Sahda Marta Ide

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  • Última atualização do currículo em 20/10/2003


Possui graduação em Letras Vernáculas (Latim-Português) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1971), graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo(1975), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade 09 de Julho(1983), especialização em Técnicas Atuais do Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Caetano do Sul(1973), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo(1983), doutorado em Ciências (Psicologia Escolar) pela Universidade de São Paulo(1990), pós-doutorado pela Centre de Recherche Roland Houdon Foundation Les Cent Arpents(1992) e pós-doutorado pela Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse(1998). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Deficientes mentais. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Sahda Marta Ide
Nome em citações bibliográficas
IDE, S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educação.
BR 116, Km. 03 - Campus Universitário
Novo Horizonte
44031460 - Feira de Santana, BA - Brasil - Caixa-postal: 252
Telefone: (75) 2248084
Ramal: 8084
Fax: (75) 2248084
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1990
Doutorado em Ciências (Psicologia Escolar).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Construção da Leitura e Escrita: Proposta de Intervenção em Classe Especial para Deficientes Mentais, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: A confirmar.
Palavras-chave: Deficientes mentais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
1981 - 1983
Mestrado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A abrangência do campo semântico da criança portadora de deficiência mental,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: A confirmar.
Palavras-chave: Portadores de deficiência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1973 - 1973
Especialização em Técnicas Atuais do Ensino de Língua Portuguesa. (Carga Horária: 240h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Caetano do Sul.
1980 - 1983
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Faculdade 09 de Julho.
1972 - 1975
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
1968 - 1971
Graduação em Letras Vernáculas (Latim-Português).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


1993
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O literário de uma experiência: a construção do conhecimento de crianças deficientes mentais portadoras de Síndrome de Down e sua interação no contexto escolar comum, Ano de obtenção: 1993.
Palavras-chave: Deficientes mentais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 1998
Pós-Doutorado.
Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
1992 - 1992
Pós-Doutorado.
Centre de Recherche Roland Houdon Foundation Les Cent Arpents.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.


Formação Complementar


1995 - 1995
Intercâmbio Internacional.
Universitat Potsdam.
1994 - 1994
Intercambio Internacional.
Ecole D'educateurs Specialisées Lille.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2002 - Atual
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do Doutorado (UEFS/Universidade de Sherbrooke).
8/1999 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicomotricidade
Tópicos Especiais de Psicologia da Educação

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor aposentado

Atividades

1/1995 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Extensão e Cultura da FEUSP.
1987 - 1998
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Linhas de pesquisa
Educação Especial
1983 - 1998
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia
Metodologia e prática de ensino para deficientes mentais
Currículos, métodos, técnicas e recursos para o ensino de deficiente mental
Didática para licenciatura
Supervisão de estágio
Elementos de pedagogia e didática especial I e II
1/1995 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Representante titular dos Professores Associados no Conselho Departamental.
1997 - 1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante da comissão de extensão e cultura da FEUSP.
1/1996 - 12/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Subcomissão de Bolsas da Comissão de Pós-Graduação da FEUSP.
1/1994 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Pedagogia.
1/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão Interdepartamental de Extensão e Cultura(Vice-presidente).
1/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Representante suplente dos Professores Doutores no Conselho Departamental.
1/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia.
1/1988 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro da Comissão de liberação de recursos para custeio para participação de docentes do Departamento em eventos.
1993 - 1993
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A construção do conhecimento do deficiente mental: leitura e escrita
12/1990 - 12/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Representante titular dos Professores Doutores no Conselho Departamental.
1/1991 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia.
1/1990 - 12/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial do Ensino e Educação Comparada.
1/1988 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Representante titular dos Professores Mestres no Conselho Departamental.
1/1988 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro da Comissão Interdepartamental de Educação Especial para a elaboração do Projeto de Reformulação das Habilitações em Educação Especial.
1/1988 - 12/1989
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .



Linhas de pesquisa


1.
Educação Especial
2.
Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e a Alfabetização Escolar


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IDE, S. M.2002 IDE, S. M.. dificuldades de aprendizagem: uma indefinição.. Revista da FAEEBA, UNEB, v. 11, n.17, p. 57-64, 2002.

2.
IDE, S. M.2001IDE, S. M.. Necessidades educativas especiais-como avaliá-las?. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, v. 25, p. 53-66, 2001.

3.
IDE, S. M.2001IDE, S. M.. A pessoa com deficiência e o direito ao lazer. Cadernos de Educação, UEFS, v. ano 4, n.5, p. 37-46, 2001.

4.
IDE, S. M.1999IDE, S. M.. Pessoas com Necessidades Educativas Especiais: do currículo ao Programa de Intervenção Educativa. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 01, n.01, p. 05-13, 1999.

5.
IDE, S. M.1999IDE, S. M.. Modalidades educativas: uma escola para todos. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 01, n.02, p. 20-27, 1999.

6.
IDE, S. M.1997IDE, S. M.. A linguagem do Deficiente Mental: desafio à Educação. Pró-Fono, São Paulo, v. 09, n.02, 1997.

7.
IDE, S. M.1995IDE, S. M.. O jogo e o sucesso escolar. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 04, n.24, p. 9-18, 1995.

8.
IDE, S. M.1994IDE, S. M.. Aspectos gerais da Psicologia Soviética na Educação do Deficiente Mental. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 01, n.17, p. 22-27, 1994.

9.
IDE, S. M.1994IDE, S. M.. A identificação dos distúrbios de aprendizagem em sala de aula. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 01, n.18, p. 25-27, 1994.

10.
IDE, S. M.1994IDE, S. M.. A integração do Deficiente Mental em pré-escola comum: Relato de experiência. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 01, n.20, p. 11-19, 1994.

11.
IDE, S. M.1994IDE, S. M.. Les deficients metaux au Brésil. Empan (Toulouse), Paris, 1994.

12.
IDE, S. M.1993IDE, S. M.. Breve relato sobre Estudo do Campo Semântico da Criança Portadora de Síndrome de Down. Mensagem da APAE, São Paulo, v. 01, 1993.

13.
IDE, S. M.1992IDE, S. M.. Alfabetização e Deficiência Mental. Revista Brasileira de Educação Especial, São Paulo, v. 01, n.01, p. 41-49, 1992.

14.
IDE, S. M.1991IDE, S. M.. Alfabertização e a Deficiência Mental. Revista Integração, São Paulo, v. 01, n.12, p. 21-24, 1991.

15.
IDE, S. M.1991IDE, S. M.. Linguagem X Deficiência Mental Severa: retrato de uma pesquisa. Revista Integração, São Paulo, v. 01, n.15, p. 30-32, 1991.

16.
IDE, S. M.1990IDE, S. M.. Resenha do livro Educação Especial, de Vitor de Fonseca (Artmed, 1997). Cadernos de Didática da Faculdade de Educação da Usp, São Paulo, 1990.

17.
IDE, S. M.1989IDE, S. M.. Criança Deficiente: problemas de linguagem. Viver Revista de Psicologia, São Paulo, v. 01, n.14, p. 09-09, 1989.

18.
IDE, S. M.1986IDE, S. M.. Resenha do livro Alfabetização: dilemas da prática, de Sônia Kramer. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 1, n.jul/dez-86, 1986.

19.
IDE, S. M.1984IDE, S. M.. Fonoaudiologia e a Deficiência Mental. Revista André Luiz, São Paulo, v. 01, n.5-6, p. 21-23, 1984.

20.
IDE, S. M.1984IDE, S. M.. Fonoaudiologia e a Deficiência Mental (II). Revista André Luiz, São Paulo, v. 01, n.7-8, p. 13-15, 1984.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
IDE, S. M.. Leitura e Escrita e a Deficiência Mental. São Paulo: Memnon-Edições Científicas e Promoções Culturais, 1993. v. 01.

2.
IDE, S. M.. Como ensinar os sons da fala - capacitação de recursos humanos através de cursos optativos - educação infantil. São Paulo: Divisão de Orient. Técnica de Educação Infantil da Sec. de Educação da Prefeitura Munic. de S. Paulo, 1982. v. 01.

3.
IDE, S. M.. Capacitação de recursos através de cursos optativos - educação infantil - a linguagem da criança pré-escolar. , 1982.

4.
IDE, S. M.. Escala para avaliação de desenvolvimento infantil (Participação na tradução e adapação da escola). São Paulo: Divisão de Orient. Técnica de Educação Infantil da Sec. de Educação da Prefeitura Munic. de S. Paulo, 1979. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
IDE, S. M.. Integração do Deficiente Mental: algumas reflexões. In: Mantoan, M. T. E.. (Org.). A integração de pessoas com Deficiência. São Paulo: Ed. Memnon, 1997, v. 01, p. -.

2.
IDE, S. M.. O jogo e o fracasso escolar. In: Kishimoto, T. M.. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996, v. 01, p. -.

3.
IDE, S. M.. A Fonoaudiologia na Intervenção Precoce. In: Stanislau Krynski. (Org.). Novos rumos da Deficiência Mental. 01ed.São Paulo: Sarvier, 1983, v. 01, p. 179-189.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
IDE, S. M.. Deficiência mental: dilema da segregação. Jornal da USP, São Paulo, , v. 59, 31 ago. 1988.

2.
IDE, S. M.. Linguagem: questão delicada para crianças deficientes. O Estado de São Paulo, São Paulo, 16 ago. 1985.

3.
IDE, S. M.. Fonoaudiologia. Jornal Atualização, São Paulo, , v. 01, 01 set. 1979.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
IDE, S. M.. O jogo e o desenvolvimento cognitivo do deficiente físico. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2001, São Luís. Anais do XV EPENN. São Luís: EPENN, 2001. v. 01.

2.
IDE, S. M.. o jogo e o desenvolvimento cognitivo do deficiente mental. In: xv Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2001, maranhão, 2001.

3.
IDE, S. M.. L'Integration et le Développement des Enfants Déficients Mentaux dans Préscolaire Ordinaire nu Brésil. In: Colloque International: Education Préscolaire: Problématiques et Perspectivas, 1997, Rabat. Anais du Colloque International: Education Préscolaire. Rabat, 1997.

4.
IDE, S. M.. O jogo e o sucesso escolar. In: 20 World Play Conference, 1997, Lisboa-Portugal. Anais 20 World Play Conference. Lisboa, 1997.

5.
IDE, S. M.. A atuação da Fonoaudiologia na Intervenção Precoce da Deficiência Mental. In: Ano Internacional das Pessoas Deficientes, 1981, Brasília. Ano Internacional das Pessoas Deficientes. Brasília: Ministério da Previdência e Assistência Social - MPAS/Legião Brasileira de Assistência-LBA, 1981.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IDE, S. M.. Educação Precoce: Uma etapa para o mundo do trabalho. In: XVIII Congresso Nacional das APAEs, 1985, Salvador. Anais do XVIII Congresso Nacional das APAEs. Salvador: APAE, 1985.

2.
IDE, S. M.. Programa de Estimulação para Bebês por meio de Orientação aos pais. In: IX Congresso da Federação Nacional das APAE's, 1979, Florianópolis-SC. Anais do IX Congresso da FENAPAE. Florianópolis-SC: FENAPAE's, 1979. v. 01.

3.
IDE, S. M.. Estudo do Campo Vocálico em Crianças Portadoras de Deficiência Mental. In: IX Congresso da Federação Nacional das APAEs - Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, 1979, Florianópolis-SC. Anais do Congresso da FENAPAE's. Florianópolis-SC: FENAPAE's, 1979.

Apresentações de Trabalho
1.
IDE, S. M.. A inclusão dos deficientes mentais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
IDE, S. M.. Mesa redonda: Inclusão dos excluídos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
IDE, S. M.. A inclusão do PNEE no contexto social. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
IDE, S. M.. O comportamento da criança excepcional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
IDE, S. M.. Mesa redonda: atuação do fonoaudiólogo na área educacional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
IDE, S. M.. Mesa redonda: Diagnóstico pedagógico do deficiente mental e do deficiente visual. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
IDE, S. M.. Le jeu et l'education specialisée. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
IDE, S. M.. Mesa redonda: exclusões e inclusão na educação infantil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
IDE, S. M.. A integração e desenvolvimento das crianças deficientes mentais na pré-escola brasileira. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
IDE, S. M.. Alfabetização do deficiente mental. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
IDE, S. M.. Mesa redonda: Formação do pedagogo em tempos de transição. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
IDE, S. M.. Recursos pedagógicos em educação especial. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
IDE, S. M.. O direito do portador de deficiências. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
IDE, S. M.. Painel: A integração da criança com Síndrome de Down na pré-escola comum brasileira. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
IDE, S. M.. O jogo e o sucesso escolar. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
IDE, S. M.. Mesa redonda: a estimulação precoce para o mundo do trabalho. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
IDE, S. M.. Desenvolvimento da linguagem e o deficiente mental. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
IDE, S. M.. Identificação dos distúrbios de aprendizagem em sala de aula. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
IDE, S. M.. O jogo e a integração da criança deficiente mental. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
IDE, S. M.. Identificação de distúrbios de aprendizagem em sala de aula. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
IDE, S. M.. A alfabetização e a deficiência mental. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
IDE, S. M.. Alfabetização para deficientes mentais. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
IDE, S. M.. Video: Arrère Mental et le Jardin d'efans - d'intégrtion gracê aux jeux. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
IDE, S. M.. Mesa redonda: integração escolar do portador de Síndrome de Down. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
IDE, S. M.. Concepção pedagógica sobre o deficiente mental. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
IDE, S. M.. Refletindo sobre Educação Infantil. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
IDE, S. M.. Deficiência Mental. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
IDE, S. M.. Abordagem construtiva na educação de crianças deficientes mentais. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
IDE, S. M.. O construtivismo se constrói. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
IDE, S. M.. O construtivismo se constrói. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
IDE, S. M.. Mesa redonda: Educação Especial. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
IDE, S. M.. Alfabetização. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
IDE, S. M.. Mesa redonda: brinquedo e ducação especial. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
IDE, S. M.. Alfabetização. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
IDE, S. M.. Mesa redonda: apresentação da linguagem escrita. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
IDE, S. M.. O papel da fonoaudiologia escolar. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
IDE, S. M.. Mesa redonda: levantamento de propostas para atendimento de uma clientela não absorvida pelas entidades da região (deficientes mentais profundos e deficiências múltiplas). 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
IDE, S. M.. Atendimento interdisciplinar ao deficiente mental profundo. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
IDE, S. M.. Alfabetização do deficiente mental. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
IDE, S. M.. Aspectos linguísticos e deficiência mental. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
IDE, S. M.. A abordagem multidisciplinar na estimulação da criança - deficiente mental de zero a seis anos. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
IDE, S. M.. Deficiência mental. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
IDE, S. M.. Comunicação. 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
IDE, S. M.. Deficiência mental: terapia fonoaudiológica. 1976. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
IDE, S. M.. Entrevista sobre deficiência Mental para a Revista Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, 1995 (Entrevista).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
IDE, S. M.. Projeto de Implantação da Brinquedoteca da Universidade Estadual de Feira de Santana. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
IDE, S. M.. Neurociência aplicada à educação. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
IDE, S. M.. Deficiência mental: análise e reflexão. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
IDE, S. M.. Entrevista sobre Deficiência Mental. 1988.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, L. C.; IDE, S. M.. Participação em banca de Luciana de Castro Oliveira. Jogos pedagógicos: uma experiência em Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
MIRANDA, T. G.; IDE, S. M.. Participação em banca de Therezinha Guimarães Miranda. Educação do deficiente mental: construindo um espaço de elaboração conceitual. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
CARMO, M. S.; IDE, S. M.. Participação em banca de Maria Sílvia Carmo. Conceitos e compreensão da leitura do surdo no contexto da Educação Especial. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
KISKALLARH, Z. Y.; IDE, S. M.. Participação em banca de Zakie Yazigi Kiskallarh. Avaliação pedagógica de crianças com deficiência auditiva em programas de audiologia educacional. 1993. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
OLIVEIRA, M. T. B.; IDE, S. M.. Participação em banca de Maria Teresa Baptista de Oliveira. A classe especial para deficientes mentais em São Paulo. 1993. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
IDE, S. M.. Concurso para Professor Doutor de Educação Especial do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. 1995. Universidade de São Paulo.

2.
IDE, S. M.. Concurso para Professor Assistente de Métodos, Técnicas e Recursos no Ensino de Deficientes Mentais do Departamento de Didática. 1991. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Livre docência
1.
IDE, S. M.. Livre-docência da Profª. Dra. Ida Lichtig na Faculdade de Fonoaudiologia. 1997.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IDE, S. M.. II Seminário de Educação Especial: Educação Especial - diversos olhares. 2001. (Outro).

2.
IDE, S. M.. Seminário: Metodologias e experiências inovadoras em educação especial. 1996. (Outro).

3.
IDE, S. M.. Coordenação do grupo: educação especial no III Simpósio de Pesquisa da FEUSP. 1996. (Congresso).

4.
IDE, S. M.. Encontro de Educação para Professores da Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo. 1996. (Congresso).

5.
IDE, S. M.. Mesa redonda: Autismo: diagnóstico e intervenção psicopedagógica. 1994. (Outro).

6.
IDE, S. M.; MASINI, E. A. F. S. . Encontro de professores de educação especial - deficiência mental e deficiência visual da cidade de São Paulo. 1990. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mavis Dill Kaipper. Arte e os distúrbios de comportamento. Início: 1999. Dissertação (Mestrado em Educación Especial) - Centro de Referência Latinoamericano Para a Educação Especial. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maria Elisa Caputo Ferreira. Jogo e a educação física. Início: 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Regina Cristiane Nascimento. Jogo e a deficiência física. Início: 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Ana Helena Moussathé. Desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças com síndrome de Down. Início: 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cláudia Elaine Olivetti. A leitura escrita e a deficiência mental. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Sahda Marta Ide.

2.
Márcia Icléia B de Francesco. A família e o mundo do trabalho do deficiente mental. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Sahda Marta Ide.

3.
Massaioshi Nagase. A trajetória de alguns professores de educação especial. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Sahda Marta Ide.

Tese de doutorado
1.
Regina Cristiane Nascimento. o lúdico no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral. 2003. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Sahda Marta Ide.

2.
Maria Elisa Caputo Ferreira. o inígma da inclusão:das intenções às práticas pedagógicas. 2002. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Sahda Marta Ide.

3.
Maria Cândida Soares del Masso. Proposta curricular nas escolas para o desenvolvimento de conceitos sobre trabalho. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Sahda Marta Ide.

4.
Therezinha Guimarães Miranda. A linguagm como mediadora do desenvolvimento cognitivo da criança deficiente mental. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sahda Marta Ide.

Iniciação científica
1.
Márcia Aparecida D'Albello Vetero. Deficiência mental grave: desafio à educação. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Sahda Marta Ide.

Orientações de outra natureza
1.
Zakie Yazigi Kiskallarh. Trabalho de Pós-Doutorado: A pesquisa em ensino: o jogo e a criança deficiente auditiva. 1999. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Orientador: Sahda Marta Ide.




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