Mauro Grün

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  • Última atualização do currículo em 04/07/2013


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal doRio Grande do Sul (1992). Conquistou o prêmio Jovem Pesquisador UFRGS/ CNPq durante o 4º Salão de Iniciação Científica. Realizou Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) com estágio no Environmental Ethics Program da University of North Texas. E doutorado em Filosofia pela The University of Western Australia (2003), reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul como Doutorado em Educação. Realizou Estágio Senior ( EUA Texas/2011). Atualmente é membro do Comitê Editorial das seguintes revistas- Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar-USP-UNESP), - Ambiente & Educação (FURG) e professor da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC no Programa de Mestrado em Educação e Mestrado em Ambiente e Saúde.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Filosofia Ambiental, Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ética ambiental, filosofia hermenêutica e bioregionalismo. Coordenador do Projeto de pesquisa financiado pelo CNPq initulado "Bioregionalismo e Educação Ambiental", (2007-2009). Atualmente é membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação- ANPEd. É lider do Grupo de pesquisa Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e nos Grupos: Cultura, Ambiente e Educação - PUCRS e Grupo de Estudos em Ambiente e Saúde - UNIPLAC (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauro Grün
Nome em citações bibliográficas
GRÜN, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Planalto Catarinense, MESTRADO EM EDUCAÇÃO.
Av. Castelo Branco 170
Universitário
88509-900 - Lages, SC - Brasil - Caixa-postal: 525
Telefone: (49) 32511122
Fax: (49) 32511051
URL da Homepage: http://www.uniplac.net


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2002
Doutorado em Filosofia.
The University of Western Australia, UWA, Austrália.
Título: Gadamer and the Otherness of Nature: Philosophical Foundations for Environmental Education, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Andrew Brennan.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação ambiental; ética ambiental; filosofia ambiental; epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Questionando os pressupostos epistemológicos da educação ambiental: a caminho de uma ética.,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Dr Hans-Georg Flickinger.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: educação ambiental; ética ambiental; filosofia ambiental; epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Desenvolvimento Urbano.
1985 - 1992
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade do Texas - EUA.


Atuação Profissional



Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Planalto Catarinense, .

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida, .

Linhas de pesquisa
Educação Socioambiental
02/2010 - Atual
Ensino, Prog. de Ensino Superior em Desenv. Regional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Integradas de Desenvolvimento Regional
7/2006 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Sócioculturais e Sustentabilidade
Seminário Avançado de Educação Ambiental e Educação do Campo
11/2009 - 12/2009
Ensino, Prog. de Ensino Superior em Desenv. Regional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Meio Ambiente e Natureza
07/2008 - 07/2008
Ensino, PEDAGOGIA - REGIME ESPECIAL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FILOSOFIA - DISCIPLINA EM REGIME ESPECIAL
03/2007 - 07/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofias das Ciências

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: O Trabalho do Professor: construindo a teoria, repensando a prática. Orientadora: Dra. Marisa Vorraber Costa Bolsa de Iniciação Científica concedida pelo CNPq

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto: O Cotidiano da Escola: crenças e culturas do ensino Orientadora: Dra. Maria das Graças Feldens Bolsa de Iniciação Científica concedida pela PROPESP - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Atividades

8/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Didática Geral
3/1991 - 7/1991
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo.

Linhas de pesquisa
formação de professores

University Of North Texas, UNT, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Estágiário - Prêmio Jovem Pesq, Enquadramento Funcional: mestrando CNPq/UFRGS, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio no Environmental Ethics Program sob orientação do Professor Eugene Hargrove, Editor do Environmental Ethics Journal, o mais prestigiado periódico do campo da ética ambiental internacional.

Atividades

10/1993 - 10/1993
Estágios , Environmental Ethics Program, Department Of Philosophy.

Estágio realizado
Estágio no Environmental Ethics Program (programa de mestrado em ética ambiental).

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, nível 4, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coorden. de Colegiado do Curso de Filosofia, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia. Observação: O mandato de coordenador foi exercido até julho de 2003.

Atividades

3/2000 - 3/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Ambiental
Ética, Epistemologia e História da Ciência
Filosofia da Educação
Iniciação à Pesquisa
Teoria da Ciência

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 15

Atividades

1/1995 - 8/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
História da Filosofia
Técnicas e Métodos de Pesquisa
Filosofia da Educação II

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor ADJUNTO, Carga horária: 40

Atividades

1/2003 - 7/2006
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Estudos Culturais
1/2003 - 7/2006
Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Pós-Modernidade
1/2003 - 7/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
História da Educação

Centro Universitário La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor ed. superior assist. N-II, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
formação de professores
2.
Estudos Culturais
3.
Educação Socioambiental

Objetivo: Gerar conhecimentos para subsidiar políticas e ações voltadas à melhoria das condições ambientais urbanas e rurais das cidades, na ótica de cidades saudáveis, na região do planalto catarinense pautadas na promoção da saúde e na sustentabilidade. Aprimorar instrumentos metodológicos centrados na participação social e comunitária..
4.
Ambiente, Território e Sistemas Produtivos

Objetivo: As pesquisas visam registrar, resgatar, e difundir modelos de ocupação sustentáveis. Inclui tópicos como sistemas produtivos de alimentos, agricultura familiar, urbana e autossustento, manejo de florestas e da vida silvestre, áreas protegidas, estudo de indicadores de integridade e qualidade do meio físico e biológico contaminação ambiental, diversidade genética, reciclagem, certificação florestal e o comércio justo, vetores silvestres e estudos de impacto ambiental.
5.
Condições da Vida e Manejo Ambiental

Objetivo: Nesta linha são estudados os impactos diretos da ocupação humana sobre a sustentabilidade dos recursos naturais, sobre qualidade ambiental e biodiversidade, as condições da vida e suas implicações na saúde. A sustentabilidade da vida está intimamente ligada à forma de ocupação do espaço e da conservação dos recursos naturais: a água, terra e a biodiversidade em geral. Serão estudados ainda modelos sustentáveis de ocupação territorial que produzam o mínimo de rejeitos, que preservem a biodiversidade e evitem esgotamento de matéria-prima, mantendo a perpetuidade dos serviços dos ecossistemas, bem como a interrelação entre a saúde de animais domésticos, silvestres e a humana.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Modernidade e Natureza: o convívio humano e o meio ambiente
Descrição: O modo de organização social (econômica, política e cultural) produzido pela modernidade rompeu com o sentimento de pertença na relação do Homem com a Natureza. Com isso, identificamos algumas possibilidades para o entendimento da crise ambiental contemporânea pela via da Ciência Moderna. Nessa perspectiva, abordamos esse período e investigamos as obras de Francis Bacon e de René Descartes na busca de vestígios epistemológicos para a compreensão da atual situação ambiental em que nos encontramos. A partir disso nos questionamos: Quais lacunas teóricas as obras de Bacon e Descartes nos deixaram como influentes e efetivas nas questões ambientais da contemporaneidade? Buscando responder essa indagação, utilizamos a Hermenêutica Filosófica como Metodologia do estudo para uma possível mediação da relação Homem-Natureza. Assim, reconstruímos o horizonte epistemológico da Hermenêutica Filosófica com vistas ao resgate da linguagem e da historicidade como formas de compreensão. Nosso objetivo é o de apresentar outra forma de ver o mundo, pelo avesso do empirismo e do racionalismo modernos. Não estamos preocupados em elaborar um novo modelo teórico, empenhamo-nos em abrir o horizonte de compreensão para o Homem na vida prática, em seu modo de ser e estar no mundo. Ao final da pesquisa, trabalhamos com o conceito de simbiose e de conjunção, pois almejamos uma proposta complementar ao modelo da Ciência Moderna na busca por uma sociedade ecológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mauro Grün - Integrante / Filipi Vieira Amorim - Coordenador / Lucia Ceccato de Lima - Integrante.
2007 - 2009
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIOREGIONALISMO
Descrição: A principal hipótese desse projeto é que para muitas populações, tanto algumas tribos indígenas da Austrália, Estados Unidos e Brasil, quanto populações urbanas e rurais expostas ao processo modernizador compulsivo do capital financeiro, necessitam enlaçar suas narrativas de vida aos lugares. Isso segundo Cheney (1993) produz uma vida mais saudável, tanto do self, como da vida desse self numa comunidade. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Mauro Grün - Coordenador / Elizabete Tamanini - Integrante / Zilma Isabel Peixer - Integrante / Valdemar Siqueira Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: ANPEd COMITE CIENTIFICO PERMANENTE
2006 - Atual
Periódico: Ambiente & Educação (FURG)
2006 - Atual
Periódico: Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar-USP-UNESP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Ética Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: História da Filosofia Moderna.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1992
Jovem Pesquisador, CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
MAURO GRUN  Data: 10/02/2010

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, I. C. M.2012CARVALHO, I. C. M. ; GRÜN, M. ; AVANZI, M. R. . Paisagens da compreensão: contribuições da hermenêutica e da fenomenologia para uma epistemologia da educação ambiental. Cadernos CEDES (Impresso), v. 77, p. 99-115, 2012.

2.
CARVALHO, I. C. M.2009CARVALHO, I. C. M. ; GRÜN, M. ; Avanzi, M.R. . Paisagens da compreensão: contribuições da hermenêutica e da fenomenologia para uma epistemologia da educação ambiental.. Cadernos CEDES (Impresso), v. 29, p. 99-116, 2009.

3.
GRÜN, M.2008GRÜN, M.. A Importância dos Lugares na Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. dez.08, p. 1-11, 2008.

4.
GRÜN, M.2007GRÜN, M.. A Pesquisa em Ética na Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 2, p. 185-205, 2007.

5.
GRÜN, M.2005 GRÜN, M.. Gadamer and the Otherness of Nature: Elements for an Environmental Education. Human Studies, Estados Unidos, v. 28, n.2, p. 157-171, 2005.

6.
GRÜN, M.2001GRÜN, M.. Sobre o sentido axiológico da educação. Conjectura (Caxias do Sul), Caxias do Sul, v. 6, n.1, p. 27-46, 2001.

7.
GRÜN, M.1998GRÜN, M.. Pessoas Famintas x Natureza. Boletim do Ibase, Rio de Janeiro, v. 16, p. 12, 1998.

8.
GRÜN, M.1996GRÜN, M.. An analysis of the discursive production of environmental education. Curriculum Studies, Oxfordshire, v. 4, n.3, p. 329-348, 1996.

9.
GRÜN, M.1994GRÜN, M.. Uma discussão sobre valores éticos em Educação Ambiental. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 19, n.2, p. 171-196, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRÜN, M.. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária.. 14. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 1. 120p .

2.
CARVALHO, I. C. M. (Org.) ; GRÜN, M. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) . Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. 1ª. ed. Brasília /DF: MEC-SECAD/UNESCO, 2009. v. 1. 241p .

3.
GRÜN, M.. Em Busca da Dimensão Ética da Educação Ambiental. 1ª. ed. Campinas: Papirus, 2007. v. 1. 175p .

4.
CARVALHO, I. C. M. (Org.) ; GRÜN, M. (Org.) ; TRAJBER, R. (Org.) . Pensar o Ambiente:bases filosóficas da Educação Ambiental. 1. ed. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, 2006. v. 01. 237p .

Capítulos de livros publicados
1.
GRÜN, M.; PEIXER, Z. I. ; SIQUEIRA FILHO, V. . -Educação Ambiental: nos caminhos da cultura e de novas sustentabilidades. In: Guerra, A. F.; Figueiredo, Mara Lúcia. (Org.). SUSTENTABILIDADES EM DiÁLOGOS. 1ed.Itajaí: Editora UNIVALI, 2010, v. 1, p. 107-124.

2.
CARVALHO, I. C. M. ; GRÜN, M. ; TRAJBER, R. . Introdução ao Livro Pensar o Ambiente. In: CARVALHO, I. C. M.; GRUN, M. TRAJBER, R... (Org.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. 1ªed.Brasília/: MEC-SECAD/UNESCO, 2009, v. 1, p. 11-24.

3.
GRÜN, M.. A Outridade da Natureza na Educação Ambiental. In: CARVALHO, I. C. M.; GRUN, M. TRAJBER, R... (Org.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. 1ªed.Brasília/: MEC-SECAD/UNESCO, 2009, v. 1, p. 181-190.

4.
GRÜN, M.. Descartes, Historicidade e Educação Ambiental. In: CARVALHO, I. C. M.; GRUN, M. TRAJBER, R.. (Org.).. (Org.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental.. 1ªed.Brasília/: MEC-SECAD/UNESCO, 2009, v. 1, p. 63-78.

5.
PEIXER, Z. I. ; TAMANINI, E. ; GRÜN, M. . Produzindo desertos verdes e azuis: territorialidades, identidades, educação e grandes empreendimentos (UHE e Pinus) na Serra Catarinense.. In: Ligia Helena Hah Luchmann; Carlos Eduardo Sell; Julian Borba. (Org.). Movimentos Sociais,Participação e Reconhecimento. 1ed.Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008, v. 1, p. 144-165.

6.
GRÜN, M.. Educação Ambiental e ecofeminismo enquanto práticas emancipatórias. In: Antonio Fernando S. Guerra; José Erno Taglieber. (Org.). Educação Ambiental: fundamentos, práticas e desafios - Coleção plurais educacionais. 1ed.Itajaí: Editora Universidade do Vale do Itajaí, 2007, v. 1, p. 53-68.

7.
TAMANINI, E. ; GRÜN, M. ; PEIXER, Z. I. . Desertos verdes e azuis: grandes empreendimentos (UHE e Pínus) e as práticas de resistência da sociedade civil na serra Catarinense. In: Alvaro Sánchez Bravo (editor). (Org.). Ciudades, Medioambiente e Sostentabilidad. 1ed.Sevilla - Espanha: Arcibel Editores, 2007, v. 1, p. 267-285.

8.
GRÜN, M.; COSTA, M. C. V. . A aventura de retomar a conversação - hermenêutica e pesquisa social. In: Marisa Vorraber Costa. (Org.). Caminhos Investigativos I - novos olhares na pesquisa em Educação. 3ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, v. 1, p. 83-102.

9.
GRÜN, M.. Descartes, Historicidade e Educação Ambiental. In: CARVALHI, I.C.M.; GRÜN, M.; TRAJBER, R.. (Org.). Pensar o Ambiente: bases filosóficas da Educação Ambiental. 1ed.Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2006, v. 26, p. 57-71.

10.
GRÜN, M.. A Outridade da Natureza na Educação Ambiental. In: CARVALHO, I.C.M.; GRÜN, M.;TRAJBER, R.. (Org.). Pensar o Ambiente: bases filosóficas da Educação Ambiental. 1ed.Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2006, v. 26, p. 171-180.

11.
GRÜN, M.. O Conceito de Holismo em Ética Ambiental e Educação Ambiental. In: SATO, Michele; CARVALHO, Isabel C.M.. (Org.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. 1ed.Porto Alegre: ARTMED, 2005, v. , p. 45-50.

12.
GRÜN, M.. A restauração da dúvida como operador ético, político e científico da investigação - revendo Sócrates e Descartes. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss.. (Org.). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2005, v. 1, p. 141-154.

13.
GRÜN, M.; CARVALHO, I. C. M. . Hermenêutica. In: Luiz Antonio Ferraro Júnior. (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. 1ed.Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, v. 1, p. -.

14.
GRÜN, M.. Compreensão e Dominação: dois conceitos para trabalhar em Educação Ambiental. In: José Erno Taglieber; Antonio Fernando Silveira. (Org.). Pesquisa em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. 1ed.Pelotas: UFPel, 2004, v. 1, p. 21-29.

15.
GRÜN, M.. As Experiências na Educação Ambiental. In: Sônia Balvedi Zakrzevski;Valdo Barcelos. (Org.). Educação Ambiental e Compromisso Social: pensamentos e ações. 1ed.Erechim: EDIFAPES Livraria e Editora, 2004, v. 1, p. 175-182.

16.
GRÜN, M.. Hermenêutica, Bioregionalismo e Educação Ambiental. In: SAUVÉ, Lucie; ORELLANA, Isabel; SATO, Michèle. (Org.). Sujects choisis en éducation relative à l'environnement. D'une Amérique à l'autre.-Sujetos escogidos em educación ambiental. De uma América a outra. - Textos escolhidos em educação ambiental. De uma América à outra.. 1ed.Montréal: Les Publications Université du Quebéc à Montréal, 2002, v. 1, p. 62-70.

17.
GRÜN, M.. La produción discursiva sobre educación ambiental. In: VEIGA NETO, A.J.. (Org.). Crítica Pós-Estruturalista y Educación. 1ed.Barcelona: Editorial Laertes, 1997, v. , p. 175-204.

18.
GRÜN, M.. Pesquisa e Contingência: o imaginário do Homem moderno.. In: Rocha, M.A. et al. (Org.). O Jovem Pesquisador e o Futuro da Ciência. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1996, v. , p. -.

19.
GRÜN, M.. A produção discursiva sobre educação ambiental: terrorismo, arcaísmo e transcendentalismo. In: VEIGA NETO, A.. (Org.). Crítica Pós-Estruturalista e Educação. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 1995, v. 1, p. 159-184.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRÜN, M.. A fé cega que ainda persiste. Zero Hora, Porto Alegre.

2.
GRÜN, M.. Fritjof Capra e a extinção da cultura: lições da alfabetização ecológica. A Página da Educação, Portugal, p. 29 - 29.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, F. V. ; GRÜN, M. . Filosofia e Educação: a atualidade do antigo. In: 2 Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013, Montevideo. 2 Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013. p. 1-15.

2.
AMORIM, F. V. ; LIMA, L. C. ; GRÜN, M. . A relação Homem-Natureza a partir de René Descartes. In: V CPEASul, 2012, Rio Grande/RS. Anais do V CPEASul - Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul; IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: EDIGRAF/FURG, 2012. v. 2. p. 39-47.

3.
AMORIM, F. V. ; GRÜN, M. . Entre a Paidéia e a modernidade: o diálogo como prática pedagógica. In: III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental, 2011, Joaçaba/SC. Anais III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental (Projeto Unoesc/Programa Mestrado da Educação CAPES), 2011. v. 1. p. 1-10.

4.
PEIXER, Z. I. ; SIQUEIRA FILHO, V. ; TAMANINI, E. ; GRÜN, M. . Territórios em conflitos: Movimentos sociais, Educação Ambiental e a construção de UHE e PCHs na Serra Catarinense. In: XII Congresso da ARIC - Association Internationale pour la Recherche Interculturelle, 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da ARIC - Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder, 2009. v. 1.

5.
TAMANINI, E. ; GRÜN, M. ; SIQUEIRA FILHO, V. ; PEIXER, Z. I. . Educação do campo: práticas educativas na serra catarinense. In: Conferência internacional: Educação, Globalização e Cidadania, novas perspectivas da Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Conferência internacional: Educação, Globalização e Cidadania, novas perspectivas da Sociologia da Educação. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008. v. 1.

6.
GRÜN, M.; TAMANINI, E. ; PEIXER, Z. I. ; SIQUEIRA FILHO, V. . Educação Ambiental e Bioregionalismo proposições teórico-metodológicas para o contexto da Serra Catarinense.. In: IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Sociedade e Natureza, 2008, Brasília. IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Sociedade e Natureza. Brasília, 2008. v. 1.

7.
GRÜN, M.. A Importância dos Lugares na Educação Ambiental. In: IV EPEA -Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro. IV EPEA -Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - Questões Epistemológicas Contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade. Rio Claro: UNESP, 2007. v. 4.

8.
GRÜN, M.. Derrida e a Hermenêutica como Apropriação da Natureza. In: III Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS, 2006, Brasília. Anais do III Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS, 2006. p. 121-129.

9.
GRÜN, M.. Revisitando o debate entre Gadamer e Habermas sobre o papel da cultura. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul, 2006, Santa Maria. CD-ROM do VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. Santa Maria: PPGE Universidade Federal de Santa Maria, 2006. p. 01-08.

10.
GRÜN, M.. Descartes e a Amnésia Moderna: algumas conseqüências para a Educação Ambiental. In: 29 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2006, Caxambu. Educação , Cultura e Conhecimento na COntemporaneidade: Desafios e Compromissos, 2006.

11.
GRÜN, M.. Novos Modos de Compreender o Conceito de Linguagem em Educação Ambiental. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EPEA, 2005, RIBEIRÃO PRETO. PRÁTICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CD-ROM), 2005.

12.
GRÜN, M.. A estética ambiental de Gadamer: algumas considerações para a Educação Ambiental. In: 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2005, Caxambu - MG. 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas., 2005. p. 01-13.

13.
GRÜN, M.. Ensino de Filosofia, Temas Transversais e Educação Ambiental. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação e II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia, 2004, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro Internacional de Filosofia e Educação - CD ROM, 2004.

14.
GRÜN, M.. A Outridade da Natureza na Educação Ambiental. In: 26 Reunião Anual da ANPED, 2003, Poços de Caldas. Texto completo em CD-ROM/ Anais da 26 Reunião Anual da ANPED, 2003.

15.
GRÜN, M.. Compreensão e Dominação: dois conceitos para trabalhar em Educação Ambiental. In: 1. COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO SUL - CPEASUL, 2003, Itajaí. Texto completo em CD ROM, 2003.

16.
GRÜN, M.. O Conceito de Holismo em Ética Ambiental e Educação Ambiental. In: II Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: abordagens epistemológicas e metodológicas, 2003, São Carlos. Texto completo publicado em CD-ROM, 2003.

17.
GRÜN, M.. Pesquisa e Contingência: o imaginário do homem moderno. In: IV Salão de Iniciação Científica, 1993, Porto Alegre. Concurso Jovem Pesquisador - PROPESP/CNPq. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1993.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GRÜN, M.. Teias da Aprendizagem: As relações entre Natureza e Cultura na Educação Ambiental. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2004, Canoas. Resumo da Reunião Anual da SBPC, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, F. V. ; GRÜN, M. . Filosofia e Educação: a atualidade do antigo. In: 2 Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013, Montevideo. 2 Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013. p. 1-1.

2.
AMORIM, F. V. ; GRÜN, M. . Entre a Paidéia e a modernidade: o diálogo como prática pedagógica. In: III Colóquio Internacional de Educação, 2011, Joaçaba/SC. Anais do III Colóquio Internacional de Educação. Joaçaba: UNOESC, 2011. p. 97-97.

3.
GRÜN, M.. A Importância dos Lugares na Educação Ambiental. In: IV EPEA -Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro. IV EPEA -Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - Questões epistemológicas contemporânes: o debate modernidade e pós-modernidade. Rio Claro: UNESP, 2007. v. 4. p. 90-90.

4.
PEIXER, Z. I. ; GRÜN, M. ; TAMANINI, E. . Territórios de poder: identidades, políticas territoriais e grandes empreendimentos na serra catarinense. In: 31 Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Ciências Sociais, 2007, CAXAMBU. 31 Encontro Anual da ANPOCS 2007, 2007. v. 1. p. 273-273.

5.
GRÜN, M.. Novos Modos de Compreender o Conceito de Linguagem em Educação Ambiental. In: III EPEA- ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2005, RIBEIRÃO PRETO. Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: práticas de pesquisa em educação ambiental. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 2005. v. 3. p. 74-74.

6.
GRÜN, M.. Ensino de Filosofia, Temas Transversais e educação Ambiental. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação, II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia, 2004, Rio de Janeiro. Políticas do Ensino de Filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. v. 1. p. 61-61.

7.
GRÜN, M.. Hungry people x saving nature.. In: I International Conference on Environmental Justice, 1997, Melbourne. Environmental Justice: Global Ethics for 21st Century. Melbourne: The British Council, 1997. p. 43-44.

8.
GRÜN, M.. Em busca da dimensão ética da educação ambiental.. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental; I Congresso de Educação Ambiental do Conesul e V Congresso Estadual de Edicação Ecológica, 1995, Ibirubá. II Congresso Nacional de Educação Ambiental. Ibirubá, 1995.

9.
GRÜN, M.. As representações sociais da ciência. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1993, Recife. Resumos de Reuniões da SBPC. São Paulo: CiEncia e Cultura, 1993. v. 45.

10.
GRÜN, M.. Educação Ambiental como eixo central no trabalho interdisciplinar na escola: contribuições para o ensino de filosofia. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1992, São Paulo. Resumos de reuniões anuais da SBPC. São Paulo: Ciência e Cultura, 1992. v. 44.

Apresentações de Trabalho
1.
AMORIM, F. V. ; GRÜN, M. . Entre a Paideia e a modernidade: o diálogo como prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GRÜN, M.. Expertise Científica na Ciência Contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEIXER, Z. I. ; SIQUEIRA FILHO, V. ; TAMANINI, E. ; GRÜN, M. . Territórios em conflitos: Movimentos sociais, Educação Ambiental e a construção de UHE e PCHs na Serra Catarinense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GRÜN, M.. A Importância dos Lugares na Educação Ambiental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GRÜN, M.. A Importância dos Lugares na Educação Ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEIXER, Z. I. ; GRÜN, M. ; TAMANINI, E. . Territórios de poder: identidades, políticas territoriais e grandes empreendimentos na serra catarinense. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TAMANINI, E. ; GRÜN, M. ; PEIXER, Z. I. . Desertos Verdes e Azuis: grandes empreendimentos (UHE e Pinus) e as práticas de resistência da sociedade civil na Serra Catarinense. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GRÜN, M.. Ecofeminismo e Educação Ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GRÜN, M.. Francis Bacon, a Modernidade e a Educação Ambiental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GRÜN, M.. NOVOS MODOS DE COMPREENDER O CONCEITO DE LINGUAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GRÜN, M.. Dialogue and Deconstruction in Environmental Education. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GRÜN, M.. Ética, Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GRÜN, M.. Gadamer and Environmental Aesthetics. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GRÜN, M.. Ética, Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GRÜN, M.. As Experiências na Educação Ambiental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GRÜN, M.. Paradoxos da Ética Ambiental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GRÜN, M.. Educação Ambiental ou Educação para o medo?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GRÜN, M.. Ética Ambiental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
GRÜN, M.. Gadamer's Concept of Language and Environmental Education. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GRÜN, M.. Palestra: Ética e Educação Ambiental.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GRÜN, M.. Mesa redonda: A Questão do Método na Educação Ambiental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
GRÜN, M.. Gadamer and the Otherness of Nature: Elements for an Environmental Education. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GRÜN, M.. A Emergência da Natureza. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
GRÜN, M.. Ética, Natureza e Cultura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
GRÜN, M.. Palestra: Educação Ambiental e Holismo: problemas epistemológicos e éticos.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
GRÜN, M.. Educação Ambiental e Bioregionalismo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
GRÜN, M.. Ética e Educação Ambiental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
GRÜN, M.. Palestra: Ética e Educação Ambiental.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
GRÜN, M.. Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
GRÜN, M.. A crise de paradigmas e a ética na educação ambiental.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
GRÜN, M.. Descartes's Philosophy and Environmental Education. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
GRÜN, M.. Toward an environmental hermeneutics.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
GRÜN, M.. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentado. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
GRÜN, M.. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GRÜN, M.. Palestra: Educação e pós humanismo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
GRÜN, M.. É possível pensar eticamente no paradigma cartesiano?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
GRÜN, M.. A ciência moderna e nossas atitudes diante da natureza: um enfoque ético.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
GRÜN, M.. Palestra: Educação Ambiental: a caminho de uma ética.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
GRÜN, M.. Educação Ambiental, Currículo e Historicidade.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
GRÜN, M.. Ética Antropocêntrica x Ética Biocêntrica. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GRÜN, M.. Parecer sobre o texto Meio ambiente, consumo e cidadania: Limites e Possibilidades da Politização do Consumo. 2005.

2.
GRÜN, M.. Parecer sobre o Texto. 2004.

3.
GRÜN, M.. Parecer sobre o texto "Terceirização em Áreas Protegidas". 2003.

4.
GRÜN, M.. Parecer sobre o texto "Poder de Polícia Ambiental e o Município" de Ioberto T. Banunas. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
GRÜN, M.. Membro do Comitê Científico da ANPED (GT 22 - Educação Ambiental). 2010.

2.
GRÜN, M.. Parecer para REVISTA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2010.

3.
GRÜN, M.. Parecer para Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. 2010.

4.
GRÜN, M.. Integrante da Comissão Científica do V EPEA - Encontro de Pesquisadores em Educação Ambiental. 2009.

5.
GRÜN, M.. Integrante da Comissão Científica do IV EPEA -Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2007.

6.
GRÜN, M.. Pós-estruturalismo e pesquisa: algumas pistas para investigação em Educação Ambiental.. 2007.

7.
GRÜN, M.. Parecerista do Comitê científico da 30ª Reunião anual da ANPED. 2007.

8.
GRÜN, M.. Parecer sobre texto: Patrimônio, natureza e cultura: olhares e práticas. 2006.

9.
GRÜN, M.. Parecerista do Comitê Científico do I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais. 2005.

10.
GRÜN, M.. Parecerista ad hoc. 2004.

11.
GRÜN, M.. Coordenação de Sessão. 2004.

12.
GRÜN, M.. Parecerista do Comitê Científico. 2004.

13.
GRÜN, M.. Pareceres de provas e entrevistas para admissão no Mestrado em Educação - ULBRA. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRÜN, M.. A Iniciação Científica no Brasil. 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, I. C. M. ; GRÜN, M. . Fenomenologia e hermenêutica:contribuições para a Educação Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GRÜN, M.. Capacitação para professores de educação básica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GRÜN, M.; CARVALHO, I. C. M. . Tendências da Educação Ambiental Contemporânea. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GRÜN, M.. Questões Éticas e Epistemológicas da Pesquisa em Educação Ambiental. 2005. (Coordenação de GDP).

5.
GRÜN, M.. International MBA em Gestão Ambiental para Petrobrás. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
GRÜN, M.. 1 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação. 2004. (Coordenação de sessão).

7.
GRÜN, M.. Bioregionalismo e educação Ambiental. 2003. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TRISTAO, M.; CARVALHO, J. M.; Simões; GRÜN, M.. Participação em banca de Márcia Moreira de Araújo. Educação Ambiental numa simbiose com a tradição e a história local na formação de professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espirito Santo.

2.
GRÜN, M.; BUJES, M. I. E.; Wortmam. Participação em banca de José Rodrigues Alves Filho. Educação Ambiental no ensino fundamental em Teresina: Reflexões sobre as práticas escolares. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.

3.
FREITAS, J. V.; GALIAZZI, M. C.; GRÜN, M.; SATO, M.. Participação em banca de Igor Velho de Souza. Fóruns (brasileiro) de Educação Ambiental: algumas articulações no contexto do horizonte da Educação Ambiental. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GRÜN, M.; MOLON, S. I.; DIAS, C. M. S.; RIBEIRO, P. R. C.. Participação em banca de ÁLVARO VEIGA JUNIOR. À Busca da cultura da relação educação e pesquisa: os projetos de ensino da escola Silva Gama. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
GRÜN, M.; VEIGA-NETO, A.; BARRETO, V.; COSTA, M. C. V.. Participação em banca de Kelly Susane Alflen da Silva. Dos (Des)Caminhos da Universidade Moderna à Pós-MOderna e suas Implicações nos Dispositivos Disciplinares da Faculdade de Direito. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.

6.
TRISTAO, M.; GRÜN, M.. Participação em banca de ANA BRAGA DE LACERDA. VIDA À VOLTA DO PARQUE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELOS CAMINHOS DA ÉTICA COMPLEXA E DA TRANSDISCIPLINARIDADE. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

7.
GRÜN, M.; Maria Manuela Alves Garcia; VIEIRA, J. S.. Participação em banca de Mara Rejane Osório Dutra. Professores e Educação Ambiental: uma relação produtiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
GRÜN, M.; POOLI, J. P.; RUBIM, C. R.. Participação em banca de Adelaide Maria Saez. As Ciências Sociais no Rio Grande do Sul: ensino e pesquisa na Graduação em uma Universidade Privada. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.

9.
GRÜN, M.; CALLONI, H.; MOLON, S. I.. Participação em banca de Fernanda Ferreira Alves. Dinâmica Sócio-ambiental entre o Arroio Passo Fundo / Guaíba - RS e ribeirinhos da Vila São Jorge. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
GRÜN, M.; MOLON, S. I.. Participação em banca de Álvaro Veiga Júnior. A Busca da Cultura da Relação Educação e Pesquisa: os projetos de ensino da Escola Silva Gama. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
GRÜN, M.; FREITAS, J. V.; GALIAZZI, M. C.. Participação em banca de Igor Velho de Souza. Transitando por alguns dos movimentos da Educação Ambiental. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
GRÜN, M.; COPERTINO, M.; CALLONI, H.. Participação em banca de Fernanda Ferreira Alves. Relações Socioambientais entre ribeirinhos da Vila Primavera e o Arroio Passo Fundo (Guaíba/RS): um estudo da fase IV do Projeto "Para o Arroio Viver". 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
GRÜN, M.; CARVALHO, I. C. M.; POOLI, J. P.; CUNHA, M. I.. Participação em banca de Margarida Balestro. A Pesquisa no Espaço Pedagógico: possibilidades e desafios na Educação Superior. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil.

14.
GRÜN, M.; Armando Manuel de Oliveira Cruz; Maria Manuela Alves Garcia. Participação em banca de Mara Rejane Osório Dutra. Currículo e Educação Ambiental: representações e práticas. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

15.
GRÜN, M.. Participação em banca de Ingrid Corrêa Strelow-Lima. Conhcerpara colonizar/colonizar para conhecer: a autenticidade da natureza no discurso do ecoturismo. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
GRÜN, M.; BARROS FILHO, C.; SILVEIRA, J. M.; CAUDURO, F. V.; FELINTO, E.. Participação em banca de Sandra Portella Montardo. Comunicação e Cibercultura: uma forma social da tragédia cultural. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
GRÜN, M.. Participação em banca de Geraldo Mário Rohde. Economia Ecológica da Emissão Antropogênica de CO . 2003. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
GRÜN, M.; UFSM, V. H. L. B. -.; UFSC, S. C. L. S. -.; /UFGRS, R. M. H. S. -. P.. Participação em banca de Leandro Belinaso Guimarães. Um olhar nacional sobre a amazônia: apreendendo a floresta em textos de Euclides da Cunha. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALMEIDA, M. L. P.; GRÜN, M.. BANCA DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. 2010. Universidade do Planalto Catarinense.

2.
GRÜN, M.; ALMEIDA, M. L. P.. ELABORAÇÃO DA AVALIAÇÃO ESCRITA DO PROCESSO SELETIVO PARA DISCENTES INGRESSO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. 2010.

3.
GRÜN, M.; PEIXER, Z. I.; TAMANINI, E.. PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. 2009. Universidade do Planalto Catarinense.

4.
GRÜN, M.. XI Salão de Iniciação Científica. 2005. Universidade Luterana do Brasil.

5.
GRÜN, M.. V Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica e X Salão de IC. 2004. Universidade Luterana do Brasil.

6.
GRÜN, M.. IX Seminário Regional Integrador e V Encontro de Mestres. 2004. Universidade Federal da Paraíba.

7.
INTERINSTITUCIONAL, C. O.; GRÜN, M.. V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

8.
GRÜN, M.. 1 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação. 2004. Universidade Luterana do Brasil.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
29 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Descartes e a Amnésia Moderna: algumas conseqüências para a Educação Ambiental. 2006. (Outra).

2.
IX EPEA - Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Francis Bacon e a Educação Ambiental: a presentificação do pensamento e a devastação ambiental. 2006. (Encontro).

3.
III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EPEA.COORDENAÇÃO DE GRUPO DE DISCUSSÃO DE PESQUISA. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRÜN, M.. 33ª Reunião Anual da Anped. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANDRÉ MURARA. EDUCAÇÃO INFANTIL: PASSOS PARA UMA ÉTICA AMBIENTAL. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense. (Orientador).

2.
Magali Maria Tagliari Graf. Ética e Educação Ambiental enquanto ações no manejo dos resíduos sólidos dos serviços de saúde em Lages. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense. (Orientador).

3.
Léia Vieira Gallas. Os não lugares da Educação Ambiental. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense. (Orientador).

4.
ROSANGELA APARECIDA RAITZ. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGES-SC. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Filipi Vieira Amorim. Modernidade e Natureza: o convívio humano e o meio ambiente. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Mauro Grün.

2.
Margarida Balestro. A Pesquisa no Espaço Pedagógico: Possibilidades e Desafios na Educação Superior. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, . Orientador: Mauro Grün.

3.
Adelaide Maria Saez. As Ciências Sociais no Rio Grande do Sul: ensino, pesquisa e extensão na graduação em uma Universidade Privada. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, . Orientador: Mauro Grün.

Iniciação científica
1.
Caroline Todeschini. A Questão do Método na Educação Ambiental. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mauro Grün.

2.
Fernanda Barauma Stumpf. A Questão do Método na Educação Ambiental. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mauro Grün.

3.
Igor Velho de Souza. A Questão do Método na Educação Ambiental. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Mauro Grün.

4.
Aline Della Giustina. O Conceito de Holismo em Ética Ambiental e Educação Ambiental. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Mauro Grün.




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