Pedro Armando de Almeida Magalhães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7116626146780881
  • Última atualização do currículo em 26/01/2019


Professor Adjunto do Setor de Francês, Departamento de Letras Neolatinas, do Instituto de Letras da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Atualmente é Presidente da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ) e Primeiro Secretário da Federação Brasileira dos Professores de Francês (FBPF - Biênio 2018-2020). Tem pós-doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2012). Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), possui mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira, francês jurídico, romance, ficção e historiografia. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias, também participa dos Grupos A obra de Goethe no contexto da literatura mundial & Literatura, Arte e Filosofia na Época de Goethe. É membro associado do Centre International de Documentation Marguerite Yourcenar (CIDMY), da ABRALIC e da ABEG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Armando de Almeida Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras.
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
20559-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://www.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Orientador: Jacqueline Penjon).
Título: REPENSAR O ROMANCE HISTÓRICO: leituras de Esaú e Jacó de Machado de Assis e L'oeuvre au noir de Marguerite Yourcenar, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: João Cezar de Castro Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Romance; Historiografia Francesa; Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literaturas de Língua Francesa.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1996
Mestrado em Letras Neolatinas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Elogio da diferença: um estudo sobre as relações entre literatura e história em L'OEUVRE AU NOIR, de Marguerite Yourcenar,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Edson Rosa da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Literaturas de Língua Francesa; Historiografia Francesa; Interdisciplinariedade; Marguerite Yourcenar; Ficção e História.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
1985 - 1991
Graduação em Direito.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2018 - 2018
Université Régionale - BELC, Brasilia 2018. (Carga horária: 30h).
Centre International d'Etudes Pédagogiques, CIEP, França.
2006 - 2006
Stage de doctorat.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2003 - 2003
Former à distance en français langue étrangère. (Carga horária: 60h).
Centre national d'enseignement à distance, CNED, França.
2000 - 2000
Stage de Perfectionnement En Français Au Québec. (Carga horária: 60h).
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
1987 - 1989
Deug Lettres Modernes.
Université Jean Moulin Lyon III, LYON III, França.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Setor de Francês do Instituto de Letras a partir de março de 2015. Em janeiro de 2015 passei para o regime de Dedicação Exclusiva. No período de março de 2013 a março de 2015 atuei como Coordenador dos cursos de Especialização em Língua Francesa - Pós Graduação Lato Sensu, do Instituto de Letras.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto no Instituto de Letras, Carga horária: 20


Aliança Francesa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2014
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Carga horária de 23h até 2008. Carga horária de 18h até julho de 2012.

Atividades

8/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Civilização Francesa
Literatura Francesa
Língua Francesa

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Para que pudesse realizar esse trabalho, fui aprovado em Concurso Público promovido pelo Departamento de Letras Neolatinas (de 26 a 28 de fevereiro de 1996). Posteriormente, fui aprovado em novo Concurso Público (para Professor Assistente de Língua e Literatura Francesa) realizado de 1 a 3 de setembro de 1998 na Faculdade de Letras da UFRJ.

Atividades

8/1996 - 12/1996
Ensino, Língua e Literatura Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa
Francês Instrumental

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 2

Atividades

10/2003 - 12/2003
Ensino, Língua Francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LET 1209 - FRANCÊS 2


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino/Aprendizagem de Francês Língua Estrangeira
Descrição: Análise das implicações didáticas na elaboração, implementação e continuidade de cursos FLE (francês língua estrangeira), com o uso das tecnologias da informação e da comunicação voltadas para o ensino (TICE). Análise contínua das abordagens metodológicas para a concepção de cursos FLE. Estudo voltado para a elaboração de cursos de francês de especialidade e cursos de FOS (francês com objetivos específicos). Estudo que tem por escopo desenvolver as reflexões acerca da pertinência do uso das TICE na concepção de cursos de línguas estrangeiras modernas, bem como facultar a organização de material pedagógico adaptado às necessidades de um público específico de aprendizes. O estudo segue a linha de especialistas como Christian Puren, Jean-Pierre Cuq, François Mangenot, Elisabeth Louveau no que se refere às reflexões gerais relativas à concepção de cursos FLE com o uso das TICE, e Florence Mourlhon-Dallies, Jean-Marc Mangiante e Chantal Parpette, no que diz respeito à elaboração de dispositivos voltados para o ensino / aprendizagem de francês de especialidade ou com fins específicos (FOS)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Pedro Armando de Almeida Magalhães - Coordenador / Nicole Ayres Luz - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Outros Projetos


2012 - 2014
Iniciação à Docência: LICOM/LETI - Línguas Estrangeiras (Francês) para a Terceira Idade
Descrição: Promover a iniciação à docência de aluno(s) de Letras (Francês-Português) através de cursos voltados para público da terceira idade.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Pedro Armando de Almeida Magalhães - Coordenador / Marlon Rodrigues de Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Francesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas de Língua Francesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Civilização Francesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Primeiro Secretário da Federação Brasileira dos Professores de Francês, FBPF.
2018
Presidente da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ.
2016
Presidente da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida2015MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Marcel Proust por Alvaro Lins. ECOS DE LINGUAGEM, v. 7, p. 97-106, 2015.

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida2012MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Francês com objetivos específicos e francês de especialidade: considerações a respeito de cursos de francês jurídico. Revista Litterae - perspectivas do ensino de línguas e literaturas, v. 1, p. 1-5, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, L. B. (Org.) ; CARRIZO, S. (Org.) ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida (Org.) . (Pós-)memória e transmissão na literatura contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2018. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Escrita e reescrita de Ricardo Lísias: reconfigurações do eu e do outro percebidos no tabuleiro de xadrez. In: Laura Barbosa Campos; Silvina Carrizo; Pedro Armando Magalhães. (Org.). (Pós-)memória e transmissão na literatura contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: ABRALIC, 2018, v. 1, p. 139-152.

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Desafios do ensino/aprendizagem de FLE: o uso das tecnologias da informação e comunicação. In: Claudia Almeida; Felipe Dezerto; Patrícia Alves Carvalho Corrêa. (Org.). Francês e ensino: discursos, práticas e políticas. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, v. , p. 103-112.

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Romance histórico: a concepção de Georg Lukács e sua pertinência em relação a Esaú e Jacó de Machado de Assis e L'OEuvre au Noir de Marguerite Yourcenar. In: Luciana Persice Nogueira. (Org.). Literaturas Francófonas II: debates interdisciplinares e comparatistas. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. , p. 201-213.

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Michel Tremblay e o hibridismo da linguagem quebequense. In: Luciana Persice Nogueira. (Org.). Literaturas Francófonas I: o século XX em debate. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017, v. 1, p. 157-168.

5.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Reforma do ensino de línguas estrangeiras modernas nas escolas: impacto para o francês - o caso do RJ e propostas de luta. In: Annita Gullo; Luiz Carlos Balga Rodrigues. (Org.). Políticas linguísticas e ensino de LE no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2017, v. , p. 39-49.

6.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Goethe em Esaú e Jacó de Machado de Assis: uma leitura a partir de Fausto. In: Magali Moura; Nabil Araújo. (Org.). Imagens de Fausto: história, mito, literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2017, v. , p. 162-173.

7.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. O sol se põe em São Paulo: teatro de sombras e seres fora do lugar. In: VIEGAS, Ana Cristina Coutinho; PONTES JR, Geraldo; MARQUES, Jorge Luiz. (Org.). Configurações da Narrativa Policial. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts Publicações, 2016, v. , p. 1-.

8.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. As TIC no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras- autonomia e tutoria. In: BALGA, Luiz Carlos; GULLO, Annita. (Org.). Ensinando e aprendendo línguas estrangeiras. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2016, v. 1, p. 20-30.

9.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Vestimentas e astúcia feminina: intertextualidade em Esaú e Jacó. In: João Cezar de Castro Rocha. (Org.). Machado de Assis: lido e relido. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2016, v. 1, p. 117-124.

10.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Perspective actionnelle dans les cours de FLE: enjeux et défis. In: Katharina Jeanne Kelecom; Maria Ruth Machado Fellows; Othon Jorge Nacif de Moraes; Stela Maria Sardinha Chagas de Moraes; Telma Cristina de Almeida Silva Pereira. (Org.). Réfléchir, séduire, construire: le français pour l'avenir. 1ed.Niterói: Aliança Francesa, 2015, v. 1, p. 65-70.

11.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Os dois irmãos, conto dos irmãos Grimm: tradição e plasticidade. In: Moura, Magali; Cambeiro, Delia. (Org.). Magias, encantamentos e metamorfoses: fabulações modernas e suas expressões no imaginário contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: PPG em Letras UERJ, 2013, v. 1, p. 203-216.

12.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Macedo, autor de sátira política e social. In: Alexandra Vieira de Almeida; Ulysses Maciel de Oliveira Neto. (Org.). Inventário de literariedades: e outras vertigens. Rio de Janeiro: Imprinta, 2008, v. , p. -.

13.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. A evidência em Esaú e Jacó de Machado de Assis. In: Cláudia Almeida; Geraldo Pontes Jr.. (Org.). Relações Literárias Internacionais. Lusofonia e Francofonia.. Rio de Janeiro: EDUFF, 2007, v. , p. -.

14.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Dress and female intelligence: intertextuality in Esau and Jacob. In: João Cezar de Castro Rocha. (Org.). The author as plagiarist - the case of Machado de Assis. New Bedford: University of Massachusetts Dartmouth, 2006, v. , p. 59-66.

15.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Vozes da narração em Esaú e Jacó. In: João Cezar de Castro Rocha. (Org.). À roda de Machado de Assis. Chapecó: Argos, 2006, v. , p. 249-269.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Machado de Assis e Vassouras: apropriação de objetos e esquecimento. Colóquio Internacional Representações Recíprocas nos Discursos Franceses e Lusófonos, Rio de Janeiro, 16 set. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Le rapport entre perspective actionnelle, TICE et FOS dans l'enseignement/apprentissage du FLE. In: XIVe Congrès Mondial de la FIPF, 2018, Liège. Français Langue Ardente: actes du XIVe congrès mondial de la FIPF. Paris: FIPF, 2018. v. IV. p. 173-181.

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Ricardo Lísias escreve-se: luto e vigança. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 4. p. 6462-6468.

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. O romance de formação como parâmetro: Bildung em Esaú e Jacó. In: XV Encontro ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC - 19 a 23 de setembro de 2016. Rio de Janeiro: Dialogarts publicações, 2016. p. 69-77.

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Ficção, Memória e História: A Obra em Negro, de Marguerite Yourcenar. In: XV Encontro ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC - 19 a 23 de setembro de 2016. Rio de Janeiro: Dialogarts publicações, 2016. p. 6172-6178.

5.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Língua, Sexualidade e Nacionalidade: Hosanna de Michel Tremblay. In: XIV Congresso Internacional Abralic, 2015, Belém. Anais - XIV Congresso Internacional Abralic. Belém: Abralic, 2015.

6.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. O Rio de Janeiro machadiano: geografia narrativa em Esaú e Jacó. In: Congresso Abralic, 2013, Campina Grande. Anais Abralic Internacional. Campina Grande: Realize, 2013. v. 1.

7.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. A importância do acesso ao plurilinguismo no Brasil. In: III Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas, 2012, Rio de Janeiro. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/Faculdade de Direito, 2012.

8.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Teatro e romance, universal e particular: fronteiras de Wilhelm Meisters Lehrjahre. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC:Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo: ABRALIC, 2008.

9.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Esaú e Jacó: um romance histórico?. In: XI Encontro Regional da ABRALIC: Literatura, artes, saberes, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, 2007.

10.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Pontos de contato entre contos machadianos e o romance Esaú e Jacó. In: Lugares dos discursos: X congresso internacional ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos: X congresso internacional ABRALIC. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.

11.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Sociedade e jogo dialético em Esaú e Jacó. In: IX Congresso Internacional ABRALIC 2004, 2005, Porto Alegre. Travessias - IX Congresso Internacional ABRALIC 2004. Porto Alegre: ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2004.

12.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Vozes da narração em Esaú e Jacó. In: X Encontro Regional da Abralic: Sentidos dos Lugares, 2005, Rio de Janeiro. Sentidos dos Lugares. Rio de Janeiro: Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

13.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Ficción e historia personal en Opus Nigrum. In: L'écriture du moi dans l'oeuvre de Marguerite Yourcenar, 2005, Bogotá. La escritura del yo en la obra de Marguerite Yourcenar. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2001. p. 173-178.

14.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Fiction et histoire personnelle dans L'OEuvre au Noir. In: Colloque international L'écriture du moi dans l'oeuvre de Marguerite Yourcenar, 2004, Bogota. L'écriture du moi dans l'oeuvre de Marguerite Yourcenar. Clermont-Ferrand: Société Internationale d'Etudes Yourcenariennes, 2001. p. 189-195.

15.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Complexidade em Teixeira e Sousa: As Tardes de um Pintor. In: XII Congresso da ASSEL-Rio, 2004, Rio de Janeiro. Anais do XII Congresso da ASSEL-Rio. Rio de Janeiro: ASSEL-Rio, 2003.

16.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. 13: B-P3-MP ou << l'âge où l'on croit qu'on crée ce qu'on nomme>>. In: 12ème Congrès Latino-Américain de Professeurs de Français, 2003, Rio de Janeiro. Les Actes SEDIFRALE XII. Rio de Janeiro: J. Sholna, 2001. v. 3. p. 387-392.

17.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Mulheres em L'OEUVRE AU NOIR. In: Terras & Gentes: VII Congresso da ABRALIC, 2003, Salvador. Terras & Gentes: Anais VII Congresso Abralic. Salvador: ABRALIC / UFBA, 2000.

18.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. 13: B-P3-MP ou << l'âge où l'on croit qu'on crée ce qu'on nomme >>. In: 12ème Congrès Latino-Américain de Professeurs de Français, 2003, Rio de Janeiro. Les actes SEDIFRALE XII sur cédérom. Rio de Janeiro: Microservice Tecnologia Digital S.A. / APFERJ, 2001.

19.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Uma análise da figura feminina em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. In: VII Seminário Nacional Mulher e LIteratura, 1999, Niterói.. Mulher e Literatura: Trabalhos apresentados no VII Seminário Nacional. Niterói:: EdUFF, 1997. v. 2. p. 649-653.

20.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. A relação entre cultura popular e cultura erudita através dos tempos: aspectos do pacto com o diabo em Le Miracle de Théophile e em Grande Sertão: Veredas. In: VI Congresso da ABRALIC, 1999, Florianópolis. Literatura Comparada = Estudos Culturais?. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.

21.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. La guerre de Troie n'aura pas lieu: une pièce d'actualité?. In: XIII ème Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 1999, Salvador. L'Enseignement Pluriel du Français, 1998. v. 2. p. 247-254.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Le rapport entre perspective actionnelle, TICE et FOS dans l'enseignement/apprentissage de FLE. In: XIV Congrès Mondial des Professeurs de Français, 2016, Liège. XIV Congrès Mondial des Professeurs de Français Langue Ardente. Liège: Université de Liège, 2016.

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. À sombra do autoritarismo: dualidade e estamento em Esaú e Jacó. In: 11º Congresso Alemão de Lusitanistas, 2015, Aquisgrana. O mundo lusófono em movimento: (r)evoluções e transformações. Aquisgrana: Instituto de Filologia Românica, Universidade de Aachen, 2015.

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Le rôle des TIC dans le développement de l'autonomie chez les apprenants de FLE. In: XX Congresso Brasileiro dos professores de Francês, 2015, Macapá. Unis dans la Diversité: le français langue frontière. Macapá: Universidade do Estado do Amapá, 2015.

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Goethe em Esaú e Jacó de Machado de Assis: a personagem Flora. In: I Congresso da ABEG, 2015, São Paulo. I Congresso da ABEG 9-11 de novembro de 2015: Caderno de Resumos. São Paulo: ABEG, 2015.

5.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Presença da história em Wilhelm Meisters Lehrjahre. In: XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos, 2014, Curitiba. Caderno de Resumos do XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos. Curitiba: Quadrioffice Editora, 2014.

6.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Perspective actionnelle dans les cours de FLE: enjeux et défis. In: XIXe Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2013, Niterói. XIXe Congresso Brasileiro dos Professore de Francês: cahier de résumés/programme. Niterói: Aliança Francesa de Niterói, 2013.

7.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. A importância do acesso ao plurilinguismo no Brasil. In: III Congresso Internacional do Núcleo de Estudo das Américas, 2012, Rio de Janeiro. América Latina: processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo: livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ/NUCLEAS/FCE/Faculdade de Direito, 2012.

8.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Repensar o romance histórico: Esaú e Jacó de Machado de Assis e L'oeuvre au noir de Marguerite Yourcenar. In: III Seminário Interno das Linhas de Pesquisa - UERJ, 2006, Rio de Janeiro. III Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada. Rio de Janeiro: UERJ, Letra Capital, 2006.

9.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Pontos de contato entre contos machadianos e o romance Esaú e Jacó. In: X Congresso da ABRALIC: Lugares dos discursos, 2006, Rio de Janeiro. X Congresso da ABRALIC. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2006.

10.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Vozes da narração em Esaú e Jacó. In: X Encontro Regional da Abralic: Sentidos dos Lugares, 2005, Rio de Janeiro. Sentidos dos Lugares - Abralic. Rio de Janeiro: Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. p. 25.

11.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Representação da história nacional; processo identitário: a pintura renascentista yourcenariana e machadiana. In: I Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada, 2004, Rio de Janeiro. I Seminário Interno das Linhas de Pesquisa. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

12.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Dress and Female Intelligence: Intertextuality in "Esau and Jacob". In: Tradition and The Modern: Migratory Modernisms, 2004, Rio de Janeiro. Tradition and The Modern: Workshop Two - Migratory Modernisms, 2004.

13.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Sociedade e jogo dialético em Esaú e Jacó. In: IX Congresso Internacional ABRALIC 2004, 2004, Porto Alegre. Travessias Programa/Resumos: IX Congresso Internacional ABRALIC 2004. Porto Alegre: ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2004. p. 399.

14.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Complexidade em Teixeira e Sousa. In: XII Congresso ASSEL-RIO, 2003, Rio de Janeiro. XII Congresso ASSEL-RIO: livro de resumos e programação. Rio de Janeiro: UERJ, 2003. p. 87-87.

15.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. 13: BP-3-MP ou << l'âge où l'on croit qu'on crée ce qu'on nomme >>. In: SEDIFRALE XII, 2001, Rio de Janeiro. Programme du 12ème Congrès Latino-Américain de Professeurs de Français. Rio de Janeiro: SEDIFRALE XII, 2001. p. 137.

16.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Mulheres em L'OEUVRE AU NOIR. In: VII Congresso da ABRALIC: Terras & Gentes, 2000, Salvador. Resumos do VII Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Salvador: UFBA, 2000. p. 170.

17.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. La guerre de Troie n'aura pas lieu: une pièce d'actualité?. In: XIII ème Congrès Brésilien des Professeurs de Français, 1998, Salvador. Cahier de Résumés du XIIIe Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Salvador: FBPF & APFEB, 1998. p. 85.

18.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. A relação entre cultura popular e cultura erudita através dos tempos: aspectos do pacto com o diabo em Le Miracle de Théophile e em Grande Sertão: Veredas. In: VI Congresso da ABRALIC, 1998, Florianópolis. Resumos do VI Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Florianópolis: UFSC, 1998. p. 89.

19.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. O nome Zénon em L'OEUVRE AU NOIR de Marguerite Yourcenar. In: XIX Semana de Estudos Clássicos, 1998, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998. p. 14.

20.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Uma análise da figura feminina em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. In: VII Seminário Nacional Mulher e LIteratura, 1997, Niterói. Resumos do VII Seminário Nacional Mulher e LIteratura. Niterói: UFF, 1997. p. 63.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Les actions du GNForm. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Les enjeux du FOS et du FOU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Teatro e romance, universal e particular: fronteiras de Wilhelm Meisters Lehrjahre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Evidência em Esaú e Jacó de Machado de Assis: as relações com a historiografia francesa do século XIX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Pesquisas e práticas em ensino de francês: a experiência do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018 (Orelhas de livro).

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Nota do Diretor-Presidente da APFERJ. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Nota do Diretor-Presidente da APFERJ. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Marcel Proust d'après Alvaro Lins. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015. (Tradução/Artigo).

5.
CHARTIER, R. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Uma trajetória intelectual: livros, leituras, literaturas. Chapecó: Argos, 2011. (Tradução/Artigo).

6.
CHARTIER, R. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . O passado no presente. Ficção, história e memória. Chapecó: Argos, 2011. (Tradução/Artigo).

7.
CHARTIER, R. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Materialidade e mobilidade dos textos. Dom Quixote entre livros, festas e cenários. Chapecó: Argos, 2011. (Tradução/Artigo).

8.
CHARTIER, R. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Aula Inaugural do Collège de France. Chapecó: Argos, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Análise de projeto de Estágio Interno Complementar para o Cetreina - UERJ. 2018.

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Análise de projeto de Monitoria para o Cetreina - UERJ. 2018.

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Parecer ad hoc para número 54 da revista Cadernos de Letras da UFF. 2017.

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Parecer ad hoc para número 55 da revista Cadernos de Letras da UFF. 2017.

5.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Parecer no Processo Seletivo de 2015 do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras da UERJ, na área de Estudos Literários. 2015.

6.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Parecerista ad hoc PIBIC (SELIC - Processo de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). 2015.

7.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Parecer para a revista Synergies Canada n. 5. 2012.

8.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Avant-projet para criação de curso de francês à distância. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Français Juridique. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Français Juridique. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Préparation au DALF C1. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Préparation au DALF C2. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Français Juridique. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Français Juridique. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo para o Curso Français Juridique).

7.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Préparation au DALF C1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo para o Curso Préparation au DALF C1).

8.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Préparation au DALF C2. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo para o Curso Préparation au DALF C2).

9.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Explication de Texte - Nancy II. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo para o Curso Nancy à Distance).

10.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Civilisation: documentation et devoirs - Nancy I. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo para o Curso Nancy à Distance).

11.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Lecture suivie - Nancy I. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo para o Curso Nancy à Distance).

12.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Techniques du Compte Rendu. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; VALERIO, K. M.. Participação em banca de Aline Santos de Lima. O uso das novas tecnologias para a promoção do contato intercultural em línguas estrangeiras. 2018. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

2.
RODRIGUES, L. C. B.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; CORREA, A. M. S.. Participação em banca de Raquel Moraes Ferreira. Reflexões sobre o papel da gramática no ensino de francês língua estrangeira (FLE) pela perspectiva acional. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; WINDLE, J. A.; FAVORITO, W.. Participação em banca de Louise Mesquita Costa. As representações sociais: como elas moldam a realidade surda. 2017. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; DIEZ, X. C. L.. Participação em banca de Milena Fonseca Santos de Oliveira. Políticas linguísticas e ações formativas: um olhar sobre a formação continuada do professor de francês língua estrangeira no Estado do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.; VIANNA NETO, A. R.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Participação em banca de Rafael Barcelos de Faria. As influências interlinguísticas na produção textual em francês L3. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; DIEZ, X. C. L.. Participação em banca de Helena da Conceição Gonçalves. A francofonia e a formação de professores de FLE no Estado do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

7.
QUINTILIANO, D.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; LINS, R. L.. Participação em banca de Marcelle Ferreira Leal. A Literatura de Simone de Beauvoir: Por um sexto sentido. 2013. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
ZEUSKE, M.; ARMBRUSTER, C.; MOURA, M. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; SIEPMANN, H.. Participação em banca de Juliana Fillies Testa Munoz. O negro na construção da identidade nacional: auto e heteroimagens no romance abolicionista cubano e brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VIANNA NETO, A. R.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; JOBIM, J. L.; DIAS, A.; VILLAR, M. S.. Participação em banca de Juan Marcello Capobianco. O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra. 2016. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PIETROLUONGO, M. A.; SOUSA, R. V. H.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; RODRIGUES, L. C. B.; FROTA, M. P.. Participação em banca de Andréia Matias Azevedo. Perspectiva de uma mediação cultural crítica: para além do intercultural e do saber-fazer. 2015. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PORTO, B. T. V.; BATALHA, M. C.; SOUSA, R. V. H.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; LAGES, S. K.. Participação em banca de Maria Daura Bittencourt Macedo Rocha. Deslocamentos espacio-temporais e discursivos em textos de Régine Robin e Jacques Poulin. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PORTO, M. B. T. V.; CURY, M. Z. F.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; SOUSA, R. V. H.; SANTOS, M. D.. Participação em banca de Vanessa Massoni da Rocha. Por um protocolo de leitura do epistolar. 2012. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LITERATURA) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA, T. C. A. S.; WINDLE, J. A.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; FERREIRA, C. S.. Participação em banca de Gilberto Ferreira de Souza. Reflexão crítica sobre um projeto político-linguístico de ensino de línguas estrangeiras para crianças no município de Niterói. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

2.
PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; VALERIO, K. M.. Participação em banca de Aline Santos de Lima. A competência comunicativa intercultural no ensino de língua estrangeira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

3.
PEREIRA, T. C. A. S.; WINDLE, J. A.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Participação em banca de Louise Mesquita Costa. As representações sociais: como elas moldam a realidade surda. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; VIANNA NETO, A. R.. Participação em banca de Rafael Barcelos de Faria. As influências Interlinguísticas na produção textual em francês L3. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PEREIRA, T. C. A. S.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; VIANNA NETO, A. R.. Participação em banca de Milena Fonseca Santos. Formação de Professores de FLE no Brasil sob o viés da política linguística. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, R. V. H.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; MORAES, S. M. S. C.. Participação em banca de Isadora Rainha de Castro. O ensino de francês língua estrangeira na rede estadual do Rio de Janeiro: perspectivas, experiências e desafios. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, S. B.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; PONTES JUNIOR, G. R.. Participação em banca de Kelly Cristina Martins Fernandes. Aspectos psicológicos da interação professor-aluno e implicações no ensino-aprendizagem do FLE: uma reflexão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, S. B.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; SOUSA, R. V. H.. Participação em banca de Naira Viana da Costa. O ensino de FLE e as novas tecnologias: uma reflexão sobre o uso dos manuais e das novas tecnologias no ensino de FLE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MORAES, S. M. S. C.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; ALMEIDA, C. M. P.. Participação em banca de Camilla dos Santos Ferreira. O que nos dizem as capas dos manuais de FLE: um passeio pela história das metodologias de ensino aprendizagem de LE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
ALMEIDA, C. M. P.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; MORAES, S. M. S. C.. Participação em banca de Flávia Soares de Siqueira. Produção escrita em Latitudes I. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
QUINTILIANO, D.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; MORAES, S. M. S. C.. Participação em banca de Gilberto Ferreira de Souza. Oralidade em FLE: propostas e elaboração de módulos interativos para otimizar a produção oral. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATHIAS, E. K.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; CARDOZO, I. C. P. S.. Concurso Público de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para lecionar a disciplina Língua Francesa. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SOUSA, R. V. H.; MORAES, S. M. S. C.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Concurso para Professor Substituto de Língua Francesa. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Processo seletivo para Mestrado/Doutorado em Direito da UERJ 2017/2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
OLIVEIRA, S. B.; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; CAMPOS, L. B.. Banca de Seleção para ingresso no Curso de Especialização em Ensino de FLE. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Processo seletivo para Mestrado/Doutorado em Direito da UERJ 2016/2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; SOUSA, R. V. H.; PONTES JUNIOR, G. R.. Banca de Seleção para ingresso no Curso de Especialização em Tradução em Língua Francesa. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Processo seletivo para Mestrado/Doutorado em Direito da UERJ 2015/2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; SOUSA, R. V. H.; MORAES, S. M. S. C.. Banca de Seleção para ingresso no Curso de Especialização em Ensino de FLE. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Prova de Francês Instrumental durante Seleção de Mestrado e Doutorado em Letras. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; SAVEDRA, M. G.. V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras - UFF: Interfaces e travessias: Letras em curso. 2014. Universidade Federal Fluminense.

9.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Processo Seletivo para o Mestrado e Doutorado em Direito da UERJ 2014/2015. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Duas provas de Francês Instrumental durante Seleção de Mestrado e Doutorado em Direito 2013/2014. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. 22a Semana de Iniciação Científica. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Prova de Francês Instrumental durante Seleção de Mestrado e Doutorado em Letras 2013. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Concurso Paixão de Ler: flanando com Machado de Assis. 2008. Aliança Francesa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25 anos de língua instrumental para a leitura e o ensino das línguas estrangeiras para formação não docente na UERJ.Sistema jurídico francês e brasileiro: desafios na elaboração do curso francês jurídico. 2018. (Simpósio).

2.
Congresso Internacional ABRALIC 2018. Homo Faber e o estranhamento contemporâneo. 2018. (Congresso).

3.
I Encontro de Associações de Professores de Línguas do RJ.APFERJ: atuações, projetos e desafios. 2018. (Encontro).

4.
III Seminário de LIteraturas Francófonas da UERJ.Mesa redonda 1. 2018. (Seminário).

5.
III Seminário de LIteraturas Francófonas da UERJ.Belga, francesa ou estadunidense? Marguerite Yourcenar e o Labirinto do Mundo. 2018. (Seminário).

6.
Séminaire de Rentrée.L'Enseignement Bilingue. 2018. (Seminário).

7.
XVIIème SEDIFRALE. Français du droit et systèmes juridiques: défis et stratégies. 2018. (Congresso).

8.
1a Jornada de Políticas para o Ensino e Formação em Línguas Estrangeiras.O papel das associações de professores diante das atuais políticas para o ensino de línguas estrangeiras. 2017. (Outra).

9.
APLIERJ ONE-DAY SEMINAR.Discussão sobre as atuais políticas para o ensino de línguas adicionais por representantes de diferentes associações de professores. 2017. (Seminário).

10.
Fórum de Estudantes do LABELLE.Fora do centro da crítica literária. 2017. (Encontro).

11.
II Seminário Literaturas Francófonas: debates interculturais e comparatistas.Mesa redonda 4. 2017. (Seminário).

12.
II Seminário Literaturas Francófonas: debates interculturais e comparatistas.O romance histórico enquanto gênero: a concepção de Georg Lukács e sua pertinência em relação a Esaú e Jacó de Machado de Assis e L'oeuvre au noir de Marguerite Yourcenar. 2017. (Seminário).

13.
II Simpósio de Ensino de Línguas Estrangeiras - SELE.Políticas linguísticas e associações de professores: estratégias de fortalecimento. 2017. (Simpósio).

14.
VIII SAPPIL - UFF: Tempos de crise; o que dizem as letras?.Debatedor/Avaliador de trabalhos de Mestrado e Doutorado na Área de Estudos da Linguagem. 2017. (Seminário).

15.
XXIe Congrès Brésilien des Professeurs de Français: français, langue de la modernité. Actions et défis de l'APFERJ. 2017. (Congresso).

16.
XXIe Congrès Brésilien des Professeurs de Français: français, langue de la modernité. Système juridique français et brésilien: enjeux de la conception des cours FRANÇAIS DU DROIT. 2017. (Congresso).

17.
I Simpósio de Ensino de Línguas Estrangeiras - SELE.TIC no Ensino/Aprendizagem de LE: autonomia e tutoria. 2016. (Simpósio).

18.
IX ENPLIRJ.O ensino de língua francesa face à MP que torna obrigatório o inglês no ensino médio. 2016. (Encontro).

19.
Literaturas Francófonas: o século XX em debate.Michel Tremblay e o hibridismo da linguagem quebequense. 2016. (Seminário).

20.
VII SAPPIL - UFF.Debatedor/Avaliador de Trabalhos de Alunos de Pós-graduação na Área de Estudos de Literatura. 2016. (Seminário).

21.
XIV Congrès Mondial des Professeurs de Français. Le rapport entre perspective actionnelle, TICE et FOS dans l'enseignement/apprentissage de FLE. 2016. (Congresso).

22.
XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC.Representações da (Pós-)Memória na Literatura Contemporânea. 2016. (Encontro).

23.
XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC.O romance de formação como parâmetro: Bildung em ESAÚ E JACÓ. 2016. (Encontro).

24.
11° Congresso Alemão de Lusitanistas. À sombra do autoritarismo: dualidade e estamento em Esaú e Jacó. 2015. (Congresso).

25.
I Congresso da ABEG. Goethe em Esaú e Jacó de Machado de Assis: a personagem Flora. 2015. (Congresso).

26.
XIV Congresso Internacional da ABRALIC. Língua, Sexualidade e Nacionalidade: Hosanna de Michel Tremblay. 2015. (Congresso).

27.
XX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Le rôle des TIC dans le développement de l'autonomie chez les apprenants de FLE. 2015. (Congresso).

28.
ReFLEtindo. Entre o passado e o presente: o ensino de FLE no Brasil.Desafios do Ensino/Aprendizagem de FLE: o uso das TIC. 2014. (Encontro).

29.
V SAPPIL - UFF.Debatedor/Avaliador de Trabalhos de Pós-graduação Stricto Sensu na Área de estudos da Linguagem. 2014. (Seminário).

30.
XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos. Presença da história em Wilhelm Meisters Lehrjahre. 2014. (Congresso).

31.
XIXe Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Perspective actionnelle dans les cours de FLE: enjeux et défis. 2013. (Congresso).

32.
II Jornada sobre ensino de línguas estrangeiras. Francês com objetivos específicos e francês de especialidade: considerações a respeito da concepção de cursos de francês jurídico. 2012. (Congresso).

33.
Magias, encantamentos e metamorfoses..Moderador da apresentação de trabalhos. 2012. (Simpósio).

34.
Séminaire de rentrée des professeurs de français. 2012. (Seminário).

35.
Séminaire de rentrée des professeurs de français de Rio de Janeiro.Evaluation Formative. 2011. (Oficina).

36.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Les actions du GNForm. 2011. (Congresso).

37.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Les enjeux du FOS et du FOU. 2011. (Congresso).

38.
Cours supérieurs/complémentaires au cursus de base de niveaux C1/C2.Réflexion sur la conception d'un cours hors-méthode: atelier de travail autour de la méthodologie et des outils à mettre en oeuvre pour passer de l'analyse des besoins à l'élaboration. 2010. (Oficina).

39.
Formation de formateurs d'enseignants de FLE. 2010. (Oficina).

40.
Formation des enseignants à la didactique des langues-cultures: discipline, contenus, stratégies. 2010. (Seminário).

41.
Journées CLE FORMATION - 24 et 25 septembre 2010. 2010. (Simpósio).

42.
Séminaire de rentrée des professeurs de français de Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

43.
Vendredi Pédago 2010.FOS - Le français juridique. 2010. (Oficina).

44.
Colóquio Representações Recíprocas nos Discursos Francófonos e Lusófonos."Machado de Assis e Vassouras: apropriação de objetos e esquecimento". 2009. (Outra).

45.
Formation "Comment construire des séquences pédagogiques inspirées de la perspective actionnelle". 2009. (Oficina).

46.
I Congresso Internacional da Associação Goethe do Brasil. "Teatro e romance de formação: o papel do vestuário". 2009. (Congresso).

47.
Séminaire de Rentrée des Professeurs de Français de Rio de Janeiro. 2009. (Seminário).

48.
Seminário do Groupe National de formateurs de formateurs. 2009. (Seminário).

49.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. "Les enjeux de l'analyse pédagogique en classe de français instrumental". 2009. (Congresso).

50.
XI Congresso Internacional da ABRALIC. Teatro e romance, universal e particular: fronteiras de Wilhelm Meisters Lehrjahre. 2008. (Congresso).

51.
Stage de Rentrée 2007 de l'Alliance Française de Rio de Janeiro. 2007. (Seminário).

52.
XI Encontro Regional da ABRALIC: Literatura, artes, saberes.Esaú e Jacó: um romance histórico?. 2007. (Encontro).

53.
III Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada.Repensar o romance histórico: Esaú e Jacó de Machado de Assis & L'oeuvre au noir de Marguerite Yourcenar. 2006. (Seminário).

54.
X Congresso internacional ABRALIC: Lugares dos discursos. Pontos de contato entre contos machadianos e o romance Esaú e Jacó. 2006. (Congresso).

55.
Séminaire Pédagogique 2005. 2005. (Seminário).

56.
X Encontro Regional da Abralic: Sentidos e Lugares.Vozes da Narração em Esaú e Jacó. 2005. (Encontro).

57.
Estágio dirigido por Denis Roy (CNED) em cooperação com a Aliança Francesa. 2004. (Oficina).

58.
Estágio dirigido por Jelssa Ciardi Avolio (PUC-SP) em cooperação com a Aliança Francesa. 2004. (Oficina).

59.
I Seminário Interno das Linhas de Pesquisa do Mestrado em Literatura Brasileira e do Doutorado em Literatura Comparada.Representação da história nacional; processo identitário: a pintura renascentista yourcenariana e machadiana. 2004. (Seminário).

60.
IX Congresso Internacional Abralic 2004 Travessias. Sociedade e jogo dialético em Esaú e Jacó. 2004. (Congresso).

61.
Séminaire de Rentrée 2004.Mesa-redonda sobre tutoria no ensino à distância. 2004. (Seminário).

62.
Séminaire Nancy 2004. 2004. (Seminário).

63.
Stage "Comment améliorer la préparation aux diplômes de l'Université de Nancy 2". 2003. (Oficina).

64.
Stage de Traduction animé par M. Fortunato Israël, Directeur de l'Ecole Supérieure d'Interprètes et Traducteurs. 2003. (Oficina).

65.
Une nouvelle méthode pour l'Alliance Française: << Forum>> / Une nouvelle approche du texte littéraire.Le manuel << Forum >>. 2003. (Seminário).

66.
XII Congresso ASSEL-RIO. Complexidade em Teixeira e Sousa. 2003. (Congresso).

67.
Séminaire de Rentrée 2002. 2002. (Seminário).

68.
Colloque international L'écriture du moi dans l'oeuvre de Marguerite Yourcenar.Fiction et histoire personnelle dans L'OEuvre au Noir. 2001. (Seminário).

69.
SEDIFRALE XII: 12ème Congrès Latino-Américain de professeurs et chercheurs de français langue étrangère. B-P3-MP ou << l'âge où l'on croit qu'on crée ce qu'on nomme >>. 2001. (Congresso).

70.
Stage de Rentrée 2001. 2001. (Oficina).

71.
1er Séminaire de Formation au Brésil (Université de Nancy 2 et AF au Brésil). 2000. (Seminário).

72.
Stage de Rentrée 2000. 2000. (Oficina).

73.
VII Congresso da ABRALIC: Terras & Gentes. Mulheres em L'OEuvre au Noir. 2000. (Congresso).

74.
Stage de Formation Pédagogique 1999. 1999. (Oficina).

75.
Stage de Rentrée 1999. 1999. (Oficina).

76.
Stage de Rentrée 1998. 1998. (Oficina).

77.
VI Congresso da ABRALIC. A relação entre cultura popular e cultura erudita através dos tempos: aspectos do pacto com o diabo em. 1998. (Congresso).

78.
XIII ème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. La guerre de Troie n'aura pas lieu: une pièce d'actualité?. 1998. (Congresso).

79.
XIX Semana de Estudos Clássicos.O nome Zénon em L'OEuvre au Noir de Marguerite Yourcenar. 1998. (Seminário).

80.
Stage de Rentrée 1997. 1997. (Oficina).

81.
VII Seminário Nacional Mulher e Literatura.Uma análise da figura feminina em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. 1997. (Seminário).

82.
2ª Semana de Letras Neolatinas: Relações Interculturais e Plurilingüismo / Colóquio André Malraux.A focalização interna e externa em L'OEuvre au Noir de Marguerite Yourcenar. 1996. (Seminário).

83.
Stage Echange / 96. 1996. (Oficina).

84.
1° Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso. 1994. (Encontro).

85.
1ª Semana Interdisciplinar de Análise do Discurso. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONCALVES, H. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Rentrée Pédagogique APFERJ. 2018. (Outro).

2.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Minicurso Políticas LInguísticas e a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais em contextos de internacionalização. 2018. (Outro).

3.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; PONTES JUNIOR, G. R. . 25 anos de língua instrumental para a leitura e ensino das línguas estrangeiras para formação não docente na UERJ. 2018. (Outro).

4.
NOGUEIRA, L. P. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida ; SIQUEIRA, V. B. C. . III Seminário de Literaturas Francófonas da UERJ. 2018. (Outro).

5.
GONCALVES, H. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Rentrée Pédagogique APFERJ. 2017. (Outro).

6.
GONCALVES, H. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Les outils du théâtre dans la classe de FLE. 2017. (Outro).

7.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Bain Linguistique da APFERJ. 2017. (Outro).

8.
GONCALVES, H. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . 1a Jornada de Políticas para o Ensino e Formação em Línguas Estrangeiras. 2017. (Outro).

9.
NOGUEIRA, L. P. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida ; SIQUEIRA, V. B. C. . II Seminário de Literaturas Francófonas: debates interculturais e comparatistas. 2017. (Outro).

10.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida; PEREIRA, T. C. A. S. . Minicurso Política e políticas linguísticas, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais e (trans)formação docente. 2016. (Outro).

11.
NOGUEIRA, L. P. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Literaturas Francófonas: o século XX em debate. 2016. (Outro).

12.
AREAS, A. M. ; MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida . Concurso Público para Professor Assistente em Línguas Estrangeiras Modernas - Espanhol. 2015. (Concurso).

13.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Letras Neolatinas - área de Línguas Estrangeiras Modernas - Francês. 2015. (Concurso).

14.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Estágio sobre Tutoria no Ensino à distância. 2004. (Outro).

15.
MAGALHÃES, Pedro Armando de Almeida. Estágio sobre Ensino à Distância. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sheyla Maria Pólvora André. Desafios do ensino de francês precoce em escolas francesas através das TICE. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.

2.
Luana de Almeida Agualuza. A versão digital do manual Alter Ego+ A2: uma proposta acional para sala de aula. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.

3.
Nijara Segalote do Nascimento. A perspectiva acional e o desafio do desenvolvimento da autonomia do aluno no manual Écho A1. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.

4.
Amanda Silva de Oliveira. Estratégias de ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira através da competência escrita - textos jornalísticos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.

5.
Desirée Ramos Spala Moreira. Ensino de FLE: como atrair e como fidelizar o cliente para o curso modalidade à distância. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.

6.
Monique Moura Martins. O uso das TIC em sala de aula: uma reflexão sobre o seu emprego no Colégio Pedro II/Realengo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.

Iniciação científica
1.
Nicole Ayres Luz. O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino/Aprendizagem de Francês Língua Estrangeira. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.

Orientações de outra natureza
1.
Marlon Rodrigues de Oliveira. LICOM/LETI - Línguas Estrangeiras (francês) para Terceira Idade. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cetreina - Departamento de Estágios e Bolsas UERJ. Orientador: Pedro Armando de Almeida Magalhães.



Outras informações relevantes


I - Habilitado pelo Centre International d'Etudes Pédagogiques (Sèvres, France) a formar examinadores para os exames DELF e DALF (diplomas de língua francesa) em todos os níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

II - Em outubro de 2011 fui aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos para professor Adjunto na área Língua e Literaturas de Língua Francesa, realizado pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense (UFF).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:55:29