Susane Martins Lopes Garrido

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0505498095953309
  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


Doutora em Informática na Educação (com ênfase em Neurocognição) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e Graduada em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Atualmente é professora na Fundação Dom Cabral (MG) e na Universidade Anhembi Morumbi (SP). Integrou os Programas de Pós Graduação stricto senso em Educação e em Psicologia da UTP -Universidade TUIUTI do Paraná de 2015 à 2017/1. E integra a Pós graduação Lato senso da Anhembi Morumbi. Faz parte das Comissões de Educação a Distância do CNE (Conselho Nacional de Educação) e do INEP (Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira - MEC). É Membro da ABED e das Comissões científicas do CIAED (Congresso Internacional de Educação a Distância e da RBAAD (Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Os principais interesses de Pesquisa e de Palestras compreendem os Processos de Gestão e de Políticas Públicas em Educação a Distância Superior, e os Processos neurocognitivos inclusos em atividades digitais e virtuais. Nos últimos 4 anos foi Reitora da Estácio em SP, Diretora Nacional de Regulação e Suporte da Estácio no RJ e Diretora de Operações e Acadêmica da Estácio em Porto Alegre. Atuou na Assessoria/Representação na Diretoria de Relações Institucionais e de Sustentabilidade do Grupo Estácio (Brasil). Em 2017 e 2018 como Diretora de Gestão Acadêmica e de Virtualização da Rede ILUMNO no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Susane Martins Lopes Garrido
Nome em citações bibliográficas
GARRIDO, S. M. L.;GARRIDO, Susane Lopes.

Endereço


Endereço Profissional
Rede Ilumno, Diretroria de Gestão Acadêmica e de Virtualização.
Rua Ibituruna - lado ímpar
Maracanã
20271021 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25037000
URL da Homepage: http://www.uva.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Modelagem de observação cognitiva em ambiente digital acompanhada por impressões eletrofisiológicas, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Patrícia Alejandra Behar.
Coorientador: Ivan Antonio Izquierdo.
Palavras-chave: tecnologia-cognição humana; neurociência.
Grande área: Outros
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurociência.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Análise de uma trajetória critico-interdisciplinar: a utopia e o cotidiano,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Intedisciplinaridade; Dialética.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1986 - 1989
Graduação em Química.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Controle de qualidade de saneantes e produtos finais de limpeza.
Orientador: Ivo Vedana.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Extensão em didatica do Ensino Superior em EAD. (Carga horária: 80h).
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de extensão em metodologia ativa em EAD. (Carga horária: 80h).
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Extensão em Ferramentas TIC's do AVA aplicáveis em EAD. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, FACESA, Brasil.


Atuação Profissional



Rede Ilumno, IULMNO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Gestão acadêmica e Virtualização, Carga horária: 44
Outras informações
Atua na Gestão acadêmica das Universidades Brasileiras da Rede Ilumno. Atualmente, Universidade Veiga de Almeida (RJ), Centro Univdersitário Jorge Aamado (BA) e Unifil (Londrina)

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Graduação e da Pós graduação, Carga horária: 40


Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e pesquisadora do STRICTO SENSU, Carga horária: 40
Outras informações
Admitida para atuação docente no PPG de Educação e no PPG de Psicologia da Universidade TUIUTI do Paraná para o desenvolvimento da área de Inovação, Neurocognição e Tecnologias

Atividades

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPG de Metsrado e Doutorado em Educação, .


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Comissão EAD - Cons.Nacional Educ. CNE

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro Comissão EAD - INEP MEC

Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro Comissão de Educação a distância SEED
Outras informações
Membro das Comissões de Educação a Distância do Ministério da Educação - MEC 1) Comissão de avaliação do Programa de Pró-Licenciaturas - PROLIC: 2005 2) Comissão de avaliação do Programa de Educação Básica - 2005 2) Comissão de avaliação da Universidade Aberta do Brasil - UAB: 2007/2008 3) Comissões de saneamento de universidades para ead - 2009 a 2011


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Prof. convidada Lato sensu, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONVIDADA
Outras informações
ATUAÇÃO OCORRERÁ NO CURSO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - CCORD. JOÃO MATTAR


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor nas Relações Institucionais com MEC, Carga horária: 40
Outras informações
Atuo como Relações institucionais de todas as Estácios para Assuntos com o MEC e na Educação a Distância.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Nacional de Regulação e de Suporte, Carga horária: 44


Estácio UniRadial, ESTÁCIO SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Reitora e Diretora Acadêmica, Carga horária: 40


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora adjunta na área de Ciências Humanas Coordenadora geral da UNISINOS VIRTUAL - Órgão de Educação a Distância da Universidade Pesquisadora na área de Cognição de Tecnologias digitais virtuais

Atividades

12/2005 - Atual
Treinamentos ministrados , Gestão em Educação a Distância, .

Treinamentos ministrados
Capacitação docente em Educação a Distância
10/2005 - Atual
Direção e administração, Gestão em Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
8/1996 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processo de Inovação da Aprendizagem no Contexto Organizacional
1/1996 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Digital (PA à distância)
Educação em Ciências (PA à distância)
Educação e Multimeios (bimodal)
Educação e Multimeios
Metodologia do Ensino de Ciências
Metodologia do Ensino Superior
Prática de Ensino I

Estácio Fargs, ESTÁCIO RS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Operações e Acadêmica, Carga horária: 44


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
O Grupo Geomática aplicada a Educação, diretamente ligado ao LTIG, desenvolve pesquisas referentes a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicadas a educação básica e superior, pesquisadores e acadêmicos recebem visitantes, estudantes da Ed. Básica e desenvolvem oficinas didáticas e técnicas de ensino. DESTAQUE no IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS @008 - 2010(Publicações: SANTOS, J.M; BORGES, R. R.; LAHM, R. A.. Avaliação de um estudo de biomas brasileiros mediante sensoriamento remoto: contribuições à formação de professores de Ciências. Alexandria (UFSC), v. 2, p. 83-105, 2009., SANTOS JÚNIOR, Donarte; LAHM, R. A.. PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA: OS RECURSOS DO SOFTWARE GOOGLE EARTH, DA (RE)ESCRITA E DO DESENHO NA EDUCAÇÃO ESPACIAL. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 2, p. 1-14, 2007., SANTOS JÚNIOR, Donarte; LAHM, R. A.. A TECNOLOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOCIOESPAÇO-TEMPORAIS. PARA ONDE!? (UFRGS), v. 1, p. 8-27, 2008., ROSA, Renata Urruth ;

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 10

Atividades

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento.

3/1991 - 12/1991
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratória de Química Analítica Quantitativa I
3/1991 - 12/1991
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Experimental

Universidade de Sevilla, US, Espanha.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Didática I e Didática II, na Faculdade de Filosofia e Ciencias da Educação.


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

8/1997 - 12/1999
Ensino, Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino
7/1997 - 12/1999
Direção e administração, Faculdade de Ciências, Coordenação do Curso de Ciências.

Cargo ou função
Coordenadora de curso.
8/1997 - 8/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências, Curso de Ciências.

Instituto Porto Alegre, IPA*, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

1/1992 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quimica Orgânica
Química Geral

Insttituto Educacional João Paulo I, JPI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quimica Orgânica

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da graduação e da pós gradução, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Geomática aplicada à Educação

Objetivo: O Grupo Geomática aplicada a Educação, diretamente ligado ao LTIG, desenvolve pesquisas referentes a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicadas a educação básica e superior, pesquisadores e acadêmicos recebem visitantes, estudantes da Ed. Básica e desenvolvem oficinas didáticas e técnicas de ensino. DESTAQUE no IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS @008 - 2010(Publicações: SANTOS, J.M; BORGES, R. R.; LAHM, R. A.. Avaliação de um estudo de biomas brasileiros mediante sensoriamento remoto: contribuições à formação de professores de Ciências. Alexandria (UFSC), v. 2, p. 83-105, 2009., SANTOS JÚNIOR, Donarte; LAHM, R. A.. PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA: OS RECURSOS DO SOFTWARE GOOGLE EARTH, DA (RE)ESCRITA E DO DESENHO NA EDUCAÇÃO ESPACIAL. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 2, p. 1-14, 2007., SANTOS JÚNIOR, Donarte; LAHM, R. A.. A TECNOLOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOCIOESPAÇO-TEMPORAIS. PARA ONDE!? (UFRGS), v. 1, p. 8-27, 2008., ROSA, Renata Urruth ;.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: sensoriamento remoto; geoprocessamento aplicado a educação básica e sup; formação de professores de Ciências.
2.
Práticas Pedagógicas: elementos articuladores

Objetivo: Práticas Pedagógicas: elementos articuladores A linha de pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas escolares e os seus elementos articuladores. Estes elementos são entendidos como currículo, ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, docência e cultura escolar. As práticas pedagógicas e seus elementos são pesquisados sob diferentes perspectivas teóricas, envolvendo temáticas tais como cotidiano escolar, relação escola-comunidade, interdisciplinaridade, indisciplina escolar, conhecimento escolar tecnologia educacional, história das práticas escolares e formação de professores..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias educacionais.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; indisciplina escolar; formação de professores.; tecnologia educacional.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Mapeamento de Processos neurocognitivos para o Uso eficaz de tecnologias na Saúde
Descrição: A Pesquisa pretende mapear os processos cognitivos humanos que promovem o uso de tecnologias analógicas, digitais e virtuais para o desenvolvimento do Cuidado na Saúde, uma vez que essas escolhas, estão comumente associadas, a percursos históricos, afinidades, modismos, condições sócio econômicas e relação custo/benefício de ações e não necessariamente compreendidas como funções neurocognitivas que demonstram que as escolhas são frutos de processos neurocognitivos que envolvem mais ou menos desenvolvimento, e que portanto podem ser modificados. As funções neurocognitivas são variáveis interdependentes do desenvolvimento da aprendizagem e do pensamento humanos, e quando condicionadas à manutenção de memórias anteriormente aprendidas, usualmente geram o pouco uso das tecnologias a disposição dos cuidados à saúde, chegando inclusive a aversões por grande parte dos usuários possíveis deste cenário; em contrapartida, o desenvolvimento de outras funções cognitivas que não apenas a memória, aproveitando a plasticidade que o cérebro humano possui, geram novas redes sinápticas, e neste contexto tecnológico, via instância da aprendizagem, potencializam economia de escala, atuação de cooperação nos indivíduos, co criação e co autoria dentre outras possibilidades. De acordo com Garrido (2017) sob a perspectiva das tecnologias, o virtual atinge um grau de simultaneidade e de volume audaciosos de informações, nos últimos 5 anos, que superam as últimas 4 décadas, desde o surgimento da internet, quando da transformação dos sinais analógicos em digitais, por exemplo; o cenário da mobilidade via dispositivos virtuais, das redes sociais coletivas cada vez mais livres, produzem impactos não lineares, constituintes retroativos de processos de desconstruções tecnológicas, de comunicação, de comportamentos e de linguagens, coexistentes nas e para as estruturas cognitivas que temos vivido; ou seja, o virtual é uma dissidência de anos de uma nova construção dos próprios usuários digitais, e antes analógicos, assim pode facilmente ser apreendido pelos mesmos sujeitos. O digital, por outro lado, mas de forma simultânea no cotidiano, produz a ideia do mundo que se quantifica, que se enumera e, portanto, se categoriza. Entretanto, de forma contrária ao virtual que tende a se expandir, o digital produz uma versão numérica e mais linearizada do mundo, o que nos coloca diante de um paradoxo onde a simultaneidade impera, mas a visão binária limita. Mas existe o digital e o virtual sem antes, um ?analógico?? Neste constante e inevitável panorama mutante das tecnologias de comunicação e de informação, ?criatura e criador? de novos formatos cognitivos para o pensamento, lança-se mão, quase que de forma não reflexiva, do pensamento analógico, em virtude de uma crença em sua obsoletização; algo como se o cérebro humano fosse capaz de uma linearidade cronológica no que se refere ao ?delete? das memórias, o que não o é, não em uma totalidade. Uma vez tendo sido alfabetizados, como gerações e gerações antes do virtual e do digital, sempre teremos na mente consciente (do pensamento), o veio analógico vivo, mas necessariamente ativo. Sob essa ótica de complexidade e não linearidade, os 3 mundos podem e devem ser incorporados e aprendidos pelos sujeitos que os habitam.O campo de investigação envolve as áreas da saúde e da educação e transversaliza a área de tecnologias analógicas/digitais/virtuais, em virtude da necessidade de constante aprimoramento nos processos de formação de profissionais que se utilizam das mais diferentes tecnologias na Saúde. Para tanto, a pesquisa investe em uma metodologia neurocognitiva onde as funções cognitivas de aprendizagem são evidenciadas, sendo estas a memória, a percepção, a imaginação, a abstração e a ilusão. Realizam-se testes de cunho psicológico e pedagógico, a fim de tecerem a conexão metodológica que subsidiam a pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Susane Martins Lopes Garrido - Coordenador / Henrique Oliveira da Silva - Integrante / Caterine Vila Fagundes - Integrante / Cristiano Bertolossi Marta - Integrante / Querte Teresinha Conzi Mehlecke - Integrante / Luciana Montes Pizyblski - Integrante / Marcia Regina Rezende Zanocini - Integrante / Cristina Dallastra - Integrante / Paulo Faccioni - Integrante.
2015 - Atual
Processos neurocognitivos da aprendizagem e as interferências digitais virtuais
Descrição: A presente Pesquisa pretende investigar as interrelações neurocognitivas existentes nos processos de aprendizagem de indivíduos usuários de dispositivos digitais virtuais cotidianamente. Objetivos específicos 1) Mapear os principais dispositivos digitais virtuais (sociais ou profissionais, como plataformas de redes sociais ou plataformas de sistemas profissionais de diferentes áreas do conhecimento) utilizadas por acadêmicos e por profissionais em suas áreas de atuação cotidiana. 2) Levantar as categorias de análise neurocognitiva para aprendizagem em cenários digitais virtuais considerando correlações espaciais e temporais (a partir das interfaces digitais e design) e neurocognitivas (funções cognitivas) via literatura sinalizada para a Pesquisa 3) Gerar situações problema contendo os atributos de aprendizagem neurocognitivos a partir do uso dos dispositivos digitais virtuais do cotidiano da amostra, buscando nos sujeitos pesquisados, (durante a resolução das situações problema), os atos descritivos e reflexivos de seus processos de aprendizagem 4) Gerar as mesmas situações problema contendo os atributos de aprendizagem neurocognitivos, sem o uso dos dispositivos digitais virtuais do cotidiano da amostra, buscando nos sujeitos pesquisados, (durante a resolução das situações problema), os atos descritivos e reflexivos de seus processos de aprendizagem 5) Comparar os atos descritivos dos sujeitos 6) Mapear as diferença e similaridade neurocognitivas oriundas de ambos os atos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Susane Martins Lopes Garrido - Coordenador / Henrique Oliveira da Silva - Integrante / Margareth Hasse - Integrante / Querte Teresinha Conzi Mehlecke - Integrante / Maurício Lorenzini - Integrante.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1
2011 - 2014
NESPE
Descrição: Grupo de pesquisa NESPE (Núcleo de Estudos Sistêmicos e Pesquisas em Educação) da Estácio de São Paulo- Estuda a fenomenologia do Ensino Superior pelas ênfases sócio, político econômica e tecnológica. Teve pubicação internacional cno Evento ?Por um Ensino Superior de Qualidade nos Países e Regiões de Língua Portuguesa?http://www.aforges.net/- ISBN: 978‐989‐97890‐1‐2 -Publicação Co-organizado pela Universidade de Lisboa - Universidade de Coimbra, pelo Instituto Politécnico de Macau e pela Fundação Macau - com o trabalho: Gestão Compartilhada do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo: instrumento de gestão democrática. Autores FONSECA, Adriano Luis- GARCIA, Rita Elvira - GARRIDO, Susane M. Lopes- KASSAB, Yara, SOARES, Douglas -. SUGAHARA, Claudemir Ramos da Silva. Com Publicação. em http://www3.ipm.edu.mo/conf/15portconference/booklet_p.pdf pg 11.06,07,08 de Nov/2012 - Macau (Instituto Politécnico de Macau)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Susane Martins Lopes Garrido - Coordenador / Adriano Fonseca - Integrante / Yara Kassab - Integrante / Douglas Soares - Integrante / Rita Elvira Garcia - Integrante.
2007 - Atual
Geomática Aplicada à educação
Descrição: O Grupo Geomática aplicada a Educação, diretamente ligado ao LTIG, desenvolve pesquisas referentes a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicadas a educação básica e superior, pesquisadores e acadêmicos recebem visitantes, estudantes da Ed. Básica e desenvolvem oficinas didáticas e técnicas de ensino. DESTAQUE no IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS @008 - 2010(Publicações: SANTOS, J.M; BORGES, R. R.; LAHM, R. A.. Avaliação de um estudo de biomas brasileiros mediante sensoriamento remoto: contribuições à formação de professores de Ciências. Alexandria (UFSC), v. 2, p. 83-105, 2009., SANTOS JÚNIOR, Donarte; LAHM, R. A.. PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA: OS RECURSOS DO SOFTWARE GOOGLE EARTH, DA (RE)ESCRITA E DO DESENHO NA EDUCAÇÃO ESPACIAL. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 2, p. 1-14, 2007., SANTOS JÚNIOR, Donarte; LAHM, R. A.. A TECNOLOGIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOCIOESPAÇO-TEMPORAIS. PARA ONDE!? (UFRGS), v. 1, p. 8-27, 2008., ROSA, Renata Urruth ; SANTOS JÚNI.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Susane Martins Lopes Garrido - Integrante / Regis Alexandre Lahm - Coordenador / Ana Regina de Moraes Soster - Integrante / Alfredo Pereira de Queiroz Filho - Integrante / Joao Bernardes da Rocha Filho - Integrante / Lorí Viali - Integrante / Renata Urruth Rosa - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
serviços de transposição e desenvolvimento de conteúdos a serem disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA da Rede SESI Virtual,
Descrição: O Projeto se desenvolve a partir de 4 etapas/lotes conforme Edital público vencido pela universidade - UNISINOS 1) Item 1 - Adaptação do conteúdo da metodologia SESIeduca, atualmente em meio impresso (conjunto de 15.800 página), para ambiente WEB (28.600 páginas em HTML), adequando-o pedagogicamente à modalidade de educação à distância e elaboração de módulo introdutório de nivelamento digital para os alunos, facilitando a navegação na metodologia SESIeduca em ambiente WEB. 2) Item 2 ? Adaptação do manual do educador SESIeduca para um Guia de Orientação para especialistas e tutores em EaD ? Ensino à Distância, seguindo a metodologia SESIeduca no ambiente WEB. 3) Item 3 - Concepção, desenvolvimento e organização em repositório de 30.000 (trinta mil) objetos de aprendizagem que comporão a ferramenta ?Enriqueça seu Conhecimento? ? relacionados aos conteúdos de todas as disciplinas de ensino fundamental e médio da metodologia SESIeduca conforme especificações. 4) Item 4 - Elaboração de 20.000 (vinte mil) questões para auto-avaliação de conhecimento a serem disponibilizadas na funcionalidade ?Teste seu Conhecimento?, contextualizadas à realidade da educação de jovens e adultos ? referente às disciplinas curriculares das quatro últimas séries do ensino fundamental e ensino médio de jovens e adultos. O SESI vai lança no dia 30 de março a metodologia SESI Educa na web: a metodologia de ensino fundamental e médio de jovens e adultos com estrutura modular, que permite a realização dos cursos no próprio local de trabalho e o ingresso do aluno em qualquer época do ano. Esse lançamento é a concretude do trabalho do Projeto acima mencionado. A noticia está disponível no link http://sesieduca.sesi.org.br/portal/main.jsp?lumPageId=FF808081275F670B01276D8EC7776511&lumItemId=FF8080812792D1F50127975A1EA107E2.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2008 - 2011
de Projeto do EuropeAID II - EuropeAID ? 126/821 / C/ ACT / RAL-1 Parceria latino-europeu ? Projeto El Gate http://www.elgate.eu/
Descrição: Consórcio com a Università degli Studi Guglielmo Marconi ? Telematica (Roma/Itália) e Universidade Aberta de Portugal (Lisboa/Portugal) para concorrência pública no Edital da União Européia para o Programa de Cooperação internacional ALFA III- http://ec.europa.eu/europeaid/where/latinamerica/regionalcooperation/alfa/index_p t.htm : 2008 ? 2011 Escopo: Administração de Equipes de Relações internacionais e Educação a Distância de 6 Universidades:  Università degli Studi ?Guglielmo Marconi? ? Telematica ? Italia  Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? Brasil  Universidade Aberta ? Portugal  Universidad del Salvador ? Argentina  Fundacion Uvirtual ? Bolivia  UNED ? Costa Rica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Susane Martins Lopes Garrido - Coordenador / RODRIGUES, Paraskevi - Integrante / FEDELE, Francesco - Integrante.Financiador(es): COMISIÓN EUROPEA - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2010
Projeto de Transposição Digital da Metodologia SESI EDUCA para EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA da Rede CNI/SESI.
Descrição: Licitação Pública. CONCORRÊNCIA Nº 27/2008 ? SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA/DN. PROCESSO SAP Nº 009881/2008 ? CIA Nº 013862/2008. Execução: 2009/2010. Budget para administração: R$ 8.000.000,00. 1) Item 1 ? Adaptação do conteúdo da metodologia SESIeduca, em meio impresso (conjunto de 15.800 página), para ambiente WEB (28.600 páginas em HTML), 2) Item 2 - Adaptação do manual do educador SESIeduca para um Guia de Orientação para especialistas e tutores em EaD. 3) Item 3 ? Concepção, desenvolvimento e organização em repositório de 30.000 (trinta mil) objetos de aprendizagem com aos conteúdos de todas as disciplinas de ensino fundamental e médio da metodologia SESIeduca . 4) Item 4 ? Elaboração de 20.000 (vinte mil) questões para auto-avaliação de conhecimento. Equipe - 400 pessoas +Professores + Gerentes de Projetos + Gerente de Logística +Técnicos em Tecnologias + Estagiários (Universitários, mestrandos e doutorandos)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Especialização: (50) / Mestrado acadêmico: (30) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Susane Martins Lopes Garrido - Coordenador / FRIEDRICH, Maria Adélia - Integrante / RIGO, Sandro - Integrante.Financiador(es): LICITAÇÃO PÚBLICA DA CONFEDEREAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - Outra.
2008 - 2008
Projeto Banco de Questões (modalidade educação a distância) do SESI EDUCA: ?Teste seu conhecimento?
Descrição: Projeto Banco de Questões (modalidade educação a distância) do SESI EDUCA: ?Teste seu conhecimento?.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Susane Martins Lopes Garrido - Coordenador / FRIEDRICH, Maria Adélia - Integrante / RIGO, Sandro - Integrante.Financiador(es): ONFEDEREAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE)
2013 - Atual
Periódico: Educacao Unisinos (Online)
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
2010 - Atual
Periódico: 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino em Engenharia
2014 - Atual
Periódico: Educacao Unisinos (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO SUPERIOR.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARRIDO, Susane Lopes.2015GARRIDO, Susane Lopes.. O Brasil diante de um cenário de investimentos, de tecnologias de vanguarda e de educação aberta e flexível: estamos dentro ou fora?. Revista FGV Online, v. 2, p. 48-65, 2015.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.2015GARRIDO, Susane Lopes.. Brazil is faced with a global scenario of investment, state-of-the-art technologies and open and flexible education. Are we in or out?. Revista FGV Online, v. 2, p. 47-63, 2015.

3.
GARRIDO, Susane Lopes.2015GARRIDO, Susane Lopes.. A Educação a distância superior no BRASIL e a indução da qualidade a partir de uma breve história do SINAES. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 11, p. 5-25, 2015.

4.
GARRIDO, Susane Lopes.2015GARRIDO, Susane Lopes.. A Formação do Farmacêutico Tendo o SUS como Princípio e a Avaliação in Loco como Indutora de Qualidade. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 10, p. 1-17, 2015.

5.
SCHLEMMER,, E.2007SCHLEMMER,, E. ; ZANELLA, Amarolinda Sacol ; GARRIDO, S. M. L. . Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação à distância como apoio à gestão de EAD. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 1, 2007.

6.
GARRIDO, S. M. L.2005GARRIDO, S. M. L.. COMPUTING IN EDUCATION AND NEUROSCIENCE: ANALYSIS OF A MODEL. Society for Applied Learning Technology®, 2005.

7.
GARRIDO, S. M. L.2005GARRIDO, S. M. L.. Modelagem de um jogo/teste (jcp) para detecção de percepção e representação humanas através de um ambiente digital utilizando análise eletroencéfalográfica. http://www.ricesu.com.br/ciqead2005/trabalhos/26.pdf, RICESU, 2005.

8.
GARRIDO, S. M. L.2005GARRIDO, S. M. L.. A Perspectiva Sistêmica na Cognição humana a partir da influência das tecnologias do Ciberspace. Colabor@ (Curitiba), Brasil, v. 3, n.9, p. 1-8, 2005.

9.
GARRIDO, S. M. L.2005GARRIDO, S. M. L.; MUSSE, S. R. ; SCHLEMMER,, E. ; M.,, B. ; F.,, B. . Mariá and ET: Evaluating Conversational Agents. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (EDMEDIA) 2005:1 ED-MEDIA 2005--World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2005.

10.
GARRIDO, S. M. L.2005GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. ; BACKES, L. . Virtual Community: Re-Interpreting the Learning Relations. Ed/IT LIb - Education & Information Technology Library, 2005.

11.
GARRIDO, S. M. L.2003GARRIDO, S. M. L.; CELARO, M. . DISPOSITIVOS ABERTOS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COGNIÇÃO E FLEXIBILIDADE.. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, v. 1, n.2, 2003.

12.
GARRIDO, S. M. L.2002GARRIDO, S. M. L.. A construção de esquemas ou diagramas na perspectiva de mapas conceituais como ferramental para aprendizagem. Os Rumos da Educação Superior, Unisinos, v. 01, n.-, p. 127-144, 2002.

13.
GARRIDO, S. M. L.1993GARRIDO, S. M. L.. Proposta Interdisciplinar para o Ensino de Química de II° grau. Educação (Porto Alegre), PUCRS, v. 1, n.n 25, p. 247-249, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARRIDO, S. M. L.. Planejamento (EAD). 1. ed. Curitiba: IESDE BRASIL SA, 2009. v. 01. 188p .

2.
GARRIDO, S. M. L.; CUNHA, M. I. ; MARTINI, J. G. . Os Rumos da Educação Superior. 01. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2002. v. 01. 303p .

Capítulos de livros publicados
1.
GARRIDO, Susane Lopes.; GRRIDO, S. M. L. . Educação a distância no Brasil: Um presente e um futuro, tomara híbridos. In: Querte Teresinha C. Mechlecke. (Org.). Educacão a Distância no Ensino Superior. 1ed.Lorena: Opção, 2016, v. 1, p. 20-32.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.. O digital, o virtual e o analógico: Diálogo cognitivo para aprendizagem como elemento articulador da prática. In: Maria Cristina Borges da Silva. (Org.). Práticas Pedagógicas e Elementos Articuladores. 1ed.Curitiba: Editora, 2016, v. 1, p. 22-36.

3.
GARRIDO, Susane Lopes.. Higher education management: the challenge from academy to operation. In: Landeta Etxeberria, Ana. (Org.). Global e-learning / Agencia Ejecutiva de Educación, Audiovisual y Cultura de la Comisión Europea [Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA). 2ed.Madrid: UDIMA, 2015, v. 2, p. 300-320.

4.
GARRIDO, S. M. L.. Desafio da Gestão no Ensino Superior: a Academia e a Operação. In: Francisco Nilton Gomes de Oliveira. (Org.). Educação Superior: Refletindo Caminhos e Compartilhando Relatos de Experiências. 1ed.Santa Maria: CRV, 2014, v. 1, p. 01-96.

5.
GARRIDO, S. M. L.; RODRIGUES, Paraskevi . Organizações internacionais e a EAD. In: LITTO, F. M. (Org.); FORMIGA, M. (Org.). Educação a Distância - O Estado da Arte - volume 2.. 1ed.SP: Pearson, 2012, v. 1, p. 396-403.

6.
GARRIDO, S. M. L.. Neurociências aplicadas à EAD. In: LITTO, F. M. (Org.); FORMIGA, M. (Org.). Educação a Distância - O Estado da Arte - volume 2.. 1ed.SP: Pearson, 2012, v. 2, p. 61-71.

7.
SCHLEMMER,, E. ; GARRIDO, S. M. L. . Unisinos Virtual: Gestão e Inovações na Educação Online. In: COMITÊ GESTOR CVA RICESU - EDUPUCRS. (Org.). E-BOOK Ricesu: 10 anos de história da EAD nas IES católicas. Porto Alegre - RS: EDUPUCRS, 2010, v. , p. -.

8.
GARRIDO, S. M. L.. Neurociência, Linguagem e Aprendizagem. In: Antonio Roberto Coelho Serra; João Augusto Ramos e Silva. (Org.). Por uma Educação sem Distância: Recortes da Realidade Brasileira. 01ed.São Luis do Maranhão: Editora UEMA, 2008, v. 01, p. 325-338.

9.
CALEFFI, Paula ; GARRIDO, S. M. L. . Modelo de Administração em EaD em Instituição de Ensino Superior: O Caso Unisinos. In: Carmen MAIA; João MATTAR. (Org.). O ABC da EAD: a Educação a Distância Hoje. 01ed.São Paulo: PEARSON EDUCATION DO BRASIL LTDA, 2007, v. 01, p. -.

10.
CALEFFI, Paula ; GARRIDO, S. M. L. . Capítulo 3 - Modelos de EaD - Depoimento: Modelos de Gestão para Iniciativas Institucionais em Educação a Distância. In: MAIA, CARMEM | MATTAR, JOAO. (Org.). ABC DA EAD - A EDUCACAO A DISTANCIA DE HOJE. 01ed.São Paulo: PEARSON EDUCATION DO BRASIL LTDA, 2007, v. 01, p. 1-160.

11.
GARRIDO, S. M. L.; Silva, J. T. . Educação a Distância: Antigos dilemas, novas alternativas. In: SEED - MEC. (Org.). Os Desafios da Educação a Distância na Formação de Professores no Brasil. 1ed.Brasíilia: Secretaria da Educação a Distância - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC, 2006, v. 1, p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GARRIDO, Susane Lopes.. Para ter felicidade em 2017. TOP VIEW - GRUPO RIC, CURITIBA, p. 1 - 2, 13 dez. 2016.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.. Viver é um exercício de aprendizagem. Revista Holística, Curitiba, p. 11 - 11, 14 out. 2016.

3.
GARRIDO, S. M. L.. O BRASIL diante de um Cenário mundial de Investimentos, de Tecnologias de vanguarda e de Educação Aberta e flexível: ? Estamos dentro ou fora?. Revista FGV Online, SP, p. 1 - 100, 23 fev. 2015.

4.
FEDELE, Francesco ; GARRIDO, S. M. L. ; NIETO, Haydée ; TEIXEIRA, Antonio . PROYECTO EL GATE. PROYECTO EL GATE, ARGENTINA - USAL, p. 01 - 173, 01 dez. 2011.

5.
GARRIDO, S. M. L.. Citação dentro doa reportagem de capa: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Revista Aprendizagem (Pinhais, PR), Paraná, p. 34 - 39, 08 set. 2010.

6.
SCHLEMMER,, E. ; GARRIDO, S. M. L. . UNISINOS VIRTUAL: a construção de um futuro muito presente na Educação Online... Colabor@ (Curitiba), Curitiba, p. 223 - 254, 20 jul. 2009.

7.
GARRIDO, Susane Lopes.; SCHLEMMER,, E. ; ZANELLA, Amarolinda Sacol . Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD. REGE Revista de Gestão, p. 77 - 91, 07 mar. 2007.

8.
GARRIDO, S. M. L.; CELARO, M. . Dispositivos Abertos e Inovação na Educação Superior: Cognição e Flexibilidade. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, UFRGS - PoA, 18 set. 2003.

9.
GARRIDO, S. M. L.. Proposta Interdisciplinar para o Ensino de Química de II° grau. Revista Educação /PA/Ano XVI/ n.25/ p.213-216 (RS-Brasil), Porto Alegre, , v. 25, p. 213 - 216.

10.
GARRIDO, S. M. L.. As Funções Cognitivas Humanas e o Ciberespaço: como possibilitar a inclusão social ?. Jornal da ADUNISINOS, UNISINOS - RS, , v. 24, p. 16 - 17.

11.
CALEFFI, Paula ; GARRIDO, S. M. L. . Modelos de gestão para iniciativas instituicionais em Educação à Distânica: o caso da Unisinos. Revista da AUSJAL - Associação de universidades Confiadas a la Conpañia de Jesus em America Latina, Mexico, p. 41 - 45.

12.
CALEFFI, Paula ; GARRIDO, S. M. L. ; SCHLEMMER,, E. . modalidade de Educação à Distância (sem distância) na Unisinos: um novo conceito para a inovação?. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Espanha, p. 367 - 395.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARRIDO, S. M. L.; FERRAZ, L. ; ASSUMPCAO, C. M. . O CÉREBRO DIGITAL, VIRTUAL E ANALÓGICO. In: 22 Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED - CIAED 2016, 2016, Águas de Lindóia. O contínuo desafio de aumentar a qualidade em EaD - Programação final do CIAED. São Paulo: ABED, 2016. v. 1. p. 1-104.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.. Higher education management. In: Global E-Learning, 2015, Madrid. Global E-Learning UDIMA. Madrid: Centro de Estudios financieros, 2015. p. 177-190.

3.
GARRIDO, Susane Lopes.; ASSUMPCAO, C. M. . FUNÇÕES NEUROCOGNITIVAS HUMANAS E SEUS IMPACTOS BY VIRTUAL E DIGITAL INTERFACES. In: 21 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EAD DA ABED - CIAED / DOI 10.17143/abed1995, 2015, BENTO GONÇALVES. PROGRAMA OFICIAL FINAL E ANAIS DO CIAED. SÃO PAULO: PEARSON, 2015. v. UNICO. p. 73-73.

4.
GARRIDO, Susane Lopes.. MARCO REGULATÓRIO DA EAD E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO. In: 21 CONGRESSO INTERANCIONAL DE EAD DA ABED - CIAED / DOI 10.17143/abed1995., 2015, BENTO GONÇALVES - RS. PROGRAMA OFICIAL FINAL E ANAIS. SÃO PAULO: PEARSON, 2015. v. ÚNICO. p. 77.

5.
GARRIDO, Susane Lopes.. NEUROCIÊNCIAS E EAD. In: 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABED - CIAED, 2015, CURITIBA. PROGRAMA OFICIAL FINAL E ANAIS. SP: PEARSON, 2015. p. 30-30.

6.
GARRIDO, Susane Lopes.. Neurociências e Educação. In: 10 SEMINÁRIO NACIONAL DE EAD DA ABED - SENAED, 2015, SP. PROGRAMA E APRESENTAÇÕES DO EVENTO. SP: PEARSON, 2015. v. ÚNICO. p. 17-17.

7.
GARRIDO, Susane Lopes.. Neurociências e Cognição: Qual é a lógica?. In: 19 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EAD DA ABED - CIAED, 2013, SALVADOR - BA. PROGRAMA OFICIAL E FINAL. SP: PEARSON, 2013. v. ÚNICO. p. 17-17.

8.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. . UNISINOS VIRTUAL: the construction of a more present future in Online Education.. In: E-Learn 2010 - World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education, 2010, Orlando - Florida. Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education. Orlando: AACE, 2010. p. 795-807.

9.
RIGO, Sandro ; GARRIDO, S. M. L. ; SCHLEMMER,, E. ; Nara NÕRBERG ; FRIEDRICH, Maria Adélia . Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos. In: WIE - XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 2010, Belo Horizonte - MG. WIE - XVI Workshop Sobre Informática na Escola. Belo Horizonte: CSBC, 2010.

10.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. . Reflexión sobre el proyecto político-pedagógico en Educación on line. In: On line Educa Madrid, 2007, Madrid. Libro de actas On line Educa Madrid. Alemanha: ICWE - Ed On line educa, 2007.

11.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. . Reflexions about the Politic-Pedagogical Project for On Line Education. In: 22nd ICDE World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. 22nd ICDE World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education. Rio de Janeiro: ICDE, 2006.

12.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. ; Sílvia da Costa Dutra . Educação Digital: programa de aprendizagem na modalidade b-learning. Organizado em forma de comunidade virtual na AVA- UNISINOS, utilizando a metodologia de projeto no ensino superior. In: 1ª. Conferência dos Executivos de Tecnologia da Informação em Universidades Latino-Americanas, 2006, 2006, Brasília. Anais da 1ª. Conferência dos Executivos de Tecnologia da Informação em Universidades Latino-Americanas. Brasília: ABED, 2006.

13.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. . REFLEXÕES SOBRE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ON LINE) .. In: 4 Seminário Nacional de Educação a Distância: ABED, 2006, Brasília. Anais do 4 Seminário Nacional de Educação a Distância: ABED. Brasília: ABED, 2006.

14.
SCHLEMMER,, E. ; GARRIDO, S. M. L. ; ZANELLA, Amarolinda Sacol . Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na perspectiva da complexidade. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - XVII SBIE, 2006, Brasília. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - XVII SBIE. Rio de Janeiro: SBIE, 2006.

15.
SCHLEMMER,, E. ; MUSSE, S. R. ; GARRIDO, S. M. L. . EVALUATION OF CONVERSATIONAL AGENTS: MARIÁ AND ET. In: VIII Congresso Íbero-Americano Informática Educativa: Tecnologia y educación de la mano por un futuro mejor, 2006, San Jose. Anais do VIII Congresso Íbero-Americano Informática Educativa: Tecnologia y educación de la mano por un futuro mejor. San Jose: RIBIE, 2006.

16.
CALEFFI, Paula ; GARRIDO, S. M. L. . Model of Management for Institutional Initiatives in Online Education. In: 22 ICD World Conference on Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 22 ICD World Conference on Distance Education. Rio de Janeiro: ICDE-ABED, 2006. v. 1. p. 1-10.

17.
CALEFFI, Paula ; GARRIDO, S. M. L. . Model of Management for Institutional Initiatives in Online Education. In: 22nd ICDE World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 22 ICD World Conference on Distance Education, 2006, Rio de Janeiro/RJ. 22nd ICDE. ICDE & ABED. Rio de Janeiro: ICDE ABED, 2006. v. 1. p. 1-10.

18.
SCHLEMMER,, E. ; BACKES, L. ; GARRIDO, S. M. L. . Virtual Community: Re-Interpreting the Learning Relations. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, 2005, Montreal. Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2005. Chesapeake, VA: P. Kommers & G. Richards, 2005. v. 1. p. 670-676.

19.
CELARO, M. ; GARRIDO, S. M. L. . DISTANCE LEARNING IN HIGHER EDUCATION: IMPLEMENTATION OF FLEXIBLE DEVICES. In: 21st ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education., 2004, Hong Kong. 21st ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education. Proccedings Book. Hong Kong: University Hong Kong Press, 2004.

20.
GARRIDO, S. M. L.. The Systemic Perspective in the Human Cognition from the Cyberspace Technologies Influence. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia e Telecommunication, 2003, Hawaii. Ed MEDIA 2003. Norfolk - VA: AACE - Association for the Advancement of Computing in Education, 2003. v. único.

21.
GARRIDO, S. M. L.; CELARO, M. . Open Devices and Innovation in Education at the University: Cognition and Flexibility. In: ED-MEDIA--World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, 2003, Hawaii. ED MEDIA 2003. Norfolk / VA: Association for the Advancement of Computing in Education, 2003. v. ÚNICO.

22.
GARRIDO, S. M. L.; CELARO, M. . Cognição e flexibilização de dispositivos em um curso de educação a distância. In: X Congresso Internacional de Educação a Distância, 2003, Porto Alegre -RS. X CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. São Paulo - SP: ABED, 2003. v. único.

23.
GARRIDO, S. M. L.; MACHADO, A. J. S. ; VAGUETTI, L. ; KELLER, R. ; AMORETTI, S. ; TAROUCO, L. . Webstorming: Brainstorming in the web. In: SITE: Society for Information Technology & Teacher Education, 2003, Albuquerque - New Mexico. SITE: Society for Information Technology & Teacher Education 2003 Conference/Proceeding Book. Norfolk - VA: AACE- Association for the Advancement of Computing in Education, 2003. v. único.

24.
GARRIDO, S. M. L.; MACHADO, A. J. S. ; VAGUETTI, L. ; KELLER, R. ; AMORETTI, S. ; TAROUCO, L. . Webstorming: Brainstorming in the web. In: SITE: Society for Information Technology & Teacher Education, 2003, Albuquerque - New Mexico. SITE: Society for Information Technology & Teacher Education 2003 Conference. Norfolk - VA: AACE- Association for the Advancement of Computing in Education, 2003. v. único.

25.
GARRIDO, S. M. L.. The Human Cognitive functions and the Cyberspace: a brazilian point of view. In: Society for Information Technology & Teacher Education (SITE 2002), 2002, Nashville - Tennessee. Anais SITE 2002. Norfolk - VA: AACE ORG, 2002. v. único.

26.
GARRIDO, S. M. L.; KVALVIK, K. . Human Cognition and the advent of global knowledge base. In: IE 2002- 6 Congresso iberoamericano - Informatica educativa, 2002, Vigo. IE 2002. Vigo/Espanha: Universidad de Vigo, 2002. v. único.

27.
GARRIDO, S. M. L.. The Systemic perspective in the Human Cognition from the Cyberspace Technology influence. In: SITE 2003- Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2002, Albuquerque. SITE 2003. Norfolk/USA: AACE - Associatin for the Advancement of Computing in Education, 2002. v. -. p. ---.

28.
GARRIDO, S. M. L.. The human cognitive functions and the ciberspace: a brazilian poinf of view. In: SITE 2002, 2002, Nashville. Anais Society for information Technology and Teacher Education - 13th International conference. Nashville: AACE - Proceedings Guidelines, 2002.

29.
GARRIDO, S. M. L.; GARRIDO, I. L. . A revolução do E -Business na Negociação. In: Quest for Global Competitiveness Forum 2001, 2001, San Juan. Anais do Quest for Global Competitiveness Forum 2001. San Juan: UPR, 2001.

30.
GARRIDO, S. M. L.. A cognição humana frente ao ciberespaço: como possibilitar a inclusão social ?. In: IV Congreso Internacional Sobre Innovaciones en Docencia e Investigacion universitaria, 2001, Puebla. Anais IV Congreso Internacional Sobre Innovaciones. Puebla: Univ. E. Mexico, 2001.

31.
GARRIDO, S. M. L.. Os Mapas conceituais como ferramentas de ensino. In: II° Simpósio de Educação Superior, 2001, Sao Leopoldo. Anais II° Simpósio de Educação Superior. Sao Leopoldo: UNISINOS, 2001.

32.
GARRIDO, S. M. L.. As funções cognitivas humanas e a Tecnologia. In: Fórum Mundial de Educação, 2001, Porto Alegre. Anais Fórum Mundial de Educação. Porto Alegre: Prefeitura de Porto Alegre, 2001.

33.
GARRIDO, S. M. L.; MOYANO, C. M. . Dimensiones de la calidad percibida de la enseñanza por alumnos de graduación de dos paises (Uruguai e Brasil): Un estúdio comparativo. In: Quest for Global Competitiveness Forum 2000- UPR, 2000, San Juan. Anais do Quest for Global Competitiveness. San Juan: UPR, 2000.

34.
GARRIDO, S. M. L.. MES (Metodologia do Ensino Superior): Uma abordagem dialética de planejamento. In: I° Simpósio de Educação Superior, 1999, Canoas. Anais do I° Simpósio de Educação Superior. Canoas: ULBRA RS, 1999.

35.
GARRIDO, S. M. L.. Nome: Análise da eficácia de um planejamento dialético em organizações comercial , industrial e de ensino. In: IV Simpósio de Analisis Organizacional / II del Cono IV Simpósio de Analisis Organizacional / II del Cono Sur, 1999, Buenos Aires. Anais IV Simpósio de Analisis Organizacional / II del Cono Sur. Buenos Aires: UBA, 1999.

36.
GARRIDO, S. M. L.. A Dialética no Planejamento. In: XXXIII Asamblea Anual do CLADEA, 1998, Santo Domingo. Anais do XXXIII Asamblea Anual do CLADEA (Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administracion). Sto Domingo - Rep. Dominicana: CLADEA, 1998.

37.
GARRIDO, S. M. L.; SARTORI, J. ; FORSTER, M. M. . A In(ter)disciplinaridade indisciplinando a disciplina interdisciplinaridade. In: I° Seminário Internacional Interdisiplinar da UFSM, 1993, Santa Maria. Anais do I° Seminário Internacional Interdisiplinar da UFSM/RS. Santa Maria: UFSM/RS, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARRIDO, Susane Lopes.. Higher Education in Brazil: Academy and Operation, a Challenge or a Paradox?. In: EDEN 2015 ANNUAL Conference, 2015, BARCELONA. BOOK OF ABSTRACTS Including the Collection of ?Synergy? Synopses. Budapest, Egry J. u. 1, Hungar: European Distance and E-Learning Network, 2015. p. 80-82.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.. Avaliação, supervisão e regulamentação da EAD. In: 19 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EAD DA ABED - CIAED, 2013, SALVADOR - BAHIA. PROGRAMA OFICIAL FINAL. SP: PEARSON, 2013. v. ÚNICO. p. 11-11.

Apresentações de Trabalho
1.
GARRIDO, S. M. L.. Preparação neurocognitiva para a utilização e criação de tecnologias digitaisn em redes de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GARRIDO, Susane Lopes.. De bem com a vida: E o que as neurociências tem a ver com isso?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GARRIDO, S. M. L.. Propostas de tecnologia na educação, recursos abertos e uso da tecnologia como um aliado do professor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GARRIDO, S. M. L.; FERRAZ, L. ; ASSUMPCAO, C. M. . NEUROCIÊNCIAS E AS INTERFERÊNCIAS DIGITAIS VIRTUAIS NA APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GARRIDO, Susane Lopes.; DIAS, P. M. B. S. . O analógico, o digital e o virtual: Diálogo neurocientífico da aprendizagem rumo à humanização do indivíduos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GARRIDO, S. M. L.. As Neurociências e as Aprendizagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GARRIDO, Susane Lopes.; FERRAZ, L. . Funções neurocogntivas humanas e seus impactos by digital virtual interfaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GARRIDO, Susane Lopes.; XANTOPOYLOS, S. . MARCO REGULATÓRIO DA EAD E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GARRIDO, Susane Lopes.; FUNGHETTO, S. S. . Marco Regulatório de EaD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GARRIDO, Susane Lopes.. Regulação e Avaliação da EaD no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GARRIDO, S. M. L.. Best Practices on Strategies for Expanding/Changing/Converting Business Models? - Case Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GARRIDO, S. M. L.. Neurociências e Tecnologias: A hora e a vez da Física quântica e das Artes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GARRIDO, S. M. L.. Legislação para EaD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
GARRIDO, S. M. L.. Neurociências e Educação ? Uma abordagem sobre a quarta dimensão e a absorção no cérebro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
GARRIDO, S. M. L.. Novo Instrumento de Avaliação Institucional.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GARRIDO, S. M. L.. Neurociências e Cognição: Qual é a lógica?? ? Uma abordagem com a Física de Newton e a Física de Einstein. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GARRIDO, S. M. L.. Experiências Inovadoras na Graduação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GARRIDO, S. M. L.. Gestão estratégica em processos e programas de EaD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GARRIDO, S. M. L.. Educação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GARRIDO, S. M. L.; ROSA, José Paulo da . Educação Aberta e a Distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GARRIDO, S. M. L.. SESIÓN PLENARIA? UNIVERSIDAD:Espacio Europeo y Espacio Iberoamericano del Conocimiento: Diferencias y Confluencias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
GARRIDO, S. M. L.. Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na perspectiva da complexidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GARRIDO, S. M. L.. Modelagem para detecção de percepção e representação em ambiente digital. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GARRIDO, Susane Lopes.. Consultoria Regulatória e de Avaliação institucional superior para a Faculdade QI de Gaavataí. 2016.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.. Assessoria à Expertise para Assuntos de EaD e de Cooperação internacional no ensino superior. 2016.

3.
GARRIDO, Susane Lopes.. Desenvolvimento de Design de Inovação metodológica de uma cultura cognitiva digital/virtual. 2015.

4.
GARRIDO, Susane Lopes.; SILVANA CASTELLI . Desenvolvimento da Educação corporativa on line da CASTELLI ESH. 2015.

5.
GARRIDO, Susane Lopes.; João Barroso . Aassessoria à área de Relações Institucionais do Grupo ESTÁCIO - Processos regulatórios e avaliativos. 2014.

6.
GARRIDO, S. M. L.. Consultor ad hoc da ENANPAD ? Área ESO-C. 2006.

7.
GARRIDO, S. M. L.; OSOWSKI, Cecília ; SUNDERMANN, Mário . Apoio e Coordenação do Curso a Distância de Especialização Currículo e Educação Crítico-humanizadora. 2002.

Programas de computador sem registro
1.
GARRIDO, S. M. L.; VAGUETTI, L. ; TAROUCO, L. ; AMORETTI, S. ; MACHADO, A. ; KELLER, R. . Webstorming: Thunderstorm of Ideas on the web. 2002.

Processos ou técnicas
1.
GARRIDO, Susane Lopes.; Henrique Oliveira da Silva . Análise e Avaliação do Material didático de ensino do SENAI - Sistema S. 2018.

2.
GARRIDO, S. M. L.. A construção de "esquemas ou diagramas" na perspectiva de mapas conceituais como ferramental para a aprendizagem. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
GARRIDO, Susane Lopes.. Avaliação de Recurso educacional digital para UFPR. 2015.

2.
GARRIDO, S. M. L.; CALEFFI, Paula ; SCHLEMMER,, E. ; AZAMBUJA, Celso Cândido . Gerenciamento/Criação do Projeto Estratégico da UNISINOS VIRTUAL da UNISINOS. 2007.

3.
GARRIDO, S. M. L.; FRIEDRICH, Maria Adélia ; SCHLEMMER,, E. ; RIGO, Sandro . Capacitação Docente para Ensino a Distância. 2007.

4.
GARRIDO, S. M. L.; FRIEDRICH, Maria Adélia ; SCHLEMMER,, E. ; RIGO, Sandro . Capacitação Docente para Ensino a Distância. 2006.

5.
GARRIDO, S. M. L.. Coordenação do Programa de Educação a Distância da UNISINOS. 2006.

6.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. ; FRIEDRICH, Maria Adélia . GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM EDUCAÇÃO DIGITAL E GESTÃO EM E-LEARNING. 2005.

7.
GARRIDO, S. M. L.. Avaliadora dos Projetos Pró- Licenciatura a Distância do Ministério da Educação publicado em Diário oficial da União. 2005.

8.
GARRIDO, S. M. L.; CAVALCANTI, C. . Ciências : Modernização Curricular / Ênfase no Ensino de Física e Química. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Amit Goswami ; Sri Premm Babba ; Susan Andrews ; GARRIDO, Susane Lopes. ; Joel Aleixo . As neurociências e a Felicidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GARRIDO, Susane Lopes.; Eduardo Aguiar . Viver é um exercício de aprendizagem. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Susane Garrido ; GARRIDO, Susane Lopes. . Novas Percepções de Mundo. 2015.

4.
GARRIDO, Susane Lopes.. As Políticas Públicas da Educação a Distância no Brasil. 2015.

5.
GARRIDO, Susane Lopes.; LOSSO, E. G. B. ; TIBURI, M. . FILOSOFIA POP - SESC TV. 2015.

6.
GARRIDO, Susane Lopes.; João Mattar . Neurociências e EaD da ANHEMBI MORUMBI. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
David Felsen ; GARRIDO, Susane Lopes. . For Brazil, What?s The Right Higher Education Equation? Author: David Felsen. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV - MÃOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

9.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV- MÃOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

10.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV - MÃOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

11.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV - MÀOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

12.
GARRIDO, Susane Lopes.; Lucas Sanches . Tema: Ensino a distância cresce rápido com qualidade questionada. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
GARRIDO, Susane Lopes.; RENATA AQUINO . Tendências da Educação a distância no Ensino profissionalizante e médio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
GARRIDO, Susane Lopes.; IGOR MEDEIROS ; MARCELO LOPEZ ; LUDMILA GONÇALVES . TV UOL - EDUCAÇÃO. 2011.

15.
GARRIDO, Susane Lopes.; RENATA AQUINO . EAD PARA DIFERENTES PÚBLICOS NO CIAED. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GARRIDO, Susane Lopes.. Blog no Facebook. 2014; Tema: Disponibilizo a maioria das minhas produções, como cursos on line e artigos/textos, na Comunidade EaD no face. É uma forma de deixar free todo o material pra consulta. A comunidade tem o endereço https://www.facebook.com/eadnoface. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARRIDO, Susane Lopes.; João Jacomel ; Monica Miranda ; Bruna Murat . Virtualização da Ilumno - UVA e UNIJORGE. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão e Criação de Materiais digitais para Ensino).

2.
GARRIDO, Susane Lopes.; João Jacomel ; Monica Miranda ; Bruna Murat . Virtualização da ILUMNO - UVA e UNIJORGE. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão e Criação de Materiais digitais para o Ensino).

3.
GARRIDO, Susane Lopes.. Neurociência cognitiva, recursos tecnológicos, metodologias ativas.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GARRIDO, S. M. L.; GARRIDO, S. M. L. . Série Neurociências - Cérebro Cheio ou Cérebro Vazio?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

5.
GARRIDO, S. M. L.. Série Neurociências: Por quê aprender matemática é tão difícil?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

6.
GARRIDO, S. M. L.. Série EaD e Políticas públicas: Regulação e Avaliação no Ensino Superior - Drª Susane Garrido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

7.
GONCALVES, R. C. ; VIANA, I. ; GARRIDO, Susane Lopes. . Cadernos de Pesquisa: Pensamento educacional. 2016. (Editoração/Periódico).

8.
NIETO, Haydée ; FEDELE, Francesco ; TEIXEIRA, Antonio ; RODRIGUES, Paraskevi ; GARRIDO, S. M. L. ; GARRIDO, Susane Lopes. . PROYECTO EL GATE. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
GARRIDO, S. M. L.; RIGO, Sandro ; FRIEDRICH, Maria Adélia ; Moacir Pereira ; Adriane OSSANI ; Nara NÕRBERG . Gestão do Projeto de Transposição Digital da Metodologia SESI EDUCA para EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA da Rede CNI/SESI. Projeto vencido pela Unisinos em Licitação Pública. CONCORRÊNCIA Nº 27/2008 ? SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA/DN. PROCESSO SAP Nº 009881/2008 ? CIA Nº 013862/2008. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão e Criação de Materiais digitais para Ensino).

10.
GARRIDO, S. M. L.; OLIVEIRA, Louize ; RIGO, Sandro ; RODRIGUES, Paraskevi ; SPRICIGO, Gisele ; FEDELE, Francesco ; MONGE, Rodrigo ; TEIXEIRA, Antonio ; NIETO, Haydée ; CLAROS, Raul ; ALEN, Soledad ; BRENES, Lizette . ALFA III - PROJETO "EL GATE". 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de Materiais digitais e Desenvolvimento e Capacitação dedicada à cooperação internacional).

11.
GARRIDO, S. M. L.. 6º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2008. (Moderadora).

12.
GARRIDO, S. M. L.. Los ambientes de aprendizaje en línea. 2006. .

13.
GARRIDO, S. M. L.. XVIII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática. 2006. (Moderadora).

14.
GARRIDO, S. M. L.. Morte: uma reflexão para a vida. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SCHLEMMER,, E. ; BACKES, L. ; MENEGOTTO, Daniela Brum ; GARRIDO, S. M. L. ; CANDATEN, Fernanda ; SILVA, Frederico Andros da . A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NA INTERAÇÃO COM O AVA EM MUNDOS VIRTUAIS: Percepções e representações. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GARRIDO, S. M. L.; Joe Garcia; Iolanda Cortelazzo. Participação em banca de Anna Jungbluth. JOGOS DIGITAIS E A APRENDIZAGEM DO ADULTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

2.
GARRIDO, S. M. L.; KLEIN, A. Z.; SCHLEMMER,, E.; Larissa medianeira Bolzan. Participação em banca de Diogo Siqueira Luiz. FORMAS DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO E_LEARNING NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
LAHM, Regis A.; Joao Bernardes da Rocha Filho; GARRIDO, Susane Lopes.. Participação em banca de THAÍNA SALDANHA DOS SANTOS. SOFTWARES EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
GARRIDO, S. M. L.; Dinorá Moraes de Fraga; Ana Maria de Mattos Guimarães; Eunice Polônia. Participação em banca de Andréia Vielmo de Quadros. Interatividade na Produção e manutenção de um site educacional. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

5.
GARRIDO, S. M. L.; LAHM, Regis A.; GIRAFFA, Lucia M. M.. Participação em banca de elisângela Ribas dos Santos. Curso de nivelamento em Quimica a Distância: um estudo de caso sobre a interação nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
GARRIDO, S. M. L.; GIRAFFA, Lucia M. M.; LAHM, Regis A.. Participação em banca de ELISÂNGELA RIBAS DOS SANTOS. CURSO DE NIVELAMENTO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTERAÇÃO NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2007. Dissertação (Mestrado em Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
Liane Margarida Rockenbach Tarouco; Eliseo Berni Reategui; Magda Bercht; Adelina Mezzari; GARRIDO, Susane Lopes.. Participação em banca de Fabiana Santiago Sgobbi. Explorando Autodeterminação, Utilizando Novas Tecnologias para Ensejar Autocuidado em Obesos. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Wilson Lanzarini; GARRIDO, S. M. L.; Luciano Sathler; Celso Dal Re Carneiro; Adriana Rossi. Participação em banca de Ronaldo Barboza. Projeto geo-escola : geociências para uma escola inovadora. 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GARRIDO, S. M. L.. Participação em banca de Melita Hickel. Educação a Distância (EAD): a realidade brasileira e as contribuições de Otto Peter. 2009. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST.

Qualificações de Mestrado
1.
GARRIDO, Susane Lopes.; Henrique Oliveira da Silva. Participação em banca de Cristina Dallastra Soares. ANÁLISE DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS/VIRTUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.; Henrique Oliveira da Silva. Participação em banca de MARCIA REGINA REZENDE ZANOCINI. CRIANÇAS AUTORAS DE SUA APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

3.
GARRIDO, Susane Lopes.; Joe Garcia. Participação em banca de Paulo Faccioni. OS PROCESSOS DE VIRTUALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E A EMANCIPAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

4.
GARRIDO, Susane Lopes.; Joe Garcia; Iolanda Cortelazzo. Participação em banca de KELLEN KATILLEN POLICHA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS E SUAS CORRELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GARRIDO, S. M. L.. Mostra de Iniciação Científica Unisinos. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congress on Brain, Behavior and Emotions 2018. 2018. (Congresso).

2.
23 CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EAD DA ABED - Qualis (Capes) B N, ISSN 2175-4098, DOI 10.17143/abed1995. PARADIGMAS NEUROCOGNITIVOSEM CHOQUE E A HUMANIZAÇÃO EM RISCO: O QUE SE PODE FAZER COM OS APARATOS TECNOLÓGICOS, NEURAIS E ATITUDINAIS DE QUE DISPOMOS?. 2017. (Congresso).

3.
21 CIAED Congresso Internacional de EaD da ABED. Neurovirtual. 2015. (Congresso).

4.
21 Congresso CIAED INTERNACIONAL DE EAD DA ABED. Marco Regulatório da EaD. 2015. (Congresso).

5.
22 CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EAD DA ABED - Qualis (Capes) B N, ISSN 2175-4098, DOI 10.17143/abed1995. NEUROCIÊNCIAS E AS INTERFERÊNCIAS DIGITAIS VIRTUAIS NA APRENDIZAGEM. 2015. (Congresso).

6.
EXPERTISE CONSULTORIA - COMO ENFRENTAR A CRISE EM 2016.EAD E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL. 2015. (Seminário).

7.
FEBRABAN. SUMMIT DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA..PAINEL NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA.. 2015. (Simpósio).

8.
CONECTA 2013 ? FIRJAN ? Portal CONECTA SESI-SENAI -. (Neuro)Gamification. 2014. (Congresso).

9.
Evento Virtual no FACEBOOK ? JOVAED: EAD - 2014/JOVAED: (Uma semana virtual) ?.Neurociências e Redes.. 2014. (Outra).

10.
ICDE 2014 ? InternationalCouncil for Open and DistanceEducation - Partner status with UNESCO. ?Best PracticesonStrategies for Expanding/Changing/Converting Business Models? ?. 2014. (Congresso).

11.
Seminário Nacional de EaD - SENAED 10.Legislação para EaD?, Susane Garrido - Cristiane Alperstedt e coordenação de Luciano Sathler Rosa Guimarães. Sem publicação.. 2014. (Seminário).

12.
CIAED 19 / ABED?40 horas - Qualis (Capes) B N. ?Neurociências e Cognição: Qual é a lógica?? Uma abordagem com a Física de Newton e a Física de Einstein-. 2013. (Congresso).

13.
CIAED 19 / ABED?40 horas - Qualis (Capes) B N. Coordenação da Mesa Redonda ?Avaliação, supervisão e regulamentação da EaD? ? Com Suzana SchwerzFunghetto ? INEP - Cleunice Matos Rehem - SERES/MEC - Luiz Roberto Liza Curi ? CNE Susane Garrido ? Universidade Estácio de Sá e Coordenação: JucimaraRoesler ?. 2013. (Congresso).

14.
8) FORGES 2012 ? Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Gestão Compartilhada do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo: instrumento de gestão democrática.. 2012. (Congresso).

15.
CIAED 18° ? ABED:40 horas - Qualis (Capes) B N. MR 27 - Perspectivas cognitivas e neurocognitivas e as tecnologias digitais virtuais. 2012. (Congresso).

16.
CIAED 18° ? ABED:40 horas - Qualis (Capes) B N. Diálogos com o MEC, CONAES, SERES, SEB e CAPES(PARTE I E PARTE II)- Antônio Cesar RussiCallegari ?SEB/MEC - João Carlos Teatini de Souza Climaco ? ACS/CAPES/MEC / Jorge Rodrigo Araujo Messias ?SERES/MEC / José Carlos Wanderley Dias de Freitas ? FNDE / Lui. 2012. (Congresso).

17.
16 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. ENEM e a EAD - cursos on line preparatórios. 2010. (Congresso).

18.
16 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Formação (Capacitação) de Professores e Tutores. 2010. (Congresso).

19.
GUIDE - Seminário Internancional sobre Educación Superior Virtual.Mesa Redonda: Educación Virtual en América Latina. 2010. (Seminário).

20.
II Seminário de Pesquisa em EaD: experiências e reflexões sobre as interrelações ensino presencial.Avaliação de Processos Institucionais e de aprendizagem mediada por tecnologias. 2010. (Seminário).

21.
15º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância. Educação a Distância - EJA e Educação Básica - 30000 OAs, 25000 páginas HTML...em 6 meses: O Design Logístico Metodológico da UNISINOS Virtual. 2009. (Congresso).

22.
15º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância. Modelos em EaD: O Audiovisual na Educação a Distância. Qual a sua Importância? Modelo aula via web. 2009. (Congresso).

23.
Seminário Novas Tendências em Ensino-Aprendizagem.EaD sob a ótica da Inovação. 2009. (Seminário).

24.
Simpósio Virtual de Educação a Distância.Gestão da Educação a Distância. 2009. (Simpósio).

25.
XXIV Encontro Estadual das Comissões de Vestibular do Rio Grande do Sul.Relato de experiências em EAD - A Experiência da Unisinos. 2009. (Encontro).

26.
14º encontro Internacional de Educação a Distância. Gestão estratégica em processos e programas de EaD. 2008. (Congresso).

27.
As Políticas e Diretrizes do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2008. (Encontro).

28.
On line Educa Madrid. REFLEXIONES SOBRE EL PROYECTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA LA EDUCACIÓN EN LÍNEA. 2007. (Congresso).

29.
On line Educa Madrid. Sesión Plenaria Universidad: Espacio Europeo y Espacio Iberoamericano del Conocimiento: Diferencias y Confluencias. 2007. (Congresso).

30.
1º Encontro de Educação a Distância da Região Sul: EaD, um aprendizado. 2006. (Encontro).

31.
22nd ICDE World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education. Model of Management for Institutional Initiatives in Online Education. 2006. (Congresso).

32.
22nd ICDE World Conference on Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education: Promoting Quality in On-line, Flexible and Distance Education. Reflexions about the Politic-Pedagogical Project for On Line Education. 2006. (Congresso).

33.
CIQEAD 2005: Congresso internacional de Qualidade em Educação a Distância. Modelagem de um jogo/teste (jcp) para detecção de percepção e representação humanas através de um ambiente digital utilizando análise eletroencéfalográfica. 2005. (Congresso).

34.
Colóquio internacional sobre uso de novas tecnologias.Colóquio internacional. 2002. (Outra).

35.
SITE 2002. Society for Information Technology & Teacher Education (Nashville/Tenesse ?USA). 2002. (Congresso).

36.
ENCONTRO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS.ENCONTRO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS. 2001. (Encontro).

37.
Fórum Mundial de Educação. Fórum Mundial de Educação. 2001. (Congresso).

38.
II° Simpósio de Educação Superior. Os Mapas conceituais como ferramentas de ensino. 2001. (Congresso).

39.
Quest for Global Competitiveness Forum 2001. Congresso sobre competitividade. 2001. (Congresso).

40.
SEMANA DO CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.SEMANA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2001. (Seminário).

41.
SEMANA DO QUÍMICO.SEMANA DO QUÍMICO. 2001. (Encontro).

42.
Congresso Internacional de Informática Educativa 2000. Distance Learning in the Higher Education: Implementation of flexible Devices. 2000. (Congresso).

43.
Quest for Global Competitiveness Forum 2000. Congresso sobre Competitividade. 2000. (Congresso).

44.
SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO.PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO NO NOVO MILÊNIIO ?. 2000. (Simpósio).

45.
VISITANDO A PEDAGOGIA 2000.VISITANDO A PEDAGOGIA 2000. 2000. (Oficina).

46.
I° Simpósio de Educação Superior. Congresso sobre Educação Superior. 1999. (Congresso).

47.
IV Simpósio de Analisis Organizacional / II del Cono Sur. Congresso sobre Ciências da Administração. 1999. (Congresso).

48.
: I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS.I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS : I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS : I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS : I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS I Simpósio do Curso de Ciências do La Salle. 1998. (Simpósio).

49.
COMPROMISSOS DO DOCENTE.COMPROMISSOS DO DOCENTE COMPROMISSOS DO DOCENTE Encontro de Professores de Escola. 1998. (Encontro).

50.
Encontro com Professores.Encontro com Professores. 1998. (Encontro).

51.
Encontro na Escola Santa Família.INTERDISCIPLINARIDADE NAS ORGANIZACÕES INTERDISCIPLINARIDADE NAS ORGANIZACÕES INTERDISCIPLINARIDADE NAS ORGANIZACÕES INTERDISCIPLINARIDADE NAS ORGANIZACÕES INTERDISCIPLINARIDADE NAS ORGANIZACÕES A Interdisciplinaridade nas Organizações de Ensino. 1998. (Encontro).

52.
INTERDISCIPLINARIDADE NAS ESCOLAS TÉCNICAS.INTERDISCIPLINARIDADE NAS ESCOLAS TÉCNICAS. 1998. (Simpósio).

53.
PROJETO INTERCAMPUS - UNISINOS / SEVILHA.INTERCÂMBIO PROJETO INTERCAMPUS - UNISINOS /ESPANHA SEVILHA. 1998. (Outra).

54.
XXXIII Asamblea Anual do CLADEA (Consejo latinoamenricano de escuelas de administración). Congresso latinoamericano de escolas de administração. 1998. (Congresso).

55.
PROJETO INTERCAMPUS - UNISINOS / SEVILHA.INTERCÂMBIO PROJETO INTERCAMPUS - UNISINOS / ESPANHA -SEVILHA. 1997. (Outra).

56.
XIII SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS.XIII SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS ENSINO DE CIÊNCIAS XIII SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS XIII SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. 1997. (Simpósio).

57.
ENCONTRO DE PEDAGOGIA DA URI.ENCONTRO DE PEDAGOGIA ENCONTRO DE PEDAGOGIA Encontro de Pedagogia da URI. 1996. (Encontro).

58.
IV SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR DO SUL.IV SEMINARIO DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR DO SUL. 1996. (Seminário).

59.
Apresntação da dissertação de mestrado.Apresentação da dissertação de mestradona Universidade de Sheffield. 1994. (Outra).

60.
Encontro do Núcleo de Educação Continuada.PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UFRGS (NAP-RS/ PROJETO PIMEI) EDUCAÇÃO CONTINUADA DO NÚCLEO DE APOIO EDUCAÇÃO CONTINUADA DO NÚCLEO DE APOIO Programa de Educação Continuada - NAP - PIMEI. 1994. (Encontro).

61.
I° Seminário Internacional Interdisiplinar da UFSM/RS. Congresso internacional. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. . II Congresso Internacional de Qualidade em EAD: desafios para a transformação social - CIQEAD 2007. 2007. (Congresso).

2.
GARRIDO, S. M. L.; SCHLEMMER,, E. . I Congresso Internacional de Qualidade em EAD. 2005. (Congresso).

3.
GARRIDO, S. M. L.. Semana Acadêmica da Pedagogia 2002 - da pedagogia às pedagogias II. 2002. (Outro).

4.
GARRIDO, S. M. L.; CUNHA, M. I. ; MARTINI, J. G. . II Simpósio Internacional de Educação Superior. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kelles Katiilen Policha. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS E SUAS CORRELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Anna Jungbluth. JOGOS DIGITAIS E A APRENDIZAGEM DO ADULTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Susane Martins Lopes Garrido.

2.
Kellen Katilen Policha. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS CORRELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Susane Martins Lopes Garrido.

3.
Anna Jungbluth. Jogos digitais e suas influëncias cognitivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, . Orientador: Susane Martins Lopes Garrido.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Angélica Konzen. GESTÃO DO CONHECIMENTO: Estudo de Caso no Colégio Santa Família. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Susane Martins Lopes Garrido.

2.
Luciane Barcellos. O Caso AGCO: Análise de Programas de Treinamento sob a ótica educacional. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Negócios Internacionais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Susane Martins Lopes Garrido.

3.
Rosângela Scolari. Cine Relâmpago: Análise de uma Proposta Pedagógica na Empresa ALSTOM - RS / Trabalho premiado com o TOP SER HUMANO- categoria profissional, no ano de 2003, pela ABRH - RS. 2002. 8 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Recursos Humanos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Susane Martins Lopes Garrido.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
GARRIDO, Susane Lopes.; Henrique Oliveira da Silva . Análise e Avaliação do Material didático de ensino do SENAI - Sistema S. 2018.


Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GARRIDO, Susane Lopes.2015GARRIDO, Susane Lopes.. O Brasil diante de um cenário de investimentos, de tecnologias de vanguarda e de educação aberta e flexível: estamos dentro ou fora?. Revista FGV Online, v. 2, p. 48-65, 2015.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.2015GARRIDO, Susane Lopes.. Brazil is faced with a global scenario of investment, state-of-the-art technologies and open and flexible education. Are we in or out?. Revista FGV Online, v. 2, p. 47-63, 2015.

3.
GARRIDO, Susane Lopes.2015GARRIDO, Susane Lopes.. A Educação a distância superior no BRASIL e a indução da qualidade a partir de uma breve história do SINAES. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 11, p. 5-25, 2015.


Livros e capítulos
1.
GARRIDO, S. M. L.. Desafio da Gestão no Ensino Superior: a Academia e a Operação. In: Francisco Nilton Gomes de Oliveira. (Org.). Educação Superior: Refletindo Caminhos e Compartilhando Relatos de Experiências. 1ed.Santa Maria: CRV, 2014, v. 1, p. 01-96.

2.
GARRIDO, Susane Lopes.. Higher education management: the challenge from academy to operation. In: Landeta Etxeberria, Ana. (Org.). Global e-learning / Agencia Ejecutiva de Educación, Audiovisual y Cultura de la Comisión Europea [Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA). 2ed.Madrid: UDIMA, 2015, v. 2, p. 300-320.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FEDELE, Francesco ; GARRIDO, S. M. L. ; NIETO, Haydée ; TEIXEIRA, Antonio . PROYECTO EL GATE. PROYECTO EL GATE, ARGENTINA - USAL, p. 01 - 173, 01 dez. 2011.

2.
GARRIDO, S. M. L.. O BRASIL diante de um Cenário mundial de Investimentos, de Tecnologias de vanguarda e de Educação Aberta e flexível: ? Estamos dentro ou fora?. Revista FGV Online, SP, p. 1 - 100, 23 fev. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
GARRIDO, Susane Lopes.; FERRAZ, L. . Funções neurocogntivas humanas e seus impactos by digital virtual interfaces. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GARRIDO, Susane Lopes.; XANTOPOYLOS, S. . MARCO REGULATÓRIO DA EAD E SUAS IMPLICAÇÕES NA AVALIAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GARRIDO, Susane Lopes.; FUNGHETTO, S. S. . Marco Regulatório de EaD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GARRIDO, S. M. L.. Propostas de tecnologia na educação, recursos abertos e uso da tecnologia como um aliado do professor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GARRIDO, S. M. L.; FERRAZ, L. ; ASSUMPCAO, C. M. . NEUROCIÊNCIAS E AS INTERFERÊNCIAS DIGITAIS VIRTUAIS NA APRENDIZAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GARRIDO, Susane Lopes.. Neurociência cognitiva, recursos tecnológicos, metodologias ativas.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GARRIDO, Susane Lopes.; João Jacomel ; Monica Miranda ; Bruna Murat . Virtualização da Ilumno - UVA e UNIJORGE. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão e Criação de Materiais digitais para Ensino).

2.
GARRIDO, Susane Lopes.; João Jacomel ; Monica Miranda ; Bruna Murat . Virtualização da ILUMNO - UVA e UNIJORGE. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gestão e Criação de Materiais digitais para o Ensino).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
David Felsen ; GARRIDO, Susane Lopes. . For Brazil, What?s The Right Higher Education Equation? Author: David Felsen. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV - MÃOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

3.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV- MÃOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

4.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV - MÃOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

5.
GARRIDO, Susane Lopes.; MILMAN, T. . Programa de TV - MÀOS E MENTES - RBS TV - Central Globo de Produção. 2013.

6.
GARRIDO, Susane Lopes.; RENATA AQUINO . Tendências da Educação a distância no Ensino profissionalizante e médio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
GARRIDO, Susane Lopes.; RENATA AQUINO . EAD PARA DIFERENTES PÚBLICOS NO CIAED. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
Susane Garrido ; GARRIDO, Susane Lopes. . Novas Percepções de Mundo. 2015.

9.
GARRIDO, Susane Lopes.. As Políticas Públicas da Educação a Distância no Brasil. 2015.

10.
GARRIDO, Susane Lopes.; João Mattar . Neurociências e EaD da ANHEMBI MORUMBI. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
GARRIDO, Susane Lopes.; LOSSO, E. G. B. ; TIBURI, M. . FILOSOFIA POP - SESC TV. 2015.


Redes sociais, websites e blogs
1.
GARRIDO, Susane Lopes.. Blog no Facebook. 2014; Tema: Disponibilizo a maioria das minhas produções, como cursos on line e artigos/textos, na Comunidade EaD no face. É uma forma de deixar free todo o material pra consulta. A comunidade tem o endereço https://www.facebook.com/eadnoface. (Rede social).



Outras informações relevantes


Nomeações do MEC - SEED no Diário Oficial

1) Pg. 23. Seção 2. Diário Oficial da União (DOU) de 12/03/2010 - Nº 24 - Art. 1º Membro da comissão de supervisão para acompanhamento de verificação do cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiências firmado entre Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI e SEED. In http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1585883/dou-secao-2-12-03-2010-pg-23. In http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1585883/dou-secao-2-12-03-2010-pg-23 
2) Pg. 23. Seção 2. Diário Oficial da União (DOU) de 12/08/2010: Membro da comissão de supervisão para verificação das condições de oferta dos cursos superiores na modalidade a distância ofertados pelo COC. In http://www.jusbrasil.com.br/diarios/7291426/dou-secao-2-12-08-2010-pg-23
3) Pg. 20. Seção 2. Diário Oficial da União (DOU) de 28/10/2010: Membro da comissão de supervisão para visitas de avaliação in loco aos polos de apoio presencial do Instituto de Ensino Superior COC, em substituição à nomeada por meio da Portaria nº 55 de 10 de Agosto de 2010. In http://www.jusbrasil.com.br/diarios/20793449/dou-secao-2-28-10-2010-pg-20
4) Pg. 16. Seção 2. Diário Oficial da União (DOU) de 08/09/2009: Membro da comissão de supervisão para acompanhamento de verificação do cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiências firmado entre UNOPAR e SEED. In http://www.jusbrasil.com.br/diarios/868444/dou-secao-2-08-09-2009-pg-16
5) Pg. 13. Seção 2. Diário Oficial da União (DOU) de 06/08/2007 : Membro da Comissão de Seleção realizar os procedimentos de seleção de propostas previstos no Edital de Seleção UAB n.º 01-2006/2007. In http://www.jusbrasil.com.br/diarios/667508/dou-secao-2-06-08-2007-pg-13 
6) Pg. 12. Seção 2. Diário Oficial da União (DOU) de 05/10/2005: Membro da Comissão de Seleção e Julgamento, incumbida de realizar os procedimentos de seleção, julgamento, pontuação, classificação e aprovação dos projetos dos curso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia e Artes das Instituições de Ensi



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 10:01:06