Lúcia Cristina Cavalcante da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8741571562932895
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Graduada em Psicologia (1994), mestra em Psicologia (1999) e doutora em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento (2015) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora adjunta I, diretora da Faculdade de Psicologia, coordenadora do Curso de Psicologia, membro-presidente do Núcleo docente estruturante (NDE) e membro do Núcleo de estudos em Psicologia escolar e desenvolvimento da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Foi coordenadora adjunta do Curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA) (2003-2004), membro do NDE do Curso de Psicologia da UNAMA (2008-2009 / 2015-2017) , coordenadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Psicologia (2008-2014), membro do Conselho Superior de Ensino, pesquisa e extensão da UNAMA (2008-2009), Coordenadora do Comitê de ética da UNAMA (2016-2017) e assessora técnica da Comissão Própria de avaliação da Faculdade Metropolitana da Amazônia (2015-2016). Tem experiência de pesquisa na área de Psicologia Educacional e Escolar (Aprendizagem e Desempenho Acadêmico), Psicologia da Saúde e Psicologia experimental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcia Cristina Cavalcante da Silva
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, Lúcia C.;SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB).
Avenida dos ipês, s/n. Loteamento Cidade Jardim
Nova Marabá
68507590 - Marabá, PA - Brasil
Telefone: (94) 21017116
Ramal: 94
Fax: (94) 21017121
URL da Homepage: http://www.unifesspa.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS E COMPORTAMENTO ALIMENTAR APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Eleonora Arnaud Pereira Ferreira.
1995 - 1999
Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Tipo de Elemento e Desempenho em Tarefas de Contagem,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Contagem; Tipo de elemento; conjunto; Crianças.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1994
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Oficina de Inclusão Digital e Acessibilização de Conteúdo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Mini Curso sobre Grupo Focal. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
2014 - 2014
Mediação Judicial. (Carga horária: 40h).
Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Atualização em Transtornos de Ansiedade. (Carga horária: 20h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2013 - 2013
História e historiografia da Psicologia. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador I, Carga horária: 10
Outras informações
PROFESSORA FORMADORA 1 DOS CURSO DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA

Atividades

07/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado III (Educação Especial e Inclusiva),
01/2015 - 01/2015
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado III (Educação Especial e Inclusiva),
05/2014 - 05/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento psicossocial na adolescência
07/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento
01/2013 - 01/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado III (Educação Especial e Inclusiva),
01/2013 - 01/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem

Faculdade Metropolitana da Amazônia, FAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Psicologia (Curso de Administração, de Ciências contáveis e Direito) Psicologia Organizacional (Curso de Administração, de Ciências contáveis e CST Radiologia) Psicologia do esporte (Curso de Educação Física) Fundamentos de psicológicos e Serviço Social (Curso de Serviço Social)

Atividades

02/2014 - 08/2017
Ensino, Bacharelado em Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos psicológicos e Serviço Social
08/2013 - 08/2017
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Metodologia científica
08/2013 - 08/2017
Ensino, Bacharelado em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do esporte
08/2013 - 08/2017
Ensino, Bacharelado em administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Psicologia Organizacional
08/2013 - 12/2016
Ensino, Ciências contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
Psicologia Organizacional
08/2013 - 08/2016
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
03/2015 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação, .

Cargo ou função
Assessora técnica da Comissão Própria de avaliação da Faculdade Metropolitana da Amazônia (2015-2016).
02/2014 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, NADOC, .

Cargo ou função
Assessora de avaliação de planos de ensino e provas regimentais.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de graduação (PARFOR- IFPA)

Atividades

01/2012 - 06/2012
Ensino, Licencitaura em informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Instituto de Ensino Superior do Amapá, IESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação

Atividades

09/2004 - 09/2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Procedimentos Psicopedagogicos: métodos e técnicas de avaliação

Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

11/2016 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa.
02/2015 - 08/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Psicologia.
02/2015 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Membro da Comissão ENADE do Curso de Psicologia.
02/2015 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão ENADE.
04/2010 - 08/2017
Ensino, Especialização em Psicologia Jurídica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científica
05/2008 - 08/2017
Ensino, Especialização em Psicopedagogia Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Bases teóricas da Metodologia científica
Educação Matemática e Psicopedagogia
4/1997 - 08/2017
Ensino, Curso de Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fenômenos e processos psicológicos básicos 1
Formação Profissional Interdisciplinar
Fundamentos de Pesquisa em Psicologia
História da Psicologia
Metodologia científica
Pesquisa em Psicologia
Prática Integrativa 1
Processos Psicólogicos Básicos
Psicologia da Percepção
Psicologia experimental
Psicologia Geral e Experimental
Técnica de Pesquisa em Psicologia I
Técnicas de Pesquisa em Psicologia II
Teorias e Sistemas
Trabalho de Graduação
Trabalho do Conclusão de Curso I
Trabalho do Conclusão de Curso II
08/2008 - 08/2016
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Supervisão/Coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia dos Distúrbios alimentares
05/2009 - 12/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia.
02/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CONCCBS), .

Cargo ou função
Conselheira.
12/2008 - 12/2009
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), .

Cargo ou função
Conselheira representante docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
12/2008 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Conselheira.
12/2007 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CONCCBS), .

Cargo ou função
Conselheira.
01/2001 - 02/2004
Ensino, Pedagogia (Programa de Interiorização), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia da Educação
Psicologia Educacional e da Aprendizagem
06/2003 - 01/2004
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Curso de Psicologia (Bacharelado / Formação de psicólogo).
02/2003 - 06/2003
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral e da Saúde
08/2002 - 06/2003
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia II
03/1998 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia do Educação e da Aprendizagem

Escola Arapitanga, ARAPITANGA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ed. Básica - Educação Especial, Carga horária: 20


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador I, Carga horária: 10
Outras informações
Professora Formadora 1 - PARFOR UFRA

Atividades

08/2014 - 08/2014
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
01/2014 - 01/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Psicologia (FAPSI), .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Psicologia.
03/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Psicologia (FAPSI), .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia.
04/2018 - 08/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de pesquisa em Psicologia II
Fundamentos teóricos em Psicologia II - Comportamentalismo
TCC 2
03/2018 - 06/2018
Direção e administração, Faculdade de Ciências da Saúde e Biológicas (FACISB), .

Cargo ou função
Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Biológicas.
10/2017 - 06/2018
Direção e administração, Faculdade de Ciências da Saúde e Biológicas (FACISB), .

Cargo ou função
Presidente da comissão de organização para a avaliação do Curso de Psicologia pelo Ministério da Educação (MEC).
10/2017 - 03/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de pesquisa em Psicologia I
Psicologia do desenvolvimento I - Infância e adolescência
Tópicos especiais em Psicologia VII (Análise aplicada do Comportamento)
TCC 1


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Fatores motivadores para a evasão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)
Descrição: O projeto de pesquisa ?Fatores motivadores para a evasão na Unifesspa? pretende investigar os aspectos motivadores para o ingresso e evasão dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Química da referida universidade na perspectiva de discentes evadidos e regulares. A metodologia empregada será quanti-quali, sendo usado o "Questionário de diagnóstico da evasão da Unifesspa" para a coleta de dados. Este instrumento foi construído pelos pesquisadores e visa obter dados sociodemográficos e acadêmicos dos participantes, bem como informações sobre os aspectos motivadores para a escolha e a evasão de seus cursos. A coleta ocorrerá em duas fases, na primeira serão entrevistados os discentes evadidos no ano de 2015 e a segunda aqueles que ingressaram em 2015 e mesmo com a situação regular nestes cursos se declararem propensos a evasão. A análise dos dados quantitativos ocorrerá com uso da estatística descritiva e dos qualitativos por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Espera-se que os resultados encontrados possam ampliar o conhecimento sobre a evasão no Ensino Superior Público da Região Norte do Brasil, bem como fornecer subsídios para a construção de políticas institucionais voltadas à permanência e conclusão do Ensino Superior na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O período de realização da pesquisa está previsto para um ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Integrante / Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Coordenador / Lidiane Neves Rodrigues - Integrante / Carolina Cristina Matos de Carvalho - Integrante.
2012 - 2014
Variaveis controladoras do comportamento alimentar antes e depois da cirurgia bariátrica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Coordenador / Lorena Furtado Falcão - Integrante / Bianca Leão de Oliveira - Integrante / Karolina Cunha - Integrante.
2010 - 2012
AUTOCONTROLE DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM SITUAÇÕES DE ALTO RISCO DE RECAÍDA EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA
Descrição: Doença crônica não-transmissível de etiologia multifatorial, a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo e é identificada, em geral, pela medição do Índice de Massa Corpórea (IMC). Este índice estabelece seis tipos de classificação, dentre elas, a obesidade classe III ou obesidade mórbida (IMC ≥ 40 kg/m2). Os índices de insucesso no manejo clínico da obesidade mórbida e suas graves comorbidades têm levado com que as chamadas cirurgias bariátricas ou antiobesidade se constituam em uma indicação terapêutica cada vez mais frequente, produzindo um aumento significativo no número de cirurgias bariátricas realizadas no mundo e no Brasil. Embora, estas cirurgias sejam consideradas a forma mais eficaz para produzir perda rápida de peso, há relatos na literatura de indivíduos que após um período de tempo voltam a engordar e até mesmo retornam ao peso tido antes da cirurgia, além do aparecimento ou/ e intensificação de transtornos psicológicos, como a depressão, a anorexia e a bulimia. Por outro lado, há relatos de casos bem sucedidos, nos quais os indivíduos adquirem e fortalecem hábitos alimentares saudáveis. Esta grande variabilidade intrasujeito nos resultados obtidos no período pós-cirúrgico mais prolongado demanda a realização de investigações com ambos os casos. Entretanto, a literatura, partindo de um enfoque patogênico, tem enfocado apenas os casos mal sucedidos, embora, há pelo menos 30 anos na área da Saúde venham sendo desenvolvidas pesquisas a partir de um outro paradigma, o paradigma da salutogênese. A presente pesquisa pretende conhecer, descrever e catalogar os comportamentos de autocontrole do comportamento apresentados por indivíduos adultos submetidos à cirurgia bariátrica, que conseguiram estabelecer novos e adequados hábitos alimentares no período pós-operatório prolongado (após dois anos da cirurgia), em situações de alto risco de recaída, visando socializar estas estratégias com profissionais que atendem indiv.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Coordenador / Bernardo Dutra Rodrigues - Integrante / Anne Silva Lisboa da Costa - Integrante / Thiago Leite Pavão - Integrante / Marcos Saraiva dos Santos - Integrante / Diego Wesley Vasconcelos de Moraes - Integrante.Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Obesidade e Análise do Comportamento: o "estado da arte" da produção científica brasileira (1972-2004)
Descrição: O presente trabalho pretende historiar, sintetizar e analisar a produção científica brasileira da Análise do Comportamento acerca do tema obesidade, visando construir o ?estado da arte? das investigações realizadas por esta abordagem psicológica, possibilitando assim a indicação dos caminhos de pesquisa já trilhados e o respectivo status de conhecimento construído, bem como a indicação de caminhos a trilhar na investigação do fenômeno. A pesquisa ?estado da arte? ou ?estado do conhecimento? é definida como uma pesquisa de caráter bibliográfico que inventaria e analisa o estado da produção científica de uma dada área de pesquisa acerca de um determinado tema. Os procedimentos metodológicos a serem usados estão divididos nas seguintes etapas: 1. localização das fontes, através de levantamento bibliográfico realizado em bases de dados eletrônicas (Plataforma Lattes do CNPq, Index Psi, Scielo; Biblioteca de teses e dissertações da USP dentre outras) e convencionais (bibliotecas); 2. Leitura completa de cada fonte localizada; 3. Identificação e caracterização dos elementos constituintes de cada fonte: a) dados bibliográficos da fonte: autor, instituição de origem, ano, título, tipo de trabalho, veiculo de publicação, local; b) dados da pesquisa: problema de pesquisa, objetivos, referencial teórico, metodologia (tipo de pesquisa, fontes e/ou sujeitos, técnicas de coleta e análise de dados); resultados e análise/discussão teórica dos mesmos; 4. Identificação e caracterização de questões conceituais e metodológicas privilegiadas nos estudos, das principais conclusões, das linhas de pesquisa estabelecidas, dos grupos de pesquisa, instituições envolvidos e dos principais veículos de divulgação do conhecimento produzido. A análise dos resultados será feita através da comparação dos dados de pesquisa das fontes analisadas e do estabelecimento de relações com os pressupostos, teorias e conceitos elaborados pela Análise do Comportamento acerca do comportamento dos organismos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Coordenador / Bruna Menezes Castro dos Santos - Integrante / Rebeca Pereira Cabral - Integrante.Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
1999 - 2000
Analise do Comportamento aplicada ao ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos
Descrição: O projeto aprofundou questões de pesquisa levantandas pelo projeto "Dificuldades de aprendizagem (1997-1998)"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Integrante / João dos Santos Carmo - Integrante / Rosana Mendes Éleres de Figueiredo - Integrante / Romariz da Silva Barros - Coordenador.Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7
1997 - 1998
Dificuldades de aprendizagem: o instrumental da Análise do comportamento na aquisição de leitura, escrita e conceitos matemáticos
Descrição: O projeto de pesquisa investigou as relações organismo-ambiente envolvidas na instalação e manutenção de comportamentos que dificultam a aquisiçao de repertórios de leitura, escrita e conceitos matemáticos. O projeto foi dividido em vários subprojetos que coletram dados com crianças de escolas públicas de Ensino Fundamental na cidade de Belém-Pa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Integrante / João dos Santos Carmo - Coordenador / Rosana Mendes Éleres de Figueiredo - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante.Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 4


Projetos de extensão


2017 - Atual
Infância e adolescência em situação de acolhimento institucional
Descrição: O projeto de extensão pretende conhecer as características da população atendida pelo Espaço de Acolhimento Provisório da Cidade de Marabá. Para tanto será realizada a caracterização das crianças e adolescente atendidas a partir de analises documentais e entrevistas com os funcionários da instituição de acolhimento. Os objetivos específicos do projeto serão: 1) caracterizar o perfil das crianças e dos adolescentes e de suas famílias; 2) identificar os dados sobre a saúde das crianças e dos adolescentes; 3) assinalar o (s) motivo (s) que justificou (aram) o acolhimento da criança ou do adolescente na instituição; 4) verificar se há a permanência de irmãos/ães na mesma instituição ou em outras do gênero; 5) quantificar a quantidade de vezes em que deu entrada na instituição; 6) averiguar a idade da criança ou adolescente à entrada atual; 7) mensurar o tempo de permanência da criança ou do adolescente sob os cuidados da instituição de acolhimento; 8) identificar a ocorrência de visitas de pessoa da família e/ou rede de apoio e 9) analisar o destino no pós-acolhimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Coordenador / Luciana Bezerra de Souza Gianasi - Integrante / Mayara Barbosa Sindeaux Lima - Integrante / Normando José Queiroz Viana - Integrante.Número de orientações: 1


Outros Projetos


2018 - 2018
Monitoria da disciplina Psicologia Experimental do curso Psicologia
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva - Coordenador / Ayrk Lira - Integrante / Caio maximino de oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Distúrbios Psicossomáticos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, LANA CRISTINA CARDOSO DE OLIVEIRA2015MARTINS, LANA CRISTINA CARDOSO DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ELEONORA ARNAUD PEREIRA ; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA ; ALMEIDA, FLÁVIA PINHO . Seguimento de Regras Nutricionais em Crianças com Excesso de Peso. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 31, p. 33-41, 2015.

2.
RODRIGUES, B. D.2010RODRIGUES, B. D. ; NASCIMENTO, G. S. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; CARVALHO NETO, M. B. . Efeitos da punição de uma classe de respostas usando diferentes dimensões e intensidades do jato de ar quente. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 04, p. 01-16, 2010.

3.
Silva. Lia C. S.2005Silva. Lia C. S. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . O processo de orientação de projetos de pesquisa na graduação: problemas e desafios. Lato & Sensu (UNAMA), v. 6, p. 48-52, 2005.

4.
PAIXÃO, C. J.2003PAIXÃO, C. J. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; PAIXAO, L. C. C. ; SANTOS, I. B. M. . Notas sobre indagar e planejar na ciência: passos para a educação científica do graduando. Lato & Sensu (UNAMA), Belém/PA, v. 4, p. 142-148, 2003.

5.
MONTEIRO, C. T.2002MONTEIRO, C. T. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . A importância da pesquisa para a formação do psicólogo. Lato & Sensu (UNAMA), UNAMA - Belém, v. 4, p. 41-45, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Obesidade e Análise do Comportamento. Belém: UNAMA, 2009. v. 1. 198p .

2.
FIGUEIREDO, R. M. É. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; SOARES, U. R. ; BARROS, R. S. . Ensino da Leitura, escrita e conceitos matemáticos: exercícios de Análise do Comportamento. 1. ed. Belém: UNAMA, 2000. v. 1. 243p .

3.
CARMO, J. S. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; FIGUEIREDO, R. M. É. . Dificuldades de Aprendizagem: o instrumental da Análise do Comportamento no Ensino de Leitura, Escrita e Conceitos Matemáticos. 1. ed. Belém: Universidade da Amazônia, 1999. v. 1. 163p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.; GALVÃO, O. F. . Formação de professores: um caminho para viabilizar a análise do comportamento na educação. In: Luiz Carlos Albuquerque. (Org.). Estudos do comportamento. 1ed.Belém: EDUFPA, 2005, v. 1, p. 63-81.

2.
CAVALCANTE, Lúcia C.; GALVÃO, O. F. . Tipo de elemento e desempenho em tarefas de contagem. In: Rosana Mendes Eleres de Figueiredo; Lúcia Cavalcante da Silva; Ubiracy Rodrigues Soares; Romariz da Silva Barros. (Org.). Ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos: exercícios de Análise do Comportamento. 1ed.Belém: UNAMA, 2001, v. 1, p. 89-143.

3.
GARCIA, A. P. ; MONTELES, K. M. C. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . A importância da educação infantil na aquisição dos pré-requisitos básicos para a aprendizagem da leitura e da escrita. In: Rosana Mendes Éleres de Figueiredo; Lúcia Cristina Cavalcante da Silva; Ubiracy Rodrigues Soares; Romariz da Silva Barros. (Org.). Ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos: exercícios de Análise do Comportamento. 1ed.Belém: UNAMA, 2001, v. 1, p. 157-176.

4.
AZEVEDO, M. R. S. ; ALVES, R. C. F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Análise dos livros didáticos de Língua portuguesa em uma visão da Análise Experimental do Comportamento. In: Rosana Mendes Eleres de Figueiredo; Lúcia Cristina Cavalcante da Silva; Ubiracy Rodrigues Soares; Romariz da Silva Barros. (Org.). Ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos: exercícios de Análise do Comportamento. 1ed.Belém: UNAMA, 2001, v. 1, p. 177-216.

5.
LIMA, E. S. ; PICANÇO, R. C. F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Análise da produção de erros em Bateria de teste para verificação de repertório para a aprendizagem da leitura e da escrita. In: Rosana Mendes Éleres de Figueiredo; Lúcia Cristina Cavalcante da Silva; Ubiracy Rodrigues Soares; Romariz da Silva Barros. (Org.). Ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos: exercícios de Análise do Comportamento. 1ed.Belém: UNAMA, 2001, v. 1, p. 217-231.

6.
CARVALHO, A. F. ; ORIHASHI, M. F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Adequações das atividades dirigidas: proposta a alunos com necessidades especiais. In: João dos Santso Carmo; Lucia Cristina Cavalcante da Silva; Rosana Mendes Éleres de Figueiredo. (Org.). Dificuldades de aprendizagem no ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos. 1ed.Belém: Unama, 1999, v. 1, p. 22-31.

7.
CARMO, J. S. ; FIGUEIREDO, R. M. É. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Análise descritiva dos componentes envolvidos no comportamento de contar: opinião de professores do Ensino fundamental. In: João dos Santos Carmo; Lucia Cristina Cavalcante da Silva; Rosana Mendes Eleres de Figueiredo. (Org.). Dificuldades de aprendizagem no ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos. 1ed.Belém: UNAMA, 1999, v. 1, p. 33-41.

8.
GARCIA, A. P. ; LIMA, E. S. ; MONTELES, K. M. C. ; PICANÇO, R. C. F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; CARMO, J. S. . Instrumento de avaliação do repertório básico para a alfabeticazação (IAR): uma proposta de adequação à realidade paraense. In: João dos Santos Carmo; Lúcia Cristina Cavalcante da Silva; Rosana Mendes Eleres de Figueiredo. (Org.). Dificuldades de aprendizagem no ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos. 1ed.Belém: UNAMA, 1999, v. 1, p. 132-140.

9.
LEMOS, A. C. C. ; ESTÁCIO, D. G. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Ensino do uso correto das quatro formas do "porquê" via pareamento de acordo com o modelo. In: João dos Santos Carmo; Lúcia Cristina Cavalcante da Silva; Rosana Mendes Eleres de Figueiredo. (Org.). Dificuldades de aprendizagem no ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos. 1ed.Belém: Unama, 1999, v. 1, p. 141-156.

10.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Análise de uma bateria de teste para levantamento dos pré-requisitos do comportamento contar. In: João dos Santos Carmo; Lúcia Cristina Cavalcante da Silva; Rosana Mendes Eleres de Figueiredo. (Org.). Dificuldades de aprendizagem no ensino de leitura, escrita e conceitos matemáticos. 1ed.Belém: UNAMA, 1999, v. 1, p. 99-116.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. B. S. ; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA ; MARTINS, T. S. L. ; PAIXAO, M. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. . Caracterização de crianças em situação de acolhimento institucional no município de Marabá-PA. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão, 2018.

2.
LIMA, M. B. S. ; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA ; MARTINS, T. S. L. ; PAIXAO, M. L. ; ITAGYBA, R. V. D. A. . Crianças acolhidas institucionalmente: perfil da população com menos de três anos de idade. In: V Congresso brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão, 2018, São Paulo. Anais do V Congresso brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão, 2018.

3.
GIANASI, L. B. S. ; RABELO, L. C. C. ; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA ; LIMA, M. B. S. ; MOTA, E. K. S. . Familiares de alunos com deficiência na educação básica das escolas públicas de Marabá-PA. In: II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, 2017, Natal. Anais do II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. Natal, 2017. v. 1. p. 1-1.

4.
FERREIRA, E. A. P. ; MARTINS, L. C. O. ; ALMEIDA, F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Seguimento de regras nutricionais em crianças com obesidade ou sobrepeso com e sem a presença do cuidador. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamenta, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamenta, 2012.

5.
MARTINS, L. C. O. ; FERREIRA, E. A. P. ; ALMEIDA, F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Treino de automonitoração em crianças com excesso de peso. In: III Jornada de Análise do Comportamento (JAC-Belém), 2012, Belém. Anais do III Jornada de Análise do Comportamento (JAC-Belém), 2012.

6.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SANTOS, Marcos S. ; Moraes, Diego W. V. . uma leitura análitico-comportamental sobre a obesidade. In: XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. São Paulo: ABMPC, 2010. v. 1. p. 126-127.

7.
CORRAL, M. C. ; MAGALHAES, P. S. R. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; SILVA, L. C. Cavalcante. ; MUTRAN, M. B. . Obesidade e mercado de trabalho: trajetória de vida de mulheres obesas que ingressaram no mercado de trabalho em Belém-Pa no setor terceário. In: V Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2007, Maceio. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Maceio: CONPSI, 2007. v. 1.

8.
REIS, C. D. N. ; PINHEIRO, L. D. ; RODRIGUES, M. L. ; SILVA, L. C. Cavalcante. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Mastectomia total e Sexualidade. In: XXXV reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais da XXXV reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. RIbeirão Preto: SBP, 2005. v. 1.

9.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SILVA, L. C. Cavalcante. ; SANTOS, Bruna M. C. ; CABRAL, Rebeca P. . Mapeamento da produção cientifica brasileira da Análise do Comportamento sobre obesidade. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador: CONPSI, 2005. v. 1.

10.
SOUSA, P. C. S. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Obesidade e modificações em relacionamentos conjugais: um estudo exploratório. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Salvador: CONPSI, 2005. v. 1.

11.
RODRIGUES, B. D. ; NASCIMENTO, G. S. ; SILVA, R. T. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; CARVALHO NETO, M. B. . O Jato de Ar Quente como estímulo punidor: efeitos de três intensidades sobre a freqüência de pressão à Barra em ratus norvegicus. In: XVI Encontro Brasileiro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas/SP. Anais do XVI Encontro Brasileiro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Campinas: ABPMC, 2005. v. 1. p. 1-1.

12.
SILVA, J. M. S. ; OLIVEIRA, R. M. P. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Conseqüências a longo prazo da violência sexual sofrida na infância. In: XXXIII Reunião anual de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXIII Reunião anual de Psicologia. Belo Horizonte: SBP, 2000. v. 1. p. 1-1.

13.
ROCHA, E. J. M. ; ABDELNOR, E. C. ; VANETTA, P. O. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Obesidade: regras, auto-regras e dificuldades no estabalecimentos amorosos. In: XXXII Reunião anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. Anais da XXXII Reunião anual de Psicologia. Florianópolis: SBP, 2000. v. 1. p. 130-131.

14.
NUMES, A. L. ; PARÁ, T. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . O uso do procedimento de pareamento de acordo com o modelo para o ensino das notas musicais localizadas entre o Fá2 e o Sol3 no piano. In: IVSemana Cinetífica do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará, 2001, Belém. Anais do IVSemana Cinetífica do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade Federal do Pará. Belém: UFPA, 2001. v. 1.

15.
CAVALCANTE, Lúcia C.; GARCIA, A. P. ; MONTELES, K. M. C. . A importância da Educação Infantil na aquisição dos pré-requisitos básicos para a aprendizagem da leitura e da escrita. In: XV Encontro de Pesquisa em educação das Regiões Norte e Nordeste (EPENN), 2001, São Luís. Anais do XV Encontro de Pesquisa em educação das Regiões Norte e Nordeste (EPENN), 2000. v. 1.

16.
LIMA, E. S. ; PICANÇO, R. C. F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Análise da Produção de Erros em Bateria de Testes para Verificação de Repertório para Aprendizagem da Leitura e da Escrita. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2000, Brasília. Resumo de Comunicações Científicas. Brasília: SBP, 2000. v. 1. p. 87-87.

17.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Comportamento de Contar: fundamental ou secundário à aquisiçãode habilidades matemáticas mais complexas. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2000, Brasília. Resumos de Comunições Científicas. Brasília: SBP, 2000. v. 1. p. 93-93.

18.
LEMOS, A. C. C. ; ESTÁCIO, D. G. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . O ensino do uso correto das quatro formas de 'porque'via Pareamento de Acordo como o modelo. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de de Comunicações Científicas. Ribeirão Preto: SBP/Legis Summa, 1999. v. 1. p. 68-68.

19.
AZEVEDO, M. R. S. ; ALVES, R. C. F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Análise do conteúdo doe livros didáticos de Língua Portuguesa, adotados pelas escolas municipais de Belém-Pa:o ensino do uso correto de S e Z, em sílabas com o fonema /Z/, em uma visão da Análise Experimental do Comportamento. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1999, Campinas. Resumos de Cominucações Científicas. Ribeirão Preto: SBP/Legis Summa, 1999. v. 1. p. 71-72.

20.
CARMO, J. S. ; FIGUEIREDO, R. M. É. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Componentes Envolvidos no Contar: opinião dos Professores do Ensino Fundamental. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia Educacional e Escolar, 1998, João Pessoa. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicologia Educacional e Escolar. Campinas: ABRAPEE, 1998. v. 1.

21.
CAVALCANTE, Lúcia C.; GALVÃO, O. F. ; CARMO, J. S. ; FIGUEIREDO, R. M. É. . Análise de uma bateria de testes para o levantamento dos componentes do comportamento de contar. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar de Aprendizagem, 1998, Passo Fundo. Anais do II Congresso Internacional Interdisciplinar de Aprendizagem, 1998. v. 1.

22.
CARVALHO, A. F. ; ORIHASHI, M. F. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Adequação das atividades dirigidas propostas à alunos com necessidades especiais no cotidiano de duas escolas de ensino integrado. In: 50ª reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998, Natal. Anais da 50ª reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Brasília: SBPC, 1998. v. 1.

23.
CAVALCANTE, Lúcia C.; CARMO, J. S. ; GALVÃO, O. F. . Equivalênia Númerica e Generalização em Crianças Pré-escolares. In: XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas. Ribeirão Preto: SBP, 1996. v. 1.

24.
CARMO, J. S. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; OLIVEIRA, O. K. . Utilização de dois procedimentos de treino no estabelecimentode cadeias comportamentais em adolescentes com Síndrome de Down. In: XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1995, Ribeirão Preto. Resumos de Comunicações Científicas. Ribeirão Preto: SBP, 1995. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA; LIMA, M. B. S. . Os impactos do trbalho infantil na aprendizagem escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Os impactos do trbalho infantil na aprendizagem escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MIRANDA, A. S. ; MELO, F. R. L. V. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Inclusão na Educação Superior: políticas e práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. A visão da Psicologia na atuação multiprofissional em obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. A importância da pesquisa em Psicologia: um trajeto até a tese. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Novas tendências, desafios e perspectivas no campo da Nutrição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA; VILHENA, S. ; AROUCHE, J. ; FARIAS, L. ; VALE, F. . ?Relação treinador-atleta: a preferência por estilos de liderança em atletas de judô do estado do Pará?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA; DARWICH, R. A. ; NASCIMENTO, G. S. . A importância da pesquisa em Psicologia: um trajeto até a tese. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Parricídio: leitura psicojurídica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CAVALCANTE, Lúcia C.; AMARAL, C. R. S. . Ética e pesquisa em Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PIMENTEL, A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; GUEDES, G. . Pesquisa e extensão do/no Curso de Psicologia da Universidade da Amazônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Pesquisa com paciientes bariátricos (Transtornos alimentares e Psicologia). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Ética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SANTOS, Marcos S. ; Moraes, Diego W. V. . Uma leitura análitico-comportamental sobre a obesidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Obesidade: compreensão analítico-comportametal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Cunha, Lívia O ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Formação de professores de Física e Dificuldades de aprendizagem no Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CABRAL, Rebeca P. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Habilidades sociais e estado nutricional em adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Alimento pode rimar com sofrimento: perspectiva analítico comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar sob a ótica da Análise do Comportamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Araújo, Jásia R. ; Souza, Milena J. P. L. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; Monteiro, Claudia Aline Soares . Transtorno obsessivo compulsivo: revisão da literatura publicada sobre técnicas de intervenção na terapia cognitivo comportamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CAVALCANTE, Lúcia C.. O papel da iniciação científica na formação profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Obesidade: o que a Psicologia tem a dizer?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Obesidade e Análise do Comportamento: uma incursão histórica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ABDELNOR, E. C. ; VANETTA, P. O. ; ROCHA, E. J. M. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Obesidade: regras, auto-regras e dificuldades no estabelecimento de relacionamentos amorosos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CAVALCANTE, Lúcia C.. A cidade e a Educação para a ciência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
NUMES, A. L. ; PARÁ, T. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . O uso do procedimento de Pareamento de Acordo com o Modelo como modelo oara o ensino de notas musicais em partitura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CAVALCANTE, Lúcia C.; GALVÃO, O. F. . Tipo de elemento e desempenho em tarefas de contagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Dificuldade x distúrbio de aprendizagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SILVA, L. C. Cavalcante. ; SOARES, Solange C. B. . Guia de EAD: História da Psicologia. Belém: UNAMA, 2004 (Livro eletrônico par uso em disciplinas na modalidade Educação a Distância).

2.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SILVA, L. C. Cavalcante. ; CARMO, J. S. . Guia de EAD: Fundamentos de Pesquisa em Psicologia. Belém: UNAMA, 2004 (Livro eletrônico para uso em disciplina na modalidade Educação a Distância).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.; MENDONCA, N. . A moral positivista na Sociedade Brasileira do Século XIX. 2004.

2.
CARMO, J. S. ; FIGUEIREDO, R. M. É. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . Análise do comportamento Aplicada ao Ensino de Leitura, Escrita e Conceitos Matemáticos. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Análise funcional: aprendendo/fazendo/aprendendo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Análise do Comportamento e Psicopatologia: módulo básico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SANTOS, Marcos S. ; PAVÃO, Thiago L. . Análise funcional de casos em diferentes áreas da Psicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CAVALCANTE, Lúcia C.; PAVÃO, Thiago L. ; SANTOS, Marcos S. . Autoconhecimento e autocontrole: liberdade, autonomia e escolha. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Formação Básica em Análise do Comportamento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CAVALCANTE, Lúcia C.. MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE BIOSESEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS DISCIPLINARES DO CURSO DE PSICOLOGIA. 2012. (Manual de Laboratório).

7.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Comportamento em contingências aversivas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SANTOS, Marcos S. ; PAVÃO, Thiago L. . Análise do comportamento esquizofrênico: cinema em análise. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CAVALCANTE, Lúcia C.; PAVÃO, Thiago L. ; SANTOS, Marcos S. . Aprendendo Análise do comportamento no cinema II: da emoção ao autocontrole. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CAVALCANTE, Lúcia C.; SANTOS, Marcos S. . MANUAL DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE PRINCIPIOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTO. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático-instrucional).

11.
AMARAL, C. R. S. ; LAVRATTI, C. M. ; Ribeiro, Elizabete C. R. ; LEVY, E. ; CASTRO, J. G. O. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; AMORIM, M. I. ; DARWICH, R. A. ; LOBATO, S. M. R. . Estudo das competências e habilidades nos componentes curriculares do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia: guia prático para docentes. 2011. (Intervenção administrativo-acadêmica).

12.
Ribeiro, Elizabete C. R. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; LEVY, E. ; AMARAL, C. R. S. ; AMORIM, M. I. ; LOBATO, S. M. R. ; LAVRATTI, C. M. ; DARWICH, R. A. ; CASTRO, J. G. O. . Plano de Qualificação Acadêmica (curso de Psicologia). 2011. (Intervenção administrativo-acadêmica).

13.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Autoconhecimento e autocontrole na Análise do Comportamento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CAVALCANTE, Lúcia C.; RODRIGUES, B. D. ; SANTOS, Marcos S. ; PAVÃO, Thiago L. ; COSTA, Anne S. L. ; Moraes, Diego W. V. . Relações Amorosas Contemporâneas na Visão Análitico Comportamental - FILME: 500 DIAS COM ELA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CAVALCANTE, Lúcia C.; RODRIGUES, B. D. ; SANTOS, Marcos S. ; PAVÃO, Thiago L. ; COSTA, Anne S. L. ; Moraes, Diego W. V. . Aprendendo Análise do comportamento no cinema: a arte imita a vida. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CAVALCANTE, Lúcia C.; RODRIGUES, B. D. ; SANTOS, Marcos S. ; PAVÃO, Thiago L. ; COSTA, Anne S. L. ; Moraes, Diego W. V. . Aprendendo análise comportamental no cinema: a arte imita a vida. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Planejamento do Serviço de atendimento integrado do IESAP- Moderno. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Metodologia do estudo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Espaços e laços afetivos na relação professor- aluno. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Orientação e apresentação de projetos e relatórios acadêmico-científicos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Indisciplina na sala de aula. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
CAVALCANTE, Lúcia C.. As bases comportamentais do processo de alfabetização. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Procedimentos de Alfabetização. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MATOS, M. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; DARWICH, R. A. ; OLIVEIRA, M. . Aplicações Educaionais da Análise do Comportamento. 2000 (Mesa-redonda) .

2.
LEVY, E. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; FERREIRA, M. C. ; LOBATO, M. R. . Transtornos Alimentares. 2000 (Mesa-redonda) .

3.
CAVALCANTE, Lúcia C.; FRANÇA, A. C. C. ; DARWICH, R. A. . Relações entre comportamento governado por regras e controlado por contingências em casos de adultos diabéticos. 2000 (Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso) .

4.
CAVALCANTE, Lúcia C.; LOBATO, E. ; LAVRATTI, C. M. . Manifestações de estresse em profissionais das diferentes áreas da Psicologia. 2000 (Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso) .

5.
CAVALCANTE, Lúcia C.; DARWICH, R. A. ; DIAS, P. R. P. . Separação Conjugal. 2000 (Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso) .

6.
ALVES, D. P. D. C. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; ALVES NETO, M. C. . o Stress em motoristas de onibus na Cidade de Belém. 2000 (Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso) .

7.
CAVALCANTE, Lúcia C.; DARWICH, R. A. . Estratégias Comportamentais adotadas durante a recuperação de quadros depressivos. 2000 (Banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOULART, P. R. K.; NASCIMENTO, G. S.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Participação em banca de Airton Ícaro Cantuária Gonzaga. TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM: USO CONCEITUAL EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL E NEUROCIÊNCIAS. 2017. Dissertação (Mestrado em NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
BARROS, R. S.; ASSIS, G. J. A.; MAGALHAES, P. G. S.; MENEZES, A. B. C.; CAVALCANTE, Lúcia C.. Participação em banca de Glenda Miranda da Paixão. Aplicação de um programa de ensino de palavras e sentenças para crianças diagnosticadas com autismo. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
NEDER, P. B.; FERREIRA, ELEONORA ARNAUD PEREIRA; MENEZES, A. B. C.; XAVIER, M.; CAVALCANTE, Lúcia C.. Participação em banca de Ana Paula de Andrade Sardinha. Habilidades sociais e adesão ao tratamento em adolescentes com lúpus eritematoso sistêmico juvenil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
VASCONCELOS NETO, A. B.; RAMOS, C. C.; BARROS, R. S.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Participação em banca de Cezar Augusto Barth. Fatores favorecedores à elaboração de competências no mapeamento de competências. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA; COLARES, N. L.; SILVA, C. N. R. P.. Participação em banca de Celyce Agrassar da Silva. Larissa Augusta de Pina Cordeiro.A relação da posse psicológica com a prática dos crimes passionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia.

2.
PIRES, G. S.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA; TORRES, R. S.. Participação em banca de Emília dos Santos Pinheiro. Josivaldo Sardinha. Tayse Ramos.A importância da estratégia de gestão de carreira no desenvolvimento do estagiário nas organizações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em administração) - Faculdade Metropolitana da Amazônia.

3.
PIRES, G. S.; BRABO, I. E. F. F.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Participação em banca de Alan D. da Silva Gomes. Michele Aline Nascimento Souza.Jovem aprendiz como uma nova perspectiva de inclusão social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em administração) - Faculdade Metropolitana da Amazônia.

4.
NUMES, A. L.; DARWICH, R. A.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Participação em banca de Fernanda Miranda Vasconcelos. Mayara Letícia da Silva Lobato.Relações entre estilos parentais e habilidades sociais infantis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.

5.
AMARAL, C. R. S.; FARIA, L. L. E.; CAVALCANTE, Lúcia C.. Participação em banca de Jamile Pereira Arouche. Sabrina Lima de Vilhena.A preferência por estilos de liderança em atletas de Judô no Estado do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia.

6.
SANTOS, M. G.; PIRES, G. S.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Participação em banca de Tatyany Benedita Lopes Fonseca.Mudanças de comportamento: do estresse à qualidade de vida, um caso na Usina Hidroelétrica de Tucuruí-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em administração) - Faculdade Metropolitana da Amazônia.

7.
CRISTO, D. A.; GUERRA, J. D.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Participação em banca de Ana Paula Lima de Castro.Criança e consumo: os efeitos do consumo na subjetividade da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.

8.
CAVALCANTE, Lúcia C.; NUMES, A. L.; NASCIMENTO, G. S.. Participação em banca de Roselma Lúcia Fernandes; Ozelice Pinto; Thiago Mousinho.Operações motivacionais no processo de emagrecimento em indivíduos com obesidade grau III: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.

9.
NASCIMENTO, G. S.; COSTA, T. D.; CAVALCANTE, Lúcia C.. Participação em banca de Ana Maria Pereira Soares: Elyse Soares Ribeiro.Docência no Ensino superior e análise de regras e autorregras sobre aposentadoria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.

10.
NUMES, A. L.; NASCIMENTO, G. S.; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Participação em banca de Roselma Fernandes. Ozelice Pinto. Thiago Mousinho.Operações motivacionais no processo de emagrecimento em indivíduos com obesidade grau III: estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia.

11.
CARMO, J. S.; DARWICH, R. A.; CAVALCANTE, Lúcia C.. Participação em banca de Ivana Noleto Moreira e Lorena Araújo de Medeiros.Anorexia Nervosa: uma investigação analítico-comportamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia.

12.
AMARAL, C. R. S.; SOARES, Solange C. B.; CAVALCANTE, Lúcia C.. Participação em banca de Kezia da Silva Martins e Suellen Richene Brito Silva.Sentimentos e fantasias de crianças sobre sua vida após o divórcio dos pais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.; NUMES, A. L.. Banca de monitoria da disciplina Processos Psicologicos Básicos. 2012. Universidade da Amazônia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Marabaense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e e Proteção do Trabalhador Adolescentes IIn.Implicações do trabalho infantil na aprendizagem escolar. 2018. (Seminário).

2.
7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. GT - Lugares, perspectivas e saberes: dialogando entre práticas emancipatórias em Saúde. 2016. (Congresso).

3.
III Jornada Acadêmica de Serviço social.Maus tratos contra idosos e a prática do assistente social. 2015. (Encontro).

4.
50 anos da Psicologia no Brasil. A pesquisa e a extensão Universitária. 2012. (Congresso).

5.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina comportamental.Seguimento de Regras nutricionais em crianças com obesidade e sobrepeso. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.; VALENTE, M. B. ; LEVY, E. . II Congresso de Psicologia: Inclusão, Direitos e Práticas Inovadoras. 2017. (Congresso).

2.
RABELO, L. C. C. ; GIANASI, L. B. S. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; SILVA, D. H. S. ; MOREIRA, E. C. O. ; SILVA, H. F. ; MOREIRA, H. N. A. ; SOUSA, J. A. V. ; ROCHA, L. V. A. ; REIS, L. P. ; SILVA, A. F. C. ; SOUZA, A. L. C. ; ARAUJO, C. M. S. ; MORAES, M. R. ; MILHOMEM, W. A. . IV Congresso Paraense de Educação Especial. 2017. (Congresso).

3.
DINIZ, J. J. B. ; SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA ; ARROYO, M. B. F. ; LEVY, E. ; DINIZ, J. J. B. . I Congresso de Psicologia UNAMA / SER EDUCACIONAL. 2016. (Congresso).

4.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA; DINIZ, J. J. B. ; LEVY, E. ; AQUIME, M. L. . I Congresso de Psicologia. 2016. (Congresso).

5.
CAVALCANTE, Lúcia C.; Ribeiro, Elizabete C. R. ; LEVY, E. . Quartas acadêmicas do Curso de Psicologia. 2013. (Outro).

6.
GALVÃO, O. F. ; Paracampo, Carla C. P. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2011. (Congresso).

7.
Pinto, A. R. ; NUMES, A. L. ; LEMOS, R. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; RODRIGUES, B. D. ; SANTOS, Marcos S. ; PAVÃO, Thiago L. ; COSTA, Anne S. L. ; Moraes, Diego W. V. . Atendimento comportamental infantil em diferentes contextos. 2010. (Outro).

8.
MENDONCA, M. ; COELHO, N. ; RODRIGUES, B. D. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; SANTOS, Marcos S. ; PAVÃO, Thiago L. ; COSTA, Anne S. L. ; Moraes, Diego W. V. . O que a Análise do Comportamento tem a dizer sobre: Psicopatologia (Transtornos de Ansiedade)?. 2010. (Outro).

9.
CAVALCANTE, Lúcia C.; CAVALCANTE, Lúcia C. ; LEVY, E. ; Ribeiro, Elizabete C. R. . VIII Semana Científica do Cursod e Psicologia da UNAMA. 2009. (Congresso).

10.
MEDEIROS, M. L. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . VII Semana Científica do Curso de Psicologia da Unama. 2008. (Concurso).

11.
MEDEIROS, M. L. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . VI Semana Científica do Curso de Psicologia da Unama. 2007. (Concurso).

12.
MEDEIROS, M. L. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . IV Semana Científica do Curso de Psicologia da Unama. 2005. (Concurso).

13.
MEDEIROS, M. L. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . III Semana Científica do Curso de Psicologia da Unama. 2004. (Concurso).

14.
MEDEIROS, M. L. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . II Semana Científica do Curso de Psicologia da Unama. 2003. (Concurso).

15.
MEDEIROS, M. L. A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. . I Semana Científica do Curso de Psicologia da Unama. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MÁRCIA AUGUSTA RIBEIRO DOS SANTOS. PARRICIDIO: UMA ANÁLISE PSICO JURÍDICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Jurídica) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

2.
GILBERTO DO AMARAL COUTINHO JUNIOR. Alienação parental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Jurídica) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

3.
Fabio Silva Costa. INVESTIMENTO PARENTAL E GÊNERO MASCULINO: Um olhar evolucionista sobre a violência paterna contra filhos menores de idade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Jurídica) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

4.
Thayse Sopper Boti. O comportamento do alienador parental: uma visão analítico comportamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Jurídica) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

5.
Adriana Suely Pereira da Silva. Dinâmica e manutenção do vínculo conjugal na violência contra a mulher. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Jurídica) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

6.
Kamilly Souza do Vale. Fatores de risco no período neonatal: análise dos conhecimentos dos técnicos de enfremagem em Belém-Pará. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Desenvolvimento Infanti) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

7.
Fernanda Tuma. A relação entre ato infracional e o transtorno de conduta em adolescentes infratores. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Justiça) - Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariane Lopes da Paixão. CARACTERIZAÇÃO DE CRIANÇAS ACOLHIDAS INSTITUCIONALMENTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

2.
Samara Melissa Evangelista Freitas. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: revisão sistemática da produção textual em Língua Portuguesa (2013-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

3.
Jamile Pereira Arouche e Sabrina Lima de Vilhena. A preferência por estilos de liderança em atletas de Judô no Estado do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

4.
Bianca Leão de Oliveira. Habilidades sociais em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica no pós-operatório tardio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

5.
Paulo Monteiro dos Santos Filho. ANÁLISE CONCEITUAL DO PARADIGMA DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS EM UMA PERSPECTIVA CRONOLÓGICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

6.
Carolina Pinheiro Miranda. O desenvolvimento de autoconhecimento na clínica comportamental infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

7.
Ana Maria Pereira Soares. Elyse Soares Ribeiro. Aposentadoria na perspectiva analítico-comportamental:análise de regras, autorregras e sentimentos de docentes do Ensino Superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

8.
Tainah Santos Veiga. INTERVENÇÃO ANALÍTICO COMPORTAMENTAL E ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO COM ADOLESCENTES COM DÉFICITS E EXCESSOS COMPORTAMENTAIS: UM ESTUDO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

9.
PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DA. Géssica Priscilla Figueiredo Pinheiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

10.
Marcos Saraiva dos Santos. Análise comparativa de procedimentos de ensino de conceitos básicos de Análise do Comportamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

11.
Ana Amélia Aliz de Castro. Deuzuite Costa. Adesão ao tratamento nutricional da obesidade infantil: análise comparativa da diade criança-cuidador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

12.
Isbêda Denne Lobão Morais. Paula R. N. Reis Martins. Gestão por indicadores: possibilidades de alteração de controle discriminativo em uma gerante de Enfermagem de um hospital privado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

13.
Natalia Harumi Piezarka. Análise do conteúdo de webblogs pró-anorexia: um olhar analítico comportamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

14.
Adrielly Correa Pantoja, Franco Cruz e Hellen Fernandes. Análise funcional do comportamento de abusar sexualmente de crianças: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

15.
Amanda Mesquita Lobato e Helen Lopes. Déficit de autocontrole do comportamento alimentar em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

16.
Gisele Costa de Souza. Pietro Balmberg Minotto. Estratégias de autocontrole para redução ou manutenção de peso em vésperas de campeonato em atletas profissionais de Taekwondo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

17.
Karol Costa Arapiraca da Silva. Hábito alimentar da família e comportamento alimentar da criança obesa: investigando uma possível relação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

18.
Bernardo Dutra Rodrigues. Jato de Ar Quente com estímulo aversivo composto: análise das suas diferentes dimensões supressoras do responder. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

19.
Flora Ariana Silva Faro. A influência da televisão no comportamento de crianças: a agrressividade em foco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

20.
Jásia Ribeiro de Araújo. Transtorno Obsessivo Compulsivo: revisão de literatura publicada sobre técnicas de intervenção na Terapia Cognitivo Comportamental entre os anos de 2001 e 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

21.
Bruna Frnacinetti Menezes Castro dos Santos. Comportamento alimentar pós-cirurgia bariátrica: estratégias de enfrentamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

22.
Lara Regina Aguiar Cruz. As técnicas das terapias analítico-comportamental e cognitivo-comportamental na intervenção na Bulimia nervosa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

23.
Priscila Baraúna Prieto. Transtorno de ansiedade generalizada na Terapia analítico-comportamental e na terapia cognitivo-comportamental: uma comparação das visões e conseqüentes atuações na intervenção clínica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

24.
Annie Nayara da Silva Cavalcante. O amor: uma visão analítico-comportamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

25.
Bruna Maria de Leão Paiva. Cirurgia bariátrica: mudanças de comportamento dos pacientes submetidos relatadas a psicoterapeutas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

26.
Leila Daniele Gomes. Invasão de espaço pessoal: cmparação das reações de homens e mulheres em função do sexo do invasor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

27.
Clayane Carvalho Freitas. O estado da arte da produção científica discente do curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade da Amazônia. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

28.
Érika Torres Gonçalves. Obesidade em adultos:análise de casos atendidos por terapeutas analítico-comportamentais. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

29.
Érika Pantoja Geber. Obesidade Infantil: um estudo sobre os casos atendidos por terapeutas analítico-comportamentais em Belém-PA. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

30.
Josyenne Silva. Conseqüências a longo prazo da violência sexual na infância. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

31.
Carla Thomaz Pereira. Auto-estima em idosas solteiras e sem filhos: um estudo comparativo de freqüentadoras e não frequentadoras de clubes da terceira idade. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

32.
Ana Cláudia Albuquerque. Obesidade infantil: as dificuldades da criança em relação à obediência de regras impostas por uma dieta alimentar. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

33.
Elianne de Jesus Maciel Rocha. Regras, auto-regras e dificuldades no estabelecimento de relacionamentos amorosos em indívíduos obesos. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

34.
Amanda Almeida Valerio Couceiro. A informática nos processos ensino-aprendizagem: um estudo de caso. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

35.
Luizandra Figueiredo. O recém-universitário de Psicologia: mudanças no ritmo de estudo extra-classe. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

36.
Alberto Franco Júnior. Agressividade entre motoristas no trânsito metropolitano em Belém. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

37.
Mara Fernandes. A relação entre a separação dos pais e a percepção do professor sobre o aluno: um estudo exploratório sobre o real desempenho escolar. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

38.
Kelly Marcely Teixeira. Ensino de multiplicação: regras ou contingências?. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

39.
Marilza Vaz. Condições temporais e espaciais de estudo extra-classe em alunos do curso de Psicologia da UNAMA. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

40.
Danielle Coelho Marques. Mulheres vítimas de violência doméstica e sua permanência com o agressor. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

41.
Daniela Bruno Paiva. Armas de fogo e comportamento agressivo. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

42.
Adriana Rayol Nascimento. As conseqüências da separação dos pais para o rendimento escolar posterior dos filhos. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

43.
Silvania Zeferina Oliveira Éleres de Andrade. Contribuições da Análise Experimental do Comportamento na correção da Disgrafia. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

44.
Elvira Chaves. As dificuldades encontradas na aprendizagem de Leitura. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

45.
Andrezza Ferreira de Carvalho. Adequação das atividades dirigidas propostas à alunos com necessidades especiais no cotidiano de duas escolas classes de ensino integrado. 1997. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

Iniciação científica
1.
Rebeca Pereira Cabral. Desempenho acadêmico e Habilidades sociais IC. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

2.
Rebeca Pereira Cabral. A relação entre o estado nutricional, a imagem corporal e as habilidades sociais em adolescentes na escola. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

3.
Bernardo Dutra Rodrigues. Ensino e aprendizagem: comparando controle aversivo e esquema de reforçamento diferencial de outras respostas, um estudo experimental. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

4.
Lívia Oliveira Cunha. Fatores que contribuem par ao desinteresse dos alunos de Ensino Médio pelo aprender na escola: uma análise comportamental. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.

5.
Gabriela Souza do Nascimento. Ensino e aprendizagem: uma análise experimental dos problemas decorrentes da associação de eventos neutros e aversivos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade da Amazônia. Orientador: Lúcia Cristina Cavalcante da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTEL, A. ; CAVALCANTE, Lúcia C. ; GUEDES, G. . Pesquisa e extensão do/no Curso de Psicologia da Universidade da Amazônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Parricídio: leitura psicojurídica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. A visão da Psicologia na atuação multiprofissional em obesidade, cirurgia bariátrica e metabólica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. A importância da pesquisa em Psicologia: um trajeto até a tese. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA. Novas tendências, desafios e perspectivas no campo da Nutrição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, LÚCIA CRISTINA CAVALCANTE DA; VILHENA, S. ; AROUCHE, J. ; FARIAS, L. ; VALE, F. . ?Relação treinador-atleta: a preferência por estilos de liderança em atletas de judô do estado do Pará?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Formação Básica em Análise do Comportamento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CAVALCANTE, Lúcia C.. Análise funcional: aprendendo/fazendo/aprendendo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, Lúcia C.; VALENTE, M. B. ; LEVY, E. . II Congresso de Psicologia: Inclusão, Direitos e Práticas Inovadoras. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 14:37:44