Ailton Feitosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3472829495335664
  • Última atualização do currículo em 07/06/2018


Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Atualmente é Prof. Titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), atuando nas disciplinas de Geologia Geral, Geomorfologia e Climatologia do Curso de Geografia e na disciplina de Elementos de Geologia no Curso de Ciências Biológicas e Prof. Titular I do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), atuando nas disciplinas de Geologia Geral nos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Petróleo e nas disciplinas de Geologia Geral e Geoquímica Ambiental no Curso de Engenharia Ambiental e Prof. do Programa de Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura - PRODIC da UNEAL, atuando na disciplina de Geoprocessamento Aplicado ao Zoneamento Ambiental. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, paisagem, geografia física, geologia e sistemas naturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ailton Feitosa
Nome em citações bibliográficas
FEITOSA, A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Tiradentes, Centro Universitário Tiradentes, Engenharias.
Avenida Comendador Gustavo Paiva - de 1/2 ao fim
Cruz das Almas
57038000 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 33113100
URL da Homepage: www.uneal.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Geografia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Zoneamento de pequenas bacias hidrográficas e caracterização de várzeas na bacia do Pajeú, Pernambuco, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dra. Maria do Socorro Bezerra de Araújo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Pedologia.
1998 - 2000
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Paisagem e Sustentabilidade: o caso do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba sob o enfoque da dinâmica natural,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Rodrigo de Araújo Ramalho Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Paisagem; Laguna; Sustentabilidade; Sistemas Naturais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

07/2014 - Atual
Ensino, Desenvolvimento Regional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sistema de Produção Integrado no Semiárido
09/2013 - Atual
Direção e administração, Campus III - Palmeira dos Índios, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Geografia.
01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus III - Palmeira dos Índios, .

04/2005 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia
Climatologia
Geomorfologia
Conservação dos Solos
09/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSU/UNEAL - Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho Universitário.

Centro Universitário Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 8
Outras informações
Leciona as disciplinas de Geologia Geral nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo e, a disciplina de Geoquímica Ambiental no Curso de Engenharia Ambiental, com carga horária parcial.

Atividades

02/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro Universitário Tiradentes, .

Atividade de extensão realizada
Diagnóstico geoambiental por técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento no CELMM (complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba..
02/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Geral
Geoquímica Ambiental
02/2014 - Atual
Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Geral
02/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Geral

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

11/2002 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Regionalização
Hidrografia
Geologia do Quaternário
Geografia da População
Introdução ao Pensamento Geográfico
Geografia Urbana


Linhas de pesquisa


1.
Geografia Física Aplicada
2.
Meio Ambiente
3.
Climatologia
4.
Solos


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
?Caracterização dos tipos de cobertura da terra nas pequenas bacias hidrográficas da Mesorregião do Sertão Alagoano, por técnicas de modelagem de dados de sensoriamento remoto e geoprocessamento do Sistema LANDSAT ? 5 TM?
Descrição: Este é um estudo do tipo exploratório, descritivo e comparativo, com o uso de técnicas de mapeamento digital aplicado no uso e caracterização de cobertura de solo no semiárido alagoano que traz como ponto relevante o bioma caatinga, sua vegetação nativa e em pequenas bacias hidrográficas. A partir da obtenção de dados do sistema de sensoriamento remoto pelo satélite LANDSAT-5TM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ailton Feitosa - Coordenador / Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza - Integrante / Ronael de Oliveira Soares - Integrante / Jéssica Barbosa dos Santos - Integrante.
2015 - 2016
Caracterização de áreas de várzeas, utilizando Modelagem de dados de Sensoriamento Remoto e SIGs
Descrição: O uso de dados orbitais tem permitido uma rápida avaliação temática, qualitativa e quantitativa a partir da delimitação, análise e caracterização dos diversos padrões fisiográficos da paisagem. Esses dados tem possibilitado uma maior compreensão de sistemas complexos, como as bacias hidrográficas, que sofrem influências de entrada de energia e matéria (inputs) oriundas de diferentes condições naturais e antrópicas. Para que sejam estabelecidas as bases desse processo, dentro de uma dada conjuntura da geografia física, faz-se uso da abordagem sistêmica defendida por muitos estudos ligados ao meio ambiente e a Geografia Física, com vista a uma melhor integração de dados, onde o entendimento e a compreensão da dinâmica ambiental poderão ser representados por uma série de parâmetros físicos, que possam ser demonstrados sob a perspectiva de sua condição natural num dado momento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ailton Feitosa - Coordenador / Filipe Ferreira Felix da Silva - Integrante / Ronael de Oliveira Soares - Integrante.
2015 - 2016
2- ?Modelagem dinâmica do escoamento superficial na susceptibilidade à erosão dos solos nas bacias hidrográficas da Mesorregião do Sertão Alagoano, usando um modelo de combinação de dados do Sistema SRTM e do Satélite LANDSAT ? 5 TM?
Descrição: A ideia de modelagem vem de um processo empírico, no qual os princípios de uma ou mais teorias são aplicados para se reproduzir o comportamento de um fenômeno numa escala de tempo estimada, através de um modelo criado sob uma ótica de uma determinada realidade (Ross, 1994). Este fenômeno pode ser qualquer fato ou situação concreta de interesse científico, passível de descrição ou explicação como, por exemplo, os fenômenos hidrológicos (Feitosa, 2010). Dessa forma, qualquer modelo é resultado da criatividade e do conhecimento que o modelador possui a respeito do fenômeno observado e por esse motivo, um único fenômeno pode ser modelado de várias maneiras (Christofoletti, 1999). Para tanto, propõe-se com esse estudo, o uso de dados orbitais, obtidos por sensores remotos como os do SRTM e do Landsat ? TM, aliados aos sistemas de informações geográficas (SIGs), que vem se constituindo em uma técnica que pode estabelecer um padrão de aplicação multidisciplinar, com perspectivas para a identificação das áreas mais susceptíveis à erosão dos solos num ambiente de semiárido, com vistas a gerar informações para o planejamento de uso e ocupação dessas áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ailton Feitosa - Coordenador / Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza - Integrante.
2014 - 2015
Zoneamento de áreas de várzeas, utilizando uma combinação de dados do Sistema de Sensoriamento Remoto do Satélite LANDSAT ? 5 TM
Descrição: Devido ao fator climatológico do Nordeste brasileiro, a delimitação geográfica das áreas no Semiárido é de fundamental importância para o zoneamento, cuja finalidade pode ser o uso adequado dessas áreas, principalmente nos períodos de secas prolongadas. A partir dos dados coletados nas imagens de Sensoriamento Remoto, do Sistema Landsat 5-TM, foi possível agrupar e classificar algumas informações sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó, inclusive identificando as suas áreas de várzeas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ailton Feitosa - Coordenador / Sávio Barbosa dos Santos - Integrante / Tainá Aparecida Silva Torres - Integrante.
2013 - 2014
Zoneamento das pequenas bacias hidrográficas e caracterização das áreas de várzeas na Mesorregião do Sertão Alagoano, usando um modelo de balanço hídrico mensal semi-distribuído para avaliação dos impactos das mudanças do clima nos recursos hídricos do se
Descrição: Identificar e delimitar as pequenas bacias hidrográficas ocorrentes no Semiárido do Estado de Alagoas, utilizando técnicas de mapeamento digital e interpretação de imagens de sensoriamento remoto e geoprocessamento, definindo as áreas de várzeas, com vistas a realizar um mapeamento de detalhe das formas de ocupação e uso do solo, bem como da cobertura vegetal remanescente, também em bases digitais, visando a construção de um SIG (Sistema de Informações Geográficas)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ailton Feitosa - Coordenador / Sandro Guedes Fernandes - Integrante / Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Grupo de Pesquisa e Extensão em Geografia e Meio Ambiente
Descrição: Atua na identificação, caracterização, diagnóstico, zoneamento de recursos hídricos, áreas de nascentes, mapeamento de recursos naturais e questões ligadas ao meio ambiente no âmbito do território alagoano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Ailton Feitosa - Integrante / Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza - Integrante / Rosa de Lima Medeiros Neta - Coordenador / Maria Luiza Maciel Ferreira - Integrante.
2006 - 2008
Núcleo de Estudos Sobre o Espaço Alagoano
Descrição: Atuar na investigação, diagnóstico, identificação e mapeamentos das características físicas, ambientais, econômicas e sociais ocorrentes no território alagoano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geomorfologia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Climatologia Geográfica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Geoquímica Ambiental.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FEITOSA, A.2013 FEITOSA, A.. Classificação dos eventos climáticos extremos de precipitação no período outono-inverno: um estudo de caso sobre suas ocorrências no município de Palmares, Zona da Mata, Pernambuco. Revista Ambientale, v. 1, p. 19-29, 2013.

2.
FEITOSA, A.2011 FEITOSA, A.; SANTOS, B. O. ; ARAÚJO, M.S.B. . Caracterização Morfométrica e identificação de Áreas Susceptíveis a Erosão na Bacia do Rio Pajeú, PE: o Estudo de Caso da Bacia do Rio Pajeú/PE. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 04, p. 820-836, 2011.

3.
FEITOSA, A.2010 FEITOSA, A.; FECHINE, J. A. L. ; FERREIRA, C. W. S. ; ARAÚJO, M.S.B. . Modelagem dinâmica de escoamento superficial influenciando a susceptibilidade à erosão dos solos Num município do semi-árido de pernambuco. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 11, p. 75-82, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. A. C. F. ; MEDEIROS NETA, R. L. ; FEITOSA, A. ; FERREIRA, M. L. M. . Mudanças na qualidade de vida das famílias do sítio Amaro - Palmeira dos Índios/AL, a partir das recuperações de nascentes. In: X Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2013, Poços de Caldas/MG. X Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2013.

2.
SILVA, G. C. ; SANTOS, D. ; SOUZA, J. A. C. F. ; MEDEIROS NETA, R. L. ; FEITOSA, A. . Caracterização dos impactos ambientais no rio Coruripe: município de Coité do Nóia/AL. In: X Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2013, Poços de Caldas/MG. X Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2013.

3.
SOUZA, J. A. C. F. ; MEDEIROS NETA, R. L. ; FERREIRA, M. L. M. ; FEITOSA, A. . A RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NO ESTADO DE ALAGOAS: UMA ALTERNAVIVA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO CAMPONESA. In: VI Simpósio Internacional de Geografia das Águas, 2013, João Pessoa. VI Simpósio Internacional de Geografia das Águas, 2013.

4.
SANTOS, B. O. ; SILVA, H.A. ; FEITOSA, A. ; GALVÍNCIO, J.D. ; ARAÚJO, M.S.B. . Análise da detecção de mudanças espaço-temporal da cobertura vegetal com base na comparação das técnicas MTVI e Change Detection num Município do Semiárido Pernambucano. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto ? SBSR, 2011, Curitiba. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15. (SBSR), 2011. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2011. v. 15. p. 6209-6215.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FEITOSA, A.; FECHINE, J. A. L. . MODELAGEM DINÂMICA DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL: BACIA HIDROGRÁFICA DO PONTAL - ESTADO DO PERNAMBUCO. In: II WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS, 2010, Fortaleza. Gestão dos Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental. João Pessoa ? PB: Editora Universitária da UFPB, 2009. p. 36-43.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FEITOSA, A.. Paisagem e Sustentabilidade: o Caso do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba sob o Enfoque da Sustentabilidade Ecológica. In: Seminário Calibrador PRODEMA/UFS, 2000, Canidé do São Francisco-SE. Seminário Calibrador PRODEMA. Maceió: Edufal, 2000. v. 2. p. 27-27.

2.
FEITOSA, A.. Percepção da Paisagem: o caso do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba sob o Enfoque da Suatentabilidade. In: Seminário Integrador II, 1998, Campina Grande. Seminário Integrador, 1998. v. II. p. 21-21.

3.
FEITOSA, A.. Zoneamento de Unidades de Conservação dos Sistemas Fitoambientais Naturais do Estado de Alagoas. In: II Mostra de Produção Acadêmico-Científica da Ufal, 1998, Maceió. II Mostra de Produção Acadenico-Científica. Maceió: Edufal, 1998. v. 1. p. 23-23.

4.
FEITOSA, A.. Percepção da Paisagem: o Caso do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba sob o Enfoque da Sustentabilidade. In: VIII Encontro de Iniciação Científica da UFAL, 1998, Maceió. VIII Encontro de Iniciação Cinetífica da Ufal. Maceió: Edufal, 1998. v. 1. p. 43-43.

5.
FEITOSA, A.. Zoneamento de Unidades de Conservação dos Sistemas Fitoambientais Naturais do Estado de Alagoas. In: SBPC, 1996, São Paulo. Encontro Nacional de Fitogeografia. São Oaulo: USP, 1996. v. IV. p. 42-45.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
FEITOSA, A.1998FEITOSA, A.. Paisagem e Suatentabilidade: o caso do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba sob o enfoque da suatentabilidade ecológica. VIII Encontro de Iniciação Científica, Regional, v. 1, n.1, p. 43-43, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
FEITOSA, A.. ?Rumos das Geociências Aplicadas a Engenharia de Petróleo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FEITOSA, A.. Ensino e Geografia no Século XXI.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FEITOSA, A.. Zoneamento e Dinâmica do Espaço Geográfico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, G. C. ; SOUZA, J. A. C. F. ; MEDEIROS NETA, R. L. ; FEITOSA, A. . Caracterização dos Impactos Ambientais no Rio Coruripe: município de Coité do Nóia/AL.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUZA, J. A. C. F. ; MEDEIROS NETA, R. L. ; FERREIRA, M. L. M. ; FEITOSA, A. . Mudanças na Qualidade de Vida das Famílias do Sítio Amaro: Palmeira dos óndios/AL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, J. A. C. F. ; MEDEIROS NETA, R. L. ; FEITOSA, A. ; FERREIRA, M. L. M. . A Recuperação de Nascentes no Estado de Alagoas: uma alternativa para a melhoria da qualidade de vida da população campones. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FEITOSA, A.. Detecção de Mudanças Ambientais com o Uso de Imagens de Sensoriamento Remoto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FEITOSA, A.. ATendência das Precipitações na Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú no Estado de Pernambuco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FEITOSA, A.. Degradação Ambiental e Paisagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FEITOSA, A.. Climatologia e Meio Ambiente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FEITOSA, A.. O que é a agenda 21?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FEITOSA, A.. Paisagem e Suatentabilidade: o caso do complexo estuarino lagumar Mundaú-Manguaba. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FEITOSA, A.; SOUZA, J. A. C. F.; SANTOS, A. B.. Participação em banca de José Cicero Costa Soares Junior.?Dinâmica do escoamento superficial influenciando a susceptibilidade à erosão dos solos no município de Palmeira dos Índios, semiárido alagoano?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
FEITOSA, A.; MOREIRA, A. C. L.; SANTOS, A. B.. Participação em banca de Vanessa Freire Ramos.Processo histórico da escravidão no Brasil: da áfrica à comunidade quilombola da Tabacaria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FEITOSA, A.; SANTOS, D.; COSTA, D. L. C. R.. Professor Substituto. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
FEITOSA, A.; GUERRA, L. B.; COSTA, D. L. C. R.. Professor Substituto. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.

Avaliação de cursos
1.
FEITOSA, A.; FERRO, J. I.. Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Culturais. 2016. Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
FEITOSA, A.; SOUZA, R. S.. Comissão de Seleção de Alunos Especiais do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura - PRODIC. 2017. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
FEITOSA, A.; SILVA, C. C. G.; SOUZA, R. S.. Comissão de Seleção de Bolsas do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura - PRODIC. 2016. Universidade Estadual de Alagoas.

3.
FEITOSA, A.; FERRO, J. I.; SILVA, M. E. F.. Comissão de Seleção de Mestrado do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura - PRODIC. 2016. Universidade Estadual de Alagoas.

4.
FERNANDES, S. G.; CAVALCANTE, J. C. M.; FEITOSA, A.. Comissão de Técnica de Pesquisa e Pós-Graduação. 2006. Universidade Estadual de Alagoas.

5.
FEITOSA, A.. VI Semana de Geografia. 2005. Universidade Estadual de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII SIIMPÓSIIO NACIIONAL DE GEOMORFOLOGIA.Eixo 1: Geomorfologia Fluvial e Recursos Hídricos. 2010. (Simpósio).

2.
I CICLO DE PALESTRAS DA FUNESA.Paisagem e Sustentabilidade Ecológica. 2005. (Outra).

3.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE.Agenda 21 Local. 2005. (Seminário).

4.
VI SEMANA DO GEÓGRAFO.Educação, Política e Meio Ambiente. 2005. (Seminário).

5.
V SEMANA DO GEÓGRAFO.A Importância da Geografia para a Educação Ambiental. 2004. (Seminário).

6.
III CONAPE INTERNACIONAL. 2001. (Congresso).

7.
SEMINÁRIO CALIBRADOR - PRODEMA/UFS.Paisagem e Sustentabilidade: o Caso do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. 2000. (Seminário).

8.
SEMINÁRIO CALIBRADOR.Percepção da Paisagem: o caso do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba sob o enfoque da sustentabilidade. 1998. (Seminário).

9.
II MOSTRA DE PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA UFAL.Zoneamento de Unidades Fitoambientaisdos Sistemas Naturais do Estado de Alagoas. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FEITOSA, A.; FERRO, J. I. ; SOUZA, J. A. C. F. . Semana de Geografia do Campus III: Ensino e Geografia no Século XXI. 2017. (Outro).

2.
FEITOSA, A.; SOUZA, J. A. C. F. ; MEDEIROS NETA, R. L. . Seminários de TCC I: contribuindo para o seu futuro. 2016. (Outro).

3.
FEITOSA, A.. II CONCIP. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Freire Ramos. PRESENÇA NEGRA NO NORDESTE: Da África ao Quilombo, traços de um processo histórico em Alagoas. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

2.
Tainá Aparecida Silva Torres. Paisagem, Meio Ambiente e Sociedade: um estudo de caso voltado para a preservação das nascentes no Sítio Amaro, zona rural do município de Palmeira dos Índios-AL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

3.
Ronael de Oliveira Soares. Caracterização da ocupação e uso do solo na bacia hidrográfica do Rio Coruripe por técnicas de Sensoriamento Remoto. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

4.
Marcilene Alves da Silva. Classificação Morfoclimática e Caracterização das Propriedades Físicas e Químicas do Solo no semiárido pernambucano: Um estudo de caso em Bom Conselho.. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

5.
Maria Elisangela Nunes da Silva. Caracterização dos Tipos de Impactos Ambientais Causados pela Mineração de Calcário de Coruripe da Cal no Município de Palmeira dos Índios-AL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

6.
Filipe Ferreira Félix da Silva. Análise da variabilidade climática e sua influencia na ocupação e uso do solo no município de Igaci-AL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

7.
Sávio Barbosa dos Santos. Zoneamento de áreas de várzeas na bacia do Rio Moxotó, utilizando uma combinação de dados do Sistema de Sensoriamento Remoto SRTM e do Satélite LANDSAT ? 5 TM. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

8.
Elaine Sampaio Luz. Diagnóstico social da população que sobrevive dos materiais catado no lixo de Palmeira dos Índios/AL. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

9.
José Cícero Costa Soares Junior. Dinâmica do escoamento superficial: a influência do solo à erosão no município de Palmeira dos Índios/AL. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

10.
José Barros do Nascimento. Impactos Ambientais gerados com o processo de dessalinização num município do Semiárido alagoano. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

11.
Gerlândia Leal Barbosa. Diagnóstico da cobertura vegetal por técnicas de sensoriamento remoto para o município de Igaci/AL. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

12.
Deysiane Santos. Caracterização ambiental do município de Coité do Nóia/AL, com vista para a preservação das nascentes. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

13.
Maria Elisângela Nunes da Silva. Caracterização dos tipos de impactos ambientais causados pela mineração de calcário no povoado de Coruripe da Cal. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Clemisson dos Santos. Poluição no Rio Mundaú por restos orgânicos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Ferreira Felix da Silva. Caracterização da Dinâmica Climática na Bacia do Rio Coruripe e sua influência no uso do solo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

2.
Celma Aline da Silva Pinheiro. As consequências da seca para o solo: estudo de caso num município do Semiárido alagoano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

3.
Sávio Barbosa dos Santos. Zoneamento das Pequenas Bacias Hidrográficas e Caracterização das Áreas de Várzeas na Bacia do Rio Moxotó. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ailton Feitosa.

4.
Deyse dos Santos. Caracterização Geoambiental para identificação e recuperação de nascentes num município do Semiárido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ailton Feitosa.

5.
Tiago Sandes. Impactos ambientais e suas relações com o abastecimento de água em Palmeira dos Índios-AL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

6.
Romilson Lima dos Santos. Sistema de Abastecimento e Distribuição de Água em Bom Conselho/PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

7.
MARIA EDIJANE PEREIRA DA SILVA. IMPACTOS AMBIENTAIS E DESAPARECIMENTO DA MATA CILIARE: O CASO DO PERÍMETRO URBANO DE VIÇOSA/AL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

8.
TIAGO SANDES COSTA. PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: ocaso da área urbana do município de Palmeira dos Índios-AL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

9.
Felipe Eugênio Vilela dos Santos. Poluição por Esgotos Domésticos no Médio Curso do Rio Paraíba do Meio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

10.
José Vianei da Silva. Distribuição e Abastecimento de Água no Município de Bélem/AL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

11.
Sandra. Poluição e Degradação Ambiental na Laguna Mundaú. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

12.
Eronildo. Sistema de Distribuição e Abastecimento de Água na Cidade de Palmeira dos Índios/AL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

13.
Romilson. Sistema de Abastecimento e Distribuição de Água em Bom Conselho-PE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

14.
Josué. Registro de Fósseis em Igaci-AL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

15.
Edjane. Processos de Desmatamentos no Município de Viçosa-Al. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

16.
Rogivaldo. Planejamento Urbano: o caso da cidade de Santana de Ipanema.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

17.
Eraktan. O Ensino da Geografia nas Escolas do Município de Maceió/AL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

18.
Djalma. Evolução Urbana do Bairro de Bebedouro em Maceió/AL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

19.
Ana Lúcia. O Papel da População Frente à Distribuição de Água em Palmeira dos Índios/AL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

20.
Rubenita. Aproveitamento do Solo: um estudo de caso sobre a comunidade do Alto da Boa Vista em Estrela de Alagoas/AL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

21.
Sérgio. A Revitalização do Bairro de Jaraguá em Maceió/AL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

22.
Edvalda. Os Impactos do Tursmo na Prainha de Barra Nova. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

23.
Selma Rodrigues. Canais e Mangues: um estudo de caso sobre a degradação da vegetação de mangues e o assoreamento nos canais do sistema lagunar Mundaú-Manguaba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

24.
Aline. Perfil Socioeconômico dos Moradores da Vila Emater em Maceió/AL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.

25.
Lúcia. A Formação do Bairro do Jacintinho em Maceió/AL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Ailton Feitosa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FEITOSA, A.2013 FEITOSA, A.. Classificação dos eventos climáticos extremos de precipitação no período outono-inverno: um estudo de caso sobre suas ocorrências no município de Palmares, Zona da Mata, Pernambuco. Revista Ambientale, v. 1, p. 19-29, 2013.

2.
FEITOSA, A.2010 FEITOSA, A.; FECHINE, J. A. L. ; FERREIRA, C. W. S. ; ARAÚJO, M.S.B. . Modelagem dinâmica de escoamento superficial influenciando a susceptibilidade à erosão dos solos Num município do semi-árido de pernambuco. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 11, p. 75-82, 2010.


Apresentações de Trabalho
1.
FEITOSA, A.. O que é a agenda 21?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FEITOSA, A.. Degradação Ambiental e Paisagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FEITOSA, A.. Climatologia e Meio Ambiente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FEITOSA, A.. Detecção de Mudanças Ambientais com o Uso de Imagens de Sensoriamento Remoto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FEITOSA, A.. Zoneamento e Dinâmica do Espaço Geográfico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FEITOSA, A.; FERRO, J. I. ; SOUZA, J. A. C. F. . Semana de Geografia do Campus III: Ensino e Geografia no Século XXI. 2017. (Outro).

2.
FEITOSA, A.. II CONCIP. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Alagoas no período de 2006 a 2007;
Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus III em Palmeira dos Índios/AL;
Presidente da Comissão de Seleção Programa de do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura da UNEAL;
Professor do Programa de Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC) da UNEAL.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:00:56