Eliane Hercules Augusto-Navarro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5716027350340906
  • Última atualização do currículo em 14/03/2018


Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), com estágios pós-doutoral (2012) e SWD (1998-1999), ambos na Universidade de Michigan. Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), atuando principalmente nos seguintes temas: análise e desenvolvimento de material didático, formação de professores, gramática como habilidade, ensino-aprendizagem de LI para propósitos específicos (ESP - EAP), produção escrita em LI e análise de gêneros discursivos em cursos de inglês como LE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Hercules Augusto-Navarro
Nome em citações bibliográficas
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.;Augusto-Navarro, E. H.;Augusto-Navarro, Eliane Hercules

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.
Rod. Washington Luiz km 235
13565905 - Sao Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33068358
Fax: (16) 2608358
URL da Homepage: http://www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Discurso e Gênero Discursivo: Implicações para o Ensino da Correspondência em Língua Estrangeira (Inglês) Via Correio Eletrônico, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Maria Cecília Pires Barbosa Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: gênero discursivo; ensino de redação; inglês com língua estrangeira; inglês instrumental; pragmática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1997
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Ensino Instrumental na Lingua-Alvo: Uma Proposta para o Ensino da Escrita em Ambiente Acadêmico,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: inglês instrumental; ensino de redação; inglês com língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1996 - 2001
Graduação em Licenciatura Em Letras.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1983 - 1987
Graduação em Bacharelado Em Ciências Jurídicas.
Faculdade de Direito de São Carlos, FADISC, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Formação Complementar


2008 - 2008
Short Term Visiting Scholar.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
1998 - 1999
Doutorado Sandwich.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

1/2005 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Gramaticais e Gramáticas Pedagógicas
8/2003 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Líder do Grupo de Pesquisa CNPq- Especificidades do Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa na formação de professores.
3/2003 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês para crianças de escolas públicas.
1/2003 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
6/2002 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa 8
Estudos Gramaticais da Língua Inglesa
08/2008 - 02/2011
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
09/2009 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante de Centro no Conselho de Graduação - CoG.
04/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para Adolescentes.
03/2010 - 12/2010
Ensino, Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa em Linguística Aplicada
03/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para Crianças de Escolas Públicas.
01/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
03/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para Crianças de Escolas Públicas.
01/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
01/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
03/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para Crianças de Escolas Públicas.
01/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
07/2007 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante de Centro no Conselho de Pós-Graduação.
02/2007 - 07/2008
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador Program de Pós-Graduação em Linguística.
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para Crianças de Escolas Públicas.
01/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
03/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para crianças de escolas públicas.
01/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
03/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês para crianças de escolas públicas.
1/2005 - 12/2005
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
01/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental TAM.
4/2004 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Vice chefe de departamento.
3/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Ensino/Aprendizagem de Inglês para a rede pública: novas abordagens e mídias.
3/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês para vestibulandos.
8/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental para o Ensino Médio.
3/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Inglês para pré-adolescentes carentes.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Relação entre Materiais Didáticos, Aprendizes e Professores de Língua Inglesa
Descrição: Este projeto visa a compreender a relação estabelecida por aprendizes e professores de língua inglesa com materiais didáticos utilizados em diferentes contextos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Hercules Augusto-Navarro - Coordenador / Patrícia de Oliveira Lucas - Integrante / Talita Aparecida de Oliveira - Integrante / Letícia M. Lacerda - Integrante.Número de orientações: 1
2009 - 2013
Gramática como habilidade: ensino-aprendizagem em diferentes contextos
Descrição: Este projeto visa a analisar os resultados da adoção da perspectiva de ensino-aprendizagem de gramática como habilidade, considerando o caráter tridimensional da gramática e os resultados da adoção dessa proposta em diferentes contextos, desde o ensino para jovens aprendizes até em cursos de formação de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Hercules Augusto-Navarro - Coordenador / Cláudia Jotto Kawachi - Integrante / Daniela Terenzi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
2003 - 2012
Licenciatura em Letras (Inglês): Consideração dos múltiplos contextos de atuação do (futuro) professor e de suas conseqüentes tarefas com relação à análise e confecção de material didático
Descrição: Esse projeto objetiva investigar o ensino/aprendizagem de língua inglesa no Brasil em seus diferentes contextos (ensinos fundamental e médio, cursos pré-vestibular e o próprio curso de Letras - que tem professores de inglês em formação como alunos). A preocupação central desse estudo é a análise e o desenvolvimento de material didático adequado a cada contexto, bem como a capacitação do (futuro) professor para a seleção e/ou confecção desse material..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eliane Hercules Augusto-Navarro - Coordenador / Patrícia de Oliveira Lucas - Integrante / Cristiane Campos-Gonella - Integrante / Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa - Integrante / Talita Aparecida de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 8


Projetos de extensão


2014 - Atual
Formação de Professores de Inglês: Teoria, Prática e Desenvolvimento Linguístico em LI
Descrição: A atividade proposta se justifica em razão de contarmos atualmente com três intercambistas dos Estados Unidas, bolsistas CAPES-Fulbright, que estão na UFSCar para dar apoio ao ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI). São jovens recém-egressas da universidade e que embora falantes nativas da LI, não conhecem teoria ou prática de ensino-aprendizagem de línguas. Nossos licenciandos em Letras- Inglês, têm acesso à formação teórica e prática, mas não são nativos. Assim, pensamos em integrar esses grupos em uma atividade temática sobre ensino-aprendizagem de LI e com suporte da questão de língua por parte das intercambistas na língua em si e essas, por sua vez, têm acesso à conhecimento teórico com discussões sobre práticas de sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliane Hercules Augusto-Navarro - Coordenador.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Linguasagem (São Paulo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino Aprendizagem de Língua Estrangeira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Morley Scholarship, English Language Institute of the University of Michigan.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, T. A.2016OLIVEIRA, T. A. ; Augusto-Navarro, E. H. . DESAFIOS EM RELAÇÃO AO USO DA LÍNGUA INGLESA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS EM CONTEXTO DE INTERCÂMBIO. Linguasagem (São Paulo), v. 26, p. 1-29, 2016.

2.
DELLA ROSA, S. F. P. D.2016DELLA ROSA, S. F. P. D. ; KAWACHI-FURLAN, C. J. ; Augusto-Navarro, E. H. . Inglês para Propósitos Específicos (IPE): características e tendências atuais de ensino.. Revista Entrelínguas, v. 2, p. 25-39, 2016.

3.
1Augusto-Navarro, Eliane Hercules2015Augusto-Navarro, Eliane Hercules. The design of teaching materials as a tool in EFL teacher education: experiences of a Brazilian teacher education program. Ilha do Desterro (UFSC), v. 68, p. 121-137, 2015.

4.
2KAWACHI-FURLAN, C. J.2015KAWACHI-FURLAN, C. J. ; CAMPOS-GONELLA, C. ; Augusto-Navarro, E. H. . REFLEXÕES SOBRE METO DOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS DE COGNIÇÃO DOCENTE. Contexturas, v. 24, p. 93-115, 2015.

5.
3AUGUSTO-NAVARRO, E. H.2014AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Direitos de Alunos da Educação Básica com Relação ao Ensino-Aprendizagem de inglês (língua estrangeira): Breve Reflexão. Salto para o Futuro, v. 4, p. 4-8, 2014.

6.
4de Oliveira, L.C.2014de Oliveira, L.C. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Expectativas dos Aprendizes e Planejamento de Ensino na disciplina inglês: considerações sobre contextos da rede pública de ensino. Salto para o Futuro, v. 4, p. 9-16, 2014.

7.
5AUGUSTO-NAVARRO, E. H.2013AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. THE PONTENTIAL OF INTEGRATING GENRE ANALYSIS AND FOCUSED ATTENTION FOR DEVELOPMENTS IN EFL WRITING. Contexturas, v. 21, p. 26-52, 2013.

8.
6AUGUSTO-NAVARRO, E. H.2012AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; CAMPOS-GONELLA, C. ; TERENZI, D. . REVISITANDO NECESSIDADES, INTERESSES E MOTIVAÇÃO. Contexturas, v. 19, p. 51-73, 2012.

9.
7AUGUSTO-NAVARRO, E. H.2011AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; CAMPOS-GONELLA, C. ; TERENZI, D. . Ensino colaborativo no terceiro grau: formação do professor por meio da prática relexiva. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 37-56, 2011.

10.
8KAWACHI, Cláudia Jotto2010KAWACHI, Cláudia Jotto ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. ; Kawachi, G.J. . REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA GRAMÁTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE NÍVEL AVANÇADO. Revista Desempenho, v. 11, p. 86-100, 2010.

11.
10AUGUSTO-NAVARRO, E. H.2003AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; OLIVEIRA, M. E. C. ; LUCAS, P. O. . How to Teach Grammar in the Study of English as a Foreign Language. Versão Beta, UFSCar- São Carlos- SP, v. 18, n.1, p. 2-6, 2003.

12.
9AUGUSTO-NAVARRO, E. H.2003AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Discursive Genre and the Teaching of Writting in English as a Foreign Language. Versão Beta, Versão Beta, v. 25, n.1, p. 45-56, 2003.

13.
11AUGUSTO-NAVARRO, E. H.2002AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Ensino de redação em Lingua Inglesa: Situação atual e possíveis contribuições do conceito de Gênero Discursivo. Revista Brasileira de Letras (UFSCar), v. 1, p. 41-48, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Augusto-Navarro, Eliane Hercules. Noções de inglês para propósitos acadêmicos: sensibilização. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2015. v. 1. 87p .

2.
Augusto-Navarro, Eliane Hercules; Gattolin, S. R. B. (Org.) . Desenvolvimento de habilidades linguísticas em inglês: foco no convívio social. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2015. v. 1. 55p .

Capítulos de livros publicados
1.
LUCAS, P. O. ; GRAVES, K. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Using the Past to Build the Future: How Teachers' Conceptions of Materials in Their Practice Can (Re)Shape Teacher Preparation. In: PATRICIA DE OLIVEIRA LUCAS E ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES. (Org.). (Org.). Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística (Aplicada): Questões empíricas, éticas e práticas.. 1ed.Campinas, SP: Pontes, 2017, v. 2, p. 13-36.

2.
Augusto-Navarro, E. H.; Gattolin, S.R. B. . Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Programa IsF: Consideração de necessidades prementes, contexto e da formação de professores. In: Simone Sarmento; Denise Martins de Abreu-e-Lima; Waldenor Barros Moraes Filho. (Org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras : A construção de uma política linguística para a internacionalização.. 1ed.Belo Horizonte, MG: Editora da UFMG, 2016, v. 1, p. 249-271.

3.
Augusto-Navarro, E. H.. Ensino comunicativo de gramática. In: Alex Garcia da Cunha; Laura Miccoli. (Org.). Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. 1ed.São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2016, v. 1, p. 102-118.

4.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; CAMPOS-GONELLA, C. . Análise de Gêneros e Gramática como Habilidade: Aspectos Teóricos e Integração em Prática Pedagógica. In: Lucas, Patrícia de Oliveira; Rodrigues, Rosana Ferrareto Lourenço. (Org.). TEMAS E RUMOS NAS PESQUISAS EM LINGUÍSTICA (APLICADA): Questões Empíricas, Éticas e Práticas. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editora, 2015, v. 1, p. 29-65.

5.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; de Oliveira, L.C. ; Abreu-e-Lima, Denise M. . Teaching Pre-service EFL Teachers to Analyse and Adapt Published Materials: An Experience from Brazil. In: Sue Garton; Kathleen Graves. (Org.). International Perspectives on Materials in ELT. 1ed.London: Palgrave Macmillan, 2014, v. único, p. 237-252.

6.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; CAMPOS-GONELLA, C. . RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM AUTONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LI: CAMINHOS, OBSTÁCULOS E REFLEXÕES. In: Kleber Silva; Fátima Daniel; Sandra M. Kaneno-Marques; Ana Cristina Salomão.. (Org.). Aformação de professores de línguas: Novos Olhares.. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2011, v. 1, p. 315-346.

7.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; Abreu-e-Lima, Denise M. ; de Oliveira, L.C . Chapter 18. Ongoing Needs Analysis: English for Aviation in Brazil. In: Ann Smith; Gregory Strong. (Org.). Adult Language Learners: Context and Innovation.. 1a.ed.Alexandria, Virginia: TESOL, 2009, v. unico, p. 149-155.

8.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Necessidades e Interesses Contemporâneos no Ensino-Aprendizagem de Inglês para Propósitos Específicos. In: Kleber Silva; Maria Luisa Alvarez. (Org.). Perspectivas de Investigação em Lingüística Aplicada. 1ed.Campinas: Pontes editores, 2008, v. , p. 01-408.

9.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Em busca de propostas pedagógicas para o ensino-aprendizagem de gramática em Língua Estrangeira. In: Sandra Regina Buttros Gatolin; Mônica Baltazar Diniz Signori; Valdemir Miotello. (Org.). DÉCADA: Dez Anos Entre o Aprender e o Ensinar Linguagens. 1ed.Sào Carlos: Pedro & João eds., 2007, v. 1, p. 49-66.

10.
Abreu-e-Lima, Denise M. ; de Oliveira, L.C. ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Focusing in English From the Get-Go: An Experience From Brazil. In: Michael Carrol. (Org.). Developing a New Curriculum for Adult Learners. 1aed.Alexandria, Virginia: TESOL - Language Curriculum Development Series, 2007, v. único, p. 1-235.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Sobre o Projeto Especificidades do Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa na formação de professores. Apliesp News de Outubro de 2008, São Jossé do Rio Preto, SP, 01 out. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de . O Ensino instrumental de língua estrangeira face ao novo perfil do pós-graduando brasileiro. In: III Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes e III Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais, 1997, Juiz de Fora, 1997.

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. O Ensino Instrumental é Comunicativo?. In: IV Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras/III Encontro Paulista de Pesquisadores em Tradução, 1995, Assis, 1995.

3.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; NAVARRO, H. A. . Sistema didático para auto-aprendizagem dos tempos verbais da língua inglesa. In: 1 SUCESUSP, 1993, São Paulo. 1 SUCESUSP, 1993. p. 509-514.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; Gattolin, S.R. B. . Transpondo fronteiras na formação de professores de inglês. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 2014, Maceió, AL. Caderno de Resumos do IV ABRAPUI, 2014. v. único. p. 58-59.

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Exploring Genre and Grammar Relations in (Written) Output Practice. In: TESOL 2013 International Convention & English Language Expo, 2013, Dallas, Texas, USA. Program Book. Alexandria, VA: TESOL INTERNATIONAL ASSOCIATION, 2013. v. único. p. 1-244.

3.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; TERENZI, D. . Grammar(ing) as skill: theory, practice and EFL teacher education. In: Sunshine State TESOL / 33rd Annual Conference, 2011, 2011, Jacksonville, FL, USA. Sunshine State TESOL / 33rd Annual Conference, 2011, 2011. v. 1. p. 16-16.

4.
KAWACHI, Cláudia Jotto ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Novice Teachers Pedagogical Practice and Cognition Concerning EFL Grammar Teaching.. In: Seventh International Conference on Language Teacher Education, 2011, Minneapolis, Mn, USA. : Expanding Our Horizons: Seventh International Conference on Language Teacher Education, 2011. v. 1. p. 33-33.

5.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Prospective EFL teachers' cognition on grammar(ing) as skill. In: TESOL?s 44th Annual Convention & Exhibit, 2010, Boston, Ma - USA. Teachers of English to Speakers of Other Languages 44th Convention- Re-Imagining TESOL. Alexandria, VA: TESOL, 2010. v. 01. p. 1-284.

6.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Afinal, o que é gramática como habilidade?. In: Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2008, São Carlos. Caderno de Resumos, 2008.

7.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; Abreu-e-Lima, Denise M. ; de OLIVEIRA, L. C. . Needs Analysis: Rich Data Gathering. In: The 42nd Annual TESOL Convention and Exhibit, 2008, Nova York. TESOL 2008 Program, 2008.

8.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; TERENZI, D. ; CAMPOS-GONELLA, C. . Pesquisas sobre ensino aprendizagem de inglês no ensino fundamental: resultados animadores. In: XXIII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa), 2007, São José do Rio Preto. Políticas Educacinais para o Ensino de Língua Inglesa, 2007. p. 20-21.

9.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; LUCAS, P. O. . Old Songs, New Ideas: Using Lyrics beyond Filling Gaps. In: 30th Annual Conference Sunshine State TESOL, 2007, West Palm Beach. Soaring Together Toward Success, 2007. p. 27.

10.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; LUCAS, P. O. . Great EFL Lessons Through Song Lyrics. In: The 40th Annual TESOL Convention and Exhibit, 2006, Tampa, Florida. Program Book, 2006. p. 70-70.

11.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; TERENZI, D. . Memorable EFL for Children Based on Movies. In: The 40th Annual TESOL Convention and Exhibit, 2006, Tampa, Flórida. Program Book, 2006. p. 122-122.

12.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. The development of ELF teaching material: respecting educational contexts. In: 14 th World Congress of Applied Linguistics (AILA 2005), 2005, Madison, 2005.

13.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Especificidades do ensino/aprendizagem de LI na formação de professores. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2004, São Paulo, 2004.

14.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Preparing nonnative English speakers in Brazil: content, methods, reflection. In: CATESOL- 35th Annual State Conference: Tapestry of Teaching and Learning, 2004, Santa Clara CA, 2004.

15.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. A Gramática da Língua Inglesa e Contextos de Ensino. In: XXIV ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, 2003, São Carlos, 2003.

16.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Meaningful Grammar: How can it be accomplished?. In: Braz-Tesol Regional Chapter, 2003, São Carlos, 2003.

17.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Ensino de Gramática: Quando, Como e Por quê?. In: Construir Pontes - terceiro encontro, 2002, São Carlos - SP. Caderno de Programação e Resumo III Construir Pontes - UFSCar, 2002.

18.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; OLIVEIRA, M. E. C. ; LUCAS, P. O. . Gramática e Contexto: Propostas de Ensino. In: XVI Spring Conference, 2002, Itatiba-SP. Caderno de Programação e resumos XVI Spring Conference, 2002.

19.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Some Pragmatic Aspects of Cross-Cultural Electronic Correspondence. In: Thirteenth Annual International 'Conference on Pragmatics and Language Learning, 1999, Urbana-Champain, 1999.

20.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. E-Mail Messages as Cross-Cultural Academic Interchange: Comparison Between Brazilian and English Native Speaker Messages. In: Canadian Association of Teachers of Technical Writing Annual Conference, 1999, Sherbrooke, Quebec, 1999.

21.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Características da língua escrita e da fala na correspondência em inglês via correio eletrônico. In: 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 1998, Natal, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; CAMPOS-GONELLA, C. ; TERENZI, D. . REVISITANDO NECESSIDADES, INTERESSES E MOTIVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA PROPÓSITOS ESPECÍFICOS (LEITURA): RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O SUPORTE DE RECURSOS DIGITAIS. Contexturas, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Exploring Genre and Grammar Relations in (Written) Output Practice'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; DELLA ROSA, S. F. P. D. ; ANDRADE, N. M. ; TERENZI, D. . Integrating Grammar Instruction and Communication: What is the Focus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; TERENZI, D. . Grammar(ing) as skill: theory, practice and EFL teacher education. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KAWACHI, Cláudia Jotto ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. . Novice Teachers? Pedagogical Practice and Cognition Concerning. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; KAWACHI, Cláudia Jotto ; CAMPOS-GONELLA, C. ; TERENZI, D. . Inglês para propósitos específicos (leitura): relação entre necessidades e motivação de alunos em formação acadêmica inicial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Prospective EFL teachers'cognition on grammar(ing) as skill. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Ensino-aprendizagem de inglês para adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Gramática como habilidade: Implicações para a formação de professores de LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Propostas comtemporâneas para o ensino-aprendizagem de gramática em LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Propostas contemporâneas para o ensino-aprendizagem de gramática em LE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Afinal, o que é gramática como habilidade?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; Abreu-e-Lima, Denise M. ; de Oliveira, L.C . The 42nd Annual TESOL Convention and Exhibit. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Prospective EFL teachers' cognition grammar(ing) as skill. TESOL, 2010 (Divulgação Científica).

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Especificidades do Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa na formação de professores. São José do Rio Preto: APLIESP, 2008 (Divulgação Científica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Ensino-Aprendizagem de Inglês na Educação Básica. 2014.

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Ensino de Inglês na Educação Básica. 2014.

3.
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de ; AUGUSTO-NAVARRO, E. H. ; DIAS, M. M. L. . Direitos à Aprendizagem. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Os novos rumos de English for Specific Purpose (ESP - Inglês Instrumental). 2010. (Entrevista).

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Reformulando as Atividades Gramaticais do Livro Didático: propostas de contextualização. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (tradutora). 2002. (Congresso).

Demais trabalhos
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Inglês para Crianças de Escolas Públicas. 2003 (Curso de Extensão) .

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Inglês Instrumental para o Ensino Médio. 2003 (Curso de Extensão) .

3.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Inglês para pré-adolescentes carentes. 2003 (Curso de Extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARCANTE, M.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; MOURA FILHO, A. C. L.. Participação em banca de ELIZÂNGELA DOS SANTOS ALVES DA SILVA. O IDEAL E O REAL DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

2.
ALVARENGA, M. B.; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de; Augusto-Navarro, E. H.. Participação em banca de Renata Mourão Guimarães. Planejamento CLIL por tarefas: integrando temas e língua para fins específicos na educação profissional. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

3.
Gattolin, S.R. B.; DUBOC, A. P. M.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Gabriel Maldonado Fabbro Sarturato. Multiletramentos e interculturalidade no ensino de inglês na escola pública: posicionamentos de professores sobre os cadernos didáticos utilizados.. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
BARBIRATO, R. C.; MONTEMOR, W.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Scarlett de Oliveira Matteussi. análise da abordagem de dois materiais didáticos para o ensino de inglês na escola pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
ALVAREZ, M. L. O.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de PAOLLA CABRAL SILVA BRASIL. PIEDRAS EN EL CAMINO? ¡CONSTRUYAMOS UN CASTILLO! NECESSIDADES E INTERESSES DE APRENDIZES DE ESPANHOL DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

6.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Letícia Maria Damaceno Sateles. O lugar da gramática no ensino de línguas: a prática de uma professora numa escola de línguas. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

7.
Barbirato Thomas, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Fábio Arruda Massarotto.. O conceito de planejamento subjacente aos adernos do estado de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
Barbirato Thomas, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Elaine Regina Cassoli.. O desenvolvimento da competência linguistico-comunicativa de alunos de Letras utilizando um planejamento temático baseado em tarefas comunicativas. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
Gattolin, S.R. B.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Maysa Rampin. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) PARA CRIANÇAS. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
VIANA, Nelson; Teixeira da Silva, V. L.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Maria José Xavier Linhares. GRAMÁTICA COMO HABILIDADE: INSTRUMENTO DE ACUIDADE NAPRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA E SUASPERCEPÇÕES A ESSE ENSINO. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

11.
REZENDE, L. M.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; SILVA, A.. Participação em banca de João Daniel Passarelli França. O verbo to get e o ensino de inglês. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
LONGO, B. N. O.; SILVA, A.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Sabrina Espinosa. Present Perfect: Uma Questão de Aspecto. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; ALMEIDA, G. M. B.; ALUISIO, S. M.; NUNES, M. G. V.. Participação em banca de Vanessa Silva Marquiafável. Um processo semi-automático para a geração de recursos linguísticos necessários em ferramentas de auxílio ä escrita científica em língua inglesa. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
BORGES, V. M. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; ARAUJO, A. D.; BAPTISTA, L. M. R.; TEIXEIRA, E.. Participação em banca de Sara de Paula Lima. PROCESSAMENTO COGNITIVO DA ESCRITA DE TEXTO MULTIMODAL EM ESPANHOL/LE. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

2.
VIANA, Nelson; KAWACHI-FURLAN, C. J.; BARBIRATO, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; IANUSKIEWTZ, A. D.. Participação em banca de Luis Felipe Pareira dos Santos Donadio. A pesquisa sobre formação de professores de língua inglesa no período 2003-2014, reformulações curriculares e suas (possíveis) relações com as resoluções governamentais.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
VIANA, Nelson; SILVA, A.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; MARQUES, S. M. K.. Participação em banca de Raquel Albano Scopinho. Crenças e Motivações em contexto de LE para a Terceira idade: subsídios para o desenvolvimento de competências de professor.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
VIANA, Nelson; ROZENFELD, C. C. F.; MARGONARI, D. M.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Andréia Dias Ianuskiewtz. Relações com o saber: um estudo sobre o sentido atribuído por alunos de rede pública à escola, à língua inglesa e à sua aprendizagem. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; SARGENTINI, V. M. O.; LIMA, M. C. P. B.; MASSONI, M. I. O.. Participação em banca de Solange Aranha. Contribuições para a argumentação da introdução acadêmica. 2004. Tese (Doutorado em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Jorge Augusto da Silva Lopes. O lugar do ensino da escrita em língua estrangeira (Inglês) na graduação em Letras. 2003. Tese (Doutorado em Faculdade de Ciências e Letras de Assis) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Barbirato Thomas, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Aline Raquel Augusto Francischini.Possíveis perfis de alunos adultos com baixo rendimento em sala de aula de Língua Estrangeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
Barbirato Thomas, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Érika Karina de Oliveira.A música como recurso do aprendiz no proceso de aquisição de LE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
Barbirato Thomas, R. C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Scarlett Matteussi de Oliveira.Crenças sobre as competências necessárias a um professor de LE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
Höfling, C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Daniela de Almeida Nascimento.feedback à revisão: o papel do professor no desenvolvimento da escrita do aluno em língua inglesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
Höfling, C.; AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. Participação em banca de Diana Paula da Silveira Camargo.A gramática em manuais didáticos de inglês para propósitos específicos de negócios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de; ABRAHAO, M. H. V.. Membros Titulares da Banca examinadora do Concurso Público de Provas e Titulos para Professor Adjunto, em Regime de D.E. junto ao Departamento de Letras, na área de Letras, sub-área: Língua Inglesa. 2006. Universidade Federal de São Carlos.

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.; OLIVI, L. C. R.; ALVARENGA, M. B.. Membros Titulares da Banca examinadora do Concurso Público de Provas e Titulos para Professor Adjunto, em Regime de D.E. junto ao Departamento de Letras, na área de Letras, sub-área: Língua Inglesa. 2006. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17º InPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada). Propostas contemporâneas para o ensino-aprendizagem de gramática em LE. 2009. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional da ABRAPUI. Gramática como habilidade: implicações para a formação de futuros professores. 2009. (Congresso).

3.
JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. Afinal, o que é gramática como habilidade?. 2008. (Congresso).

4.
The 42nd Annual TESOL Convention and Exhibit. Needs Analysis: Rich Data Gathering. 2008. (Congresso).

5.
30th Annual Conference Sunshine State TESOL. Old Songs, New Ideas: Using Lyrics beyond Filling Gaps. 2007. (Congresso).

6.
XXIII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa). Pesquisas sobre ensino aprendizagem de inglês no ensino fundamental: resultados animadores. 2007. (Congresso).

7.
The 40th Annual TESOL Convention and Exhibit. Memorable EFL for Children Based on Movies. 2006. (Congresso).

8.
The 40th Annual TESOL Convention and Exhibit. Great EFL Lessons Through Song Lyrics. 2006. (Congresso).

9.
6a Jornada Científica da UFSCar. Especificidades do Ensino/ Aprendizagem de Língua Inglesa na formação de professores. 2005. (Congresso).

10.
6a Jornada Científica da UFSCar.Músicas e vídeos destinados a falantes nativos: recurso pedagógico eficaz no ensino/ aprendizagem de inglês para crianças. 2005. (Outra).

11.
V Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural durante a 6a Jornada Científica da UFScar. Músicas e vídeos destinados a falantes nativos: recurso pedagógico eficaz no ensino / aprendizagem de inglês para crianças. 2005. (Congresso).

12.
VI Seminário de Línguas Estrangeiras.VI Seminário de Línguas Estrangeiras (ouvinte). 2005. (Seminário).

13.
VI Seminário de Línguas Estrangeiras.Atividades utilizando a música no ensino/ aprendizagem de inglês como LE: para além do `Fill in the gaps` (apresentadora do mini-curso). 2005. (Seminário).

14.
XIII Congresso de Iniciação Cientifica durante a 6a Jornada Científica da UFScar. O Material desenvolvido para falante nativo como recurso de Ensino/ Aprendizagem de Inglês como LE para alunos do Ensino Fundamental. 2005. (Congresso).

15.
XIII Congresso de Iniciação Cientifica durante a 6a Jornada Científica da UFScar. Cursos de extensão como laboratório de prática de ensino: a experiência na formação de professores de inglês da UFSCar. 2005. (Congresso).

16.
XXI JELI. Atividades com música no ensino/aprendizagem de Inglês como LE; muito além do "fill in the gaps". 2005. (Congresso).

17.
V Contruir Pontes. Inglês Instrumental no Ensino Médio: Uma proposta Comunicativa. 2004. (Congresso).

18.
ENEL - Encontro Nacional dos Estudntes de Letras.A gramática da lingua Inglesa e contextos de ensino (apresentadora do mini-curso). 2003. (Encontro).

19.
III Construir Pontes. Ensino de Gramática: como, quando e por quê? (palestrante). 2002. (Congresso).

20.
III Construir Pontes. Atividades para adolescentes com Contos de Fadas e Temas Transversais (coordenadora do workshop). 2002. (Congresso).

21.
VI Jornada de Letras. E depois da graduação? Egressos do curso de Letras da UFSCar (coordenadora da mesa redonda). 2002. (Congresso).

22.
VI Jornada de Letras.PCN`s do ensino fundamental de lingua estrangeira: refletindo sobre teoria e prática. 2002. (Outra).

23.
XVI Spring Conference. XVI Sring Conference (ouvinte). 2002. (Congresso).

24.
XVI Spring Conference. Gramática e contexto: Propostas de Ensino (apresentadora do workshop). 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. VII Jornada de Letras. 2003. (Congresso).

2.
AUGUSTO-NAVARRO, E. H.. VI Jornada de Letras (coordenadora da jornada). 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Patrícia da Silva Carvalho. Motivação para a Aprendizagem de Inglês na Terceira Idade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Gabriela Rossetti. Formação de Professores de Línguas na Perspectiva Sociocultural: Observando Reuniões Pedagógicas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Stefanie Fernanda Della Rosa Pistoni. Formação de Professores de LI e Inglês para Propósitos Acadêmicos (EAP). Início: 2014. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Talita Aparecida de Oliveira. REFLEXÕES SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA EXPERIÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS EM MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

2.
Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa. Reflexões de Pesquisadores Brasileiros acerca da Necessidade e Interesse em Aprender Inglês para Propósitos Acadêmicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

3.
Nathalie Messias de Andrade. A DIMENSÃO DE USO DA GRAMÁTICA (PRAGMALINGUÍSTICA) EM UM LIVRO DIDÁTICO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

4.
Roberta de Oliveira Guedes. Relações entre autenticidade e motivação no desenvolvimento da produção escrita por jovens aprendizes de LE (inglês), a partir do gênero notícias de jornal. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

5.
Fernanda Cristina Terruggi Martinez. O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: OPAPEL DA GRAMÁTICA EM PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 6º ANO. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

6.
Gabriela Rossetti. considerações sobre autenticidade e direitos autorais em materiais didáticos para ensino-aprendizagem de língua inglesa nas modalidades presencial e a distância. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

7.
LUCIANA IMPOCETTO MARCHETI. "ENSINO E APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA EM AULAS DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO: FOCO NA FORMA E DESENVOLVIMENTO DA ACUIDADE LINGUÍSTICA". 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

8.
Daniela Terenzi. ENSINO DE GRAMÁTICA COMO HABILIDADE: EFEITOS PERCEPTÍVEIS NA ACUIDADE DE JOVENS APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA.. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

9.
Jaqueline Lopes. Especificidades do uso de inglês (LE) na área técnica empresarial: a relação entre necessidades, planejamento de curso e material didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

10.
LUÍS FELIPE PEREIRA DOS SANTOS DONADIO. ?Content-Based Instruction para Professores Pré-Serviço: uma análise da problemática do processo de avaliação?. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

11.
Cristiane Campos Gonella. A relação entre motivação e material didático em contexto público de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Lingüística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

12.
Denise Elaine Emídio. O Processo de Conscientização do Professor de LI Pré-Serviço sobre as Especificidades de se Aprender Línguas para Ensinar. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

Tese de doutorado
1.
Patrícia de Oliveira Lucas. OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE) NA PRÁTICA DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA: UM CONVITE À FORMAÇÃO REFLEXIVA OU À PERPETUAÇÃO DO ENSINO PRESCRITIVO?. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

2.
Roberta de Oliveira Guedes. PUBLICAÇÕES NACIONAIS SOBRE CALL E OUTRAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM OLHAR NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

3.
Cláudia Jotto Kawachi-Furlan. Ensino de gramática em aulas de inglês - língua estrangeira: relações entre cognição relatada, prática pedagógica e contexto. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

4.
Daniela Terenzi. PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA O PLANEJAMENTO DE CURSOS DE LÍNGUAS PARA PROPÓSITOS ESPECÍFICOS CONSIDERANDO PERCEPÇÕES DOS APRENDIZES, PROPOSTA DA INSTITUIÇÃO FORMADORA E DEMANDAS DE EMPREGADORES EM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

5.
CRISTIANE OLIVEIRA CAMPOS-GONELLA. A TEORIA DE GÊNEROS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: INVESTIGANDO CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DOCENTE. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gustavo Primo. O NASCIMENTO DE UM MATERIAL DIDÁTICO: reflexões sobre as escolhas pedagógicas do professor-autor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

2.
Gabriel Gonçalves de Freitas. O PERFIL E A EXPECTATIVA DE ALUNOS DE UM NUCLI DO PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

3.
Kelly Toesca Feliciano. Análise de recursos disponíveis em dois sítios da rede mundial de computadores: possibilidades de desenvolvimento de habilidades linguísticas?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

4.
Talita Aparecida de Oliveira. Reflexões sobre os Desafios em Relação ao Uso de Língua Inglesa: Experiências de Universitários Brasileiros em Contexto de Intercâmbio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

5.
Nathalie Messias de Andrade. A teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da Gramática como Habilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

6.
Mariana Batista de Almeida. O papel dos phonics na leitura (em voz alta) do th no ensino de língua inglesa a jovens aprendizes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

7.
Camila Figueiredo Landis. Reflexões sobre o papel dos valores/crenças dos pais na prática de uma professora de Língua Inglesa para crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

8.
Stéfanie Fernanda Pistoni Della Rosa. A visão de aprendizes de inglês instrumental sobre ensino-aprendizagem de gramática em contexto empresarial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

9.
Juliano Antonio Vidal Saccomani. Ferramentas virtuais e autonomia de jovens aprendizes analisados dentro de um contexto comunicativo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

10.
Lygia Pereira Garrido. Autonomia do aprendiz de língua estrangeira inglês na produção oral: o papel do suporte de ferramentas virtuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

11.
Ana Paula de Lima. REFLEXÕES ACERCA DA MOTIVAÇÃO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

12.
Roberta de Oliveira Guedes. A utilização da escrita nos livros didáticos para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: uma habilidade a analisar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

Iniciação científica
1.
Leticia Miguel Lacerda. Percepções de aprendizes em cursos de Língua Inglesa do programa Inglês sem Fronteiras: Relação com os materiais didáticos produzidos especialmente para os cursos presenciais". 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

2.
Talita Aparecida de Oliveira. Análise de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC?s) como Recursos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

3.
Roberta de Oliveira Guedes. O desenvolvimento de Aprendizes-Escritores em Língua Inglesa no Ensino Fundamental da Escola Pública mediante produção de textos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

4.
Gabriela Rossetti. Inglês no ensino médio da escola pública: existe um material didático adequado?. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

5.
Daniela Terenzi. A aplicabilidade do material didático autêntico para o ensino de inglês em função do contexto e dos recursos (in) disponíveis na escola pública.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

6.
Paula Sanz Caldú. O Material Desenvolvido para Falante Nativo como Recurso de Ensino/aprendizagem de LE para alunos do Ensino Fundamental Público.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

7.
Daniela Terenzi. O papel dos cursos de extensão na formação do professor de inglês como língua estrangeira em relação à autonomia para a escolha e/ou a confecção de material didático.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

8.
PATRICIA DE OLIVEIRA LUCAS. INTERESSES E CRENCAS DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PROCESSO DE ENSINO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

9.
Cláudia Jotto Kawachi. A música como recurso para elaboração de material didático-pedagógico em um curso de inglês para vestibulandos. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.

10.
Luciana Impocetto Marcheti. Novas tecnologias: possibilidades extendidas ao professor de inglês da rede pública como recurso para produção de material didático. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Eliane Hercules Augusto-Navarro.



Outras informações relevantes


Professora convidada a ministrar disciplina de verão junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UnB

Disciplina: Conceitos Gramaticais e Ensino de Língua
Período: 04 a 15 de janeiro de 2010

Vice Coordenadora do Programa Fulbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 20:23:58