Maria Osanette de Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5918960051490357
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Professora da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina. Doutora em Educação: área: Educação e Ecologia Humana. Linha de pesquisa: Educação Ambiental e Educação do Campo. Mestra em Educação na área de currículo e metodolatria de ensino, pela Universidade de Brasília. Licenciada em Pedagogia - Orientação Educacional e Magistério de 2º Grau pela UnB. Atuou como docente da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com atuação na educação infantil, ensino fundamental, magistério de 2º grau e docência no ensino superior. Atua principalmente nas áreas de orientação educacional, educação do campo e educação comunitária.Integrou equipes de assessoria às Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantis (AEFACOT) e União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB). Membro da Diretoria do Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental - I-CEIA, situado em Brasília-DF. Atua como pesquisadora do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire da Universidade Estadual da Bahia ? Campus XII ? Cidade Guanambi.Os diversos temas e problemas que perpassam a formação do educador e sua prática constituem o centro de interesse do NEPE, buscando interação e diálogo com outros campos e áreas do conhecimento almejando instituir-se enquanto um componente de formação extracurricular numa perspectiva transversal do conhecimento. Os interesses e ações do Grupo compreendem: (1) a Educação Escolar na dimensão político-institucional, sociológica e filosófica; (2) os sujeitos da educação em seu aspecto humano, cognitivo e sua diversidade sociocultural; (3) a Educação não escolar em suas diferentes configurações: instituições sociais, políticas, governamentais e não governamentais, artísticas e culturais, os atores sociais e suas práticas socioculturais. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Osanette de Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, M. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Área Universitária n° 01-
Vila Nossa Senhora de Fátima
72916250 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31078002
URL da Homepage: http://fup.unb.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Novos Olhares, Novos Significados:A formação de Educadores do Campo, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lais Maria Borges de Mourão Sá.
Palavras-chave: Educação do campo; Emancipação;; práxis; Formação de Educadores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Tecendo a teia das relações na reconstrução do currículo - uma propsota metodológica,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Lais Maria Borges de Mourão Sá.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação.
1975 - 1982
Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1967 - 1969
Curso técnico/profissionalizante em Normal.
Escola Normal Nossa Senhora de Fátima, ENNSF-DF, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução à Vida e Obra de Lênin e a Revolução de Outubro. (Carga horária: 24h).
Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.
2012 - 2012
A formação do Educador Lúdico. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Apr. Coop. e Tec. Educ. na Univ. em Estilo Sal.. (Carga horária: 100h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Ap. Coop. e Tec. Ed. na Univ. em Est. Salesiano. (Carga horária: 240h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Introdução ao Estudo Universitário Ed. a Distância. (Carga horária: 160h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Professora Substitura, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/1994 - 12/1994
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora e facilitadora de oficinas de educação ambiental no 1º curso de capacitação de agentes de conservação e limpeza da UnB.
2/1993 - 12/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

2/1993 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ecologia humana; Educação ambiental; Orientação educacional.
2/1993 - 12/1994
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

Atividade de extensão realizada
Educação ambiental e orientação educacional.
11/1993 - 11/1993
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

Atividade de extensão realizada
Participação do Fórum de debates "educação e meio ambiente: tecendo um novo olhar"..

Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
currículos e programas
princípios e métodos da orientação educacional I
8/1997 - Atual
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Diretoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
programa de ação comunitária- projeto AREAL.
1/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
currículos e programas
didádica geral
estrutura e funcionamento do ensino de primeiro e segundo graus
estrutura e funcionamento do ensino de segundo grau
métodos e técnicas de pesquisa em educação
orientação vocacional/profissional
princípios e métodos da orientação educacional I
8/1997 - 2/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
membro do conselho de ensino, pesquisa e extensão - CONSEP.
8/1997 - 7/1998
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Diretoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
atuação no projeto de formação de agentes pastorais - curso de formação bíblica da pró-reitoria de assuntos comunitários e de extensão - departamento de teologia - disciplina: didática e comunicação.
8/1996 - 2/1997
Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Métodos e Técnicas.

Treinamentos ministrados
colaboradora no programa especial de treinamento - PET - pedagogia
7/1995 - 12/1995
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia da pesquisa científica

Centro de Ensino Unificado de Brasília, CEUB, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

8/1995 - 2/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
prática de ensino
estrutura e funcionamento do ensino de segundo grau
8/1996 - 12/1996
Estágios , Faculdade de Educação, Teorias e Fundamentos.

Estágio realizado
orientação educacional.

Faculdade Jesus Maria José, FAJESU, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8


Faculdades Integradas do Planalto Central, FIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: CLT


Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, FAP/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 4

Atividades

4/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Educacional do Distrito Federal, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua do Df.


Movimento de Educação de Base, MEB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Conselho Consultivo, Enquadramento Funcional: Membro efetivo do Conselho Consultivo
Outras informações
Membro efetivo do Conselho Consultivo. Período: 08/12/2015 a 08/12/2019.



Linhas de pesquisa


1.
Ecologia Humana; Educação Ambiental.
2.
Metodologia de Reinserção ao Ensino Regular


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
SOLEDUC - (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação ( http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8563581731676424 )
Descrição: Agregar pesquisas realizadas no âmbito da (Socio)linguística e dos letramentos múltiplos realizadas em diferentes contextos sociais, que abrangem a investigação na língua, linguagem, diversidade cultural e identitária, principalmente em comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), contemplando a educação na concepção inter e transdisciplinar. Além disso, focar também contextos que envolvam a leitura e a escrita nas diversas práticas sociais. Esse trabalho repercute no registro de variedades linguísticas do Português Brasileiro, língua em situação de contato: bilinguismo, impacto da leitura e da escrita na sociedade, conforme o contexto de circulação dessas modalidades e promoção de uma educação linguística mais centrada na realidade social das pessoas, tendo em vista territórios físicos e virtuais. Finalmente, contribuir para a produção de material didático no contexto de suas referências. Também promover a pesquisa na abordagem Etnossolinguística..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Maria Osanette de Medeiros - Coordenador / MEDEIROS, Maria Osanette de - Integrante / Severina Alves de Almeida - Integrante / Rosineide Guimarães de Sousa - Integrante / Ana Aparecida Vieira de Moura - Integrante / Catarina dos Santos Machado - Integrante / Christine Maria Soares de Carvalho - Integrante / Djiby Mané - Integrante / Eliene Novaes Rocha - Integrante / Gilberto Paulino de Araújo - Integrante / Juliana Andrea Oliveira Batista - Integrante / Juliana de Freitas Dias - Integrante / Juscelino Francisco do Nascimento - Integrante / Linair Moura Barros Martins - Integrante / Marluce Freire Lima de Araújo - Integrante / Roberta Rocha Ribeiro - Integrante / Rosineide Magalhães de Sousa - Integrante / Sebastiao Silva Soares - Integrante / Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo - Integrante / Thyago José da Cruz - Integrante / Veruska Ribeiro Machado - Integrante / Ana Carolina Capuzzo de Melo - Integrante / Ana Cristina de Araujo - Integrante / Diego Borges de Carvalho - Integrante / Graziella Da Silva Oliveira - Integrante / Paulo Marques Barbosa Júnior - Integrante / Silvia Naara da Silva Pinto - Integrante.
2010 - 2012
Agregação de valor às espécies vegetais nativas do Cerrado em áreas de reserva legal de produtores familiares do Distrito Federal e Entorno
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1994 - 1995
Formação em Pedagogias Alternativas para Educação Ambiental e Ecologia Humana
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Articulação das práticas de Educação Popular no DFE e Noroeste Mineiro, por meio do Teatro do Oprimido e Audiovisual
Descrição: Este projeto destina-se a comunidades acampadas e assentadas da Reforma Agrária, bem como comunidades tradicionais e outras da agricultura familiar, que demandem atividades de escolarização em EJA e/ou atividades de educação popular. As atividades previstas no projeto farão interface com outros projetos e Programas de extensão: Programa Terra em Cena, LEdoC Itinerante: Seminários nas escolas e Comunidades de inserção e fortalecerá os laços com o projeto Educação popular do campo ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maria Osanette de Medeiros - Coordenador / Eliene Novaes Rocha - Integrante / Adriana Fernandes Souza - Integrante / Adriana Gomes Silva - Integrante / Adriel Silva Soares - Integrante / Anna Izabel Costa Barbosa - Integrante / Carlos Wiliam de Aquino - Integrante / Claudia Horrana Alves Xavier - Integrante / Daiane Marques de Araujo - Integrante / Deiber de Lucas Cunha de Albuquerque - Integrante / Eliete Avila Wolff - Integrante / Felipe Canova Goncalves - Integrante / Janderson Barros dos Santos - Integrante / Jucilene Moreira da Paz - Integrante / Kelci Anne Pereira - Integrante / Louriene Ferreira de Castro - Integrante / Maria de Fatima Alves dos Santos - Integrante / Maria Lúcia Martins Gudinho - Integrante / Nathan Carvalho Pinheiro - Integrante / Ricardo Filipe Soares Gomes - Integrante / Sheila Cristina da Silva Campos - Integrante / Valdeir da Silva Vivaldo - Integrante / Viviane Cristina Pinto - Integrante / Wellington de Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDEIROS, M. O.2017MEDEIROS, M. O.. Campus Avançado do Médio Araguaia: Um olhar sobre a experiência na formação de educadores em uma perspectiva libertadora. Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, v. N. 30, p. 93-100, 2017.

2.
MEDEIROS, M. O.2004MEDEIROS, M. O.; SOUSA, A. D. S. . Pedagogia da Alternância: uma experiência no município de Pe. Bernardo-Go - reflexões. Revista Diálogos, Brasília-DF, v. 04, p. 42-52, 2004.

3.
MEDEIROS, M. O.2002 MEDEIROS, M. O.; CARVALHO, G. B. J. ; LARANJEIRA, N. P. F. . Ação Interdisciplinar junto à Comunidade do Areal: Construindo espaços de diálogo, participação e cooperação para o Desenvolvimento Sustentável. Universa (UCB), Brasília - DF, v. 10, n.01, p. 19-34, 2002.

4.
MEDEIROS, M. O.2002 MEDEIROS, M. O.. Resignificando as relações familiares no cotidiano comunitário. Revista Dialogos, Brasília-DF, v. 01, p. 54-63, 2002.

5.
MEDEIROS, M. O.2000MEDEIROS, M. O.; AMPARO, D. M. ; CORREIA, G. F. ; BRASIL, K. C. T. R. . Oficina Psicopedagógica com meninos e meninas em situação de rua: um espaço de expressão subjetiva. Textos Para Discussão, Brasília, v. 02, n.Psicologia, p. 47-56, 2000.

6.
MEDEIROS, M. O.2000MEDEIROS, M. O.. Projeto Areal: uma experiência de pesquisa-ação. Textos para discussão, Brasília-DF, v. 03, p. 11-26, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MEDEIROS, M. O.. Construção do currículo no cotidiano das relações: uma proposta metodológica. 1ª. ed. CRV, 2018. v. 1. 92p .

2.
MEDEIROS, M. O.; FARIAS NETO, D. A. . Bibliografia sobre Educação de Adultos e Educação Permanente. Brasília - DF / Cuiabá - MT: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, 1984. v. 01. 67p .

Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, M. O.; WOLFF, Eliete Avila ; OLIVEIRA, Jaciara ; SANTOS, E. M. ; FRANÇA, P. H. Dias de . Educação Infantil como Direito das Crianças e das Mulheres Camponesas: Um olhar a partir da Ciranda da LEdoC/UnB. In: TRINDADE, Domingos Rodrigues da; CARVALHO, Leila Lôbo de; MEDEIROS, Maria Osanette de; SILVA, Priscila Teixeira da. (Org.). Sujeitos do Campo em Movimento: direitos, resistências e práticas formativas. 1ªed.Curitiba - PR: CRV, 2018, v. 1, p. 19-210.

2.
MEDEIROS, M. O.. Pedagogia e pedagogos em busca de identidade. In: SASTRE, Edilberto Afanador. (Org.). Encruzilhadas da Universidade Particular: Caminhos e Possibilidades. 1ªed.Taguatinga-DF: Universa, 2006, v. Único, p. 8-322.

3.
MEDEIROS, M. O.. Currículo em alternância: uma nova perspectiva para a educação do campo. In: QUEIROZ, João Batista Pereira de; SILVA, Virgínia Costa e; PACHECO, Zuleika. (Org.). Pedagogia da Alternância: construindo a educação do campo. 1ªed.Taguatinga-DF: Universa, 2006, v. Único, p. 7-157.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDEIROS, M. O.; CARVALHO, G. B. J. . Resignificando as relações familiares no contexto comunitário. Revista Dialogos, Brasília - DF, p. 54 - 63, 30 set. 2002.

2.
MEDEIROS, M. O.; SANTOS, G. L. . Transdisciplinaridade, ciência e conhecimento cientifico na Pedagogia da Alternância: desafios epistemologicos. Revista Diálogos, Brasília DF, p. 72 - 78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, S. M. de Mello ; MEDEIROS, M. O. . Sexualidade Infantil e o Deficiente Mental. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd - Centro-Oeste, 2008, Taguatinga-DF. 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd - Centro-Oeste, 2008.

2.
MEDEIROS, M. O.. Pedagogia e pedagogos em busca de identidade. In: VIII Semana Universitária da UCB, 2006, Taguatinga. Encruzilhadas da Universidade Particular: Caminhos e Possibildiades. Taguatinga-DF: Universa, 2006. v. Único. p. 8-322.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, M. O.; SANTOS, S. P. ; QUEIROZ, J.B. . O trabalho como princípio educativo na Pedagogia da Alternância ? contribuições para o debate nos Centros Familiares de Educação por Alternância.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MEDEIROS, M. O.; SÁ. L. M. B. de Mourão . Por uma educação transformadora: a superação da lógica do capital na formação do educador do campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, S. P. ; QUEIROZ, J. B. P. ; MEDEIROS, M. O. . O trabalho como principio educativo na Pedagogia da Alternância: contribuições para o debate nos CEFFAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MEDEIROS, M. O.. IV Simpósio Institucional da Universidade Católica de Brasília ?Direitos Humanos e seus reflexos na sociedade: 60 anos da Declaração Universal dos direitos Humanos?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MEDEIROS, M. O.. A relação educação e trabalho na pedagogia da alternância: contribuições para a efaori. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NEIVA, Ivany Câmara ; MEDEIROS, M. O. . Uma cidade encantada: memorias da Vila Amaury, em Brasília. Brasília - DF: Editora da autora - Fundo de Apoio à Cultura (FAC), 2017 (Narração - Texto em livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, E. M. ; SILVA, M. ; SILVA, E. ; ARAUJO, M. ; SABOIA, A. ; MEDEIROS, M. O. . TC04. Educação em Agroecologia em apoio à Comissão Técnico-científica do VI Congresso Latino-Americano, X Congresso Brasileiro e V Seminário do DF e Entorno de Agroecologia. 2017.

2.
SILVA, M. ; SILVA, E. ; ARAUJO, M. ; SABOIA, A. ; MEDEIROS, M. O. . VI Congresso Latino-Americano, X Congresso Brasileiro, VI Seminário do Distrito Federal e Entorno de Agroecologia 2017. 2017.

3.
SANTOS, E. M. ; MEDEIROS, M. O. . VI Congresso Latino-Americano, X Congresso Brasileiro, VI Seminário do Distrito Federal e Entorno de Agroecologia 2017. 2017.

4.
MEDEIROS, M. O.. Revista Educação e Pesquisa - FE Usp - Avaliação de Artigo. 2017.

5.
QUEIROZ, J.B. Pereira de. ; MEDEIROS, M. O. . Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil. Ensino Médio e Educação Profissional. 2004.

6.
QUEIROZ, J.B. Pereira de. ; MEDEIROS, M. O. . Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil. Ensino Médio e Educação Profissional. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, R. Guimarães ; MOLINA, M. Castagna ; ARAUJO, A. C. ; MEDEIROS, M. O. . Letramentos múltiplos e interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo. 2016. (Editoração/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DIAS, Luciana Vitor; SANTOS, Benedito Rodrigues dos; MORI, Valéria Deusdará.; MEDEIROS, M. O.; FREITAS, L. G.. Participação em banca de Luciana Vitor Dias. Dança cigana, inclusão social e subjetividade. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília.

2.
WOLFF, E. Ávila; MOLINA, M. Castagna; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Catarina dos Santos Machado. Formação de educadores e a construção da escola do campo: um estudo sobre a prática educativa no Colégio Estadual Vale da Esperança - Formosa-GO. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
SÁ. L. M. B. de Mourão; Feitosa, D. A.; WOLFF, E. Ávila; QUEIROZ, J.B.; MOLINA, M. Castagna; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Domingos Rodrigues da Trindade. Constituição social do ser jovem camponês no contexto de assentamentos da Reforma Agrária na microrregião Guanambi, Bahia. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, A. P.; AUAREK, W. A.; GAIA, M. C. M.; VALADAO, E. B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Ana Paula Silva. Relato e análise do desenvolvimento de um projeto pedagógico em uma escola do campo em uma comunidade do Norte de Minas: a experiência com Tema Gerador.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu Em Educação do Campo para o Trabalho Int) - Universidade de Brasília.

2.
Rodrigues, M.; BRITO, N. S. Q.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Marilda Rodrigues. Educação do Campo em diálogo com a perspectiva freireana e o ensino de Ciências: Limites e potencialidades de uma prática interdisciplinar a partir da realidade.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu Em Educação do Campo para o Trabalho Int) - Universidade de Brasília.

3.
MOURA, L. R.; MACHADO, C. S.; FERREIRA, M. J.; SILVA, V. P. B. V.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Lexandro Ribeiro de Moura. Aula de campo como ferramentas de ensino interdisciplinar nas áreas de ciências da natureza e matemática no Colégio Estadual Vale da Esperança, município de Formosa-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu Em Educação do Campo para o Trabalho Int) - Universidade de Brasília.

4.
ANDRADE, W. J.; Marco R.B.Silva; Luiz H. G. Moura; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Wesley Júnio de Andrade. Estudo de caso das ações desenvolvidas pela EIF - Zé Porfírio no município de Flores de Goiás. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Residência Agrária) - Universidade de Brasília.

5.
Reck, Jair; QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Rosana Maria Breier Nedeck. A formação dos educadores - um elemento articulador das práticas escolares e a vida campesina no C.M.I.E.C. Valmor Copati. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Residência Agrária) - Universidade de Brasília.

6.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Vanilda Carvalho de Souza. Visita às Famílias dos alunos da Escola Família Agrícola do Uirapuru. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

7.
MEDEIROS, M. O.; QUEIROZ, J. B. P.. Participação em banca de Sônia Maria Rodrigues. A participação das Famílias na Associaçõ da Escola Família Agricola Zé de Deus. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

8.
MEDEIROS, M. O.; QUEIROZ, J.B. Pereira de.. Participação em banca de Sirlete Augusto Lopes. O Plano de Estudo: Escola Família Agricola de COAMS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

9.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Marley da Conceição Pereira Santos Silva. Arte na educação infantil: as dificuldades que o professor enfrenta para trabalhar com arte. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

10.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Manoel da Luz Maciel. Horta nas famílias do assentamento Mãe Maria. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

11.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Lucídio Gomes dos Reis. A matemática na vida do jovem agricultor da Escola Família Agrícola de Uirapuru. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

12.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de José Roberto Rodrigues de Oliveira. A metodologia de Historia na Pedagogia da Alternância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

13.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Vanda Francisca Aurélio Maciel. Plano de Formação da Escola Família Agrícola do Uirapuru. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

14.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Ana Maciel Pereira. A Escola Família Agrícola de Uirapuru. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

15.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Francislene Alves Bezerra. Formação de educadores(as) de assentamentos das áreas de Reforma Agrária em pedagogia da Alternânica. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Alternância) - Universidade Católica de Brasília.

16.
MEDEIROS, M. O.; FONSECA, A. M.; ZITZKE, V. A.. Participação em banca de Maristela Nunes Fernandes da Cruz. Projetos Sociais nas Disicplinas da Área de Humanas na Escola Família Agricola de Orizona. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia da Alternância) - Universidade Católica de Brasília.

17.
MEDEIROS, M. O.; FONSECA, A. M.; ZITZKE, V. A.. Participação em banca de Maria Edilene Pereira Rincon. A importância da biblioteca na Escola Família Agrícola de Orizona. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

18.
MEDEIROS, M. O.; ZITZKE, V. A.. Participação em banca de Rosilene Ferreira da Cruz Aires. As contribuições do Ensino de Língua Portuguesa em Leituras e Escritas através do Plano de Estudo na Escola Família Agrícola de Porto Nacional - Tocantins. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

19.
MEDEIROS, M. O.; QUEIROZ, J.B.. Participação em banca de Severino Vieira de Sá. Matemática para a vida: Relacionando Experiências e resolvendo Problemas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

20.
MEDEIROS, M. O.; QUEIROZ, J.B.. Participação em banca de Vanilda Carvalho de Souza. Visita às Famílias dos Alunos da Escola Família Agrícola do Uirapuru. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia da Alternância) - Universidade Católica de Brasília.

21.
QUEIROZ, J. B. P.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Sônia Maria Rodrigues. A participação das famílias na Associação da Escola Família Agrícola Zé de Deus. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

22.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Sirlete Augusto Lopes. O Plano de Estudo: Escola Família Agrícola - COAMS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

23.
ZITZKE, V. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Kenelly Costa Cerqueira. O uso de defensivos naturais na perspectiva da agroecologia: um estudo do feijão caupi (Vigna unguiculata). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

24.
FONSECA, A. M.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Luisa Maria Ribeiro Almeida. A relevância da formação das famílias na aplicação da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Orizona-GO. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

25.
ZITZKE, V. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Lucicleide Maria de Almeida. Cadernos Didáticos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

26.
FONSECA, A. M.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de João Batista de Castro Neto. O cooperativismo na Escola Família Agrícola de Orizona. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

27.
ZITZKE, V. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Deusina Ribeiro dos Reis. A prática pedagógica dos monitores(as) da EFA COAMS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

28.
ZITZKE, V. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Hugo Rivas de Oliveira. O discurso agroecológico n CEFFAs: um estudo na EFA de Porto nacional - TO. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia da Alternância) - Universidade Católica de Brasília.

29.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Elza Amado dos Santos. A Escola Família Agrícola de Uirapuru. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

30.
QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Wilson Rocha de Souza. A prática pedagógica dos monitores(as) da EFA COAMS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

31.
FONSECA, A. M.; MEDEIROS, M. O.; QUEIROZ, J.B.. Participação em banca de Luísa Maria Ribeiro de Almeida. O caderno de acompanhamento da alternância: fortalecendo a parceria escola família. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especilaização em Pedagogia da Aterância) - Universidade Católica de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane M. A.; ROCHA, Eliene Novaes; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Daiane Marques de Araujo.As influências dos métodos de alfabetização no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

2.
Salvieno C. Malta; GONÇALVES, Felpe Canova; MEDEIROS, M. O.; Camila D. F. Moliternio. Participação em banca de Salvieno Cardoso Malta.Análise de documentários sobre o ofício das parteiras Kalunga da Chapada dos Veadeiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

3.
FERREIRA, Danilo Antonio; Reck, Jair; ROCHET, Juliana; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Danilo Antônio Ferreira.Agricultura familiar na comunidade vão do moleque e a questão da soberania alimentar.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

4.
SOEIRA, Maristela; GONÇALVES, Felpe Canova; Camila D. F. Moliternio; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Maristela Soeira.Arte e educação infantil: práticas pedagógicas para cirandas infantis das escolas do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

5.
ALVES, Jacilene Cirilo; ROCHA, E. N.; WOLFF, E. Ávila; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Jacilene Cirilo Alves.Conselho de Desenvolvimento Rural de Planaltina-DF: políticas públicas nos últimos 5 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

6.
SILVA, Luciana Ferreira; QUEIROZ, J.B.; Reck, Jair; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Luciana Ferreira da Silva.O analfabetismo e suas principais consequências na vida do sujeito do campo: um estudo na comunidade Beira do Sucuri. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

7.
ALMEIDA, A .P. L; SOUSA, R. M.; MANE, D.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Ana Paula Lopes de Almeida.As práticas de letramento na Escola Municipal Tinguizal Extensão Kalunga II: um estudo de caso etnográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

8.
BARROS, Irani Cardoso; WOLFF, E. Ávila; MEDEIROS, M. O.; ARAUJO, Joniana Soares. Participação em banca de Irani Cardoso de Barros.A importância da afetividade na relação professor-estudante no centro educacional professor Carlos Mota. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

9.
SOUSA, R. Guimarães; MEDEIROS, M. O.; MANE, D.. Participação em banca de Graziella da Silva Oliveira.Reflexão sobre o Ensino de Língua Portuguesa em dois contextos: na área da Linguagem da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e na Escola Municipal Canabrava. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

10.
SANTANA, Camila Freitas; SOUZA, M. E. Gonzaga; Dansa, Cláudia V. de Assis; MEDEIROS, M. O.; MACHADO, L. C.. Participação em banca de Camila Freitas de Santana.Avaliação germinadora: uma proposta de avaliação para a educação do campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

11.
WOLFF, E. Ávila; MEDEIROS, M. O.; ALMEIDA, S. A.. Participação em banca de Neuza Maria Cezário dos Santos.Ciranda infantil e a formação de Educadores do Campo: a experiência da UnB/Planaltina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

12.
Reck, Jair; QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Cleide Alves Ribeiro.As contribuições da Escola do Campo Madre Cristina através das práticas pedagógicas para o fortalecimento dos sujeitos do campo no Assentamento Roseli Nunes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

13.
FERNANDES, Regina C.; MEDEIROS, M. O.; ALMEIDA, S. A.. Participação em banca de Edimar Cunha e Silva.Lendas e Mitos da Comunidade São Pedro Monte Alegre Goiás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

14.
ROCHA, Eliene Novaes; QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Diná Moreira de Aquino.A inclusão escolar de alunos com deficiência nas escolas públicas rurais no Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

15.
FERNANDES, Regina C.; MEDEIROS, M. O.; ALMEIDA, S. A.. Participação em banca de Maria Divina Farias dos Santos.Mitos e lendas da comunidade Diadema e suas contribuições para a Educação do Campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

16.
FERNANDES, Regina C.; MEDEIROS, M. O.; ALMEIDA, S. A.. Participação em banca de Lurdes Edeltrudes da Silva.Juventude rural e evasão escolar na Comunidade Diadema, Teresina - GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

17.
Reck, Jair; MEDEIROS, M. O.; QUEIROZ, J. B. P.. Participação em banca de Daiane Cristina Mendes.O saber popular do uso das plantas medicinais na Comunidade Oziel Alves do Assentamento Itamarati II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

18.
Dansa, Cláudia V. de Assis; MARTINS, Chalub L.; MEDEIROS, M. O.; GONTIJO, C. H.. Participação em banca de Mateus Fernandes de Oliveira.A educação de jovens e adultos do campo do Distrito Federal e Entorno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

19.
SANTOS, S. P.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Bruna Karoline da Silva.Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

20.
SANTOS, S.P.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Maria de Nazaré da Silva Andrade.Políticas públicas e financiamento da educação básica: uma análise dobre o conhecimento dos professores a respeito de suas finalidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

21.
ODA, E. Aiko; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Kelly Andrade de Pádua.A prática pedagógica relacionada à contação de historias a partir de livros literários como meio de aprendizagem na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

22.
WOLFF, E. Ávila; MEDEIROS, M. O.; SANTOS, S.P.. Participação em banca de Claudete do Carmo.A práxis pedagógica na formação do educador: a experiência da licenciatura em educação do campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Católica de Brasília.

23.
WOLFF, E. Ávila; SANTOS, S.P.; SARAIVA, Regina C. Fernandes; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Núria Renata Alves Nascimento.Memórias da prática pedagógica auto biografia de uma educadora em formaão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

24.
OLIVEIRA, Paula G. de; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Elza de Oliveira Santana.O papel do professor que atua na educação infantil como um mediador e potencializador para a formação de leitores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

25.
SÁ. L. M. B. de Mourão; SANTOS, S. P.; MEDEIROS, M. O.; BARBOSA, A. Izabel. Participação em banca de Pedro Henrique Gomes Xavier.Educação do campo e (des)interesse escolar dos estudantes do colégio estadual Vale da Esperança/Formosa/Goiás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

26.
WOLFF, E. Ávila; MEDEIROS, M. O.; SANTOS, S. P.; QUEIROZ, J.B. Pereira de.. Participação em banca de Elizana Monteiro dos Santos.Prática pedagógica de estudantes da área de conhecimento de ciências da natureza e matemática do curso de licenciatura em educação do campo da UnB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

27.
QUEIROZ, J.B. Pereira de.; Orofino, A.M. Teles; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Joziane Zenatti.O Plano de Estudo como Articulador da Escola com a Vida na Escola do Campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

28.
HERTZOG, A. J. V.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Suellen Amaral de Andrade.O pedagogo e a escuta sensível na classe hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

29.
NIQUINI, Debora; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Luana Paula de Freitas.Criança em situação de risco social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

30.
OLIVEIRA, Paula G. de; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Amanda Alves.A música na Educação Infantil: contribuição pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

31.
CARVALHO, F. G. Baquero; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Raphaella Reis Mendes.A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

32.
CARMONA, O. O.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Rodrigo Cosme.A contribuição do pedagogo na equoterapia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

33.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Elza de Oliveira Santana.O papel do professor que atua na Educação Infantil como um mediador e potencializador para a formação de leitores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

34.
SANTOS, S.P.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Tatiana Sakaguchi Mendes da Silva.A importância da práxis pedagógica na formação do educador: a experiência da licenciatura em Educação do Campo LEdoC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

35.
SILVA, M. C. Batista; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Emanuelle da Silva Sousa.A pedagogia hospitalar: o significado da prática pedagógica no contexto hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

36.
SANTOS, S.P.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Marluce Cavalcante de Souza.A transversalidade da cultura e sua contribuição para a aprendizagem: a experiência de Pirenópolis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

37.
MEDEIROS, M. O.; OLIVEIRA, Paula G. de. Participação em banca de Saulo Ricardo Dias de Souza.Política e Gestão da Educação Básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

38.
WOLFF, E. Ávila; SANTOS, S.P.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Claudete do Carmo.A práxis pedagógica na formação do educador: a experiência da licenciatura em educação do campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

39.
WOLFF, E. Ávila; SANTOS, S. P.; MEDEIROS, M. O.; FERNANDES, Regina C.. Participação em banca de Núria Renata Alves Nascimento.Memórias da prática pedagógica autobiografia de uma educadora em formação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

40.
WOLFF, E. Ávila; MEDEIROS, M. O.; SANTOS, S.P.; QUEIROZ, J.B.. Participação em banca de Elizana Monteiro dos Santos.Prática pedagógica de estudantes da área de conhecimento de ciências da natureza e matemática do curso de licenciatura em educação do campo da UNB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

41.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Cássia Ângela Silva Santos.A ruptura do lúdico da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

42.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Gláucia Ribeiro de Almeida.A influência das rotinas no desenvolvimento infantil de crianças que frequentam creches no Distrito Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

43.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Cássia Ângela Silva Santos.A ruptura do lúdico da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

44.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Gláucia Ribeiro de Almeida.A influência das rotinas no desenvolvimento infantil de crianças que frequentam creches no Distrito Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

45.
TRINDADE, D. Rodrigues; SILVA, Edilma C. da; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Priscila Teixeira da Silva.Entre a Escola e o Canavial: educação escolar na visão de jovens cortadores de cana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

46.
ODA, E. Aiko; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Daisy Ferreira de Souza.A educação ambiental como um referencial para a mudança de hábitos e valores no ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

47.
ODA, E. Aiko; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Gracilene de Sousa Santana.Educação ambiental no 4º. ano do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

48.
MELLO, N. C.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Luciana Leite de Souza.A inclusão do deficiente auditivo no ambiente escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

49.
CAMPOS, Cristian de O. L; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Elaine Pereira Nunes.O processo de alfabetização e seus desafios. 2009.

50.
PORTELLA, T. S.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Joélia Lopes Guimarães.Biblioteca comunitária: uma propsota para transformação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

51.
CARMONA, O. O.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Reni Terezinha B. Reinehr.O orientador educacional como mediador do processo educativo no ensino fundamental ao ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

52.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Maria Raquel O. de Lima.Violência escolar e o fenômeno bullyng. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

53.
XAVIER, V. S; SILVA. M. S.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de XAVIER, Vanessa Santana.As tecnologias de ensino da pedagogia da Alternância na educação de jovens do campo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

54.
PAIXAO, D. L. L.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Rosangela Bezerra Oliveira Pereira.Orientação Profissional: um processo de escolha e autoconhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

55.
PORTELA, T. S.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Sidney Gomes da Silva.A realidade da Orientação Educacional no Ensino Médio em escolas públicas da cidade satélite de Taguatinga. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

56.
PAIXAO, D. L. L.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Rosangela Bezerra Oliveira Pereira.Orientação Profissional: um processo de escolha e autoconhecimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

57.
BRASIL, W. M. B.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Patrícia Maurício Costa.A importância da criatividade nos anos iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

58.
FERRARI, E. M. M.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Marilucia Francisca da Silva.O processo da escolha vocacional/profissional e as contribuições da orientação educacional aos jovens do 3º ano de Ensino Médio do CEMAB. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

59.
FERRARI, E. M. M.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Regiane Batista dos Santos.A atuação do Orientador Educacional frente ao desafio da escolha profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

60.
GONTIJO, C. H.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Sandra de Oliveira Barros.A literatura infantil nas séries iniciais do ensino funadamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

61.
PAIXAO, D. L. L.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Viviane Rodrigues Viana.Valores humanos: a percepção de um grupo de alunos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

62.
CARMONA, O. O.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Elizangela Carvalho Amorin da Silva.Valores humanos em um âmbito educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

63.
GONTIJO, C. H.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Soraya Batista Ribeiro Kassaoka.A percepção de alguns professores do Distrito Federal sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

64.
MARIZ, R. S.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Maria do Socorro da Costa Pinto.Gestão: os desafios da inclusão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

65.
BISPO, A. C.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Lucinete Dantas.Orientação Vocacional: uma ponte para a passagem do aluno do ensino médio para o mundo do trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

66.
PAIXAO, D. L. L.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Andréia Fonseca da Silva.Pedagogia de Valores Humanos: a necessidade de compreensão pelos educdores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

67.
PORTELA, T. S.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Cleyde Regina Argentino Costa.Fracasso escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

68.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Daniele Leite de Souza.Organização do Trabalho Pedagógico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

69.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Clemilson Graciano da Silva.Organização do Trabalho Pedagógico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

70.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Gisely da Silva Baptista.Medida sócio educativa de internação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

71.
MEDEIROS, M. O.; ARAUJO, P. H. A.. Participação em banca de Mércia Fernandes R. de Almeida.O papel da escola na formação do leitor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

72.
LIMA, M. S. M.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Elisângela Rocha Rodrigues.Uma análise da prática do professor montessoriano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

73.
ARAUJO, P. H. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Júlio dos Santos Silva.Orientador Educacional: ponte entre oaluno e a aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

74.
ARAUJO, P. H. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Antônio Matos Mesquita.Perfil do Educando Jovem e Adulto da escola municipal José Fernandes da Silva Neto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

75.
ARAUJO, P. H. A.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Solange Resende Bezerra.Inclusão social - Evasão escolar e suas causas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

76.
MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Maria Vanderlaine C. Alencar.A criança e o processo de alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

77.
MEDEIROS, M. O.; CARMONA, O.. Participação em banca de Grazielle Acácia F. da silva.Distúrbio da leitura e escrita no processo ensino-aprendizagem em alunos de alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

78.
MEDEIROS, M. O.; CARMONA, O.. Participação em banca de Cláudia de B. Alves.Uma análise da prática do orientador Educacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

79.
CARMONA, O. O.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Cláudia de B. Alves.Uma análise da prática do orientador educacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

80.
CARMONA, O. O.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Grazielle Acácia F. da Silva.Distúrbios da leitura e escrita no processo ensino aprendizagem em alunos de afabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

81.
CARMONA, O.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Maria Vanderleine C. Alencar.A criança e o processo de alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

82.
MEDEIROS, M. O.; VASCONCELOS, I. P.. Participação em banca de Alessandra P. de Faria.Educação Hospitalar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

83.
MEDEIROS, M. O.; VASCONCELOS, I. P.. Participação em banca de Sandra Maria de Souza.Educação Especial. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

84.
MEDEIROS, M. O.; ARAUJO, P. H. A.. Participação em banca de Raquel Pinheiro Trindade.Aprendizagem em Matemática nas Séries Iniciais (Uso do Material Concreto). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.

85.
VASCONCELOS, I. P.; MEDEIROS, M. O.. Participação em banca de Angelita S. Minari.Profissionalização dos PNEs. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Reck, Jair; QUEIROZ, J.B.; MEDEIROS, M. O.; ALVES, Jacilene Cirilo. Seleção de Alunos para Programa de Educação Tutorial - PET. 2016. Universidade de Brasília.

2.
MEDEIROS, M. O.; PEREIRA, D. M.; SETEM, M.. Comissão de Concurso Público. 1990. Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa de Debate: A luta pela Terra e Território no Brasil e os desafios da atual conjuntura. 2018. (Outra).

2.
Mesa Redonda "Ciência Além da Ciência". 2018. (Outra).

3.
Questão agrária e direito: pesquisa-ação na construção da alternância do/no direito, realizado no período de 01 a 04 de novembro de 2018, no Assentamento Vereda II, município de Padre Bernardo.. 2018. (Seminário).

4.
2º Socializando Experiências.Seminário sobre iniciativas pedagógicas de pesquisa e extensão da Faculdade UnB Planaltina. Participação: Comunicação Oral. Tema: Terra em Cena. Data: 16/05/2017. 2017. (Seminário).

5.
Ação de Extensão Faculdade UnB Planaltina.Aniversário da FUP. Tipo de participação: Comissão Organizadora (Assembléia geral, torneios e outros). Período: 16 a 19/05/2017. Carga horária: 20h. 2017. (Outra).

6.
Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec).IV Encontro Nacional do FONEC. Participação: Integrante das Equipes de Trabalho. Período: 26 a 28/09/2017. Carga horária: 30h. 2017. (Encontro).

7.
III Encontro de Formação do Coletivo de Pesquisadores do Subprojeto 7/Rede Universitas.Tema: Teoria Social em Marx. Tipo de participação: Cursista. Local: FE / UnB. Período: 20 e 21/05/2017. Carga horária: 16h. 2017. (Encontro).

8.
Seminário 10 anos da LEdoC (Feira).Tipo de participação: Coordenação Geral do Seminário e da Feira de Ciências e de Produtos Agroecológicos. Período: 23 a 27/10/2017. Carga horária: 30h. 2017. (Seminário).

9.
Seminário 10 anos da LEdoC (Mesa Redonda).Educação Infantil do Campo como direito das crianças e das mulheres camponesas: a experiência da Ciranda Infantil da LEdoC. Local: Faculdade UnB Planaltina. Tipo de participação: Coordenação da Mesa. Período: 23 a 27/10/2017.. 2017. (Seminário).

10.
Seminário Construção Histórica da Pedagogia Socialista.Legado da Revolução Russa de 1917. ENFF. Período: 24 a 27/05/2017. Carga horária: 37h/a. 2017. (Seminário).

11.
Seminário Nacional (UnB: IH, SER, PPPS, Coletivo 17 e Outros).A emancipação humana em tempos de crise: a potência do trabalho e da revolução. Período: 18 a 20/10/2017. Carga horária: 30h. 2017. (Seminário).

12.
Seminário Tempo Comunidade (Território Kalunga).Licenciatura em Educação do Campo. Local: Cavalcante - GO. Tipo de participação: Comissão Organizadora. Período: 17 a 19/11/2017. Carga horária: 20h/a. 2017. (Seminário).

13.
XXVI Encontro Distrital de EJAIT.Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores. Local: FE - UnB. Tipo de participação: Mesa de abertura, representando o Fórum de Educação do Campo do DF. Data: 30/09/2017. 2017. (Encontro).

14.
Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec).Encontro Nacional dos cursos das Licenciaturas em Educação do Campo. Tema: Em defesa da Educação Pública com Gestão Pública. Tipo de participação: Integrante das Equipes de Trabalho. Período: 13 a 16/09/2016. 2016. (Encontro).

15.
II Enc. EdoC - UFT.II Encontro de Educação do Campo e I Simpósio de Educação Musical e Artes Visuais na Educação do Campo. Local: Arraias - TO. Tipo de participação: mesa-redonda. Período: 29, 30/11 e 01/12/2016. 2016. (Encontro).

16.
III Jornada Universitária de Apoio à Reforma Agrária.III JURA. Em memória dos 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás. Local: UnB Campi Darcy Ribeiro e Planaltina. Tipo de participação: Coordenação da Aula Temática: Terra, Gênero e Educação. Data: 28/04/2016. 2016. (Outra).

17.
V Seminário Nacional das Licenciatura em Educação do Campo.Realizado no campus Laranjeiras do Sul - UFFS. Tipo de participação: Ouvinte. Período: 08 a 11/12/2015. Carga horária: 40h. 2016. (Seminário).

18.
II Encontro Nacional das Educadoras e dos Educadores da Reforma Agrária.II ENERA. Local: Luziânia - GO. Tipo de participação: Coordenação de atividade pedagógica com estudantes da LEdoC. Período: 21 a 25/09/2015. Carga horária: 45h. 2015. (Encontro).

19.
II Seminário de Educação - NUPEX - UNEB - Comitê Científico.Tema: Profissão Pedagogo(a): que formação? Local: Campus XII UNEB, Guanambi - BA. Tipo de participação: Integrante do Comitê Científico. Período: 18 a 20/05/2015.. 2015. (Outra).

20.
II Seminário Internacional Teatro e Sociedade - 2015.II SITS. Local: UnB Campi Darcy Ribeiro e Planaltina. Tipo de participação: Comissão Organizadora. Relatorias. Integrante de Oficinas de Teatro. Período: 14 a 17/12/2015. Carga horária: 30h. 2015. (Seminário).

21.
Seminário Internacional Tendências e Dilemas Mundiais das Políticas de Educação: do local ao global ao local: Roda de conversa Griô: 40 anos da Pedagogia na Universidade Católica de de Brasília. 2014. (Seminário).

22.
Seminário de Educação 2013 - Educação e (Des)Colonialidades dos saberes, práticas e poderes. 2013. (Seminário).

23.
Seminário de Educação 2013 - Educação e (Des)Colonialidades dos saberes, práticas e poderes I Roda de Diálogos sobre a Educação no Araguaia: caminho de luta e resistência.?Projeto Inajá, uma experiência inovadora na formação de professores indígenas e do campo?. 2013. (Seminário).

24.
Seminário Política Educacional e Formação de Professores.Política Educacional e Formação de Professores. 2013. (Seminário).

25.
Semana Acadêmica de Pedagogia.O pedagogo em vários contextos sociais e educacionais. 2011. (Outra).

26.
IV Seminário Nacional Reforma Agrária e Educação do Campo. 2010. (Seminário).

27.
Encontro Mineiro de Educação do Campo. 2009. (Seminário).

28.
I Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos de práticos.Trabalho como princípio educativo na pedagogia da alternância: contribuições para o debate nos centros familiares de formação por altenância. 2009. (Seminário).

29.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste. 2008. (Encontro).

30.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste.Sexualidade Infantil e o Deficiente Mental. 2008. (Encontro).

31.
I Encontro Regional Norte e Nordeste com a Ciência, a Arte e a Educação.O que é pedagogia simbólica e vivencial. 2008. (Encontro).

32.
III Congresso Internacional Transdisciplinaridade, Complexidade e Ecoformação. 2008. (Congresso).

33.
IV Simpósio Institucional da Universidade Católica de Brasília - "Direitos Humanos e seus reflexos na sociedade: 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos".Abertura oficial - Conferência sobre os 60 anos da DUDH. 2008. (Simpósio).

34.
Seminário com as escolas de inserção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2008. (Seminário).

35.
Encontro dos Egressos - Escola Família Agrícola de Orizona-GO. 2007. (Encontro).

36.
Curríuclo, escola básica e fomração do educador.I Encontro de Educadores de Confresa e IV Encontro de Educação do Campo. 2006. (Encontro).

37.
IV Semana de Educação ?Quem queremos ser? Identidade, Práxis e Perspectivas da Formação e do Trabalho do Pedagogo/Educador na UCB e no Brasil? Ins.Ensino, pesquisa e extensão. 2006. (Outra).

38.
VIII Semana Universitária da UCB.O profissional de pedagogia em busca de sua identidade Espaço de Integra-ação: Alfabetização ecológica, alternância e cidadania. 2006. (Outra).

39.
VIII Semana Universitária da UCB. 2006. (Outra).

40.
Estudantes universitários: novos olhares novas descobertas.VII Semana Universitária. 2005. (Outra).

41.
VII Semana Universitária.Alfabetização Ecológica. 2005. (Oficina).

42.
Oficina: Projeto profissional do jovem. 2004. (Oficina).

43.
Seminário Internacional Comemorativo dos 10 anos do Mestrado da Universidade Católica de Brasília. 2004. (Seminário).

44.
VI Semana Universitária.VI Semana Universitária. 2004. (Outra).

45.
II Salão de Alfabetização V Semana Universitária UCB.Alfabetização Ecológica. 2003. (Oficina).

46.
V Semana Universitária da Universidade Católica de Brasília-UCB. 2003. (Outra).

47.
II Semana de Extensão da UnB.II Semana de Extensão da UnB. 2002. (Outra).

48.
II Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. 2002. (Seminário).

49.
I Salão de Alfabetização.Alfabetização Ecológica. 2002. (Oficina).

50.
Encontro de Educadores ? Inclusão: Um Desafio para a Educação.. 2001. (Encontro).

51.
III Semana Universitária ? UCB.Fórum Comunitário: um espaço de diálogo e participação na busca do desenvolvimento sustentável. 2001. (Outra).

52.
Universidade: a PESQUISA na construção do conhecimento para uma sociedade sustentável.III Semana Universitária de 2001. 2001. (Outra).

53.
V Jornada de Produção Científica das Universidades Católicas do Centro-Oeste. 2001. (Outra).

54.
Conferencia nacional de Educação para Todos. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMIDE, Caroline S. ; PINHEIRO, Nathan Carvalho ; MEDEIROS, M. O. . II Feira de Ciências Agroecológica. 2018. .

2.
MEDEIROS, M. O.; BARBOSA, Marise G. ; GOMIDE, Caroline S. . O que é o que é Infância Kalunga. 2018. (Outro).

3.
PINHEIRO, Nathan Carvalho ; MEDEIROS, M. O. . I Seminário de Educação do Campo e Memória Coletiva da Luta pela Terra em Unaí.. 2017. (Outro).

4.
MEDEIROS, M. O.. I Congresso de Educação do Campo e Pedagogia da Alternância da Associação da Escola Família Agrícola de Pe. Bernardo (AMEFA Pe. Bernardo) das Escolas Famílias Agrícolas de Goiás e Instituo Federal de Planaltina ?GO. 2009. (Congresso).

5.
MEDEIROS, M. O.. Intercâmbio FB/MIT/USP/UCP. 2007. (Outro).

6.
MEDEIROS, M. O.. Projeto Alfabetização Solidaria. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carlos dos Santos Silva. Resgate da historia da fundação e da vida do P.A. São Vicente - Flores de Goiás. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Marcio,Alves de Abadia. Ressignificação do Território e a Resistência Camponesa no Assentamento Bom Sucesso - Flores de Goiás. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Maria de Fátima Alves dos Santos. Memória Viva do Acampamento Renascer Sobradinho - DF. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Creuza Aparecida Cândido. Violência numa escola pública de ensin o fundamental do Riacho Fundo I: o papel da orientação educacional. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

5.
Gisele Neves de Souza. Orientação educaiconal: contribuições e práticas para a formação dos estudantes de ensino médio. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

6.
Luciana Parada Scalia. O lúdico na educação infantil e nas séries iniciais. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

7.
Lilian Freitas dos Santos. Educação e sexualidade: a importância do orientador Educacional nas séries iniciais do ensino fundamental. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).

8.
Ana Maria da Silva. O lúdico na educação infantil. Início: 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alcides Gomes de Araújo Filho. O espaço físico na educação infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Ctólica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

2.
Andréia Gomes dos Santos. Lição de casa na educação infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

3.
Débora Dias de Freitas. Educação ambiental na educação infantil: propostas e desafios. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Ctólica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dinair Borges Correa. Evasão no ProJovem Campo - Saberes da Terra: análise do caso da escola do Pipiripau II área rural do Distrito Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

2.
Letícia Rodrigues dos Santos. Pedagogia hospitalar: a formação e a influência do pedagogo na classe hospitalar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

3.
Maria Lúcia Santos Bernardes. Um novo olhar para a literatura infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

4.
Maria Raimunda Lima. Educação de jovens e adultos (EJA) problemas e perspectivas para a melhoria de vida. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

5.
Cleuba de Oliveira Amador. Evasão escolar em turmas de EJA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

6.
Gislene Ramos Tavares Rezende. A pedagogia a alternância e a formação integral do educando: tempo escola e tempo comunidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

7.
Joice Gomes Freire. Educação em valores humanos nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar do orientador educacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

8.
Gisele da Rocha Nery. O processo de orientação do aluno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

9.
Lucas Tenório. Hiperatividade e suas conseqüências: um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

10.
Soraia Messias de Almeida. A prática de história/geografia nos anos iniciais: a postura do professor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

11.
Adriana Caires Dutra. Valores Humanos em Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

12.
Cristiane Freire Silva. Valores Educacionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

13.
Marly Lins M. Miranda. Vivendo valores na educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

14.
Polyana da Silva Ferraz. Educação de jovens e adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

15.
Ana Maria da Silva. O lúdico na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

16.
Creuza Aparecida Cândido. Violência numa escola pública de ensino fundmaental do Riacho Fundo I: o papel da orientação educaiconal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

17.
Gisele Neves de Souza. Orientação educaiconal: contribuições e práticas para a formação dos estudantes de ensino médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

18.
Lilian Freitas dos Santos. Educação e sexualidade: a importância do Orientador Educacional nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

19.
Marcos Nunes de Siqueira. O papel da comunidade no processo de gestão democrática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

20.
Maria Antônia Costa Rodrigues. A importância do orientador Educacional como mediador na relação família escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

21.
Luciana Parada Scalia. O lúdico na educação infantil e nas séries iniciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

22.
Sabrina Angélica Ferreira. A influência do lúdico nas aulas de matemática na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

23.
Rosiane Alves Moura. Relações de gênero na escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.

24.
Sandra Maria Dias de Miranda. Exclusão social e práticas educacionais na educação de Jovens e Adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Maria Osanette de Medeiros.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MEDEIROS, M. O.2017MEDEIROS, M. O.. Campus Avançado do Médio Araguaia: Um olhar sobre a experiência na formação de educadores em uma perspectiva libertadora. Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, v. N. 30, p. 93-100, 2017.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, M. O.. I Congresso de Educação do Campo e Pedagogia da Alternância da Associação da Escola Família Agrícola de Pe. Bernardo (AMEFA Pe. Bernardo) das Escolas Famílias Agrícolas de Goiás e Instituo Federal de Planaltina ?GO. 2009. (Congresso).

2.
GOMIDE, Caroline S. ; PINHEIRO, Nathan Carvalho ; MEDEIROS, M. O. . II Feira de Ciências Agroecológica. 2018. .

3.
PINHEIRO, Nathan Carvalho ; MEDEIROS, M. O. . I Seminário de Educação do Campo e Memória Coletiva da Luta pela Terra em Unaí.. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Projeto Inajá - Formação de Professores 
-> Atuação como monitora no Núcleo de Santa Terezinha - MT. De setembro de 1987 a outubro de 1990.Leigos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:25:39