Leila Minatti Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2489507840196384
  • Última atualização do currículo em 01/02/2018


Possui graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leila Minatti Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, L. M.;ANDRADE, LEILA MINATTI


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Piadas como estratégia para ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira moderna para estudantes nativos brasileiros: análise conforme a teoria da relevância, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Fábio José Rauen.
1999 - 2003
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Rupturas e Contínuos na Concordância Nominal de Número em Textos Orais de Informantes de Tubarão (SC) e São Borja (RS),Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Fábio Rauen.
Palavras-chave: Linguística.
1993 - 1997
Graduação em Letras Português e Espanhol.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Capacitação de Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento Oral em Espanhol. (Carga horária: 16h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Lengua Española Intensivo. (Carga horária: 20h).
Mundo Español, MUNDO ESPAÑOL, Argentina.
2008 - 2008
Taller de Inmersión al Idioma Español. (Carga horária: 8h).
Fundación Educador Colegio Libertador, FECL, Uruguai.
2007 - 2007
Gestão Educacional. (Carga horária: 40h).
Faculdade SATC, FASATC, Brasil.
2006 - 2006
Sección de Lenguas Extranjeras Modernas. (Carga horária: 15h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2006 - 2006
Curso de Actualización para Profesores Brasileños. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
XII Encontro Regional do Projeto Varsul. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Español para Extranjeros. (Carga horária: 20h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2000 - 2000
Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 15h).
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
2000 - 2000
Curso de Metodología del Español. (Carga horária: 40h).
Centro Cultural Hispano, CCH, Brasil.
2000 - 2000
Metología Del Español. (Carga horária: 20h).
Universidad de Alcalá de Henares, UAH, Espanha.
1999 - 1999
Programa de Capacitação Docente Formação Pedagógic. (Carga horária: 44h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1999 - 1999
Conversando sobre a Sociolingüística. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1999 - 1999
Dialética e Sociolingüística. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1996 - 1996
Inglês 1A. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1995 - 1995
Universos da Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Palacio Del Honorable Concejo Deliberante de la Ciudad de Buenos Aires, PHCDBA, Argentina.


Atuação Profissional



Jornal da Manhã.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor de textos, Carga horária: 30


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Portuguesa

Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora- Produção e Interpretação de Texto, Carga horária: 10
Outras informações
Atua como professora da disciplina "Produção e Interpretação de Textos", nos seguintes cursos: Nutrição, Farmácia, Engenharia Ambiental, Direito.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Administração universitária, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta do Curso de Letras, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 16
Outras informações
Atua no Curso de Letras como Professora de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Prática de Ensino de Português, Estágio Supervisionado de Língua Espanhola.

Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol Técnico
Outras informações
Atua como professora de Espanhol Técnico e Língua Espanhola.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 8
Outras informações
Atuou como professora, ministrando as seguintes disciplinas: Língua Espanhola II e Língua Espanhola III.

Atividades

3/2000 - 2/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol Técnico
Estágio Supervisionado
Língua Espanhola
Produção e Interpretação de Textos
Sintaxe da Língua Portuguesa
09/2004 - 02/2008
Direção e administração, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
coordenadora adjunta.
3/1998 - 12/2004
Extensão universitária , Departamento de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
curso de língua espanhola.

Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

8/1998 - 02/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Colégio COC, COC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Espanhola


Escola Educacional Técnica Satc, (EDUTEC), Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de Espanhol do Ensino Médio


Colégio Madre Tereza Michel, CMTM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Espanhol do Ensino Fundamental


Colégio Ilhéu, COLÉGIO ILHÉU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Espanhola


Escola Dimensão, ED, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Espanhol do Ensino Médio e do Pré-vestibular.


Escola Estadual Professora Antonieta da Barros (Florianópolis), EEPAB, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora admitida por caráter temporário, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Espanhol do Ensino Fundamental


Polícia Militar de Santa Catarina, PM-SC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Instrutora do Curso de Soldado da PM, Carga horária: 30



Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: REVISTA LENDU


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Professora homenageada pelo curso de Ensino Médio Técnico em Agropecuária, Instituto Federal Catarinense.
2009
Professora homenageada do curso de Letras, UNESC.
2008
Patronesse do curso de Letras, UNESC.
2005
Patronesse do curso de Ciências Contábeis, UNESC.
2004
Professora homenageada do curso de Ciências Contábeis, UNESC.
2002
Professora homenageada do curso de Letras, UNISUL.
2001
Professora homenageada do curso de Letras, UNISUL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, LEILA MINATTI2017 ANDRADE, LEILA MINATTI; RAUEN, FÁBIO JOSÉ . O humor no ensino de línguas. Letras de Hoje, v. 52, p. 351, 2017.

2.
ANDRADE, L. M.;ANDRADE, LEILA MINATTI2015ANDRADE, L. M.. Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros. Revista Memorare, v. v. 2, p. 66, 2015.

3.
ANDRADE, L. M.;ANDRADE, LEILA MINATTI2015ANDRADE, L. M.. A piada levada a sério. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, v. VII, p. 1, 2015.

4.
ANDRADE, L. M.2014ANDRADE, L. M.; ANDRADE, L. M. . ANÁLISE DE UMA PIADACONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, v. VI, p. 1-14, 2014.

5.
ANDRADE, L. M.;ANDRADE, LEILA MINATTI2004 ANDRADE, L. M.. O princípio de cooperação aplicado nas salas de bate-papos virtuais. Revista de Ciências Humanas (Criciúma), UNESC - Criciúma, v. 10, n.1, p. 49-59, 2004.

6.
ANDRADE, L. M.;ANDRADE, LEILA MINATTI2003ANDRADE, L. M.. Preconceito Lingüístico. Revista de Tecnologia e Ambiente, UNESC - Criciúma, v. 9, n.1, p. 93-102, 2003.

7.
ANDRADE, L. M.;ANDRADE, LEILA MINATTI2003ANDRADE, L. M.. Problemas de dicionário. Revista de Ciências Humanas (Criciúma), UNESC - Criciúma, v. 9, n.2, p. 44-54, 2003.

8.
ANDRADE, L. M.;ANDRADE, LEILA MINATTI2000ANDRADE, L. M.. A escrita, uma evolucão para a humanidade. Linguagem Em Discurso, UNISUL, v. 1, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
C. Rafael ; H. Philippe ; ANDRADE, L. M. . Dicionário de Aprendizagem Português - Espanhol (Beta). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. v. 1.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. M.; Ráuen, F.J. . Humor, aprendizagem e relevância. In: II Workshop internacional de pragmática, 2015, Curitiba. Anais do II Workshop internacional de pragmática. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2015. v. 1. p. 312-323.

2.
ANDRADE, L. M.. ANÁLISE DE UMA PIADA CONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA. In: VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores: educação, currículo e escola, 2014, Tubarão. ANAIS DO IV SIMFOP, 2014.

3.
ANDRADE, L. M.. Dicionário de Uso Português e Espanhol. In: Congresso Internacional de Professores de Espanhol, 1996, Porto Alegre. Congresso Internacional de Professores de Espanhol, 1996.

4.
ANDRADE, L. M.. A elaboração de um dicionário de uso português - espanhol. In: 6º Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996, Florianópolis. A elaboração de um dicionário de uso português - espanhol, 1996.

5.
ANDRADE, L. M.. 1º Encontro de Politica de Ensino de Línguas Estrangeiras. In: 1º Encontro de Politica de Ensino de Línguas Estrangeiras, 1996, Florianópolis. 1º Encontro de Politica de Ensino de Línguas Estrangeiras, 1996.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. M.. A UTILIZAÇÃO DE PIADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. In: 4 ENCONTRO REDE SUL LETRAS, 2016, Tubarão. 4 ENCONTRO REDE SUL LETRAS. TUBARÃO: UNISUL, 2016. v. VOL 4.

2.
ANDRADE, L. M.. Utilização de piadas no ensino de Língua Espanhola para Brasileiros:estudo conforme a Teoria da Relevância. In: III Workshop Internacional de Pragmática, 2016, Curitiba. Caderno de Resumos III Workshop Internacional de Pragmática. Curitiba: UFPR, 2016. p. 32-32.

3.
ANDRADE, L. M.. Utilização de piadas no ensino de Língua Espanhola para Brasileiros:estudo conforme a Teoria da Relevância. In: Simpósio Sobre Formação de Professores, 2016, Tubarão. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DO VIII SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Tubarão: UNISUL, 2016. v. 8. p. 149-149.

4.
ANDRADE, L. M.; Ráuen, F.J. . Uso de piadas na aprendizagem de espanhol: reflexões introdutórias. In: II Workshop Internacional de Pragmática, 2015, Curitiba. Caderno de resumos do II Workshop Internacional de Pragmática. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2015. v. 1. p. 44-44.

5.
Bez, A. ; Ráuen, F.J. ; ANDRADE, L. M. . Teoria da Conciliação de Metas e relação terapêutica. In: Dialogue Under Occupation VII, 2015, Porto Alegre. Dialogue Under Occupation VII. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2015. v. 7. p. 61-61.

6.
ANDRADE, L. M.. A piada levada a sério. In: VII Simfop - Simpósio sobre foramação dos professores, 2015, Tubarão. VII Simfop - Simpósio sobre foramação dos professores. Tubarão: UNISUL, 2015. v. 7. p. 46-46.

7.
ANDRADE, L. M.. Mercado de Trabalho do Egresso de Letras. In: V ECAL- Encontro Catarinense de Letras, 2007, Florianópolis/ SC. V ECAL- Encontro Catarinense de Letras, 2007.

8.
ANDRADE, L. M.. Concordância Nominal nas cidades de Tubarão e São Borja. In: IV Seminário interdisciplinar dos cursos de licenciatura da Unesc, 2003, Criciúma - SC. Inclusão e Exclusão Social na Educação. Criciúma: Universiade do Extremo Sul Catarinense, 2003. p. 144-144.

9.
ANDRADE, L. M.. RUPTURAS E CONTÍNUOS DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM TEXTOS ORAIS DE INFORMANTES DE TUBARÃO (SC) E SÃO BORJA (RS): ESTUDO CORRELATO. In: II SEMANA INTEGRADA DAS LICENCIATURAS, 2003, Tubarão. Ética e inovação pedagógica. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2003.

10.
ANDRADE, L. M.. Concordância Nominal nas Cidades de Tubarão (SC) e São Borja (RS). In: IV Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura da Unesc- Inclusão e Exclusão Social na Educação, 2003, Criciúma/ SC. IV Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura da Unesc- Inclusão e Exclusão Social na Educação, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, L. M.. A UTILIZAÇÃO DE PIADAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, L. M.; Ráuen, F.J. . Utilização de piadas no ensino de Língua Espanhola para Brasileiros:estudo conforme a Teoria da Relevância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, L. M.. Utilização de piadas no ensino de Língua Espanhola para Brasileiros:estudo conforme a Teoria da Relevância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, L. M.. A piada levada a sério. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, L. M.; ANDRADE, L. M. . Análise de uma piada conforme a Teoria da Relevância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANDRADE, L. M.. Uso de piadas na aprendizagem de espanhol: reflexões introdutórias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, L. M.. La enseñanza del español y las nuevas tecnologías. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, L. M.. Problemas de dicionário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANDRADE, L. M.. Avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, L. M.. Concordância Nominal nas cidades de Tubarão e São Bojra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, L. M.. Dicionário de Uso de Português e Espanhol. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ANDRADE, L. M.. Elaboração de um dicionário de uso português-espanhol. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE, L. M.. Congresso Internacional de Professores de Espanhol. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, L. M.. Um mundo sem escrita. Goiás: Centro de seleção UFG, 2012 (Texto publicado em prova de redação do vestibular da Universidade Federal de Goiás).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, L. M.. Actividades Lúdicas en la Enseñanza de la Lengua Española. 2008. .

2.
ANDRADE, L. M.. Projeto 18h30- Curso de Conversção em Língua Espanhola e em Língua Inglesa. 2007. .

3.
ANDRADE, L. M.. Projeto 18h-30- Curso de Conversação em Língua Espanhola e em Língua Inglesa. 2007. .

4.
ANDRADE, L. M.. Projeto 18H30- Curso de Conversação em Língua Espanhola e Língua Inglesa. 2006. .

5.
ANDRADE, L. M.. Projeto 18h30- Curso de Conversação em Língua Espanhola e em Língua Inglesa. 2006. .

6.
ANDRADE, L. M.. Curso de Espanhol - Nível III. 2001. .

7.
ANDRADE, L. M.. Curso de Espanhol- Nível I. 2000. .

8.
ANDRADE, L. M.. Curso Espanhol - Nível II. 2000. .

9.
ANDRADE, L. M.. Curso de Espanhol- Nível I. 1999. .

10.
ANDRADE, L. M.. Curso de Espanhol- Nível II. 1999. .

11.
ANDRADE, L. M.. Curso de Espanhol- Nível III. 1999. .

12.
ANDRADE, L. M.. Curso Espanhol- Nível I. 1998. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ANDRADE, L. M.. Ensino do português para estrangeiros. 2005.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, L. M.; SCHILICKMANN, C. A.; Silveira, Daniela Arns. Participação em banca de Erika Sandra de Souza Correa.Encontros e Desencontros dos livros didáticos de Língua Portuguesa com os descritores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
ANDRADE, L. M.; SCHILICKMANN, C. A.; Oliveira, E.R.. Participação em banca de Amanda Kestering Tramontin.Os usos do anúncio publicitário em uma coleção didática de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
ANDRADE, L. M.; SCHILICKMANN, C. A.; CIZESCKI, F.. Participação em banca de Helena Machado Luciano.Linguagem e sexismo: Reflexões acerca dos conceitos de gênero gramatical e gênero social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português / Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
ANDRADE, L. M.; Cipriano, J.C.; BACK, A.. Participação em banca de Fernanda Pires.Monotongação: Reflexões para a Prática Pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português / Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Ketolly Salvador Rabelo.O Gênero Textual HQ nos livros Didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português / Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

6.
P. Marcelo; MONTEIRO, J. F. M.; ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Kelli Neoti.A Perspectiva da Autoconsciência na Personagem Úrsula Iguaran. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

7.
P. Marcelo; MONTEIRO, J. F. M.; ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Beatriz Casagrande de Assis.El Libre Albedrío en la Vida es Sueño. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

8.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Lígia Regina Candiotto.Crenças sobre o ensino de dois professores de Língua Inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

9.
ANDRADE, L. M.. Participação em banca de Gisele Dela Giustina.Investigação da Satisfação dos Clientes do Real Nob Hotel da Cidade de Orleans. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ANDRADE, L. M.. Concurso público para professor de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola. 2012. Instituto Federal Catarinense.

Avaliação de cursos
1.
ANDRADE, L. M.. Comissão Verificadora para o reconhecimento do Curso de Graduação em Letras Trilíngue: Português, Espanhol e Inglês. 2009. Universidade do Contestado.

2.
ANDRADE, L. M.. Comissão Verificadora para o reconhecimento do Curso de Graduação em Letras - Habilitação Espanhol. 2008. Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Outras participações
1.
ANDRADE, L. M.. I Mostra de Iniciação Científica. 2011. Instituto Federal Catarinense.

2.
ANDRADE, L. M.. Eleições do IFC. 2011. Instituto Federal Catarinense.

3.
ANDRADE, L. M.. Participação de banca para entrada de professor substituto de Língua Portuguesa. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 ENCONTRO REDE SUL LETRAS. 2016. (Congresso).

2.
III Workshop Internacional de Pragmática. 2016. (Congresso).

3.
Jornadas Cervantinas de Montevideo. 2016. (Congresso).

4.
Simpósio Sobre Formação de Professores. 2016. (Simpósio).

5.
II Workshop Internacional de Pragmática. 2015. (Congresso).

6.
Simpósio de Formação Professores: educação, currículo e escola. 2015. (Simpósio).

7.
VI Simpósio sobre formação de professores - SIMFOP.Análise de uma piada conforme a Teoria da Relevância. 2014. (Simpósio).

8.
Congresso de Educação. 2011. (Congresso).

9.
VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de Ensino de Língua Materna.La enseñanza del español y las nuevas tecnologías. 2010. (Seminário).

10.
VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de Ensino de Língua Materna. 2010. (Seminário).

11.
VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de Ensino de Língua Materna.Problemas de dicionário. 2010. (Seminário).

12.
1º SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual do Curso de Letras da UNESC.. 2008. (Seminário).

13.
Programa de Formação Continuada Geral dos Docentes da Unesc: Avaliando a Avaliaçao Processual da UNESC.. 2008. (Outra).

14.
Formação Continuada para Professores das Áreas de Letras e Pedagogia. 2007. (Encontro).

15.
I Seminário Catarinense das Licenciaturas. 2007. (Seminário).

16.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da Unesc- Curso Básico de Língua de Sinais: Fundamentos da Educação dos Surdos. 2007. (Encontro).

17.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da Unesc- Rediscutir o Projeto Político Pedagógico da Unesc. 2007. (Encontro).

18.
Programa de Formação Continuada Geral dos Docentes da Unesc: Avaliação do Desempenho Acadêmico. 2007. (Encontro).

19.
V ECAL- Encontro Catarinense de Letras.Mercado de Trabalho do Egresso de Letras. 2007. (Encontro).

20.
V ECAL- Encontro Catarinense de Letras. 2007. (Encontro).

21.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da UNESC - Diferenças, Desigualdades e Inclusão no Ensino Superior. 2006. (Outra).

22.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da Unesc- Princípios Norteadores das Diretrizes Curriculares: Interdisciplinaridade, Contextualização, Flexibilização e Inclusão. 2006. (Encontro).

23.
Viagem de Estudos ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu da Arte Moderna/ SP. 2006. (Outra).

24.
Formação de Professores de Portugês para Estrangeiros. 2005. (Seminário).

25.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da Unesc- O Processo Investigativo e as Relações de Poder na Construção da Autonomia. 2005. (Encontro).

26.
VI Ciclo de Ensino do Curso de Letras: A Arte da Pesquisa. 2005. (Seminário).

27.
III Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2004. (Congresso).

28.
IV Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura da Unesc- Inclusão e Exclusão Social na Educação.Concordância Nominal nas Cidades de Tubarão (SC) e São Borja (RS). 2003. (Seminário).

29.
Programa de Formação Permanente para os Docentes da Unesc. 2003. (Encontro).

30.
Programa de Formação Permanente para os Docentes da Unesc. 2002. (Encontro).

31.
Seminário de Educação Continuada dos Docentes da Unesc. 2001. (Seminário).

32.
I Encontro de Política de Ensino de Línguas Estrangeiras. 1996. (Encontro).

33.
XV ENEL- Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 1994. (Encontro).

34.
V Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, L. M.. Simpósio Sobre Formação de Professores. 2016. (Congresso).

2.
ANDRADE, L. M.. Viagem de imersão linguística e cultural ao Uruguai. 2014. (Outro).

3.
ANDRADE, L. M.. IV Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), II Fórum Nacional de Iniciação Científica do Ensino Médio e Técnico (FONAIC) e I Mostra de Pesquisa e Extensão (MPE). 2010. (Outro).

4.
ANDRADE, L. M.. XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2010. (Outro).

5.
ANDRADE, L. M.. Formação Continuada para Professores das Áreas de Letras e Pedagogia. 2007. (Outro).

6.
ANDRADE, L. M.. II Ciclo de Palestras do Curso de Letras. 2007. (Outro).

7.
ANDRADE, L. M.. IV Seminário de Prática de Ensino do Curso de Letras. 2007. (Outro).

8.
ANDRADE, L. M.. I Ciclo de Palestras do Curso de Letras. 2006. (Congresso).

9.
ANDRADE, L. M.. VI Ciclo de Ensino do Curso de Letras: a Arte da Pesquisa. 2006. (Congresso).

10.
ANDRADE, L. M.. I Seminário de Prática de Ensino: Socializando Experiências do Estágio Supervisionado. 2005. (Congresso).

11.
ANDRADE, L. M.. V Ciclo de Ensino e Debates - Teoria e Prática na Criação de Estratégias de Ensino. 2004. (Congresso).

12.
ANDRADE, L. M.. Métodos de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera (Facilidades y Dificultades). 2003. (Congresso).

13.
ANDRADE, L. M.. Aprender Español es fácil porque hablo Portugués. 2003. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:29:32