Antonio Carlos Vargas Motta

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8680679653637138
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Pós-doutorado pela The University of Nottingham - Inglaterra em 2016. Possui doutorado em Agronomy and Soils - Auburn University (2002), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela UFLA (1987), graduação em Agronomia pela UFES (1984). Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1987. Professor do curso de pós-graduação em Ciências do Solo da UFPR. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: micronutrientes, adubação mineral e calagem de espécies florestais (pinus, eucalipto, araucária e erva mate). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Carlos Vargas Motta
Nome em citações bibliográficas
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias.
Rua dos Funcionários, 1540 - DSEA (Dep. de Solos e Eng. Agrícola)
Juveve
80035050 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33505630
Fax: (41) 33505648


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Agronomy and Soils.
Auburn University, AU, Estados Unidos.
Título: Soil management impacts on soil quality in the Tennessee Valley of Northern Alabama, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Donald Wayne Reeves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: conservation systems; soil quality; Avaliacao da fertilidade; fertilizacao; precision farm; microbiologia do solo.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Produção Vegetal.
1985 - 1988
Mestrado em Ciência do Solo.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Avaliação da disponibilidade de fósforo em solos de várzea do estado de Minas Gerais,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Janice Guedes de Carvalho.
Coorientador: Nilton Curi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise de solo; Química do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura / Especialidade: Nutrição Florestal.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura / Especialidade: Solos Florestais.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Dep. de Solos e Engenharia Agrícola, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2007 - Atual
Direção e administração, Laboratório de Fertilidade do Solo, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
11/2006 - Atual
Direção e administração, Dep. de Solos e Eng. Agrícola, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/1987 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fertilidade do Solo


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Adubação de macronutriente (N. P e K) e gesso na cultura do eucalipto em condição subtropical.
Descrição: O eucalipto tem avançado no sul do Brasil, principalmente em área anteriormente ocupadas por pinus. A maioria das áreas de implantação apresentar baixa fertilidade e vem sendo adubada, embora não exista na condição subtropical, suficiente informação para definição de doses de N, P e K. Nesta condição também não existe pesquisa em relação ao efeito do gesso, que de suporte ao uso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Coordenador / Volnei Pauletti - Integrante / Carla F. ferreira - Integrante / Marcos Vinícius Martins Bassaco - Integrante / Silvana Nisgoski - Integrante / Graciela Ines Bolzon de Muniz - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - Atual
Erva mate (Ilex paraguariensis St. Hil.): resistência a acidez, metais pesados, resposta a adubação e qualidade nutricional.
Descrição: Erva mate é uma cultura genuinamente sul americana e explorada (extrativismo ou cultivada) apenas nesta região. Faz parte da cultura e tradições da região sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Cresce em solo muito ácidos sem apresentar efeito tóxico e apresenta elevado teores de Al e Mn nas folhas. A resposta a adubação é pouco estudada e é incipiente as recomendações de adubação. Recentemente, a legislação para o Mercosul, decresceu o nível permitido de Pb e Cd de 2 e 1,5 mg/kg para 0,6 e 0,4 mg/kg, respectivamente. Contudo, nenhum estudo foi estabelecido para determinar o valor de referencia na condição natural. Ainda, a divulgação em meio comunicação de que mate produzida e vendida no Brasil esta contaminada, traz insegurança e preocupação em toda a cadeia produtiva e ao consumidor. A UFPR é referencia no estudo da erva mate, na pessoas dos professores Carlos Bruno Reissmann (aposentado) e Agenor Maccari. Assim, a linha de pesquisa pretende dar continuidade ao trabalhos que vinham sendo desenvolvido, bem como ampliar, com as novas demandas atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Coordenador / Volnei Pauletti - Integrante / Delmar Santin - Integrante / Elisiane L. Benedetti - Integrante / Julierme Zimmer Barbosa - Integrante / Carlos Bruno Reissmann - Integrante / Ivar Wendling - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - 2015
MELHORAMENTO DE PASTAGEM ATRAVÉS DA ADUBAÇÃO SOB CONDIÇÃO SUBTROPICAL: FOSFORO E BORO
Descrição: A pecuária nacional apresenta baixos índices de produtividade, como resultado da baixa produtividade e qualidade das forrageiras oferecida a pasto. A baixa fertilidade é uns dos principais determinantes nos índices de produtividade e qualidade. Dentre os parâmetros químicos do solo, a elevada acidez e deficiência de P são reconhecidamente fatores limitantes ao crescimento de forrageiras, principalmente leguminosas. Recentemente há indicações que B também pode limitar o estabelecimento e longevidade de leguminosas nas pastagens. A maior sensibilidade das luguminosa a carência de P e B aparenta ser um dos motivos da baixa ocorrência de leguminosas em pastagem no Brasil. O objetivo do experimento será de avaliar o uso de P e B sobre a produtividade, qualidade, composição botânica, produção de sementes e banco de semente de trevo em uma pastagem. Serão testadas cinco doses crescentes de fósforo e duas de boro, em uma pastagem com predomínio de gramíneas, implantada em 2006 na Fazenda Experimental da UFPR. Trevo será semeado após a aplicação do adubo afim de estabelecimento. Esperasse viabilizar o estabelecimento do trevo na pastagem, via adubacao, com melhoria tanto na produção como na qualidade das pastagens, ou seja, demonstrar que é possível obter um bom rendimento animal baseado apenas na alimentação a pasto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Coordenador / Volnei Pauletti - Integrante / Fabiane Vezzani - Integrante.
2009 - 2012
CURVAS DE ELEVAÇÃO DE pH DE SOLOS COM LODO DE ESGOTO
Descrição: A Sanepar instituiu em 1988 o Programa Interdisciplinar de Pesquisa em Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto para estudar o uso agrícola do lodo dentro do cenário ambiental, agronômico e sócio-econômico do Paraná e do Brasil, permitindo que a experiência internacional sobre o assunto fosse adequadamente aproveitada, levando em conta as peculiaridades paranaenses. Um dos aspectos relacionados ao uso do lodo de esgoto na agricultura é a necessidade de obtenção de curvas de elevação do pH para diferentes solos nos quais será aplicado o lodo de esgoto higienizado, conforme exigência da Resolução 375 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, de 29 de agosto de 2006. O poder tampão varia de solo para solo, fazendo com que cada solo exija quantidade diferenciada de corretivo da acidez, para atingir um determinado pH que se deseja atingir. Assim, adição de uma dose única aleatória para todos os solos do estado, pode fazer com que se atinja pH abaixo ou acima do recomendado para a cultura, levando em ambos os casos a decréscimo na produtividade das culturas. Logo, o trabalho visa definir a equivalência do lodo de esgoto alcalinizado para os solos do Paraná. Permitindo assim estabelecer a dose exata a partir da análise química do solo. Para isso será incubado em ambiente controlado, solo com doses crescentes de lodo alcalinizado, para obtenção do pH atingido em diversos períodos de tempo. A partir dos dados serão estabelecidos os gráficos, relacionando pH obtido e doses utilizadas, também conhecidas como curva de neutralização da acidez para cada um dos 24 solos em estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Coordenador / Nerilde Favaretto - Integrante / Betriz Monte Serrat - Integrante / Marcelo Ricardo de Lima - Integrante.Financiador(es): Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2012
LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR DECAPEAMENTO DO SOLO
Descrição: A quantidade de lodo gerado pelas estações de tratamento de água (ETA), vem aumentando com processo de urbanização e aumento do consumo de água tratada. Diferente do lodo gerado pelas estações de esgoto (ETE), o lodo de ETA tem como componente principal fração mineral composto de argila que estavam em suspensão durante a retirada da água bruta do manancial e foram retiradas com processo de adição de floculante com Al ou Fe. Por se aproximar muito da composição do solo da região e apresentar baixa concentração de nutrientes, pode ser adicionado em quantidade elevada em comparação ao lodo de ETE. O problema mais freqüente relacionado ao uso de lodo de ETA é surgimento ou agravamento da deficiência de P, o que pode ser contornado pela aplicação ou adição de material rico no mesmo. Acompanhando o processo de urbanização, ocorre o surgimento de área decapeadas próximos aos grandes centros urbanos, como parte da expansão da cidade, sendo esta em muito caso em condições tão degrada que não permite o estabelecimento de vegetação espontânea a curto e médio prazo, sendo por isso focos de erosão e escorrimento superficial. Dado tais fatos o presente trabalho visa estabelecer a recuperação de área decapeadas com uso de doses de lodo ETA e ETE, com estabalecimento em curto prazo de uma vegetação rasteira, a fim de cobrir o solo e então a completa recuperação com planta nativa de grande porte. Será ainda focalizado o efeito do lodo de ETA sobre as propriedades químicas e físicas do solo, assim como, sobre a nutrição das plantas que estabeleceram na área decapeada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Coordenador / Nerilde Favaretto - Integrante / Betriz Monte Serrat - Integrante / Marcelo Ricardo de Lima - Integrante.Financiador(es): Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar - Auxílio financeiro.
2008 - 2013
Doenças, desenvolvimento vegetativo, estado nutricional, produtividade e qualidade de pessegueiro adensado sob doses de nitrogênio e manejos de ramos ?ladrões? e de raleio durante duas safras consecutivas
Descrição: O objetivo geral deste trabalho é verificar para a cultura do pessegueiro, em plantio adensado, a melhor dose de adubação nitrogenada sob diferentes sistemas de manejos de ramos ?ladrões? e de raleio. Objetivos específicos O projeto proposto tem por objetivo específico avaliar durante duas safras consecutivas o efeito do nitrogênio sob diferentes manejos: na incidência e severidade das doenças (podridão parda, furo de bala e ferrugem), na qualidade dos frutos (firmeza de polpa, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e propriedades sensoriais); no desenvolvimento vegetativo (secção tronco, poda de ramos ?ladrões?, radiação interceptada, área da folha e ramos produtivos); no estado nutricional (teores foliares dos macronutrientes e micronutrientes, carboidratos solúveis totais nos ramos e extração de nutrientes) e produtividade (número total de frutos produzidos e colhidos, calibre e massa média dos frutos), durante as safras de: 2009 e 2010..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Coordenador / Marcos Antonio Dolinski - Integrante / Francine Lorena Cuquel - Integrante / Renato tratch - Integrante / Ruy Inácio Neiva de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
RESPOSTA A ADUBAÇÃO E CALAGEM NA CULTURA DO PINUS TAEDA EM ÁREA DE CERRADO NO PÓLO FLORESTAL DE JAGUARIAIVA - PARANÁ
Descrição: A ocorrência de sintomas de deficiência nutricional, aliada a baixos índices de produtividade de Pinus taeda em grandes áreas do pólo florestal de Jaguaraiaiva ? Paraná, tem alertado para necessidade de adequação química do solo. A região tinha como vegetação predominante Cerrado, com solos ácidos, de textura arenosa e baixa disponibilidade de nutrientes. Levantamentos preliminares indicam uma relação inversa do teor na acícula de Mn e direta do teor de K e Zn, com o crescimento, para diferentes qualidades de sítio. Grandes respostas ao uso de resíduo orgânico na região confirmam a necessidade de uma avaliação mais criteriosa ao uso de nutrientes. Com este objetivo foi instalado, em 2008, em sete talhões com idade de 4 a 17 anos, de baixo crescimento, experimento com adubação e calagem. O uso de corretivo teve como foco o suprimento de Ca e Mg, e ativação da decomposição da serapilheira. A adubação nesta idade permitira verificar o efeito da adição em uma fase que antecede um período de grande aumento de crescimento. A técnica utilizada foi diagnose por subtração com sete tratamentos [1 - (Completo ? macro + micro + calagem), 2 - Completo ? macronutrientes, 3 - Completo ? micronutrientes, 4 - Completo ? K, 5 - Completo ? Zn, 6 - Completo ? calcário, 7 - testemunha]. O efeito dos tratamentos será avaliado com análises químicas do solo, características da serapilheira (quantidade e teor de nutrientes), teor de nutrientes das acículas da copa viva e parâmetros de crescimento (diâmetro e altura). Espera-se identificar e quantificar o efeito da calagem e adubação, sugerindo ações no manejo químico do solo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Coordenador / Carlos Bruno Reissmann - Integrante / Pauletti, Volnei - Integrante / Antônio Neri Azevedo Rodrigues - Integrante / Ethiene Winagraski - Integrante / Celso Garcia Auer - Integrante / Rangel Consalter - Integrante / Shizuo Maeda - Integrante / Fabiane Machado Vezzani - Integrante / Anne Luize Sass - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 4


Projetos de extensão


2014 - Atual
Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR
Descrição: Apesar de sua importância para as populações urbanas e rurais e ao meio ambiente, muitas vezes o conteúdo solo é frequentemente relegado a uma posição de menor importância ou até mesmo ignorado em ações de educação ambiental. Este Programa dá continuidade ao Projeto Solo na Escola que atuou de 2002 a 2013, pretende popularizar o conhecimento científico e tecnológico relacionado à ciência do solo, promovendo a conscientização de que o solo é um componente dos ambientes naturais ou antropizados, contribuindo para a atualização do ensino de ciências, biologia e geografia, e estimulando a curiosidade e a experimentação nos docentes e discentes.. Este objetivo geral pretende ser atingido através das ações inter-relacionadas de quatro projetos de extensão Universitária: a) Educação Ambiental em Solos; b) Formação Continuada em Solos para Educadores; c) Exposição Didática de Solos; d) Recursos Didáticos para Educação em Solos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Integrante / Vander de Freitas Melo - Integrante / Marcelo Ricardo de Lima - Coordenador / Jair Alves Dionisio - Integrante / Angelo Evaristo Sirtoli - Integrante / Valentin da Silva - Integrante / Pauletti, Volnei - Integrante / Fabiane Vezzani - Integrante / Jeferson Dieckow - Integrante / Iriana Nunes Vezzani - Integrante.
2003 - 2013
Solo na Escola
Descrição: O Programa Solo na Escola implantou em 2003 uma Exposição Didática de Solos, a qual foi aberta à comunidade interna e externa à UFPR. Mais de 15.000 pessoas já visitam esta exposição, que serve como instrumento de apoio ao ensino de solos no nível fundamental, médio e superior. Esta exposição não é estática, mas dinâmica, procurando fazer com que os visitantes (professores e alunos) participem do mesmo, e não simplesmente observem. Uma das atrações da Exposição Didática de Solos é a coleção de monólitos (perfis representativos em tamanho natural) das principais classes de solos que ocorrem no Paraná, assim como dados a respeito dos mesmos. Grande parte desses solos ocorre em regiões distantes e os estudantes, e também demais interessados, só poderão ter acesso aos mesmos através de fotografias ou slides. Também foram preparados outros materiais como banners e a Experimentoteca de Solos, que são úteis ao processo de aprendizagem. Além disto a exposição conta com um perfil de solo com área de 25 m2, adaptado ao uso didático. Até o momento o projeto já realizou mais de duas dezenas de cursos de extensão universitária, além de eventos de extensão universitária, visando transmitir conhecimentos e habilidades a professores do ensino fundamental e médio, especialmente das áreas de ciências e geografia. A ideia dos cursos e eventos é mostrar a estes docentes que o solo não é uma entidade isolada, mas um integrante do ambiente natural, importante tanto no meio rural como urbano. O curso se desenvolve de forma dinâmica, procurando aproveitar as experiências dos participantes, levando novos conhecimentos, e exercitando ações em campo (onde efetivamente está o solo). Com base na experiência do cursos já realizados, o projeto pretende, em breve, realizar cursos à distância gratuitos, tendo em vista a grande demanda que foi observada. O Programa Solo na Escola visa produzir material didático que possa ser utilizado, de forma clara e acessível, por professores do ensino fundamental e médio, para transmitir o tema "solo", de forma a ser um conteúdo transversal, onde se estabeleça sua relação com ciências, geografia, biologia, história, química, física, etc. O Programa já editou o livro "O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio", além de artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos educacionais e científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Vargas Motta - Integrante / Nerilde Favaretto - Integrante / Karina I. Krieger - Integrante / Vander de Freitas Melo - Integrante / Marcelo Ricardo de Lima - Coordenador / Valmiqui Costa Lima - Integrante / Jair Alves Dionisio - Integrante / Angelo Evaristo Sirtoli - Integrante / Fabiane Vezzani - Integrante / Jeferson Dieckow - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura/Especialidade: Solos Florestais.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura/Especialidade: Nutrição Florestal.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Química do Solo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOLINSKI, Marcos Antonio2018DOLINSKI, Marcos Antonio ; CUQUEL, Francine Lorena ; MIO, Louise Larissa May de ; Motta, Antônio Carlos Vargas . QUALITY PEACH PRODUCED IN FERTILIZER DOSES OF NITROGEN AND GREEN PRUNING. Bragantia (São Paulo), v. 77, p. 134-140, 2018.

2.
BARBOSA, J. Z.2018BARBOSA, J. Z. ; MOTTA, A. C. V. ; Giovana ; WENDLING, I. ; SANTIN, D. ; CONSALTER, R. . Plant growth, nutrients and potentially toxic elements in leaves of yerba mate clones in response to phosphorus in acid soils. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 90, p. 557-571, 2018.

3.
RABEL, D. O.2018RABEL, D. O. ; BARBOSA, J. Z. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; MELO, Vander de Freitas ; PRIOR, S. A. . Depth distribution of exchangeable aluminum in acid soils: A study from subtropical Brazil. ACTA SCIENTIARUM. AGRONOMY (IMPRESSO), v. 40, p. 1-10, 2018.

4.
ABBOUD, FELIPE YOUSSEF2018ABBOUD, FELIPE YOUSSEF ; FAVARETTO, Nerilde ; MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS ; BARTH, GABRIEL ; GOULARTE, GABRIEL DEMOCH . Phosphorus mobility and degree of saturation in oxisol under no-tillage after long-term dairy liquid manure application. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 177, p. 45-53, 2018.

5.
TOPPEL, F. V.2018TOPPEL, F. V. ; MACCARI JUNIOR, A. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; FRIGO, C. ; MAGRI, E. ; BARBOSA, J. Z. . COMPOSIÇÃO ELEMENTAR DAS FOLHAS DE ERVA-MATE NATIVA. FLORESTA (ONLINE) (CURITIBA), v. 48, p. 425-434, 2018.

6.
BARBOSA, J. Z.2018BARBOSA, J. Z. ; MOTTA, A. C. V. ; CONSALTER, R. ; PAULETTI, V. . BORON ALTERS THE CORN ROOT CATIONIC EXCHANGE PROPERTIES BUT DOES NOT ALLEVIATE ALUMINUM TOXICITY. Bioscience Journal, v. 34, p. 917-926, 2018.

7.
BASSACO, M. V. M.2018BASSACO, M. V. M. ; MOTTA, A.C.V. ; PAULETTI, V. ; PRIOR, S. A. ; NISGOSKI, S. ; FERREIRA, C. F. . Nitrogen, phosphorus, and potassium requirements for Eucalyptus urograndis plantations in southern Brazil. NEW FORESTS, v. 49, p. 1-7, 2018.

8.
SERPE, EDSON LUIS2018SERPE, EDSON LUIS ; MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS ; FIGUEIREDO FILHO, AFONSO ; ARCE, JULIO EDUARDO . EFEITOS DE DIFERENTES DOSAGENS DE ADUBAÇÃO NO CRESCIMENTO INICIAL DE Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage. BIOFIX Scientific Journal, v. 3, p. 204, 2018.

9.
RODRIGUES, A. N. A.2018RODRIGUES, A. N. A. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; MELO, Vander de Freitas ; GOULARTE, G. D. ; PRIOR, S. A. . Forms and buffering potential of aluminum in tropical and subtropical acid soils cultivated with Pinus taeda L.. Journal of Soils and Sediments, v. 18, p. 1-12, 2018.

10.
Maristela2017Maristela ; SERRAT, B. M. ; MOTTA, A. C. V. ; PEGGERE, G. C. ; BITTENCOURT, S. ; BARBOSA, J. Z. . Zinc, copper and manganese availability in soils treated with alkaline sewage sludge from Paraná state (Brazil). CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA (ONLINE), v. 41, p. 81-93, 2017.

11.
BARBOSA, J. Z.2017BARBOSA, J. Z. ; MOTTA, A. C. V. ; CONSALTER, R. ; PAULETTI, V. . Wheat (Triticum aestivum L.) response to boron in contrasting soil acidity conditions. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS, v. 12, p. 148-157, 2017.

12.
Barbosa, J.Z.2017Barbosa, J.Z. ; DALPISOL, MARISTELA ; SERRAT, B. M. ; Giovana ; MOTTA, A. C. V. ; BITTENCOURT, S. . Alkalinized sewage sludge application improves fertility of acid soils. CIENCIA E AGROTECNOLOGIA, v. 41, p. 483-493, 2017.

13.
Barbosa, J.Z.2017Barbosa, J.Z. ; CONSTANTINO, V. ; ZANETTE, F. ; MOTTA, A.C.V. ; PRIOR, S. A. . SOIL FERTILITY AFFECTS ELEMENTAL DISTRIBUTION IN NEEDLES OF THE CONIFER Araucaria angustifolia: A MICROANALYTICAL STUDY. Cerne, v. 23, p. 257-266, 2017.

14.
MELO, Vander de Freitas2017MELO, Vander de Freitas ; ORRUTEA, A. G. ; MOTTA, A. C. V. ; TESTONI, S. A. . Land use and changes in soil morphology and physical-chemical properties in Southern Amazon. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA DO SOLO, v. 41, p. 148-157, 2017.

15.
BARCELLOS, M.2016BARCELLOS, M. ; MOTTA, A. C. V. ; PAULETTI, V. ; SILVA, J. C. P. M. DA ; BARBOSA, J. Z. . Atributos químicos de Latossolo sob plantio direto adubado com esterco de bovinos e fertilizantes minerais. COMUNICATA SCIENTIAE, v. 6, p. 263, 2016.

16.
Barbosa, J.Z.2016Barbosa, J.Z. ; FERREIRA, C. F. ; Nicolas Z. dos Santos ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; PRIOR, S. A. ; Gabardo, J. . Production, carbon and nitrogen in stover fractions of corn ( Zea mays L.) in response to cultivar development. CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA (ONLINE), v. 40, p. 665-675, 2016.

17.
ROVEDA, LUÍS F.2016ROVEDA, LUÍS F. ; CUQUEL, FRANCINE L. ; MOTTA, ANTÔNIO C. V. ; MELO, VANDER DE F. . Organic compounds with high Ni content: Effects on soil and strawberry production. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 20, p. 722-727, 2016.

18.
DOMINGUES, C. R. S.2016 DOMINGUES, C. R. S. ; Barbosa, J.Z. ; CONSALTER, R. ; SANTOS, M. ; ADAM, W. M. ; MOTTA, A.C.V. . Influence of zinc deficiency on the mineral composition of maize plants in contrasting soils. Bioscience Journal, p. 1234-1245, 2016.

19.
NISGOSKI, S.2016NISGOSKI, S. ; KLOCK, U. ; BATISTA, F.R.R. ; SCHARDOSIN, F.Z. ; CONSALTER, R. ; MOTTA, A.C.V. . Uso do NIR na Discriminação de Árvores em Diferentes Adubações com Base nos Espectros da Madeira e da Casca. Ciência da Madeira, v. 7, p. 100-110, 2016.

20.
BATISTA, A. H.2015BATISTA, A. H. ; MOTTA, A. C. V. ; Thays ; REISSMANN, Carlos Bruno ; Hashimoto ; Iara . Liming and fertilisation in Pinus taeda plantations with severe nutrient deficiency in savanna soils. ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY, v. 37, p. 117-125, 2015.

21.
BARBOSA, J. Z.2015BARBOSA, J. Z. ; CONSALTER, R. ; VEZZANI, F. M. ; MOTTA, A. C. V. . Bactérias e Fungos Benéficos na Endosfera das Plantas. Reviista Agrogeoambiental, v. 7, p. 99-116, 2015.

22.
BARBOSA, JULIERME ZIMMER2015BARBOSA, JULIERME ZIMMER ; ZAMBON, LEANDRO MORAES ; MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS ; WENDLING, IVAR . COMPOSITION, HOT-WATER SOLUBILITY OF ELEMENTS AND NUTRITIONAL VALUE OF FRUITS AND. Ciência e Agrotecnologia (Online), v. 39, p. 593-603, 2015.

23.
Giostri2014Giostri ; bond ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; Vezzani ; PIMENTEL, Ida Chapaval ; DIONISIO, Jair Alves . The effects of industrial waste from enzyme production on pasture growth and soil chemical properties. Acta Scientiarum. Agronomy (Online), v. 36, p. 247-257, 2014.

24.
KLENK, L. A.2014KLENK, L. A. ; ZAEDANEACK, M. A. C. ; MOTTA, A. C. V. ; CONSALTER, R. ; RICHETER, A. S. ; BORGES, E. . Macrofauna invertebrada edáfica em pastagem sul brasileira sob diferentes > preparos orgânicos. COMUNICATA SCIENTIAE, v. 5, p. 339-348, 2014.

25.
FERREIRA, C. F.2014FERREIRA, C. F. ; MOTTA, A. C. V. ; BARBOSA, J. Z. ; Nicolas Z. dos Santos ; PRIOR, S. ; GABARDO, Juarez . Maize (Zea mays L.) cultivars nutrients concentration in leaves and stalks. MAYDICA, v. 59, p. 65-71, 2014.

26.
GUIMARAES, J. C.2014GUIMARAES, J. C. ; REISSMANN, Carlos Bruno ; MOTTA, A.C.V. ; GAIAD, S. ; OLIVEIRA, E. B. ; STURION, J. A. . Relação de Zn, Fe, Cu e Mn entre solo e progênies de erva-mate. CERNE (UFLA), v. 20, p. 285-292, 2014.

27.
ROVEDA, Luiz Fernando2014ROVEDA, Luiz Fernando ; CUQUEL, Francine Lorena ; MOTTA, A. C. V. ; MELO, Vander de Freitas . Composto orgânico com altos teores de níquel e sua biodisponibilidade no sistema solo planta. REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL (IMPRESSO), v. 18, p. 819-825, 2014.

28.
Pauletti, Volnei2014Pauletti, Volnei ; PIERRI, LETÍCIA DE ; RANZAN, THIAGO ; BARTH, GABRIEL ; MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS . Efeitos em longo prazo da aplicação de gesso e calcário no sistema de plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 38, p. 495-505, 2014.

29.
MAY-DE MIO, L.L.2014MAY-DE MIO, L.L. ; MONTEIRO, L.B. ; MOTTA, A.C.V. ; CUQUEL, F.L. ; SERRAT, B.M. ; KOWATA-DRESCH, L.S. . Nutrição, danos e produção de pessegueiro em sistema de Produção Integrada. Agrária (Recife. Online), v. 9, p. 512-518, 2014.

30.
COSTA, N. DE L.2014COSTA, N. DE L. ; MORAES, A. ; CARVALHO, P.C.F. ; MONTEIRO, A.L.G. ; MOTTA, A. C. V. ; OLIVEIRA, R.A. . Morfogênese de Trachypogon plumosus sob calagem, adubação e idades de rebrota. Archivos de Zootecnia (Internet), v. 63, p. 109-120, 2014.

31.
COSTA, N. L.2013COSTA, N. L. ; A. de Moraes ; CARVALHO, P. C. F. ; MONTEIRO, A. L. G. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; OLIVEIRA, R. A. . Growth dynamics and morphogenesis of Trachypogon plumosus under soil fertility correction levels and regrowth ages.. Agro@mbiente On-line, v. 7, p. 1-9, 2013.

32.
BORGO, J. D. H.2013BORGO, J. D. H. ; PAULETTI, V. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; FAVARETTO, Nerilde ; BARTH, G. ; Daniel . Micronutrientes no solo e no milho em plantio direto com aplicações de dejetos líquidos de bovinos. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 56, p. 242-248, 2013.

33.
COSTA, N. DE L.2013COSTA, N. DE L. ; MORAES, A. ; CARVALHO, P.C.F. ; MONTEIRO, A.L.G. ; MOTTA, A.C.V. ; OLIVEIRA, R.A. . Composição e extração de nutrientes por Trachypogon plumosus sob adubação e idades de rebrota. Archivos de Zootecnia, v. 62, p. 227-238, 2013.

34.
ROVEDA, Luiz Fernando2013ROVEDA, Luiz Fernando ; MOTTA, A.C.V. ; MAFTUM, E. G. F. ; BENEDETTI, E. L. ; Brondani ; DIONISIO, Jair Alves ; GABARDO, Juarez ; PIMENTEL, Ida Chapaval ; VICENTE, Vânia Aparecida . Resíduo líquido da indústria de enzimas e sua interação solo-planta. Revista Acadêmica: Ciências Agrárias e Ambientais (PUCPR. Impresso), v. 11, p. 189-197, 2013.

35.
CONSALTER, R.2013CONSALTER, R. ; Barbosa, J.Z. ; BASTOS, M. C. ; MOTTA, A. C. V. ; PAULETTI, V. . Efeito de doses de alumínio no crescimento e nutrição de Brachiaria decumbens cultivada em solução nutritiva. Revista Cultivando o Saber, v. 06, p. 92-112, 2013.

36.
Barbosa, J.Z.2013Barbosa, J.Z. ; CONSALTER, R. ; PAULETTI, V. ; MOTTA, A. C. V. . A magnitude da toxidez de B é dependente da condição de acidez do solo. Revista Cultivando o Saber, v. 06, p. 113-121, 2013.

37.
Mazza2012Mazza ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; A. de Moraes ; Vezzani ; RABEL, D. ; ADAMI, P. F . Phosphorus application on forage yield and quality on soil under subtropical grassland of Brazil. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, v. 41, p. 1100-1109, 2012.

38.
Nicolas Z. dos Santos2012Nicolas Z. dos Santos ; PRIOR, S. ; GABARDO, Juarez ; VALASKI, J. C. ; MOTTA, A. C. V. ; FERREIRA NETO, A. . INFLUENCE OF CORN ( ZEA MAYS L.) CULTIVAR DEVELOPMENT ON RESIDUE PRODUCTION. JOURNAL OF PLANT NUTRITION, v. 35, p. 750-769, 2012.

39.
FERREIRA, C. F.2012FERREIRA, C. F. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; PRIOR, S. ; REISSMANN, Carlos Bruno ; Nicolas Z. dos Santos ; GABARDO, Juarez . Influence of Corn (Zea mays L.) Cultivar Development on Grain Nutrient Concentration. INTERNATIONAL JOURNAL OF AGRONOMY, v. 2012, p. 1-7, 2012.

40.
ORRUTEA, A. G.2012ORRUTEA, A. G. ; MELO, Vander de Freitas ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; LIMA, Valmiqui Costa . Mineralogia e reserva de K de Cambissolos submetidos a diferentes manejos após derrubada e queima da floresta na Amazônia Meridional. Acta Amazonica (Impresso), v. 42, p. 461-470, 2012.

41.
POGGERE, GIOVANA CLARICE2012POGGERE, GIOVANA CLARICE ; SERRAT, Beatriz Monte ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; BITTENCOURT, SIMONE ; DALPISOL, MARISTELA ; ANDREOLI, CLEVERSON VITÓRIO . Lodos de esgoto alcalinizados em solos do estado do Paraná: taxa de aplicação máxima anual e comparação entre métodos para recomendação agrícola. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 17, p. 429-438, 2012.

42.
NOGARA NETO, F.2011NOGARA NETO, F. ; ROLLOFF, Glaucio ; DIECKOW, J. ; MOTTA, A. C. V. . ATRIBUTOS DE SOLO E CULTURA ESPACIALMENTE DISTRIBUÍDOS RELACIONADOS AO RENDIMENTO DO MILHO. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 35, p. 1025-1036, 2011.

43.
CUQUEL, Francine Lorena2011CUQUEL, Francine Lorena ; MOTTA, A. C. V. ; Tutida, Inês ; MIO, Louise Larissa May de . Nitrogen and potassium fertilization affecting the plum postharvest quality. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 33, p. 328-336, 2011.

44.
MIO, Louise Larissa May de2011MIO, Louise Larissa May de ; CUQUEL, Francine Lorena ; MONTEIRO, Lino Bittencourt ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte . Produtividade, incidência de podridão-parda e danos por pragas em pêssego cultivado sob produção integrada. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 33, p. 424-428, 2011.

45.
PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat2011PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; Thiago ; Simone ; MOTTA, A. C. V. ; Luiz ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio . Taxa de aplicação máxima anual de lodo de esgoto higienizado pelo processo de estabilização alcalina: estudo comparativo de curvas de pH de solo. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 19, p. 31-37, 2011.

46.
ROVEDA, Luiz Fernando2011ROVEDA, Luiz Fernando ; MOTTA, A. C. V. ; DIONISIO, Jair A. ; Brondani ; GABARDO, Juarez ; PIMENTEL, Ida Chapaval ; CUQUEL, Francine Lorena . Fertilidade, produção e nutrição de plantas submetidas a resíduo líquido da indústria de enzimas. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL), v. 17, p. 338-347, 2011.

47.
SERRAT, BEATRIZ MONTE2011SERRAT, BEATRIZ MONTE ; SANTIAGO, T. R. ; BITTENCOURT, S. ; MOTTA, A. C. V. ; SILVA, L. A. T. P. ; ANDREOLI, C. V. . Taxa de aplicação máxima anual de lodo de esgoto higienizado pelo processo de estabilização alcalina: estudo comparativo de curvas de pH de solos. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, v. 19, p. 30, 2011.

48.
ROVEDA, L. F.2011ROVEDA, L. F. ; MOTTA, A. C. V. ; PIMENTEL, I. C. ; CUQUEL, F. L. . Fertilidade, produção e nutrição de plantas submetidas a água residuária da indústria de enzimas. Revista Brasileira de Agrociencia (UFPEL), v. 17, p. 338-347, 2011.

49.
Lucimeres2010Lucimeres ; vismar ; MOTTA, A. C. V. . Efeito do pH do solo em diferentes níveis de concentração de inóculo no controle de Plasmodiophora brassicae. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 36, p. 16-20, 2010.

50.
PAULETTI, V.2010PAULETTI, V. ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; FAVARETTO, Nerilde ; ANJOS, A. . Yield response to fertilization strategies in no-tillage soybean, corn and common bean crops. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 53, p. 563-574, 2010.

51.
SILVA, J. C. P. M. DA2010SILVA, J. C. P. M. DA ; MOTTA, A. C. V. ; PAULETTI, V. ; veloso ; FAVARETTO, Nerilde ; BARCELLOS, M. ; silva ; Oliveira, André Soares de . Esterco de gado leiteiro associado à adubação mineral e sua influência na fertilidade de um latossolo sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 34, p. 453-463, 2010.

52.
TRATCH, Renato2010TRATCH, Renato ; MIO, Louise Larissa May de ; SERRAT, Betriz Monte ; MOTTA, A. C. V. . Nitrogen and potassium fertilization influences on intensity of peach leaf rust. Acta Horticulturae, v. 872, p. 313-318, 2010.

53.
MONTEIRO, Lino Bittencourt2009MONTEIRO, Lino Bittencourt ; MIO, Louise Larissa May de ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; CUQUEL, Francine Lorena . FLUTUAÇÃO POPULACIONAL E DANOS DE GRAPHOLITA MOLESTA EM POMARES CONVENCIONAL E DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE PÊSSEGO, NO MUNICÍPIO DE LAPA , PR. Bragantia (São Paulo), v. 68, p. 53-61, 2009.

54.
DOLINSKI, Marcos Antonio2009DOLINSKI, Marcos Antonio ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; MIO, Louise Larissa May de . pH, CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E POTÁSSIO DO SOLO APÓS TRÊS ANOS DE APLICAÇÕES DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO EM AMEIXEIRA, NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA - PR. Scientia Agraria (UFPR), v. 10, p. 371-376, 2009.

55.
Mazza2009Mazza ; Giovana ; FERRARO, F. P. ; RIBEIRO, C. B. ; CHEROBIM, V. F. ; MOTTA, A. C. V. ; A. de Moraes . ADUBAÇÃO NITROGENADA NA PRODUTIVIDADE E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CAPIM MOMBAÇA NO PRIMEIRO PLANALTO PARANAENSE. Scientia Agraria (UFPR), v. 10, p. 257-265, 2009.

56.
PAULETTI, V.2009PAULETTI, V. ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; FAVARETTO, Nerilde ; ANJOS, A. . Atributos químicoa de um Latossolo sob plantio direto em função da estratégia de adubação e do método de amostragem de solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, p. 581-590, 2009.

57.
Otto, G. M.2009Otto, G. M. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; REISSMANN, Carlos Bruno . ADUBAÇÃO NITROGENADA EM SISTEMA SILVIPASTORIL ÁLAMO ? PASTAGENS DE INVERNO. Revista Árvore (Impresso), v. 23, p. 433-441, 2009.

58.
PAULETTI, V.2008PAULETTI, V. ; Milena Barcellos ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; SANTOS, I. R. . Produtividade de culturas sob diferentes doses de esterco líquido de gado de leite e de adubo mineral. Scientia Agraria (UFPR), v. 9, p. 199-205, 2008.

59.
MIO, Louise Larissa May de2008MIO, Louise Larissa May de ; Tutida, Inês ; MOTTA, A. C. V. ; DOLINSKI, Marcos Antonio ; SERRAT, Betriz Monte ; MONTEGUTE, D. . Doses de Aplicação de Nitrogênio e Potássio em relação à Podridão Parda e Sarna em Ameixeira Reubennel na Região de Araucária, Paraná. Fitopatologia Brasileira, v. 33, p. 11-16, 2008.

60.
SILVA, V.2008SILVA, V. ; MOTTA, A. C. V. ; MELO, Vander de Freitas ; LIMA, Valmiqui Costa . Variáveis de acidez em função da mineralogia da fração argila do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, p. 551-560, 2008.

61.
Resseti, R. R.2008Resseti, R. R. ; DIONISIO, Jair Alves ; MOTTA, A. C. V. . Comparação entre doses de Alil isotiocianato e a solução de formaldeido na extração de minhocas. Bragantia (São Paulo), v. 67, p. 25-33, 2008.

62.
TAMANINI, Cristina Rincon2008TAMANINI, Cristina Rincon ; MOTTA, A. C. V. ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio ; DOETZER, Benno Henrique . Land reclamation recovery with the sewage sludge use. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 51, p. 643-655, 2008.

63.
Silva, José Carlos Peixoto Modesto da2008Silva, José Carlos Peixoto Modesto da ; MOTTA, A. C. V. ; Pauletti, Volnei ; FAVARETTO, Nerilde ; Barcellos, Milena ; Oliveira, André Soares de ; Veloso, Cristina Mattos ; Silva, Luiz Fernando Costa e . Esterco líquido de bovinos leiteiros combinado com adubação mineral sobre atributos químicos de um Latossolo Bruno. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, p. 1, 2008.

64.
FAVARETTO, Nerilde2007FAVARETTO, Nerilde ; MOTTA, A. C. V. ; C. Barcik ; S. B. Lustosa ; COMIM, Jucinei J . Shoot and Root Responses of Trifolium vesiculosum to Boron. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 50, p. 597-604, 2007.

65.
Otto, G. M.2007Otto, G. M. ; MOTTA, A. C. V. ; REISSMANN, Carlos Bruno . Resposta do álamo (Populus deltoides Marsh) à adubação nitrogenada em dois sítios do município de São Mateus do Sul, Paraná.. Ciência Florestal, v. 17, p. 81-90, 2007.

66.
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.2007MOTTA, A. C. V.; MIO, Louise Larissa May de ; TRATCH, Renato ; DOLINSKI, Marcos Antonio ; SERRAT, Betriz Monte ; Tutida, Inês ; SOUZA, Silvana Regina de . Nitrogênio e potássio em relação ao manejo de doenças em rosáceas. Fitopatologia Brasileira, v. 32, p. 72-74, 2007.

67.
Tutida, Inês2007Tutida, Inês ; MIO, Louise Larissa May de ; MOTTA, A. C. V. . Incidência e severidade do "furo de bala" em folhas da ameixeira sob doses de nitrogênio e potássio. Ciência Rural, v. 37, p. 1227-1234, 2007.

68.
Ana Christina Duarte Pires2007Ana Christina Duarte Pires ; MELO, Vander de Freitas ; LIMA, Valmiqui Costa ; MOTTA, A. C. V. . Major soil classes of the metropolitan region of Curitiba (PR), Brazil: I - mineralogical characterization of the sand, silt and clay fractions. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 50, p. 169-181, 2007.

69.
Ana Christina Duarte Pires2007Ana Christina Duarte Pires ; MELO, Vander de Freitas ; MOTTA, A. C. V. ; LIMA, Valmiqui Costa . Majors soil classes of the metropolitan region of Curitiba (PR), Brazil: II - interaction of Pb with mineral and organic constituents. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 50, p. 183-192, 2007.

70.
MONTEIRO, Lino Bittencourt2007MONTEIRO, Lino Bittencourt ; MIO, Louise Larissa May de ; MOTTA, A. C. V. . Avaliação de atrativos alimentares utilizados no monitoramento de mosca-das-frutas em pessegueiro na lapa- PR. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 29, p. 72-74, 2007.

71.
DOLINSKI, Marcos Antonio2007DOLINSKI, Marcos Antonio ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; MIO, Louise Larissa May de ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Adubação nitrogenada e potássica na produtividade da ameixeira Reubennel, na região de Araucaria - PR. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 29, p. 364-370, 2007.

72.
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.2007 MOTTA, A. C. V.; D. W. Reeves ; C. H. Burmester ; Y. feng . Conservation tillage, rotations, and cover crop affecting soil quality in the Tennessee valley: particulate organic matter, organic matter, and microbial biomass. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 38, p. 2831-2847, 2007.

73.
CUQUEL, Francine Lorena2006CUQUEL, Francine Lorena ; SERRAT, Betriz Monte ; MOTTA, A. C. V. ; MIO, Louise Larissa May de ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Quality of peach fruits produced under integrated fruit production management. Acta Horticulturae, v. 713, p. 357-360, 2006.

74.
CUQUEL, Francine Lorena2006CUQUEL, Francine Lorena ; Fantin ; SERRAT, Betriz Monte ; MOTTA, A. C. V. ; MIO, Louise Larissa May de . Effect of 1-MCP on post harvest performance of chimarrita peach fruits. Acta Horticulturae, v. 713, p. 497-500, 2006.

75.
ROVEDA, Luiz Fernando2006ROVEDA, Luiz Fernando ; BLOOD, Renato Rezende Young ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte . Qualidade e produtividade em pessegueiro e estabelecimento do trevo branco como cobertura, influenciados pela aplicação de boro. Revista do Setor de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Paraná, v. 7, p. 75-82, 2006.

76.
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.2006MOTTA, A. C. V.; Nick ; Yorinori ; SERRAT, Betriz Monte . Distribuição horizontal e vertical da fertilidade do solo e das raízes de cafeeiro (Coffea arabica L.) cultivar Catuaí. ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY, v. 28, p. 455-463, 2006.

77.
Challiol Marcio Alberto2006Challiol Marcio Alberto ; MIO, Louise Larissa May de ; CUQUEL, Francine Lorena ; MONTEIRO, Lino Bittencourt ; SERRAT, Betriz Monte ; MOTTA, A. C. V. ; Ribeiro Paulo Justiniano . Elaboração de escala diagramática para furo-de-bala e avaliação de doenças foliares em dois sistemas de produção de pessegueiro. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 28, p. 391-396, 2006.

78.
DOLINSKI, Marcos Antonio2005DOLINSKI, Marcos Antonio ; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; MOTTA, A. C. V. ; CUQUEL, Francine Lorena ; SOUZA, Silvana Regina de ; MIO, Louise Larissa May de ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Producao, teor foliar e qualidade de frutos do pessegueiro. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 27, n.2, p. 295-299, 2005.

79.
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.2003MOTTA, A. C. V.; C. H. Burmester ; D. W. Reeves . Soil microbial communities under conventional-till and no-till continuous cotton systems. Soil Biology and Biochemistry, USA, v. 35(12), p. 1693-1703, 2003.

80.
Truman2003Truman ; D. W. Reeves ; Shaw ; MOTTA, A. C. V. ; C. H. Burmester ; R. L. Raper ; Schwab . Tillage impacts on soil propery, runoff, and soil loss variations from a Rhodic Paleudult under simulated rainfall. Journal of Soil Water conservation, USA, v. 58, p. 258-267, 2003.

81.
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.2002MOTTA, A. C. V.. Tillage intensity effects on chemical indicators of soil quality in two coastal plain soils. COMMUNICATIONS IN SOIL SCIENCE AND PLANT ANALYSIS, v. 33, n.5 e 6, p. 913-932, 2002.

82.
FAVARETTO, Nerilde2000FAVARETTO, Nerilde ; A. de Moraes ; MOTTA, A. C. V. ; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat . Efeito da revegetacao e da adubacao de area degradada na producao de materia seca e na absorcao de nutrientes. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, v. 35, p. 299-306, 2000.

83.
F. Prata1996F. Prata ; M. Hikishima ; A. Santos Filho ; MOTTA, A. C. V. . Influencia dos sistemas de plantio direto, convencional e reflorestamento na CTC de um latossolo vermelho-escuro da regiao de Ponta Grossa. Revista do Setor de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, p. 75-83, 1996.

84.
F. Prata1996F. Prata ; M. Hikishima ; A. Santos Filho ; MOTTA, A. C. V. . Influencia da materia organica na capacidade de troca de cations em solos do estado do Parana. Revista do Setor de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, p. 69-74, 1996.

85.
A. P. Kluda1996A. P. Kluda ; MOTTA, A. C. V. ; M. E. Kluda . Efeito do uso do po de basalto aplicado em um cambissolo alico sobre o solo e crescimento do trigo. Revista do Setor de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, v. 15, p. 187-195, 1996.

86.
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.1994MOTTA, A. C. V.; J. G. Carvalho ; G. A. de A. Guedes ; N. Curi . Comparacao entre metodos para avaliacao da disponibilidade de fosforo em solos de varzea do estado de Minas Gerais. Ciência e Prática, Lavras, v. 18, p. 349-356, 1994.

87.
MOTTA, A. C. V.;Motta, Antônio Carlos Vargas;MOTTA, A.C.V.;MOTTA, ANTONIO CARLOS VARGAS;MOTTA, ANTÔNIO C. V.1993MOTTA, A. C. V.; A. Feiden . Avaliacao do P em LE submetido a diferentes doses de basalto. Revista do Setor de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, v. 12, p. 47-54, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOTTA, A. C. V.; BARBOSA, J. Z. ; POGGERE, G. C. ; SIMON, P. L. . 50 exercícios resolvidos de química e fertilidade do solo. 1. ed. Curitiba: ebook, 2018. v. 1. 121p .

2.
PAULETTI, V. (Org.) ; MOTTA, A.C.V. (Org.) ; MOREIRA, A. (Org.) ; COSTA, A. (Org.) ; MUNIZ, A. S. (Org.) ; CASSOL, L. C. (Org.) ; ZANAO JUNIOR, L. A. (Org.) ; BATISTA, M. A. (Org.) ; MULLER, M. M. L. (Org.) ; HAGER, N. (Org.) . Manual de adubação e calagem para o estado do Paraná. 1. ed. Curitiba: Nepar, 2017. v. 1. 482p .

3.
MOTTA, A. C. V.; SERRAT, Betriz Monte ; REISSMANN, Carlos Bruno ; DIONISIO, Jair Alves . Micronutrientes na rocha, no solo e na planta. 1. ed. Edição do autor, 2007. v. 1. 242p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOTTA, A. C. V.; BARBOSA, J. Z. ; CONSALTER, R. ; REISSMANN, Carlos Bruno . Nutrição e adubação da cultura do pinus. In: Renato de Mello Prado. (Org.). Nutrição e adubação de espécies florestais e palmeiras. 1ed.Jaboticabal: Gráfica e Editora Santa Terezinha, 2014, v. 1, p. 383-425.

2.
MOTTA, A. C. V.; Maristela ; SIMON, P. L. ; SERRAT, Betriz Monte ; Simone ; CARNEIRO, C. ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio . Disposição do lodo de estação de tratamento de água em área degradada. In: Charles Carneiro; Cleverson V. Andreoli. (Org.). Lodo de estações de tratamento de água - Gestão e perceptivas tecnológicas. 1ed.Curitiba: Thinks, 2013, v. 1, p. 442-480.

3.
ANDREOLI, Cleverson Vitorio ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; FERNANDES, Cristovao Vicente Scatulatempo ; PEGORINI, Eduardo Sabino ; SOCCOL, Vanete Thomaz . Disposição final de lodos de tratamentos de água. In: Charles Carneiro; Cleverson V. Andreoli. (Org.). Lodo de estações de tratamento de água - Gestão e perceptivas tecnológicas. 1ed.Curitiba: Thinks, 2013, v. 1, p. 68-130.

4.
CARNEIRO, C. ; WEBER, P. S. ; ROSS, B. Z. L. ; GERVASONI, R. ; SIMON, P. L. ; MORO, B. G. ; Motta, Antônio Carlos Vargas . Caracterização do lodo de ETA gerado no estado do Paraná.. In: Charles Carneiro; Cleverson V. Andreoli. (Org.). Lodo de estações de tratamento de água - Gestão e perceptivas tecnológicas. 1ed.Curitiba: Thinks, 2013, v. 1, p. 132-178.

5.
MOTTA, A. C. V.; MELO, Vander de Freitas . Química dos solos ácidos. In: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. (Org.). Química e mineralogia do solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009, v. II, p. 313-380.

6.
MOTTA, A. C. V.; BARCELLOS, M. . Funções do solo no meio ambiente. In: Valmiqui Costa Lima, Marcelo Ricardo de Lima, Vander de Freitas Melo. (Org.). O solo no meio ambiente. Curitiba: CTP e Impressão, 2007, v. 1, p. 99-110.

7.
MOTTA, A. C. V.; BARCELLOS, M. . Fertilidade do solo e ciclo dos nutrientes. In: Valmiqui Costa Lima, Marcelo Ricardo de Lima, Vander de Freitas Melo. (Org.). O solo no meio ambiente. Curitiba: CTP e Impressão, 2007, v. 1, p. 49-64.

8.
MOTTA, A. C. V.; SERRAT, Betriz Monte . Princípios de adubação. In: Marcelo Ricardo de Lima. (Org.). Diagnóstico e recomendações demanejo do solo. 1ed.Curitba: UFPR, 2006, v. 1, p. 143-190.

9.
MOTTA, A. C. V.; LIMA, Marcelo Ricardo de . Princípios da calagem. In: Marcelo Ricardo de Lima. (Org.). Diagnóstico e recomendações de manejo do solo. 1ed.Curitiba: UFPR, 2006, v. 1, p. 191-232.

10.
MOTTA, A. C. V.; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; FAVARETTO, Nerilde . Fertilidade do solo. In: Monteiro, L. B.; Louise Larissa de Mio; Beatriz Monte Serrat; Antonio Carlos Vargas Motta; Francine Lorena Cuquel. (Org.). Fruteiras de Caroco. 1ed.Curitiba: UFPR, 2004, v. , p. 49-70.

11.
PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; REISSMANN, Carlos Bruno ; MOTTA, A. C. V. ; Renato Marques . Nutricao Mineral de Fruteiras de Caroco. In: Lino B. Monteiro; Louise L. M. de Mio; Beatriz M. Serrat; Antonio C. V. Motta; Francine Lorena Cuquel. (Org.). Fruteiras de Caroco. Curitba: UFPR, 2004, v. , p. 71-95.

12.
PAULETTI, V. ; MOTTA, A. C. V. . Fontes alternativas de nutrientes para adubacao de pastagens. In: Carlos G. S. Pedreira; Jose C. de Muora; Vidal P. de Faria. (Org.). Fertilidade do solo para pastagens produtivas. Piracicaba: FEALQ, 2004, v. , p. 303-315.

13.
Renato Marques ; MOTTA, A. C. V. . Analise quimica do solo para fins de fertilidade. In: Marcelo Ricardo de Lima. (Org.). Manual de diagnostico da fertilidade e manejo dos solos agricolas. 2ed.Curitiba: Imprensa Universitaria da UFPR, 2003, v. 1, p. 82-102.

14.
PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; Karina I. Krieger ; MOTTA, A. C. V. . Consideracoes sobre interpretacao de analise de solos. In: Marcelo Ricardo de Lima. (Org.). Manual de diagnostico da fertilidade e manejo dos solos agricolas. Curitiba: Imprensa Universitaria UFPR, 2003, v. 1, p. 123-141.

15.
MOTTA, A. C. V.; Milena Barcellos . Fertilidade do solos. In: Valmiqui Costa Lima. (Org.). Fundamentos de solos para professores do ensino fundamental e medio. Curitiba: Imprensa Universitaria UFPR, 2003, v. 1, p. 89-107.

16.
MOTTA, A. C. V.; Jose Carlos Peixoto Modesto da Silva . Degradacao e poluicao do solo. In: Valmiqui Costa Lima. (Org.). Fundamentos de solos para professores do ensino fundamental e medio. Curitiba: Imprensa Universitaria UFPR, 2003, v. 1, p. 177-194.

17.
Souza ; MOTTA, A. C. V. ; DIONISIO, Jair A. ; Fouler ; Bley . Potencialidade, aspectos ambientais e riscos associados a disposição final de esterco suínos líquidos em terras das regiões Oeste e Sudoeste do estado do Paraná. In: PNMA-suinos. (Org.). Projeto de controle de contaminação ambiental decorrente da suinocultura no estado do Paraná (Manual do Assistente técnico). Curitiba: , 2003, v. , p. -.

18.
MOTTA, A. C. V.; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat . Micronutrientes: Fatores que afetam sua disponibilidade e resposta das culturas. In: Fundacao ABC. (Org.). Anais do Curso sobre Manejo do Solo no Sistema de Plantio Direto. Ponta Grossa: , 1995, v. , p. 296-338.

19.
MOTTA, A. C. V.. Dinamica de micronutrientes no sistema de plantion direto. In: Clube dos Amigos da Terra. (Org.). Anais do IV Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. Cruz Alta: , 1994, v. , p. 139-154.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WINAGRASKI, E. ; REISSMANN, Carlos Bruno ; AUER, C. G. ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; OLIVA, E. V. ; MONTEIRO, P. H. R. . Variação na presença de ectomicorrizas em serapilheira de Pinus taeda submetido a teste de omissão de nutrientes em Jaguariaíva, PR. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2013, Florianipolis. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2013. v. 2. p. 1-4.

2.
Thays ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; REISSMANN, Carlos Bruno . Efeito da calagem e adubação nos teores foliares de Cu, Mn, Zn e Fe em plantio de Pinus taeda. In: Fertbio, 2010, Guaraparí. Anais da Fertbio. Guarapari, 2010.

3.
Daniel ; PEGGERE, G. C. ; Wilian ; SERRAT, Betriz Monte ; Simone ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio . Avaliação de Curvas de Elevação de pH de Três Solos do Estado do Paraná. In: Fertbio 2010, 2010, Guarapari. Anais Fertbio 2010. Guarapari: SBCS, 2010.

4.
Mazza ; MOTTA, A. C. V. ; A. de Moraes ; Vezzani . Acúmulo de matéria seca e desenvolvimento radicular do Azevém em presença. In: Fertbio 2010, 2010, Guarapari. Anais Fertbio 2010. Guarapari: SBCS, 2010.

5.
Hashimoto ; BATISTA, A. H. ; Iara ; Thays ; REISSMANN, Carlos Bruno ; MOTTA, A. C. V. . AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES. In: Fertbio 2010, 2010, Guarapari. Anais Fertbio 2010. Guarapari: SBCS, 2010.

6.
Mazza ; MOTTA, A. C. V. ; A. de Moraes ; Vezzani . Influência da adubação fosfatada no estado nutricional do Azevém.. In: XXIX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2010, Guarapari. Anais Fertbio 2010. Guarapari: SBCS, 2010.

7.
BATISTA, A. H. ; Thays ; Hashimoto ; Iara ; MOTTA, A. C. V. ; REISSMANN, Carlos Bruno . Influência da calagem e adubação nos teores foliares de K, Ca e Mg em plantios. In: Fertbio 2010, 2010, Guarapari. Anais Fertbio 2010. Guarapari: SBCS, 2010.

8.
PEGGERE, G. C. ; SERRAT, Betriz Monte ; Simone ; MOTTA, A. C. V. ; Luiz ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio ; Maristela . pH de Solos com Lodo de Esgoto Higienizado por Processo Alcalino: Análise comparativa com calcário em solos do Paraná. In: Fertbio 2010, 2010, Guarapari. Nais Fertbio 2010. Guarapari: SBCS, 2010.

9.
Luiz ; Simone ; SERRAT, Betriz Monte ; MOTTA, A. C. V. ; Daniel ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio . RESPOSTA DO MILHO AO CALCÁRIO E AO LODO DE ESGOTO HIGIENIZADO POR PROCESSO ALCALINO, EM SISTEMA DE AGRICULTURA FAMILIAR. In: Fertbio 2010, 2010, Guarapari. Anais fertbio 2010. Guarapari: SBCS, 2010.

10.
CHEROBIM, V. F. ; PEGGERE, G. C. ; Ana ; MOTTA, A. C. V. ; REISSMANN, Carlos Bruno ; MELO, Vander de Freitas . Soil fertility of Pinus taeda L. areas with low growth rates in Jaguariaiva - Paraná state, Brazil. In: 19 World Congress of Soil Science, 2010, Brisbane. Anais do XIX World Congress of Soil Science. Brisbane: Australian Society of Soil Science, 2010. p. 142-145.

11.
GUIMARAES, J. C. ; Motta, Antônio Carlos Vargas . O que o homem tem em comum com uma minhoca, planta, petróleo e matéria orgânica do solo. In: V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2010, Curitiba. Resumos expandidos do V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Curitiba: UFPR, 2010. v. 1. p. 290-291.

12.
ASSMANN, T. S. ; ASSMANN, J. M. ; ASSMANN, Alceu L ; Soares ; cintia ; MOTTA, A. C. V. . ACÚMULO DE NITROGÊNIO NA PARTE AÉREA DE PLANTAS DE TREVO EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE DOSES DE BORO. In: XXXIII Cong. Brasileiro de Ciências do Solo, 2009, Fotaleza. Anais do XXXIII Cong. Brasileiro de Ciências do Solo. Fortaleza: SBCS, 2009.

13.
CHEROBIM, V. F. ; PEGGERE, G. C. ; Ana ; MOTTA, A. C. V. ; REISSMANN, Carlos Bruno ; MELO, Vander de Freitas . Potencial de disponibilidade de K para Pinus taeda sobre Cerrado no pólo florestal de Jaguariaíva - Paraná. In: XXXII Cong. Bras. de Ciências do Solo, 2009, Fortaleza. Anais do Cong. Bras. de Ciências do Solo. Fortaleza: SBCS, 2009.

14.
ASSMANN, T. S. ; ASSMANN, J. M. ; ASSMANN, Alceu L ; Soares ; cintia ; MOTTA, A. C. V. . PRODUÇÃO SEMENTES DE TREVO BRANCO EM FUNÇÃO DE MANEJOS DE CORTES E DOSES DE BORO. In: XXXII Cong. Bras. de Ciências do Solo, 2009, Fortaleza. Anais do XXXII Cong. Bras. de Ciências do Solo. Fortaleza: SBCS, 2009.

15.
FAVARETTO, Nerilde ; PIOVESAN, R. P. ; PAULETTI, V. ; MOTTA, A. C. V. ; REISSMANN, Carlos Bruno . Perdas de nitrogênio e fósforo via subsuperfície em colunas de solo sob adubação mineral e roganica. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais ....., 2007.

16.
PAULETTI, V. ; SERRAT, Betriz Monte ; MOTTA, A. C. V. ; FAVARETTO, Nerilde ; ANJOS, A. . Estratégias de adubação no sistema plantio direto e produtividade de soja, milho e feijão. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

17.
Nicolas Z. dos Santos ; VALASKI, J. C. ; PRIOR, S. ; MOTTA, A. C. V. ; FERREIRA NETO, A. ; GABARDO, Juarez . Potencial de sequestro de carbono atmosférico entre diferentes cultivares de milho (Zea mays L.) sob condição de deficit hídrico. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

18.
SILVA, V. ; MOTTA, A. C. V. ; MELO, Vander de Freitas ; LIMA, Valmiqui Costa . Variáveis de acidez em função da mineralogia da fração argila do solo. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

19.
DOLINSKI, Marcos Antonio ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; MONTEIRO, Lino Bittencourt ; MIO, Louise Larissa May de . Adubação nitrogenada e potássica no crescimento vegetativo e teores foliares da ameixeira "Reubennel", na região de Araucária -PR. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

20.
DOLINSKI, Marcos Antonio ; SERRAT, Betriz Monte ; MOTTA, A. C. V. ; MIO, Louise Larissa May de ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Extração de nutrientes pelo raleio, pela poda de verão e pela colheita da ameixeira "Reubennel", na região de Araucári - PR. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

21.
MOTTA, A. C. V.; ROVEDA, Luiz Fernando ; SERRAT, Betriz Monte ; DIONISIO, Jair Alves ; GABARDO, Juarez ; VICENTE, Vânia Aparecida . Avaliação de resíduos da fabricação de enzimas nas cracteristicas químicas de um cambissolo. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

22.
ROVEDA, Luiz Fernando ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; SANTIN, D. ; BENEDETTI, E. L. . Avaliação de resíduos da fabricação de enzimas na produtividade e crescimento de plantas na agricultura. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

23.
ROVEDA, Luiz Fernando ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; GABARDO, Juarez ; DIONISIO, Jair Alves ; PIMENTEL, Ida Chapaval . Extração e exportação de nutrientes pela cultura do feijoeiro cultivado em Cambissolo submetido à aplicação de resíduo da produção de enzimas. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

24.
FERREIRA, C. F. ; Nicolas Z. dos Santos ; VALASKI, J. C. ; PRIOR, S. ; MOTTA, A. C. V. ; GABARDO, Juarez . Disponibilidade de nutrientes na fitomassa produzida por cultivares de milho (Zea mays L.) de diferentes níveis tecnologicos. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007.

25.
DOLINSKI, Marcos Antonio ; MOTTA, A. C. V. ; SERRAT, Betriz Monte ; MIO, Louise Larissa May de ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Produtividade da maeixeira "Reubennel" em função de adubação nitrogenada e potássica na região de Araucária - PR. In: Fertbio, 2006, Bonito. Anais do ..., 2006.

26.
MOTTA, A. C. V.; Otto, G. M. . Interacao entre reflorestamento - pecuaria - agricultura na producao de alamo (Populus spp.) no municipio de Sao Mateus do Sul. In: II World Congress on Conservation Agriculture, 2003, Foz do Iguacu. Extended Summary of II World Congress on Conservation Agriculture. Curitiba - PR: Kugler Artes Graficas Ltda., 2003. v. II. p. 197-200.

27.
MOTTA, A. C. V.; C. H. Burmester ; D. W. Reeves ; R. L. Raper . Effects of tillage systems, rotations, and cover crop on soil strength. In: II World Congress on Conservation Agriculture, 2003, Foz do Iguacu. Anais II World Congress on Conservation Agriculture. Curitiba: Kugler Artes Graficas Ltda., 2003. v. II. p. 494-497.

28.
MOTTA, A. C. V.; D. W. Reeves ; Y. feng ; C. H. Burmester ; R. L. Raper . Management systems to improve soil quality for cotton production in a degraded silt loam soil in Alabama. In: First World Conservation Agriculture Congress, 2001, Madri. Annual of First World Conservation Agriculture Congress. Madri: FAO, 2001. p. 219-222.

29.
MOTTA, A. C. V.; D. W. Reeves ; J. T. Touchton . Long-term tillage system effects on chemical soil quality indicators in the southeastern Coastal plain. In: XXIII Annual Southern conservation tillage conference for Sustainable Agriculture, 2000, Monroe, Louisiana. Proceedings of the XXIII Annual Southern conservation tillage conference for Sustainable Agriculture. Monroe, Louisiana: Rice Research Station, Louisiana Agricultural Experiment Station, 2000. p. 114-120.

30.
MOTTA, A. C. V.; D. W. Reeves ; J. H. Edwards . Tillage, rotation, and N source interations on chemical properties of an Appalachian plateau soil. In: Annual Southern Conservation Tillage Conference for Sustainable Agriculture, 1999, Tifton, Georgia. Proceedings of 22nd Annual Southern Conservation Tillage Conference for Sustainable Agriculture. Tifton, Georgia: University of Georgia, 1999. p. 57-59.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, A. H. ; Thays ; Iara ; Hashimoto ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; REISSMANN, Carlos Bruno . Dinâmica dos teores de Al, K, Ca e Mg em solo sob plantio de Pinus taeda. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Cong. Bras. Ci. Solo, 2011.

2.
SERRAT, Betriz Monte ; Thiago ; Simone ; MOTTA, A. C. V. ; Silva, Luiz Fernando Costa e . Estudo comparativo de curvas do pH de solos com lodo de esgoto higienizado pelo processo de estabilização alcalina: determinaçaõ de taxa de aplicação máxima anual.. In: X SIBESA, 2010, Maceio. Anais do X SIBESA. Maceio: ABES, 2010.

3.
Mazza ; Motta, Antônio Carlos Vargas . Fertilidade do solo para professores do ensino fundamental e médio. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2010, Curitiba. V Simposio Brasileiro de Educação em Solos. Curitiba: UFPR, 2010. v. 1. p. 292-293.

4.
ASSMANN, J. M. ; ASSMANN, T. S. ; ASSMANN, Alceu L ; MOTTA, A. C. V. . Boro na produção de trevo branco. In: FertBio, 2008, Londrina. Resumos da XXVIII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Londrina: SBCS, 2008. p. 78-78.

5.
Mazza ; FERRARO, F. P. ; GARCIA, R. F. ; CHEROBIM, V. F. ; MOTTA, A. C. V. ; A. de Moraes . Acúmulo de matéria seca e sequestro de carbono do Panicum maximum cv. Mombaça em função de doses de nitrogênio na região metropolitana de Curitiba. In: FertBio, 2008, Londrina. Resumos da XXVIII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Londrina: SBCS, 2008.

6.
Mazza ; FERRARO, F. P. ; POGGERE, G. C. ; MOTTA, A. C. V. ; A. de Moraes . Efeito da adubação nitrogenada na composição química de uma pastagem de capim Mombaça (Panicum maximum) na região metropolitana de Curitiba.. In: FertBio, 2008, Londrina. Resumo da XXVIII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Londrina: SBCS, 2008. p. 101-101.

7.
LIMA, Valmiqui Costa ; LIMA, Marcelo Ricardo de ; MELO, Vander de Freitas ; MOTTA, A. C. V. ; DIONISIO, Jair Alves ; Serpa ; Godoi ; Lunardi ; Klingelfus ; Lada . O ensino de solos na educação ambiental de populacão urbana da região metropolitana de Curitiba, PR.. In: Congresso Iberoamericano de educação ambiental, 2006, Joinville. Anais, 2006.

8.
MOTTA, A. C. V.; TAMANINI, Cristina Rincon ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio . Teor de metais pesados no solo e absorcao pelo milheto em area degradada tratatada com altas doses de biossolidos. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais CD-ROM da 23 congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2005.

9.
TAMANINI, Cristina Rincon ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio ; MOTTA, A. C. V. ; DOETZER, Benno Henrique ; PEGORINI, Eduardo Sabino . Estudo da utilizacao de altas doses de biossolidos na recuperacao de area decapada em Sao Jose dos Pinhais (PR).. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais CD-ROM do XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2005.

10.
MOTTA, A. C. V.. Fertilização de nitrogênio e potássio na incidência e severidade de furo de bala em ameixa. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2005, Brasília. Anais do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005. v. 1. p. 128-128.

11.
FANTIN, Eliane ; CUQUEL, Francine Lorena ; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; MOTTA, A. C. V. ; MIO, Louise Larissa May de ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Efficacy of 1-MCP in improvement of post harvest characteristics of peach fruits. In: SIXTH INTERNATIONAL PEACH SYMPOSIUM, 2005, Santiago. PROCEEDING SIXTH INTERNATIONAL PEACH SYMPOSIUM, 2005.

12.
DOLINSKI, Marcos Antonio ; MOTTA, A. C. V. ; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; CUQUEL, Francine Lorena ; SOUZA, Silvana Regina de ; MIO, Louise Larissa May de ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Nitrogen affecting peach yield and fruit quality under subtropical conditions at Paraná State - Brazil. In: SIXTH INTERNATIONAL PEACH SYMPOSIUM, 2005, Santiago. PROCEEDING SIXTH INTERNATIONAL PEACH SYMPOSIUM, 2005.

13.
PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; TRATCH, Renato ; MOTTA, A. C. V. ; MIO, Louise Larissa May de ; CUQUEL, Francine Lorena ; MONTEIRO, Lino Bittencourt . Nitrogen and potassium interaction effecting peach leave nutrient content under subtropical condition -Paraná State - Brazil. In: SIXTH INTERNATIONAL PEACH SYMPOSIUM, 2005, Santiago. PROCEEDING SIXTH INTERNATIONAL PEACH SYMPOSIUM, 2005.

14.
MOTTA, A. C. V.; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; ROVEDA, Luiz Fernando ; BLOOD, Renato Rezende Young . Boro afetando estabelecimento de leguminosa e suprimindo de nitrogênio em pomar de pêssego conduzido sob PIF. In: 13 Evinci, 2005, Curitiba. nais do 13 Evinci, 2005. p. 28-28.

15.
DILL, Altair Mauricio ; MIO, Louise Larissa May de ; HEISER, Elke ; MOTTA, A. C. V. ; CUQUEL, Francine Lorena ; MONTEIRO, Lino Bittencourt ; ROSA, Gilson Machado . Comparação entre sistemas convencional e integrado para produção de pêssegos em Araucária e Lapa - Pr. In: 13 Evinci, 2005, Curitiba. anais do 13 Evinci, 2005. p. 11-11.

16.
FAVARETTO, Nerilde ; LIMA, Marcelo Ricardo de ; MOTTA, A. C. V. ; BIASI, Luiz Antônio ; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat ; ZAMBON, Fernanda Rita Aguiar ; WISNIEWSKI, Celina . A extensão universitária como ferramenta para integração entre o ensino e a pesquisa: um estudo de caso na agronomia. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 2005, Florianópolis. ANAIS SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 2005.

17.
LIMA, Valmiqui Costa ; LIMA, Marcelo Ricardo de ; MELO, Vander de Freitas ; MOTTA, A. C. V. ; DIONISIO, Jair Alves . Educação ambiental no ensino fundamental através de demonstrações e experiências com solos.. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2005, Rio de Janeiro. Anais do CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2005.

18.
LIMA, Valmiqui Costa ; LIMA, Marcelo Ricardo de ; MELO, Vander de Freitas ; MOTTA, A. C. V. ; DIONISIO, Jair A. ; SIRTOLI, Angelo Evaristo . Estratégias para a educação ambiental no ensino fundamental e médio tendo como tema o solo. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2005, Recife. ANAIS XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2005.

19.
TAMANINI, Cristina Rincon ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio ; MOTTA, A. C. V. ; PEGORINI, Eduardo Sabino . Estudo da utilização de altas doses de biossólidos na recuperação de área decapada em São José dos Pinhas/PR.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.

20.
TAMANINI, Cristina Rincon ; ANDREOLI, Cleverson Vitorio ; PEGORINI, Eduardo Sabino ; MOTTA, A. C. V. . Teor de metais pesados no solo e absorção pelo milheto em área degradada com altas doses de biossolidos. In: XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.

21.
MOTTA, A. C. V.; D. W. Reeves ; C. H. Burmester ; Y. feng ; R. L. Raper . Conservation tillage and rotations improve soil quality for cotton production in the Tennessee Valley. In: Annual Meeting of Southern Branch of the American Society of Agronomy, 2002, Orlando, Florida. Annual meetings program and abstract .... Orlando, Florida: American Society of Agronomy, 2002. p. 12-12.

22.
R. L. Raper ; T. E. Schumacher ; D. D. Malo ; D. W. Reeves ; MOTTA, A. C. V. . Predicting soil compaction and soil moisture with soil EC. In: Annual Meetings of American Society of Agronomy, 2000, Minneapolis. 2000 Annual Meetings Abstracts American Society of Agronomy. Minnesota: American Society of Agronomy, 2000. p. 81-81.

23.
Y. feng ; D. W. Reeves ; C. H. Burmester ; MOTTA, A. C. V. . Comparison of phospholipid and whole-soil fatty acid profiles of soil microbial communites. In: Annual Meeting of American Society of Agronomy, 2000, Minnesota, Minneapolis. Annual Meetings Abstracts of American Society of Agronomy. Minnesota, Minneapolis: American Society of Agronomy, 2000. p. 261-261.

24.
FAVARETTO, Nerilde ; MOTTA, A. C. V. ; C. Barcik ; S. B. Lustosa ; J. J. Comin . Biomass and root growth of trifolium vesiculosum affected by boron fertilization in acidic soil of brazil. In: Annual Meeting of American Society of Agronomy, 1999, Salt Lake City, Utah. Annual Meeting Abstracts of American Society of Agronomy. Salt Lake City, Utah: American Society of Agronomy, 1999. p. 254-254.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
FAVARETTO, Nerilde2000FAVARETTO, Nerilde ; A. de Moraes ; MOTTA, A. C. V. ; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat . Efeito da revegetacao e da adubacao de area degradada na fertilidade do solo e nas caracteristicas da palhada. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, v. 35, p. 289-297, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
CONSTANTINO, V. ; MOTTA, A. C. V. ; BARBOSA, J. Z. ; ZANETTE, F. ; DOLINSKI, Marcos Antonio ; PRIOR, S. A. . INITIAL GROWTH OF Araucaria angustifolia ROOTSTOCK IN RESPONSE TO FERTILIZATION WITH NITROGEN, PHOSPHORUS AND POTASSIUM. FLORESTA (ONLINE) (CURITIBA), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Motta, Antônio Carlos Vargas. Transformação de Unidade e Cálculos Aplicados à Calagem e à Adubação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Motta, Antônio Carlos Vargas; S. B. Lustosa ; PAULETTI, V. . Visita Técnica NITA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MOTTA, A. C. V.. Efecto de los fertilizantes nitrogenados amoniacales sobre la acidez, y funtes de encalado apropiadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Motta, Antônio Carlos Vargas. Curso de extensão universitaria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CUQUEL, Francine Lorena ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; Tutida, Inês ; MIO, Louise Larissa May de . Nitrogen and potassium fertilization affecting the plum postharvest quality. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
DOLINSKI, Marcos Antonio ; SERRAT, Betriz Monte ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; MIO, Louise Larissa May de ; Tutida, Inês . Teores foliares e desenvolvimento vegetativo em ameixeira Reubennel com adubação nitrogenada e potássica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Motta, Antônio Carlos Vargas. Química e mineralogia de solos ácidos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Motta, Antônio Carlos Vargas; REISSMANN, Carlos Bruno . Ensaios de nutrição de Pinus taeda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MOTTA, A. C. V.. Conhecendo um laboratório de quimica do solo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PIMENTEL, Ida Chapaval ; MOTTA, A. C. V. ; DIONISIO, Jair A. ; VICENTE, Vânia Aparecida ; GABARDO, Juarez . AVALIAÇÃO DO EFEITO DA BIOMASSA (NOVOGRO®) ORIGINADA DA FERMENTAÇÃO INDUSTRIAL DE ENZIMAS APLICADA NA QUALIDADE DO SOLO E CRESCIMENTO DAS PLANTAS. 2006.

2.
MOTTA, A. C. V.; ANDREOLI, Cleverson Vitorio ; HOPPEN, Cinthya ; TAMANINI, Cristina Rincon ; FERNADES, Cristóvão S. ; PEGORINI, Eduardo Sabino ; SOCCOL, Vanete Thomaz . Disposição final de lodos de estações de tratamento de água. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
Motta, Antônio Carlos Vargas. Tecnologia de Solo - Manejo Integrado da Fertilidade do Solo. 2014. .

2.
Motta, Antônio Carlos Vargas. Tecnologia de Solo - Manejo Integrado da Fertilidade do Solo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Motta, Antônio Carlos Vargas; LIMA, Marcelo Ricardo de ; MELO, Vander de Freitas ; Vezzani . XXI Curso de Solos para professores do ensino fundamental e médio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MOTTA, A. C. V.. Calcário e fertilizante: extração, manuseio e logistica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MOTTA, A. C. V.; BATISTA, A. H. ; Thays . Conhecendo um laboratório de química do solo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
DIONISIO, Jair Alves ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; MIO, Louise Larissa May de ; Lucimeres . Curso em Gestão agropecuária: enfase defesa vegetal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
Mazza ; MOTTA, A. C. V. . Fertilidade do solo para professores do ensino fundamental e médio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MOTTA, A. C. V.. Fertilidade do solo, fertilizantes, corretivos, inoculantes e biofertilizantes, análises e interpretações. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MOTTA, A. C. V.; Luciano . Fertilidade do solo na produção orgânica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MOTTA, A. C. V.. Fertilidade e interpretação de análise de solos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CUQUEL, F. L.; RANZAN, T.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Gabriel Lucas de Jesus. Manejo da adubação nitrogenada do morangueiro em cultivo semi-hidropônico. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

2.
OLIVEIRA JUNIOR, A.; MOTTA, A. C. V.; BESPALHOK FILHO, J. C.; PAULETTI, V.. Participação em banca de Luciano Antunes da Roza. Modificações ocorridas em cultivares de soja do tipo de crescimento determinado cultivadas no sul do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MAIA, C. M. B. F.; Motta, Antônio Carlos Vargas; ZANATTA, J. A.; DIECKOW, J.. Participação em banca de Julia Gonçalves Dias Fonseca Ferreira. Biocarvão e emissão de óxido nitroso associada á adubação nitrogenada a campo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

4.
TEIXEIRA, W. G.; MOTTA, A.C.V.; BROWN, G. G.. Participação em banca de Rodrigo Feijó Segalla. Atributos químicos e físicos de Terras Pretas de Índio e solos adjacentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

5.
VALDUGA, A. T.; ROMAN, S. S.; Motta, Antônio Carlos Vargas; HEPP, L. U.. Participação em banca de Ederlan Magri. Rastreabilidade de Cádmio e Chumbo na cadeia produtiva da erva-mate no Rio Grande do Sul. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

6.
MOTTA, A. C. V.; MORAES, M. F.; REIS, A. R.. Participação em banca de Caio Ricardo dos Santos. Biofortificação agronômica e utilização de selênio por cultivares de trigo. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

7.
MAEDA, S.; ROZANI, D. E.; Motta, Antônio Carlos Vargas. Participação em banca de WILLIAM MAGRIM ADAM. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA SERAPILHEIRA E RAÍZES FINAS DE PINUS taeda SOB FERTILIZAÇÃO E CALAGEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

8.
MOTTA, A. C. V.; ARCE, J. E.; FIGUEIREDO FILHO, A.. Participação em banca de Edson Luis Serpe. Efeitos de diferentes dosagens de adubação no crescimento inicial de Eucaliptus benthamii na região sul do estado do Paraná. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
Pauletti, Volnei; SOUZA, S. N. M.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de LETICIA DE PIERRI. Energia da biomassa residual de aveia branca e soja em resposta ao sistema de preparo do solo e níveis de adubação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

10.
MORAES, M. F.; FRANCO, F. A.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de João Augusto Lopes Pascoalino. Estratégias de adubação com zinco para biofortificação agronômica do trigo. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

11.
MELO, Vander de Freitas; ARAKI, H.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de JOYCE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO. Atributos físico e químicos de solos de área industrial em Araucária-PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

12.
MOTTA, A. C. V.; OLIVEIRA, J. P. M.; LANG, C.. Participação em banca de Rangel Consalter. Melhoramento do campo nativo através da sobressemeadura de forrageiras hibernais submetida à adubação fosfatada. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

13.
MORAES, M. F.; WACHOWICZ, C. M.; Motta, Antônio Carlos Vargas. Participação em banca de Wilson Wagner Ribeiro Teixeira. Nutrição nitrogenada e intensidade de raleio na produção de pêssego. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

14.
Renato Marques; FROUFE, L. C. M.; Motta, Antônio Carlos Vargas. Participação em banca de Daniel Kramer Schwiderke. Estoque e ciclagem de nutrientes em sistema agroflorestal sucessional e floresta secundária no Vale do Ribeira. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

15.
MOTTA, A. C. V.; KAWAKAMI, J.; MULLER, M. M. L.. Participação em banca de LEANDRO MEERT. Propriedades químicas do solo e resposta da sucessão trigo-milho-trigo à calagem e aplicação de doses de gesso em sistema de plantio direto. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

16.
Motta, Antônio Carlos Vargas; OLIVEIRA, J. S.; WEINSCHUTZ, R.. Participação em banca de Aron Pinto de Souza. Avaliação do uso da borra de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.. 2013. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Paraná-Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

17.
Motta, Antônio Carlos Vargas; MELO, Vander de Freitas; SOUZA, L. C. P.. Participação em banca de Brenda Novaes Buschle. Valores de referência para elementos-traços em solos da planície do Estado do Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

18.
Motta, Antônio Carlos Vargas; MORAES, M. F.; MULLER, M. M. L.. Participação em banca de Julierme Zimmer Barbosa. Boro na toxidez de alumínio em milho e trigo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

19.
CURCIO, G. R.; DIECKOW, J.; Motta, Antônio Carlos Vargas; MELO, Vander de Freitas. Participação em banca de Marcos de Vasconcellos Gernet. Gênese e ocupação do sambaqui do Guaraguaçu (PR). 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

20.
MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Thiago Woiciechowski. Avaliação dos atributos de um Cambissolo Háplico e crescimento inicial de Eucalyptus benthamii após a aplicação de biocarvão na região de Irati-PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

21.
MOTTA, A. C. V.; MELO, Vander de Freitas. Participação em banca de Tales de Campos Piedade. Visualização tridimensional para análise de características físicas e químicas de solo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

22.
MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Nerio Aparecido Cardoso. Métodos estatísticos para análise de dados de contagem de ácaros rajados e teores foliares em pomares de pessegueiro, na Lapa e Campo Largo, PR.. 2008. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Paraná.

23.
FAVARETTO, Nerilde; Bertol; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Ricardo Prado Piovesan. Perdas de nutrientes via subsuperfície em colunas de solo sob adubação mineral e orgânicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

24.
MIO, Louise Larissa May de; FACHINELLO, Jose Carlos; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Ines Tutida. Influencia do nitrogenio e do potassio na intensidade de doencas fungicas e na qualidade dos frutos em ameixeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

25.
MOTTA, A. C. V.; FERNADEZ, Jose Alfredo Terra; MELO, Vander de Freitas. Participação em banca de Giancarlos Mira Otto. Adubacao nitrogenada na cultura do alamo em sistema integrado e solteiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

26.
MOTTA, A. C. V.; ASSMANN, Alceu L; FAVARETTO, Nerilde. Participação em banca de Jose carlos Peixoto Modesto da Silva. Esterco liquido de gado de leite e adubacao mineral influenciando a producao de silagem e propriedades quimicas do solo na regiao dos Campos Gerais do parana. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

27.
MOTTA, A. C. V.; SERRAT, Betriz Monte; BRASIL, Sebastiao. Participação em banca de Milena Barcellos. Adubacao organica e mineral na producao de culturas em rotacao sob plantio direto e nas propriedades quimicas do solo da regiao dos Campos Gerais do Parana. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

28.
Dittrich; A. de Moraes; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Luiz Antonio de Siqueira Junior. Propriedades quimícas e campactação do solo no sistema de integração lavoura e pecuária de leite. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
TOFFANI, M.; LOMBARDI, K. C.; ZANATTA, J. A.; BELLOTE, A. F. J.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de MARCOS VINÍCIUS MARTINS BASSACO. NITROGÊNIO, FÓSFORO, POTÁSSIO NO CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DO HÍBRIDO DE Eucalyptus urograndis EM DOIS SÍTIOS NO ESTADO DO PARANÁ. 2018. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

2.
AVILA, F. W.; BATISTA, A. H.; MAEDA, S.; REISSMANN, Carlos Bruno; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Rangel Consalter. CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DE PINUS SSP EM SOLOS DE BAIXA FERTILIDADE NO ESTADO DO PARANÁ. 2018. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

3.
ANGELO, A. C.; Motta, Antônio Carlos Vargas; SOUZA, K. K. F.; ZANATTA, J. A.; CABEL, S. R.. Participação em banca de James Stahl. Estratégias silculturais de manejo da adubação para povoamentos de Pinus taeda L. no planalto sul Catarinenses e na região de Telêmaco Borba, Paraná.. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MOTTA, A. C. V.; BONFLEUR, E. J.; ZANATTA, J. A.; SOARES, M. T. S.; BARBOSA, J. Z.. Participação em banca de Carla Fernanda Ferreira. Gesso agrícola sobre atributos químicos do solo e desenvolvimento do eucalipto em condições subtropicais. 2018. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

5.
AVILA, F. W.; PARRON, L. M.; ANGELO, A. C.; MOTTA, ANTÔNIO C. V.; Renato Marques. Participação em banca de Giovanno Radel de Vargas. Ciclagem de fotomassa e nutrientes em plantios clonais de eucalipto. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

6.
VALDUGA, A. T.; CARNEIRO, C.; GAIAD, Sérgio; SANTIN, D.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Julierme Zimmer Barbosa. Contribuição de variáveis de solo e planta para a composição elementar de erva-mate. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

7.
ZANETTE, F.; Motta, Antônio Carlos Vargas; MUNIZ, G. I. B.; WENDLING, I.; DANNER, M. A.. Participação em banca de Valdeci Constantino. Morfogênese da Araucaria angustifolia submetida à enxertia e nutrição de mudas. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

8.
MOTTA, A. C. V.; ZINN, Y. L.; SILVA, C. A.; SILVA, D. R. G.; NOGUEIRA, F. D.. Participação em banca de Marla Alessandra de Araujo. Retenção de carbono orgânico do solo no Sul de Minas Gerais: efeito da rocha de origem?. 2015. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Lavras.

9.
CALDEIRA, M. V. W.; BRITEZ, R. M.; DICKOW, K. M. C.; MOTTA, A. C. V.; Renato Marques. Participação em banca de Thiago Woiciechowski. Ciclagem de fitomassa e nutrientes na floresta ombrófila densa submontana no litoral do Paraná.. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

10.
REYS, F. G. R.; POLI, C. H. E. C.; DIONISIO, Jair A.; Motta, Antônio Carlos Vargas; MONTEIRO, A. L. G.. Participação em banca de Suzana Gilaverte. Taxa de excreção, impacto e persistência de resíduo de moxidectina nas fezes de ovinos no ambiente. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

11.
BARROS, N. F.; NEVES, J. C. L.; ALVAREZ, V. H.; PAIVA, H. N.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Delmar Santin. Produtividade e disponibilidade de nutrientes influenciadas pela calagem, adubação NPK e intervalos de colheita de erva-mate. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.

12.
Motta, Antônio Carlos Vargas; ERNANI, P. R.; KNOBLAUCH, R.; GATIBONI, L. C.; CASSOL, P. C.. Participação em banca de Jaqueline Pereira Machado de Oliveira. Composição química do solo nas adjacências dos grânulos de fertilizantes fosfatados minerais. 2013. Tese (Doutorado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

13.
CERRI, C. E. P.; BAYER, C.; ZANATTA, J. A.; Motta, Antônio Carlos Vargas; CURCIO, G. R.. Participação em banca de Marcos Fernado Gluck Rachwal. Gases de efeito estufa em organossolo natural e drenado - Paraná. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

14.
PARISI, M. C. M.; CARVALHO, R. I. N.; Lucimeres; MIO, Louise Larissa May de; Motta, Antônio Carlos Vargas. Participação em banca de Marcos Antonio Dolinski. Produtividade, crescimento vegetativo, doenças e qualidade pós-colheita de pessegueiro adensado com manejos de adubação nitrogenada e poda verde. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

15.
CARNEIRO, C.; SCHEER, M. B.; Motta, Antônio Carlos Vargas; PAULETTI, V.; MORAES, M. F.; CUQUEL, Francine Lorena. Participação em banca de Luis Fernando Roveda. Utilização de composto orgânico com alto teor de Niquel na cultura do morango. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

16.
A. de Moraes; S. B. Lustosa; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Hugo von Linsingen Piazzetta. Residual de nitrogênio na pastagem de aveia preta + azevém e adequação de doses de nitrogênio para cultura milho em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

17.
SERRAT, Betriz Monte; Ernani; Santos; Deschamps; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Volnei Pauletti. Rendimento de soja, milho e feijão com estratégias de aplicação de adubo mineral, no sistema plantio direto. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

18.
MOTTA, A. C. V.; AMADO, Telmo Jorge Carneiro; RIZZI, Nivaldo Eduardo; DEDECEK, Renato Antonio; FERNANDES, Cristovao Vicente Scatulatempo. Participação em banca de Oromar Joao Bertol. Avaliacao de parametros de contaminacao da agua de escoamento superficial e da percolada em colunas de solo pelo efeito de adubacao mineral organica em sistema de semeadura direta. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
MOTTA, A. C. V.; DIECKOW, J.; RACHWAL, M. F. G.; VIEIRA, F. C. B.. Participação em banca de Mariana Alves Ibarr. Alternativas de mitigação da emissão de óxido nitroso do solo associada á adubação nitrogenada do eucalipto. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

2.
NISGOSKI, S.; ROVEDA, L. F.; Motta, Antônio Carlos Vargas. Participação em banca de Rangel Consalter. Nutrição, produtividade e qualidade da madeira em Pinus taeda L. no polo florestal de Jaguariaíva, PR: estudo de omissão de nutrientes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

3.
ANGELO, A. C.; CASSOL, P. C.; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Carla Fernanda Ferreira. Gesso agrícola sobre as características químicas do solo, crescimento e absorção de nutrientes em eucalipto no sul do Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MINELLE, J.; MOTTA, A.C.V.; DIECKOW, J.; FAVARETTO, Nerilde. Participação em banca de Gabriel Democh Goularte. Desenvolvimento do P-Index para sistemas conservacionistas de produção agrícola no estado do Paraná. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

5.
BAYER, C.; MOTTA, A. C. V.; ZANATTA, J. A.; DIECKOW, J.. Participação em banca de Priscila Luzia Simon. Espécies forrageiras e inibidor de nitrificação como estratégias de mitigação da emissão de óxido nitroso a partir de urina bovina. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

6.
KURIHARA, C. H.; BONFLEUR, E. J.; Motta, Antônio Carlos Vargas; PAULETTI, V.. Participação em banca de Bruno Patricio Tsujigushi. Aplicação de gesso agrícola na lixiviação de potássio e consequências nutricionais para a cultura da soja. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

7.
COSTA, A. C. S.; MOTTA, A.C.V.; MELO, Vander de Freitas. Participação em banca de Araína Hulmann Batista. Formas e distribuição de metais pesados no solo - Aspectos químicos e mineralógicos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

8.
Motta, Antônio Carlos Vargas; LAMMEL, D. R.; ROZANI, D. E.. Participação em banca de Julierme Zimmer Barbosa. Adubação em procedências de erva-mate: aquisição de bioelementos em solos de mineralogia contrastantes e efeitos na produção e qualidade nutricional e bioquimica.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

9.
MOTTA, A. C. V.; Ernani. Participação em banca de Jessica Fernandes Kaseker. Reserva mineral de potássio em diferentes classes de solo e a sua utilização por plantas de pinus. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

10.
Motta, Antônio Carlos Vargas; ROVEDA, Luiz Fernando; PAULETTI, V.. Participação em banca de Antônio Neri Azevedo Rodrigues. Formas de alumínio em solos cultivados com Pinus taeda L. nos estados do Paraná e Santa Catarina. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

11.
A. de Moraes; Motta, Antônio Carlos Vargas; S. B. Lustosa. Participação em banca de Vanderley Porfirio da Silva. Produtividade em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta no subtrópico brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

12.
A. de Moraes; Motta, Antônio Carlos Vargas. Participação em banca de Hugo von Linsingen Piazzetta. Adubação nitrogenada no crescimento radicular do azevem. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

13.
A. de Moraes; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Vanderley Porfirio da Silva. Sistema agrosilvopastoril nos Campos Gerais - Paraná. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

14.
A. de Moraes; S. B. Lustosa; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Newton de Lucena Costa. Dinâmica do crescimento e morfologia do Trachypogon plumosus sob solo de baixa fertilidade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

15.
A. de Moraes; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Lutécia Beatriz dos Santos Canalli. Carbono em sistema de plantio direto. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

16.
FAVARETTO, Nerilde; MOTTA, A. C. V.; PREVEDELLO, Beatriz Monte Serrat. Participação em banca de Volnei Pauletti. ESTRATÉGIAS DE ADUBAÇÃO EM SOJA, MILHO E FEIJÃO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

17.
WISNIEWSKI, Celina; REISSMANN, Carlos Bruno; MOTTA, A. C. V.. Participação em banca de Marcelo Ricardo de Lima. Estudo de parametros edafologicos e macrofitas aquaticas flutuantes como contribuicao a sustentabilidade agricola e ambiental na bacia do rio Irai (PR). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOTTA, A. C. V.; PAULETTI, V.. Participação em banca de Antonio Calos Dezaneti. Qualidade dos fertilizantes minerais sólidos comercializados no estado do Paraná. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Defesa Agropecuária - Sanidade Vegetal) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MOTTA, A. C. V.; A. de Moraes. Participação em banca de Antonio Cesar Pacheco Formighieri. Projeto de integração lavoura-pecuária fazenda Três Fronteiras - Nova Cantú - PR. 2009 - Universidade Federal do Paraná.

3.
MOTTA, A. C. V.; A. de Moraes. Participação em banca de Antonio Cesar Pacheco Formighieri. Sobressemeadura de capim Mombaça em çavoura de soja. 2009 - Universidade Federal do Paraná.

4.
MOTTA, A. C. V.; A. de Moraes. Participação em banca de Cheila Carafini. Influência da integração lavoura-pecuária no controle do mofo branco em lavoura-pecuária no controle do mofo branco em lavoura de soja do sudoeste Goiâno. 2009 - Universidade Federal do Paraná.

5.
MOTTA, A. C. V.; A. de Moraes. Participação em banca de Romulo de Menezes Veiga. A ILP nas propriedades familiares na microregião de Ituporanga - SC. 2009 - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTTA, A.C.V.; MAEDA, S.; DURAES, M. F.. Participação em banca de ANNE LUIZE SASS.Resíduo da industria de celulose no crescimento e nutrição do Pinus taeda no sul do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MOTTA, A. C. V.; PAULETTI, V.. Participação em banca de Letícia Angélica Pereira.Adubação fosfatada: produção de matéria seca e teor de fósfor no sorgo forrageiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SERRAT, Betriz Monte; MOTTA, A.C.V.; SILVA, M. L. S.. Solos e Nutrição Florestal. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
MOTTA, A. C. V.; COSTA, A. C. S.. Química do Solo e Aspectos pedológicos. 2015. Universidade Federal do Paraná.

3.
MOTTA, A. C. V.; Helton. Nutrição de plantas, fertilidade e desenvolvimento de novos fertilizantes e condicionadores de solos.. 2010. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

4.
MOTTA, A. C. V.. magistério superior. 2008. Universidade Federal do Paraná.

5.
MOTTA, A. C. V.; ROLLOFF, Glaucio; AMADO, Telmo; COMIM, Jucinei J. Concurso publico de professor para magisterio superior. 2005. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
Motta, Antônio Carlos Vargas; MACHADO, G. O.; MIRANDA, G. M.. Banca de avaliação de desempenho para promoção à classe de professor associado - Kátia Cylene Lombardi. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Reunião Paranaense de Ciência do solo e II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos. 2017. (Simpósio).

2.
PPPIB - Produtividade Potencial de pinus do Brasil.Produtividade Potencial de pinus do Brasil. 2015. (Encontro).

3.
Nutrição e adubação da cultura de pinus.IV Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada em Sistemas de Alta Produtividade. 2014. (Simpósio).

4.
III Reunião Paranaense de Ciência do Solo.carbono organico do solo em áreas regeneração espontanea de pinus spp. e de florestas secundárias sob solos degradados. 2013. (Outra).

5.
Primeiro Seminário Paranaense da Biomassa Residual de Energia Agrícola. 2013. (Seminário).

6.
VIII Reunião Técnica-administrativa do Projeto PPPIB.Ensaios de nutrição de Pinus taeda. 2011. (Encontro).

7.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Química e Mineralogia de Solos Ácidos. 2011. (Congresso).

8.
I Workshop de produção integrada de cana-de-açucar.Adubação da cultura de cana. 2010. (Encontro).

9.
Macfrut. 2010. (Encontro).

10.
Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Fertilidade do solo para professores do ensino fundamental e médio. 2010. (Simpósio).

11.
V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Experiências na educação em solos na educação básica. 2010. (Simpósio).

12.
Primeira Reunião Paranaense de Ciência do Solo.Mesa redonda - Manual de recomendação de adubação e calagem do Paraná. 2009. (Outra).

13.
Fertbio. Boro na produção de trevo branco. 2008. (Congresso).

14.
I Encontro de fruticultura dos Campos Gerais, uma opção de negocio.Produção integrada de frutas. 2008. (Encontro).

15.
Segunda Horti Serra Gaúcha.Adubação e fertilidade no cultivo de fruteiras. 2008. (Seminário).

16.
Utilização agrícola de lodo de esgoto.Caracteristicas agronomicas do lodo de esgoto. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pauletti, Volnei ; Motta, Antônio Carlos Vargas . Primeiro Seminário Paranaense da Biomassa Residual de Energia Agrícola. 2013. (Outro).

2.
LIMA, Marcelo Ricardo de ; PAULETTI, V. ; Vezzani ; MOTTA, A. C. V. . II Reunião Paranaense de Ciência do Solo. 2011. (Outro).

3.
LIMA, Marcelo Ricardo de ; LIMA, Valmiqui Costa ; MOTTA, A. C. V. . V simpósio Brasileiro de Educação em Solos. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Rosário Schit Zocan. Espacial influencia da fertilização e calagem sobre crescimento e nutrição do pinus. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Milena Pereira. Cinza no crescimento de Pinus taeda em solos ácidos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Cleiton Frigo. Efeito de longo prazo da adubação e calagem sobre o Pinus taeda em Jaguariaiva. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Diego Rabel. LODO CELULÓSICO NO CRESCIMENTO, NA FERTILIDADE DO SOLO E NA QUALIDADE DA LITTEIRA DE PINUS TAEDA L.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ederlan Magri. Monitoramento de cádmio e chumbo na cultura da erva-mate. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Anne Luize Sass. Resíduo industrial celulósico no solo para melhorar o crescimento e a nutrição Pinus taeda. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

2.
Willian Magrim Adam. Composição química da serapilheira e raízes finas de pinus taeda sob fertilização e calagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

3.
Rangel Consalter. PASTAGEM NATIVA SUL BRASILEIRA CULTIVADA COM ESPÉCIES FORRAGEIRAS DE CRESCIMENTO HIBERNAL SUBMETIDA À ADUBAÇÃO FOSFATADA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

4.
Julierme Zimmer Barbosa. Boro na toxidez de alumínio em milho e trigo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

5.
Wilson Wagner Ribeiro Teixeira. Nutrição nitrogenada e intensidade de raleio na produção de pêssego. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

6.
Willian Adam Magrin. Deficiência nutricional em Pinus spp no município de Jaguariaíva - Pr. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

7.
Maristela Dalpisol. Solos e lodos de esgoto de vinte locais do estado do Paraná: Disponibilidade de fósforo, zinco e cobre após incubação do solo com lodo higienizado pelo processo de estabilização alcalina. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

8.
João Paulo Viana da Silva. Fósforo no solo e na planta em pastagem com mistura de fertilizante fosfatado. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

9.
Elma Marcelo de Oliveira. Meso fauna edáfica em plantio de Pinus taeda na região de Jaguariaiva - PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

10.
Ethiene Winagraski. OCORRÊNCIA DE ECTOMICORRIZAS EM TESTE DE OMISSÃO DE NUTRIENTES DE PINUS TAEDA NO MUNICÍPIO DE JAGUARIAIVA, PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

11.
Araína Hulmann Batista. Influência da calagem e adubação na acidez do solo e ciclagem de K, Ca, Mg em plantios de Pinus taeda L. no polo florestal de Jaguariaiva - PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

12.
Fabiano Silvestrin. Aplicação e determinação dos níveis críticos de boro na cultura do milho. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

13.
Daniel Ramos Pontoni. Nutrição e crescimento do feijoeiro (Phaseolus vulgares, L.) em função de lodo de esgoto e calcário para solos subtropicais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

14.
Maurício Ossamu Hashimoto. Avaliação de diferentes técnicas de extração de nutrientes do solo e plantas em Pinus taeda. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

15.
Jana Daisy Honorato Borgo. Aplicação de dejeto líquido de bovino por longo prazo em plantio direto: fertilidade do solo, produtividade e absorção de nutrientes pelo milho. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

16.
Thays Schneider. Crescimento e teores de B, Cu, Mn, Fe e Zn em Pinus taeda L., como resultado da adubação e calagem sob a técnica da omissão de nutrientes. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

17.
Iara Lang Martins. Análise nutricional de um povoamento de Pinus taeda L. submetido a um ensaio de omissão de nutrientes com enfase no P. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

18.
GRACIANO SOARES GOMES. SISTEMA PRODUÇÃO DE SUÍNOS E O IMPACTO DE PRODUÇÃO AO AR LIVRE. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

19.
Leila Aubrift Klenk. Macrofauna invertebrada edáfica em pastagem com pastoreio rotativo sob diferentes preparos orgânicos em condições subtropicais no sul do Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

20.
Lorena de Miranda Mazza. Estado nutricional, acúmulo de matéria seca e desenvolvimento radicular do azevém submetido a doses de fósfor. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

21.
JOSIANE CAVA GUIMARÃES. TEORES DE NUTRIENTES FOLIARES DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis St. Hil.) RELACIONADOS À COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

22.
Joice Mari Assmann. Produção de forragem e sementes de trevo (Trifolium repens L.) em função de manejos de corte e doses de boro. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

23.
Carla Fernanda Ferreira. Diagnose nutricional de cultivares de milho (Zea mays L.) de diferentes níveis tecnológicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

24.
Luiz Fernando Montrucchio Bond. Aplicação de resíduo da produção de enzimas em pastagem estival: seus efeitos no solo e planta. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

25.
André Faé Giostri. Micronutrientes e sódio em solo e campo nativo: resposta á aplicação de resíduo'líquido de indústri de enzimas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

26.
Silmara Gabriel. BIORREMEDIAÇÃO DO LODO DE CAIXAS SEPARADORAS DE ÁGUA E ÓLEO UTILIZANDO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

27.
Alessandro Góis Orrutéa. Caracterização química, física e mineralogica de solos sob diferentes manejos na Amazônia Meridional. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

28.
Marcos Antonio Dolinski. Adubação nitrogenada e potássica na cultura da ameixeira. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

29.
LUÍS FERNANDO ROVEDA. APLICAÇÃO DE RESÍDUO LÍQUIDO DA PRODUÇÃO DE ENZIMAS NA FERTILIDADE DO SOLO E NA PRODUÇÃO DE CULTURAS. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

30.
Valentim da Silva. Variáveis de acidez em função da mineralogia do solo. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

31.
Milena Barcellos. ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL NA PRODUÇÃO DE CULTURAS EM ROTAÇÃO SOB PLANTIO DIRETO E NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. 2005. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

32.
Jose Carlos Peixoto Modesto da Silva. ESTERCO LÍQUIDO DE GADO DE LEITE E ADUBAÇÃO MINERAL INFLUÊNCIANDO A PRODUÇÃO DE SILAGEM E ESTERCO LÍQUIDO DE GADO DE LEITE E ADUBAÇÃO MINERAL INFLUÊNCIANDO A PRODUÇÃO DE SILAGEM E PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. 2005. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

33.
Giancarlo Mira Otto. Adubação nitrogenada, produção e estado nutricional na cultura do álamo em sistema integrado e solteiro no município de São Mateus do Sul, PR.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

Tese de doutorado
1.
Rangel Consalter. CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DE PINUS SSP EM SOLOS DE BAIXA FERTILIDADE NO ESTADO DO PARANÁ. 2018. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

2.
MARCOS VINÍCIUS MARTINS BASSACO. NITROGÊNIO, FÓSFORO, POTÁSSIO NO CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DO HÍBRIDO DE Eucalyptus urograndis EM DOIS SÍTIOS NO ESTADO DO PARANÁ. 2018. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

3.
Carla Fernanda Ferreira. Gesso agrícola sobre atributos químicos do solo e desenvolvimento do eucalipto em condições subtropicias. 2018. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

4.
Julierme Zimmer Barbosa. Contribuição de variáveis de solo e planta para a composição elementar de erva-mate. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

5.
ANTONIO NERI AZEVEDO RODRIGUES. FORMAS DE ALUMÍNIO EM SOLOS CULTIVADOS COM Pinus taeda L. NOS ESTADOSDO PARANÁ E SANTA CATARINA. 2016. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

6.
Carla Fernanda Ferreira. Gesso no crescimento do hibrido Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis (E. urograndis) em condição subtropical do Brasil.. 2014. Tese (Doutorado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

7.
Luis Fernando Roveda. Utilização de composto orgânico com alto teor de Niquel na cultura do morango. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

8.
Marcos Antonio Dolinski. Produtividade, crescimento vegetativo, doenças e qualidade pós-colheita de pessegueiro adensado com manejos de adubação nitrogenada e de poda verde. 2012. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

9.
Luís Fernando Roveda. Niquel na cultura de morango submetido a fonte orgânica e mineral. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

10.
Marcos Doliski. Doenças, desenvolvimento vegetativo estado nutricional, produtividade e qualidade de pessegueiro adensado sob doses de N e manejos de ramos ladrões e de raleio durante duas safras consecutivas. 2008. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

11.
Volnei Pauletti. Rendimento de soja, milho e feijão com estratégias de aplicação de adubo mineral, no sistema plantio direto. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anne Luize Sass. Resíduo da industria de celulose no crescimento e nutrição do Pinus taeda no sul do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

2.
RUBIA LUCIANE DOMINSCHEK LIMA. AVALIAÇÃO DO ACÚMULO DE SERAPILHEIRA E DE RAÍZES NA SERAPILHEIRA EM UM POVOAMENTO DE Pinus taeda L. NO PÓLO FLORESTAL DE JAGUARIAÍVA ? PR, SOB EFEITO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

3.
LETÍCIA ANGÉLICA PEREIRA. ADUBAÇÃO FOSFATADA: PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E TEOR DE FÓSFORO NO SORGO FORRAGEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

Iniciação científica
1.
LEANDRO MORAES ZAMBON. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA SERAPILHEIRA EM PLANTIO DE PINUS TAEDA SUBMETIDO A ADUBAÇÃO E CALAGEM. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

2.
Leandro Zambon. AVALIAÇÃO DO ACÚMULO DE SERAPILHEIRA E DE RAÍZES NA SERAPILHEIRA EM UM POVOAMENTO DE Pinus taeda L. NO PÓLO FLORESTAL DE JAGUARIAÍVA ? PR, SOB EFEITO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

3.
Georgia Bascherotto Kleina. Adição de nutrientes e corretivo da acidez em Pinus taeda no polo florestal de Jaguariaíva, Paraná. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

4.
Mateus Ertal. Nitrogênio no crescimento e nutrição do Pinus spp. em área degrada na Bacia do Capivari-Cachoeira. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

5.
Leandro Moraes Zambon. Adubação e calagem para Pinus taeda em áreas de Cerrado e Campo nativo em Jaguariaiva - PR. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

6.
Fabio Gomes da Costa. AVALIAÇÃO DO ACÚMULO DE SERAPILHEIRA E DE RAÍZES NA SERAPILHEIRA EM UM POVOAMENTO DE Pinus taeda L. NO PÓLO FLORESTAL DE JAGUARIAÍVA ? PR, SOB EFEITO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

Orientações de outra natureza
1.
Priscila Luiza Simon. monitoria em Química Agrícola. 2011. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

2.
Giovana Clarice Pôggere. CURVAS DE ELEVAÇÃO DE pH DE SOLOS COM LODO DE ESGOTO. 2010. Orientação de outra natureza. (agronomia) - Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura, Fundação da Universidade Federal do Paraná. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

3.
Maristela Dalpisol. Recuperação de área degradada com uso lodo de agua e esgoto. 2010. Orientação de outra natureza - Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura, Fundação da Universidade Federal do Paraná. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.

4.
Maristale Dalpisol. LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR DECAPEAMENTO DO SOLO. 2009. Orientação de outra natureza. (agronomia) - Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura, Fundação da Universidade Federal do Paraná. Orientador: Antonio Carlos Vargas Motta.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOTTA, A. C. V.. Efecto de los fertilizantes nitrogenados amoniacales sobre la acidez, y funtes de encalado apropiadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DIONISIO, Jair Alves ; Motta, Antônio Carlos Vargas ; MIO, Louise Larissa May de ; Lucimeres . Curso em Gestão agropecuária: enfase defesa vegetal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Motta, Antônio Carlos Vargas; LIMA, Marcelo Ricardo de ; MELO, Vander de Freitas ; Vezzani . XXI Curso de Solos para professores do ensino fundamental e médio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pauletti, Volnei ; Motta, Antônio Carlos Vargas . Primeiro Seminário Paranaense da Biomassa Residual de Energia Agrícola. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Chefe do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola - 2006 a 2008
Vice-chefe de departamento - 2002 a 2006
Chefe do laboratório de Fertilidade do Solo - 1987 a 1997 e 2007 a atual
Coordenador da Comissão de Fertilidade do Solo e Nutrição de Planta do Núcleo Paranaense da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 13:30:59