Nina Célia Almeida de Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6663081785223445
  • Última atualização do currículo em 29/06/2017


Possui graduação em Letras Português-Francês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1971), mestrado em Ciência Política - Colorado State University (1980) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Aposentou-se em 2009, como Professor Associado- 2 da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática sistêmico-funcional, teoria da avaliatividade, gêneros textuais, argumentação. Trabalhou como professor de Língua Portuguesa e Latim no Curso de Letras Português e Literaturas a Distância da UFSM, de 2012 a 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nina Célia Almeida de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, N. C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.
Prédio 16 - Educação, Biologia e Letras
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208480
URL da Homepage: http://w3.ufsm.br/prograd/not.php?id=978


Formação acadêmica/titulação


1989 - 1994
Doutorado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: As múltiplas faces da incongruência: uma introdução ao estudo do texto humorístico, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: Leci Borges Barbisan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: organização textual; cognição; humor; incongruência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1977 - 1980
Mestrado em Ciência Política.
Colorado State University System, CSU, Estados Unidos.
Título: The Chilean Road to Socialism,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: Sue Ellen Charlton.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Terceiro mundo; sistema de governo; socialismo; Chile.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1968 - 1971
Graduação em Letras Português Francês.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição, FIC, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Capacitação de Docentes/Professores-Pesquisadores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Auxiliar de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria de 1973 a 1976

Vínculo institucional

1973 - 1976
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2006 - Atual
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Letras.
10/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
11/2004 - Atual
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Coordenadora do Laboratório de Português (LABPORT) (Portaria 036/2005).
6/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

11/1996 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Serviço realizado
Elaborador ou revisor de provas de língua portuguesa para vestibular, PEIES e concursos públicos.
6/1994 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPGLET 804 - Avaliação na linguagem
PPGLET 800 - Gramática sistêmico-funcional
LTV 854 - Tipologia textual
LTV 855 - Texto e argumentação
LTV 868 - Texto, história, gramática e argumentação
LTV 869 - Tópicos avançados de sintaxe
09/1984 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTV 407 - Visão crítica do português atual
LTV 1012 - Sintaxe do português
LTV 1011 - Morfologia do português
LTV1050 - Descrição de padrões sintáticos contemporâneos
LTV1042 - Padrões sintáticos em textos da mídia
LTV1051 - Gramática funcional do português I
9/1984 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Serviço realizado
Avaliador de redações do vestibular.
10/1996 - 12/2005
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Coordenadora do Grupo de Trabalho de Língua Portuguesa do PEIES.
12/2003 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Subchefe do Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 031/2004).
3/2001 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
12/2000 - 10/2002
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Chefe de Departamento (Portaria 078/2000).
10/2000 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Letras (Portaria 514/2000).
4/2000 - 4/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Letras (Portaria 063/2000).
3/1999 - 12/2001
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Estudos de Português - NEP.
7/1999 - 11/2000
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Vice-Chefe do Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 059/99).
11/1995 - 11/1996
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Subchefe do Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 71/95).
8/1994 - 11/1995
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Letras (Portaria 53/94).

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1984
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 60



Linhas de pesquisa


1.
GRPesq/CNPQ - A linguagem como prática social (UFSM 0043; GAP/CAL= 11698)

Objetivo: Seguindo concepção de Fairclough, considerar a linguagem como forma de ação e não como atividade puramente individual ou reflexo do contexto..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Projetos de pesquisa


2008 - 2011
GAP/CAL 022664 - Análise crítica de gêneros: representações sociais, identidade e multiletramento
Descrição: Projeto que centraliza as produções individuais, orientações de mestrado, doutorado e iniciação científica dos participantes da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação "Linguagem no contexto social". Tendo o gênero textual como ponto de partida, são discutidas questões relativas a aspectos das representações que a sociedade constrói sobre si mesma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Nina Célia Almeida de Barros - Coordenador / Désirée Motta Roth - Integrante / Vera Lúcia Pires - Integrante.
2008 - Atual
GAP/CAL 022802 - Análise Funcional do Português
Descrição: A pesquisa utiliza pressupostos da gramática funcional com base em Halliday e seguidores. Utilizando como corpus textos midiáticos, o projeto pretende analisar a oração de três ângulos: como mensagem, como interação e como representação. Uma vez desenvolvida essa etapa, buscará analisar o que está acima da oração (complexos oracionais) e além da oração (os modos metafóricos de expressão)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Nina Célia Almeida de Barros - Coordenador.
2003 - Atual
GAP/CAL 14243 - Gêneros e textos: caracterizações através da história
Descrição: O projeto visa a analisar as características genéricas de textos clássicos e contemporâneos e descrever o funcionamento de construções gramaticais em diversos gêneros escolhidos como corpus de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Nina Célia Almeida de Barros - Coordenador.


Projetos de extensão


2005 - 2007
GAP/CAL 017627 Prática de leitura e redação no ensino fundamental, médio e superior
Descrição: O projeto tem por objetivo central proporcionar aos alunos do Curso de Português da UFSM experiências pedagógicas relacionadas à leitura e à redação nos três níveis de ensino. Busca fundamentar o ensino de leitura e redação nos gêneros textuais; relacionar os diversos gêneros com suas funções interativas; identificar, especialmente em jornais e revistas, a especificidades de cada gênero, levando em consideração tema, organização e estilo; basear a produção textual em situações concretas de uso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Nina Célia Almeida de Barros - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FUZER, Cristiane2010FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . Ações verbais em textos jurídicos. Nonada (Porto Alegre), v. 14, p. 83, 2010.

2.
FUZER, Cristiane2008FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . Processo penal como sistema de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, v. 8, p. 43-64, 2008.

3.
FUZER, Cristiane2007FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . Expressão de tempo e transitividade em alegações finais. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 129-140, 2007.

4.
WEBER, Andréa2006WEBER, Andréa ; BARROS, N. C. A. . O gênero reportagem em veículo de assessoria de comunicação para o público rural. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 6, n.2, p. 199-212, 2006.

5.
WEBER, Andréa2006WEBER, Andréa ; BARROS, N. C. A. . Histórias de vida como recurso persuasivo em um jornal rural. Animus (Santa Maria), Santa Maria, v. 1, n.1, p. 151-168, 2006.

6.
VARGAS, Cristiane Fuzer de2003VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . Texto de popularização científica: o discurso da ciência transformado. Expressão (Santa Maria), UFSM - Santa Maria, v. 1, n.jan-jun, p. 84-88, 2003.

7.
CABRAL, Sara Regina Scotta2003CABRAL, Sara Regina Scotta ; BARROS, N. C. A. . Estrutura textual e transitividade: a carta do leitor como construção da experiência. Expressão (Santa Maria), UFSM-Santa Maria, v. 1, n.jan-jun, p. 186-192, 2003.

8.
BARROS, N. C. A.2001BARROS, N. C. A.. O princípio cooperativo e o texto humorístico. Expressão (Santa Maria), Santa Maria, v. 1, n.1, p. 113-119, 2001.

9.
BARROS, N. C. A.2001 BARROS, N. C. A.. Piadas de forma fixa: características do gênero. Expressão (Santa Maria), Santa Maria, v. 2, p. 103-107, 2001.

10.
BARROS, N. C. A.2000 BARROS, N. C. A.. Humor de incongruência. Expressão (Santa Maria), Santa Maria, v. 1, n.1, p. 180-186, 2000.

11.
BARROS, N. C. A.2000BARROS, N. C. A.. A descrição com base na incongruência. Expressão (Santa Maria), Santa Maria, RS, v. 2, p. 147-158, 2000.

12.
BARROS, N. C. A.2000 BARROS, N. C. A.. Contribuições da gramática funcional para a análise de texto. Coleção Ensaios (Santa Maria), UFSM/SM, v. 3, n.dez/2000, p. 9-16, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROTH, Désirée Motta (Org.) ; BARROS, N. C. A. (Org.) ; RICHTER, Marcos Gustavo (Org.) . Linguagem, cultura e sociedade. 1. ed. Porto Alegre: Editora e Gráfica Eficiência Ltda., 2006. v. 1. 201p .

Capítulos de livros publicados
1.
FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . Accusation and Defense: The Ideational Metafunction of Language in the Genre Closing Argument.. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D.. (Org.). Genre in a Changing World: Perspectives on Writing.. 1ed.Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2009, v. 1, p. 79-97.

2.
BARROS, N. C. A.. Variações sobre o mesmo tema. In: Désirée Motta-Roth; Nina Célia Barros; Marcos Gustavo Richter. (Org.). Linguagem, cultura e sociedade. 1ed.Porto Alegre: Editora e Gráfica Eficiência Ltda., 2006, v. 1, p. 67-78.

3.
CABRAL, Sara Regina Scotta ; BARROS, N. C. A. . Polidez e função interpessoal: uma análise de gênero. In: Vera Lúcia Lopes Cristóvão; Elvira Lopes Nascimento. (Org.). Gêneros textuais: teoria e prática II. 1ed.União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005, v. 2, p. 11-20.

4.
BARROS, N. C. A.. Estratégias de ataque à face em gêneros jornalísticos. In: José Luiz Meurer; Désirée Motta-Roth. (Org.). Gêneros textuais e práticas discursivas. 1ªed.Bauru: EDUSC, 2002, v. , p. 199-214.

5.
BARROS, N. C. A. . Redação do vestibular: discutindo critérios de avaliação. In: Paz, D. M. S; Ginzburg, J.. (Org.). Leitura e produção de textos. 1ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 1999, v. , p. 13-21.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . Acusação e defesa: a função ideacional da linguagem no gênero alegações finais. In: 4º Simpósio Internacional de estudos de gêneros textuais - 4º SIGET, 2007, Tubarão-SC. Anais ... SIGET. Tubarão: CD-ROM, 2007. v. 1. p. 874-888.

2.
WEBER, Andréa ; BARROS, N. C. A. . O gênero reportagem em veículo de assessoria de comunicação para o público rural. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (17-19/08), 2005, Santa Maria. Anais ... SIGET. Porto Alegre: Disc Press, 2005. v. 1. p. 2-10.

3.
CABRAL, Sara Regina Scotta ; BARROS, N. C. A. . Função interpessoal e papéis exercidos por participantes no texto não-verbal. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (17-19/08), 2005, Santa Maria. Anais ... SIGET. Porto Alegre: Disc Press, 2005. v. 1. p. 11-25.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, N. C. A.. A linguística sistêmico-funcional: contribuições e expectativas. In: 17º InPLA, 2009, São Paulo. 17º InPLA - Perspectivas, dimensões e desafios da linguística aplicada. São Paulo: PUC-SP, 2009. v. 1. p. 28-28.

2.
FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . Expressão de tempo e transitividade em um texto jurídico. In: 16º InPLA, 2007, São Paulo. Linguagem em atividades. São Paulo: PUC-SP, 2007. v. 1. p. 463-463.

3.
FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . A transitividade em textos jurídicos em língua portuguesa e a relação com as atividades dos sujeitos processuais. In: 33rd International Systemic Functional Congress (10-15/07), 2006, São Paulo. 33rd ISFC July 2006 - Program and Abstracts. São Paulo: PUC-SP, 2006. v. 1. p. 113-113.

4.
CABRAL, Sara Regina Scotta ; BARROS, N. C. A. . Linguagem e avaliação: uma análise de texto opinativo. In: 33rd International Systemic Functional Congress (10-15/07), 2006, São Paulo. 33rd ISFC July 2006 Program and Abstracts. São Paulo: PUC-SP, 2006. v. 1. p. 92-92.

5.
FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . A intertextualidade em um processo penal sob a perspectiva da análise crítica do discurso. In: XVII Seminário do CELLIP (27-29/10), 2005, Guarapuava. Cadernos de Resumos do Cellip. Paraná: Unicentro, 2005. v. 1. p. 65-65.

6.
PILLON, Samariene Lúcia Lopes ; BARROS, N. C. A. . A argumentação no gênero carta do leitor. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (17-19/08), 2005, Santa Maria. Anais III SIGET 2005 (CD). Port Alegre: Disc Press, 2005. v. 1. p. 44-44.

7.
FUZER, Cristiane ; BARROS, N. C. A. . Análise de um sistema de gêneros textuais. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (17-19/08), 2005, Santa Maria. Anais III SIGET 2005 (CD). Porto Alegre: Disc Press, 2005. v. 1. p. 57-57.

8.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . Análise de cartas de cobrança sob a perspectiva de gênero discursivo. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada (10-14/10), 2004, São Paulo. Cadernos de Resumos do VII CBLA. São Paulo: LAEL- PUC/SP, 2004. v. 1. p. 147-148.

9.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . Textos de divulgação científica: o acesso ao público leigo ao universo da ciência. In: XVI Jornada Acadêmica Integrada (26-28/03), 2002, Santa Maria. Anais da XVI Jornada Acadêmica Integrada (CD-ROM). Santa Maria: Editora da UFSM, 2002.

10.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . Do hermetismo à linguagem cotidiana: o texto de divulgação científica. In: 50º Seminário do GEL (23-25/05), 2002, São Paulo. Resumos do 50º Seminário do GEL. São Paulo: Contexto, 2002. v. 1. p. 147-147.

11.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . A estrutura temática da informação numa abordagem funcionalista. In: I Congresso Internacional das Linguagens e V SENELP (30-07/02-08), 2002, Erechim. Anais - Linguagens & Linguagens. Erechim: URI - Editora Universitária, 2002. v. 1. p. 154-154.

12.
PARANHOS, M. A. L. ; BARROS, N. C. A. . O papel dos modalizadores nos textos de orientação jurídica da Revista Claudia. In: I Congresso Internacional das Linguagens e V SENELP (30-07/02-08), 2002, Erechim. Anais - Linguagens & Linguagens. Erechim: URI - Editora Universitária, 2002. v. 1. p. 128-128.

13.
CABRAL, Sara Regina Scotta ; BARROS, N. C. A. . Estrutura textual e transitividade: a carta do leitor e a construção da experiência. In: VII Seminário Internacional de Educação e I Encontro Nacional de Língua e Literatura (3-4/10), 2002, Cachoeira do Sul. Resumos do VII Seminário internacional de Educação. Cachoeira do Sul: ULBRA, 2002.

14.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . Textos de PC: o conhecimento científico ao alcance de todos. In: VIII Seminário Institucional de Iniciação Científica e VIII Mostra de Iniciação Científica (23-25/10), 2002, Santiago - RS. A Reconstrução do Conhecimento Científico e Tecnológico na Era da Sustentabilidade. Santiago - RS: URI- Santiago, 2002. p. 521.

15.
CABRAL, Sara Regina Scotta ; BARROS, N. C. A. . Carta do leitor: diferentes estruturas e representações de mundo. In: XXI Semana de Letras e VII Seminário Internacional de Língua e Literatura (8-11/10), 2002, Santa Maria.. Língua e Literatura: derrubando fronteiras. Santa Maria.: UFSM, 2002. v. 1. p. 44-45.

16.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . Estrutura tema-rema: estratégia de organização do texto. In: XXI Semana de Letras e VII Seminário Internacional de Língua e Literatura (8-11/10), 2002, Santa Maria.. Língua e Literatura: derrubando fronteiras. Santa Maria: UFSM, 2002. v. 1. p. 66.

17.
WOLLENHAUPT, S. ; BARROS, N. C. A. . Títulos de matérias esportivas impressas: análise dos procedimentos lingüísticos. In: XXI Semana de Letras e VII Seminário Internacional de Língua e Literatura (8-11/10), 2002, Santa Maria. Língua e Literatura: derrubando fronteiras. Santa Maria: UFSM, 2002. v. 1. p. 124-124.

18.
FERRAZ, M. M. S. ; BARROS, N. C. A. . Uma análise do gênero coluna social nas revistas Caras e Isto É Gente. In: XXI Semana de Letras e VII Seminário Internacional de Língua e Literatura (8-11/10), 2002, Santa Maria. Língua e Literatura: derrubando fronteiras. Santa Maria: UFSM, 2002. v. 1. p. 63-63.

19.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . A articulação tema-rema nos textos de popularização científica. In: XVII Jornada Acadêmica Integrada (2-4/10), 2002, Santa Maria. Anais da XVII JAI (CD-ROM). Santa Maria: UFSM, 2002.

20.
PARANHOS, M. A. L. ; BARROS, N. C. A. . Modalizadores como expedientes argumentativos nos textos jurídicos de aconselhamento da Revista Claudia. In: 50º Seminário do GEL (23-25/05), 2002, São Paulo. Resumos do 50º Seminário do GEL. São Paulo: Contexto, 2002. v. 1. p. 267-268.

21.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BARROS, N. C. A. . As regularidades nos textos de divulgação científica. In: III SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (12-14/11), 2001, Pelotas.. Linguagem e Ensino. Escrita: questões e perspectivas. Pelotas: Editora UCPel, 2001. v. 1. p. 78-79.

22.
BARROS, N. C. A.. Texto humorístico: acordo, participantes e contexto. In: III Congresso de Língua e Literatura e II Congresso de Comunicação Social (19-21/09), 2000, Joaçaba. Programação e Caderno de Resumos. Joaçaba - SC: Centro de Ciências da Educação, Humanas e Letras, 2000. v. 1. p. 15-15.

23.
BARROS, N. C. A. . A incongruência nas descrições humorísticas. In: II Congresso Nacional da Abralin (25-27/02), 1999, Florianópolis. Caderno de Resumos - II Congresso Nacional. Florianópolis: Rocha - Gráfica Editora, 1999. v. 1. p. 178-178.

24.
BARROS, N. C. A. . Técnicas de elaboração de piadas. In: III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita (12-16/04), 1999, Maceió. Caderno de Resumos do III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Maceió: Imprensa Universitária/UFAL, 1999. v. 1. p. 72-72.

25.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; AUGUSTIN, I. ; GEHRKE, N. ; BARROS, N. C. A. . Software educacional: as estratégias e os recursos da argumentação. In: II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (29-09/1º-10), 1999, Pelotas. Programa e Resumos do II Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. Pelotas: Editora da UCPel, 1999. v. 1. p. 81-82.

26.
BENCHIMOL, Ana Paula ; VARGAS, Cristiane Fuzer de ; BRUGNERA, E. ; NARDI, R. M. ; SCAPIN, V. ; BARATTO, V. ; BARROS, N. C. A. . Formação de revisores de texto. In: 12º Seminário Novas Propostas (12/08), 1999, Santa Maria. Caderno de Resumos da 12ª Edição Seminários Novas Propostas. Santa Maria: CAL/UFSM, 1999. v. 1. p. 43-43.

27.
NASCIMENTO, S. S. ; BARROS, N. C. A. . Fatores de coerência do texto arcaico pragmático Orto do Esposo: uma análise do prólogo. In: XIV Jornada Acadêmica Integrada (10-11/11), 1999, Santa Maria. Anais da XIV Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1999. v. 1. p. 45-45.

28.
SANTOS, C. R. C. ; BARROS, N. C. A. . Argumentação através de carta: uma proposta de redação de vestibular. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino (8-9/10), 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1996. v. 1. p. 57-57.

29.
AYRES, C. R. ; BARROS, N. C. A. . Modalizadores: a materialização das intenções do locutor.. In: II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Anais da II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1995. v. 1. p. 5-5.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, N. C. A.. Cartas do leitor: argumentação e sintaxe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, N. C. A.. Discutindo gramática funcional em nível avançado. I Encontro de Professores de Língua Inglesa (EPLI), UFSM (16-19/11). 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARROS, N. C. A.. Princípios de Sintaxe Funcional. XXII Semana de Letras, UFSM (5-8/10). 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARROS, N. C. A.. Avaliação de textos. Semana Acadêmica de Letras (03-05/12). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARROS, N. C. A.. Princípios da Gramática Funcional. III Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade (26-11). 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARROS, N. C. A.. Lendo a fábula: de Esopo a Jô Soares. I Seminário de Estudos Neolatinos: a linguagem através dos tempos, UFSM (19-23/08). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VARGAS, Cristiane Fuzer de ; WALKER, E. ; POZZEBON, S. ; AUGUSTIN, I. ; GEHRKE, N. ; BARROS, N. C. A. . Construção de software educacional multimídia: relato de uma experiência, II Simpósio de Informática do Planalto Médio (8-10/5). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARROS, N. C. A. . Experiência com redação em processos seletivos, V Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular, SM, RS (26-10). 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARROS, N. C. A.. Leitura e redação na escola. Jornada Pedagógica do Núcleo de Orientação de Ensino Supletivo, Ijuí, RS (9/12). 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BARROS, N. C. A.. Redação no Ensino Médio. I Seminário Regional para o Ensino Médio, SM, RS (17-11). 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BARROS, N. C. A.. Redação no Vestibular/ 99. O Livro em Debate, SM, RS (11-11). 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARROS, N. C. A.. Redação na Universidade Federal de Santa Maria, IV Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular, UNISINOS, São Leopoldo, RS (5-9). 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARROS, N. C. A.. Leitura e produção de textos no 1º grau. V Encontro Municipal da Leitura, São Francisco de Assis, RS (05-06). 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARROS, N. C. A.. Leitura no Ensino Médio. I Curso Regional de Atualização do Profissional em Educação, Ibirubá, RS (24-07). 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARROS, N. C. A.. Redação no Vestibular/ 98: critérios de avaliação. O Livro em Debate, SM, RS (20/11). 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARROS, N. C. A.. 1ª edição das Ações Pedagógicas das Provas de Acompanhamento do PEIES, Cachoeira do Sul, RS (22-08). 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BARROS, N. C. A.. 1ª edição das Ações Pedagógicas das Provas de Acompanhamento do PEIES, Santana do Livramento, RS (15-08). 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BARROS, N. C. A.. 1ª edição das Ações Pedagógicas das Provas de Acompanhamento do PEIES, São Luiz Gonzaga, RS (29-08). 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BARROS, N. C. A.. Avaliação de redações. I Encontro Pedagógico Regional de Metodologia e Avaliação, Ibirubá, RS (08-08). 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BARROS, N. C. A.. Avaliação de texto: critérios e alternativas. Encontro de Professores de Língua Portuguesa do 2º Grau, São Borja, RS (25-09). 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARROS, N. C. A.. Marcado ou não marcado não é a questão, a questão é: onde está o Tema?. Porto Alegre: Eficiência, 2005. (Tradução/Artigo).

2.
BARROS, N. C. A.; PAGNUSSAT, V. S. ; BARATTO, V. . Português-Redação. Santa Maria: Labler/UFSM, 2001 (Cadernos didáticos).

3.
BARROS, N. C. A.; ALBUQUERQUE, M. E. T. . Caderno de Orientações Pedagógicas, Língua Portuguesa, Prova de Acompanhamento I, n. 8. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 2000 (Cadernos didáticos).

4.
BARROS, N. C. A.; ALBUQUERQUE, M. E. T. . Caderno de Orientações Pedagógicas, Língua Portuguesa, Prova de Acompanhamento II, n. 9. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 2000 (Cadernos didáticos).

5.
BARROS, N. C. A. ; RODRIGUES, O. A. . Cadernos de Orientações Pedagógicas, Língua Portuguesa, PEIES I, n. 6. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1998 (Cadernos didáticos).

6.
BARROS, N. C. A. ; RODRIGUES, O. A. . Cadernos de Orientações Pedagógicas, Língua Portuguesa, PEIES II, n. 7. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1998 (Cadernos didáticos).

7.
BARROS, N. C. A. ; RODRIGUES, O. A. . Caderno de Soluções, Língua Portuguesa, Peies I, II, III, n. 4. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1998 (Cadernos didáticos).

8.
BARROS, N. C. A. ; GEHRKE, N. . Caderno de Orientações Pedagógicas, Língua Portuguesa, PEIES I, n. 4. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1997 (Cadernos didáticos).

9.
BARROS, N. C. A. ; GEHRKE, N. . Cadernos de Orientações Pedagógicas, Língua Portuguesa, PEIES I, n. 5. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1997 (Cadernos didáticos).

10.
BARROS, N. C. A. ; GEHRKE, N. . Caderno de Soluções, Língua Portuguesa, PEIES I, II, III, n. 3. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1997 (Cadernos didáticos).

11.
BARROS, N. C. A. ; GEHRKE, N. . Caderno de Orientações Pedagógicas, Língua Portuguesa, n. 2. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1996 (Cadernos didáticos).

12.
BARROS, N. C. A. ; GEHRKE, N. . Caderno de Soluções, Língua Portuguesa, PEIES I, II, n. 2. Santa Maria: Imprensa Universitária/UFSM, 1996 (Cadernos didáticos).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARROS, N. C. A.. Erico Verissimo e o discurso sobre as instituições (Consultoria). 2004.

2.
BARROS, N. C. A.. Erico Verissimo: resgate de sua trajetória cultural (Consultoria). 2004.

3.
BARROS, N. C. A.. Erico Verissimo discursivizado pela sua terra natal (Consultoria). 2004.

4.
BARROS, N. C. A.. Centro de Memória e Documentação do Departamento de Artes, Comunicação e Letras (Consultoria). 2002.

5.
BARROS, N. C. A.. Imagens e falas do pampa na construção da identidade (Consultoria). 2002.

6.
BARROS, N. C. A.. A técnica narrativa no conto de Roberto Bittencourt Martins (Consultoria). 2001.

7.
BARROS, N. C. A.. Leitura e formação do graduando em Letras da Unicruz (Consultoria). 2001.

8.
BARROS, N. C. A.. Núcleo de Aprendizagem, Pesquisa e Estudo em Língua Estrangeira (Consultoria). 2001.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARROS, N. C. A.. Problemas de estrutura e conteúdo em redações do PEIES. 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
BARROS, N. C. A.. Análise das questões de língua portuguesa do Vestibular/2000, Rádio Universidade (5/01). 2000. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
BARROS, N. C. A.; BEVILAQUA, C. H. Z. . Tese e argumentos na redação do PEIES, Rádio Universidade (25-08). 2000. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
BARROS, N. C. A.; GEHRKE, N. . Análise das questões de português do Concurso Vestibular/UFSM 1999. 1999. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
BARROS, N. C. A.; NASCIMENTO, S. S. ; GAUTÉ, C. C. A. . Redação e interpretação de textos no PEIES e no Vestibular. 1998. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, N. C. A.. O modo subjuntivo no português (24-06-08). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARROS, N. C. A.. Gramática funcional (17-10). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARROS, N. C. A.; MACHADO, M. A. T. . Tópicos de sintaxe em textos da mídia (22-11). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BARROS, N. C. A.; SANTOS, S. C. K. ; SILVA, M. I. L. E. ; MOUSQUER, A. C. . Com todas as letras: diretrizes, convergências e especificidades das universidades federais (25-10). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARROS, N. C. A.; DALPIAN, L. ; MACHADO, M. A. T. . Reforma ortográfica na língua portuguesa: perspectivas da mudança e repercussões no Brasil (05-10). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARROS, N. C. A.. Português popular (17-10). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARROS, N. C. A.. As condições de textualidade (24-05). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BARROS, N. C. A.. Textos multimodais: possibilidades de análise. I Encontro Regional de Gêneros Textuais e Ensino, ULBRA-Cachoeira (02-06). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BARROS, N. C. A.. Novas concepções sobre o ensino da linguagem. Jornada Pedagógica, Santa Cruz do Sul (28-07). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BARROS, N. C. A.. Os gêneros textuais na escola. II Seminário de Estudos Temáticos, FAMES (12-05). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BARROS, N. C. A.. Linguagem e argumentação. Unicruz (04-06/06). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BARROS, N. C. A.. Redação. Curso de Especialização em Estudos da Linguagem, UNICRUZ (7-16/03). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
DIAS, L. F. ; BARROS, N. C. A. . Tal língua, qual gramática? velhos desafios, novas abordagens, de Luiz Francisco Dias, IV Congresso Internacional de Língua e Literatura do Mercosul, ULBRA, Canoas (6- 10/11). 2001. (Debatedora).

14.
BARROS, N. C. A.. Lingüística de Texto. Curso de Especialização em Leitura e Produção Textual, UNICRUZ (8-24/03). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
BARROS, N. C. A.. Trabalhando com textos da mídia. Semana Acadêmica do Curso de Letras, Texto e Literatura: propostas e tendências, UNIFRA (24/08). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
BARROS, N. C. A.. Leitura e produção de texto não-literário. Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, UNIFRA (5-13/05). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
BARROS, N. C. A.; ALBUQUERQUE, M. E. T. . Língua Portuguesa. Programa de Ações Pedagógicas e Formação do Aluno-Cidadão do PEIES, SM, RS (13-10). 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
BARROS, N. C. A.. Produção de Texto. Curso de Especialização do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
BARROS, N. C. A.. Leitura Crítica. Curso de Pós-Graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santiago (15-08/13-09). 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
BARROS, N. C. A.. Semântica. Curso de Especialização, Faculdades Franciscanas. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
BARROS, N. C. A.. Lingüística Textual. Curso de Especialização, Faculdades Franciscanas. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
BARROS, N. C. A.. Prêmio Lila Ripoll de Poesias (12-08). 2005 (Banca de concurso literário) .

2.
MARCUZZO, Patrícia ; ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. . Metodologia de análise de gêneros a partir de artigos experimentais da área de lingüística aplicada (06-09). 2005 (Banca de qualificação de mestrado) .

3.
BENCHIMOL, Ana Paula ; PIRES, Vera Lúcia ; BARROS, N. C. A. . As representações de gênero na música pop romântica: uma perpetuação de valores pejorativos ligados à figura feminina (18-08). 2004 (Banca de qualificação de mestrado) .

4.
MARSHALL, Débora ; ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. . Páginas acadêmicas no ciberespaço: um estudo sobre o gênero homepage pessoal (19-08). 2004 (Banca de qualificação de mestrado) .

5.
MARZARI, Gabriela Quatrin ; ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. . Have you ever been abroad? O gênero discursivo entrevista de emprego em escolas de idiomas de Santa Maria (20-08). 2004 (Banca de qualificação de mestrado) .

6.
ARAÚJO, Ediliane Brito de ; PIRES, Vera Lúcia ; BARROS, N. C. A. . A representação da mulher na revista Capricho (04-09). 2003 (Banca de qualificação de mestrado) .

7.
OLIVEIRA, Flávia Medianeira de ; ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. . Análise da seção de metodologia em artigos acadêmicos eletrônicos de lingüística (22-07). 2002 (Banca de qualificação de mestrado) .

8.
TEIXEIRA, Jamir Soriano ; RICHTER, Marcos Gustavo ; BARROS, N. C. A. . Aquisição de expressões modalizadoras e ensino centrado em tarefas: uma abordagem interacionista (19-07). 2002 (Banca de qualificação de mestrado) .

9.
PACHECO, Andrea Cristine Pflüger ; NOBRE, M. A. C. C. ; BARROS, N. C. A. . Um estudo do ensino-aprendizagem do acento em língua portuguesa (25-07). 2002 (Banca de qualificação de mestrado) .

10.
COLUSSI, Luciana ; ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. . Análise de artigos de popularização da ciência (16-08). 2001 (Banca de qualificação de mestrado) .

11.
HENDGES, Graciela Rabuske ; ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. . Novos contextos, novos gêneros: a revisão da literatura em artigos acadêmicos eletrônicos (19-07). 2000 (Banca de qualificação de mestrado) .

12.
SANTOS, Sônia Terezinha dos ; ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. . Redação na escola: gêneros textuais e objetivos comunicativos na 3ª série do ensino médio, em escolas públicas de Santa Maria (19-07). 2000 (Banca de qualificação de mestrado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CABRAL, Sara Regina Scotta; RODRIGUES JUNIOR, A. S.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Amanda Canterle Bochett. Modalidade em discursos ambientalistas: jogo de máscaras em audiências públicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
FUZER, C.; REIS, S. C.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Marcos Rogerio Ribeiro. Representações para atores sociais em boletins de ocorrência de crimes de injúria. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
CABRAL, Sara Regina Scotta; OLIONI, R. C.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Lauro Rafael Lima. Processos existenciais em reportagens de capa da Revista Superinteressante. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
MAGALHÃES, Célia Maria; CARMO, C. M.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Ariel Novodvorski. A representação de atores sociais nos discursos sobre o ensino de espanhol no Brasil em corpus jornalístico (20-08-08. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
PIRES, Vera Lúcia; BARROS, N. C. A.; HILLIG, Silvana Grunewaldt. Participação em banca de Ana Paula Benchimol. O tema e a significação na música pop romântica: (re)definindo relações de gênero (11-01). 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
RICHTER, Marcos Gustavo; ROTH, Désirée Motta; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Marcia Juliana Dias de Aguiar. Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de LE (26-04). 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
ROTH, Désirée Motta; BRAGA, Denise Bertoli; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Debora Marshall. Pesquisadores da linguagem no ciberespaço: um estudo sobre o gênero home page pessoal (27-06). 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
PIRES, Vera Lúcia; MUTTI, Regina Maria Varini; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Ediliane Brito de Araújo. As metáforas zoomórficas na Revista Capricho (24-11). 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
RICHTER, Marcos Gustavo; PAIVA, Maria da Graça Gomes; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Jamir Soriano Teixeira. Aquisição de expressões modalizadoras e ensino centrado em tarefas: uma abordagem interacionista (15-08). 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
RICHTER, Marcos Gustavo; FLORES, O. C.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Márcio Balbinot. Aquisição de expressões estereotipadas no discurso escrito (22-03). 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
MENUZZI, S. M.; BARROS, N. C. A.; COSTA, J. C.. Participação em banca de Cornelia Stolting. Os problemas da tradução de piadas: um estudo da significação implícita do humor (23-05). 2002. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

12.
ROTH, Désirée Motta; HEBERLE, Viviane Maria; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Leandro Lemes do Prado. De homem para homem: uma análise do gênero textual anúncio pessoal eletrônico (19-08). 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
ROTH, Désirée Motta; SANTOS, V. M. X.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Lisane Freitas da Silva. Análise de gênero: uma investigação da seção de resultados e discussão em artigos científicos em química (03-09). 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
DALPIAN, L.; PRADE, H. G.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Maria da Glória Caetano Notargiacomo. Mudanças lingüísticas nas formas nominais do verbo: do latim ao português (22-07). 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
DALPIAN, L.; DICK, L. J.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Maristela Desessards de la Corte. Analitismo na morfologia verbal: do latim clássico ao português atual (19-03). 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
DALPIAN, L.; ZILLES, A. M.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Leila Teresinha Maraschin. As preposições e a dissolução casual no latim vulgar (19-03). 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
GOMES, N. M. T.; BARROS, N. C. A.; AZEVEDO, T. M.; MATTES, M. G.; FRONZA, C. A.. Participação em banca de Saigon Quevedo. Língua portuguesa no ensino médio: uma proposta inscrita na teoria de gêneros discursivos. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Stricto Sensu) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

2.
FUZER, Cristiane; BARBARA, L.; BARROS, N. C. A.; OLIONI, R. C.; CABRAL, Sara Regina Scotta. Participação em banca de Gesselda Somavilla Farencena. Artigo de opinião como macrogênero: relações lógico-semânticas na perspectiva sistêmico-funcional. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MOTTA-ROTH, D.; DEUS, S. F. B.; PERES, R. T.; BARROS, N. C. A.; FUZER, Cristiane. Participação em banca de Maria Sayonara da Cunha Kurtz. A toga pela mídia: representações da credibilidade do judiciário em notícias online. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
PIRES, Vera Lúcia; DEUS, S. F. B.; PINHEIRO, N. F.; BARROS, N. C. A.; CABRAL, Sara Regina Scotta. Participação em banca de Vitor Hugo Chaves Costa. Construções de representações sociais de masculinidade entre homens em anúncios pessoais eletrônicos: um estudo a partir da avaliatividade. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
PIRES, Vera Lúcia; FIGUEIREDO, D. C.; COLLING, A. M.; TOLDO, C. S.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Marcia Maria Severo Ferraz. A representação da subjetividade nos cartuns de Maitena (04-09). 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - UFSM.

6.
MENUZZI, S. M.; BARROS, N. C. A.; MACHADO, R. F.; BARBISAN, L. B.; FANTI, M. G.. Participação em banca de Raymundo da Costa Olioni. Tema e N-Tema: a construção do fluxo de informação em textos narrativos sob uma perspectiva sistêmico-funcional. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
BARBARA, L.; GUERRA, R. C.; BERBER-SARDINHA, A. P.; Bressane, T. B. R.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Mauro Tadeu Baptista Sobhie. Análise comparativa de avaliação em press releases e notícias (29-08-08). 2008. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
PIRES, Vera Lúcia; FIORIN, J. L.; BARBISAN, L.; NASCIMENTO, V. F.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Karina Giacomelli. Ciência, disciplina e manual: E. Benveniste e a lingüística da enunciação (15-08). 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
LEAL, M. C. D.; TRAVAGLIA, L. C.; BARROS, N. C. A.; MAGALHAES, M. I. S.; COROA, M. L.. Participação em banca de Maria Aparecida Resende Ottoni. Os gêneros do humor no ensino de língua portuguesa: uma abordagem discursiva crítica (15-06). 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

10.
KONDER, R. W.; BARROS, N. C. A.; REICHMANN, C. L.; VASCONCELLOS, M. L. B.; DELLAGNELO, A. C. K.. Participação em banca de Pedro Henrique Lima Praxedes Filho. A corpora-based study of the development of EFL Brazilian learners' interlanguage: from simplification to complexification in the light of systemic-functional grammar (14-12). 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
SCHERER, Amanda Eloina; MARIANI, B. S. C.; LAGAZZI-RODRIGUES, S.; BARROS, N. C. A.; SILVEIRA, V. F. P.. Participação em banca de Carlos Renê Ayres. A constituição do discurso midiático ou a insistência do dizer - jogos polissêmicos e parafrásticos (19-11). 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
KLERING, Luiz Roque; MAGALHÃES, Célia Maria; ANJOS, José Carlos dos; BARROS, N. C. A.; CAVEDON, Neusa Rolita; NASCIMENTO, Luís Felipe Machado Do. Participação em banca de Vânia Fighera Olivo. A natureza discursiva da constituição do campo de desenvolvimento da Quarta Colônia - RS (24-04). 2006. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
RICHTER, Marcos Gustavo; PAIVA, Maria da Graça Gomes; TOMITCH, Leda Braga; FERNANDES, Vera Lúcia Dias; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Dioni Maria dos Santos Paz. Formação de conceitos de ensino de leitura em português como segunda língua (12-06). 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
PIRES, Vera Lúcia; COLLING, A. M.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Márcia Maria Severo Ferraz. Homem-objeto ou mulher objeto? Uma questão das representações sociais na linguagem. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
STEFFEN, E. A.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Silvana Luiza Minussi Guerra. Estratégias para desenvolver o hábito de leitura (23-04). 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

2.
STEFFEN, E. A.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Maristela Santolin Anselva. Estratégias para que o hábito de ler se desenvolva em crianças e adolescentes (23-04). 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

3.
KREUTZ, R. A.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Marlene Andres Bazana. A compreensão de sentidos implícitos em textos publicitários (23-04). 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

4.
STEFFEN, E. A.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Rosa Henriqueta Ciochetto. Funções da linguagem: predomínio e importância da função poética nos poemas do Grito Nativista de Jaguari (23-04). 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

5.
KREUTZ, R. A.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Meire Suzete Carazzo Salgado. Fundamentos teóricos da produção textual (23-04). 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

6.
ROTH, Désirée Motta; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Kyria Martins da Rosa. O papel da leitura no ensino de inglês como língua estrangeira na escola de segundo grau (23-04). 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

7.
KREUTZ, R. A.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Sandra Maria do Nascimento de Oliveira. O papel dos modalizadores na leitura crítica de um texto (23-04). 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KESSLER, M.; BARROS, N. C. A.. Participação em banca de Alcenira Lucas Soder.Estruturas desgarradas no português e sua função em textos opinativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literaturas a Distância) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
PETERMANN, Juliana; BARROS, N. C. A.; FRAGA, P. N.. Participação em banca de Marília Moreira Ravanello.A construção do discurso publicitário e das imagens do homem e da mulher na propaganda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS, N. C. A.; DALPIAN, L.; SILVEIRA, V. F. P.. Banca Examinadora Concurso de Professor Adjunto em Português Histórico. 2009. UFSM.

2.
BARROS, N. C. A.; BITTENCOURT, A. M.; Marafiga, N. V.. Banca Examinadora de Concurso de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Politécnico de Santa Maria (Portaria 55.141). 2009. UFSM.

3.
BOLZAN, Dóris Pires Vargas; BARROS, N. C. A.; MELO, R. M.. Banca Examinadora de Concurso de Professor Substituto de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Departamento de Metodologia do Ensino (Portaria 49/2007). 2007. UFSM.

4.
BOLZAN, Dóris Pires Vargas; BARROS, N. C. A.; ALBUQUERQUE, Maria Aparecida Domingues de. Banca de seleção pública de professor substituto de Metodologia do Ensino da Lìngua Portuguesa na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Portaria 32/2006). 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
BARROS, N. C. A.; PEREIRA, Vera Wannmacher; RICHTER, Marcos Gustavo. Banca de seleção pública de professor adjunto de Língua Portuguesa (Portaria 054/2005). 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
MACHADO, Roberto Luiz; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; BARROS, N. C. A.. Banca de seleção pública de professor substituto de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (Portaria 48/2005). 2005. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
RICHTER, Marcos Gustavo; BARROS, N. C. A.; NASCIMENTO, Sílvia Helena Lovato Do. Banca de seleção pública de professor substituto de Língua Portuguesa (Portaria 026/2004). 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

8.
BARROS, N. C. A.; MICHELOTTI, A. C.; CORRÊA, M. C.. Banca de seleção pública de professor substituto de Latim, Departamento de Letras Clássicas, Filologia e Lingüística (Portaria 036/2003). 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

9.
RICHTER, Marcos Gustavo; BARROS, N. C. A.; NASCIMENTO, Sílvia Helena Lovato Do. Banca de seleção pública de professor substituto de Língua Portuguesa (Portaria 076/2003). 2003. Universidade Federal de Santa Maria.

10.
MICHELOTTI, A. C.; MARCHESAN, M.; BARROS, N. C. A.. Banca de seleção pública de professor substituto de Latim, Departamento de Letras Clássicas, Filologia e Lingüística (Portaria 020/2001). 2001. Universidade Federal de Santa Maria.

11.
FLORES, V.; BARROS, N. C. A.. Banca de seleção pública de professor de Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Edital 63/2000). 2001. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

12.
BARROS, N. C. A.; GEHRKE, N.; PAZ, D. M. S.. Banca de seleção pública de professor substituto de Língua Portuguesa, Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 064/99). 1999. Universidade Federal de Santa Maria.

13.
BARROS, N. C. A.; TREVISAN, E. M. C.; PAZ, D. M. S.. Banca de seleção de professor substituto de Língua Portuguesa, Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 070/99). 1999. Universidade Federal de Santa Maria.

14.
RICHTER, Marcos Gustavo; BARROS, N. C. A.; RODRIGUES, O. A.. Banca de seleção pública de professor assistente de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 115/98).. 1998. Universidade Federal de Santa Maria.

15.
MUTTI, Regina Maria Varini; SILVEIRA, R. M. H.; BARROS, N. C. A.. Banca de seleção pública de professor assistente de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Educação Infantil (Portaria 023/98). 1998. Universidade Federal de Santa Maria.

16.
SILVEIRA, R. M. H.; MARZOLA, N.; BARROS, N. C. A.. Banca de seleção pública de professor assistente de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Portaria 072/98). 1998. Universidade Federal de Santa Maria.

17.
RICHTER, Marcos Gustavo; BARROS, N. C. A.; PAZ, D. M. S.. Banca de seleção pública de professor substituto de Língua Portuguesa, Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 72/98). 1998. Universidade Federal de Santa Maria.

18.
BARROS, N. C. A.; LAGO, O. D.; PACHECO, S. B.. Banca de seleção pública de professor de Ensino de 1º e 2º graus, Língua Portuguesa, Colégio Técnico Industrial, UFSM (Portaria 33801/96). 1996. Universidade Federal de Santa Maria.

19.
SANTOS, V. M. X.; BARROS, N. C. A.; MELLO, A. S.. Banca de seleção pública de professor substituto de Lingüística, Departamento de Letras Clássicas, Filologia e Lingüística (Portaria 17/96). 1996. Universidade Federal de Santa Maria.

20.
RICHTER, Marcos Gustavo; BARROS, N. C. A.; GEHRKE, N.. Banca de seleção pública de professor auxiliar de Língua Portuguesa, Departamento de Letras Vernáculas (Portaria 47/95). 1995. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
33rd. ISFC. Pré-Congresso: Appraisal: the language of evaluation, Jim Martin (6-8/07). 33rd. International Systemic Functional Congress. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROTH, Désirée Motta ; BARROS, N. C. A. ; RICHTER, Marcos Gustavo . II Encontro do Núcleo de Estudos: Linguagem, Cultura e Sociedade, UFSM (Portaria 077/2002) (27/08). 2002. (Outro).

2.
GINZBURG, J. ; BARROS, N. C. A. . I Jornada de Literatura e Autoritarismo, UFSM (18-20/08). 2001. (Outro).

3.
STURZA, E. R. ; BEVILAQUA, C. H. Z. ; BARROS, N. C. A. . 13º Seminário Novas Propostas, Curso de Letras UFSM (Portaria 075/2001) (27-30/11). 2001. (Outro).

4.
STURZA, E. R. ; BITTENCOURT, A. M. ; VIEIRA, A. S. ; UMBACH, R. U. K. ; RICHTER, Marcos Gustavo ; BARROS, N. C. A. . IV Semana Acadêmica do Curso de Letras. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniela Zenatto Jornada. Avaliatividade: estratégia discursiva na representação de atores sociais. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

2.
Simone Dalla Corte. Modos de organização do discurso e representação de um governo latino-americano no gênero reportagem (06/08). 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - UFSM, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

3.
Andréa Franciéle Weber. Um agricultor exemplar: linguagem avaliativa no gênero história de vida (15-02). 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

4.
Samariene Lúcia Lopes Pillon. A formação de uma comunidade de leitores (21-08). 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

5.
Juliana Petermann. A publicidade Bom Bril: o segredo do sucesso (10-04). 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

6.
Carla Callegaro Corrêa Kader. O diálogo inter-religioso de Sua Santidade - o Dalai-Lama (09-06). 2005. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

7.
Saigon Quevedo. Explode, coração: música brega, amor e exagero (19-05). 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

8.
Licéria Wojtowicz. A expressão da ideologia no artigo do mestre (08-09). 2004. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

9.
Solange Wollenhaupt. O gênero coluna esportiva: informação e opinião (15-06). 2004. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

10.
Márcia Maria Severo Ferraz. Uma análise do gênero coluna social nas revistas Caras e Isto É Gente (22-03). 2002. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

11.
Sandra Maria do Nascimento de Oliveira. A configuração dos textos de aconselhamento para adolescentes nas revistas Atrevida e Todateen (26-04). 2002. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

12.
Sara Regina Scotta Cabral. Estrutura textual e transitividade: a carta do leitor como construção da experiência (29-05). 2002. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

13.
Cristiane Fuzer de Vargas. As regularidades e as possibilidades de progressão temática nos textos de popularização científica (17-12). 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

14.
Maria Aparecida Lucca Paranhos. Configuração dos textos de orientação jurídica da revista Claudia (19-12). 2002. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

15.
Silvana Schwab do Nascimento. O prólogo do Orto do Esposo: uma leitura orientada por fatores de coerência (07-04). 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

16.
Célia Cristina Almeida Gauté. A gíria de farda: análise da fala de caserna na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos do Exército (24-08). 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

17.
Necul Heriberto Painemal Morales. Onomástica indígena: aspectos morfológicos e semânticos dos nomes próprios mapuche do Chile (31-03). 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

18.
Nilse Salla. Como simular uma interação face a face através do horóscopo (10-03). 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

19.
Carlos Renê Ayres. Discurso, sujeito e modalização: uma proposta de análise do discurso editorialista (20-05). 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

20.
Maria Eulália Tomasi Albuquerque. O discurso da leitura e seu avesso: uma análise de redações de vestibular (21-05). 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

21.
Dioni Maria dos Santos Paz. Um estudo das três dimensões do texto argumentativo: cartas do leitor do jornal Zero Hora (21-05). 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

Tese de doutorado
1.
Valeria Iensen Bortoluzzi. Que justiça é essa? Aspectos teórico-metodológicos da investigação de representações discursivas da justiça em acórdãos de habeas corpus e cartas do leitor (25-08-08). 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

2.
Cristiane Fuzer. Linguagem e representação nos autos de um processo penal: como operadores do Direito representam atores sociais em um sistema de gêneros (03-03-08). 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

3.
Sara Regina Scotta Cabral. A mídia e o Presidente: um julgamento com base na teoria da valoração (30-11-07). 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ivane Ahlert. Produção textual: a entrada do texto dissertativo em sala de aula (23-01). 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade de Cruz Alta. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

2.
Daniela Oberto. Aspectos descritivos e argumentativos em crônicas de Martha Medeiros (23-01). 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade de Cruz Alta. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

3.
Elis Regina Bayer. A força do aposto na argumentação (23-01). 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade de Cruz Alta. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

4.
Ana Flávia Pavan. Análise de critérios comuns de avaliação de redações (16-03). 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade de Cruz Alta. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

5.
Ieda Márcia Donati Linck. Modalizadores argumentativos nos editoriais do Jornal Zero Hora na greve do magistério de 2000 (07-03). 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade de Cruz Alta. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

6.
Ana Márcia Pacheco Pozzebon. Histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

7.
Fabiane Cassol Coradini. Características de horóscopos formulados por alunos de 5ª e 6ª séries. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

8.
Iracema da Rocha Machado. A narrativa lúdica: uma experiência de produção textual. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

9.
Jésura Lopes Chaves. Argumentatividade: problemas decorrentes da introdução do texto. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Franciscanas. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

10.
Mara Lúcia Soares. A construção do conhecimento da escrita pela criança (17-12). 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

11.
Simone Magalhães Zanini. Dos anúncios publicitários à nova proposta pedagógica da Educação Física (17-12). 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

12.
Jane Mary Real Acosta. Recriando a Educação Física: análise de uma proposta inovadora (17-12). 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

13.
Enar Fátima Pappis. A importância da reescritura de textos no processo avaliativo. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Franciscanas. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

14.
Dirce Welchen. Questões de interpretação de textos didáticos de portugês da 8ª série. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Franciscanas. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maristani Machado Pinarelo. A influência do espanhol no léxico do gaúcho: considerações socioculturais (22-04). 2002. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

2.
Adriana de Fátima Pozzobon. Funcionamento dos operadores argumentativos em textos de língua espanhola e de língua portuguesa (06-05). 2002. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

Iniciação científica
1.
Lauro Rafael Lima. Processos de autorreferenciação em editoriais de revista. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

2.
Ana Cândida Jordani. Leitura e redação na escola (FIEX). 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

3.
Sandra Redin Stefanello. Argumentação na redação escolar no ensino médio (FIPE). 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo À Pesquisa. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

4.
Magda Marin Felipetto. Características do gênero provérbio. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo À Pesquisa. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

5.
Simone Dalla Corte. O papel dos quantificadores nos textos argumentativos (PIBIC). 2002. 60 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

6.
Liliane Silveira Bonorino. Estrutura e funcionamento argumentativo de fábulas. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

7.
Samariene Lúcia Lopes Pillon. A organização de narrativas escolares (FIPE). 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo À Pesquisa. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

8.
Claudio Renato Coelho dos Santos. Argumentação através de carta: uma proposta de redação de vestibular (PIBIC). 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

Orientações de outra natureza
1.
Deise Redin Mack. O texto argumentativo como prática da cidadania (Comunicação apresentada na XX Jornada Acadêmica Integrada, 19-21/10). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

2.
Andréa Weber. Contexto de situação e gêneros textuais em um jornal rural (Comunicação apresentada na XX Jornada Acadêmica Integrada, 19-21/10). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

3.
Juliana Petermann. Bom Bril e outras publicidades: análise de textos multimodais (Comunicação apresentada na XX Jornada Acadêmica Integrada, 19-21/10). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

4.
Samariene Lúcia Lopes Pillon. O gênero carta do leitor: uma investigação textual (Comunicação apresentada na XX Jornada Acadêmica Integrada, UFSM, 19-21/10). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

5.
Ana Cândida Jordani. Prática de leitura e redação no ensino fundamental, médio e superior. Co-autora: Sandra Redin Stefanello (Comunicação apresentada na XX Jornada Acadêmica Integrada, 19-21/10). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Extensão. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

6.
Deise Redin Mack. A influência da proposta na produção textual (Comunicação apresentada na Semana Acadêmica de Letras da UFSM). 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

7.
Deise Redin Mack. A produção textual a partir da concepção de gênero (Comunicação apresentada no I Encontro Regional Interação Universidade Escola na Formação de Professores, UFSM, 16-18/11). 2005. 1 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

8.
Magda Marin Felipetto. O emprego dos provérbios como estratégias argumentativas em artigos de opinião (Comunicação apresentada na Semana Acadêmica do Curso de Letras, 3-5/12). 2003. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo À Pesquisa. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

9.
Katia Luísa Seckler. Demonstre sua paixão: uma análise da ideologia presente no discurso. Co-autoras: Larissa Scotta e Nathália Alves Zinn (Artigo publicado na Revista Idéias, n. 18. jul.-dez. 2003, p. 58-63). 2003. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

10.
Liliane Silveira Bonorino. A fábula como recurso argumentativo. (Artigo publicado na Revista Idéias, n. 18, jul.-dez. 2003, p. 71-75). 2003. 5 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

11.
Simone Dalla Corte. Tipos de argumentos utilizados nos textos dissertativo-argumentativos de pré-vestibulandos. (Artigo publicado na Revista Idéias, n. 15, p. 34-37, jan./dez.). 2002. 4 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

12.
Samariene Lúcia Lopes Pillon. A conclusão do texto dissertativo-argumentativo (Comunicação apresentada na XVII Jornada Acadêmica Integrada, 02-04/10). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

13.
Maria Aparecida Lucca Paranhos. A estrutura hipotético-real na organização de artigos de jornais. (Comunicação apresentada na XVI Jornada Acadêmica Integrada - 26-28/02). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

14.
Renata Meneghetti Sarzi Sartori. A falta de originalidade nas dissertações (Comunicação apresentada na XVI Jornada Acadêmica Integrada - 26-28/03). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

15.
Samariene Lúcia Lopes Pillon. As etapas da complicação e resolução em narrativas escolares de ensino fundamental. (Comunicação apresentada na XVI Jornada Acadêmica Integrada, 26-28/03). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

16.
Carina Marin. O comprometimento do autor com o texto através do uso de modalizadores (Comunicação apresentada na XVI Jornada Acadêmica Integrada, 26-28/03). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

17.
Carina Marin. O parágrafo introdutório no texto dissertativo-argumentativo (Comunicação apresentada na XVII Jornada Acadêmica Integrada, 26-28/03). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

18.
Renata Meneghetti Sarzi Sartori. Títulos na mira de investigação (Comunicação apresentada na XVII Jornada Acadêmica Integrada, 02-02/10). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

19.
Simone Dalla Corte. O uso dos quantificadores nas dissertações escolares (Comunicação apresentada na XVI JAI, UFSM, 26-28/03). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

20.
Simone Dalla Corte. Os argumentos que fundamentam a estrutura do real nos textos dissertativos de pré-vestibulandos (Comunicação apresentada na XVII JAI, UFSM, 2-4/10). 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

21.
Carina Marin. Monitoria de Português IV, Curso de Letras. 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

22.
Vanessa de Souza Pagnussat. Estudo evolutivo de editoriais de revista especializada. (Artigo publicado na Revista Idéias, Santa Maria, n. 13, p. 53-57, jan./jun.). 2001. 5 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

23.
Andreia Vedoin. Os marcadores conversacionais e as estratégias de aproximação empregadas na revista para adolescentes Atrevida. (Artigo publicado na Revista Idéias, Santa Maria, n. 13, p. 59-62, jan./jun). 2001. 4 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

24.
Samariene Lúcia Lopes Pillon. Narrativas escolares: etapas da complicação e resolução, de Samariene Lúcia Lopes Pillon (Artigo publicado na Revista Idéias, n. 14, jul./dez, p. 31-33). 2001. 3 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

25.
Carina Marin. O uso de modalizadores em redações de alunos pré-vestibulandos. Co-autora: Renata Meneghetti Sarzi Sartori (Artigo publicado na Revista Idéias, n. 14, p. 38-41, jul./dez.). 2001. 4 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

26.
Joselaine Brondani Medeiros. Monitoria de Português IV, Curso de Letras. 2001. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

27.
Viviane Baratto. Coluna jornalística: a hipérbole como recurso argumentativo, de Viviane Baratto e Vanessa de Souza Pagnussat, Revista Idéias, Santa Maria, n. 12, p. 60-63, jul./dez.. 2000. 4 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

28.
Andreia Vedoin. Prova de língua portuguesa como critério de seleção de candidatos. Co-autora: Simone Minetti Sarturi (Artigo publicado na Revista Idéias, Santa Maria, n. 12, p. 82-84, jul./dez.). 2000. 4 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

29.
Andreia Vedoin. As estratégias de aproximação empregadas na revista para adolescentes Atrevida. XX Semana de Letras (11-15/12), UFSM, Caderno de Resumos, p. 10, dez.. 2000. 1 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

30.
Vanessa de Souza Pagnussat. Análise comparativa de editoriais da Revista Capricho. XX Semana de Letras (11-15/12), UFSM, Caderno de Resumos, p. 11, dez.. 2000. 1 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

31.
Cristiane Fuzer de Vargas. Avaliação de redações: um comprimido para essa dor de cabeça. XX Semana de Letras (11-15/12), UFSM, Caderno de Resumos, p. 12, dez.. 2000. 1 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

32.
Cristiane Fuzer de Vargas. Estrutura do texto argumentativo: funções e possibilidades. (Artigo publicado na Revista Idéias, UFSM, n. 9, p. 41-50, jan./jun.). 1999. 10 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

33.
Rosilei Maria Nardi. Monitoria de Português IV, Curso de Letras. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

34.
Cristiane Fuzer de Vargas. Os recursos argumentativos em software educacional. (Artigo publicado na Revista Idéias, n. 8, p. 45-52, jan./dez.). 1998. 8 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

35.
Carlos Renê Ayres. Discurso, sujeito e modalização: uma leitura do discurso editorialista (Artigo publicado na Coleção Ensaios, Mestrado em Letras, v. 1, p. 117-133). 1998. 17 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

36.
Maria Eulália Tomasi Albuquerque. O discurso da leitura e seu avesso: uma análise de redações de vestibular (Artigo publicado na Coleção Ensaios, Mestrado em Letras, v. 1, p. 135- 147). 1998. 11 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

37.
Dioni Maria dos Santos Paz. Os operadores argumentativos como marcas lingüísticas de argumentação (Artigo publicado na Coleção Ensaios, Mestrado em Letras, v. 1, p. 149-159). 1998. 11 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

38.
Nilse Salla. Uma análise do tipo textual horóscopo veiculado pela mídia impressa (Artigo publicado na Coleção Ensaios, Mestrado em Letras, v. 1, p. 291-308). 1998. 18 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

39.
Necul Heriberto Painemal Morales. A reificação da natureza na nomeação indígena: análise dos sobrenomes Mapuche do Chile (Artigo publicado na Coleção Ensaios, Mestrado em Letras, v. 1, p. 309-325). 1998. 17 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

40.
Marli Ferraz dos Santos. Monitoria de Português IV, Curso de Letras. 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.

41.
Ana Paula Benchimol. Gramática e temas transversais. Co-autora: Rosilei Maria Nardi (Comunicação apresentada na XIII Jornada Acadêmica Integrada). 1998. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Nina Célia Almeida de Barros.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, N. C. A.. Cartas do leitor: argumentação e sintaxe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Em andamento - Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. Projeto aprovado: Descrição do complexo oracional em língua portuguesa.
Orientadora: Dra. Leila Barbara



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:50:50