Daniel Ferraz Chiozzini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5867031148608140
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-Doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS/PUC-SP), onde atua como Professor Doutor. Investiga principalmente nos seguintes temas: História e Memória da Educação Brasileira, Educação e Ditadura Militar, Ensino Secundário, Escolas Experimentais e Ginásios Vocacionais. Integra a Linha de Pesquisa Educação Brasileira: produção, circulação e apropriação cultural e é um dos líderes do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Ferraz Chiozzini
Nome em citações bibliográficas
CHIOZZINI, D. F.


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Memória e História da Inovação Educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais (1961-1969), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Ernesta Zamboni.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Ginásios Vocacionais; História; memória.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Os Ginásios Vocacionais: a (desconstrução da história de uma experiência educacional transformadora (1961-69),Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Profa. Dra. Ernesta Zamboni.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; História; Ginásios Vocacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2004
Especialização em Jornalismo Científico. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1994 - 1998
Graduação em história.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2013
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.


Formação Complementar


2011 - 2011
Gestão da Política Municipal de Educação. (Carga horária: 40h).
Escola de Políticas Públicas e Gestão - CEPA/USP, EPPG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em V Curso de Introdução aos estudos de África. (Carga horária: 42h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Documentário Cinematográfico. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor permanente, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Professor permanente do Programa de pós graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT/IG/UNICAMP)

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor Doutor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade Integrante da Linha de Pesquisa "Educação Brasileira: produção, circulação e apropriação cultural"

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira I
Imprensa, Impressos e História da Educação
01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História das instituições e dos Intelecuais do Educação Brasileira
História do Ensino Secundário
02/2017 - 07/2017
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa: contribuições de Edward P. Thompson para a História da Educação
02/2017 - 07/2017
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fontes e métodos de pesquisa em História das Instituições e Intelectuais da Educação Brasileira
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Escola e Cultura: questões da história e da historiografia
02/2016 - 07/2016
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Instituições e Intelectuais da Educação Brasileira
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História do Ensino Secundário
02/2015 - 07/2015
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Intelectuais e Instituições da Educação Brasileira
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Escola e Cultura: questões da história e da historiografia
02/2014 - 06/2014
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História do Ensino Secundário
08/2013 - 11/2013
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fontes e Métodos de Pesquisa para História das Instituições e Intelectuais da Educação Brasileira
02/2013 - 06/2013
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Escola e Cultura: Questões da História e da Historiografia

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: educador, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de História do Ensino Fundamental e Médio / responsável por Direção e Projetos do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP

Atividades

03/2009 - 12/2010
Direção e administração, Museu da Educação e do Brinquedo da Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Responsável por projetos e administração.
04/2006 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Curso Secretaria da Educação - CENP/Reitoria/Curso "Latu Sensu" para Diretores de Escola em efetivo exercício na rede pública Escolar do Estado de São Paulo. Disciplina: Gestão, Currículo e Cultura - o ensino de História


Anhanguera Educacional, FAC2, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: profesor adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
atividades desenvolvidas: professor da discisciplina Ciências Humanas e Sociais, para graduação em Sistema da Informação; orientação de trabalho de conclusão de curso (TCC)


Centro de Ciência e Cultura-Curso e Colégio Anglo Campinas, CCCAC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de História, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de História do Ensino Fundamental, Ensino Médio e curso pré-vestibular.



Linhas de pesquisa


1.
Escola e Cultura: História e Historiografia da Educação

Objetivo: A linha de pesquisa investiga os vários aspectos da constituição da forma escolar no Brasil. As pesquisas da linha concentram-se nos processos de produção, circulação e apropriação de modelos e padrões pedagógicos envolvidos nas práticas educacionais, na conformação do corpo, na organização de espaços escolares e na constituição de memórias, tendo como base os aportes da História e das Ciências Sociais. Seu objeto se refere às propostas e concepções de intelectuais situados em diversos ?lugares? institucionais, públicos e privados de produção educacional, assim como os diferentes momentos do sistema escolar em suas implicações políticas e culturais. Com base na historiografia educacional, inclui a análise dos materiais educacionais ? livros escolares, literatura e periódicos educacionais, dentre outros ? na configuração da organização curricular e do conhecimento escolar, da constituição das disciplinas e dos saberes escolares em suas dimensões de criação e usos relacionados aos aspectos econômicos, tecnológicos e epistemológicos..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
História e Memória da Renovação Educacional no Brasil
Descrição: O projeto investiga a proposta educacional de escolas experimentais criadas no estado de São Paulo entre as décadas de 1950 a 1970, analisando os sentidos e intencionalidades que nortearam a criação, expansão e fechamento das mesmas. Busca-se mapear a produção teórica sobre elas e sua vinculação com alguns dos dilemas educacionais do período, tais como a relação entre escola e transformação social, a expansão do sistema público de ensino e o uso de metodologias e técnicas consideradas inovadoras. Esse processo remete a uma análise dos primeiros projetos educacionais experimentais, enraizados no chamado escolanovismo brasileiro da década de 20, assim como da história e memória da educação escolar na contemporaneidade, com suas rupturas e permanências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniel Ferraz Chiozzini - Coordenador / Angélica Riello de Souza - Integrante / Teresinha Morais da Silva - Integrante / Maria Aparecida de Carvalho - Integrante / Nádia Arabadgi de Andrade - Integrante / Evaldo de Assis Moreira - Integrante / Daniela Nascimento Rodrigues - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
2016 - Atual
Ensino Secundário no Brasil em perspectiva histórica e comparada (1942-1961)
Descrição: A história do ensino secundário no Brasil vem sendo objeto recorrente de investigações na área de educação. Levantamento parcial, realizado no âmbito do Observatório de Cultura Escolar, identificou mais de 226 produtos, entre dissertações, teses, e artigos em revistas especializadas em história da educação com temas relacionados com ensino secundário, produção que cobre praticamente todos os estados brasileiros. No entanto, apesar do volume considerável, ainda há lacunas a serem preenchidas a respeito da história desse nível de ensino que vem sendo apontado como desafio atual para as políticas governamentais. Um desses desafios relaciona-se com as políticas governamentais formuladas e levadas a efeito, tanto em nível federal quanto estadual e municipal, para expandir e atender à crescente demanda por esse nível de ensino, principalmente no período de 1942 a 1961. Em todo o país a expansão e a propagação do ensino secundário foram muito lentas e receberam pouca atenção do poder público. Por outro lado, estudos coincidem ao apontar forte presença dos governos municipais no atendimento a essa demanda, quer seja tomando iniciativa de criação de ginásios, quer apoiando iniciativas de instituições não públicas, principalmente religiosas, e estaduais. Esse apoio incluía cedência de terrenos ou prédios e pagamento de professores. Mesmo levando-se em consideração que esse período assistiu a um processo de uniformização curricular com a Reforma Capanema associada aos mecanismos de inspeção, pouco se conhece sobre as formas que essa tentativa de homogeneização assumiu nas diferentes instâncias governamentais. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo analisar as políticas governamentais para o ensino secundário (ginásios e colégios) em perspectiva comparada; análise ancorada nos documentos governamentais, em dados estatísticos sobre a oferta desse nível de ensino e na documentação escolar. Trata-se, portanto, da realização de uma operação historiográfica que busca localizar e comparar o que as fontes oferecem de informação sobre algumas "noções", aqui tratadas como áreas de comparação: "atendimento à demanda", 2 "cultura escolar", "organização do trabalho escolar?, ?edifícios escolares?. Para tanto, essas áreas de comparações traduzem-se não apenas na materialidade dos conceitos eleitos, mas também nos mercados simbólicos que os descreveram, interpretaram e localizaram em uma ?retórica historiográfica?. Assim, as áreas de comparação, no caso deste estudo, não estarão limitadas à descrição e, sim, intencionam expor argumentos relacionados aos conceitos teóricos, hipóteses ou modelos explanatórios, pelos quais escolhemos estabelecer a comparabilidade entre os movimentos, acima referendados, observados no interior dos objetos e fontes escolhidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Ferraz Chiozzini - Coordenador / Norberto Dallabrida - Integrante / Kênia Hilda Moreira - Integrante / Décio Gatti Júnior - Integrante / Eurize Caldas Pessanha - Integrante / Rosa Fátima Souza - Integrante / FABIANY DE CÁSSIA TAVARES SILVA - Integrante / Letícia Vieira - Integrante / ANA MARIA GONÇALVES - Integrante / ANTONIO DE PÁDUA DE CARVALHO LOPES - Integrante / CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA - Integrante / CÉSAR AUGUSTO CASTRO - Integrante / EDUARDO ARRIADA - Integrante / ELISABETH FIGUEIREDO DE SÁ - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Grande Dourados - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
História das Instituições Educacionais: intelectuais, políticas e práticas
Descrição: O projeto investiga itinerários institucionais relacionados à educação escolar e a outras organizações sociais, religiosas e culturais que se ocuparam com a formação de sujeitos e grupos específicos, no período que se estendeu desde a proclamação da República até o final da década de 1990. Examina, ainda, ideias e práticas de intelectuais que atuaram na configuração e na apropriação de modelos culturais que repercutiram na elaboração de políticas e no cotidiano das instituições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Daniel Ferraz Chiozzini - Integrante / CASTILHO, Mauro - Coordenador / Circe Maria Fernandes Bittencourt - Integrante / Helenice Ciampi - Integrante / Sandra Machado Lunardi Marques - Integrante.
2010 - 2013
A escola como objeto de estudo: perspectivas da História e das Ciências Sociais - PNPD
Descrição: Este projeto, no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutoramento - PNPD, tem por objetivo institucional a absorção temporária de jovens doutores para atuar em projeto de pesquisa, na formação de recursos humanos e de inovação tecnológica no campo da história e das ciências sociais aplicadas à educação. O pós-doutoramento está focado no subprojeto denominado A conformação da escola contemporânea no Brasil e projetos educacionais experimentais ? aproximações e distanciamentos, que tem como referencial a constituição do que se denominou forma escolar na contemporaneidade e visa mapear diferentes projetos experimentais existentes no Brasil entre as décadas de 1950 a 1970, investigando evidências da aproximação ou distanciamento de suas pedagogias em relação à chamada ?escola contemporânea? convencional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2001 - 2004
Arte e Exclusão Social
Descrição: O projeto integra atividades de pesquisa acadêmica, educação não-formal e extensão comunitária junto à população em situação de rua e frequentadora da Casa São Francisco de Assis de Campinas - SP.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Daniel Ferraz Chiozzini - Integrante / Sandro Tonso - Coordenador / Eduardo Okamoto - Integrante / Alice Possani - Integrante / Melissa Lopes - Integrante / Fabiana Fonseca - Integrante / Laura Argento - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2005 - 2006
Periódico: Patrimônio. Revista Eletrônica do Iphan


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, L.2018 VIEIRA, L. ; CHIOZZINI, D. F. . Luis Contier como catalisador de redes: classes experimentais e renovação do ensino secundário em São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 61-80, 2018.

2.
CHIOZZINI, D. F.2016 CHIOZZINI, D. F.; MARQUES, S. M. L. . O Movimento da Escola Nova, Classes Experimentais e Ginásios Vocacionais (1958-1970). Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 582-598, 2016.

3.
DALLABRIDA, N.2016DALLABRIDA, N. ; CHIOZZINI, D. F. . Experimentalismo no Ensino S ecundário nos anos 1950 e 1960. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 464-467, 2016.

4.
CHIOZZINI, D. F.2014 CHIOZZINI, D. F.. As mudanças curriculares dos Ginásios Vocacionais de São Paulo: da 'integração social' ao 'engajamento pela transformação'. Revista Brasileira de História da Educação, v. 14, p. 13-44, 2014.

5.
CHIOZZINI, D. F.2014CHIOZZINI, D. F.. Os Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo - um projeto experimental em busca de uma educação transformadora. Arquivo Rio Claro, v. 13, p. 57-61, 2014.

6.
CHIOZZINI, D. F.2014CHIOZZINI, D. F.. Apresentação do dossiê: 'A democratização da Educação: 'do Secundário ao Ensino Médio'. Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 9-12, 2014.

7.
CHIOZZINI, D. F.2005CHIOZZINI, D. F.. Resenha - História Social da Criança e da Família. ComCiência, v. 72, p. 5, 2005.

8.
CHIOZZINI, D. F.2005CHIOZZINI, D. F.. resenha - Ouvir Contar: textos em História Oral. Patrimônio - Revista Eletrônica do Iphan, v. 2, p. 107, 2005.

9.
CHIOZZINI, D. F.2005CHIOZZINI, D. F.. Resenha - Na Senzala, uma flor: esperanças e recordações da família escrava - Brasil, sudeste, século XIX. Patrimônio - Revista Eletrônica do Iphan, v. 1, p. 66, 2005.

10.
CHIOZZINI, D. F.2005CHIOZZINI, D. F.. resenha - Segurança alimentar: um desafio para acabar com a fome no Brasil. ComCiência (UNICAMP), v. 69, p. 04, 2005.

11.
CHIOZZINI, D. F.2005CHIOZZINI, D. F.. Resenha - Maíra. ComCiência, v. 64, p. 2, 2005.

12.
CHIOZZINI, D. F.2001CHIOZZINI, D. F.. A Experiência do Serviço de Ensino Vocacional: elementos para a elaboração de projetos pedagógicos. Revista Eletrônica do IBEP, São Paulo, v. 3, n.3, p. 18-21, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHIOZZINI, D. F.. História e Memória da Inovação Educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais (1961-70). 1ª. ed. Curitiba: Editora Appris Ltda., 2014. v. 1. 272p .

2.
BUENO, J. G. S. (Org.) ; MUNAKATA, K. (Org.) ; CHIOZZINI, D. F. (Org.) . A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. 1. ed. Araraquara - SP: Junqueira & Marin editores, 2014. v. 1. 252p .

3.
BUENO, J. G. S. (Org.) ; MUNAKATA, K. (Org.) ; CHIOZZINI, D. F. (Org.) . A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. 2. ed. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2014. v. 1000. 345p .

Capítulos de livros publicados
1.
BUENO, J. G. S. ; MUNAKATA, K. ; CHIOZZINI, D. F. . Apresentação. In: José Geraldo Silveira Bueno; Kazumi Munakata; Daniel Ferraz Chiozzini. (Org.). A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. 2ed.Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2014, v. 1, p. 11-14.

2.
BUENO, J. G. S. ; MUNAKATA, K. ; CHIOZZINI, D. F. . Apresentação. In: José Geraldo Silveira Bueno; Kazumi Munakata; Daniel Ferraz Chiozzini. (Org.). A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2014, v. 1, p. 11-14.

3.
CHIOZZINI, D. F.; Ilka Miglio Mesquita ; Magda Madalena Tuma . Potencialidades da história oral e da memória para o diálogo com professores e professoras. In: Ernesta Zamboni. (Org.). Digressões sobre o ensino de História: memória, história oral e razão histórica. 1ed.Itajaí: Maria do Cais, 2007, v. , p. 103-145.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHIOZZINI, D. F.; GARDINI, A. . Ecletismo Atual-Entrevista com Carlos Lemos. Patrimônio ? revista eletrônica do Iphan, www.revista.iphan.gov.br, 15 mar. 2006.

2.
CHIOZZINI, D. F.. Turismo e Educação Patrimonial mais próximos. Turismo e Educação Patrimonial mais próximos, Patrimônio ? revista eletrônic, 15 jan. 2006.

3.
CHIOZZINI, D. F.. Projetos atingem escolas. Patrimônio - revista eletrônica do Iphan, São Paulo, p. 1 - 3, 05 jan. 2006.

4.
CHIOZZINI, D. F.. Educação além dos muros. Patrimônio - revista eletrônica do Iphan, São Paulo, p. 1 - 3, 01 jan. 2006.

5.
CHIOZZINI, D. F.. Democracia e Educação em Florestan Fernandes. Ciência e Cultura, http://cienciaecultura.bvs.br, p. 51 - 51, 01 dez. 2005.

6.
Mariuzzo, P. ; CHIOZZINI, D. F. . Olhar Ampliado- Entrevista com Nestor Goulart. Patrimônio ? revista eletrônica do Iphan, www.revista.iphan.gov.br, p. 1 - 3, 15 nov. 2005.

7.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Mineração tem impactos econômicos e sociais. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 nov. 2005.

8.
CHIOZZINI, D. F.. RECURSOS HUMANOS - Capacitação: peça-chave para obter vantagens competitivas. Revista Iovação UNIEMP, p. 20 - 21, 10 out. 2005.

9.
CHIOZZINI, D. F.. Território Negro. Patrimônio ? revista eletrônica do Iphan, www.revista.iphan.gov.br, 15 set. 2005.

10.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Sivam ? defeitos de origem. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 ago. 2005.

11.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? América Latina em ebulição. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 jul. 2005.

12.
CHIOZZINI, D. F.. BENS DE CAPITAL - Imposto: reduçào favorece setor de máquinas e equipamentos. Revista Inovação UNIEMP, p. 12 - 13, 10 jul. 2005.

13.
CHIOZZINI, D. F.. Populações residentes vivem à margem da lei de conservação do meio ambiente. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 6 - 7, 01 jul. 2005.

14.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? A Revolta da Vacina: a saúde pública e um novo projeto de sociedade. . Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 jun. 2005.

15.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? O direito de morrer. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 maio 2005.

16.
CHIOZZINI, D. F.. AUTOMOTIVO - Performance: setor teve bons resultados e inovação virá a reboque. IRevista Inovação UNIEMP, p. 14 - 16, 10 abr. 2005.

17.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Teoria unificadora permanece em aberto. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 mar. 2005.

18.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Cultura ligada aos rios é prejudicada com grandes obras e urbanização. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 fev. 2005.

19.
CHIOZZINI, D. F.. Biblioteca Nacional comemora os 60 anos de Chico Buarque. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 56 - 57, 05 jan. 2005.

20.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Modelo de fomento à pesquisa brasileiro realça papel das agências. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 nov. 2004.

21.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Ficção científica problematiza o presente em todos os tempos. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 out. 2004.

22.
CHIOZZINI, D. F.. Parcerias com o setor privado buscam combater a fome. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 16 - 17, 01 out. 2004.

23.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Capacidade inovadora destaca-se em setores tradicionais. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 ago. 2004.

24.
CHIOZZINI, D. F.; BARATA, G. . Latino-americanos: muita criatividade, pouca organização. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 18 - 20, 01 jul. 2004.

25.
CHIOZZINI, D. F.. Raízes do Brasil sob as lentes de Nelson Pereira dos Santos. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 1 - 2, 01 jul. 2004.

26.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Número de usuários de Linux tende a crescer. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 jun. 2004.

27.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Apenas qualificação não garante emprego. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 maio 2004.

28.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Memória é matéria-prima do trabalho do historiador. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 mar. 2004.

29.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Estudo sobre cadeia produtiva dinamiza agronegócio. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 out. 2003.

30.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Museus de arqueologia passam por renovação. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 jul. 2003.

31.
CHIOZZINI, D. F.. Reportagem ? Pesquisadores discutem papel dos museus. Com Ciência ? revista eletrônica de jornalismo científico, www.comciencia.br, 15 jul. 2003.

32.
CHIOZZINI, D. F.. Resenha - Mulheres, trilhos e trens. Patrimônio - Revista Eletrônica do Iphan, Campinas.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHIOZZINI, D. F.; VIEIRA, L. . Ressonâncias das Ações de Maria Nilde Mascellani para as apropriações da matriz das classes nouvelle (São Paulo 1951-1970). In: 13a. Reunião Científica Reginal da Anped sudeste, 2018, Campinas. Anais da 13a. Reunião Científica Reginal da Anped sudeste. Campinas: Campinas, 2018. p. 1-5.

2.
CHIOZZINI, D. F.; SCHWETER, I. S. ; AQUINO, M. J. F. M. . Impressos Estudantis como referência para investigação de culturas escolares: uma comparação de casos em Piracicaba e São Luiz do Maranhão. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa: UFPB, 2017. v. 1. p. 3592-3605.

3.
CHIOZZINI, D. F.; SANTOS, I. M. . OS CANTORES, A VIAGEM À LUA E A FAVELA ? UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS GINÁSIOS VOCACIONAIS DURANTE A DITADURA MILITAR. In: III Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2017, Florianópolis. Anais do III Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis: Udesc, 2017. v. 1. p. 1-18.

4.
SCHWETER, I. S. ; CHIOZZINI, D. F. . A atuação dos alunos do Instituto de Educação Sud Menucci. In: XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. XI Colubhe -XI Congresso Brasileiro de História da Educação. Porto: Norprint - a casa do livro, 2016. v. I. p. 177-187.

5.
CHIOZZINI, D. F.; MARQUES, S. M. L. . As relações entre Escola Nova, Classes Experimentais e Ginásios Vocacionais. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação - matrizes interpretativas e internacionalização. Maringé: Universidade Estadual de Maringá, 2015. p. 1.

6.
LUCAS, K. T. ; CHIOZZINI, D. F. . O lugar da educação do negro no projeto civilizador paulista do fim do século XIX (1880 - 1900). In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, 2015. p. 1-16.

7.
CHIOZZINI, D. F.. Demandas atuais do ensino de História e alguns pontos de aproximação e distanciamento do campo da Didática'. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e III Encontro Internacional do Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas: FE/Unicamp; CMU, 2012. p. 1-17.

8.
CHIOZZINI, D. F.. As mudanças curriculares dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo: do despertar da vocação ao despertar da transformação social. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória, 2011.

9.
CHIOZZINI, D. F.. Memória e História da Inovação Educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais. In: VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís - Maranhão. Anais do VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. São Luís - Maranhão: Universidade Federal do Maranhão - UFMA, 2010. p. 1-16.

10.
CHIOZZINI, D. F.. Os Ginásios Vocacionais e o ensino de Estudos Sociais. In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo. Anais do VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. São Paulo: FE-USP, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHIOZZINI, D. F.. A repressão à 'infiltração comunista' nos meios educacionais do estado de São Paulo. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

2.
CHIOZZINI, D. F.; FILGUEIRAS, J. M. ; BRAGHINI, K. M. Z. ; GUILHERME, K. C. S. . Educação e Ditadura Miitar: experiências históricas em períodos de repressão. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

3.
CHIOZZINI, D. F.. Os Ginásios Vocacionais: a (des)construção da História de uma experiência educacional transformadora. In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Igreja, Estado, Sociedade Civil, 2004, Évora - Portugal. V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Igreja, Estado, Sociedade Civil, 2004.

4.
CHIOZZINI, D. F.. A História dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo. In: III Seminário de Pesquisa 'As múltiplas faces da memória', 2003, Campinas. Programa e Resumos, 2003. p. 17-17.

5.
CHIOZZINI, D. F.; Claudia Regina Ferreira Santos ; GAZOTTO, R. P. ; PEREIRA, V. C. ; ROCHA, C. M. . Escravidão e Pauperismo. In: IV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 1996, Campinas. Caderno de Resumos do IV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp, 1996. p. 75-75.

Apresentações de Trabalho
1.
CHIOZZINI, D. F.; SCHWETER, I. S. ; AQUINO, M. J. F. M. . Impressos estudantis como referência para a investigação de culturas escolares: uma comparação de casos entre Piracicaba e São Luiz do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CHIOZZINI, D. F.; SANTOS, I. M. . Os cantores, a viagem à lua e a favela - uma experiência de ensino de língua portuguesa nos Ginásios Vocacionais durante a ditadura militar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CHIOZZINI, D. F.; SCHWETER, I. S. . A atuação dos alunos do Instituto de Educação Sud Menucci. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHIOZZINI, D. F.. História das Instituições Educacionais - intelectuais, políticas e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CHIOZZINI, D. F.. Educação Integral: elementos históricos e contribuições para sua discussão na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CHIOZZINI, D. F.. Educação e Ditadura Militar no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CHIOZZINI, D. F.. Ginásios Vocacionais: uma experiência educacional sob a ditadura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CHIOZZINI, D. F.. A educação no regime militar, projetos educacionais experimentais e Ginásios Vocacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CHIOZZINI, D. F.. Os Ginásios Vocacionais e a ditadura militar: um projeto educacional experimental como espaço de luta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CHIOZZINI, D. F.. Educação e Ditadura Militar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CHIOZZINI, D. F.. 'Relato de experiência: a Pesquisa em Pós-Doutoramento'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CHIOZZINI, D. F.. A repressão à 'infiltração comunista' nos meios educacionais do estado de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CHIOZZINI, D. F.. Movimentos Sociais e Ginásios Vocacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CHIOZZINI, D. F.; FERNANDES, S. S. ; MARQUES, L. C. . Pesquisas Documentais sobre o Ensino Vocacional do estado de São Paulo: pontos de aproximação entre memória, história e arquivística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CHIOZZINI, D. F.. Memórias da Educação: experiências do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Serviço de Ensino Vocacional do estado de São Paulo (SEV). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CHIOZZINI, D. F.. Demandas atuais do ensino de História e alguns pontos de aproximação e distanciamento do campo da Didática'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CHIOZZINI, D. F.. As mudanças curriculares nos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo: do despertar da vocação ao despertar da transformação social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CHIOZZINI, D. F.. Currículo Integrado - o projeto político pedagógico dos Ginásios Vocacionais e sua reelação com o programa Integrar CNM/CUT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Gonçalves, M. C. ; CHIOZZINI, D. F. . As contribuições de EP Thompson para o estudo da História da Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CHIOZZINI, D. F.. O projeto político-pedagógico nos Colégios Vocacionais (1961-1969). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
CASTILHO, M. ; CHIOZZINI, D. F. . A obra 'A Miséria da Teoria' e o estudo da História da Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CHIOZZINI, D. F.. Memória e história da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais 1961-69. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CHIOZZINI, D. F.. Organização do Acervo Bibliográfico do Museu da Educação e do Brinquedo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CHIOZZINI, D. F.. O projeto de reorganização do Museu da Educação e do Brinquedo: referenciais e atividades desenvolvidas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CHIOZZINI, D. F.. Os Ginásios Vocacionais: a construção da História de ma experiência educacional transformadora e o ensino de Estudos Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CHIOZZINI, D. F.. Os Ginásios Vocacionais: a (des)construção da História de uma experiência educacional transformadora. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CHIOZZINI, D. F.. Pesquisas em Ensino de história: entrecruzando memória, história e educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
CHIOZZINI, D. F.. Os Ginásios Vocacionais no Estado de São Paulo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
CHIOZZINI, D. F.. Formação Política e Arte para transformar as Relações Sociais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CHIOZZINI, D. F.. Contracapa do livro Elites Regionais e Escola Públicas Primárias. Curitiba: editora crv, 2016 (Contracapa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CHIOZZINI, D. F.. Parecer Ad Hoc da revista 'Educação e Filosofia'. 2018.

2.
CHIOZZINI, D. F.. Parecer Ad Hoc da revista Imagens da Educação. 2018.

3.
CHIOZZINI, D. F.. parecer Ad Hoc - Cadernos de História da Educação. 2018.

4.
CHIOZZINI, D. F.. parecer Ad Hoc -revista Educação e Sociedade. 2018.

5.
CHIOZZINI, D. F.. Parecer ad hoc para a revista Acta Scientiarum. Education. 2016.

6.
CHIOZZINI, D. F.. Avaliador ad hoc do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e do IV Encontro Internacional do Ensino de História. 2015.

7.
CHIOZZINI, D. F.. Parecer ad hoc para a revista Educação e Cultura Contemporânea. 2013.

8.
CHIOZZINI, D. F.. Parecerista do Projeto Leituras na Escola 2012 da Secretaria da Educação do estado de São Paulo. 2012.

9.
CHIOZZINI, D. F.. Parecer ad hoc de Projeto de Mestrado do EHPS/PUC-SP. 2012.

10.
CHIOZZINI, D. F.. Parecer ad hoc de projeto de Mestrado do EHPS/PUC-SP. 2011.

11.
CHIOZZINI, D. F.. Parecer ad hoc da Revista Brasileira de História da Educação. 2010.

12.
CHIOZZINI, D. F.. Parecerista do Processo seletivo de livros didáticos de História para o Ensino Fundamental do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático. 2008.

13.
CHIOZZINI, D. F.. Material Didático para preservação do patrimônio público documental paulista: kit do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP. 2008.

14.
CHIOZZINI, D. F.. Leitor de memorial de conclusão do Curso Especial de Formação de Professores em exercicío da Região Metropolitana de Campinas - PROESF. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHIOZZINI, D. F.. Entrevista - História da Escola Pública Brasileira. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CHIOZZINI, D. F.. A falácia do Escola Sem Partido. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CHIOZZINI, D. F.. Currículo na perspectiva da educação integral: fluxos e refluxos na história do Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CHIOZZINI, D. F.. Vocacionais, breve história de uma utopia transformadora. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
CHIOZZINI, D. F.. Ginásio Vocacional é tema de Palestra no Arquivo Público. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHIOZZINI, D. F.; BUENO, J. G. S. . Plataforma Lattes e Editais de Publicações. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CHIOZZINI, D. F.; ALVES, R. C. . Grupo de Reflexão sobre a Docência 'Aprendizagem em História'. 2012. (coordenação).

3.
CHIOZZINI, D. F.. O Museu da Educação e do Brinquedo e a organização de espaços lúdicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CHIOZZINI, D. F.; SESTI, A. P. ; COLPAS, L. D. ; PRATES, A. P. . Estudo do Meio do 9o ano EF da Escola de Aplicação da FEUSP. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Campo).

5.
CHIOZZINI, D. F.; SILVA, M. B. ; CARREIRO, J. C. ; MORAES, E. N. ; GASPAR, L. M. P. ; VIEGAS, C. ; MASCULO, J. C. ; BRITO, F. B. ; FRANCA, J. A. ; ROSA, J. V. ; ROQUE, L. . Estudo do Meio do 8o ano EF da Escola de Aplicação da FEUSP. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Campo).

6.
Ernesta Zamboni ; Katia Maria Abud ; CHIOZZINI, D. F. . O currículo e o Ensino de História. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aula).

7.
CHIOZZINI, D. F.; CARREIRO, J. C. ; FRANCA, J. A. ; PEREIRA, C. S. ; MASCULO, J. C. ; BRITO, F. B. ; ROSA, J. V. ; ANDRADE, A. ; MORAES, E. N. ; OLIVEIRA, L. ; ROQUE, L. ; MOURAO, L. . Estudo do Meio do 7o ano EF da Escola de Aplicação da FEUSP. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Campo).

8.
ARANTES, A. A. ; VOGT, C. ; Evangelista, R. ; CHIOZZINI, D. F. ; Cantarino, C. ; Mariuzzo, P. . Patrimônio - revista eletrônica do Iphan. 2005. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CHIOZZINI, D. F.. Espaços do Lembrar, Espaços do Brincar: memória e história de brinquedos e brincadeiras. 2009 (curadoria de exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHIOZZINI, D. F.; GONCALVES, M. C.; TEIVE, G. M. G.. Participação em banca de Angélica Riello de Souza. Resistência e desistência: os conflitos na experiência de Paulo Freire como Secretário Municipal da Educação de São Paulo (1989-1991). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
GONCALVES, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; SILVA, I. B.. Participação em banca de José Fagner Alves dos Santos. Júlio de Mesquita Filho e o projeto de ensino superior paulista: seus escritos, sua atuação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CIAMPI, H.; AQUINO, M. A.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Fábio Tamizari. Deops, presente! Formas de controle dos professores, alunos e familiares na educação básica sob a ditadura civil-militar (1954-1985). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
GONCALVES, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; CARVALHO, M. M. C.. Participação em banca de Amanda Haydn. Uma liderança feminina no laicato católico: a trajetória política e intelectual de Amélia Rezende Martins na Ação Social Brasileira (1918-1932). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.; CUSTODIO SOBRINHO, J.. Participação em banca de Luciana Leal Silva. Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo e o processo de escolarização de mulheres negras na primeira república (1889-1910). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.; CARVALHO, J, P.. Participação em banca de Cristiano Hernandes. As ciências humanas no ensino técnico profissionalizante do Liceu de Artes e Ofício de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
Giovinazzo Junior, C. A.; CHIOZZINI, D. F.; ROGGERO, R.. Participação em banca de Márcio Greick Souza Oliveira. Colegiado de Integração do Centro Educacional Unificado (CEU): a gestão democrática à luz da teoria crítica da sociedade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
RODRIGUES, L. M. de O.; CHIOZZINI, D. F.; PENNA, M. G. O.. Participação em banca de Felipe Lopes Terrão. Curso de Educação Física e razões para sua escolha. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CHIOZZINI, D. F.; CRUZ, H. F.; PAIERO, D. C.. Participação em banca de Vagner de Alencar Silva. A concepção e o uso do conceito de fracasso escolar no jornal Folha de S. Paulo (1958-2008). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CHIOZZINI, D. F.; GIOVANNI, Luciana Maria; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Participação em banca de Marcos Luiz Ribeiro. A educação integral e as ações socioeducativas complementares em organizações não governamentais vinculadas ao Programa "Centro para Crianças e Adolescentes". 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CHIOZZINI, D. F.; BITTENCOURT, C. M. F.; MACHADO, M. H. T.. Participação em banca de Kadine Teixeira Lucas. "Pelo progresso do paiz": projetos para a educação de ingênuos na imprensa paulista paulista em fins do século XIX. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CHIOZZINI, D. F.; BITTENCOURT, C. M. F.; DELPHINO, F. B. B.. Participação em banca de Alba Fernanda Oliveira Brito. O diário de classe e a cultura material escolar do curso técnico regular em mecânica da Escola Técnica Federal de São Paulo (1986-1989). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
BARBOSA, R.; CHIOZZINI, D. F.; SOUZA, E. R. de. Participação em banca de Rafael Reis Bacelar. A imagem no Ensino de Geografia: experiências no município de Feira de Santana - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
CHIOZZINI, D. F.; GONCALVES, M. C.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Mary Jones Ferreira de Moura Aquino. Organização e Imprensa Estudantil no Colégio São Luiz e Liceu Maranhense: oo processo de formação de uma elite letrada (1949-1958). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
CHIOZZINI, D. F.; GONCALVES, M. C.; DALLABRIDA, N.. Participação em banca de Isis Sanfins Schweter. Organização e Imprensa Estudantil no Instituto de Educação Sud Menucci (1952-54). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
DALLABRIDA, N.; VAZ, Alexandre Fernandez; CHIOZZINI, D. F.; TEIVE, G. M. G.. Participação em banca de Letícia Veira. Um núcleo pioneiro na renovação da educação secundária brasileira: as primeiras classes experimentais do estado de São Paulo (1951-1954). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

17.
CHIOZZINI, D. F.; Gonçalves, M. C.; DALLABRIDA, N.. Participação em banca de Jonathan Xavier Borges. Reestruturação do Ensino Superior privado no Brasil e precarização do trabalho docente: o caso da FIT/Uniesp (2006/2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.; BRITO, F. B.. Participação em banca de Adriana Shiraishi Rollemberg Albuquerque. O estudo do meio nos Ginásios Estaduais Vocacionais na década de 1960: análise de fotografias. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
SCHAPOCHNIK, N.; BONTEMPI JR, B.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Natália Frizzo de Almeida. Memória, História e Renovação Pedagógica: o Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem". 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

20.
Gonçalves, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; Warde, M. J.. Participação em banca de Samir Ahmad dos Santos Mustapha. Trajetória e atuação dos intelectuais e técnicos nas divisões de pesquisa do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo em sua primeira fase (1956-1961). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
GONCALVES, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; ABDALA, R. D.. Participação em banca de Paula Martins Xavier Fagundes. Formação da intelectualidade brasileira católica entre 1930 e 1940. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
PASSARELLI, L. M. G.; MARTINO, A. S.; CHIOZZINI, D. F.; PALMA, D. V.; SILVA, S. L.. Participação em banca de Idê Moraes dos Santos. O Colégio Vocacional Oswaldo Aranha e a (re)construção do Ensino de Língua Portuguesa no contexto de 1969". 2018. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Giovinazzo Junior, C. A.; CHIOZZINI, D. F.; LIZARDO, E. O.; SASS, O.; ROGGERO, R.. Participação em banca de David Budeus Franco. Empobrecimento da experiência, formação e juventude. 2018. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BITTENCOURT, C. M. F.; GODOY, A. P.; ALMEIDA NETO, A. S.; CHIOZZINI, D. F.; BRAGHINI, K. M. Z.. Participação em banca de Fabíola Matte Bergamin. Ensino de História e Avaliação no Ensino Secundário Paulista no contexto das inovações educacionais (1957-1969). 2018. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CAMPOS, R. D.; MOREIRA, K. H.; CHIOZZINI, D. F.; GATTI JUNIOR, D.; SANTOS, S. M.. Participação em banca de Felismina Dalva Teixeira da Silva. A coleção didática "As mais belas histórias" (1954-1976): modernização, nacionalismo e identidade brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
Gonçalves, M. C.; CIAMPI, H.; CHIOZZINI, D. F.; CARVALHO, J, P.; BARREIRA, L. C.. Participação em banca de Eduardo Norcia Scarfoni. Os Congressos Nacionais dos estabelecimentos particulares de ensino (Conepes) e a hegemonia da iniciativa privada na educação nacional (1964-1985). 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
GONCALVES, M. C.; VIEIRA, C. R. A.; CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.; DALLABRIDA, N.. Participação em banca de Christiane Grace Guimarães da Silva. O protagonismo feminino no projeto missionário do metodismo norte-americano no Brasil: uma análise do 'Woman's Missionary Advocate' (1880-1910). 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
GONCALVES, M. C.; CASTRO, C. C. P.; BITTENCOURT, C. M. F.; CHIOZZINI, D. F.; MENEZES, R. C.. Participação em banca de Samuel Robes Loureiro. A invenção da Academia de Polícia Militar (1809-1958). 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
Gonçalves, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; BARREIRA, L. C.; CARVALHO, J, P.; CIAMPI, H.. Participação em banca de Martha Aparecida Todeschini de Assunção. Aprígio Almeida Gonzaga: um seleto normalista fazendo história no ensino profissional (1922-1934). 2016. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
Zamboni, E.; GALINDO, C. J.; CHIOZZINI, D. F.; Pinto Jr. , A.; MARTINS, M.C. Participação em banca de Valéria Filgueiras Dapper. O projeto sala do educador: entre a indução de políticas de formação continuada e as demandas dos professores de História - Rondonópolis/MT. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
GONCALVES, P. W.; OLIOSI, E. C.; FERRAZ, M. H. M.; CHIOZZINI, D. F.; VITTE, A. C.. Participação em banca de Kédima Ferreira de Oliveira. Os Estudos de Química e Mineralogia na Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX e as contribuições de Malaquias Álvares dos Santos e Vírgílio Clímaco Damázio. 2016. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
BITTENCOURT, C. M. F.; MUNAKATA, K.; DEMARTINI, Z. B. F.; ALMEIDA NETO, A. S.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Selma de Araújo Torres Omuro. A escolarização da comunidade nipo-brasileira de registro (1913-1963). 2015. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
BONTEMPI JR, B.; BOTO, C.; CARVALHO, J. S. F.; DALLABRIDA, N.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Alexsandro do Nascimento Santos. Origens da Faculdade de Educação da USP: o Departamento de Educação da F.F.C.L. (1962-1969). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

13.
IMBERNON, R. A. L.; INFANTE-MALACHIAS, M. E.; CHIOZZINI, D. F.; MARTINS, J. R. S.; BARBOSA, R.. Participação em banca de Sandra Júlia Gonçalves Albergaria. Tecendo um breve passado: a prática pedagógica dos professores de ciências dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo (1961-1970). 2015. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
CIAMPI, H.; BUENO, J. G. S.; SOARES, A. M. L.; CHIOZZINI, D. F.; CARVALHO, J, P.; VAADEMARIN, V. T.. Participação em banca de Lucelmo Lacerda de Brito. Modelos divergentes de ensino religioso? Análises de experiências do RJ e SC. 2015. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
MUNAKATA, K.; BITTENCOURT, C. M. F.; CHIOZZINI, D. F.; WEINSTEIN, B.; MARTINS, M.C. Participação em banca de Bianca Barbagallo Zucchi. Curso de Formação de Quadros: formação de professores e instrutores pelo/para o SENAI - São Paulo (1942-1955). 2012. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MORAES, C. S. V.; CHIOZZINI, D. F.; DALLABRIDA, N.. Participação em banca de Letícia Vieira. Classes Experimentais Secundárias de Instituições de Ensino Públicas do estado de São Paulo: um estudo sobre formas de apropriação de práticas pedagógicas (1951-1971). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
GONCALVES, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; BONTEMPI JR, B.. Participação em banca de Samir Ahmad dos Santos Mustapha. A voz do dono e o dono da voz: organização e veiculação do jornalismo educacional no O Estado de São Paulo (1950-1960). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
Gonçalves, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; BARREIRA, L. C.. Participação em banca de Eduardo Norcia Scarfoni. Os congressos nacionais dos estabelecimentos particulares de ensino (CONEPES): os debates pela hegemonia da iniciativa privada na educação nacional (1964-1985). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BONTEMPI JR, B.; CARVALHO, J. S. F.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Alexsandro do Nascimento Santos. A Faculdade de Educação da USP e a consolidação do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (1970-1990). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
MUNAKATA, K.; CHIOZZINI, D. F.; WEINSTEIN, B.. Participação em banca de Bianca Barbagallo Zucchi. Curso de Quadros: formação de professores e instrutores pelo/para o SENAI - São Paulo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CIAMPI, H.; CHIOZZINI, D. F.; AQUINO, M. A.. Participação em banca de Fábio Tamizari. DEOPS presente! A perseguição e resistência de professores e alunos da educação básica à ditadura civil-militar (1964-1985). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
BICCAS, M. S.; CHIOZZINI, D. F.; COSTA, A. L. J.. Participação em banca de Jaíne Massirer da Silva. Dimensões Educativas da vida escolar: órgão dos estudantes da cidade de Campo Grande, sul de Mato Grosso (1934-1936)". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
CHIOZZINI, D. F.; HADDAD, F.; Giovinazzo Junior, C. A.. Participação em banca de Daniela do Nascimento Rodrigues. O Centro Educacional Unificado: a concepção e implementação de um projeto pedagógico e cultural na cidade de São Paulo (2001-2003). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CHIOZZINI, D. F.; GONCALVES, M. C.; BONTEMPI JR, B.. Participação em banca de Neusa Regiane Mendes. Osório César: conexões entre artes, ciências, cultura, educação e política. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CIAMPI, H.; CHIOZZINI, D. F.; CARVALHO, J, P.. Participação em banca de Mara Cristina Gonçalves da Silva. O ensino de história na escola Técnica Getúlio Vargas (1911-1972). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.; CARVALHO, J, P.. Participação em banca de Cristiano Hernandes. As ciências humanas no ensino técnico profissionalizante em São Paulo (1999-2012). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
Giovinazzo Junior, C. A.; CHIOZZINI, D. F.; ROGGERO, R.. Participação em banca de Márcio Greick Souza Oliveira. Colegiado de Integração do Centro Educacional Unificado (CEU): a gestão democrática à luz da Teoria Crítica da Sociedade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CHIOZZINI, D. F.; GONCALVES, M. C.; TEIVE, G. M. G.. Participação em banca de Angélica Riello de Souza. Atuação de Paulo Freire como Secretário da Educação do Município de São Paulo (1989-1991). 2017.

9.
GONCALVES, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; SILVA, I. B.. Participação em banca de José Fagner Alves dos Santos. Júlio de mesquita Filho e o projeto de ensino superior. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CHIOZZINI, D. F.; MARIN, A. J.; SOUZA, V.. Participação em banca de Teresinha Morais da Silva. Educação Integral no estado de São Paulo: as propostas de jornada integral e jornada parcial em duas unidades da rede pública (2012-2016). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
RODRIGUES, L. M. de O.; CHIOZZINI, D. F.; NOVAES, L. C.. Participação em banca de Cristiane Amorim de Andrade. Educação continuada e perspectivas profissionais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CHIOZZINI, D. F.; BITTENCOURT, C. M. F.; DELPHINO, F. B. B.. Participação em banca de Alba Fernanda Oliveira Brito. O Diário de Classe como um componente da cultura material escolar do Curso Técnico em Mecânica da ETFSP entre 1986 e 1989. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
CHIOZZINI, D. F.; BARBOSA, R.; SOUZA, E. R. de. Participação em banca de Rafael Reis Bacellar Antón. Potencialidades das Imagens no Ensino de Geografia: experiências na cidade de Feira de Santana/BA. 2016.

14.
CHIOZZINI, D. F.; CAMPOS, R. D.; Gonçalves, M. C.. Participação em banca de Mary Jones Ferreira de Moura Aquino. Os jornais estudantis maranhenses como espaço militante de uma elite letrada no Colégio São Luiz e no Liceu Maranhense (1949-1958). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
GONCALVES, M. C.; CARVALHO, J, P.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Luana Aguiar Werneck. A cadeira de história da civilização brasileira: entre Alfredo Ellis Júnior e Sergio Buarque de Holanda (1938-1958). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.; CUSTODIO SOBRINHO, J.. Participação em banca de Luciana Leal Silva. Escolarização de Meninas Negras na Primeira República: Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo (1880-1910). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
CHIOZZINI, D. F.; BUENO, J. G. S.; DALLABRIDA, N.. Participação em banca de Jonathan Xavier Borges. Reestruturação do Ensino Superior e Trabalho Docente: o caso da FIT/Uniesp (2006-2014). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
Gonçalves, M. C.; CARVALHO, J, P.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Martha Aparecida Todeschini de Assunção. Educação Profissional em São Paulo:Aprígio Gonzaga na Escola Masculina da Capital. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
CHIOZZINI, D. F.; REIS, R. R.; GONCALVES, M. C.. Participação em banca de Ivan Gonçalves. O Ensino de Filosofia na proposta curricular do Estado de São Paulo (2008-2010): rupturas e continuidades. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.; BRITO, F. B.. Participação em banca de Adriana Shiraishi Rollemberg Albuquerque. O estudo do meio nos Ginásios Vocacionais: análise de fotografias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
CHIOZZINI, D. F.; PAIERO, D. C.; CRUZ, H. F.. Participação em banca de Vagner de Alencar Silva. A disseminação do conceito de fracasso escolar na Folha de S. Paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
CHIOZZINI, D. F.; MACHADO, M. H. T.; BITTENCOURT, C. M. F.. Participação em banca de Kadine Teixeira Lucas. O lugar da educação do negro no projeto civilizador paulista (1880-1900). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
CHIOZZINI, D. F.; GIOVANNI, Luciana Maria; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Participação em banca de Marcos Luiz Ribeiro. A Educação Integral e as ações socioeducativas complementares em Organizações Não Governamentais vinculadas ao programa Centro para Crianças e Adolescentes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
RODRIGUES, L. M. de O.; CHIOZZINI, D. F.; PENNA, M. G. O.. Participação em banca de Felipe Lopes Terrão. O curso de Educação Física e as razões para sua escolha. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
Gonçalves, M. C.; CHIOZZINI, D. F.; CAUVILLA, W.. Participação em banca de Paula Martins Xavier. Instituto Católico de Estudos Superiores: a formação da elite católica na década de 1930. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
SCHAPOCHNIK, N.; BONTEMPI JR, B.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Natália Frizzo de Almeida. Memória, História e Renovação Pedagógica: o ginásio israelita brasileiro Scholem Aleichem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

27.
CHIOZZINI, D. F.; GONCALVES, M. C.; DALLABRIDA, N.. Participação em banca de Isis Sanfins Schweter. Organização e imprensa estudantil no Instituto de Educação Sud Menucci (1952-1954). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

28.
Gonçalves, M. C.; BONTEMPI JR, B.; CHIOZZINI, D. F.. Participação em banca de Rafael dos Santos Nunes. O teatro experimental negro: drama, política e educação nas décadas de 1941 a 1950. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

29.
SANTOS, S. V.; CHIOZZINI, D. F.; MOLL, J.; DORNELES, M. A.. Participação em banca de Bernard Sydow. Currículo Integrado para o PROEJA: genealogia, códigos e concreções. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, M.C; CHIOZZINI, D. F.; OLIVEIRA JR. W, M. de; MIRANDA, S. R.; PEZZATO, J. P.; LOPES, J. J. M.; FERREIRA, N. S. de A.; PAULILO, A. L.; GIRARDI, G.; MORAES. D. Z.. Concurso para provimento de cargo de Professor Doutor nas disciplinas O saber histórico e geográfico e suas dimensões educacionais; Escola e Conhecimento de História e Geografia; Estágio Supevisionado I e II. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
GIOVANNI, Luciana Maria; CHIOZZINI, D. F.; CIAMPI, H.. Comissão de Seleção de candidatos ao Doutorado - EHPS/PUC-SP. 2018. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CHIOZZINI, D. F.; RODRIGUES, L. M. de O.; Giovinazzo Junior, C. A.. Comissão de Avaliação de Teses de Doutorado para Prêmio Capes EHPS/PUC-SP. 2018. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CIAMPI, H.; BUENO, J. G. S.; CHIOZZINI, D. F.. Comissão de Seleção de candidatos ao Mestrado - EHPS/PUC-SP. 2015. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CIAMPI, H.; CHIOZZINI, D. F.; RODRIGUES, L. M. de O.. Comissão de Seleção de candidatos ao curso de Mestrado EHPS/PUC-SP. 2014. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias, ações".Arquivos e Fontes em História da Educação: experiências de pesquisa. 2017. (Encontro).

2.
V Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações.Perspectivas Comparadas e espaço transnacional em cultura e educação. 2016. (Encontro).

3.
XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A atuação dos alunos do Instituto de Educação Sud Menucci. 2016. (Congresso).

4.
III Seminário de Pesquisa e Integração do EHPS.Mesa Temática 2 - Aspectos da estrutura escolar. 2015. (Seminário).

5.
IV Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações".Pesquisas de Pós-Doutoramento. 2015. (Encontro).

6.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. RENOVAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO: CLASSES EXPERIMENTAIS E GINÁSIOS VOCACIONAIS (DÉCADAS DE 1950 E 1960). 2015. (Congresso).

7.
III Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações.Seção de Comunicações. 2014. (Encontro).

8.
Encontro 50 anos do Ensino Vocacional em Rio Claro.Movimentos Sociais e Ginásios Vocacionais. 2013. (Encontro).

9.
II Encontro do Grupo de Pesquisa.Mesa redonda II / Apresentação de Projetos de Pesquisa. 2013. (Encontro).

10.
I Seminário de Pesquisa e Integração do EHPS/PUC-SP.Relato de experiência:Pesquisa em Pós-Doutoramento. 2013. (Seminário).

11.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. A repressão à "infiltração comunista" nos meios educacionais do estado de São Paulo. 2013. (Congresso).

12.
VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de HIstória - III Encontro Internacional de Ensino de História.Demandas atuais do ensino de História e alguns pontos de aproximação e distanciamento do campo da Didática. 2012. (Encontro).

13.
34a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Congresso).

14.
IV Seminário de Pesquisa e Formação CAPES - PROEJA/RS.Currículo Integrado - o projeto político pedagógico dos Ginásios Vocacionais e sua relação com o programa Integrar CNM/CUT. 2011. (Seminário).

15.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. As mudanças curriculares nos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo: do despertar da vocação ao despertar da transformação social. 2011. (Congresso).

16.
VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2010. (Congresso).

17.
I Workshop sobre Educação e Museus: a história e as perspectivas do Museu da Educação e do Brinquedo.O projeto de reorganização do Museu da Educação e do Brinquedo: a história e as perspectivas do Museu da Educação e do Brinquedo. 2009. (Outra).

18.
Projeto Pontão de Cultura: a cultura lúdica e a formação brincante.O Museu da Educação e do Brinquedo e a organização de espaços lúdicos. 2009. (Oficina).

19.
Seminário Memória, História e Educação: olhares sobre a produção acadêmica da professora Ernesta Zamboni. 2009. (Seminário).

20.
Treinamento para Utilização do kit de Objetos Infantis Indígenas do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. 2009. (Outra).

21.
Treinamento para visitas monitoradas ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. 2009. (Outra).

22.
VII Semana dosMuseus da Universidade de São Paulo - o museu na cidade e a cidade no museu. 2009. (Congresso).

23.
I Colóquio Interno de Estudos Históricos.Livros Didáticos de História para o Ensino Fundamental. 2008. (Outra).

24.
II Colóquio Interno de Estudos Históricos.Critérios de avaliação de livros didáticos de História para o Ensino Fundamental. 2008. (Outra).

25.
VIII ENPEH - Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História.Os Ginásios Vocacionais: a construção da história de uma experiência educacional transformadora e o ensino de Estudos Sociais. 2008. (Encontro).

26.
O Direito à Educação e à Cultura e a Lei no. 10.639/2003 - o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2006. (Oficina).

27.
I Encontro de Educação Patrimonial. 2005. (Encontro).

28.
La construcción derepresentaciones identidades y pertenencias através de la enseñanza de la Historia ? uma aproximación al problema. 2005. (Seminário).

29.
Palestra: O pensamento curricular brasileiro nas últimas décadas. 2005. (Outra).

30.
IV Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. comunicação. 2004. (Congresso).

31.
Educação: diálogos latino-americanos. 2003. (Outra).

32.
III Seminário de Pesquisa "As Múltiplas Faces da Memória".Os Ginásios Vocacionais: a (des)construção da História de uma experiência educacional transformadora. 2003. (Seminário).

33.
Memória, História e Educação.Pesquisas em ensino de história: entrecruzando memória, história e educação. 2003. (Seminário).

34.
Educação e Representações do Tempo. 2001. (Seminário).

35.
I Encontro de Representantes Discentes da Unicamp. 1997. (Encontro).

36.
III Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. 1997. (Encontro).

37.
II Seminário Nacional sobre História da África. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BONTEMPI JR, B. ; GONCALVES, M. C. ; CHIOZZINI, D. F. ; MENEZES, R. C. . VI Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações". 2017. (Outro).

2.
BONTEMPI JR, B. ; CHIOZZINI, D. F. ; GONCALVES, M. C. ; MENEZES, R. C. . V Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações". 2016. (Outro).

3.
CHIOZZINI, D. F.; Gonçalves, M. C. ; MUNAKATA, K. ; BITTENCOURT, C. M. F. ; BRAGHINI, K. M. Z. . I Seminário de História da Educação: balanços e desafios. 2016. (Outro).

4.
BONTEMPI JR, B. ; Gonçalves, M. C. ; CHIOZZINI, D. F. ; CAUVILLA, W. ; MENEZES, R. C. . IV Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações". 2015. (Outro).

5.
DALLABRIDA, N. ; CHIOZZINI, D. F. . Elites intelectuais na perspectiva bourdieusiana. 2015. (Outro).

6.
BONTEMPI JR, B. ; Gonçalves, M. C. ; CHIOZZINI, D. F. ; CAUVILLA, W. . III Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações. 2014. (Outro).

7.
Gonçalves, M. C. ; BONTEMPI JR, B. ; CHIOZZINI, D. F. . II Encontro do Grupo de Pesquisa "Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações". 2013. (Outro).

8.
BONTEMPI JR, B. ; CASTILHO, M. ; CHIOZZINI, D. F. ; SILVA, C. M. N. . I Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, idéias e ações. 2012. (Outro).

9.
Gonçalves, M. C. ; CHIOZZINI, D. F. . I Ciclo de Estudos EP Thompson. 2011. (Outro).

10.
CASTILHO, M. ; CHIOZZINI, D. F. . II Ciclo de Estudos EP Thompson. 2011. (Outro).

11.
CHIOZZINI, D. F.; KISHIMOTO, T. M. . I Workshop sobre Educação e Museus: a história e as perspectivas do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP. 2009. (Outro).

12.
CHIOZZINI, D. F.; KISHIMOTO, T. M. . II Wokshop sobre Educação e Museus: diretrizes para um projeto museológico do Museu da Educação e do Brinquedo. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Isabela Gisse Rainho. Transição democrática e imprensa estudantil pós ditadura civil-militar no Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Gisele Schiavetti Basilio Kovacevic. O Lyceu Franco-Brasilero de São Paulo: um modelo de ensino secundário segundo intelectuais brasileiros e franceses. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Marcelo Luis de Brino. O Ciclo do ferro em Ribeirão Preto, História Local e interdisciplinaridade no Ensino Médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).

4.
Nádia Arabadgi de Andrade. A renovação do ensino secundário no estado de Sâo Paulo (1930-1971). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Vagner de Alencar Silva. Fracasso escolar: um estudo comparado entre Brasil, Argentina e Espanha. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Evaldo de Assis Moreira. Educação integral em escola de tempo integral no município de São Paulo: novos tempos e espaços na organização escolar. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Francisco Veríssimo Luciano. Fracasso Escolar e Evasão Escolar no IFSP: Uma Perspectiva Histórica (2008-2013). Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

4.
Maria Aparecida de Carvalho. O Ginásio Vocacional da Vila Santa Maria: história e memória. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bartira Manini. História da Renovação Educacional no Brasil: interfaces entreEducação e Psicologia nos Ginásios Vocacionais do estado de SãoPaulo (1961-1970). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Neusa Regiane Mendes. Osório César: conexões entre psicologia, arte e educação (1920 ? 1950). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

2.
Daniela do Nascimento Rodrigues. Centro Educacional Unificado: o processo de criação de um projeto educacional na cidade de São Paulo (2001-2004). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

3.
Teresinha Morais da Silva. Educação Integral no estado de São Paulo: as propostas de jornada integral e jornada parcial em duas unidades da rede pública (2012-2016). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

4.
Cristiano Hernandes. O lugar das ciências humanas no currículo do Liceu de Artes e Ofício de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

5.
Luciana Leal. Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo e o processo de escolarização de meninas negras na Primeira República (1889 ? 1910). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

6.
Angélica Riello de Souza. Resistência e desistência: os conflitos na experiência de Paulo Freire como secretário municipal de educação de São Paulo (1989 ? 1991). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

7.
Jonathan Xavier Borges. A reestruturação do ensino superior privado no Brasil e precarização do trabalho docente: o caso da FIT/Uniesp (2006-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

8.
Isis Sanfins Schweter. Organização e imprensa estudantil do Instituto de Educação Sud Mennucci (1952-1954). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

9.
Mary Jones Ferreira de Moura Aquino. Os jornais estudantis e os intelectuais da ?Geração Maranhense de 45?. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

10.
Alba Fernanda Oliveira Brito. O diário de classe como componente da cultura escolar do curso técnico de mecânica da ETEFSP entre 1987 e 1989. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

11.
Kadine Teixeira Lucas. O lugar da educação do negro no projeto moderno paulista do fim do século XIX (1880-1900). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

12.
Vagner de Alencar. A disseminação do fracasso escolar na e pela imprensa brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

13.
Marcos Luiz Ribeiro. Educação. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

14.
Adriana Shiraishi Rollemberg Albuquerque. O Estudo do meio e trabalho de campo: a configuração histórica no Brasil e a experiência na Escola da Vila. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

Tese de doutorado
1.
Márcia de Souza Lehmkuhl. A reconfiguração da federação nacional das APAES (FENAPAES) no estabelecimento da relação entre público e privado nas políticas de educação especial (1974-2016). 2014. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

Iniciação científica
1.
Tatiana Sayuri Tutiya. Organização do acervo bibliográfico do Museu da Educação e do Brinquedo. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

Orientações de outra natureza
1.
Raíssa dos Anjos. Oficinas Lúdicas do Museu da Educação e do Brinquedo. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

2.
Angélica Suemitso. Brinquedos e Brincadeiras Indígenas. 2009. Orientação de outra natureza. (Turismo) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.

3.
Tamiris Nascimento. Museu da Educação e do Brinquedo. 2009. Orientação de outra natureza. (pedagogia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Daniel Ferraz Chiozzini.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHIOZZINI, D. F.. Populações residentes vivem à margem da lei de conservação do meio ambiente. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 6 - 7, 01 jul. 2005.

2.
CHIOZZINI, D. F.. Biblioteca Nacional comemora os 60 anos de Chico Buarque. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 56 - 57, 05 jan. 2005.

3.
CHIOZZINI, D. F.; BARATA, G. . Latino-americanos: muita criatividade, pouca organização. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 18 - 20, 01 jul. 2004.

4.
CHIOZZINI, D. F.. Projetos atingem escolas. Patrimônio - revista eletrônica do Iphan, São Paulo, p. 1 - 3, 05 jan. 2006.

5.
CHIOZZINI, D. F.. Educação além dos muros. Patrimônio - revista eletrônica do Iphan, São Paulo, p. 1 - 3, 01 jan. 2006.

6.
CHIOZZINI, D. F.. Raízes do Brasil sob as lentes de Nelson Pereira dos Santos. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 1 - 2, 01 jul. 2004.

7.
CHIOZZINI, D. F.. Parcerias com o setor privado buscam combater a fome. Ciência e Cultura, São Paulo, p. 16 - 17, 01 out. 2004.



Outras informações relevantes


Participação no Programa de Estágio Docente - PED - Atividade de Docência Parcial sob Supervisão, de 27/02/2008 a 05/07/2008, com dedicação de 8 (oito) horas semanais, nas atividades da disciplina EL774 - Estágio Supervisionado I, para o curso de Licenciatura em História, sob a supervisão da Profa. Dra. Ernesta Zamboni.
Participação no Programa de Estágio Docente na Atividade Supervisionada de Apoio a Docência, para o curso de Licenciatura em História, sob orientação da Profa. Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani, da Faculdade de Educação da Unicamp, de 01/03/2002 a 06/07/2002



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 11:47:04