Adriana Eufrásio Braga Sobral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8042943225979510
  • Última atualização do currículo em 15/11/2014


Professora Adjunta I do Departamento de Fundamentos da Educação da Univesidade Federal do Ceará. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), Especialização em Avaliação pela Cátedra UNESCO e Universidade de Brasília, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Tem lecionado no Ensino Superior em disciplinas das áreas de Educação (Avaliação Educacional com ênfase na elaboração de instrumentos avaliativos, formação de professores), de natureza quantitativa (Estatística, Matemática), nas relacionadas às atividades de pesquisa (Metodologia do Trabalho Científico, Métodos e Técnicas de Pesquisas). Colaboradora do Banco Nacional de Itens do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Eufrásio Braga Sobral
Nome em citações bibliográficas
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Ensino, aprendizagem e prática avaliativa dos professores de Matemática, do ensino médio, da cidade de Fortaleza: uma abordagem fenomenológica., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Brendan Coleman Mc Donald.
Palavras-chave: Avaliação; Ensino; Aprendizagem; Prática avaliativa; Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1996 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Avaliação da inserção dos egressos dos cursos do SENAI frente à inserção no mercado de trabalho,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Raimundo Benedito do Nascimento.
Palavras-chave: Educação profissional; Avaliação; Egresso.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1997 - 1999
Especialização em Especialização Em Avaliação à Distância - UNESCO. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: O índice do clima sócio-emocional de Withall como indicador educacional na avaliação do desempenho docente.
Orientador: Neide Fernandes Monteiro Veras.
1985 - 1992
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente está no cargo de Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará para o período 2011-2013.

Vínculo institucional

1992 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidora técnico-administrativa
Outras informações
Vice coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida Psicoedagógica - LABPAM.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da diciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Departamento de Fundamentos da Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Colaboradora da disciplina Estatística Aplicada à Educação, do Departamento de Fundamentos da Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Departamento de Fundamentos da Educação e do cursos de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina Estatística Aplicada à Educação, do Departamento de Fundamentos da Educação do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista de ensino, Enquadramento Funcional: Bolsista de ensino, Carga horária: 4
Outras informações
Bolsista de ensino da disciplina POLÍTICAS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO do PROJETO DE ESPECIALIZAÇÃO ESCOLA DE GESTORES do Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista de ensino, Enquadramento Funcional: Bolsista de ensino, Carga horária: 4
Outras informações
Bolsista de ensino da disciplina ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL do curso de LIcenciatura em Matemática do Instituto UFC Virtual.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Docente da disciplina Legislação da Educação Superior (TGE022) do curso de Tecnologia em Gestão da Educação Superior da Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina Planejamento e Avaliação de Sistemas Educacionais, do Departamento de Fundamentos da Educação e do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Substituta das disciplinas: Estatística Aplicada à Publicidade e Pesquisa Mercadológica

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina Estatística Aplicada à Educação

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina Física Experimental

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada à educação
Trabalho de conclusão de curso
06/2011 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Avaliação
Outras informações
Realização de atividades de avaliação do Programa Um Computador por Aluno (UCA) no Estado do Ceará. As atividades do núcleo de Avaliação do UCA realizam-se através da parceira Ministério da Educação e Universidade Federal do Ceará.


Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Avaliação
Outras informações
Realização de atividades de elaboração, análise pedagógica e pré-testagem de itens para avaliação das dos conteúdos de leitura, escrita e matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental do Estado do Ceará do PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC).

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 4
Outras informações
Formadora no processo de Formação Continuada, destinado aos professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professora Eudes Veras, tendo desenvolvido o tema AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Avaliação
Outras informações
Participação nas atividades de pré-testagem do Banco Nacional de Itens para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Avaliação, Investigação e Medidas Educacionais coordenado pelo Dr. Wagner Bandeira Andriola.


Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado
Outras informações
Bolsista de Mestrado da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa com dissertação intitulada: Avaliação dos efeitos dos cursos de capacitação do SENAI frente à inserção dos egressos no mercado de trabalho na cidade de Fortaleza, defendida em novembro de 1999.


Faculdades Christus, FAP*, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora das disciplinas Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa, Matemática e Estatística.

Atividades

5/1998 - 12/2002
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Adminstração
Matemática
Metodologia do Trabalho Científico
5/1998 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Educação
Metodologia do Trabalho Científico

Faculdade Atheneu, FATE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Professora Colaboradora da disciplina AVALIAÇÃO E QUALIDADE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR do curso de Especialização em GESTÃO E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR.


Instituto de Ciências Religiosas, ICRE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da disciplina Metodologia de Pesquisa em Ciências da Religião do curso de Especialização em Ciências da Religião do Instituto de Ciências Religiosas (ICRE).


Instituto de Ensino Superior do Ceará, IESC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora das disciplinas: Estatística I, Estatística II, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Social I, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Social II, Matemática para Administração, Estatística Aplicada à Administração.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Oficina, Carga horária: 10

Atividades

4/2001 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Administração
Estatística Aplicada à Publicidade
Matemática
Metodologia do Trabalho Acadêmico

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora orientadora, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina Estatística Aplicada à Educação para o curso de Pedagogia em Regime Especial.

Atividades

3/2001 - 7/2002
Ensino, Especialização Em Metodologia do Ensino Fundamenta, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monografia
10/2000 - 11/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Educação


Projetos de pesquisa


2004 - Atual
Avaliação do desenvolvimento do nível de raciocínio formal em alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Adriana Eufrásio Braga Sobral - Coordenador / TROMPIERI FILHO, Nicolino. (Nicolino Trompieri Filho) - Integrante.


Membro de corpo editorial


2006 - 2006
Periódico: III Congresso Internacional emAvaliação Educacional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de Professores.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.


Idiomas


Francês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa2012CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Reflexões sobre instrumentos avaliativos. Vida e Educação (Fortaleza), v. 1, p. 17, 2012.

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga1999SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . O índice do clima sócio-emocional de Withall como um indicador educacional na avaliação do desempenho docente. Educação em Debate (CESA/UFC), Fortaleza, v. 2, n.38, p. 92-99, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEITE, Raimundo Hélio ; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; LIMA, Aline Maria Gomes . Diálogos em Avaliação Educacional. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 1. 311p .

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga (Org.) . Múltiplas dimensões em avaliação educacional. Fortaleza: Imprece Editorial, 2010. 529p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Ensino e avaliação em matemática: aspectos focais para formação de professores. In: SANTOS, Alice Nayara dos, TAHIM, Ana Paula de Oliveira e MARINHO, Gabrielle Silva. (Org.). Educação: perspectivas e reflexões contemporâneas. 1ed.Fortaleza: IMPRECE, 2012, v. , p. 117-127.

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Aplicação da redução fenomenológica na avaliação da concepção de ensino e aprendizagem de professores de matemática do ensino médio. In: Tânia Vicente Viana; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca; Adriana Eufrásio Braga Sobral. (Org.). Múltiplas dimensões em avaliação educacional. Fortaleza: Imprece, 2010, v. , p. 23-529.

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . O papel da avaliação educacional no contexto dos sete saberes necessários à educação para o futuro. In: Secretaria da Educação Básica do Ceará. (Org.). A gestão pedagógica e o desempenho escolar. 1ed.Fortaleza: Edições SEDUC, 2005, v. 1, p. 3-100.

4.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . A avaliação educacional e os sete saberes necessários à educação do futuro. In: Brendan Coleman Mc Donald. (Org.). Esboços em Avaliação Educacional. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2003, v. 1, p. 11-168.

5.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; SILVA, Joan Cristina Rios da . O método crítico de Horkheimer e Adorno. In: José Anchieta Esmeraldo Barreto; Rui Verlaine Oliveira Moreira. (Org.). Imaginando erros. Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, 1997, v. 1, p. 1-208.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; TROMPIERI FILHO, Nicolino ; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; MENEZES, Lídia de Azevedo ; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos . CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD UNESCO: formação docent. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2013. v. 1.

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; POMPEU, Maritana Marília Eufrásio Braga . ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS EM MATEMÁTICA: ASPECTOS RELEVANTES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD UNESCO: formação docent. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2013. v. 1.

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; MENEZES, Lídia de Azevedo ; SILVA, Maria Auricélia . TELEVISÃO E INTERNET COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD UNESCO: formação docent. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2013. v. 1.

4.
CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; MENEZES, Lídia de Azevedo ; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos . SADEJ: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. Anais do XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SIPD UNESCO: formação docent. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2013. v. 1.

5.
CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; MENEZES, Lídia de Azevedo ; Nicolino Trompieri Filho . (RE)CONSTRUINDO OS SENTIDOS DO CURRÍCULO NA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO: VERIFICA-SE OU AVALIA-SE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, 2013, Mossoró (RN). Currículos, Aprendizagens, Saberes, 2013. v. 1.

6.
MENEZES, Lídia de Azevedo ; Nicolino Trompieri Filho ; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO-MÉDIO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES EM UNIVERSIDADE PÚBLICA, CEARÁ. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, 2013, Mossoró (RN). Currículos, Aprendizagens, Saberes. Mossoró: E-book, 2013.

7.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima ; VIANA, Tânia Vicente . Aplicação da redução fenomenológica na avaliação da concepção de ensino e aprendizagem de professores de matemática do ensino médio. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza: Imprece Editorial, 2010. p. 33-264.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Inovação tecnológica versus paradigma de avaliação: dificuldades no ensino de Matemática. In: IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2008, Fortaleza. IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Fortaleza: IMPRECE Impressora do Ceará Ltda, 2008. p. 01-270.

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Avaliação da aprendizagem e o ensino de Matemática. In: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2006, Fortaleza. III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006. p. 01-227.

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Avaliação dos efeitos dos cursos de capacitação do SENAI frente à inserção dos egressos no mercado de trabalho na cidade de Fortaleza. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, São Cristóvão. Educação, Pesquisa e Diversidade Regional, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos ; MENEZES, Lídia de Azevedo . TELEVISÃO E INTERNET COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Journal of Modern Education Review, 2014.

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa ; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos ; TROMPIERI FILHO, Nicolino ; MENEZES, Lídia de Azevedo . CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Journal of Modern Education Review, 2014.

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Possíveis instrumentos para a realização da avaliação formativa no ensino superior. Revista Expressão Católica, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Ciclo de palestras: Avaliação formativa no ensino superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; LIRA, Jéssica . A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALIADO À AFETIVIDADE DESCRITA EM WALLON, NA OBSERVAÇÃO DE DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; SANTOS, Mônica Barbosa dos . PROJETO SHINE(LUZ) : CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM NOVO CONTEXTO SOCIAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; COSTA, Helen Cristina Vieira . JOGOS,BRINCADEIRAS E A GRAMÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; SILVA, Antônia Bruna da . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ELABORAÇÃO DE ITENS PARA A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO EDUCANDO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; LIMA, Nágila Rabelo de . DIFICULDADES EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Avaliação da Aprendizagem e o Ensino de Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Elaboradora e avaliadora de itens de Matemática para o Ensino Médio do INEP. 2010.

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Pré-testagem de itens para o Banco Nacional de Itens do INEP. 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; TROMPIERI FILHO, Nicolino ; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa . Debate sobre avaliação do processo ensino-aprendizagem realizado na Rádio Universitária da Universidade Federal do Ceará. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; TROMPIERI FILHO, Nicolino . Apresentação sobre repositório de objetos educacionais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; TROMPIERI FILHO, Nicolino . Seminário Integrador III. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso semipresencial da Universidade Aberta do Brasil (UaB)).

2.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; TROMPIERI FILHO, Nicolino . Pesquisa e prática pedagógica I: metodologia da pesquisa cient[ifica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso semipresencial da Universidade Aberta do Brasil (UaB)).

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga . Evento de Elaboração de Itens. 2010. (Elaboração de Itens de Matemática para o Ensino Médio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIANA, Tânia Vicente; LEITE, Débora Lúcia Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de Andréia Vieira de Mendonça. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: um estudo de ensino regular, anos iniciais do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Fortaleza, Secretaria Executiva Regional II (SER II). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

2.
TROMPIERI FILHO, Nicolino; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; CUNHA, Simone Trindade. Participação em banca de Dogival Alencar da Silva. Nível do desenvolvimento do pensamento formal e desempenho em português e matemática no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; LIMA, M. A. M.; TASSIGNY, M. M.. Participação em banca de Carla Dornelles da Silva. Avaliação da gestão escolar: abordagem institucional e psicodinâmica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
LIMA, Marcos Antônio Martins; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; NEVES, Sinara Mota. Participação em banca de Gabrielle Silva Marinho. Educação profissional no sistema "S" : avaliação dos programas educacionais em Fortaleza-Ceará. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; TROMPIERI FILHO, Nicolino; CUNHA, Simone Trindade. Participação em banca de Francesca Danielle Gurgel dos Santos. Impactos gerados pelo sistema permanente de avaliação da educação básica do estado do Ceará (SPAECE) na melhoria do ensino aprendizagem no Ensino Médio.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
TROMPIERI FILHO, Nicolino; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; BEZERRA, José Arimatéa Barros; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; ROCHA, Ariza Maria. Participação em banca de Basílio Rommel Almeida Fechini. Avaliação da memória e exercício: a influência da prática de atividade física na memória visuomotora e visual de idosos em Canindé-Ceará. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, Marcos Antônio Martins; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; CUNHA, Simone Trindade. Participação em banca de ANDREA MOURA DA COSTA SOUZA. AVALIACAO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES: ESTUDO DE ESTAGIO PROBATORIO 2009-2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

2.
LIMA, Marcos Antônio Martins; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; CUNHA, Simone Trindade. Participação em banca de Gabrielle Silva Marinho. Avaliação de programas de educação profissional: paradigma conceitual aplicável em instituições do Sistema "S" em Fortaleza - CE.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

3.
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; Nicolino Trompieri Filho. Participação em banca de Lídia Azevedo de Menezes. Formação inicial de professores para avaliação de ensino-aprendizagem na educação básica: estudo comparativo na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral (CE).. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
Nicolino Trompieri Filho; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; BEZERRA, José Arimatéa Barros. Participação em banca de Basílio Rommel Almeida Fechini. Avaliação da memória visuo-motora e exercício: a influência da prática de atividade física sistematizada e não sistematizada e da não prática desta na memória de idosos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
VIANA, Tânia Vicente; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; ALENCAR, Maristela Lage; MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Participação em banca de Tereza Liduína Gregório Fernandes. Capacidades silentes: avaliação educacional diagnóstica de altas habilidades com alunos com surdez. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; VERAS, Neide Fernandes Monteiro; Nicolino Trompieri Filho. Participação em banca de Débora Aldyane Barbosa Carvalho. Perspectivas do sistema de avaliação de desempenho escolar do município de Jaguaruana (SADEJ) para a prática pedagógica docente e aprendizagem discente no período de 2011 e 2012.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de Ana Jéssica Gomes Ribeiro.O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
TROMPIERI FILHO, Nicolino; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; VIANA, Tânia Vicente. Participação em banca de Gilberto Emerson Nobre Sampaio.Estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas de alunos do curso de Pedagogia da UFC. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima; RIBEIRO, Ana Paula Medeiros. Participação em banca de Alanna Oliveira Pereira Carvalho.Avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa: contribuições para possíveis intervenções pedagógicas no município de Horizonte - Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

4.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Participação em banca de Edilane Costa Lopes.A funcionalidade de ações educacionais no desenvolvimento da educação básica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

5.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; TROMPIERI FILHO, Nicolino; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Participação em banca de Antônia Bruna da Silva.O processo de elaboração de itens para a avaliação do rendimento escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

6.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de David Herculano da Silva.Estilos de Administração: uma abordagem das teorias X e Y. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

7.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de Ricardo Sucupira de Arruda.Responsabilidade Social nas Organizações: uma Análise do BankBoston. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

8.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de Marcos Vasconclos Correia.A Importância da Comunicação em Marketing como Fator Gerador de Demanda para a Empresa Doce Marrom na cidade de Fortaleza. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

9.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de Marinelly Lima Elisiário.Qualidade de vida no trabalho:estudo de caso dos profissionais de ensino da escola de ensino fundamental e médio Juarez Távora.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Christus.

10.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de Karla Magalhães Rolim.Satisfação do cliente: um estudo de caso no Restaurante Estoril.. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Christus.

11.
SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga. Participação em banca de Danúzio Weliton Gomes da Silva.Executando a comunicação mercadológica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Christus.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Mendes, Olenir Maria; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; ARAÚJO, Edineide Jezine Mesquita. Comissão julgadora do concurso público do magistério superior do setor de estudos Avaliação Educacional, classe adjunto I, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). 2012. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Outras participações
1.
CASTRO FILHO, José Aires de; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; SANTANA, José Rogério. Reconhecimento de título de mestre obtido no exterior pela aluna Maria Veirislene Lavor Sousa. 2010. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Avaliação dos Orientadores de Estudo do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC), polo Iguatu, Ceará.. 2014. (Congresso).

2.
I Seminário Nacional de Articulação entre Formação Inicial e Continuada nas licenciaturas - PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO O.Exposição sobre Caderno II - Formação das juventudes, participação e escola.. 2014. (Seminário).

3.
IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente. SADEJ: Uma proposta de avaliação para a gestão da educação. 2013. (Congresso).

4.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Elaboração de instrumentos avaliativos em Matemática: aspectos relevantes para o processo de aprendizagem. 2013. (Congresso).

5.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Televisão e internet como recursos pedagógicos no ensino fundamental. 2013. (Congresso).

6.
IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente.Currículo como construção da identidade docente na formação de professores e profissionalização docente para a educação básica. 2013. (Seminário).

7.
Seminário de Introdução ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará.Apresentação do Departamento de Fundamentos da Educação. 2012. (Seminário).

8.
Oficina de elaboração de itens para o BNI (INEP/UFC).Oficina de elaboração de itens para o BNI (área////; matemática e suas tecnologias). 2012. (Oficina).

9.
Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará.A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALIADO À AFETIVIDADE DESCRITA EM WALLON, NA OBSERVAÇÃO DE DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM.. 2011. (Encontro).

10.
Encontros de Práticas Docentes da Universidade Federal do Ceará.PROJETO SHINE(LUZ) : CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM NOVO CONTEXTO SOCIAL. 2011. (Encontro).

11.
Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará.JOGOS,BRINCADEIRAS E A GRAMÁTICA. 2011. (Encontro).

12.
Encontro de Iniciação à Pesquisa.A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ELABORAÇÃO DE ITENS PARA A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO EDUCANDO. 2011. (Encontro).

13.
Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará.DIFICULDADES EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Encontro).

14.
Evento de Elaboração de Itens.Elaboradora e avaliadora de itens de Matemática para o Ensino Médio do INEP. 2010. (Oficina).

15.
II Encontro de Docência no Ensino Superior.Avaliadora de trabalhos apresentados na modalidade oral. 2010. (Encontro).

16.
Capacitação de Colaboradores do Banco Nacional de Itens do INEP.Capacitação de Colaboradores do Banco Nacional de Itens do INEP. 2010. (Outra).

17.
IV Congresso Internacional de Avaliação. Inovação tecnológicas versus paradigma da educação: dificuldades no ensino de Matemática. 2008. (Congresso).

18.
IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Coordenação de sessão de apresentação de trabalhos. 2008. (Congresso).

19.
Mini curso - FUNDAMENTOS DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. 2008. (Outra).

20.
III Congresso Internacional de Avaliação Educacional. Ensino, prendizagem e Prática avaliativa dos professores de Ensino Médio nas escolas de Fortaleza. 2006. (Congresso).

21.
I Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2004. (Congresso).

22.
34ª Reunião Regional da Associação Brasileira de Estatística. 2002. (Outra).

23.
Fórum LDB - Educação e Cultura: os novos rumos do ensino no Ceará. 1998. (Seminário).

24.
O trabalho como princípio educativo em Antonio Gramsci. 1997. (Seminário).

25.
A pesquisa com família na perspectiva de programas de intervenção. 1996. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rita de Fátima Muniz. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EXTERNA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO ESTADO DO CEARÁ E OS POSSÍVEIS IMPACTOS DE TAIS AVALIAÇÕES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA. DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: um estudo sobre as práticas avaliativas no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

3.
Josilda da Cruz Silivera. AS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DECORRENTES DAS MUDANÇAS CURRICULARES ADVINDAS DA PROPOSTA DO ENEM DE 2009, EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

4.
Liduína Lopes Alves. Avaliação do Ensino Aprendizagem -aprendizagem na Matemática: o caso da SEARA da Ciência (UFC). Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Euzimar Nunes Rodrigues. Avaliação da tecnologia assistiva na sala de recursos multifuncionais: estudo de caso em Fortaleza - Ceará.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

2.
Débora Aldyane Barbosa Carvalho. O sistema de avaliação do desempenho escolar de Jaguaruana (CE) - SADEJ - para a prática pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

3.
Lúcio Soares e Silva Júnior. Avaliação do uso de objetos de aprendizagem em abordagem multidisciplinar: estudo de caso em duas escolas municipais de Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thiago Balduino Caldeira. EDUCOMUNICAÇÃO O ENTRETENIMENTO COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E ENSINO EM SALA DE AULA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias da Comunicacao) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

2.
Sabrina de Oliveira. O processo de comunicação através da moda no filme O Diabo Veste Prada. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias da Comunicacao) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

3.
Isathai Morena do Vale Coelho Costa Silva. ANDRAGOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias da Comunicacao) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edilane Costa Lopes. A funcionalidade de ações educacionais no desenvolvimento da educação básica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

2.
Antônia Bruna da Silva. O processo de elaboração de itens para a avaliação do rendimento escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

3.
Alanna Oliveira Pereira Carvalho. Avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa: contribuições para possíveis intervenções pedagógicas no município de Horizonte - Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

4.
Rogério Sena do Rego. Planejamento orçamentário. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

5.
Weliton Gomes da Silva. Executando a Comunicação Mercadológica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

6.
Karla de Magalhães Rolim. Satisfação do Ciente: um estudo de caso no Restaurante Estoril. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.

7.
Marinelly Lima Elisiário. Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso dos profissionais de ensino da Escola de Ensino Fundamental e Médo Juarez Távora. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto para o Desenvolvimento da Educação. Orientador: Adriana Eufrásio Braga Sobral.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LEITE, Raimundo Hélio ; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga ; LIMA, Aline Maria Gomes . Diálogos em Avaliação Educacional. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2014. v. 1. 311p .



Outras informações relevantes


Aprovação (2ª colocação) em concurso público de provas e títulos para magistério do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), área de estudo: FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. Edital de homologação do resultado final publicado no Diário Oficial da União, Nº 195, seção 3, de 13 de outubro de 2009.


Aprovada em seleção para professor substituto do setor de estudo Estatística Aplicada à Publicidade, do Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia, conforme ata de 9 de agosto de 2000.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/11/2014 às 4:19:21