Antonio Miguel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8957103119666909
  • Última atualização do currículo em 25/01/2019


Possuo Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Desde 1982, sou professor assistente doutor junto ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sou professor, pesquisador pleno e orientador em nível de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp e junto ao Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp (PECIM). No primeiro desses programas, oriento nas duas seguintes linhas de pesquisa: Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias; Linguagem e Arte em Educação. Já no PECIM, oriento na linha de pesquisa ?História, Filosofia e Linguagem na construção do conhecimento em Ciências da natureza e Matemática e no seu ensino?. Fui membro fundador do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática (CEMPEM), da Revista Zetetiké, do Grupo de Pesquisa HIFEM (História, Filosofia e Educação Matemática) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa PHALA (Educação, Linguagem e Práticas Culturais). Junto ao HIFEM, desenvolvo e oriento pesquisas nos campos: história e filosofia da matemática; história e filosofia da educação matemática; história e filosofia na educação matemática. Junto ao PHALA, desenvolvo e oriento pesquisas nos campos: Estudos de práticas culturais vistas como jogos de linguagem; Educação indisciplinar em diferentes campos de atividade humana, incluindo o escolar; Historiografia de práticas culturais educativas (escolares e extraescolares); Historiografia cultural da matemática vista como conjuntos autônomos e dinâmicos de jogos de linguagem orientados por propósitos sociais normativos; relações entre matemáticas e artes vistas respectivamente como jogos preponderantemente normativos ou alegóricos de linguagem. Os principais autores de referência que constituem o campo de diálogo para o desenvolvimento dessas investigações são Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida. Já a orientação metódica pós-estruturalista e pós-colonialista que temos adotado para se lidar com problemas e questões de investigação no interior dessas linhas de pesquisa é o que temos denominado atitude terapêutico-desconstrucionista, que não é vista nem como uma teoria e nem como um método genérico com etapas previamente determinadas, mas como uma orientação metódica que assume formas idiossincráticas para cada pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Miguel
Nome em citações bibliográficas
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
CIDADE UNIVERSITÁRIA ZEFERINO VAZ - FE-UNICAMP - Rua Bertrand Russell 801
BARÃO GERALDO
13083970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6120
Telefone: (019) 35215602
Fax: (019) 35215566


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1993
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Três Estudos sobre História e Educação Matemática, Ano de obtenção: 1993.
Orientador: Lafayette de Moraes.
Palavras-chave: Educacao Matematica; Filosofia da Educacao Matematica; Historia Na Educacao Matematica; Historia da Educacao Matematica; Historia da Matematica; Relação entre história e ensino da matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: História, Filosofia e Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1979 - 1984
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: ERA UMA VEZ... AQUELA MATEMATICA,Ano de Obtenção: 1984.
Orientador: MILTON JOSE DE ALMEIDA.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem de Fracoes; Ensino-Aprendizagem de Matematica; Ensino-Aprendizagem de Medida.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1973 - 1976
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: A evolução do ensino público de matemática no Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1982 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

08/1982 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
DISCIPLINAS LISTADAS NO MODULO 2
- Atual
Direção e administração, Universidade Estadual de Campinas, .

Cargo ou função
MEMBRO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL.
- Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Campinas, .

- Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCACAO MATEMATICA: PROBLEMAS E TENDENCIAS
- Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMATICA I,II // HISTORIA DA MATEMATICA E DA EDUCACAO MATEMATICA // DIDATICA DA MATEMATICA // PRATICA ENSINO E ESTAGIO SUPERVISIONADO EM MAT I,II


Linhas de pesquisa


1.
Educação, jogos discursivos e práticas socioculturais

Objetivo: Trata-se de uma linha indisciplinar de pesquisa que toma como objeto de investigação as práticas culturais (e seus jogos discursivos correspondentes) realizadas no âmbito da atividade educativa escolar comparativamente às práticas culturais (e jogos discursivos correspondentes) realizadas em outras atividades humanas. Mais amplamente, trata-se de investigar as potencialidades explicativas e transformadoras de construtos tais como práticas sociais, práticas culturais, práticas discursivas, jogos de linguagem, atividade humana e formas de vida, tanto para a prática de pesquisa acadêmica no âmbito da educação, quanto para a atividade educativa escolar..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Práticas socioculturais; Jogos Discursivos; Atividade Educativa escolar e não escolar; Atividades humanas.
2.
Histórias, filosofias e educação matemática

Objetivo: Investigar todos os tipos de relações que se constituem entre histórias culturais (concebidas como jogos concorrentes de memórias), filosofias e práticas educativas (escolares e não escolares), sobretudo aquelas mobilizadoras de cultura matemática. Nesse sentido, os seguintes campos de investigação constituem alvo desta linha de pesquisa: histórias da matemática e da educação matemática (escolar); filosofias da matemática e da educação matemática; histórias e filosofias da matemática na educação matemática (escolar)..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: História, Filosofia e Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: histórias e filosofias da educação matemática; histórias e filosofias na educação matemática; histórias e filosofias da matemática; educação matemática no Brasil.


Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Limpando as barras: um estudo em educação escolar desconstrutiva
Descrição: O objetivo de tal pesquisa é investigar, comparativamente, os modos como futuros professores de diversos cursos de licenciatura da UNICAMP, bem como estudantes da educação básica das redes pública e particular da cidade de Campinas (SP) se comportam diante de uma perspectiva educativa desconstrutiva centrada no procedimento de problematização indisciplinar da prática cultural de controle de estoque de mercadorias através do código de barras. Mais particularmente, trata-se de identificar e explicar a natureza e as razões de existência, nos diferentes contextos de atividade educativa nos quais essa perspectiva educativa vem sendo desenvolvida, de diferentes tipos de condicionamentos (favorecedores ou restritivos) para uma efetiva participação e envolvimento dos estudantes/professores com processos de mobilização cultural escolar de caráter desconstrutivo e indisciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Antonio Miguel - Integrante / Anna Regina Lanner de Moura - Coordenador.
2007 - 2012
Um estudo investigativo de práticas escolares de mobilização de cultural na Rede Escolar Municipal de Campinas
Descrição: O propósito da pesquisa consiste em investigar práticas escolares de mobilização cultural que vêm sendo realizadas nos anos iniciais de escolas da Rede Municipal de Campinas. A base documental da pesquisa é constituída por: 1. materiais que circulam ou são produzidos no âmbito dessas escolas, tais como cadernos de alunos, livros didáticos, planejamentos, provas escritas e projetos; 2. filmes das sessões de interação ocorridas por ocasião de curso de formação, envolvendo professores das séries iniciais da rede municipal, visando à produção da Prova Campinas - 2010; 3. provas individuais realizadas por alunos de cerca 118 turmas de 4os anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campinas nos anos de 2008 e 2010; 4. banco seletivo de fotografias de questões das provas respondidas pelos alunos. Tal projeto de investigação está inserido no quadro teórico da linha de pesquisa do grupo PHALA denominada Educação, jogos discursivos e práticas socioculturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador / Anna Regina Lanner de Moura - Integrante / SILVA, Lílian Lopes Martin - Integrante / Norma Sandra de Almeida Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Prefeitura Municipal de Campinas - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Mobilizando histórias na formação inicial de educadores matemáticos: memórias, práticas sociais e jogos discursivos
Descrição: O projeto de pesquisa orientou-se por um duplo propósito. De acordo com o primeiro, procurou-se investigar, caracterizar e discutir as semelhanças de família existentes entre disciplinas mobilizadoras de histórias (da matemática, da educação matemática, etc.) que integram os currículos de formação inicial de professores de matemática da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esse modo de mobilização de histórias foi caracterizado como um trabalho de problematizações indisciplinares coletivas de sucessivas pesquisas informais realizadas pelos participantes desses cursos, orientadas por seus formadores. Por sua vez, tais pesquisas tomam como objeto de investigação práticas sociais mobilizadoras de cultura matemática em diferentes atividades humanas. O segundo propósito foi realizar uma meta-análise dessa forma particular de mobilizar histórias - isto é, teorizá-la ? contrastando-a, mediante um jogo de aproximações e afastamentos, com a perspectiva teórica da aprendizagem expansiva, tal como tem sido defendida por Yrjö Engeström (1991). No quadro dessa meta-análise, procurou-se também destacar o papel que este pesquisador atribui à história em seu modelo de aprendizagem expansiva, perspectiva esta que se coloca no desenvolvimento da pesquisa contemporânea em torno da teoria da atividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.
2006 - 2010
Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural: a prova dos nove
Descrição: O propósito desta pesquisa é investigar o processo de circulação da prática sociocultural da usualmente denominada ?prova? dos nove no âmbito da atividade educativa escolar brasileira. Mais precisamente, busca-se esclarecer como e por que tal prática de verificação da correção de um cálculo realizado por escrito teria adquirido o estatuto de conteúdo escolar e, posteriormente, perdido tal estatuto. Propositalmente, não se tem a intenção de investigar práticas educativas em circulação na escola, isto é, práticas atualmente valorizadas pela atividade educativa escolar. Ao contrário, a intenção é ir ao cemitério das práticas socioculturais mortas ou moribundas, não com a intenção de ressuscitá-las, mas, justamente, para se investigar os tipos de condicionamentos que poderiam ter atuado sobre o tempo de vida escolar, isto é, sobre a trajetória demarcada pelo nascimento e pela lenta agonia de certas práticas ditas ?matemáticas?, na atividade educativa escolar. Por essa razão, elegeu-se a moribunda ?prova? dos nove, justamente por não ser ela, a rigor, uma prova, isto é, por não ser reconhecida, pela comunidade de matemáticos, como um conhecimento matemático. Para esclarecer esta questão de investigação, parte-se do pressuposto da conveniência metodológica de se conceber a ?prova? dos nove como uma prática sociocultural de verificação da correção de um cálculo escrito, e não como um conteúdo escolar autônomo e interno que, tal como se postula na perspectiva de Andre Chervel, teria sido criado ?na escola, pela escola e para a escola?, ou então, como um suposto saber a ensinar que, tal como se postula na perspectiva de Yves Chevallard, teria sido transposto didaticamente da esfera sábia para o contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.
2005 - 2005
A constituição de diálogo entre a educação matemática, a filosofia, a sociologia
Descrição: Trata-se de uma pesquisa de natureza histórica e epistemológica que tomou como objeto de investigação a constituição e a caracterização do movimento contemporâneo em torno do campo de diálogo que vem se estabelecendo entre a filosofia - particularmente a filosofia da matemática e da educação matemática ? a sociologia (da matemática e da educação matemática) e a educação matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.
2004 - 2008
História da Educação Matemática, práticas sócio-culturais e jogos de linguagem
Descrição: O projeto teve como propósito realizar uma investigação de natureza filosófico-metodológica acerca de alguns problemas que se apresentam para o investigador que decide tomar o construto práticas socioculturais como unidade focal de análise na atividade situada de investigação científico-acadêmica em história da educação matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.
2003 - 2007
O projeto de disciplinarização da educação matemática: um estudo da situação e dos rumos do GT de Educação Matemática da ANPEd
Descrição: Nesta pesquisa de natureza histórico-filosófica, procurou-se, num primeiro momento, investigar e discutir o problema do locus da educação matemática em relação a duas disciplinas acadêmicas já constituídas e institucionalizadas: a Pedagogia e a Matemática. Num segundo momento, a pesquisa orientou-se pela discussão da questão relativa à situação, aos propósitos político-epistemológicos e aos rumos do Grupo de Trabalho de Educação Matemática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). A discussão de tal questão pautou-se em dois aspectos fundamentais: o que diz respeito à compartimentalização do saber em áreas e sub-áreas, com base em critérios epistemológicos diferenciadores, e o que se refere à identificação de vínculos entre áreas ou sub-áreas já estabelecidas do saber, com base em critérios de afinidade epistemológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.
2000 - 2004
O movimento contemporâneo em torno da história da matemática e suas relações com a educação matemática
Descrição: Trata-se de uma pesquisa de natureza histórica e epistemológica que tomou como objeto de investigação a constituição e a caracterização do movimento contemporâneo em torno da história da matemática e de suas relações com a educação matemática. Tomando-se como base documental livros, artigos publicados em periódicos nacionais, dissertações de mestrado, teses de doutorado e textos publicados em anais de Seminários Nacionais e luso-brasileiros de História da Matemática, teve-se como propósito levantar e caracterizar a produção acadêmica brasileira no âmbito da prática social de investigação em história da matemática, procurando-se evidenciar os campos de investigação em que ela se recorta e algumas das perspectivas teóricas que vêm orientando essa produção, particularmente em dois campos de investigação: o da História da Educação Matemática e o da História na Educação Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador / MARIA ANGELA MIORIM - Integrante.
2000 - 2001
Os logaritmos na cultura escolar brasileira
Descrição: A pesquisa buscou investigar os logaritmos enquanto objeto da cultura escolar brasileira no período que se estende de meados do século XIX até os nossos dias, tendo como foco de análise o modo como o contexto escolar brasileiro se apropriou desse objeto e o re-significou, com base, sobretudo, no exame de livros didáticos de matemática e dos programas oficiais de matemática para o ensino brasileiro que vigoraram nesse período. A pesquisa procurou focalizar também outras práticas sociais que, ao longo da história, vieram a participar, direta ou indiretamente, da produção, apropriação e re-significação da idéia de logaritmo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador / MARIA ANGELA MIORIM - Integrante.
1999 - 1999
Formas especulares e não-especulares de se conceber a relação entre História, Epistemologia e Educação Matemática
Descrição: O projeto teve por objetivo desenvolver a concepção de história como ponto de referência para a problematização pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Mais especificamente, toma a seguinte questão como objeto de investigação: que analogias e que dissonâncias poderiam evidenciar-se quando comparamos as concepções especulares ou não-especulares mais recentes da relação entre história, epistemologia e educação matemática com a concepção da história como ponto de referência para a problematização pedagógica? Dentre as concepções especulares dessa relação, são examinados o referencial teórico de Piaget & Garcia e o de Gaston Bachelard, e dentre as não-especulares são examinadas as concepções de Luis Radford e Rudolf Bkouche..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.
1999 - 1999
Uma investigação acerca de algumas formas de se conceber o papel da História da Matemática na Pesquisa Contemporânea em Educação Matemática
Descrição: O projeto tem por objetivo descrever e examinar criticamente algumas formas contemporâneas de participação da história da matemática no âmbito da pesquisa acadêmica em Educação Matemática. Detém-se, particularmente, na descrição e análise de pesquisas filiadas ao referencial teórico da Escola Francesa Contemporânea de Didática da Matemática, que se apropriaram da noção bachelardiana de obstáculo epistemológico e/ou da noção piagetiana de ?mecanismos de passagem?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.
1999 - Atual
O Círculo de Estudos, Memória e Pesquisa em Educação Matemática conta a sua história
Descrição: Tendo como motivação principal articular teoria e prática nas discussões sobre a investigação histórica, esta pesquisa teve como objetivo constituir a história do CEMPEM - instituição de inegável importância para a consolidação da Educação Matemática no Brasil. Nesta pesquisa foram utilizados documentos oficiais e outros constituídos a partir de entrevistas..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador / MARIA ANGELA MIORIM - Integrante.
1998 - 1999
Um estudo sobre as potencialidades da história da matemática e do seu ensino na formação continuada do professor
Descrição: A pesquisa buscou investigar as maneiras pelas quais a abordagem histórica do conhecimento matemático e do ensino desses conhecimentos podem interferir na formação continuada do professor de matemática: ao nível da atuação do professor em sala de aula; ao nível das concepções (de matemática, de ensi¬no, de aprendizagem, das finalidades, dos valores,...) do professor e ao nível do redimensionamento (mudanças qualitativas e quantitativas) do conheci¬mento matemático do professor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Miguel - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Produção Escrita do Relatório Final de Avaliação das Práticas Escolares de Mobilização Cultural dos Alunos dos 4ºs anos da Rede Escolar do Município de Campinas/SP
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Antonio Miguel - Integrante / SMOLKA, Ana Luíza B. - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2001 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de História da Matemática
1999 - Atual
Periódico: Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso)
1993 - Atual
Periódico: Zetetike (UNICAMP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: História, Filosofia e Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
? Professor homenageado pela turma de formandos do segundo semestre de 2011 em Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP.
2009
Professor homenageado pela turma de formandos, do ano de 2009, do Curso de Estatística, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científi, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP.
2007
Paraninfo pela turma de formandos dos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica., Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas.
2006
Professor homenageado pela turma de formandos em Licenciatura em Matemática da UNICAMP, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica.
1998
Professor homenageado pela turma de formandos em Licenciatura em Matemática da UNICAMP ., Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIGUEL, ANTONIO2016MIGUEL, ANTONIO. Historiografia e Terapia na Cidade da Linguagem de Wittgenstein. Bolema (Rio Claro), v. 30, p. 368-389, 2016.

2.
MIGUEL, A.2016MIGUEL, A.. Entre jogos de luzes e de sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, p. 323-365, 2016.

3.
MIGUEL, F. V. C.2015MIGUEL, F. V. C. ; MIGUEL, A. . Uma terapia do noturno a partir do War Requiem de Derek Jarman [Versão eletrônica]. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 25, p. 189-207, 2015.

4.
MIGUEL, A.2015MIGUEL, A.. Uma encenação terapêutica da terapia wittgensteiniana na condução de pesquisas historiográficas. Revista de História da Educação Matemática - HISTEMAT, v. 1, p. 203-235, 2015.

5.
MIGUEL, A.2015MIGUEL, A.. A Terapia Gramatical-Desconstrucionista como Atitude de Pesquisa (Historiográfica) em Educação (Matemática). Perspectivas em Educação Matemática, v. 8, p. 607-647, 2015.

6.
MIGUEL, A.2015MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner ; SILVA, Lilian Lopes M. ; FERREIRA, Norma Sandra A. . Prova campinas 2010: entre usos alegóricos e normativos de linguagem. Zetetiké (on line), v. 23, p. 179-212, 2015.

7.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2014MIGUEL, A.. Is the mathematics education a problem for the school or is the school a problem for the mathematics education?. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 4, p. 5-35, 2014.

8.
MIGUEL, ANTÔNIO2014MIGUEL, ANTÔNIO. Infâncias e Pós-Colonialismo. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 857-879, 2014.

9.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2012MIGUEL, A.; VILELA, Denise S. ; MOURA, Anna Regina Lanner . Problematização indisciplinar de uma prática cultural numa perspectiva wittgensteiniana. Reflexão e Ação (Online), v. 20, p. 1-26, 2012.

10.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2010MIGUEL, A.. Percursos indisciplinares na atividade de pesquisa em história (da educação matemática): entre jogos discursivos como práticas e práticas como jogos discursivos. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 35A, p. 1-57-01, 2010.

11.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2010MIGUEL, A.; MENDES, I. A. . Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. ZDM (Berlin. Print), v. 42, p. 381-392, 2010.

12.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2010MIGUEL, A.; VILELA, Denise S. ; MOURA, Anna Regina Lanner . Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 123-195, 2010.

13.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2008MIGUEL, A.; VILELA, D. S. . Práticas escolares de mobilização de cultura matemática. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 28, p. 97-120, 2008.

14.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2008MIGUEL, A.. Áreas e subáreas do conhecimento, vínculos epistemológicos: o GT de Educação Matemática da ANPEd. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 13, p. 387-396, 2008.

15.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2006MIGUEL, A.. Sobre mulheres-bomba, cabeças que rolam e objetividade de textos historiográficos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 2, p. 15-35, 2006.

16.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2006MIGUEL, A.. Pesquisa em Educação Matemática e mentalidade bélica. Bolema (Rio Claro), v. 19, p. 1-16, 2006.

17.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2005MIGUEL, A.. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educação e Pesquisa (USP), v. 31, p. 137-152, 2005.

18.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2004MIGUEL, A.. Contribuição crítica à discussão acerca da participação da história e da epistemologia da matemática na investigação em educação matemática. Horizontes (Bragança Paulista), v. 22, p. 71-107, 2004.

19.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2004MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. Marafioti ; IGLIORI, S. B. Camargo ; D?AMBROSIO, U. . Educação Matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 70-93, 2004.

20.
MIGUEL, A.2004MIGUEL, A.. O projeto de disciplinarização da prática social em educação matemática. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 27, p. 70-93, 2004.

21.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2002MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela . História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista (UFMG), v. 36, p. 177-203, 2002.

22.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO2001MIGUEL, A.; Maria Ângela Miorim . A constituição de três campos afins de investigação: história da matemática, educação matemática e história & educação matemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá - MG, v. 4, n.8, p. 35-62, 2001.

23.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO1997MIGUEL, A.; FIORENTINI, D. ; LUTFI, M. ; ALMEIDA, M. J. P. M. . Principios Para As Licenciaturas:Uma Reflexão Sobre A Formação de Professores de Matemática, Quimica e Fisica. Ciencia e Ensino - Jornal semestral do gepCE: Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciencia e Ensino - FE-UNICAMP, Campinas - SP, v. 2, p. 14-16, 1997.

24.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO1997MIGUEL, A.. As Potencialidades da História da Matemática Em Questão: Argumentos Reforçadores e Questionadores. REVISTA ZETETIKÉ, CAMPINAS -SP, v. 5, n.8, p. 73-105, 1997.

25.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO1996MIGUEL, A.; BRITO, A. J. . A História da Matemática Na Formação do Professor de Matemática. CADERNO CEDES, PAPIRUS EDITORA - CAMPINAS (SP, n.40, p. 47-61, 1996.

26.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO1995MIGUEL, A.. A Constituição do Paradigma do Formalismo Pedagógico Clássico Em Educação Matemática. REVISTA ZETETIKÉ, CAMPINAS (SP) - BRASIL, v. 3, n.3, p. 7-39, 1995.

27.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO1994MIGUEL, A.. Reflexões Acerca da Educação Matemática Contemporânea. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, BLUMENAU (SC) - BRASIL, v. I, n.2, p. 53-60, 1994.

28.
MIGUEL, D. F. A.1993MIGUEL, A.; MIGUEL, D. F. A. ; MIORIM, M. A. . Contribuicao Para Um Repensar ... A Educacao Algebrica Elementar. PRO-POSICOES, v. 4, n.1(10), p. 78-91, 1993.

29.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO1993MIGUEL, A.; MIGUEL, D. F. A. ; MIORIM, M. A. . Ressonancias e Dissonancias do Movimento Pendular Entre Algebra e Geometria No Curriculo Escolar Brasileiro. REVISTA ZETETIKE, v. 1, n.1, p. 19-39, 1993.

30.
MIGUEL, A.;MIGUEL, ANTÔNIO;MIGUEL, ANTONIO1992MIGUEL, A.; Dario Fiorentini ; Maria Ângela Miorim . Algebra Ou Geometria: Para Onde Pende O Pendulo?. Pro-Posições (Unicamp), Campinas - SP, v. 3, n.1(7), p. 39-54, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIGUEL, A.. Um jogo memorialista de linguagem: um teatro de vozes. 1. ed. Campinas (SP): Faculdade de Educação/UNICAMP, 2016. v. 1. 677p .

2.
MOURA, Ana R. L. ; MIGUEL, ANTÔNIO ; SILVA, Lílian Lopes Martin ; FERREIRA, Norma Sandra A. . Prova Campinas 2008 : um modo indisciplinar de avaliar as práticas escolares nos anos iniciais da rede municipal escolar de Campinas. 1. ed. Campinas: FE/UNICAMP : Prefeitura Municipal de Campinas. Seducação, 2015.

3.
MOURA, Anna Regina Lanner ; MIGUEL, ANTÔNIO ; SILVA, Lilian Lopes M. ; FERREIRA, Norma Sandra A. . Prova Campinas 2010 : um modo indisciplinar de avaliar as práticas escolares nos anos iniciais da rede municipal escolar de Campinas. 1. ed. Campinas: FE/UNICAMP : Prefeitura Municipal de Campinas. Secretaria da Educação, 2015.

4.
MIGUEL, A.. Formas especulares e não-especulares de se conceber a relação entre história, epistemologia e educação matemática. 1. ed. Campinas: FE/UNICAMP, 2015.

5.
MIGUEL, A.. Uma investigação acerca de algumas formas de se conceber o papel da história da matemática na pesquisa contemporânea. 1. ed. Campinas: FE/UNICAMP, 2015.

6.
MIGUEL, A.; SOUZA, E. S. . A prova dos nove : um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural. 1. ed. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2015. 70p .

7.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela . História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2011. v. 1. 208p .

8.
MIGUEL, A.. Jogos Hedonistas de Linguagem. São Paulo (SP): Plêiade, 2008. 114p .

9.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela . História na Educação matemática : propostas e desafios [2ª reimpressão]. 2ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

10.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela . História na Educação matemática : propostas e desafios [1ª reimpressão]. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

11.
MIGUEL, A.; Maria Ângela Miorim . História na Educação Matemática: propostas e desafios. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 198p .

12.
Maria Ângela Miorim ; MIGUEL, A. . Os logaritmos na cultura escolar brasileira. 1. ed. Campinas: Gráfica da Faculdade de Educação da UNICAMP/Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2002. v. 1. 107p .

13.
MIGUEL, A.; ORGANIZADORES, E. Z. (Org.) . Representações do Espaço: Multidisciplinaridade Na Educação (Organizador). 1a.. ed. CAMPINAS (SP) - BRASIL: AUTORES ASSOCIADOS, 1996. 121p .

14.
MIGUEL, A.. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. LISBOA - PORTUGAL: PUBLICAÇÃO INTERNA DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA - LISBOA/PORTUGAL, 1996. 346p .

15.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. ; FUNCIA, M. A. ; NACARATO, A. M. . Topicos de Ensino de Matematica (16 Fasciculos). CAMPINAS-SP: DELTA XIS EDITORA LTDA, 1992.

16.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. . O Ensino da Matematica No Primeiro Grau. SAO PAULO: ATUAL, 1987. 179p .

Capítulos de livros publicados
1.
MIGUEL, A.. O cravo de Diderot e as novas políticas educacionais: um diálogo com as luzes em uma nova época de trevas. In: OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira & ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática. 1ed.Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, v. 13, p. 298-320.

2.
MIGUEL, ANTONIO. Desconstruindo o mérito da escola meritocrática: uma profissão de fé. In: Elenilton Vieira Godoy; Marcio Antonio da Silva; Vinício de Macedo Santos. (Org.). Currículos de matemática em debate: questões para políticas educacionais e para a pesquisa em Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, v. , p. 69-88.

3.
MIGUEL, A.. Formação escolar, Prova Campinas 2010 e jogos indisciplinares de linguagem. In: GOTTSCHALK, Cristiane M. C.; CARVALHO, José Sérgio F.; AQUINO, Julio Groppa. (Org.). Filosofia, Educação, Formação: I Jornada Internacional de Filosofia da Educação ? III Jornada de Filosofia e Educação da FEUSP. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2017, v. , p. 289-308.

4.
MIGUEL, ANTONIO. Exercícios terapêutico-corporais emvizinhanças de infinitos. In: VILELA, Denise Silva; MONTEIRO, Alexandrina. (Org.). Paradoxos do infinito e os limites da linguagem. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. , p. 161-218.

5.
MIGUEL, A.. ENAPHEM o livro: Memórias da pele de uma comunidade. In: GARNICA, Antonio Vicente M.. (Org.). Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. 1ed.São Paulo: Editora da Física, 2016, v. , p. 105-114.

6.
MIGUEL, A.. Exercícios descolonizadores a título de prefácio: isto não é um prefácio... E nem um título. In: Ana Lúcia Goulart Faria. (Org.). Infâncias e pós-colonialismo : pesquisa em busca de pedagogias descolonizadoras. 1ed.Campinas, SP: Leitura Crítica, 2015, v. , p. 1-208.

7.
MIGUEL, A.. Como e com quem os pesquisadores brasileiros vêm travando diálogo para o desenvolvimento das pesquisas em história da educação matemática?. História da educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. 1aed.São Paulo (SP): Editora da Física, 2014, v. , p. 117-152.

8.
MIGUEL, A.. O que dizem os estudos já elaborados sobre a emergência da história da educação matemática no Brasil?. In: VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). História da educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. 1aed.São Paulo: Editora da Física, 2014, v. , p. 30-45.

9.
MIGUEL, A.. Vidas de professores de matemática: o doce e o dócil do adoecimento. In: GOMES, Maria Laura Magalhães; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; AUAREK, Wagner Ahmad; PAULA, Maria José. (Org.). Viver e Contar: experiências e práticas de professores de Matemática. 1ed.São Paulo (SP): Editora Livraria da Física, 2012, v. , p. 271-309.

10.
MIGUEL, A.. Fantasmas, faunos e retratos compósitos : uma terapia wittgensteiniana da memória. In: Garnica, Antonio Vicente ; Silva, Silvia R. V.. (Org.). Exercícios de Pesquisa : Grupo História Oral e Educação matemática (GHOEM). 2ed.Mato Grosso do Sul: UFMS, 2012, v. , p. 1-10.

11.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner . Avaliação Sistêmica em Matemática: alterando focos, concepções e intenções para se dimensionar tensões. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Julio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed.Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2010, v. , p. 647-671.

12.
MIGUEL, A.. Números Irracionais: a constituição de um estudo histórico-pedagógico. In: BRITO, Arlete de Jesus; MENDES, Iran Abreu. (Org.). História da Matemática em Atividades Didáticas - 2a. edição. Natal (RN): Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), 2009, v. , p. 179-329.

13.
MIGUEL, A.. Escher, espaços curvos e corvos: sobrepondo jogos de linguagem visual e verbal. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart; MELLO, Suely Amaral. (Org.). Territórios da Infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas - 2a. edição. Araraquara (SP): Junqueira & Marin Editores, 2009, v. , p. 137-168.

14.
MIGUEL, A.. Escher, espaços curvos e corvos: sobrepondo jogos de linguagem visual e verbal. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart e MELLO; Suely Amaral. (Org.). Territórios da Infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. 1ed.Araraquara (SP): Junqueira & Marin Editores, 2007, v. , p. 137-168.

15.
MIGUEL, A.. Números Irracionais: a constituição de um estudo histórico-pedagógico. In: Arlete de Jesus; MENDES, Iran Abreu. (Org.). História da Matemática em Atividades Didáticas. 1ed.Natal (RN): Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), 2005, v. , p. 89-156.

16.
CARVALHO, Valéria ; SANTOS, Sandra A. ; MIGUEL, A. . Mathematics Education and Power Relations. In: Goos, Marrilyn ; Kanes, Clive ; Brown, Raymond, orgs.. (Org.). Proceedings of the 4th International Mathematics Education and Spciety Conference. 1ed.Brisbane: Centre for Learning Research, Griffith University, 2005, v. 1, p. 123-143.

17.
MIGUEL, A.. Algumas formas de ver e conceber o campo de interações entre Filosofia e Educação Matemática. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Filosofia da Educação Matemática: concepções & Movimento. : , 2003, v. , p. -.

18.
MIGUEL, A.. Breve ensaio acerca da participação da história na apropriação do saber matemático. In: Sisto, F. F.; Dobránzky, E. A.; Monteiro, A.. (Org.). Cotidiano Escolar: leitura, matemática e aprendizagem. 1a.ed.São Paulo: Vozes, 2002, v. , p. 100-117.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIGUEL, A.. Percursos indisciplinares na educação escolar e na formação de professores: uma contribuição para a desconstrução da educação escolar disciplinar. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade (XVI ENDIPE), 2012, Campinas (SP). Anais do XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade (XVI ENDIPE), 2012.

2.
MIGUEL, A.. A pesquisa historiográfica sob uma perspectiva wittgensteiniana. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (I ENAPHEM), 2012, Vitória da Conquista (BA). Anais do I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (I ENAPHEM). Vitória da Conquista (BA), 2012.

3.
MIGUEL, A.; VILELA, D. S. ; MOURA, Anna Regina Lanner . Problematização nas práticas escolares de mobilização de cultura matemática. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XV ENDIPE), 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, 2010.

4.
MIGUEL, A.. Concebendo o currículo como prática escolar de problematizar práticas não escolares. In: XIV ENDIPE (Encontro Nacional e Didática e Prática de Ensino) ? Trajetória e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas, 2008, Porto Alegre (RS). Anais do XIV ENDIPE (Encontro Nacional e Didática e Prática de Ensino) ? Trajetória e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre (RS): EDIPUCRS, 2008. v. 3. p. 131-143.

5.
MIGUEL, A.; SOUZA, E. S. . Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural: a prova dos noves. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM), 2006, Águas de Lindóia (SP). Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM). São Paulo (SP): Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2006.

6.
CARVALHO, Valéria ; SANTOS, Sandra A. ; MIGUEL, A. . Mathematics Education and Power Relations. In: 4th International Mathematics Education and Society Conference, 2005, Brisbane - Australia. Proceedings of the 4th International Mathematics Education and Society Conference. Brisbane - Australia: Centre for Learning Research, Griffith University, 2005. p. 132-143.

7.
MIORIM, Maria Ângela ; MIGUEL, A. ; DALCIN, Andreia . A pesquisa em história, filosofia e educação matemática: uma análise preliminar. In: 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática (1º SPHEM), 2005, São Paulo (SP). Anais do 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática (1º SPHEM): possibilidades de diálogos. São Paulo (SP): IME-USP, 2005. p. 463-473.

8.
MIGUEL, A.; Maria Ângela Miorim . Reflexões acerca do papel da história na formação do professor de matemática: as experiências de docência e pesquisa dos professores do HIFEM/FE/UNICAMP. In: I Seminário de Licenciaturas em Matemática, 2003, Salvador - Ba. Anais do I Seminário de Licenciaturas em Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2003. p. 125-140.

9.
MIGUEL, A.. O projeto de disciplinarização da prática social em Educação Matemática. In: 26a. Reunião Nacional da ANPED, 2003, Poços de Caldas. Anais da 26a. Reunião Nacional da ANPED. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, 2003.

10.
MIGUEL, A.. Perspectivas teóricas no interior do campo de investigação ?história na educação matemática`. In: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003, Rio Claro - SP. Anais do V Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro - SP: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2003. p. 19-48.

11.
MIGUEL, A.; Maria Ângela Miorim . A prática social de investigação em história da matemática: algumas considerações teórico-metodológicas. In: VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (VI EBRAPEM), 2002, Campinas - SP. Anais do VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (VI EBRAPEM). Campinas - SP: Gráfica da Faculdade de Educação da UNICAMP, 2002. v. 1. p. 07-17.

12.
MIGUEL, A.. Abrindo o debate em torno da metodologia da pesquisa em história da matemática. In: III Seminário Nacional de História da Matemática, 2000, Vitória - ES. Anais do III Seminário Nacional de História da Matemática, 2000. p. 139-151.

13.
MIGUEL, A.. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. In: I Seminário Nacional de História da Matemática, 1998, Recife. Anais do I Seminário Nacional de História da Matemática, 1995. p. 29-50.

14.
MIGUEL, A.. Relações Entre Historia e Pedagogia da Matematica. In: II SEMINARIO NACIONAL DE HISTORIA DA MATEMATICA & II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTORIA DA MATEMATICA, 1997. ANAIS DO II SEMINARIO NACIONAL DE HISTORIA DA MATEMATICA & II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTORIA DA MATEMATICA. AGUAS DE SAO PEDRO- SP: SÉRGIO NOBRE. p. 149-152.

15.
MIGUEL, A.. Estudos Histórico-Pedagógicos Temáticos e História-Problema. In: CONGRESSO INTERNACIONAL HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1996. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL 'HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA'. BRAGA - PORTUGAL. p. 43-49.

16.
MIGUEL, A.. O Ensino da Algebra Elementar Em Questao. In: I ENCONTRO DE EDUCACAO AMBIENTAL, CIENCIAS E MATEMATICA, 1993. UBERLANDIA - MG. p. 0-0.

17.
MIGUEL, A.. O Ensino da Algebra Elementar No Brasil: Problemas e Perspectivas. In: I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCACAO MATEMATICA - 4 ENEM, 1992. BLUMENAU - SC. p. 0-0.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIGUEL, A.. Formação escolar disciplinar, Prova Campinas 2010 e jogos indisciplinares de linguagem. In: I Jornada Internacional de Filosofia da Educação e III Jornada Internacional de Filosofia da USP, 2014, São Paulo. Anais da I Jornada de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da USP. São Paulo: FEUSP, 2014. p. 414-415.

2.
MIGUEL, A.. Sem sentido do mundo, portanto, com todos os sentidos, ciência e arte. In: 18° Congresso de Leitura do Brasil (18° COLE): O mundo grita. Escuta?, 2012, Campinas (SP). Caderno de Atividades e Resumos do 18° Congresso de Leitura do Brasil (18° COLE): O mundo grita. Escuta?, 2012. p. 72-73.

3.
MIGUEL, A.. A pesquisa historiográfica sob uma perspectiva wittgensteiniana [resumo]. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (I ENAPHEM), 2012, Vitória da Conquista (BA). Caderno de Resumos do I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (I ENAPHEM). Vitória da Conquista (BA), 2012.

4.
MIGUEL, A.; MOURA, Ana R. L. ; VILELA, Denise S. . Wittgenstein, (in)disciplinaridade e educação (matemática) escolar [resumo]. In: 35a. ANPED: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Org.) 'Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI', 2012, Porto de Galinhas (PE). 35a. ANPED: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Org.), 2012.

5.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner ; VILELA, D. S. . Wittgenstein, (in)disciplinaridade e educação (matemática) escolar. In: 35a. ANPED: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Org.) 'Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI'. Porto de Galinhas, 2012, Porto de Galinhas (PE). Anais (Mídia eletrônica: CD-ROM) da 35a. ANPED: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2012.

6.
MIGUEL, A.; SOUZA, E. S. . Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural: a prova dos noves [resumo]. In: do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM), ocorrido em Águas de Lindóia (SP), 2006, Águas de Lindóia (SP). III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM), ocorrido em Águas de Lindóia (SP). Curitiba (PR): Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBEM), 2006. p. 82-82.

7.
MIORIM, Maria Ângela ; MIGUEL, A. ; DALCIN, Andreia . A pesquisa em história, filosofia e educação matemática: uma análise preliminar [resumo]. In: 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática (1º SPHEM): possibilidades de diálogos, 2005, São Paulo (SP). 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática (1º SPHEM): possibilidades de diálogos. São Paulo: BROLEZZI, Antonio Carlos - IME-USP, 2005. p. 109-109.

8.
MIGUEL, A.. Filosofia e Educação Matemática. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001.

9.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. ; CARDOSO, V. C. ; BRITO, A. J. ; ORLANDI, F. ; FERREIRA, A. C. ; JESUS, W. P. ; SOUZA, E. S. ; OTERO, A. F. . O Papel da Historia da Matematica Na Formacao Continuada do Professor [resumo]. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCACAO MATEMATICA (VI ENEM), 1998. ANAIS DO VI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCACAO MATEMATICA. SAO LEOPOLDO - RS. v. 2. p. 422-422.

10.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. ; HIFEM, D. M. G. . O Papel da Historia da Matematica Na Formacao Continuada do Professor. In: III CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACION MATEMATICA, 1998. RESUMENES DO III CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACION MATEMATICA. CARACAS-VENEZUELA. p. 151-151.

11.
MIGUEL, A.. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. In: II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1994. TRÊS ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. BLUMENAU (SC) - BRASIL. p. 171-171.

12.
MIGUEL, A.. Algebra Ou Geometria: Para Onde Pende O Pendulo?. In: ANAIS DO II ENCONTRO PAULISTA DE EDUCACAO MATEMATICA, 1990, São Paulo. II Encontro Paulista de Educação Matemática. SAO PAULO - SP, 1990. p. 162-163.

13.
MIGUEL, A.. Aspectos Historicos No Processo Ensino-Aprendizagem da Matematica. In: ANAIS DO I ENCONTRO PAULISTA DE EDUCACAO MATEMATICA, 1990. CAMPINAS - SP. p. 0-0.

Artigos aceitos para publicação
1.
? CARVALHO, Kátia Sebastiana ; MOURA, Anna Regina Lanner ; MIGUEL, ANTONIO . Formação de professores no século XIX e a Aritmética de Condorcet: espectros de vozes em revistas da instrução pública.. Revista Exitus, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
MIGUEL, A.. Uma encenação terapêutica da terapia wittgensteiniana na condução de pesquisas historiográficas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MIGUEL, A.; TAMAYO, C. . Jogos de linguagem orientados por propósitos normativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MIGUEL, A.. ?Será a Educação Matemática um problema para a escola ou a escola um problema para a educação matemática??. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MIGUEL, A.. Educação matemática : o que ensinar? Por que aprender?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MIGUEL, A.. ENAPHEM o livro : memórias da pele de uma comunidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MIGUEL, A.. ?Historiografia e terapia na cidade da linguagem de Wittgenstein?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MIGUEL, A.. Professor polivante e o currículo interdisciplinar : desafios para didática e as práticas de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MIGUEL, A.. A pesquisa historiográfica sob uma perspectiva wittgensteiniana no I ENAPHEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MIGUEL, A.. Expositor no Bloco Matriz e concepções do INAF. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MIGUEL, A.. A contribuição do trabalho de Jean Lave para a educação escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MIGUEL, A.. Jogos de linguagem, representação e práticas culturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MIGUEL, A.. A produção científica em Educação Matemática e seus aspectos éticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MIGUEL, A.. Palestra História e Educação Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MIGUEL, A.. Tensões metodológicas na prática educativa e na pesquisa em educação matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MIGUEL, A.. Produção de projetos de estágios 2009. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MIGUEL, A.. Aula aberta : Jogos de Linguagem e Práticas Escolares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MIGUEL, A.. Avaliação Qualitativa em Matemática : problematizando práticas escolares nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MIGUEL, A.. Jogos Discursivos, Práticas Culturais e Pesquisa em Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MIGUEL, A.. Carga horária e vetores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MIGUEL, A.. Estudo comparativo das cargas didáticas dos departamentos da FE-UNICAMP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MIGUEL, A.. Práticas socioculturais e jogos de linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MIGUEL, A.. A pesquisa em história, filosofia e educação matemática : uma síntese preliminar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MIGUEL, A.. Considerações a cerca de um Programa de Pesquisa em História, Filosofia e Sociologia da Educação Matemática e suas contribuições para a Formação de professores de matemática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MIGUEL, A.. O projeto de disciplinarização da prática social em educação matemática. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MIGUEL, A.. A constituição da linha de pesquisa brasileira 'história da matemática'. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MIGUEL, A.. Palestra sobre números naturais dirigida aos professores do curso infantil e do ensino fundamental (área de Matemática). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MIGUEL, A.. Dez anos de CEMPEM. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MIGUEL, A.. Coordenação da palestra Os 100 anos da Revista L'enseignement Mathémathique : o começo da cooperação internacional no ensino da matemática. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MIGUEL, A.. Coordenação da palestra Novos resultados sobre a história institucional da matemática : a Cátedra de Galileu na Universidade de Pádova. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MIGUEL, A.; DINNYCOV, Circe Mary Silva da Silva ; NOBRE, Sergio . História e Educação Matemática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MIGUEL, A.. Uma experiência de avaliação de livros de matemática de matemática de 5ª a 8ª séries : diretrizes para análise de livros didáticos de 5ª a 8ª séries. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MIGUEL, A.. Estudos histórico-pedagógicos e história-problema. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MIGUEL, A.. Painelista Seminário Ensino Superior. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
MIGUEL, A.. A educação matemática e os campos fundamentais : geometria, algebra e aritmética. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MIGUEL, A.. O ensino da álgebra elementar no Brasil : problemas e perspectivas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MIGUEL, A.. O ensino de estatística no 1º grau a partir de trabalho com a matemática de jornais e revistas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MIGUEL, A.. Álgebra ou geometria : para onde pende o pendulo. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MIGUEL, A.. Metodologia da pesquisa em educação matemática. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
MIGUEL, A.. Análise comparativa das duas últimas propostas curriculares para ensino da matemática no 1º grau para o Estado de São Paulo. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
MIGUEL, A.. Coordenador do Painel Ensinando matemática e compreendendo a realidade. 1984. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MIGUEL, A.. A prática de ensino e a didática e a didática na Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas - SP. 1983. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MIGUEL, A.; VALENTE, Wagner Rodrigues . [Capítulo de livro, 2016, no prelo] ENAPHEM o livro : memórias da pele de uma comunidade 2015 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

2.
MIGUEL, A.. [Capítulo de livro, 2016, no prelo] Exercícios terapêutico-corporais nas vizinhanças dos infinitos. São Paulo: Livraria da Física, 2015 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

3.
MIGUEL, A.. [Capítulo de livro, 2016, no prelo] Formação escolar, prova Campinas 2010 e jogos indisciplinares de linguagem 2015 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

4.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela ; BRITO, A. J. . History of Mathematics Education in Brazil 2013 (Artigo completo em mídia digital online internacional).

5.
VILELA, Denise S. ; MIGUEL, A. . Posfácio ao livro ?Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre Filosofia e Educação Matemática?. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

6.
MIORIM, Maria Ângela ; VILELA, D. S. ; MIGUEL, A. . História, Filosofia e Educação Matemática: práticas de pesquisa. Campinas (SP), 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
BRITO, A. J. ; MIGUEL, A. . A Geometria de Euclides a Lobatschewski: um estudo histórico-pedagógico. Natal (RN), 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
BIAJONE, Jefferson ; MIGUEL, A. . Guetorização e globalização: um desafio para a Educação Matemática. Campinas (SP): Zetetiké - Revista do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação Matemática (CEMPEM), 2005. (Tradução/Artigo).

9.
MIGUEL, A.. UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DE ALGUMAS FORMAS DE SE CONCEBER O PAPEL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PESQUISA CONTEMPORÂNEA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1999 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

10.
MIGUEL, A.. FORMAS ESPECULARES E NÃO-ESPECULARES DE SE CONCEBER A RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1999 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

11.
MIGUEL, A.. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão : argumentos reforçadores e questionadores. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, 1999 (Artigo completo em mídia digital online internacional).

12.
MIGUEL, A.. O primeiro movimento internacional de reforma curricular em Matemática e o papel da Alemanha: um estudo de caso na transmissão de conceitos. Campinas - SP: Revista Zetetiké, 1999. (Tradução/Artigo).

13.
MIGUEL, A.. Alguns aspectos negligenciados na compreensão e ensino de números e sistemas numéricos. Campinas - SP: Revista Zetetiké, 1999. (Tradução/Artigo).

14.
MIGUEL, A.. Matemática, Cultura e Poder (Revisão da Tradução). Campinas: Revista Zetetiké, 1998. (Tradução/Artigo).

15.
MIGUEL, A.. A Relação entre Concepções de Matemática e de Ensino de Matemática de Professores na Prática Pedagógica. Campinas - SP: Revista Zetetiké, 1997. (Tradução/Artigo).

16.
MIGUEL, A.. O que foi e o que deveria ser o cálculo?. Campinas - SP: Revista Zetetiké, 1997. (Tradução/Artigo).

17.
MIGUEL, A.. Perspectivas Experimental, Cognitivista e Antropológica em Educação Matemática. Campinas - SP: Revista Zetetiké, 1996. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MIGUEL, A.. Consultor Ad Hoc da 36ª Reunião Nacional da ANPED. 2013.

2.
MIGUEL, A.. Assessoria junto ao Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Campinas. 2011.

3.
MIGUEL, A.. Assessoria junto ao Departamento pedagógico da Secretaria de Educação de Campinas. 2010.

4.
MIGUEL, A.. Consultor junto à FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo). 2009.

5.
MIGUEL, A.; AGUIAR, M. A. . Assessoria junto ao Comitê Científico da Organização da 31ª Reunião Anual da ANPEd. 2008.

6.
MIGUEL, A.. Assessoria junto ao Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Campinas. 2008.

7.
MIGUEL, A.; EL IDRISSI, Abdellah . Co-chair do Topic Study Group 23: The role of history of mathematics in mathematics education. 2008.

8.
MIGUEL, A.. Assessoria junto ao Comitê Científico da Organização da 30ª Reunião Anual. 2007.

9.
MIGUEL, A.. Assessoria junto ao Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Campinas. 2007.

10.
MIGUEL, A.. Consultor ad hoc dos trabalhos do (III SIPEM) III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006.

11.
MIGUEL, A.. Consultor científico do VI Seminário Nacional de História da Matemática (VI SNHM). 2005.

12.
MIGUEL, A.. Elaborador da Prova do Processo Seletivo 2002 para o Programa Especial de Formação de Professores em Exercício - Curso de Pedagogia. 2002.

13.
MIGUEL, A.. Assessoria Científica subsidiando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Londrina. 1997.

14.
MIGUEL, A.. Assessoria no Etapa II Projeto de Avaliação de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries. 1997.

15.
MIGUEL, A.. Assessoria Ad Hoc junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1997.

16.
MIGUEL, A.. Consultor Científico da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 1996.

17.
MIGUEL, A.. Assessor Científico Ad Hoc. 1996.

18.
MIGUEL, A.. Assessor Científico Ad Hoc. 1996.

19.
MIGUEL, A.. Proposta Curricular para o Ensino de Matemática 1º Grau. 1987.

20.
MACHADO, Nilson ; MIGUEL, A. . Assessoria à CENP para a produção da Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo e de seus subsídios. 1985.

Programas de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, S. R. ; MIGUEL, A. . Triangular é preciso. 2010.

2.
OLIVEIRA, S. R. ; MIGUEL, A. . Entrando pelo Túnel. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
MIGUEL, A.. Membro da Comissão Científica do II Seminário Internacional infâncias e Pós Colonialismo em busca de Pedagogias Descolonizadas. 2015.

2.
MIGUEL, A.; MENDES, I. ; CHAQUIAM, M. ; VALENTE, W. R. . Membro da Comissão Científica do III CIHEM - Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. 2015.

3.
MIGUEL, A.. Membro do Comitê Científico e de Avaliação do 19º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2014.

4.
MIGUEL, A.. Parecerista do I ENAPHEM - I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012.

5.
MIGUEL, A.. Parecerista do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didáticas e Práticas do Ensino : compromisso com a escola pública, gratuita e de qualidade. 2012.

6.
MIGUEL, A.. Membro do conselho editorial e do corpo de pareceristas da revista Revista Zetetiké. 2011.

7.
MIGUEL, A.. Membro do Corpo de Pareceristas da Revista Bolema - Boletim de Educação Matemática. 2011.

8.
MIGUEL, A.. Membro do corpo de pareceristas da Revista Brasileira de História da Matemática: an international journal on the History of Mathematics. 2011.

9.
MIGUEL, A.. Membro do Comitê Científico e do Corpo de Pareceristas do I Congresso Iberamericano de História da Educação. 2011.

10.
MIGUEL, A.. Membro do conselho editorial e do corpo de pareceristas da revista Revista Zetetiké. 2010.

11.
MIGUEL, A.. Membro do Corpo de Pareceristas da Revista Bolema - Boletim de Educação Matemática. 2010.

12.
MIGUEL, A.. Membro do Conselho de pareceristas da Revista Brasileira de História da Matemática: an international journal on the History of Mathematics. 2010.

13.
MIGUEL, A.. Co-editor; membro do conselho editorial e membro do corpo de pareceristas da revista Zetetiké. 2009.

14.
MIGUEL, A.. Membro do Corpo de Pareceristas da Revista BOLEMA. 2009.

15.
MIGUEL, A.. Membro do corpo de pareceristas da Revista Brasileira de História da Matemática: an international journal on the History of Mathematics. 2009.

16.
MIGUEL, A.. Membro do Conselho Consultivo do Boletim de Educação Bolema. 2008.

17.
MIGUEL, A.. Membro do Comitê Científico da Organização da 31ª Reunião Anual da Anped. 2008.

18.
MIGUEL, A.. Membro do Conselho de Pareceristas da Revista Zetetiké. 2007.

19.
MIGUEL, A.. Membro do Comitê Científico da Organização da 30ª Reunião da ANPEd. 2007.

20.
MIGUEL, A.. Comissão Científica do VII Encontro Paulista de Educação Matemátca. 2004.

21.
MIGUEL, A.. Conselho Consultivo da Revista Brasileira de História da Matemática. 2001.

22.
MIGUEL, A.. Comissão Científica do IV SNHM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2001.

23.
MIGUEL, A.. Parecer ao Bolema - Boletim da Educação Matemática. 2000.

24.
MIGUEL, A.. Parecerista da Revista Educação & Sociedade. 1999.

25.
MIGUEL, A.. Parecerista da Revista Educação & Sociedade. 1998.

26.
MIGUEL, A.. Assessoria no Etapa II Projeto de Avaliação de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries. 1997.

27.
MIGUEL, A.. Parecerista da Etapa III do Projeto Avaliação de Livros Didáticos 5ª a 8ª Séries. 1997.

28.
MIGUEL, A.. Parecerista no Seminário Diretrizes para Análise de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries. 1997.

29.
MIGUEL, A.. Parecerista no Seminário Diretrizes para Análise de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries. 1997.

30.
MIGUEL, A.. Parecer Inicial de Assessoria Científica - Bolsa de Iniciação Científica. 1997.

31.
MIGUEL, A.. Comissão Editorial da Revista Universitas - Ciências Exatas. 1997.

32.
MIGUEL, A.. Comissão de Encaminhamento de Trabalhos junto a Editora Autores Associados. 1996.

33.
MIGUEL, ANTÔNIO. Parecerista no Processo de Análise dos Parâmteros Curriculares Nacionais para 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. 1996.

34.
MIGUEL, A.. Parecer Técnico Científico de Trabalho submetido a publicação na Revista Semina : Ciências Exatas/Tecnologia. 1996.

35.
MIGUEL, A.. Parecer Técnico e Científico de Trabalho submetido a publicação na Revista Semina na área de Ciências Sociais/Humanas. 1996.

36.
MIGUEL, A.. Parecer de texto submetido ao Comitê de Redação da Revista Educação & Sociedade. 1996.

37.
MIGUEL, A.. Comissão Julgadora dos Trabalhos do V Encontro Nacional de Educação Matemática. 1995.

38.
MIGUEL, A.. Parecer de 12 Trabalhos Inscritos no V ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 1995.

39.
MIGUEL, A.. Parecer para Comitê Editoirial da Revista Educação e Sociedade. 1994.

40.
MIGUEL, A.. Parecer Técnico Científico de Projeto de Pesquisa. 1994.

41.
MIGUEL, A.. Elaboração de Parecer sobre Relatório de Atividades da Professora Dra Eloisa de Mattos Höfling. 1993.


Demais tipos de produção técnica
1.
MIGUEL, A.. Wittgenstein, (in)disciplinaridade e educação (matemática) escolar na 35ª Reunião Anual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MIGUEL, A.. Sem sentido do mundo, portanto, com os sentidos, ciência e arte. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MIGUEL, A.; OLIVEIRA, S. R. . Entrando pelo Túnel (VM033). Multimídia em formato de vídeo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

4.
MIGUEL, A.; OLIVEIRA, S. R. . Triangular é preciso. Multimídia em formato vídeo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Multimídia).

5.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner . Revista Zetetiké volume 18, n. 33, janeiro/junho de 2010 - ISSN 0104-4877. 2010. (Editoração/Periódico).

6.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner . Revista Zetetiké volume 18, n. 34, julho/dezembro de 2010 - ISSN 0104-4877. 2010. (Editoração/Periódico).

7.
VIANNA, Carlos Roberto ; MASCIA, Márcia A. A. ; MIGUEL, A. ; MOURA, Anna Regina Lanner . Revista Zetetiké - Número Temático - Ano 2010: Linguagem e práticas culturais: perspectivas para a Educação Matemática - ISSN 2176-1744. 2010. (Editoração/Periódico).

8.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner . Revista Zetetiké volume 17, n. 31, janeiro/junho de 2009 - ISSN 0104-4877. 2009. (Editoração/Periódico).

9.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner . Revista volume 17, n. 32, junho/dezembro de 2009 - ISSN 0104-4877. 2009. (Editoração/Periódico).

10.
MUNIZ, Cristiano A. ; MIGUEL, A. ; MOURA, Anna Regina Lanner . Revista Zetetiké - Número Temático: Políticas Públicas e Educação Matemática - ISSN 0104-4877. 2009. (Editoração/Periódico).

11.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner . Revista Zetetiké volume 16, n. 29, janeiro/junho de 2008 - ISSN 0104-4877. 2008. (Editoração/Periódico).

12.
MOURA, Anna Regina Lanner ; MIGUEL, A. . Revista Zetetiké volume 16, n. 30, julho/dezembro de 2008 - ISSN 0104-4877. 2008. (Editoração/Periódico).

13.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner ; SILVA, Lilian Lopes M. ; FERREIRA, Norma Sandra A. . Relatório da avaliação de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática - 2º ano do ciclo II da Rede Escolar Municipal de Campinas ? SP. 2008. (Relatório de pesquisa).

14.
MIGUEL, A.. Curso de metodologias de Ensino dos Componentes Curriculares do Ciclo I do Ensino Fundamental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela . Revista História & Educação Matemática vv. 2, n. 2 - junh/dez de 2001 e jan/dez de 2002 - ISSN 15199843. 2002. (Editoração/Periódico).

16.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela . Revista 'História & Educação Matemática' V. 1 n. 1 - jan/jun de 2001. 2001. (Editoração/Periódico).

17.
MIGUEL, A.. Formas especulares e não-especulares de se conceber a relação entre História, Epistemologia e Educação Matemática. 1999. (Relatório de pesquisa).

18.
MIGUEL, A.. Uma investigação acerca de algumas formas de se conceber o papel da História da Matemática na Pesquisa Contemporânea em Educação Matemática. 1999. (Relatório de pesquisa).

19.
MIGUEL, A.; ZAMBONI, Ernesta . Representações do Espaço: multidisciplinaridade na educação. 1996. (Editoração/Livro).

20.
MIGUEL, A.. Revista ?Temas & Debates? (Ano VII - Nº5 - outubro de 1994): Educação Matemática: Fundamentos Filosóficos e Desafios Sociais. 1994. (Editoração/Periódico).

21.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela . Revista de Educação Matemática. 1993. (Editoração/Periódico).

22.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela ; BALDINO, Roberto . Anais do I Encontro Paulista de Educação Matemática. 1989. (Editoração/Anais).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BRITO, A. J. ; MIGUEL, A. . Exposição de fotografias intitulada Ciclos da Vida [21/09 a 22/10/2015]. 2015 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

2.
BRITO, A. J. ; MIGUEL, A. . Exposição de Fotografias intitulada Ciclos da Vida [23/09 a 30/11/2015]. 2015 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

3.
MIGUEL, A.. Acordes retilíneos das cordas da harpa ecoam na pele do harpista : obras fotográficas. 2015 (RELATÓRIO DE PEQUISA).

4.
MIGUEL, A.. Acordes bem temperados do cravo ecoam volátil pele de Joana : obras fotográficas. 2015 (RELATÓRIO DE PEQUISA).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VILELA, D. S.; MIGUEL, A.; CALDEIRA, Ademir D.. Participação em banca de Daniela Netto Scatolin Costa. Significado em práticas não-escolares: estudo com alunos do Ensino Fundamental. 2014 - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MIGUEL, A.; MONTEIRO, A.; MASCIA, Márcia A. A.. Participação em banca de Márcia Maria Bento Marim. AM[OU] : um estudo terapêutico-desconstrucionista de uma paixão. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; MONTEIRO, Alexandrina. Participação em banca de Adriano Luiz Pedrini. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

4.
MENDES, Jackeline R.; MONTEIRO, Alexandrina; MIGUEL, A.. Participação em banca de Márcia Lázara Pinheiro Silva. Gracejos e artimanhas como jogos discursivos na feira livre: contribuições para se pensar os saberes e os processos de aprendizagem na prática social de venda e compra. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

5.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; ARAÚJO, Elaine S.. Participação em banca de Leila Oliveira Costa. Sistema Uno de ensino - uso no maternal. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
MONTEIRO, Alexandrina; MIGUEL, A.; MENDES, Jackeline R.. Participação em banca de Rogério Elias Marim. História de Chico Bento: discussões acerca de algumas práticas escolares quando mobilizadas no contexto midiático das HQ. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

7.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; BRITO, A. J.. Participação em banca de Murilo França Tabosa. O movimento da Matemática Moderna no Colégio Técnico de Limeira: uma história da disciplina matemática no ensino profissionalizante. 2010. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

8.
BRITO, A. J.; MIGUEL, A.; MISKULIN, Rosana G. Sguerra. Participação em banca de Keila Elaine Silva dos Santos. Discursos sobre trabalho no cenário de formação de professores: um olhar para as legislações (1997 a 2002). 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

9.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MISKULIN, Rosana G. Sguerra; MIGUEL, A.. Participação em banca de Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães. O papel da Educação e do Lyceu dirigido pelo Prof. Salathiel de Almeida na configuração do Contexto Geopolítico, Social e Econômico de Muzambinho (MG). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro (SP).

10.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; PINTO, Antonio Henrique. Participação em banca de Jessica Barone. Livros didáticos de matemática da editora FTD no cenário brasileiro: as primeiras décadas do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; BARONI, Rosa Sverzut. Participação em banca de Marcos Luis Gomes. As práticas culturais de mobilização de histórias da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

12.
LINS, Rômulo C.; VIANNA, Carlos Roberto; BARONI, R. L. S.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Rejane Siqueira Julio. [Membro Suplente] Uma leitura da produção de significados matemáticos e não-matemáticos para dimensão. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
MENDES, Jackeline Rodrigues; MIGUEL, A.; BRAGA, E. S.. Participação em banca de Eleonora Dantas Brum. Produção discursiva na aula de matemática: uma interpretação sociointeracionista. 2006.

14.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; BRITO, A. J.. Participação em banca de Ana Carolina Bartijjotto Paschoalin. Memória, História e formação de professores : a disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matemática II. 2005. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

15.
VIANNA, Carlos Roberto; MIGUEL, A.; SOARES, Maria Tereza. Participação em banca de Luciane Cruz Jess. As frações em um livro didático na 5ª. e 6ª. séries: uma aproximação através da história da matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

16.
FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.; NACARATO, Adair Mendes. Participação em banca de Juliana Facanali Castro. Um estudo sobre a própria prática em um contexto de aulas investigativas de Matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

17.
BARONI, R. L. S.; LINS, Rômulo C.; MENEGHETTI, R. C. G.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Marcelo Salles Batarce. [Membro Suplente] Um contexto histórico para análise matemática para educação matemática. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Claudino Rodrigues Filho. Interações sociais e discurso no ensino de Matemática no 1o ciclo do Ensino Fundamental. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba ? SP.

19.
BURAK, Dionisio; MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela. Participação em banca de Izabel Passos Bonete. As geometrias não-euclidianas em cursos de Licenciatura : algumas experiências. 2000. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

20.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; GIUBILEI, S.; CARVALHO, Dione L.; MOURA, Manoel O.. Participação em banca de Dulce Maria Britto Abreu. O conhecimento numérico de adultos e jovens alfabetizados na (re)criação do conceito de número natural. 1999. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
DOMITE, Maria do Carmo; SANTOS, V. M. P.; MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.. Participação em banca de Valéria de Carvalho. [Membro Suplente] Educação matemática : matemática & educação para o consumo. 1999. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Gilda Lúcia Delgado de Souza. Três décadas de educação matetmática : um estudo de caso da Baixada Santista. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

23.
DOMITE, Maria do Carmo; Maria Ângela Miorim; MACHADO, N. J.; MIGUEL, A.; CARVALHO, Dione L.. Participação em banca de Giácomo Augusto Bonetto. [Membro Suplente] A construção da representação gráfica e o seu papel no ensino de funções : uma visão histórica. 1999. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
MACHADO, Nilson; MIGUEL, A.. Participação em banca de Rute da Cunha Pires. A Geometria dos Positivistas Brasileiros. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

25.
Maria Ângela Miorim; NERI, A. L.; FIORENTINI, DARIO; CARVALHO, Dione L.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Ana Cristina Ferreira. [Membro Suplente] O desafio de ensinar-aprender matemática no noturno : um estudo das crenças de alunos de uma escola pública de Belo Horizonte. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

26.
MORAN, R. C. C. P.; CARVALHO, Dione L.; SOARES, M. Z. M. C.; MOURA, Ana R. L.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Celi Aparecida Espasandin Lopes. [Membro Suplente] A probabilidade e a estatística no ensino fundamental : uma análise curricular. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

27.
BRITO, M. R. F.; AZZI, R. G.; ALMEIDA, A. M. F. M. P.; ASSIS, O. Z. M.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Cláudia Fonseca Moron. [Membro Suplente] Um estudo exploratório sobre as concepções e as atitudes dos professores de educação infantil em relação a matemática. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

28.
LINS, Rômulo; GARNICA, Antonio Vicente M.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Virgínia Cárdia Cardoso. As teses fabilistas e racionalistas de Lakatos e a educação matematica. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

29.
DOMITE, Maria do Carmo; MIGUEL, A.; D'Ambrosio, Ubiratan. Participação em banca de Wanderleya Nara Gonçalves Costa. Os ceramistás do Valle do Jequitinhonha uma investigação etnomatematica. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

30.
NOBRE, Sergio; MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. Marafioti. Participação em banca de Romélia Mara Alves Souto. História e Ensino da Matemática: um estudo sobre as concepções do professor do ensino fundamental. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

31.
FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.; SMOLKA, Ana Luíza B.. Participação em banca de Renata Anastácio Pinto. Erros e Dificuldades no Ensino de Álgebra: a percepção e o tratamento dado por professores de 7ª série em aula. 1997. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

32.
MEYER, J. F. C. A.; GERALDI, Corinta G.; DOMITE, Maria do Carmo; MIGUEL, A.. Participação em banca de Pedro Paulo Scandiuzzi. [Membro Suplente] A dinâmica da contagem de Lahatua Ótimo e suas implicações educacionais ,: uma pesquisa em etnomatemática. 1997. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

33.
NOBRE, S. A.; HARIKI, S.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Cláudia Laus Angelo. [Membro Suplente] A regra de L' Hospital no habitat livro-texto : uma análise do discurso de alguns autores. 1997. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

34.
MIGUEL, A.; FIORENTINI, DARIO; GERALDI, Corinta G.. Participação em banca de Eliana da Silva Souza. Um estudo histórico-pedagógico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de número natural. 1996. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

35.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Arlete de Jesus Brito. Geometrias Não-euclidianas: Um Estudo Histórico-pedagógico. 1995. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

36.
MACHADO, Nilson; LINS, Rômulo C.; MOURA, Manoel O.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Paulo Sérgio de Oliveira Neves. [Membro Suplente] Um Estudo sobre o Signifcado, o Ensino e a Aprendizagem da Álgebra. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

37.
FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.. Participação em banca de Adair Mendes Nacarato. A Construção do Conceito de Número na Educação Escolarizada. 1995. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

38.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Carmen Lúcia Brancaglion Passos. As Representações Matemáticas dos Alunos do Curso de Magistério e suas Possíveis Transformações: Uma Dimensão Axiológica. 1995. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

39.
MACHADO, Nilson; MIGUEL, A.. Participação em banca de Carlos Roberto Vianna. Matemática e história: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

40.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Marcus Fábio. Lima Ferreira. História da matemática x ensino da matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

41.
BALDINO, R. R.; D'AMBROSIO, Ubiratan; MATOS, José Manuel; MIGUEL, A.. Participação em banca de Mirtes Abeldnur. Formação de professores :o poder, a matemática e a interdisciplinaridade. 1994. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

42.
CREPALDI, C. V.; MEIRA, L. R. L.; MOURA, Manoel O.; MIGUEL, A.; MACHADO, N. J.. Participação em banca de José Gattáss Filho. [Membro Suplente] Ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicos. 1994. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Teses de doutorado
1.
MIGUEL, ANTONIO; LEITE JÚNIOR, Jorge; RODRIGUES, Alexsandro; PAGNI, Pedro Ângelo; MOURA, Anna Regina Lanner; GALLO, Sílvio Donizetti Oliveira. Participação em banca de Marcia Furlan de Almeida. O corpo em cena: para além da lógica dual. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MIGUEL, A.; MENDES, Jackeline Rodrigues; ALMEIDA, João José Rodrigues Lima; STOCEL, Abadio Green; VEIGA-NETO, Alfredo. Participação em banca de Carolina Tamayo Osorio. Vení, vamos hamacar el mundo, hasta que se asuste: uma terapia do desejo de escolarização moderna. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FREITAS, Luiz Carlos; FINCO, Daniela; ARELARO, Lisete Regina Gomes; GOBBI, Márcia Aparecida; MIGUEL, A.. Participação em banca de Edna Rodrigues Araújo Rossetto. "A organização do trabalho pedagógico nas cirandas infantis do MST: lutar e brincar faz parte da escola de vida dos sem terrinha". 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MIGUEL, A.; ABDOUNUR, Oscar; VILELA, D. S.; MENDES, Jackeline R.; D'Ambrosio, Ubiratan. Participação em banca de Diana Patrícia Ferreira de Santana. As formas do silêncio na vida e obra de Wittgenstein e na aprendizagem da matemática escolar. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
MIGUEL, A.; CLARETO, Sonia Maria; VILELA, D. S.; AYOUB, E.; MONTEIRO, A.. Participação em banca de Francis Roberta de Jesus. Indisciplina e transgressão na escola. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
BRITO, A. J.; MIGUEL, A.; DALCIN, Andreia; LEITE, Cesar D. P.; BERALDI, Ivete M.. Participação em banca de Adriel Gonçalves Oliveira. Memórias das aritméticas da Emília : o ensino de aritmética entre 1920 e 1940. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
MIGUEL, ANTÔNIO; FLORES, C. R.; ABREU, E. P.; VIANNA, Carlos Roberto; FONTES JUNIOR, J. B.. Participação em banca de Júlio Faria Corrêa. He War. 2015.

8.
FONSECA, M. C. F. R.; MIGUEL, A.; CLARETO, Sonia Maria; SCHNEIDER, S.; GOMES, M. F. C.. Participação em banca de Viviane Ribeiro de Souza Cabral. Nada é cem por cento : uso de conhecimentos matemáticos como táticas retóricas nas práticas discursivas de adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. 2015. Tese (Doutorado em Pos-graduação em Educação da Faculdade de Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
MIGUEL, A.; VIANNA, Carlos Roberto; GOTTSCHALK, Cristiane M. C.; LINS, Rômulo C.; MONTEIRO, A.; VILELA, Denise S.; FIGUEIROA, S. F. M.; MOURA, Anna Regina Lanner. Participação em banca de Rejane Siqueira Julio. Jogos de linguagem [matemáticos] na profissão e na formação de engenheiros. 2015. Tese (Doutorado em Pos-graduação em Educação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; GOMES, Maria Laura M.; MONTEIRO, Alexandrina; MOURA, Anna Regina Lanner. Participação em banca de Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias. Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo espectros imperiais. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

11.
MIORIM, M. A.; DIAS, André Luis M.; DALCIN, Andreia; MIGUEL, A.. Participação em banca de Larissa Pinca Sarro Gomes. "Entre a exposição e a descoberta: a coleção Matemática e as práticas escolares relacionadas à sua utilização no Instituto Nossa Senhora da Piedade?. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
MIGUEL, A.; MACEDO, Vinicio; VILELA, D. S.; PRADO, Guilherme do Val T.; TEIXEIRA, Ricardo R. P.. Participação em banca de Guilherme Santinho Jacobik. Crianças e suas práticas socioculturais matemáticas : entre contextos escolares e extraescolares. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; MATTOS, Adriana César; FREITAS, Luiz Carlos; MACEDO, Vinicio. Participação em banca de Alexandre Silva. Meritocracia, educação e matemática: um estudo relacional. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

14.
GARNICA, Antonio Vicente M.; MIGUEL, A.; CURY, Fernando G.; SALANDIM, Maria Edneia M.; VIANNA, Carlos Roberto. Participação em banca de Thiago Pedro Pinto. Projetos Minerva: a caixa de jogos caleidoscópica. 2013 - Universidade Estadual Paulista.

15.
BELLO, Samuel E. L.; VEIGA-NETO, Alfredo; ZEN, M. I. H. D.; MIGUEL, A.; MENDES, Jackeline R.. Participação em banca de Patrícia Moura Pinho. Numeralização : olhares sobre os usos dos números e dos seus registros em jogos de práticas escolares na contemporaneidade. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.; GALZERANI, Maria Carolina B.; GUIMARÃES, Aurea M.; MIALHE, Jorge L.. Participação em banca de Luciana Schereiner de Oliveira Zanardi. Trânsito de professores na criação da UNESP: a questão do ressentimento. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

17.
GARNICA, Antonio Vicente M.; MIGUEL, A.; GOMES, Maria Laura M.; GALZERANI, Maria Carolina B.; SOUZA, Rosa Fátima. Participação em banca de Luzia Aparecida de Souza. Trilhas na construção de versões históricas sobre um Grupo Escolar. 2011. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

18.
LINS, Rômulo C.; MIGUEL, A.; BRITO, A. J.; SILVA, Amarildo M.. Participação em banca de Viviane Cristina Almada de Oliveira. Uma leitura sobre formação continuada de professores de Matemática fundamentada em uma categoria da vida cotidiana. 2011. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

19.
FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.; CARVALHO, Dione L.; PAMPLONA, Admur S.. Participação em banca de José Ronaldo Melo. A formação do formador de professores de matemática no contexto das mudanças curriculares. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

20.
CARVALHO, Dione L.; GRATTAN-GUINNESS, I.; MIGUEL, A.; FIORENTINI, DARIO; WODEWOTZKI, Maria Lucia L.; LOPES, Celi Aparecida E.. Participação em banca de Admur Severino Pomplona. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática em comunidades de prática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

21.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; BRITO, A. J.; PAULO, Rosa Monteiro; MOURA, Anna Regina Lanner. Participação em banca de Virgínia Cardia Cardoso. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matemática brasileira da primeira década do século XXI. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

22.
GARNICA, Antonio Vicente M.; CARNEIRO, Marcelo Carbone; VIANNA, Carlos Roberto; BERGAMO, G. A.; SILVA, H.; MIGUEL, A.; SOUZA, Antonio Carlos Carrera. Participação em banca de Marisa Rezende Bernardes. [Membro Suplente] Educação, relações capitalistas, estratégias e táticas : um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR). 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação da Faculdade de Ciências de Bauru) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

23.
MIGUEL, A.; DOMITE, Maria do Carmo; JUNQUEIRA, Carmen Sylvia de Alvarenga; D'AMBROSIO, Ubiratan; SCANDIUZZI, Pedro Paulo. Participação em banca de Wanderleya Nara Gonçalves Costa. A etnomatemática da alma A? uew-xavante em suas relações com os mitos. 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

24.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; GARNICA, A. V. Marafioti; MIALHE, Jorge Luis. Participação em banca de Vanda Domingos Vieira. Lyceu de Goyas, século XIX: as matemáticas e as mudanças das práticas sociais de ensino. 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

25.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; DYNNICOV, Circe Mary Silva da Silva; BRAGANÇA, Anibal Francisco Alves. Participação em banca de Moysés Gonçalves Siqueira. Ali Yazzed Izz-Edin Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

26.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; SOUZA, Gilda Lúcia Delgado; DOMITE, Maria do Carmo; CARVALHO, Valéria. Participação em banca de Giácomo Augusto Bonetto. Uma constituição histórica (1965-1995) de práticas escolares mobilizadoras do objeto cultural ?função? na cidade de Campinas. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

27.
MIGUEL, A.; FIORENTINI, DARIO; SMOLKA, Ana Luíza B.; KNIJINIK, Gelsa; ALMEIDA, João José Lima. Participação em banca de Denise Silva Vilela. [Membro Suplente] Matemáticas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na Educação Matemática. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

28.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; CARNEIRO, Marcelo Carbone; TENCA, Álvaro. Participação em banca de Ronaldo Marcos Martins. Cuidado de si e Educação Matemática: perspectivas, reflexões e práticas de atores sociais (1925-1945). 2007. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

29.
DOMITE, Maria do Carmo; MIGUEL, A.; VALENTE, Wagner Rodrigues; POWELL, Arthur Baker; MATTOS, Adriana César. Participação em banca de Benerval Pinheiro Santos. Paulo Freire e Ubiratan D?Ambrosio: contribuições para a formação do professor de matemática no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

30.
GARNICA, A. V. Marafioti; MIGUEL, A.; SOUZA, Antonio Carlos Carrera; VIANNA, Carlos Roberto; CARNEIRO, Marcelo Carbone. Participação em banca de Heloisa da Silva. Centro de Educação Matemática (CEM): fragmentos de identidade. 2007. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

31.
MIGUEL, A.; DOMITE, Maria do Carmo; D'AMBROSIO, Ubiratan; LOPES, Celi Aparecida Espasandin; MONTEIRO, Alexandrina. Participação em banca de Valéria de Carvalho. Mathematics Education and Society (MES): a constituição de uma comunidade de prática científica internacional. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

32.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Alexandra de Oliveira Abdala Cousin. [Membro Suplente] A Sociedade Paranaense de Matemática sob um olhar da educação matemática. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

33.
VIANNA, Carlos Roberto; GARNICA, Antonio Vicente M.; MIORIM, M. A.; MEDEIROS, D. H.; ROULKOUSKI, E.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Adilson Longen. [Membro Suplente] Livros Didáticso de Algacyr Munhoz Maeder. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

34.
GARNICA, A. V. Marafioti; MIGUEL, A.; SOUZA, Antonio Carlos Carrera. Participação em banca de Émerson Rolkouski. Vida de Professores de Matemática ? (?Impossibilidades de Leitura?). 2006. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

35.
D'AMBROSIO, Ubiratan; MIGUEL, A.; NOBRE, Sergio; MORAES, Lafayete. Participação em banca de Rute da Cunha Pires. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. 2006. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - PUC- São Paulo.

36.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; DYNNICOV, Circe Mary Silva da Silva. Participação em banca de Antonio Henrique Pinto. Educação Matemática e formação para o trabalho: práticas escolares na escola técnica de Vitória ? 1960 a 1990. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

37.
NOBRE, S. A.; DOTTAVIANO, I. M. L.; MORAES, Lafayete; D'Ambrosio, Ubiratan; LAZARI, H.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Romélia Maria Alves Souto. [Membro Suplente] Mario Tourasse Teixeira - o homem, o educador, o matemático. 2006. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

38.
SOARES, M. T. C.; DINNYCOV, Circe Mary Silva da Silva; GARCIA, T. M. F. B.; VIANNA, Carlos Roberto; MIGUEL, A.. Participação em banca de Adriana Aparecida Dambros. [Membro Suplente] O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática : possíveis relações. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

39.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; GARNICA, A. V. Marafioti; VIANNA, Carlos Roberto. Participação em banca de Gilda Lúcia Delgado de Souza. Educação Matemática na CENP: um estudo histórico sobre condições institucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de prática. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

40.
MIGUEL, A.; SCHUBRING, Gert; MATOS, José Manuel; MOURA, Anna Regina Lanner; SOUZA, Antonio Carlos Carrera. Participação em banca de Eliana da Silva Souza. A prática social do cálculo escrito na formação de professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

41.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.. Participação em banca de Sílvia Regina Vieira da Silva. Identidade Cultural do Professor de Matemática a partir de depoimentos (1950-2000). 2004. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

42.
FIGUEIREDO, Vera; MIGUEL, A.. Participação em banca de Dale Bean. Aprendizagem Pessoal e Aprendizagem Afastada: o caso do aluno de Cálculo. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

43.
GARNICA, Antonio Vicente M.; PENTEADO, Miriam G.; VIANNA, Carlos Roberto; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Rosinete Gaertner. [Membro Suplente] A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968 : da Neue Deustche Schule a Fundação Universidade Regional de Blumenau. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

44.
MIGUEL, A.; SCHUBRING, Gert; ROMANO, Roberto; CARVALHO, João Bosco Pitombeira; FIORENTINI, DARIO. Participação em banca de Maria Laura Magalhães Gomes. Quatro Visões Iluministas sobre a Educação Matemática: Diderot, D?Alembert, Condillac e Condorcet. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

45.
MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. Marafioti; VIANNA, Carlos Roberto. Participação em banca de Wilson Pereira de Jesus. Educação Matemática e filosofias sociais da matemática: um exame das perspectivas de Ludwig Wittgenstein, Imre Lakatos e Paul Ernest. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

46.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; CARVALHO, Dione L.; BURIASCO, Regina. Participação em banca de Flavio Francisco Orlandi. Aprendizagem matemática como um produto de uma experiência definida. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

47.
D'AMBROSIO, Ubiratan; DOMITE, Maria do Carmo; MIGUEL, A.. Participação em banca de Adriana César de Mattos Marafon. Vocação matemática como reconhecimento acadêmico. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

48.
MIGUEL, A.; SEBASTIANI, Eduardo; KNIJINIK, Gelsa. Participação em banca de Roseli de Alvarenga Corrêa. A Educação Matemática na formação de professores indígenas: os professores ticuna do Alto Solimões. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

49.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. Marafioti. Participação em banca de Antonio Sergio Cobianchi. Estudos de continuidade e números reais: matemática, descobertas e justificativas de professores. 2001. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

50.
FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.. Participação em banca de Frederico da Silva Reis. A tensão entre rigor e intuição no ensino de Cálculo e Análise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

51.
MIGUEL, A.; MACHADO, Nilson. Participação em banca de Carlos Roberto Vianna. Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática. 2000. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

52.
LORENZATO, Sergio Aparecido; MIGUEL, A.. Participação em banca de Jairo de Araújo Lopes. Livro didático de Matemática: concepção, seleção e possibilidades frente a descritores de análise e tendências em Educação Matemática. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

53.
D'AMBROSIO, Ubiratan; Dario Fiorentini; MIGUEL, A.. Participação em banca de Samuel Edmundo López Bello. Etnomatemática: relações e tensões entre as distintas formas de explicar e conhecer. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

54.
FIORENTINI, DARIO; MOURA, Anna Regina Lanner; D'Ambrosio, Ubiratan; PEREZ, G.; ARAGAO, R. M. R.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Tadeu Oliver Gonçalves. [Membro Suplente] Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores : o caso dos professores de matemática da UFPA. 2000. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

55.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela. Participação em banca de Arlete de Jesus Brito. O Quadrivium na obra de Isidoro de Sevilha. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

56.
SEBASTIANI, Eduardo; BICUDO, Maria Aparecida V.; FINI, M. I.; POMPEU JUNIOR, G.; ZUBEN, N. A. V.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Maria Queiroga Amoroso Anastácio. [Membro Suplente] Três ensaios numa articulação sobre a racionalidade, o corpo e a educação na matemática. 1999. Tese (Doutorado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

57.
LINS, Rômulo C.; Dario Fiorentini; MEYER, J. F. C. A.; GARNICA, Antonio Vicente M.; BALDINO, Roberto; MIGUEL, A.. Participação em banca de Ligia Arantes Sad. [Membro Suplente] Cálculo diferencial e integral : uma abordagem epistemilógica de alguns aspectos. 1999. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

58.
SEBASTIANI, Eduardo; MIGUEL, A.; D'AMBROSIO, Ubiratan. Participação em banca de Alexandrina Monteiro. Etnomatemática: as possibilidades pedagógicas num curso de alfabetização para trabalhadores rurais assentados. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

59.
MEYER, J. F. C. A.; MIORIM, M. A.; Dario Fiorentini; AMARAL, I. A.; DOMITE, Maria do Carmo; MIGUEL, A.. Participação em banca de Ademir Donizeti Caldeira. [Membro Suplente] Educação matemática e ambiental : um contexto de mudança. 1998. Tese (Doutorado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

60.
BALDINO, Roberto; D'Ambrosio, Ubiratan; NOBRE, S. A.; MACHADO, Nilson; Dario Fiorentini; MIGUEL, A.. Participação em banca de Maria Regina Gomes da Silva. [Membro Suplente] Avaliação e Trabalho em Grupo em Assimilação Solidária : análise de uma intervenção. 1997. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

61.
DIAS SOBRINHO, J.; PEREZ, J. R. R.; BARBOSA, J. G.; OLIVEIRA, C.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Waldemar Marques. [Membro Suplente] Escola Padrão : acertos e equívocos de uma política educacional. 1997. Tese (Doutorado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

62.
SISTO, Firmino Fernandes; MIGUEL, A.. Participação em banca de Regina Maria Pavanello. Formação de Possibilidades Cognitivas em Noções Geométricas. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

63.
MORAES, Lafayete; MIGUEL, A.; D'AMBROSIO, Ubiratan. Participação em banca de Maria Ângela Miorim. Ensino de Matemática: Evolução e Modernização. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

64.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Anna Regina Lanner de Moura. A Medida e a Criança Pré-escolar. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

65.
BARUFI, L.; MACHADO, N. J.; GOMIDE, E. F.; LINS, Rômulo C.; MOURA, Manoel O.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Vinicio de Macedo Santos. [Membro Suplente] O infinito - concepções e consequências pedagógicas. 1995. Tese (Doutorado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade de São Paulo.

66.
PENIN, S. S.; MACHADO, N. J.; HARIKI, S.; FIORIN, J. L.; LUDKE, M.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Maria Tereza Carneiro Soares. [Membro Suplente] A tensão sobre o Discurso Científico e o Pedagógico na Ação do Professor. 1995. Tese (Doutorado em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade de São Paulo.

67.
D'AMBROSIO, Ubiratan; MIGUEL, A.. Participação em banca de Dario Fiorentini. Rumos da Pesquisa Brasileira em Educação Matemática: o Caso da Produção Científica em Cursos de Pós-graduação. 1994. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

Qualificações de Doutorado
1.
MIGUEL, ANTONIO; VILELA, Denise Silva; MONTEIRO, A.; SILVA, H.; SOUZA, Elizabeth Gomes. Participação em banca de Márcia Maria Bento Marim,. Rotas indisciplinares na desconstrução do poder disciplinar da escolarização moderna. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FARIA, Ana Lucia Goulart; MIGUEL, A.; BARDELA, Adriana Missae Momma; SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto. Participação em banca de Flavio Santiago. Não é nenê, ela é preta, se vira sozinha: (re)interpretações das intersecções entre as relações raciais e de gênero nas culturas infantis entre as crianças de 0-3 anos em creche. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; FIGUEIROA, S. F. M.. Participação em banca de André Pereira Pedroso. Materiais concretos, história e ensino de matemática: intersecções significativas para a prática pedagógica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MIGUEL, ANTÔNIO; VEIGA-NETO, Alfredo; ALMEIDA, João José Lima; STOCEL, Abadio Green; MENDES, Jackeline Rodrigues. Participação em banca de Carolina Tamyo Osorio. Vení, vamos hamacar el mundo, hasta que se asuste: uma terapia do desejo de escolarização moderna. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
BRITO, A. J.; MIGUEL, A.; DALCIN, Andreia; LEITE, Cesar D. P.; BERALDI, Ivete M.. Participação em banca de Adriel Gonçalves Oliveira. Reinações na história da educação matemática entre 1920 e 1940. 2014.

6.
MIGUEL, A.; VIANNA, Carlos Roberto; GOTTSCHALK, Cristiane M. C.; LINS, Rômulo C.; MONTEIRO, Alexandrina. Participação em banca de Rejane Siqueira. Jogos de linguagem [matemáticos] na prática e na formação de engenheiros. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
MIGUEL, A.; VIANNA, Carlos Roberto; FLORES, C. R.; DOBRANSZKY, E. A.; FONTES JUNIOR, J. B.. Participação em banca de Julio Faria Corrêa. HE WAR. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; MONTEIRO, Alexandrina; MOURA, Anna Regina Lanner. Participação em banca de Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias. Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

9.
MIORIM, M. A.; MIGUEL, A.; BARBOSA, Ruy Madsen; BROLEZZI, Antonio Carlos. Participação em banca de de Marco Antonio Geraldo de Oliveira. As matrizes na educação matemática escolar brasileira. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

10.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; DALCIN, Andreia; DIAS, André Luis M.. Participação em banca de Larissa Pinca Sarro Gomes. Entre a exposição e a descoberta: a coleção Matemática e as práticas escolares relacionadas a sua utilização no Instituto Nossa Senhora da Piedade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

11.
MIGUEL, A.; GOTTSCHALK, Cristiane M. C.; MENDES, Jackeline R.; ABDOUNUR, Oscar; VILELA, D. S.. Participação em banca de Diana Patrícia Ferreira de Santana. Relações entre linguagem e matemática no contexto educacional. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

12.
MIGUEL, A.; MOURA, Manoel O.; PRADO, Guilherme do Val T.; TEIXEIRA, Ricardo R. P.; MACEDO, Vinicio. Participação em banca de Guilherme Santinho Jakobik. A criança em seus contextos: impacto das experiências cotidianas da criança na aprendizagem matemática escolar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

13.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; MACEDO, Vinicio; MATTOS, Adriana César. Participação em banca de Alexandre Silva. Relações entre Meritocracia, Educação e Matemática Escolar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

14.
GARNICA, Antonio Vicente M.; MIGUEL, A.; VIANNA, Carlos Roberto; CURY, Fernando G.; SALANDIM, Maria Edneia M.. Participação em banca de Thiago Pedro Pinto. MINERVA: a educação nas ondas do rádio. 2012.

15.
BELLO, Samuel E. L.; MIGUEL, A.; VEIGA-NETO, Alfredo; MENDES, Jackeline R.. Participação em banca de Patrícia Moura Pinho. Numeramentalização: uma analítica sobre os números, as suas relações e os seus registros na contemporaneidade. 2011.

16.
SOUSA, Antonio Carlos C.; BICUDO, Maria Aparecida V.; MIGUEL, A.; GALZERANI, Maria Carolina B.; MIALHE, Jorge L.. Participação em banca de Luciana Schereiner de Oliveira Zanardi. Trânsito de professores na criação da UNESP: a questão do ressentimento. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

17.
BARBOSA, Jonei C.; SANTO, Adilson O. E.; FILHO, Aurino R.; SILVA, José Luis P.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Elizabeth Gomes Souza. A aprendizagem matemática na modelagem matemática. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

18.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; SCHUBRING, Gert; CARDOSO, V. C.. Participação em banca de Janan Bolívia Schabib Hany. O Desenvolvimento da Matemática nas Faculdades de Filosofia: 1934 a 1964. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

19.
GARNICA, A. V. Marafioti; MIGUEL, A.; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; GOMES, Maria Laura M.; SOUZA, Rosa Fátima. Participação em banca de Luzia Aparecida de Souza. Trilhas na construção de versões históricas sobre o Grupo Escolar Eliazar Braga. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

20.
LINS, Rômulo; MIGUEL, A.; BRITO, A. J.; SILVA, Amarildo M.; PENTEADO, Miriam G.. Participação em banca de Viviane Cristina Almada de Oliveira. Uma análise da formação continuada de professores de Matemática fundamentada em categorias da vida cotidiana. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

21.
MOURA, Anna Regina Lanner; MOURA, Manoel O.; BAROLLI, Elizabeth; MIGUEL, A.. Participação em banca de Rute Cristina Domingos da Palma. A produção de sentidos sobre o aprender e ensinar matemática em curso de formação iniical. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.; CARVALHO, Dione L.; PASSOS, Carmem Lúcia. Participação em banca de José Ronaldo Melo. Formação de professores de matemática no contexto das mudanças curriculares: o caso da Universidade Federal do Acre. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

23.
CARVALHO, Dione L.; MIGUEL, A.; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; FIORENTINI, DARIO. Participação em banca de Admur Severino Pomplona. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática em comunidades de prática. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
MIGUEL, A.; BRITO, A. J.; MIORIM, M. A.; MOURA, Anna Regina Lanner; PAULO, Rosa Monteiro. Participação em banca de Virgínia Cardia Cardoso. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matemática brasileira da primeira década do século XXI. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

25.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Participação em banca de Moysés Gonçalves Siqueira Filho. Ali Yazzed Izz-Edin Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

26.
MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; DOMITE, Maria do Carmo; SOUZA, Gilda Lúcia Delgado; CARVALHO, Valéria. Participação em banca de Giácomo Augusto Bonetto. Uma constituição do processo e circulação de práticas mobilizadoras do objeto cultural ?função? num contexto institucional situado. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

27.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; GARNICA, A. V. Marafioti; MIALHE, Jorge Luis. Participação em banca de Vanda Domingos Vieira. As ?aulas de matemática? na cidade de Goiás entre 1831 e 1907. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

28.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.; MIORIM, Maria Ângela; GARNICA, A. V. Marafioti. Participação em banca de Ronaldo Marcos Martins. Educação, Cotidiano e História: Projeto para elaboração de uma perspectiva sobre o interior do Estado de São Paulo (1925-1945). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

29.
MIGUEL, A.; SMOLKA, Ana Luíza B.; FIORENTINI, DARIO; KNIJINIK, Gelsa; MACHADO, Nilson. Participação em banca de Denise Silva Vilela. Estudo acerca da pluralidade das matemáticas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

30.
GARNICA, A. V. Marafioti; MIGUEL, A.. Participação em banca de Heloisa da Silva. Sobre a análise do processo de formação da identidade do Centro de Educação Matemática - CEM. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

31.
MIGUEL, A.; DOMITE, Maria do Carmo; D'AMBROSIO, Ubiratan; MONTEIRO, Alexandrina. Participação em banca de Valéria de Carvalho. Perspectivas sociológicas na pesquisa contemporânea em educação matemática: a constituição do grupo internacional Mathematics Education and Society (MES). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

32.
GARNICA, A. V. Marafioti; MIGUEL, A.; VIANNA, Carlos Roberto. Participação em banca de Emerson Rolkouski. Vida de professores de matemática: uma leitura sociológica. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

33.
D'AMBROSIO, Ubiratan; MIGUEL, A.; NOBRE, Sergio. Participação em banca de Rute da Cunha Pires. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

34.
MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, A.; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; DINNYCOV, Circe Mary Silva da Silva. Participação em banca de Antonio Henrique Pinto. Os caminhos da matemática escolar na Escola Técnica de Vitória de 1942 a 1980: a marcha incessante do progresso. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

35.
SILVA, Lílian Lopes Martin; MIGUEL, A.. Participação em banca de Carlos Humberto Alves Corrêa. O Passado bate à porta: leitura na Escola Primária do Amazonas (1852-1912). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

36.
MIGUEL, A.; MOURA, Anna Regina Lanner; SCHUBRING, Gert. Participação em banca de Eliana da Silva Souza. O ensino dos algoritmos das quatro operações elementares: a história como possibilidade de pensar as questões do presente. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

37.
MIGUEL, A.; GARNICA, Antonio Vicente M.; VIANNA, Carlos Roberto; PEREZ, J. R. R.. Participação em banca de Gilda Lúcia Delgado de Souza. Tramas da mamória : tecendo uma história da educação matemática produzida pela Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas no período (1976-1980). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

38.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.. Participação em banca de Silvia Regina Vieira da Silva. Um olhar sobre a profissionalização do professor de Matemática envolvendo narrativas de professores da rede pública de Rio Claro. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

39.
FIGUEIREDO, Vera; MIGUEL, A.. Participação em banca de Dale William Bean. Aprendizagem pessoal e aprendizagem afastada: o caso do aluno de cálculo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

40.
MIGUEL, A.; ROMANO, Roberto; SCHUBRING, Gert; FIORENTINI, DARIO. Participação em banca de Maria Laura Magalhães Gomes. Um estudo das idéias iluministas em relação à Educação Matemática. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

41.
MIGUEL, A.; GARNICA, A. V. Marafioti. Participação em banca de Wilson Pereira de Jesus. O construtivismo social de Paul Ernest como uma filosofia da matemática. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

42.
MIGUEL, A.; SEBASTIANI, Eduardo. Participação em banca de Roseli de Alvarenga Corrêa. A Educação Matemática na formação de professores indígenas ticuna. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

43.
FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.; FIGUEIREDO, V. L. X.; PINTO, M. M. F.. Participação em banca de Frederico da Silva Reis. A tensão entre rigor e intuição no ensino de Cálculo e Análise. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

44.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.. Participação em banca de Antonio Sérgio Cobianchi. Um panorama da continuidade da Grécia antiga a Dedekind, sob um ponto de vista epistemológico: implicações históricas e matemáticas. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

45.
DOMITE, Maria do Carmo; MIGUEL, A.; FIORENTINI, DARIO. Participação em banca de Adriana César de Mattos Marafon. A matemática como uma vocação. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

46.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Flavio Francisco Orlandi. O normativo versus o substancial : o desenvolvimento de uma constituição normativa de apreensão das concepções matemáticas a partir das três dimensões do conhecimento. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

47.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Carlos Roberto Vianna. Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade de São Paulo.

48.
D'AMBROSIO, Ubiratan; FIORENTINI, DARIO; MIGUEL, A.. Participação em banca de Samuel Edmundo Lopez Bello. Etnomatemática e Historiografia nos Andes: relações e Tensões na Produção e organização do Conhecimento para o controle e registro das quantidades. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

49.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Jairo de Araujo Lopes. Análise de atividades do livro didático de matemática frente a habilidades do domínio cognitivo. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

50.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Arlete de Jesus Brito. A formação das verdades acerca da matemática na idade média - séc. VII ao X. 1998.

51.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Ademir Donizeti Caldeira. Educação Matemática e Meio Ambiente: Uma Proposta Pedagógica de Matemática e Educação Ambiental no Primeiro Grau. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

52.
MORAES, Lafayete; MIGUEL, A.. Participação em banca de Maria Ângela Miorim. Os Movimentos Modernizadores do Ensino de Matemática no Brasil. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

53.
SISTO, Firmino Fernandes; MIGUEL, A.. Participação em banca de Regina Maria Pavanello. Formação de Possibilidades Cognitivas em Noções Geométricas. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

Qualificações de Mestrado
1.
MIGUEL, A.; MONTEIRO, Alexandrina; MOURA, Anna Regina Lanner. Participação em banca de Márcia Maria Bento Marim. AM[OU]: um estudo terapêutico-desconstrucionista de uma paixão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-grad Multiunidades em Ens Ciências e Mat.) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

2.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; MONTEIRO, A.. Participação em banca de Marcia Furlan de Andrade. Os jogos incalculáveis usos do feminino e do masculino em jogos de linguagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; SOUZA, S. M. Z. L.. Participação em banca de Ludmila Giardini Noronha. Prova Campinas : uma política pública indisciplinar de avaliação sistêmica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; BAROLLI, Elizabeth. Participação em banca de Érica Mitsue Nakamura. Problematização indisciplinar de práticas socioculturais na formação inicial de professores. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-grad Multiunidades em Ens Ciências e Mat.) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

5.
VILELA, D. S.; MIGUEL, A.; CALDEIRA, Ademir D.. Participação em banca de Daniela Netto Scatolin Costa. Significado matemático em práticas não escolares ? estudo com alunos do Ensino Fundamental. 2013 - Universidade Federal de São Carlos.

6.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; MONTEIRO, Alexandrina. Participação em banca de Ana Cecília Moz Alves Rodrigues. O papel dos conhecimentos e valores transmitidos pela escola na construção de mundo de uma comunidade caiçara do Rio de Janeiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-grad Multiunidades em Ens Ciências e Mat.) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

7.
MIGUEL, A.; CLARETO, Sonia Maria; VILELA, D. S.; MOURA, Anna Regina Lanner. Participação em banca de Francis Roberta de Jesus. Transgressão e indisciplina na escola. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

8.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; MONTEIRO, A.; BAROLLI, Elizabeth. Participação em banca de Adriano Luiz Pedrini. Um estudo sobre os usos dos constructos sociais problematização e práticas sócioculturais na disciplina de estágio supervisionado. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
MENDES, Jackeline R.; MONTEIRO, A.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Márcia Lázara Pinheiro Silva. Uma análise dos jogos de verdade nas relações sociais contemporâneas como construção de saberes. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação) - Universidade São Francisco.

10.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; ARAÚJO, Elaine S.; PRADO, Guilherme do Val T.. Participação em banca de Leila Oliveira Costa. Educar a criança : um estudo centrado sobre o material didático : Sistema Uno. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
MIORIM, M. A.; MIGUEL, A.; BRITO, A. J.; CARVALHO, Dione L.. Participação em banca de Luzia de Fátima Barbosa. Cenários do Ensino de Matemáticas em Escolas Rurais da Cidade de Tanabi-SP. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
MONTEIRO, A.; MENDES, Jackeline R.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Rogério Elias Marim. Reflexões acerca de práticas avaliativas a partir de cenas da personagem Chico Bento. 2010.

13.
BRITO, A. J.; MISKULIN, Rosana G. Sguerra; MIGUEL, ANTÔNIO. Participação em banca de Keila Elaiine Silva dos Santos. Uma história da produção em pesquisa Unesp-Rio Claro : formação de professores e a temática do trabalho. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
MIORIM, M. A.; MIGUEL, A.; SOUZA, Gilda Lúcia Delgado; BRITO, A. J.. Participação em banca de Murilo França Tabosa. Uma história da disciplina matemática no ensino profissionalizante : o movimento de matemática moderna no Colégio Técnico de Limeira. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
SOUZA, Antonio Carlos Carrera; MIGUEL, A.; MISKULIN, Rosana G. Sguerra. Participação em banca de Otavio Luciano Camargo Sales de Magalhães. O Lyceu - Ginásio do Prof. Salathiel de Almeida em Muzambinho : uma história 1901-1951. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
MIORIM, M. A.; MIGUEL, A.; BRITO, A. J.. Participação em banca de Jessica Barone. A editora FTD e os livros didáticos de matemática no início do século XX : 1902-1930. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; BRITO, A. J.; BARONI, R. L. S.. Participação em banca de Marcos Luis Gomes. A participação da história da matemática no livro didático para o ensino médio e sua apropriação pela comunidade de autores de livros didáticos de matemática. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
MENDES, Jackeline R.; BRAGA, E. S.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Eleonora Dantas Brum. Linguagem e conhecimento : Um estudo das práticas discursivas na aula de matemática. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação Stricto Sensu) - Universidade São Francisco.

19.
CARVALHO, Dione L.; COUTINHO, C. Q. E. S.; Dario Fiorentini; MIGUEL, A.. Participação em banca de Jefferson Biajone. [Membro Suplente] Trabalhos de projetos : possibilidades de desafios na formação estatística do pedagogo. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
MIORIM, M. A.; MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; BRITO, A. J.. Participação em banca de Ana Carolina Bartigotto Paschoalin. Memória, História e Educação Matemática : Relações Possíveis. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Luciane Cruz Jess. Um estudo histórico-pedagógico- temático sobre os números racionais. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

22.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Marcos Aurélio Zanlorinzi. Relações de poder, desigualdade social e uma filosofia da educação matemática. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

23.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Elizabeth Conceição Sena Gonçalves. Um estudo sobre a legitimação do sistema métrico decimal do Brasil : uma abordagem etnomatemático. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação) - Universidade São Francisco.

24.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Juliana Facanali Castro. O grupo, a escrita, as aulas investigativas e a pesquisa da minha própria prática no processo de constituir-me professora de matemática. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

25.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Claudino Rodrigues Filho. Exame de qualificação para Defesa de Mestrado do aluno Claudino Rodrigues Filho. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

26.
BURAK, D.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Izabel Passos Bonete. Geometrias não-euclidianas : uma perspectiva para seu ensino. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

27.
MOURA, Anna Regina Lanner; MIGUEL, A.; GIUBILEI, S.; CARVALHO, Dione L.. Participação em banca de Dulce Maria Britto Abreu. O conhecimento numérico de adultos e jovens alfabetizandos na (re)criação do conceito de número natural. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

28.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Gilda Lucia Delgado de Souza. Exame Geral de Qualificação de Gilda Lucia Delgado de Souza. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

29.
DOMITE, Maria do Carmo; MOURA, Anna Regina Lanner; KENSKI, V. M.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Valéria de Carvalho. [Membro Suplente] Refletindo sobre as potencialidades e limitações do uso crítico do vídeo no aprimoramento profissional do professor de matemática. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

30.
LINS, Rômulo; GARNICA, Antonio Vicente M.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Virgínia Cardia Cardoso. O Falibilismo de Lakatos e a Educação Matemática. 1997. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - UNESP - Rio Claro.

31.
HARIKI, S.; MIGUEL, A.; MACHADO, N. J.; NOBRE, S. A.. Participação em banca de Rute da Cunha Pires. A geometria dos positivistas brasileiros. 1997. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade de São Paulo.

32.
MORAN, R. C. C. P.; MIORIM, M. A.; CARVALHO, Dione L.; MIGUEL, A.. Participação em banca de Celi Aparecida Espasandin Lopes. [Membro Suplente] Reflexões sobre o ensino da estatística infantil no primeiro grau. 1997. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

33.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Romélia Mara Alves. Exame de Qualificação de Romélia Mara Alves Souto. 1997. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

34.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Wanderleya Nara Gonçalves Costa. A matemática e os ceramistas do Vale do Jequitinhona. 1997. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

35.
Dario Fiorentini; MIGUEL, A.; GERALDI, Corinta G.; MOURA, Anna Regina Lanner. Participação em banca de Renata Anástacio Pinto. Erros, dificuldades e obstáculos no ensino da álgebra : a percepção e o tratamento dado por professores em aula. 1996. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

36.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Eliana da Silva Souza. As raízes históricas das concepções de futuros professores acerca do ensino da noção de número natural. 1995. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

37.
LORENZATO, Sergio Aparecido; D'Ambrosio, Ubiratan; MIGUEL, A.; PINO, Angel; CASTRO, A. A. F. D.. Participação em banca de Anna Regina Lanner de Moura. A Medida e a Criança Pré-escolar. 1994. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP.

38.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Arlete de Jesus Brito. Arqueologia das geometrias não-euclidianas : um estudo histórico-pedagógica. 1994. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

39.
MIGUEL, A.; LORENZATO, Sergio Aparecido; NOBRE, S. A.. Participação em banca de Marcus Fabio Lima Ferreira. Exame de Qualificação de Marcus Fabio Lima Ferreira. 1994. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

40.
LORENZATO, Sergio Aparecido; MIGUEL, A.; MEMBRO, L. D. T.; Dario Fiorentini. Participação em banca de Adair Mendes Nacarato. A construção do conceito de número na educação escolarizada. 1994. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

41.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Carmen Lúcia Brancaglion Passos. Concepções matemáticas dos professores do ensino fundamental. 1994. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

42.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Nelson Pirola. Um estudo sobre a formação de conceitos de triângulos e quadiláteros em alunos de 1º grau. 1994. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIGUEL, A.. Participação em banca de Ética Mitsue Nakamura.Problematização da prática de controle de estoques : limiteá e possíbilidades em uma turma de Educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MIGUEL, A.. Processo de Seleção para Professor Auxiliar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. 2013. Universidade São Francisco.

2.
LINS, Rômulo C.; FRANT, Janete B.; MIGUEL, A.. Concurso Público para preenchimento de um emprego público de Professor Assistente Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, no conjunto das disciplinas ?Cálculo Diferencial e Integral? e "Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática". 2012. Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro (SP).

3.
MIGUEL, A.; SILVA, Sergio P.; PRADO, Guilherme do Val T.; CARVALHO, Dione L.; AZEVEDO, Leny C. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Doutor na Área de Educação Escolar, Disciplina EL 683 - Escola e Cultura, do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

4.
MIGUEL, A.; TEIXEIRA, Marcos Vieira; VALENTE, Wagner Rodrigues. Banca de Concurso Público para preenchimento de um emprego público de Professor Assistente Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, no conjunto das disciplinas ?Fundamentos da Matemática Elementar?, ?Introdução à Álgebra Linear? e ?Cálculo Diferencial e Integral?. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
MIGUEL, A.; ROSA, Maria I.. Concurso Público de Professor Doutor na Área de Metodologia de Ensino: Ciências, Disciplina EP 157 - Fundamentos do Ensino de Ciências, do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

6.
MIGUEL, A.. Professor da Carreira de Magistério Superior na Qualidade de Suplente da Área de Metologia de Ensino de Matemática. 2008. Universidade Federal de Uberlândia.

7.
MIGUEL, A.; BICUDO, Maria Aparecida V.; BARONI, Rosa Sverzut. Cargo de professor doutor para o Departamento de Matemática do ICMC-USP- São Carlos (SP). 2003. Universidade de São Paulo - Campus São Carlos.

8.
MIGUEL, A.; NACARATO, Adair Mendes; MONTEIRO, Alexandrina. Processo Seletivo para Concurso de ingresso de docentes no Magistério Superior da Universidade São Francisco na área de Educação ? sub-área: Educação Matemática. 2002. Universidade São Francisco.

9.
MIGUEL, A.; FIORENTINI, DARIO; MIORIM, M. A.; SOUZA, Antonio Carlos Carrera. Concurso para Provimento de 01 Cargo de Professor Assistente Doutor, na área de Metodologia de Ensino: Educação Matemática, nas Disciplinas EL-442 - Fundamentos da Metodologia do Ensino da Matemática II e EL-654 - Didática Aplicada ao Ensino da Matemática, do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

10.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; GARNICA, Antonio Vicente M.. Concurso Público para uma função docente, na área de Matemática, sub-área de Educação Matemática, junto ao Departamento de Matemática da Universidade Estadual Paulista. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D.; MACHADO, Nilson. Concurso Público aberta pelo Departamento de Metodologia da Faculdade de Educação da Unicamp para a área de Educação Matemática. 1996. Universidade Estadual de Campinas.

12.
MIGUEL, A.; D'Ambrosio, Ubiratan. Concurso Público de Títulos e Provas para Provimento de um cargo de Professor Assistente, em regime RDIDP, junto ao Departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro (SP). 1995. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
38ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. "Políticas educacionais em disputa e novas legislações na formação de professores". 2017. (Congresso).

2.
4o Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: interlocuções com outras áreas de conhecimento. ?Desconstruindo o mérito da escola meritocrática: uma profissão de fé?. Home page da fala: https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=RQGS09V0hmk. 2017. (Congresso).

3.
IV Seminário em Resolução de Problemas eI Seminário Internacional em Resolução de Problemas.?História e Filosofia da Resolução de Problemas na Educação Matemática?. 2017. (Seminário).

4.
XI Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisas em Educação Matemática (XI SESEMAT).Wittgenstein e a educação (matemática) escolar. 2017. (Seminário).

5.
XVI Mostra Primavera. 1) ?Primaveras Escherianas II?; 2) ?Primaveras Escherianas III?. 2017. (Exposição).

6.
XXIX Mostra Almeida Júnior. ?Espelhos?. 2017. (Exposição).

7.
?A Matemática enquanto Área de Conhecimento e suas implicações no ensino?.Disciplinas ou áreas de conhecimento para quê? Por uma formação terapêutico- indisciplinar de humanos para a vida e para suas formas de vida. 2016. (Simpósio).

8.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática, organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática.Coordenador do Eixo ?Dimensões Filosóficas e Sociológicas na Educação Matemática?. 2016. (Encontro).

9.
XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCACAO MATEMATICA (VI ENEM).Entre jogos de luzes e de sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. 2016. (Encontro).

10.
XV Mostra Primavera. 1) ?Variações plásticas de uma cena primaveril noturna?; 2) ?Variações plásticas de uma rosa do deserto?. 2016. (Exposição).

11.
XXVIII Mostra Almeida Júnior. 1) ?A natureza imita a arte nos arredores de Serrania 1?; 2) ?A natureza imita a arte nos arredores de Serrania 3?. 2016. (Exposição).

12.
6º Salão Joca Adâmoli de Arte Contemporânea. Acordes bem temperados do cravo ecoam volátil pele de Joana ; Acordes retilíneos das cordas harpa ecoam na pela do harpista. 2015. (Exposição).

13.
Conferência Anthropology in a Globalized World. Challenges and New Perspectives. 2015. (Seminário).

14.
Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa - CIEMeLP2015 - (As múltiplas formas de fazer ecomunicar a cultura matemática em língua portuguesa). Jogos de linguagem orientados por propósitos normativos matemáticos com encenação. 2015. (Congresso).

15.
Exposição de Fotografias intitulada Ciclos da Vida [21/09 a 22/10/2015]. Ciclos da Vida sob a curadoria de Odair Demarchi. 2015. (Exposição).

16.
Exposição de Fotografias intitulada Ciclos da Vida [23/09 a 30/11/2015]. Ciclos da Vida sob a curadoria de Odair Demarchi. 2015. (Exposição).

17.
III CIHEM - Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Uma encenação terapêutica da terapia wittgensteiniana na condução de pesquisas historiográficas. 2015. (Congresso).

18.
II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo : pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.Participação do Comitê Científico. 2015. (Seminário).

19.
II ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em história da Educação Matemática. 2014. (Encontro).

20.
II ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.ENAPHEM o livro : memórias da pele de uma comunidade. 2014. (Encontro).

21.
II ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.O ENAPHEM e a história da educação matemática. 2014. (Encontro).

22.
I Jornada Internacional de Filosofia da Educação e III Jornada de Filosofia de Educação. Formação escolar disciplinar, Prova Campinas 2010 e jogos indisciplinares em linguagem. 2014. (Congresso).

23.
Seminário A Escola no contexto índigena : fronteiras e tensões.Convidado da Mesa de abertura. 2014. (Seminário).

24.
V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática. Educação matemática : o que ensinar? Por que aprender?. 2014. (Congresso).

25.
Ciclo de Palestras com o Prof. Alfredo Veiga-Neto. 2013. (Congresso).

26.
II Fórum de Discussão sobre Parâmetros Curriculares Balizadores em Educação Matemática. Grupo de Discussão 6: Pesquisa em práticas não-escolarizadas em Educação Matemática. 2013. (Congresso).

27.
Palestra Tendências e Perspectivas historiográficas e novos desafios na história da matemática e da educação matemática. 2013. (Outra).

28.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.História da matemática : o que a filosofia tem a ver com isso?. 2013. (Encontro).

29.
35ª Reunião Anual da ANPED. 2012. (Congresso).

30.
Ghoem 10 anos : Produções e Perspectivas.O Ghoem e suas pesquisas : outros olhares. 2012. (Simpósio).

31.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Matemática.Coordenador da Mesa Redonda Metodologias da Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Encontro).

32.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Matemática.A Pesquisa Historiográfica sobre uma perspectiva wittgensteiniana. 2012. (Encontro).

33.
I Seminário Internacional Sobre Infâncias e Pós-Colonialismo. 2012. (Seminário).

34.
I Seminário Internacional Sobre Infâncias e Pós-Colonialismo.Em multiplicidades nomeia-se Infâncias :problematizando uma pedagogia não colonial. 2012. (Seminário).

35.
I Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-colonialismo : pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras da. 2012. (Seminário).

36.
Seminário Técnico INAF - Perspectivas e visões do analfabetismo no Brasil : 2001-2001.Expositor no Bloco Matriz e concepções do INAF. 2012. (Seminário).

37.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Professor polivante e o currículo interdisciplinar : desafios para a didática e as práticas de ensino. 2012. (Oficina).

38.
III Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição: reflexões para o ensino e a aprendizagem.Situated Learning in a long term perspective. 2011. (Encontro).

39.
Mesa Redonda Escolas : experiências democráticas contra vivências de violências. 2011. (Outra).

40.
Palestra Modernismo, pós-modernismo, estruturalismo e pós-estruturalismo : definições e correlações no campo das teorias da arte e da literatura. 2011. (Outra).

41.
Atividade da Disciplina História e Educação Matemática: aspectos metodológicos.Cultura, contextos e significação em uma concepção de história cultural centrada em jogos simbólico-discursivos↔jogos de prática. 2010. (Outra).

42.
Educação Matemática, Práticas Culturais e Jogos de Linguagem. Aula aberta : Jogos de Linguagem e Práticas Escolares. 2010. (Exposição).

43.
Memória da Educação : Jornada sobre o Patrimônio Educativo, Arquivos Pessoais e Imagens. 2010. (Seminário).

44.
Palestra Idéias matemáticas na história e culturas africanas. 2010. (Outra).

45.
Palestra Para entender as nanotecnologias. 2010. (Outra).

46.
XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Pós-graduandos em Educação Matemática (XIV EBRAPEM).Coordenação do GT-5: História da Educação Matemática. 2010. (Encontro).

47.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XV ENDIPE).O Ensino de Matemática e as Avaliações Sistêmicas: convergências e Tensões. 2010. (Encontro).

48.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XV ENDIPE).Tensões Metodológicas na Prática Educativa e na Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

49.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XV ENDIPE). 2010. (Encontro).

50.
Educação Matemática, Linguagem e Práticas culturais.Jogos Discursivos, Práticas Culturais e Pesquisa em Educação. 2009. (Oficina).

51.
III Seminário do DEPRAC.Produção de projetos de Estágios. 2009. (Oficina).

52.
IV Seminário da Faculdade de Educação sobre Formação de Professores e II Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação : Educação Básica e Avaliação.Teoria e prática da avaliação em larga escala na educação básica. 2009. (Seminário).

53.
IV Seminário do DEPRAC.O DEPRAC na Pós-Graduação. 2009. (Oficina).

54.
Palestra A necessidade matemática : descoberta ou invenção?. 2009. (Outra).

55.
Situando a Política de Estágios na FE-UNICAMP.Os Estágios na FE/Unicamp: primeiras aproximações. 2009. (Seminário).

56.
V Seminário do DEPRAC.Oficina de Produção de Ementas para Projetos de Estágio e Linhas de Pesquisa do Departamento. 2009. (Oficina).

57.
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Relatório Reunião Anual GT19 Educação Matemática. 2008. (Congresso).

58.
II Seminário do DEPRAC sobre Carga Didática.Estudo comparativo das cargas didáticas dos departamentos da FE-UNICAMP. 2008. (Oficina).

59.
Palestra Situações pedagógicas em matemática para promover cognição socialmente emergente. 2008. (Outra).

60.
Reunião do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd.Representante do GT19 - Educação Matemática. 2008. (Outra).

61.
Seminário sobre Educação à Distância e Formação de Professores.Políticas para a formação de professores em EAD. 2008. (Seminário).

62.
Terceiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm3). Etnomatemática e seus fundamentos: contribuições teóricas. 2008. (Congresso).

63.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas.Inovações Curriculares: rupturas epistemológicas e culturais. 2008. (Encontro).

64.
30ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Cooperação interdisciplinar e produção do conhecimento em educação. 2007. (Congresso).

65.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Simpósio).

66.
II Fórum Nacional de Licenciaturas de Matemática. 2007. (Encontro).

67.
Palestra Sociologia da Matemática : alguns exemplos de reflexão. 2007. (Outra).

68.
Reunião do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).Discussão e produção de pareceres consolidados - GT19 Educação Matemática. 2007. (Outra).

69.
Seminário do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos.História e Filosofia da Matemática. 2007. (Seminário).

70.
29ª. Reunião Anual da ANPED. Sessão Coversa: Áreas e subáreas do conhecimento, vínculos epistemológicos. 2006. (Congresso).

71.
III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (III SIPEM).Um estudo sobre o processo de obsolescência de uma prática cultural: a prova dos nove. 2006. (Seminário).

72.
III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). 2006. (Seminário).

73.
II Seminário Interno do Departamento de Ensino e Práticas Culturais - Escola e Cultura em Debate. 2006. (Encontro).

74.
Palestra Aspectos metodológicos da pesquisa em história da educação matemática. 2006. (Outra).

75.
Palestra Questões sobre história da Educação. 2006. (Outra).

76.
Palestra Sobre a história dosa números negativos. 2006. (Outra).

77.
Palestra Sobre o conceito de obstáculos epistemológicos e seus usos contemporâneos por parte da Escola Francesa de Educação Matenática s. 2006. (Outra).

78.
Seminário O Governo dos Escolares na perspectiva teórica de Michel Foucault. 2006. (Seminário).

79.
15º Congresso de Leitura do Brasil (15º COLE). O fascínio indiscreto das palavras (os números, os desenhos, as tatuagens, os movimentos, a dança, a música. 2005. (Congresso).

80.
1º SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos.Coordenador da mesa redonda História, ciência e educação : possibilidades de diálogos. 2005. (Seminário).

81.
1º SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos.A pesquisa em história, filosofia e educação matemática: uma síntese preliminar. 2005. (Seminário).

82.
1º SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática: possibilidades de diálogos. 2005. (Seminário).

83.
IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (IX EBRAPEM).Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social: perspectivas e interfaces. 2005. (Encontro).

84.
VI Seminário Nacional de História da Matemática.Considerações acerca de um programa de pesquisa em História, Filosofia e Sociologia da Educação Matemática Escolar e suas contribuições para a formação de professores de Matemática. 2005. (Seminário).

85.
III Seminário de Teses e Dissertações em andamento.Estrutura do Conhecimento na FE-UNICAMP. 2004. (Seminário).

86.
I Jornada de Pesquisa Qualitativa, História Oral e Formação de Professores. 2004. (Outra).

87.
I Jornada de Pesquisa Qualitativa, História Oral e Formação de Professores.Objetividade/Intersubjetividade/Subjetividade na História. 2004. (Outra).

88.
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática (VIII ENEM).Por que Filosofia da Educação Matemática nos cursos de formação de professores de matemática?. 2004. (Encontro).

89.
26a. Reunião Nacional da ANPED. O projeto de disciplinarização da prática social em Educação Matemática. 2003. (Congresso).

90.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (II SIPEM).Perspectivas teóricas no interior do campo de investigação ?história na educação matemática. 2003. (Seminário).

91.
I Seminário de Licenciaturas em Matemática.Reflexões acerca do papel da história na formação do professor de matemática: as experiências de docência e pesquisa dos professores do HIFEM/FE/UNICAMP. 2003. (Seminário).

92.
Seminário "Formação de Professores: Experiências, Subsídios Teóricos e Críticas".Experências com formação de professores. 2003. (Seminário).

93.
V Seminário Nacional de História da Matemática.Perspectivas Teóricas no interior do campo de investigação ?História na Educação Matemática. 2003. (Seminário).

94.
I Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2002. (Encontro).

95.
Palestra Metodologias de Pesquisa em história da matemática. 2002. (Outra).

96.
Palestra no Colégio Progresso Campineiro.Influência de perspectivas filosóficas sobre o ensino de números naturais. 2002. (Oficina).

97.
Palestra no Curso de Mestrado de Educação Universidade São Francisco.A constituição da linha de pesquisa brasileira ?História da Matemática?. 2002. (Oficina).

98.
Palestra Reforma e contra-reforma na matemática : o papel dos jesuítas. 2002. (Outra).

99.
Seminário Como a demonstração é considerada em diversas áreas do conhecimento.A demonstração na área de lógica e matemática. 2002. (Seminário).

100.
VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2002. (Encontro).

101.
VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (VI EBRAPEM).Múltiplas perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa em Educação Matemática. 2002. (Seminário).

102.
IV Seminário Nacional de História da Matemática (IV SNHMat).Os Logaritmos na história e no ensino. 2001. (Seminário).

103.
IV Seminário Nacional de História da Matemática (IV SNHMat).Dez anos de CEMPEM. 2001. (Seminário).

104.
Palestra Novos resultados sobre a história institucional: a Cátedra de Galileu na Universidade de Pádova. 2001. (Outra).

105.
Palestra Os 100 anos da Revista L'enseignement Mathématique: O começo da Cooperação Internacional no Ensino da Matemática. 2001. (Outra).

106.
Seminário Técnico INAF - Perspectivas e visões do analfabetismo no Brasil : 2001-2001. 2001. (Seminário).

107.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática (VII ENEM).Filosofia e Educação Matemática. 2001. (Encontro).

108.
III Seminário Nacional de História da Matemática.História da Educação Matemática?. 1999. (Seminário).

109.
III Seminário Nacional de História da Matemática,.A Metodologia da Pesquisa em História da Matemática?, apresentando o trabalho intitulado: ?Abrindo o Debate em torno da Metodologia da Pesquisa em História da Matemática. 1999. (Seminário).

110.
Formação de Professores de Matemática : Conhecimento Profissional sobre a Perspectiva da Prática de Investigação. 1998. (Outra).

111.
IV ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.História e Educação Matemática. 1998. (Encontro).

112.
VI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Resolução de Problemas e Educação Matemática?. 1998. (Encontro).

113.
VI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Um estudo sobre as formas de se conceber a relação entre história e Educação Matemática. 1998. (Encontro).

114.
II Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática e Seminário Nacional de História da Matemática. 1997. (Encontro).

115.
II Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática e Seminário Nacional de História da Matemática.Relações entre história e pedagogia da matemática. 1997. (Encontro).

116.
Palestra História dos Manuais Didáticos de Matemática. 1997. (Outra).

117.
Programa ?Diretrizes para Análise de Livros Didáticos de 5a a 8a séries? do Departamento de Políticas da Educação Fundamental do Ministério da Educação e do Desporto.Avaliação de Livros Didáticos de Matemática. 1997. (Outra).

118.
8º Congresso Internacional de Educação Matemática (ICME 8). 1996. (Congresso).

119.
Encontro do HPM: História e Educação Matemática.Estudos histórico-pedagógicos temáticos e história-problema?. 1996. (Encontro).

120.
Encontro História e Educação Matemática. 1996. (Encontro).

121.
Seminário Pesquisa em Educação Matemática: Aspectos históricos, epistemológicos, metodológicos e teleológico-axiológicos. 1996. (Seminário).

122.
Seminário Ensino Superior - a Prática Pedagógica na área de Ciências Exatas.Painelista Seminário Ensino Superior. 1995. (Seminário).

123.
Seminário Nacional de História da Matemática.As Potencialidades Pedagógicas da História da Matemática em Questão: argumentos reforçadores e questionadores. 1995. (Seminário).

124.
II Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática. Três Estudos sobre História e Educação Matemática. 1994. (Congresso).

125.
II Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-americana. História da Difusão e Ensino da Ciência na América Latina. 1994. (Congresso).

126.
II Seminário ?Novas Perspectivas da Educação Matemática no Brasil.A pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 1994. (Seminário).

127.
I Encontro Regional de Educação Ambiental, Ciências e Matemática.O Ensino da Álgebra em Questão. 1993. (Encontro).

128.
III Encontro Paulista de Educação Matemática - III EPEM.A educação matemática e os campos fundamentais : geometria, algebra e aritmética. 1993. (Encontro).

129.
2º Encontro Especial do DEME - Departamento de Metodologia do Ensino. 1992. (Encontro).

130.
IV ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática de Educação Matemática (4º ENEM).O Ensino da Álgebra Elementar no Brasil: problemas e perspectivas. 1992. (Encontro).

131.
Seminário Especial do Departamento de Metodologia do Ensino. 1992. (Seminário).

132.
II Encontro Paulista de Educação Matemática. 1991. (Encontro).

133.
II Encontro Paulista de Educação Matemática.A Formação do Professor das séries iniciais do 1º grau. 1991. (Encontro).

134.
II Encontro Paulista de Educação Matemática (II EPEM).Álgebra ou Geometria: para onde pende o pêndulo. 1991. (Encontro).

135.
I Encontro Paulista de Educação Matemática promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática.Aspectos Históricos no Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática. 1989. (Encontro).

136.
I Encontro Paulista de Educação Matemática promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática rasi. 1989. (Encontro).

137.
III Simpósio de Iniciação Científica à Pesquisa em Educação Matemática. 1989. (Simpósio).

138.
II Encontro Estadual de Professores de Matemática de 1º e 2º graus.A Nova Proposta Curricular de Matemática para o Estado de São Paulo. 1988. (Encontro).

139.
Seminários Sobre Pesquisa em Ensino de Matemática ministrados pelo Professor Claude Gaulin, da Universidade de Laval-Quebec. 1988. (Seminário).

140.
II Encontro Estadual de Professores de Matemática de 1º e 2º Graus.A nova proposta curricular de matemática para o Estado de São Paulo. 1987. (Encontro).

141.
Seminário ?A Escola de 1º Grau e as Novas Propostas Curriculares?.Proposta Curricular de Matemática. 1987. (Seminário).

142.
3º Seminário ?A didática em questão?.Relação entre a didática e as disciplinas de conteúdo. 1985. (Seminário).

143.
Programa de Atualização e Aperfeiçoamento, realizado através do convênio UNICAMP/CENP/SE.Uma metodologia para o Ensino de Frações. 1985. (Oficina).

144.
I Congresso Regional de Educação. 1984. (Congresso).

145.
III Conferência Brasileira de Educação. Coordenador do Painel Ensinando matemática e compreendendo a realidade. 1984. (Congresso).

146.
I Simpósio de Iniciação Científica em Ensino da Matemática. 1984. (Simpósio).

147.
Encontro Nacional de Prática de Ensino.A prática de ensino e a didática e a didática na Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas - SP. 1983. (Encontro).

148.
Série de Palestras e Debates sobre Solução de Problemas, Computadores e Aspectos Culturais no Ensino de Matemática ais. 1983. (Outra).

149.
Seminário de Trabalho sobre Prática de Ensino de Matemática.Análise crítica das Propostas Curriculares Estaduais de Matemática e dos Livros Didáticos de Matemática. 1982. (Seminário).

150.
5a. Conferência Interamericana de Educação Matemática. 1979. (Congresso).

151.
Semana da Matemática do Instituto de Ciências Exatas da PUCCAMP. 1975. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIGUEL, A.; TAMAYO, C. . Conferência Antropology in a Globalized World. Challenges and New Perspectives. 2015. (Outro).

2.
MIGUEL, A.. Comissão Científica e Comissão Organizadora do II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação (ENAPHEM). 2014. (Congresso).

3.
MIGUEL, A.. Comissão Organizadora do Seminário A Escola no Contexto Indígena : Fronteiras e Tensões. 2014. (Congresso).

4.
MIGUEL, A.. Coordenação do grupo de Reflexão sobre Docência "Desafios e possibilidades da avaliação no Ensino de História. 2012. (Congresso).

5.
MIGUEL, A.. Membro da Comissão de Organização do I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Congresso).

6.
MIGUEL, A.. Fórum Permanente Desafios do Magistério - Avaliação Institucional e Avaliação de Ensino. 2009. (Outro).

7.
MIGUEL, A.; BELLO, Samuel E. L. . Coordenação do I Sarau de Aforismos em Educação, Linguagens e Práticas Culturais. 2008. (Outro).

8.
MIGUEL, A.. Comissão Organizadora Dez Anos do Hifem - História, Filosofia e Educação Matemática. 2006. (Outro).

9.
MIGUEL, A.. Comissão Organizadora do 1º SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática : possibilidades de diálogos. 2005. (Outro).

10.
MIGUEL, A.. Coordenação das Conferências Ministradas pelo Prof.Gert Schubring do Instituto de Didática da Matemática - Universidade de Bielefeld (Alemanha). 2004. (Outro).

11.
MIGUEL, A.. Coordenador de Sessão de Comunicação Científica do VI EBRAPEM. 2002. (Congresso).

12.
MIGUEL, A.. I Seminário Interdisciplinar do DEME/CEMPEM O Espaço e suas Representações. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ludmila Giardini Noronha. Provas Campinas: uma virada linguística na avaliação formativa. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Márcia Maria Bento Marim. Cálculo, história e jogos de linguagem. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Márcia Maria Bento Marim. AM[OU] : um estudo terapêutico-desconstrucionista de uma paixão. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Antonio Miguel.

2.
Marcos Luis Gomes. As práticas culturais de mobilização de histórias da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

3.
ELIANA DA SILVA SOUZA. Um Estudo Histórico-Pedagógico das Crenças de Futuros Professores do Ensino Fundamental Acerca do Ensino-Aprendizagem da Noção de Número Natural. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Miguel.

4.
ARLETE DE JESUS BRITO. Geometrias Não-Euclidianas: Um Estudo Histórico-Pedagógico. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Miguel.

Tese de doutorado
1.
Carolina Tamayo Osorio. Vení, vamos hamacar el mundo, hasta que se asuste: uma terapia do desejo de escolarização moderna. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Miguel.

2.
Diana Patrícia Ferreira de Santana. As formas do silêncio na vida e obra de Wittgenstein e na aprendizagem da matemática escolar?. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Antonio Miguel.

3.
Júlio Faria Corrêa. He War. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Antonio Miguel.

4.
Rejane Siqueira Julio. Jogos de linguagem [matemáticos] na profissão e na formação de engenheiros. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Antonio Miguel.

5.
Francis Roberta de Jesus. Indisciplina e transgressão na escola. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Antonio Miguel.

6.
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias. "Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo espectros imperiais?. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

7.
Guilherme Santinho Jacobik. ?Crianças e suas práticas socioculturais matemáticas: entre contextos escolares e extraescolares?. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

8.
Alexandre Silva. "Meritocracia, educação e matemática: um estudo relacional". 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

9.
Virgínia Cardia Cardoso. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre s educação matemática brasileira da primeira década do século XXI. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educaçãqo) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Antonio Miguel.

10.
Giácomo Augusto Bonetto. Uma constituição histórica (1965-1995) de práticas escolares mobilizadoras do objeto cultural ?função? na cidade de Campinas (SP). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

11.
Valéria de Carvalho. Mathematics Education and Society (MES): a constituição de uma comunidade de prática científica internacional. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

12.
Denise Silva Vilela. Matemáticas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na Educação Matemática. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Antonio Miguel.

13.
Gilda Lucia Delgado de Souza. Educação Matemática na CENP: um estudo histórico sobre condições institucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de prática. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

14.
Eliana da Silva Souza. A prática social do cálculo escrito na formação de professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Antonio Miguel.

15.
Maria Laura Magalhães Gomes. Quatro visões iluministas sobre a educação matemática: Diderot, D?Alembert, Condillac e Condorcet. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

16.
Flávio Francisco Orlandi. Aprendizagem matemática como produto de uma experiência definida. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Miguel.

17.
Wilson Pereira de Jesus. Educação matemática e filosofias sociais da matemática: um exame das perspectivas de Ludwig Wittgenstein, Imre Lakatos e Paul Ernest. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

18.
Roseli de Alvarenga Corrêa. A Educação Matemática na formação de professores indígenas: os professores Ticuna do Alto Solimões. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - UNICAMP, . Orientador: Antonio Miguel.

19.
CARLOS ROBERTO VIANNA. VIDAS E CIRCUNSTÂNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2000. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Antonio Miguel.

20.
Arlete de Jesus Brito. O quadrivium na obra de Isidoro de Sevilha. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio Miguel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francis Roberta de Jesus. Cultura Matemática em representações de crianças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação - UNICAMP. Orientador: Antonio Miguel.

Orientações de outra natureza
1.
Denise Silva Vilela. Estágio realizado na área ?Linguagens no Ensino das Ciências e Matemática? - PECIM. 2014. Orientação de outra natureza. (Pós-graduação Faculdade de Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antonio Miguel.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MIGUEL, A.; OLIVEIRA, S. R. . Triangular é preciso. Multimídia em formato vídeo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Multimídia).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:44:20