Gilberto Ferreira Barreiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5394927054518064
  • Última atualização do currículo em 01/10/2014


Atualmente faz Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo- USP como Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Foi professor adjunto do programa de graduação de Psicologia da Universidade Bandeirante de São Paulo ( UNIBAN ) de 2003 a 2011 com horária final de 40 horas semanais. Possui Doutorado (2011) e Mestrado (1997) em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. A graduação em Psicologia foi realizada na Universidade de São Paulo - USP 1989. Atualmente tem atuado profissionalmente tanto em pesquisa na área do Desenvolvimento da Consciência e Identidade, da Psicologia da Educação e na área da Psicologia Clínica. Na área do desenvolvimento da Consciência e Identidade estão ancorados meus trabalhos de Mestrado e Doutorado. Na área da Educação tem realizado pesquisas interventivas de caráter psicossocial e psicoeducativo junto à escola, famílias e especificamente junto a homens pais de uma creche da periferia de São Paulo. Na área Clínica realizou trabalhos de supervisão junto à população que procurava atendimento psicológico na clínica escola da UNIBAN. Em consultório particular atua em atendimento clínico , supervisão e grupos de estudo. Minhas principais áreas de interesse estão ancoradas nos estudos do desenvolvimento da consciência e constituição identitária do ser humano ancoradas à área do conhecimento da fenomenologia, especificamente as abordagens da filosofia de Paul Ricoeur. Os temas abordados são epistemologia do conhecimento; Psicologia social; Psicologia do desenvolvimento; Psicologia da educação; constituição identitária; subjetividade; intersubjetividade; prática educativa; pesquisa intervenção; constituição de sentido; a prática dialógica na família, escola e comunidade; e hermenêutica reflexiva. É membro do Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilberto Ferreira Barreiros
Nome em citações bibliográficas
BARREIROS, G. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.
Avenida dos Autonomistas
Vila Yara
06020015 - Osasco, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914285
URL da Homepage: www.usp.com.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um Estudo Fenomenológico do Processo Identitário a partir de Narrativas de Homens Pais na contemporaneidade, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Heloisa Szymanski.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Constituição identitária; fenomenologia; homens.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1997
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Criança Portadora de Deficiência Mental : Sua Representação Social por Professores de Classe Especial,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Maria Laura Puglisi Franco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1985 - 1989
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Criança Desadaptada : Um Estudo do Universo Afetivo da Criança e Suas Relações com a Baixa Produção Escolar..
Orientador: Marlene Guirado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.


Pós-doutorado


2013
Pós-Doutorado.
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Pau.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Complementação para psicólogo perito examinador. (Carga horária: 60h).
Universidade Cruzeiro do Sul.
2000 - 2000
Extensão universitária em Capacitação para psicólogo responsável pela avalia. (Carga horária: 120h).
Universidade São Francisco.
1995 - 1995
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1990 - 1990
Disciplinas de pós graduação. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Iniciação Científica - Bolsa da FAPESP.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1988 - 1988
Monitoria. (Carga horária: 240h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador no grupo de pesquisa Aprendizagem, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador no Grupo de Aprendizagem Significativa na Formação de Profissionais de Saúde e Educação da Universidade de São Paulo


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2003 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao psicodiagnóstico
Psicanálise
Psicodiagnóstico
Psicologia da personalidade
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia social
Psicoterapia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Professor homenageado, Uniban.
2009
Professor homenageado, Uniban.
2008
Professor homenageado, UNIBAN.
2007
Professor homenageado e paraninfo, Uniban.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARREIROS, G. F.2013 BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, H. . A experiência de ser pai: um estudo fenomenológico sobre a constituição identitária. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 18, p. 65-75, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARREIROS, G. F. . O PROCESSO IDENTITÁRIO: UMA VISÃO FENOMENOLÓGICA A PARTIR DE NARRATIVAS DE HOMENS PAIS. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. v. 1. 237p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa ; MARANGONI, S. ; FERRAZ, S. M. . Desafios e possibilidades de co-construção de práticas educativas dialógicas: o olhra de educadores e famílias. In: VI Mostra de Pesuisa e Produção em Psicologia da Educação, 2010, São Paulo. Anais da VI Mostra de Pesquiasa e Produção em Psicologia da Educação, 2010.

2.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa ; MARINHO, M.E.F ; CUNHA, D.W . Como um grupo de homens pais compreende suas práticas educativas: uma visão fenomenológica. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010, Rio Claro UNESP. IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010. p. 658.

3.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . Um estudo fenomenológico do processo identitário: a hermenêutica da narrativa de homens pais. In: IX Encontro de Pesquisadores em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos/SP. IX Encontro de Pesquisadores em Educação da Região Sudeste, 2009. p. 01-09.

4.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . Um estudo sobre a relação escola e comunidade no atendimento as demandas educacionais: uma prática dialógica. In: III Seminário Internacional; Escola de Cultura realizado na PUC/SP, 2008, São Paulo. Anais do III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . A experiência de ser pai: um estudo fenomenológico sobre constituição identitária. In: 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Ibero Americano de Psicologia da FIAP, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos da 42a Reunião Anual de Psicologia e VIII Congresso Ibero Americano de Psicologia da FIAP, 2012. p. 364-364.

2.
SZYMANSKI, Heloisa ; BARREIROS, G. F. ; MARINHO, M.E.F ; CARDIA, M.T.A ; RONCA, M.P. . Ações articuladas entre instituições formais e informais: uma comunidade de aprendizagem. In: Construindo Referenciais Éticos, Democráticos e Participativos, 2010, São Paulo. Aanis do III Congresso de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010. v. 1. p. 13.

3.
SZYMANSKI, Heloisa ; BARREIROS, G. F. ; PIMENTEL,A.C.S. . Um estudo sobre atenção psicológica na escola: apoio ao levantamento das demandas da comunidade escolar e mobilização para seu atendimento. In: VIII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instiutição, 2008, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição, 2008. p. 1.

4.
SZYMANSKI, Heloisa ; BARREIROS, G. F. ; CUNHA, D.W . Narrativas e compreensão de práticas de pais homens em relação a seus filhos. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. XXXVII Reunião Anual da Socidade Brasileira de Pcicologia SBP, 2007. v. 1. p. 1.

5.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . A narrativa de adolescentes vítimas de violência familiar e a constituição de sentidos como parte de seu processo identitário. In: VII Simpósio Nacioanl de Práticas Psicológicas em Instituição. Fronteiras da Ação entre Educação e Saúde, 2007, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição. Fronteiras da Ação Psicológica entre Educação e Saúde, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa ; CARDIA, M.T.A ; SPADINI, M.L . Estudo sobre a relação escola-comunidade no atendimento às demandas educacionais: uma prática dialógica. Educação e Cultura Contemporânea, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . Como os sentidos que se estabelecem na relação entre pai, filho e trabalho estão atrelados ao processo de constituição identitária de um grupo de homens pais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SZYMANSKI, Heloisa ; BARREIROS, G. F. ; FERRAZ, S. M. ; MARINHO, M.E.F ; VEZNEYAN,M . Desafios e possibilidades de co-construção de práticas dialógicas: o olhar de educadores e familiares.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BARREIROS, G. F. ; CUNHA, D.W ; MARINHO, M.E.F . Como um grupo de homens pais compreende suas práticas educativas: uma visão fenomenológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SZYMANSKI, Heloisa ; BARREIROS, G. F. ; CARDIA, M.T.A ; MARINHO, M.E.F ; VEZNEYAN,M ; RONCA, M.P. . Ações articuladas entre instituições formais e informais: uma comunidade de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . Um estudo fenomenológico do processo identitário: a hermenêutica da narrativa de homens pais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . Estudo sobre a relação escola comunidade no atendimento as demandas educacionais: uma prática dialógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . Um estudo fenomenológico do processo identitário a partir de narrativas de homens pais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SZYMANSKI, Heloisa ; BARREIROS, G. F. ; CARDIA, M.T.A ; PIMENTEL,A.C.S. ; SPADINI, M.L . Um estudo sobre o sentido da mobilização de uma escola para o atendimento as demandas da comunidade escolar: um exemplo de prática dialógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa . A narrativa de adolescentes vítimas de violência familiar e a constituição de sentidos como parte de seu processo identitário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SZYMANSKI, Heloisa ; BARREIROS, G. F. ; CUNHA, D. . Narrativas e compreensão de práticas educativas de pais homens em relação a seus filhos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VEZNEYAN, M.D.S; BARREIROS, G. F.. Participação em banca de Mariam Deborah Santos Vezneyan. O encontro reflexivo como prática de atenção psicoeducativa junto a mulheres-mães: perspectivas dialógicas na educação dos filhos. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia da educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, D. W.; BARREIROS, G. F.. Participação em banca de Ana Carolina de Souza.Representações sociais sobre o trabalho infantil: diálogos com mães pertencentes a uma comunidade de baixa renda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.

2.
BARBOSA, L. M.; BARREIROS, G. F.. Participação em banca de Liliane Marques Barbosa.Câncer infantil: a brincadeira como um modo simbólico espontâneo e significativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

3.
FRANKE, E. L. M.; BARREIROS, G. F.. Participação em banca de Elenilda Lima Matos Franke.A psicossomática em oncologia: um estudo com pacientes oncológicos em condição hospitalar, utilizando a narrativa autobiográfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

4.
SARA,A. R; BARREIROS, G. F.. Participação em banca de Sara Alves de Resende.A indissoiciação da dor e do amor frente a perda de si e do outro no diagnóstico de câncer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

5.
SILVA, L. S.; BARREIROS, G. F.. Participação em banca de LIlian dos Santos Silva.O desenvolvimento infantil, a relação mãe bebê e a privação e delinquência: uma visão Winnicottiana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Bandeirante de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Segunda Mostra Nacional de Práticas em psicologia.Como os sentidos que se estabelecem na relação entre pai, filho e trabalho estão atrelados ao processo de constituição identitária de um grupo de homens pais.. 2012. (Outra).

2.
IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, SIPEQ. 2010. (Seminário).

3.
III Seminário Internacional; Escola de Cultura realizado na PUC/SP.UM estudo sobre a relação escola e comunidade no atendimento as demandas educacionais: ma prática dialógica. 2008. (Seminário).

4.
VII Simpósio Nacionall de Práticas Psicológicas em Instituição. Fronteiras da Ação entre Educação e Saúde.A narrativa de adolescentes vítimas de violência familiar e a constituição de sentidos como parte de seu processo identitário. 2007. (Seminário).

5.
Semana de Psicologia. 1985. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARREIROS, G. F.2013 BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, H. . A experiência de ser pai: um estudo fenomenológico sobre a constituição identitária. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 18, p. 65-75, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARREIROS, G. F. ; SZYMANSKI, Heloisa ; CARDIA, M.T.A ; SPADINI, M.L . Estudo sobre a relação escola-comunidade no atendimento às demandas educacionais: uma prática dialógica. Educação e Cultura Contemporânea, 2014.


Livros e capítulos
1.
BARREIROS, G. F. . O PROCESSO IDENTITÁRIO: UMA VISÃO FENOMENOLÓGICA A PARTIR DE NARRATIVAS DE HOMENS PAIS. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014. v. 1. 237p .



Outras informações relevantes


PROJETO DE PESQUISA:

Pesquisa Institucional de projeto em práticas educativas vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC/SP também vinculado a ECOFAM ( Grupo de Pesquisa em Práticas Psicoeducativas e Atenção Psicoeducacional a Escola, Família e Comunidade, certificado no CNPq). Esta pesquisa vem sendo realizada com famílias em uma creche de uma Instituição Escolar e se tornou projeto de pós-doutorado com possivel início em 2013 junto com a professora Dra. Henriette Tognetti Penha Morato da USP intitulado  "O ENCONTRO REFLEXIVO COMO POSSÍVEL ABERTURA À ALTERIDADE    CONSTITUTIVA DO SI-MESMO." 


ARTIGO:

ARTIGO: Artigo enviado em Dezembro de 2012 para avaliação para a revista Revista Diálogo educacional - PUC Paraná intitulado "ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS EDUCACIONAIS: UMA PRÁTICA DIALÓGICA."

    LIVRO ACEITO PARA PUBLICAÇÃO:

BARREIROS, G.F.  Um estudo fenomenológico do processo identitário a partir de narrativas de homens pais na contemporaneidade , Ed. Casa do Psicólogo - Programação de lançamentos para 2013. contato.editorial@casadopsicologo.com.br

    
Grupo de estudos com a Psicóloga  Dra. Mirian Schinaiderman,    membro do Sedes Sapientiae (1987 à 1994); 

.Psicoterapia com a Psicóloga Dra. Ângela Santa Cruz,  membro do Sedes  Sapientiae  (1988 à 1996); 

.Psicoterapia com a Psicóloga Dra. Maria Lúcia Amorin, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise (1999 à 2004).






Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2014 às 3:56:51