Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3955499509122023
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Professor Associado da Universidade de Brasília, com doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília, e pós-doutorado em Políticas e Gestão do Ensino Superior pela Universidade de Aveiro (Portugal). Trabalha com formação de educadores no ensino superior desde 1996 e tem experiência nas áreas de: Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Gestão do Ensino Superior; Comunicação Comunitária; Ecologia, com ênfase em ecologia e conservação do Cerrado; Educação à Distância. Atua nos Programas de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPGMADER), e em Educação em Ciências (PPGEDUC), todos da UnB. Atualmente é diretor do campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF (Faculdade UnB Planaltina), cargo que já exerceu entre 2007 e 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril
Nome em citações bibliográficas
BIZERRIL, M. X. A.;BIZERRIL, M.;BIZERRIL, MARCELO X. A.;BIZERRIL, MARCELO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade UnB-Planaltina.
Campus Planaltina - Área Universitária no.1
Nossa Senhora de Fátima
73300000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31078002
URL da Homepage: http://www.fup.unb.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Cerrado e a escola: uma análise da educação ambiental no ensino fundamental do Distrito Federal, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Dóris Santos de Faria.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino formal; Ensino de Ciências; Cerrado; Conservação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada / Especialidade: Educação Ambiental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Educação.
1993 - 1995
Mestrado em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Uso de frutos de Piper arboreum por morcegos,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Anthony Raw.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Morcegos; Frugivoria; Cerrado; Mata de Galeria; Piper; Dispersão de sementes.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1989 - 1993
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sustentabilidade e universidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Sociais, Políticas e do Território.


Atuação Profissional



Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio de pós-doutoramento, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador externo, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações
Projeto de ação contínua: Bioma Virtual - um espaço privilegiado para a Educação Ambiental.

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Tutor de curso de especialização à distância, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado Júnior, Carga horária: 40

Atividades

12/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade UnB Planaltina, .

Cargo ou função
Diretor do campus (Faculdade UnB Planaltina).
07/2015 - Atual
Ensino, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental e o ensino de ciências
Orientação de doutorado
Comunicação e Educação Ambiental
04/2013 - Atual
Ensino, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Educação Ambiental
Fundamentos Interdisciplinares em Ciência, Tecnologia e Agriculturas
Orientação
Seminário de Elaboração de projetos e de dissertação
01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade UnB-Planaltina, .

01/2006 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comunitária
Educação ambiental e ensino de ciências
Ensino de Ciências
Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 1
Meio ambiente e cidadania
Metodologia de pesquisa em educação
Prática de ensino de ciências 1
Projeto 1
Seres Vivos 1
Seres Vivos 2
Trabalho de Conclusão de Curso 1
Trabalho de Conclusão de Curso 2
Trabalhos de Campo 1
Universidade, Sociedade e Democracia
04/2007 - 06/2018
Ensino, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e educação ambiental
Educação Ambiental e Ensino de Ciências
09/2016 - 12/2016
Direção e administração, Instituto de Química, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
11/2014 - 05/2016
Ensino, Ciências da natureza e Matemática para Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Coordenação do Curso em parceria com a Prof.Dra. Mônica Castagna Molina
12/2007 - 12/2012
Direção e administração, Faculdade UnB Planaltina, .

Cargo ou função
Diretor do Campus (Faculdade UnB Planaltina).
06/2006 - 11/2007
Direção e administração, Faculdade UnB-Planaltina, .

Cargo ou função
Vice-diretor do campus (Faculdade UnB Planaltina).
09/2006 - 09/2007
Direção e administração, Instituto de Biologia, .

Cargo ou função
Supervisor do Curso de Licenciatura em Biologia a distância - UnB/UEG.
04/2006 - 08/2006
Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em ecologia aplicada - Conflitos e conservação da biodiversidade
10/2005 - 12/2005
Ensino, Especialização em Ciências da Natureza, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Biologia
Conhecimento e metodologias interdisciplinares
11/2002 - 12/2005
Extensão universitária , UnB Virtual, .

Atividade de extensão realizada
Bioma Virtual: um espaço privilegiado para a Educação Ambiental.
05/1998 - 07/1999
Ensino, Curso de Especialização na metodologia EAC&T, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de monografia
Educação ambiental e científico-tecnológica - EAC&T
Análise e desenvolvimento de currículos e programas de ciências
Prática de ensino de ciências através de Núcleos geradores de aprendizagem

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

02/1996 - 12/2005
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia
Métodos de pesquisa
Monografia
Zoologia dos vertebrados

Fundação Universitária de Brasília, FUBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor técnico
Outras informações
Coordenação acadêmica do Curso Básico de Educação Ambiental à Distância, oferecido pela Fubra, UnB e MMA a 15 mil alunos em todo o país.

Atividades

07/2001 - 07/2002
Direção e administração, Assessoria acadêmica, .

Cargo ou função
Coordenador acadêmico do Curso Básico de Educação Ambiental à Distância.

Jardim Zoológico de Brasília, JZB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo Técnico em Mamíferos, Carga horária: 40

Atividades

5/1996 - 9/1997
Direção e administração, Divisão de Zoologia, Seção de Mamíferos.

Cargo ou função
Chefe da Seção de Mamíferos.
5/1996 - 9/1997
Serviços técnicos especializados , Divisão de Zoologia, Seção de Mamíferos.

Serviço realizado
Manejo de mamíferos silvestres em cativeiro.

União Pioneira de Integração Social, UPIS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

03/2000 - 07/2001
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Naturais e Ecologia do Cerrado
03/2000 - 07/2001
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Zoologia geral
Ecologia


Linhas de pesquisa


1.
Didática dos processos de ensino e aprendizagem em ciências

Objetivo: Avaliação e proposição de estratégias pedagógicas para o ensino de ciências naturais nos contextos do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior..
Grande área: Ciências Humanas
2.
Educação ambiental para a promoção das sociedades sustentáveis

Objetivo: Proposição e avaliação de estratégias de educação ambiental no contexto formal e não-formal, voltadas para a promoção da sustentabilidade e da cidadania. Analisar e propor ações para a sustentabilidade no contexto do Ensino Superior..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: sustentabilidade; cidadania; Ensino formal; Ensino superior; participação social.
3.
Comunicação, educação e cidadania

Objetivo: Estudar relações entre a mídia e a sociedade. Propor e analisar estratégias de capacitação para uso das ferramentas da comunicação por parte da comunidade na educação formal e não-formal..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Educomunicação; Comunicação Comunitária; comunicação ambiental.


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
O ensino superior nos países de Língua Portuguesa e as demandas contemporâneas da responsabilidade social e da sustentabilidade socioambiental.
Descrição: Este projeto parte do entendimento que o vigoroso processo atual de expansão das universidades, sobretudo públicas, nos países de língua portuguesa, precisa ser visto como uma oportunidade de renovação da universidade do século 21. Nesse sentido, mais do que criar novos campi na mesma tradição dos pré-existentes, é importante aproveitar o momento de nascimento das novas universidades para redirecioná-las às demandas contemporâneas, marcadamente a responsabilidade social da universidade e seu papel na construção das sociedades sustentáveis. Esse projeto tem como objetivos: (1) investigar a contribuição internacional da produção científica dos PLP sobre a sustentabilidade nas universidades; (2) discutir concepções de Universidade Sustentável a partir de casos de universidades portuguesas e brasileiras; (3) articular a promoção de parcerias entre as universidades dos PLP a fim de realizar estudos interculturais entre si para produzir novas evidências e visões sobre a sustentabilidade no Ensino Superior e, por meio da cooperação, implantar, avaliar e reportar experiências mais consistentes de institucionalização da sustentabilidade nas suas universidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Formação em biologia: comparações entre cursos presenciais e à distância.
Descrição: Analisa a percepção da formação de biólogos à distância por parte de estudantes e professores de cursos à distância e presenciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Laboratório de Educação e Comunicação Comunitária FUP - produção e exibição de audiovisual
Descrição: O Laboratório de Educação e Comunicação Comunitária (Lecom) existe na FUP desde 2008, com o intuito de promover uma ação articulada entre as dimensões do ensino, extensão e pesquisa, atuando em comunidades do entorno de Planaltina.Este projeto do Lecom visa construir uma aproximação entre o campo da educação popular e a comunicação comunitária, com enfoque na produção e exibição de audiovisual por meio de oficinas, registro de atividades, produção de curtas-metragens e exibição de filmes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Educação Ambiental nas escolas públicas do Distrito Federal
Descrição: O projeto visa a produção de material didático em meio digital voltado à educação ambiental e ao tema interdisciplinar Cerrado, e analise de seu uso por escolas do Distrito Federal.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Escola e na Formação Continuada de Professores. SUBPROJETO:DESVELANDO BRASÍLIAS: PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE CULTURAL E PRODUÇÃO DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
Descrição: O Projeto é fruto de uma parceria entre a Universidade de Brasília- UnB, a Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF e o Arquivo Público do Distrito Federal- ArPDF. O objetivo é o estímulo à produção de narrativas audiovisuais sobre as cidades do Distrito Federal, de forma que sejam contempladas pesquisas produzidas por professores e estudantes, em torno da articulação de temas como memória, pertencimento, história local e sustentabilidade cultural. Um dos objetivos específicos de destaque é a utilização do audiovisual como recurso didático no processo de aprendizagem interdisciplinar.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2013
Comunicação ambiental na educação formal e não-formal
Descrição: O projeto visa a capacitação de estudantes e da comunidade de Planaltina para a comunicação comunitária e uso das ferramentas da comunicação no desenvolvimento de materiais voltados ao ensino de ciências e educação ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril - Coordenador / Esdras Martins Jr - Integrante / Tamiris de Assis - Integrante / Andréia de Almeida - Integrante / Marcelo Borges de Oliveira Batista - Integrante / Rita Mara Reis Costa - Integrante / Alcides Geraldo Hack - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3
2011 - 2013
Formação de Educadores do Campo para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, para análise e produção audiovisual e trabalho com juventude rural no Centro Oeste.
Descrição: O projeto visa formar educadores do campo para o uso de novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, em escolas do campo da região Centro Oeste e no trabalho de produção audiovisual com a juventude rural do entorno destas escolas . A formação teórica e a capacitação técnica dos educadores ocorrerá vinculada ao processo de formação em curso na Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC, em parceria com Faculdade de Comunicação da UnB. Serão também desenvolvidas ações de capacitação nos assentamentos e comunidades tradicionais em que moram estes educadores pela articulação com projetos de extensão desenvolvidos pelo CTEC nas escolas do campo da região, especialmente com as Casas Digitais implantadas em 13 comunidades rurais destes educadores. Pretende-se fortalecer os vínculos das Escolas do Campo com as comunidades de seu entorno, formando jovens rurais para o uso de linguagens e técnicas da comunicação digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril - Integrante / Fernando Oliveira Paulino - Integrante / Mônica Castagna Molina - Integrante / Rafael Litvin Villas Bôas - Coordenador / Eloisa Assunção de Melo Lopes - Integrante.Financiador(es): Ministério das Comunicações - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2007 - 2011
Projeto Cine Lobo.
Descrição: O Cine Lobo é uma das ações do projeto O Lobo da Canastra. Visa a produção e difusão de obras audiovisuais como forma de sensibilizar os moradores da região da Serra da Canastra para as questões ambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril - Coordenador.Financiador(es): Associação para Conservação dos Carnívoros Neotropicais - Cooperação / Universidade de Brasília - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
2007 - 2010
O Lobo da Canastra: programa de educação ambiental junto a comunidade do entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra
Descrição: O projeto visa desenvolver e investigar a eficiência de estratégias de mobilização comunitária para a educação ambiental voltada à conservação da biodiversidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2009
Projeto Nosso Campus
Descrição: Visa envolver a comunidade do Campus UnB Planaltina na gestão do mesmo, particularmente em ações voltadas à promoção cultural e da qualidade ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril - Coordenador / Dulce M S Rocha - Integrante.Financiador(es): Universidade de Brasília - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2010
Programa de capacitação de agentes rurais para a implementação de ações de educação ambiental na região da Serra da Canastra, Minas Gerais.
Descrição: O projeto visou o desenvolvimento de um programa educativo de articulação da comunidade rural adjacente ao Parque Nacional da Serra da Canastra MG. O foco principal foi a capacitação comunitária para uso das ferramentas da comunicação no meio rural, atendendo aos princípios da educomunicação e comunicação comunitária..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2016 - Atual
ORACLE: Observatorio Regional de Calidad y Equidad de la Educación Superior en Latinoamérica
Descrição: O objetivo do projeto é criar na Universidade de Brasília um Observatório Regional que integre observatórios institucionais em 30 universidades na América Latina para promover a equidade entre todos os setores e áreas ligadas ao instituição universitária. A coordenação geral é a Universidad Autónoma de Barcelona..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2008 - 2009
Agência de fomento: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
2007 - 2009
Agência de fomento: Ministério da Educação


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Environmental Education Research (Online)
2011 - 2015
Periódico: Biodiversidade Brasileira
2009 - 2009
Periódico: Revista Brasileira de Biociências (Online)
2012 - 2015
Periódico: Revista Pesquisa em Educação Ambiental
2014 - 2014
Periódico: Sustentabilidade em Debate
2016 - Atual
Periódico: Journal of Cleaner Production
2016 - Atual
Periódico: The Journal of Environmental Education
2016 - Atual
Periódico: Ciência & Educação
2017 - 2017
Periódico: Sustainability


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão do Ensino Superior.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Comunitária.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a distância.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia do Cerrado.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa - pioneiros do campus de Planaltina, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília.
2010
Paraninfo da turma de Licenciados em Ciências Naturais 1o/2010, Universidade de Brasília.
2007
Prêmio FIES 2006 - Educação Ambiental, Fundo Itaú de Excelência Social - Banco Itaú.
2007
Paraninfo da turma de formandos em biologia do 2o semestre de 2006, Centro Universitário de Brasília - UNiCEUB.
2003
Professor homenageado pela turma de formandos em biologia do 2/2003, Centro Universitário de Brasília.
2003
Paraninfo da turma de formandos em biologia do 1/2003, Centro Universitário de Brasília.
2002
Padrinho da turma de formandos do curso de biologia do 1/2002, Centro Universitário de Brasília.
2001
Padrinho da turma de formandos em biologia do 1/2001, Centro Universitário de Brasília.
2000
Paraninfo da turma de formandos em biologia do 2/2000, Centro Universitário de Brasília.
2000
Padrinho da turma de formandos em biologia do 1/2000, Centro Universitário de Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:8
Total de citações:64
Fator H:5
Bizerril M  Data: 13/03/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:11
Total de citações:115
Bizerril, Marcelo X.A.; Bizerril, M.X.A.; Bizerril, M.X.; Bizerril, Marcelo.  Data: 17/07/2018

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:457
MXA Bizerril; M Bizerril  Data: 24/03/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BIZERRIL, M. X. A.2018BIZERRIL, M. X. A.; ROSA, M. J. ; CARVALHO, T. . Construindo uma Universidade Sustentável: uma discussão baseada no caso de uma universidade portuguesa. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 23, p. 424-447, 2018.

2.
LOPES, E. A. M.2018LOPES, E. A. M. ; BIZERRIL, M. X. A. . 'Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!' A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 64-91, 2018.

3.
BIZERRIL, MARCELO2018 BIZERRIL, MARCELO; ROSA, MARIA JOÃO ; CARVALHO, TERESA ; PEDROSA, JÚLIO . Sustainability in higher education: A review of contributions from Portuguese Speaking Countries. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 171, p. 600-612, 2018.

4.
REHEM, H. M. F.2018REHEM, H. M. F. ; BIZERRIL, M. X. A. . TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: COMO OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SE RELACIONAM COM AS MÍDIAS?. Revista Eixo, v. 7, p. 94-103, 2018.

5.
COSTA, R. M. R.2017COSTA, R. M. R. ; BIZERRIL, M. X. A. . Conversando nas aulas de Ciências da EJA: prática dialógica por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Praxis, v. 9, p. 33-45, 2017.

6.
LOPES, E. A. M.2016LOPES, E. A. M. ; MOLINA, M. C. ; BIZERRIL, M. . A contribuição da produção audiovisual para o processo formativo na Educação do Campo. Revista Congreso Universidad, v. 5, p. 96-109, 2016.

7.
FARIA, A. C. M.2015FARIA, A. C. M. ; BIZERRIL, M. X. A. ; GASTAL, M. L. ; ANDRADE, M. M. . A ciência que a gente vê no cinema: uma intervenção escolar sobre o papel da ciência no cotidiano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 645-659, 2015.

8.
BIZERRIL, M.2015BIZERRIL, M.; ROSA, M. J. ; CARVALHO, T. ; PEDROSA, J. . A sustentabilidade socioambiental no ensino superior: um tema integrador para os países de língua portuguesa?. REVISTA FORGES, v. 2, p. 99-115, 2015.

9.
SANTOS, F. C. A.2014SANTOS, F. C. A. ; BIZERRIL, M. X. A. . Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2594-2605, 2014.

10.
SILVA, D. M. S.2012SILVA, D. M. S. ; BIZERRIL, M. X. A. ; PEDREIRA, A. J. L. . Formação de Biólogos: uma comparação entre cursos presenciais e à distância. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 15, p. 171-190, 2012.

11.
PAULINO, F. O.2012PAULINO, F. O. ; BIZERRIL, M. X. A. ; MENDES, J. S. ; PEDROSA, L. L. ; SANTOS, E. M. ; COELHO, J. F. G. ; GALLO, M. B. ; CHAGAS, P. V. ; PEIXOTO, I. ; REIS, J. . Extensão, comunicação e accountability na promoção do patrimônio histórico de Planaltina. Participação (UnB), v. 21, p. 23-30, 2012.

12.
MARTINS JR, E.2012MARTINS JR, E. ; BIZERRIL, M. X. A. . Avaliação de uma prática de educação ambiental desenvolvida por meio das diretrizes pedagógicas de Paulo Freire e da educomunicação. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 60, p. 1, 2012.

13.
MISTRY, J.2011MISTRY, J. ; BIZERRIL, M. X. A. . Why It is Important to Understand the Relationship Between People, Fire and Protected Areas?. BIODIVERSIDADE BRASILEIRA, v. 1, p. 40-49, 2011.

14.
BIZERRIL, M. X. A.2011 BIZERRIL, M. X. A.; Soares, Carla Cruz ; Santos, Jean Pierre . Linking community communication to conservation of the maned wolf in central Brazil. ENVIRON EDUC RES, v. 17, p. 815-827, 2011.

15.
BIZERRIL, M. X. A.2011BIZERRIL, M. X. A.; ALMEIDA, A. ; BATISTA, M. B. O. ; ASSIS, T. . A elaboração de um video e a formação ambiental do extensionista: o caso do Parque Sucupira. Participação (UnB), v. 19, p. 64-69, 2011.

16.
PAULINO, F. O.2008PAULINO, F. O. ; BIZERRIL, M. X. A. ; COELHO, J. F. G. ; MENDES, J. S. ; PEDROSA, L. L. . Fala Canastra! Ações de comunicação comunitária para a educação ambiental na Serra da Canastra.. Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, v. 8, p. 58-66, 2008.

17.
BIZERRIL, M. X. A.2005BIZERRIL, M. X. A.; RODRIGUES, F. H. G. ; Hass, A. . Fruit consumption and seed dispersal of Dimorphandra mollis Benth. (Leguminosae) by the lowland tapir in the cerrado of central Brazil. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 65, n.3, p. 407-413, 2005.

18.
BIZERRIL, M. X. A.2005BIZERRIL, M. X. A.; Pereira, V.C.R. ; Moreira, T.B. ; santos Júnior, L.B. ; Zardo, R.N. . Estudos sobre frugivoria e dispersão de sementes no Brasil. Universitas. Ciências da Saúde (UNICEUB), v. 03, p. 73-82, 2005.

19.
BIZERRIL, MARCELO X. A.2004 BIZERRIL, MARCELO X. A.. Children's Perceptions of Brazilian Cerrado Landscapes and Biodiversity. The Journal of Environmental Education, v. 35, p. 47-58, 2004.

20.
BIZERRIL, M. X. A.2003BIZERRIL, M. X. A.. O cerrado nos livros didáticos de geografia e ciências. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 32, n.192, p. 56-60, 2003.

21.
BIZERRIL, M. X. A.2003BIZERRIL, M. X. A.; Faria, D.S. . A escola e a conservação do Cerrado: uma análise no ensino fundamental do Distrito Federal.. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande - RS, v. 10, p. 19-31, 2003.

22.
BIZERRIL, M. X. A.2002BIZERRIL, M. X. A.; E.M. Vieira . Azteca Ants as Antiherbivore Agents of Tococa formicaria (Melastomataceae) in Brazilian Cerrado. Studies on Neotropical Fauna and Environment, Alemanha, v. 37, n.2, p. 145-149, 2002.

23.
Lacerda, A.C.R2001Lacerda, A.C.R ; Grando, R.S.C. ; BIZERRIL, M. X. A. . Efeitos da visitação pública e da estrutura de recintos sobre o comportamento do lobo-guará no zoológico de Brasília.. Universitas. Biociências (UNICEUB), Brasília, v. 2, n.1, p. 7-14, 2001.

24.
BIZERRIL, M. X. A.2001BIZERRIL, M. X. A.; Faria, D.S. . Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), Brasília, v. 82, n.200-202, p. 57-69, 2001.

25.
BIZERRIL, M. X. A.2000BIZERRIL, M. X. A.. Humanos no zoológico. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 28, n.163, p. 64-67, 2000.

26.
BIZERRIL, M. X. A.2000BIZERRIL, M. X. A.. O estudo da frugivoria e da dispersão de sementes: qual a sua importância e o que investigar?. Universitas. Biociências (UNICEUB), Brasília, v. 1, n.1, p. 69-80, 2000.

27.
Hay, J.D.2000Hay, J.D. ; BIZERRIL, M. X. A. ; Calouro, A.M. ; Costa, E.M.M. ; Ferreira, A.M. ; Goes Júnior, C. ; Martins, C. R. ; Manzan, D. ; Monteiro, J.M. ; Walter, B.M.T. . Comparação do padrão da distribuição espacial em escalas diferentes de espécies nativas do cerrado, em Brasília, DF. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 23, n.3, p. 341-347, 2000.

28.
R.P.B. Henriques2000R.P.B. Henriques ; BIZERRIL, M. X. A. ; A.R.T. Palma . Changes in small mammal populations after fire in a patch of unburned cerrado in Central Brazil.. Mammalia (Paris), v. 64, n.2, p. 173-185, 2000.

29.
GASTAL, M. L.1999GASTAL, M. L. ; BIZERRIL, M. X. A. . Ground foraging and seed dispersal of galllery forest tree by fruit-eating bat Artibeus lituratus. Mammalia (Paris), França, v. 63, n.1, p. 108-112, 1999.

30.
BIZERRIL, M. X. A.1999BIZERRIL, M. X. A.; ANDRADE, T. C. S. . Knowledge of the urban population about fauna: comparison between Brazilian and exotic animals. Ciência e Cultura (SBPC), Brasil, v. 51, n.1, p. 38-41, 1999.

31.
BIZERRIL, M. X. A.1998 BIZERRIL, M. X. A.; RAW, A. . Feeding behaviour of bats and the dispersal of Piper arboreum seeds in Brazil. Journal of Tropical Ecology, Inglaterra, v. 14, p. 109-114, 1998.

32.
Louzada da Silva, D.1998Louzada da Silva, D. ; Reis, M.L. ; BIZERRIL, M. X. A. ; Paes, M.M. ; Nascimento, C.A. ; Melo, A.V. ; MacFadem, K. ; Carvalho, M.V. ; Oliveira, J.S.B. . Animais silvestres recebidos pelo Jardim Zoológico de Brasília: implicações na conservação da fauna do Distrito Federal.. Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer, Brasília, v. 3, p. 151-172, 1998.

33.
LEEUWENBERG, F.1997LEEUWENBERG, F. ; RESENDE, S. L. ; RODRIGUES, F. H. G. ; BIZERRIL, M. X. A. . Home-range, activity and habitat use of the Pampas deer Ozotoceros bezoarticus L. 1758 (Artiodactyla, Cervidae) in the Brazilian Cerrado. Mammalia (Paris), França, v. 61, n.4, p. 487-495, 1997.

34.
BIZERRIL, M. X. A.1997BIZERRIL, M. X. A.; RAW, A. . Feeding specialization of two species of bats and the fruit quality of Piper arboreum in a central Brazilian gallery forest. Revista de Biología Tropical, Costa Rica, v. 45, n.2, p. 913-918, 1997.

35.
BIZERRIL, M. X. A.1997BIZERRIL, M. X. A.; GASTAL, M. L. . Fruit phenology and mammal frugivory in Renealmia alpinia (Zingiberaceae) in a gallery forest of central Brazil. Revista Brasileira de Biologia, Brasil, v. 57, n.2, p. 305-309, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BIZERRIL, M. X. A.; SOARES, C. C. (Org.) ; SANTOS, J. P. (Org.) . Um lugar chamado Canastra. Atibaia: Instituto Pró-carnívoros, 2008. 79p .

2.
BIZERRIL, M. X. A.. Módulo 2: Processos biológicos na captação e transformação da matéria e energia. 01. ed. Brasília: Consórcio Setentrional - Licenciatura em Biologia a distância, 2007. v. 01.

3.
BIZERRIL, M. X. A.. Vivendo no cerrado e aprendendo com ele. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva e Conservação Internacional, 2004.

4.
BIZERRIL, M. X. A.; GASTAL, M. L. . Metodologia da Pesquisa Científica. Florianópolis SC: Fundação Universitária Iberoamericana, 2003. v. 1. 67p .

5.
BIZERRIL, M. X. A.. Educação Ambiental - Curso Básico a Distância: Guia do aluno e caderno de atividades. 2. ed. Brasília: Fundação Universitária de Brasília, 2001. 46p .

Capítulos de livros publicados
1.
BIZERRIL, MARCELO. Universities in Transition to Sustainability: Challenges and Opportunities for the Campus of the University of Brasilia in Planaltina. In: Leal Filho W.; Frankenberger F.; Iglecias P.; Mülfarth R.. (Org.). World Sustainability Series. 1aed.Cham: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 361-370.

2.
PAULINO, F. O. ; BIZERRIL, M. X. A. ; MENDES, J. S. ; PEDROSA, L. L. ; GALLO, M. B. . Comunicação Comunitária: Transformação Social e Metodologias de Avaliação. In: Sonia Virgínia Moreira; Daniela Cristiane Ota. (Org.). Comunicação, mídia e cultura : estudos Brasil - Estados Unidos = Communication, media and culture : Brazil - US studies. 1aed.São Paulo; Campo Grande: Intercom; Ed. UFMS, 2018, v. , p. 173-179.

3.
BIZERRIL, M.. FUP 10+10. In: Regina Saraiva; Janaína Diniz; Mônica Nogueira. (Org.). FUP 10 anos: um campus por inteiro. 1aed.Brasília: FUP - UnB, 2017, v. , p. 71-77.

4.
LOPES, E. A. M. ; MARTINS, N. P. ; MOLINA, M. C. ; BIZERRIL, M. X. A. . Um olhar sobre as experiências: reflexões a partir das monografias da Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática. In: Molina, M.C.. (Org.). Licenciaturas em educação do campo e o ensino de ciências naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. 1aed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017, v. 2, p. 395-429.

5.
ZANCUL, M. S. ; BIZERRIL, M. X. A. ; LOPES, E. A. M. ; SILVA, T. A. L. ; FRANCO, L. S. . O papel do curso de licenciatura no fortalecimento da identidade docente do professor de ciências em formação. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros. (Org.). Presente y futuro de la docencia universitaria. 1aed.Barbadás: Educacíon Editora, 2016, v. , p. 189-193.

6.
CLAUDIO, G. C. ; BIZERRIL, M. . O ensino de ciências no contexto da medida socioeducativa de internação: desafios e possibilidades. In: Juliana Eugênia Caixeta; Maria do Amparo Sousa; Paulo França Santos. (Org.). EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: mediações possíveis em tempo de inclusão. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 255-272.

7.
BIZERRIL, M.; MARCHINI, S. . Educação e comunicação na mitigação de conflitos entre gente e carnívoros. In: Sandra Cavalcanti; Rogério Cunha de Paula; Rose Morato. (Org.). Conflitos com mamíferos carnívoros: uma referência para o manejo e a convivência. 1ed.Brasília: ICMBio, 2015, v. , p. 95-100.

8.
BIZERRIL, M.. Gestão participativa em uma equipe em formação: o caso do campus de Planaltina da Universidade de Brasília. In: Margarida Mano. (Org.). Roteiro do plane(j)amento estratégico: percursos e encruzilhadas do Ensino Superior no espaço da Língua Portuguesa. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015, v. , p. 488-493.

9.
BIZERRIL, M. X. A.. Oportunidades e desafios para a educação do campo a partir do 'Seminário de formação para o trabalho interdisciplinar na área de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo'.. In: Mônica Castagna Molina. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. 1ed.Brasília: MDA (Série NEAD Debate; 23), 2014, v. , p. 111-125.

10.
LOPES, E. A. M. ; BIZERRIL, M. X. A. . Vídeo e Educação do Campo: novas tecnologias favorecendo o ensino de Ciências Interdisciplinar. In: Mônica Castagna Molina. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. 1ed.Brasília: MDA (Série NEAD Debate; 23), 2014, v. , p. 201-229.

11.
PAULA, R. C. ; RODRIGUES, F. H. G. ; BIZERRIL, M. ; SONGSASEN, N. ; EIZIRIK, E. ; MORATO, R. ; SANTOS, J. P. ; AZEVEDO, F. C. ; MAY JR., J. ; SOARES, C. C. ; ROCHA, F. L. ; ARRAIS, R. C. . The Maned Wolf Conservation Project: Serra Da Canastra, Minas Gerais, Brazil. In: Adriana G. Consorte-McCrea; Eliana Ferraz Santos. (Org.). Ecology and Conservation of the Maned Wolf: Multidisciplinary Perspectives. 1ed.Londres: CRC Press, 2013, v. , p. 150-175.

12.
BIZERRIL, M.. História, sociedade e universidade. In: João Batista de Oliveira Filho; Rejane A. de Oliveira; Regina Coelly F. Saraiva; Leonio M. Gomes; Luiza Paula A. de Oliveira. (Org.). Memórias de gerações. 1ed.Brasília: Fundo Nacional de Cultura - MinC, 2013, v. , p. 237-239.

13.
BIZERRIL, MARCELO X. A.; SOARES, C. C. ; Santos, Jean Pierre . Linking community communication to conservation of the maned wolf in central Brazil. In: John Blewitt. (Org.). The media, animal conservation and environmental education. 1ed.Oxon/New York: Routledge, 2013, v. , p. 815-827.

14.
BIZERRIL, M. X. A.; Louzada da Silva, D. ; ROCHA, D. M. S. ; PERES, J. ; FURONI, G. . Percepção de alunos de ensino fundamental sobre a biodiversidade: relações entre nomes de organismos, mídia e periculosidade. In: Eliane Mendes Guimarães; Juliana Eugênia Caixeta. (Org.). TRILHAS E ENCONTROS: mediações e Reflexões sobre o Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 49-62.

15.
BIZERRIL, M. X. A.; GUERROUE, J. L. . FUP: a construção coletiva de um campus interdisciplinar. In: Saraiva, R.C.F.; Diniz, J.D.A.S.. (Org.). Universidade de Brasília: trajetória da expansão nos 50 anos. 1ed.Brasília: Decanato de Extensão, 2012, v. , p. 23-30.

16.
ROCHA, F. L. ; BIZERRIL, M. X. A. . Promoção da Saúde na Serra da Canastra: aliando Preservação ambiental e saúde pública. In: Fernando Oliveira Paulino. (Org.). Comunicação e saúde. 1ed.Brasília: Casa das Musas, 2009, v. , p. 155-169.

17.
BIZERRIL, M. X. A.. Frutos do Cerrado. In: Fonseca, F.O.. (Org.). Águas Emendadas. 1aed.Brasília: Seduma, 2008, v. , p. 168-173.

18.
BIZERRIL, M. X. A.. Processos biológicos na captação e transformação da matéria em energia: Texto-base. In: Bizerril, M.X.A.. (Org.). Módulo 2: Processos biológicos na captação e transformação da matéria e energia. Brasília: Consórcio Setentrional, 2007, v. , p. -.

19.
BIZERRIL, M. X. A.. Metodologia Científica para Biologia. In: Bizerril, M.X.A.. (Org.). Módulo 2: Processos biológicos na captação e transformação da matéria e energia. Brasília: Consórcio Setentrional, 2007, v. , p. -.

20.
BIZERRIL, M. X. A.. Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais. In: Joana d'Arc Bicalho Félix. (Org.). Aprendendo a aprender. Brasília: UniCEUB, 2004, v. 9, p. 8-96.

21.
R.P.B. Henriques ; BIZERRIL, M. X. A. ; T. Kohlsdorf . Abundância, riqueza e seleção de hábitat de pequenos mamíferos dos cerrados do Brasil Central.. In: Leite, L.L.; Saito, C.H.. (Org.). Contribuição ao conhecimento ecológico do Cerrado. Brasília: Edunb, 1997, v. 1, p. 127-130.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BIZERRIL, MARCELO. A interiorização das universidades federais foi um acerto estratégico para o Brasil. Brasil de fato: uma visão popular do Brasil e do mundo, 23 out. 2018.

2.
BIZERRIL, M. X. A.. O cerrado no livro didático. Almanaque da Estação Ecológica de Águas Emendadas, Planaltina - DF, 10 out. 2006.

3.
BIZERRIL, M. X. A.. Um presente para a água. UniCEUB em Revista, Brasília, p. 46 - 46, 22 mar. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, S. L. ; CAIXETA, J. E. ; BIZERRIL, M. X. A. . A formação e as dimensões da saudade em uma unidade acadêmica. In: 7o Congresso Iberoamericano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2018), 2018, Fortaleza. Atas do CIAIQ 2018, 2018. v. 1. p. 288-297.

2.
BIZERRIL, MARCELO X. A.. A expansão das universidades federais brasileiras e sua potencial contribuição ao desenvolvimento do país. In: 8a Conferência FORGES, 2018, Lisboa. Anais da 8a. Conferência FORGES. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa, 2018.

3.
REHEM, H. M. F. ; BIZERRIL, M. X. A. . Juventude e as mídias: novas formas e espaços de aprendizagem. Investigando as preferências dos estudantes do ensino médio em escolas públicas do DF. In: XIX Encontro Internacional Virtual Educa Brasil, 2018, Salvador. Anais do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Brasil, 2018.

4.
BIZERRIL, M. X. A.. UNIVERSIDADE PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO NAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL. In: 7a Conferência FORGES, 2017, Maputo. Atas da 7a Conferência FORGES, 2017.

5.
LOPES, E. A. M. ; MOLINA, M. C. ; BIZERRIL, M. X. A. . A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA O PROCESSO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: Universidad 2016 - 10o Congreso Internacional de Educacíon Superior, 2016, Havana. Revista Congreso Universidad. La Habana: Editorial "Félix Varela", 2016.

6.
BIZERRIL, M.. Universidades em transição para a sustentabilidade: desafios e possibilidades para o campus da Universidade de Brasília em Planaltina. In: 6a Conferência FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2016, Campinas. Atas da 6a. Conferência FORGES. Lisboa: Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e REgiões de Língua Portuguesa, 2016.

7.
BIZERRIL, M. X. A.. Buscando indicadores do desempenho das universidades na construção das sociedades sustentáveis. In: XII CONLAB - Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas - XII CONLAB. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2015. p. 8032-8041.

8.
BIZERRIL, M.; ROSA, M. J. ; CARVALHO, T. . Universidades Sustentáveis: uma discussão a partir do caso de uma universidade portuguesa. In: 5a Conferência FORGES, 2015, Coimbra. Atas da 5a Comferência FORGES, 2015.

9.
MARTINS, N. P. ; BIZERRIL, M. X. A. . Articulações entre os temas geradores de Paulo Freire e a Educação Ambiental na escola. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Atas do X ENPEC, 2015.

10.
BIZERRIL, M. X. A.. Biodiversidade e Educação Ambiental em Espaços Educadores: a experiência do projeto Lobos da Canastra. In: VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade: 'o melhor de ambos os mundos', 2014, Bertioga. Anais da VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade:. São Paulo: SESC São Paulo, 2014. p. 102-107.

11.
LOIOLA, L. ; ZANCUL, M. S. ; BIZERRIL, M. X. A. . Uso de textos de divulgação científica no desenvolvimento de temas de Educação em Saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia - SP. Anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

12.
BIZERRIL, M. X. A.. A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar. In: 3a Conferência da FORGES - Política e gestão da Educação Superior nos paises e regiões de língua portuguesa, 2013, Recife. Atas da 3a Conferência da FORGES - Política e gestão da Educação Superior nos paises e regiões de língua portuguesa. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2013. p. 1-11.

13.
LOPES, E. A. M. ; ZANCUL, M. S. ; BIZERRIL, M. X. A. . A ESCOLHA PELA CARREIRA DOCENTE: OS CASOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013, Girona. Reviista Enseñanza de las Ciencias, 2013. v. extra. p. 1937-1941.

14.
BIZERRIL, M. X. A.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DAS FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013, Girona. Revista Enseñanza de las Ciencias, 2013. v. extra. p. 410-414.

15.
COSTA, R. M. R. ; BIZERRIL, M. X. A. . Conversando nas aulas de ciências do EJA: a prática interativa por meio dos produtos da comunicação social e da abordagem temática. In: IV ENEBio (Encontro Nacional de Ensino de Bologia), 2012, Goiânia. Anais do IV ENEBio, 2012.

16.
MENDES, J. S. ; PAULINO, F. O. ; BIZERRIL, M. X. A. ; PEDROSA, L. L. ; SANTOS, E. M. ; COELHO, J. F. G. ; GALLO, M. B. . Community Communication and Societal Accountability actions to preserve Planaltina Historical Heritage and Cultural Diversity. In: IAMCR 2011, 2011, Istambul. IAMCR book of Abstracts, 2011.

17.
BIZERRIL, M. X. A.; PAULINO, F. O. ; PEDROSA, L. L. ; COELHO, J. F. G. ; MENDES, J. S. ; SANTOS, E. M. . The role of the university in promoting community communication: the University of Brasilia s Community Communication for Citizenship Research Group. In: Communication and Citizenship IAMCR Conference, 2010, Braga, Portugal. Book of Abstracts: Community Communication Section. Braga: Universidade do Minho, 2010.

18.
BIZERRIL, M. X. A.; ANDRADE, L. G. ; PEREIRA, I. A. ; SOUZA, D. O. ; COUTINHO, M. L. ; ROCHA, D. M. S. . Projeto Nosso Campus: uma experiência de implantação da educação ambiental em um campus universitário em formação. In: VI Congreso Iberoamericano de Educacíon ambiental, 2009, San Clemente de Tuyu. Resúmenes del VI Congreso Iberoamreicano de educacíon ambiental, 2009.

19.
BIZERRIL, M. X. A.; Louzada da Silva, D. ; ROCHA, D. M. S. ; PERES, J. ; FURONI, G. . Percepção de alunos de ensino fundamental sobre a biodiversidade: relações entre nomes de organismos, mídia e periculosidade. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. ANAIS DO VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007.

20.
BIZERRIL, M. X. A.; Faria, D.S. . Processos de formação de professores e o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas do Distrito Federal.. In: II EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2003, São Carlos - SP. Anais do II Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: abordagens epistemológicas e metodológicas. São Carlos: UFSCar, 2003.

21.
BIZERRIL, M. X. A.. Percepção ambiental de estudantes e o tratamento dado ao Cerrado pelas escolas no Distrito Federal.. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais de trabalhos completos do VI Congresso de Ecologia do Brasil. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2003. p. 567-568.

22.
Macedo, L.D. ; BIZERRIL, M. X. A. . Conhecendo o perfil dos visitantes de parques urbanos: o caso do Parque Olhos D?Água.. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais de trabalhos completos do VI Congresso de Ecologia do Brasil. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2003. p. 183-184.

23.
L.A.M. Garcia ; BIZERRIL, M. X. A. . Projeto Bioma Virtual: revendo o conceito de ambiente de aprendizagem.. In: X Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED., 2003. Resumos do X Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED., 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, E. A. M. ; BIZERRIL, MARCELO X. A. . O vídeo como ferramenta no processo formativo de licenciandos em educação do campo. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings f the 2d International Congress of Science Education, 2014. v. 15. p. 199-199.

2.
BIZERRIL, MARCELO X. A.. Exercícios de elaboração de currículos de ciências e educação ambiental na formação inicial e continuada de professores. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings f the 2d International Congress of Science Education, 2014. v. 15. p. 81-81.

3.
BIZERRIL, MARCELO X. A.; Costa, E.M.M. ; OLIVEIRA, A. M. . A experiência da disciplina Trabalhos de Campo na formação inicial de professores de ciências. In: 2d International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings f the 2d International Congress of Science Education, 2014. v. 15. p. 221-221.

4.
LOPES, E. A. M. ; BIZERRIL, M. X. A. . VÍDEO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013, Brasília. Caderno de resumos do I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013. v. 1. p. 12-12.

5.
SANTOS, F. C. A. ; BIZERRIL, M. X. A. . PROPOSIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. In: I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013, Brasília. Caderno de resumos do I Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013. v. 1. p. 22-22.

6.
MARTINS JR, E. ; BIZERRIL, M. X. A. . Filmes de cidadania: problematizando o ensino de ciências por meio da educomunicação. In: 63a. Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais da 63a. Reunião Anual da SBPC, 2011.

7.
BIZERRIL, M. X. A.; CIROTTO, P. A. ; HOFS, F. . Gente e lixo: um estudo no ambiente universitário. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville. Anais do V Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CLAUDIO, G. C. ; BIZERRIL, M. X. A. . O ensino de ciências no contexto educacional de uma Unidade de Internação de Adolescentes do Distrito Federal: mediações possíveis. In: 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Cadernos de resumos da 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, 2014.

2.
OGATA, R. S. ; BIZERRIL, M. X. A. ; FELFILI, J. M. . Uso de um viveiro de mudas nativas do cerrado como estratégia de educação ambiental em uma escola pública de Planaltina-DF. In: 63a Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais da 63a reunião Anual da sBPC, 2011.

3.
BIZERRIL, M. X. A.; SOARES, C. C. ; ROCHA, F. L. ; CUNHA, R. ; RODRIGUES, F. H. G. ; SANTOS, J. P. ; ARRAIS, R. C. . Nature, culture and local history: the environmental education program of the Maned-wolf Conservation Project in the Serra da Canastra, Brazil. In: 5th World Environmental Education Congress, 2009, Montreal. Abstract Book - Earth our common home. 5th WEEC. Montreal, 2009.

4.
ROCHA, F. L. ; ARRAIS, R. C. ; PEDROSA, L. L. ; SANTOS, J. P. ; RODRIGUES, F. H. G. ; PAULA, R. C. ; CAMOLEZE, M. ; JANSEN, A. M. ; DANDREA, P. S. ; BIZERRIL, M. X. A. . Health promotion at Serra da Canastra national park: bringing together public health and environmental conservation. In: 10th International Mammalogical Congress, 2009, Mendoza. Abstracts IMC 10, 2009.

5.
PAULA, R. C. ; RODRIGUES, F. H. G. ; MORATO, R. ; EIZIRIK, E. ; SANTOS, J. P. ; ROCHA, F. L. ; ARRAIS, R. C. ; BIZERRIL, M. X. A. . Maned wolf conservation strategies in the Serra da Canastra region, Brazil. In: 10th International Mammalogical Congress, 2009, Mendoza. Abstracts IMC 10, 2009.

6.
NUNES, A. C. G. ; BIZERRIL, M. X. A. . O uso popular das plantas medicinais do cerrado no Distrito Federal. In: LVII Congresso Brasileiro de Botânica, 2006, Gramado RS. Anais do 57o Congresso Brasileiro de Botânica, 2006.

7.
BIZERRIL, M. X. A.. Um livro paradidático e a internet como apoio à Educação Formal sobre o Cerrado. In: I Congresso Regional de Educação Ambiental para a conservação do Cerrado, 2005, Quirinópolis - GO. Resumos do I Congresso Regional de Educação Ambiental para a conservação do Cerrado, 2005.

8.
Godoy, M.A. ; BIZERRIL, M. X. A. ; Louzada da Silva, D. . Avaliação dos programas de educação ambiental em zoológicos brasileiros. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Resumos do XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004.

9.
Amaral, A.C. ; BIZERRIL, M. X. A. . Análise de estudos florísticos e fitossociológicos em cerrado stricto sensu.. In: 54o Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém. Resumos do 54o Congresso Nacional de Botânica, 2003.

10.
Ramiro, C. ; Carvalho, J.P. ; BIZERRIL, M. X. A. . Percepção dos motoristas em relação aos atropelamentos de animais silvestres em rodovias do Brasil Central.. In: Simpósio Ecologia e Biodiversidade do Cerrado, 2002, Brasília. Anais do Simpósio Ecologia e Biodiversidade do Cerrado, 2002. p. 47.

11.
BIZERRIL, M. X. A.. Análise das atitudes de estudantes em relação ao Cerrado. In: Simpósio Ecologia e Biodiversidade do Cerrado, 2002, Brasília. Anais do Simpósio Ecologia e Biodiversidade do Cerrado, 2002. p. 42.

12.
RODRIGUES, F. H. G. ; Hass, A. ; BIZERRIL, M. X. A. ; Lacerda, A.C.R ; Grando, R.S.C. ; Silva, W.R. . The maned wolf and the wolf fruit.. In: 3rd International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal, 2000, São Pedro. Abstracts of the 3rd International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal, 2000. p. 249.

13.
BIZERRIL, M. X. A.; RODRIGUES, F. H. G. ; Hass, A. . Who eats Dimorphandra mollis fruits in the Brazilian Cerrado?. In: 3rd International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal, 2000, São Pedro. Abstracts of the 3rd International Symposium-Workshop on Frugivores and Seed Dispersal, 2000. p. 143.

14.
Mendes-Filho, G. ; BIZERRIL, M. X. A. . A escola e a conservação das matas de galeria: uma experiência vivenciada no Riacho Fundo ? DF. In: 52ª Reunião Anual da SBPC., 2000, Brasília. Resumos da 52ª Reunião Anual da SBPC., 2000.

15.
Freitas, M.J. ; BIZERRIL, M. X. A. . Introdução da educação ambiental nos conteúdos programáticos de história no ensino fundamental. In: 52ª Reunião Anual da SBPC., 2000, Brasília. Resumos da 52ª Reunião Anual da SBPC., 2000.

16.
Reis, M.L. ; BIZERRIL, M. X. A. ; Louzada da Silva, D. . Registro de primatas recebidos pelo Jardim Zoológico de Brasília e suas implicações na conservação. In: VIII Congresso Brasileiro de Primatologia e V Reunião Latino-Americana de Primatologia, 1997, João Pessoa. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Primatologia e V Reunião Latino-Americana de Primatologia, 1997. p. 158.

17.
Reis, M.L. ; BIZERRIL, M. X. A. ; Louzada da Silva, D. . Manejo de Ariranha (Pteronoura brasiliensis) no Jardim Zoológico de Brasília - Medidas buscando solucionar a criação de filhotes.. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoológicos, III Encontro Internacional de Zoológicos e I Encontro de Zoológicos do Mercosul., 1997, Esteio. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Zoológicos, III Encontro Internacional de Zoológicos e I Encontro de Zoológicos do Mercosul., 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
BIZERRIL, M. X. A.. Universities in transition to sustainability: challenges and opportunities for the campus of the University of Brasilia in Planaltina.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BIZERRIL, M. X. A.; BATISTA, M. B. O. ; ALMEIDA, A. ; ASSIS, T. . A ELABORAÇÃO DE UM VIDEO E A FORMAÇÃO AMBIENTAL DO EXTENSIONISTA: O CASO DO PARQUE SUCUPIRA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BIZERRIL, M. X. A.. O papel do livro didático no conhecimento da biodiversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BIZERRIL, M. X. A.. As manchetes que ainda não li sobre o campus da UnB em Planaltina (e sobre a expansão universitária no Brasil) 2017 (Ensaio).

2.
BIZERRIL, M.. O tesouro da capital. Lisboa: Chiado, 2016 (Literatura Infanto-Juvenil).

3.
BIZERRIL, M. X. A.. Um campus com fome de quê? 2015 (Ensaio).

4.
BIZERRIL, M. X. A.. Como os pioneiros de 62 2012 (Ensaio).

5.
BIZERRIL, M.. Savanas. São Paulo: Saraiva, 2011 (Literatura Infanto-Juvenil).

6.
BIZERRIL, M. X. A.; ROCHA, F. L. ; CUNHA, R. . Viver com sabedoria, viver com qualidade. Atibaia-SP: Instituto Pró-carnívoros, 2009 (Cartilha educativa).

7.
BIZERRIL, M.. Outros quinhentos. São Paulo: Saraiva, 2008 (Literatura Infanto-Juvenil).

8.
L.A.M. Garcia ; BIZERRIL, M. X. A. . Bioma virtual: relações entre comunidades ecológicas e virtuais. 2003 (Ensaio).

9.
BIZERRIL, M. X. A.. A educação ambiental: enfoques e dificuldades 2003 (Ensaio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Sousa-Filho, F. ; BIZERRIL, M. X. A. . Plano de Controle Ambiental do Polo 03 - Lote 02 - Projeto Orla.. 1997.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BIZERRIL, M. X. A.; GONCALVES, F. C. ; SAMPAIO, A. F. ; ARRAIS, A. A. M. ; SOUZA, C. M. ; FERNANDES, H. M. C. ; REHEM, H. M. F. ; MOREIRA, J. M. C. ; EVANGELISTA, L. O. . Escola Parque da Natureza da Brazlândia. 2017. (Vídeo).

2.
BIZERRIL, M. X. A.. Pense o cerrado (Disponível em https://vimeo.com/110303426). 2014. (Vídeo).

3.
BIZERRIL, M. X. A.; DIAS, W. . Oficina de produção audiovisual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, A. ; ASSIS, T. ; BATISTA, M. B. O. ; BIZERRIL, M. X. A. . Sucupira: a união faz o parque (Disponível em http://vimeo.com/37317295). 2011. (Vídeo).

5.
BIZERRIL, M. X. A.; GASTAL, M. L. ; FARIA, A. C. M. . A ciência que a gente vê no cinema (Disponivel em http://vimeo.com/22653943). 2010. (Vídeo).

6.
BIZERRIL, M. X. A.; PEDROSA, L. L. ; ROCHA, F. L. . Rádio Saúde: cuide de sua família (Disponivel em http://vimeo.com/6391391). 2009. (Vídeo).

7.
BIZERRIL, M. X. A.; PAULINO, F. O. ; MENDES, J. S. ; PEDROSA, L. L. . I Curso de Comunicação Comunitária para a educação ambiental da Canastra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BIZERRIL, M. X. A.. O pior é que o bicho é bonito: convivendo com o lobo-guará (Disponivel em http://vimeo.com/11825505). 2008. (Vídeo).

9.
BIZERRIL, M. X. A.; Oliveira, T.F . Aprendendo sobre morcegos. 2008. (Vídeo).

10.
PAULINO, F. O. ; BIZERRIL, M. X. A. ; MENDES, J. S. . Congado e cultura em São Roque de Minas (Disponivel em http://vimeo.com/5438280). 2008. (Vídeo).

11.
BIZERRIL, M. X. A.. Educação ambiental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BIZERRIL, M. X. A.. Projeto Cine Lobo: As belezas naturais da Canastra (Disponivel em http://vimeo.com/11468574). 2007. (Vídeo).

13.
RODRIGUES, F. H. G. ; BIZERRIL, M. X. A. ; EIZIRINK, E. ; MORATO, R. ; CUNHA, R. . II Curso de Conservação de Carnívoros Silvestres. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
RODRIGUES, F. H. G. ; CUNHA, R. ; BIZERRIL, M. X. A. ; MORATO, R. ; EIZIRINK, E. . I Curso de Conservação de Carnívoros Silvestres. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
BIZERRIL, M. X. A.. Projeto Lobo-guará na Serra da Canastra. 2004. (Vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VILLAS BOAS, R. L.; BIZERRIL, M. X. A.; GOMES, A. L.. Participação em banca de Simone Menezes da Rosa. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educacionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

2.
RANCURA, K. G.; BIZERRIL, M. X. A.; SILVA, R. L. F.; CRUZ, J. B.. Participação em banca de Bruna Toricelli. Expedição Campina dos Leites: uma construção participativa sob a ótica do jovem morador local. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Conservação da Fauna) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
NOGUEIRA, M. C. R.; LARAIA, R. B.; MELATTI, J. C.; BIZERRIL, MARCELO X. A.. Participação em banca de Alessandro Mariano Rodrigues. O Kayapó (Mêtyktire) e o fogo: narrativas e práticas observadas no tempo e no espaço. 2017. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília.

4.
HANAI, F. Y.; BIZERRIL, MARCELO X. A.; NISHIKAWA, D. L.. Participação em banca de Flávia Regina Maria. O cinema como instrumento de sensibilização ambiental para conservação da água. 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
PASSOS, C. J. S.; ARAUJO, C. L.; RESENDE, V. M.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Igor Proença do Espírito Santo. Participação social nas diretrizes de gestão e manejo da Estação Ecológica de Águas Emendadas. 2016. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília.

6.
VILLAS BOAS, R. L.; NOGUEIRA, M. P.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Wellington de Oliveira. Cidade: território de experiência do teatro em comunidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

7.
STRIEDER, R. B.; BIZERRIL, MARCELO X. A.; CARLOS, J. G.. Participação em banca de Roseane Freitas Fernandes. Educação CTS e interdisciplinaridade: perspectivas para professores do Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

8.
AVILA, M.; NUNES, A.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Ricardo Borges Oliveira. Comunicação organizacional integrada na Universidade de Brasília: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade de Brasília.

9.
AVANZI, M. R.; BIZERRIL, M. X. A.; SORRENTINO, M.. Participação em banca de Guilherme Baroni Morales. (Re)conhecendo nosso ambiente: uma adaptação de diagnóstico participativo para apreensão, reflexão e ação sobre a realidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

10.
L.A.M. Garcia; LAYRARGUES, P. P.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Felipe Mendes dos Santos Cardia. Representações sociais do Cerrado por licenciandos e professores da rede pública do Distrito Federal. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

11.
GASTAL, M. L.; BIZERRIL, M. X. A.; FONSECA, M. C. F. R.. Participação em banca de Elisangela Caldas Braga Cavalcante. Cinema na cela de aula: o uso de filmes no ensino de biologia para a EJA prisional. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

12.
GASTAL, M. L.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Roni Ivan Rocha de Oliveira. A utilização de espaços não-formais de educação como estratégia para a promoção de aprendizagens significativas sobre a evolução biológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

13.
GASTAL, M. L.; AVANZI, M. R.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Antônio Cláudio de Araújo Jr.. Histórias de vida penduradas em cordel: uma experiência de troca de saberes no ensino de biologia para jovens e adultos. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

14.
COSTA, I.; BIZERRIL, M. X. A.; RABELO, M.. Participação em banca de Marcos Fernandes Sobrinho. A luz, suas naturezas, sua propagação, o LASER e algumas aplicações: um texto paradidático de apoio. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

15.
GASTAL, M. L.; BIZERRIL, M. X. A.; Pato, C.M.L.. Participação em banca de Patrícia Rosa Ferreira. Um exame de objetivos didático-pedagógicos de visitas ao Jardim Zoológico realizadas por professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, com foco no ensino de ciências. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

16.
BARBOSA, P. M. M.; BIZERRIL, M. X. A.; GONTIJO, B. M.. Participação em banca de Paula Ribeiro Coelho. Reforma agrária e conservação da mata atlântica: minimizando os impactos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
MOLINA, M. C.; SA, L. M. B. M.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Joana Mattei Faggin. Reforma agrária, sustentabilidade e participação: o caso do Projeto de Desenvolvimento Sustentável São Luiz, Cajamar SP. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

18.
MORAIS, H. C.; DINIZ, I. R.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Pedro Augusto Silva Cirotto. Comparação da fauna de lagartas folívoras (Lepdoptera) em Roupala montana Aubl. en cerrado e borda de mata de galeria. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

19.
R.P.B. Henriques; GRIBEL, R.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Rafael Nunes Zardo. Impacto da extração de frutos na demografia do pequi (Caryocar brasiliense) no cerrado do Brasil Central. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

20.
MOTTA, P.; PAPAVERO, N.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de José Hélio de Souza. Os Aracnídeos (Arachnida:Aranae, Scorpiones) na comunidade quilombola de Mesquita, Goiás: um estudo de caso sobre a etnobiologia. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade de Brasília.

21.
RODRIGUES, F. H. G.; BIZERRIL, M. X. A.; AZEVEDO, F. C. C.. Participação em banca de Lucía Corral Hurtado. Avaliação da predação de criações domésticas por lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) no entorno do PArque Nacional da Serra da Canastra, MG. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
R.P.B. Henriques; BIZERRIL, M. X. A.; Colli, G.R.; MARINHO-FILHO, J. S.. Participação em banca de Kena Ferrari Moreira. Ecologia de uma população de tatu-galinha (Dasypus septemcinctus, Xenarthra, Dasypodidae) no Cerrado do Brasil central. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

23.
MARINHO-FILHO, J. S.; RODRIGUES, F. H. G.; AGUIAR, L. M.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Tathiana Bagatini de Alcântara. Evolução dos índices de atropelamento de vertebrados silvestres nas rodovias do entorno da Estação Ecológica de Águas Emendadas, DF Brasil, e eficácia de medidas mitigadoras. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

24.
BIZERRIL, M. X. A.; R.P.B. Henriques; Colli, G.R.. Participação em banca de Pablo Sebastian Tavares Amaral. Estudo das populações e comunidades de pequenos mamíferos em fragmentos de cerradão no Brasil central. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

25.
BIZERRIL, M. X. A.; E.M. Vieira; ROMANOWSKI, H. P.; HARTZ, S. M.. Participação em banca de Graciela Bernardi Horn. A assembléia de pequenos mamíferos da floresta Paludosa do Faxinal, Torres, RS: sua relação com a borda e o roedor Akodon montensis (Rodentia, Muridae) como potencial dispersor de sementes endozoocóricas. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

26.
BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Cristiane Alves da Silva Albuquerque. Políticas públicas do Distrito Federal para educação ambiental. 2004. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília.

27.
BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Viviane Duarte Rocha. Panorama dos programas de Educação Ambiental do Distrito Federal: Estação Ecológica de Águas Emendadas, Jardim Botânico de Brasília, Jardim Zoológico e Parque Nacional de Brasília. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

28.
BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Magda Verçosa Carvalho Branco Silva. Gestão de laboratórios de biociências de instituições de ensino superior. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

29.
Dias, G.F.; Rocha, A.J.A.; BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Ivan Freitas Navarro. A implantação de um projeto de educação ambiental: avaliação dos impactos ocorridos no campus I da Universidade Católica de Brasília. 2002. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília.

Teses de doutorado
1.
ZANCUL, M. C. S.; BIZERRIL, MARCELO X. A.; VIVEIRO, A. A.; KATO, D. S.; TEIXEIRA, L. A.. Participação em banca de Talita Mazzini Lopes. Ações de formação continuada baseadas na pedagogia dialógica, para inserção da educação ambiental crítica em escolas públicas. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
ZANCUL, M. C. S.; BIZERRIL, M. X. A.; GUIMARAES, L. B.; VIVEIRO, A. A.; BADIA, D. D.. Participação em banca de Miriam Suleiman. O cinema na formação contínua de educadores ambientais. 2016. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
OLIVEIRA, H. T.; BIZERRIL, M. X. A.; BRAGA, F. M.; ROCHA, V. J.; CARVALHO, L. M.. Participação em banca de Mayla Willik Valenti Roese. Educação ambiental e a conservação de animais predadores de topo de cadeia no entorno de áreas protegidas. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
ZANCUL, M. C. S.; BIZERRIL, M. X. A.; VIVEIRO, A. A.; MATHEUS, C. E.; SOSSAE, F. C.. Participação em banca de Alexandre Harlei Ferrari. De Estocolmo, 1972 a Rio+20, 2012: o Discurso Ambiental e as Orientações para a Educação Ambiental nas Recomendações Internacionais. 2014. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
GASTAL, M. L.; Pato, C.M.L.; Muniz, C.A.; BIZERRIL, M. X. A.; AVANZI, M. R.. Participação em banca de Nurit Bensusan. Museus de ciência: uma ferramenta de construção ou em construção?. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
Faria, D.S.; BIZERRIL, M. X. A.; Sato, M.; Chalub, L.; L.A.M. Garcia; Rodrigues, M.S.. Participação em banca de Raul Luiz de Melo Dusi. Estudo sobre programas de Educação ambiental no Brasil e a questão da sustentabilidade ambiental. 2006. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

7.
Hay, J.D.; BIZERRIL, M. X. A.; R.P.B. Henriques; Vieira, R.F.; Collevatti, R.G.. Participação em banca de Delano Moody Simões da Silva. Estudo populacional, fenologia, crescimento e efeito de poda em Lychnophora ericoides Mart. (Compositae). 2005. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

8.
BIZERRIL, M. X. A.. Participação em banca de Fernanda Patrícia Pinheiro Lopes. Floresta Estacional Decidual: Frugivoria e Qualidade Ambiental. 2004. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
BIZERRIL, M. X. A.; R.P.B. Henriques; MIRANDA, G. H. B.. Participação em banca de Adriana Bocchiglieri. Ecologia de comunidades de mamíferos de médio e grande porte no Cerrado. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade de Brasília.

2.
MARINHO-FILHO, J. S.; BIZERRIL, M. X. A.; AGUIAR, L. M.. Participação em banca de Luiz Agostinho Menezes da Silva. Estrutura de uma taxocenose de morcegos na Resarva Ecológica Maurício Dantas, sertão de Pernambuco. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BIZERRIL, M. X. A.; RAMOS, W.; MONTEIRO, M. M.. Concurso para professor adjunto área de biologia - educação a distância. 2009. Universidade de Brasília.

2.
BIZERRIL, M. X. A.; GASTAL, M. L.; SOUZA, M. G. M.. Professor Adjunto na área de ensino de biologia. 2006. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Paulo Freire na Educação em Ciências.Paulo Freire e a Educação Científica Humanizadora. 2018. (Seminário).

2.
Symposium on Sustainability in University Campuses - SSC 2017.Universities in transition to sustainability: challenges and opportunities for the campus of the University of Brasilia in Planaltina, Brasil. 2017. (Simpósio).

3.
VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Biodiversidade e Educação Ambiental em Espaços Educadores: a experiência do projeto Lobos da Canastra. 2014. (Congresso).

4.
I Encontro de Estudos Biológicos do Sudoeste Goiano.O Cerrado como tema para o ensino de ciências na educação básica. 2013. (Encontro).

5.
Seminário de Formação dos Educadores das Licenciaturas em Educação do Campo para o trabalho interdisciplinar nas Ciências naturais e Matemática.Licenciatura em Educação do Campo - FUP/UnB. 2013. (Seminário).

6.
Workshop internacional: O manejo do fogo como ferramenta para a prevenção de incêndios florestais.O papel da Cultura e da Participação comunitária no manejo do fogo. 2012. (Simpósio).

7.
Seminário das escolas de inserção da II Turma da Licenciatura em Educação do Campo. 2010. (Seminário).

8.
XXXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. Zoológicos: capacitando e multiplicando educadores. 2010. (Congresso).

9.
Simpósio sobre Mamíferos Selvagens.Educação e comunicação como ferramentas na conservação de mamíferos in situ. 2009. (Simpósio).

10.
III Conferência Nacional do Meio Ambiente.Delegado. 2008. (Outra).

11.
XXXII Congresso Anual da Sociedade de Zoológicos do Brasil. Trabalhos socioambientais (in situ e ex situ) de divulgação e conservação da natureza: desafios e possibilidades.. 2008. (Congresso).

12.
I Bienal do Livro de Goiás.O Cerrado no livro didático & O livro didático local. 2005. (Oficina).

13.
I Workshop Internacional do Lobo-guará - Análise de Viabilidade Populacional e de Habitats (PHVA).Percepção local e educação ambiental sobre o lobo-guará. 2005. (Outra).

14.
XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. Percepção ambiental e sua aplicação na conservação da fauna. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Clara Guaraldo Notaroberto. Um estudo sobre os processos de comunicação e desenvolvimento rural a partir das redes de agroecologia dos territórios da cidadania ?Alto Sertão Sergipano? e ?Agreste Alagoano?. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Nayara de Paula Martins. Currículo integrado no ensino superior tecnológico. Início: 2018. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Antônia Adriana Mota Arrais. Sustentabilidade e organização escolar. Início: 2017. Tese (Doutorado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Hipácia Miriam Fontes Rehem. Ferramentas de comunicação e o ensino do Cerrado no Ensino Médio. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Eloisa Assunção Lopes. Educomunicação na escola: possibilidades para o ensino de ciências. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hermínia Maria Campos Fernandes. Educação Ambiental como projeto escolar: o caso do projeto Alfabetização Ambiental e Ciclos Biológicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

2.
Cleide Maria de Souza. DA EDUCAÇÃO RURAL À EDUCAÇÃO NO CAMPO: CAMINHOS PERCORRIDOS POR ESCOLAS NO MEIO RURAL DO DISTRITO FEDERAL. 2018. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

3.
Adriana Morbeck Esteves. Permacultura e educação ambiental: uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal. 2017. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

4.
Bruna Alves Lopes dos Santos. CINÊNCIA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DO CINEMA PARA A (CONS)CIÊNCIA NO CONTEXTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

5.
Juliana Lopes Rodrigues de Sousa Viana. Avaliação e reestruturação do programa Reflorestar a partir da educação ambiental crítica. 2016. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

6.
Gislâine Cardoso Cláudio. O Ensino de Ciências no Contexto da Medida Socioeducativa de Internação. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

7.
Nayara de Paula Martins Silva. Articulações entre os temas geradores de Paulo Freire na promoção da educação ambiental na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

8.
Alcides Geraldo Hack. Noticia cidadã: o telejornal como ferramenta de ensino de ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

9.
Maria José Aguiar dos Reis Silva. Conceitos de Ciências para Educação do Campo a partir do Tema Agriculturas. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

10.
Priscylla Dayse Almeida Gonçalves Mendes. Plano Agricultura de Baixa Carbono (Plano ABC): sua elaboração no âmbito do Governo Federal e sua Implementação no Município de Formosa-GO. 2014. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

11.
Eloisa Assunção de Melo Lopes. Vídeo como ferramenta no processo formativo de licenciandos em educação do campo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, REUNI - MEC. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

12.
Rita Mara Reis Costa. Conversando nas aulas de ciências: um diálogo entre educomunicação e abordagem temática no EJA. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

13.
Esdras Martins Júnior. Filmes de cidadania: problematizando o ensino de ciências por meio da educomunicação. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

14.
Ana Constância Macedo Faria. O cinema e a concepção de ciência por estudantes do ensino médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

15.
Júlio de Fátimo Rodrigues de Melo. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de biologia: um estudo de caso. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

16.
Francisco César Alves Santos. Proposição de uma estratégia para o desenvolvimento do tema transversal meio ambiente no contexto do ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Samuel Loubach da Cunha. Para FUP, com afeto! Um estudo sobre a saudade e suas dimensões. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

2.
Marcelo Borges de Oliveira Batista. O video como ferramenta didática para o ensino de ecologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

3.
Roberto Shojirou Ogata. Uso de um viveiro de mudas nativas do cerrado como estratégia de educação ambiental em uma escola pública de Planaltina - DF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

4.
Raimundo N. Costa. Análise da Abordagem da Fauna Nativa na Literatura Infantil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

5.
Daniel Oliveira de Souza. Construção de uma Trilha Interpretativa como ação de educação ambiental com estudantes do Ensino Fundamental.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

6.
Thiago Furtado de Oliveira. Aprendendo sobre morcegos: programa de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental em Planaltina DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

7.
Felipe Carret Höfs. O conflito do movimento ambientalista em relação às Unidades de Conservação e às comunidades tradicionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

8.
Gabriele Pereira de Oliveira Rocha. O Uso de Panfletos na Propaganda e a Geração de Lixo em Áreas Públicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

9.
Alípio Pires Quintanilha. Avaliação sobre a eficácia de um livro paradidático sobre o Cerrado no ensino básico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

10.
Wilson Barnabé da Silva. O Parque Nacional de Brasília sobre a perspectiva dos alunos da escola classe do Núcleo rural Lago Oeste. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

11.
Rafael Nunes Zardo. Avaliação da produção de frutos em cerrado sensu stricto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

12.
Sergio Lopes Loiola. A internet como ferramenta da educação ambiental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

13.
Juscilene M. Peres. Percepção de adolescentes em relação às plantas carnívoras. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

14.
Geraldo de Almeida Neto. O papel do voluntariado em programas de educação ambiental: o caso do parque nacional de Brasília. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

15.
Pedro Nelson Carneiro Jr. Os prós e os contras de uma eventual transposição do rio São Francisco. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

16.
Marcelo Ferreira de Andrade Fernandes. Conhecimento dos alunos do ensino médio sobre a teoria da evolução. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

17.
Ana Carolina Gonçalves da Silva Nunes. O conhecimento popular a respeito da flora do cerrado como fonte de fitoterápicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

18.
Liana David Macedo. Estudo sobre o perfil do público visitante do Parque Ecológico Olhos d´Agua. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

19.
Janaína de Souza. Avaliação de projeto interdisciplinar de educação ambiental numa escola do DF. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

20.
Andrielle Câmara Amaral. Padrões de diversidade vegetal no Cerrado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

Iniciação científica
1.
Pedro Augusto Cirotto. Análise do comportamento humano em relação ao lixo em locais públicos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

2.
Rafael Nunes Zardo. Avaliação da produção de frutos em Cerrado stricto sensu. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.

3.
Vinícius Costa Ribeiro Pereira. Análise das tendências dos estudos sobre frugivoria e dispersão de sementes no Brasil. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:15:03