Patricia Pinna Bernardo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4661651007645294
  • Última atualização do currículo em 19/04/2010


possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Licenciarura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-doutorado em Educação (sobre o tema: Arteterapia e Mitologia Criativa) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora, orientadora e professora da Pós-graduação em Arteterapia da Universidade Paulista, psicóloga e arteterapeuta - consultório próprio. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Arteterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia profunda, psicologia junguiana, arteterapia, recursos expressivos e mitologia de diversos povos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Pinna Bernardo
Nome em citações bibliográficas
BERNARDO, P. P.

Endereço


Endereço Profissional
consultório próprio.
Rua Ministro de Godói, 1267
Perdizes
05015-001 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 38622411
URL da Homepage: www.patriciapinna.psc.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Arteterapia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: ecologia profunda.
1997 - 2001
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A "Doce Medicina": Trabalhando com a Sabedoria da Psique na Criação de um Conhecimento Integrado ao Auto-conhecimento, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Maria Luisa S. Schimidt.
Palavras-chave: Psicologia junguiana; arteterapia; mitologia criativa; recursos expressivos; ecologia profunda; aprendizagem significativa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Outro.
1989 - 1993
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Processo Criativo como Veículo de Transmutação do Arco-Íris em Ponte-Mandala (a utilização de recursos artísticos no trabalho terapêutico),Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Luís Cláudio M. Figueiredo.
Palavras-chave: Psicologia junguiana; recursos expressivos; criatividade; mitos e contos de fadas; desenvolvimento psíquico; arteterapia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Analítica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Outro.
1978 - 1982
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1977 - 1980
Graduação em Licenciarura em Educação Artística.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.


Formação Complementar


1998 - 1998
Introdução à Arte-terapia. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1992 - 1992
Territorialização, Informação e Planejamento. (Carga horária: 80h).
Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria da Saúde.
1992 - 1992
Capacitação de RH para o atend. a DST-AIDS. (Carga horária: 80h).
Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria da Saúde.
1982 - 1984
Extensão universitária em Psicologia Clínica Preventiva. (Carga horária: 208h).
Sociedade de Psicologia Clínica Preventiva.


Atuação Profissional



instituto superior de educação da america latina, ISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor

Atividades

2006 - Atual
Ensino, pos-graduação latosensu, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Arteterapia e oficinas
Arte e Psicologia
Fundamentos da Arteterapia

Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia, SAO CAMILO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Doutor, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8

Atividades

02/2003 - 06/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II; Educação, Saúde e Qualidade de Vida; Psicologia das Organizações; Jogos em educação; Princípios Norteadores da Educação
10/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário São Camilo, .

Linhas de pesquisa
Formação Continuada

Faculdade Paulista de Artes, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Contrato de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 8

Atividades

02/2003 - 07/2003
Direção e administração, Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Coordenação da Pós Graduação Lato sensu em Arte-Terapia.
08/2002 - 07/2003
Ensino, Arte-Terapia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Educação; Arte e Sociedade; Atelier Terapêutico; Arte e Criatividade; Supervisão de Atendimentos em Arte-terapia
03/2003 - 06/2003
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento
08/2002 - 12/2002
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Percepção
08/2002 - 12/2002
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias Técnicas Psicoterápicas
03/2002 - 06/2002
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Criativas I; Atividades Criativas II

Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: professor Doutor, Carga horária: 8

Atividades

03/2002 - 04/2002
Ensino, Design de Multimídea, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Criatividade e Processos de Criação

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Coordenação da Pós Graduação em Arte-terapia, Carga horária: 4
Outras informações
Criação do Programa e Coordenação da Pós Graduação Lato Sensu em Arte-Terapia

Vínculo institucional

1996 - 2004
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 13

Atividades

08/2004 - Atual
Ensino, Arte-Terapia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Expressivos
06/2004 - Atual
Ensino, Arte-Terapia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão de Atendimentos em Arte-terapia
04/2004 - Atual
Ensino, Arte-Terapia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Arte: A Dimensão Simbólica
02/2004 - Atual
Direção e administração, Vice Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2004 - Atual
Ensino, Arte-Terapia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Processo Criativo
04/2003 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Clínica Psicológica UNIP/Alphaville, .

Atividade realizada
Coordenação/Supervisão - Oficinas de Criatividade (Idosos) - asilo.
02/2000 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Criatividade
08/1999 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Clínica Psicológica UNIP/Alphaville, .

Atividade realizada
Coordenação/Supervisão de Estágio - Oficinas de Criatividade Infantil - Brinquedoteca e casa Trans. de Barueri.
02/1997 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atendimento Breve à Criança
02/2000 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Clínica Psicológica UNIP/Alphaville, .

Atividade realizada
Coordenação/Supervisão - Oficinas de Criatividade com Adolescentes - Projeto EREMIM - Osasco/SP.
02/1997 - 12/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atendimento Breve a Adulto
02/1996 - 12/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atendimento Psicológico em Instituição

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 10

Atividades

02/1996 - 06/1996
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Percepção
08/1995 - 12/1995
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Expressão e Cominicação Humana I
08/1995 - 12/1995
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana II

Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria da Saúde, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1997
Vínculo: Servidor Público concursado, Enquadramento Funcional: Psicólogo da Saúde, Carga horária: 40

Atividades

07/1992 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , Centros de Convivência (São Domingos e da Freguesia do Ó), .

Serviço realizado
Coordenação de Oficinas de Criatividade, de Yoga, de Brincar, de Caminhada, de desenho e Pintura, assessoria a escolas e creches, entrevistas e acompanhamentos de usuários, intercâmbio com outros serviços de saúde, trabalhos em equipe multiprofission.
07/1992 - 12/1997
Treinamentos ministrados , escolas, creches e centros de juventude, .

Treinamentos ministrados
capacitação e palestras para professores de escolas e creches
07/1992 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Centros de Convivência (São Domingos e da Freguesia do Ó), .

Atividade realizada
integração com outros serviçoos de saúde.
07/1992 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , Centro de Convivência e Cooperativa São Domingos, .

Serviço realizado
Montagem do serviço de atendimentos a usuários e oficinas.
07/1990 - 06/1992
Serviços técnicos especializados , UBS, .

Serviço realizado
Atendimento Psicológico (individual e grupal) e Psicodiagnóstico (crianças, adolescentes e adultos).
07/1990 - 06/1992
Serviços técnicos especializados , UBS, .

Serviço realizado
Assessoria a Escolas e Creches.
07/1990 - 06/1992
Serviços técnicos especializados , UBS, .

Serviço realizado
Trabalhos em Equiope Multiprofissional.
07/1990 - 06/1992
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Montagem do Serviço de Psicologia nas UBSs Chácara Santo Antônio e Mutinga.
07/1990 - 06/1992
Treinamentos ministrados , escolas, creches e centros de juventude, .

Treinamentos ministrados
capacitação de professores
07/1990 - 06/1992
Outras atividades técnico-científicas , escolas, creches e centros de juventude, .

Atividade realizada
realização de Oficinas de Criatividade Infantil.
07/1990 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , UBS, .

Serviço realizado
Grupo de Gestantes.

Escola Mosaico de Educação Infantil, ESCOLA MOSAICO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: assessoria psicológica e orient. educacional, Carga horária: 16

Atividades

02/1989 - 06/1990
Serviços técnicos especializados , Escola Mosaico, .

Serviço realizado
Orientação a pais.
02/1989 - 06/1990
Serviços técnicos especializados , Escola Mosaico, .

Serviço realizado
Orientação a professores.
02/1989 - 06/1990
Serviços técnicos especializados , Escola Mosaico, .

Serviço realizado
Coordenação de Oficinas de Criatividade Infantil.
02/1989 - 06/1990
Serviços técnicos especializados , Escola Mosaico, .

Serviço realizado
Recepção de pais e anamnese da criança.
02/1989 - 06/1990
Treinamentos ministrados , Escola Mosaico, .

Treinamentos ministrados
capacitação de professores
02/1989 - 06/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Mosaico, .

Cargo ou função
Orientação à corrdenação.

Creche Mãe Querida, CRECHE, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: assessoria psicológica e orient. educacional, Carga horária: 8
Outras informações
realizando: Oficinas de Criatividade Infantil Grupo de Orientação de Pais Orientação às cuidadoras Orientação à Coordenação

Atividades

06/1985 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Creche Mãe Querida, .

Serviço realizado
Coordenação de Oficinas de Criatividade Infantil.
06/1985 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Creche Mãe Querida, .

Serviço realizado
Grupo de orientação a pais.
06/1985 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Creche Mãe Querida, .

Serviço realizado
Orientação à Coordenação e funcionários.

consultório próprio, CONS, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - Atual
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: psicóloga e arte-terapeuta, Carga horária: 16

Atividades

02/1997 - Atual
Serviços técnicos especializados , consultório, .

Serviço realizado
Supervisão de trabalho profissional (clínico e institucional).
02/1983 - Atual
Serviços técnicos especializados , consultório, .

Serviço realizado
Psicoterapia e Arteterapia de base junguiana (crianças, adolescentes e adultos); psicodiagnóstico; orientação de pais; coordenação de Oficinas de Criatividade (para crianças, adolescentes e adultos).
08/2007 - 12/2007
Ensino, Tipos Psicológicos, Mitologia e Arteterapia, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Tipos Psicológicos, Mitologia e Arteterapia
02/2007 - 07/2007
Ensino, Interpretação simbólica de Mitos e Contos de Fadas, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Interpretação simbólica de Mitos e Contos de Fadas e como trabalhar com contos e mitos em Arteterapia
08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alquimia e Arteterapia: correspondências entre as operações alquímicas e o trabalho com recursos artísticos
08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
A Arte de trilhar a Roda da Vida: os caminhos do Guerreiro, do Visionário, do Curador e do Mestre na Arteterapia
02/2006 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Os arquétipos como as raízes de nossa árvore psíquica
02/2006 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arteterapia: semeando o solo psíquico
02/2006 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ecologia Profunda e Arteterapia: a Arte a serviço da qualidade de vida
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina de Criatividade: Psicologia Junguiana, Mitologia Criativa e Arteterapia
02/2004 - 07/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
A Mitologia Criativa, a Máscara e o olhar: desvelando as diferentes faces do ser
03/2003 - 12/2003
Ensino, A Arte de Trilhar a Roda da Vida, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Vivências e fundamentação teórica sobre o tema
02/2003 - 12/2003
Ensino, Jung, Mitologia e Arteterapia, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Vivências e fundamentação teórica sobre o tema
02/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Arteterapia de base junguiana
02/2001 - 12/2001
Ensino, Fundamentos da Arteterapia e Arteeducação, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Vivências e base teórica sobre os temas abordados
04/1999 - 08/1999
Ensino, O Processo Criativo, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Vivências e fundamentação teórica sobre o tema

PMSP - Coordenadoria do Bem Estar Social, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1986
Vínculo: funcionário público admitido, Enquadramento Funcional: monitor do MOBRAL, Carga horária: 15
Outras informações
Alfabetização de adultos

Atividades

1982 - 02/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
alfabeyização de adultos


Linhas de pesquisa


1.
Formação Continuada


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Revista científica de Arteterapia Cores da Vida


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Arteterapia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Arteterapia/Especialidade: Psicoterapia (crianças, adolescentes, adultos).
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Arteterapia/Especialidade: Oficinas de Criatividade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Menção Honrosa, CFP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERNARDO, P. P.2006 BERNARDO, P. P. . Oficinas de Criatividade: desvelando cosmogonias possíveis. Revista Científica de Ateterapia Cores da Vida, v. 2, p. 8-23, 2006.

2.
BERNARDO, P. P.2005 BERNARDO, P. P. . O medo do novo e a renovação possível a criatividade no contexto escolar. Cadernos. Faculdades Integradas São Camilo, v. 11, p. 64-70, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BERNARDO, P. P. . A Prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos VOL I I Mitologia Indígena e Arteterapia - a arte de trilhar a roda da vida. 1. ed. Sao Paulo: Ediçaõ do autor, 2009. v. 500. 220p .

2.
BERNARDO, P. P. . A Prática da Arteterapia - correlações entre temas e recursos Vol II Mitologia Africana e Arteterapia: a força dos elementos em nossa vida. São Paulo: Edição do autor, 2009. 177p .

Capítulos de livros publicados
1.
BERNARDO, P. P. . Arteterapia: a arte a serviço da vida e da cura de todas as nossas relações. In: Irene Gaeta Arcuri. (Org.). Arteterapia - um novo campo do conhecimento. São Paulo: Vetor, 2006, v. , p. 73-116.

2.
BERNARDO, P. P. . A Mitologia Criativa e o Olhar: Dando Corpo e Voz aos Diferentes aspectos do Ser. In: Iarcuri, I.. (Org.). Arte-terapia, Corpo e Alma. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, v. , p. 121-145.

3.
BERNARDO, P. P. . Do Caldeirão de Sementes à Harpa Encantada. In: Vieira, M. C. T,; Vicentin, M. C. G.; Fernandes. M. I. A.. (Org.). Tecendo a Rede: Trajetórias da Saúde mental em São Paulo. : Cabral Editora Universitária, 1999, v. , p. 215-232.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERNARDO, P. P. . A Criatividade e o Resgate da Cidadania. Jornal, Notícias, Barueri / SP, p. 02 - 02, 30 maio 2000.

2.
BERNARDO, P. P. . A Arteterapia no Desenvolvimento da Criança. Rede A de Jornais de bairro, São Paulo, p. 04 - 06, 24 maio 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDO, P. P. . Fundamentos da Arteterapia de base junguiana e suas aplicações em diferentes campos e contextos. In: II Congresso Del mercosul y I Latinoamericano de Arte Terapia, 2007, Buenos Aires. II Congresso Del mercosul y I Latinoamericano de Arte Terapia, 2007.

2.
BERNARDO, P. P. . Mithohermenêutica e recursos artísticos fundamentos, alcance e aplicação dos diferentes recursos artísticos nos campos terapêutico, preventivo e pedagógico.. In: II Colóquio de Psicologia da Arte - A correspondência das artes e a unidade dos sentidos, 2007, São Paulo. II Colóquio de Psicologia da Arte - A correspondência das artes e a unidade dos sentidos, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDO, P. P. . Alquimia, Mitologia Criativa e Arteterapia - correspondências entre a Mitologia Criativa, a Alquimia e recursos arteterapêuticos associados aos 4 elementos: Terra, Água, Fogo e Ar. In: 7.o Congresso Brasileiro de Arteterapia, 2006, Recife. Fincando raízes, criando asas - possibilidades e intervenções em Arteterapia, 2006.

2.
BERNARDO, P. P. . Arteterapia e Mitologia Criativa: Orquestrado Limiares.. In: 7.o Congresso Brasileiro de Arteterapia, 2006, Recife. Fincando raízes, criando asas - possibilidades e intervenções em Arteterapia, 2006.

3.
BERNARDO, P. P. . A Criartividade no Processo de Ensino-Aprendizagem: Uma Abordagem Circular do Conhecimento. In: III Encontro sobre Imaginário, Cultura & Educação, 2003, São Paulo. ANAIS, 2003. p. 115-115.

4.
BERNARDO, P. P. ; CAMARGO, C. C. O. ; COSTA, J. M. S. . E Ñanderu Tupã Renascerá no Coração do estrangeiro.... In: III Encontro sobre Imaginário, Cultura & Educação, 2003, São Paulo. ANAIS, 2003. p. 116-116.

5.
BERNARDO, P. P. . A Criatividade e o Resgate da Cidadania: Recursos Artísticos nob Trabalho Comunitário. In: XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001.

6.
BERNARDO, P. P. . A Doce Medicina: Os 4 Elementos e a Árvore Psíquica. In: XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001.

7.
BERNARDO, P. P. . A Criatividade e o Resgate da Cidadania. In: I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2000, São paulo. CD Rom - I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia - Psicologia e Compromisso Social, 2000.

8.
BERNARDO, P. P. . Garimpando o Solo Psíquico. In: I Mostra Nacional de Práticas em psicologia, 2000, São Paulo. I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia - Psicologia e Responsabilidade Social, 2000.

9.
BERNARDO, P. P. . Terra - Água - Fogo - Ar: A Dança dos Elementos na Roda da Vida (A Espiral do Crescimento Psíquico). In: I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2000, São Paulo. CD Rom da I Mostra nacional de Práticas em Psicologia - Psicologia e Responsabilidade Social, 2000.

10.
BERNARDO, P. P. ; CUPERTINO, C. ; FORGHIERI, M. . O Uso de Recursos expressivos como Facilitador do Auto-Conhecimento na Formação de Psicólogos. In: I Mostra Nacional de Práticas em psicologia, 2000, São Paulo. CD Rom da I Mostra Nacional de Práticas em psicologia - Psicologia e Responsabilidade Social, 2000.

11.
BERNARDO, P. P. . Do Caldeirão de Sementes à harpa Encantada: Reflexões sobre o trabalho com Oficinas de Criatividade Infantil. In: Primeiro Encontro Latinoamericano de Psicologia Analítica, 1998, Punta del Este. Anales del I congreso Latinoamericano de Psicología Junguiana, 1998. p. 254-256.

12.
BERNARDO, P. P. ; MENDONCA, M. C. A. . Uma Experiência com Grupo de Crianças Institucionalçizadas. In: XIV Reunião Anual de Psicologia, 1984, Ribeirão Preto. Programa, 1984. p. 32-32.

Outras produções bibliográficas
1.
BERNARDO, P. P. . Roda da Vida 2007 (Fórum virtual: Arte, Morte e Renascimento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BERNARDO, P. P.; MATUCK, A.; ROQUE, M. L.. Participação em banca de Ramiro José Gonçalez. Fatores que Influenciam a Formação da Notoriedade de Marca: Uma Contribuição ao Estudo da Comunicação Institucional. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNARDO, P. P.; HENRIQUEZ, G. A. C.; ROSITO, M. M.. Participação em banca de Clarice Carolina O. de Camargo.Jekupê Ambá Arandú - O Conhecimento da Mistura - educação indígena e a importância da história de vida no trabalho com a diversidade e pluralidade cultural. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia.

2.
BERNARDO, P. P.; SAMPAIO, R. T.; SAMPAIO, A. C.. Participação em banca de roberta fabiana C. Delizoicov.O Fazer Musical como Dispositivo de Reorganização na Saúde Mental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Musicoterapia) - Faculdade Paulista de Artes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro de Criatividade.Oficina de Criatividade com Crianças de 0 a 2 anos em situação de risco. 2003. (Encontro).

2.
III Encontro de Criatividade.Oficina de Criatividade para Adolescentes. 2003. (Encontro).

3.
III Encontro de Criatividade.Oficina de Criatividade com Idosos. 2003. (Encontro).

4.
Educação Ameríndia e Ancestralidade.A Doce Pedagogia Indígena: A Pedagogia do Colibri. 2003. (Encontro).

5.
IV Fórum de Educação.A Criatividade e o Resgate da Cidadania. 2003. (Outra).

6.
VIII Jornada de Psicologia da Universidade Paulista.O Papel da Arte e da Cultura na Saúde Mental. 2003. (Outra).

7.
V Fórum de Musicoterapia.Ser Arteterapeuta. 2003. (Outra).

8.
V Congresso Nacional de Arte-Educação na Escola para Todos; VI Festival de Artes sem Barreiras. O Uso de Recursos Expressivos na Formação Profissional. 2000. (Congresso).

9.
II Encontro sobre o Imaginário, Cultura e Educação.Oficina Sensível: Arte. 2000. (Encontro).

10.
I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.A Criatividade e o Resgate da Cidadania: Recursos Artísticos no Trabalho Pedagógico, Terapêutico e psicoprofilático. 2000. (Outra).

11.
I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Garimpando o Solo Psíquico. 2000. (Outra).

12.
I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.A Dança dos Elementos na Roda da Vida. 2000. (Outra).

13.
I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.O Uso de Recursos Expressivos como facilitador do Auto-Conhecimento na Formação de Psicólogos. 2000. (Outra).

14.
V Jornada de Psicologia da Universidade paulista - UNP/Alphaville.Recursos Artísticos Inspirados na Mitologia indígena e sua Utilização no Trabalho Terapêutico e Comunitário. 2000. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Gabriela Cunha Bagatta. O reencontro com a infância da criança abandonada através da Arteterapia. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

2.
Wilma Antonia Nubiato. Oficinas de Arteterapia: contexto, enfrentamento, artifícios, interação e integração de idosas institucionalizadas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

3.
Valeria Gianechini de Araújo. Resignificando o cotidiano através de um olhar ameliniano (um mergulho arteterapêutico no universo da personagem Amélie Poulain). 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

4.
Thais Helena de Moraes Gomes. A Arteterapia mobilizando a criança disléxica em busca do resgate de sua auto-estima. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

5.
Solange Aparecida Valim. Arteterapia criando e recriando laços de estima e confiança: o vínculo em Lares de Transição. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

6.
Silvana Borges da Silva. As Musas inspiradoras da Mitologia Grega na Arteterapia: como despertar a criatividade, liberando o criar artístico do rigor estético. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

7.
Monize Ferreira Amorim Barros. Todo quilt conta uma história o patchwork como instrumento facilitador no resgate da história de vida e auto-conhecimento. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

8.
Maria Aparecida de Assis. Literatura infantil: Arteterapia como recurso na educação. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

9.
Marcia Collarile Ferreira. Contos e histórias associados a recursos expressivos em Oficinas de Criatividade. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

10.
Katia Maria Bastos. Corpo-mundo vivências em Arteterapia para o auto-conhecimento e conhecimento do mundo. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

11.
Jacira Bittencourt de Carvalho. O papel e suas linguagens no processo arteterapêutico de fazer, desfazer e (re)criar histórias de vida. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

12.
Djiane Strelciunas. A Arteterapia como ferramenta de resgate da auto-estima profissional e o prazer de ensinar do professor da escola pública. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

13.
Adriana Pereira Monaco. Arteterapia no contexto escolar: um instrumento para o auto-conhecimento. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

14.
Viviane Ticaczuk Passiano. A Arte-terapia como um caminho para a ampliação da Auto-percepção. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

15.
Patrícia da Silva C. Coutinho. A Arteterapia como instrumento investigativo na caracterização de um grupo de adolescentes. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

16.
Oneide Regina Depret. Arte Terapia: as deusas gregas e o fazer arte num processo de auto-conhecimento ou como fazer uma Colcha de Retalhos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

17.
Moacyr Carlos Vasques Prado S. F. de Carvalho. Os benefícios da atividade assistida por animais conjugada à Arteterapia. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

18.
Maris Farina Bataglia Mariano Novo. O Processo de Arteterapia como meio facilitador da auto-estima e da criatividade em pacientes que já fazem psicoterapia. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

19.
Márcia Cruz. A Arteterapia como um caminho para a busca de si dentro da cultura surda. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

20.
Isabela Perretti. Arteterapia e câncer infantil: resgatando a possibilidade de ser criança. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

21.
Elainy Mota Pereira. A Arteterapia e suas possíveis contribuições na melhoria do convívio em grupo e no resgate da auto-estima de adolescentes em situação de rico pessoal e social. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

22.
Denise Psota Luglio. Os efeitos da Arteterapia em crianças com comportamento agressivo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

23.
Ângela Maria Maluf. A Bela Adormecida: despertando para a vida interior e suas necessidades. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

24.
Ana Maria da Silva. Crise de identidade ou um rito de passagem?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

25.
Adriana Martins. Como a arte terapia pode contribuir para ajudar mulheres a lidar saudavelmente com suas perdas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

26.
Tania Cristina de Borba. O Aprendiz da Arte. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

27.
Salete Filomena Abdalla. O desenvolvimento Pessoal e a Melhoria da Qualidade de Vida Através da Arteterapia. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

28.
Rosangela P. de Lima Miraldi. A Arte Atuando na Melhora da Qualidade de Vida do Idoso. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

29.
Regina Célia Garcez Trovatti. Arteterapia e a proposta pedagógica da escola Lourenço Castanho: Educação Infantil II e Ensino Fundamental I. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

30.
Mara Vieira Paixão. A Arteterapia na qualificação profissional de portadores de paralisia cerebral. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

31.
Lilian de Baptisti Oliveira. A Arteterapia no desenvolvimento do processo criativo no ensino de Artes na Educação Escolar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

32.
Lilian A. Gouveia Rodrigues. Oficinas de Arteterapia aplicadas a um grupo de crianças de sete anos de uma instituição escolar. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

33.
Katia Cristina A. Lisboa. O vínculo e a arte, um trabalho junguiano com crianças. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

34.
Jocimara Teixeira. O contar histórias e a Arteterapia como auxílio na aprendizagem. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

35.
Gisela Papa. A Arteterapia favorecendo o processo criativo e a aprendizagem em Educação Infantil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

36.
Gilton Luis Torres. Criatividade e limitação criativa: um estudo com crianças com necessidades educativas especiais. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

37.
Fabiana Fuentes Lopes. A educação brasileira do casulo à borboleta: uma transformação necessária. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

38.
Edileuza Soares de Camargo. A Arteterapia frente aos conflitos no interior da escola. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

39.
Doris Maria Fabiano. Os efeitos da utilização de desenhos intuitivos em Oficinas de Arteterapia. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

40.
Carolina Aly Raffaelli Seno. Um olhar Arteterapêutico para crianças do Projeto CEDO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

41.
Bruna Carolina M. dos Santos. Saúde Mental: Arteterapia e luta anti-manicomial. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Universidade Paulista. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Érica Endrigo; Sandra Regina Moreo. A Importância da Música na Educação Infantil (Crianças de 5 anos). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

2.
Karla de Oliveira Teodoro. A Importância do Brincar para Crianças de 4 a 6 Anos de Idade no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

3.
Márcia Silva Barros; Sônia Regina F. Lopes. Brincar: Uma Contribuição para o Desenvolvimento da Criança de Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.

4.
Cristina Mezzin; Fernanda S. Hernandes. Literatura Infantil: Seus Benefícios no Processo de Ensino-Aprendizagem com Crianças na Faixa Etária de 6 a 7 anos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Patricia Pinna Bernardo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/08/2014 às 21:22:53