Maria Valiria Aderson de Mello Vargas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0813806140308329
  • Última atualização do currículo em 07/09/2013


Mestre em Filologia e Língua Portuguesa (1984) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Doutora em Filologia e Linguística Românica pela FFLCH-USP (1991). Docente aposentada da FFLCH-USP (2000), atuou, na graduação, no Curso de Língua e Literatura Sânscrita do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e, na pós-graduação, na área de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística (DL) daquela universidade. Atualmente é professora do corpo permanente do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística, e desenvolve pesquisas e demais atividades acadêmicas nos seguintes temas: historiografia linguística, linguística histórica, análise do discurso, filologia e língua portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Maria Valiria Aderson de Mello Vargas
Nome em citações bibliográficas
VARGAS, M. V. A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Liberdade.
Rua Galvão Bueno, 868
Liberdade
01506-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 33853015
URL da Homepage: www.cruzeirodosul.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1991
Doutorado em Lingüística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Do Pañcatantra a La Fontaine: tradição e permanência da fábula, Ano de obtenção: 1991.
Orientador: Izidoro Blikstein.
Palavras-chave: Lingüística; literatura sânscrita; Pañcatantra; a tradição indiana da fábula; a fábula clássica; intertextualidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
1977 - 1984
Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Título: Daçakumaracarita, modelo de kavya, manifestação autêntica da cultura sânscrita,Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: Izidoro Blikstein.
Palavras-chave: Lingüística; literatura sânscrita; cultura sânscrita; O romance sânscrito Daçakumaracarita; a doutrina do kavya; tradução de línguas clássicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
1972 - 1975
Graduação em língua portuguesa.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOUTOR (aposentada)
Outras informações
Professora aposentada em maio de 2000.

Atividades

03/1994 - 05/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

08/1994 - 03/2002
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística indo-européia: morfologia e sintaxe do sânscrito
03/1977 - 05/2000
Ensino, Língua e literatura sânscrita, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua sânscrita; literatura sânscrita; cultura sânscrita
03/1997 - 03/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos Portugueses da FFLCH-USP.
03/1997 - 03/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação da FFLCH-USP.
03/1993 - 03/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante da categoria dos doutores no Conselho do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
10/1999 - 10/1999
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Professora co curso de aperfeiçoamento de professores de 1º e 2º graus. TEma: A gramática nos Parâmetros Curriculares Nacionais - o aspecto verbal (6 horas).
04/1999 - 05/1999
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Organizadora e professora do Curso de Difusão Cultural "A língua portuguesa no mundo" (12h).
11/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Professora do Curso de aperfeiçoamento de professores de 1º e 2º graus. (20 horas) Tema: A abordagem do texto literário nos PCNs - a fábula.
10/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Organizadora e professora do Curso de Difusão Cultural "Introdução ao estudo das teorias e das práticas do Yoga" (30 horas).
04/1998 - 05/1998
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Organizadora e professora do Curso de Difusão Cultural "Língua sânscrita: as categorias gramaticais de tempo e de aspecto" (30 horas).

Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 40

Atividades

09/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, .

03/2010 - Atual
Direção e administração, Pró-reitoria de Pós-gruaduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Linguística.
02/2008 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: Estilística
Língua Portuguesa: Estudos Estilísticos e Semânticos
Língua Portuguesa: Estudos Gramaticais
Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia
Língua Portuguesa: Linguística Textual
Língua Portuguesa: Morfologia
Língua Portuguesa: Sintaxe Gerativa
Língua Portuguesa: Sintaxe Normativa
01/2007 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual e Ensino de Língua Materna
Seminários de pesquisa
Tópicos de Análise do Discurso
01/2007 - 09/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, .

02/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa

Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

Atividades

03/2004 - 03/2008
Ensino, Curso de Especialização em Língua e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe; Literatura infantil e juvenil
02/2002 - 03/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa; Morfossintaxe; Coesão e coerência textuais; Semântica e Estilística; Gramática Histórica

Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor nível I

Atividades

08/2002 - 02/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa; Morfologia e léxico; Gramática Histórica; Estilística; Metodologia do Trabalho Científico; Prática de Ensino de Língua Portuguesa
03/2003 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades Oswaldo Cruz, .

Atividade realizada
Orientadora de projetos e de trabalhos de término de curso.

Centro Universitário Fieo, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: professora de curso de especialização

Atividades

08/2002 - 12/2003
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa e Lingüística, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociolingüística
Teorias da aquisição da linguagem

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, CEUNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora da área de língua portuguesa, Carga horária: 20

Atividades

05/2000 - 01/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa

Governo do Estado de São Paulo, DDPE, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1984
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Nível III, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professora efetiva de Língua Portuguesa. Exoneração em 1984.

Atividades

03/1974 - 03/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
História das idéias lingüísticas

Objetivo: Estudo da história da constituição do léxico do português e da língua do Brasil e do papel dos estrangeirismos na formação do português, com vistas a desvendar os diferentes estados de constituição de um saber lingüístico, de formações sócio-históricas e de relações interdiscursivas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Palavras-chave: História das idéias lingüísticas; Estudos de filologia e lingüística; constituição do léxico do português; análise do discurso.
2.
Teorias e práticas discursivas e textuais

Objetivo: Promover estudos do discruso e do texto numa dimensão sócio-interacionista, sob dois prismas fundamentais: a) texto, discurso e ensino - processos de leitura e de produção do texto escrito e falado e b) gênero, texto e discurso..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do discurso.
Palavras-chave: Teorias e práticas discursivas; análise do discurso; lingüística textual; lingüística aplicada; leitura e produção de textos; gêneros discursivos.
3.
Discurso, gênero e memória

Objetivo: Nesta linha, estudam-se as características discursivas e linguísticas, os procedimentos enunciativos e as estratégias de construção de sentidos e de expressividade nos textos escritos e falados, de diversos gêneros. Focalizam-se as estruturas discursivo-textuais, as relações intergenéricas, a constituição dos sujeitos do discurso em diferentes situações de interação social, a memória, as formações discursivas e ideológicas que envolvem as práticas de linguagem..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do discurso.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Palavras-chave: discurso; memória; Enunciação; gênero; Ethos.
4.
Texto, discurso e ensino: processo de leitura e de produção do texto escrito e falado

Objetivo: Nesta linha, os projetos relacionam-se aos estudos da leitura e aos procedimentos de organização e de construção do texto verbal nas modalidades oral e escrita, considerando-se o contexto do ensino, seja presencial, seja a distância. Vinculam-se, ainda, a esta linha os estudos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, envolvendo o ensino e a aprendizagem de línguas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Palavras-chave: texto; discurso; ensino; gênero; leitura; argumentação.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Ensino de línguas numa perspectiva discursiva e textual

Descrição: Descrição: Propõe-se discutir concepções de discurso, texto e suas condições sócio-históricas, bem como noções de gramática, alfabetização e letramento, verificando em que medida tais concepções podem estender-se às atividades de ensino e aprendizagem proficiente de línguas. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Integrante / Guaraciaba Micheletti - Coordenador / Magalí Elisabete Sparano - Integrante / Ana Elvira Luciano Gebara - Integrante / Manoel Francisco Guaranha - Integrante / Patrícia Silvestre Diório - Integrante.
Número de orientações: 1
2010 - 2012
Enunciação, expressividade e ethos discursivo

Descrição: Este projeto integrado, coordenado pela Profa. Dra. Guaraciaba Micheletti, tem por objetivo central a formação de recursos humanos capazes de desenvolver um trabalho com a linguagem em seus diversos usos sociais, os diferentes gêneros do discurso. Busca-se estudar a materialidade que concretiza esses usos da linguagem e que podem auxiliar na compreensão dos fenômenos sociais, nos processos das relações interpessoais o que, no caso de pesquisas que envolvem profissionais ligados à docência, em especial aqueles que se dedicam à formação de jovens, pode conduzir a uma atuação mais eficiente. De modo mais particular, propõe-se a investigar os processos de enunciação, a construção do sentido e da expressividade e o ethos discursivo. Serão abordados textos de diversos gêneros com um enfoque amplo nos elementos linguístico-discursivos que, compondo o sentido e evidenciando o ato de enunciação, trazem marcas do sujeito, de seus modos de expressão e de seu envolvimento numa conjuntura sócio-histórica determinada. Propõe-se, ainda, a analisar os efeitos da utilização de novas tecnologias na linguagem e o papel da linguagem nessas tecnologias, na perspectiva das teorias dos gêneros, da enunciação e do discurso. Inserido nesse projeto maior encontra-se o Sub-projeto "Enunciação e interdiscursividade no universo dialógico da fábula", cujo objetivo é analisar o papel da memória e do interdiscurso nas posições assumidas por sujeitos em textos que se situam bem distantes no tempo e no espaço, mas que se aproximam no modo de revelar as marcas de determinados contextos sócio-históricos e de dar pistas para a compreensão do sentido produzido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4
2009 - Atual
Gramáticas: história, descrição e discurso

Descrição: Pesquisa da gramática como um instrumento linguístico importante para a constituição e divulgação de teorias linguísticas vigentes ao longo do tempo, ou em épocas determinadas. Análise do tratamento dado ao aspecto verbal nas gramáticas comparadas das línguas clássicas e das línguas indo-européias. Líderes do Grupo: Marli Quadros Leite e Maria Clara Paixão de Sousa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Coordenador / DIana Luz Pessoa de Barros - Integrante / Mário Ferreira - Integrante / Marli Quadros Leite - Integrante / Ana Clotilde Thome Williams - Integrante / Ana Christina Bentes - Integrante / Bernard Colombat - Integrante / Carlos Costa Assunção - Integrante / Maria Clara Paixão de Sousa - Integrante / Regina Helena Pires de Brito - Integrante / Emílio Bonvini - Integrante / Jacqueline Leon - Integrante / Lúcia Helena Ferreira - Integrante / Marcelo Módolo - Integrante / Sônia Bastos Borba Costa - Integrante / Valéria Gil Condé - Integrante / Veronique Marie Braun Dalet - Integrante / Sylvie Archaimbault - Integrante.

Número de produções C, T & A: 4
2007 - 2009
As relações entre enunciação, sentido e expressividade

Descrição: Estudo das relações entre a enunciação e a construção dos sentidos, por meio da análise e da descrição de aspectos discursivos, linguístico-formais e expressivos da enunciação e tendo como base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, da Linguística TExtual, das Teorias da Enunciação, da Pragmática e da Estilística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Integrante / Guaraciaba Micheletti - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 3
2007 - 2008
A produção de texto no vestibular da FUVEST 2007. Estudo das redações apresentadas por alunos egressos de escolas públicas e particulares

Descrição: Em razão das novas medidas de inclusão propostas pela Universidade de São Paulo, pretende-se, nesta pesquisa, verificar se há, entre alunos de escolas públicas e de escolas particulares, diferenças significativas quanto à competência lingüístico-textual e, caso ocorram, qual a natureza dessas especificidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Integrante / Mário Ferreira - Integrante / Manoel Gonçalves Correa - Integrante / Adélia Maria Mariano Ferreira - Integrante / Maria Paula Parisi Lauria - Coordenador.
Financiador(es): FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR - FUVEST - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Língua, linguagem, discurso e texto no ensino de língua portuguesa

Descrição: Propõe-se a estudar as concepções de língua e linguagem, a natureza do discurso e do texto, a atividade lingüística dos sujeitos, as condições de produção discursiva, a relação língua/discurso/ideologia, em seus fundamentos teóricos e implicações na prática de ensino, com vistas a buscar um conhecimento mais amplo e efetivo do objeto de ensino que é a língua, sempre condicionada a determinações sócio-históricas de uso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Número de produções C, T & A: 7
2004 - 2005
A leitura no Ensino Médio

Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Coordenador / Andréa Paula de Assis - Integrante.
Financiador(es): Universidade São Marcos - Bolsa.Número de orientações: 1
1997 - 2003
História das Idéias Lingüísticas no Brasil: Ética e Política das Línguas. USP-UNICAMP-École Normale Supérieure de Fontanay/Saint-Cloud

Descrição: Projeto desenvolvido por professores da USP, UNICAMP e École Normale Supérieure de Fontanay/Saint-Cloud..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Integrante / DIana Luz Pessoa de Barros - Coordenador / Eni Orlandi - Integrante / Eduardo Guimarães - Integrante / Mário Ferreira - Integrante / Lilian Proença de Menezes Montenegro - Integrante / Sylvain Auroux - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / COFECUB - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2
1997 - 2000
Contribuições para o estudo da expansão da língua e da cultura portuguesa no mundo

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Integrante / Benilde Justo L. Caniato - Coordenador / Aida Rámeza Hanania - Integrante.
Financiador(es): Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - Cooperação.
1997 - 2000
Elaboração de um vocabulário prático sânscrito-português

Descrição: Projeto de Iniciação Científica integrante do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/USP/CNPq).
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Coordenador / Adriano Aprigliano - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1994 - 2008
Tradução das fábulas do Pañcatantra

Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido inicialmente sob o patrocínio do CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas - Coordenador / Maria da GRaça Tesheiner - Integrante / Marianne Fleming - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Periódico Eletrônico FaSCi-Tech da FATEC-SCS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do discurso.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VARGAS, M. V. A. M.2013VARGAS, M. V. A. M.. Projeções de sujeitos e memória interdiscursiva na construção de sentido da fábula. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. XLII-n.3, p. 1137-1147, 2013.

2.
VARGAS, M. V. A. M.2010VARGAS, M. V. A. M.. O ensino do verbo: tempo e aspecto como categorias semântico-discursivas. Linha d'Agua, v. único, p. 98-109, 2010.

3.
VARGAS, M. V. A. M.2009VARGAS, M. V. A. M.. Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa. Linha d'Agua, v. 22, p. 34-44, 2009.

4.
VARGAS, M. V. A. M.2008VARGAS, M. V. A. M.. Sujeito e interdiscurso no universo dialógico da fábula. Via Atlântica (USP), v. 14, p. 143-155, 2008.

5.
VARGAS, M. V. A. M.2002VARGAS, M. V. A. M.. Práticas intertextuais e interdiscursivas de leitura das fábulas. Linha d' Água, São Paulo, Ed. Humanitas/FFLCH, v. 15, p. 31-39, 2002.

6.
VARGAS, M. V. A. M.1999VARGAS, M. V. A. M.. Marcas da oralidade na composição dos textos narrativos sânscritos. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, Humanitas/USP, v. 3, p. 129-138, 1999.

7.
VARGAS, M. V. A. M.1997VARGAS, M. V. A. M.. O papel político cultural da Associação de Professores de Língua e Literatura na integração dos três níveis de ensino. Linha d' Água, São Paulo - USP, v. 12, p. 23-30, 1997.

8.
VARGAS, M. V. A. M.1995VARGAS, M. V. A. M.. Reflexos da fábula indiana nos textos de Monteiro Lobato. Magma Revista, São Paulo, n.2, p. 74-87, 1995.

9.
VARGAS, M. V. A. M.1994VARGAS, M. V. A. M.. A fábula indiana e sua expansão para o ocidente. Revista de Estudos Árabes, São Paulo, v. 4, p. 35-50, 1994.

10.
VARGAS, M. V. A. M.1994VARGAS, M. V. A. M.. O curso de sânscrito. Estudos Avançados, São Paulo/USP, v. 8, n.22, p. 409-413, 1994.

11.
VARGAS, M. V. A. M.1993VARGAS, M. V. A. M.. O conceito de sistema nas teorias da lingaugem da Índia antiga. Clássica (São Paulo), Araraquara-SP, n.2, p. 95-99, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VARGAS, M. V. A. M.. Verbo e práticas discursivas. 01. ed. São Paulo-SP: Contexto, 2011. v. 01. 128p .

2.
VARGAS, M. V. A. M.; SPARANO, M.E. (Org.) . Enunciação, subjetividade e práticas de linguagem: revisitando Benveniste. 01. ed. São Paulo/SP: Paulistana, 2011. v. 01. 208p .

Capítulos de livros publicados
1.
VARGAS, M. V. A. M.. Tempo e aspecto no sânscrito clássico: processos verbais semântico-discursivos. In: GNERRE, Maria Lucia Abaurre; POSSEBON, Fabricio. (Org.). Cultura Oriental: Filosofia, Língua e Crença. 01ed.João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2012, v. II, p. 47-63.

2.
MANSO, P. C. P. ; VARGAS, M. V. A. M. . A construção dos ethé dos sujeitos enunciadores em "Eurico, o presbítero", de Alexandre Herculano. In: MICHELETTI, G.. (Org.). Estudos de discurso e estilo. 01ed.São Paulo: Terracota, 2012, v. 01, p. 109-135.

3.
VARGAS, M. V. A. M.. A natureza discursiva da expressão verbal: tempo e aspecto em questão. In: Ana Lúcia Tinoco Cabral e Sonia Sueli Berti Santos. (Org.). Discursos em diálogo: leitura, escrita e gramática. 1ed.São Paulo: Terracota, 2011, v. 01, p. 13-25.

4.
VARGAS, M. V. A. M.. Enunciação e interdiscursividade nas 'fábulas fabulosas', de Millôr Fernandes. In: Guaraciaba Micheletti. (Org.). Enunciação e estilo: práticas de análise estilístico-discursivas. 01ed.São Paulo: Terracota Editora, 2011, v. , p. 95-107.

5.
CRUZ, Carla M.L.Aragão da ; VARGAS, M. V. A. M. . A construção do ethos institucional no site da Aracruz. In: Guaraciaba Micheletti. (Org.). Enunciação e estilo: práticas de análise estilístico-discursivas. 01ed.São Paulo: Terracota Editora, 2011, v. , p. 183-207.

6.
VARGAS, M. V. A. M.. Enunciação e marcas de subjetividade no emprego das formas verbais. In: Magalí Elisabete Sparano; Maria Valíria Aderson de Mello Vargas. (Org.). Enunciação, subjetividade e práticas de linguagem: revisitando Benveniste. 01ed.São Paulo-SP: Editora Paulistana, 2011, v. único, p. 45-63.

7.
VARGAS, M. V. A. M.. Vocábulos de origem indiana nos relatos das Décadas da Ásia: processos discursivos de re-significação. In: Diana Luz Pessoa de Barros; José Luiz Fiorin. (Org.). A fabricação dos sentidos. Estudos em homenagem a Izidoro Blikstein. 1ed.São Paulo: Humanitas e Paulistana, 2008, v. 1, p. 107-125.

8.
VARGAS, M. V. A. M.. Subjetividade, operações discursivas e ensino de língua portuguesa. In: Guaraciaba Micheletti. (Org.). Enunciação e gêneros discursivos. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2008, v. 1, p. 133-145.

9.
VARGAS, M. V. A. M.. Memória e interdiscurso na construção do sentido de O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. In: Guaraciaba Micheletti. (Org.). Discurso e Memória em Ariano Suassuna. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2007, v. 01, p. 73-90.

10.
VARGAS, M. V. A. M.. Diálogos intertextuais. In: Norma Goldstein. (Org.). Português. 1ed.São Paulo: Pueri Domus Escolas Associadas, 2004, v. 6, p. 189-240.

11.
VARGAS, M. V. A. M.. A tradição indiana da fábula. In: Maria Celeste Consolin Dezotti. (Org.). A tradição da fábula. De Esopo a La Fontaine. Brasília e São Paulo: Editora Universidade de Brasília e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003, v. T763, p. 111-127.

12.
VARGAS, M. V. A. M.. A prática de leitura da fábula nas atividades de ensino. In: Norma Seltzer Goldstein. (Org.). Atividades de leitura na sala de aula. Osasco-SP: EDIFIEO, 2003, v. único, p. 16-35.

13.
VARGAS, M. V. A. M.. A fábula através dos tempos. In: Norma Goldstein. (Org.). Lìngua Portuguesa: Diálogos. São Paulo: Pueri Domus Escolas Associadas, 1998, v. 1, p. 45-64.

14.
VARGAS, M. V. A. M.. Curiosidades quanto às heranças do sistema verbal latino no romeno e no português. Estudos de Filologia e Lingüística. 1ed.São Paulo: T.A.Queiroz Editor, 1981, v. 1, p. 79-86.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VARGAS, M. V. A. M.. Sob os olhos do ocidente. Folha de São Paulo, São Paulo, p. G-8 - G-11, 03 set. 1988.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, M. V. A. M.. A categoria verbal no contexto das práticas escolares da leitura e da escrita. In: II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2012, Uberlândia-MG. Anais do SIELP. Uberlândia-MG: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2012. v. 2.

2.
VARGAS, M. V. A. M.. A organização discursiva das gramáticas comparadas das línguas clássicas. In: XVI Congresso Internacional de la ALFAL, 2012, Álcalá de Henares. La lengua, lugar de encuentro. Alcalá de Henares - Espanha: Universidad de Alcalá, 2011. v. único. p. 3827-3838.

3.
VARGAS, M. V. A. M.. Leitura, escrita e ensino: a formação do professor como mediador.. In: III Colóquio Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED, 2011, Recife. Anais do III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED - Discurso e práticas sociais. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2010. p. 685-694.

4.
VARGAS, M. V. A. M.. Processos de remissão textual em redações de vestibular: a referenciação nominal e pronominal. In: II SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA., 2010, Évora, Portugal. II SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A LÍNGUA PORTUGUESA: ULTRAPASSAR FRONTEIRAS, JUNTAR CULTURAS. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2009. p. 67-85.

5.
PAULILLO, M.C.R.A. ; GOLDSTEIN, N.S. ; VARGAS, M. V. A. M. ; CHAVES, M.D.G. ; ORLOV, M.L.V. ; PERALTA, S.S. . Leitura, intertextualidade e ensino de língua materna. In: 50º Seminário do GEL, 2003, São Paulo. Estudos Lingüísticos. XXXII Anais do GEL. São Paulo: FFLCH-USP/Contexto, 2003.

6.
VARGAS, M. V. A. M.. A prática de leitura da fábula nas atividades de ensino. In: I Jornada Pedagógica UNIFIEO, 2003, Osasco - S.Paulo. Atividade de leitura na sala de aula. Osasco-SP: Edifieo, 2003. v. único. p. 16-35.

7.
VARGAS, M. V. A. M.. As palavras de origem indiana incorporadas ao português e ao vocabulário brasileiro. In: Congresso Luso-Brasileiro Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários, 2000, Lisboa. Congresso Luso-Brasileiro Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários. Actas. Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2000. v. II. p. 150-156.

8.
VARGAS, M. V. A. M.. O projeto "Estudo histórico-descritivo dos vocábulos de origem indiana na constituição do léxico do português e da língua do Brasil". In: XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2000, Bauru-SP. Estudos Lingüísticos. Bauru-SP: UNESP-GEL, 1999. v. 29. p. 423-428.

9.
VARGAS, M. V. A. M.; Hanania, A.R. ; CANIATO, Benilde J.L. ; DICK, M.V.P.do Amaral . Contribuições para o estudo da expansão da língua portuguesa no mundo. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL), 1999, São José do Rio Preto-SP. Estudos Lingüísticos XXVIII. Bauru-SP: UNESP-Bauru, 1998. v. único. p. 126-132.

10.
VARGAS, M. V. A. M.. Práticas intertextuais e interdiscursivas de leitura das fábulas. In: Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, 1999, São Paulo-SP. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Anais. São Paulo-SP: Câmara Brasileira do Livro, 1999. v. único. p. 1-8.

11.
VARGAS, M. V. A. M.. Práticas intertextuais e interdiscursivas de leitura das fábulas. In: Seminário Nacional de Literatrua Infantil e Juvenil, 1999, São Paulo. Linha d´Água: ensino de língua e literatura em debate. São Paulo: Humanitas/FFLCH-USP, 1999. v. 15. p. 31-39.

12.
VARGAS, M. V. A. M.. O papel político-cultural da Associação de Professores de Língua e Literatura (APLL) na integração dos três níveis de ensino. In: Colóquio Internacional e X Semana de Estudos Lingüísticos e Literários, 1997, Araraquara-SP. O que quer o que pode esta língua? Brasil/Portugal: O Ensino de Língua Portuguesa e de suas Literaturas. Araraquara-SP: UNESP-FCL-Araraquara, 1996. v. único. p. 147-160.

13.
VARGAS, M. V. A. M.. Revisão dos conceitos e teorias da poética sânscrita em traduções para o português do Daçakumaracarita. In: 49ª Reunião Anual da SBPC, 1997, Belo Horizonte-MG. Ciência Hoje, Brasil Amanhã. Anais da 49ª Reunião Anual da SBPC. Belo Horizonte - MG: Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, 1997. v. I. p. 191-193.

14.
VARGAS, M. V. A. M.. A teoria do rasa (emoção e prazer estérico) na poética sânscrita. In: XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São paulo (GEL), 1997, Taubaté-SP. Estudos Lingüísticos XXVI. Campinas-SP: IEL/UNICAMP, 1996. v. único. p. 288-293.

15.
VARGAS, M. V. A. M.. Representações e transformações da fábula clássica nas atividades didáticas. In: 48ª Reunião Anual da SBPC, 1996, São Paulo-SP. Ciência para o Progresso da Sociedade Brasileira. 48ª Reunião Anual da SBPC. Anais. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica - PUC, 1996. v. I. p. 284-290.

16.
VARGAS, M. V. A. M.. Os conceitos de alamkara e de dhvani na poética sânscrita. Contribuição aos estudos sobre os "jogos de palavras". In: XLII Seminário do GEL, 1995, São Paulo. Estudos Lingüísticos. Anais de Seminários do GEL. XXIV. Campinas-SP: IEL/UNICAMP, 1994. v. único. p. 156-160.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VARGAS, M. V. A. M.. A organização discursiva das gramáticas comparadas das línguas clássicas. In: XVI Congresso Internacional de la Associación de Linguística y Filologia de la América Latina (ALFAL), 2011, Alcalá de Henares. XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Libro de resúmenes. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá.Servivio de Publicaciones, 2011. v. ùnico. p. 542-542.

2.
VARGAS, M. V. A. M.. Leitura, escrita e ensino: a formação do professor como mediador. In: III Colóquio ALED Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi, 2010, Recife / Pernambuco. III Colóquio ALED Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Resumos. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2010. p. 146-147.

3.
VARGAS, M. V. A. M.. Sujeito e interdiscurso no universo dialógico da fábula. In: 17º INPLA - Intercâmbio em Pesquisa de Línguistica Aplicada, 2009, São Paulo. 17º INPLA. Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009. v. Único. p. 128-129.

4.
VARGAS, M. V. A. M.; MORAIS, D. M. . Procedimentos de referenciação e de coerência textual na produção escrita de alunos universitários. In: 57º Seminário do GEL, 2009, Ribeirão Preto - SP. Programação...Ribeirão Preto (SP). Ribeirão Preto: GEL, 2009.

5.
VARGAS, M. V. A. M.. Processos de remissão textual em redações de vestibular: a referenciação nominal e pronominal. In: II SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (II SIMELP), 2009, Évora - Portugal. Panorâmica de Linguística, Literatura e Cultura do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Évora - Portugal: Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Literaturas, 2009. v. 1. p. 126-126.

6.
VARGAS, M. V. A. M.. Práticas discursivas, subjetividade e ensino. In: VII Congresso Latinoamericano de Estudios del Discurso, 2007, Bogotá. Horizontes de Sentido - Programación y Resúmenes. Bogotá, Colômbia: Imprenta Patriótica Instituto Caro Y Cuervo, 2007. v. único. p. 245-245.

7.
VARGAS, M. V. A. M.. As questões de norma e de uso no ensino da língua portuguesa. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2002, São Paulo. 50º Seminário do GEL - Resumos. São Paulo: USP/FFLCH/Editora Contexto, 2002. v. único. p. 378-379.

8.
VARGAS, M. V. A. M.. A presença de palavras indianas nos relatos de viagem expostos por João de Barros, nas Décadas da Ásia. In: 9ª Conferência Internacional de História das Ciências da Linguagem, 2002, São Paulo e Campimnas. RESUMOS. 9ª Conferência Internacional de História das Ciências da Linguagem. São Paulo e Campinas: USP-UNICAMP, 2002. v. único. p. 112-113.

9.
VARGAS, M. V. A. M.. As questões de norma e de uso no ensino da língua portuguesa. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2002, São Paulo. 50º Seminário do GEL. São Paulo: FFLCH-USP, 2002. v. único. p. 378-379.

10.
VARGAS, M. V. A. M.. Tense and aspect in classical Sanskrit. In: Xth World Sankrit Conference, 1997, Bangalore-Índia. Xth World Sanskrit Conference. Abstracts. Bangalore-Índia: Taralabalu Kendra, 1997. v. único. p. 454-455.

11.
VARGAS, M. V. A. M.. The studies of Indology in Brazil: Sanskrit Language, Literature and Culture. In: International Seminar on Indology: Past, Present and Future, 1997, Poona-Índia. International Seminar on Indology. Poona-Índia: University of Poona, 1997. v. único. p. 67-67.

12.
VARGAS, M. V. A. M.. O aspecto verbal no sânscrito clássico. As mudanças nos sistemas verbais. In: XI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filologia de la América Latina, 1996, Las Palmas de Gran Canaria. Resúmenes de Comunicaciones do XI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina. Las Palmas de Gran Canaria: Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, 1996. v. único. p. 194-194.

Artigos aceitos para publicação
1.
VARGAS, M. V. A. M.. Projeções de sujeitos e memória discursiva na construção de sentido da fábula. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, Carla M.L.Aragão da ; VARGAS, M. V. A. M. . Linguagem verbovisual e construção de sentido nos enunciados de uma homepage do site da IG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VARGAS, M. V. A. M.. Projeções de sujeitos e memória interdiscursiva na construção de sentido da fábula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VARGAS, M. V. A. M.. A categoria verbal no contexto das práticas escolares de leitura e de escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VARGAS, M. V. A. M.. A organização discursiva das gramáticas comparadas das línguas clássicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VARGAS, M. V. A. M.. Enunciação e interdiscursividade nas Fábulas Fabulosas, de Millôr Fernandes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VARGAS, M. V. A. M.. Verbo, discurso e ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VARGAS, M. V. A. M.. Leitura, escrita e ensino: a formação do professor como mediador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, E. M. F. S. ; MICHELETTI, G. ; LOUZADA, M.S.O. ; VARGAS, M. V. A. M. . Leitura e práxis: formação continuada do docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VARGAS, M. V. A. M.. Sujeito e interdiscurso no universo dialógico da fábula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VARGAS, M. V. A. M.. Processos de remissão textual em redações de vestibular: a referenciação nominal e pronominal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VARGAS, M. V. A. M.. A categoria semântica-discursiva do aspecto sob o enfoque dos estudos histórico-comparativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VARGAS, M. V. A. M.. Memória e interdiscurso na ocnstrução do sentido de O santo e a porca, de Ariano Suassuna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VARGAS, M. V. A. M.. Palavras de origem indiana na constituição do léxico da língua portuguesa: processos discursivos de nomeação e re-significação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VARGAS, M. V. A. M.. Referenciação e (re)construção de sentido na fábula de Millôr Fernandes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VARGAS, M. V. A. M.. A fábula no ensino de literatura infantil e juvenil: práticas textuais e discursivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VARGAS, M. V. A. M.. Práticas discursivas, subjetividade e ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TESHEINER, M.G. ; FLEMING, M. ; VARGAS, M. V. A. M. . Pañcatantra. Fábulas Indianas. Volume III. Livros IV e V. São Paulo: Humanitas-FFLCH-USP, 2013. (Tradução/Livro).

2.
VARGAS, M. V. A. M.. Pañcatantra. Fábulas Indianas - Livros II e III. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
VARGAS, M. V. A. M.; TESHEINER, M.G. ; FLEMING, M. . Pañcatantra. Fábulas Indianas. Volume II. Livros II e III. São Paulo-`SP: Humanitas/FFLCH-USP, 2008. (Tradução/Livro).

4.
VARGAS, M. V. A. M.. Pañcatantra. Fábulas Indianas - Livro I. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
VARGAS, M. V. A. M.; TESHEINER, M.G. ; FLEMING, M. . Pañcatantra. Fábulas Indianas. Volume I. Livro I. São Paulo-SP: Humanitas/FFLCH-USP, 2003. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VARGAS, M. V. A. M.; GUEDES, Zelita C.F. . Parecer sobre propostas de solicitação de Bolsa-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem -LAEL - da PUC-SP.. 2011.

2.
VARGAS, M. V. A. M.. Parecer sobre a publicação de artigo para a Revista da ABRALIC. 2009.

3.
VARGAS, M. V. A. M.. Parecer sobre artigos para publicação nos anais do VIII ENIL 2007. 2008.

4.
VARGAS, M. V. A. M.. Referenciação e coerência textual nas redações do vestibular. 2007.

5.
VARGAS, M. V. A. M.. Parecer sobre artigo para publicação. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
VARGAS, M. V. A. M.. Aula-conferência - Verbo e práticas discursivas: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VARGAS, M. V. A. M.. Os estudos do sânscrito na historiografia linguística do Brasil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VARGAS, M. V. A. M.. Curso de Especialização em Língua Portuguesa - Morfossintaxe do Português II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
VARGAS, M. V. A. M.. Curso de Especialização em Língua Portuguesa - Morfossintaxe do Português I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
VARGAS, M. V. A. M.. Ciclo de conferências "A prática de produção de textos acadêmicos". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
VARGAS, M. V. A. M.. Especialização (lato sensu) em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
VARGAS, M. V. A. M.. Palestra "Memória e interdiscurso no universo dialógico da fábula". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
VARGAS, M. V. A. M.. A atividade de produção de textos. 2006. .

9.
VARGAS, M. V. A. M.. Especialização (lato sensu) em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
VARGAS, M. V. A. M.. Especialização (lato sensu) em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
VARGAS, M. V. A. M.. A prática de produção textual. 2005. .

12.
VARGAS, M. V. A. M.. Leitura e produção de textos. 2005. .

13.
VARGAS, M. V. A. M.. Especialização (lato sensu) em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
VARGAS, M. V. A. M.. Técnicas de comunicação escrita. 2004. .

15.
VARGAS, M. V. A. M.. Diálogos textuais. In Português. Ensino Fundamental II. Livro 6. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).

16.
VARGAS, M. V. A. M.; MIYASATO, K. . Cadernos de Teoria e Prática/Língua Portuguesa. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR)).

17.
VARGAS, M. V. A. M.. A questão da intertextualidade na leitura da fábula. 1999. .

18.
VARGAS, M. V. A. M.. Práticas intertextuais e interdisciplinares de leitura das fábulas. 1999. .

19.
VARGAS, M. V. A. M.. A fábula através dos tempos. In Língua Portuguesa: Diálogos (5ª série). 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de livro didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VARGAS, M. V. A. M.; Gebara, A. E. L.; SILVA, S. L.. Participação em banca de Heide Suely Rosário. Marcas linguístico-discursivas na produção da crônica "Assalto à geladeira", de Walcyr Carrasco. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
VARGAS, M. V. A. M.; GUARANHA, M. F.; NAGAMINI, E.. Participação em banca de Priscilla Cláudia Pavan manso. Memória, gênero e discurso na constituição dos sujeitos em "Eurico, o presbítero". 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

3.
VARGAS, M. V. A. M.; GUARANHA, M. F.; AMADO, R. S.. Participação em banca de Janaina dos Santos de Oliveira Saturnino. Leitura como prática social e discursiva: ler e compreender no Ensino Fundamentl II (6º ano). 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

4.
VARGAS, M. V. A. M.; LOUZADA, M.S.O.; MAURO, M.A.F.. Participação em banca de Gianna Flávia Tonacci Hardt. As práticas de leitura e escrita no 3o. ano do Ensino Fundamental e o Programa "Ler e Escrever". 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
VARGAS, M. V. A. M.; FERREIRA, L. A.; MARQUESI, S. C.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de IARA GRANDINO. Relato de experiência vivida: sequência didática para o ensino de leitura e escrita. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

6.
VARGAS, M. V. A. M.; ALMEIDA, M. M. S.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Eliane Machado Pinto. A leitura da fábula como prática discursiva no 4º ano do Ensino Fundamental: uma experiência baseada no Projeto "Ler e Escrever". 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

7.
VARGAS, M. V. A. M.; SPARANO, M.E.; CUNHA, M. Z.. Participação em banca de Roberta Maria Bernardini de Castro. A Leitura como Prática Discursiva no 3º ano do Ensino Fundamental I - Planejamento de Estratégias de Leitura da Fábula. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

8.
VARGAS, M. V. A. M.; MAURO, M.A.F.; DIORIO, P. S.. Participação em banca de Carla Lima Massolla Aragão da Cruz. Práticas textuais e discursivas em ambientes virtuais: gênero, enunciação e discurso. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

9.
VARGAS, M. V. A. M.; BRANDÃO, H.N.; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Participação em banca de Patrícia Gimenez Camargo. A (re)construção do ethos discursivo na pregação evangélica: a questão da dupla mediação. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
VARGAS, M. V. A. M.; SOUZA E SILVA, M.C.P.; MARQUESI, S. C.. Participação em banca de Claudio Donizetti Brites da Silva. Espelhos sobrepostos: a questão da autoralidade em A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

11.
VARGAS, M. V. A. M.; LOUZADA, M.S.O.; MAURO, M.A.F.. Participação em banca de Rosana Andrade Rodrigues Thimóteo. O discurso do professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: um estudo sobre modalizadores. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

12.
MILANI, S.E.; VARGAS, M. V. A. M.; MURATA, E.K.N.N. Participação em banca de Jonas Pereira Lima. A teoria glossemática de Louis Hjelmslev numa perspectiva historiográfico-linguística. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

13.
VARGAS, M. V. A. M.; ZAMPONI, Graziela; BRITO, Eliana Vianna. Participação em banca de Matilde Helena Espíndola. Modo de organização do discurso argumentativo: uma proposta para a leitura de anúncios publicitários e embalagens de produtos. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

14.
ZAMPONI, Graziela; VARGAS, M. V. A. M.; PUZZO, Miriam. Participação em banca de Amanda Maria Bicudo de Souza. Metáforas conceptuais em propagandas de revistas femininas. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Taubaté.

15.
FÁVERO, Leonor Lopes; PALMA, Dieli V.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Andrea Lemes Sinohara Coccaro. A gramática normativa na formação intelectual do cidadão brasileiro - O ensino da língua portuguesa à altura dos desafios contemporâneos. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
ELIAS, V. M. S.; BASTOS, N.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Elizabeth Rizzi. Marcas linguísticas de enunciação em panfletos publicitários. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; VARGAS, M. V. A. M.; ELIAS, V. M. S.. Participação em banca de MAGNÓLIA GONÇALVES MANGOLINI. Leitura de textos da área jurídica: o gênero contrato e o papel dos conhecimentos prévios. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

18.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; VARGAS, M. V. A. M.; PANTALEONI, N. T. S.. Participação em banca de Mônica Mendes e Silva Rocha. Argumentos retóricos e estratégias linguísticas na construção do ethos do anunciante na propaganda institucional: uma questão de leitura. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

19.
VARGAS, M. V. A. M.; MAURO, M.A.F.; MICHELETTI, G.. Participação em banca de Diana maria de Morais. Leitura e escrita: o discurso pedagógico numa perspectiva de inclusão social. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

20.
VARGAS, M. V. A. M.; ELIAS, V. M. S.; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Participação em banca de Denise Boaventura Fernandes Ribeiro. A habilidade de leitura (reading) no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

21.
SPARANO, M.E.; VARGAS, M. V. A. M.; FARIAS JR., JORGE FRANÇA. Participação em banca de Elisêngela Vieira de Araújo. As propostas pedagógicas para língua inglesa no ensino médio: um olhar para o trabalho com a leitura. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

22.
VARGAS, M. V. A. M.; MICHELETTI, G.; MAURO, M.A.F.. Participação em banca de Clivanir Aparecida Campos Salvato. A leitura como estratégia de desenvolvimento da linguagem oral e escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

23.
ELIAS, V. M. S.; VARGAS, M. V. A. M.; FERREIRA, L. A.. Participação em banca de Fábio Gomes Barbosa. Compreensão leitora em concurso público. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
BRAIT, E.; VARGAS, M. V. A. M.; SOUZA E SILVA, M.C.P.. Participação em banca de Elaine Hernandez de Souza. Os discursos sobre a atividade artística na fábula "A cigarra e as formigas". 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
MARQUESI, S. C.; ELIAS, V. M. S.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Adriana Lemes Catharino. O descritivo no ensino: limites e possibilidades. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
VARGAS, M. V. A. M.; MELO, L.E.; BASTOS, N.. Participação em banca de Liliana Gruppi Afonso Moretti. Discurso explicativo e suas implicações na prática pedagógica. 2005. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

27.
VARGAS, M. V. A. M.; MOSCA, L.L.S.. Participação em banca de Elaine Vincenzi Silveira. Argumento de autoridade na crônica de Carlos Heitor Cony: um enfoque intertextual. 2004. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

28.
VARGAS, M. V. A. M.; MAURO, M.A.F.. Participação em banca de Jane Gatti de Campos. O discurso sobre a dissertação escolar: trinta anos de uma trajetória. 2002. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

29.
VARGAS, M. V. A. M.; MELO, L.E.. Participação em banca de Márcia Regina Curado Pereira Mariano. Produções de definições por crianças ou diferentes formas de explicar as coisas.... 2002. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

30.
VARGAS, M. V. A. M.; MAURO, M.A.F.; KUNDMAN, M.S.. Participação em banca de Gisela Pinheiro Lima. Roteiro de leitura. Reflexões sobre um caminho para a aula de leitura e compreensão de textos. 2002. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

31.
VARGAS, M. V. A. M.; FERREIRA, M.; MONTENEGRO, L.P.M.. Participação em banca de Lilian Cristina Gulmini. O Yogasutra, de Patañjali - Tradução e análise da obra à luz de seus fundamentos contextuais, intertextuais e lingüísticos. 2002. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

32.
VARGAS, M. V. A. M.; GOLDSTEIN, N.S.. Participação em banca de Ana Maria da Silva. A Ficção de Marina Colasanti e a Releitura dos Contos de Fadas: Os Muitos Fios da Tessitura Narrativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

33.
VARGAS, M. V. A. M.; MICHELETTI, G.. Participação em banca de Letícia Paula de Freitas Peres. A expressividade na sintaxe da poesia de Mario Quintana. 2000. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

34.
VARGAS, M. V. A. M.; FERREIRA, M.; SEGOLIN, F.. Participação em banca de Antonio Cesar Ribeiro Devesa da Silva. De Avyakta a SphotaO Percurso Analógico da Composição Nominal na Construção de Sentido doTexto Médico Caraka Samhita. 2000. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

35.
VARGAS, M. V. A. M.; SEGOLIN, F.. Participação em banca de Rosalina Vagna de Araújo. A Palavra do Gesto no Gesto da Palavra - Para uma Concepção Ritual da Narrativa Clariceana. 1998. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

36.
VARGAS, M. V. A. M.; CANIATO, Benilde J.L.; GUIMARÃES, E.. Participação em banca de Elvira Lopes Nascimento. Um exame crítico-interpretativo da textualidade na redação escolar. 1995. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, M. M. S.; CESCHIN, O.H.L.; VARGAS, M. V. A. M.; AGUILERA, V. A.; BARONAS, J. E. A.. Participação em banca de Celciane Alves Vasconcelos. Estudo semântico-lexical do vocabulário setecentista em Paranaguá. 2013. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

2.
MILANI, S.E.; VARGAS, M. V. A. M.; SILVEIRA, Eliane Mara; PESSOA, Rosane Rocha; SANTOS, Tânia Ferreira Rezende. Participação em banca de Daniel Marra da Silva. Whitney, Saussure, Meillet e Labov: implicações metodológicas e conceituais da noção delíngua como um fato social para os estudos linguísticos. 2012. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FERREIRA, M.; GONÇALVES, J.C.B.; PRADO, J. B. T.; GULMINI, L. C.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Adriano Aprigliano. O conhecimento da linguagem como herdado pela tradição gramatical indiana: a primeira seção do Vâkyapadîya de BhartRhari. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

4.
BRANDÃO, H.N.; SOUZA E SILVA, M.C.P.; PICCARDI, T.; VARGAS, M. V. A. M.; CORREA, M. G.. Participação em banca de Luiz André Neves de Brito. Discurso, leitura e produção textual: uma análise discursiva da escrita de pré-universitários. 2011. Tese (Doutorado em Letras - Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

5.
ROCCO, M.T.Fraga; VARGAS, M. V. A. M.; GRILLO, S.V.de Camargo; REGO, T.C.; BARZOTTO, V.H.. Participação em banca de Márcia Vescovi Fortunato. Autoria e Aprendizagem da Escrita. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

6.
MICHELETTI, G.; POSSENTI, S.; ANDRADE, C. A. B.; BRAIT, E.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Isabel de Andrade Moliterno. Imagens, reverberações na poesia de Alberto da Cunha Melo: uma leitura estilística. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

7.
FERREIRA, M.; MARTINS, R. A.; PRADO, J. B. T.; VARGAS, M. V. A. M.; BLIKSTEIN, I.. Participação em banca de Lilian Cristina Gulmini. Do Dois ao Sem-segundo: Sankara e o Advaita-vedanta. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

8.
VARGAS, M. V. A. M.; CAMPOS, M.I.B.; BRANDÃO, H.N.; MARCHESI, S.; SANTOS, I.P.. Participação em banca de Dalila Maria Pereira Lemos. Efeitos retóricos e discursivos na charge política: um estudo de charges da Era FHC sob o olhar de Paulo Caruso. 2005. Tese (Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

9.
VARGAS, M. V. A. M.; CAMARGO, M.A.; MILTON, J.; DARIN, L.C.M.. Participação em banca de Glória Regina Loreto Sampaio. Aspectos comunicativos do mito em tradução: uma abordagem semiótica do feminino na Lenda Arturiana (exercícios tradutórios). 2003. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
VARGAS, M. V. A. M.; DEZOTTI, M.C.C.; SANTOS, N.. Participação em banca de Cássia Regina Coutinho Sossolote. A Recepção do Discurso Alegórico da Fábula. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista.

11.
VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Pedro Prado Custódio. As Múltiplas Facetas de Alexandre Magno no Roman D´Alexandre. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

12.
VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Elmo José dos Santos. O Discurso Polêmico dos Movimentos dos Alfaiates de 1798 e Seus Outros. 2001. Tese (Doutorado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

13.
VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Gesuína Domenica Ferretti. A Língua da Sardenha: Um Estudo Histórico-Descritivo. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

14.
VARGAS, M. V. A. M.; BARROS, D.L.P.; FIORIN, J.L.; LIMA, A.D.; BALDAN, M.L.O.G.. Participação em banca de Luiz Gonzaga Marchezan. O Espaço no Conto Regionalista Brasileiro. 1994. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

15.
VARGAS, M. V. A. M.; LIMA, A.D.; BLIKSTEIN, I.. Participação em banca de Lilian Proença de Menezes Montenegro. Disfarce e Intertextualidade no Virataparvan do Mahabharata. 1992. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
BRANDÃO, H.N.; SOUZA E SILVA, M.C.P.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Luiz André Neves de Brito. Nos desafios da escrita de estudantes pré-universitários: um ethos ler para escrever. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras - Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

2.
MELO, L.E.; CAMPOS, M.I.B.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Dalila Maria Pereira Lemos. A charge política de Paulo Caruso. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

3.
VARGAS, M. V. A. M.; FERREIRA, M.; FONSECA, C.A.. Participação em banca de Clodomir Barros de Andrade. Filosofias da Índia. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CESCHIN, O.H.L.; DEZOTTI, J.D.; VARGAS, M. V. A. M.; PRADO, J. B. T.; SILVA, R.P.da. Concurso para provimento de cargo de Professor Doutor. 2009. Universidade de São Paulo.

2.
VARGAS, M. V. A. M.; MAURO, M.A.F.; LEITE, M.Q.. Processo seletivo para contratação de Professor Assistente. 2004. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

3.
VARGAS, M. V. A. M.; TATIT, L.. Processo seletivo para contratação de Professor Assistente. 1998. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP-PUC/SP e 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagem verbovisual e construção de sentido nos enunciados de uma homepage do site da IG. 2012. (Congresso).

2.
60º Seminário do GEL. Projeções de sujeitos e memória interdiscursiva na construção de sentido da fábula. 2012. (Congresso).

3.
II SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.A categoria verbal no contexto das práticas escolares de leitura e da escrita. 2012. (Simpósio).

4.
II SIELP- SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.Coordenadora do Grupo Temático "Análise de práticas discursivas no contexto escolar". 2012. (Simpósio).

5.
III JORNADA DO GRUPO DE PESQUISA TEORIAS E PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS: LEITURA E ESCRITA.Palestra: Verbo, discurso e ensino. 2011. (Encontro).

6.
IV Seminário Internacional de Linguística. Enunciação e interdiscursividade nas Fábulas Fabulosas, de Millôr Fernandes. 2011. (Congresso).

7.
XVI Congresso Internacional de la Associación de Linguística y Filologia de la América Latina (ALFAL). A organização discursiva das gramáticas comparadas das línguas clássicas. 2011. (Congresso).

8.
13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Leitura e práxis: formação continuada do docente. 2010. (Congresso).

9.
4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Leitura e práxis: formação continuada do docente. 2010. (Congresso).

10.
III Colóquio ALED Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi. Leitura, escrita e ensino: a formação do professor como mediador. 2010. (Congresso).

11.
II Jornada do Grupo de Estudos Teorias e Práticas Discursivas e Textuais da Universidade Cruzeiro do Sul.Coordenadora de sessão de comunicação coordenada. 2010. (Encontro).

12.
17º INPLA - Intercâmbio em Pesquisa de Línguistica Aplicada. Sujeito e interdiscurso no universo dialógico da fábula. 2009. (Congresso).

13.
57º Seminário do GEL.Procedimentos de referenciação e de coerência textual na produção escrita de alunos universitários. 2009. (Seminário).

14.
III Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul.A categoria semântico-discursiva do aspecto sob o enfoque dos estudos hostórico-comparativos. 2009. (Seminário).

15.
II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / V Simpósio Internacional sobre práticas na escola: Letramento e Representação.Processos de remissão textual em redações de vestibular; a referenciação nominal e proniminal. 2009. (Simpósio).

16.
III CONGRESSO NACIONAL DE HUMANAS - III HUNICON. A fábula no ensino de literatura infantil e juvenil: práticas textuais e discursivas.. 2008. (Congresso).

17.
III Semana das Licenciaturas do Instituto Superior de Educação das Faculdades Oswaldo Cruz.Memória e interdiscurso na construção do sentido de O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. 2008. (Seminário).

18.
IX International Congress of the Brazilian Studies Association. Memória e interdiscurso na construção do sentido de. 2008. (Congresso).

19.
Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Palavras de origem indiana na constituição do léxico da língua portuguesa: processos discursivos de nomeação e re-significação. 2008. (Simpósio).

20.
XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGUÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA. Referenciação e (re)construção de sentodo na fábula de Millôr Fernandes. 2008. (Congresso).

21.
Ciclo de Palestras - APLL.Práticas discursivas e ensino de língua portuguesa: as marcas temporais e aspectuais nos enunciados orais e escritos. 2007. (Encontro).

22.
II Seminário Internacional de Lingüística. Moderadora da mesa-redonda "A palavra e as práticas discursivas".. 2007. (Congresso).

23.
Palestra "A gramática e o ensino de língua portuguesa", ministrada por Evanildo Bechara. 2007. (Outra).

24.
VII Congresso Latinoamericano de Estudios del Discurso. Práticas discursivas, subjetividade e ensino. 2007. (Congresso).

25.
Ciclo de Palestras da APLL.A prática de produção de textos no ensino médio. 2006. (Encontro).

26.
II Congresso Nacional de Humanas e I Seminário Internacional de Lingüística Aplicada. Texto e gramática. 2006. (Congresso).

27.
Palestra: "Redigir: um ato dialógico". 2006. (Encontro).

28.
I Semana de Educação.I Semana de Educação. 2005. (Seminário).

29.
Semana de Letras.Semana de Letras. 2004. (Seminário).

30.
Ciclo de Cinema e Literatura da Universidade São Marcos.A adaptação de "Vidas Secas" para o cinema. 2003. (Seminário).

31.
I Jornada Pedagógica UNIFIEO.A prática de leitura da fábula nas atividades de ensino. 2003. (Seminário).

32.
50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL).As questões de norma e de uso no ensino da língua portuguesa. 2002. (Seminário).

33.
50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL).Leitura, intertextualidade e ensino de língua materna. 2002. (Seminário).

34.
9ª Conferência Internacional de História das Ciências da Linguagem. A presença de palavras indianas nos relatos de viagem expostos por João de Barros, nas Décadas da Ásia. 2002. (Congresso).

35.
Curso de Técnicas de Ensino a Distância. 2000. (Oficina).

36.
51ª Reunião Anual da SBPC. A questão da intertextualidade na leitura da fábula. 1999. (Congresso).

37.
II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). A língua portuguesa na Índia. 1999. (Congresso).

38.
Seminário Nacional de Literatrua Infantil e Juvenil.Práticas intertextuais e interdiscursivas de leitura das fábulas. 1999. (Seminário).

39.
7º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Sugestões para o trabalho com os textos clássicos na sala de aula. 1998. (Congresso).

40.
Encontro do Projeto.O subprojeto Estudo histórico-descritivo das palavras de origem indiana no português. 1998. (Encontro).

41.
XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do EStado de São Paulo (GEL).Contribuições para o estudo da expansão da língua portuguesa no mundo. 1998. (Seminário).

42.
5º Simpósio de Iniciação Científica da Área de Ciências Humanas.Seminário de Inicação Científica. 1997. (Simpósio).

43.
International Seminar on Indology: Past, Present and Future.International Seminar on Indology: Past, Present and Future. 1997. (Seminário).

44.
Xth World Sanskrit Conference. Tense and Aspect in Classical Sanskrit. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VARGAS, M. V. A. M.. IV Seminário Internacional de Linguística. 2011. (Congresso).

2.
VARGAS, M. V. A. M.; MICHELETTI, G. ; ANDRADE, C. A. B. ; Santos, Sonia Sueli Berti . II Jornada do Grupo de Estudos Teorias e Práticas Discursivas e Textuais Retórica, Argumentação e Discurso. 2010. (Outro).

3.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco ; SANTOS, I.P. ; SPARANO, M.E. ; VARGAS, M. V. A. M. ; MICHELETTI, G. ; ANDRADE, C. A. B. ; Santos, Sonia Sueli Berti ; MORAIS, C. F. ; MARQUESI, S. C. . III Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul. 2009. (Congresso).

4.
VARGAS, M. V. A. M.; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco ; MICHELETTI, G. ; SPARANO, M.E. . 1ª Jornada de Estudos de Teorias e Práticas Discursivas: Estilo e Discurso. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Agmar Ribeiro Justino dos Santos. Gêneros orais e ensino: o debate regrado como prática linguístico-discursiva de sujeitos em formação. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul. (Orientador).

2.
Priscilla Cláudia Pavan Manso. O léxico de origem árabe na constituição do discurso histórico-literário em Eurico, o presbítero. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul. (Orientador).

3.
Heide Suely Rosário. Memória e interdiscurso no processo de compreensão e de produção de sentido da crônica jornalística. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul. (Orientador).

4.
Janaína dos Santos de Oliveira Saturnino. Leitura como prática social e discursiva: Ler e compreender no Ensino Fundamental I (6º ano). Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Janaina dos Santos de Oliveira Saturnino. Leitura como prática social e discursiva: ler e compreender no Ensino Fundamental II (6º ano). 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

2.
Heide Suely Rosário. Marcas linguístico-discursivas na produção de sentido da crônica "Assalto à geladeira", de Walcyr Carrasco. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

3.
Priscilla Cláudia Pavan manso. ´Memória, gênero e discurso na constituição dos sujeitos em "Eurico, o presbítero". 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

4.
Gianna Flávia Tonacci Hardt. As práticas de leitura e escrita no 3o. ano do Ensino Fundamental e o Programa. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

5.
Eliane Machado Pinto. A leitura da fábula como prática discursiva no 4º ano do Ensino Fundamental: uma experiência baseada no Projeto "Ler e Escrever". 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

6.
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz. Práticas textuais e discursivas em ambientes virtuais: gênero, enunicação e discurso. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

7.
Roberta Maria Bernardini de Castro. A leitura como prática discursiva no 5º ano do Ensino Fundamental I - Planejamento de Estratégias de Leitura da Fábula. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

8.
Patrícia Gimenez Camargo. A (re)construção do ethos discursivo na pregação evangélica: a questão da dupla mediação. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

9.
Claudio Donizetti Brites da Silva. Espelhos sobrepostos: a questão da autoralidade em A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

10.
Gianna Flávia Tonacci Hardt. Leitura, oralidade e escrita no ciclo II do ensino fundamental: uma perspectiva discursiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

11.
DIANA MARIA DE MORAIS. Leitura e escrita: o discurso pedagógico numa perspectiva de inclusão social. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Governo do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

12.
Denise Boaventura Fernandes Ribeiro. Práticas discursivas no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino médio das escolas públicas da região leste de São Paulo: a habilidade de leitura. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Governo do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

13.
Clivanir Aparecida Campos Salvato. A leitura como estratégia de desenvolvimento da linguagem oral e escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul, Governo do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

14.
Antonio César Ribeiro Devesa da Silva. De avyakta a sphota. O percurso analógico da composição nominal na construção de sentido do texto médico Caraka Samhita. 2000. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, . Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

Iniciação científica
1.
Thaís Cunha Pilôto Bitencourt. A construção do Ethos de Rosa Ambrósio, em As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Cruzeiro do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

2.
Gilson de Moura Genuino da Silva. A prática discursiva de leitura do texto literário no ensino médio: a mediação do professor. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

3.
Priscilla Cláudia Pavan Manso. A presença de palavras de origem árabe no léxico da língua portuguesa: uma abordagem semântico-discursiva. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

4.
Sueli Aparecida Cerqueira Marciel. Meios e métodos de orientar a dinâmica de leitura e escrita em tempos de internet: as diversas formas de interação no ensino a distância. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

5.
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem por alunos do ensino médio. 2010. Iniciação Científica - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

6.
Andréa Paula de Assis. A leitura no Ensino Médio. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade São Marcos. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

7.
Adriano Aprigliano. Elaboração de um vocabulário prático sânscrito-português. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura sânscritas) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

8.
Maria da Graça Tesheiner. Tradução das fábulas do Pañcatantra e consideraões sobre a universalidade e a atualidade do gênero fábula. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura sânscritas) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.

Orientações de outra natureza
1.
Fabiana Valéria da Silva Tavares. Estudo e avaliação das estratégias de integração enrte os professores de língua e literatura dos três graus de ensino. 1997. Orientação de outra natureza. (língua portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Coordenadoria do Serviço Social da USP. Orientador: Maria Valiria Aderson de Mello Vargas.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/08/2018 às 7:20:52