Juliano César Marangoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6971578973201362
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e doutorado em Oceanografia Biológica (Gerenciamento Ambiental) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2008), sendo atualmente Professor de Estatística na FURG. Tem experiência na área de oceanografia, com ênfase em ecologia de população, comunidade e manejo de ecossistemas (marisma), ecologia numérica e estatística multivariada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliano César Marangoni
Nome em citações bibliográficas
MARANGONI, J. C.;Marangoni, Juliano C.;Costa, César Serra Bonifácio;Abreu, Paulo Cesar;MARANGONI, JULIANO CESAR;MARANGONI, JULIANO CÉSAR;MARANGONI, JULIANO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF.
Avenida Itália, km 8 Campus Carreiros
Vila Maria
96201900 - Rio Grande, RS - Brasil - Caixa-postal: 474
Telefone: (53) 32935161
Ramal: 5159
URL da Homepage: http://www.furg.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: SUBSÍDIOS PARA O GERENCIAMENTO DAS MARISMAS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS (RS), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: César Serra Bonifácio Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: agricultura; analise multicriterial; atividades econômicas tradicionais; impactos ambientais; manejo integrado marismas; mapeamento.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1999 - 2001
Mestrado em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Interação Competitiva e Habilidade Colonizadora das plantas dominantes de uma Marisma Irregularmente inundada no Estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil),Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: César Serra Bonifácio Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: competição; colonização; Spartina alterniflora; Spartina densiflora; nutrientes; Scirpus maritimus.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Manejo e Recuperação Vegetal Costeira.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1994 - 1998
Graduação em Oceanologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Habilidade Colonizadora de Macrófitas de marismas do Sul Do Brasil.
Orientador: César Serra Bonifácio Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estatística de Desembarque Pesqueiro da Região Sul do RS
Descrição: Para dar continuidade a produção anual dos Boletins Estatísticos da Pesca Marinha e Estuarina do Rio Grande do Sul em atividade desde 2012, o projeto visa manter e aperfeiçoar um sistema de coleta e de armazenamento de informações da produção pesqueira estuarina e marinha a partir do monitoramento amostral de desembarques declarados por agentes da pesca (pescadores, entrepostos e indústria). Na proposta estão sendo contemplados as descargas de pescado efetuadas nos municípios do entorno do estuário da Lagoa dos Patos tanto pela pesca artesanal que atua predominantemente dentro do estuário, quanto pelas pescas semi-industrial de emalhe e industrial que atuam na região oceânica adjacente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Integrante / Paul Kinas - Coordenador / Raquel Nicolette - Integrante.
2012 - 2013
Formação de um Banco de Dados e análise Espaço-Temporal do processo de licenciamento ambiental da geração de energia a partir de fonte eólica no estado do Rio Grande do Sul
Descrição: Objetiva a construção de um banco de dados dos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte eólica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Coordenador / Lucas Tubino Bonifácio Costa - Integrante.
2010 - 2013
FITOCRIA II
Descrição: A sobrevivência e capacidade de propagação vegetativa da grama nativa Spartina alterniflora será quantificada ao longo de uma franja de marismas com 32 hectares que será recuperada ao longo das margens sul (sob influência do Distrito Industrial) e norte-leste (sob pressões de urbanização, impactada por depósito de entulhos e lixo) da enseada do Saco da Mangueira. Cinco mil mudas de capororoca Myrsine parvifolia e a arueira-mansa Schinus terembifolius, arbustos nativos de matas palustres, serão obtidas de sementes germinadas em incubadoras e depois transferidas para área restaurada pela remoção de lixo de 0,5 hectare, próxima ao Canal de Acesso. A sobrevivência e a desenvolvimento das mudas serão avaliados com e sem adição suplementar de nutrientes (NPK). Este projeto de pesquisa aplicada à restauração de hábitats de marismas e de mata palustre será desenvolvido por 48 meses através de recusos de convênio entre a FURG e BUNGE FERTILIZANTES S/A. Os resultados do projeto de restauração serão dilvulgados através de palestras nas escolas da cidade do Rio Grande...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Integrante / César S B Costa - Coordenador / Gabriela P. Moraes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Distribuição Espacial, Estrutura Florística e Alternativas de Manejo das Marismas da Costa do Rio Grande do Sul
Descrição: Os marismas gaúchos serão fotointerpretados e mapeados a partir de imagens recentes de satélites, sendo a distribuição espacial georeferenciada das marismas utilizada na produção de um Atlas. As estruturas das comunidades vegetais das marismas dos estuários gaúchos serão quantificadas e comparadas através de métodos uni- e multivariados. Tão diverso quanto suas características biofisiográficas têm sido os usos dos hábitats nos cerca de 7000 hectares de marismas do estuário da Lagoa dos Patos. Com o auxílio da ferramenta da Análise Multicriterial, serão avaliadas propostas de manejo (e.g. proteção integral, uso restrito e uso sustentável) para cada uma das 24 unidades de marismas do estuário, como alternativa para a resolução dos conflitos entre a legislação, usos tradicionais, características ecológicas atuais e as tendências sócio-ambientais regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Integrante / César S B Costa - Coordenador / Franciane Coimbra - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2006
subprojeto PROBIO Diagnóstico de Alterações Hidrológicas Devido ao Impacto das Mudanças Climáticas Sobre o Ecossistema Costeiro Temperado Brasileiro (Rio Grande do Sul) Através da Vegetação e do Macrozoobentos
Descrição: A Planície Costeira do Rio Grande do Sul estende-se por 640 km, em clima temperado quente, abrangendo uma superfície de 37.000 km2 de dunas costeiras, campos, lagoas e lagunas. Possui cinco regiões estuarinas localizadas no Rio Mampituba, no Complexo Lagunar-estuarino Tramandaí-Armazém, na Lagoa do Peixe, na Lagoa dos Patos e no Arroio Chuí, que concentram a maior parte da população litorânea ( 1.100.000 hab.). Séries históricas com até 110 anos de registros mensais de temperaturas, precipitações e vazões das bacias de drenagem, que influenciam a costa gaúcha, foram analisadas através de regressões e médias móveis. As tendências temporais apontam para aumento nas temperaturas médias de várias bacias de drenagem, na ordem de 0,5 a 2 C até os meados do século XXI, acompanhado por chuvas e vazões dos principais rios 10 a 60% maiores. Existem 7376 hectares (ha) de macrohábitats vegetados de marismas na costa gaúcha, sendo que 92,7% (6838 ha) no estuário da Lagoa dos Patos. Em cada estuário foram quantificados 2-3 macrohábitats de marismas, ocupando distintas altura entre-marés e posição no gradiente salino. O mapeamento de cerca de 255.000 ha de dunas costeiras frontais através de imagens CBERS-2. A comparação do mapeamento atual com levantamentos aérios passados (1946, 1975 e 1996), efetuados no sul do estado, detectou um aumento na áreas das dunas vegetadas e diminuição na de dunas esparsas/móveis. O monitoramento da estrutura e distribuição espacial das marismas mesohalinas de Spartina (restritas a foz) e banhados de águas doce recobertos por Scirpus californicus (continental) poderá avaliar poderá alterações do gradiente salino. A oscilação temporal de comunidades oligohalinas e mesohalinas, nos maiores estuários gaúchos, pode ser utilizado para avaliação de tendências ambientais de longo prazo. O predomínio de água doce na região estuarina da Lagoa dos Patos por vários meses possibilita a invasão do exótico mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei). . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Integrante / César S B Costa - Coordenador / Ulrich Seeliger - Integrante / Dimas Gianuca - Integrante / Vera L. C. Gonçalves - Integrante / Carlos E. Bemvenuti - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro.
1997 - 2010
Avaliação de Impacto Ambiental e Fitorremediação Costeira
Descrição: No último século, várias atividades humanas têm acarretado em destruição de extensas áreas de marismas e manguezais na costa brasileira, levando à perdas hábitat, produtividade primária e da integridade de margens estuarinas. Antagonicamente, recuperação e criação de marismas e manguezais constituem alternativas baratas de bioengenharia para problemas de erosão, controle de dragado e interceptação, estocagem e/ou degradação de vários contaminantes. Plantas halófitas costeiras são importantes aliadas no tratamento in situ de resíduos danosos ao Homem e/ou recuperação do meio ambiente estuarino, processos estes denominados genericamente como fitorremediação. Objetivos do projeto: - recuperação das funções ecológicas de ambientes costeiros através do transplante de plantas nativas; - criação de hábitats através de plantas bioengenheiras; - domesticação e produção de halófitas para industria alimentícea e farmaceútica - redução e reutilização de efluentes da maricultura e industria petroquímica. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Integrante / Aline R Peixoto - Integrante / César S B Costa - Coordenador / César P. de Oliveira - Integrante / Márcio F. Lopes - Integrante / LIsiane S. das Neves - Integrante / Rafael X. S. Nogueira - Integrante / Renato J. F. Lélis - Integrante / Afrânio G. Neto - Integrante / Paula T. de Mendonça - Integrante / Gabriela P. Moraes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Ministério dos Transportes - DF - Remuneração / Superintendência do Porto de Rio Grande - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande - Bolsa.
1995 - 1997
Estrutura e funcionamento das comunidades vegetais dos pântanos salgados do estuário da Lagoa dos Patos (Número do processo: 522124/94-1).
Descrição: 1 - quantificar simultaneamente a variação temporal da biomassa e a produção primária líquida anual (PPLA) de comunidades vegetais, de um pântano salgado do estuário da Lagoa dos Patos, dominados por Spartina alterniflora, Scirpus maritimus, Scirpus olneyi, Spartina densiflora e Juncus effusus; 2 - analizar as contribuições potenciais da vegetação dominante na ciclagem dos principais macro-nutrientes e como fonte nutricional para heterotrófos estuarinos; 3 - estimar o efeito da heterogeneidade ambiental e interações bióticas na performance das espécies dominantes do estuário. Principais resultados obtidos: Apesar das marismas do estuário da Lagoa dos Patos serem irregularmente alagados por micromarés com forte componente metereológico, a produção primária aérea anual das cinco principais espécies dominantes é tão alta (entre 1000 e 4900 g m-2 ano-1) quanto a de marismas energéticamente subsidiados de forma regular por macromarés astronômicas. A pequena permanência de biomassa vegetal produzida em uma estação de crescimento para a seguinte, a pouca incorporação de matéria orgânica no sedimento, a grande atividade de detritívoros-microorganismos e a baixa frequência de alagamento (< 25 % do tempo) da maioria da superfície das marismas sugerem a predominância de reciclagem interna sobre mecanismos de exportação/importação no controle da produtividade deste ecossistema. Pulsos alternados de crescimento e morte das espécies C3 e C4 durante o ano garantem alta disponíbilidade de matéria orgânica para heterótrofos durante todo o ano. Diferentes estratégias de ocupação espacial, tolerâncias fisiológicas e herbivoria seletiva parecem ser os principais fatores determinantes da estrutura espacial das comunidades vegetais das marismas. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Integrante / Carlos A P Gaona - Integrante / Aline R Peixoto - Integrante / César S B Costa - Coordenador / Marco A. Bernardes - Integrante / Margareth Copertino - Integrante / Pedro I. J. Fidelman - Integrante / Zezé Avila - Integrante / Marilice Schoroeder - Integrante / César P. de Oliveira - Integrante / Azevedo, Adriana M. G. - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Superintendência do Porto de Rio Grande - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Estatística de Desembarque Pesqueiro da Região Sul do RS
Descrição: Para dar continuidade a produção anual dos Boletins Estatísticos da Pesca Marinha e Estuarina do Rio Grande do Sul em atividade desde 2012, o projeto visa manter e aperfeiçoar um sistema de coleta e de armazenamento de informações da produção pesqueira estuarina e marinha a partir do monitoramento amostral de desembarques declarados por agentes da pesca (pescadores, entrepostos e indústria). Na proposta estão sendo contemplados as descargas de pescado efetuadas nos municípios do entorno do estuário da Lagoa dos Patos tanto pela pesca artesanal que atua predominantemente dentro do estuário, quanto pelas pescas semi-industrial de emalhe e industrial que atuam na região oceânica adjacente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juliano César Marangoni - Integrante / Raquel Nicolette - Integrante / Paul Gerard Kinas - Coordenador.


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Cadernos de Ecologia Aquática
2012 - 2012
Periódico: Neotropical Ichthyology (Online)
2016 - Atual
Periódico: Pan-American Journal of Aquatic Sciences


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Ecologia de Ecossistemas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Manejo e Recuperação Vegetal Costeira.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Estruturação de Comunidades Vegetais Costeiras.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Gerenciamento Costeiro.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística aplicada à Oceanografia e Biologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ARAÚJO, PRISCILA ROCHA VASCONCELOS2017ARAÚJO, PRISCILA ROCHA VASCONCELOS ; MARANGONI, JULIANO CÉSAR ; VELASCO, GONZALO . Incidental capture of Myliobatis goodei and Myliobatis ridens in artisanal fishing in southern Brazil. JOURNAL OF THE MARINE BIOLOGICAL ASSOCIATION OF THE UNITED KINGDOM, v. 1, p. 1-8, 2017.

2.
3AZEVEDO, Adriana Martins Guedes de2016AZEVEDO, Adriana Martins Guedes de ; Costa, César Serra Bonifácio ; LEAL, CARLOS EDUARDO DA SILVA ; Marangoni, Juliano César . Efeitos da densidade de plantio e da adição de nutrientes na produção de mudas de gramas halófitas em recipientes. Revista Ceres (Online), v. 63, p. 76-85, 2016.

3.
2Abreu, Paulo Cesar2016 Abreu, Paulo Cesar; Marangoni, Juliano ; ODEBRECHT, CLARISSE . So close, so far: differences in long-term chlorophyll variability in three nearby estuarine-coastal stations. Marine Biology Research (Print), v. 1, p. 1-13, 2016.

4.
4MARTINS, ANA CAROLINA BRAGA2015 MARTINS, ANA CAROLINA BRAGA ; KINAS, PAUL GERHARD ; MARANGONI, JULIANO CESAR ; MORAES, LEONARDO EVANGELISTA ; VIEIRA, JOÃO PAES . Medium- and long-term temporal trends in the fish assemblage inhabiting a surf zone, analyzed by Bayesian generalized additive models. Aquatic Ecology (Print), v. 1, p. 1-13, 2015.

5.
5Leal, C. E. S.2014Leal, C. E. S. ; COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. . Crescimento de mudas da árvore pioneira de restingas Myrsine parvifolia. Fepam em Revista (Impresso), v. 8, p. 15, 2014.

6.
7MARANGONI, JULIANO CÉSAR2012 MARANGONI, JULIANO CÉSAR; COSTA, César Serra Bonifácio . Short- and Long-Term Vegetative Propagation of Two Spartina Species on a Salt Marsh in Southern Brazil. Estuaries and Coasts, v. 35, p. 763-773, 2012.

7.
6Abreu, Ligia2012Abreu, Ligia ; Borges, Lucélia ; Marangoni, Juliano ; Abreu, Paulo Cesar . Cryopreservation of some useful microalgae species for biotechnological exploitation. Journal of Applied Phycology, v. 24, p. 1579-1588, 2012.

8.
8MARANGONI, J. C.2010MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Caracterização das atividades econômicas tradicionais no entorno das marismas no estuário da Lagoa dos Patos (RS). Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 21, p. 129-142, 2010.

9.
9MARANGONI, JULIANO CÉSAR2009MARANGONI, JULIANO CÉSAR; COSTA, César Serra Bonifácio . Diagnóstico ambiental das marismas no estuário da Lagoa dos Patos - RS. Atlântica, v. 31, p. 85-98, 2009.

10.
10MARANGONI, JULIANO CÉSAR2009 MARANGONI, JULIANO CÉSAR; COSTA, César Serra Bonifácio . Natural and anthropogenic effects on salt marsh over five decades in the patos lagoon (Southern Brazil). Brazilian Journal of Oceanography (Impresso), v. 57, p. 345-350, 2009.

11.
12Costa, César S. B.2003Costa, César S. B. ; Irgang, Bruno E. ; Peixoto, Aline R. ; Marangoni, Juliano C. . Composição florística das formações vegetais sobre uma turfeira topotrófica da planície costeira do Rio Grande do Sul, Brasil. Acta Botanica Brasílica (Impresso), São Paulo, v. 17, n.2, p. 203-212, 2003.

12.
13Costa, Cesar S. B.2003 Costa, Cesar S. B. ; MARANGONI, J. C. ; Azevedo, Adriana M. G. . Plant zonation in irregularly flooded salt marshes: relative importance of stress tolerance and biological interactions. Journal of Ecology, Inglaterra, v. 91, n.6, p. 951-965, 2003.

13.
11MARANGONI, J. C.2003MARANGONI, J. C.. Caracterização da paisagem de uma área de Preservação: Estudo de caso da Lagoinha (Rio Grande, RS). Atlântica, v. 2, p. 163, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. ; BEMVENUTI, C. E. ; COLLING, L. A. ; COPERTINO, M. ; COSTA, César S B ; GARCIA, A. M. ; MARANGONI, J. C. ; MULLER, O. O. ; MUELBERT, J. H. ; VIEIRA, J. P. ; SEELIGER, Ulrich . O Efeito de Perturbações Naturais e Antrópicas na Ecologia do Estuário da Lagoa dos Patos. In: Marcelo Tabarelli; Carlos Frederico Duarte da Rocha; Helena Piccoli Romanowski; Odete Rocha; Luiz Drude de Lacerda. (Org.). PELD?CNPq Dez anos do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração no Brasil: Achados, Lições e Perspectivas. 1ed.Recife: Editora Universitária - UFPE, 2013, v. , p. 221-246.

2.
COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. . As comunidades das Marismas. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht. (Org.). Estuário da Lagoa dos Patos: Um século de transformações. Rio Grande: , 2010, v. , p. 125-133.

3.
Costa, Cesar S. B. ; COIMBRA, F. ; MARANGONI, J. C. . Atlas da cobertura das Marismas e Dunas Costeiras do Rio Grande do Sul. In: Ministério do Meio Ambiente - MMA. (Org.). Indicadores de Mudanças Climáticas Globais. Brasília: MMA, 2010, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTILLO, PEDRO RAMIRO ; MADUREIRA, LAURO ; MARANGONI, JULIANO ; GERLOTTO, FRANCOIS ; GUEVARA-CARRASCO, RENATO . Variability in distribution and aggregation behavior of the Peruvian anchovy (Engraulis ringens) analyzed using a fifteen year long series of acoustic surveys (2000-2014). In: 2015 IEEE/OES Acoustics in Underwater Geosciences Symposium (RIO Acoustics), 2015, Rio de Janeiro. 2015 IEEE/OES Acoustics in Underwater Geosciences Symposium (RIO Acoustics), 2015. p. 1-9.

2.
COSTA, César S B ; MENDONCA, P. T. ; MARANGONI, J. C. . Criação de uma marisma em uma enseada estuarina no sul do Brasil utilizando sedimento dragado. In: VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental (VII SBEA), 2012, Criciúma. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental (VII SBEA), 2012. v. 01. p. 960-969.

3.
COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. . Impacto Ambiental do Asfaltamento da BR 101 sobre as Marismas de São José do Norte (RS, BRASIL): Estado atual e efeitos potênciais. In: V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros: Conservação, 2000, Vitória. Anais do V Simpósio de Ecossistemas Brasileiros: Conservação. São Paulo: ACIESP, 2000. v. I. p. 269-291.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARANGONI, J. C.; Leal, C. E. S. ; Costa, Cesar S. B. . Deposição de resíduos sólidos em deriva nas marismas no estuário da Lagoa dos Patos (Rio Grande ? RS). In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

2.
MARANGONI, J. C.; Costa, Cesar S. B. . Recuperação de Ecossistema costeiro (Marisma) aterrado no estuário da Lagoa dos Patos (Rio Grande - RS). In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

3.
MARANGONI, J. C.; Costa, Cesar S. B. . Uso da análise multicriterial de apoio a tomada de decisão no manejo de ecossistema coteiro - marisma: Um estudo de caso. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

4.
Costa, Cesar S. B. ; MORAES, G. P. ; Leal, C. E. S. ; MARANGONI, J. C. . Conscientização pública sobre a importância das marismas na qualidade de vida na zona costeira a partir de palestras. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

5.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Variação Temporal da Extensão das Marismas do Estuário da Lagoa Dos Patos (RS): Causas Antrópicas e Processos Naturais. In: I Simpósio sobre Biomas Costeiros e Marinhos, 2006, Salvador. Biomas Costeiros, 2006.

6.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César Serra Bonifácio . Estratégias de Ocupação Espacial de Spartina densiflora e Spartina alterniflora. In: XI COLACMAR - Congreso Latioamericano de Ciencias del Mar XXV Congreso de Ciencias del Mar, 2005, Viña del Mar. Libro de Resumenes, 2005. p. 08-08.

7.
COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. . Criação de Marismas com espécies nativas: experimento piloto no Sul do Brasil. In: VII Colacmar - Congresso Latino-Americano sobre Ciências do Mar, 1996, Santos (SP). Anais do VII Colacmar - Congresso Latino-Americano sobre Ciências do Mar 22-26/11/1996. Santos (SP): IOUSP - ALICMAR - FIESP, 1996. v. 1. p. 200-201.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARANGONI, J. C.. Imputação de dados em uma série temporal de vazão do Rio Jacuí (RS). In: IV Colóquio de Matemática da Região Sul, 2016, Rio Grande. IV Colóquio de Matemática Região Sul, 2016.

2.
Leal, C. E. S. ; MARANGONI, J. C. ; COSTA, César S B . Otimização da produção de mudas de Spartina alterniflora Loisel (Poaceae) em casa de vegetação. In: XIV Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 2011, Novo Hamburgo. XIV Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 2011.

3.
Leal, C. E. S. ; MARANGONI, J. C. ; Costa, César S. B. . Desenvolvimento inicial de Myrsine parvifolia em diferentes volumes de solo e adição de nutrientes. In: Semana Nacional de Oceanografia, 2010, Itanhaém. XXII Semana Nacional de Oceanografia. Itanhaém, 2010.

4.
COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. ; COIMBRA, F. . Diagnose de alterações ambientais decadais na costa gaúcha através da vegetação de marismas. In: I Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras, 2009, Rio Grande. I Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras, 2009. p. 34-34.

5.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Processo natural versus antrópico. Avaliação nos últimos 53 anos das marismas na Lagoa dos Patos - RS. In: VI Mostra da Produção Universitária IX Encontro de Pós-Graduação, 2007, Rio Grande. VI Mostra da Produção Universitária IX Encontro de Pós-Graduação. Rio Grande, 2007.

6.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Manejo das marismas do Estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil): alternativas de usos através de análise multicriterial de apoio a decisão. In: VII Encontro de Pós-Graduação IV Mostra de Produção Universitária - FURG, 2005, Rio Grande, 2005.

7.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Interações Competitivas entre plantas dominantes das marismas irregularmente alagadas do sul do Brasil. In: IV Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2000, Puerto Madryn. Resúmenes da IV Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Puerto Madryn: CONICET, 2000. p. 88-88.

8.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Efeito da adição de nitrogênio e fósforo no crescimento de Spartina densiflora (Brong). In: 51º Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. Livro de Resumos do 51º Congresso Nacional de Botânica. Brasilia, 2000. v. 1. p. 162-162.

9.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Efeito da adição de N e P no crescimento de Spartina densiflora. In: VII Congresso de Iniciação Científica. Prêmio Jovem Pesquisador, 1998, Pelotas (RS). Livro de Resumos do VII Congresso de Iniciação Científica. Prêmio Jovem Pesquisador UFPEL 18-20/11/1998. Pelotas (RS), 1998. v. 1. p. 156-156.

10.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Habilidade Colonizadora de macrófitas de Marismas. In: VI Congresso de Iniciação Científica. Prêmio Jovem Pesquisador, 1997, Rio Grande (RS). Livro de Resumos do VI Congresso de Iniciação Científica. Prêmio Jovem Pesquisador 6, 7 e 8/11/1997. Rio Grande (RS), 1997. v. 1.

11.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Habilidade Colonizadora de Macrófitas de Marisma do Sul do Brasil. In: 3º Reunião Especial da SBPC - Ecossistemas Costeiros, 1996, Florianópolis (SC). Livro de Resumos da 3º Reunião Especial da SBPC- Ecossistemas Costeiros 01-04/05/1996. Florianópolis (SC), 1996. v. 1. p. 490-490.

12.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Estratégias Espaço-Temporal de colonização de planos não vegetados por espécies de Spartina no extremo Sul do Brasil. In: VIII Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 1996, Rio Grande (RS). Livro de Resumos do VIII Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul 28/10 - 01/11/1996. Rio Grande (RS), 1996. v. 1. p. 65-65.

13.
MARANGONI, J. C.; COSTA, César S B . Habilidade colonizadora de macrófitas de Marisma. In: V Congresso de Iniciação Científica. Prêmio Jovem Pesquisador, 1996, Pelotas (RS). Livro de Resumos do V Congresso de Iniciação Científica. Prêmio Jovem Pesquisador 6,7 e 8/11/1996. Pelotas (RS), 1996. v. 1. p. 4-4.

14.
GAONA, C. A. P. ; MARANGONI, J. C. ; PEIXOTO, Aline R ; COSTA, César S B . Produção Primária de um Pântano Salgado Dominado por Juncus effusus no Saco da Mangueira, RS. In: VIII Semana Nacional de Oceanografia - FURG, 1995, Rio Grande (RS). Resumos da VIII Semana Nacional de Oceanografia - FURG 15-20/10/1995. Rio Grande (RS), 1995. v. 1. p. 60-60.

Apresentações de Trabalho
1.
MARANGONI, J. C.. Imputação de Séries Temporais e suas Aplicações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARANGONI, J. C.. Ecologia de Marismas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Marangoni, Juliano C.. O Brasil e o Mar no Século XXI: Relatório aos tomadores de decisão do País. Niterói: BHMN - Base de hidrografia da Marinha em Niterói, 2012 (Workshop).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. . Criação de Marismas na Enseada da Coroa do Boi (Rio Grande, RS) através da utilização de sedimento dragado do Porto Novo. 2004.

2.
MARANGONI, J. C.. Projeto de Recuperação de Marisma no Condomínio Residencial Villa Bella em uma enseada rasa (Saco da Mangueira) no município de Rio Grande - RS. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
MARANGONI, J. C.. Diagnóstico Ambiental para licenciamento da construção de uma fábrica de celulose, pasta termo-quími-mecânica branqueada e papel na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul: Flora Terrestre. 2007.

2.
MARANGONI, J. C.. Diagnóstico Ambiental para licenciamento da construção de uma fábrica de celulose, pasta termo-quími-mecânica branqueada e papel na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul: Flora Estuarina. 2007.

3.
MARANGONI, J. C.. Inventário da Flora do Município do Rio Grande. 2007.

4.
GRIEP, G. ; CARDOSO, L. ; GRIEP, M. F. ; BAISCH, P. R. ; GANDRA, M. S. ; ANGONESI, L. G. ; TAGLIANI, C. ; OSINALDI, G. ; BUGONI, L. ; MARANGONI, J. C. ; FERREIRA, Washington ; OLIVEIRA, A. O. ; SODRÉ, S. C. ; GARCIA, M. R. D. ; PEREIRA, P. S. . Relatório de avaliação ambiental para a instalação de Duto Marítimo Sul 28, do Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra - TEDUT. 2004.

5.
MARANGONI, J. C.. Caracterização Ambiental e Plano de Usos e Recuperação da Base do Molhe Oeste - Caracterização da Vegetação. 2002.

6.
COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. . Verão 2002 ? Marismas e Pradarias submersas. Relatório Anual de Monitoramento da Obra de Extensão dos Molhes da Barra do Rio Grande. FURG. 2002.

7.
PAIVA, Jeison Brum de ; DEMORE, João Pedro ; MARANGONI, J. C. . Laudo Técnico Ambiental (Ártico S. A.). 2001.

8.
PAIVA, Jeison Brum de ; DEMORE, João Pedro ; MARANGONI, J. C. . Laudo Técnico Ambiental (Mar S.A.). 2001.

9.
COSTA, César S B ; MARANGONI, J. C. . Impactos sobre marismas de São José do Norte (RS) baseados na vegetação - Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Rodovia BR 101/RS: Trecho Tavares, São José do Norte e Contorno. 1998.

10.
COSTA, César S B ; PEIXOTO, Aline R ; MARANGONI, J. C. . Meio Biótico - Vegetação - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) Para Mineração de uma Jazida de Turfa No Município de Rio Grande, RS. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARANGONI, J. C.. Estatística Aplicada à Pesquisa Científica Utilizando Softwares Gratuítos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARANGONI, J. C.. Estatística aplicada à Oceanografia e Biologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARANGONI, J. C.. Estatística Aplicada à Oceanografia e Biologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
COSTA, César Serra Bonifácio ; MARANGONI, J. C. ; FERREIRA, Washington Luíz dos Santos . Ecologia e Manejo de Marismas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARANGONI, J. C.. Estatística aplicada à Oceanografia e Biologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MARANGONI, J. C.. Estatística aplicada a Oceanografia e Biologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MARANGONI, J. C.. Estatística aplicada à Oceanografia e Biologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PEIXOTO, Aline R ; AZEVEDO, Adriana Martins Guedes de ; MARANGONI, J. C. . Ecologia de Marismas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, César S B; MARANGONI, J. C.; COLLING, L. A.. Participação em banca de Dimas Gianuca Neto.Efeito da ação do ratão-do-banhado Myocastor coypus e do caranguejo Chasmagnathus granulatus sobre marismas de Spartina alterniflora no estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
SEELIGER, Ulrich; CORDAZZO, C. V.; MARANGONI, J. C.; FERREIRA, Washington Luíz dos Santos. Participação em banca de Jeison Brum de Paiva.Adaptações Biológicas das Espécies Vegetais Dominantes nas Dunas Costeiras do Sul do Brasil: Revisão Bibliográfica e Áudio-Visual (Vídeo Documentário). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
SEELIGER, Ulrich; CORDAZZO, C. V.; MARANGONI, J. C.. Participação em banca de Sabrina Espírito Santo.Variações interanuais na biomassa de Ruppia maritima L. no Estuário da Lagoa dos Patos (RS). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana Acadêmica de Oceanologia.Grupo de Discussão Consultoria Ambiental. 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Lucas Tubino Bonifácio Costa. Formação de um Banco de Dados e análise Espaço-Temporal do processo de licenciamento ambiental da geração de energia a partir de fonte eólica no estado do Rio Grande do Sul. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliano César Marangoni.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARANGONI, J. C.. Imputação de Séries Temporais e suas Aplicações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Professor Colaborador Voluntário da disciplina de Ecologia Vegetal Costeira para os alunos do 2º ano do curso de graduação em Oceanologia durante o segundo semestre de 2002.
Carga Horária: 35 horas/aula
Professor Colaborador da disciplina de Botânica Marinha II para os alunos do 3º ano do curso de graduação em Oceanologia durante o segundo semestre de 2002.
Carga Horária: 42 horas/aula



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 12:29:26