Márcia Silva de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5114251476191021
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Engenharia de Papel - Université du Québec à Trois Rivières (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Conjugados Não-Metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais poliméricos e compósitos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Silva de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Mecânica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais.
Av. Sete de Setembro, 3165
Centro
80230-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104884
Ramal: 4902
Fax: (41) 3104660
URL da Homepage: http://www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2001
Doutorado em Engenharia de papel.
Université Du Québec à Trois Rivières, UQTR, Canadá.
Título: Étude de la Modification de la Ténacité de Composites Thermoplastique de Cellulose et de Polybutadiène, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Buhuslav V Kokta.
Bolsista do(a): Ministério de Educação do Québec, MEQ, Canadá.
Palavras-chave: compósito; termoplástico; celulose; polibutadieno; tenacidade.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais / Especialidade: Tecnologia de Celulose e Papel.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos / Especialidade: Polímeros, Aplicações.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1990 - 1994
Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo da ação do ácido benzóico na morfologia de fibras de PET e da influência da sua concentração na difusão de corantes dispersos,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Abigail Lisbão Simal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: PET; fibra; corante; ácido benzóico; difusão; morfologia.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis.
1993 - 1994
Especialização em Especialização em Engenharia de Materiais. (Carga Horária: 368h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1985 - 1990
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento Acadêmico de Mecânica, Curitiba.

Linhas de pesquisa
Processamento de Materiais
06/2002 - Atual
Ensino, Engenharia Industrial Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia dos Materiais 1
Tecnologia dos Materiais 2
10/2002 - 12/2010
Ensino, Engenharia Mecânica e de Materiais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Estatísticos
08/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento Acadêmico de Mecânica, .

Cargo ou função
Integrante da comissão para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico e Revisão Curricular do Curso de Engenharia Industrial Mecânica.

Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/1994 - 5/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Materiais.

Linhas de pesquisa
Fibras e Compósitos
3/1993 - 5/2002
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia Ambiental
Estatística
Estágio Supervisionado
Materiais Avançados Poliméricos
Materiais Poliméricos
Processamento de Materiais
Seleção de Materiais
Tópicos Avançados de Materiais Poliméricos
06/2001 - 07/2001
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Análise de espuma de poliuretano.
6/1995 - 6/1995
Extensão universitária , Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Materiais.

Atividade de extensão realizada
Curso de Reciclagem de Materiais.
4/1994 - 4/1994
Extensão universitária , Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Materiais.

Atividade de extensão realizada
Palestra sobre Materiais Plásticos e o Meio Ambiente.


Linhas de pesquisa


1.
Fibras e Compósitos

Objetivo: A linha de pesquisa Fibras e Compósitos se destina ao estudo das características e propriedades de fibras naturais e sintéticas, avaliando o efeito da adição de aditivos, de pré-tratamentos e do seu processamento nas propriedades finais de acordo com a sua aplicação comercial. O estudo da incorporação de fibras em compósitos também é objeto de estudo, assim como a incorporação de particulados para a obtenção de compósitos ?tailor made? ..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos / Especialidade: Materiais Conjugados Não-Metálicos.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.
Setores de atividade: Fabricação de Produtos de Madeira, Inclusive Móveis.
Palavras-chave: compósito; fibra; pó de madeira; cargas minerais; PET; termoplástico.
2.
Processamento de Materiais


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Apoio a Micro e Pequenas Empresas para a Incorporação de Inovação Tecnológica no Setor Cerâmico
Descrição: A cidade de Campo Largo, localizada na região metropolitana de Curitiba é tradicional fabricante de louça de mesa em faiança, grês e porcelana. O setor cerâmico nesta localidade conta com jazidas de matérias-primas de excelente qualidade, somam 36 empresas produtoras de cerâmica e faturam juntas R$ 1 bilhão/ano. O processo de colagem de barbotina de peças cerâmicas em moldes de gesso é o mais tradicional, devido à versatilidade e ao baixo custo. Entretanto esta técnica apresenta aspectos negativos: o longo ciclo para fabricação das peças; a reduzida vida útil e o problema do descarte dos moldes, além do baixo teor de sólidos, em volume, na massa, entre 45 e 55%, refletindo na elevada retração pré e pós-queima. Uma inovação tecnológica importante para o setor é a introdução da técnica de colagem sob pressão, que usa um molde microporoso em resina. Atualmente os fabricantes das máquinas totalmente automatizadas importadas são os que prestam o serviço de fabricação dos moldes. De modo a quebrar este ciclo vicioso, o presente projeto tem por objetivo desenvolver formulações para produzir moldes para uma máquina de colagem sob pressão semi-automática de baixo custo, desenvolvida pelo grupo de pesquisa, visando o mercado de micro e pequenas empresas de setor cerâmico. Os moldes microporosos têm como vantagens: o reduzido número de moldes que também apresentam durabilidade superior que os moldes de gesso, controle hidráulico padrão, curto tempo de secagem, baixa tensão de secagem entre seções finas e grossas, alta precisão na forma, resistência à verde da peça, maior densidade e melhora na condição de trabalho. O molde objeto deste estudo se constitui em uma espuma rígida de células abertas de compósito de resina epoxídica reforça com carga mineral de quartzo. Será utilizado um modelo de planejamento experimental de mistura simplex para auxiliar na formulação do molde. De modo à monitorar o desempenho do molde sob diferentes condições de processo, serão instalados se.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Márcia Silva de Araújo - Coordenador / José Alberto Cerri - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7
2007 - 2009
Processo de Colagem Cerâmica sob Pressão - Um Diferencial Competitivo para o APL de Louças e Porcelanas de Campo Largo/PR.
Descrição: Adaptação do processo de colagem sob pressão utilizado na fabricação de louças sanitárias / desenvolvimento de equipamento para colagem sob pressão semi-automático, desenvolvimento de massa cerâmica específica para este processo / desenvolvimento de molde poroso a base de polímeros / desenvolvimento de linha de produtos baseado nas ferramentas de design. Aporte financeiro FINEP/SEBRAE/CNPq de R$ 443.834,00. Coordenação Prof. José Alberto Cerri. No Sub-Projeto Coordenado por Márcia Silva de Araújo intitulado Formulação de Massa Cerâmica o foco do estudo é a obtenção de cerâmicas de louça de mesa pelo processo de colagem sob pressão para tanto será necessário a formulação de uma massa cerâmica adequada à conformação por colagem sob pressão. O ponto de partida é a massa utilizada pela empresa do APL que produz massa comercialmente. De forma a alcançar este objetivo uma das etapas do projeto é a confecção um molde de resina, que será montado em um equipamento de colagem sob pressão de bancada, em funcionamento na UTFPR, com a ajuda do qual se ajustará a consistência da massa para esta finalidade. Uma vez definida a composição da massa, será dada seqüência a obtenção de peças simples, obtidas por meio desse equipamento de bancada. Sendo feito um estudo da melhor condição de secagem e queima. Somente, então, se fará testes junto à empresa produtora de massa para ajuste de escala a fim de produzir um lote experimental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Márcia Silva de Araújo - Integrante / José Alberto Cerri - Coordenador / Neri Volpato - Integrante / Carlos Cziulik - Integrante / Virginia Souza de Carvalho Borges Kistmann - Integrante / José Aquiomar Foggiatto - Integrante / Silvio Luiz de Mello Junqueira - Integrante / Dulce Fernandes - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Paraná - Cooperação / Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cooperação / Universidade Estadual de Ponta Grossa - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4
2003 - Atual
Materiais Compósitos
Descrição: O estudo visa explorar materiais alternativos e resíduos industriais na produção de compósitos, analisando as suas propriedades mecânicas. Os compósitos de interesse são do tipo particulado e fibroso, nestes as matérias-primas da fase dispersa podem ser: natural ou sintético e; da matriz: polimérica e cimentícia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Márcia Silva de Araújo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 12


Projetos de extensão


2009 - 2011
Projeto Programa de Capacitação para Incorporação de Inovação Tecnológica (PCIT)
Descrição: O projeto visa fortalecer a integração entre os pesquisadores do CVCer com as empresas parceiras do APL de Louças e Porcelana de Campo Largo, promovendo o ganho de qualidade e produtividade das peças produzidas nestas micro e pequenas empresas, por meio da introdução de uma nova tecnologia de fabricação, qual seja: a colagem sob pressão usando molde poroso de resina. De forma a difundir a tecnologia e facilitar a sua absorção pelas empresas envolvidas pretende-se oferecer um diagnóstico da situação das empresas envolvidas e um programa de treinamento composto de cursos de formação teórica e prática, para qualificar um grupo de 20 pessoas (alunos) vinculadas às empresas. Por meio de trabalhos experimentais no ambiente empresarial, pretende-se capacitar este grupo de pessoas, para que se tornem multiplicadores nas suas empresas, e assim, facilitar o acesso às tecnologias inovadoras. Como objetivos específicos a serem alcançados no programa têm-se: 1) Realizar um diagnóstico das empresas. 2) Capacitar os envolvidos a utilizarem a nova tecnologia de fabricação. 3) Capacitar os envolvidos a construir moldes porosos de resina. 4) Propor a adaptação do novo sistema produtivo na empresa. 5) Treinar a mão-de-obra para trabalhar com o equipamento de colagem sob pressão. 6) Propiciar a inserção de design na empresa, por meio da introdução de conceitos de design e de aplicações de ferramentas de design estratégico. 7) Propiciar o acesso às metodologias de desenvolvimento de produtos. 8) Estimular o desenvolvimento de produtos para que os empresários possam se familiarizar com as novas possibilidades que a técnica por colagem sob pressão oferece. 9) Esclarecer as questões ergonômicas que envolvem a segurança do trabalho no espaço, por meio da adequação do layout. Os professores orientadores envolvidos no projeto são dos departamentos de Construção Civil, Mecânica e Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Márcia Silva de Araújo, José Alberto.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Márcia Silva de Araújo - Coordenador / José Alberto Cerri - Integrante / Carla Cristina Amódio Estorilio - Integrante / Joselena de Almeida Teixeira - Integrante / Maria Lúcia Siebenrok - Integrante / Lais Cristina Licheske - Integrante / Marcelo Real Prado - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2010
Consolidar e Implementar Infraestrutura, Sub-projeto Centro de Tecnologias em Polímeros
Descrição: Este sub-projeto faz parte de um projeto institucional contemplado na chamada pública MCT/FINEP/CT-INFRA ? PROINFRA ? 01/2006. O objetivo da formalização do Centro de Tecnologias em Polímeros (CTPOL) é o de consolidar e implementar infra-estrutura capazes de permitir um domínio integrado e aprofundado dos conhecimentos e tecnologias associadas aos materiais poliméricos. Com a instalação dos equipamentos solicitádos será possível aprimorar o entendimento do emprego de materiais poliméricos desde a criação de novas composições, seus potenciais empregos em produtos, análise de seu comportamento (sob diferentes pontos de vista:e.g. estrutural, dinâmico, de desgaste entre outros), seu processamento, e definição de eventuais estratégias de descarte. Desta forma, o CTPOL terá condições de realizar pesquisas e auxiliar na formação de pessoal, considerando o ciclo completo que envolve desde a produção da matéria-prima à disposição final do produto. Com a implantação formal do CTPOL, espera-se: i) facilitar e propiciar a realização de parte prática das pesquisas na própria UTFPR; ii)consolidar a área de polímeros como importante campo de atuação da UTFPR, atendendo às necessidades atuais do mercado da região; iii) possibilitar a consolidação dos conhecimentos técnicos das disciplinas oferecidas pelo PPGEM, através de atividades práticas em laboratórios..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Materials Research (São Carlos. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Materiais Conjugados Não-Metálicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SEMKIW JUNIOR, L.2006SEMKIW JUNIOR, L. ; ARAÚJO, M. S. ; UENO, E. M. . Tamanho de Partícula da Carga Determina a Processabilidade de Compostos com Farinha de Madeira. Plástico Industrial, São Paulo, v. VIII, n.95, p. 136-144, 2006.

2.
RIBEIRO, L. A.2006RIBEIRO, L. A. ; ARAÚJO, M. S. . Uma Análise do Uso de Talco Mineral como Reforço para PP. Plástico Industrial, São Paulo, v. 90, p. 80-87, 2006.

3.
PINTAÚDE, G.2004PINTAÚDE, G. ; ARAÚJO, M. S. ; VOLPATO, N. ; CZIULIK, C. ; PEREIRA, J. T. . Uma Concepção Multidisciplinar para Projeto e Seleção de Matrizes para Moldagem por Injeção de Compósitos de Fibras Naturais. Tecnologia em Metalurgia e Materiais (São Paulo), São Paulo, v. 1, n.1, p. 59-63, 2004.

4.
ARAÚJO, M. S.1996ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. . Carrier Effect on Structure and Properties of Heat-Treated Poly(Ethylene Terephthalate) Fibers. I. Thermal Analysis and Dynamic Mechanical Properties. Journal of Applied Polymer Science (Print), v. 60, p. 2437-2451, 1996.

5.
SIMAL, A. L.1996SIMAL, A. L. ; ARAÚJO, M. S. . Carrier Effect on Structure and Properties of Heat-Treated Poly(ethylene Terephthalate)Fibers.II. Dyeing Behavior. Journal of Applied Polymer Science, v. 60, p. 2453-2467, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
JACUBOSKI, S. M. T. F. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Análise de Custo de Fabricação baseado na Geometria de Peças Cerâmicas Usando ERP - Estudo de Caso em MPE. In: MARCIA REGINA WERNER SCHNEIDER ABDALA. (Org.). Ciência e Engenharia de Materiais. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 81-92.

2.
SILVA, G. A. ; GNOATO, J. H. A. ; ARAÚJO, M. S. ; MORAES, V. P. ; KRETSCHEK, D. ; CERRI, J. A. . Mesa de Deslocamento Triaxial Adaptada à Máquina Universal de Ensaios usada em Desenvolvimento de uma Massa Cerâmica para Impressão 3D. Soluções em Engenharia Mecânica Edição 2018: Melhores trabalhos de conclusão de curso do ano de 2017. 1ed.Porto Alegre: Simplíssimo Livros, 2018, v. 1, p. 192-205.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Carneiro, A. F. B. ; Correia , C. E. C. ; QUEVEDO, V. R. B. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Influência da espessura máxima de pasta e da adição de superplastificante no escoamento de concreto sob vibração. In: Congresso Brasileiro do Concreto, 2016, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasieliro do Concreto 2016, 2016.

2.
MACIOSKI, G. ; SOTO, N. T. A. S. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Estudo da reatividade de blocos cerâmicos como agente pozolânico em função da temperatura de queima. In: Congresso Brasileiro do Concreto, 2016, Belo Horizonte. Anais do Congresso Brasileiro do Concreto 2016, 2016.

3.
FERREIRA, S. T. de M. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Correlação entre a geometria e o custo de fabricação de peças cerâmicas- estudo de caso. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 2016, 2016.

4.
NOGUEIRA, A. B. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Efeito da água na reologia e no tempo de cura de espuma epoxídica rígida. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 2016, 2016.

5.
PALUCH, M. P. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Espuma rígida microporosa de célula aberta obtida por emulsão em epóxi. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 2016, 2016.

6.
GARCIA, L. C. ; MELO, A. L. T. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Adaptação de máquina universal de ensaios para estudo de injeção de massa cerâmica geleificada. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 2016, 2016.

7.
PREIZNER, I. M. ; CARVALHO, L.B. ; BARBOZA, A. O. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Inovação em microempresa de cerâmica decorativa por meio da implantação de aplicativo em gestão. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. Anais do VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

8.
PREIZNER, I. M. ; CARVALHO, L.B. ; BARBOZA, A. O. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Ferramenta para tomada de decisão com base no perfil do cliente implantada em microempresa de cerâmica decorativa. In: 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014, Bento Gonçalves. Anais do 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014.

9.
LUZ, N. L. S. O. B. ; BERTOLETI, L. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . ANÁLISE REOLÓGICA DE MASSA CERÂMICA PARA O PROCESSO DE PROTOTIPAGEM USANDO VISCOSÍMETRO COPO FORD ADAPTADO À MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIOS. In: 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014, Bento Gonçalves. Anais do 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014.

10.
WENG, L. Y. ; ALVES, D. C. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . COMPORTAMENTO REOLÓGICO TÉRMICO E MECÂNICO DE SUSPENSÃO CERÂMICA COMERCIAL GELEIFICADA COM AMIDO À TEMPERATURA AMBIENTE. In: 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014, Bento Gonçalves. Anais do 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014.

11.
QUEVEDO, V. R. B. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Ensaio adaptado da caixa-L para análise de escoamento de concreto sobre vibração. In: 55o. Congresso Brasileiro do Concreto, 2013, Gramado. Anais do 55o. Congresso Brasileiro do Concreto, 2013.

12.
QUEVEDO, V. R. B. ; MACIOSKI, G. ; CASALI, J. M. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Análise de coesão e adesão de concreto utilizando Squeeze-Flow. In: 55o. Congresso Brasileiro do Concreto, 2013, Gramado. Anais do 55o. Congresso Brasileiro do Concreto, 2013.

13.
FREITAS, D. A. N. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Desenvolvimento de molde polimérico para colagem sob pressão de peças cerâmicas. In: 56o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012, Curitiba. 56o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012.

14.
JACICHEN, G. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Desenvolvimento de processo automático para protótipo de máquina de colagem de barbotina sob pressão através de programação de CLP. In: 56o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012, Curitiba. 56o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012.

15.
ARAÚJO, M. S.; WENG, L. Y. ; JACICHEN, G. ; CERRI, J. A. . A Tecnologia de Colagem sob Pressão como Fortalecimento Competitivo para a Indústria de Louça de Mesa Nacional. In: 56o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012, Curitiba. 56o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012.

16.
OLIVEIRA, J. L. ; LIRMAN, J. C. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Estudo da Viabilidade do Software Ansys Fluent como Apoio no Processo de Colagem na Indústria Cerâmica. In: Seminário de Extensão e Inovação Tecnológica da UTFPR, 2012, Curitiba. II Seminário de Extensão e Inovação Tecnológica da UTFPR, 2012.

17.
CARVALHO, L.B. ; BARBOZA, A. O. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Determinação do Ponto Crítico para Formação de Preço Utilizando Aplicativo de Gestão de Custo Dedicado a Microempresas de Cerâmica Decorativa. In: Seminário de Extensão e Inovação Tecnológica da UTFPR, 2012, Curitiba. II Seminário de Extensão e Inovação Tecnológica da UTFPR, 2012.

18.
NOGUEIRA, A. B. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Planejamento Experimental para Estudo de Composição de Espumas em Resina Epóxi de Células Abertas. In: 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 04 a 08 de Novembro de 2012, Joinville, SC, Brasil, 2012, Joinville. 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012.

19.
DERING, E. ; FACHINI, D. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Avaliação da Resistência Mecânica à Compressão e Absorção de Água de Aglomerante Alternativo Utilizando Delineamento Experimental Simplex. In: 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012.

20.
SEIKE, E. M. ; GONDAK, M. de O. ; ARAÚJO, M. S. . Composto Plástico-madeira feito com Adesivo de Amido para Injeção. In: 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville. 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012.

21.
DERING, E. ; FACHINI, D. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Estudo do Comportamento Mecânico e Reatividade de Aglomerante Alternativo a Base de Fração Vermelha de Resíduos de Construção e Demolição, Cal, Silica e Cimento Portland. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012, Juiz de Fora. Anais do XIV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012.

22.
CARVALHO, L.B. ; BARBOZA, A. O. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Análise de um aplicativo para formação técnica de preços em microempresas de cerâmica decorativa. In: 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012, Curitiba. Anais do 56º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2012.

23.
WENG, L. Y. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Comportamento Reológico de Massa Fluida Comercial Modificada com Amido para Uso em Colagem sob Pressão. In: 55o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas. 55o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011.

24.
FERREIRA, S. T. de M. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Análise do impacto da implantação de um programa de gestão de custos - um estude de caso em microempresa de cerâmica cerãmica decorativa. In: 55o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas. 55o. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011.

25.
SILVA, P. R. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Influência de adições minerais e aditivo impermeabilizante interno no desempenho de telhas Protendidas pré-fabricadas em concreto. In: Congresso Brasileiro do Concreto, 2011, Florianópolis. 53o. Congresso Brasileiro do Concreto. São Paulo: IBRACON, 2011.

26.
Oliveira, C. A. M. ; ARAÚJO, M. S. ; PINO, G. G. del . Composites materials machined by CNC milling considering the effects of cutting parameters and properties in reponse surfaces MRR and volumetric coefficient of chip. In: 21 Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal. 21 Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011.

27.
Oliveira, C. A. M. ; Veroneze, T. ; ARAÚJO, M. S. ; PINO, G. G. del . Teste de usinabilidade de compósitos de epóxi e alumínio em CNC correlacionando parâmetros de corte a rugosidade superficial média e a defeitos por meio de superfície de resposta. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010, Campina Grande. VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010.

28.
FACHINI, D. ; KROETZ, H. M. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Comportamento no estado fresco de aglomerante alternativo a base de freação vermelha de RCD, cal, silica ativa e cimento portland. In: XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construtivo, 2010, Canela. XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construtivo, 2010.

29.
FERREIRA, S. T. de M. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Proposta de uma estatégia para introdução de uma inovação tecnológica em micro e pequenas empresas de Campo Largo do setor cerâmico. In: XV SICITE, 2010, Cornélio Procópio. XV SICITE, 2010.

30.
Oliveira, C. A. M. ; ARAÚJO, M. S. ; PINO, G. G. del ; RIVEIRA, J. L. V. . Studio del maquinado de materiales compuestos a base de resina epoxi. In: VI CONGRESO CUBANO DE INGENIERÍA, 2010, Havana. VI CONGRESO CUBANO DE INGENIERÍA, 2010.

31.
MOREIRA, K. A. W. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Avaliação de variações na resistência mecânica à compressão em pré-fabricados de concreto na regão de Curitiba - PR. In: 2o. Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-moldado, 2009, São Carlos. 2o. Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-moldado, 2009.

32.
Veroneze, T. ; ARAÚJO, M. S. . Desenvolvimento de um compósito de epóxi e alumínio para usinagem CNC e injeção termoplástic. In: XIV SICITE, 2009, Pato Branco. XIV SICITE, 2009.

33.
BATISTA, T. C. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Desenvolvimento de compósito para molde de colagem cerâmica sob pressão. In: XIV SICITE, 2009, Pato Branco. XIV SICITE, 2009.

34.
KROETZ, H. M. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Proposta de um fluxograma geral para a produção cerâmica utilitáriae decorativa. In: XIV SICITE, 2009, Pato Branco. XIV SICITE, 2009.

35.
Veroneze, T. ; SERAFIM, C. L. ; CAPUDI, E. ; ARAÚJO, M. S. . Desenvolvimento de um Compósito de Epóxi e Alumínio para Usinagem CNC e injeção Termoplástica. In: Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008, Curitiba. XV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2008.

36.
Veroneze, T. ; SERAFIM, C. L. ; CAPUDI, E. ; ARAÚJO, M. S. . Influência do Estearato de Alumínio na Homogeneidade do Compósito de Epóxi e Alumínio nas suas Propriedades Mecânicas. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2008, Curitiba. XIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da, 2008.

37.
SCHIAVONI, L. F. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Diagnóstico Tecnológico e Organizacional das Olarias Localizadas na Região Metropolitana de Curitiba. In: 51 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2007, Salvador. Anais do 51 Congresso Brasileiro de Cerâmica. São Paulo: TECART EDITORIAL, 2007. v. 1. p. 1-1.

38.
SEIKE, E. M. ; GONDAK, M. de O. ; ARAÚJO, M. S. . Resistência à Compressão de Composto Plástico-Madeira. In: XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2007, Curitiba. Anais do XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Curitiba: Editora UTFPR, 2007. p. 273-276.

39.
SERAFIM, C. L. ; CAPUDI, E. ; GONDAK, M. de O. ; ARAÚJO, M. S. . Desenvolvimento de Compósito de Epóxi e Pó de Alumínio para Usinagem. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECMat, 2006, Foz de Iguaçu. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECMat, 2006. v. 1. p. 1-10.

40.
VALDUGA, F. M. ; PERES, M. P. de ; GONÇALVES, A. J. D. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Formulação de um Adesivo a Base de PU Modificado com PBLH para a Confecção de Manta de Isolamento Acústico. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECIMat, 2006, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - CBECIMat, 2006. v. 1. p. 1-10.

41.
MILCZEWSKI, P. de F. ; BESSANI, T. ; ARAÚJO, M. S. . Comparação das Viscosidades e do Tempo de Geleificaçãoc de Adesivo a Base de Amido Preparado a Quente e a Frio. In: XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2006, Curitiba. XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2006.

42.
COSTA, W. T. ; WONSOWIS, A. ; ARAÚJO, M. S. . Uso de Lama de Cal em Compósito de Polipropileno - Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. In: 8o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005, Águas de Lindóia. Anais do 8o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005. v. 1. p. 922-923.

43.
BESSANI, T. ; GONDAK, M. de O. ; ARAÚJO, M. S. . Medidas de Viscosidade de Adesivo a Base de Amido. In: X Seminário de Iniciação Científica e tecnológica do CEFET-PR, 2005, Curitiba. X Seminário de Iniciação Científica e tecnológica do CEFET-PR. Curitiba: Editora CEFET-PR, 2005. v. 1. p. 25-28.

44.
LOPEZ, R. H. ; ARAUJO, L. de ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Aplicação de Delineamento Experimental para a Previsão do Efeito da Cinza de Xisto no Desempenho da Resistência à Compressão de Concreto de Cimento Portland. In: Inter American Conference on Non-Conventional Materials and Technologies in Ecological and Sustainable Construction, 2005, Rio de Janeiro. IAC-NOCMAT 2005 - Rio, 2005. v. 1. p. 223-232.

45.
LEITE, M. V. ; SANTOS, J. T. ; ARAÚJO, M. S. ; PINTAÚDE, G. . Influência da Temperatura no Comportamento Reológico do Óleo Lubrificante ISO32. In: III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004, Belém. III Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2004. v. 1. p. 1-8.

46.
BASTOS, G. D. A. ; BASTOS, I. D. A. ; FIOR, L. ; HILDEBRAND, L. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Desenvolvimento em Escala Industrial de Composições para Blocos de Solo-Cimento Utilizando Fração Cerâmica de Entulho da Construção Civil - Um Estudo de Caso. In: I Conferência latino-Americana de Construção Sustentável e X Encontro Nacional de Tecnologia do Meio Ambiente Construído, 2004, São Paulo. I Conferência latino-Americana de Construção Sustentável e X Encontro Nacional de Tecnologia do Meio Ambiente Construído, 2004. v. 1. p. 1-10.

47.
RIBEIRO, L. A. ; ARAÚJO, M. S. . Uso de Talco da Região dos Campos Gerais como Agente de Reforço em Compósito de PP. In: 59 Congresso Anual da ABM - Internacional, 2004, São Paulo. 59 Congresso Anual da ABM - Internacional, 2004. v. 1. p. 1507-1516.

48.
SEMKIW JR., L. ; ARAÚJO, M. S. ; UENO, E. M. . Influência da Distribuição de Tamanho de partículas de Farinha de pinus Elliotti em Compósitos de Polipropileno. In: 59 Congresso Anual da ABM - Internacional, 2004, São Paulo. 59 Congresso Anual da ABM - Internacional, 2004. v. 1. p. 1517-1526.

49.
MARQUES, F. A. V. ; MIYOSHI, M. ; SANTOS, A. H. ; CHINELATTO, A. S. A. ; ARAÚJO, M. S. . Diagnóstico do Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Industrias do Pólo Metal-Mecânico de Ponta Grossa. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004. v. 1. p. 21-31.

50.
SILVA, L. B. G. da ; ARAÚJO, M. S. . Proposta de uma Metodologia para Gerenciamento de Resíduos Líquidos em Laboratórios de Análises de Água e Efluentes. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004. v. 1. p. 11-21.

51.
CORREA, A. C. B. ; SAVELLI, R. T. ; PEREIRA, L. A. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Utilização de Resíduo Calcítico como Agregado Artificial para Fabricação de Pavers. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004. v. 1. p. 1-10.

52.
LOPEZ, R. H. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Evolução das Fases Presentes na Pasta de Cimento Portland com Adição de Cinza de Xisto. In: IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2004, Curitiba. IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2004. v. 1. p. 175-178.

53.
LOPEZ, R. H. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Utilização da Cinza de Xisto como Pozolana na Produção de Concreto. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2003, Curitiba. VIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Curitiba: CEFET-PR, 2003. v. 1. p. 72-75.

54.
PINTAÚDE, G. ; ARAÚJO, M. S. ; VOLPATO, N. ; CZIULIK, C. ; PEREIRA, J. T. . Uma Concepção Multidisciplinar para Projeto e Seleção de Matrizes para Modelagem por Injeção de Compósitos de Fibras Naturais. In: 1o. Encontro de Integrantes da Cadeia Produtiva de Ferramenta, Moldes e Matrizes, 2003, São Paulo. 1o. Encontro de Integrantes da Cadeia Produtiva de Ferramenta, Moldes e Matrizes, 2003. v. 1. p. 217-225.

55.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. . The Effect of the Boiling Water Treatement in the Morphology of the Poly(Ethylene Terephthalate) Fibers. In: 2o Simpósio Íbero-Americano de Polímeros - 4o Simpósio Látino-Americano de Polímeros-VI International Macromolecular Colloquium, 1994, Gramado. Proceedings 2o Simpósio Íbero-Americano de Polímeros - 4o Simpósio Látino-Americano de Polímeros-VI International Macromolecular Colloquium, 1994. p. 233-235.

56.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. . DMTA e DSC de Fibras de PET : Estudo da Morfologia Modificada pela Ação de um Plastificante. In: 11o CBECIMAT, 1994, Águas de São Pedro. Anais do 11o CBECIMAT, 1994. p. 1111-1114.

57.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. . Efeito do Ácido Benzóico na Morfologia das Fibras de Poli(tereftalato de etileno). In: 2o Congresso Brasileiro de Polímeros, 1993, São Paulo. Anais do 2o Congresso Brasileiro de Polímeros, 1993. v. 1. p. 515-520.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, M. S.; AZEVEDO, A. S. N. . Comparação entre Compósitos a Base de PP e PEAD Recuperados de Resíduo Urbano e Resíduo Industrial Madeireiro. In: 7o. Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte. Anais do 7o. Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003. p. 358-359.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WENG, L. Y. ; CERRI, J. A. ; ARAÚJO, M. S. . Cerâmica de Mesa - Benchmaking dos Processos de Fabricação com Massa Fluída. In: 51 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2007, Salvador. Anais 51 Congresso Brasileiro de Cerâmica. São Paulo: TECART EDITORIAL LTDA, 2007. v. 1. p. 1-1.

2.
BASTOS, G. D. A. ; BASTOS, I. D. A. ; HILDEBRAND, L. ; FIOR, L. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Estudo de Viabilidade da Utilização de resíduo de Construção e Demolição (RCD). In: 48 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2004, Curitiba. 48 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2004. v. 1.

3.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. ; KOKTA, B. V. . Use of hidroxyl-terminated polybutadiene (HTPB) as impact modifier in composites of LLDPE-cellulose. In: 3rd ESISTC4 Conference on Polymer and Composites, 2002, Les Diablerets. Fracture of Polymers, composites and adhesives, 2002. v. 1. p. anexo-anexo.

4.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. . Use of Liquid Polybutadiene as an Impact Modifier to Cellulose-LLDPE Composites. In: Progress in Woodfibre-Plastic Composites Conference, 2000, Toronto. Progress in Woodfibre-Plastic Composites Conference, 2000.

5.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. ; KOKTA, B. V. . Impact Strength Improvement of Cellulose Fibers-LLDPE Composite Using Liquid Polybutadiene and Maleic Terminated Polybutadiene. In: Polymer Composites'99 - International Symposium on Polymer Composites Science and Technology, 1999, Québec. Proceedings Polymer Composites'99, 1999. p. 473.

6.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. ; KOKTA, B. V. . Toughness Improvement of Cellulose Fibers: LLDPE Composite Using Liquid Polybutadiene. In: Fifth International Conference on Woodfiber-Plastic Composites, 1999, Madison. Fifth International Conference on Woodfiber-Plastic Composites. Madison: Forest Products Society, 1999. p. 308.

7.
ARAÚJO, M. S.; SIMAL, A. L. ; KOKTA, B. V. . La Performace du Polybutadiène Liquide et Téléchelique comme Renforçateur au Choc dans des Composites Thermoplastiques de Fibres de Cellulose. In: 67e Congrès de l'Acfas, 1999, Ottawa. 67e Congrès de l'Acfas, 1999.

8.
AZEVEDO, A. S. N. ; ARAÚJO, M. S. . Determinação da Dureza e da Resistência ao Impacto de Compósitos de PP Oriundo de Lixo Doméstico e Rejeito de Pó de Madeira. In: V Encontro Anual de Iniciação Científica, 1996, Londrina. Anais V Encontro Anual de Iniciação Científica, 1996. p. 306.

9.
RIBEIRO, L. A. ; ARAÚJO, M. S. . Estudo do Efeito de Estearato de Cálcio e de Agente Silano no Processamento de Compósitos de PP com Talco. In: V Encontro Anual de Iniciação Científica, 1996, Londrina. Anais do V Encontro Anual de Iniciação Científica, 1996. p. 302-302.

10.
SILVA, A. P. ; ARAÚJO, M. S. . Determinação das Características de Processabilidade de PEAD Recuperado como Matriz em Compósitos com Pó de Madeira. In: V Encontro Anual de Iniciação Científica, 1996, Londrina. V Anais Encontro Anual de Iniciação Científica, 1996. p. 294-294.

11.
BUSS, V. A. ; ARAÚJO, M. S. . Obtenção de compósito de material plástico descartável de polipropileno (PP) com pó de madeira. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica, 1995, Maringa. Anais IV Encontro Anual de Iniciação Científica, 1995. p. 324-324.

12.
MAINGINSKI, F. E. ; ARAÚJO, M. S. ; DUMKE, V. R. . Construção de um Dispositivo para Estudo da Cristalização de Polímeros e Observação das Diferentes Morfologias de Polipropileno. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica, 1995, Maringa. Anais do IV Encontro Anual de Iniciação Científica, 1995. p. 318-318.

13.
BASTOS, G. D. A. ; BASTOS, I. D. A. ; HILDEBRAND, L. ; FIOR, L. ; ARAÚJO, M. S. ; CERRI, J. A. . Estudo de Viabilidade da Utilização de Resíduo de Construção e Demolição (RDC). In: 48 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 1994, Curitiba. 48 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2004.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CERRI, J. A. ; FERREIRA, S. T. de M. ; CARVALHO, L.B. ; PREIZNER, I. M. ; BARBOZA, A. O. . Gestão de Microempresa Cerâmica. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, M. S.; CERRI, J. A. ; FERREIRA, S. T. de M. ; TEIXEIRA, J. de A. ; SIEBENROK, M. L. ; LICHESKE, L. C. ; PRADO, M. R. ; ESTORILIO, C. C. A. . PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA INCORPORAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PCIT). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
ARAÚJO, M. S.; CERRI, J. A. ; PREIZNER, I. M. ; CARVALHO, L.B. ; FERREIRA, S. T. de M. ; BARBOZA, A. O. . Gestão de Microempresa Cerâmica. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000106-5, data de registro: 04/07/2017, título: "Gestão de Microempresa Cerâmica" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CERRI, J. A.; ARAÚJO, M. S.; RABELO, A. A.. Participação em banca de José Ribamar de Abreu Cardoso. Uso do agregado de entulho da construção civil de Manaus -AM na obtenção de bloco de argamassa celular. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
CERRI, J. A.; ARAÚJO, M. S.; VASCONCELOS, R. P de. Participação em banca de Raimundo Belo Nonato Soares. Resíduo de construção e demolição e EPS pós-consumo como alternativa de Agregados para a região amazônica - aplicação em blocos para alvenaria. 2010.

3.
ARAÚJO, M. S.; ASSIS, L. M.. Participação em banca de Marcia Capudi. Emprego de zeólita exaurida para a remoção de metais presentes em solução aquosa. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
CARVALHO, B. de M.; ARAÚJO, M. S.; PINHEIRO, L. A.; CINTHO, O. M.. Participação em banca de Armando Madalosso Vieira Filho. Processamento e caracterização de blendas de PEBD virgem e reciclado com borracha de pneu desvulcanizada por microondas In Sito. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
CAMPITELI, V. C.; ARAÚJO, M. S.; COSTA, M. R. M. M.. Participação em banca de Rodrigo Cezar Kanning. Estudo das características mecânicas de paredes executadas com bloco isopet. 2008. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) - Universidade Federal do Paraná.

6.
CERRI, J. A.; SOARES JUNIOR, P. C.; ARAÚJO, M. S.; MYMRINE, V.; CAMPITELI, V. C.. Participação em banca de Ricardo Melo Araújo. Ativação Química e Termica de Escória de Aciaria Elétrica. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
ARAÚJO, M. S.; UGAYA, C. M. L.; NEGRÃO, C. O. R.; MARTINS, L. C.. Participação em banca de Yara de Souza Tadano. Análise do Impacto de MP10 na Saúde Populacional: Estudo de Caso em Araúcária, PR. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
ARAÚJO, M. S.; VOLPATO, N.; COSTA, C. A.; BELTRAO, P. A. de C.. Participação em banca de Otávio Derenievicki Filho. Procedimento para Testar Resinas Poliméricas para a Fabricação de Moldes Protótipo Usinados. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
SOUZA, G. P. de; SYDENSTRICKER, T. H. D.; ARAÚJO, M. S.; CRUZ, C. M. G. da S.. Participação em banca de Adailze Lenita Meyer. Desenvolvimento de Elastômero para Vedação de Transformadores. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
FLORIANO, J. B.; CRUZ, C. M. G. da S.; MELLO, R. M. Q. de; ARAÚJO, M. S.. Participação em banca de César da Silva Lopes. Poli(anilina-co-melanina) Estudo de Propriedades Eletroquímicas e Aplicação com Proteção Anti-Corrosiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
ARAÚJO, M. S.; FLORIANO, J. B.; ASSIS, L. M.. Participação em banca de Teotônia Trindade Ramos Fonseca. Avaliação da Capacidade de Adsorção do Carvão Pirolítico, Proveniente da Pirólise da Borracha de Pneus para Retenção de Contaminantes Químicos em Meio Aquoso, Especialmente Metais Pesados. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

12.
ARAÚJO, M. S.; PORTELLA, K. F.; PINTAÚDE, G.; CERRI, J. A.. Participação em banca de Ana Cristina Pais. Utilização de Resíduo Refratário da Indústria Cimenteira como Agregado para Argamassa. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
ARAÚJO, M. S.; LATORRACA, J. V. de F.; MORAES, P. D. de; ALBURQUEQUE, C. E. C. de; IWAKIRI, S.. Participação em banca de Adalberto Matoski. Utilização de pó de madeira na produção de painéis de cimento-madeira. 2005. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAÚJO, M. S.; UGAYA, C. M. L.; ESTORILIO, C. C. A.. Participação em banca de Alceu Lopes Pereira. Identificação de aspectos ambientais significativos na indústria jornalística :estudo de caso em processo fotomecânico. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especialização Em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ARAÚJO, M. S.; AGUDELO, L. P. P.; BASSETTI, F. de J.. Participação em banca de Maurício Guilherme Pinto. Estudo de Ferramentas para Análise de Impacto e Risco Ambiental. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especialização Em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ARAÚJO, M. S.; BARTH, N. A.; SILVA, E. R. da. Participação em banca de Kelly Nassau. Compostagem:uma proposta alternativa para o aproveitamento da parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Especialização em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
ARAÚJO, M. S.; ROSSI, L. F. dos S.; ERTHAL, R. H.. Participação em banca de Roger Patitucci. Co-Processamento de resíduos:contribuição para sustentabilidade. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Especialização em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, M. S.. Participação em banca de Adalberto de Castro Vianna Júnor, Leandro Marin Macedo.Desenvolvimento de uma Metodologia de Reprojeto de Produtos Industriais Visando a Redução de Consumo de Materiais. 2003 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ARAÚJO, M. S.; PEREIRA, J. T.. Participação em banca de Henrique H. Abes, Leonardo F. P. Almeida.Análise Estrutural de Gabinetes Espumados de Refrigeradores Eletrolux. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ARAÚJO, M. S.; PEREIRA, J. T.. Participação em banca de André Stefanelo, César Yamamoto, Guilherme Augusto Pan , e L.DISPOSITIVO MULTI-TESTE PARA FIBRA ÓPTICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAÚJO, M. S.; PERES, F. M.; CORO, F. A. G.. Professor de ensino superior no Campus Londrina. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
RESENDE, L. M. M. de; CERRI, J. A.; ARAÚJO, M. S.. Professor de Ensino Superior no Campus Londrina. 2009. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANCO, P. N. C. ; GARCIAS, C. M. ; FERNANDES, C. S. ; BORSARI NETO, F. ; ARAÚJO, M. S. ; AISSE, M. M. ; OBLADEN, N. L. . 2 Seminário Sulbrasileiro de Saneamento Ambiental. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gustavo Macioski. Estudo da álcali-ativação de cerâmica moída com cal hidratada. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil (PPGEC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Coorientador).

2.
Nicolle Talyta Arriagada Soto. Avaliação do uso de agregado de resíduo de construção civil nas propriedades do concreto slump zero. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabricio A.M. Zanetelli, Lucas M.C.Grande e Paulo H. Chullis. Projeto e construção de um dispositivode dispersão de nanopartículas de prata em pó polimérico para produção de filme plástico. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Anne Bastos Nogueira. Desenvolvimento e caracterização de espuma epoxídica à base d'água. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Anderson Leviski. Estudo sobre a influência do empacotamento de partículas em concretos secos com a utilização de agregado reciclados de RCC e resíduo industrial. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil (PPGEC)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Márcia Silva de Araújo.

2.
Valeria Ramos Baltazar Quevedo. ESTUDO DE COMPOSIÇÃO DE CONCRETO EXTRUDÁVEL PARA PRÉ FABRICADOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Márcia Silva de Araújo.

3.
Daniela Fachini. Aglomerante alternativo para a construção civil. 2010. Dissertação (Mestrado em Especialização Em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

4.
Carlos Alberto Mendes Oliveira. Usinabilidade de Compósitos de Epóxi em Processo de Fresamento CNC. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Márcia Silva de Araújo.

5.
Eugênio Polistchuk Miskalo. Estudo de Propriedades Físico-Mecânicas de Painéis de Fibras Orientadas de Bambu. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Márcia Silva de Araújo.

6.
Leandro Yin Weng. Formulação de Massa Cerâmica para Louça de Mesa por Conformação sob Pressão. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Márcia Silva de Araújo.

7.
Kirke Andrew Wrubel Moreira. Estudo da Incidência de Manifestações Patológicas na Produção de Pré-Fabricados de Concreto. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Márcia Silva de Araújo.

8.
Fabiano Ostapiv. Produção e Caracterização de Tábuas de Bambu Mossô para Pisos. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Márcia Silva de Araújo.

9.
Otávio Derenievicki Filho. Procedimento para Testar Resinas Poliméricas para a Fabricação de Moldes Protótipo Usinados. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Márcia Silva de Araújo.

10.
Luciene Ferreira Schiavoni Wiczick. Diagnóstico das Olarias Produtoras de Blocos Cerâmicos da Região Metropolitana de Curitiba-PR. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Márcia Silva de Araújo.

11.
Maurício de Oliveira Gondak. Desenvolvimento de Composto Termoplástico - Farinha de Madeira - Amido de Milho para Moldagem por Injeção. 2005. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

12.
Marcelo Dallastra. Análise do Comportamento Viscoelástico de um Compósito Plástico - Madeira por Resistência à Fluência. 2005. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Viviane Fernandes Teixeira. Estudo de Caso de Aplicação de ISO 14001 para Gestão de Resíduos Sólidos na Indústria Cimenteira. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em II Curso de Especialização Em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

2.
Luciana Barbosa Gomes da Silva. GESTÃO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS DE LABORATÓRIOS FÍSICO-QUÍMICOS DE ANÁLISES DE ÁGUA E EFLUENTE. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em I Curso de Especialização em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Sugamosto Romfeld. IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS EM MÁQUINA PROTÓTIPO DE COLAGEM SOB PRESSÃO DE PEÇAS CERÂMICAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

2.
Murillo Mendes. PROJETO E CONSTRUÇÃO DE MOLDE POROSO EM EPÓXI PARA COLAGEM SOB PRESSÃO DE PEÇAS CERÂMICAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

3.
Lucas Steffenhagen - Raul Antonio Carniel Domingues. EFEITO DE TRATAMENTO TÉRMICO EM BIOMATERIAL DE AMIDO TERMOPLÁSTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

4.
Anne Bastos Nogueira. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE ESPUMA EPOXÍDICA À BASE D?ÁGUA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

5.
FabrícioA.M.Zanetelli e LucasM.Casagrande e PauloH.Chulis. DESENVOLVIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE DISPERSÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA SOBRE PÓ POLIMÉRICO PARA PRODUÇÃO DE FILME PLÁSTICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

6.
Juliana Massae Andreatta - Kaique Acácio Nuernberg. ANÁLISE DE BLENDA À BASE DE AMIDO VOLTADO PARA A MANUFATURA ADITIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

7.
Gustavo Ambone da Silva - João Henrique Araujo Gnoato. CONSTRUÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE IMPRESSÃO 3D ADAPTADO A UMA MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO PARA MASSA CERÂMICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

8.
Leandro Coelho Garcia - Ana Luísa Tomita Melo. Análise do comportamento de massa cerâmica para injeção à base de água durante o preenchimento do molde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

9.
Mariana Piskorz Paluch. Obtenção De Espuma Microporosa Para Uso Em Molde De Colagem Sob Pressão De Peças Cerâmicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

10.
Suellen Terroso de Mendonça Ferreira. Customização de um Sistema de Gestão Desenvolvido para o Setor de Cerâmica Artística: Estudo de Caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

11.
Tiago Veroneze. Estudo da Influência do Estearato de Alumínio e do Polibutadieno Líquido nas Propriedades de um Compósito de Epóxi e Alumínio para Fabricação de Moldes Para Injeção de Termoplásticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

12.
Emanuel Rodrigues da Paixão e Renato Alves Ribeiro Junior. Projeto e Confecção de Ferramentas de Injeção para Ponteira e Apoio de Mão de Bengala para Deficientes Visuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

13.
Henry Peterson Scharf e Pedro Nobrega Lima. Projeto e Protótipo de Molde em Compósito de Resina Epóxi para Injeção de Corpos de Prova Poliméricos de Tração, Dureza, Impacto e Flexão Conforme Norma ASTM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

14.
Alexandre José Domingues Gonçaves. Desenvolvimento de uma camada de isolamento acústico utilizando resíduo de pneu. 2005. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

15.
Cezar Luiz Serafim. DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO DE EPÓXI E PÓ DE ALUMÍNIO PARA USINAGEM. 2005. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

16.
Oksana Alphonse Dib. CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO EM UMA CENTRAL DE CONCRETO - ESTUDO DE CASO. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

17.
Wagner Toledo Costa. ESTUDO DE VIABILIDADE DO REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE CARBONATO DE CÁLCIO GERADO POR UMA INDÚSTRIA PAPELEIRA. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

Iniciação científica
1.
Isaac Matos Preizner. Inovação na Gerência em Microempresas de Cerâmica Decorativa por Meio de um Aplicativo em Microsoft Excel. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

2.
Guilherme Jacichen. Protótipo de máquina para colagem sob pressão de peças cerâmicas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

3.
Jessica Caroline Lirman. Molde microporos de acrílico para colagem sob pressão de peças cerâmicas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

4.
Luana Bunese Carvalho. Programa em Excel de controle de custos e produção. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

5.
Dionatas Augusto Novitzki de Freitas. Colagem sob pressão de corpos de prova em máquina protótipo. 2011. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

6.
Anne Bastos Nogueira. Molde microporoso em epóxi para colagem sob pressão de peças cerâmicas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

7.
Danilo Cordeiro Alves. Resistência mecânica de massa cerâmica comercial modificada com amido. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

8.
Tiago Veroneze. Fabricação de Louça Cerâmica de Mesa por Colagem sob Pressão. Molde de Resina. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

9.
Henrique Machado Kroetz. Fluxogramas e layout de empresas do setor cerâmico de louça de mesa. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

10.
Thiago Croisfelt Batista. Desenvolvimento de compósito para molde de colagem cerâmica sob pressão. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

11.
Rafael Clausen Sigwald. Formulação de massa cerâmica para colagem sob pressão. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

12.
Isabella Manfrin Fadel. Desenvolvimento de molde poroso de resina epoxi. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

13.
Thiago Rossato de Oliveira. Projeto e confecção de molde poroso de resina epoxi e quartzo. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

14.
Palloma de Felix Milczewski. Estudo da influência da viscosidade de adesivos a base de amido na composição de material compósito polímero-madeira. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Química Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

15.
Erick Mitsuo Seike. Estudo da influência da viscosidade de adesivos a base de amido na composição de material compósito polímero-madeira. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

16.
Talita Bessani. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA VISCOSIDADE DE ADESIVO A BASE DE AMIDO NA COMPOSIÇÃO DE MATERIAL COMPÓSITO POLÍMERO-MADEIRA. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Química Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

17.
Antônio Sérgio Neves de Azevedo. Obtenção de produtos finais de plásticos reciclados. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

18.
Luciana Aparecida Ribeiro. Caracterizção e Desenvolvimento de Compósitos de Termoplástico Reforçado com Cargas Minerais. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

19.
Débora Cristina Bueno. Identificação e Separação de Materiais Plásticos do Lixo Doméstico. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Silva de Araújo.

Orientações de outra natureza
1.
Suellen Terroso de Mendonça Ferreira. Desenvolvimento de programa de gestão de custos e fluxo de caixa para micro e pequenas empresas do setor cerâmico. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Márcia Silva de Araújo.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
ARAÚJO, M. S.; CERRI, J. A. ; PREIZNER, I. M. ; CARVALHO, L.B. ; FERREIRA, S. T. de M. ; BARBOZA, A. O. . Gestão de Microempresa Cerâmica. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000106-5, data de registro: 04/07/2017, título: "Gestão de Microempresa Cerâmica" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.
CERRI, J. A. ; FERREIRA, S. T. de M. ; CARVALHO, L.B. ; PREIZNER, I. M. ; BARBOZA, A. O. . Gestão de Microempresa Cerâmica. 2013.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, G. A. ; GNOATO, J. H. A. ; ARAÚJO, M. S. ; MORAES, V. P. ; KRETSCHEK, D. ; CERRI, J. A. . Mesa de Deslocamento Triaxial Adaptada à Máquina Universal de Ensaios usada em Desenvolvimento de uma Massa Cerâmica para Impressão 3D. Soluções em Engenharia Mecânica Edição 2018: Melhores trabalhos de conclusão de curso do ano de 2017. 1ed.Porto Alegre: Simplíssimo Livros, 2018, v. 1, p. 192-205.


Programa de Computador sem registro de patente
1.
CERRI, J. A. ; FERREIRA, S. T. de M. ; CARVALHO, L.B. ; PREIZNER, I. M. ; BARBOZA, A. O. . Gestão de Microempresa Cerâmica. 2013.


Cursos de curta duração ministrados
1.
ARAÚJO, M. S.; CERRI, J. A. ; FERREIRA, S. T. de M. ; TEIXEIRA, J. de A. ; SIEBENROK, M. L. ; LICHESKE, L. C. ; PRADO, M. R. ; ESTORILIO, C. C. A. . PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA INCORPORAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (PCIT). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:14:16