Pablo Ortellado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5174979257533298
  • Última atualização do currículo em 29/07/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). É professor doutor do curso de Gestão de Políticas Públicas e orientador no programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre privacidade, políticas culturais e movimentos sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pablo Ortellado
Nome em citações bibliográficas
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Av. Arlindo Bettio, 1000
Ermelino Matarazzo
03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30918134


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Castoriadis e a questão da práxis, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Paulo Eduardo Arantes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1996 - 1998
Graduação em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2004 - 2005
Pós-Doutorado.
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2016 - Atual
Direção e administração, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do programa de pós-graduação em Estudos Culturais.
03/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Cargo ou função
Membro suplente da comissão de pesquisa.
2011 - Atual
Ensino, ESTUDOS CULTURAIS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Indústria cultural
11/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Cargo ou função
membro de comissão de coordenação de programa de pós-graduação.
08/2005 - Atual
Ensino, Gestão de Políticas Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
Introdução ao Estudo da Política
Políticas Cutlurais
Sociedade da informação e políticas públicas
2014 - 2015
Direção e administração, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Cargo ou função
Membro da Congregação.
11/2007 - 10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Representante dos professores doutores.
09/2005 - 09/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Cargo ou função
Membro titular da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
04/2006 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de Coordenação de Curso.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Privacidade e comunicação para mobilização
Descrição: O projeto visa analisar os padrões de interação entre a comunicação e a mobilização social no Brasil. O projeto se dedica a estudar, por um lado, a opinião de quem se mobiliza nas ruas de São Paulo por meio de questionários e, de outro, analisar o padrão de interação e o consumo de notícias no Facebook e em outras mídias sociais no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
An Inquiry into the paradox of street protests
Descrição: The project attempts to understand the social roots of the paradox in recent protest movements which consists in simultaneously rejecting representative government while demanding better public services. Activists from recent protest movements often assume that the mere expression of indignation and revolt will be automatically picked up by institutions and converted into policy change if the outcry is expressed in an eloquent and incisive way. The manner by which institutions receive, interpret and respond to the pressures would be outside the scope of interest and responsibility of activists. However, it is precisely in these institutional processes of responding to movements that lies the possibility of social change. The refusal of getting into institutions for political or moral reasons, that is, the refusal to directly engage in institutions through the electoral process should not prevent protesters to devise indirect ways of achieving institutional results. The fact that they demand state action should immediately bring about questions concerning strategies to achieve results through negotiation and pressure. Why then is there no concern with strategy? Why is that recent protest movements have such a poor track record of victories, despite their high visibility? Why do they resist choosing a focus and work towards achieving it? I offer three intertwined explanations: an ideological rejection of institutions, a counter-cultural and self-expressive approach to politics and the participation of people without previous history of political participation -- people who see the processes of negotiation and compromise as a betrayal of the cause (as "selling out"). The project goal is to empirically investigate these hypotheses in three recent protest movements: the protests for the reduction of bus faire prices in Brazil in 2013, the 15M movement in Spain and the Occupy Wall Street movement in the United States..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Cultura transparente
Descrição: Elaboração de ferramenta que analise o perfil da ação no Estado no campo da cultura na cidade de São Paulo classificando o gasto público com cultura no município, no estado e na federação de maneira a permitir análises por programas e ações, instrumentos de intervenção, modalidades de política cultural, linguagens culturais e distribuição geográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pablo Ortellado - Coordenador / Maria Carolina Oliveira - Integrante / Luisa Adib Dino - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Cooperação.
2014 - Atual
Privacidade e vigilância no Brasil
Descrição: Este projeto busca promover e estruturar um campo de estudos sobre privacidade e vigilância no Brasil por meio de um conjunto de ações coordenadas: i) a promoção de intervenções no campo acadêmico de maneira a organizar e estruturar a pesquisa científica; ii) o acompanhamento e a recomendação de aprimoramento legislativo a partir de pesquisa acadêmica para a proteção de dados pessoais no Brasil; iii) o desenvolvimento tecnológico de alternativas baseadas em privacidade para a comunicação pessoal móvel. Esse conjunto coordenado de ações deverá permitir o melhor desenvolvimento da pesquisa acadêmica sobre privacidade e vigilância no Brasil, a coordenação entre esses esforços de pesquisa acadêmica e a promoção de políticas públicas e o desenvolvimento tecnológico a partir da universidade para os problemas de privacidade e vigilância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Revisão crítica das políticas culturais
Descrição: A pesquisa busca produzir uma tipologia das modalidades de políticas culturais e seus desenvolvimentos históricos, apresentando seus objetivos, os conceitos de cultura que lhes são subjacentes, seus instrumentos de intervenção, seus indicadores e impactos esperados, bem como a análise de casos paradigmáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Pablo Ortellado - Coordenador / Luciana Lima - Integrante / Valmir Souza - Integrante.
2008 - 2010
Acesso a bens educacionais e culturais no Brasil
Descrição: Esta pesquisa busca produzir dados objetivos para orientar políticas de acesso a bens educacionais e culturais, enfatizando, em particular, o papel que os direitos autorais têm tido de obstáculo a esse acesso. A pesquisa pretende estimar a distribuição de dividendos entre criadores e indústria e a contribuição dos direitos autorais para a renda dos artistas, o financiamento público da criação e da produção dos bens, o impacto da cópia não autorizada para a geração e perda de postos de trabalho e a disponibilidade de bens pela indústria e pelos canais alternativos. Tratam-se de questões chave para o debate sobre acesso a esses bens e que, até o momento, têm sido discutidas sem muito apoio em dados empíricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Acesso ao Conhecimento Científico no Brasil
Descrição: Este projeto de pesquisa busca avaliar o papel que os direitos autorais exercem restringindo o acesso ao conhecimento científico financiado com recursos públicos no Brasil. Para isso, a pesquisa estudará as revistas científicas, os livros técnico-científicos, os livros didáticos e os softwares, tentando mapear as políticas de direito autoral, as fontes de financiamento e as posições dos diversos agentes que participam da cadeia de produção das revistas, dos livros e dos softwares. A hipótese da pesquisa, a ser testada, é que a maior parte da produção científica protegida por direitos autorais é financiada com recursos públicos e não adota uma política de acesso aberto. Desta forma, o público pagaria duas vezes pelo conhecimento científico: pagaria para produzi-lo por meio das universidades, institutos de pesquisa e agências de fomento públicas e pagaria para ter acesso a ele comprando as revistas, os livros e os softwares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pablo Ortellado - Coordenador / Jorge Alberto Machado - Integrante / Alcimar Queiroz - Integrante / Gisele Craveiro - Integrante / Eduardo B. Barbosa - Integrante / Luis Eduardo Trevisan de Leon - Integrante / Rodolfo L. Castanheira - Integrante / Rodrigo B. Almeida - Integrante / Thais Carrança - Integrante / Cristiana Gonzales - Integrante.Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direitos autorais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Políticas culturais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Movimentos sociais.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Ortellado, P.2018Ortellado, P.; RIBEIRO, M. M. . O que são e como lidar com as notícias falsas. SUR. REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS (IMPRESSO), v. 27, p. 5, 2018.

2.
Ortellado, P.2017Ortellado, P.. Los brasileños leen Facebook. NUEVA SOCIEDAD, v. 269, p. 127-136, 2017.

3.
ASSOFRA, D.2017ASSOFRA, D. ; Ortellado, P. . Conselho Nacional de Políticas Culturais: análise de sua efetividade deliberativa?uma síntese. AGENDA POLÍTICA, v. 5, p. 185-211, 2017.

4.
MORETTO, M.2017MORETTO, M. ; SOLANO, E. ; Ortellado, P. . Guerras culturais e populismo antipetista. Em Debate, v. 8, p. 35-45, 2017.

5.
Ortellado, Pablo2016Ortellado, Pablo; SOLANO, E. . Nova direita nas ruas? Uma análise do descompasso entre manifestantes e os convocantes dos protestos antigoverno de 2015. Perseu, v. 11, p. 169-180, 2016.

6.
MACHADO, JA2016MACHADO, JA ; Ortellado, Pablo ; RIBEIRO, M. M. . Privacidade e vigilância nos meios digitais. Liinc em Revista, v. 12, p. 201, 2016.

7.
LIMA, LUCIANA2015LIMA, LUCIANA ; Ortellado, Pablo . Desafios jurídicos e administrativos da política cultural comunitária: um estudo dos Pontos de Cultura no estado de São Paulo. Políticas Culturais em Revista, v. 8, p. 47, 2015.

8.
ORTELLADO, Pablo2014ORTELLADO, Pablo. L'antiparti: autonomie et stratégie dans le «Movimento Passe Livre». Les Temps Modernes (Paris. 1945), v. 1, p. 24-36, 2014.

9.
Ortellado, Pablo2014Ortellado, Pablo. Guerras culturais no Brasil. Le Monde Diplomatique, v. 8, p. 37, 2014.

10.
ORTELLADO, Pablo2013ORTELLADO, Pablo. Como regular a retirada de conteúdos reproduzidos sem autorização?. PoliTICs, v. 1, p. 2, 2013.

11.
LIMA, LUCIANA2013 LIMA, LUCIANA ; Ortellado, Pablo . Da compra de produtos e serviços culturais ao direito de produzir cultura: análise de um paradigma emergente. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 56, p. 351-382, 2013.

12.
ORTELLADO, Pablo2013ORTELLADO, Pablo. Reflections on the Free Fare Movement and other ?New Social Movements?. Revista Mediações (UEL), v. 18, p. 110-117, 2013.

13.
ORTELLADO, Pablo2013ORTELLADO, Pablo. On Processes and Outcomes: Remarks on the Brazilian Protests of June, 2013, and Other Experiences of ?New Movements?. Cultural Anthropology, v. hotspot, p. 1, 2013.

14.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2011 ORTELLADO, Pablo; CARLOTTO, M.C. . Activist-driven innovation: uma história interpretativa do software livre. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 26, p. 77-102, 2011.

15.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2010ORTELLADO, Pablo. Autonomous Media: Activating Resistance and Dissent, Andrea Langlois and Frederic Dubois (eds) (2005). International Journal of Media and Cultural Politics, v. 6, p. 125-127, 2010.

16.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2009ORTELLADO, Pablo. Informação, conhecimento e valor. Eptic On-Line (UFS), v. XI, p. 1-4, 2009.

17.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2009ORTELLADO, Pablo. Uma política de direito autoral para o livro didático. Desafios da Conjuntura, v. 1, p. 8, 2009.

18.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2008ORTELLADO, Pablo. As políticas nacionais de acesso à informação científica. Liinc em Revista, v. 4, p. 1-10, 2008.

19.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2008ORTELLADO, Pablo. La organización de la autonomía: Castoriadis, Pannekoek y Lefort sobre la organización obrera. Politicas de la memoria, v. 1, p. 10-56, 2008.

20.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2007ORTELLADO, Pablo; CARLOTTO, M.C. . A esquerda tem uma política para o ensino superior e para a ciência?. Margem Esquerda, v. 1, p. 103, 2007.

21.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2006ORTELLADO, Pablo; MACHADO, JA . Direitos autorais e o acesso às publicações científicas. Revista ADUSP, v. 1, p. 6-15, 2006.

22.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2005ORTELLADO, Pablo. Aproximações ao movimento antiglobalização. Revista Possibilidades: Publicação do Núcleo de Pesquisa Marxista/UEG, 2005.

23.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2005ORTELLADO, Pablo. Un movimiento heterodoxo. Global en español, v. 1, p. 10, 2005.

24.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2004ORTELLADO, Pablo. Porque estamos en contra la propiedad intelectual?. El Rodaballo, v. 11, p. 1, 2004.

25.
ORTELLADO, Pablo;Ortellado, Pablo;Ortellado, P.2004ORTELLADO, Pablo. A teoria da história de Cornelius Castoriadis. Singularidades, v. 1, p. 68-73, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SORJ, B. ; Cruz, F. ; Santos, M. ; Ribeiro, M. ; ORTELLADO, Pablo . Sobrevivendo nas redes: guia do cidadão. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

2.
Ortellado, Pablo; JUDENSNAIDER, E. ; LIMA, L. . Por solo 20 centavos. 1. ed. Barcelona: Descontrol, 2015. 284p .

3.
ORTELLADO, Pablo; POMAR, M. ; LIMA, L. ; JUDENSNAIDER, E. . Vinte centavos: a luta contra o aumento. 1. ed. São Paulo: Veneta, 2013. 240p .

4.
Ortellado, Pablo; PARRA, H. Z. (Org.) ; RHATTO, S. (Org.) . Movimentos em marcha: ativismo, cultura e tecnologia. 1. ed. São Paulo: Publisher e Kernel, 2013.

5.
ORTELLADO, Pablo; MACHADO, JA ; CRAVEIRO, G. . The market for technical and scientific books in Brazil: public subsidy and access to knowledge. Bauru: Canal 6, 2009.

6.
ORTELLADO, Pablo; MACHADO, JA ; CRAVEIRO, G. . O mercado de livros técnicos e científicos no Brasil: subsídio público e acesso ao conhecimento. Bauru: Canal 6, 2008.

7.
ORTELLADO, Pablo; MACHADO, JA ; CRAVEIRO, G. . El mercado de libros tecnicos y cientificos en Brasil: subsídio público y acesso al conocimiento. Bauru: Canal 6, 2008.

8.
ORTELLADO, Pablo; RYOKI, A. . Estamos vencendo: resistência global no Brasil. São Paulo: Conrad, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
Ortellado, Pablo. A primeira flor de junho. In: Campos, A.M.; Medeiros, J.; Ribeiro, M.M.. (Org.). Escolas de luta. 1ed.São Paulo: Veneta, 2016, v. , p. 3-.

2.
ORTELLADO, Pablo; SOLANO, E. ; RIBEIRO, M. M. . Uma sociedade polarizada?. In: Jinkings, I.; Doria, K.; Cleto, M.. (Org.). Por que gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1ed.São Paulo: Boitemo, 2016, v. , p. 120-.

3.
Ortellado, Pablo. Dois anos depois: afinal, era por vinte centavos?. In: Judensnaider, E; Lima, L.; Ortellado, P.. (Org.). Vinte centavos: a luta contra o aumento. 2ed.São Paulo: Veneta, 2015, v. , p. 1-.

4.
Ortellado, Pablo. O papel da informação na economia capitalista. Ciências da Comunicação no Brasil 50 anos, vol. III. 1ed.São Paulo: Fapesp/ Intercom/ Unesp, 2015, v. , p. 389-395.

5.
Ortellado, Pablo. O Black Bloc e a violência. In: Solano, E.. (Org.). Mascarados. 1ed.São Paulo: Geração, 2014, v. , p. 310-.

6.
Ortellado, Pablo. Capitalismo e cultura livre. In: Ortellado, P.; Parra, H.Z.; Rhatto, S.. (Org.). Movimentos em marcha: ativismo, cultura e tecnologia. 1ed.São Paulo: Publisher e Kernel, 2013, v. , p. 63-68.

7.
ORTELLADO, Pablo. From cybercrime law to an internet civil rights framework. In: Finaly, A.. (Org.). Global Information Society Watch 2011: Advancing human rights and democracy Freedom of expression and association online. Goa: Association for Progressive Communications/ Hivos, 2011, v. , p. -.

8.
ORTELLADO, Pablo. O direito autoral como instrumento regulatório da economia criativa. Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações, 2011-2014. Brasília: Ministério da Cultura, 2011, v. , p. -.

9.
ORTELLADO, Pablo. Access to Online Information and Knowledge. In: Finlay, A.. (Org.). Information Society Watch 2009. Montevideo: Association for Progressive Communications/ Hivos, 2009, v. , p. -.

10.
ORTELLADO, Pablo. Brazil. In: Finlay, A.. (Org.). Information Society Watch 2008. : Association for Progressive Communications/ Hivos/ ITeM, 2008, v. , p. -.

11.
ORTELLADO, Pablo. Direitos autorais. A desconstrução do livro. São Paulo: Com-Arte, 2007, v. , p. -.

12.
ORTELLADO, Pablo; BERGEL, M. . Ação Global dos Povos. In: E. Sader; I. Jinkings, C. E. Martins; R. Nobile. (Org.). Latinoamericana: Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006, v. , p. -.

13.
ORTELLADO, Pablo. Mondragón e os impasses do cooperativismo. In: André Ricardo de Souza; Gabriela Cavalcanti Cunha; Regina Yoneko Dakuzaku. (Org.). Uma outra economia é possível: Paul Singer e a economia solidária. São Paulo: Contexto, 2003, v. , p. 177-194.

14.
ORTELLADO, Pablo. Aproximaciones al 'movimiento anti-globalización. Cuadernos de Resistencia Global. Buenos Aires: , 2002, v. , p. -.

15.
ORTELLADO, Pablo. A autogestão do capital. Democracia e autogestão: publicação especial da revista Temporaes. São Paulo: Humanitas, 1999, v. , p. -.

16.
ORTELLADO, Pablo. Princípios da organização democrática. Democracia e autogestão: publicação especial da revista Temporaes. São Paulo: Humanitas, 1999, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Ortellado, Pablo. Brazil's Students Occupy Their Schools to Save Them. New York Times, New York, 15 dez. 2015.

2.
Ortellado, Pablo; SOLANO, E. ; NADER, L. . Um desacordo entre manifestantes e os convocantes dos protestos?. El País, 18 ago. 2015.

3.
Ortellado, Pablo; SOLANO, E. ; NADER, L. . Um protesto contra todo o sistema político?. El País, 14 abr. 2015.

4.
Ortellado, Pablo. Os bastidores da Copa. Folha de São Paulo, 19 jul. 2014.

5.
Ortellado, Pablo. Direitos suspensos: relato de um debate em praça pública. Carta Capital, 02 jul. 2014.

6.
Ortellado, Pablo. As análises, em livros e filmes, de junho de 2013. Folha de São Paulo, 29 jun. 2014.

7.
Ortellado, Pablo. O bloco dos desobedientes. O Estado de São Paulo, 15 fev. 2014.

8.
Ortellado, Pablo. Medidas deveriam ser feitas para equilibrar interesses. O Estado de São Paulo, 01 jan. 2014.

9.
Ortellado, Pablo; HADDAD, T. ; MENNA-BARRETO, L. . Como um campus da USP foi transformado em aterro sanitário. Carta Capital, 27 nov. 2013.

10.
Ortellado, Pablo; LIMA, LUCIANA . Dados privados, políticas públicas. Folha de São Paulo, 28 maio 2013.

11.
ORTELLADO, Pablo; LIMA, L. . Direito sem ordem de chegada. Folha de S. Paulo, 27 abr. 2013.

12.
ORTELLADO, Pablo. A cópia de livros para fim educacional é necessária. Revista do IDEC, 01 fev. 2013.

13.
NODARI, A. ; STERZI, E. ; CASTRO, E. V. ; AVELAR, I. ; Ortellado, Pablo ; LISIAS, R. ; STIGGER, V. . Em defesa de uma biblioteca virtual. O Globo, 02 jun. 2012.

14.
ORTELLADO, Pablo. O direito autoral como monopólio. Cultura e Mercado, São Paulo, 07 jul. 2010.

15.
ORTELLADO, Pablo; Carboni, G. ; Rossini, C. . Direitos autorais e acesso ao conhecimento. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 abr. 2010.

16.
ORTELLADO, Pablo; AMADEU DA SILVEIRA, S. ; CASTRO, O. . Lei Azeredo: uma ameaça aos direitos civis. Folha de São Paulo, 02 ago. 2008.

17.
ORTELLADO, Pablo. A pequena revolução de Florianópolis. Revista Reportagem, São Paulo, 01 jan. 2005.

18.
ORTELLADO, Pablo; CHECCHIA, C. . Rebelião indígena. Revista Reportagem, São Paulo, , v. 60, 01 set. 2004.

19.
ORTELLADO, Pablo. Venezuela: Revolução e contra-revolução midiática. Centro de Mídia Independente, 21 abr. 2004.

20.
ORTELLADO, Pablo. Monsanto Campaigns for GMOs in Brazil. The Indypendent, Nova Iorque, 03 fev. 2004.

21.
ORTELLADO, Pablo. Este artigo pode ser reproduzido gratuitamente. Revista Reportagem, São Paulo, 01 out. 2003.

22.
ORTELLADO, Pablo. The Disturbing Reality of Sweatshops. The Indypendent, Nova Iorque, 01 set. 2003.

23.
ORTELLADO, Pablo. What Happened to the Left?. Z Net, 08 ago. 2003.

24.
ORTELLADO, Pablo. Whose Movement?. Z Net, 06 fev. 2003.

25.
ORTELLADO, Pablo. Brazil: Between Hope and Fear. Canadian Dimension, 01 fev. 2003.

26.
ORTELLADO, Pablo. Por que somos contra a propriedade intelectual?. Consultor Jurídico.

27.
ORTELLADO, Pablo. Why We Oppose Intellectual Property?. Z Net.

28.
ORTELLADO, Pablo. Primeira leitura da proposta de reforma da lei de direitos autorais. reformadireitoautoral.org.

29.
Ortellado, Pablo. Vale Cultura e a tutela dos pobres. Cultura e Mercado.

30.
Ortellado, Pablo. Retaliação cruzada no caso do algodão: algumas sugestões para o governo brasileiro. Revista Fórum.

31.
Ortellado, Pablo. Paradoxo da demanda por direitos. O Estado de São Paulo.

32.
Ortellado, Pablo. Junho de 2013 e o processo eleitoral. Folha de São Paulo.

33.
Ortellado, Pablo; RIBEIRO, M. M. . Perfil digital dos manifestantes: o abismo aberto pela polarização. El País.

34.
Ortellado, Pablo; RIBEIRO, M. M. ; SOLANO, E. . Manifestantes anti-impeachment: um voto de confiança no sistema político. El País.

35.
Ortellado, Pablo; RIBEIRO, M. M. . Guerra de narrativas: a batalha do impeachment no Facebook. Guerra de narrativas: a batalha do impeachment no Facebook.

36.
Ortellado, Pablo. Liderança perigosa. Folha de São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ORTELLADO, Pablo; Gonzalez, C. . O papel dos direitos autorais na indústria do livro do Brasil. In: III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina, 2010, São Paulo. III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina: Integrar para além do mercado, 2010.

2.
ORTELLADO, Pablo; CARLOTTO, M.C. . O sentido da aproximação entre ciência e mercado em países periféricos: o mercado científico de patentes e de direitos autorais no Brasil. In: XXVII Encontro ALAS, 2009, Buenos Aires. XXVIII Encontro ALAS, 2009.

3.
ORTELLADO, Pablo; CARLOTTO, M.C. . Activist-Driven Innovation. In: Esocite 2008: VII Jornadas Latinoamericanas de estudios sociales de la ciencia y la tecnología, 2008, Rio de Janeiro. VII ESOCITE 2008, 2008.

4.
ORTELLADO, Pablo. The Brazilian Model for Free Access to Scientific Publications. In: 28th Annual Conference of the international Association of Technological University Libraries, 2007, Estocolmo. Proceedings of the 28th Annual Conference of the international Association of Technological University Libraries, 2007.

5.
ORTELLADO, Pablo. Combining Digital Technology and Traditional Media to create Cooperative and Participating Forms of Communication. In: Our Media III, 2003, Barranquilla. Our Media III: Papers, 2003.

Outras produções bibliográficas
1.
ORTELLADO, Pablo. Cypherpunks. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
ORTELLADO, Pablo. O significado do zapatismo. São Carlos, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
ORTELLADO, Pablo; MANCUSO, W. P. . Representação: palavras, instituições e idéias. São Paulo: CEDEC, 2006. (Tradução/Artigo).

4.
ORTELLADO, Pablo. A ideologia do anarquismo. São Paulo: Faísca, 2005. (Tradução/Livro).

5.
ORTELLADO, Pablo. Notas sobre o anarquismo. São Paulo: Imaginário, 2004. (Tradução/Livro).

6.
ORTELLADO, Pablo. Partidos políticos?. São Paulo: Boitempo, 2004. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GONZALES, C. ; ORTELLADO, Pablo . Nota técnica: Algumas evidências sobre o problema dos direitos autorais na música. 2011.

2.
ORTELLADO, Pablo; Araujo, B.S.R. ; GONZALES, C. ; CARLOTTO, M.C. . Uma política de direito autoral para os livros didáticos no Brasil. 2010.

3.
ORTELLADO, Pablo; RIZZI, R. ; GONZALES, C. . Estimativas do impacto de cópias não autorizadas de livros e discos sobre a produção industrial brasileira: aspectos políticos e revisão metodológica. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Ortellado, Pablo. Projeto depende de colaboração de cientistas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
Ortellado, Pablo. Vale quanto pesa? Para destravar o Vale Cultura na Câmara, ministra articula a retirada dos aposentados do projeto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
Ortellado, Pablo. Candidatos divergem sobre ação das OS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
Ortellado, Pablo. Início do conteúdo Livros, leitura e acesso na cultura digital. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
Ortellado, Pablo. Nova lei de direitos autorais: retrocesso. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
Ortellado, Pablo. Golpe duro: Lei discutida nos EUA propõe combater a pirataria com suspensão de pagamento, como ocorreu com o Wikileaks. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
Ortellado, Pablo. Três projetos e duas leis: Marco Civil empaca Lei Azeredo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
Ortellado, Pablo. Quem tem medo da mudança?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
Ortellado, Pablo. Especialistas em direito autoral antecipam debate no Congresso. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
Ortellado, Pablo. O debate de direitos autorais na educação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
Ortellado, Pablo. A revolução: do Twitter e do Facebook para as ruas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
Ortellado, Pablo. Professor da USP critica estudo e diz que resultados são óbvios. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
Ortellado, Pablo. Geração download: comprar música na web ou baixá-la de graça?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
Ortellado, Pablo. ?Lei de direitos autorais precisa tratar do P2P?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
Ortellado, Pablo. Um acordo que pode mudar a web. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
Ortellado, Pablo. Reforma revê direitos autorais. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
ORTELLADO, Pablo. Contribuição a consulta pública sobre anteprojeto de proteção de dados pessoais. 2011. (Contribuição a consulta pública).

2.
ORTELLADO, Pablo. Contribuição para a consulta pública sobre o Marco Civil da Internet. 2010. (Contribuição a consulta pública).

3.
ORTELLADO, Pablo. Contribuição a consulta pública para a reforma de lei de direitos autorais. 2010. (Contribuição a consulta pública).

4.
ORTELLADO, Pablo; Moises, D. ; Brant, J. . Curso de extensão Regulação e políticas públicas de comunicação: fundamentos e análise da situação brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ORTELLADO, Pablo. Contribuição para a consulta pública sobre a reforma da Lei Rouanet. 2009. (Contribuição a consulta pública).

6.
ORTELLADO, Pablo. Contribuição a tramitação do substitutivo do Senado ao projeto de lei da Camara 89/2003. 2008. (Contribuição a tramitação de projeto de lei).

7.
ORTELLADO, Pablo. Filosofia e história da ciência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Mello, J.; Ortellado, Pablo; Hamburger, E.. Participação em banca de Wilq Vicente dos Santos. Imagens do povo no vídeo: Estado, lutas sociais e produção cultutral nas décadas de 1980 e 2000. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

2.
Ortellado, Pablo; ALVES, G. A. P.; CZAJKA, R.. Participação em banca de Maíra Ouriveis do Espirito Santo. Lutas sociais e ciberespaço: o uso da Internet pelo Movimento Passe Livre nas manifestações de Junho de 2013 em São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
Ortellado, Pablo; DINIZ, E.; ALVES, M. A.. Participação em banca de Juliana Nolasco Ferreira. Acessando a rede: um olhar sobre a formação da agenda pra a regulação da internet no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

4.
Ortellado, Pablo; ANDRADE, J. M. A.; MASSONETTO, L. F.. Participação em banca de Anna Carolina Finageiv Peixoto. Regulação da internet: os desafios do Estado desenvolvimentista na construção de um ambiente competitivo, inovador e democrático no espaço digital. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Economico e Financeiro) - Universidade de São Paulo.

5.
Ortellado, Pablo; STANCIOLI, B. S.; POLIDO, F. B. P.. Participação em banca de Maiuí Itacuatiara de Borba Oliveira. Ruídos da personalidade: identidade, informação e transformação. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Ortellado, Pablo; CARNEIRO, H.; DEACTO, M. M.. Participação em banca de Cíntia Medina de Souza. Entre a proteção da propriedade e a manutenção do monopólio: o debate sobre regulamentação de livros na Inglaterra de 1662 a 1774. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

7.
Ortellado, Pablo; AMADEU DA SILVEIRA, S.. Participação em banca de Gustavo Henrique Silva Anitelli. A indústria da música em transição: o uso das mídias tradicionais e das novas tecnologias da comunicação como meio para alavancar a difusão e distribuição da música no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

8.
Ortellado, Pablo; SEVCENKO, N.; MAGNANI, J. G. C.. Participação em banca de Luiz Filipe da Silva Correia. Ok Computer e a trilha sonora do fim do milênio: tecnologia sociedade e cultura (1990-1999). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

9.
GALVEZ, M.C.R.G.; ORTELLADO, Pablo; MENEZES, C.V.B.. Participação em banca de Volpi Netto, O.S.. A redefinição da propriedade intelectual frente às mudanças em curso no mercado-indústria cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
SANTOS, L.G.; ORTELLADO, Pablo; GOUVEIA, G.F.P.. Participação em banca de SAWAYA, S.R.. Entre a paranóia da imaginação e a percepção alucinatória. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
ORTELLADO, Pablo; Leopoldo e Silva, F.; Bruni, J. C.. Participação em banca de Leopold Leclaire. A conceituação da democracia direta, do capitalismo e da autonomia no pensamento filosófico de Cornelius Castoriadis. 2010 - Mosteiro de São Bento de São Paulo.

12.
ORTELLADO, Pablo; GERVAISEAU, H. P. A. A.; MACHADO JR., R. L. R.. Participação em banca de Graziela Krohling Kunsch. Projeto Mutirão. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

13.
ORTELLADO, Pablo; LEONEL, M.; CORSI, F. L.. Participação em banca de Leonardo Ribeiro da Cruz. Internet e direito autoral: o ciber-espaço e as transformações na distribuição cultural. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
ORTELLADO, Pablo; Spink, M.J.P.. Participação em banca de Alessandro de Oliveira Campos. A identidade do ativista autonomista. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Ortellado, Pablo; Frederico, C.; Nakano, D.N.; Vicente, E.. Participação em banca de Karina Poli Lima de Cunha. Marketing cultural: uma proposta de aplicação para analisar as políticas, o mercado e as indústrias criativas no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

2.
Ortellado, Pablo; Vasconcelos, C.M.; Cury, M.X.; Bueno, S.F.. Participação em banca de Thiago Lourenço Padovan. Teoria Crítica e Indústria Museal: reflexões contemporâneas para pensar as ciências e os museus do tempo presente. 2016. Tese (Doutorado em Museologia) - Universidade de São Paulo.

3.
Ortellado, Pablo; MACHADO, JA; OLIVEIRA, D.; OCTAVIANI, A.. Participação em banca de Eduardo Ariente. A função da propriedade intelectual. 2015 - Universidade de São Paulo.

4.
Ortellado, Pablo; LEITE JUNIOR, J. C.; OLIVEIRA, M. B.. Participação em banca de Miguel Said Vieira. Bens comuns intelectuais e a mercantilização. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
Ortellado, Pablo; AUGUSTO, M. H. O.; BRAGA NETO, R. G.; GARCIA, S. G.. Participação em banca de Mariana Zanata Thibes. A vida privada na mira do sistema: a Internet e a obsolescência da privacidade no capitalismo conexionista. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

6.
ORTELLADO, Pablo; SILVEIRA, S. A.; DOWBOR, L.; GADOTTI, M.; OLIVEIRA, M. B.. Participação em banca de Anderson Fernandes de Alencar. Compartilhamento do conhecimento: desafios para a educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

7.
Souza, M.L.; ORTELLADO, Pablo; Pereira, S.N.; Machado, L.O.; Marcos, V.. Participação em banca de Glauco Bruce Rodrigues. Comunas e federações, territórios libertários: a espacialidade anarquista durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ORTELLADO, Pablo; GROPPO, L.A.; LISBOA, A. M.; LUCHMANN, L. H. H.. Participação em banca de Leo Vinicius Maia Liberato. Expressões Contemporâneas de Rebeldia. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARRETCHE, M.T.S.; ABRUCIO, F. L.; COUTO, C. G.; MANCUSO, W. P.; ORTELLADO, Pablo. Gestão de Políticas Públicas. 2007. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Estado e Cidadão: Novos desafios jurídicos para a proteção de dados pessoais no Brasil.Novos desafios jurídicos para a proteção de dados pessoais no Brasil. 2013. (Seminário).

2.
Seminário FESPSP 80 anos.Políticas Públicas de Cultura no Brasil. 2013. (Seminário).

3.
VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Deficientes Visuais e acesso a obras intelectuais. 2013. (Congresso).

4.
2012 Global Congress on Intellectual Property and Public Interest. Intermediaries, Consumers, and Pirates: The Enforcement Agenda. 2012. (Congresso).

5.
Brasil menor, Brasil vivo.15M, Occupy Wall Street, Ocupa Brasil. 2012. (Seminário).

6.
Desafios dos Marcos Legais para a Economia Criativa.Mesa técnica. 2012. (Simpósio).

7.
III Seminário Internacional de Políticas Culturais.Da compra de produtos e serviços culturais ao direito de produzir cultura: análise de um paradigma emergente. 2012. (Seminário).

8.
II Seminário de Pesquisa da EACH.Tipologia histórica das políticas culturais. 2012. (Seminário).

9.
II Seminário de Pesquisa da EACH.Tipologia histórica das políticas culturais. 2012. (Seminário).

10.
O desafio dos comuns: a propriedade no século XXI. Os comuns culturais. 2012. (Congresso).

11.
State Surveillance and Human Rights.Expansion of Brazilian law enforcement powers to access users? digital information. 2012. (Seminário).

12.
VI Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Direito autoral e políticas culturais. 2012. (Congresso).

13.
Workshop de Pesquisa: Transformação da Arquitetura da Internet.Transformação da arquitetura da Internet. 2012. (Seminário).

14.
Center for Studies in Higher Education Events.The Brazilian Model for Free Access. 2011. (Seminário).

15.
Ciclo de Palestras sobre Tecnologia e Sociedade.Acesso a livros técnicos para uso educacional e científico. 2011. (Outra).

16.
Conferência do Desenvolvimento 2011. Marco regulatório da Economia Criativa. 2011. (Congresso).

17.
Global Congress on Intellectual Property and Public Interest. Limitations and Exceptions and Open Access for Education. 2011. (Congresso).

18.
II Conferência do Desenvolvimento.Regulação da economia criativa. 2011. (Seminário).

19.
III Seminário de editores científicos da USP.O acesso ao conhecimento científico no Brasil. 2011. (Seminário).

20.
Institute for Global and International Studies Research Seminar Series.Access to Textbooks and Monographs in Brazil. 2011. (Seminário).

21.
I Seminário de Direito, Artes e Políticas Culturais.A licença para o compartilhamento pessoal de arquivos. 2011. (Seminário).

22.
Students for Free Culture Conference. Public subsidy and access barriers to textbooks and monographs in Brazil. 2011. (Congresso).

23.
XI Fórum de Conjuntura Múltiplas FAces da Crise Econômica e e Financeira Mundial.Inovações Tecnológicas, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento. 2011. (Seminário).

24.
3o Workshop CopySouth: Conferência Internacional sobre Direito Autoral.Acesso, circulação e uso do conhecimento. 2010. (Seminário).

25.
IV Congresso Internacional de Direito de Autor e Interesse Público. Novos modelos de negócio para a indústria do livro. 2010. (Congresso).

26.
O combate à pirataria e a Economia da Cultura no Brasil.--. 2010. (Seminário).

27.
O direito à educação e a reforma da lei de direitos autorais.O papel dos direitos autorais no acesso a conteúdos educacionais no ensino superior. 2010. (Seminário).

28.
Seminário FLACSO.Reforma de la ley de derechos de autor en Brasil: proceso politico y problemas de acceso al mercado de libros. 2010. (Oficina).

29.
XXIII Reunião anual da ABEU.O livro digital no Brasil e o impacto na universidade. 2010. (Encontro).

30.
Direitos Autorais e os livros didáticos.Direitos autorais e os livros didáticos. 2009. (Seminário).

31.
Fórum Ciência e Democracia. Access to Scietific Knowledge. 2009. (Congresso).

32.
Fórum Livre de Direito Autoral. Considerações sobre as diferentes modalidades de pirataria. 2009. (Congresso).

33.
Workshop sobre direito de autor.O papel dos direitos autorais na cadeia produtiva do livro educacional e científico. 2009. (Oficina).

34.
XXVII Encontro ALAS. O sentido da aproximação entre ciência e mercado em países periféricos: o mercado científico de patentes e de direitos autorais no Brasil. 2009. (Congresso).

35.
Direito autoral e acesso à cultura: Fórum Nacional de Direito Autoral.Acesso à cultura e direito autoral. 2008. (Seminário).

36.
Esocite: Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais das Ciências e da Tecnologia. Activist-Driven Innovation. 2008. (Congresso).

37.
Jornada Jurídica 2008.O direito além da lei: direitos autorais. 2008. (Seminário).

38.
Open Educational Resources: Brazilian Perspectives and Challenges.Public Funding and Access to Textbooks in Brazil. 2008. (Seminário).

39.
VI Encontro Internacional de Economia Solidária.Diversidade, Mídia, arte e política: a construção da cultura na Economia Solidária. 2008. (Seminário).

40.
A Constituição do Comum. "Desafios para a democratização da mídia". 2007. (Congresso).

41.
Ciclo Temático "A Riqueza das Redes".As Batalhas sobre a Ecologia Institucional. 2007. (Seminário).

42.
Ciclo Temático "A Riqueza das Redes".A Análise Econômica da Produção Social. 2007. (Simpósio).

43.
Ciência e capitalismo hoje.Universidade pública. 2007. (Seminário).

44.
Seminário internacional: Novas tecnologias e ação política.Política protocolar e software livre. 2007. (Seminário).

45.
XXXVII Seminário sobre Computação na Universidade.Acesso Aberto à Literatura Científica. 2007. (Seminário).

46.
IV Seminário da Internet - Propriedade Intelectual, Direitos Autorais e Mercantilização da Informação no Capitalismo Global.A vingança dos livreiros. 2006. (Seminário).

47.
I Forum de Editoração.Democratização da informação: alternativas de acesso ao livro. 2005. (Simpósio).

48.
III Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação.Propriedade intelectual e acesso a informação. 2005. (Seminário).

49.
Propriedade Intelectual: interfaces e desafios.Propriedade Intelectual: interfaces e desafios. 2005. (Seminário).

50.
Seminário Diversidade Cultural: Patrimônio Brasileiro.Da autoria no Brasil aos direitos de autor. 2005. (Seminário).

51.
OurMedia 2003. Combining Digital Technology and Traditional Media to create Cooperative and Participating Forms of Communication. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ortellado, Pablo. Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura. 2012. (Congresso).

2.
Ortellado, Pablo; LIMA, L. ; Mello, J. . Seminário Estudos Culturais e Cultura Popular Urbana. 2012. (Outro).

3.
ORTELLADO, Pablo. A positive agenda for IP in the public interest. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Luiza Noblat Aguiar. Noticias falsas no período eleitoral. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Farina, A.F.. Políticas públicas de formação cultural. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Abreu, E.B.. LEIS DE INCENTIVO COMO INTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Assofra, D.A.F.. Conselho Nacional de Políticas Culturais: análise de sua efetividade deliberativa. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

2.
Luíza Giovancarli. Veículos de comunicação comunitários e jornais de bairro na cidade de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

3.
Gabriela Andrietta. Políticas para a exibição cinematográfica: a experiência internacional. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

4.
Ana Flavia Cabral Souza Leite. Políticas públicas para cultura: concepção, monitoramento e avaliação. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

5.
VAL, A.P.. Território, cidadania cultural e o direito à cidade: a experiência do Programa VAI. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

6.
COLLAZZI, A.. A exclusão do roteiro no financiamento da cadeia produtiva do filme no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

7.
Yves Finzetto. Difusão da cultura brasileira no exterior durante o governo Lula. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

8.
LIMA, L.P.B.. O Programa Cultura Viva: Uma política cultural inovadora e os entraves em sua implementação. 2013. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Pablo Ortellado.

9.
FONSECA, D.N.. Vídeo popular: narrativas políticas sobre a história do Brasil nos anos 80 e 90. 2013. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Pablo Ortellado.

10.
Viviane Pinto. Existem políticas públicas para a cultura do campo no Brasil?. 2013. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Pablo Ortellado.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Valmir de Souza. 2014. Universidade de São Paulo, . Pablo Ortellado.

2.
Volker Ralf Grassmuck. IP4D - Sustainable Production of and Fair Trade in Creative Expressions. 2009. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Ford Foundation. Pablo Ortellado.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luisa Adib Dino. O município de São Paulo e o incentivo fiscal à cultura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Pablo Ortellado.

2.
Thiago dos Santos Juremeira. Programa Vai: políticas culturais como forma de desenvolvimento local. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Pablo Ortellado.

3.
Daniel Brochado Pires. A concentração da cultura como fenômeno de concentração econômica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Pablo Ortellado.

4.
Hugo Danilo Arruda do Carmo. Comparação das políticas de economia criativa de Austrália, Reino Unido e Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Pablo Ortellado.

Iniciação científica
1.
Jhessica Francielli Rheia. Análise comparativa entre as legislações de direito autoral da Argentina, do Brasil e do Uruguai: foco nos problemas de acesso ao conhecimento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Pablo Ortellado.

2.
Jhessica Francielli Reia. Diferentes concepções de cultura livre existentes em grupos da cidade de São Paulo. 2007. Iniciação Científica - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Pablo Ortellado.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Participação como representante da sociedade civil em Reunião Intersessional Intergovernos da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Genebra, abril de 2005)

Conselheiro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (Ministério da Justiça)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 22:18:21