Aleksandra Sliwowska Bartsch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4303385016647671
  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Possui doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008), com ênfase na área de Gestão da Inovação Tecnológica, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE, 2000), Pós-Graduação em Docência para a Educação Tecnológica (SENAC, 2012) e graduação em Economia (UFF, 1997). Docente do UNILASALLE-RJ, onde desenvolve trabalho de pesquisa em Consumo Consciente e Produção Mais Limpa e no UNILASALLE-Canoas, onde desenvolve materiais didáticos para a EAD. Leciona também na UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, no IBMEC e no UNICRECI. É professora-colaboradora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em cursos de Pós-Graduação da Escola Politécnica em Engenharia Econômica e nos MBA em Marketing e Gestão Empresarial. No SENAC, atuou como professora da graduação tecnológica e consultora de 2006 até 2018. É professora de pós-graduação da Faculdade AVM nas áreas de Marketing e Gestão Empresarial. Na área da Educação à Distância tem atuado como tutora e elaborado materiais didáticos para instituições como IBMEC, SENAC, AVM Faculdades Integradas e Faculdade UNYLEYA. Tem experiência nas áreas de Planejamento e Avaliação Educacional, Ciência & Tecnologia, Gestão Empresarial e Biodiesel. De 2013 à 2015, foi orientadora do Sebrae RJ no Programa Agentes Locais de Inovação. Até out/2013 foi Diretora de Assuntos Acadêmicos da Universidade Candido Mendes, onde também exerceu as funções de Secretária-Executiva da Comissão Própria de Avaliação e Secretária-Executiva do Fórum de Diretores. Ainda na Universidade Candido Mendes, foi coordenadora e docente dos cursos de Administração e Contábeis de 2007 até 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aleksandra Sliwowska Bartsch
Nome em citações bibliográficas
BARTSCH, A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Candido Mendes, Instituto Universitário Candido Mendes - Niterói.
Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro
Centro
24030125 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26133020
Ramal: 212


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O MAPA ESTRATÉGICO DA INDÚSTRIA APLICADO AO BIODIESEL NO BRASIL, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Adelaide Maria de Souza Antunes.
Palavras-chave: Gestão da Inovação; Biodiesel; Gestão estratégica; Energia; Estratégia Nacional; Biodiesel - Brasil.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Balanços Globais de Matéria e Energia.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2000
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO RIO DE JANEIRO: OS CASOS FINEP E FAPERJ,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Carlos Alberto Nunes Cosenza.
Palavras-chave: Ciência e Tecnologia; Estratégia; Rio de Janeiro; FAPERJ; FINEP.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica.
Setores de atividade: Educação; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
2011 - 2012
Especialização em Pós-Graduação em Educação Profissional. (Carga Horária: 420h).
Serviço Nacional de Aprendizagem, SENAC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de competências para as novas gerações.
Orientador: Gabriela Souza.
1993 - 1997
Graduação em Economia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: MERCADO E ESTADO NA POLÔNIA PÓS 1989.
Orientador: Teothonio dos Santos.




Formação Complementar


2008 - 2008
Treinamento para tutores em EAD. (Carga horária: 30h).
SENAC, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Administração de Sistemas de Informação, Marketing II, Práticas de Gestão, Macroeconomia, Microeconomia, Projetos de Modelos de Negócio e Gestão de Conflitos Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Administração com foco em Inovação e Sustentabilidade


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2019
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista
Outras informações
Professora das disciplinas Instrumentos de Apoio ao Trabalho, Comportamento Organizacional, Gerenciamento do Relacionamento e Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas e Gestão por Competências. Professora-responsável pelas disciplinas Desenvolvimento das Relações Humanas, Marketing de Varejo e Pesquisa de Marketing Conteudista das disciplinas Marketing de Varejo e Pesquisa de Marketing


Ibmec (Rio de Janeiro), IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de EAD, Carga horária: 8


Instituto A Vez do Mestre, IAVM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Professora das Pós-Graduações em Gestão Empresarial e Marketing, lecionando as disciplinas de Marketing de Produtos e Preços, Informação e Inteligência Competitiva, Marketing Estratégico, Gestão Estratégica e Estratégia Empresarial, Gestão do Conhecimento, além de realizar a orientação de monografias de conclusão dos respectivos cursos


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Professora da Pós-Graduação em Engenharia Econômica Professora do MBA em Marketing Professora do MBA em Gestão Empresarial


UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Conteudista EAD, Enquadramento Funcional: Conteudista, Carga horária: 2
Outras informações
Conteudista das disciplinas Microeconomia, Introdução à Economia, Gestão Estratégica, Gerenciamento de Canais de Distribuição, Marketing de Produtos e Preços, Produtos e Preços. Marketing de Serviços,


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora do Programa ALI, Carga horária: 8


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coodernadora de Administração e Contábeis
Outras informações
Diretora de Assuntos Acadêmicos (01/2011 até 10/2013) Coordenadora de Adminstração e Contábeis da Unidade Niterói (desde 2007) Secretária-executiva da Comissão Própria de Avaliação (2008 a 2011) Pesquisadora Institucional (2009) Diretora Acadêmica da Unidade Ipanema (08/2009 a 12/2010) Professora dos cursos de Administração e Contábeis de disciplinas como Gestão de Conflitos, Planejamento Estratégico e Gestão do Conhecimento

Atividades

2010 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Tecnologia e Educação
Pedagogia e empreendedorismo
10/2006 - 12/2015
Direção e administração, Instituto Universitário Candido Mendes - Niterói, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/1999 - 12/2015
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia
03/1999 - 12/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia
Marketing
03/1999 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia
Marketing
Marketing Estratégico

SENAC, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2018
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente nível Doutorado, Carga horária: 8
Outras informações
Consultora de serviços educacionais Docente da Faculdade Senac Conteudista de Educação à Distância Tutora de Pós-Graduação à Distância


Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, SECTI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora do Secretário de Estado, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora do Secretário de Estado para a elaboração de estudos de políticas públicas em Biodiesel, TV digital, Sociedade da Informação, Genoma. Colbaoração na elaboração do Plano Plurianual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora da Presidência, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora da Presidência na elaboração de estudos sobre Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro


Instituto Metodista Bennett, IMB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Professora da Pós-Graduação em Marketing


Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária da Superintendência de Produtos Florestais


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do CNPq junto à Universidade Federal Fluminense, integrando o Grupo de Pesquisa sobre Economia Regional, Integração e Mercado de Trabalho na Faculdade de Economia



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Inovação e Sustentabilidade
Descrição: Pesquisa sobre Consumo Consciente e Produção Mais Limpa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Agentes Locais de Inovação
Descrição: Orientação de artigos acadêmicos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - 2016
PREMIO INNOVARE
Descrição: Autora do projeto que resultou na inclusão do UNILASALLE-RJ no banco de boas práticas do Prêmio Innovare.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Polonia Carioca
2010 - Atual
Periódico: POLONICUS
2008 - Atual
Periódico: Educação Profissional: Ciência e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação à distância.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação e sustentabilidade.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Energias renováveis.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Polonês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Medalha do Jubileu de 70 anos da Vitória Inter-Aliada, iga de Defesa Nacional no Rio Grande do Sul e pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
2014
Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, FEB.
2013
Ordem do Mérito Naval - Grau de Oficial, Marinha do Brasil.
2013
Medalha Juscelino Kubistchek, Associação Brasileira de Medalhística Militar.
2012
Medalha de Mérito Cultural, Ministério da Cultura da Polônia.
2012
Cruz Pro Patria, Federação Mundial dos Ex-Combatentes Poloneses com sede em Londres.
2011
Medalha Pro Patria, Ministério dos Ex-Combatentes - Governo da Polonia.
2009
Medalha Pro Memoria, Governo da Polônia.
2006
Medalha da Vitória, Associação dos Combatentes Poloneses.
2005
Medalha de Ordem ao Mérito, Presidência da Polônia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARTSCH, A. S.2016BARTSCH, A. S.. Intra-empreendedorismo: desafios e possibilidades. Coletânea dos Artigos Acadêmicos 2016.1, v. 1, p. 1, 2016.

2.
BARTSCH, A. S.2016BARTSCH, A. S.. O impacto da tecnologia da informação sobre a percepção da gestão nas organizações. Coletânea dos Artigos Acadêmicos 2016.1, v. 1, p. 1, 2016.

3.
BARTSCH, A. S.2015BARTSCH, A. S.. Estratégia de Marketing no mercado tabagista. Coletânea dos Artigos Acadêmicos 2015.2, v. 1, p. 1, 2015.

4.
BARTSCH, A. S.2015BARTSCH, A. S.. Abordagem sobre conflitos internos nas pequenas empresas. Coletânea dos Artigos Acadêmicos 2015.2, v. 1, p. 1, 2015.

5.
1Rocha, Juliana Filgueiras2014Rocha, Juliana Filgueiras ; BARTSCH, A. S. . Poder de influência da TV brasileira sobre o consumidor. Coletânea dos Artigos Acadêmicos do Curso de Administração do UNILASALLE - RJ, v. 1, p. 62-71, 2014.

6.
2FRANCO, B. B. A.2014FRANCO, B. B. A. ; BARTSCH, A. S. . CONFLITOS GERADOS ENTRE AS GERAÇÕES X E Y: DISCUTINDO A INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. Coletânea dos Artigos Acadêmicos do Curso de Administração do UNILASALLE - RJ, v. 2014.2, p. 12, 2014.

7.
3BARTSCH, A. S.2008 BARTSCH, A. S.. A importância da ciência e tecnologia para a construção da competitividade no Brasil. Educação Profissional (Brasília. Online), v. 2, p. 151-171, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
BARTSCH, A. S.. ENSINO DA SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARTSCH, A. S.; GISMONDI, R. C. ; MENEGAT, J. . O PROCESSO DE ADOÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: O CASO DO UNILASALLE-RJ, UM RELATO PRELIMINAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARTSCH, A. S.. Gestão de Conflitos Organizacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARTSCH, A. S.. Programa 5S e sua importância no mundo corporativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARTSCH, A. S.; OLIVEIRA, S. M. . Sustentabilidade no Ensino Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BARTSCH, A. S.; OLIVEIRA, S. M. . Sustentabilidade no Ensino Superior: o caso UNILASALLE-RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BARTSCH, A. S.; OLIVEIRA, S. M. . O futuro da gestão empresarial e a geração alfa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BARTSCH, A. S.. Avaliação de Desempenho nas Instituições de Ensino Superior Privadas 2011 (Documento de Trabalho).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARTSCH, A. S.. POLONIA CARIOCA. 2014. (Editoração/Outra).

4.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARTSCH, A. S.. Gestão de Conflitos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARTSCH, A. S.. Ciclo de Palestras sobre Gestão Estratégica, Cultura Organizacional e Gestão de Conflitos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BARTSCH, A. S.. Curso de Capacitação de Ouvidores - Gestão de Conflitos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BARTSCH, A. S.. Material de apoio para disciplinas de graduação e pós-graduação. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo didático para Educação à Distância).

Demais trabalhos
1.
BARTSCH, A. S.. Educação Superior Tecnológica: Desenvolvimento de competências para as novas gerações. 2012 (Documento de trabalho) .

2.
BARTSCH, A. S.. Avaliação de Desempenho nas Instituições de Ensino Superior Privadas. 2011 (Documento de trabalho) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Luiz Carlos Pimenta Matos. O modelo cooperativista de distribuição e comercialização de produtos láscteos: o caso CCPL. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Empresarial) - Universidade Candido Mendes.

2.
ANTUNES, A.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Eduardo Mauricio Zalamena. Planejamento Estratégico para Tecnologia Informação em empresas de Manufatura. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
BORSHIVER, S.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Luciana Santos Gama. Análise Estratégica sobre o setor de cosméticos do Triângulo Mineiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARTSCH, A. S.; Oliveira, Sonia; CALAZANS, E.. Participação em banca de Gabriela Paulina e Rafaela Trindade.Estilos de liderança e seus impactos: estudo de caso de uma corretora de seguros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Castelo Branco.

2.
BARTSCH, A. S.; Oliveira, Sonia; CALAZANS, E.. Participação em banca de Alexandre Vieira Martins e Gabriela Alves de Paula.O endomarketing como estratégia de gestão de pessoas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Castelo Branco.

3.
BARTSCH, A. S.; Oliveira, Sonia; CALAZANS, E.. Participação em banca de Fernando Menezes Lima e Mirian Aparecida de Souza Leão.A comunicação interna como ferramenta do endomarketing. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Castelo Branco.

4.
BARTSCH, A. S.; Oliveira, Sonia; CALAZANS, E.. Participação em banca de Bianca Moura e Nathalia Miguel.Prós e contras de vendas de serviços e produtos on-line: o efeito Peixe Urbano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Castelo Branco.

5.
BARTSCH, A. S.; Oliveira, Sonia; CALAZANS, E.. Participação em banca de Gisele Oliveira de Barros e Marcos Ferreira da Silva Junior.O RH no processo de inclusão e desenvolvimento dos portadores com deficiência no âmbito organizacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Universidade Castelo Branco.

6.
Parreiras, André; Valim, Hélio Rodrigues; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Ana Elisa Petrelli.PLANO DE NEGÓCIOS - METAMAR GRANITOS E MARMORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

7.
Parreiras, André; Valim, Hélio Rodrigues; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Bruna Moreira e Pedro Reis Boechat.PLANO DE NEGÓCIOS - COFFE & CAKE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

8.
BARTSCH, A. S.. Participação em banca de André S. Archanjo, Fábio G. Bastos e Sérgio C. Almeida.O papel da qualidade de vida no trabalho para o sucesso das organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão empresarial) - Universidade Castelo Branco.

9.
BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Josiel Mike Coelho dos Reis.Incentivos à qualificação profissional como instrumento de melhoria da qualidade de serviço. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão empresarial) - Universidade Castelo Branco.

10.
JOMORI, Juliana; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Matheus Bonifácio Cruzeiro.Marketing na área de saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

11.
Pinto, Luciano Rodrigues; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Camila Monteiro Peixoto de Mendonça.Modelagem de processo em uma seguradora utilizando a metodologia BPMN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

12.
Pinto, Luciano Rodrigues; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Giulia Moraes dos Anjos.Inovação: a importante forma de cultura nas empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

13.
Pinto, Luciano Rodrigues; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Tulio Schuwenck Ligeiro.Compliance: uma visão de sua aplicabilidade para as seguradoras brasileiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

14.
BARTSCH, A. S.; MARQUES, M. B.. Participação em banca de Fernanda Maia de Jesus Galvão.Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente - CRM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

15.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Luciara da Silva Amaral.Marketing Digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

16.
NASCIMENTO, J. F.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Cíntia Rodrigues Ramos.Call Center: a importância da pesquisa de satisfação para identificar oportunidades de melhorias nos serviços prestados. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

17.
NASCIMENTO, J. F.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Benito Otero Pastoriza Junior.Um novo produto - seu lançamento e sua implantação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

18.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Fábio Ferreira da Silva.O Marketing Esportivo: seus instrumentos, sua aplicabilidade e o caso Adidas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

19.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Vinícius Alcaíde de Queirós.Marketing Esportivo: gestão do negócio no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

20.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Flávio Pereira Baumann das Neves.Satisfação nas vendas, a chave para o sucesso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

21.
NASCIMENTO, J. F.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Fernanda Sodré de Oliveira.ECR - Resposta eficiente ao consumidor: a implantação do Sistema Integrado nas empresas brasileiras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

22.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Aline Rubens.A influência da cultura nas estratégias de Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

23.
MARQUES, M. B.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Lisiane Lucena Ferreira.A nova gestão municipal com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Candido Mendes.

24.
MARQUES, M. B.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Juliana Lourenço Pimenta Sá.Balanço Social: um instrumento de responsabilidade social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Candido Mendes.

25.
NASCIMENTO, J. F.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Cosme Antônio Novaes.A importância do treinamento para a otimização das vendas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

26.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Adriana da Silva Vieira.A motivação dos funcionários visando a melhora na qualidade dos serviços prestados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

27.
RAMOS, A. C.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Adriano Scovino de Souza.Gestão do Conhecimento: a importância de sua utilização pelas organizações que aprendem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

28.
BARTSCH, A. S.; MENDONCA, E. L.. Participação em banca de Cristiane do Nascimento Macedo.Capital intelectual - construção e manutenção do nícleo de competências da empresa em função da competitividade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

29.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Liandro Damaceno Santos.Globalização e Marketing no século XXI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

30.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Ana Luisa Perreira Dalla Costa.Marketing nas indústrias farmacêuticas: estratégias utilizadas no setor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

31.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Priscilla Lisboa da Cunha.Marketing de relacionamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

32.
MARQUES, M. B.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Luiz Eduardo Catarino Noronha da Silva.Balanced Scoredcard: estudo de caso numa empresa de telecomunicações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Candido Mendes.

33.
NASCIMENTO, J. F.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Anny Rafaela Soares Bernardes.Falta de emprego ou falta de capacitação profissional?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

34.
MARQUES, M. B.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Daniele de Azevedo Silva.Evolução histórica: Contabilidade e o Balanço Social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Candido Mendes.

35.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Roberta Cristina Lopes Muniz.CRM - Customer Relationship Management. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

36.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Bruno de Castro Brantes.Gestão da Qualidade Total. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

37.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Danielle Carla Becker Ayres.Franquias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

38.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Jeane Oliveira Lourenço.O Marketing da indústria farmacêutica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

39.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Charles Mauro de Oliveira Freitas.As cooperativas médicas como agentes do desenvolvimento: alternativas ou realidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Candido Mendes.

40.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Glaucia Marques da Silva.A qualidade do café como mecanismo de promoção: o caso PQC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

41.
BARTSCH, A. S.; MATTOS, M.. Participação em banca de Marina da Silva Maciel.Marketing nas micro e pequenas empresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

42.
NASCIMENTO, J. F.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Marcelo Dickfeldt Vieira.As vantagens da aplicação da gestão no meio ambiente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

43.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Michele Fortunato Cantarella.O Marketing digital na gestão dos negócios. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

44.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Diego Fernandes Quadros Pinheiro.O Poder das Marcas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

45.
MATTOS, M.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Sandro Carvas Milagres.Gerenciamento do relacionamento com o cliente - CRM. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

46.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Bruno da Fonte Monnerat.Relacionamento com o cliente: CRM e Marketing One to One. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

47.
MATTOS, M.; BARTSCH, A. S.. Participação em banca de Evelyn Catharino Barbosa.O cliente como fonte de oportunidade de crescimento da empresa: a importância de desenvolver produtos e serviços de valor para o cliente através da identificação de oportunidades de mercado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

48.
BARTSCH, A. S.; MATTOS, M.. Participação em banca de Rafael Veloso de Souza.A importância da interação do endomarketing com o marketing dentro das organizações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

49.
BARTSCH, A. S.; MATTOS, M.. Participação em banca de Luiz Eduardo Silveira Feres.Marketing de Relacionamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

50.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Marcelo Carvalho Barreto.Atendimento ao cliente: postura adequada da empresa para conquistar clientes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

51.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Fernando José Figueira Nunes.A importância do treinamento para o sucesso do Marketing de Serviços. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

52.
BARTSCH, A. S.; NASCIMENTO, J. F.. Participação em banca de Gilson Gomes Negrão.O desenvolvimento de um plano de marketing na indústria farmacêutica: o caso Pfizer. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.

53.
BARTSCH, A. S.; RAMOS, A. C.. Participação em banca de Aline Nunes Miranda Martins.Marketing de Relacionamento: relacionamento cliente x empresa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Excelência em Gestão. Sustentabilidade no Ensino Superior: o caso do Unilasalle-RJ. 2016. (Congresso).

2.
I Mostra Científica de Niterói.Sustentabilidade no ensino superior. 2016. (Simpósio).

3.
Fórum Internacional de Administração. O futuro da gestão empresarial e a geração alfa. 2015. (Congresso).

4.
IX CONGRESSO ARGENTINO DE SAÚDE MENTAL. O QUE A SOCIEDADE DO SÉC. XXI ESPERA DAS ORGANIZAÇÕES. 2015. (Congresso).

5.
II Encontro Brasil - Polônia da Associação Comercial do Rio de Janeiro.Ensino Superior no Brasil: situação atual e perspectivas futuras. 2011. (Encontro).

6.
II Fórum de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto. Empreendedorismo: da idéia à estruturação do negócio. 2011. (Congresso).

7.
XX Fórum Nacional. 2011. (Congresso).

8.
3o Congresso Internacional de Bioenergia. Ciência e Tecnologia para o Biodiesel no Brasil. 2008. (Congresso).

9.
Fórum de Imigração da UFRJ.A Presença Polonesa no Rio de Janeiro. 2008. (Outra).

10.
Jornada de Mercado de Trabalho de Universidade Estácio de Sá.Sociedade do Petróleo: desafios e tendências do mercado de trabalho.. 2008. (Seminário).

11.
Semana da Escola de Química.Desafios e Estratégias para o Biodiesel no Brasil. 2008. (Encontro).

12.
Congresso Virtual de Administração. INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA ECONOMIA BRASILEIRA. 2007. (Congresso).

13.
I Seminário sobre Tecnologia na Indústria Química.DESAFIOS DA GESTÃO NA INDÚSTRIA QUÍMICA NO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE. 2006. (Seminário).

14.
III Congresso Mundial de Poloneses e Descendentes de Poloneses. A Identidade Nacional da Juventude Polonesa na América Latina. 2001. (Congresso).

15.
III Congresso da União de Organizações e Sociedades Polonesas na América Latina. O Trabalho da Polonia Sociedade Beneficente no Rio de Janeiro. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARTSCH, A. S.. I Semana de Sustentabilidade. 2018. (Outro).

2.
BARTSCH, A. S.; OLIVEIRA, S. M. . A NITERÓI QUE O RIO PRECISA VER. 2015. (Outro).

3.
BARTSCH, A. S.; OLIVEIRA, S. M. . Concurso de Poesias "A Niterói que o Rio Precisa Ver". 2015. (Concurso).

4.
BARTSCH, A. S.; OLIVEIRA, S. M. . Concurso de Fotografias "A Niterói que o Rio Precisa Ver". 2015. (Concurso).

5.
BARTSCH, A. S.. III Gestão em Foco. 2012. (Outro).

6.
BARTSCH, A. S.. I Feira do Livro da Universidade Candido Mendes. 2010. (Outro).

7.
BARTSCH, A. S.. Homenagem a Constituição de 3 de maio e 200 anos de Chopin. 2010. (Concerto).

8.
BARTSCH, A. S.. I Encontro de Gestão da Universidade Candido Mendes - Niterói. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vladimir Gonçalves. Orçamento Público Brasileiro: fundamentos, origens e visibilidade da execução desta ferramenta no contexto nacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia Empresarial) - Universidade Candido Mendes, . Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
DANISA MATIAS DE OLIVEIRA E SILVA. A PRESENÇA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO NO SÉCULO XXI. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão empresarial) - AVM EDUCACIONAL LTDA.. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

2.
VANESSA RIBEIRO CARDOZO DE SOUSA. QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE, COMO FATOR DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão empresarial) - AVM EDUCACIONAL LTDA.. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

3.
ELEN DE ASSIS. IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA SUCESSÃO DA REDE PARA O FRANCHISING. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão empresarial) - AVM EDUCACIONAL LTDA.. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

4.
GELB ANTUNES MARQUES. IMPORTÂNCIA DAS ESTATÍSTICAS DE ATENDIMENTO EM UMA ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão empresarial) - AVM EDUCACIONAL LTDA.. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

5.
ROBERTO FERREIRA JUNIOR. A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão empresarial) - AVM EDUCACIONAL LTDA.. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

6.
MARTHA AVELAR DE ALMEIDA RAMOS. A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão empresarial) - AVM EDUCACIONAL LTDA.. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

7.
Rosangela Montesino Pinto. A inteligência competitiva como diferencial estratégico de uma organização. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

8.
Ricardo Gonçalves Siqueira. A GERAÇÃO Y E OS ESTILOS DE LIDERANÇA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

9.
Lenira Macedo Vieira da Cunha. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

10.
RICARDO GONÇALVES SIQUEIRA. A GERAÇÃO Y E OS ESTILOS DE LIDERANÇA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

11.
ROSANGELA MONTESINO PINTO. A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO DIFERENCIAL ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

12.
LENIRA MACEDO VIEIRA DA CUNHA. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

13.
ADRIANA BARBOSA DA PENHA. BUSINESS INTELLIGENCE: ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

14.
JOSE LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR. A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM PARA O SUCESSO DE UM PRODUTO NO MERCADO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

15.
LEILA CONCEIÇÃO MILLIONS. A INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

16.
LETICIA DE SÁ ANTUNES DE ASSUNÇÃO. O PERFIL DE CONSUMO DA GERAÇÃO Y. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

17.
LUIZ FELIPE TEIXEIRA BORGES. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE CORPORATIVO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

18.
RAMON CAVALCANTI GUIMARÃES. A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO MERCADO TURÍSTICO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

19.
ROBERTA FIGUEIRA VIEIRA MONTESSORO. INTELIGENCIA COMPETITIVA NO MERCADO FINANCEIRO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

20.
ROBERTO MIGUEL ALVES DE AZEVEDO. INOVAÇÃO E A CRIAÇÃO DE VALOR. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

21.
ROSE MARY RATZ MENDONÇA. GERAÇÃO Y - EVOLUÇÃO OU REVOLUÇÃO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

22.
ALEXSANDRO DE BARCELOS COELHO. JOVENS APOSENTADOS E IDOSOS TRABALHADORES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

23.
ANA CLAUDIA COSTA. UMA ABORDAGEM DE ESTRATÉGICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

24.
ANDRÉA SANTOS DINIZ TARANTO. O MODELO DE EXCELÊNCIA DISNEY. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

25.
BIANCA DE SOUZA BAPTISTA RAMOS. COMO FUNCIONA O MARKETING VIRAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

26.
BIANCA TEIXEIRA RIBEIRO. O GÊNERO FEMININO: NOVA ABORDAGEM NA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES E RELAÇÕES SOCIAIS DE GESTÃO EMPRESARIAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

27.
CARMEM LÚCIA VON RONDOW CINELLI PEREIRA. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - UM PROCESSO INTERATIVO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

28.
DANIELA ASSUMPÇÃO SILVA. O MARKETING PARA A TERCEIRA IDADE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

29.
DANIELE DE OLIVEIRA ALEIXO. A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO DA CRIATIVIDADE.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

30.
HUGO ALMEIDA CARLOS SATIRO. A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA O TURISMO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

31.
IANI MOREIRA TEIXEIRA. EAD-UM IMPORTANTE RECURSO PARA O PEDAGOGO EMPRESARIAL.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

32.
JANDIRA DA SILVA DE JESUS. MARKETING EDUCACIONAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

33.
JAQUELINE ALBINO LOPES. EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: TREINAMENTO PROFISSIONAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

34.
MARCIO ALEXANDRE DE ARAUJO FERREIRA. PLANO DE NEGÓCIO: UMA FERRAMENTA EFICAZ E FUNDAMENTAL PARA LONGEVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

35.
MARIANA VIANA MACHADO. BRANDING: O PODER DAS MARCAS NO MERCADO ESTUDO DO REPOSICIONAMENTO DA MARCA HAVAIANAS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

36.
MARISTELA TOMAZETTO DE CARVALHO. GERAÇÃO Y NAS ORGANIZAÇÕES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

37.
RENATA BRAGANÇA VIEIRA. BUSINESS INTELLIGENCE: UM APOIO À TOMADA DE DECISÃO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

38.
RENATA DE FREITAS LEAL. O MARKETING DO LUXO NO BRASIL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

39.
SELMA MARIA DOS SANTOS BAPTISTA. EDUCAÇÃO CORPORATIVA UMA FERRAMENTA PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

40.
SIMONE LOPES OLIVEIRA PEREIRA. UNIVERSIDADE CORPORATIVA: ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

41.
ADRIANA AZEVEDO FERNANDES. MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: O GRANDE DESAFIO DOS GESTORES NO MUNDO MODERNO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

42.
ANDRÉ LUIZ DE JESUS NASCIMENTO. A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO BEM SUCEDIDO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

43.
CILÉA SOARES DA MATTA. A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

44.
CINTHIA DOS SANTOS CHAGAS QUINTANILHA. A INFORMAÇÃO E A INTELIGENCIA COMPETITIVA NAS EMPRESAS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

45.
DANIELE MOREIRA PEREZ. GESTÃO NOS TEMPOS DA GERAÇÃO Y. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

46.
ERILENE PIRES OLIVEIRA. APLICABILIDADE E USABILIDADE DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA NAS EMPRESAS.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

47.
EVELINE DE OLIVEIRA FIALHO. A INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DO ENDOMARKETING, PRINCIPALMENTE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

48.
LEANDRO MACHADO DOS SANTOS. MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

49.
MARCELA FERREIRA DE CARVALHO COSTA. A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Negócios Inovadores) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

50.
MARIA APARECIDA DE PAULA. AS ADEQUAÇÕES DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA REESTRUTURAÇÃO DE UMA EMPRESA.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

51.
NISETE DE MATTOS. TOMADA DE DECISÃO EMPRESARIAL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Negócios Inovadores) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

52.
PAULA MACIEIRA BARCELLOS. GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Negócios Inovadores) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

53.
RAFAEL DE ARAUJO ALVES. O PODER DA MARCA: STARBUCKS - A ESTRATÉGIA, O POSICIONAMENTO E A EVOLUÇÃO DA MARCA NO ÂMBITO MUNDIAL.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

54.
RAFAELA CRISTINA SIGNORETTI. MARKETING DE LUXO O VALOR DO INTANGÍVEL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

55.
RICARDO DOS SANTOS MAIA DA COSTA. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE CORPORATIVO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

56.
SÉRGIO CARVALHO PEREIRA. A INFORMAÇÃO E O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM ORGANIZAÇÕES. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

57.
TATIANA COSTA DE CAMPOS. A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NAS EMPRESAS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

58.
URSULA FACIN FERREIRA DA SILVA. O MARKETING ATUANDO NA VITRINA: VISUAL MERCHANDISING. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

59.
ADRIANA BACOS FERNANDES. Gestão por Competências: Fundamentos e Bases para sua Implantação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

60.
ALESSANDRA MEDEIROS RIBEIRO. Marketing Turístico Rural. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

61.
DJANA ARAUJO DE SOUSA. Marketing nas Classes Sociais C e D. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

62.
EDUARDO BALASSIANO. O PODER DE PERSUASÃO DAS PUBLICIDADES DIRECIONADAS AO PÚBLICO INFANTIL. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

63.
FABIO DE ANDRADE BASTOS. GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA ORGANIZAÇÃO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

64.
JULIANA DE MELLO TARLÉ SOARES. INOVAÇÃO ABERTA.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

65.
RICARDO MIZRAHI. IMPACTO DA INTERNET NAS AGÊNCIAS DE TURISMO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

66.
SÉRGIO DOUGLAS CARVALHO. A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

67.
YVI DOS SANTOS AZEREDO. O PODER DAS MARCAS, UMA ALTERNATIVA DENTRO DE UM UNIVERSO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

68.
Daniel de Souza Scarlete. A utilização de Marketing Direto no processo de venda. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

69.
Vanessa de Araújo Rezende. A evolução da Indústria Gráfica nos seus segmentos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

70.
Marcelo Canheté Lopes. A importância da gestão de processos para as empresas. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

71.
ADRIANO SCOVINO DE SOUZA. GESTÃO DO CONHECIMENTO. A IMPORTÂNCIA DE SUA UTILIZAÇÃO PELAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

72.
ANDRÉA CRISTIANE VIEIRA. A NECESSIDADE DE MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

73.
CECÍLIA ALESSANDRA CIRONE GUIMARÃES. MARKETING DO ECOTURISMO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

74.
DIOGO AUGUSTO RODRIGUES. A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

75.
ISABEL CRISTINA DA SILVA AZEREDO. MARKETING EDUCACIONAL.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

76.
VIVIAN COSTA SOLIZ SOARES. MARKETING TURISTICO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

77.
LUCIANA ABREU DE AZEVEDO. MARKETING TURÍSTICO - INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PEQUENAS LOCALIDADES.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

78.
ANTONIO JOSÉ MORAES GONÇALVES. CAUSAS E EFEITOS DO STRESS NO AMBIENTE DE TRABALHO E POSSÍVEIS ALTERNATIVAS.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

79.
CHRISTIANE LEMOS CORRÊA. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

80.
CLAUDIA ANGÉLICA ROSA. CONSEQUÊNCIA DO ASSÉDIO MORAL NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL E O PAPEL DA GESTÃO ESTRATÉGICA.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

81.
CLAUDIA CARVALHO MONTE LAGE. O MARKETING APLICADO NAS PEQUENAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

82.
CYNTHIA GERALDI. A CRIATIVIDADE EM EVENTOS.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

83.
DANIELLE FERREIRA PAULO DE OLIVEIRA. GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO DA GESTÃO EMPRESARIAL.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

84.
DANIELLE FRANCO DE MAGALHAES GARCIA. MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO DIFERENCIAL PARA AS UNIVERSIDADES PRIVADAS NO BRASIL.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

85.
ISABELLE DAS GRAÇAS GOMES MOQUICHE. A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

86.
LEILA ALMEIDA DE SOUZA. A GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

87.
LICIANE MARIE DÉLÉAGE VETTER. QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

88.
RAFAEL DE SOUZA AGUIAR. INDICADORES PARA A TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

89.
RÔMULO AUGUSTO BASTOS DO VALLE. MARKETING ESTRATÉGICO PARA GERENCIAR A ATIVIDADE TURÍSTICA.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

90.
ROSÁLIA MARIA GUEDES THOMSEN. ANÁLISE DA PROPAGANDA COMPARATIVA EM PROPRIEDADE INTELECTUAL.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

91.
SABRINA DE SOUZA KAWAKAMI. O AMOR NA PRATELEIRA: A ARTE DE VENDER SENTIMENTOS ESTUDO DE CASO: HARLEY DAVIDSON. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

92.
SIRLENE RODRIGUES DE MATTOS. A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL INSERIDO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

93.
WAGNER ROBSON RODRIGUES. A INFLUÊNCIA DA MARCA NA DECISÃO DE COMPRA.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

94.
ALESSANDRA LEE COSTA FRANÇA. GESTÃO ESTRATÉGICA APLICADA À UNIDADE DE INFORMAÇÃO DE NEGÓCIO.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

95.
DENISE DA ROCHA DE PAULA. A RELEVÂNCIA DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS VISANDO A GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

96.
DENISE DUARTE DA SILVA. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO UMA QUESTÃO RELEVANTE PARA AS EMPRESAS.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

97.
DURVAL VIEIRA PEREIRA. A INFORMAÇÃO COMO ARMA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

98.
EDER VAZ LOBO FREITAS. GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

99.
ELIANE ANTUNES REIS HAUSEN. QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO COMO ATRIBUTO FUNDAMENTAL A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

100.
ELIAS AGOSTINI JUNIOR. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (CONCEITOS E MODELOS). 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

101.
EUTALIA LOBO BITTENCOURT DE CARVALHO. MARKETING TURÍSTICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

102.
FABIO DO NASCIMENTO SIQUEIRA DA SILVA. ESTRATÉGIA DE MARKETING: UM ESTUDO DE CASO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING REALIZADO NA EMPRESA NATURA.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

103.
ISABELA XAVIER NUNES. CRM(CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT) NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. VALE A PENA, INVESTIR?. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

104.
JONEIR TAVARES DE SIQUEIRA. GESTÃO DA INFORMAÇÃO BUSCANDO A QUALIDADE NO ATENDIMENTO. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

105.
JOSILEA MELLO DOS SANTOS. CONHECIMENTO: UM RECURSO ESTRATÉGICO. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

106.
MARCIA CRISTINA ALVES. GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO:ESTRATÉGIA PARA PERCEPÇÃO DE MUDANÇAS DE MERCADO. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

107.
MARCIO ARMIN WEICHERT. ATRATIVIDADE DO ENSINO SUPERIOR ALEMÃO PARA ESTUDANTES BRASILEIROS - REFORMA DO ENSINO SUPERIOR COMO OBJETO DE GESTÃO ESTRATÉGICA.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

108.
MICHELI ROSA SOARES. QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO ATENDER O CLIENTE COM QUALIDADE?. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

109.
RODRIGO MUNIZ DOS SANTOS. A ESTRATÉGIA DE MUDANÇA DEPOIS DE UMA LONGA GERÊNCIA. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

110.
RONALDO FELIX. EMPREENDEDORISMO, UMA ATIVIDADE INOVADORA. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

111.
RONALDO HABIB DE BARROS. SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES BANCÁRIAS: MECANISMOS DE SEGURANÇA.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

112.
WALDENIR DE BRAGANÇA. MARKETING DE SERVIÇOS EM ROTARY.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

113.
Cláudio Manoel Lobato Maia. Como rejuvenescer uma marca e conquistar novos clientes. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

114.
ALUSK DA SILVA SOUZA. UMA BARBIE DE HOJE PODE SALVAR UMA MULHER DE AMANHÃ.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

115.
CHAMES JACOB DA COSTA PEREIRA. O USO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO DE FRANCHISING. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

116.
CLAUDINE SILVA GASPAR RODRIGUES. GESTÃO DO CONHECIMENTO, UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

117.
DENISE ESTABILLE DE FREITAS. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: TRANSFORMANDO INFORMAÇÃO EM INSTRUMENTO ESTRATÉGICO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

118.
DENISE SANTOS TARDIN. BUSCA DA QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS DE CALL CENTER. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

119.
ELIZABETH DA SILVA MAÇULO. GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO DO SETOR PÚBLICO: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

120.
GESIEL DOMINGUES DE ASSIS. O PODER DAS MARCAS. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

121.
ISMAEL FRANCISCO CABRAL. GESTÃO DE MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

122.
LEONARDO MENDES DE LIMA BARROS. GESTÃO ESTRATÉGICA BASEADA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

123.
NATALIA PASSOS MORELLI CUNHA. A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA O TURISMO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

124.
ROBERTA MACHADO LEÃO VELLOSO. UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA EMPRESA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO TECH DESK.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

125.
SANDRA CHACON ECHEBARRENA. FORMAÇÃO DE CAPITAL INTELECTUAL COMO FERRAMENTA DE SUPORTE À ESTRATÉGIA DA EMPRESA.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

126.
SIMONE ANDRADE DO VALLE. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING EM AGÊNCIAS DE TURISMO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

127.
SIMONE MATTOS DA FONSECA. A GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMARÇÃO ( TI ) E SUA INFLUÊNCIA NO CRESCIMENTO EMPRESARIAL. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

128.
VANESSA APARECIDA MARTINS SIQUEIRA. O MITO MC DONALD´S: PERSUASÃO E CONSUMO NO CONTEXTO DA CULTURA INTERNANCIONAL POPULAR.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

129.
VANESSA APARECIDA MARTINS SIQUEIRA. O MITO MC DONALD´S: PERSUASÃO E CONSUMO NO CONTEXTO DA CULTURA INTERNANCIONAL POPULAR.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

130.
ANA PAULA NEVES DE OLIVEIRA. A ORGANIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS ELABORAÇÕES DO PENSAMENTO NO MOMENTO DA AÇÃO DE ORGANIZAR. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Empresarial) - Universidade Candido Mendes - IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

131.
ANDREA SANTOS DE ALMEIDA. SISTEMAS DE GESTÃO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

132.
ANDRESA BARBOSA LOURENCO. QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

133.
ANGELICA CAMPOS PEREIRA. RETENÇÃO DE CLIENTES ATRAVÉS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

134.
ANGELICA MARRON SILVA SANTIAGO. A HISTÓRIA DO MARKETING DE VENDAS NO BRASIL: DA COLONIZAÇÃO À GLOBALIZAÇÃO ATUAL.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

135.
ANTONIO BOULANGER UCHOA RIBEIRO. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE UM PLANO ESTRATÉGICO PARA UMA INSTITUIÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DA ÁREA DE APOIO EDUCACIONAL. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

136.
ANTONIO PAULO PERRUT DOS SANTOS. A QUALIDADE COMO CULTURA DE UMA EMPRESA. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

137.
BIANCA DE SIQUEIRA JACCOUD. QUALIDADE EM SERVIÇO DE ATENDIMENTO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

138.
CATIA LENCONE LOPES PLAZA. QUALIDADE ALIADA À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO PROCESSO DE COMPETITIVIDADE E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

139.
CELESTE DA CONCEICAO BARCELOS. GESTÃO DE QUALIDADE NAS EMPRESAS. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

140.
CYNTHIA PINHEIRO MARCHESAN. GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL INTELECTUAL NAS EMPRESAS. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

141.
EDINETE DA SILVA. O MARKETING COMO FERRAMENTA ESSENCIAL NO PLANO ESTRATÉGICO DE QUALIDADE. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

142.
ELAINE DE CARVALHO PINTO. A INFORMAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

143.
FRANCISCO CARLOS DA COSTA BARROS. GESTÃO DA INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DESENVOLVIDA NA PARCEIRA UNIVERSIDADE-EMPRESA. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

144.
MARIA CRISTINA MIRANDA. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA WEB.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

145.
MARIA CRISTINA MIRANDA. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA WEB.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

146.
MARIA DE NAZARE DA SILVA FERNANDES. A ADMINISTRAÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO PARA O ÊXITO DAS ORGANIZAÇÕES E DAS PESSOAS QUE DELE FAZEM PARTE.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

147.
MARIA REJANE DE OLIVEIRA. A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9000 NAS ORGANIZAÇÕES. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

148.
MARIO ANTONIO DA CUNHA SERRA. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - A CONSTRUÇÃO COLETIVA DA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

149.
REBECA BRUNO SILVA. GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM A MARCA.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Marketing) - Universidade Candido Mendes - Instituto IAVM. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna S. Leal, Cíntia F. Ghetti e Danielle da S. Cordeiro. PLANO DE NEGÓCIOS - SANTÉ VERT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

2.
Omar Abreu de Carvalho. Gestão do conhecimento e inteligência competitiva: ferramentas da inovação e busca da vantagem competitiva aliados aos uso de ERP em ambientes empresariais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

3.
Irinéria Luíza Tonaco e Patrícia Regina de Aguiar Ruch. Motivação nas organizações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

4.
Fábio Azevedo Costa. O impacto da tecnologia da informação sobre a percepção da gestão nas organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

5.
Marina Mariá Santos Coutinho. Intraempreendedorismo: desafios e possibilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

6.
Carlos André Rodrigues Araujo. Estratégia de marketing no mercado tabagista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

7.
Rafael Salles Reis Cruz. Gestão de Marcas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

8.
Paola Roza da Silva. A influência da marca no processo de decisão de compra do consumidor de vestuário no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

9.
Jorcilane Brazola de Souza. A mulher empreendedora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

10.
Angélica Maria de Souza. Abordagem sobre conflitos internos na pequenas empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

11.
Carlos André Rodrigues Araújo. Estratégias de marketing no mercado tabagista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

12.
Bruna Borges Araújo Franco. Conflitos gerados entre as gerações X e Y: discutindo a influência nas relações de trabalho dentro das organizações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

13.
Juliana Filgueiras Rocha. Poder de influência da TV brasileira sobre o consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

14.
Isabella Rodrigues Magacho. Conflitos internos da organização: um estudo dos conflitos afetando a produtividade da companhia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

15.
Luciara da Silva Amaral. Marketing Digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

16.
Fernanda Maia de Jesus Galvão. Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente - CRM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

17.
Aline Rubens. A influência da cultura nas estratégias de Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

18.
Cristiane do Nascimento Macedo. Capital intelectual - construção e manutenção do nícleo de competências da empresa em função da competitividade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

19.
Liandro Damaceno Santos. Globalização e Marketing no século XXI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

20.
Priscilla Lisboa da Cunha. Marketing de relacionamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

21.
Márcio José Marques Branquinho. Endomarketing - marketing interno, sua importância e ligação com o RH. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

22.
Roberta Cristina Lopes Muniz. CRM - Customer Relationship Management. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

23.
Jeane Oliveira Lourenço. O Marketing na indústria farmacêutica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

24.
Marina da Silva Maciel. Marketing nas micro e pequenas empresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

25.
Michelle Fortunato Cantarella. O Marketing digital na gestão dos negócios. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

26.
Diego Fernandes Quadros Pinheiro. O poder das marcas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

27.
Bruno da Fonte Monnerat. Relacionamento com o cliente: CRM e Marketing One to One. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

28.
Rafael Velloso de Souza. A importância da interação do endomarketing com o marketing dentro das organizações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

29.
Luiz Eduardo Silveira Feres. Marketing de Relacionamento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

30.
Marcelo Carvalho Barreto. Atendimento ao cliente: postura adequada da empresa para conquistar clientes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

31.
Fernando José Figueira Nunes. A importância do treinamento para o sucesso do Marketing de Serviços. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

32.
Gilson Gomes Negrão. O desenvolvimento de um plano de marketing na indústria farmacêutica: o caso Pfizer. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.

33.
Aline Nunes Miranda Martins. Marketing de Relacionamento: relacionamento cliente x empresa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Aleksandra Sliwowska Bartsch.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BARTSCH, A. S.. Gestão de Conflitos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARTSCH, A. S.. Ciclo de Palestras sobre Gestão Estratégica, Cultura Organizacional e Gestão de Conflitos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BARTSCH, A. S.. Curso de Capacitação de Ouvidores - Gestão de Conflitos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BARTSCH, A. S.. Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ - Gestão de Conflitos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARTSCH, A. S.. III Gestão em Foco. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Avaliadora Institucional do MEC, integrante do cadastro BASIS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:30:23