Miguel Wady Chaia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8837677035969446
  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


MIGUEL WADY CHAIA CONCLUIU O DOUTORADO EM SOCIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM 1989. ATUALMENTE E PROFESSOR-ASSOCIADO DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO. PUBLICOU 16 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS. POSSUI 17 CAPITULOS DE LIVROS, 1 LIVRO PUBLICADOS e ORGANIZOU 3 LIVROS ORIENTOU 37 DISSERTACOES DE MESTRADO E 35 TESES DE DOUTORADO NAS AREAS DE CIENCIA POLITICA, SOCIOLOGIA e ARTES. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS FOI EDITOR DA REVISTA SÃO PAULO EM PERSPECTIVA DA FUNDAÇÃO SEADE. TAMBÉM FOI EDITOR DA EDUC - EDITORA DA PUC/SP - 20016 A 2016. É COORDENADOR E PESQUISADOR DO NEAMP (NÚCLEO DE ESTUDOS EM ARTE, MÍDIA E POLÍTICA) DA PUC/SPE PESQUISADOR DA FAPESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miguel Wady Chaia
Nome em citações bibliográficas
CHAIA, M. W.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Rua Ministro Godói, 969 - 4º andar - sala 4E20
Perdizes
05014-901 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36708517
Fax: (11) 36708517
URL da Homepage: http://www.pucsp.br/neamp


Formação acadêmica/titulação


1983 - 1989
Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Intelectuais e Sindicalistas - A Experiência do DIEESE 1955-1990, Ano de obtenção: 1989.
Orientador: Gabriel Cohn.
Palavras-chave: Democracia; Intelectuais; Leis Trabalhistas; Sindicalismo; Negociacao Politica; Sindicatos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1972 - 1981
Mestrado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Tostão Furado,Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: Gabriel Cohn.
Palavras-chave: Cinema Brasileiro; Cultura; Ideologia; Arte.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1969 - 1972
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, SEADE, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor da Revista São Paulo em Perspectiva, Carga horária: 20
Outras informações
Período de 1983 a 2004.

Atividades

1983 - 2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Editor da Revista São Paulo e Perspectiva.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 10
Outras informações
Suplente de Chefe do Departamento de Política

Vínculo institucional

1973 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora da PUC/SP, .

Cargo ou função
Editor.
03/2006 - Atual
Direção e administração, Editora da PUC/SP, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
8/2002 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Liberdade
3/2002 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Política

Hidroservice Engenharia de Projetos Ltda, HIDROSERVICE, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sociólogo, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Lideranças Políticas no Brasil: características e questão institucional
Descrição: O líder político personifica os interesses políticos em disputa, em torno de sua figura são construídas as relações de poder. A liderança política pode ser exercida de diversas formas e assumir diferentes formatos, o que coloca em debate o significado e o papel da liderança política. Nas disputas políticas nas sociedades democráticas, ou mesmo em sociedades não democráticas, a figura do líder político é expressiva dentro dos processos políticos contemporâneos, pois canalizam as ações políticas e conduzem as operações e negociações políticas e econômicas. Tendo por base a nossa experiência teórica e metodológica adquirida através de estudos e orientações de teses e dissertações, a preocupação da presente pesquisa é a de aprofundar o tema das lideranças políticas no Brasil, recuperando historicamente o surgimento dessas lideranças, problematizando o seu significado e buscando compreender o sentido histórico e as características pessoais desses líderes. Para a análise das lideranças propostas neste projeto, serão realizados mapeamentos que respeitem o período histórico, as mídias respectivamente disponíveis em cada período e as relações destas com os líderes, de modo que investigaremos as produções audiovisuais e textuais presentes em jornais governamentais ou independentes, revistas, arquivos radiofônicos e televisivos, filmes, blogs, sites e redes sociais. Esta análise é sugerida a fim de que seja possível avaliar o desenvolvimento das mídias e a constituição da imagem de lideranças políticas no país. Serão enfatizadas possíveis imagens que elucidam a forma como atores políticos empregaram os meios de comunicação para afirmarem a sua condição de líderes e suas ações políticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
POLÍTICA E ARTE: SHAKESPEARE, MAQUIAVEL,LA BOÈTIE e MONTAIGNE
Descrição: Pesquisa bibliográfica, numa abordagem interna, analisando a dimensão política das peças de Shakespeare, a partir das obras de Maquiavel, La Boètie e Montagne, tomando como núcleo analítico a idéia de "política como tragédia". O trabalho busca ampliar as fronteiras do pensamento político, por meio de uma perspectiva transdisciplinar, tendo por base os conceitos de guerra/relações de força, servidão/obediência e construção de um novo espaço público/novo principado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Conhecimento Político: da literatura ao cinema
Descrição: A pesquisa proposta pretende analisar as concepções políticas que perpassam a criação dramatúrgica e a produção áudio-visual, buscando avaliar as específicas formas de saber decantadas por diferentes linguagens quando abordam as relações de poder ? seus mecanismos, fluxos e impactos. Os nexos entre narrativa literária e narrativa áudio-visual serão estabelecidos por meio da análise comparativa entre a obra ?Macbeth?, de William Shakespeare, escrita em 1605, e o filme ?Macbeth?, de Orson Welles, produzido em 1948. As duas obras colocam-se no âmbito da inovação da linguagem, seja na construção da língua inglesa ou na criação de novos códigos cinematográficos, e, principalmente, caracterizam-se pelo forte e reconhecido teor estético. Estas duas obras, a partir da formulação literária de Shakespeare, tratam dos limites que o ser humano pode atingir ao se relacionar com o poder político, estendendo ao máximo as possibilidades de ações políticas e dos testes de projetos ou idéias estabelecidas, enfrentando os acasos e inesperados que a realidade abre aos sujeitos. Os pensamentos políticos e as imagens do poder veiculadas tanto pela literatura quanto pelo cinema serão analisados a partir da seguinte frase escrita por Shakespeare em Macbeth: ?Oh horror! Horror! Horror! / Boca nem coração poderão nunca / Nomeá-lo ou concebê-lo? (1989: 43). O presente projeto pretende buscar a nomeação e a concepção do poder e da política nas duas obras referidas, detendo-se na passagem da matriz literária para a tradução em áudio-visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
PROJETO - ?O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA AÇÃO POLÍTICA NO BRASIL E NA ESPANHA?
Descrição: A pesquisa ?O uso das novas tecnologias na ação política no Brasil e na Espanha?, tem como objetivo estudar o significado das novas tecnologias no contexto do processo político brasileiro, tomando como base o pleito de 2006, quando serão desenvolvidas campanhas para as eleições do presidente da República, renovação do Congresso Nacional e de governadores. Serão estudadas as manifestações mais recentes presentes no ciberespaço, que são os blogs, os Orkuts e vários sites de partidos políticos, inclusive sites de movimentos alternativos que estruturam sua ação política fora dos espaços institucionais. Objetiva-se também realizar um estudo comparativo entre o Brasil e a Espanha, no que diz respeito às campanhas eleitorais e às diferentes manifestações e ações políticas desencadeadas por partidos políticos, movimentos sociais, organizações civis e cidadãos em períodos eleitorais, considerando o uso político das novas tecnologias. A Universidad Rey Juan Carlos possui uma área de pesquisa voltada especialmente para Comunicação Política, conforme site www.geac.urjc.es, com profissionais altamente qualificados e com larga experiência de produção acadêmica e pesquisa científica nesta linha. Com este projeto, será possível estreitar ainda mais o intercâmbio que já vem se realizando entre as nossas Universidades e os pesquisadores envolvidos. Além disso, este trabalho deverá propiciar aprofundamentos teóricos e metodológicos na área de pesquisa comum aos nossos interesses acadêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Miguel Wady Chaia - Integrante / Eduardo Luiz Viveiros de Freitas - Integrante / Vera Lucia Michalany Chaia - Coordenador / Fernando Antonio Azevedo - Integrante / Silvana Maria Correa Tótora - Integrante / Ana Amélia da Silva - Integrante / Rosemary Segurado - Integrante / Rafael Araujo - Integrante / Andrea Reis - Integrante / Arnaldo Cardoso - Integrante / Syntia Alves - Integrante / Luisa Roxo Barja - Integrante / Paulo Nicolli Sanches - Integrante / Ari Macedo Couto - Integrante / Silvana Marinho - Integrante / Mônica Simioni - Integrante / Izabel Costa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2004 - 2008
POLÍTICA E ARTE: SHAKESPEARE, MAQUIAVEL E LA BOÈTIE
Descrição: Pesquisa bibliográfica, numa abordagem interna, da dimensão política nas peças de Shakespeare e nas obras de Maquiavel e La Boètie, tomando como núcleo analítico a idéia de "política como tragédia". Continuação de pesquisas teóricas anteriores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Miguel Wady Chaia - Coordenador.
1999 - 2001
LEVANTAMENTO, CATALOGAÇÃO E ANÁLISE DA OBRA DE TOMIE OHTAKE
Descrição: Levantamento de campo para catalogação de pinturas, gravuras e esculturas de Tomie Ohtake, no Brasil e noexterior. Sistematização de todas as publicações sobre a artista e produção de audio-visuais contendo entrevistas com especialistas da área. Posteriormente foram realizadas análises da trajetória de Tomie por significativos críticos e estudiosos da arte. A pesquisa contou com o apoio do Instituto Tomie Ohtake. Ao final publicação de um livro intitulado "Tomie Ohtake", com 371 páginas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2006 - 2007
Procad- Análise da Sociedade Contemporânea em Perspectiva Interdisciplinar das Ciências Sociais no Atual Processo de Articulação entre Global e o Local
Descrição: Descrição: Objetivo do projeto é estabelecer parceria, através do financiamento Capes/PROCAD, entre o Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UEL e o Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP, com o intuito de consolidar o primeiro, por meio de apoio à pesquisa, formação acadêmica e organização da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento das atividades propostas. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (PR) UEL conta, atualmente, com mais de vinte dissertações defendidas, sendo que várias de seu ex-alunos elaboram projetos de doutorado e alguns já cursam doutoramento em outras instituições. Tal processo poderá ser ampliado e aprofundado significativamente com a parceria, apoiada pela CAPES, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP. Esta parceria, portanto, visa a realização do principal objetivo do presente: consolidar, em futuro próximo, o Programa de Pós-Graduação da UEL como um pólo de referência em ensino na área, no Norte do Paraná e seu entorno... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Teresinha Bernardo (Responsável). Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (Auxílio Financeiro)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Miguel Wady Chaia - Integrante / Edson Passetti - Integrante / Vera Lucia Michalany Chaia - Integrante / Lucia Maria machado Bogus - Integrante / Leila Maria da Silva Blass - Integrante / Edgard de Assis Carvalho - Integrante / Paulo-Edgard de Almeida Resende - Integrante / Teresinha Bernardo - Coordenador / Maria Helena Villas Boas Concone - Integrante / Luiz Eduardo Wanderley - Integrante / Lucio Flavio Rodrigues de Almeida - Integrante / Dorothea Passetti - Integrante / Eliane Hojaij Gouveia - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Revista Aurora
2007 - Atual
Periódico: Revista Ponto e Vírgula
1998 - Atual
Periódico: Lua Nova. Revista de Cultura e Política
1996 - Atual
Periódico: Revista Mediações (UEL)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAIA, M. W.2016CHAIA, M. W.. Uma exposição ativadora da relação entre arte e política. ARTE!Brasileiros, v. 35, p. 66-69, 2016.

2.
CHAIA, M. W.2016CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa . Liderança Política: Virtù e Parresía. Contemporânea Revista de Sociologia da UFSCAR, v. 6, p. 389-412, 2016.

3.
CHAIA, M. W.2016CHAIA, M. W.. Arte e água na obra de Sandra Cinto. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, v. 3, p. 73-82, 2016.

4.
CHAIA, M. W.2015CHAIA, M. W.. A traição na política - de Roma ao Brasil. Cult (São Paulo), v. 203, p. 53-57, 2015.

5.
CHAIA, M. W.2015CHAIA, M. W.. Um intruso entre os artistas. ARTE!Brasileiros, v. 1, p. 26-30, 2015.

6.
CHAIA, M. W.2013CHAIA, M. W.. Arte Política. Revista E, v. 3, p. 16-20, 2013.

7.
CHAIA, M. W.2012CHAIA, M. W.. A arte pode salvar o mundo?. Select, v. 02, p. 84-88, 2012.

8.
CHAIA, M. W.2009CHAIA, M. W.. CINEMA: POLÍTICO DESDE O NASCIMENTO. Aurora (PUCSP. Online), v. 6, p. 7-9, 2009.

9.
CHAIA, M. W.2008CHAIA, M. W.. Arte da Vida Nua. Aurora (PUCSP. Online), v. 3, p. 101-119, 2008.

10.
CHAIA, M. W.2008CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany . A dimensão política de Brasília. Cadernos Metrópole (PUCSP), v. 20, p. 165-178, 2008.

11.
CHAIA, M. W.2008CHAIA, M. W.. SANDRA CINTO: a reafirmação do enigma da arte. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 1, p. 1-1, 2008.

12.
CHAIA, M. W.2007CHAIA, M. W.. 6ª Bienal de Mercosur. Artecontexto (Madrid), v. 16, p. 98-101, 2007.

13.
CHAIA, M. W.2001CHAIA, M. W.. A busca política da beleza e da justiça. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 16, n.47, p. 163-168, 2001.

14.
CHAIA, M. W.2000CHAIA, M. W.; MORAES, F. F. . Brasil sob o signo da informação. Revista UNIFIEO, Osasco, v. Ano 2, n.n. 3, p. 11-18, 2000.

15.
CHAIA, M. W.1996CHAIA, M. W.. A Cidade Sem Solo: Um Olhar de Baravelli. Revista Margem, EDUC-São Paulo, v. -, n.5, p. 109-133, 1996.

16.
CHAIA, M. W.1996CHAIA, M. W.. Poder e Saber Em Maquiavel e Shakespeare. Revista Hipnos, Educ e Pala Athena - São Paulo, v. -, n.2, p. 33-40, 1996.

17.
CHAIA, M. W.1995 CHAIA, M. W.. A Natureza da Política Em Shakespeare e Maquiavel. Revista de Estudos Avançados, USP - São Paulo, v. -, n.23, p. 165-182, 1995.

18.
CHAIA, M. W.1995 CHAIA, M. W.. Trabalho: Entre A Política e O Conceito. São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade - São Paulo, v. 9, n.3, p. 127-134, 1995.

19.
CHAIA, M. W.1994CHAIA, M. W.. Informação e Ação Política. Revista Novos Rumos, Instituto Astrogildo Pereira -, v. 9, n.23, p. 23-26, 1994.

20.
CHAIA, M. W.1994CHAIA, M. W.. Universidade, Informação e Movimentos Sociais. São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade - São Paulo, v. 8, n.4, p. 46-50, 1994.

21.
CHAIA, M. W.1994CHAIA, M. W.. A Natureza da Política Em Shakespeare e Maquiavel. Coleção Documentos - Instituto de Estudos Avançados- USP, USP -São Paulo, v. -, n.5, p. 21-38, 1994.

22.
CHAIA, M. W.1991CHAIA, M. W.. A Estética Urbana do Desvario. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 5, n.2, p. 22-31, 1991.

23.
CHAIA, M. W.1985CHAIA, M. W.; DIEESE, . A necessidade de uma nova conceituação de emprego e desemprego: a pesquisa. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 1, n.1, p. 15-25, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHAIA, M. W.; SEGURADO, R. (Org.) . Interpretações Políticas Internet, Mídia e Arte. 1. ed. São Paulo: Educ -PUC-SP, 2017. v. 1. 250p .

2.
CHAIA, M. W.. Cinema e Política. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2015. v. 1. 287p .

3.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007. v. 1. 256p .

4.
CHAIA, M. W.; SILVA, A. A. (Org.) . Sociedade, Cultura e Política. 1. ed. São Paulo: EDUC - Editora da Universidade Católica de São Paulo, 2004. v. 1. 625p .

5.
CHAIA, M. W.. Mídia e Política. 1. ed. São Paulo: EDUC - Editora da Universidade Católica de São Paulo, 2000. v. 1. 172p .

6.
CHAIA, M. W.. Intelectuais e Sindicalistas - A Experiência do DIEESE (1955-1990). 1. ed. Ibitinga - São Paulo: Editora Humanidades, 1992. v. 1. 204p .

Capítulos de livros publicados
1.
CHAIA, M. W.. Instabilidade políticas: liderança política em Shakespeare e Maquiavel. In: Chaia, Miguel e Segurado, Rosemary. (Org.). Interpretações Políticas Internet, Mídia e Arte. 1ed.São Paulo: EDUC - PUC-SP, 2017, v. 1, p. 147-159.

2.
CHAIA, M. W.. O Social Liricamente Colocado. In: Tucci, Sandra. (Org.). Silêncio (s) do Feminino. 1ed.São Paulo: Caixa Econômica Federal, 2016, v. 1, p. 53-57.

3.
CHAIA, M. W.. Conhecimento político em Macbeth: da literatura ao cinema. In: Miguel Chaia. (Org.). Cinema e Política. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2015, v. 1, p. 9-56.

4.
CHAIA, M. W.. Jamac I uma instituição como obra de arte. In: Mônica Nador; Priscila Arantes. (Org.). Mônica Nador + Jamac - Paço Comunidade. 1ed.São Paulo: Paço das Artes, 2015, v. 1, p. 3-17.

5.
CHAIA, M. W.. Karin Lambrecht: arte e ética. In: Glória Ferreira. (Org.). Karin Lambrecht. 1ed.São Paulo: COSACNAIFY, 2013, v. 1, p. 45-59.

6.
CHAIA, M. W.; Fernández, Horacio ; Cocchiarale, Fernando ; Reisewitz, Caio . Conversa entre Caio Reisewitz e Miguel Chaia. In: Centro Cultural do Banco do Brasil. (Org.). Caio Reisewitz - Parece Verdade. 1ed.Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, 2010, v. 1, p. 91-99.

7.
CHAIA, M. W.. Marcelo Cidade. Parangolé - Fragmentos desde os 90:Brasil. 1ed.São Paulo e Valladolid-Espanha: ARTEDARDO/Museu Patio Herreriano, 2008, v. 1, p. 180-185.

8.
CHAIA, M. W.. Duas ou Três Pistas sobre Gabriel Cohn. In: Leopoldo Waizbort. (Org.). A Ousadia Crítica - Ensaios para Gabriel Cohn. 2ªed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial Ltda, 2008, v. 1, p. 23-27.

9.
CHAIA, M. W.. Arte e Política: situações. In: Miguel Wady Chaia. (Org.). Arte e Política. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007, v. 1, p. 13-39.

10.
CHAIA, M. W.. A natureza política em Shakespeare e Maquiavel. In: Miguel Chaia. (Org.). Arte e Política. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007, v. 1, p. 73-89.

11.
CHAIA, M. W.. Karin Lambrecht - Maria Madalena. In: Andrés I. Martín Hernández. (Org.). Obras Comentadas da Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007, v. 1, p. 145-147.

12.
CHAIA, M. W.. Tomie Ohtake. In: Andrés I. Martín Hernández. (Org.). Obras Comentadas da Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007, v. 1, p. 148-150.

13.
CHAIA, M. W.. Tolerância e Liberdade - aforismos intempestivos. In: Edson Passetti; Salete Oliveira. (Org.). A Tolerância e o Intempestivo. 1ed.Cotia: Ateliê Editorial, 2005, v. 1, p. 35-44.

14.
CHAIA, M. W.. Trabalho: entre a política e o conceito. In: Miguel Chaia; Ana Amélia da Silva. (Org.). Sociedade, Cultura e Política. São Paulo: EDUC - Editora da Universidade Católica de São Paulo, 2004, v. , p. -.

15.
CHAIA, M. W.. A dimensão cósmica na arte de Tomie Ohtake. In: Miguel Chaia; Ricardo Ohtake. (Org.). Tomie Ohtake. 1ed.São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2001, v. 1, p. 216-233.

16.
CHAIA, M. W.. Debate sobre o Granma. In: Vera Chaia; Miguel Chaia. (Org.). Mídia e Política. São Paulo: EDUC - Editora da Universidade Católica de São Paulo, 2000, v. , p. 124-129.

17.
CHAIA, M. W.. Trágicos ciclos tropicais no jornal e televisão. In: Vera Chaia; Miguel Chaia. (Org.). Mídia e Política. São Paulo: EDUC - Editora da Univeersidade Católica, 2000, v. , p. 9-12.

18.
CHAIA, M. W.. Segredos e Mentiras - Filme: sinopse e comentários. In: Maria de Lourdes Covre. (Org.). Direito à convivência familiar e comunitária. -ed.São Paulo: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Associazioni Amici dei Bambini, 1999, v. -, p. 113-118.

19.
CHAIA, M. W.. Partido, Classe, Hegemonia e Poder Político Nacional. In: Raquel Kritsch; Bernardo Ricupero. (Org.). Gramsci Revisitado: Estado, Política, Hegemonia e Poder. 01ed.São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998, v. , p. 51-53.

20.
CHAIA, M. W.. Duas ou três pistas sobre Gabriel Cohn. In: Vera Chaia; Miguel Chaia. (Org.). Trágico ciclos tropicais no jornal e televisão. São Paulo: Educ - Editora da Universidade Católica de São Paulo, 1998, v. , p. 9-12.

21.
CHAIA, M. W.. Biografia: Sintoma da Cultura. In: Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise. (Org.). Biografia: método de reescrita da vida. 01ed.São Paulo: Hacker Editores, 1997, v. -, p. 75-82.

22.
CHAIA, M. W.. A Força das Idéias. In: Maria Izabel Leme Faleiros; Regina Aída Crespo. (Org.). Humanismo e Compromisso - Ensaios sobre Octávio Ianni. 1ed.UNESP -São Paulo: UNESP, 1996, v. -, p. 33-40.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHAIA, M. W.. O Palco do Poder. Revista Entrelivros - Clássicos, São Paulo, p. 76 - 81, 01 fev. 2006.

2.
CHAIA, M. W.. Arte, Política e Explosão. Revista Cult, São Paulo, p. 59 - 62, 01 set. 2005.

3.
CHAIA, M. W.. As Ondas Políticas - O bom governante deve entender que está sempre em alto-mar. Cult, São Paulo, , v. 01, p. 54 - 55, 01 nov. 2003.

4.
CHAIA, M. W.. Os Paradoxos da Liberdade. Libertárias, São Paulo, p. 50 - 53, 01 dez. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHAIA, M. W.. The construction of Political leadership in the Political Action of the Prince, in Machiavelli. In: 23rd World Congress of Political Science, IPSA-AISP, 2014, Montréal. 23rd World Congress of Political Science, IPSA-AISP. Montréal: IPSA/AISP, 2014. v. 1. p. 1-9.

2.
CHAIA, M. W.. Liderança Política: Parrhesía e Virtù. In: IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2014, Brasília. IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Ciência Política, 2014. v. 1. p. 1-22.

3.
CHAIA, M. W.. O pensamento político expandido: Shakespeare, Hobbes, Maquiavel e Montaigne. In: 7º Congreso Latinoamericano de Ciencia Politica, 2013, Bogotá. 7º Congreso Latinoamericano de Ciencia Politica. Bogotá: Universidad de los Andes Colombia, 2013. v. 1. p. 1-9.

4.
CHAIA, M. W.. Política e Arte: Maquiavel, La Boètie e Shakespeare. In: 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2012, Gramado/RS. 8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Porto Alegre: Universidade Faderal do Rio Grande do Sul e ABCP, 2012. v. 1. p. 1-39.

5.
CHAIA, M. W.. Política e Arte: Maquiavel, La Boètie e Shakespeare. In: 6º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2012, Quito. 6º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Quito: ALACIP/FLACSO, 2012. v. 1. p. 1-39.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHAIA, M. W.. A Política como tragédia: uma outra cultura. In: 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu/MG. 29º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2005. v. 1. p. 1-1.

2.
CHAIA, M. W.. Racionalidade x acaso: a política como tragédia. In: II Congreso Latinoamericano de Ciencia Política, 2004, Cidade do México. II Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Cidade do México: Universidad Iberoamericana, 2004. v. 1. p. 34-34.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAIA, M. W.. Lideranças Políticas no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CHAIA, M. W.. 15ª Semana de Museus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CHAIA, M. W.; Estevinho, Telmo . Lideranças Políticas em Glauber Rocha: narrativa cinematográfica e discurso político. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHAIA, M. W.. Uma construção metodológica para a pesquisa da IImagem Política originada no conflito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CHAIA, M. W.. Arte, Cultura e Política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CHAIA, M. W.. Arte e revolução. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CHAIA, M. W.. Crise política e democracia no Brasil: o papel da mídia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CHAIA, M. W.. As Ciências Sociais e a críítica no movimento da Arte Contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CHAIA, M. W.. A Arte Politizada pelo Meio Urbano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CHAIA, M. W.. Arte, guerra e revolta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CHAIA, M. W.. O acontecimento político em Shakespeare e Mquiavel. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CHAIA, M. W.. Instabilidades políticas: liderança política em Shakespeare e Maquiavel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CHAIA, M. W.. O caráter transformador da arte na sociedade: o caso do JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CHAIA, M. W.. Das Urhaus - a casa primordial e O universo de Karin Lambrecht. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CHAIA, M. W.. Mirian - pinturas e gravuras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CHAIA, M. W.. Política e Poder na obra de Shakespeare. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CHAIA, M. W.. Instabilidades políticas: liderança política em Shakespeare e Maquiavel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CHAIA, M. W.. Mídia, Política e eleições. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CHAIA, M. W.. William Shakespeare e a Política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CHAIA, M. W.. Interações entre Arte e Política: filme Sotto Você. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CHAIA, M. W.. Confrontando Imagens nas Ciências Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CHAIA, M. W.. Confrontando Imagens nas Ciências Sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CHAIA, M. W.. The construction of Political leadership in the Political Action of the Prince, in Machiavelli. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CHAIA, M. W.. Mercosul a Unasul. Avanços do processo de integração - mediação da mesa redonda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa . Liderança Política: Parrhesía e Virtù. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
CHAIA, M. W.. As representações das lideranças políticas na mídia e na arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CHAIA, M. W.. Arte na Bienal - entre a instituição e o evento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CHAIA, M. W.. Da politização da arte à estetização da sociologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
CHAIA, M. W.. O pensamento político expandido: Shakespeare, Hobbes, Maquiavel e Montaigne. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CHAIA, M. W.. Ciências Sociais: encruzilhada da Democracia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
CHAIA, M. W.. O Príncipe faz 500 anos - 1513-2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CHAIA, M. W.. Arquivo, Acervo e Colecionismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
CHAIA, M. W.. Política e Arte: Maquiavel, La Boètie e Shakespeare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CHAIA, M. W.. Política e Arte: Maquiavel, La Boètie e Shakespeare. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
CHAIA, M. W.. Entre a Institucionalização da Arte e da Prática Artística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
CHAIA, M. W.. Zonas de convivência e resistência cultural na cidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CHAIA, M. W.. Arte e Invenção da Liberdade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
CHAIA, M. W.. GT: Arte, Mídia e Política - Arte e Política. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
CHAIA, M. W.. O estado das coisas: as Ciências Sociais hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
CHAIA, M. W.. A afirmação das lideranças políticas em períodos de crise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
CHAIA, M. W.. Arte, Feiras e Mercado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
CHAIA, M. W.. Cultura, Política e Economia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
CHAIA, M. W.. Coleção pública: quando a premiação vira acervo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

44.
CHAIA, M. W.. Justiça e política. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
CHAIA, M. W.. Arte engajada na América Latina hoje. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
CHAIA, M. W.. Tomie Ohtake - pinturas cegas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
CHAIA, M. W.. Lideranças Políticas: características e a questão institucional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

49.
CHAIA, M. W.; ALVES, S. ; Estevinho, Telmo . 11/09: desdobramentos do horror político. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
CHAIA, M. W.. Política, Economia e Arte Contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
CHAIA, M. W.. Colecionismo em gravura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
CHAIA, M. W.. Arte, Política e a 29ª Bienal de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
CHAIA, M. W.. Arte e transformação da realidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
CHAIA, M. W.. Macbeth de Orson Welles. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
CHAIA, M. W.. Poder em Macbeth: Shakespeare e Welles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

58.
CHAIA, M. W.. Mercado e Colecionismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
CHAIA, M. W.. Narrativas da Visibilidade: imagens, cidades e imaginários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

60.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
CHAIA, M. W.. A Transgressão Possível. O que significa transgredir hoje?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

62.
CHAIA, M. W.. Memória da Censura no Cinema Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
CHAIA, M. W.. A Bienal de São Paulo e o Meio Artístico Brasileiro - Memória e Projeção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
CHAIA, M. W.. Concurso Outras Miradas do CLACSO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

66.
CHAIA, M. W.. VIII Seminário Estética, Cultura e Sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

67.
CHAIA, M. W.. Ascensão e declínio da paixão em torno de Shakespeare. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
CHAIA, M. W.. A natureza política em Shakespeare. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
CHAIA, M. W.. Medios de Comunicación e Internet en Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
CHAIA, M. W.. Modos de produção em arte: estéticas, des-estéticas, arte e sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

71.
CHAIA, M. W.. Democracia e Cultura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

72.
CHAIA, M. W.. Meios de Comunicação e cultura de massa na era JK. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

73.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany . Brasília como fato histórico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

75.
CHAIA, M. W.. Homenagem a Florestan Fernandes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany . II Intergrupos de Pesquisa - UNIP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

77.
CHAIA, M. W.. Indivíduo, Sociabilidade e Natureza em Pina Bausch. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

78.
CHAIA, M. W.. Interligando Saberes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

79.
CHAIA, M. W.. Mito e Política em Shakespeare. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
CHAIA, M. W.. O mundo contemporâneo e os desafios das Ciências Humanas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

81.
CHAIA, M. W.. A dimensão política da alma: dominação do corpo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

82.
CHAIA, M. W.. Colóquio São Paulo 450 Paris. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

83.
CHAIA, M. W.. Conflitos e guerras em Shakespeare. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

84.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany . GT - Linguagens estéticas e transversais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

85.
CHAIA, M. W.. Maquiavel: a política como tragédia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

86.
CHAIA, M. W.. O regime militar e a cultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

87.
CHAIA, M. W.. Painel de Discussão: Atlas de Corpos Humanos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

88.
CHAIA, M. W.. Qual o projeto político para uma grande cidade: O exemplo da política cultural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

89.
CHAIA, M. W.. The Corporation. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany . 20 anos de NEAMP e 10 anos de Aurora. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
CHAIA, M. W.. Arte e água na obra de Sandra Cinto. São Paulo: Ateliê Fidalga, 2017 (ARTIGO).

3.
CHAIA, M. W.. Conceição dos Bugres. São Paulo: Galeria Estação, 2017 (Catálogo).

4.
CHAIA, M. W.. Acaso e Necessidade - a obra de Sandra Cinto. São Paulo: Galeria Triângulo, 2016 (Catálogo).

5.
CHAIA, M. W.. As fronteiras entre a política e a arte. São Paulo: SESC-SP, 2016 (ARTIGO).

6.
CHAIA, M. W.. Mirian. São Paulo: Galeira Estação, 2015 (Catálogo).

7.
CHAIA, M. W.. Prefácio. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
CHAIA, M. W.. Prefácio. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
CHAIA, M. W.. Apresentação. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
CHAIA, M. W.. Prefácio. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

11.
CHAIA, M. W.. JAMAC - a arte entre a autonomia e a instrumentalização. São Paulo: NEAMP - site www.pucsp.br/neamp, 2008 (ARTIGO).

12.
CHAIA, M. W.. JAMAC - Jardim Mirian Arte Clube. São Paulo: Centro Cultural da Espanha, 2007 (Catálogo).

13.
CHAIA, M. W.. Apresentação. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
CHAIA, M. W.. A Arte da Exceção. São Paulo: Galeria Vermelho, 2006 (Catálogo).

15.
CHAIA, M. W.. Tomie Ohtake - Esculturas. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2006 (Catálogo).

16.
CHAIA, M. W.. A Forma Circular em Tomie Ohtake. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2005 (Catálogo).

17.
CHAIA, M. W.. Pina Bausch. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
CHAIA, M. W.. Arte nua e crua. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

19.
CHAIA, M. W.. L.P.Baravelli responde dez perguntas de Miguel Chaia. São paulo: Galeria nara Roesler, 2004 (Catálogo).

20.
CHAIA, M. W.. Tomie Ohtake na visão de Miguel Chaia. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2004 (Catálogo).

21.
CHAIA, M. W.; SILVA, A. A. . Sociedade Cultura e Política - Ensaios críticos. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

22.
CHAIA, M. W.. Revista São Paulo em Perspectiva. São Paulo: Fundação Seade, 2003 (Editor).

23.
CHAIA, M. W.. A Construção da Totalidade Fragmentada. São Paulo: Pinacoteca do estado de São Paulo, 2002 (Catálogo).

24.
CHAIA, M. W.. A Terceira Margem da Pintura. São Paulo: Galeria São Paulo, 2002 (Catálogo).

25.
CHAIA, M. W.. Pequenas Pinturas-Estudos. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2002 (Catálogo).

26.
CHAIA, M. W.. Revista São Paulo em Perspectiva. São Paulo: Fundação SEADE, 2002 (Editor).

27.
CHAIA, M. W.. Construção, Cor e Forma. São Paulo: Nara Roesler Galeria, 1999 (Catálogo).

28.
CHAIA, M. W.. Desafios na Forma. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Villa Maurina, 1999 (Catálogo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CHAIA, M. W.; Martins, Heitor . Vice-Presidente do MASP. 2014.

2.
CHAIA, M. W.. Museu de Arte Moderna - MAM. 2013.

3.
CHAIA, M. W.. Bienal de São Paulo. 2012.

4.
CHAIA, M. W.. Bienal de São Paulo. 2011.

5.
CHAIA, M. W.. Comitê Técnico Consultivo do MASP - Museu de Arte de São Paulo. 2010.

6.
CHAIA, M. W.. Paço das Artes. 2008.

7.
CHAIA, M. W.; COELHO, Teixeira . Comitê Técnico Consultivo do MASP - Museu de Arte de São Paulo. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
CHAIA, M. W.; Salles, Ana Luisa ; Cunha, Edgar . Comissão de Imagem e Som da ANPOCS. 2015.

2.
CHAIA, M. W.. MASP. 2014.

3.
CHAIA, M. W.. Bienal de São Paulo. 2010.

4.
CHAIA, M. W.. Instituto de Arte Contemporânea - Maria Antonia Centro Universitário da USP. 2010.

5.
CHAIA, M. W.. Bienal de São Paulo. 2009.

6.
CHAIA, M. W.. Coleção Scielo Brasil. 2007.

7.
CHAIA, M. W.. Instituto de Arte Contemporânea - Maria Antonia Centro Universitário da USP. 2006.

8.
CHAIA, M. W.. Diretor da EDUC (Editora da PUC-SP). 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAIA, M. W.. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA-PUC/SP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CHAIA, M. W.. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA-PUC/SP. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CHAIA, M. W.. Conhecimento Político: da literatura ao cinema. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
CHAIA, M. W.. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA-PUC/SP. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CHAIA, M. W.. O uso das Novas Tecnologias na Ação Política no Brasil e na Espanha. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
CHAIA, M. W.. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA-PUC/SP. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CHAIA, M. W.. Tomie Ohtake - esculturas. 2006. (Curadoria de exposição).

8.
CHAIA, M. W.. A forma circular em Tomie Ohtake. 2005. (Curadoria de exposição).

9.
CHAIA, M. W.. Levantamento e Catalogação da obra de Tomie Ohtake. 2001. (Relatório de pesquisa).

10.
CHAIA, M. W.. São Paulo em Perspectiva. 1991. (Editoração/Periódico).

11.
CHAIA, M. W.. São Paulo em Perspectiva. 1990. (Editoração/Periódico).

12.
CHAIA, M. W.. São Paulo em Perspectiva. 1989. (Editoração/Periódico).

13.
CHAIA, M. W.. São Paulo em Perspectiva. 1988. (Editoração/Periódico).

14.
CHAIA, M. W.. São Paulo em Perspectiva. 1987. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CHAIA, M. W.. A forma circular em Tomie Ohtake. 2005 (Texto para catálogo das obras de Tomie Ohtake).

2.
CHAIA, M. W.. L.P. Baravelli responde dez perguntas de Miguel Chaia. 2004 (Entrevista em folder da exposição de L.P. Baravelli).

3.
CHAIA, M. W.. Tomie Ohtake na visão de Miguel Chaia. 2004 (Texto para catálogo das obras de Tomie Ohtake).

4.
CHAIA, M. W.. Espaços de Luz/Formas Liquefeitas. 2002 (Texto para folder da exposição de Nobuhiko Suzuki).

5.
CHAIA, M. W.. Exposição de Kimi Nii. 1994 (Texto para catálogo das Cerâmicas de Kimi Nii).

Demais trabalhos
1.
CHAIA, M. W.. Maiores e Melhores do Mundo. 2003 (Palestra) .

2.
CHAIA, M. W.. Arte e Política. 2003 (MESA REDONDA) .

3.
CHAIA, M. W.. Arte, Comunicación y Política. 2003 (Comunicação) .

4.
CHAIA, M. W.. A Ciência e Política. 2003 (Palestra) .

5.
CHAIA, M. W.. Vida e Política em Shakespeare. 2003 (Curso) .

6.
CHAIA, M. W.. Forum: Revistas Científicas - problemas e perspectivas. 2002 (Expositor) .

7.
CHAIA, M. W.. São Paulo, a cidade que não dorme?. 2002 (Debatedor) .

8.
CHAIA, M. W.. A Dimensão Política na Arte. 2002 (Coordenador de Mesa Redonda) .

9.
CHAIA, M. W.. Arte e Política: aproximações e distanciamentos. 2002 (Comunicação) .

10.
CHAIA, M. W.. A Mídia na Polítíca Espetáculo. 2002 (Coordenador de Mesa Redonda) .

11.
CHAIA, M. W.. A Tragédia Política e Shakespeare.. 2002 (Palestra) .

12.
CHAIA, M. W.. A Dimensão Cósmica na Arte de Tomie Ohtake - 2000. 2000 (Conferência) .

13.
CHAIA, M. W.. A Política nas Ciências Sociais. 2000 (Conferência) .

14.
CHAIA, M. W.. Construção, Cor e Forma em Tomie Ohtake. 2000 (Conferência) .

15.
CHAIA, M. W.. Política, Poder e Informação. 2000 (Comunicação) .

16.
CHAIA, M. W.. Projeto Brasil 500 Anos: História e Cultura. 1999 (Conferência) .

17.
CHAIA, M. W.. Democracia na América Latina: Soberania e Territorialidade. 1999 (Coordenador de Mesa Redonda) .

18.
CHAIA, M. W.. Ciência e Filosofia na arte de Tomie Ohtake. 1999 (Expositor) .

19.
CHAIA, M. W.. A Guerra na Obra de Shakespeare. 1999 (Palestra) .

20.
CHAIA, M. W.. Democracia e Punição. 1999 (CONFERÊNCIA) .

21.
CHAIA, M. W.. Renascimento Na Inglaterra: Indivíduo e Poder Em Shakespeare. 1998 (CONFERÊNCIA) .

22.
CHAIA, M. W.. Poder Interno e Poder Externo: de Maquiavel a Shakespeare. 1998 (Comunicação) .

23.
CHAIA, M. W.. Partido, Classe, Hegemonia e Poder Político Nacional. 1997 (MESA REDONDA) .

24.
CHAIA, M. W.. Ciência e Filosofia Na Obra de Tomie Ohtake. 1997 (COMUNICAÇÃO) .

25.
CHAIA, M. W.. Refexões Sobre A Intolerância. 1997 (PALESTRA) .

26.
CHAIA, M. W.. Democracia e Massa Em Alexis de Tocqueville. 1997 (PALESTRA) .

27.
CHAIA, M. W.. Trabalho e Amor. 1996 (Debatedor) .

28.
CHAIA, M. W.. Vertentes Teóricas das Relações Internacionais. 1996 (Curso) .

29.
CHAIA, M. W.. Trabalho e Trabalhadores: Mudanças e Desafios. 1996 (Expositor) .

30.
CHAIA, M. W.. Mídia e Política. 1996 (Expositor) .

31.
CHAIA, M. W.. A Natureza do Poder e A Natureza do Saber: Razão e Individualidade. 1996 (Palestra) .

32.
CHAIA, M. W.. Florestan Fernandes e O Campo da Ciência Política. 1996 (Conferência) .

33.
CHAIA, M. W.. Arte Degenerada: Arte e Política No Nazismo. 1996 (Palestra) .

34.
CHAIA, M. W.. Forum da Cidade de São Paulo. 1996 (Sessão Temática) .

35.
CHAIA, M. W.. Inveja e Intolerância. 1995 (Palestra) .

36.
CHAIA, M. W.. A Natureza da Política Em Shakespeare e Maquiavel. 1995 (Palestra) .

37.
CHAIA, M. W.. O Negro No Mercado de Trabalho. 1995 (Palestra) .

38.
CHAIA, M. W.. O Que É Arte?. 1995 (Palestra) .

39.
CHAIA, M. W.. Biografia: Método de Escrita da Vida. 1995 (Palestra) .

40.
CHAIA, M. W.. Trabalho: Entre A Política e O Conceito. 1995 (Comunicação) .

41.
CHAIA, M. W.. A Crítica da Modernidade e A Cidade Moderna. 1995 (Palestra) .

42.
CHAIA, M. W.. A Cidade Como Objeto Sociológico. As Leituras Marxistas. 1995 (Palestra) .

43.
CHAIA, M. W.. Mapa da Exclusão - Inclusão Social Na Cidade de São Paulo. 1995 (Debatedor) .

44.
CHAIA, M. W.. Fundamentos Teóricos das Relações Internacionais. 1995 (Palestra) .

45.
CHAIA, M. W.. Movimento Sindical No Brasil. 1995 (Comunicação) .

46.
CHAIA, M. W.. Teoria das Relações Internacionais. 1994 (Palestra) .

47.
CHAIA, M. W.. Objeto e Teoria das Relações Internacionais. 1994 (Palestra) .

48.
CHAIA, M. W.. A Natureza da Política Em Shakespeare e Maquiavel. 1994 (Conferência) .

49.
CHAIA, M. W.. Filosofia e Política: O Intelectual Na Prática Política. 1994 (Palestra) .

50.
CHAIA, M. W.. Conhecimento e Ação Política Na Transição Democrática Brasileira. 1994 (Comunicação) .

51.
CHAIA, M. W.. América Latina Numa Época de Globalização. 1994 (Coordenador de Mesa Redonda) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHAIA, M. W.; TAVARES, A. M. S. A.; BEIGUELMAN, G.. Participação em banca de Silas de Souza Marti. Territórios de exceção: resistência e hedonismo em ruínas urbanas. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

2.
CHAIA, M. W.; SEGURADO, R.; RAMOS, P. E.. Participação em banca de Antonio D'Agostino Filho. O fim da picada: discursos do humor gráfico na revolta da vacina. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CHAIA, M. W.; MOTTA, L. T.; Estevinho, Telmo. Participação em banca de Andréia Ramalho. A distribuição do filme brasileiro em salas de cinema. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CHAIA, M. W.; Moreira, Altamir; Correa, Helga. Participação em banca de Gicelda de Lucca Flores. Karin Lambrecht: questões sobre uma visualidade existencial. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; ARRUDA, R. S. V.. Participação em banca de Marina Ghirotto Santos. A Plurinacionalidade em disputa: Sumak Kawsay, Autonomia Indígena e estado Plurinacional no Equador. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CHAIA, M. W.; Nunes, Edison; Olivieri, Cecília. Participação em banca de Bruno Gabriel de Melo Rico. O papel da Controladoria Geral da União no sistema de integridade brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
Nunes, Edison; Bueno, Clodoaldo; CHAIA, M. W.. Participação em banca de Daniel Rei Coronato. Distensão e Universalismo: a política externa das últimas décadas do Império Brasileiro (1870-1889). 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; AZEVEDO, Fernando Antonio. Participação em banca de Natasha Bachini Pereira. O Piado do Twitter: o novo tom das campanhas eleitorais com a difusão da Internet no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CHAIA, M. W.; PENTEADO, Claudio. Participação em banca de Bruno Novaes Araujo. Cinema: indústria do entretenimento ou um Avatar do consumismo? Reflexões sobre a relação entre cinema de entretenimento e Sociedade de Consumidores. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

10.
CHAIA, M. W.; Almeida, Jane; MARTINS, M. C. F. D.. Participação em banca de Juliana Rotta. Práticas Contemporâneas na Casa Encendida e Centros Culturais de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
CHAIA, M. W.; Garcia, Carla; Martins, Ferdinando. Participação em banca de Marina Costin Fuser. Palavras que dançam a beira de um abismo: mulher na dramaturgia de Hilda Hilst. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CHAIA, M. W.; SIQUEIRA, M. P. S.; KROHLING, A.. Participação em banca de Enzo Mayer Tessarolo. Pobreza e Desigualdade - Bolsa Família. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Vila Velha.

13.
CHAIA, M. W.; Monteiro, Marianna; RAGO, Antonio. Participação em banca de Daniel Martins Valentini. Entre a censura e a desordem fecunda: a constituição do Teatro Oficina (1961-1970). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; Coimbra, Cecilia. Participação em banca de Gustavo Ferreira Simões. Roberto Freire: tesão e anarquia. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; Carneiro, Henrique. Participação em banca de Marcelo Romani Pecciolo. Micropolítica dos corpos. As drogas como linha de fuga. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; Rodrigues, Thiago. Participação em banca de João Paulo Gusmão Pinheiro Duarte. Terrorismo e Sociedade de Controle. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; SALIBA, E. T.. Participação em banca de Silvana Gobbi Martinho. Humor e Política: na dinâmica das novas tecnologiasda informação e comunicação. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
CHAIA, M. W.; SILVA, A. A.; RIZEK, Cibele. Participação em banca de Camilo Rogério Lara Guimarães. Política Cultural e Cidade: Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura em Belo Horizonte (MG) - 1993-2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
CHAIA, M. W.; PENTEADO, Claudio; Borin, Marisa. Participação em banca de Edilson Rodrigues Palhares. Blade Runner: a ficção científica e a ética na sociedade líquido-moderna. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
CHAIA, M. W.; MUBARAC, Luiz Claudio; Buti, Marco. Participação em banca de Aline van Langendonck. Paisagem. Recortes. Camadas.. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

21.
CHAIA, M. W.; Fajardo, Carlos; Musa, João. Participação em banca de Caio Christian Reisewitz. Anotações de Joaquim Reis: registro fotográfico ou realidade construída?. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

22.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; Salla, Fernando. Participação em banca de Martin Alonso Tomás Bernabé Aranguri Soto. As prisões da reforma I: a reforma penitenciária em questão. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
CHAIA, M. W.; TOTA, A. P.; Nascimento, J.L.. Participação em banca de Simone Aparecida de Oliveira. A poética radical no Modernismo Brasileiro: A experiência nº 2 de Flávio de Carvalho. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
CHAIA, M. W.; Couto, C.G.; LAVALLE, A.G.. Participação em banca de Ronaldo Tadeu de Souza. Análise da Teoria Democrática Contemporânea: um estudo crítico sobre Joseph Schumpeter. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; SEGURADO, R.. Participação em banca de Cristina de Amorim Maranhão Gomes. O poder da imagem fotográfica - uma análise das imagens publicadas nas revistas Veja e Isto É de Luiz Inácio Lula da Silva durante as campanhas presidenciais de 1989 e 2002. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
CHAIA, M. W.; CARVALHO, E. A.; DÓRIA, Carlos Alberto. Participação em banca de Aldemir Leonardo Teixeira. O Movimento Punk no ABC Paulista: Anjos - uma vertente radical. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
CHAIA, M. W.; SILVA, A. A.; RIZEK, Cibele. Participação em banca de Paulo Niccoli Ramirez. Dialética da Cordialidade: afinidades eletivas benjaminianas no pensamento político e social de Sérgio Buarque de Holanda. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

28.
CHAIA, M. W.; SALIBA, E. T.; CAPELATO, Maria Helena. Participação em banca de Karícia Machado Dourado. Fazer rir, fazer chorar: a arte de Grande Otelo. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

29.
CHAIA, M. W.; REZENDE, Maria José; OLIVEIRA, Luzia Hermmann. Participação em banca de Andréa Suely Germanovix. A participação do poder legislativo no controle do serviço secreto brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina.

30.
CHAIA, M. W.; GRINBERG, Norma T.; MUBARAC, Luiz Claudio. Participação em banca de Helena Hofmeister Martins Costa. Através do Silêncio. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

31.
CHAIA, M. W.; FUJINO, Asa; LARA, Marilda G.. Participação em banca de Maria Lucinda Meirelles Aguiar. Organização e disponibilização de bases de informações municipais para gestão de politicas públicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

32.
CHAIA, M. W.; GROINSMAN, Martin; TALAMO, Maria de Fatima G.M.. Participação em banca de Durval de Lara Filho. Museu: de espelho do mundo a espaço relacional. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo.

33.
CHAIA, M. W.; COHN, Gabriel. Participação em banca de Kelle Alves Gutierres. Terceiro setor e os impasses para a construção democrática no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

34.
CHAIA, M. W.; CONSORTE, J. G.; MUNANGA, Kabengele. Participação em banca de Rosângela Rosa Praxedes. Negros de classe média na cidade de Maringá. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

35.
CHAIA, M. W.; SILVA, A. A.; VIEIRA, Vera Lucia. Participação em banca de Danielle Franco da Rocha. Estranhamento (Entfremfung) no trabalho: o Unibanco na virada dos anos 90. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

36.
CHAIA, M. W.; GOMES JUNIOR, Guilherme S.; SIMIONI, Ana Paula C.. Participação em banca de Ana Maria Barbosa de Faria Marcondes. Travessia Periférica: a trajetória do pintor Waldemar Belisário: um estudo sobre a desconstrução do cenário artístico paulista. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

37.
CHAIA, M. W.; BLASS, L. M. S.; SEGNINI, Liliana. Participação em banca de Ana Tercia Sanches. Terceirização e terceirizados no setor bancário: relações de emprego, condições de trabalho e ação sindical. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

38.
CHAIA, M. W.; TOTA, A. P.; BERRIEL, C. E. O.. Participação em banca de Paulo Alves Júnior. Salve juventude: o teatro carioca durante a abertura do regime militar (1977-1982). 2005 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

39.
CHAIA, M. W.; GROINSMAN, Martin; TAVARES, A. M. S. A.. Participação em banca de Ana Maria Pimentel Teixeira. Trocas: a arte na rua e a rua na arte. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

40.
CHAIA, M. W.; JUNQUEIRA, C. S. A.; RANGEL, L. H. V.. Participação em banca de Larissa Lacerda Menendez. A arte de Feliciano e Luis Lana. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

41.
CHAIA, M. W.; FERREIRA, O. S.; ALVES, M. A.. Participação em banca de Adriana de Almeida Salles Mariano. Responsabilidade Social das Empresas: a construção de novos paradigmas. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

42.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; SOUZA, G. O. C.. Participação em banca de Maria Lucia de Souza Rizardi. Desenvolvimento Sustentável. Para Quem? estudo de caso da ocupação das áreas de proteção aos mananciais de São Bernardo do Campo - Lei 5.197/03. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

43.
CHAIA, M. W.; HUGHES, P. J. A.; BOGUS, L. M. M.. Participação em banca de Adilson Araujo de Souza. Mutirão habitacional e geração de renda: autogestão e inclusão social. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

44.
CHAIA, M. W.; BOGUS, L. M. M.; HIRANO, S.. Participação em banca de Nair D'Aquino Fonseca Gadelha. São Paulo, modernidade e contralidade espaciais: intervenção pública, intervenção urbana e segregação sócio-espacial. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

45.
CHAIA, M. W.; CONSORTE, J. G.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Edson Roberto de Jesus. 'Herança de resistência' primórdios do samba na cidade de São Paulo - do final do século XIX ao início do século XX. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

46.
CHAIA, M. W.; GIANOTTI, Marco; GROSS, Carmela. Participação em banca de Dora Longo Bahia. Marcelo do Campo - 1969-1975. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

47.
CHAIA, M. W.; GROINSMAN, Martin; MARCONDES, Neide. Participação em banca de Daniella Elgul Samad. A Produção Plástica dos anos 80 e 90 no repertório de Ana Maria Tavares e Iran do Espírito Santo. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
CHAIA, M. W.; RAGO, Antonio; VIEIRA, Vera Lucia; PARANHO, K. R.; NORTE, S. A. Q.. Participação em banca de Daniel Martins Valentini. História e Memória do Teatro Oficina nos anos 1960 e 1970. 2017. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CHAIA, M. W.; VALVERDE, A. J. R.; PERINE, M.; REIS, N. H. N.; NASCIMENTO, S. F.. Participação em banca de Marcelo de Paola Marin. O horizonte político de Guicciardini: entre Maquiavel e Giannotti. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; SANTOS, Acácio S.A.; MELLO FILHO, S. F.; HARA, T. R.. Participação em banca de Gustavo Ferreira Simões. O desconcerto anarquista de John Cage. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CHAIA, M. W.; RAGO, Antonio; VIEIRA, Vera Lucia; NORTE, S. A. Q.; PARANHO, K. R.. Participação em banca de Daniel Martins Valentini. História e Memória do Teatro Oficina nos anos 1960 e 1970.. 2017. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CHAIA, M. W.; Buti, Marco; MUBARAC, Luiz Claudio; CALZAVARA, A. L.; ARAUJO, G. M. N.. Participação em banca de Aline van Langendonck. Erratas. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

6.
CHAIA, M. W.; VALVERDE, A. J. R.; BUENO, D. A.; FALABRETTI, E. S.; PUGLIESI, M.. Participação em banca de Celso Eduardo Mendes Gonçalves. A Via Vico Ética e Mitologia na Filosofia de Giambattista Vico. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CHAIA, M. W.; Borin, Marisa; SILVA, A. A.; FREITAS, Eduardo Luiz Viveiros de; Maranhão, Cristina. Participação em banca de Sancha Livia Resende. As transformações do trabalho na indústria joalheira de Belo Horizonte - MG: o ofício da ouriversaria. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CHAIA, M. W.; Véras, Maura; Carvalho, Monica; RODRIGUES, C. I.; BUENO, L. M. M.. Participação em banca de Marly Gonçalves da Silva. Marco da Légua: a topografia da (In) diferença e as metamorfoses urbanísticas em um bairro interclassista em Belém. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; BRUNI, J. C.; ZANETTI, A.; OTTAVIANI, E. S.. Participação em banca de Luis Augusto de Mola Guisard. Vidas supérfluas: a invenção da pressa. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CHAIA, M. W.; SILVA, A. A.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; RIZEK, Cibele; RASLAN, F. O.. Participação em banca de Camilo Rogério Lara Guimarães. Pontos de Cultura em belo Horizonte (MG) - impactos e limites do Programa Cultura Viva (2004-2014). 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CHAIA, M. W.; Ferreira, Jerusa; Katz, Helena; CALDAS, W.; SILVA, H. V.; MEDEIROS, G. A.. Participação em banca de Alaor Ignácio dos Santos. Evolução e Indefinição da música nos jingles publicitários. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; BOGUS, L. M. M.; Cunha, Paulo; Ferreira, Silvio. Participação em banca de Sheila Cristina Santos. Tempo de Reparação: História de resistências e o processo de anistia aos operários perseguidos em São Paulo (1964-1979). 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; CONCONE, M. H. V. B.; Dias, Luis; Nascimento, Roberto. Participação em banca de Ricardo Niquetti. Deleuze e Velhice: uma política dos encontros. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; BOGUS, L. M. M.; PEREIRA, L. C. B. G.; MARTINS, H. F.. Participação em banca de Angela Maria Santana Carvalho. A Reforma Gerencial do estado no Brasil e o Direito à Res Pública. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
CHAIA, M. W.; HIRANO, S.; OLIVEIRA, M. S. B. S.; SANTOS, Y. G.; INOUE, M. F. M.. Participação em banca de Juliano De Fiore. A guerra dos mundos ou as relações institucionais entre a homeopatia e a medicina científica. 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA) - Universidade de São Paulo.

16.
CHAIA, M. W.; Farias, Agnaldo; Alves, Cauê; Entler, Ronaldo; Salles, Cecilia. Participação em banca de Galciani Maria Neves de Araújo. Crítica como criação: procedimentos e estratégias comunicacionais dos exercícios críticos no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
CHAIA, M. W.; LAZZARESCHI, N.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Salgado, Gisele; Beraldo, Valter. Participação em banca de Jésus de Lisboa Gomes. Democracia na era do desencanto: dispositivos de Surveillance da administração pública pela sociedade - um estudo de caso das ouvidorias públicas do governo do Estado de São Paulo. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; SEGURADO, R.; Coelho, Claudio; Ramadam, Nancy. Participação em banca de Synesio Consolo Filho. A nova política: um estudo do Twitter nas campanhas eleitorais da cidade de São Paulo (2012). 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
CHAIA, M. W.; CARVALHO, E. A.; Almeida, Maria da Conceição; Telles, Norma; SANTOS, Acácio S.A.. Participação em banca de Paulo Niccoli Ramirez. Antropologia do Estranhamento, fragmentos sobre Thauma, Unheimlich, Neutro, Emaltema. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
CHAIA, M. W.; SALIBA, E. T.; CAPELATO, Maria Helena; JANOVITCH, P. E.; MORAES, José Geraldo. Participação em banca de Ana Karícia Machado Dourado. Chanchada: performance do insólito e paradoxo do comediante. 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

21.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; SANTOS, Marcelo Burgos Pimentel dos; ARAUJO, R.; Sperber, Suzi. Participação em banca de Antonio Carlos Drummond Monteiro de Castro. Política e Literatura em Grande Sertão Veredas. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
CHAIA, M. W.; SALIBA, E. T.; CAPELATO, Maria Helena; JANOVITCH, P. E.; MORAES, José Geraldo. Participação em banca de Ana Karícia Machado Dourado. Chanchada: performance do insólito e paradoxo do comediante. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

23.
CHAIA, M. W.; BLASS, L. M. S.; BOGUS, L. M. M.; NASCIMENTO, Auréilio; ARAUJO, L. M. S.. Participação em banca de Sebastião José Soares. Desafios do Fazer na Gestão da Cultura. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Teixeira, Marco Antonio; Avelino, Nildo. Participação em banca de Facundo Guerra Rivero. Tecnologia e Política: o Voto e seu suporte. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; Oliveira, Salete; CARNEIRO, B. H. B. S.; Rodrigues, Thiago. Participação em banca de Pablo Ornelas Rosa. Drogas e Biopolítica: uma genealogia da redução de danos. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; CASTRO, A.; LIMA, A. P.; Nunes, Edison. Participação em banca de Pedro Pereira Borges. Poxoréu, processos histórico-políticos. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
CHAIA, M. W.; JUNQUEIRA, C. S. A.; RANGEL, L. H. V.; Ribeiro, Maria Izabel; Campos, Sandra. Participação em banca de Larissa Lacerda Menendez. A alma vestida: estudo sobre a cestaria Paumari. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

28.
CHAIA, M. W.; GRINBERG, Norma T.; Goldberg, Sonia; Salles, Cecilia; Laurentiz, Silvia. Participação em banca de Rebeca Lenize Stumm. Enterros: momentos-específicos. 2011. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

29.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Coelho, Claudio; SEGURADO, R.; BARBOSA, I. S.. Participação em banca de Katia Saisi. Campanhas presidenciais na América Latina: convergências e divergências no discurso midiático. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

30.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; MELO, C. A. F.; SILVA, A. A.; Montuori, Carla. Participação em banca de Maria Tereza Garcia. Proposta de jornalismo público da TV Cultura: o que há de novo nas pautas e produções do telejornal. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

31.
CHAIA, M. W.; CARVALHO, E. A.; Bosco, Mariza; Scali, Dirceu; Gonçalves, Eliane. Participação em banca de Maria Rebeca Ramírez Ramírez. O Tríptico Literário em Terra Nostra, de Carlos Fuentes. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

32.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Mariano, Jefferson; Ranieri, Marcelo; Vilarino, Ramon. Participação em banca de Rodrigo Oliveira de Lima. Brasil-FMI: a política externa financeira no desenvolvimento internacional. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

33.
CHAIA, M. W.; BLASS, L. M. S.; FREITAS, Eduardo Luiz Viveiros de; Carvalho, Monica; ALVES, M. A.. Participação em banca de Tania Maria Vidigal Limeira. A construção de espetáculos em teatro: o caso do grupo Os satyros. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

34.
CHAIA, M. W.; GROINSMAN, Martin; COELHO NETTO, J.T.; Anjos, Moacir dos; Santos, Laymert. Participação em banca de Vinicius Pontes Spricigo. Relato de outra modernidade: contribuições para uma reflexão crítica sobre a mediação da arte no contexto da globalização cultural. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

35.
CHAIA, M. W.; BOGUS, L. M. M.; CONSORTE, J. G.; Fabri, José Augusto; Santos, Clovis R.. Participação em banca de Regina Maria Enéas. Cursos superiores de tecnologia: a construção de sua identidade cultural - um desafio para o país. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

36.
CHAIA, M. W.; HIRANO, S.; Paulo Netto, José; Musse, Ricardo; Mendes, Aquila N.. Participação em banca de Nair D'Aquino Fonseca Gadelha. O cavalo de Tróia das políticas sociais Brasil e Argentina: um estudo comparado das políticas públicas. 2010. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA) - Universidade de São Paulo.

37.
CHAIA, M. W.; Ferreira, Jerusa; Araujo, Ane S.; Teles, Angela; Villaça, Mariana Martins. Participação em banca de Elen Cristina Souza Koch Vaz Doppenschmitt. Por uma política da voz no cinema: estratégias para a emancipação do espectador em Memórias do Subdesenvolvimento de Tomás Gutiérrez Alea. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

38.
CHAIA, M. W.; GROINSMAN, Martin; PAULA, T. C. T.; Andrade, Mario; Rosenfield, Lenora. Participação em banca de Isis Baldini Elias. Conservação e restauro de obras com valor de contemporaneidade: a arte postal da XVI Bienal de São Paulo. 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

39.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; LALO, Laurindo Leal; ADAMI, Antonio; SEGURADO, R.. Participação em banca de Carla Montuori. Os contrapontos eleitorais e os cinco 'Brasis' em campanha pela caravana JN. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

40.
CHAIA, M. W.; PENTEADO, Claudio; ARAUJO, R.. Participação em banca de José Renato Ferraz da Silveira. A Tragédia Shakespeariana dos dois corpos dos reis: Ricardo II. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

41.
CHAIA, M. W.; Spink, Mary Jane; Spink, Peter; Moraes, Marcia; Katz, Helena. Participação em banca de Marina Souza Lobo Guzzo. Dança em ação: política de resistência no encarnado de Lia Rodrigues. 2009. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

42.
CHAIA, M. W.; Ferreira, Jerusa; Agra, Lucio; Teles, Angela; Santoro, Luiz. Participação em banca de André Nóbrega Dias Ferreira. O Ciberjeca. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

43.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; PENTEADO, Claudio; Nunes, Edison; COUTINHO, Marcelo. Participação em banca de Andrea dos Reis. Agenda-Setting e agenda institucional: um estudo da campanha eleitoral de 2004 na cidade de São Paulo. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

44.
PEREZ, L. P. F.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Caballero, Francisco; CHAIA, M. W.; PORTA, F. P.; Retis, Jessica. Participação em banca de José Manuel Sanchez Duarte. La construcción mediática de las víctimas del terrorismo. El caso espanõl. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidad Rey Juan Carlos.

45.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; MENEGUELLO, R.; PENTEADO, Claudio; MATOS, M. I. S.. Participação em banca de Ari Marcelo Macedo Couto. Adhemar de Barros: práticas e tensões políticas no poder. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

46.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; SANCHES, F. R. R.; HUGHES, P. J. A.; SILVA, Fernando A.F.. Participação em banca de Reinaldo Gomes da Silva. Orçamento Participativo: o caso de Piracicaba-SP. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

47.
CHAIA, M. W.; KOLTAI, C.; BERNARDO, T.; SILVA, Maria Nilza; SANTOS, Acácio S.A.. Participação em banca de Renato Ladeia de Oliveira. Acesso e mobilidade de afro-descendentes nas organizações. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

48.
CHAIA, M. W.; ARRETCHE, M. T. S.; DEDECCA, Claudio S.; HAZZAN, Samuel; SILVA, C. R. L.. Participação em banca de Renaldo Antonio Gonçalves. Educação e Federalismo no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

49.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; BLASS, L. M. S.; CORRÊA,Guilherme Carlos; LOPREATO, Christina S.R.. Participação em banca de Vania Tanira Biavatti. Sindicalismo docente e modos de subjetivação na contemporaneidade. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

50.
CHAIA, M. W.; JONAS, E.; SAFFIOTI, H.; OLIVEIRA, E. M.; VERDADE, M. M.. Participação em banca de Olivia Rangel Joffily. Esperança Equilibrista - resistência feminina à ditadura militar no Brasil (1964-1985). 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

51.
CHAIA, M. W.; LAZZARESCHI, N.; CONCONE, M. H. V. B.; HELOANI, J. R. M.; CSILLAG, J. M.. Participação em banca de Ricardo Machado. A vendedora de sonhos: a venda direta na Região Metropolitana de São Paulo. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

52.
CHAIA, M. W.; MELO, C. A. F.; SILVA, A. A.; MATOS, H.; CHAIA, Vera Lucia Michalany. Participação em banca de Claudio Luis de Camargo Penteado. O Show da Estrela: estudo da campanha presidencial do PT em 2002. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

53.
CHAIA, M. W.; MARCONDES, Neide; BELLOTTO, M. L.; MARTINS, N. S. M.; BARBOSA, I. S.. Participação em banca de Marta Luiza Strambi. O colapso da forma. Revendo Nuvens. 2005. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

54.
CHAIA, M. W.; SALLUM JUNIOR, B. J.. Participação em banca de Mônica Rugai Bastos. O espelho da nação: a cultura como objetivo de política no governo de Fernando Henrique Cardoso. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

55.
CHAIA, M. W.; SAFFIOTI, H.; VERDADE, M. M.; GARCIA, S. S.; SILVA, M. L. C.. Participação em banca de Francineide Pires Pereira. Seja Homem! Produção de Masculinidades em contexto patriarcal. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

56.
CHAIA, M. W.; CARVALHO, E. A.; WERNECK, M. M. F.; PEREIRA, O. J.; SCHAPOCHNIK, N.. Participação em banca de Eduardo Benzatti do Carmo. A obra ficcional e jornalística do escritor António de Alcântara Machado: letras e imagens. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

57.
CHAIA, M. W.. Participação em banca de Gustavo Rafanti de Rezende. Produção refletida: arte, sujeito e espaço. 2004 - Universidade de São Paulo.

58.
CHAIA, M. W.; MATOS, M. I. S.; POSSAS, L. M. V.; MONTESANO, S. A.; SOLER, M. A. V. M. C.. Participação em banca de Francisca Ilnar de Souza. Experiências masculinas e femininas nos territórios da sexualidade: permanências e mudanças. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

59.
CHAIA, M. W.. Participação em banca de Roberto Tadeu Noritomi. Cinema e política: resignação e conformismo no cinema brasileiro dos anos 90. 2004 - Universidade de São Paulo.

60.
CHAIA, M. W.. Participação em banca de Miguel Angel Rossi. A categoria do estado no pensamento agostiniano e sua encruzilhada a partir de uma dimensão moral, imoral e extra moral. 2004 - Universidade de São Paulo.

61.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; AZEVEDO, Fernando Antonio; RUBIM, Abtonio Albino; TÓTORA, Silvana Maria Correa. Participação em banca de Carlos Alberto Furtado de Melo. Collor: Fortuna sem Virtú - a ascensão e a queda de um medalhão. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

62.
CHAIA, M. W.; COHN, Gabriel; MICELLI, Sérgio; BRANDÃO, Gildo Marçal; LAHUERTA, Milton. Participação em banca de Alexsandro Eugênio Pereira. O ISEB na perspectiva de seu tempo: intelectuais, política e cultura no Brasil - 1952-1964. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

63.
CHAIA, M. W.; RESENDE, P. A.; QUIRINO, C. G.; SILVA, F. L. E.. Participação em banca de Edison Nunes. A política à meia luz - ética, retórica e ação no pensamento de Maquiavel. 2003 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

64.
CHAIA, M. W.; RIBEIRO, Renato Janine; CHAUÍ, Marilena. Participação em banca de Eduardo Francisco Rinesi. Política e Tragédia. Hamlet, entre Maquiavel e Hobbes. 2002. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Teixeira, Marco Antonio. Participação em banca de Adair Loredo dos Santos. Democracia e Corrupção - o caso da Máfia dos Auditores Fiscais na cidade de São Paulo: as influências de decisões da Administração Pública. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CHAIA, M. W.; GOMES JUNIOR, Guilherme S.; MORAES, M. A.. Participação em banca de Ana Maria Barbosa de Faria Marcondes. Entre vanguardas: outro lado de uma mesma geração modernista. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CHAIA, M. W.; PENTEADO, Claudio; MARINHO, M. G. S. M. C.. Participação em banca de Celina Lerner. A reação conservadora: análise do pensamento conservador na internet. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

4.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; SEGURADO, R.. Participação em banca de Wilmihara Benevides da Silva Alves dos Santos. Discurso do Museu da Lingua Portuguesa na representação de grupos culturais étnicos na Política de Patrimônio Imaterial. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CHAIA, M. W.; PENTEADO, Claudio; Marinho, Maria Gabriela. Participação em banca de Celina Lerner. A reação conservadora: análise do pensamento conservador na Internet. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

6.
CHAIA, M. W.; VALVERDE, A. J. R.; FERREIRA, G. R.. Participação em banca de Felipe Beltran Katz. Contra a Cordialidade: apontamentos sobre o conceito de "Hoem Cordial" na obra de Sérgio Buarque de Holanda. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; DANTAS, B. S. A.. Participação em banca de Leandro Ortunes. A mídia, a política e a religião. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CHAIA, M. W.; VALVERDE, A. J. R.; PUGLIESI, M.. Participação em banca de Celso Eduardo Mendes Gonçalves. a Via Vico: Humanismo, Esclarecimento, Contemporaneidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CHAIA, M. W.; SEGURADO, R.; SILVEIRA, S. A.. Participação em banca de Luis Eduardo Pinto Tavares de Almeida. Participação cidadã de interface digital. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CHAIA, M. W.; VALVERDE, A. J. R.; METTENHEIM, K. E.. Participação em banca de Marcelo de Paola Marin. O Horizonte Político de Guicciardini: entre Maquiavel e Giannotti. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; BOGUS, L. M. M.. Participação em banca de Angela Maria Santana Carvalho. A reforma gerencial da administração pública brasileira: o direito e a Res Publica e o estado do século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CHAIA, M. W.; SILVA, A. A.; JUNQUEIRA, C. S. A.. Participação em banca de João Henrique dos Santos. A violência em assis - SP: o sequestro do tempo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; BRUNI, J. C.. Participação em banca de Luis Augusto de Mola Guisard. Vidas Supérfluas: a invenção da pressa. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
CHAIA, M. W.; BOGUS, L. M. M.; VIANA, M. A.. Participação em banca de Hélcio Queiroz Braga. Cidades mineira na rede mercocidades - a inserção internacional de entes subnacionais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; Rodrigues, Thiago. Participação em banca de Leandro Alberto de Paiva Siqueira. Derivas do espaço sideral, ecopolítica e qualidade de vida. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Duran, Maria Rita. Participação em banca de Ronaldo Frederico. A revista Exame: a mídia de negócios numa dimensão política. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
CHAIA, M. W.; Véras, Maura; Carvalho, Monica. Participação em banca de Marly Gonçalves da Silva. Mudanças Sociais e Metamorfoses urbanísticas no Bairro do Marco em Belém-Pará. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
CHAIA, M. W.; MATHIAS, M.; Pereira, Paulo. Participação em banca de Nabupolasar Alves feitosa. Estado e democracia na Venezuela: influência boliviana. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
CHAIA, M. W.; Barbieri, Fabio; LAZZARESCHI, N.. Participação em banca de Mozart Florencio de Siqueira Nino. Trabalho, emprego e renda: a dimensão humana do desenvolvimento socioeconômico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
CHAIA, M. W.; Laruccia, Mauro; Moraes, Sergio. Participação em banca de Mamerto Granja Garcia. O processo eleitoral: eleitores e candidatos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
CHAIA, M. W.; SEGURADO, R.; SIMIS, A.. Participação em banca de Telmo Antonio Dinelli Estevinho. (Re) Atando políticas: estado, sociedade e cinema no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
CHAIA, M. W.; CARVALHO, E. A.; SANTOS, Acácio S.A.. Participação em banca de Paulo Niccoli Ramirez. Emaltema: dimensões sobre o estranhamento do outro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; LAZZARESCHI, N.. Participação em banca de Jésus de Lisboa Gomes. Mecanismos de surveillance na relação entre os cidadãos e a administração Pública: um estudo de caso das Ouvidorias Públicas do Governo do Estado de São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; Sperber, Suzi. Participação em banca de Antonio Carlos Monteiro de Castro. A arte de governar. retórica e humanismo em Grande Sertão: Veredas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
CHAIA, M. W.; LAZZARESCHI, N.; AMORIM, M. C. S.. Participação em banca de Paulo Rogério de Medeiros. A cultura organizacional: fator crítico de sucesso ou barreira para o êxito dos negócios? Um estudo sobre o Banco Itaú e Unibanco. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
CHAIA, M. W.; Gonçalves, Renaldo; Alves, Cauê. Participação em banca de Roberto Bertani. A mercantilização da arte: os efeitos das redes do social na mediação dos objetos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
CHAIA, M. W.; WANDERLEY, L. E.; Vieira, Sergio. Participação em banca de Edson Rildo Penha de Alencar. Democratização do Ensino Superior no Brasil: entre o Estado e o Mercado. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

28.
CHAIA, M. W.; BLASS, L. M. S.; FREITAS, Eduardo Luiz Viveiros de. Participação em banca de Tânia Maria Vidigal Limeira. A construção de espetáculo no teatro: o caso do teatro de grupo 'Os Satyros'. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

29.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; Gandini, Maria de Lourdes. Participação em banca de Syntia Pereira Alves. Garcia Lorca: arte e política. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

30.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; TÓTORA, Silvana Maria Correa. Participação em banca de Facundo Guerra Rivero. O voto eletrônico no Brasil. Participação, confianças, Democracia Representativa e Sociedade de Controle. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

31.
CHAIA, M. W.; Nunes, Edison; Barros, Sergio. Participação em banca de Carlos Jorge Martins Simões. Os direitos sociais clássicos e universais - O Estado Social e o Estado Democrático de Direito. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

32.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; Castro, Afonso. Participação em banca de Pedro Pereira Borges. Poxoréu. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

33.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; Baldan, Maria de Lourdes. Participação em banca de Marcelo Burgos Pimentel dos Santos. Viagens de Mário de Andrade: a busca cultural do Brasil. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

34.
CHAIA, M. W.; Fajardo, Carlos; CHIARELLI, D. T.. Participação em banca de Helena Gomes dos Reis Pessoa. Poéticas Visuais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

35.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; Coelho, Claudio. Participação em banca de Katia Saisi. Campanhas presidenciais na América Latina: convergências e divergências no discurso midiático. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

36.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; MELO, C. A. F.. Participação em banca de Maria Tereza Garcia. Proposta de Jornalismo Público da TV Cultura: o que há de novo nas pautas e produção do telejornal?. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

37.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; MELO, C. A. F.. Participação em banca de Maria Tereza Garcia. Proposta de Jornalismo Público da TV Cultura: o que há de novo nas pautas e produção do telejornal. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

38.
CHAIA, M. W.; Rodrigues, Iram; LAZZARESCHI, N.. Participação em banca de Julio Cesar Sacramento. Arranjo produtivo no setor plástico no ABC Paulista: representações simbólicas de um novo dinamismo regional. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

39.
CHAIA, M. W.; Peixoto, Maria do Rosário; Silva, Marcos. Participação em banca de William Golino de Freitas. Retrato. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

40.
CHAIA, M. W.; WANDERLEY, L. E.; Shikida, Pery. Participação em banca de André Martins Barbosa. DOF: um modelo de unificação. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

41.
CHAIA, M. W.; HIRANO, S.; Antunes, Ricardo. Participação em banca de Nair d'Aquino Fonseca Gadelha. Brasil e Argentina: políticas públicas e exclusão (1990-2007). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

42.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; ADAMI, Antonio. Participação em banca de Carla Montuori Fernandes. As dimensões políticas do telejornalismo seriado: o Jornal Nacional e a agenda do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na eleições presidencial de 2006. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

43.
CHAIA, M. W.; GROINSMAN, Martin; COELHO NETTO, J.T.. Participação em banca de Isis Baldini Elias. Acesso às camadas de informação das obras de arte em materiais não convencionais - Arte Postal na XVI Bienal de São Paulo - 1981. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

44.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; LALO, Laurindo Leal. Participação em banca de Maria Tereza Garcia. De Profano a Sagrado o interesse do povo na TV: temas de conveniência do público como pauta dos telejornais. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

45.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; FAVARETTO, C.. Participação em banca de Rafael de Paula Aguiar Araújo. A visualidade do horror: arte e política. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

46.
CHAIA, M. W.; PASSETTI, E.; CORRÊA,Guilherme Carlos. Participação em banca de Vânia Tanira Biavatti. Sindicalismo e modos de subjetivação docente na contemporaneidade: a permanência de uma política de individualização na sociedade de controle. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

47.
CHAIA, M. W.; CONSORTE, J. G.; MUNANGA, Kabengele. Participação em banca de Rosângela Rosa Praxedes. A presença de uma classe média na cidade de Maringá. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

48.
CHAIA, M. W.; RAGO, Antonio; GRESPAN, Jorge Luis da Silva. Participação em banca de Lívia Cristina de Aguiar Cotrim. Marx: Política e Emancipação Humana. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

49.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; COUTINHO, Marcelo. Participação em banca de Andrea dos Reis. Agenda Institucional e Reeleição: um estudo da campanha eleitoral de 2004 na cidade de São Paulo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

50.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; MENEGUELLO, R.. Participação em banca de Ari Marcelo Macedo Couto. Adhemar de Barros: práticas e tensões políticas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

51.
CHAIA, M. W.; OLIVEIRA, E. M.; SAFFIOTI, H.. Participação em banca de Olivia Rangel Joffily. Esperança Equilibrista - resistência feminina à ditadura militar no Brasil (1964-1985). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

52.
CHAIA, M. W.; ARRETCHE, M. T. S.; SILVA, C. R. L.. Participação em banca de Renaldo Antonio Gonçalves. Federalismo no Brasil e Educação. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

53.
CHAIA, M. W.; DANIEL FILHO, B. J.; SANCHES, F. R. R.. Participação em banca de Reinaldo Gomes da Silva. Orçamento Participativo - o caso de Sorocaba. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

54.
CHAIA, M. W.; BERNARDO, T.; KOLTAI, C.. Participação em banca de Renato Ladeia de Oliveira. Diversidade Humana e Racismo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

55.
CHAIA, M. W.; BLASS, L. M. S.; HELOANI, J. R. M.. Participação em banca de Francisco Scarfoni Filho. Indústria de celulose e papel: aspectos históricos e principais características do processo produtivo. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

56.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; MATOS, H.. Participação em banca de Cláudio Luis de Camargo Penteado. O show da estrela: estudo da campanha presidencial do PT em 2002. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

57.
CHAIA, M. W.; FERREIRA, O. S.; TREVISAN, L.. Participação em banca de Marcelo Henrique Pereira dos Santos. Rui Barbosa e Pinheiro Machado: luta política em torno da candidatura do Marechal Hermes da Fonseca. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CHAIA, M. W.; Farias, Agnaldo; GOMES JUNIOR, Guilherme S.. Participação em banca de Luis Fernando Silva Sanders. A afirmação da geração concretista em São Paulo: décadas de 1950 e 1960. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CHAIA, M. W.; Telles, Norma; FERREIRA, L. F.. Participação em banca de Rafael Balseiro Zin. Ser mulher, negra e escritora no Brasil dos oitocentos: a trajetória intelectual de Maria Firmina dos Reis. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CHAIA, M. W.; SEGURADO, R.; RAMOS, P. E.. Participação em banca de Antonio D'Agostino Filho. O fim da picada! - conflitos e confrontos nas charges da revolta da vacina. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CHAIA, M. W.; SEGURADO, R.; RAMOS, P. E.. Participação em banca de Antonio D'Agostino Filho. O fim da picada! - conflitos e confrontos nas charges da revolta da vacina. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CHAIA, M. W.; JUNQUEIRA, C. S. A.; Fabrini, Ricardo. Participação em banca de José Bento Ferreira. Politização da Arte: desdobramentos da antropologia das imagens. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CHAIA, M. W.; MOTTA, L. T.; OLIVEIRA FILHO, R. P.. Participação em banca de Leticia Midori Sato. Cinema Brsileiro após a Agência Nacional de Cinema (ANCINE): modelos de negócios na distribuição de filmes de longa-metragem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CHAIA, M. W.; Nunes, Edison; Olivieri, Cecília. Participação em banca de Bruno Gabriel de Melo Rico. O papel da Controladoria-Geral da União no Sistema de Integridade Brasileira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CHAIA, M. W.; SEGURADO, R.; Silva, Edmilson. Participação em banca de Daniel Tabarani Milanezi Santos. Espelhos do Tempo: Política no Cinema de Tarvosky. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; Lisboa, Marijane. Participação em banca de Alexis Milonopoulos. Crack-machine. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CHAIA, M. W.; TÓTORA, Silvana Maria Correa; Ferracini, Renato. Participação em banca de Judson Forlan Gonzaga Cabral. Antonin Artaud: a dimensão política da vida. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CHAIA, M. W.; AZEVEDO, Fernando Antonio; CHAIA, Vera Lucia Michalany. Participação em banca de Luís Fernando Casagrande Nagao. Nova Ordem Petista: estudo crítico da candidatura Haddad à prefeitura de São Paulo em 2012. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CHAIA, M. W.; RAGO, Antonio; Alves, Giovanni. Participação em banca de Cleber José de Toledo. Combatividade, Participação e Cidadania: as metamorfoses da CUT - 1983/2003. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
CHAIA, M. W.; LALO, Laurindo Leal; PRADO, J. L. A.. Participação em banca de Arthur Serra Massuda. Controles na liberdade de expressão: a 1ª Conferência Nacional de Comunicação na Imprensa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
CHAIA, M. W.; RAGO, Margareth; MURGEL, Ana Carolina. Participação em banca de Gabriela Barzaghi De Laurentiis. A arte da fuga: contra-domesticidade nas imagens de Louise Bourgeois. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
CHAIA, M. W.; Leão, Lucia; Mello, Christine. Participação em banca de Vanessa Espínola Coutinho. Ações midiáticas e poéticas do espaço urbano: uma abordagem comunicacional. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
CHAIA, M. W.; Teixeira, Marco Antonio; BORELLI, S. H. S.. Participação em banca de Gianne Neves Oliveira. Jovens egressos de projetos sociais: experiência para entrada na vida adulta. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
CHAIA, M. W.; PENTEADO, Claudio; Marinho, Maria Gabriela. Participação em banca de Bruno Novaes Araujo. Cinema: indústria do entretenimento ou um Avatar do consumismo? Reflexões sobre a relação entre cinema de entretenimento e Sociedade de Consumidores. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

18.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; AZEVEDO, Fernando Antonio. Participação em banca de Natasha Bachini Pereira. Sob o piado do Twitter: o novo tom das campanhas eleitorais no Brasil com a difusão da internet. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
CHAIA, M. W.; Nunes, Edison; Bueno, Clodoaldo. Participação em banca de Daniel Rei Coronato. A política exterior do império brasileiro em meio ao declínio do regime monárquico. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CHAIA, M. W.; Alves, Cauê; CYPRIANO, Fabio. Participação em banca de Isabella Guimarães Rezende. Desaprender com a Documenta 14: a arte como lugar da experiência. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CHAIA, M. W.. Participação em banca de Fernando de Camargo Angelini Ticoulat. As Bienais do Mundo e a 31ª Bienal de São Paulo: entre teoria e prática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CHAIA, M. W.. Participação em banca de Germano Oliveira Duarte dos Santos. Depois do cubo branco, o quê? Um panorama de atividades e um projeto de espaço que pensam o lugar da arte para além do modelo expositivo ascético. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
CHAIA, M. W.; AZEVEDO, Fernando Antonio; Balsalobre, Rachel. Participação em banca de Joana Gondim Rozowykwiat. Subversivos - 50 anos após o golpe. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
CHAIA, M. W.. Participação em banca de Wagner Lungov. Arte e Ciência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; PENTEADO, Claudio. Participação em banca de Tatiane Silva da Conceição. Análise de vídeos políticos do programa CQC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
CHAIA, M. W.; Pasta, Paulo; Koch, Lucia. Participação em banca de Tiago Franco Tebet. Álbum. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

8.
CHAIA, M. W.; ALMEIDA, L. F. R.; Valladares, Eduardo. Participação em banca de Marcos Lúcio de Moura e Souza Júnior. A informação e o alinhamento das agências de notícias: uma análise do papel das palavras ideologia, populismo e nacionalismo na cobertura da Thmson Reuters e da Associated Press. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany. Participação em banca de Maria Claudia Zucare Boscoli. Eleição 2006 - A visão da Imprensa - O Brasileiro votou com o bolso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; PENTEADO, Claudio. Participação em banca de Claudio de Souza. Como revelar e desconstruir o Lula hiperpopular. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; SEGURADO, R.. Participação em banca de Maria Cláudia Zucare Boscoli. Eleição 2006 - a visão da imprensa - o brasileiro votou com o bolso?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; AZEVEDO, Fernando Antonio. Participação em banca de Patrícia Teixeira de Aguiar. No rastro da notícia: a cobertura dos ataques do PCC que pararam São Paulo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
CHAIA, M. W.; CHAIA, Vera Lucia Michalany; CARDOSO, A.. Participação em banca de Bruna Gabriela Cavalcanti Guerra Lessa. Poder político e fragilidade democrática: a atual relação das Forças Armadas com os civis. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
CHAIA, M. W.. Participação em banca de Fernando Santos Goulart. A revolta da vacina: a relação entre Estado e Sociedade na cobertura do Correio da Manhã e o Jornal do Commércio. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHAIA, M. W.; Alves, Cauê. Participação em banca de Henrique Codoho Premazzi.Negro de Corpo e Alma e seu papel na construção da História da Arte Afro-brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
CHAIA, M. W.; Honório, Thiago Henrique; Entler, Ronaldo. Participação em banca de Adriana Moncorvo Schweikert.Potlatch - Tapume. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
CHAIA, M. W.; Honório, Thiago Henrique; Bahia, Dora Longo. Participação em banca de Gabriela Felice Godoi.Denise, Edu, Alice, Estevão, Fabíola, Júlia, Maria Victoria, Rebecca e Roger. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
CHAIA, M. W.; TACASEY, Herman; BORGES, Fernanda. Participação em banca de Mariana Roesler de Castro e Silva.Corpo e conceito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Outros tipos
1.
CHAIA, M. W.; MARCONDES, Neide. Participação em banca de Edison da Silva Farias. Calor - Chuva - Tela e Canivete - a pintura no tempo do modernismo em Belém. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CHAIA, M. W.; COHN, Gabriel; BRANDÃO, Gildo Marçal; COSTA, V. M. F.; PAULANI, L. M.. Concurso Público para Professor Doutor. 2004. Universidade de São Paulo.

2.
CHAIA, M. W.; COHN, Gabriel; BRANDÃO, Gildo Marçal. Concurso para provimento de professor doutor do Departamento de Ciência Política da USP. 2003. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
CHAIA, M. W.; Cunha, Edgar; SALLAS, A. L. F.. Comissão de Imagem e Som da ANPOCS. 2016. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

2.
CHAIA, M. W.. Comissão de Imagem e Som da ANPOCS. 2015. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

3.
CHAIA, M. W.; PRADO, G.S.; GIANOTTI, Marco; FAVARETTO, C.; ROLNIK, S.B.. Comissão Julgadora do concurso para provimento efetivo de um cargo de professor doutor. 2008. Universidade de São Paulo.

4.
CHAIA, M. W.; CATUNDA, Leda; MIGUEZ, F.; LACAZ, Guto; CYPRIANO, Fabio; TAVARES, Ana Maria. Comissão Julgadora de Artes Plásticas - 3ª Idade do Banco Real. 2006. Banco ABN AMRO Real.

5.
CHAIA, M. W.. Concurso de seleção de professor para o Departamento de Política da PUC/SP. 2006. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
CHAIA, M. W.; CATUNDA, Leda; FIORAVANTE, C.; MIGUEZ, F.. Comissão Julgadora de Artes Plásticas - 3ª Idade do Banco Real. 2005. Banco Real.

7.
CHAIA, M. W.; JUNQUEIRA, C. S. A.; BERNARDO, T.; SCHWARCZ, L. K. M.; SALIBA, E. T.. Concurso de Promoção na Carreira do Magistério. 2004. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CHAIA, M. W.; RESENDE, P. A.. Concurso de Promoção na Carreira do Magistério. 2004. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CHAIA, M. W.; CATUNDA, Leda; SILVEIRA, Regina; RESENDE, Ricardo. Comissão Julgadora de Artes Plásticas - 3ª Idade do Banco Real. 2004. Banco Real.

10.
CHAIA, M. W.. Concurso de Ingresso e Promoção na carreira do magistério à categoria Assistente-Doutor. 2003. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
CHAIA, M. W.; SILVEIRA, Regina; CATUNDA, Leda; RESENDE, Ricardo. Comissão Julgadora de Artes Plásticas - 3ª Idade do Banco Real. 2003. Banco Real.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Balseiro Zin. Maria Firmina dos Reis: a trajetória intelectual de uma escritora afrodescendente no Brasil Oitocentista. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

2.
Luís Fernando Casagrande Nagoa. Nova ordem petista: estudo crítico da candidatura Haddad à prefeitura de São Paulo em 2012. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

3.
Judson Forlan Gonzaga Cabral. Antonin Artaud: a vida e sua dimensão política. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

4.
Claudia Laudelina de Souza. A dimensão sociopolítica do documentário dia de Festa de Toni Venturi. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

5.
José Bento Ferreira. Politização da arte: desdobramentos da antropologia das Imagens. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

6.
Gianne Neves Oliveira. Jovens egressos de projetos sociais: experiência para entrada na vida adulta. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação Ford. Orientador: Miguel Wady Chaia.

7.
Fernando Antunes Salgado. Visões do papel do Estado nos governos dos presidentes Fernando Henrique e Lula e o Caso BNDES: Mudança ou continuidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

8.
Cleber José de Toledo. Combatividade, participação e cidadania: as metamorfoses da Central Única dos Trabalhadores. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

9.
Enzo Mayer Tessarolo. Pobreza e Desigualdade - Bolsa Família. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Vila Velha, . Coorientador: Miguel Wady Chaia.

10.
Elton Frederick Souza. Bolivarismo e Chavismo: aproximações, mitificações e paradoxos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

11.
Luis Eduardo Pinto Tavares de Almeida. Disturbios na era informacional: conflitos entre a propriedade intectual e a cultura livre. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

12.
Rodrigo Estramanho de Almeida. A realidade da ficção: ambiguidades literárias e sociais em 'O Mulato' de Aluísio Azevedo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

13.
Gislene Dias Robilotta. Elis Regina: uma interpretação do Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

14.
Antonio Charles Santiago Almeida. Conceitos políticos na obra de Ortega y Gasset. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Miguel Wady Chaia.

15.
Luisa Roxo Barja. Visões da América: a política beat de Allen Ginsberg. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

16.
Syntia Pereira Alves. Mulheres de Shakespeare - do amor à política. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

17.
Adilson Araújo de Souza. Mutirão Habitacional e geração de renda: autogestão e inclusão social. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

18.
José Renato Ferraz da Silveira. A tragédia da política: um estudo de Ricardo III, de William Shakespeare. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

19.
Júlio César Sacramento. Política e Construção Regional: a experiência do grande ABC.. 2003. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

20.
Marcelo Burgos Pimentel dos Santos. Imprensa e Telejornal - visões políticas de Santos.. 2003. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

21.
Petrônio Pereira de Souza. O Teatro como experiência pedagógica - O ensino fundamental e médio. 2003. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

22.
Wagner Antonio dos Santos. Economia e Política em Edouard Bernstein.. 2003. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

23.
Telmo Antonio Dinelli Estevinho. Este Milhão é meu. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

24.
José Farias dos Santos. Luiz Gonzaga - a música como expressão do Nordeste. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

25.
Eduardo Luiz Viveiros de Freitas. França Junior - folhetins e máscaras no Brasil.. 2001. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

26.
Rogério Perez Barbosa. APublicidade da Benetton: paradoxos na construção da realidade.. 2000. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

27.
Regina Célia dos Reis. Movimento Sindical e Partido dos Trabalhadores.. 2000. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

28.
Marcelo Henrique Pereira dos Santos. O pensamento político de Roberto Campos.. 2000. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

29.
Darci Rodrigues Alves. Cooperativismo em Vitória da Conquista - organização e participação nos anos 90. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

30.
José Angel Terán. Mercosul e a Imprensa Paulista. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

31.
Meire Mathias. O Brasil e o Mercosul: paradoxos de uma política externa. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

32.
Beatriz Wey. O Granma e A Imaginação Nacional Cubana. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

33.
Laudenir Antonio Gonçalves. Arte Na Universidade Federal de Mato Grosso: Um Caso de Expansão Regional das Artes Plásticas. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

34.
José Corrêa Leite. Ação Política e Emancipação Humana No Pensamento Socialista. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

35.
Célio Almeida de Carvalho. O Processo de Integração Regional e As Propostas do Movimento Sindical Para O Mercosul. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

36.
Pedro Javier Aguerre Hughes. A Cidade Dividida: Um Estudo Sobre Urbanização e Mercado de Trabalho Industrial Na Cidade de São Paulo.. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

37.
Valéria Maria Ravier. Política, Psicanálise e Cinema - A Intolerância. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

38.
Carlos Alberto Furtado Melo. Imprensa e Democracia: A Transformação da Folha de S. Paulo e A Criação do Partido dos Trabalhadores.. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

39.
Martha Cristina Pereira Martins. O Iº Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova República - 1986/1989: Uma Abordagem.. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

40.
Jesus Carlos Delgado Garcia. Práticas de Negociação Coletiva de Trabalho e Organização Operária: O Caso dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

41.
Joana Maria Ferreira da Silva. Centro de Cultura e Arte Negra - Trajetória e Consciência Étnica.. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

42.
Gevanilda Gomes dos Santos. Partidos Políticos e Etnia Negra. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

43.
Lia Mara Dib Ferreira Santos. Educação Infantil e PolíticaNas Escolas Públicas do Município de São Paulo (1983-1991). 1992. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

Tese de doutorado
1.
Luis Eduardo Pinto Tavares de Almeida. Participação Cidadã de Interface Digital: entre o comunitário e o tecnocrático. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

2.
Mozart Florencio Siqueira Nino. Capital. Trabalho e Confiança: a dimensão humana no desenvolvimento socioeconômico sustentável. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

3.
Helcio Queiroz Braga. Cidades Mineiras na rede mercocidades - a inserção internacional de entes subnacionais. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

4.
Rodrigo Estramanho de Almeida. A Ficção da realidade: Sociologia de O Guarani de José de Alencar. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

5.
Ronaldo Frederico. A Revista Exame - a mídia de negócios numa dimensão política. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

6.
Nabupolasar Alves Feitosa. A construção do Estado Chavista: a influência bolivariana. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

7.
Mamerto Granja Garcia. O processo eleitoral: eleitores e candidatos. Análise quantitativa nas Ciências Sociais: limites e possibilidade. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CEPE-PUC-SP. Orientador: Miguel Wady Chaia.

8.
Telmo Antonio Dinelli Estevinho. (Re) Atando Políticas: sociedade, Estado e Cinema no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

9.
Roberto Bertani. A mercantilização da arte: os efeitos das redes do social na mediação dos objetos. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

10.
Paulo Rogério de Medeiros. Cultura Organizacional: um estudo sobre o Banco Itaú (1943-2008). 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

11.
Cristina de Amorim Maranhão Gomes da Silva. Imagens da guerra: Brasil, Palestina e Portugal. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

12.
Carlos Jorge Martins Simões. Os Direitos Sociais Clássicos e Universais - O Estado Social e o Estado democrático de Direito. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

13.
Marcelo Burgos Pimentel dos Santos. Viagens de Mário de Andrade: a construção cultural do Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

14.
Adriano de Assis Ferreira. Questões Políticas na Comédia Declamada Brasileira: 1837-1938. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

15.
Albério Neves Filho. Trabalho Objetivado. A Crítica da macroeconomia do FMI: 1980-2008. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

16.
Plinio João de Sousa. Profsissionais da informática: outros fluxos do trabalho dos programadores. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

17.
Edson Rildo Penha de Alencar. Ensino Superior no Brasil: entre o Estado e o Mercado. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

18.
Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil. O Reggae no Maranhão: música, mídia, poder. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

19.
Syntia Pereira Alves. Teatro de Garcia Lorca: a arte que se levanta da vida. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

20.
Monica Antonia Viana. Navegando pelas ondas do desenvolvimento: baixada santista em busca de um porto seguro - desenvolvimento, metropolização e os (des) compassos da gestão urbano-regional em múltiplos olhares sociais. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

21.
Eduardo Luiz Viveiros de Freitas. Política e Internet: 4 jornalistas (blogueiros) em novos tempos. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

22.
Julio Cesar Sacramento. O movimento sindical na proposta regional do Grande ABC: do planejamento estratégico ao arranjo produtivo local. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

23.
James de Lemos Abreu. Cultura e Política: o caso do programa Vai em São Paulo - 2004-2008. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

24.
Bruno Miguel Carriço dos Reis. De la Dictadura a la Democracia: recuerdos y olvidos de la transición política española. Medios de Comunicación y reconstrucción de la (s) memoria (s) colectiva (s) en España. 2009. Tese (Doutorado em Comunicacción) - Universidad Rey Juan Carlos, Governo de Portugal. Coorientador: Miguel Wady Chaia.

25.
José Renato Ferraz da Silveira. William Sheakespeare e a Teoria dos dois corpos dos reis: Ricardo II. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

26.
Rafael de Paula Aguiar Araújo. A Experiência do Horror: Arte, Pensamento e Política. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

27.
Ivan Cotrim. Karl Marx: a determinação ontonegativa originária do valor. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

28.
Daniel Bicudo Véras. As Diásporas Chinesas e o Brasil: a comunidade sino-brasileira em São Paulo. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

29.
Livia Cristina de Aguiar Cotrim. Marx: Política e Emancipação Humana (1848-1871). 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

30.
Reinaldo Gomes da Silva. Orçamento Participativo: o caso de Piracicaba-SP. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

31.
Renaldo Antonio Gonçalves. Educação e Federalismo no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

32.
Regina Celia dos Reis. Articulação Política Regional: a experiência do Grande ABC (1990-2005). 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

33.
Guilherme Cavalheiro Dias Filho. A militância do jornal Folha de São Paulo a favor da reforma administrativa de FHC. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

34.
José Correa Leite. As invenções da política: sobre a existência da política e suas transformações. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

35.
Jesus Carlos Delgado Garcia. Negociação Coletiva e inovação tecnológica na indústria automobilística: compromissos com o futuro.. 2003. 270 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Wady Chaia.

36.
Shuy Wen Shin. O turismo e a exploração sexual: um estudo de caso na cidade de Fortaleza.. 2003. 120 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

37.
Eugênio de Lima Mendes. A presença do estado na economia e a expansão dos gastos públicos no Brasil: período 1985/1998.. 2001. 250 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

38.
Maria Ercília do Nascimento. Alteridade & Intolerância: percursos de Lima Barreto. 1999. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

39.
Maria Tereza de Oliveira Audi. Limitações da Política Monetária: a atuação do Banco Central. 1998. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

40.
João Bosco Araújo da Costa. O Imaginário Político do Pt: O Petismo, O Sistema Representativo e O Poder Local. 1998. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Wady Chaia.

41.
Luiz Carlos Carneiro de Faria e Souza. Publicidade e Contemporaneidade: Estilos de Vida e Juventude. 1998. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

42.
Jorge Vieira da Silva. A Negociação Política Na Globalização: do Mercado À Cidadania (As Fronteiras do Poder). 1997. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

43.
Maria Cristina Sanches Amorim. Uma Proposta Para Gestão Flexível e Descentralizada. 1997. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

44.
Edson Passetti. Política e Massa: O Impasse Liberal Por Ludwig Von Mises. 1994. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Miguel Wady Chaia.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Priscila Garcia Lobregatte. Os Paradoxos da Justiça de Transição no Brasil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

2.
Celso Eduardo mendes Gonçalves. O Nuninoso e Político na Arte Moderna e Contemporânea. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte: Crítica e Curadoria) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

3.
Guilherme Imbiriba Guerreiro Neto. O Parlamento no jornal: o enquadramento do Poder Legislativo em editoriais da Folha de S. Paulo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

4.
Fernando Santos Goulart. A revolta da vacina: a relação entre estado e Sociedade na cobertura do Correio da Manhã e Jornal do Commércio. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Jornalística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dariane Ferreira de Lima. Teatro, Política e Educação: a construção da consciência crítica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

2.
Cauê Seignemartin Ameni. Internet e Estado: dos Leaks a vigilância - Os impactos políticos da Internet, entre o sigilo de estado e a vigilância da sociedade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

3.
Giulia Fava. O confronto entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

4.
Marcio Sousa de Carvalho. A Ópera do Malandro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

5.
Tatiana Morena Pacor Rodrigues. Uma reflexão sobre a arte. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Miguel Wady Chaia.

Iniciação científica
1.
Natasha Belfort Palmeira. Teatro político em São Paulo: a experiência da Companhia do Latão. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, CEPE-PUC-SP. Orientador: Miguel Wady Chaia.



Outras informações relevantes


Editor da editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - de 2006 até o momento.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 1:39:57