso de extensào sobre a história do cinema)


Pro Video Digital, PRO VIDEO DIGITA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Coordenador Editorial, Enquadramento Funcional: Coordenador Editorial, Carga horária: 0
Outras informações
Coordenação Editorial e Supervisão de roteiros para o programa de televisão Globo Ciência


Radio France Internationale, RFI, França.
Vínculo institucional

1982 - 1983
Vínculo: Redator e locutor, Enquadramento Funcional: Redator e locutor, Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisa, redação e locução de reportagens radiofonicas sobre o Brasil, enquanto corresponde da RFI em São Paulo


Service Historique de L'armée de L'air, SHAA, França.
Vínculo institucional

1977 - 1978
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de pesquisas sobre a história da aeronautica francesa, preparação e realização de entrevistas de história oral com antigos integrantes da aeronautica francesa, por ocasião da realização do meu serviço militar, na França (tenho dupla nacionalidade)


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: outro (Professor visitante), Carga horária: 0
Outras informações
Professor de história do cinema

Atividades

2000 - 2000
Ensino, Curso de Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do cinema

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Pesquisaor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0
Outras informações
Pesquisador, diretor de programas de TV e professor de pós--graduação na Escola de Comunicação da UFRJ


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 6
Outras informações
Professor do Curso de cinema (graduação)

Atividades

2000 - 2000
Ensino, Curso de Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do cinema documentário


Linhas de pesquisa


1.
HISTÓRIA, TEORIA E CRITICA DO AUDIOVISUAL

Objetivo: Examinar as formas e temas da mídia audiovisual tal como organizada nos seus diversos gêneros e suportes, com atenção aos seus modos de produção e recepção, ou com ênfase na análise e interpretação de imagens e sons em conexão com a sua dimensão de conteúdo e de experiência estética, mutável no plano da história e de suas condições técnicas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: CINEMA.
Palavras-chave: História do Cinema; Análise de filmes; Crítica de Cinema; Documentário; Teoria do audiovisual.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
O documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento

Descrição: O projeto tem como objetivo discutir a contribuição do documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento, conjugando a revisão critica e a análise de um conjunto de obras estrategicamente escolhidas, (dentro da história do cinema e do vídeo moderno e contemporâneo) com a elaboração de um ensaio audiovisual inédito sobre imigrantes de origem estrangeira e/ou seus descendentes, na região parisiense, em que a própria experiência existencial, franco-brasileira, do pesquisador-realizador, estará em pauta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - Atual
Exercícios de história cultural conectada: caminhos cruzados entre Brasil, América Latina e França.

Descrição: Este projeto se concentrará em áreas menos pesquisadas da história cultural conectada entre América Latina, Brasil e França, notadamente nos seguintes temas: a) Eventos culturais; b) Produções culturais; c) Agentes culturais. O estudo do sistema de representações , entendido como constructo histórico e dinâmico, também se constitui em outro eixo importante deste projeto, até porque se alimenta e é alimentado pelas manifestações culturais citadas. No primeiro item, poderíamos enquadrar as exposições internacionais, que tanto marcaram o imaginário do século XIX no plano sócio-cultural. Além disso, há uma profusão de festivais de música e, principalmente, de cinema, que são exemplos de intercâmbios entre a arte latino-americana e a cena cultural francesa. No cinema, os festivais de Biarritz e Cannes, na música, o Midem, foram espaços importantes de difusão do cinema e da música latino-americana (particularmente brasileira), em solo francês. No campo das produções culturais, nosso objetivo é mapear a circulação de filmes, obras pictóricas, obras musicais e impressos entre França e América Latina. Finalmente, no campo dos agentes sociais e instituições, o projeto tentará dar conta de personalidades (artistas, intelectuais, produtores, gestores) que funcionam como verdadeiros mediadores ou passeurs entre as formações culturais originárias, desenhando redes e mapas pelos quais as produções e os eventos se conectam uns aos outros. Meu projeto dentro deste quadro complementa a pesquisa de pós-doutorado financiada pela FAPESP intitulada O documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau - Coordenador / Eduardo Victorio Morettin - Integrante / Mauricio Cardoso - Integrante / Anais Flechet - Integrante / Olivier Compagnon - Integrante / Marcos Napolitano - Integrante / Luiz Felipe de Alencastro - Integrante.
2010 - Atual
Representações do Brasil urbano / Sociabilidade e experiências do morar em Cidade Tiradentes

Descrição: Coordenação do núcleo de produção audiovisual do Centro de Estudos da Metrópole, como pesquisador, roteirista e diretor de documentários. O Núcleo Audiovisual é responsável pela realização de obras documentais explorando distintas formas de conceber a relação entre o documentarista e o pesquisador em ciências sociais, entre a imagem-ensaio e o quadro de referência gerado pela metodologia cientifica. Foi roteirista e diretor do longa metragem Em trânsito (2005). Produziu e responsabilizou-se pela direção geral de três médias metragens, dirigidos respectivamente por Marta Nehring, Claudia Mesquita e Mônica Simões, em diálogo com pesquisas desenvolvidas noutros âmbitos (sobretudo das ciências sociais) pelo Centro de Estudos da Metrópole: A moda do Centro (2004); 5 Mulheres de Paraisópolis (2004); Inventar no cotidiano (2005). É roteirista e diretor da trilogia de documentários, atualmente em curso de realização, sobre a experiência de morar no distrito de Cidade Tiradentes, no município de São Paulo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau - Coordenador / Camilla Cardoso - Integrante / Marcos Vinicius Yoshisaki - Integrante / Marília Fabbro - Integrante / Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2003 - 2013
Representações audiovisuais do Brasil urbano / Realização de documentários

Descrição: Coordenação do núcleo de produção audiovisual do Centro de Estudos da Metrópole, como pesquisador, roteirista e diretor de documentários. O Núcleo Audiovisual é responsável pela realização de obras documentais explorando distintas formas de conceber a relação entre o documentarista e o pesquisador em ciências sociais, entre a imagem-ensaio e o quadro de referência gerado pela metodologia cientifica. Foi roteirista e diretor do longa metragem Em trânsito (2005). Produziu e responsabilizou-se pela direção geral de três médias metragens, dirigidos respectivamente por Marta Nehring, Claudia Mesquita e Mônica Simões, em diálogo com pesquisas desenvolvidas noutros âmbitos (sobretudo das ciências sociais) pelo Centro de Estudos da Metrópole: A moda do Centro (2004); 5 Mulheres de Paraisópolis (2004); Inventar no cotidiano (2005). É roteirista e diretor da trilogia de documentários, atualmente em curso de realização, sobre a experiência de morar no distrito de Cidade Tiradentes, no município de São Paulo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau - Coordenador / Claudia Mesquita - Integrante / Leandro Saraiva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 5
2002 - 2013
Representações audiovisuais do Brasil Urbano

Descrição: A nossa pesquisa centra o seu foco na produção de não ficção brasileira mais recente, veiculada na televisão, em salas de cinema ou no circuito alternativo de vídeo, que tem por tema o estudo de representações audiovisuais do Brasil urbano. O objetivo do projeto, é, por um lado, de levantar e estabelecer um primeiro balanço critico desta produção.. Priorizamos a análise de documentários videográficos ou cinematográficos que estejam relacionados, de diversos modos, a exploração da relação entre personagens e comunidades urbanas. Por outro lado, o nosso objetivo é de desenvolver experiências de realização de documentários, explorando distintas formas de conceber a relação entre o documentarista e o pesquisador em ciências sociais, entre a imagem-ensaio e o quadro de referência gerado pela metodologia cientifica, tendo como campo empírico de investigação e de reflexão a experiência da metrópole, e mais particularmente a relação entre personagens e comunidades urbanas situadas em espaços considerados de exclusão. Textos, apresentações em congressos, palestras, bem como a nossa produção artística, vem socializando os resultados disponíveis a respeito. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau - Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo - Outra.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 6


Projetos de extensão


2012 - Atual
A contribuição do Curso de Cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ao pensamento cinematográfico Brasileiro

Descrição: Descrição: O objetivo deste projeto é a realização de um documentário sobre a contribuição dos professores do Departamento de Cinema, Radio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para o pensamento cinematográfico paulista, em particular, e brasileiro, em geral. Em primeiro lugar, pretenderemos entender a gênese desse processo de criação do curso de Cinema, que contou nos anos 1960 com a participação de intelectuais como Paulo Emilio Salles Gomes, Jean-Claude Bernardet e Rudá de Andrade, personalidades que já tinham uma atuação na crítica cinematográfica e no plano institucional, como foi o caso de Salles Gomes, fundador em 1946 da Cinemateca Brasileira. Historicamente, sua criação representou a confluência de várias iniciativas que, antes isoladas, puderam se articular em um projeto que teve diferentes desdobramentos. Dentre estes, uma nova geração de docentes assumiu um lugar de referência no quadro intelectual, como atestam as obras de Ismail Xavier e de Maria Rita Galvão, conseguindo articular a análise estética das obras à sua dimensão sócio-cultural mais ampla. Vale ressaltar que não temos a pretensão de fazer um registro histórico linear dos fatos, mas oferecer uma visão sintética e instigante de um período...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau - Coordenador / Eduardo Victorio Morettin - Integrante.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Significação (UTP) (1516-4330)
2004 - Atual
Periódico: Sinópses (USP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Documentário.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: História do Cinema.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Televisão/Especialidade: Programas de Não Ficção.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
PRÊMIO GLAUBER ROCHA - MELHOR FILME "Em Trânsito", 32a. JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA.
2005
PRÊMIO TATU DE OURO / MELHOR FILME DOCUMENTAL "Em Trânsito", 32a JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA.
2005
TROFÉU JANGADA / PRÊMIO OCIC-SIGNS "Em Trânsito", 32a JORNADA INTERNACIONAL DE CINEMA DA BAHIA.
1994
Menção honrosa para o Documentário Tem que ser baiano ?, Guarnicê do Maranhão.
1994
menção honrosa para o documentário Tem que ser baiano ?, Festival Tam Tam Video (Italia).
1994
Prêmio especial do Juri para o documentário Tem que ser baiano ?, Jornada Internacional da Bahia.
1994
Melhor documentário para o documentário Tem que ser baiano ?, Rio Cine festival.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar2009GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Flaherty e Rouch: a invenção da tradição. Devires (UFMG), v. 6, p. 20-28, 2009.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar2006GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Limiares. Histoire (s) du cinéma de Jean-Luc Godard. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 26, p. 43, 2006.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar2006GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A atualidade da imagem e a imagem da atualidade. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 1, p. 1, 2006.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar2001GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Histoire (s) du cinéma de Jean Luc Godard. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), São Paulo, v. 60, p. p.185-190, 2001.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar1999GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; LINS, Consuelo ; FRANÇA, Andrea . O cinema como abertura para o mundo: introdução ao pensamento de Serge Daney. Cinemais (UENF), Rio de Janeiro, v. 1, p. 20-30, 1999.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar1996GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A arte das passagens entre as imagens. Cinemais (UENF), Rio de Janeiro, 1996.

7.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar1995GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Nanook, de R.Flaherty. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, 1995.

8.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar1995GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O imponderável da vida. Paisagens de Louis Lumière. Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v. 1, p. 22-26, 1995.

9.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar1982GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Nordeste: terminus São Paulo. Autrement, Paris, 1982.

10.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar1976GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; GERVAISEAU,Guel . Réfugiés. Esprit, Paris, 1976.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O abrigo do tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2012. v. 1. 443p .

2.
Moura, Flávio (Org.) ; MONTERO, P. (Org.) ; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar (Org.) . Retrato de grupo. 40 anos de CEBRAP. 1. ed. , 2009. v. 1. 323p .

Capítulos de livros publicados
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MORETTIN, Eduardo ; NAPOLITANO DE EUGENIO, Marcos Francisco ; Kornis, Mônica . Imagens do passado: noções e usos contemporâneos. In: Eduardo Morettin; Marcos Napolitano; Mônica Almeida Kornis. (Org.). História e documentário. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2012, v. , p. 211-235.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Impressões de viagem. In: Rosana de Lima Soares; Mayra Rodrigues Gomes. (Org.). Profissão reporter em dialogo. 1ed.São Paulo: Alameda, 2012, v. , p. 27-30.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Memória de uma travessia. In: Vincent Carelli; Ernesto Ignacio de Carvalho; Ana de Carvalho. (Org.). Video nas Aldeias: 25 anos. 1ed.Olinda: Video nas Aldeias, 2011, v. 1, p. 170-171.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Entrelaçamentos: Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho. In: Eduardo Morettin; Elias Saliba; Marcos Napolitano; Maria Helena Capelato. (Org.). História e cinema. Dimensões históricas do audiovisual. 2ed.São Paulo: Alameda, 2007, v. 1, p. 221-239.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O MOVIMENTO OPACO E CEGO DA CIDADE HABITADA. In: Mariarosaria Fabris. (Org.). ESTUDOS DE CINEMA/SOCINE - PANORAMA. 1ed.São Paulo: Nojosa Edições, 2005, v. 4, p. 151-159.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Cabra marcado para morrer ou o documentário no limiar da antropologia e da historiografia moderna. In: Mariarosaria Fabris et al. (Org.). Estudos de Cinema / Socine. 1ed.São paulo: Panorama, 2003, v. , p. 179-189.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Cinéma: urbanisation des thémes et protestation politique. Le Monde Diplomatique, Paris, , v. 11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A ENCARNAÇÃO DO DESTINO MÍTICO DA NAÇÃO ALEMÃ. In: XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH, 2005, Londrina. XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH. Londrina: Anpuh, 2004.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Entre memória e história: Cabra marcado para morrer (1984) . In: Mostra Diretores Brasileiros / Eduardo Coutinho: cinema do encontro, 2003, São Paulo. Catalogo da Mostra Diretores Brasileiros/ Eduardo Coutinho: cinema do encontro. São Paulo: CCBB/SP, 2003. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . De Flaherty a Rouch, a invençaõ da tradição. In: XIII Encontro da Sociedade de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2009, São Paulo. XIII Encontro da SOCINE, 2009.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Pontos de vista e espaços de exclusão em alguns documentários brasileiros recentes.. In: XI Encontro da SOCINE., 2007, Rio de Janeiro. XI Encontro da SOCINE. Resumos, 2007.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Representações audiovisual do Rap e Hip Hop no Brasil. In: X Encontro da Socine, 2006, Ouro Preto. X Encontro da Socine, 2006. v. X.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Representações da Metrópole da Interseção entre o documentário e as Ciências Sociais. In: IX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, 2005, São Leopoldo. IX Encontro da Socine, 2005. v. IX.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A metrópole e do documentário brasileiro contemporâneo. In: VIII Encontro da Socine, 2004, Recife. VIII Socine, 2004. v. VIII.

Artigos aceitos para publicação
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Perrault e a narrativa de travessias. IdeAs, 2014.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Escrituras e figurações do ensaio. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O ensaio audiovisual e a narrativa de travessias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Pierre Perrault e a narrativa de travessias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Pierre Perrault et l'expression de l'expérience du déplacement. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Flaherty e Rouch: a invenção da tradição.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Flaherty e Rouch, a invenção da tradição.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Apresentação e debate do filme Em Trânsito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
XAVIER, Ismail ; Satico, Rose ; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Debate Em Trânsito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . apresentação e Debate do filme Em Trânsito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Apresentação e debate do filme Em Trânsito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Apresentação e debate do filme Em Trânsito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Histório oral e documentário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A ética da filmagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; WERNECK, Sandra ; DUARTE, Neide . Mídia e periferia: gravidez adolescente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Representações audiovisual do Rap e Hip Hop. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Representações da Metrópole sobre Rap e Hip Hop. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Situação do ensino audiovisual. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Programa de televisão e vídeos independentes de divulgação científica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . DOCUMENTÁRIO "EM TRÂNSITO". 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . DO DIREITO AO DIGITAL: A EXPERIÊNCIA NORTE-AMERICANA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A ENCARNAÇÃO DO DESTINO MÍTICO DA NAÇÃO ALEMÃ. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . REPRESENTAÇÃO DA METRÓPOLE, NA INTERSEÇÃO ENTRE O DOCUMENTÁRIO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . MOSTRA EM TEMPOS DE SOCINE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . DEBATE CINEMA, POLÍTICA E DE PROPAGANDA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . APRESENTAÇÃO E DEBATE DO FILME EM TRÂNSITO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . DOCUMENTÁRIO LATINO AMERICANO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Cinema e ciências sociais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O movimento ópaco e cego da cidade habitada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Histórias do cinema de Jean-Luc Godard. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Representações cinematográficas da metrópole / DEBATE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . 33 de Kiko Goifman / Novos rumos do documentário brasileiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O olhar indígena / Mostra Vídeo nas aldeias - Um olhar indígena / DEBATE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; LINS, Consuelo ; MOURÃO, Maria Dora Genis . MESA DE DEBATE " A IMAGEM DA CIDADE COMO UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO". 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A CIDADE DO PONTO DE VISTA DE SUAS EXPERIÊNCIAS DE DESLOCAMENTO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A METRÓPOLE E O DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . TEM QUE SER BAIANO?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . REPRESENTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DA METRÓPOLE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . 33 DE KIKO GOIFMAN / NOVOS RUMOS DO DOCUMETÁRIO BRASILEIRO - DEBATE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O OLHAR INDÍGENA - DEBATE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Entre memória e história: Cabra marcado para morrer (1984). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O BRASIL EM SÉRIE / TELEVISÃO: COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . ABORDAGENS CINEMATOGRÁFICAS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Histoire(s) du cinéma de J.L. Godard. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Grandes etapas da história do cinema documentário. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Homenagem a Violeta Arraes Gervaiseau. 2008. Filme.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Mutirão Paulo Freire. 2008. Vídeo.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; SÓCRATES, Lessandro ; ÁLVARES, Rita Mendes . Onze musicais e um José.. 2006. Vídeo.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MESQUITA, Claudia . Cidade Tiradentes. 2006. Vídeo.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . POMBAL, A CAMINHO DO DOCUMENTÁRIO. 2005. Vídeo.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . TERRA EM TRÂNSITO. 2005. Filme.

7.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . CHAPADA DO ARARIPE. 2005. Vídeo.

8.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MESQUISTA, Claudia . DISPOSITIVO DE BUSCA. 2005. Vídeo.

9.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . POMBAL: ENTRE O NOVO E O VELHO MUNDO. 2005. Vídeo.

10.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . INVENÇÕES NO COTIDIANO. 2005. Vídeo.

11.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; SIMÕES, Mônica . Práticas culturais na região metropolitana de São Paulo.. 2005. Vídeo.

12.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Em trânsito.. 2005. Vídeo.

13.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . CINCO MULHERES DE PARAISOPOLIS. 2004. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O rosto que muda e o fardo de Deus. 2013 (Documentário).

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Entretempos. 2012 (Documentário de longa metragem).

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Urbanização de Favelas - São Paulo. 2010 (Documentário de curta metragem).

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Obra em processo. 2010 (Documentário de curta metragem).

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Homenagem a Violeta Arraes Gervaiseau III. 2009 (Documentário de média metragem).

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Retrato de grupo. 2009 (Documentário de longa metragem).

7.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Centro de Estudos da Metropole. 2009 (Documentário de curta metragem).

8.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; Edição Lessandro Socrates e Karina Fogaça . Homenagem a Violeta Arraes Gervaiseau I e II. 2008 (Documentário de media metragem).

9.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MESQUITA, Claudia . Moro na Tiradentes. 2007 (Documentário).

10.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Em Trânsito. 2005 (Documentário).

11.
SIMÕES, Mônica ; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Invenções no Cotidiano. 2005 (Documentário).

12.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; COMIN, Marta Nehring, Alvaro . Na moda do centro. 2004 (Documentário).

13.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MESQUISTA, Claudia ; ALMEIDA, Ronaldo . Cinco Mulheres de Paraisópolis. 2004 (Documentário).

14.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; CARELLI, Vincent . Indios no Brasil. 2000 (Programa de Televisão).

15.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Terra cariri. 1999 (Video documentário).

16.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Rumos da URCA. 1999 (Video documentário).

17.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Travessia da Chapada. 1999 (Video documentário).

18.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . A terra prometida. 1999 (Documentário).

19.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MEDEIROS, Mariangela . Globo Ciência. 1998 (Programa de Televisão).

20.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MEDEIROS, Mariangela . Globo Ciência. 1997 (Programa de Televisão).

21.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MEDEIROS, Mariangela . Globo Ciência. 1996 (Programa de Televisão).

22.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; MEDEIROS, Mariangela . Globo Ciência. 1995 (Programa de Televisão).

23.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Tem que ser baiano ?. 1994 (Documentário).

24.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; CARIRI, Rosemberg . Sem tempo a perder. 1994 (Video documentário).

25.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Isto é a França em quadrinhos. 1991 (Video documentário).

26.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Por dentro da matéria. Física e físicos.. 1991 (Video documentário).

27.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Homenagem ao Dom. 1989 (Documentário).

28.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O debate da comunicação. Fortaleza 88. 1989 (Documentário).

29.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Viva o povo brasileiro. 1989 (Série de videos documentários).

30.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Salario de Fome. 1988 (Video documentário).

31.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; FORMAGGINI, Beth ; PADILHA, Solange ; FERREIRA, Flavio . Touche pas à mon pote. 1988 (Video-clip).

32.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; PESSANHA, Pablo . Moreira da Silva. 1986 (Programa de Televisão).

33.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Brasil Corpo e Alma / Rio de Janeiro. 1984 (Programa de Televisão).

34.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Brasil Corpo e Alma / Vila Bela. 1983 (Programa de Televisão).

35.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . Brasil Corpo e Alma / São Paulo. 1983 (Programa de Televisão).

Demais trabalhos
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . O abrigo do tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo e do movimento da vida dos homens.. 2000 (Tese de doutorado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NAPOLITANO DE EUGENIO, Marcos Francisco; CAPELATO, Maria Helena Rolim; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Fernando Seliprandy. Imagens divergentes, conciliação histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes O que é isso companheiro e Hercules 66. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; NAPOLITANO DE EUGENIO, Marcos Francisco; Rosana SOARES. Participação em banca de Krishna Gomes Tavares. Cinema e educação sindical nos filmes de Renato Tapajós. 2011. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; MACHADO, Arlindo; SALLES, Cecilia Almeida. Participação em banca de Julio Wainer. Idéia, imagens e sons. Caminhos para a estruturação de um documentário. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; TEIXEIRA, Francisco Elinaldo; FREIRE, Marcius. Participação em banca de Kênia Cardoso Vilaça de Freitas.. Versos livres: a estética do cotidiano no documentário feito com celular.. 2010. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO DE EUGENIO, Marcos Francisco. Participação em banca de XAVIER, Priscila de Almeida. Representação cinematográfica e história institucional: uma analise de filmes sobre o Instituto Butantã (1928-1953).. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; NAPOLITANO DE EUGENIO, Marcos Francisco; CAPELATO, Maria Helena Rolim. Participação em banca de Fernando Selipandry Fernandes. Ficção e documentário, memória e história: Representações da luta armada nos filmes O que é isso, companheiro ? e Hercules 66.. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

7.
SÓCRATES, Lessandro; XAVIER, Ismail Norberto; HIKIJI, R. S. G.; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Lessandro Socrates. Quem diz Eu, um negro . Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

8.
Ortellado, Pablo; MACHADO JR, Rubens Luis Ribeiro; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Gabriela Kunsch. Projeto mutirão. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

9.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Silvana Lamenha Lins Olivieri. Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem cristalina da cidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

10.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA. QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO - "O CINEMA RADICAL DE SÉRGIO BIACHI: UMA VISÃO CRÍTICA E CÉTICA DA REALIDADE BRASILEIRA". 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

11.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de ROSSANA DANIELLE ROMUALDO. QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO - O MÉTODO OBSERVACIONAL NO DOCUMENTÁRIO DE JOÃO SALLES: O DIÁLOGO SILENCIOSO COM O ESPECTADOR. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

12.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; HAMBURGER, Esther; MOURÃO, Maria Dora Genis. Participação em banca de MARCOS ANTÔNIO PEREIRA DO VALE. O CINEMA BRASILEIRO NA ERA DAS IMAGENS ELETRÔNICAS: UMA POSSÍVEL MISCIGEAÇÃO ENTRE A LINGUAGEMDO CINEMA E DO VÍDEO NOS FILMES DE GUEL ARRAES. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Estética do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Rosana SOARES; FREIRE, Marcius Cesar Soares; GOMES, M. R.; SALGADO, L. S.; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Mariana Duccini Junqueira da Silva. Pontos de vista a(u)torizado: composições de autoria no documentário brasileiro contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

2.
XAVIER, Ismail Norberto; GUIMARÃES, César Geraldo; SAFATLE, Vladimir Pinheiro; BUCCI, Eugênio; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Ilana Feldman. Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; FERREIRA, Lucrecia D´Alessio; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; TONDATO, Marcia Perencin. Participação em banca de Alexandre Tadeu dos Santos. Ficção e antificção na telenovela brasileira: a hibridação do formato e a aproximação com o gênero docudrama. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; HAMBURGER, Esther; GATTI, J.; SINGER, Helena; MOURÃO, Maria Dora Genis. Participação em banca de Moira Toledo Dias Guerra Cirello. Invadir as telas! Estratégias democráticas de ensino e multiplicação audiovisual em comunidades de baixa renda.. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Cláudia Cardoso Mesquita. Deus está no particular: representações da experiência religiosa em dois documentários brasileiros contemporâneos. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; XAVIER, Ismail; BENAMOU, C.; VIEIRA, J. L.; MACHADO JR, Rubens Luis Ribeiro. Participação em banca de SAMUEL JOSÉ HOLANDA DE PAIVA. A FIGURA DE ORSON WELLES NO CINEMA DE ROGÉRIO SGANZERLA. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Estética do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

7.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; SENRA, Stella; SARRUBO, Mauro Alejandre B. Y Vedia; XAVIER, Ismail; JR,, Rubens Luis Ribeiro Machado. Participação em banca de Alfredo Manevy de Pereira Mendes. Jean-Luc Godard e o cinema clássico americano - De Acossado a Made in USA. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Estética do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

8.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; FREIRE, Marcius Cesar Soares; SAMAIN, Etienne Ghislain; TACCA, Fernando Cury de; BATISTA, Marilda Manoel. Participação em banca de Franscico Pérez Reyna. O ritual andino Santiago - uma reinterpretação etnocinematográfica. 2003. Tese (Doutorado em Instituto de Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; XAVIER, Ismail; RUFINO, Joel; HAMBURGER, Esther; SILVA, Antonio Carlos Amâncio da. Participação em banca de Aida Maria Bastos Nepomuceno. O cinema de Nelson Rodrigues. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

10.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; MOURÃO, Maria Dora Genis; MACHADO JR, Rubens Luis Ribeiro; RAMOS, Fernão Vitor Pessoa de Almeida; LINS, Consuelo da Luz. Participação em banca de Andréa Célia Molfetta de Rólon. Experimental e documentário: os diários de viagem dos artistas sul-americanos na França (1984-1995). 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; TEIXEIRA, Francisco Elinaldo; FREIRE, Marcius Cesar Soares. Participação em banca de Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues.. Memória e oralidade no cinema de Eduardo Coutinho.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; XAVIER, Ismail Norberto; HIKIJI, R. S. G.. Participação em banca de Gustavo Souza. Pontos de vista em documentários periféricos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Alexandre Tadeu dos Santos. O docudrama na telenovela. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

4.
FREIRE, Marcius; MOURÃO, Maria Dora Genis; GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Maria Henriqueta Creidy Satt. A imagem paisagem nas narrativas documentais contemporâneas brasileiras. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; HAMBURGER, Esther; SINGER, Helena. Participação em banca de Moira Toledo Dias Guerra Cirello. Invadir as telas! - Diretrizes para uma Educação Audiovisual Democrática. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; FREIRE, Marcius; MOURÃO, Maria Dora Genis. Participação em banca de Maria Henriqueta Creidy Satt. A imagem paisagem nas narrativas documentais contemporâneos brasileiras. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

7.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; XAVIER, Ismail; ALMEIDA, Ronaldo. Participação em banca de CLAUDIA CARDOSO MESQUITA. REPRESENTAÇÕES DA FÉ NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Estética do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

8.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; FREIRE, Marcius Cesar Soares; RAMOS, Fernão Vitor Pessoa de Almeida. Participação em banca de AIRTON MIGUELDE GRANDE. SUJEITOSBARRADOS: A VOZ DO INFRATOR EM DEZ DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Instituto de Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Rubens Barros.Vai indo que eu já vou. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; LANNA, A. L. D.. Participação em banca de LUANA KAWAMURA DEMANGE.CANINDÉ 870, 872. 2005 - Universidade de São Paulo.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Maria Cecília Ferreira de Nichile.A representação da solidão no cinema. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Participação em banca de Caio Chatgnier Cavechini.Antes, um dia, depois.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

Outros tipos
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; XAVIER, Ismail Norberto; MORETTIN, Eduardo. Participação em banca de Joana Montero Ortiz. Um olhar sobre o outro: a perspectiva sobre outras culturas nas obras Nanook of the North e Ao redor do Brasil. 2006. Outra participação, Universidade de São Paulo.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; WALDMAN, Berta. Participação em banca de Luana Chnaiderman de Almeida. Entre tempos: análise do filme Shoah de Claude Lanzman. 2005. Outra participação, Universidade de São Paulo.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; MOURÃO, Maria Dora Genis; HAMBURGER,, Esther. Participação em banca de Marco Antônio Pereira do Vale. O cinema brasileiro na era das imagens eletrônicas: uma possível O cinema brasileiro na era das imagens eletrônicas: uma possível miscigenação entre a linguagem do cinema e do vídeo nos filmes de Guel Arraes. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; VIEIRA, J. L.; GATTI, J.. Concurso para Provimento de Professor Doutor no CTR. 2005. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Membro do Comitê de Seleção das Propostas de mesas e dos trabalhos da XIII Conferência Internacional Visible Evidence. 2006. Universidade de São Paulo.

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Juri do V Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental . 2003. Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental de Goias.

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Juri do concurso de co-patrocínio para produção de documentários para a TV. 2002. Prefeitura Municipal de São Paulo.

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Juri do V Festival do Filme Documentário de Belo-Horizonte . 2001. Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Juri do Prêmio ABD e C - RJ / Mostra Internacional do Filme Etnográfico. 2000. Mostra Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro.

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Juri do XIV Rio Cine Festival . 1998. Rio Cine Festival.

7.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Juri do IX Festival de Cinema e Video rencontres Internationales de l'Environnement et de la nature. 1990. Rencontres Internationales de L'environnement Et de La Nature.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Approches du film essai et de l'essai video.Écriture (s) de l'essai. 2013. (Seminário).

2.
Approches du film essai et de l'essai video.Mémoire (s) de parcours. 2013. (Seminário).

3.
Approches du film essai et de l'essai video.Histoire (s) de mémoire. 2013. (Seminário).

4.
XVII Encontro SOCINE 2014.Escritas e figurações do ensaio. 2013. (Encontro).

5.
Colloque Pierre Perrault, cinéaste de la réalité et de la parole. Pierre Perrault et l'expression de l'expérience du déplacement. 2012. (Congresso).

6.
Colóquio Internacional Pierre Perrault.Perrault e a narrativa de travessias. 2012. (Simpósio).

7.
XVI Encontro Sociedade de Estudos de Cinema e Audiovisual.O ensaio audiovisual e a narrativa de travessias. 2012. (Encontro).

8.
Profissão Repórter em dialógo. I Simpósio Linguagem e Práticas midiáticas. ECA-USP.Impressões de Passagem. 2011. (Simpósio).

9.
VIII Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental.Inttrodução ao documentário moderno e contemporáneo. 2011. (Oficina).

10.
Cinema brasileiro, anos 2000, 10 questões. CCBB (SP/RJ).O outro no documentário brasileiro contemporâneo: temer, tolerar ou conhecer. 2011. (Encontro).

11.
XV Encontro Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.Novas tendências do filme ensaio.. 2011. (Encontro).

12.
Haroun Farocki - por uma politização do olhar.Videogramas de uma revolução e a persistência da história. 2010. (Encontro).

13.
XIV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual.Imagens do passado: noções e usos contemporâneos.. 2010. (Encontro).

14.
Escola de Verão sobre Desigualdades interdependentes na América Latina..O processo de realização do filme Moro na Tiradentes.. 2010. (Outra).

15.
Colóquio Internacional Jean Rouch.. Flaherty e Rouch, a invenção da tradição.. 2009. (Congresso).

16.
Memória e patrimônio em dois cliques: A pesquisa com imagens em movimento..Conferência de abertura, apresentação e debate do filme Em trânsito e Tem que ser baiano. 2008. (Seminário).

17.
XI Encontro da SOCINE.. Ponto de vista e espaços de exclusão em documentários brasileiros recentes. 2007. (Congresso).

18.
XII Visible Evidence: encontro internacional de pesquisadores de documentário. Representações audiovisuais do Rap e do Hip-Hop. 2006. (Congresso).

19.
XIII Visible Evidence. Membro da Comissão Científica do Evento. 2006. (Congresso).

20.
III CONGRESSO DO FÓRUM BRASILEIRO DE ENSINO DE CINEMA E AUDIOVISUAL. III CONGRESSO DO FÓRUM BRASILEIRO DE ENSINO DE CINEMA E AUDIOVISUAL. 2005. (Congresso).

21.
Quarta Conferência Internacional de Documentário / O documentário hoje.O Caso ser e ter. 2004. (Seminário).

22.
Terceira Conferência Internacional de documentários / Imagens da subjetividade.Terceira Conferência Internacional de Documentário / Imagens da subjetividade. 2003. (Seminário).

23.
Foco/ Cinema brasileiro em Debate.Palestra e debate sobre O ensino do cinema e o papel da Universidade na formação do profssional. 2003. (Outra).

24.
Eduardo Coutinho / A arte do encontro.Participaçào no debate De volta ao cabra: um marco na história do cinema brasileiro.. 2003. (Outra).

25.
O documentário brasileiro.Participaçào em debate sobre O documentário brasileiro promovido pela TV Cultura. 2003. (Outra).

26.
Segunda Confer6encia Internacional do documentário / Imagens do conflito. 2002. (Seminário).

27.
VI SOCINE.Cabra marcado para morrer ou o documentário no limiar da antropologia e da historiografia moderna, comunicação apreesentada no VI Encontro da Socine. 2002. (Encontro).

28.
Conferência Internacional Tendências e Perspectivas do documentário.Conferência Internacional Tendências e Perspectivas do documentário. 2001. (Seminário).

29.
V Encontro da Socine.o Brasil em série / televisão: comemorações dos 500 anos, comunicação apresentada ao V Encontro da SOCINE. 2001. (Encontro).

30.
IV SOCINE.Abordagens cinematográficas da passagem do tempo na série Histoire (s) du Cinéma de J.L.Godard, comunicação apresentada na IV Socine. 2000. (Encontro).

31.
O épico em transe.Vertov e Eisenstein, a arte da passagem entre as imagens, comunicação apresentada no Seminário O épico em transe. 1998. (Seminário).

32.
Situação do documentário brasileiro.Situação do documentário brasileiro. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; LINS, Consuelo da Luz ; FRANCA, A. . Seminário Temático Subjetividade, ensaio, apropriação, encenação. 2013. (Outro).

2.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; LINS, Consuelo da Luz ; FRANÇA, Andrea . Seminário Temático Subjetividade, ensaio, apropriação, encenação. 2012. (Outro).

3.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; OLIVIERI, Silvana . Mostra de Documentários Urbanos. 2009. (Outro).

4.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . COORDENAÇÃO DA SESSÃO 32 - ESPACIALIDADES. 2005. (Outro).

5.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar ; HAMBURGER,, Esther ; JR,, Rubens Luis Ribeiro Machado ; MOURÃO, Maria Dora Genis ; XAVIER, Ismail . IMAGENS DA METRÓPOLE NA FRANÇA E NO BRASIL - SEMINÁRIO. 2004. (Outro).

6.
GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar . PAINEL NARRATIVA EM PROGRAMAS TELEVISIVOS. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luis Martins Villaça. A representação do trágico no filme ensaio. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Gabriela Wondraceck Linck. Adorno e televisão em Notícias da Antiguidade Ideológica. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Tainah Negreiros Oliveira de Souza. História e memória nos filmes de Chris Marker e Agnés Varda (1980-2000). Início: 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Izabel de Fátima Cruz Melo. Um nó no sentido de pertencimento: cinema baiano e seus espaços formativos (1950-1978). Início: 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Carlos Leal. As imagens en luta, alegoria, fetichismo e dialética no cinema ensaio contemporâneo. Início: 2013. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Marco Vale. Desafios Polifônicos de Linguagem Audiovisual para um Documentário Contemporâneo. Início: 2011. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Marília Fabbro de Moraes. Falar Próximo: trajetórias de personagem.. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fabiana Ferreira Lopes. Serras da desordem, Corumbiara e a memória. 2013. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

2.
Krishna Gomes Tavares. A luta operária no cinema militante de Renato Tapajós. 2011. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

3.
Lessandro Socrates. Quem diz Eu, um negro . Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

4.
Clara Leonel Ramos. Caravana Farkas e a construção de um olhar sobre o nordeste brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

5.
Joana Montero Ortiz. Um olhar sobre o outro: a perspectiva sobre outras culturas na obra de Robert Flaherty. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

6.
Nezi Heverton Campos de Oliveira. O cinema autoral de Sergio Bianchi: uma visão crítica e irônica da realidade brasileira. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

7.
Rossana Danielle Romualdo. Influências do cinema direto nos documentários de João Salles: uma análise do filme Nelson Freire. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

Tese de doutorado
1.
Clara Leonel Ramos. A construção da personagem no documentário brasileiro contemporâneo: autorrepresentação, performance e estratégias narrativas. 2013. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

2.
Gustavo Souza. Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Paulo Iazetti Santos. Influência do registro amador caseiro na ficção cinematográfica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

Iniciação científica
1.
Luis Felipe Labaki. A montagem de um filme ensaio: construção de uma voz e de um tempo coletivos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

2.
Marcos Vinicius Yoshisaki:. A representação das pessoas, de seus objetos e espaços, pela fotografia do documentário. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

3.
Helena Grama Ungaretti. O registro audiovisual e a questão da moradia ilegal em Cidade Tiradentes.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

4.
Francisco Toledo Dayrell de Lima. Revista DiverCidade, perspectivas textuais e audiovisuais. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.

5.
Daniel Ifanger. CEM-Audiovisual e revista eletrônica Diversidade: Difusão de conhecimento. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo. Orientador: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau.



Outras informações relevantes


Assessor Ad-loc da Capes, Fapesp e CNPq.
Coordenador Audiovisual do Centro de Estudos da Metrópole (CEM)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2014 às 15:57:21