Maria Jaidene Pires

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  • Última atualização do currículo em 06/04/2011


Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1980) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas áreas de política educional, formação de professores e educação intercultural (formação de professores indígenas). Possui experiência em docência universitária em nível de pós graduação e graduação em cursos de formação de professores, atuando presentemente nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, na Escola Superior de Educaçao Física da Universidade de Pernambuco. Possui experiência em gestão educacional (SEDUC-PE), elaboração de projetos, pesquisa, coordenação pedagógica, orientação educacional e ensino na escolabásica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Jaidene Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, M. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física.
Rua Arnóbio Marques, 310, Campus Universitário ESEF
Santo Amaro
50100-130 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 34236310


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1980
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: Não houve monografia no curso.
Orientador: Sem Orientador.
1976 - 1976
Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento para Orientador Educacion.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Não houve monografia no curso. Ano de finalização: 1976.
Orientador: Sem Orientador.
1970 - 1974
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


1976 - 1978
Curso Superior de Língua e Literatura Francesa.
Associação de Cultura Franco Brasileira do Recife.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, UFPE-CA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou a disciplina Educação Indígena e Processos de Ensino Aprendizagem no Curso de Licenciatura Intercultural, no qual a UPE participa como instituição parceira. Trata-se de um curso específico para professores indígenas que atende a aproximadamente150 índigenas das 10 etnias de Pernambuco.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da Educação Física.
02/1996 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Filosofia. De 1996.1 a 2004.2
Estrutura e Funcionamento. do Ensino de I e II Grau. De 1998.1 a 2002.2.
Fundamentos Filosóficos das Atividades Corporais. De 2003.1 a 2004.2.
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da Educação Física. Desde 2005.2
Política do Sistema Educacional Brasileira. Desde 2005.2
03/1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Educação Física, .


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino de 1 e 2 Graus, Carga horária: 40

Atividades

02/1989 - 05/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

08/1983 - 05/1994
Serviços técnicos especializados , Colégio de Aplicação, .

Serviço realizado
Integrante do Serviço de Orientação e Experimentação Pedagógica (SOEP)..
03/1987 - 03/1989
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Diretor do Departamento de Informações Educacionais da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Atividades

12/1983 - 12/1983
Ensino, Especialização em Supervisão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas. CH: 45 horas

Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

09/1980 - 07/1994
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia., Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas. De 1982.1 a 1985.1.
Didática. no 2 semestre de 1982 e no 1 semestre de 1983 .
Estrutura e Funcionamento do Ensino de I Grau. Em 1982.2; 1983.1; 1984.2; e 1985.1.
Estrutura e Funcionamento do Ensino de II Grau. Em 1982.2; 1983.1; 1984.2; 1985.2.
História da Educação I. De 1986.2 a 1994.1
História da Educação II. De 1986.2 a 1994.1.
Metodologia do Ensino de 1 grau I. Do 2 semestre de 1980 ao 1 semestre de 1982.
01/1983 - 06/1992
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira. De 04 a 19/01 de 1988. CH: 45 horas.
Educação Brasileira. De 07/ 01 a 19/01 de 1985. CH: 45 horas.
Educação Brasileira. De 07/04 a 26/06 de 1992. CH: 45 horas.
Educação Brasileira. De 10/03 a 08/05 de 1989. CH: 45 horas.
Educação Brasileira. De 18/04 a 04/06 de 1990. CH: 45 horas.
Educação Brasileira. De 27/01 a 20/02 de 1983. CH: 45 horas.
1983 - 1984
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação do CTCH, .



Linhas de pesquisa


1.
Educação Intercultural; Corpo e Cultura.
2.
Políticas de Formação e Práticas Docentes

Objetivo: Análise das políticas formação inicial e continuada dos professores de Educação Básica do Estado de Pernambuco..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Estado e Política Educacional; Formação de Professores.
3.
Currículo, Formação de Professor e Prática Pedagógica

Objetivo: Implementação e avaliação de proposta curricular, numa perspectiva interdisciplina, no Colégio de Aplicação da UFPE..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Currículo; Prática Pedagógica; Formação continuada.


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Práticas e Espaços Sociais: Uma cartografia dos espaços de mobilização do bairro de Santo Amaro Recife/PE
Descrição: O presente projeto objetiva compreender o bairro de Santo Amaro, localizado na cidade de Recife/PE, a partir da identificação dos seus espaços sociais. Trata-se de uma proposta multidisciplinar que se apropria da categoria de espaço para identificar os lugares de socialização da comunidade de Santo Amaro, conhecida por apresentar um dos maiores índices de violência dos centros urbanos brasileiros, a fim de destacar o seu potencial de mobilização política e identitária para subsidiar intervenções de políticas públicas pautadas na sua realidade. Esse projeto parte do pressuposto de que os espaços físicos constituem lócus de socialização e que o olhar cuidadoso sobre ele, a partir de um instrumental teórico e metodológico diversificado, pode dar visibilidade a aspectos ainda não percebidos das relações sociais. Assim, essa pesquisa busca, a partir de um referencial sociológico e antropológico e da concepção da realização de cartografias sociais , contribuir para a compreensão das questões urbanas que associam os movimentos sociais às motivações de cunho identitário e que, ao invés de compreender as manifestações culturais na cidade a partir de estigmas e estereótipos, buscará visibilizar as criativas estratégias de articulação política na tentativa de atingir uma cidadania conquistada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Jaidene Pires - Coordenador / Nádia Patrízia Novena - Integrante / Vania Fialho - Integrante / Rita de Cássia Neves - Integrante.
2007 - 2010
Processos de Intermedicalidade: Perfil epidemiológico e relação entre saberes tradicionais e biomedicina nos Povos Indíegnas de Pernambuco
Descrição: Essa pesquisa visa caracterizar as relações de articulação entre os saberes tradicionais e a biomedicina na atenção à saúde nos Povos Indígenas de Pernambuco. Para isso, procura, a partir da compilação e análise de dados secundários, estabelecer o perfil epidemiológico nas dez etnias do Estado de Pernambuco, bem como compreender as práticas de auto-atenção no cuidado com a saúde. Por sua vez, através de trabalho de campo realizado em duas etnias distintas, identificará a prevalência da hipertensão e diabetes na população indígena, como forma de perceber as alterações dessas doenças ao longo dos anos, relacionando-as com alterações no modo de vida desses povos. O referido projeto envolve um arcabouço teórico-conceitual da Antropologia da Saúde, e será desenvolvido por uma equipe de antropólogos que trabalham há vários anos com populações indígenas no Nordeste. Por fim, através dessa pesquisa compreenderemos o processo de intermedicalidade vivido por esses povos, contribuindo para avaliações consistentes dos programas de atenção diferenciada, propostos pelo Governo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Jaidene Pires - Coordenador / Vania Fialho - Integrante / Rita de Cássia Neves - Integrante.
2007 - Atual
Fund. Teórico-Metodológicos para a Ação Pedagógica de Professores no Trato da Tolerância
Descrição: A pesquisa partiu do pressuposto que a educação neste milênio vem sendo desafiada a empreender a formação de gerações capazes de promover na sociedade transformações sociais na direção de uma sociedade mais justa, equânime, pacífica, harmoniosa. Entretanto admite que os processos educativos cada vez mais priorizam uma ótica instrumental que reduz a educação à mera instrução, comprometendo a formação humana, uma vez que favorece a massificação, a anulação sujeito, o embotamento da criatividade, da sensibilidade, o empobrecimento das relações humanas, a ênfase no individualismo e na competitividade exacerbada. Sua contribuição foi no sentido de instrumentalizar as professoras fornecendo-lhes conhecimentos capazes de esclarecer questões por vezes indevidamente tratadas no cotidiano. e que são ignoradas e silenciadas, como violência, pluralidade cultural, ética, meio ambiente, consumo e sexualidade, gênero, raça, classe social. Desta forma, a pesquisa investiu no diálogo com os professores sobre essas questões, à luz da temática da tolerância, ao mesmo tempo em que se construiu princípios e estratégias pedagógicas para melhor lidar com tais questões. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Jaidene Pires - Coordenador / ^Vania Rocha Fialho de Paiva e Souza - Integrante / Nádia Patrízia Novena - Integrante.
1995 - Atual
Educação Física e Educação Escolar Indígena: Performance, Corporalidade e Cultura
Descrição: Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa interdisciplinar, envolvendo arcabouço teórico-conceitual da Antropologia, Sociologia, Filosofia, Educação Física e Pedagogia, desenvolvido por professores e alunos da ESEF. Visa a identificação, registro e compreensão de aspectos da corporalidade das dez etnias indígenas do Estado de Pernambuco, com ênfase nas etnias Pankararu e Xukuru, a fim de subsidiar a sistematização da área de Educação Física nos currículos das escolas das duas últimas citadas. Como objetivos específicos, a pesquisa apresenta: (a) compreender a concepção de Educação Física das diferentes etnias indígenas de Pernambuco; (b) identificar práticas corporais performáticas das etnias indígenas envolvidas no projeto; (c)constituir um banco de imagens na ESEF/UPE, através de fotografias e vídeos, com as manifestações da cultura corporal indígena que ficará à disposição dos professores indígenas e de alunos, professores e pesquisadores da comunidade acadêmica; (d) sistematizar os elementos presentes nas práticas corporais em forma de conteúdos a serem inseridos nos currículos diferenciados das escolas indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Jaidene Pires - Integrante / ^Vania Rocha Fialho de Paiva e Souza - Coordenador.
1990 - 1994
Projeto de Implantação da Jornada Escolar-PAJE
Descrição: Projeto implementado no Colégio de Aplicação da UFPE com a perspectiva de ser uma alternativa de melhoria da qualidade que pudesse servir como referêncipara as demais escolas públicas. Teve como objetivos: superar a fragmentação do conhecimento pela implementação de uma abordagem interdisciplinar; construir progressivamente a autonomia dos alunos através da formação de hábitos de estudo e pesquisa, do desenvolvimento da capacidade de expressão através de diferentes linfuagens; ampliar a compreensão dos docentes e técnicos, através de estudos e debates sobre a abordagem interdisciplinar e a prática pedagógica; propiciar aos licenciandos e estagiários oportunidades de melhoria de sua formação; sistematizar e divulgar a experiência nas redes públicas de ensino..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
1985 - 1987
O Professo do Ensino Elementar em Formação
Descrição: A concepção norteadora da pesquisa foi a de conhecer, através do levantamento e análise de dados empíricos, quem são os futuros professores elementares e como vem se dando o seu processo de formação, buscando ir além de um mero perfil descritivo. Para tanto, se procurou captar as condições sociais e suas interferências na formação desse futuros professores. Nesse sentido, foram privilegiadas informações que, num primeiro momento, permitissem identificar as suas características mais gerais e, à luz delas, analisar o espaço sócio-político onde vem se dando a sua formação, as representações sobre a profissão docente, os principais problemas com os quais se deparam em seu processo de formação. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Jaidene Pires - Integrante / Márcia Angela Silva Aguiar - Coordenador.
1983 - 1984
O Professor do Ensino Elementar em Pernambuco: Prática e Formação
Descrição: A concepção norteadora da pesquisa foi a de conhecer, através do levantamento e análise de dados empíricos, quem é hoje a professora elementar da rede oficial de Pernambuco, mas de modo a que este conhecimento transcendesse a um mero perfil descritivo. Para tanto, se procurou captar as condições sociais de produção da sua prática e, consequentemente, as interferências destas condições em seu processo de trabalho. Nesse sentido, foram privilegiadas informações que, num primeiro momento, permitissem identificar as suas características mais gerais e, à luz delas, analisar-se o espaço sócio-político onde atuam, as formas de relação com os alunos e suas famílias, as representações sobre a profissão, os principais problemas com os quais se deparam e as estratégias utilizadas para superá-los...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Jaidene Pires - Integrante / Márcia Angela Silva Aguiar - Coordenador / Janete Maria Lins Azevedo - Integrante / Aída Maria Monteiro da Silva - Integrante.



Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PIRES, M. J.; SOUZA, V. R. F. P. E. . Formação Continuada em Educação Física para escola indígena: um relato de experi:encia.. In: Ver Lourds Pestana da Rocha. (Org.). Arte e Educação Física na Educação Escolar Indígena. 2ed.Natal: PAIDÉIA, 2008, v. 4, p. 48-63.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOVENA, N. P. ; PIRES, M. J. ; SOUZA, V. R. F. P. . Intolerância no espaço escolar: reflexões para a prática pedagógica.. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia- Desigualdade, Diferença, Reconhecimento., 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife.. Recife: Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios,, 2007. p. 212-313.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, M. J.. A Professora Primária e o Insucesso Escolar. In: XI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 1993, Recife-PE. XI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Contribuição da Pesquisa Educacional. Recife, 1993. p. 53-53.

2.
AZEVEDO, J. M. L. ; AGUIAR, M. A. S. ; SILVA, A. M. M. ; PIRES, M. J. . . O Professor do Ensino Elementar: Prática e Formação.. In: 35ª Reunião Anual da SBPC, 1983, Belém do Pará. Anais da 35ª Reunião Anual da S.B.P.C.. São Paulo, 1983. v. 2. p. 321-322.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FIALHO, V. ; PIRES, M. J. . Currículo Intercultural. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRES, M. J.; SOUZA, V. R. F. P. . Curso de Formação Continuada em Educação Física para Professores Indígenas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PIRES, M. J.; SOUZA, V. R. F. P. . Curso de Formação Continuada em Educação Física para Professores Indígenas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIRES, M. J.; ROCHA, V. M. M. . Projeto Vivências. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PIRES, M. J.. Curso de Atualização Para Dirigentes de Unidades Escolares. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
AGUIAR, M. A. S. ; PIRES, M. J. . O Professo do Ensino Elementar em Formação. 1987. (Relatório de pesquisa).

6.
AGUIAR, M. A. S. ; AZEVEDO, J. M. L. ; PIRES, M. J. ; SILVA, A. M. M. . O Professor do Ensino Elementar em Pernambuco: Prática e Formação.. 1984. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
AUSTREGESILO, J. M. ; BRAZ, G. ; PIRES, M. J. . Programa Bom Dia, Bom Dia Mesmo. 2008. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

2.
PIRES, M. J.; ANDRADE, M. X. ; ANDRADE, J. ; MORAIS, R. F. Q. . II Encontro Nordestino de Danças Circulares. 2007 (Evento de Dança Circular).

3.
PIRES, M. J.; PANTOJA Álvaro ; MORAIS, R. F. Q. ; ANDRADE, M. X. ; VALLE, W. . I Encontro Nordestino de Danças Circulares. 2006 (Evento de Dança Circular).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Pesquisadores dos Projetos "Nova Cartografia Social da Amazônia, "Nova Cartografia Social dos Povos e Populações Tradicionais do Brasil; Processos de Territorialização, Movimentos Sociais e Conflitos.. 2008. (Encontro).

2.
II Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal.Formação Continuada em Educação Física para a Escola Indígena.. Formação Continuada em Educação Física para a Escola Indígena: um relato de experiência.. 2008. (Congresso).

3.
III Congresso Internacional de Transdisciplinaridade, Compleidade e Ecoformação. 2008. (Congresso).

4.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Intolerância no espaço escolar: reflexões para a prática pedagógica. 2007. (Congresso).

5.
V Congresso Transpessoal Internacional Alubrat. 2005. (Congresso).

6.
X Congresso Holístico Internacional. 2005. (Congresso).

7.
V Congreesso Nacional de Educação em Valores Humanos. 2004. (Congresso).

8.
V Congresso Holístico Panamericano. 2002. (Congresso).

9.
Repensando as Escolas de Aplicação.A Escola de Aplicação e a Renovação das ráticas Pedagógicas. 1993. (Seminário).

10.
VII Encontro Estadual da ANFOPE.As Lutas Política dos Profissionais da Educação no Enfrentamento da Crise. 1992. (Encontro).

11.
Educação Nacional em Questão.O Professor e as Camadas Populares. 1988. (Seminário).

12.
Encontro Sobre Formação do Educador.A Professora Primária e o Insucesso Escolar. 1986. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, M. J.; NOVENA, N. P. ; FIALHO, V. ; NEVES, R. C. . SIMPÓSIO DO NÚCLEO UPE DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena de Pernambuco
  Membro do Conselho do Núcleo de Identidades e Diversidades Sociais - NDIS - UPE
  Membro do Conselho de Gestão da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - UPE



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