Rinaldo Vitor da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8414605411372149
  • Última atualização do currículo em 16/11/2013


possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (1991), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Foi professor esatutário, assistente, na UNIOESTE-Paraná no periodo de 1999 até 2006. Foi professor contratado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Assumiu no ano de 2009 o cargo de professor estatutário pelo Concurso Público de Lingüística Aplicada da UFGD. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem língua estrangeira, 2ªlíngua e ensino/aprendizagem de língua materna/2ª língua (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rinaldo Vitor da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, R. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Grande Dourados, FACALE.
Campus Universitário - Unidade II Rodovia Itahum
Campus II
79803-020 - Dourados, MS - Brasil
Telefone: (67) 34113885
URL da Homepage: http://www.ufgd.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Pode Ser em Inglês? Não. Em Português Primeiro - O Ensino de Língua Inglesa para Crianças em Contextos Emergentes do País. Um Estudo de Caso, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: José Carlos Paes de Almeida Filho.
Palavras-chave: ensino aprendizagem língua estrangeira; política lingüística; escola pública.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
1995 - 1997
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Caso Henfil: Será que a Esquerda Brasileira Aprende Inglês sem Culpa ?,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Eric Mitchell Sabinson.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ensino aprendizagem língua estrangeira.
2001 - 2001
Especialização em Teacher Developement Course.
The College Of St Mark And St John.
1993 - 1994
Especialização em Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1987 - 1991
Graduação em Letras.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Formação em História e Cultura Afro-brasil. Afric. (Carga horária: 70h).
Faculdade Finom.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Programa de Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Linguagem e Transculturalidade
03/2012 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens na Licenciatura Indígena - Teko Arandu
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II
Estágio Siupervisionado de Língua Portuguesa I
02/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACALE, .

Cargo ou função
Membro da comissao do convênio Escolas Interculturais de Fronteira/FACALE/UFGD/MEC.
02/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACALE, .

Cargo ou função
Membro da comissão de pesquisa da Facale.
03/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACALE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Pedagógica de Letras - CPL.
03/2011 - 12/2011
Ensino, Programa de Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de Linguagem e Transculturalidade

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor hora-aula, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exoneração solicitada e registrada em Diário Oficial

Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Não mais presta serviço a Unioeste - exoneração solicitada e publicada em Diário Oficial

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Portaria nº 2413/2001-GRE, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada à Alfabetização
03/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem: Produção e Recepção
03/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada à Alfabetização - noturno
03/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens: Produção e Recepção
Teoria da Argumentação
Lingüística Aplicada à Alfabetização
03/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização
Língua portuguesa
lingüística aplicada à alfabetização
2002 - 12/2002
Direção e administração, Centro de Educação e Artes, Campus de Cascavel.

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês.
6/2001 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação e Artes, Campus de Cascavel.

Serviço realizado
Curso de Espacialização Lato Sensu - Lingüística Aplicada Língua Estrangeira.
03/2001 - 03/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.



Linhas de pesquisa


1.
Linguística Aplicada e Estudos de Fronteira

Objetivo: Fomentar pesquisas voltadas a cenários complexos onde o bilinguismo é uma prática: fronteiras políticas; fronteira étnicas em cenário indígena e de surdez. Estímulo e produção de material didático tanto bilíngue como monolígue. Contempla, de forma dialógica, pesquisas em bilinguismo e ensino-aprendizagem de português como segunda língua nas sociedades indígenas e em contextos de fronteiras linguísticas, típicos da região sul-mato-grossense, assim como pesquisas voltadas para a situação do falante brasileiro no contexto da globalização cultural, com foco em questões como a construção das identidades profissionais de professores de línguas materna, estrangeira e segunda língua, estudos de gênero em contextos empresariais, e novos letramentos/letramentos transculturais em sua relação com processos contemporâneos de inclusão e exclusão (social e digital)..


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Investigações em Linguística Aplicada. Entre Política Linguística à Educação Bilíngue - O Caso dos Tekohá Kuera no MS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Rinaldo Vitor da Costa - Integrante / Maria Ceres Pereira - Coordenador / Francisco Vanderlei Ferreira da Costa - Integrante / Rita de Cássia Pacheco Limberti - Integrante / Maria Aparecida Silva Ramos - Integrante / Alexandra Aparecida de Araujo Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Ensino-aprendizagem de língua (estrangeira e materna) em escola da terra indígena/Dourados
Descrição: Propõe estudar etnograficamente comose processa o ensino em sala de aula de cenário indígena. Como o professor ensino,o que ensino, como os alunos se envolvem nasarividades letradas. Como (a) língua(s) são usadas em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Política Lingüística e Ensino de L2/LM/SL
Descrição: O professor é coordenador de uma das áreas do Projeto de Pesquisa intitulado - Investigações em Lingüística Aplicada sob coordenação da Prof. Dr. Maria Ceres Pereira e consultoria da Prof. Dr. Rita de Cássia Pacheco Limberti. Tem como objetivos compor um dos cinco Observatório Escolar Indígena cujo apoio é da CAPES/MEC/INEP. Os docentes a serem atendidos e sujeitos desta pesquisa são acadêmicos da Licenciatura Indígena Teko Arandu. Atividade vinculada ao Grupo de Pesquisa LIET e Núcleo de pesquisa lingüística do Programa de Mestrado em Letras da UFGD. O projeto é dividido em áreas sendo esta a área de Política Lingüística Ensino de LM/L2/SL coordenada pelo Professor Dr. Rinaldo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rinaldo Vitor da Costa - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2000 - 2002
No Oeste Paranaense: língua e aprendizagem em contexto sociolinguisticamente complexo
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Metodologia de Ensino de Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, R. V.2000COSTA, R. V.. Tá rindo de quê? O humor em língua estrangeira. Línguas & Letras (UNIOESTE), Edunioeste/Cascavel, v. 1, n.2, p. 183-190, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. (Org.) . Coletânea em Lingüística Aplicada e Letras Virtuais. 1. ed. Cascavel: Edunioeste/Unioestenet, 2002. v. 1. 2031p .

2.
COSTA, R. V.. Sob a Perspectiva da Lingüística Aplicada. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 1999. v. 1. 101p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, M. C. ; COSTA, R. V. ; LIMBERTI, R.C.P. ; RAMOS, M.A.S. ; FIGUEIREDO,A.A.A. ; MARTINS, M. G. S. ; BENEDETTI, L. A. ; LIMA, J. M. ; MACHADO, J. ; CANO, E. R. ; VERA, H. ; DURAN, P. ; MARTINS, A. ; SALES, A.O. . A Escrita Rarefeita nas Comunidades Indígenas. In: Pereira, Maria Ceres. (Org.). Tetã-Guarani: Pelos campos sul do Mato Grosso do Sul. 1ed.Campo Grande- MS: EKOS, 2013, v. 1, p. 79-97.

2.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. ; LIMBERTI, R.C.P. ; RAMOS, M.A.S. ; TEIS, M. A. ; CAVALCANTE, T. N. ; MELLO, H. A. B. ; GOIS, M. L. S. ; COSTA, F. V. F. ; FERREIRA, C. B. ; RAMIREZ, A. S. ; FERNANDES, E. A. A. ; MACHADO, L. E. W. . Educação Intercultural e Bicultural. In: Pereira, Maria Ceres. (Org.). Bilinguísmo, Discurso & Política Linguística. 1ed.Cuiabá- Mato Grosso: Editora de Liz, 2012, v. 1, p. 37-52.

3.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Politica Linguística: O Caso dos Cenários Bi(Multi)Língues. In: BORSTEL, C.N.Von; COSTA-HÜBES, T.C.. (Org.). Linguagem, Cultura e Ensino. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2011, v. 1, p. 49-66.

4.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Bilingüismo e opção pela segunda língua em contexto formal: uma política lingüística indefinida?. In: REES, Dilys; MELLO, Heloisa A.Brito;FERREIRA,Maria Cristina F.Delacorte. (Org.). Multiplas Vozes. Goiania: ufg, 2008, v. 1, p. 12-233.

5.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Quando a voz é o silêncio:questões de língua e aprendizagem em contextos sociolinguisticamente complexos. In: CAVALCANTI, M.C. e BORTONI-RICARDO, S.M.. (Org.). Trancculturalidade, Linguagem e Educação. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2007, v. 1, p. 232-241.

6.
COSTA, R. V.. Aula de Inglês: a questão do ensino de 2ª língua. In: Alexandre Felipe FIUZA; Sandra Regina F. de OLIVEIRA. (Org.). O Bilingüismo e seus Reflexos na Escolarização no Oeste do Paraná. 1ed.Cascavel: Edunioeste, 2006, v. 1, p. 109-126.

7.
COSTA, R. V.. Erioporto. In: Maria Ceres PEREIRA; Lourdes Kaminski ALVES. (Org.). Lingüístoca Aplicada & Letras Virtuais. Questões de Linguagem e Ensino. 2ed.Cascavel: Edunioeste/Edunioestenet, 2006, v. 1, p. 1-12.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . O Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas Indígenas - Traços Contínuos e Descontínuos. In: 13ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Marechal Cândido Rondon. Anais da ... Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. Cascavel: Edunioeste, 2010. v. 1. p. 139-148.

2.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Escolhas Lingüísticas para o Ensino em Escolas da Aldeia Indígena no MS/Brasil. In: XV ALFAL, 2008, Montevideo. XV ALFAL - Associação de Lingüística e Foilologia da América Latina. Montevideo: Imprenta Gega s.r.l., 2008. v. 1. p. 1-13.

3.
COSTA, R. V.. O Professor de Inglês em Sala de Aula. In: Semana de letras 2000, 2000, Cascavel. Semana de Letras 2000. Cascavel: Edunioeste, 2000. v. 1. p. 13-17.

4.
COSTA, R. V.. I don't want to stay here, I want to back to Brazil. In: Ciclo de Comunicações, 1999, Cascavel. Anais do Ciclo de Comunicações. Cascavel: Edunioeste, 1999. v. 1. p. 81-85.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Escolhas Lingüísticas para o Ensino em Escolas da Aldeia Indígena no MS/Brasil. In: XV ALFAL, 2008, Montevideo. XV ALFAL. Montevideo: Imprenta Gega s.r.l., 2008. v. 1. p. 216-216.

2.
COSTA, R. V.. Não falar inglês pode ser visto como aleijão ? Uma pesquisa à luz do Diário de um Cucaracha. In: V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1998, Porto Alegre. V CBLA. Porto Alegre: UFRGS, 1998. v. 1. p. 128-128.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, R. V.. Leitura sem Texto. O Aparente Dilema da Alfabetização em Língua Indígena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, M. C. ; COSTA, R. V. . Em que Melhorar a Escrita do Português Indígena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FIGUEIREDO,A.A.A. ; PEREIRA, M. C. ; RAMOS, M.A.S. ; LIMBERTI, R.C.P. ; COSTA, R. V. . Leitura em Escola Indígena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COSTA, R. V.; LIMBERTI, R.C.P. ; GONCALVES, A. V. ; PEREIRA, M. C. . As sutilezas invisíveis de sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. ; BRANDAO, M. O. B. . Relações Interétnicas no Ambiente Escolar - Afro-descendente no (Con)texto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
COSTA, R. V.. Ensinar Língua Estrangeira nas Séries Inicias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, R. V.. A Política Lingüística do Ensino de Inglês. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA, R. V.. Do Cenário Bilíngüe do Sudoeste Paranaense à opção pela Segunda Língua. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA, R. V.. Interdisciplinaridade, Estudos Culturais e Transculturalidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COSTA, R. V.. A Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino: em contra-turno. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, R. V.. O Ensino de Língua e Literatura Estrangeiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COSTA, R. V.. A educação infantil e as séries iniciais como campo de trabalho para os professores de língua estrangeira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, R. V.. Interlocuções na sala de aula:interfaces professor/aluno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
COSTA, R. V.. Variação lingüística da língua inglesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COSTA, R. V.. Pesquisa em Língua Estrangeira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
COSTA, R. V.. English for All. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COSTA, R. V.. Conversando com Línguas & Letras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COSTA, R. V.. História sem fim, o dilema da língua inglesa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COSTA, R. V.. Cultura e Identidade no Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
COSTA, R. V.. Ideologia dos Livros Didáticos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
COSTA, R. V.. O que observam alunos estagiários?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
COSTA, R. V.. O professor sabe a língua que ensina?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA, R. V.. Estrangeirismo na Língua Portuguesa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
COSTA, R. V.. Discutindo o Bilingüismo em País Monolíngüe. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
COSTA, R. V.. Pesquisas em Bilinguismo: metodologias de pesquisa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
COSTA, R. V.. As Piadas que Aqui Funcionam não Funcionam como lá. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COSTA, R. V.. O estudo de caso na pesquisa: a questão da representatividade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
COSTA, R. V.. Estudo da Língua e Contexto Bilíngüe. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
COSTA, R. V.. Língua Estrangeira, direito do Cidadão ?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
COSTA, R. V.. Intelectual tem que ser poliglota, ou deve pelo menos, falar inglês. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
COSTA, R. V.. O ensino de língua estrangeira e a promoção da cidadania. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
COSTA, R. V.. Não falar inglês pode ser visto como aleijão? Uma pesquisa à luz do Diário de um Cucaracha.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, M. C. ; COSTA, R. V. ; LIMBERTI, R.C.P. ; TORCHI, G. C. ; DIAS, C.S. ; NOLASCO, P.S. . Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. Dourados/MS: Editora Universitária, 2011 (Membro de comissão científica).

2.
COSTA, R. V.. Língua, Cultura e Escolarização. Dourados: página eletrônica, 2007 (Tradução).

3.
COSTA, R. V.. Sete Hipóteses sobre o Ensino Aprendizagem. Página da Internet: Convenção Anual da TESOL - página da internet, 2002. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COSTA, R. V.. Revista Acta Scientiarum. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
COSTA, R. V.. Revista Línguas & Letras. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Lengua Extranjera; La Gramática en la Clase de Portugues - LE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. ; RAMOS, M.A.S. ; LIMBERTI, R.C.P. ; VELASQUEZ, P. P. . Política Linguística e Português L2. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Estudos de Bilinguismo e Fronteiras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PEREIRA, M. C. ; COSTA, R. V. ; LIMBERTI, R.C.P. . Formação de Professores dos Tekohá Kuera do MS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. ; SALES, A.O. . Análise e discussão de material didático. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COSTA, R. V.. Inglês para Crianças. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
COSTA, R. V.. Oficinas de Capacitação Pedagógica para Professores dos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Francisco Beltrão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
COSTA, R. V.; COELHO, A.M.S. . Métodos de ensino de língua estrangeira para o ensino fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. ; FERREIRA, A. J. . Debatedor - Afro-descendentes: discutindo pesquisas sobre educação. 2005. (Seminário de Estudos Etno-Culturais: a presença afro-brasileira no Sul do Brasil).

10.
COSTA, R. V.. Concurso vestibular/Unioeste. 2005. (Banca de concurso - comissão da banca de redação).

11.
COSTA, R. V.. O Ensino da língua materna/estrangeira nas séries iniciais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
COSTA, R. V.. O Ensino de Língua e Literatura Estrangeiras. 2004. (Debatedor).

13.
COSTA, R. V.. Lingüística Aplicada: Foco em Língua Estrangeira. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
COSTA, R. V.. O uso do texto autêntico em sala de aula. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . mesa redonda: A sala de aula como laboratório de pesquisa. 2002. (Debatedor).

16.
COSTA, R. V.. Das Vozes das Escolas para o Repensar no Ensino de Línguas. 2002. (coordenador de Curso de Extensão).

17.
COSTA, R. V.. Aspectos lingüísticos e ideológicos em livros didáticos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
COSTA, R. V.. Leitura em Discussão: Teoria e Aplicação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
COSTA, R. V.. Planejamento de Curso de Língua Estrangeira. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
COSTA, R. V.. disciplina lingüística IV. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
COSTA, R. V.. Curso de Especialização: Lingüística Aplicada em Contexto Sociolingüísticamente Complexo. 2002 (participação em banca) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Marina Oliveira Barboza Brandão. Representações Discursivas e Identitárias no Espaço Escolar - Etnias no Con(texto). 2010.

2.
ALVAREZ, M. L. O.; COSTA, R. V.. Participação em banca de Myriam Lacerda de Castro e Silva. A Questão da Afetividade no Processo de Ensino/Aprendizagem de LE (inglês). 2007. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMBERTI, R.C.P.; COSTA, R. V.; TORCHI, G. D. F. C.. Participação em banca de Vânia Márcia Correia da Costa. Entre Fronteiras e Pré-Conceitos: Um Estudo sobre a Variação Linguística no Interior das Escolas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
DANKE, C.; FERREIRA, A. J.; Von BORSTEL, C. N. ; COSTA, R. V.. Participação em banca de Camila Menocin. Competência Linguística Comunicativa: O Inglês como Língua Franca por Funcionários de uma Empresa Comercia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, R. V.; GONÇALVES, C.H.P.; TAVARES, M.. Participação em banca de José Roberto de Almeida. Análise de textos dissertativo-argumentativo de estudantes do Ensino Médio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Linguística) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.; ALVES, L. K.. Participação em banca de Euzaíde Claro da Silva da Luz. Aquisição de segunda língua em imersão - um estudo comparativo. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.; FENNER, A. L.. Participação em banca de Marcia Palharini Pessini. Alex-em uma aula de 3ª série do ensino fundamental: um estudo de caso. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.; FUNGUETTO, A. D.. Participação em banca de Adriano Moreira da Silva Junior. Análise metodológica de ensino da produção textual em uma cidade do interior paranaense. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.; FUNGUETTO, A. D.. Participação em banca de Dirlene de Paula. Livro didático enquanto fonte de insumo para aulas de inglês em escola pública. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

6.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.; FENNER, A. L.. Participação em banca de Solange Marilene Melchior do Prado. Processo de escrita na escola rural em correspondências com escola urbana. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

7.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.; FENNER, A. L.. Participação em banca de Suzana Ceccato. Fatores de coesão textual em textos publicitários. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, F.V.F.; COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C.. Participação em banca de Giselle Ferreira Xaviier.Língua Portuguesa no jardim e no pré-escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
COELHO, A.M.S.; COSTA, R. V.; TAVARES, R. Participação em banca de Edson Nakamura.Teorias, Métodose Reflexões no Ensino de Línguas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V.; GONÇALVES, C.H.P.. Participação em banca de Roberta Ferreira de Souza.Um Estudo dos Eventos de Letramento com Crianças de Formação Evangílica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
PEREIRA, M. C.; GONÇALVES, C.H.P.; COSTA, R. V.. Participação em banca de Patrícia Leal de Freitas.Vivendo com duas línguas o caso de uma índia Kaiowá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, R. V.; LAGUILIO, I. P.; TORCHI, G. D. F. C.; BUNGART NETO, P.; COSTA, R. V.. Profe. Você fala inglês - a cultura de aprender inglês em uma escola técnica de Mato Grosso do Sul. 2012. Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
BRANDAO, M. O. B.; PEREIRA, M. C.; GONÇALVES, C.H.P.; COSTA, R. V.. Representações Discursivas e Identitárias no Espaço Escolar- Etnias no Con(texto). 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
SOARES, S. H. G. F.; GONCALVES, A. V.; CONCEICAO, R. I. S.; COSTA, R. V.. O Ensino de Leitura em Língua Inglesa por meio de Gêneros Textuais: Um Olhar sobre o Livro Didático. 2010. Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
COSTA, R. V.; RIBAS, A. D.; ANTONIO, C. A.. Presidente da Comissão de Avaliação de Docentes. 2004. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Taller de Formación de Professores de Português - Lengua Extranjera: "La Gramática en la Clase de Português - LE.La gramática en la clase de Português - LE. 2012. (Oficina).

2.
CONSIPLE 2011. Investigações em Linguística Aplicada: entre política linguística e educação bilíngue. 2011. (Congresso).

3.
GELCO-Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste.Comissão Organizadora. 2009. (Encontro).

4.
GELCO-Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste.Moderador de mesa. 2009. (Encontro).

5.
II SELLI - II Semana de Estudos Lingüísticos em Língua Inglesa.Língua Inglesa no Ensino Fundamental em Língua Espanhola. 2009. (Encontro).

6.
XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em Tempo de Pós.A língua é de quem? A língua tem dono? Tomar posse da língua seja quem for. 2009. (Seminário).

7.
XIII Ciclo de Literatura Seminário Internacional As Letras em Tempo de Pós.Sexta feira oo nativo sem nome. 2009. (Seminário).

8.
11 Jornada Regional e 1 Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. Entre a Formação em LM/L2: Desafios e Inquietações. 2008. (Congresso).

9.
XV ALFAL. Escolhas Lingüísticas para o Ensino em Escola da Aldeia Indígena no MS/Brasil. 2008. (Congresso).

10.
16º InPla - Intercâmbio de Pesquisadores em Lingüística Aplicada. Tema: Linguagem em Atividade. 2007. (Congresso).

11.
1ª Semana de Formação o Profissional da Linguagem.Mini curso: Métodos de ensino de língua estrangeira para o ensino fundamental. 2007. (Seminário).

12.
Intercâmbio de Pesquisadores em Lingüística Aplicada - InPla. Linguagem em Atividade. 2007. (Congresso).

13.
Rethinking our Teaching Practices.English for kids in public school. 2003. (Seminário).

14.
Semana acadêmica da Vizivali.Observação no campo de pesquisa- sala de aula e ensino de língua inglesa. 2003. (Encontro).

15.
Semana acadêmica do curso de letras-Vizivali.O ensino de língua inglesa no ensino fundamental - desafios e possibilidades. 2003. (Oficina).

16.
VI EPL & I ESPL - Encontro sul americano de professores de línguas.Inglês para crianças. 2003. (Seminário).

17.
12º InPLA.Interlocuções na sala de aula:interfaces professor/aluno. 2002. (Simpósio).

18.
5ª JELL- Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários.Linguagem, etnia e ensino. 2002. (Seminário).

19.
II Seminário de Produção Científica da FACIPAL.Revisitando atividades de sala de aula em língua inglesa. 2002. (Seminário).

20.
I JORESBI - Jornada de Bilingüismo.Bilingüismo de elite: inglês nas séries iniciais. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, M. C. ; COSTA, R. V. ; FINAMOR, K ; FIGUEIREDO,A.A.A. . II Seminário de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística e I Jornada Internacional de Estudos de Linguagens. 2011. (Outro).

2.
PEREIRA, M. C. ; COSTA, R. V. ; FIGUEIREDO,A.A.A. ; RAMOS, M.A.S. ; TORCHI, G. C. . I Seminário Regional de Bilinguismo, Discurso e Política Linguística. 2010. (Outro).

3.
COSTA, R. V.. I SELLI - Semana de Estudos Lingüísticos em Língua Inglesa. 2008. (Outro).

4.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Organização de publicação de ANAIS - Semana Acadêmica de Letras. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jolnei da Silva Cavalheiro. O Ensino da Oralidade na Escola - A Habilidade Esquecida. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Vânia Marcia Correia da Mota. Produção Textual em Escola de Fronteira. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

3.
Céllia Fernanda Pietramale Ebling. "Dicen que so brasilero": a identidade fronteiriça. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

4.
Ivânia Patricia Laguilio. English Teaching in Technical High School. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

5.
Cristiane Chaves Gonçalves. Sequência Didática no Ensino de Língua Estrangeira. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cristiane Chaves Gonçalves. Livro Didático de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental; a Leitura em Investigação. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

2.
Marlene Neri Sabadin. Inglês para crianças em uma escola pública municipal do oeste paranaense: um Estudo de caso etnográfico. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Coorientador: Rinaldo Vitor da Costa.

3.
Patrícia Denicoló David. Bilinguismo de elite em escola particular: possibilidades e limitações; um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, . Coorientador: Rinaldo Vitor da Costa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriano Moreira da Silva Junior. Análise metodológica de ensino da produção textual em uma cidade do interior paranaense. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

2.
Dirlene de Paula. Livro didático enquanto fonte de insumo para aulas de inglês em escola pública. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

3.
Suzana Ceccato. Suzana Ceccato. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

4.
Marisa Barreiro. A música como instrumento de ensino de língua inglesa. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

5.
Lucimara Leite Brosda Packer. Lucimara Leite Brosda Packer. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

6.
Raquel Maria Copini Brasileiro de Lima. Oferta de língua inglesa e o papel do livro didático na escola pública de Cascavel. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

7.
Ana Karina Sartori. A importância da motivação no ensino da língua inglesa nas séries iniciais da escola pública. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

8.
Celi de Fátima Nunes Fey. Pontuação: uma questão de estilo. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

9.
Eliane Soares Maia Galvão. A questão da motivação na língua inglesa. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.

10.
Marluce Fagotti Paiva. Sinopse do inglês instrumental no Brasil. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Rinaldo Vitor da Costa.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, R. V.; PEREIRA, M. C. . Lengua Extranjera; La Gramática en la Clase de Portugues - LE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovação em 2º lugar em concurso público - Letras/Lingüística Aplicada na UFGD - 2007
Coordenou o curso: LINGÜÍSTICA APLICADA: Foco em Língua Estrangeira. Convênio SEED/UNIOESTE. Total de 160 horas a professores da rede pública estadual;2001
Ministrou disciplinas: módulo III e V (análise e preparação de material didático e inglês básico II) no convênio SEED/UNIOESTE. Total de 70 horas.2001
Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho dos docentes e técnicos administrativos da Unioeste.2002



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 16:32:17