Alessandra Pimentel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4193345361983348
  • Última atualização do currículo em 01/05/2012


possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é diretora-chefe da Tutores Reforço Escolar, em Taubaté (SP). Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. No período de 1998 a 2008, sua principal atuação foi a docência em instituições de ensino superior federais, estaduais e particulares. Em suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação lúdica, teoria sócio-histórica, Vygotsky, formação continuada de professores, jogo educativo, história da psicologia, educação infantil, intersubjetividade, processo de ensino-aprendizagem e análise qualitativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Pimentel
Nome em citações bibliográficas
PIMENTEL, Alessandra;Pimentel, Alessandra


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período co-tutela em IEC- Universidade do Minho (Orientador: Julia Oliveira-Formosinho).
Título: Jogo e Desenvolvimento Profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Tizuko Morchida Kishimoto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia e Educação; Formação Continuada de Professores; Desenvolvimento Profissional; Educação Lúdica; Estudo de Caso; Aprendizagem Experiencial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1995 - 1997
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um Estudo de Caso na Relação entre Psicologia e Educação: o Programa Alfa,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Profa Dra. Maria do Carmo Guedes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: História da Psicologia; Psicologia da Educação; Programa Alfa; Ana Maria Poppovic; Alfabetização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
1994 - 1994
Graduação em Licenciatura Em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A compreensao do fracasso escolar a luz da perspectiva socio-construtivista.
Orientador: Maria da Graça Marchina Gonçalves.


Formação Complementar


2000 - 2000
Psicologia e Educação: uma interface histórica. (Carga horária: 30h).
Universidade do Vale do Itajaí.
1996 - 1996
A Psicologia no Brasil: leitura histórica. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



PsicoEduca - Apoio Escolar Psicopedagógico.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Diretoria Executiva, Enquadramento Funcional: Diretoria Executiva
Outras informações
A PsicoEduca é uma instituição particular de educação, voltada para Reforço Escolar, aulas particulares para Vestibular e Concursos e atendimento psicopedagógico.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Monitoria em pesquisa, Enquadramento Funcional: Outro (sem contrato), Carga horária: 0
Outras informações
Monitora e Pesquisadora do Projeto de Pesquisa: "Memória e Produção do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação - 1969 a 1996". Sob a coordenação geral da Profa Dra Maria do Carmo Guedes, junto ao curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. CARGA HORÁRIA equivalente a 225h - no período de fev/1996 a abr/1996

Atividades

2/1996 - 4/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação Em Psicologia da Educação, .

Linhas de pesquisa
História da Psicologia

Fundação Carlos Chagas.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
PARTICIPAÇÃO NOS PROJETOS: 1) Avaliação da Ação Educativa e da Nova Proposta Pedagógica das Escolas Administradas pela 'Bahia Sul Celulose'. 2) Avaliação do Processo de Implementação e do Impacto das Ações do Projeto de Educação Continuada da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 3) Avaliação do Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAAp) do Instituto Ayrton Senna. 4) Avaliação das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos do Rio Grande do Norte - SUAV. ATIVIDADES REALIZADAS: - elaboração da proposta de avaliação - seleção de material - análise estatística de avaliação - análise qualitativa de dados de avaliação - redação de relatório - aplicação de questionários e outros instrumentos in loco - diagnóstico e avaliação das ações educativas das instituições analisadas:

Atividades

5/1997 - 1/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisas Educacionais, Núcleo de Avaliação Educacional.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/1999 - 12/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Atividade de extensão realizada
Coordenação / Supervisão - Projeto "Ludoteca vai às Escolas".
8/1998 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

3/1998 - 12/2001
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática do Ensino de Psicologia
Psicologia Escolar I
Psicologia Escolar II
1/1999 - 3/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Aplicada à Educação.
11/2000 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão Examinadora de Seleção/2001 para o Curso de Especialização em Psicologia Aplicada à Educação.
8/2000 - 12/2000
Ensino, Psicologia Aplicada à Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Temas em Psicologia Escolar - a escola como fenômeno sócio-histórico-cultural
3/2000 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social
3/1998 - 12/2000
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Treinamentos ministrados
Estágio supervisionado em Psicologia Escolar
11/1999 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão Examinadora de Seleção/2000 Curso de Especialização em Psicologia Aplicada à Educação.
11/1999 - 11/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica do I Encontro Paranaense de Psicologia Social.
8/1998 - 12/1998
Ensino, Psicologia Aplicada à Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Temas em Psicologia Escolar - a escola como fenômeno sócio-histórico-cultural
3/1998 - 12/1998
Ensino, Marginalização na Infância e na Adolescência, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Instituição Escolar - adaptação, prevenção e marginalizacão
3/1998 - 12/1998
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática do Ensino de Psicologia

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 16

Atividades

3/2002 - 12/2002
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento III - 2 turmas de 3o ano do curso
Psicologia do Desenvolvimento IV - 2 turmas de 4o ano do curso
3/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I - 3 turmas de 1o ano do curso

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente responsável pela disciplina Psicologia da Educação para duas turmas do Curso de Licenciatura, consistindo em aulas teóricas e orientação para atividades de estágio

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 6
Outras informações
Atividades de monitoria na disciplina Psicologia da Educação I, sob supervisão da Profa Dra Marta Kohl de Oliveira, junto ao Depto de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP: a) acompanhar as aulas; b) contribuir com a professora titular na elaboração de atividades de ensino e de avaliação; c) auxiliar na avaliação do desempenho acadêmico dos alunos.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8
Outras informações
Trata-se de Atiidades Programadas realizadas junto ao LABRIMP, para atribuição de créditos integralizados à realização do curso de doutoramento.

Atividades

3/2002 - 7/2002
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
8/2001 - 12/2001
Estágios , Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, .

Estágio realizado
Monitoria na disciplina Psicologia da Educação I.
08/2000 - 11/2000
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, .

Atividade realizada
Atividade Programada: supervisão de estágio no LABRIMP.

Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 8

Atividades

8/2005 - 6/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia I
História da Psicologia II
Psicologia do Desenvolvimento Infantil I

Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Sócio-cooperada, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 4

Atividades

08/2005 - 12/2006
Ensino, Formação de Gestores Em Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Novos Paradigmas de Gestão em Educação
Planejamento de Gestão e Análise Institucional

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Usp, FAFE USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor em contrato temporário
Outras informações
Atuação docente junto ao Programa de Capacitação para a Rede Municipal de Jacareí - professores e coordenadores (ensino fundamental). Carga horária = 8h.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor em contrato temporário
Outras informações
Docente responsável por aulas para o Curso "A hora e a vez da equipe de apoio à ação educativa - a educação infantil de mão em mão" do Programa de Formação de Equipe de Apoio de Educação Infantil SME de São Paulo, conforme convênio entre FAFE (Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP) e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. CARGA HORÁRIA: 96 horas/aula

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor em contrato temporário
Outras informações
Docente responsável por preparo, realização e avaliação de Curso de "Formação Continuada em Conteúdos Específicos para Educadores da Rede Municipal de Creches de Jundiaí", instituído por convênio entre Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí e FAFE USP (Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP). TURMAS: 3 turmas de educadores de primeira infância da Rede Municipal de Creches de Jundiaí. CARGA HORÁRIA MENSAL: 12h/mês (carga horária total: 108 hrs.)

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor em contrato temporário
Outras informações
Docente responsável por aulas no Curso "Leitura de Mundo, Letramento e Alfabetização - os espaços e tempos das linguagens e do brincar", do Programa de Formação Continuada para professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, conforme convênio entre FAFE (Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP) e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. CARGA HORÁRIA: 88 horas/aula

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Videoconferencista
Outras informações
Preparo e realização de Videoconferências na Faculdade de Educação da USP para o PEC - Programa Especial de Formação Universitária para Professores do Ciclo I do Ensino Fundamental e de Educação Infantil Redes Públicas Municipais do Estado de São Paulo CARGA HORÁRIA TOTAL = 124h

Atividades

11/2006 - 11/2006
Ensino, Programa de Capacitação - Jacareí, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Programa de Capacitação - Rede Municipal de Jacareí
7/2005 - 8/2005
Ensino, A hora e vez da equipe de apoio Educação Infantil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
A hora e a vez da equipe de apoio à ação educativa (educação infantil)
3/2003 - 12/2004
Ensino, Programa Especial de Formação Universitária, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação de educadores de Primeira Infância
Formação de professores de 1a a 4a série do Ensino Fundamental
4/2004 - 11/2004
Ensino, Formação Continua Educadores de Creche, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação de educadoras das creches municipais de Jundiaí (SP)
5/2004 - 9/2004
Ensino, Leitura de Mundo, Alfabetização e Letramento, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Leitura de Mundo, Alfabetização e Letramento

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 02/2008
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicossociais da Aprendizagem
Fundamentos de Psicologia Educacional


Linhas de pesquisa


1.
Processo de Ensino-Aprendizagem
2.
Psicologia do Desenvolvimento

Objetivo: Pesquisa, ensino e atuação direta em escolas com foco nas relações entre jogo educativo e desenvolvimento psicológico..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórica; Desenvolvimento do Brincar; Análise Qualitativa; Jogo e Aprendizagem.
3.
Avaliação de propostas e programas de ensino em rede pública e privada
4.
Avaliação qualitativa e quantitativa da aprendizagem escolar
5.
História da Psicologia

Objetivo: LP com foco em ensino e formação de profissionais, produção de conhecimento, publicações e práticas desenvolvidas na Psicologia no país. Particular preocupação com relações que se estabeleceram com outras áreas, principalmente a Educação. Meu vínculo com a LP se iniciou durante o curso de mestrado e se manteve, por exemplo, através da docência na área..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Palavras-chave: Ciência; Ensino; História da Psicologia; História da Psicologia no Brasil; Psicologia; Psicologia e Educação no Brasil.


Projetos de pesquisa


2000 - 2004
Jogo e Desenvolvimento Profissional

Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada de professores para o desenvolvimento profissional de educadoras de Ciclo I, pertencentes a uma escola pública paulistana. A pesquisa focalizou o desenvolvimento em curso, ou seja, os processos ainda não internalizados na profissionalidade, mas potencializados a partir da experiência formativa, mediante experiências de ensino com atividades lúdicas. À luz da acepção histórico-cultural de Vygotsky, definiu-se jogo educativo como mediador proeminente para a aprendizagem escolar e, de maneira isomórfica, propiciador da emancipação profissional. As estratégias formativas edificam-se sob dois eixos: a) reuniões semanais com as professoras para planejamento e discussão sobre jogos e b) atividades lúdicas realizadas com os alunos. Qualificada como estudo de casos, a investigação centrou-se no percurso formativo de duas das docentes participantes, utilizando-se categorias de análise elaboradas a partir da teoria de Aprendizagem Experiencial, de David Kolb, e considerando-se o conjunto de dados advindos de três fontes: videogravações, entrevistas e diário de campo. Os resultados apontaram diferenças expressivas entre as duas professoras quanto ao nível de apropriação do referencial ludo-educativo. A comparação dos casos evidenciou que, paradoxalmente, a professora menos experiente formulou saberes da experiência mais sofisticados que sua colega - com maior tempo de carreira. Essa distinção indica que, na emancipação docente, estão implicados diferentes modos de aprender, preponderando os mecanismos de observar, indagar e resolver problemas. Também acentua que o desenvolvimento profissional é um processo multilinear e multifatorial, não sendo suficiente associá-lo a tempo de exercício profissional. A investigação revelou que a formação experiencial é profícua para implantar práticas lúdicas de ensino, favorecendo a reflexão através da troca de saberes e vivências entre professoras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alessandra Pimentel - Coordenador / Oliveira-Formosinho, Julia - Integrante / Kishimoto, Tizuko Morchida - Integrante / Marta Kohl de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
1996 - 1996
Memória e Produção do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação (1969-1996)

Descrição: Objetivo: coletar, organizar e analisar documentos visando uma história do Programa de Psicologia e Educação nos seus primeiros 30 anos de existência. Em período integral, 4 subgrupos trabalharam a partir dos seguintes interesses: a) concepção de Psicologia no Programa ao longo de seus primeiros 30 anos; b) currículos de formação de mestrandos e doutorandos, desde a criação do Programa; c) teses e dissertações produzidas no período; d) análise e organizacão dos documentos existentes sobre o Programa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (3) .

Integrantes: Alessandra Pimentel - Integrante / Maria do Carmo Guedes - Coordenador / Mitsuko Aparecida Makino Antunes - Integrante / Melania Moroz - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


1999 - 2001
A Ludoteca Vai às Escolas: importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem (projeto 8.0.004)

Descrição: OBJETIVOS: inserir propostas lúdicas de aprendizagem e ensino em instituições educativas de Londrina (PR) e região. ATIVIDADES REALIZADAS: a) Diagnóstico institucional; b) Teatro de fantoches e debate; c) Oficinas de jogos e brincadeiras; d) Assessorias; e) Questionário para análise de resultados. INSTITUIÇÕES ATENDIDAS: 1 Creche; 4 Escolas Municipais; 1 Escola Estadual e 2 Colégios Estaduais. RESULTADOS OBTIDOS: Gravações em vídeo, análise do discurso dos professores e questionários demonstram que, ao entrar em contato com sua própria ludicidade, os professores se predispõem a interagir mais ludicamente com seus alunos, inserindo as sugestões apresentadas nas oficinas em sua atuação pedagógica. Nos debates, temas como agressividade, problemas de aprendizagem e dificuldades de gestão de aula, inicialmente são apontados como empecilhos para a educação lúdica, isto é, precisam ser "resolvidos" para viabilizar ações lúdicas em sala de aula. Contudo, ao longo do projeto, essa lógica se inverte e os próprios professores passam a vislumbrar na atividade lúdica uma alternativa eficiente de ação, como meio para enfrentar os problemas indicados. Observa-se também melhoria em sua compreensão sobre funções psicológicas envolvidas no ato lúdico, necessárias à aprendizagem, como: desenvolvimento da criatividade, memória, percepção, classificação, síntese e do uso de raciocínio abstrato e de estratégias cognitivas. Consideramos que nossa opção metodológica (articulação da teoria com a prática) contribuiu para transformar sua atuação pedagógica. Vale acrescentar que, na avaliação dos graduandos participantes do projeto, este consistiu em experiência positiva e relevante para sua formação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (29) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Alessandra Pimentel - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 5
1998 - 2000
Programa Ludoteca-UEL (projeto 8.0.000)

Descrição: O Programa de Extensão Comunitária "Ludoteca-UEL", existente desde 1990, objetivava criar e manter espaços lúdicos - tanto dentro da universidade quanto na cidade de Londrina e circunvizinhas. É composto por uma equipe interdisciplinar, com professores, alunos e estagiários dos cursos de: Psicologia, Arte, Educação Física, Matemática, Biblioteconomia e Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (PR)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (41) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Alessandra Pimentel - Integrante / Wânia T A Palma - Integrante / Maria Cristina Carreira do Valle - Coordenador / Valéria Queiroz Furtado - Integrante / Maria de Lourdes S Prado - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:9
Total de citações:62
Alessandra Pimentel  Data: 01/05/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIMENTEL, Alessandra;Pimentel, Alessandra2007PIMENTEL, Alessandra . O Desenvolvimento Profissional Docente em Processos Formativos: revisão bibliográfica. XIII SEMINARIO DE PESQUISA DO Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - UFRN, v. 1, p. 1-12, 2007
Palavras-chave: Psicologia da Educação; Desenvolvimento Profissional; Formação do Pesquisador; Formação Continuada de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional. ; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 20072007
Resumo: o artigo objetiva discutir o conceito de desenvolvimento profissional enfocando as atuais posições teóricas relativas à formação e à profissionalidade docente. Nesta revisão da bibliografia, a caracterização do professor como profissional reflexivo é central, destacando-se o posicionamento de autores como Schön, Zeichner, Pérez Gómez e Nóvoa ao lado da referência à abordagem de Formação em Contexto de Oliveira-Formosinho, baseada no modelo ecológico de desenvolvimento, de Bronfenbrenner.. .

2.
PIMENTEL, Alessandra;Pimentel, Alessandra2007PIMENTEL, Alessandra . A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 12, p. 159-168, 2007
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem Experiencial; Formação de Educadores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação. ; Meio de divulgação: Vários. Homepage: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-294X2007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt; ISSN/ISBN: 1413294X
O artigo versa sobre a teoria da Aprendizagem Experiencial de David Kolb, que consiste numa abordagem sobre o desenvolvimento do adulto, em especial, do profissional. São discutidos os princípios e conceitos básicos dessa perspectiva, fundamentados na relação entre determinados tipos de aprendizagem e o desenvolvimento dos processos afetivos, perceptivos, cognitivos e comportamentais, presentes ao longo do percurso profissional ou em situações específicas de aprendizagem, como é o caso de projetos de formação em serviço. A perspectiva holística e integrativa da aprendizagem experiencial se aproxima das tendências contemporâneas que destacam o papel do pensamento reflexivo para melhoria da qualificação profissional. Contudo, a acepção kolbiana segue um caminho próprio, original, com grande potencial de aplicação para estudos e propostas formativas no campo do desenvolvimento profissional.. .

3.
Pimentel, Alessandra2001 Pimentel, Alessandra . O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n.114, p. 179-195, 2001
Palavras-chave: Psicologia da Educação; Programa Alfa; Metodologia de Pesquisa; Análise de Conteúdo; História da Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior. ; Meio de divulgação: Vários. Homepage: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/; ISSN/ISBN: 01001574
Visando contribuir com o uso da análise documental em pesquisa, esse texto apresenta o processo de execução de uma investigação que objetivou compreender as relações entre psicologia e educação, no contexto sócio-histórico brasileiro, entre as décadas de 50 a 80. Mediante o estudo da obra de uma autora, cuja relevância na história recente se deve, especialmente, à criação de uma proposta de alfabetização, o Programa Alfa, foram investigadas as intersecções entre produção teórica da psicologia e atividade prática em educação. São descritos os instrumentos e meios de realização da análise de conteúdo, apontando o percurso em que as decisões foram sendo tomadas quanto a técnicas de manuseio com os documentos: desde organização e classificação do material até elaboração das categorias de análise. A perspectiva historiográfica adotada nesse estudo procurou superar a dicotomia entre as abordagens internalista e externalista da história das ciências, propiciando compreender o âmbito sócio-histórico em que se constituiu a referida produção científica.. .

4.
PIMENTEL, Alessandra;Pimentel, Alessandra1997PIMENTEL, Alessandra . Interações Sociais e Alfabetização. Psicologia Revista, São Paulo, v. 4, n.4, p. 11-26, 1997
Palavras-chave: Vygotsky; Alfabetização; Intersubjetividade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14134063
Revista da Faculdade de Psicologia da PUC/SP O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada junto a classe de 1a série do ensino fundamental, cujo objetivo foi analisar concepção e modos de agir da professora em relação ao processo de ensino-aprendizagem, às dificuldades de aprendizagem e interação professor/aluno e aluno/aluno. Os resultados indicam que, de modo geral, o trabalho pedagógico desenvolvido contribui para a criação de um espaço intersubjetivo favorável ao processo de aprendizagem que se efetiva por meio de zonas de desenvolvimento proximal.. .

5.
PIMENTEL, Alessandra;Pimentel, Alessandra1996PIMENTEL, Alessandra . As Relações Intersubjetivas na Aprendizagem Escolar. Revista da APG - Associação de Pós Graduandos da PUC/SP, São Paulo, v. 4, n.8, p. 145-154, 1996
Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórica; Vygotsky; Intersubjetividade; Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
O artigo aborda aspectos centrais da teoria sócio-histórica relativos aos processos de interação social e de internalizacão das funções psicológicas superiores.. .

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIMENTEL, Alessandra ; FURTADO, V. Q. ; MEDEIROS, R. D. . Tempo de brincar: hora de aprender. 2. ed. Londrina: PsicoEduca, 2009. 128p .
Palavras-chave: Jogo Educativo; Formação Continuada de Professores; Processo de ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788590925309.
Tempo de brincar, hora de aprender é uma obra endereçada a todo educador que busca apoio para expandir seus conhecimentos quanto à inserção da atividade lúdica no processo educativo. Tempo de Brincar está dividido em duas partes. Os três capítulos da primeira discutem respectivamente a Ludicidade no Desenvolvimento da Criança, a Educação Lúdica na Formação e Prática Docente e as questões-chave do uso de Jogos de Sucata em Sala de Aula. Na segunda parte, as autoras ensinam a confecção e o uso de jogos educativos para o ensino de matemática, língua portuguesa e conhecimentos gerais. Nas palavras de Adriana Friedmann(*), que assina o prefácio: É chegada a hora do brincar entrar na instituição escolar pela porta da frente, sendo assumido por professores, explicado aos pais e, o mais importante, resgatado na vida das crianças. (...)O livro é um incentivo para o educador incorporar o lúdico no dia a dia, trazendo propostas inovadoras a partir de jogos clássicos ou inventando novos e mostrando que através destas atividades é possível ensinar à criança, conhecê-la e possibilitar sua formação..

2.
PIMENTEL, Alessandra ; SANADA, E. R. ; COSTA, G. P. ; KOHATSU, L. ; DIAS, M. A. L. ; CASCO, R. ; SANTOS, S. D. M. ; ANSARA, S. ; TARDELI, D. ; PAULA, F. V. . Violência na escola e da escola. 1. ed. São Bernardo do Campo: Metodista, 2009. v. 1. 133p .
Palavras-chave: Violência Escolar; Ensino; Psicologia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 9788578140823.

3.
PIMENTEL, Alessandra ; MARTINS, J. B. ; MAINARDES, J. ; CAMARGO, J. S. . Na Perspectiva de Vygotsky. 1. ed. São Paulo / Londrina (PR): Quebra Nozes / CEFIL, 1999.
Palavras-chave: Vygotsky; Teoria Sócio-Histórica; Mediação semiótica; Interação; Processo de ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8587017039.
"Na Perspectiva de Vygotsky constitui um exemplo bem conseguido de diálogo entre a teoria e a prática. Com uma linguagem acessível e motivante, os autores conciliam um papel extremamente difícil de fronteira, entre o investigação e a prática docente. Qualquer dos autores acaba por redignificar o papel da escola e do professor (do colega, do outro), enquanto espaço e elementos privilegiados tendo em vista a facilitação de, e acesso à aprendizagem... Na 'Intersubjectividade e Aprendizagem Escolar', Alessandra Pimentel, decide contextualizar o aparecimento da Psicologia histórico-cultural de Vygotsky, acentuando as interacções sociais na escola. Chama no entanto a atenção para os perigos da sua aplicação 'tout court', sem os devidos cuidados de adaptação a novos contextos e novos tempos. Zona de desenvolvimento proximal, mediação do outro e processo de internalização, enquanto passagem de um processo interpessoal a intrapessoal estão aqui claramente explicados, sendo um bom texto de arranque para os que se seguem." Jesus Maria Souza, Universidade de Madeira - Portugal. .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. ; KISHIMOTO, T. M. ; PIMENTEL, Alessandra ; FORMOSINHO, J. ; PINAZZA, M. A. . Vygotsky: uma abordagem histórico-cultural da educação infantil. In: J. Oliveira-Formosinho; T. M. Kishimoto; M. A. Pinazza. (Org.). Pedagogia(s) da Infância. Porto Alegre: ArtMed, 2007, v. , p. 219-248.
Palavras-chave: Formação de Educadores de Primeira Infância; Teoria Sócio-Histórica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.artmed.com.br/WEB-PRODUTOS/produto_detalhe.aspx?id_produto=2144#self; ISBN: 8536308427.

2.
PIMENTEL, Alessandra ; VALLE, M. C. C. do ; FURTADO, V. Q. ; PRADO, M. de L. S. . Programa Ludoteca-UEL: uma experiência na criação de espaços lúdicos em diferentes contextos. In: Santa Marli Pires dos Santos.. (Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 1ed.Petrópolis (RJ): Vozes, 2000, v. , p. 135-142.
Palavras-chave: Ludoteca; Programa de Extensão Universitária; Jogo Educativo; Educação Lúdica; Ensino Fundamental; Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 853262278X.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIMENTEL, Alessandra . Jogo e Desenvolvimento Profissional. Viver Mente & Cérebro, São Paulo, , v. 157, p. 11 - 11, 01 fev. 2006.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem Experiencial; Educação Lúdica; Formação Continuada de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://https://ssl430.locaweb.com.br/clubeduetto/loja/detalhe_produto.asp?ctgr=11&prdt=236; Data de publicação: 01/02/2006; ISBN: 18071562.

2.
PIMENTEL, Alessandra . Ludicidade e educação infantil de crianças de 0 a 3 anos. Psicopedagogia On Line, São Paulo, 18 fev. 2005.
Palavras-chave: Educação Infantil; Desenvolvimento Infantil; Educação Lúdica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=641; Data de publicação: 18/02/2005.
O artigo apresenta idéias de teóricos da Psicologia do Desenvolvimento, como Piaget e Winnicott, acerca do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos de idade e do papel da ludicidade em seus processos cognitivos e afetivos, bem como na relação com o outro (objeto, adulto, criança)..

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, Alessandra . O desenvolvimento profissional docente em processos formativos: revisão bibliográfica. In: XIII Seminário de Pesquisa do CCSA - Universidade, Políticas Públicas e Solidariedade, 2007, Natal. XIII Seminário de Pesquisa do CCSA - Universidade, Políticas Públicas e Solidariedade. Natal: Universidade do Rio Grande do Norte - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2007. v. 1. p. 13-24.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.
Trata-se de artigo publicado digitalmente (CD-Rom)..

2.
PIMENTEL, Alessandra ; VALLE, M. C. C. do ; FURTADO, V. Q. ; PRADO, M. de L. S. . Uma experiência na criação de espaços lúdicos em diferentes contextos. In: 4o Encontro Sul-Brasileiro sobre Brinquedoteca, 1998, Santa Maria. Brinquedoteca - a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 135-142.
Palavras-chave: Ludoteca; Programa de Extensão Universitária; Jogo Educativo; Educação Lúdica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 853262278X.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, Alessandra . Jogos educativos: metodologias ludo-educativas e qualificação docente. In: XIII Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, 2007, Natal. XIII SEMINARIO DE PESQUISA DO CCSA. Natal: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFRN, 2007. v. 1. p. 1-8.
Palavras-chave: Desenvolvimento do Brincar; Jogo e Aprendizagem; Jogo Educativo; O papel da ludicidade no desenvolvimento humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.
Mini Curso ministrado durante o evento, com carga total de 6 horas..

2.
PIMENTEL, Alessandra . Mudança Conceitual de Professores Sobre Jogo Educativo. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. A Construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no Ensino. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001. v. 1. p. 209-209.
Palavras-chave: Jogo e Aprendizagem; Teoria Sócio-Histórica; Formação Continuada de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

3.
PIMENTEL, Alessandra . O Jogo na Formação Continuada de Professores. In: VII Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação da USP, 2001, São Paulo. VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP: Programa/Resumo. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2001. v. -. p. 127-127.
Palavras-chave: Jogo Educativo; Formação Continuada de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: -; ISSN/ISBN: -.

4.
PIMENTEL, Alessandra ; FURTADO, V. Q. . Jogos na Educação Escolar: perspectivas lúdicas de ensino. In: V Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2000, Itajaí (SC).. Psicologia Escolar e Educacional: tendências para o século XXI. Itajaí (SC): UNIVALI, 2000. v. 1. p. 86-86.
Palavras-chave: Jogo Educativo; Educação Lúdica; Processo de ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

5.
PIMENTEL, Alessandra . A Psicologia Escolar no Curso de Psicologia da UEL. In: V Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2000, Itajaí (SC). Psicologia Escolar e Educacional: tendências para o século XXI. Itajaí (SC): UNIVALI, 2000. v. 1. p. 102-103.
Palavras-chave: Currículo de Psicologia; Formação do Psicólogo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
PIMENTEL, Alessandra ; TANAKA, E. D. O. ; VALLE, M. C. C. do ; FURTADO, V. Q. ; PALMA, W. T. A. . O Programa Ludoteca-UEL. In: I Encontro Paranaense de Psicologia Social, 1999, Londrina (PR).. Práticas e Perspectivas da Psicologia Social no Final do Século. Londrina (PR): ABRAPSO, 1999. v. 1. p. 117-117.
Palavras-chave: Ludoteca; Espaços lúdicos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

7.
PIMENTEL, Alessandra ; BUENO, S. R. . Produzindo Documentos para História Institucional da Psicologia: uma contribuição à pesquisa em História da Psicologia no Brasil. In: 48a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996, São Paulo. Ciência para o Progresso da Sociedade Brasileira. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1996. v. 2. p. 714-714.
Palavras-chave: História da Psicologia; Psicologia da Educação; Análise Documental; Formação do Pesquisador; Metodologia de Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

8.
PIMENTEL, Alessandra . Interações Sociais e Alfabetização: uma perspectiva sociohistórica. In: IV Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 1996, Águas de São Pedro (SP). Formação do Educador: Dever do Estado, Tarefa da Universidade. Águas de São Pedro (SP): UNESP, 1996. v. 1. p. 97-97.
Palavras-chave: Intersubjetividade; Processo de ensino-aprendizagem; Vygotsky.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTEL, Alessandra . A Educação Inclusiva de alunos com Distúrbios de Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Distúrbios de Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Escola SAAD; Cidade: Taubaté; Evento: Conferência sobre Distúrbios de Aprendizagem; Inst. promotora/financiadora: Escola SAAD.

Outras produções bibliográficas
1.
PIMENTEL, Alessandra . Jogo e desenvolvimento profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2005 (Resumo de Tese).
Palavras-chave: Aprendizagem Experiencial; Formação Continuada de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.cfp.org.br/entrenarede.

2.
PIMENTEL, Alessandra . Quem foi Ana Maria Poppovic. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996 (Documento eletrônico).
Palavras-chave: História da Psicologia no Brasil; Análise Documental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.pucsp.br/clinica/clinica/poppovic.html.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIMENTEL, Alessandra . Revisão Técnica - O Nascimento da Inteligência: do Ritmo ao Símbolo. 2009.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Criança de 0 a 3 anos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Revisar cientificamente o texto a partir do original em espanhol.; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 3; Nº páginas: 280; Cidade: Porto Alegre; Inst. promotora/financiadora: Editora ArtMed.
obra escrita por Cintia Rodríguez, O nascimento da inteligência: do ritmo ao símbolo vai ao encontro dos clássicos da psicologia evolutiva Piaget, Wallon e Vygotsky relembrando a atenção que esses autores dedicaram à observação qualitativa, aos processos, não só aos resultados das condutas e à análise semiótica. A autora se embasa na idéia de Bruner, para quem a comunicação esta pragmaticamente orientada. A cultura e a educação são protagonistas da construção da inteligência desde suas origens..

2.
PIMENTEL, Alessandra . Revisão Técnica - Dialética e Psicologia do Desenvolvimento - o pensamento de Piaget e Vygotsky. 2007.
Palavras-chave: Psicologia do Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Revisão Técnica; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 2; Nº páginas: 214; Cidade: Porto Alegre; Inst. promotora/financiadora: Editora ArtMed.
Trata-se de uma obra escrita por José A. Castorina e Ricardo J Baquero, traduzida por Fátima Murad. ISBN: 9788536311098. Castorina e Baquero, reconhecidos especialistas nas obras de Piaget e Vygotsky, propõem ao leitor uma nova abordagem para explicar a formação dos processos cognitivos: a dialética. A partir dessa perspectiva, o processo de desenvolvimento é visto como uma interação constitutiva entre o indivíduo e a sociedade, entre a interiorização e a atividade do indivíduo ou entre o sujeito e o seu objeto de conhecimento. Esta visão articulada e dinâmica do desenvolvimento humano é extremamente bem-vinda para qualificar o pensamento contemporâneo relativo à psicologia do desenvolvimento e todas suas derivações práticas no âmbito da educação e da psicopedagogia..

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PIMENTEL, Alessandra . A Educação Inclusiva de alunos com Distúrbios de Aprendizagem. 2011. .
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Meio de divulgação: Vários; Unidade: horas;
Tipo de participação: Organizador; Duração do evento: 6; Local: Escola SAAD; Cidade: Taubaté; Inst. promotora: PsicoEduca - Apoio Escolar Psicopedagógico.

2.
PIMENTEL, Alessandra . A Educação Inclusiva de alunos com Distúrbios de Aprendizagem. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Palavras-chave: Dislexia; Processamento Auditivo - desordens; Hiperatividade; Déficit de Atenção.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Finalidade: Material para professores de Ensino Fundamental.

3.
PIMENTEL, Alessandra . Saberes Essenciais da Educação Infantil & Sete Razões para o Brincar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação Infantil; Identidade Profissional; Jogo Educativo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: EMEF Céu Butantã e Sede da Coordenadoria de Educação (Regional São Mateus); Cidade: São Paulo; Inst. promotora: Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.

4.
PIMENTEL, Alessandra . A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos e na creche: brincando de costurar idéias. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Palavras-chave: Secretaria Municipal Educação - educ infantil; Formação de Educadores; Apostila "Leitura de Mundo..."; Os espaços e tempos das linguagens e do brincar; Desenvolvimento do Brincar; Criança de 0 a 3 anos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Curso de Formação de Educadores de Primeira Infância.
Originalmente, o texto foi produzido para a apostila do Curso "Leitura de Mundo, letramento e alfabetização: os espaços e tempos das linguagens e do brincar", com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/DOT-Educação Infantil, em 2004. Trata-se de síntese de idéias de Piaget e de Winnicott sobre o papel do brincar no desenvolvimento da criança pequena (0 a 3 anos)..

5.
PIMENTEL, Alessandra ; COELHO, J. G. ; BROENS, M. C. ; LEMES, S. S. . artigo reproduzido em "Pedagogia Cidadã: caderno de metodologia de pesquisa científica e educacional". 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: parte de material didático - publicação UNESP - Pró-Reitoria de Graduação.

6.
PIMENTEL, Alessandra . Interação social no processo educativo: um olhar vygotskiano. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
Palavras-chave: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem; Teoria Sócio-Histórica; Formação de Professores do Ensino Fundamental; Formação de Educadores de Primeira Infância; Formação Continuada de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Programa Especial de Formação Universitária para Educadores.
Este texto foi produzido como parte integrante de material instrucional utilizado no Programa de Educação Continuada (PEC) da Rede do Saber/Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Trata-se de pespectiva vygotskiana do processo educativo, com destaque para as interações entre prof/alunos e entre aluno/aluno. - PEC (Programa de Educação Continuada). - EDITORAÇÃO: Rede do Saber .

7.
PIMENTEL, Alessandra . "Ludoteca vai às escolas" - RELATÓRIO PARCIAL. 2000. (Relatório de pesquisa).
Palavras-chave: Educação Lúdica; Formação Continuada de Professores; Processo de ensino-aprendizagem; Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Disponibilidade: Restrita; Projeto de pesquisa: Ludoteca vai às escolas; Nº páginas: 37.

8.
PIMENTEL, Alessandra . Grupo de Estudos da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. 1999. .
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: Núcleo Regional de Ensino de Londrina; Cidade: Londrina (PR); Inst. promotora: Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

9.
PIMENTEL, Alessandra ; FURTADO, V. Q. . Oficinas Pedagógicas - - a questão da atividade lúdica na creche. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: Educação Infantil; Formação de Educadores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Creche da UEL; Cidade: Londrina; Inst. promotora: Divisão de Creche do Núcelo de Bem Estar da Comunicadade da Universidade Estadual de Londrina.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PIMENTEL, Alessandra . Importância da Pré-escola. 2012. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Bretão; Duração do evento: 2; Data do evento: 27/04/2012; Emissora: TV Canção Nova; Cidade: Taubaté.
A entrevista foi realizada com intuito de apresentar ao público do jornal dessa emissora a importância da Pré-escola para o desenvolvimento infantil.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIMENTEL, Alessandra. Participação em banca de Maria Elisabete de Souza. Autonomia do Adolescente no Ensino Profissionalizante. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Aplicada à Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
PIMENTEL, Alessandra; FURTADO, V. Q.. Participação em banca de Sônia Banaki Sanches. Comportamento agressivo de alunos, sob a perspectiva de profissionais da educação. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Aplicada à Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
PIMENTEL, Alessandra. Participação em banca de Marlene Carvalho Basilio Azevedo. A importância da afetividade na relação professor-aluno. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Aplicada à Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Referências adicionais: Brasil/Português.

4.
PIMENTEL, Alessandra; VALLE, M. C. C. do. Participação em banca de Maria Sueli Marega. Comportamento disciplinar do aluno: a opinião de alunos de 5ª série do Ensino Fundamental. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Aplicada à Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIMENTEL, Alessandra; MIRANDA, M. C.. Participação em banca de Débora A. da Silva e Shirley L Rodrigues.A prática da religiosidade: um estudo com adolescentes de escola pública. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ibirapuera.
Palavras-chave: Religião; Adolescência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
PIMENTEL, Alessandra; MELLO, C. B. de. Participação em banca de Rodrigo M Nascimento e Rafael R. de Souza.Consciência crítica e consciência ingênua em formandos de psicologia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Ibirapuera.
Palavras-chave: Consciência; Formação Universitária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PIMENTEL, Alessandra. Membro Titular da Banca Examinadora do Teste Seletivo para Contratação de Professores Temporários. 1999. Universidade Estadual de Londrina.
Palavras-chave: Psicologia Social e Institucional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.

2.
PIMENTEL, Alessandra; MORI, N. N. R.; FIGUEIRÓ, M. N. D.; VALLE, M. C. C. do; MARTINS, J. B.. Membro Suplente da Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor. 1998. Universidade Estadual de Londrina.
Palavras-chave: Psicologia Social e Institucional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil/.

Outras participações
1.
PIMENTEL, Alessandra. XVII Prêmio Aniela Ginsberg. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Palavras-chave: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Grupo de Estudos Pós-Graduados.Conferência: Brincar na escola - muito além da nossa imaginação. 2003. (Outra).
Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórica; Educação Lúdica; O papel da ludicidade no desenvolvimento humano; Vygotsky.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Portugal
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

2.
IV Semana de Estudos da FAESP: a educação e o mercado de trabalho.Palestra: Formação do Educador: o potencial educativo dos jogos. 2002. (Encontro).
Palavras-chave: Formação; Jogo Educativo; Abordagem vygotskiana sobre o jogo; Formação Continuada de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Teorias da Instrução.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado.

3.
1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Painel: A ludoteca vai às escolas. 2000. (Simpósio).
Palavras-chave: Projeto de Extensão Universitária; Educação Lúdica; Formação Continuada de Professores; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Jogo Educativo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

4.
I Jornada Científica de Psicologia.Mesa Redonda: Há limites para a atuação do Psicólogo?. 1999. (Encontro).
Palavras-chave: Currículo de Psicologia; Formação do Psicólogo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposiasta
Forma de participação: Convidado.

5.
Projeto LER (Leitura Emoção Rara).Palestra: Um novo olhar sobre Vygotsky. 1999. (Encontro).
Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórica; Vygotsky.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

6.
V Semana de Educação de CiaNorte.Mesa Redonda: Na Perspectiva de Vygotsky. 1999. (Encontro).
Palavras-chave: Vygotsky; Teoria Sócio-Histórica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

7.
Programa de Educação Interdisciplinar (PEI) - Curso de Formação de Educadores do PEI.Palestra: Vygotsky na Educação. 1996. (Outra).
Palavras-chave: Vygotsky; Teoria Sócio-Histórica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

8.
Palestra - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação - PUC/SP.Palestra (para mestrandos): O Método de Análise Documental em Pesquisa Científica. 1996. (Outra).
Palavras-chave: Análise Documental; Análise Qualitativa; Análise Quantitativa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

9.
Programa de Educação Interdisciplinar (PEI) - Curso de Formação de Educadores do PEI.Palestra: Intersubjetividade e Aprendizagem Escolar - Apresentação de Alguns Conceitos da Teoria Sociohistórica de Vygotski. 1996. (Outra).
Palavras-chave: Intersubjetividade; Vygotsky; Processo de ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Elizabete de Souza. Autonomia do Adolescente no Ensino Profissionalizante. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Aplicada à Educação) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Alessandra Pimentel.
Palavras-chave: Desenvolvimento da Autonomia; Psicologia do Desenvolvimento; Estudo de Caso.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

2.
Marlene Carvalho Basílio Azevedo. A importância da afetividade na relação professor-aluno. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Aplicada à Educação) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Alessandra Pimentel.
Palavras-chave: Psicologia do Desenvolvimento; Teoria de Wallon; Relações afetivas no processo de ensino-aprendiza.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rayne Abreu Freire. Brincadeira na escola: concepção das professoras de educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Alessandra Pimentel.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Educação Lúdica; Formação de Educadores de Primeira Infância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.



Outras informações relevantes


Aprovada em 2o lugar no Concurso Unificado para Professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação, na área Psicologia da Educação da Universidade Estadual de Maringá (PR), 1997.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/04/2014 às 15:25:56