Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott

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  • Última atualização do currículo em 06/04/2018


Possui graduação em Letras Lingua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com estágio de doutorado no exterior na Universidade de Lisboa. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha com ensino de Língua Portuguesa e desenvolve pesquisa na área de Sociolinguística. É coordenadora regional, na agência da UFSC, do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (VARSUL) desde março de 2017 e membro do Projeto Para a História do Português do Brasil em Santa Catarina (PHPB-SC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott
Nome em citações bibliográficas
MONGUILHOTT, I. O. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino/Centro de Ciências da Educação.
Campus Universitário, CED/MEN, sala 407
Trindade
88000000 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37214513
URL da Homepage: http://www.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Ernestina Carrilho).
Título: Estudo Sincrônico e Diacrônico da Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural no PB e no PE, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Izete Lehmkuhl Coelho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: concordância verbal; variação lingüística; dialetologia pluridimensional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Variação na Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural na Fala dos Florianopolitanos,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Izete Lehmkuhl Coelho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1998
Graduação em Letras Lingua Portuguesa.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunta IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2013 - 07/2013
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
03/2012 - 06/2012
Ensino, Abi - Letras Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Ensino de Língua Poerutugesa e Literatura I
02/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Departamento de Metodologia de Ensino/Centro de Ciências da Educação, .

Atividade de extensão realizada
Professora responsável, juntamente com as Profas. Nilcéa Lemos Pelandré, Nelita Bortolotto e Eliane Debus, pelas disciplinas de Metodologia do Ensino de LP e Literatura, Estágio Supervisionado I e II para o Curso de Letras a Distância.
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Português I
Prática de Ensino de Português II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino do Português I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Letras Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Português II
Prática de Ensino de Português I
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Português I
4/1999 - 10/1999
Ensino, Letras Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Português

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
1/2005 - 1/2005
Ensino, Especialização Em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção do Texto Acadêmico
3/2004 - 7/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Lingüística
4/2004 - 5/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
2/2004 - 2/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II
12/2003 - 1/2004
Ensino, Especialização Em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Produção do Texto Acadêmico
10/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
9/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
7/2003 - 7/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I
2/2003 - 7/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação em Prosa Moderna
Introdução à Lingüística
Língua Portuguesa I

Centro Universitário Nilton Lins, NILTON LINS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

7/2001 - 2/2003
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística

Faculdade Martha Falcão, FMF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

8/2001 - 6/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística
Literatura Infantil

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20

Atividades

9/2000 - 4/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Educação, Centro de Ciências da Educação.

Atividade realizada
Tutoria.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Ensino da Produção Textual no Ensino Médio
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco o ensino da escrita no Ensino Médio. A escolha do tema justifica-se com base em indícios de que, na prática pedagógica de muitos professores, a produção de textos ainda não se constitui na unidade de ensino da aula de português, tal como indicam os resultados das pesquisas na área, desde meados da década de 1980, e como propõem os documentos oficiais para o ensino de língua. Pretende-se, assim, investigar o que nos dizem as redações do ENEM sobre o ensino da escrita no Ensino Médio em escolas públicas da Grande Florianópolis que apresentaram e mantiveram o mesmo padrão de notas nas redações do ENEM por três anos em um período de seis anos, tomando como ponto de observação as variáveis que interferem nesse processo, pela relação que se estabelece entre a atividade pedagógica, de responsabilidade da instituição de ensino, e as práticas de letramento dos participantes em contexto extraescolar. Como orientação teórico-metodológica para esta investigação assume-se a perspectiva sócio-histórica, cujo princípio central é o estudo dos fenômenos como processos, com base nas contribuições da teoria do dialogismo de Bakhtin (1990, 2003, 2005). Para a pesquisa de campo, recorre-se às contribuições da abordagem etnográfica (GEERTZ, 1978, p.20), cujo foco de análise passa a ser o aspecto processual do mundo social e não um produto padronizado. Como procedimentos para a pesquisa empírica, destacam-se a utilização de questionários e realização de entrevistas abertas e semi-estruturadas; observação (e, se necessário, gravação em áudio e/ou vídeo) de aulas de língua portuguesa, com registro em diário de campo; participação em reuniões e seminários que envolvam o tema da pesquisa, em especial os que se realizam nas escolas campo da pesquisa empírica entre outros que se fizerem necessários. A pesquisa a ser desenvolvida tomará como público alvo professores de Língua Portuguesa da educação básica e seus alunos, particularmente do ensino médio, a serem selecionadas com base no banco de dados do INEP, dentre as escolas que apresentaram e mantiveram o mesmo padrão de notas nas redações do ENEM por três anos em um período de seis anos. Entende-se que esta pesquisa pode apontar as variáveis que interferem no ensino da escrita no ensino médio, a fim de que se possa contribuir de alguma forma para que a aula de português se constitua no lugar de práticas de linguagem pelos textos que ali se escrevem. Além disso, as contribuições deste projeto de pesquisa consistem no retorno às escolas das possíveis variáveis implicadas nos seus resultados e na proposição de um curso de extensão a professores de Língua Portuguesa das escolas públicas da Grande Florianópolis, como espaço de reflexão sobre o ensino produção textual no Ensino Médio e de elaboração de propostas metodológicas para o ensino da escrita nesse nível de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Ampliação do banco de dados de fala do Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil ? Amostra Ilha de Santa Catarina
Descrição: O presente projeto, vinculado ao núcleo VARSUL (Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil), mais especificamente à agência VARSUL - UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), propõe a realização de uma coleta de dados de fala na cidade de Florianópolis, com o intuito de: (i) ampliar a amostra Monguilhott (2009) , amostra de dados de fala coletados em quatro regiões de Florianópolis (Costa da Lagoa, Ribeirão da Ilha, Ingleses e Centro); (ii) obter dados a partir de equipamentos de captura de áudio avançados que possibilitem reconhecer com mais eficiência detalhes na produção de fala dos informantes além de permitirem, concomitantemente, estudos de interface; (iii) coletar informações a respeito da avaliação dos informantes em relação às formas linguísticas empregadas pelos nativos da capital e sobre traços identitários do ?manezinho?, (iv) transcrever e organizar os dados coletados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
PARA A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO DE SANTA CATARINA (PHPB-SC)
Descrição: Este projeto tem como propósito (i) levantar e catalogar documentos que constituirão um corpus representativo da escrita catarinense dos séculos XIX e XX; (ii) editar e disponibilizar os documentos coletados; e (iii) descrever aspectos da realidade sócio-histórica e fenômenos de variação/mudança linguística do português de quatro localidades de Santa Catarina: Florianópolis, Lages, Blumenau e Chapecó, dos últimos dois séculos. Esta proposta se enquadra na metodologia de trabalho do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB) de levantamento e catalogação de fontes específicas, representativas do português escrito ao longo dos séculos, oriundas de levantamentos em arquivos históricos do Brasil. Não só um levantamento bibliográfico acerca da realidade sócio-histórica do Estado será efetuado, mas também informações sobre os diferentes períodos de formação de Santa Catarina, que se encontram nos textos coletados, serão levadas em consideração. O corpus servirá como fonte de estudos a respeito de aspectos linguísticos e sociais que possam contribuir para a caracterização do processo de formação do Português Brasileiro (PB), no curso dos séculos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott - Integrante / Izete Lehmkhul Coelho - Integrante / Paulino Vandresen - Integrante / Edair Görski - Coordenador / Zilma Gesser Nunes - Integrante / Cláudia Rost Snichelotto - Integrante.


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: Revista Working Papers em Linguística da UFSC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Professora Homenageada, Turma de Graduação em Letras 1999/1 da Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONGUILHOTT, I. O. S.2016MONGUILHOTT, I. O. S.. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural nas variedades brasileira e europeia e as hipóteses neogramática e difusionista. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 22-42, 2016.

2.
MONGUILHOTT, I. O. S.2015MONGUILHOTT, I. O. S.. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural em Florianópolis. Working Papers em Linguística (Online), v. 16, p. 59-74, 2015.

3.
MONGUILHOTT, I. O. S.2011 MONGUILHOTT, I. O. S.; COELHO, Izete Lehmkhul . Sujeito: entre ordem e concordância. Diadorim (Rio de Janeiro), v. vi, p. 307-328, 2011.

4.
MONGUILHOTT, I. O. S.2007MONGUILHOTT, I. O. S.. Os gêneros discursivos na proposta curricular do Amazonas. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. XXXVI, p. 129-138, 2007.

5.
MONGUILHOTT, I. O. S.2007 MONGUILHOTT, I. O. S.. A variação na vibrante florianopolitana: um estudo sócio-geolingüístico. Revista da ABRALIN, v. 6, p. 147-169, 2007.

6.
COELHO, Izete Lehmkhul2007COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. . Correlação entre ordem do sujeito e concordância verbal: um estudo das restrições sintático-semânticas. Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS), v. 3, p. 37-51, 2007.

7.
MONGUILHOTT, I. O. S.2002MONGUILHOTT, I. O. S.. Variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural na fala dos florianopolitanos. Revista da FMF (Manaus), Manaus, v. 1, p. 104-116, 2002.

8.
MONGUILHOTT, I. O. S.2002MONGUILHOTT, I. O. S.. O Letramento depende da Escolaridade?. Revista da FMF (Manaus), Manaus, v. 1, p. 26-33, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. ; SEVERO, Cristine Görski . Norma Linguística do Português no Brasil. 1. ed. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2014. v. 1. 152p .

2.
PELANDRÉ, Nilcéa Lemos ; BORTOLOTTO, Nelita ; MONGUILHOTT, I. O. S. ; DEBUS, Eliane Santana Dias . Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2011. v. 01. 194p .

3.
PELANDRÉ, Nilcéa Lemos ; BORTOLOTTO, Nelita ; MONGUILHOTT, I. O. S. ; DEBUS, Eliane Santana Dias . Estágio Supervisionado I e II. 1. ed. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. v. 01. 57p .

Capítulos de livros publicados
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli . JORNAL ESCOLAR: NOTÍCIAS DE VIVÊNCIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ATIVIDADES EXTRACLASSE. In: Ana Sílvia Aparício; Silvio Ribeiro da Silva. (Org.). Gêneros textuais: mediadores. 01ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 50-65.

2.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, M. I. B. . O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na sala de aula. In: Butturi; Fritzen; et al.. (Org.). Estudos indisciplinares de Língua, Literatura e Tradução. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 253-266.

3.
MONGUILHOTT, I. O. S.; SILVANO, G. ; TRAESEL, R. ; FIRMINIO, P. . Metodologia de coleta de dados em escolas da rede pública e privada de ensino de Florianópolis. In: Raquel Ko Freitag; Cristine Severo; Edair Görski. (Org.). Sociolinguística e política linguística: olhares contemporâneos. 01ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. 01, p. 113-138.

4.
COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. ; MARTINS, Marco Antonio . Estudo diacrônico da inversão sujeito-verbo no português brasileiro: fenômenos correlacionados. In: Claudia Roncarati;Jussara Abraçado. (Org.). Português brasileiro II: contato lingüístico, heterogeneidade e história. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008, v. 1, p. 137-157.

5.
MONGUILHOTT, I. O. S.; COELHO, Izete Lehmkhul ; COSTA, Sueli ; MARTINS, Marco Antonio ; SILVA, Gésyka Mafra . O estatuto das construções inacusativas no PB: por trás das freqüências. In: Paulino Vandresen. (Org.). Variação, mudança e contato lingüístico no Português da Região Sul. 01ed.Pelotas: EDUCAT, 2006, v. 299, p. 205-225.

6.
MONGUILHOTT, I. O. S.; COELHO, Izete Lehmkuhl . Um estudo da concordância verbal de terceira pessoa em Florianópolis. In: Paulino Vandresen. (Org.). Variação e mudança no português falado na região sul. 1ªed.Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2002, v. 01, p. 189-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, M. I. B. ; OSTETTO, A. C. ; ZIBETTI, E. ; CARUS, G. ; SEVEGNANI, M. ; FERREIRA, M. ; CORREA, S. ; MACHADO, T. ; CARTURANI, T. ; INACIO, V. . Vivências de docência na educação básica. In: X Semana Acadêmica de Letras da UFSC, 2016, Florianópolis. Estruturalismos, pós-estruturalismos e outras discussões: a X semana acadêmica de letras da UFSC. Curitiba: CRV, 2016. p. 249-258.

2.
MONGUILHOTT, I. O. S.. As redes sociais e a variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011.

3.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. In: IX Encontro do Círculo de estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. Anais do IX CELSUL, 2010.

4.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Concordância verbal: um caso de competição entre gramáticas?. In: IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2006, Pelotas. IV Senale - Oralidade e Ensino, 2006.

5.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A variação na consoante /r/ em Florianópolis: um estudo sócio-geolingüístico. In: XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, 2006, João Pessoa. Anais do GELNE, 2006.

6.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Algumas Considerações sobre a Variação na Concordância Verbal. In: IV Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2000, Curitiba. CD Room do IV Celsul, 2000.

7.
MONGUILHOTT, I. O. S.; SELL, S. C. . A Concordância Nominal na Fala dos Florianopolitanos. In: III Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 1999, Porto Alegre. CD Room do III Celsul, 1999.

8.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Vibrante em Final de Palavra na Fala de Santa Catarina. In: II Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 1997, Florianópolis. CD Room II Celsul, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A inversão sujeito-verbo e a concordância verbal no PB. In: V Congresso Internacional da Abralin, 2007, Belo Horizonte. Anais do V Congresso da ABRALIN, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A vibrante em áreas de contato com o italiano em Santa Catarina. In: I Forum Internacional da Diversidade Lingüística, 2007, Porto Alegre. Anais do I Forum da Diversidade Lingüística, 2007.

2.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Sincronia e Diacronia na Concordância Verbal do PB. In: XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Lingüística, 2007, Évora. Programa e resumos do XXIII Encontro da APL, 2007.

3.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Os gêneros discursivos na Proposta Curricular do Amazonas. In: 54 Seminário do GEL, 2006, Araraquara. Anais do GEL, 2006.

4.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Os gêneros discursivos estão incorporados às atividades de variação lingüística nos livros didáticos?. In: VII Encontro do CELSUL, 2006, Pelotas. Anais do Celsul, 2006.

5.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Resquícios do Tepe em Coda Silábica na Fala de Florianópolis. In: VII Encontro do CELSUL, 2006, Pelotas, 2006.

6.
MONGUILHOTT, I. O. S.. O estatuto das construções monoargumentais do PB: por trás das freqüências. In: 53 Seminário do GEL, 2005, São Carlos, 2005.

7.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Considerações sobre a variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural na fala florianopolitana. In: XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2004, João Pessoa, 2004.

8.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Relações de Independência entre Letramento e Escolaridade. In: XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2000, Assis, 2000.

9.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Variação da Vibrante na Fala de Santa Catarina. In: II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lingüística, 1999, Florianópolis. Anais do II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999.

10.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Influência da Etnia na Vibrante Catarinense. In: 51ª Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre. CD Room da 51ª Reunião Anual da SBPC, 1999.

11.
MONGUILHOTT, I. O. S.; SELL, S. C. . O Apagamento do /s/ Final em SNs na Fala Florianopolitana. In: VII Semana da Pesquisa da UFSC, 1999, Florianópolis. Livro de Resumos da VII Semana da Pesquisa, 1999.

12.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Especificidade em Sentenças Existenciais. In: IX Congresso da Associação de Estudos da Linguagem do Estado do Rio de Janeiro, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

13.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Influência da Etnia na Vibrante Catarinense. In: VIII Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1998, Florianópolis. Anais do VIII Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1998.

14.
MONGUILHOTT, I. O. S.; SELL, S. C. ; SOUZA, C. A. . Registro das Sesmarias - 1753 a 1806. In: VI Semana da Pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis. Anais da VI Semana da Pesquisa da UFSC, 1998.

15.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Influência dos Fatores Sociais na Manutenção da Vibrante. In: I Encontro Catarinense dos Cursos de Letras, 1997, Florianópolis. Anais do I Encontro Catarinense dos Cursos de Letras, 1997.

16.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Consoante /r/ em Final de Sílaba no Português Falado em Santa Catarina. In: VII Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1997, Florianópolis. Anais do VII Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1997.

17.
MONGUILHOTT, I. O. S.; SELL, S. C. . Algumas Considerações sobre o Projeto VARSUL. In: II Encontro Regional dos Estudantes de Letras, 1997, Pelotas. Anais do I e II Encontro Regional dos Estudantes de Letras, 1997.

18.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Consoante /r/ em Final de Sílaba no Português Falado em Santa Catarina. In: I Encontro de Variação Lingüística do CONE SUL, 1996, Porto Alegre, 1996.

19.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A Consoante /r/ em Final de Sílaba no Portugês Falado em Santa Catarina. In: VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina, 1996, Florianópolis. Anais do Seminário Catariense de Iniciação Científica, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.; COELHO, Izete Lehmkuhl . O Projeto Para a História do Português do Brasil em Santa Catarina (PHPB-SC): problemas e decisões metodológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MONGUILHOTT, I. O. S.. O tratamento do tipo de verbo na variação da concordância verbal de terceira pessoa do plural nas variedades brasileira e europeia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do pluraal nas variedades brasileira e europeia e as hipóteses neogramática e difusionista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli . Jornal escolar: notícias de vivências de ensino de Língua Portuguesa em atividades extraclasse. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Metodologia de coleta de dados do Banco Monguilhott. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Estudo diacrônico da concordância verbal em amostras do PHPB de Santa Catarina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural nas variedade brasileira e europeia e as hipóteses neogramática e difusionista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MONGUILHOTT, I. O. S.. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural em amostras do PHPB de Santa Catarina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Diacronia na Concordância Verbal no PB de Santa Catarina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MONGUILHOTT, Isabel de Oliveira e Silva; MONGUILHOTT, I. O. S. . Relato de Experiência com Projeto de Jornal Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental da E.B.M. Beatriz de Souza Brito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MONGUILHOTT, I. O. S.. As redes sociais e a variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Estudo Sincrônico da Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural no PB e no PE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Estudo Sincrônico da Concordância Verbal na Variedade Brasileira e Europeia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Avaliação na Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Variação sincrônica na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Estudo da concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, R. P. ; COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. . Gramática e Escola, uma entrevista com João Costa 2017 (Entrevista).

2.
OLIVEIRA, R. P. ; COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. . Gramática e Escola, uma entrevista com Carlos Faraco 2017 (Entrevista).

3.
OLIVEIRA, R. P. ; COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. . Gramática e Escola 2017 (Organização da Revista Working Papers em Linguística).

4.
OLIVEIRA, R. P. ; COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. . Apresentação da Working Papers Gramática e Escola, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.. Formação Continuada dos profissionais da Rede Municipal de São José. 2010. .

2.
COELHO, Izete Lehmkhul ; MONGUILHOTT, I. O. S. ; MARTINS, Marco Antonio . Sintaxe. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFSC).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GÖRSKI, Edair Maria; MONGUILHOTT, I. O. S.; MARCOTULIO, L. L.; MARTINS, Marco Antonio. Participação em banca de Juliana Flores das Chagas. Concordância de a gente em estruturas predicativasna fala de Florianópolis: um estudo de tendência. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MONGUILHOTT, I. O. S.; CHAVES, R. G.; HENTZ, M. I. B.; OLIVEIRA, Leandra Cristina de. Participação em banca de Patrícia Corrêa Ferminio. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural em textos escritos e orais de alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis e Itajaí. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; GÖRSKI, Edair Maria; SOUZA, C. M. N.. Participação em banca de Rafael Traesel. As formas variáveis de tratamento ao interlocutor na Ilha de Santa Catarina: estudo da fala de adolescentes dos Ingleses. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; GÖRSKI, Edair Maria; COSTA, Sueli. Participação em banca de Gabriella Ligocki Silvano. A concordância verbal de primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
COELHO, Izete Lehmkhul; TAVARES, M. A.; MONGUILHOTT, I. O. S.; VOLCAO, C. L.; GORSKI, Edair. Participação em banca de Fabricia Silva. Uso variável do /s/ morfêmico e fonêmico pós-vocálico em posição final de sintagma nominal plural na fala florianopolitana. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
COELHO, Izete Lehmkhul; GORSKI, Edair; ZILLES, A.; MONGUILHOTT, I. O. S.. Participação em banca de Silvana Agostinho. A variação na concordância verbal da primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos da segunda fase do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; GORSKI, Edair; MARGOTTI, Felicio Wessling. Participação em banca de Lívia Mara de Assis. O comportamento dos demonstrativos este e esse nas entrevistas do Varsul e da revista Isto É. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; GUY, G.; GÖRSKI, Edair Maria; MARTINS, Marco Antonio; SCHWINDT, L. C. S.. Participação em banca de Raquel Gomes Chaves. A redução/desnasalização de ditongos nasais átonos finais e a marcação explícita de CVP6: um estudo de correlação. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SEARA, Izabel; CAVALCANTE, S. R. O.; COSTA, Sueli; GÖRSKI, Edair Maria; MONGUILHOTT, I. O. S.; MARTINS, Marco Antonio; SOUZA, C. M. N.. Participação em banca de Laiza de Sena. O estatuto das construções inacusativas: uma contribuição para os estudos diacrônicos sobre a ordem e o preenchimento do sujeito em amostras do PHPB-SC. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
COELHO, Izete Lehmkuhl; MARCOTULIO, L. L.; RUMEU, Márcia; VANDRESEN, Paulino; MONGUILHOTT, I. O. S.; GÖRSKI, Edair Maria. Participação em banca de Christiane Maria Nunes de Souza. A alternância entre tu e você na correspondência de florianopolitanos ilustres. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
COELHO, Izete Lehmkhul; BRANDAO, S. F.; BERLINCK, R. A.; COSTA, Sueli; VANDRESEN, Paulino; MONGUILHOTT, I. O. S.. Participação em banca de Flávia Santos Martins. Variação na concordância nominal de número na fala dos habitantes do Alto Solimões (Amazonas). 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
COELHO, Izete Lehmkuhl; MARTINS, Marco Antonio; VANDRESEN, Paulino; MONGUILHOTT, I. O. S.; OLIVEIRA, Sílvia Regina de. Participação em banca de Sueli Costa. O (não) preenchimento do objeto anafórico na Língua Portuguesa: análise diacrônica do PB e PE dos séculos XIX e XX. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; MARGOTTI, Felicio Wessling; MARTINS, Marco Antonio. Participação em banca de Raquel Gomes Chaves. A concordância verbal de terceira pessoa e a desnasalização/redução de ditongos nasais átonos finais na fala florianopolitana: um estudo de correlação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GORSKI, Edair; MARGOTTI, Felicio Wessling; MONGUILHOTT, I. O. S.; AMARAL, L.. Participação em banca de Lourdes de Fátima Moraes de Sousa. O uso variável de tu/você na cidade de Manaus. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
COELHO, Izete Lehmkhul; MARCOTULIO, L. L.; MONGUILHOTT, I. O. S.. Participação em banca de Chrsitiane Maria Nunes de Souza. A implementação do pronome você na escrita catarinense nos séculos XIX e XX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MONGUILHOTT, I. O. S.; LOREGIAN-PENKAL, Loremi; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli; PELANDRÉ, Nilcéa Lemos. Participação em banca de Marta Maria Simionato. Alfabetização em contexto de bilinguismo numa comunidade de imigração ucraniana no sul do Brasil. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PELANDRÉ, Nilcéa Lemos; GORSKI, Edair; COELHO, Izete Lehmkuhl; MONGUILHOTT, I. O. S.. Participação em banca de Marizete Bortolanza Spessatto. Variação linguística e ensino: por uma educação linguística democrática. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; GÖRSKI, Edair Maria; OLIVEIRA, Leandra Cristina de. Participação em banca de Rafael Traesel. As formas variáveis de tratamento ao interlocutor na Ilha de Santa Catarina: estudo de uma comunidade de prática nos Ingleses. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; MARTINS, Marco Antonio. Participação em banca de Juliana Flores das Chagas. Concordância de a gente em estruturas predicativas na fala de Florianópolis. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; GÖRSKI, Edair Maria. Participação em banca de Rafael Traesel. As formas variáveis de tratamento ao interlocutor na Ilha de Santa Catarina: estudo de uma comunidade de prática nos Ingleses. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.; VIEIRA, S.; HENTZ, M. I. B.. Participação em banca de Patrícia Corrêa Firminio. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural em textos escritos e orais de alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
COELHO, Izete Lehmkhul; GÖRSKI, Edair Maria; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli; MONGUILHOTT, I. O. S.. Participação em banca de Gabriella Ligocki Pedro Silvano. As desinências número pessoal de P4 em textos escritos de alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Florianópolis: contribuições da área de Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SEARA, Izabel; GORSKI, Edair; COELHO, Izete Lehmkhul; MONGUILHOTT, I. O. S.. Participação em banca de Fabrícia Silva. Uso variável do /s/ morfêmico e fonêmico pós-vocálico em posição final de sintagma nominal plural na fala do florianopolitano. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.; COELHO, Izete Lehmkhul; GORSKI, Edair; MARGOTTI, Felicio Wessling. Participação em banca de Cecília Augusta Vieira Pinto.Os espanhóis diz que a gente temos que escolher: a concordância verbal plural na escrita teatral do português lisboeta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
COELHO, Izete Lehmkuhl; MONGUILHOTT, I. O. S.; COSTA, Sueli; GORSKI, Edair. Participação em banca de Ivelã Pereira.O uso variado das formas anafóricas no acusativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16a SEPEX. Projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil. 2017. (Exposição).

2.
Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística.Grupo de Trabalho: Lingua(gem) e Sociedade. 2017. (Seminário).

3.
V Jornada do VARSUL.Projeto Para a História do Português do Brasil em Santa Catarina: Problemas e Decisões Metodológicas. 2017. (Outra).

4.
XI Semana Acadêmica de Letras.O ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Sala de Aula. 2017. (Encontro).

5.
XVIII Congresso Internacional ALFAL. O tratamento do tipo de verbo na variação da concordância verbal de terceira pessoa do plural nas variedades brasileira e europeia. 2017. (Congresso).

6.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. A variação na concordância verbal de terceira pessoa do pluraal nas variedades brasileira e europeia e as hipóteses neogramática e difusionista. 2015. (Congresso).

7.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Jornal escolar: notícias de vivências de ensino de Língua Portuguesa em atividades extraclasse. 2015. (Simpósio).

8.
25a Jornada Nacional do GELNE. Estudo diacrônico da concordância verbal em amostras do PHPB de Santa Catarina. 2014. (Congresso).

9.
Encontro comemorativo do Projeto Varsul: Varsul 30 anos.A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural nas variedade brasileira e europeia e as hipóteses neogramática e difusionista. 2014. (Outra).

10.
VIII Semana de Letras da UFSC.Metodologia de coleta de dados do Banco Monguilhott. 2014. (Outra).

11.
II Seminário Internacional de Língua e Literatura e I Instituto de Estudos Linguísticos.A variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural em amostras do PHPB de Santa Catarina. 2013. (Seminário).

12.
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. Diacronia na Concordância Verbal no PB de Santa Catarina. 2012. (Congresso).

13.
VI Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFSC.Experiências de docência nas séries finais do ensino fundamental. 2012. (Encontro).

14.
Jornada do Projeto Varsul na V Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFSC.Estudo Sincrônico da Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural no PB e no PE. 2011. (Encontro).

15.
Simpósio Internacional Linguagens e Culturas.Avaliação na Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural. 2011. (Simpósio).

16.
VI Congresso Internacional da Associação de Linguistica e Filologia da América Latina. Estudo Sincrônico da Concordância Verbal na Variedade Brasileira e Europeia. 2011. (Congresso).

17.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. As redes sociais e a variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. 2011. (Congresso).

18.
IX Encontro do Celsul. Variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. 2010. (Congresso).

19.
III Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Variação sincrônica na concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE. 2009. (Encontro).

20.
XV Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina. A Variação na Concordância Verbal na Fala no PB e no PE. 2008. (Congresso).

21.
Comemorações do 75o Aniversário do Centro de Lingüística da Universidade de Lisboa. 2007. (Seminário).

22.
V Congresso Internacional da ABRALIN. V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 2007. (Congresso).

23.
XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Lingüística.Sincronia e Diacronia na Concordância Verbal do PB. 2007. (Encontro).

24.
54 Seminário do GEL.54 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. 2006. (Seminário).

25.
III Evelin. 2006. (Outra).

26.
VII Celsul.VII Encontro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL. 2006. (Encontro).

27.
53 Seminário do GEL.53 Seminário do GEL. 2005. (Seminário).

28.
IV Senale.IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Seminário).

29.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. 2004. (Congresso).

30.
4º Encontro do CELSUL.4º Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 2000. (Encontro).

31.
XLVIII Seminário do GEL-SP.XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2000. (Seminário).

32.
1ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional.1ª Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional. 1999. (Outra).

33.
51ª Reunião Anual da SBPC. 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1999. (Congresso).

34.
II Congresso Nacional da ABRALIN. II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lingüística. 1999. (Congresso).

35.
II Encontro do GT de Análise do Discurso da ANPOLL.II Encontro do Grupo de Trabalho de Análise do Discurso da ANPOLL. 1999. (Encontro).

36.
IV Seminário Internacional de Lingüística, III Círculo de Estudos Lingüísticos, X Encontro Regional do Projeto VARSUL.IV Seminário Internacional de Lingüística, III Círculo de Estudos Lingüísticos, X Encontro Regional do Projeto VARSUL. 1999. (Seminário).

37.
IX Congresso ASSEL-Rio. IX Congresso da Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro. 1999. (Congresso).

38.
X Encontro Regional do Projeto VARSUL.X Encontro Regional do Projeto VARSUL. 1999. (Encontro).

39.
I Mostra de Práticas de Ensino e estágios dos Cursos de Licenciaturas da UFSC.I Mostra de Práticas de Ensino e Estágios dos Cursos de Licenciaturas da UFSC. 1998. (Outra).

40.
IX Encontro Regional do Porjeto VARSUL.IX Encontro Regional do Projeto Varsul. 1998. (Encontro).

41.
2º Encontro Regional de Estudantes de Letras.2º Encontro Regional de Estudantes de Letras. 1997. (Encontro).

42.
3º Seminário da ANPOLL.3º Seminário do Grupo de Trabalho de Sociolingüística da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 1997. (Seminário).

43.
49ª Reunião da SBPC. 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1997. (Congresso).

44.
I Encontro Catarinense dos Cursos de Letras.I Encontro Catarinense dos Cursos de Letras. 1997. (Encontro).

45.
I Encontro de Variação Lingüística do Cone Sul.I Encontro de Variação Lingüística do Cone Sul. 1997. (Encontro).

46.
II CELSUL.II Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 1997. (Encontro).

47.
VIII Semana de Letras.VIII Semana de Letras. 1997. (Encontro).

48.
1º Encontro Regional de Estudantes de Letras.1º Encontro Regional de Estudantes de Letras. 1996. (Encontro).

49.
I CELSUL.I Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 1995. (Encontro).

50.
V Encontro do Projeto VARSUL.V Encontro Regional do Projeto de Variação Lingüística Urbana na Região Sul. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, M. I. B. . V Colóquio Vivências de Docência na Educação Básica: o ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Outro).

2.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, M. I. B. . IV Colóquio Vivência de Docência na Educação Básica: o ensino da língua portuguesa. 2016. (Outro).

3.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli ; BORTOLOTTO, Nelita . III Colóquio Vivências de Docência na Educação Básica: o ensino da Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

4.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli ; BORTOLOTTO, Nelita . II Colóquio Vivências de Docência na Educação Básica: o ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Outro).

5.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli ; OLIVEIRA, C. L. P. . III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da UFSC. 2014. (Outro).

6.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli ; OLIVEIRA, C. L. P. . II Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da UFSC. 2013. (Outro).

7.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli . II Mostra de Estágios dos Cursos de Licenciatura em Letras da UFSC. 2011. (Exposição).

8.
MONGUILHOTT, I. O. S.; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli . Mostra de Estágios dos Cursos de Licenciatura em Letras da UFSC. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Patrícia Corrêa Ferminio. A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS ESCRITOS E ORAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS E ITAJAÍ. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott.

2.
Gabriella Ligocki Silvano. A concordância verbal de primeira pessoa do plural em textos escritos por alunos do ensino fundamental da rede pública de Florianópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott.

3.
Fabrícia Silva. Uso variável do s morfológico e fonológico pós-vocálico em sintagmas nominais plurais na fala do florianopolitano. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott.




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