Maria Helena Santos Dubeux

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8592215090470202
  • Última atualização do currículo em 29/10/2012


Possui graduação em PSICOLOGIA pela Faculdade Frassinetti do Recife(1973), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco(1986) e aperfeicoamento em CURSO DE ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA pela Faculdade Integrada do Recife(2004). Atualmente é Formadora do CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva. Atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização, Cognição, Avaliação de desempenho. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Maria Helena Santos Dubeux
Nome em citações bibliográficas
DUBEUX, M. H. S.


Formação acadêmica/titulação


1982 - 1986
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Compreensão de Sistemas Alfabéticos de Escrita pode ser Facilitada pelo uso da Escrita como apoio à Memória?,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Terezinha Nunes Carraher.
Palavras-chave: Alfabetização; Cognição; Avaliação de desempenho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2004
Aperfeiçoamento em CURSO DE ATUALIZAÇÃO DIDÁTICA.
Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil. Ano de finalização: 2004.
1969 - 1973
Graduação em PSICOLOGIA.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.




Atuação Profissional



CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, CEEL/UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Professora Formadora de profissionais de educação do ensino de fundamental


FACULDADE FRANSSINETTI DO RECIFE, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA

Atividades

5/2001 - 12/2001
Ensino, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA FAMÍLIA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Faculdade Integrada do Recife, FIR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Contrato de trabalho, Carga horária: 30

Atividades

8/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, .

8/2004 - Atual
Serviços técnicos especializados , FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, .

Serviço realizado
ATUAÇÃO NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA FIR.
8/2000 - 12/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Conhecimento Psicológico
Metodologia Científica
Psicologia
Psicologia Escolar e Educacional 1
7/2005 - 7/2005
Extensão universitária , FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, .

Atividade de extensão realizada
OFICINA LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS. PROFESSORA VOLUNTÁRIA NO PROJETO: EDUCADORES SEM FRONTEIRA..
8/2003 - 7/2005
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, .


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, SE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: ASSESSOR, Enquadramento Funcional: ASSESSORIA, Carga horária: 2
Outras informações
ASSESSORIA: PROJETO PESQUISA/AÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA MENTAL

Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 2
Outras informações
Atividade encerrada em junho de 2007

Atividades

3/2000 - Atual
Serviços técnicos especializados , GERÊNCIA DE EDUACAÇÃO ESPECIAL, .

Serviço realizado
ASSESSORIA - PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACOMPANHAMENTO DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE.

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO, FCAP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA
Outras informações
2º CURSO DE ESP. EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA PRÉ-ESCOLA. DISCIPLINA LECIONADA: FUNDAMENTOS ANTROPLÓGICOS E PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Atividades

11/1990 - 12/1990
Ensino, 2º CURSO DE ESP. EM ADM. DE RECUR. HUM. NA PRÉ-ES, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PR-E-ESCOLAR
11/1990 - 12/1990
Ensino, 2º CURSO DE ESP. EM ADM. DE RECUR. HUM. NA PRÉ-ES, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO PR-E-ESCOLAR

Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1980
Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA

Atividades

8/1977 - 6/1980
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA GERAL I E PSICOLOGIA GERAL II

FUNDAÇÃO CECOSNE, CECOSNE, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1975
Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Atividades

3/1975 - 12/1975
Ensino, COMUNICAÇÃO SOCIAL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DA COMUNICAÇÃO III ( PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO)

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Aposentado

Atividades

8/1997 - 12/1999
Ensino, CURSO DE ESPECIALIZ. EM ENSINO DE ALFABETIZ. À 4ª, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TÓPICOS ( coordenação de seminários sobre gestão, planejamento e avaliação escolar na educação infantil e ensino fundamental).
8/1997 - 2/1999
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Cargo ou função
VICE-COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO À 4ª SÉRIE.
3/1997 - 12/1998
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA.
8/1993 - 12/1998
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
VICE-COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E COORDENÇÃO "PRÓ-TEMPORE" 1995.
8/1993 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
MEMBRO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA.
2/1974 - 12/1998
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA DE PESQUISA 2
PRATICA DE PESQUISA 1
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
PSICOLOGIA ESCOLAR 1
PSICOLOGIA 2 (PERSONALIDADE)
PSICOLOGIA 1 (INTRODUÇÃO)
PSICOLOGIA 4 (MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO)
8/1994 - 12/1995
Ensino, Curso de Especialização em Psicologia Cognitiva Ap, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
3/1991 - 12/1993
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
VICE-COORDENAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS E ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA (GEOP).
02/1991 - 12/1992
Ensino, III CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA
10/1986 - 12/1990
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
COORDENAÇÃO DO PROJETO APRENDER PENSANDO - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM O ENSINO DE 1º GRAU - MEC/SESU.
10/1986 - 12/1987
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
COORDENAÇÃO DO PROJETO APRENDER PENSANDO DISTORÇÃO IDADE SÉRIE.


Linhas de pesquisa


1.
PSICOLOGIA APLICADA À COMPUTAÇÃO

Objetivo: Desenvolvimento de estudo integrando os conhecimentos na área da Psicologia, princípios de percepção, com a de computação, visando à construção de interfaces..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Informática.
2.
LEITURA E ESCRITA: PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Objetivo: Desenvolver pesquisas nas áreas de leitura com estudantes universitários, visando conhecer: hábitos de leitura, habilidades da compreensão de textos e uso de estratégias metacognitivas..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.


Projetos de pesquisa


2006 - 2007
PROJETO DE PESQUISA COM BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE
Descrição: Projeto de Pesquisa sobre leitura e compreensão de textos por estudantes universitários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Helena Santos Dubeux - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMOES, P. M. U.2007SIMOES, P. M. U. ; DUBEUX, M. H. S. . Compreensão de Textos: análise das concepções de leitura no ENEM. CETEC. Revista de Ciência, Empreendedorismo e Tecnologia, v. 03, p. 130-136, 2007.

2.
DUBEUX, M. H. S.2004DUBEUX, M. H. S.; LIMA, A. P. ; RIBEIRO, B. C. ; SANTOS, M. S. . APLICAÇÃ DA TEORIA DA GESTALT NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES GRÁFICAS. CETEC. Revista de Ciência, Empreendedorismo e Tecnologia, RECIFE, v. I, n.1, p. 85-90, 2004.

3.
DUBEUX, M. H. S.1993DUBEUX, M. H. S.. Oficina. Língua portuguesa. Educação em Debate, Recife, v. 3, p. 14-16, 1993.

4.
DUBEUX, M. H. S.1992DUBEUX, M. H. S.. A escrita de textos na escola. PIMES/UFPE Série COMUNICAÇÕES, Recife, v. 35, p. 110-114, 1992.

5.
BUARQUE, L. L.1992BUARQUE, L. L. ; SILVA, Z. M. M. H. ; MIRANDA, E. M. ; DUBEUX, M. H. S. ; SOUZA, I. M. P. . Avaliação de desempenho da rede pública escolar do estado de Pernambuco na área de linguagem. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 5, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, E. M. ; RUIZ, E. R. L. ; SOUZA, I. M. P. ; BUARQUE, L. L. ; DUBEUX, M. H. S. ; SILVA, Z. M. M. H. . Avaliação de uma nova proposta curricular. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, 1991. v. 1. 72p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Construindo saberes sobre a formação continuada de professores: experiências com orientadores de estudo. In: Adrea Tereza Brito Ferreira; Shirlei Pereira da Silva Cruz. (Org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Editora Unuversitária - UFPE, 2010, v. , p. 103-117.

2.
DUBEUX, M. H. S.; Beserra, Normanda da Silva . Perspectivas do ensino e da avaliação na formação docente. In: Adrea Tereza Brito Ferreira;Shirleide Pereira da Silva Cruz. (Org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Universitária - UFPE, 2010, v. , p. 119-132.

3.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Transformando a prática docente: importância da formação continuada o cotidiano escolar. In: Andrea Tereza Brito Ferreira;Shirleide Pereira da Silva Cruz. (Org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Universitária - UFPE, 2010, v. , p. 147-163.

4.
SIMOES, P. M. U. ; DUBEUX, M. H. S. . Processos de Compreensão de Textos e Habilidades Metacognitivas: Estudos com universitários. In: lourdes Meireles Leão; Mônica Correia. (Org.). Psicologia Cognitiva Construção de significados em diferentes contextos. 1ªed.Campinas: Alínea, 2008, v. , p. 163-179.

5.
DUBEUX, M. H. S.; MARIA ALICE FIGUEIREDO . USOS DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA POR UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES. In: IVANDA MARTINS SILVA. (Org.). ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: MÚLTIPLAS CONEXÕES. Recife: Barúna, 2008, v. 01, p. -.

6.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: Intervençõesem sala de Aula. In: Gilda Lisbôa Guimarães; Telma Ferraz Leal. (Org.). Formação continuada de Professores. Recife: Edições Bagaço, 2002, v. 1, p. 17-25.

7.
NASCIMENTO, V. C. G. ; DUBEUX, M. H. S. . Capacitação em serviço de professores de deficientes mentais na área de leitura e escrita. In: Gilda Lisboa Guimarães; Telma Ferraz Leal. (Org.). Formação continuada de professores. Recife: Edições Bagaço, 2002, v. 1, p. 245-258.

8.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Resultados de uma intervenção pedagógica no pré-escolar e no primeiro grau menor. In: Lair Levi Buarque; Lucia Lins Browne Rego. (Org.). Alfabetização e Construtivismo. Teoria e Prática. Recife: Editora Universitária UFPE, 1994, v. 1, p. 66-78.

9.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Acompanhando a conquista da leitura e da escrita: o quê as crianças aprendem?. In: Lair Levi Buarque; Lucia Lins Browne Rego. (Org.). Alfabetização e Construtivismo. Teoria e Prática. Recife: Editora Universitária UFPE, 1994, v. 1, p. 79-99.

10.
DUBEUX, M. H. S.. A escrita de textos na escola. In: Silke Weber. (Org.). Sociedade e Educação. Alguns Aspectos para Debate. Recife: Editora Universitária UFPE, 1993, v. 1, p. 120-124.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUBEUX, M. H. S.; Ivane Maria Pedrosa de Souza . Formação de professores: assessorando um trabalho com diferentes gêneros discursivos. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e tensões no campo da formação e trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte, 2010.

2.
DUBEUX, M. H. S.; LIMA, A. P. . Aplicação da Psicologia no Estudo de Interface Gráfica. In: IV Jornada de Iniciação Científica da FIR, 2005, Recife. Anais do IV JONIC, 2005. p. 18-25.

3.
DUBEUX, M. H. S.; LIMA, A. P. ; RIBEIRO, B. C. ; SANTOS, M. S. . Análise e construção de interfaces: aplicação de princípios da gestalt. In: III Jornada de Iniciação Científica - FIR, 2004, Recife. III Jornada de Iniciação Científica - FIR, 2004.

4.
DUBEUX, M. H. S.. ALFABETIZAÇÃO E ESCOLA PÚBLICA - A ESCRITA DE TEXTO NA ESCOLA. In: SOCIEDADE E EDUCAÇÃO, 1992, RECIFE. PIMES - COMUNICAÇÕES 35 - SOCIEDADE E EDUCAÇÃO - ALGUNS ASPECTOS EM DEBATE. RCIFE: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 1992. p. 110-115.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUBEUX, M. H. S.; MARIA ALICE FIGUEIREDO . Metacognição e compreensão de textos: um estudo com universitários da área de saúde. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais da XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

2.
Simões, Patricia Maria Uchôa ; Dubeux, Maria Helena Santos ; Nascimento, Pablo Fernandes ; DUBEUX, M. H. S. . Compreensão de textos por universitários: processos cognitivos e treino de habilidades metacognitivas. In: XXXVII Reunião Anaul da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Anais da XXXVII Reunião Anaul da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

3.
Dubeux, Maria Helena Santos ; MARIA ALICE FIGUEIREDO ; DUBEUX, M. H. S. . Estratégias metacognitivas utilizadas por estudantes de graduação iniciantes e concluintes. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. XXXVII Reunião Anual da Sociedade brasileira de Psicologia, 2007.

4.
DUBEUX, M. H. S.. USOS DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA POR UNIVERSITÁRIOS. In: XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE, 2006, JOÃO PESSOA. ANAIS DA XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE. JOÃO PESSOA: IDPEIA, 2006.

5.
DUBEUX, M. H. S.; MARIA ALICE FIGUEIREDO . O PROCESSO DE LEITURA E O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS POR UNIVERSITÁRIOS. In: XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2006, JOÃO PESSOA. XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE. JOÃO PESSOA: IDÉIA, 2006.

6.
CARTACHO, C. ; DUBEUX, M. H. S. ; COELHO, M. T. ; MELLO, S. . NUCLEO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE (NUDE): RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. In: SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA , CIÊNCIA E EDUCAÇÃO, 2006, RECIFE. 1º SIMPOEDUC SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA , CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. LIVRO DE RESUMOS ANAIS, 2006.

7.
MARIA ALICE FIGUEIREDO ; DUBEUX, M. H. S. . USO DE ESTESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA FIR. In: 5ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (5ª JONIC), 2006, RECIFE. 5ª JONIC - 5ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - TODO MUNDO FOI INICIANTE UM DIA, 2006. p. 9-15.

8.
CARTACHO, C. ; DUBEUX, M. H. S. ; COELHO, M. T. ; MELLO, S. . ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PRIMEIRO PERÍODO: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE. In: XXXVI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 2006, SALVADOR. XXXVI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2006.

9.
DUBEUX, M. H. S.; SIMOES, P. M. U. . Avaliação da compreensão de textos em alunos do ensino médio e superior.. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005.

10.
DUBEUX, M. H. S.; SIMOES, P. M. U. . Levantamento das habiliddades metacognitivas de leitura conhecidas por professores do ensino fundamental. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

11.
DUBEUX, M. H. S.; SIMOES, P. M. U. . LEVANTAMENTO DAS HABILIDADES METACOGNITIVAS DE LEITURA CONHECIDAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XXXV REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2005, CURITIBA. XXXV REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA. CURITIBA: PUCPR, 2005.

12.
DUBEUX, M. H. S.; LIMA, A. P. ; RIBEIRO, B. C. ; SANTOS, M. S. . Aplicação da gestalt na construção de interfaces. In: I Congresso Paraibano de Psicologia, 2004, João Pessoa. Anais do I Congresso Paraibano de Psicologia. João pessoa, 2004.

13.
DUBEUX, M. H. S.; SIMOES, P. M. U. . Compreensão de textos em alunos de graduação em psicologia: dificuldades e estratégias. In: XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. XXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

14.
DUBEUX, M. H. S.; NASCIMENTO, V. C. G. ; BARBOSA, N. B. . Capacitação em serviço de professores de educação especial na área de leitura e escrita - turmas de deficientes mentais. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Construindo a Psicologia Brasileira: Desafios da Ciência e Prática Psicológica, 2003, João Pessoa. Anais do III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia., 2003. v. II. p. 279.

15.
DUBEUX, M. H. S.; NASCIMENTO, V. C. G. ; BARBOSA, N. B. . CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ÁREA DE LEITURA E ESCRITA - TURMAS DE DEFICIENTES MENTAIS. In: III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2003, JOÃO PESSOA. III CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PSICOLOGIA. CONSTRUINDO A PSICOLOGIA BRASILEIRA: DESAFIOS DA CI~ENCIA E PRÁTICA PSICOLÓGICA. JOÃO PESSOA: ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA, 2003. v. II. p. 279-280.

16.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. . Ensinar e aprender a ler e escrever na escola. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador. II Anais do Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001. v. 1.

17.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Aprendendo a ler e a escrever: registro de uma intervenção. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador. Anais do Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001. v. 1.

18.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . O ensino de leitura na escola: análise de situações didáticas. In: V Congresso Nacional de Psicologia Escolar - Psicologia Escolar e Educacional: Tendências para o século XXI, 2000, Itajaí. Anais do V Congresso Nacional de Psicologia Escolar. Itajaí: UNIVALE, 2000. v. 1. p. 185-186.

19.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. . A Prática de Leitura e escrita na educação infantil. In: V Congresso Nacional de Psicologia Escolar - Psicologia Escolar e Educacional: Tendências para o século XXI, 2000, Itajaí. Anais do V Congresso Nacional de Psicologia Escolar. Itajaí: UNIVALE, 2000. v. 1. p. 285-285.

20.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. ; GOMES, R. . Produção de material audio-visual: aquisição da escrita pela criança. In: VIII Congresso de Iniciação Científica - CONIC, 2000, Recife. VIII Congresso de Iniciação Científica - CONIC, 2000. v. 1.

21.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; CUNHA, A. K. . Leitura e escrita na escola: análise de uma intervenção psicopedagógica. In: VIII Congresso de Iniciação Científica - CONIC, 2000, Recife. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica - CONIC, 2000. v. 1.

22.
DUBEUX, M. H. S.; MIRANDA, E. M. ; SANTOS, A. ; NOVO, M. ; GOMES, R. . O Ler e o escrever na escola: uma aprendizagem significativa. In: I Congresso Norte Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999, Salvador. Anais do I Congresso Norte Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999. v. 1. p. 130-130.

23.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; SANTOS, A. ; GOMES, R. ; ANDRADA, P. . Interação professor/aluno: efeitos de uma intervenção psicopedagógica. In: I Congresso Norte Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999, Salvador. Anais do I Congresso Norte Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999. v. 1.

24.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; ALMEIDA, A. ; RIBEIRO, F. . Funcionalidade da escrita: seu significado para a criança. In: I Congresso Norte Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999, Salvador. Anais do I Congresso Norte Nordeste de Psicologia e V Semana Baiana de Psicologia, 1999. v. 1. p. 131.

25.
DUBEUX, M. H. S.; RIBEIRO, F. . Concepções infantis sobre diferentes tipos de textos. In: VII Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1999, Recife. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1999. v. 1. p. 50.

26.
DUBEUX, M. H. S.; CUNHA, A. K. . Leitura nas séries iniciais: o que as crianças aprendem?. In: VII Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1999, Recife. Anais do VII Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1999. v. 1. p. 51.

27.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; SANTOS, A. ; RIBEIRO, F. . A influência do contexto de produção nas histórias infantis. In: IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar - Psicologia na Educação Construindo o Amanhã, 1998, João Pessoa. IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar - ABRAPEE, 1998. v. 1. p. 128.

28.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. ; ALMEIDA, A. . Coesão Textual em histórias produzidas por crianças: implicações pedagógicas. In: IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1998, João Pessoa. Anais do IV Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1998. v. 1. p. 82.

29.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; SANTOS, A. ; GOMES, R. . O ler e o escrever na escola: uma aprendizagem significativa. In: VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1998, Recife. VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 1998. v. 1. p. 240.

30.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. ; SANTOS, A. ; GOMES, R. . Interação Professor/aluno: efeitos de uma intervenção Psicopedagógica. In: VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1998, Recife. VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 1998. v. 1. p. 328.

31.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; RIBEIRO, F. ; ALMEIDA, A. ; SILVA, C. S. B. . Funcionalidade da escrita: seu significado para a criança. In: VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1998, Recife. VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 1998. v. 1. p. 314.

32.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. ; ALMEIDA, A. ; MIRANDA, E. M. ; CUNHA, A. K. . Produção de Texto na sala de aula: uma análise crítica. In: VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PRPESQ/UFPE, 1998, Recife. VI Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 1998. v. 1. p. 253.

33.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . A substituição como aspecto coesivo em textos infantis. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Resumos Abstracts do XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado S. A. IMESP, 1997. v. 1. p. 386.

34.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; RIBEIRO, F. ; SANTOS, A. . A produção de texto na escola: uma prática construtivista. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Resumos Abstracts do XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP, 1997. v. 1. p. 376.

35.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; RIBEIRO, F. ; SANTOS, A. . Escrita de Historia por crianças: influência do contexto de produção. In: V Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1997, Recife. V Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 1997. v. 1. p. 472.

36.
DUBEUX, M. H. S.; BRITO, W. C. ; FEITOSA, A. C. M. ; FEIJO, M. L. F. ; MARQUES, P. P. . Escrita de Textos: Efeitos de uma intervenção Psicopedagógica. In: III Congresso de Iniciação Científica - CONIC/PROPESQ/UFPE, 1995, Recife. V Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 1995. v. 1. p. 418.

37.
DUBEUX, M. H. S.; FEITOSA, A. C. M. ; FEIJO, M. L. F. ; MARQUES, P. P. ; BRITO, W. C. . Escrita de Textos: o que está acontecendo na escola?. In: II Congresso de Iniciação Científica - CONIC, 1994, Recife. Anais do II Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Recife: Editora Universitária UFPE, 1994. v. 1. p. 371.

38.
DUBEUX, M. H. S.; SOUZA, I. M. P. ; FEIJO, M. L. F. ; MARQUES, P. P. ; BRITO, W. C. ; SILVA, I. L. E. . Ação do psicólogo na escola: revendo o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita. In: XVII International School Psychology Colloquium e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar, 1994, Campinas. Abstracts / Resumos do XVII International School Psychology Colloquium e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar. Campinas: Editora Átomo LTDA, 1994. v. 1. p. 78.

39.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Escrita de texto na escola: Linha de Base. In: I Congresso Nacional de Psicologia Escolar - ABRAPEE, 1991, Campinas. I Congresso de psicologia Escolar - Tema: Psicólogo Escolar: Identidade e Perspectiva. São Paulo: Editora Àtomo LTDA, 1991. v. 1. p. 80-80.

Apresentações de Trabalho
1.
DUBEUX, M. H. S.; Ivane Maria Pedrosa de Souza . Formação de professores: assessorando um trabalho com diferentes gêneros discursivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Maria Helena Dubeux ; MARIA ALICE FIGUEIREDO ; DUBEUX, M. H. S. . metacognição e compreensão de textos: um estudo com universitários. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DUBEUX, M. H. S.. A escrita alfabética: o que e como se aprende?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
DUBEUX, M. H. S.. USOS DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA POR UNIVERSITÁRIOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARTACHO, C. ; COELHO, M. T. ; MELLO, S. ; DUBEUX, M. H. S. . Acompanhamento psicopedagógico a estudantes universitários de primeiro período: Faculdade Integrada do Recife. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DUBEUX, M. H. S.; MARIA ALICE FIGUEIREDO . O processo de leitura e o uso de estratégias metacognitivas por universitários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DUBEUX, M. H. S.; BARBOSA, N. B. ; NASCIMENTO, V. C. G. . Pesquisa/Ação na área de leitura e escrita - turmas DM. 2000.

Produtos tecnológicos
1.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Registrar e refletir sobre o ler e escrever numa dimensão psicopedagógica.. 2000.

2.
DUBEUX, M. H. S.; BUARQUE, L. L. ; SOUZA, I. M. P. . Evolução da escrit: o sistema de escrita e a compreensão da criança. 1991.

3.
SOUZA, I. M. P. ; BUARQUE, L. L. ; DUBEUX, M. H. S. . Usos da escrita: aspectos funcionais e ortográficos. 1991.

4.
BUARQUE, L. L. ; DUBEUX, M. H. S. ; SOUZA, I. M. P. . Alfabetização: uma questão em discussão. 1991.

5.
BUARQUE, L. L. ; DUBEUX, M. H. S. ; SOUZA, I. M. P. . Dinâmica da sala de aula: ensino tradicional X ensino moderno. 1990.

Trabalhos técnicos
1.
Equipe do CEEL ; DUBEUX, M. H. S. . Oficina: Jogos de alfabetização. 2008.

2.
COELHO, T. ; DUBEUX, M. H. S. . Professor aprendiz: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA COMUNIDADE DO PRADO. 2006.

3.
DUBEUX, M. H. S.. oficina Leitura e compreensão de textos. 2005.

4.
DUBEUX, M. H. S.. Palestra Aprendizagem da escrita por deficientes mentais. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
DUBEUX, M. H. S.. Alfabetização e ensino de língua portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DUBEUX, M. H. S.. Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DUBEUX, M. H. S.. Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DUBEUX, M. H. S.. Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DUBEUX, M. H. S.. Leitura e produção de textos na alfabetização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DUBEUX, M. H. S.. Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
DUBEUX, M. H. S.. Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
DUBEUX, M. H. S.. Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DUBEUX, M. H. S.. Leitura e produção de textos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
DUBEUX, M. H. S.. Educação e linguagem SEDUC - UFPE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
Andréa Tereza Brito Ferreira ; Eliana Borges Correia de Albuquerque ; Ivane Pedrosa ; Telma Ferraz Leal ; DUBEUX, M. H. S. . Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Telma Ferraz Leal ; DUBEUX, M. H. S. ; Equipe do CEEL . Diversidade textual e ensino: o trabalho com os diferentes gêneros discursivos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Telma Ferraz Leal ; Eliana Borges Correia de Albuquerque ; Marcia Amaral Correa de Moraes ; Margareth Brainer ; DUBEUX, M. H. S. ; Otilia Lizete Heinig ; Remi Klein . Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
Andréa Tereza Brito Ferreira ; Eliana Borges Correia de Albuquerque ; SOUZA, I. M. P. ; Telma Ferraz Leal ; DUBEUX, M. H. S. . Leitura e Produção de Textos na Alfabetização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
Andréa Tereza Brito Ferreira ; Eliana Borges Correia de Albuquerque ; Telma Ferraz Leal ; SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
DUBEUX, M. H. S.. LETRAMENTO & ALFABETIZAÇÃO - Salas de Educação Especial DM. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

17.
DUBEUX, M. H. S.. Relatório Parcial de Pesquisa. 2005. (Relatório de pesquisa).

18.
SOUZA, I. M. P. ; DUBEUX, M. H. S. . Registrar e Refletir sobre o ler e o escrever numa dimensão psicopedagógica. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).

19.
DUBEUX, M. H. S.; BUARQUE, L. L. ; SOUZA, I. M. P. . Evolução da Escrita: o sistema de escrita e a compreensão da criança. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

20.
SOUZA, I. M. P. ; BUARQUE, L. L. ; DUBEUX, M. H. S. . Usos da Escrita: aspectos funcionais e ortográficos. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).

21.
BUARQUE, L. L. ; DUBEUX, M. H. S. ; SOUZA, I. M. P. . Alfabetização uma questão em discussão. 1991. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo).

22.
BUARQUE, L. L. ; DUBEUX, M. H. S. ; SOUZA, I. M. P. . Dinâmica da Sala de aula: ensino tradicional X ensino Moderno. 1990. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Ângela Lira; Ivanda Maria Martins Silva; DUBEUX, M. H. S.. Participação em banca de Maria Alice Figueiredo.Leitura e compreensão de textos por universitários ingressantes e concluintes daárea de saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Integrada do Recife.

2.
DUBEUX, M. H. S.. Participação em banca de CHRISTIANNE VALERIANO DE CARVALHO.UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELAS MÃES AO ENCAMINHAREM SEUS FILHOS PARA CRECHE. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
DUBEUX, M. H. S.. Participação em banca de ELIANA GOMES DA SILVA ALMEIDA.DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ARGUMENTATIVA: ESTUDOS EXPLORATÓRIOS SOBRE A PRODUÇÃO DE CONTRA-ARGUMENTOS EM TEXTOS INFANTIS. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
DUBEUX, M. H. S.. Participação em banca de PATRÍCIA VASCONCELLOS.O EFEITO DO SOFTWARE EDUCATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA ORTOGRAFIA PELA CRIANÇA. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERANMBUCO.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DUBEUX, M. H. S.; MATIAS, R.; ALVES, C. R. R.. Professor para a Faculdade Integrada do Recife - FIR, área de Psicologia. 2005. Faculdade Integrada do Recife.

2.
DUBEUX, M. H. S.. ÀREA DE PSICOLOGIA. 2005. Faculdade Integrada do Recife.

3.
DUBEUX, M. H. S.. Banca Examinadora - Concurso para Professor Assistente. 1994.

4.
DUBEUX, M. H. S.. Banca Examinadora - Concurso para Professor Assistente. 1994.

5.
DUBEUX, M. H. S.. Banca examinadora - Concurso para professor Assistente. 1994.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.A escrita alfabética: o que e como se aprende?. 2008. (Seminário).

2.
XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Estudos em Psicologia Cognitiva: Aplicações no Cotidiano. 2008. (Congresso).

3.
XXXVIII Reunião Anual de Psicologia. Metacognição e compreensão de textos: um estudo com universit´rios da área de saúde. 2008. (Congresso).

4.
1º SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO (SIMPOEDUC).NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE (NUDE): RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. 2006. (Simpósio).

5.
5ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FIR.USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA POR ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA FIR. 2006. (Outra).

6.
XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE.USOS DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA POR UNIVERSITÁRIOS NA SESSÃO COORDENADA: LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS: DIFICULDADES, ESTRATÉGIAS E IMPACTOS DE NOVAS TECNOLOGIAS. 2006. (Outra).

7.
XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE.O PROCESSO DE LEITURA E O USOP DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS POR UNIVERSITÁRIOS. 2006. (Outra).

8.
XXXVI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA.ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA USADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS / SESSÃO COORDENADA - ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: INTERAÇÃO E PROCESSOS COGNITIVOS. 2006. (Outra).

9.
XXXVI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA.ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PRIMEIRO PERÍODO: FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE. 2006. (Outra).

10.
Educadores sem Fronteiro.Educadores sem Fronteira. 2005. (Oficina).

11.
FÓRUM promovido pela Gerência de Educação Especial.FÓRUM promovido pela Gerência de Educação Especial. 2005. (Outra).

12.
FÓRUM PROMOVIDO PELA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM TRANSTORNOS INVASIVOS DE DESENVOLVIMENTO. 2005. (Encontro).

13.
I Rodada de Oficinas 2005.Estratégias de Compreensão de Textos. 2005. (Oficina).

14.
I Seminário Pernambucano de Reforma Curricular dos Cursos de Psicologia. 2005. (Seminário).

15.
Reunião Regional da SBPC - Qualidade de Ensino e Responsabilidade Social.Leitura e compreensão de textos. 2005. (Oficina).

16.
VII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR. 2005. (Congresso).

17.
XXXV REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA. LEVANTAMENTO DE HABILIDADES METACOGNITIVAS DE LEITURA CONHECIDAS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. (Congresso).

18.
Curso de Alfabetizadores do Programa BB Educar. 2004. (Outra).

19.
I Congresso Paraibano de Psicologia. Aplicação da gestalt na construção de interfaces. 2004. (Congresso).

20.
Oficinas oferecidas pelo Serviço de Psicologia da FIR.Leitura e Compreensão de textos: dificuldades e estratégias. 2004. (Oficina).

21.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS. 2004. (Congresso).

22.
III Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Capacitação em serviço de professores de educação especial na área de leitura e escrita - turmas de deficientes mentais. 2003. (Congresso).

23.
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.A COMPREENSÃO EM LEITURA: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS. 2002. (Encontro).

24.
I Seminário de Formação Continuada de Professores.Capacitação em serviço de professores de deficientes mentais na área de leitura e escrita. 2002. (Seminário).

25.
I Seminário de Formação Continuada de Professores.Ensino e aprendizagem de leitura e escrita: intervenção em sala de aula. 2002. (Seminário).

26.
II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PSICOLOGIA. APRENDENDO A LER A ESCREVER: REGISTRO DE UMA INTERVENÇÃO. 2001. (Congresso).

27.
CAPACITAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA. 2000. (Encontro).

28.
I CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA DO NORDESTE. 2000. (Congresso).

29.
I CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA DO NORDESTE. 2000. (Congresso).

30.
II NATIONAL SCHOOL PSYCHOLOGY COLLOQUIUM E II CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR. 2000. (Congresso).

31.
MINI-CURSO: HIGH SCOPE - UM CURRÍCULO DE ALTA ABRANGÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMÁRIA. 2000. (Congresso).

32.
V CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: ANÁLISE DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS. 2000. (Congresso).

33.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL.CURSO MINISTRADO 1º MÓDULO: PSICOLOGIA EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS ATUAIS. 1999. (Outra).

34.
CURSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.EDUCAÇÃO DE APOIO - CURSO PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO/ CONVÊNIO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO. 1998. (Outra).

35.
IV CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR. HISTÓRIAS PRODUZIDAS POR CRIANÇAS: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. 1998. (Congresso).

36.
I SEMINÁRIO DE PSICOLOGIA DA UFPE.COORDENAÇÃO DE MESA REONDA: PSICOLOGIA COGNITIVA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 1997. (Seminário).

37.
IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE. AVALIAÇÃO DE TRABALHOS NA ÁREA DE HUMANAS. 1996. (Congresso).

38.
IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESCRITA DE TEXTOS POR CRIANÇAS. 1996. (Congresso).

39.
IV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESCRITA DE TEXTOS POR CRIANÇAS DE SÉRIES INICIAIS. 1996. (Congresso).

40.
III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. ESCRITA DE TEXTOS: EFEITOSDE UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 1995. (Congresso).

41.
II CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. A ESCRITA DE TEXTOS: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ESCOLA. 1994. (Congresso).

42.
II NATIONAL SCHOOL PSYCHOLOGY COLLOQUIUM E II CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR. AÇÃO DO PSICÓLOGO NA ESCOLA: REVENDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 1994. (Congresso).

43.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. 1994. (Seminário).

44.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO. 1994. (Seminário).

45.
45ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.ESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 1993. (Encontro).

46.
SOCIEDADE E EDUCAÇÃO.ALFABETIZAÇÃO E ESCOLA PÚBLICA. 1992. (Seminário).

47.
CURSO: PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. 1991. (Congresso).

48.
CAPACITAÇÃO DA EQUIPES DE ENSINO - CONVÊNIO UFPE/SE - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO/DECAP.PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM. 1989. (Encontro).

49.
CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DE ENSINO - DEPARTAMENTO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS.PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. 1989. (Encontro).

50.
CURSO PARA CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES DE ENSINO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM. 1989. (Outra).

51.
CURSO PARA PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA DO SESI/DR/RN.O PRÉ-ESCOLAR E O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. 1989. (Encontro).

52.
ENCONTRO PARA PROFESSORES E TÉCNICOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO - NATAL.ALFABETIZAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA. 1989. (Encontro).

53.
SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - TEMAS EM DEBATES - INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIOURAL DEVELOPMENT.ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NAS CAMADAS POPULARES. 1989. (Simpósio).

54.
SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - TEMAS EM DEBATES - INTERNATIONAL SOCIETY FOR THE STUDY OF BEHAVIOURAL DEVELOPMENT.ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NAS CAMADAS POPULARES. 1989. (Simpósio).

55.
3º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO.DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 1988. (Seminário).

56.
II CICLO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA.MINI-CURSO - APRENDER PENSANDO: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO. 1988. (Encontro).

57.
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM O ENSINO DO 1º GRAU. 1988. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Telma Ferraz Leal ; DUBEUX, M. H. S. ; Equipe do CEEL . Diversidade textual e ensino: o trabalho com os diferentes gêneros discursivos. 2008. (Outro).

2.
Equipe do CEEL ; DUBEUX, M. H. S. . IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Outro).

3.
DUBEUX, M. H. S.. Alfabetização e ensino da língua portuguesa. 2007. (Outro).

4.
COELHO, T. ; DUBEUX, M. H. S. . II JORNADA DE PSICOLOGIA ESCOLAR. 2005. (Outro).

5.
COELHO, T. ; DUBEUX, M. H. S. . I JORNADA DE PSICOLOGIA ESCOLAR. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JAQUELINE DORNELAS DA SILVA. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA DE LINGUAGEM: A FORMAÇÃO DO ALUNO PRODUTOR DE TEXTO. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA AP) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Helena Santos Dubeux.

2.
LUZITANA CRISTINA PARÍSO GOMES DA SILVA. AQUISIÇÃO DE UM ESTILO LINGÜÍSTICO PARALELA AO USO DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO DA ESCRITA. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPEC EM PSI. COGNITIVA APLICADA À EDUC.) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Helena Santos Dubeux.

3.
SANDRA REGINA GOMES DA SILVA. INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, NA ÁREA DE LINGUAGEM: A LITERATURA INFANTIL NA SLA DE AULA. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPEC EM PSI. COGNITIVA APLICADA À EDUC.) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Maria Helena Santos Dubeux.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CHRISTIANNE VALERIANO DE CARVALHO. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELAS MÃES AO ENCAMINHAREM SEUS FILHOS PARA CRECHES. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERANMBUCO. Orientador: Maria Helena Santos Dubeux.

Iniciação científica
1.
MARIA ALICE FIGUEIREDO. COMPREENSÃO DE TEXTOS DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO: USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Maria Helena Santos Dubeux.

2.
Ana Patrícia Lima. Psicologia aplicada às interfaces gráficas. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Integrada do Recife, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Helena Santos Dubeux.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:37:43