Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão

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  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, na especialidade de Sociologia. Doutorado e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012/2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). É líder do grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional e Inovação (NUDRI/UFSC-Blumenau) e é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC) e do Alteritas: Grupo de estudos e pesquisas sobre diferença, arte e educação (Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC). Foi pesuqisadora ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa Núcleo de Santa Catarina (INCTi-SC/UFSC) e coordenadora de extensão do Departamento de Engenharia, UFSC - Blumenau. Atualmente é subchefe deste departamento. Foi representante do Campus UFSC/Blumenau, na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCARTE). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia Política e Movimentos Sociais e em Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia. Atuou como professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) , na área de EaD na Educação Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão
Nome em citações bibliográficas
REIS, M. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau.
Rua Bernardino José de Oliveira, 81
Badenfurt
89070270 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 37021700


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Sociologia Política.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: DIASPORA COMO MOVIMENTO SOCIAL: políticas de combate do racismo em perspectiva transnacional, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Ilse Scherer-Warren.
Palavras-chave: diáspora; movimentos sociais; anti-racismo; movimento negro; Globalização.
Grande área: Ciências Humanas
1999 - 2001
Mestrado em Sociologia Política.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A Universidade Pública em Crise: dilemas e desafios frente à globalização e ao Mercosul.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Dr. Fernando Ponte de Sousa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Universidade; Mercosul; Globalização; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros Setores; Educação.
1993 - 1998
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A universidade em Crise.
Orientador: Fernando Ponte de Sousa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES COM POWERPOINT E CONHECENDO O PREZI. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
LEGISLAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2015
Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Integração Institucional aos Novos Docentes - Módu. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
PRÁTICAS DIDÁTICAS COM USO DE MÍDIAS DIGITAIS PARA A MODALIDADE PRESENCIAL. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - Classe A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
O presente projeto faz parte das atividades de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), aprovado pelo CNPq em 2009/1, coordenado em Santa Catarina pela profª. Drª Ilse Scherer-Warren, do Grupo de afinidade no sub-tema: Modelos de avaliação das ações afirmativas como políticas públicas e suas relações com os movimentos sociais negros e indígenas .

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Ciência Política / Contexto Social e Contabilidade II

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: A universidade em tempos de crise. 1995-1998. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernando Ponte de Sousa.

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Supervisor de Laboratório - Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação.
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Especial de Implementação do Curso de Pedagogia do Campus de Blumenau.
08/2017 - Atual
Ensino, Educação Escolar Contemporânea, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociedade Contemporânea, infância e juventude: que escola?
Teorias da Educação e do Currículo Escolar
Educação Escolar - Aportes: filosofia, ciência, tecnologia e arte
Pesquisa em Educação Escolar: trabalho de conclusão de curso
07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Inovação, .

04/2017 - Atual
Direção e administração, Departamento de Engenharias - Centro Blumenau, .

Cargo ou função
Subchefe de departamento.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Supervisor do Programa Intitucional de Apoio Pedagógico ao Estudante[.
10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Estudos Especializados em Educação, .

05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharias - Centro Blumenau, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Engenharia Têxtil.
03/2016 - Atual
Extensão universitária , Campus Blumenau, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Inovação.
12/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Institucional de Ações Afirmativas da UFSC.
03/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharias - Centro Blumenau, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante de Engenharia Têxtil.
04/2014 - Atual
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, Tecnologia e História
Tecnologia, Inovação, Desenvolvimento e Sociedade
03/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Têxtil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Sociedade, Tecnologia e História
PIDRIS
01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais, .

04/2016 - 04/2017
Direção e administração, Departamento de Engenharias - Centro Blumenau, .

Cargo ou função
Coordenadora de Extensão.
12/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Representante do campus Blumenau na Secretaria de Cultura e Arte - SECARTE.
04/2008 - 08/2008
Ensino, ciências econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política
04/2008 - 08/2008
Ensino, ciências contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
contexto social e contabilidade II

Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , faculdade de educação, Centro de Educação a Distância.

09/2010 - 03/2014
Ensino, Pedagogia - Educação a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
Direitos Humanos e Cidadania
Educação e Meio Ambiente
Educação e Multiculturalidade
Fundamentos da Educação a Distância
Metodologias para a Prática da Pesquisa e Extensão
Sociologia da Educação
08/2006 - 07/2010
Ensino, Pedagogia - Educação a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural e Multiculturalismo
Economia e Trabalho
Políticas Públicas
Sociologia da Educação

Centro Universitário Municipal de São José, USJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor ACT, Carga horária: 7
Outras informações
Disciplinas lecionadas: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO (Curso de Pedagogia) FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL (Curso de Pedagogia)


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

10/2004 - 02/2006
Direção e administração, Centro de Educação a Distância, .

Cargo ou função
supervisão pedagógica.
08/2001 - 02/2006
Ensino, Pedagogia a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural e Multiculturalismo
Economia e Trabalho
Educação e Meio Ambiente
Políticas Públicas
Sociologia da Educação
03/2003 - 08/2004
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Economia e Economia Educacional II
Introdução a Economia e Economia Educacional I

Assessoria universitária pedagógica de extensão - FACEL, AUPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

Atividades

09/2010 - 09/2010
Ensino, Deverisidade Étnico-Racial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gênero e Etnia: a mulher negra e mestiça na sociedade

ENERGIA CONCURSOS - Florianópolis, EC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: ministrante, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

08/2010 - 08/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Relação Creche-Família
Criança como sujeito de direitos
Função social da educação infantil
Educação Corporativa
Educação das relações étnico raciais


Linhas de pesquisa


1.
Direitos Humanos, ética, cidadania e diversidade

Objetivo: Articular e desenvolver ações que contemplem Direitos Humanos, Ética, Cidadania e Diversidade..
2.
Movimentos sociais, participação e democracia

Objetivo: Esta linha vem desenvolvendo estudos sobre movimentos sociais, sociedade civil, associativismo, participação política e democracia, através de produção bibliográfica, pesquisa empírica e formação de novos pesquisadores. Tem contribuído para a consolidação de outros núcleos do gênero em outras universidades, bem como estabelecido parcerias com a sociedade civil e com instituições públicas, colocando também à disposição do público um acervo de publicações e banco de dados sobre estas temáticas..
3.
relações raciais e educação
4.
Gênero e Educação
5.
Educação Tecnológica e Formação de Engenheiros
6.
Inovação Sociotécnica e Desenvolvimento Regional
7.
Sociedade, Ciência e Técnica
8.
Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Inclusivo


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A moda é para todos: estudo dos princípios do Desenho Universal aplicados ao vestuário
Descrição: A moda atual está cada vez mais democrática atendendo aos diferentes estilos, gostos e bolsos. Embora as empresas de moda estejam preocupadas em atender diferentes segmentos e perfis de consumidores, ainda se percebe pouco estudo e desenvolvimento de produtos voltados para pessoas com necessidades. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é estudar os princípios do desenho universal para serem aplicados aos projetos e produtos de moda, já que seus fundamentos podem nortear o desenvolvimento de produtos que atendam a todos os tipos de pessoas ou um maior número, fazendo um estudo aprofundado em ergonomia e antropometria, por exemplo. Outro objetivo é desenvolver projetos inclusivos voltados para a área de moda que proporcionem prazer às pessoas com deficiência, tendo em vista as referências e as representações sociais do profissional, na intenção de oferecer uma formação mais humana e reflexiva. O projeto parte também das diferentes dimensões da sustentabilidade, ao focar, em especial no princípio social da sustentabilidade. A pesquisa será de origem qualitativa, de natureza exploratória, buscando analisar fatores que possam influenciar na visão da realidade detida pelos sujeitos envolvidos. A criação do projeto se justifica pela necessidade de conhecer e, de certa forma, ampliar o olhar para o mercado de produtos inclusivos no Brasil. Os resultados esperados consistem em atingir os objetivos traçados neste trabalho, ao pesquisar e propor coleções de moda inclusivas estudando o público-alvo e tentando entender suas reais necessidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
O trabalho do engenheiro na empresa: etnografia das atividades de concepção e desenvolvimento de processos e produtos em perspectiva sociotécnica
Descrição: O presente projeto fará parte das atividades de pesquisa do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Inovação (NUDRI), do qual participo como parte do quadro de pesquisadores, e tem por objetivo empreender uma investigação de cunho sociotécnico que se dirige para a compreensão do trabalho do engenheiro no seu espaço de trabalho. A ideia é desenvolver uma pesquisa de cunho etnográfico, no qual investigaremos questões que se remetem para o trabalho do engenheiro em empresas da cidade de Blumenau e região, lançando um olhar sociotécnico sobre o trabalho técnico deste profissional quando nos processos de concepção e desenvolvimento de processos e/ou produtos. Por meio de três estudos de caso em três empresas da região, acompanharemos a atividade de três engenheiros em seu ambiente de trabalho. O objetivo consiste em trabalhar com três estudantes das três engenharias do campus de Blumenau, que serão orientados pelos professores do projeto no acompanhamento do trabalho de três engenheiros da área de formação das engenharias do campus, ou áreas afins. Consideramos de fundamental importância que estudos dessa ordem sejam desenvolvidos, pois estes permitem aos estudantes de engenharia a oportunidade de descobrirem, no ambiente empresarial, a real complexidade das tarefas que envolvem essa profissão e os mecanismos sociotécnicos que estão em operação nestes ambientes. Será tarefa, por meio da metodologia de trabalho proposta, a etnografia, apresentar descrições detalhadas das práticas observadas no que tange objetos técnicos e não técnicos, destacando-se a importância de questões sociais, culturais, políticas e organizacionais nos processos de concepção e desenvolvimento de produtos e processos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Coordenador / Brenda Teresa Porto Matos - Integrante.
2014 - 2017
A formação de engenheiros na interação ciência, tecnologia e sociedade
Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se no campo da interação social para o desenvolvimento regional, com enfoque na formação de engenheiros, considerando a relação ciência -tecnologia-sociedade e a capacidade de trabalhar na identificação e solução de problemas sociotécnicos, mediante o diálogo de saberes, a cooperatividade e uma estreita relação entre teoria e prática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Integrante / Brenda Teresa Porto Matos - Coordenador.
2013 - 2016
Políticas de inclusão no ensino superior e na pesquisa e suas relações com os movimentos sociais e setores estratégicos da sociedade civil
Descrição: O presente projeto faz parte das atividades de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), aprovado pelo CNPq em 2009/1, do qual participo como parte do quadro de pesquisadores do Núcleo Santa Catarina (NPMS-UFSC), do Grupo de afinidade na rede Modelos de avaliação das ações afirmativas como políticas públicas e suas relações com os movimentos sociais negros e indígenas, do qual a professora Drª. Ilse Scherer-Warren é coordenadora. A luta pelas ações afirmativas para negros e índios nas áreas da educação e do trabalho, e em especial a demanda pelo acesso ao ensino superior nas universidades públicas durante a última década está provocando uma reformulação dos termos do pacto nacional brasileiro. No caso da população negra, a luta explícita e concreta pelas cotas no vestibular, iniciada em 1999 com a instalação do debate na Universidade de Brasília, tem gerado uma discussão pública, uma visibilidade midiática e uma mobilização social de setores do movimento negro praticamente sem precedentes na história brasileira. No caso da população indígena, uma nova imagem e um novo protagonismo começam a se impor como consequência da instalação de cursos de educação superior indígena desde o ano de 2001. Podemos considerar essa luta pela inclusão étnica e racial no ensino superior e seu acolhimento nas políticas estatais como uma espécie de cisma ou drama social que reorganiza e redesenha a face da nação. Por isso, esse projeto objetiva estudar as dinâmicas inter-étnicas e inter-raciais no meio acadêmico pós-cotas; verificar as recolocações epistêmicas na academia, a partir da inclusão de negros e indígenas; discutir a influência da ideologia da mestiçagem nas reações às cotas para negros nas universidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2001
A universidade pública em crise: dilemas e desafios frente à globalização e ao Mercosul.
Descrição: Esta pesquisa objetivou analisar e discutir determinadas contradições pelas quais vem passando a instituição universidade pública no decorrer da sua história. É fato que a universidade pública vem passando por uma série de questionamentos da sociedade em geral em relação ao papel que ela deve assumir diante de uma nova complexidade, que emerge com o fenômeno da mundialização do capital, denominada por muitos de globalização. Assim, duas tarefas tornaram-se relevantes nessa pesquisa: apontar os dilemas impostos à universidade pública diante desta complexidade e descrever o perfil institucional que a hegemonia do capital que impor à instituição. Para cumprir estas tarefas, analisaremos a reforma do ensino superior que vêm ocorrendo na América Latina, através da proposta do Banco Mundial, utilizando-se para isso de três países do MERCOSUL, a saber, Argentina, Brasil e Chile; e analisando também as propostas que apresenta o MERCOSUL para o sistema, através do seu Plano Trienal para a educação no Bloco. Partimos do pressuposto de que todas as reformas propostas tanto pelos países, quanto pelo MERCOSUL, convergem para a proposta do Banco Mundial, que propõe um modelo de ensino superior e de universidade nos parâmetros da doutrina neoliberal e do mercado internacional ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Coordenador / SOUSA, Fernando Ponte - Integrante.
1994 - 1998
A universidade em tempos de crise
Descrição: Esse projeto de pesquisa de iniciação científica PIBIC/CNPQ teve como objetivo geral compreender as implicações, desafios e dilemas postos à universidade pública brasileira com o advento da sociedade global. Buscou-se entender essas mudanças pela análise da nova LDB 9496/96, e os processos em torno de sua consolidação e implementação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Coordenador / SOUSA, Fernando Ponte - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
APRENDENDO A EMPREENDER E INOVAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Descrição: Projeto aprovado no EDITAL DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR/SEBRAE OBJETIVO GERAL Incentivar e fomentar a cultura do empreendedorismo através da educação de professores e alunos, principalmente pela aplicação da expertise do SEBRAE através de seus produtos e serviços. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Implementar os jogos de empresas (Desafio Universitário) nos diversos campi da UFSC através de incentivo pela divulgação e premiação dos melhores qualificados. b) Estimular os alunos da UFSC a elaborar um Plano de Negócios do SEBRAE, por meio de divulgação e premiação dos melhores colocados. c) Promover cursos de empreendedorismo e empreendedorismo social para os professores da UFSC, visando à aplicação dos conceitos nas disciplinas dos cursos de graduação. d) Realizar o EMPRETEC na UFSC - Campus Blumenau. e) Promover palestras com os autores das cartilhas do SEBRAE voltadas ao segmento têxtil. f) Realizar eventos de cunho científico e tecnológico voltados ao empreendedorismo e inovação, por meio da SNCT, workshop e Congresso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO: COPRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS COM BASE NA INTERAÇÃO SOCIAL
Descrição: O projeto ?Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias assistivas para cegos com base na interação social? objetiva desenvolver com os alunos e professores das engenharias e licenciaturas do campus UFSC/Blumenau, uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de tecnologias para cegos pautada na interação sociotécnica. A ideia é que os alunos construam, conjuntamente com os professores da área e com os associados e profissionais da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI), atividades e estratégias que resultem em tecnologias desenvolvidas em coprodução. São metodologias de intervenção desse projeto a pesquisa-ação e desenvolvimento de projetos centrados no usuário. O projeto está na sua fase inicial, entretanto já temos importantes resultados a serem compartilhados, como a coprodução de uma vestimenta para o coral da associação, o planejamento de uma horta comunitária, a repaginação conjunta do brechó da instituição, assim como nove projetos assistivos voltados ao atendimento de demandas específicas do cotidiano dos associados, como um cofre conta-moedas. Pensamos que ações desse tipo ganham uma relevância ainda maior, pois se tornam uma oportunidade de a universidade estabelecer laços e criar identidade com a cidade de Blumenau e região, tendo em vista que somos um campus novo, com apenas três anos de existência na cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Coordenador / Brenda Teresa Porto Matos - Integrante / FERREIRA, Sérgio Luiz - Integrante / SALDÍAS, Daniel Alejandro Ponce - Integrante / AGUIAR, Grazyella Cristina Oliveira de - Integrante / ORLANDI, Renata - Integrante.
2015 - 2016
Práticas curriculares de inovação e desenvolvimento regional e interação social (PIDRIS): modelando uniformes para os jogos estudantis de primavera do município de Blumenau
Descrição: O projeto de extensão 'Práticas curriculares de inovação e desenvolvimento regional e interação social (PIDRIS): modelando uniformes para os jogos da primavera do município de Blumenau' objetiva desenvolver com os alunos e professores do curso de Engenharia Têxtil da UFSC, campus Blumenau, uma proposta de intervenção que visa a produção de uniformes escolares pautada por uma abordagem sociotécnica e no estímulo à formação crítica e dialógica de engenheiros têxteis com segmentos sociais, desde o nicho familiar, prefeituras, microempresas, Ongs, médias e grandes empresas, instituições públicas, constituindo-se como um vetor de desenvolvimento social, voltado para todas essas realidades. A temática ?uniformes escolares? foi eleita como objeto de intervenção tendo em vista a amplitude que seu processo de produção gera e o envolvimento que o engenheiro têxtil pode ter no processo. Os alunos, além de reconhecerem a rede sociotécnica que envolve a produção dos uniformes escolares, proporão modelagens de uniformes para jogos para as escolas do município de Blumenau de acordo com as informações coletadas nas escolas em que estão intervindo. Para isso, o referencial teórico da Sociologia das Ciências e das técnicas, a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e os projetos de ação subsidiarão o desenvolvimento do projeto. Como o PIDRIS é componente curricular do curso de Engenharia Têxtil, os alunos desenvolverão esse projeto nas disciplinas obrigatórias do curso em que as práticas estão previstas: Ciência dos Materiais Têxteis, Engenharia dos Polímeros e das Fibras II, Gestão Ambiental em Organizações, Engenharia do Vestuário I e Laboratório de Criação de Coleções I. A ideia é que os alunos construam conjuntamente com os professores da área e com os alunos, pais, responsáveis e professores das escolas do município, atividades e estratégias que resultem em um saber/produto (uniformes esportivos) para os grupos envolvidos, voltadas para o desenvolvimento regional e para interações sociais implementadoras de diálogos de saberes entre os sujeitos do processo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Integrante / Brenda Teresa Porto Matos - Coordenador.
2015 - Atual
Arte e Cultura no campus de Blumenau
Descrição: Esse projeto visa estimular e promover a circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos na Universidade Federal de Santa Catarina, nos seus diversos campi, pelos cidadãos da cidade de Blumenau e região, e de outras universidades do país. Além disso, fomentar as atividades acadêmico-científico-culturais já existentes como a Semana Acadêmica, o Dia do Químico, o Física de Portas Abertas, entre outras iniciativas. Com isso, pretende-se ampliar a oferta de programação cultural no campus, fomentar o intercâmbio artístico, promover ações de mediação cultural, além de oportunizar o acesso à arte e à cultura nas comunidades em que essa instituição está inserida. A promoção dessas ações dar-se-á por meio de festivais, mostras, espetáculos, palestras, intervenções e outros formatos de eventos culturais, em especial, o CineCiência ? ?Luz, câmera, (re)ação? - que discutirá temas que envolvam aspectos tecnológicos, científicos e éticos das áreas de conhecimento dos cursos do campus Blumenau utilizando a linguagem cinematográfica; o Encontro de Artes - Objetivo: criar um espaço para a divulgação de toda produção artística desenvolvida pela comunidade do campus durante o ano letivo (artes plásticas, fotográficas, teatrais, musicais, etc)e a ação "Ciência EmCena: A ciência pelos olhos do teatro" - Objetivo: promover encenação de espetáculos teatrais de grupos universitários do país que aliem arte e ciência, assim como fomentar a formação do grupo de teatro do campus de Blumenau o campus Blumenau, denominado "Ciência EmCena"..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2017
Práticas curriculares de inovação e desenvolvimento regional e interação social (PIDRIS): modelando uniformes escolares para as escolas públicas do município de Blumenau
Descrição: O projeto de extensão 'Práticas curriculares de inovação e desenvolvimento regional e interação social (PIDRIS): modelando uniformes escolares para as escolas públicas do município de Blumenau' objetiva desenvolver com os alunos e professores do curso de Engenharia Têxtil da UFSC, campus Blumenau, uma proposta de intervenção que visa a produção de uniformes escolares pautada por uma abordagem sociotécnica e no estímulo à formação crítica e dialógica de engenheiros têxteis com segmentos sociais, desde o nicho familiar, prefeituras, microempresas, Ongs, médias e grandes empresas, instituições públicas, constituindo-se como um vetor de desenvolvimento social, voltado para todas essas realidades. A temática ?uniformes escolares? foi eleita como objeto de intervenção tendo em vista a amplitude que seu processo de produção gera e o envolvimento que o engenheiro têxtil pode ter no processo. Os alunos, além de reconhecerem a rede sociotécnica que envolve a produção dos uniformes escolares, proporão modelagens de uniformes para as escolas do município de Blumenau de acordo com as informações coletadas nas escolas em que estão intervindo. Para isso, o referencial teórico da Sociologia das Ciências e das técnicas, a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e os projetos de ação subsidiarão o desenvolvimento do projeto. Como o PIDRIS é componente curricular do curso de Engenharia Têxtil, os alunos desenvolverão esse projeto nas disciplinas obrigatórias do curso em que as práticas estão previstas: Ciência dos Materiais Têxteis, Engenharia dos Polímeros e das Fibras II, Gestão Ambiental em Organizações, Engenharia do Vestuário I e Laboratório de Criação de Coleções I. A ideia é que os alunos construam conjuntamente com os professores da área e com os alunos, pais, responsáveis e professores das escolas do município, atividades e estratégias que resultem em um saber/produto (uniformes escolares) para os grupos envolvidos, voltadas para o desenvolvimento regional e para interações sociais implementadoras de diálogos de saberes entre os sujeitos do processo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Coordenador / Brenda Teresa Porto Matos - Integrante.
2014 - 2016
Acolher: Acolhimento e inserção de estudantes cotistas na cultura acadêmica da Ufsc
Descrição: O presente projeto tem como objetivo: - Constituir um grupo de apoio a cotistas formado por estudantes de graduação e de pós-graduação, com a intenção de acolher e orientar os cotistas para a inserção na cultura acadêmica e administrativa da universidade, favorecendo a permanência dos cotistas negros e indígenas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Infância.com X cultura e práticas pedagógicas
Descrição: Este projeto de extensão se insere no contexto histórico cultural marcado por rápidas transformações. Nota-se que o advento das novas tecnologias digitais e o uso da internet tem sido um dos elementos marcantes nesse fenômeno. Temos acesso a inúmeras informações e de forma muito rápida. Além disso podemos interagir com muitas pessoas e lugares ao mesmo tempo por meio da internet. Pierre Lévy (2007) denomina este momento como a era da cibercultura no qual o ciberespaço, a interconexão dos computadores do planeta tem se tornado muito importante para infraestrutura de produção, transação e gerenciamento econômico. Esse autor menciona que as crianças da atualidade são nativas digitais. DonTapscott (2010) as denomina Geração Y. Assim, as crianças do contexto atual que vivenciam o mundo cibernético no seu cotidiano, podem ser denominadas como infantes.com. Diante dessa realidade este projeto tem o propósito de efetivar discussões e reflexões sobre o momento histórico cultural que estamos inseridos, a fim de compreender a 'infância.com' para analisar e construir alternativas de práticas pedagógicas, fundamentadas na metodologia da educação a distância, de acordo com a perspectiva pedagógica situada apontada por Andréa Filatro(2009). O curso será oferecido a estudantes de cursos de licenciaturas, professores da educação básica e comunidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão - Coordenador / Tania Regina da Rocha Unglaub - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2016
Ciência EmCena: a ciência pelos olhos do teatro
Descrição: Com o objetivo de estabelecer um diálogo profícuo entre arte e ciências exatas, apresentamos ao Edital 001/2015 PROCULTURA de apoio a Ações de Cultura da UFSC e aprovamos a proposta de ação: "Ciência EmCena: a ciência pelos olhos do teatro", que visa trazer para o campus e cidade de Blumenau o espetáculo "Matéria Obscura", do núcleo de Teatro Arte e Ciência no Palco (ACP), da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para uma apresentação durante a Semana Acadêmica do campus UFSC/Blumenau, que acontecerá entre os dias 21 a 26 de setembro de 2015. Essa ação de cultura é parte integrante do projeto de extensão "Arte e Cultura no Campus de Blumenau" que, por sua vez, tem por objetivo estimular, durante o triênio 2015-2018, a promoção e a circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos na Universidade Federal de Santa Catarina, nos seus diversos campi, assim como aquelas produzidas pela comunidade acadêmica e por outras universidades do país e pelos cidadãos de Blumenau e região. Através desse projeto pretende-se ampliar a oferta de programação cultural na cidade e no campus, fomentando o intercâmbio artístico, promovendo ações de mediação cultural e oportunizando o acesso à arte e à cultura nas comunidades em que essa instituição está inserida..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Educação e Multiculturalismo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e multiculturalidade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Professora Homenageada com Placa na Cerimônia de Outorga de grau da turma IV (Açailândia/MA), do curso de Pedagogia a Distância (Graduação), Universidade do Estado de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, M. L. M.2018REIS, M. L. M.. Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias para cegos com base na interação social. Revista de Extensão, v. 15, p. 203-215, 2018.

2.
REIS, M. L. M.2011REIS, M. L. M.. VOZES E POLÍTICAS DA DIÁSPORA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: a Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora como movimento transnacional afrodiaspórico. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), v. 11, p. 101-131, 2011.

3.
REIS, M. L. M.2010REIS, M. L. M.. Diáspora como movimento social: implicações para a análise dos movimentos sociais de combate ao racismo. Ciências Sociais Unisinos, v. 46, p. 36-45, 2010.

4.
PAIN, R. S.2006PAIN, R. S. ; REIS, M. L. M. . Em busca do despertar: o fortalecimento da sociedade civil angolana após a primeira república. Em Tese (Florianópolis), v. 3, p. 44-66, 2006.

5.
REIS, M. L. M.2002REIS, M. L. M.; MORTARI, C. ; MARINHO, R. . Movimentos emancipatórios e de luta pelo reconhecimento de direitos. Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão - o desafio da interculturalidade e da equidade, CD, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, M. L. M.; MENDES, V. A. . Educação e Multiculturalidade. 1. ed. Florianópolis: DIOESC, 2013. v. 1. 140p .

2.
REIS, M. L. M.. Sociologia da Educação. 1. ed. Florianópolis: Dioesc, 2011. v. 1. 180p .

3.
REIS, M. L. M.. Antropologia. 1. ed. Florianópolis: DIOESC, 2011. v. 1. 124p .

Capítulos de livros publicados
1.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. ; BREIER, Fabieli Diones ; GOMES, Laura Palermo . Remodelando o Uniforme Escolar das Escolas Públicas do Município de Blumenau numa Perspectiva Sociotécnica. In: Rafael Moreira Ocampo Moré; Ana Júlia Dal Forno; Claudio José Amante; Alexandre Moraes Ramos. (Org.). Indústria Têxtil (2. : 2017 : Blumenau, SC) 2º Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria Têxtil. 1ed.Florianópolis: FUNJAB, 2017, v. 1, p. 103-120.

2.
REIS, M. L. M.. Reflexões sobre acionamentos identitários entre estudantes cotistas negros da UFSC. In: Ilse Scherer-Warren; Joana Céla dos Passos. (Org.). Ações afirmativas na universidade: abrindo novos caminhos. 1ed.Florianópolis: Editora da Ufsc, 2016, v. 1, p. 79-110.

3.
SCHERER-WARREN, Ilse ; PASSOS, J. C. ; REIS, M. L. M. ; Goss, Karine Pereira ; Cassoli, Alessandro T. ; Espirito Santo, Anna C. M. . Feminismo Negro e luta por inclusão nas Américas. In: Ilse Scherer-Warren; Joana Célia dos Passos. (Org.). Relações étnico-raciais: os controversos caminhos da inclusão. 1ed.Florianópolis: Atilènde, 2014, v. 1, p. 47-75.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. ; ORLANDI, Renata ; AGUIAR, G. C. O. ; FERREIRA, S. L. ; PONCE SALDÍAS, Daniel Alejandro ; GOMES, Laura Palermo ; COSTA, L. S. . Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias assistivas para cegos com base na interação social. In: 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2017, Foz do Iguaçu. 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Foz do Iguaçu: UNILA, 2017. v. 1. p. 1459-1462.

2.
Matos, B. T. P. ; REIS, M. L. M. . A formação de engenheiros na interação CTS: diagnóstico do mercado de trabalho para os engenheiros na área têxtil do Vale do Itajaí e competências demandadas. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville. Anais do XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017.

3.
Matos, B. T. P. ; REIS, M. L. M. . Tecendo redes sociotécnicas na formação de engenheiros têxteis. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2015.

4.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . Experiências em práticas curriculares de inovação e desenvolvimento regional e interação social no curso de engenharia têxtil da UFSC. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.

5.
REIS, M. L. M.. VOZES E POLÍTICAS DA DIÁSPORA NA AMÉRICA LATINA: do(s) movimento(s) negro(s) local(is) ao movimento afrodiaspórico. In: III Seminário Nacional e I Seminário Internacional Movimentos Sociais Participação e Democracia, 2010, Florianópolis. Anais do ... Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2010. v. 1.

6.
REIS, M. L. M.; MORTARI, C. ; MARINHO, R. . Movimentos emancipatórios e de luta pelo reconhecimento de direitos. In: Fronteiras étnico-culturais e fronteiras de exclusão - o desafio da interculturalidade e da equidade, 2002, Campo Grande. Fronteiras étnico-culturais e fronteiras de exclusão - o desafio da interculturalidade e da equidade, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Matos, B. T. P. ; AGUIAR, C. R. L. ; SILVA, F. C. ; REIS, M. L. M. ; AGUIAR, G. C. O. . Desenvolvimento dos uniformes do coral da ACEVALI. In: Congresso Internacional de Negócios de Moda, 2017, São Paulos. Anais do Congresso Internacional de Negócios de Moda - 2017. São Paulo: CINM, 2017. v. 1.

2.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . Implementando a disciplina Tecnologia, Sociedade e História em articulação com o campo de estudos CTS na formação de engenheiros. In: 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016, Florianópolis. 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - Caderno de Resumos, 2016.

3.
Matos, B. T. P. ; REIS, M. L. M. . Inovação Sociotécnica na formação de engenheiros têxteis para o desenvolvimento regional. In: XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - ESOCITE 2016, 2016, Curitiba. Anais da XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - ESOCITE 2016, 2018. v. 1.

4.
REIS, M. L. M.; MARINHO, R. ; MORTARI, C. . movimentos emancipatórios e de luta pelo reconhecimento de direitos. In: Fronteiras étnico-culturais e fronteiras de exclusão - o desafio da interculturalidade e da equidade - A etnicidade no contexto de uma sociedade intercultural, 2002, Campo Grande - MS. Fronteiras étnico-culturais e fronteiras de exclusão - o desafio da interculturalidade e da equidade - A etnicidade no contexto de uma sociedade intercultural. Campo Grande - MS: Educdb, 2002. v. 01.

5.
REIS, M. L. M.. A Universidade em Crise. In: VI Semana de pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis. VI Semana de pesquisa da UFSC, 1998. p. 258-258.

6.
REIS, M. L. M.. A Universidade em Crise. In: VIII Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1998, Florianópolis. Anais do VIII Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1998.

7.
REIS, M. L. M.. A Universidade em Crise. In: VII Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1997, Florianópolis. Anais do VII Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1997. p. 178-178.

8.
REIS, M. L. M.. A Universidade em Crise. In: VII Seminário de Iniciação Cientifica da UFSC, 1997, Florianópolis. VII Seminário de Iniciação Cientifica da UFSC, 1997.

9.
REIS, M. L. M.. Universidade em Crise. In: VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996, Florianópolis. Anais do VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica - Prêmio Jovem Pesquisador, 1996. v. 01. p. 208-208.

10.
REIS, M. L. M.. A universidade em Crise. In: IV Semana de Ciências Sociais, 1996, Florianópolis. IV Semana de Ciências Sociais, 1996.

Artigos aceitos para publicação
1.
REIS, M. L. M.. VOCES Y POLITICAS DE LA DIASPORA EN LA AMÉRICA LATINA Y CARIBE. New Cultural Frontiers: Sociological Review, 2011.

2.
REIS, M. L. M.. VOZES E POLÍTICAS DA DIÁSPORA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: A red de mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora como movimento transnacional afrodiaspórico.. Revista Brasileira do Caribe (Impresso), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias assistivas para cegos em interação social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
AGUIAR, G. C. O. ; REIS, M. L. M. ; Matos, B. T. P. ; AGUIAR, C. R. L. ; SILVA, F. C. . Modeling School Uniforms for Public Schools of Blumenau. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO: COPRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA CEGOS COM BASE NA INTERAÇÃO SOCIOTÉCNICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Matos, B. T. P. ; REIS, M. L. M. . Conhecendo as competências demandadas na indústria têxtil do Vale do Itajaí para a formação de engenheiros sob a perspectiva da interação CTS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . Implementando a disciplina Tecnologia, Sociedade e História em articulação com o campo de estudos CTS na formação de engenheiros.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . EXPERIÊNCIAS COM AS PRÁTICAS CURRICULARES DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL E INTERAÇÃO SOCIAL NO CURSO DE ENGENHARIA TÊXTIL DA UFSC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . ?Tecendo redes sociotécnicas na formação de engenheiros têxteis?.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . ?Experiências com práticas curriculares de inovação e desenvolvimento regional e interação social no curso de engenharia têxtil da UFSC?.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
REIS, M. L. M.. Movimento diaspórico e etnicidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
REIS, M. L. M.; TRINDADE, G. C. ; SANTOS, L. R. . Perfil socioeconômico, cultural e escolar e expectativas acadêmicas dos ingressantes em 2014 no Campus Blumenau da UFSC: desafios para o trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
REIS, M. L. M.. Educação Multicultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
REIS, M. L. M.. Vozes e políticas da diáspora na América Latina e Caribe: A Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribenhas y de la Diaspora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
REIS, M. L. M.; MORTARI, C. ; MARINHO, R. . Movimentos emancipatórios e de luta pelo reconhecimento de direitos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
REIS, M. L. M.. A universidade em Crise. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
REIS, M. L. M.. A universidade em Crise. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
REIS, M. L. M.. A universidade em Crise. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
REIS, M. L. M.. Diáspora como movimento social: políticas de combate ao racismo em perspectiva transnacional. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS, M. L. M.. Educação Sexual em Debate: nas ondas da rádio UDESC. 2012.

Redes sociais, websites e blogs
1.
REIS, M. L. M.. Um pouco de história da Indústria Têxtil do Vale do Itajaí. 2015; Tema: História da Indústria Têxtil. (Rede social).

2.
REIS, M. L. M.. Arte e Cultura no Campus de Blumenau. 2015; Tema: arte e cultura. (Rede social).

3.
REIS, M. L. M.. Sociedade, Tecnologia e História. 2014; Tema: História da ciência e tecnologia. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, M. L. M.; TRINDADE, G. C. . Cinema e docência: as teorias pedagógicas e a formação humana na universidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REIS, M. L. M.; Unglaub, Tania R. R. . Infância.com X cultura e práticas pedagógicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
POGGIO, I. S. N. ; Ventura, Lidnei ; MENDES, V. A. M. ; SANTOS, V. M. M. ; REIS, M. L. M. . Direitos Humanos e Políticas Públicas. 2012. (parecerista).

4.
REIS, M. L. M.. Formação de tutor - Universidade Aberta do Brasil/UDESC. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
REIS, M. L. M.. Curso de Extensão a distância para educadores do ensino médio: A pedagogia de paulo Freire. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOUZA, R. C. J. ; REIS, M. L. M. . Curso de Extensão a distância para educadores do ensino médio: A pedagogia de Paulo Freire. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
REIS, M. L. M.. Curso de Extensão a Distância para Educadores do Ensino Médio: A Pedagogia de Paulo Freire. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
REIS, M. L. M.. Curso de Extensão a distância para educadores do ensino médio: a Pedagogia de Paulo Freire. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
REIS, M. L. M.; PIANA, M. . Cultura e Educação:Construindo uma escola multicultural. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

10.
REIS, M. L. M.; AZIZE, R. L. ; PIANA, M. . Economia e Trabalho. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

11.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Educação e Sociedade. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

12.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Ideologia e Escola. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

13.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Trabalho e Novas Tecnologias. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

14.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Globalização e Cidadania. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

15.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. ; AMORIM, T. ; ROMANELLI, R. A. . Os desafios da sociologia contemporânea: educação e globalização. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

16.
REIS, M. L. M.; MARINHO, R. ; MORTARI, C. . Antropologia Cultural e Multiculturalismo. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

17.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Ciência e Tecnologia. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS, M. L. M.; PASSOS, J. C.; MINELLA, L. S.; LIMA, Patricia de Moraes; TOURINHO, F. S. V.. Participação em banca de Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira. Negros e indígenas: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho.. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
JULIANO, Dilma Beatriz Rocha; SANDRINI, Paulo R.,; REIS, M. L. M.. Participação em banca de Josane Fernanda Lisboa Chinkevicz. Identidade e Juventude: um olhar do jovem sobre si mesmo. 2014. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
JULIANO, Dilma Beatriz Rocha; GOMES NETO, Alvaro de Souza; REIS, M. L. M.; SÁ, Jussara Bithencourt de; OROFINO, Maria Isabel Rodrigues. Participação em banca de Karen Cristina Kraemer Abreu. Caminhos da Copa: um olhar sobre o roteiro eurocêntrico da FIFA e o Brasil do futebol. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
PASSOS, J. C.; REIS, M. L. M.; MINELLA, L. S.; LIMA, Patricia de Moraes. Participação em banca de Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira. Negros e indígenas: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
JULIANO, Dilma Beatriz Rocha; SANDRINI, Paulo R.,; REIS, M. L. M.. Participação em banca de Josane Fernanda Lisboa Chinkevicz. Juventude e identidade: um olhar do jovem sobre si mesmo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
REIS, M. L. M.; PONCE SALDÍAS, Daniel Alejandro; Correa, J. C.. Participação em banca de Neseli Dolzan. A Tecnologia e sua Relação com a Formação Humana na Perspectiva de Álvaro Vieira Pinto. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, M. L. M.; MORTARI, C.; Cardoso, Paulino de Jesus Francisco. Participação em banca de Mário Augusto Gomes da Silva.A umbanda no Rio Vermelho: Um estudo de caso sobre a institucionalização dos terreiros (2001-2008). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
REIS, M. L. M.. Participação em banca de Alessandra Maria de Espindola.Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - Estudo da Agenda e dos Representantes dos Conselhos de Florianópolis - 1997/1998 e Blumenau - 1998/1999. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
REIS, M. L. M.; Ventura, Lidnei; Grigoli, Juliana; Silva, Solange Cristina da. Processo Seletivo 07/2011/UDESC. 2011. Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
REIS, M. L. M.; MONTE, Jaime Bezerra do; MORTARI, C.; SOUZA, R. C. J.; SANTOS, Lucimara da Cunha. COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE CONCLUSÃO DA TURMA T5-CRICIÚMA DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
ANDERLE, E. N.; REIS, M. L. M.; MOMBELLI, R.; SUPLENTE, F. C.. Banca Examinadora do Processo Seletivo - 06-2002. 2002. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Discussões iniciais sobre curricularização da extensão. 2018. (Encontro).

2.
12th Internacional Conference on Social Sciences.Modeling School Uniforms for Public Schools of Blumenau. 2017. (Outra).

3.
Discutindo a Extensão na UFSC. 2017. (Outra).

4.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Implementando a disciplina Tecnologia, Sociedade e História em articulação com o campo de estudos CTS na formação de engenheiros. 2016. (Seminário).

5.
Discutindo a Extensão na UFSC.A extensão no campus de Blumenau. 2016. (Seminário).

6.
I CineDebate da UFSC Blumenau.Discutindo o trabalho escravo na indústria têxtil. 2016. (Outra).

7.
I Seminário Nacional de Gestão em Ações Afirmativas no Ensino Superior.Mulheres, ações afirmativas e diversidade. 2016. (Seminário).

8.
Simpósio de Educação Empreendera. 2016. (Simpósio).

9.
17º Congresso Brasileiro de Sociologia. Experiências com práticas curriculares de inovação e desenvolvimento regional e interação socialno curso de Engenharia Têxtil da UFSC. 2015. (Congresso).

10.
VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade.Tecendo redes sociotécnicas na formação de engenheiros têxteis. 2015. (Simpósio).

11.
VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2015. (Simpósio).

12.
4º Encontro do Curso de Extensão Lideranças Negras Femininas: reflexões sobre gênero, cor e classe social.Mulheres negras e educação no Brasil e nas Américas. 2014. (Encontro).

13.
IV Seminário Nacional Movimentos Sociais e Participação no Brasil. Diálogos transversais. 2014. (Seminário).

14.
Seminário Interdisciplinar em museologia. 2014. (Seminário).

15.
Seminário Interdisciplinar em Museologia. 2014. (Seminário).

16.
VI Seminário de Formação continuada: Práticas inovadoras em Educação a Distância.Acessibilidade na EAD: desenhos, recursos e práticas inovadoras. 2012. (Seminário).

17.
VI Seminário de Formação continuadaPráticas Inovadoras em Educação a Distância: desafios e perspectivas.Práticas Inovadoras em Educação a Distância: desafios e perspectivas. 2012. (Seminário).

18.
A universidade aberta do Brasil - UAB e o plano de ações articuladas - PAR. 2010. (Outra).

19.
Formação de Tutor Universidade Aberta do Brasil/UDESC.Formação de tutor. 2010. (Outra).

20.
IV Seminário Formação Continuada em Educação a Distância. 2010. (Seminário).

21.
Vi Simpósio Internacional de Estudos Caribenhos - Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas.Vozes e políticas da diaspora na América Latina e Caribe: a Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diaspora. 2010. (Simpósio).

22.
III Seminário de Formação Continuada em Educação a Distância.III Seminário de Formação Continuada em Educação a Distância. 2009. (Seminário).

23.
II Seminário de Formação Continuada em Educação a Distância.II Seminário de Formação Continuada em Educação a Distância. 2008. (Seminário).

24.
Colóquio sobre metodologias e práticas de pesquisa em ciências da educação. 2007. (Outra).

25.
I Seminário de Avaliação do uso do MOODLE como sistema de gerenciamento de cursos e disciplinas. 2007. (Seminário).

26.
Utilização de plataformas virtuais em disciplinas semi-presenciais em programas de mestrado. 2006. (Outra).

27.
Utilização de Plataformas Virtuais em Disciplinas Semi-Presenciais em Programas de Mestrado - Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - FAED/UDESC. 2006. (Outra).

28.
A reforma do sistema financeiro mundial. 2002. (Oficina).

29.
Curso de Teoria das Ciências Sociais da ANPOCS. 2002. (Outra).

30.
Esboço para uma economia mundial alternativa. 2002. (Oficina).

31.
Fronteiras étnico-culturais e fronteiras de exclusão - o desafio da interculturalidade e da equidade.movimentos emancipatórios e de luta pelo reconhecimento de direitos. 2002. (Seminário).

32.
Globalização e Estado Social. 2002. (Oficina).

33.
II Fórum Social Mundial. 2002. (Outra).

34.
Legitimidade das ONGs e sua relação com os formadores de opinião pública. 2002. (Oficina).

35.
O futuro do trabalho: globalização da insegurança. 2002. (Oficina).

36.
XXVI Encontro Anual da ANPOCS. 2002. (Encontro).

37.
XXIV Encontro Anual da Anpocs. 2000. (Encontro).

38.
Curso de Teoria Social Contemporânea - ANPOCS. 1999. (Outra).

39.
XXIII Encontro Anual da Anpocs. 1999. (Encontro).

40.
VIII Seminário de Iniciação Científica da UFSC.A universidade em Crise. 1998. (Seminário).

41.
Ensino Superior no Brasil: Problemas e Perspectivas. 1997. (Seminário).

42.
VII Seminário de Iniciação Cientifica da UFSC.A Universidade em Crise. 1997. (Seminário).

43.
XXI Encontro Anual da Anpocs. 1997. (Encontro).

44.
IV Semana de Ciências Sociais.Universidade em Crise. 1996. (Seminário).

45.
VI Seminário Catarinense de Iniciação Cientifica.A Universidade em Crise. 1996. (Seminário).

46.
Seminário: A LDB em Debate. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . SNCT - Palestra - Empreendedorismo Social. 2017. (Outro).

2.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. . Desenvolvimento e Inovação Social em Debate: tecnologias asssitvas - mobilidade e moda inclusiva. 2016. (Outro).

3.
REIS, M. L. M.. I CineDebate da UFSC - Blumenau. 2016. (Outro).

4.
REIS, M. L. M.. Ciência EmCena: a ciência pelos olhos do teatro. 2015. (Outro).

5.
Boemo, A. P. S. ; REIS, M. L. M. ; PINTO, A. R. ; MARANGONI, C. ; EL YOUSSEF, E. S. ; BORGES VALLE, J.A.B. . 1° SAENG - Primeira Semama Acadêmica das Engenharias da UFSC campus Blumenau. 2014. (Outro).

6.
REIS, M. L. M.. 13ª SEPEX ? Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. (Outro).

7.
REIS, M. L. M.. IV Seminário Educação, Relaçoes Raciais e Multiculturalismo, II Seminário Internacional Áfricas, e II Seminário Memória e Experiência. 2010. (Outro).

8.
REIS, M. L. M.. IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, II Seminário Internacional Áfricas, e II Seminário Memória e Experiência. 2010. (Outro).

9.
REIS, M. L. M.. IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, II Seminário Internacional Áfricas, e II Seminário Memória e Experiência. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Regiani Francez Novak. O TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO COM AS CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PASSAGEM? TRANSIÇÃO? PERCURSO?. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Raquel Stumpf Bernardes. O movimento de desescolarização como crítica a educação contemporânea. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Anelize Baumgartner de Oliveira. A EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: uma análise dos desafios, limites e possibilidades.. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Raquel Bernardes Correa. EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E CULTURAS INFANTIS: ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GASPAR/SC. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
REIS, M. L. M.. Sociologia da Educação. 1. ed. Florianópolis: Dioesc, 2011. v. 1. 180p .

2.
REIS, M. L. M.. Antropologia. 1. ed. Florianópolis: DIOESC, 2011. v. 1. 124p .

3.
REIS, M. L. M.; MENDES, V. A. . Educação e Multiculturalidade. 1. ed. Florianópolis: DIOESC, 2013. v. 1. 140p .

1.
REIS, M. L. M.; Matos, B. T. P. ; BREIER, Fabieli Diones ; GOMES, Laura Palermo . Remodelando o Uniforme Escolar das Escolas Públicas do Município de Blumenau numa Perspectiva Sociotécnica. In: Rafael Moreira Ocampo Moré; Ana Júlia Dal Forno; Claudio José Amante; Alexandre Moraes Ramos. (Org.). Indústria Têxtil (2. : 2017 : Blumenau, SC) 2º Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria Têxtil. 1ed.Florianópolis: FUNJAB, 2017, v. 1, p. 103-120.


Apresentações de Trabalho
1.
REIS, M. L. M.. Movimento diaspórico e etnicidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REIS, M. L. M.; TRINDADE, G. C. ; SANTOS, L. R. . Perfil socioeconômico, cultural e escolar e expectativas acadêmicas dos ingressantes em 2014 no Campus Blumenau da UFSC: desafios para o trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
REIS, M. L. M.; TRINDADE, G. C. . Cinema e docência: as teorias pedagógicas e a formação humana na universidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REIS, M. L. M.; Unglaub, Tania R. R. . Infância.com X cultura e práticas pedagógicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Educação e Sociedade. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

2.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Ideologia e Escola. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

3.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Trabalho e Novas Tecnologias. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

4.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Ciência e Tecnologia. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

5.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. . Globalização e Cidadania. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

6.
REIS, M. L. M.; ALL, M. P. A. L. F. E. ; AMORIM, T. ; ROMANELLI, R. A. . Os desafios da sociologia contemporânea: educação e globalização. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

7.
REIS, M. L. M.; AZIZE, R. L. ; PIANA, M. . Economia e Trabalho. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

8.
REIS, M. L. M.; PIANA, M. . Cultura e Educação:Construindo uma escola multicultural. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).

9.
REIS, M. L. M.; MARINHO, R. ; MORTARI, C. . Antropologia Cultural e Multiculturalismo. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Pedagógico).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS, M. L. M.. Educação Sexual em Debate: nas ondas da rádio UDESC. 2012.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, M. L. M.. Ciência EmCena: a ciência pelos olhos do teatro. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
REIS, M. L. M.. Sociedade, Tecnologia e História. 2014; Tema: História da ciência e tecnologia. (Rede social).

2.
REIS, M. L. M.. Um pouco de história da Indústria Têxtil do Vale do Itajaí. 2015; Tema: História da Indústria Têxtil. (Rede social).

3.
REIS, M. L. M.. Arte e Cultura no Campus de Blumenau. 2015; Tema: arte e cultura. (Rede social).



Outras informações relevantes


Segunda Colocada no Concurso Público da Universidade Federal de Santa Catarina (Campus de Blumenau), categoria funcional de professor de ensino superior, Classe Adjunto, para a disciplina de SOCIOLOGIA. Resultado publicado no DOU de 27/02/2014.
Segunda Colocada no Concurso Público da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus de Curitiba), categoria funcional de professor de ensino superior, Classe Adjunto, para a disciplina de SOCIOLOGIA, Edital nº 125/2012 DIRGEP. Resultado publicado no DOU de 20/12/2012.

De acordo com a portaria interna do CEAD/UDESC Nº 147/2012, de 29/10/2012 possuo credenciamento para atuar nas seguintes disciplinas: Educação e Meio Ambiente; Fundamentos da Educação a Distância; Educação Para a Sustentabilidade; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Didática da Educação a Distância; Metodologia da Educação a Distância. 

Primeira colocada no Processo Seletivo Edital 004/2010 da UDESC para a área de conhecimento Ciências Sociais e Educação.

Membro da ABPN (Associação dos pesquisadores e pesquisadoras negros e negras), desde 15 de dezembro de 2009, sob o número de filiação 425PPOS.

Segunda colocada no Processo Seletivo Simplificado do Departamento de Sociologia e Ciências Políticas - SPO/CFH/UFSC, instituído pelo Edital n° 016/DDPP//DDPP/2008, para a área de Sociologia Política.

Primeira colocada no Processo Seletivo Edital 004/2006 da UDESC para a disciplina Sociologia.



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