Iara Maria Mora Longhini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7922481000336627
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996). É Mestre em Educação para a Ciência pela Uiversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru/SP (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/MG, na área de concentração em Educação Escolar e na linha de pesquisa em Políticas, Saberes e Práticas Educativas. Atua como Professora Adjunto III na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino de Ciências, Formação docente, Didática e Estágio supervisionado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iara Maria Mora Longhini
Nome em citações bibliográficas
MORA, I. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação.
Av. João Naves de Ávila, 2121. Bloco 1 G. Sala 116
Santa Mônica
38400-902 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32394163
Fax: (34) 32394223
URL da Homepage: http://www.faced.ufu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Histórias de vida de professoras e ensino de biologia no Brasil: formação, saberes e práticas docentes, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Graça Aparecida Cicillini.
Palavras-chave: Ensino de Biologia; História de vida de professoras; Docentes de Biologia; Formação, saberes e práticas pedagógicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Formação docente.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado.
Uiversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Campus de Bauru/SP, UNESP / SP, Brasil.
Título: Estudo sobre a trajetória de coorte masculina ao nascer e seu grau de escolaridade aos 18 anos,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: José Misael Ferreira do Vale.
2005 - 2007
Graduação em Pedagogia - Administração, Supervisão e Orientação.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: A representação do papel docente de professores em processo de formação:uma análise a partir de metáforas.
1993 - 1996
Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1996
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Programa ABC na Ed. Científica - Mão na Massa. (Carga horária: 26h).
Centro de Divulgação Científica e Cultural, CDCC, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Curta Duração.
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1997 - 1997
Dentro de mim corre um rio vermelho. (Carga horária: 4h).
Editora Ática, ÁTICA, Brasil.
1996 - 1996
Estudos e impacto ambiental/RIMA. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP/R PRETO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2008 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação - UFU, Faculdade de Educação - UFU.

Atividade realizada
Membro do grupo de Pesquisa "Docência e formação para o ensino de Ciências e Matemática".
01/2007 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Representante da FACED no PISE - Programa de Integração Serviço-Ensino.
11/2006 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora no Projeto CIAFD/FINEP - Criação e Implementação de Ambientes de Formação Docente em Biologia, Física e Química in loco e virtual.
11/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ADUFU, .

Cargo ou função
Conselheira Suplente no Conselho Municipal de Educação de Uberlândia.
11/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Fiscal.
09/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Parecerista da Revista Ensino em Re-Vista.
08/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
08/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
08/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
08/2006 - Atual
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Professora da disciplina de prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado.
08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho da Faculdade de Educação da Univ. Federal de Uberlândia/MG..
08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Congregação do Curso de Pedagogia.
3/2012 - 9/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de pós-graduação em Educação - UFU, .

Cargo ou função
Membro da comissão organizadora e avaliador ad hoc do I Encontro de Educação em Ciências e Matemática - UFUI.
04/2007 - 04/2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora de Sessão de Apresentação no VII Seminário "A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da região centro-oeste".
04/2007 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica do VII Seminário "A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstituicional da região centro-oeste".

Faculdade de Sertãozinho, FASERT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

08/2002 - 08/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional
Educação de Jovens e Adultos
Estudos independentes
Fundamentos e Métodos do Ensino de Ciências
Fundamentos e Métodos do Ensino de Matemática
Matemática Básica
Seminários Avançados
Transversalidade e Currículo
06/2005 - 12/2005
Ensino, Teia do Saber - SEE/SP e FASERT, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Avaliação do Ensino de Língua Portuguesa - 60 h
Programa Teia do Saber - 60h
03/2005 - 12/2005
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar
Organização do Trabalho Escolar

E.E. Dr. Antônio Furlan Júnior, ESCOLA ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 24

Atividades

06/1995 - 08/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia
02/2005 - 02/2006
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.
06/1995 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, EFOA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral I e II
08/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Para além do que o olho vê: ensinando microbiologia para a compreensão a estudantes do ensino fundamental
Descrição: Trata-se de um projeto de pequisa em Educação Básica Acordo CAPES-FAPEMIG, atendendo ao edital FAPEMIG 13/2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Iara Maria Mora Longhini - Coordenador / Iris Maria de Araújo Lopes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.
2008 - 2010
O PROGRAMA A MÃO NA MASSA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
Descrição: Este projeto de pesquisa teve início a partir da implementação do Programa "A Mão na Massa" em escolas públicas de Ensino Fundamental de Uberlândia/MG, tendo como instituição parceira o CEMEPE (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais - Uberlândia/MG). A partir de tal iniciativa, busca-se investigar de que forma a metodologia do referido programa tem auxiliado na aprendizagem em Ciências de alunos de séries iniciais, assim como analisar as variáveis que influenciam na implementação do projeto, pelos professores, em sala de aula...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Universo e vida: uma abordagem interdisciplinar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Daniel Longhini em 05/02/2017.
Descrição: Por vezes, nos indagamos: o que é vida? Como e quando ela se originou? Só existe na Terra ou é provável que a encontremos em outros lugares do Universo, como algo mais abundante do que imaginamos? É algo durará para sempre ou tem um fim previsto? São diversas as questões e a ciência tem muitas prováveis respostas, ainda que nem todas comprovadas. É sobre isso que trata o curso ?Universo e Vida?, numa mistura de áreas como Astronomia, Biologia, Física e Geociências. Se você é professor e quer saber mais sobre o Universo e a vida e, além disso, pensar em estratégias de ensino sobre esse tema para seus alunos, venha conosco!.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iara Maria Mora Longhini - Integrante / Marcos Daniel Longhini - Coordenador / Hanny Angeles Gomide - Integrante.
2012 - 2013
A ciência que o olho não vê: do micro ao macrocosmo
Descrição: Este projeto tem como objetivo divulgar, por meio de mostra de experiências, formas do universo microscópico e do macroscópico. Para tanto, são realizadas em diversas escolas de educação básica, na cidade de Uberlândia/MG, mostras de atividades que envolvem tanto o micro quanto o macrocosmo. Nestas atividades são apresentados à comunidade o microscópio e o telescópio, instrumentos que nos auxiliam na observação do micro e do macro, respectivamente. Assim, são realizadas, principalmente, observações de planetas e da lua, além de seres microscópicos como algas, protozoários e bactérias. Desta forma, é possível que a comunidade observe o que está muito distante de nossos olhos e o que está muito próximo, porém não visível a olho nu. Com a realização deste projeto pretendemos evidenciar o quanto há de ciência no mundo que nos cerca, permitindo-nos relacionar as observações com as atividades que realizamos cotidianamente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Iara Maria Mora Longhini - Coordenador / Marcos Daniel Longhini - Integrante / Ana Maria Pereira Gonçalves - Integrante / Jéssyca Elianne Flores Morgado - Integrante / Maria Eduarda de Pádua Alcântara - Integrante / Telma Cristina Fernandes - Integrante / Hanny Angeles Gomide - Integrante / Mariana Ferreira de Deus - Integrante / Iris Maria de Araújo Lopes - Integrante / Vikênia de Paula Rodrigues Candida - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação docente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
7.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação docente.
8.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
9.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
10.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, P. V. T.2015SOUZA, P. V. T. ; SILVEIRA, H. E. ; MORA, I. M. . A busca de um projeto interdisciplinar com foco na Educação Ambiental. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 14-25, 2015.

2.
MALUSA, S.2014MALUSA, S. ; MORA, I. M. ; TAVARES JUNIOR, M. J. ; ALVES, T. S. . O professor biólogo no curso de ciências biológicas: situando sua profissionalização docente. DiversaPrática, v. 2, p. 69-102, 2014.

3.
TRIGO, F. R.2014TRIGO, F. R. ; Perticarrari, A. ; MORA, I. M. ; COUTO, R. M. ; BARBIERI, M. R. . Canudinhos: uma simulação para aprender genética de populações e seleção natural. Genética na Escola, v. 9, p. 2-11, 2014.

4.
MORA, I. M.2013MORA, I. M.. Professora de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010). Linhas Críticas (Online), v. 19, p. 207-227, 2013.

5.
MORA, I. M.2012MORA, I. M.. Diferentes contextos do ensino de biologia no Brasil de 1970 a 2010. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 2, p. 56-72, 2012.

6.
LONGHINI, M. D.2008 LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . As representações de professor e aluno de docentes em processo de formação: uma análise a partir de metáforas. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 13, p. 210-221, 2008.

7.
MORA, I. M.2008MORA, I. M.. Pedagogia da sustentabilidade: algumas reflexões sobre a questão ambiental. Revista de Educação Popular, v. 7, n.1, p. 80-85, 2008.

8.
BITONDI, M. M. G.1993 BITONDI, M. M. G. ; MORA, I. M. ; SIMÕES, Z. L. P. ; FIGUEIREDO, V. L. C. . The Apis mellifera pupal melanization program is affected by treatment with a juvenile hormone analogue.. Journal Of Insect Physiology, v. 44, p. 499-507, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . Educação em Astronomia do Brasil: história oral de vida de professores.. 1. ed. Uberlândia: Composer, 2016. v. 1. 356p .

2.
MORA, I. M.; MORGADO, J. E. F. ; LOPES, I. M. A. ; CANDIDA, V. P. R. . Para além do que o olho vê - ensinando mcirobiologia para a compreensão a estudantes do ensino fundamental. 1. ed. Jundiaí: Paco Editora, 2015. v. 1. 141p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, P. V. T. ; SILVEIRA, H. E. ; MORA, I. M. . A coletividade docente na elaboração de um projeto didático-pedagógico para a educação ambiental. In: Francisca Júlia Camargo Dresch. (Org.). Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 2. 1ed.: Atena Editora, 2018, v. , p. 103-115.

2.
Cicillini, G.A. ; MORA, I. M. . História de vida de professores de Biologia: a relação entre os saberes profissionais, as práticas docentes e os contextos político-educacionais.. In: Marcos Daniel Longhini. (Org.). O Uno e o Diverso na Educação. 1ed.Uberlândia/MG: EDUFU - Editora da Universidade federal de Uberlândia, 2011, v. 1, p. 223-235.

3.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . Uma investigação sobre o conhecimento de Astronomia de professores em serviço e em formação. In: Marcos Daniel Longhini. (Org.). Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. 1a.ed.Campinas/SP: Átomo, 2010, v. , p. 87-116.

4.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . A natureza do conhecimento científico nas aulas de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Selva Guimarães Fonseca. (Org.). Ensino Fundamental - conteúdos, metodologias e práticas. Campinas/SP: Alínea, 2009, v. , p. 147-172.

5.
OLIVEIRA, G. S. ; MORA, I. M. . Os pressupostos curriculares para o ensino de Ciências Naturais e Matemática. In: Antonio Bosco de Lima; Maria Vieira Silva. (Org.). Escolas Democráticas - Estado, políticas e movimentos sociais. Uberlândia: Lop´s, 2008, v. 1, p. 111-128.

6.
MORA, I. M.; GUTIERREZ, M. R. ; RIVAS, N. P. P. ; CARVALHO, C. P. . O tema "Saúde" na Escola. In: Marisa Ramos Barbieri; Natalina Aparecida Laguna Sicca; Célia Pezzolo de Carvalho. (Org.). A Construção do conhecimento do professor. 1ed.Ribeirão Preto: Holos, 2001, v. 1, p. 91-93.

7.
MORA, I. M.; BARBIERI, M. R. ; CARVALHO, C. P. ; ESTEVES, S. A. ; TAVARES, C. H. F. ; GODOI, V. M. . Exercício metodológico de Educação Ambiental na escola - uma parceria entre professores e médicos. In: Speranza França da Mata; Sérgio Gavazza; Maria Cândida M de Almeida. (Org.). Educação Ambiental - transversalidade em questão. Rio de Janeiro/RJ: ZA, 2000, v. , p. 23-32.

8.
MORA, I. M.. O museu da café. In: Maria Ramos Barbieri. (Org.). Aulas de Ciências. Ribeirão Preto/SP: Holos, 1998, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORA, I. M.; ALCANTARA, M. E. P. . Formação, saberes e práticas educativas de professores de biologia (Uberlândia/MG, 1970-1980) a partir de suas histórias de vida.. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 1-14.

2.
ALCANTARA, M. E. P. ; GONCALVES, A. M. P. ; MORGADO, J. E. F. ; MORA, I. M. . Professores de Biologia: formação inicial e relação com o contexto educacional a partir de suas histórias de vida (Uberlândia/MG, 1970-1980). In: VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, 2013, Uberlândia. Anais do VII Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, 2013. p. 1-15.

3.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Histórias de vida de professoras e ensino de Biologia no Brasil: formação, saberes e práticas. In: I Encontro de Educação em Ciências e Matemática da UFU, 2012, Uberlândia. Anais / Encontro de Educação em Ciências e Matemática. Uberlândia/MG, 2012. v. 1. p. 1-13.

4.
MORA, I. M.. História oral de vida da professoras de biologia: formação, saberes profissionais e práticas docentes. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Goiânia. Revista da SBEnBIO, 2012. v. 1. p. 1-9.

5.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . História de vida de professoras de biologia: a relação entre os saberes profissionais, as práticas docentes e os contextos político-educacionais. In: XI Seminário Nacional o uno e o diverso na educação escolar, 2011, Uberlândia. Anais do XI seminário nacional o uno e o diverso na educação escolar. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2011. v. 1. p. 1-13.

6.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Professoras de Biologia: história oral de vida a relação entre os sabers profissionais, as práticas docentes e os contextos político-educacionais. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011. p. 1-10.

7.
MORA, I. M.; LONGHINI, M. D. . Metáforas sobre ser professor e aluno - representacaoes de docentes em processo de formacao inicial. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte - MG: UFMG, 2010. v. único. p. 1-10.

8.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Os professores e o ensino de Biologia no Brasil - seus saberes e suas práticas. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte - MG: UFMG, 2010. v. único. p. 1-10.

9.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . História de Vida de professores de Biologia no Brasil - seus saberes e suas práticas (1960 - 2007). In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica, 2010, São Paulo/SP. Anais do IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica. São Paulo/SP, 2010. v. 1. p. 1-8.

10.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . O conhecimento do conteúdo específico de Astronomia como elemento para um curso de formação inicial.. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2009, Vitória/ES. Programas e resumos, 2009. p. 01-12.

11.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . História oral de vida: reflexões sobre sua importância metodológica na formação de professores de Biologia no Brasil no período de 1960-2007. In: X SEMINÁRIO NACIONAL ?O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR? e IV SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2009, Uberlândia. X SEMINÁRIO NACIONAL ?O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR? e IV SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2009.

12.
MORA, I. M.. Reflexões sonre a educação no contexto da globalização, neoliberalismo e pós-modernidade (1990 - 2008). In: V Simpósio Internacional: o Estado e as políticas educacionais no tempo presente, 2009, Uberlândia/MG. CD-Rom Anais. Uberlândia/MG: Digiteca, 2009. v. único. p. 1-17.

13.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Histórias de vida de professores de biologia no Brasil (1960-2007): suas formações, seus saberes e suas práticas profissionais. In: III Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2008, Natal. III Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Natal, 2008.

14.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Histórias de Vida de Professores de Biologia no Brasil (1960-2007): suas formações, seus saberes e suas práticas profissionais. In: IX Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação Escolar e XIV Seminário Regional sobre a Formação do Educador, 2008, Uberlândia. IX Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação EScolar e XIV Seminário Regional sobre a formação do Educador, 2008.

15.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . O conhecimento do conteúdo específico de Astronomia como elemento para um curso de formação inicial. In: IX Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação Escolar e XIV Seminário Regional sobre Formação do Educador, 2008, Uberlândia. IX Seminário Nacional o Uno e o Diverso na Educação Escolar e XIV Seminário Regional sobre Formação do Educador, 2008.

16.
MORA, I. M.; SANTOS, Amanda Fernandes ; SILVA, José Edinarte ; TINOCO, Eliane de Fátima Vieira . Desafios na formação de professores - questões atuais. In: VI Seminário Formação Docente e Práticas Pedagógicas: educar para a diversidade, 2007, Uberlândia/MG. VI Seminário Formação Docente e Práticas Pedagógicas: educar para a diversidade, 2007.

17.
MORA, I. M.. A universidade, a sala de aula e a formação de professores. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 4 (MG-DF-GO-TO), 2007, Uberlândia/MG. II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 4- (MG-DF-GO-TO). Uberlândia, 2007.

18.
MORA, I. M.; SANTOS, Amanda Fernandes ; SILVA, José Edinarte ; TINOCO, Eliane de Fátima Vieira . Desafios na formação de professores: questões atuais. In: VIII Seminário Nacional: O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2007, Uberlândia. Programação e Caderno de Resumos do VIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2007.

19.
MORA, I. M.. Ouvir e interagir com os alunos: uma forma eficiente de projeto. In: VII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2006, Uberlândia. VII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar, 2006. p. 51-51.

20.
MORA, I. M.. III Fórum Nacional de Pedagogia. In: III Fórum Nacional de Pedagogia, 2006, Águas de Llindóia. III Fórum Nacional de Pedagogia, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORA, I. M.; MORGADO, J. E. F. ; CANDIDA, V. P. R. ; LOPES, I. M. A. . Atividades sobre o mundo microscópico visando o ensino para a compreensão a estudantes do 6o.ano do ensino fundamental. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2015, Juiz de Fora. Anais do III EREBIO - Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades. Juiz de Fora, 2015. v. 1. p. 1-9.

2.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Os professores e o ensino de Biologia no Brasil: seus saberes e suas práticas (1960-2007). In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010. v. 1. p. 1-9.

3.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . O conhecimento do conteúdo específico de Astronomia na formação inicial de professores. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2010, Uberlândia/MG. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste. Uberlândia/MG, 2010. v. 1. p. 1-10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONTES, A. M. ; Perticarrari, A. ; TRIGO, F. R. ; MORA, I. M. ; GODOI, V. M. ; COVAS, D. T. . Alunos do ensino básico em ambiente de pesquisa. In: Encontro Paulista de Ensino de Pediatria, 2006, São Paulo. Revista Paulista de Pediatria. São Paulo: Zeppelini Editorial, 2006. v. 24.

2.
MORA, I. M.; LONGHINI, M. D. . Formação continuada em Ciências: relato de uma experiência com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. In: VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2005, Águas de Lindóia - SP. Textos geradores - resumos, 2005.

3.
MORA, I. M.; LONGHINI, M. D. . O que tem neste Kit? Possibilidade na formação de professores por meio de materiais didáticos. In: IX EPEB - Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia", 2004, São Paulo/SP. Caderno de Programa de Resumos, 2004. p. 68-68.

4.
MORA, I. M.; LONGHINI, M. D. . O vídeo como recurso na formação inicial de professores de Biologia: relato de uma experiência. In: IX EPEB - Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia", 2004, São Paulo/SP. Caderno de Programas de Resumos, 2004. p. 68-69.

5.
MORA, I. M.; VALE, J. M. F. do. ; M.A. Barbieri ; BARBIERI, M. R. . Distribuição geoceconômica de educação e saúde em Ribeirão Preto: análise de uma coorte. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência - trabalho e conhecimento: desafios e responsabilidades da Ciência, 2003, Marília. Anais do V Simpósio em Filosofia e Ciência - Trabalho e Conhecimento: desafios e responsabilidades da Ciência. Marília, 2003.

6.
MORA, I. M.; VALE, J. M. F. do. . Dsitribuição geoeconômica de educação e saúde em Ribeirão Preto: análise de uma coorte. In: IV Encontro Nacional em Pesquisa e Educação em Ciências, 2003, Bauru. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

7.
MORA, I. M.; VALE, J. M. F. do. ; M.A. Barbieri ; H. Bettiol ; BARBIERI, M. R. . Saúde e Educação: distribuição no espaço geo-econômico na cidade de Ribeirão Preto. In: Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, 2002, São Paulo. Programa/Resumos do Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente, 2002. v. 1. p. 52-52.

8.
MORA, I. M.; M.A. Barbieri ; GODOI, V. M. ; COVAS, D. T. . Casa da Ciência de Ribeirão Preto: as células, o genoma e você, professor.. In: VII Encontro Internacional - criança, vida activa e cidadania, 2002, Espinho - Portugal. Resumos. Espinho - Portugal: Centro multimeios Espinho - Portugal, 2002.

9.
MORA, I. M.; DARE, G. L. R. ; BARBIERI, M. R. ; GODOI, V. M. . Uma avaliação da habilidade de professores brasileiros em investigar o ensino. In: VII Encontro Internacional - criança, vida activa e cidadania, 2002, Espinho - Portugal. Resumos. Espinho - Portugal: Centro multimeios Espinho, 2002.

10.
MORA, I. M.; Haeffner, L.S.B. ; BARBIERI, M. R. . Distribuição Geo-econômica dos postos de sáude e das escolas estaduais na cidade de Ribeirão Preto-SP/Brasil. In: VII Encontro Internacional - criança, vida activa e cidadania, 2002, Espinho - Portugal. Resumos. Espinho - Portugal: Centro multimeios Espinho, 2002.

11.
MORA, I. M.; VALE, J. M. F. . Saúde, Escolaridade e Espaço social: análise de coorte ao nascer e aos 18 anos.. In: IV Simpósio em Filosofia e Ciência, 2001, Marília. IV Simpósio em Filosofia e Ciência Universidade e produção do conhecimento: problemas e perspectivas de uma sociedade inclusiva, 2001. v. 1. p. 235-235.

12.
MORA, I. M.; VALE, J. M. F. do. . Saúde, Escolaridade e Espaço Social: Análise de Coorte ao Nascer e aos 18 anos. In: III Encontro de Educação do Oeste Paulista - Políticas Públicas: Diretrizes e Necessidades da Educação Básica, 2001, Marília. III Encontro de Educação do Oeste Paulista. Políticas Públicas: Diretrizes e Necessidades da Educação Básica. Marília: Unesp Marília Publicações, 2001. v. 1. p. 64-65.

13.
MORA, I. M.. Existe fundamento genético que justifique a discriminação social?. In: 47º Congresso Nacional de Genética, 2001, Águas de Lindóia. 47º Congresso Nacional de Genética. Ribeirão Preto: Gráfica Canavaci Ltda, 2001. v. 1.

14.
MORA, I. M.. Criança e Adolescente: o extraclasse na aprendizagem dos temas saúde a ambiente. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente e Congresso Brasileiro sobre o Ensino em Pediatria., 2000, São Paulo. Resumos, 2000. p. 76-76.

15.
GODOI, V. M. ; BARBIERI, M. R. ; MORA, I. M. . O Tempo, o Registro e o LEC - uma solicitação da criança.. In: I Simpósio Sudamericano de Paleoartropodologia e I International Meeting on Paleoarthropodology., 2000, Ribeirão Preto. Abstracts, 2000. p. 135-135.

16.
MORA, I. M.; GODOI, V. M. ; BARBIERI, M. R. . Tributo à escola pública: aulas de Ciências. In: III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências, 1999, Curitiba. Livro de resumos do III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências., 1999. v. único. p. 251-251.

17.
MORA, I. M.. Câncer: aborgem temática na escola. In: Encontro de Pesquisadores em Educação para Saúde: Abordagens de Temas de Saúde no Livro Didático, 1999, Bauru, 1999.

18.
MORA, I. M.. Abordagem de alguns termos relacionados à saúde em livros didáticos de ciências. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos - SP, 1999.

19.
MORA, I. M.. Metodologia investigativa, um exemplo para Educação Ambiental. In: VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 1997, São Paulo, 1997.

20.
MORA, I. M.. O LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) e o Ensino de Ciências. In: Evento comemorativo do Projeto de Educação Continuada (PEC), 1997, São Paulo, 1997.

21.
ZUANAZI, L. P. ; SIMÕES, Z. L. P. ; MORA, I. M. ; BITONDI, M. M. G. . Ação de um análogo de hormônio juvenil na síntese de proteínas e na pigmentação cuticular de Apis mellifera.. In: II Encontro sobre Abelhas, 1996, Ribeirão Preto. Anais do II Encontro sobre abelhas., 1996. p. 318-318.

22.
MORA, I. M.; BITONDI, M. M. G. ; SIMÕES, Z. L. P. . Cuticular melanization and profenoloxidase activity induced by a juvenile hormone analog in Apis mellifera. In: XX International Congress of entomology., 1996, Firenze. ..............., 1996.

23.
MORA, I. M.; BITONDI, M. M. G. ; SIMÕES, Z. L. P. . Melanização cuticular e atividade da profenoloxidase induzida por um análogo de hormônio juvenil em Apis mellifera. In: IV Simpósio de Iniciação Científica da USP., 1996, Ribeirão Preto. Anais do IV Simpósio de Iniciação Científica da USP., 1996. p. 11-33.

24.
MORA, I. M.; BITONDI, M. M. G. ; SIMÕES, Z. L. P. . Melanização cuticular e atividade da profenoloxidase induzida por um análogo de hormônio juvenil em Apis mellifera. In: 4o. SICUSP - Ciências e Humanidades, 1996, São Paulo-SP. Agropecuária, 1996. v. 1.

25.
MORA, I. M.; BITONDI, M. M. G. . Melanização cuticular e atividade da profenoloxidase induzida por um análogo de hormônio juvenil em Apis mellifera.. In: VII Encontro de Biólogos., 1996, Ribeirão Preto. Anais do 7o. Enconro de Biólogos, 1996. p. 07-05.

26.
MORA, I. M.; BITONDI, M. M. G. . Respostas de Apis mellifera ao tratamento com Pyriproxyfen, um análogo de hormônio juveinil. In: II Simpósio de Iniciação Científica da USP., 1994, São Paulo. Anais do II Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1994. v. único. p. 19-19.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORA, I. M.. Professoras de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010). Linhas Críticas (UnB), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ALCANTARA, M. E. P. ; MORA, I. M. ; GONCALVES, A. M. P. ; MORGADO, J. E. F. . Professores de Biologia: formação inicial e relação com o contexto educacional a partir de suas histórias de vida (Uberlândia/MG, 1970-1980). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MORA, I. M.. Oficina: O Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia e o conhecimento biológico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . XI Seminário nacional o uno e o diverso na educação escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Os professores e o ensino de Biologia no Brasil - seus saberes e suas práticas (1960-2007). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORA, I. M.; LONGHINI, M. D. . Metáforas sobre ser professor e aluno - representacoes de docentes em processo de formacao inicial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . O conhecimento do conteúdo específico de Astronomia na formação inicial de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Os professores e o ensino de Biologia no Brasil -seus saberes e suas práticas (1960 - 2007). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . História de vida de professores de Biologia no Brasil - seus saberes e suas práticas (1960 - 2007). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . História oral de vida: reflexões sobre sua importância metodológica na formação de professores de Biologia no Brasil no período de 1960-2007. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . A natureza do conhecimento científico no ensino de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MORA, I. M.. Reflexões sobre a educação no contexto da globalização, neoliberalismo e pós-modernidade (1990-2008). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MORA, I. M.. Pedagogia da sustentabilidade - algumas reflexões sobre a questão ambiental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Histórias de vida de professores de Biologia no Brasil (1960-2007): suas formações, seus saberes e suas práticas profissionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . Histórias de vida de professores de Biologia no Brasil (1960-2007): suas formações, seus saberes e suas práticas profissionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MORA, I. M.; LONGHINI, M. D. . O conhecimento do conteúdo específico de astronomia como elemento para um curso de formação inicial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LONGHINI, M. D. ; MORA, I. M. . A representação do papel docente de professores em processo de formação: uma análise a partir de metáforas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MORA, I. M.. A Universidade, a Sala de Aula e a Formação de Professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MORA, I. M.; SANTOS, Amanda Fernandes ; SILVA, José Edinarte ; TINOCO, Eliane de Fátima Vieira . Desafios na formação de professores: questões atuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MORA, I. M.. Ouvir e interagir com os alunos: uma forma eficiente de projeto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MORA, I. M.. Análise de coorte.... 2002 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MORA, I. M.. Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP.. 2014.

2.
MORA, I. M.. Consultor Ad Hoc do I Encontro de Educação em Ciências e Matemática. 2012.

3.
MORA, I. M.. Disciplina de Pedagogia e Didática Especial na Área Médica.. 1999.

4.
MORA, I. M.. Membro da Comissão técnica na organização do Encontro de Pesquisadores em Educação para Saúde. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
MORA, I. M.. Avaliadora da Comissão Científica do IV EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2017.

2.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino Em Re-Vista. 2016.

3.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino Em Re-Vista. 2016.

4.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino em Re-Vista. 2016.

5.
MORA, I. M.. Membro de comissão de elaboração e revisão de itens para o BNI do Inep.. 2016.

6.
MORA, I. M.. Parecerista para 03 projetos do PEIC 2015. 2015.

7.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc para o periódico Ensino Em Re-Vista. 2015.

8.
MORA, I. M.. Membro da comissão científica do II Seminário Internacional de Avaliação e do I Seminário Municipal de Educação. 2015.

9.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do plano de trabalho de aluno da propsta IC-CNPQ2015-0380, submetida ao edital 01/2015. 2015.

10.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IC-CNPA2015-0380, submetida ao edital 01/2015. 2015.

11.
MORA, I. M.. Membro da comissão científica do III Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF).. 2015.

12.
MORA, I. M.. Membro da comissão organizadora do II Seminário Internacional de Avaliação e I Seminário de Avaliação da Rece Municipal de Educação de Uberlândia. 2015.

13.
OLIVEIRA, R. C. ; NOGUEIRA-FERREIRA, F. H. ; OLIVEIRA, L. M. ; MORA, I. M. . Membro da comissão de avaliação da Coletânea 'Experiências e Reflexões do PIBID Biologia UFU'. 2015.

14.
MORA, I. M.; SANTOS, B. P. ; MALUSA, S. . Membro da Comissão para análise da documentação relativa aos pedidos de remoção para efeito de deferimento ou não das solicitações. 2015.

15.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino Em Re-Vista. 2015.

16.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC-FAPEMIG 2016-0043 submetida ao Edital n.04/2015. 2015.

17.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IC-FAPEMIG 2016-0043, submetida ao Edital n.04/2015. 2015.

18.
MELO, G. F. ; RODRIGUES, E. ; MORA, I. M. . Membro da Comissão para analisar pedido de reconhecimento de diploma de Doutorado. 2015.

19.
MORA, I. M.. Membro da Comissão QUALI-UFU. 2014.

20.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino em Re-Vista. 2014.

21.
MORA, I. M.. Parecerista da Comissão Científica do periódico DiversaPrática. 2014.

22.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino em Re-Vista. 2014.

23.
MORA, I. M.. Consultora Ad Hoc do Edital 01/2014 PROGRAD/DIREN. 2014.

24.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC-CNPq2014-0437, edital no.01/2014. 2014.

25.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do projeto de pesquisa do orientador da proposta IC-CNPq2014-0437, edital no,01/2014. 2014.

26.
MORA, I. M.. Consultora Ad Hoc do Edital 01/2014 PROGRAD/DIREN. 2014.

27.
MORA, I. M.; MELO, G. F. ; NAVES, M. L. P. . Membro da Comissão com o propósito de analisar o pedido de reconhecimento de diploma de Doutorado em Educação. 2014.

28.
MORA, I. M.. Parecerista do periódico Ciência e Educação. 2014.

29.
MORA, I. M.. Parecerista do periódico Ciência e Educação. 2014.

30.
MORA, I. M.; SPOSITO, N. E. C. . Elaboradora das questões da prova escrita de Conhecimentos Específicos em Biologia. 2014.

31.
MORA, I. M.. Parecerista técnico-científico e editorial em manuscritos para publicação da coletânea 'Experiências e reflexões do PIBID Biologia UFU'. 2014.

32.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino em Re-vista. 2013.

33.
MORA, I. M.. Membro da comissão de avaliação de projetos de Iniciação à Pesquisa 1 do curso de graduação em Ciências Biológicas. 2013.

34.
MORA, I. M.. Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas. 2013.

35.
MORA, I. M.. Coordenadora de sessão do VII Simpósio Internacional: o Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013.

36.
MORA, I. M.; TAVARES JUNIOR, M. J. . Elaboradora da prova de conhecimentos específicos em Biologia para o processo seletivo de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU. 2013.

37.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino em Re-Vista. 2013.

38.
MORA, I. M.. Avaliadora de pôsteres no I International Symposium of Nutrition Science e V Simpósio Brasileiro de Nutrição: 'Alimentos e Saúde'. 2013.

39.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino em Re-Vista. 2012.

40.
MORA, I. M.. Parecerista ad-hoc do XI Encontro de Pesquisa em Educaçõ da Anped-CO. 2012.

41.
MORA, I. M.. Parecerista do Programa PIBEX/2012. 2012.

42.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do projeto de pesquisa do orientador IC-FAPEMIG2012-0038, submetido ao Programa institucional de bolsas de iniciação de bolsas de iniciação científica PIBIC/FAPEMIG/UFU e Programa institucional de iniciação científica voluntária PIVIC/UFU. 2012.

43.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC-FAPEMIG2012-0038, submetida ao Programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/FAPEMIG/UFU e Programa institucional de iniciação científica voluntária PIVIC/UFU.. 2012.

44.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do plano de trabalho de aluno da proposta IC-FAPEMIG2012-0037, submetida ao Programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/FAPEMIG/UFU e Programa institucional de iniciação científica voluntária PIVIC/UFU.. 2012.

45.
MORA, I. M.. Avaliadora ad hoc do projeto de pesquisa do orientador IC-FAPEMIG2012-0037 submetido ao Programa institucional de bolsas de iniciação de bolsas de iniciação científica PIBIC/FAPEMIG/UFU e Programa institucional de iniciação científica voluntária PIVIC/UFU. 2012.

46.
MORA, I. M.. Avaliadora na revista Horizonte Científico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 2011.

47.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino Em Re-Vista, em fevereiro de 2011. 2011.

48.
MORA, I. M.. Monitor do XI Seminário Nacional o uno e o diverso na educação escolar. 2011.

49.
MORA, I. M.. Coordenador de sessão "Eixo 5 - Formação de Professores" no XI Seminário Nacional o uno e o diverso na educação escolar. 2011.

50.
MORA, I. M.. Membro da Comissão de Atividades Culturais do XI Seminário Nacional o uno e o diverso na educação escolar. 2011.

51.
MORA, I. M.. Parecer ad hoc para a Revista Ensino em Re-Vista, no mês de março de 2010. 2010.

52.
MORA, I. M.. Parecer ad hoc para a Revista Ensino em Re-Vista, no mês de abril de 2010. 2010.

53.
MORA, I. M.. Parecer ad hoc para a Revista Ensino em Re-Vista, em maio de 2010. 2010.

54.
MORA, I. M.. Membro da comissão organizadora local do X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento. 2010.

55.
MORA, I. M.. Coordenação do GT - Formação docente no X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste. 2010.

56.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc da Revista Ensino em Re-Vista. 2010.

57.
MORA, I. M.. XV Ciência Viva 2010 - Tecnologia & Inovação. 2010.

58.
MORA, I. M.. Parecerista do periódico online A MARgem, no mês de outubro de 2010. 2010.

59.
MORA, I. M.. Parecerista do periódico online A MARgem, em dezembro de 2010. 2010.

60.
MORA, I. M.. Parecerista ad hoc do periódico Ensino Em Re-Vista, em setembro de 2010. 2010.

61.
MORA, I. M.. Comissão Científica do III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares. 2008.

62.
MORA, I. M.. Comissão Organizadora do I Seminário Prática Educativa. 2008.

63.
MORA, I. M.. Ciência Viva - Planeta Terra: Tecnologia & Sustentabilidade. 2008.

64.
MORA, I. M.. Comissão Científica do II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 04 (MG/TO/GO/DF). 2007.

65.
MORA, I. M.. Comissão Científica do V Congresso de Alfabetização e III Congresso de Educação Infantil: alfabetização e letramento no ensino fundamental de nove anos. 2007.

66.
MORA, I. M.; BARBIERI, M. R. . Catálogo das atividades 2001-2003 do projeto educacional "As Células, o Genoma e Você". 2003.

67.
MORA, I. M.. Colaborador no livro "Laboratório de ensino de Ciências - 20 anos de história. 2002.

68.
MORA, I. M.. Organização técnica do livro "A construção do conhecimento do professor: uma experiência de pareceria entre professores do ensino fundamental e médio da rede pública e a universidade". 2001.

69.
MORA, I. M.. Assistência de coordenação na elaboração do livro "Aulas de Ciências". 1999.

70.
MORA, I. M.. Monitoria no curso "O LEC e o ensino de Ciências" - projeto de educação continuada. 1998.

71.
MORA, I. M.. Monitoria no 40 Congresso Nacional de Genética. 1994.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORA, I. M.. Palestra: 'Os dilemas do professor iniciante', no II Ciclo de Palestras PET Convida.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORA, I. M.. Ministrante da palestra: Avaliação da Aprendizagem' no II Fórum de Ensino e Aprendizagem em Engenharias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LONGHINI, M. D. ; GOMIDE, H. A. ; MORA, I. M. . Universo e vida: uma abordagem interdisciplinar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MORA, I. M.. A célula e o núcleo celular. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MORA, I. M.. Educação - o emblocamento de espécimes em resina - um recurso para o ensino de Biologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MORA, I. M.; OLIVEIRA, G. S. ; MARQUES, M. R. A. . Escolas Democráticas III. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MORA, I. M.. A Era do Gelo 2: o cinema dialoga com o conhecimento científico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MORA, I. M.. A Genética no Contexto Educacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MORA, I. M.. A sexualidade e a terceira idade. 2006. .

10.
MORA, I. M.. Professora do curso "Transdiciplinaridade e Interdisciplinaridade no Ensino de Biologia". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MORA, I. M.. Palestra proferida com o título "Ensino de Biologia". 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
MORA, I. M.. Orientação técnica em "Educação Ambiental". 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MORA, I. M.. Ministrante do curso "Efeito poluente nos diversos ecossistemas". 1995. .

Demais trabalhos
1.
MORA, I. M.. Aprovada em concurso de provas e títulos da UFU - Universidade Federal de Uberlândia/MG nas disiciplinas de Didática e Ensino de Ciências e Matemática. Publicado no DOU em 22/06/05.. 2005 (Concurso público) .

2.
MORA, I. M.. Aprovada em concurso público (SEE/SP) na disciplina de Biologia, publicado no DOE em 06/09/2003.. 2003 (Concurso público) .

3.
MORA, I. M.. Aprovada em processo seletivo para contratação de docente na categoria Assistente. Depto. de Psicologia e Educação. FFCLRP/USP - Ribeirão Preto. Publicado no DOE em 18/02/2003. 2003.

4.
MORA, I. M.. Aprovada em concurso público (SEE/SP) na disciplina de Ciências, publicado no DOE em 18/06/98.. 1998 (Concurso público) .

5.
MORA, I. M.. Aprovada em concurso público SEE/SP, na disciplina de Biologia, publicado no DOE em 18/06/98.. 1998 (Aprovação concurso público) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENDES, E. B.; MORA, I. M.; QUARTIERO, E. M.. Participação em banca de Marlos Joaquim de Oliveira. Solução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software na aprendizagem de ecologia.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
AUTH, M. A.; ARAUJO, M. C. P.; MORA, I. M.. Participação em banca de Vanessa Maria Marques Salomão. Horta escolar: temas geradores e os movimentos pedagógicos como aportes para a reorganização do ensino de ciências.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
AUTH, M. A.; MORA, I. M.; NONENMACHER, S. E. B.. Participação em banca de Priscila Franco Dias. O tema água no ensino de ciências: uma proposta didático-pedgógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
SANTOS, S. M.; SALES, N. L. L.; MORA, I. M.. Participação em banca de Mônica Cunha Ramos. Luz e vida: uma proposta de formação continuada de professores.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
MORA, I. M.; SANTOS, A. B.; LEODORO, M. P.. Participação em banca de Vânia Cardoso da Silva Morais. Atividades experimentais: implicações no Ensino de Biologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
MORA, I. M.; ARAUJO, M. C. P.; PEREIRA, F. A.. Participação em banca de Elisângela Jeronima Inácia Andrade Silva. O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia.. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
SILVEIRA, H. E.; MORA, I. M.; MARQUES, D. M.; GAUCHE, R.. Participação em banca de Paulo Vitor Teodoro de Souza. Trajetória da construção de um projeto interdisicplinar na escola: em foco a educação ambiental. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
MORA, I. M.; Canobre, S. C.; MELLO, I. C.. Participação em banca de Lucas Venício Garcia. A formação docente nos subprojetos de química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência.. 2013. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
Amauro, N.; Canobre, S. C.; MORA, I. M.. Participação em banca de Lucas Venício Garcia. Exame de qualificação do trabalho intitulado: As concepções sobre formação docente, no viés da racionalidade técnica e prática, que emergem dos subprojetos química do programa PIBID em nível nacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Qualificações de Mestrado
1.
MENDES, E. B.; SILVA, D. S.; MORA, I. M.. Participação em banca de Marlos Joaquim de Oliveira. Solução de problemas e mapas conceituais: um estudo de aplicação de software no ensino de biologia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
AUTH, M. A.; MORA, I. M.; SANTOS, A. B.. Participação em banca de Priscila Franco Dias. O tema água no ensino de ciências: uma proposta didático-pedagógica elaborada com base nos três momentos pedagógicos.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
MORA, I. M.; SPOSITO, N. E. C.; MORAES, V. R. A.. Participação em banca de Elisângela Jeronima Inácia Andrade Silva. O uso do blog como ferramenta educacional. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
MORA, I. M.; SILVEIRA, H. E.; MARQUES, D. M.; TAVARES JUNIOR, M. J.. Participação em banca de Paulo Victor Teodoro de Souza. Trajetória da construção de um projeto interdisciplinar: em foco a educação ambiental.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
MORA, I. M.; SANTOS, A. B.; AUTH, M. A.. Participação em banca de Vânia Cardoso da Silva Morais. Atividades experimentais e o ensino de biologia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
MORA, I. M.; AUTH, M. A.; ARAUJO, M. C. P.. Participação em banca de Vanessa Maria Marques Salomão. Temas geradores e momentos pedagógicos como aportes para a reorganização no ensino de ciências. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
MORA, I. M.; ARAUJO, M. C. P.; MARTINS, D. C.. Participação em banca de Carlos André Silva Júnior. Pensamento evolutivo como invariante universal em biologia: estruturando o ensino de citologia em nível médio.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
SANTOS, S. M.; SALES, N. L. L.; MORA, I. M.. Participação em banca de Mônica Cunha Ramos. Luz e vida: uma proposta de formação continuada de professores.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORA, I. M.; OLIVEIRA, L. C.; SANTOS, R.. Participação em banca de João Francisco de Paula Lico. "Cidadania e Educação". 2005 - Faculdade de Sertãozinho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COIMBRA, C. L.; COSTA, M. S. F. P. M.; MORA, I. M.. Participação em banca de Izabela Amaral Cunha.A voz das estudantes do curso de Pedagogia da UFU: contradições e pistas anunciadas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
CARVALHO, D. F.; GUIDO, L. F. E.; MORA, I. M.. Participação em banca de Lucar Artiaga Pfeifer Oliveira.O mundo da ficção distancia tanto do mundo real: Questões sociais e influência no comportamento infantil-juvenil a partir de produtos midiáticos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
MORA, I. M.; TAVARES JUNIOR, M. J.; MORAES, V. R. A.. Participação em banca de Alessandra Monteiro Rosini.Um olhar sobre os altos índices de reprovação dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia em Química Orgânica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
MORA, I. M.; OLIVEIRA, R. C.; CARVALHO, D. F.. Participação em banca de Ana Clara Queiroz.As visões de mundo dos educadores da rede pública de Brasília/DF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
MELO, C.; MORA, I. M.; BAESSE, C. Q.. Participação em banca de Vikênia de Paula Rodrigues Candida.Abordagem do conteúdo "Aves" em livros recomendados pelos Guias do Livro Didático para os ensinos médio e fundamental.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
MORA, I. M.; TAVARES JUNIOR, M. J.; ALVES, V. R.. Participação em banca de Renata Araújo Guizetti.Percepções sobre o corpo como didático e/ou humano de alunos do 3o. ano do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
MORA, I. M.; TAVARES JUNIOR, M. J.; MORAES, V. R. A.. Participação em banca de Isabella Rodrigues da Cunha e Paula.A contribuição do poder público municipal para o desenvolvimento da educação ambiental escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
RINALDI, A. E.; AZEREDO, C. M.; MORA, I. M.. Participação em banca de Amanda Moura Prudente.Elaboração de jogos educativos para promoção do conhecimento de frutas e hortaliças em pré-escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
SILVA, S. M.; OLIVEIRA, G. S.; MORA, I. M.. Participação em banca de Maria Consuelo de Oliveira.Origem e identidade do especialista em educação: o papel do administrador escolar em questão.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
MORA, I. M.; RINALDI, A. E.; SOARES, L. P.. Participação em banca de Priscila Nunes Carvalho.Desenvolvimento de um jogo computacional para promoção de práticas alimentares saudáveis entre escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
MORA, I. M.; ARENA, A. P. B.; Resenda, V. A. D. L.. Participação em banca de Léa Anny de Oliveira Moraes.A leitura digital no curso de pedagogia: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
MORA, I. M.; ARENA, A. P. B.; Miranda, M. I.. Participação em banca de Aline Simão Alves.Classe hospitalar: perspectiva de atendimentos individuais e turmas multisseriadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
MORA, I. M.; ARENA, A. P. B.; Resenda, V. A. D. L.. Participação em banca de Mariana Ferreira de Deus.Leitores em ação: implicações de um projeto de leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
GONCALVES NETO, W.; Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade; MORA, I. M.. Participação em banca de Vilmere Siqueira Oliveira de Queiróz.A municipalização da educação e a institucionalização do Conselho Municipal de Educação em Uberlândia (1999-2008). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

15.
MORA, I. M.; ELIAS, S. A. T.; BASTOS, C. P.. Participação em banca de Viviane Galvani Rita."Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: alguns aspectos para o trabalho pedagógico". 2004 - Faculdade de Sertãozinho.

16.
MORA, I. M.; NEVES, T. L.; OLIVEIRA, L. C.. Participação em banca de Maria Isabel Ferreira Mermejo."O silêncio e os inocentes: o papel da escola nos casos de violência doméstica contra a criança e o adolescente". 2004 - Faculdade de Sertãozinho.

17.
MORA, I. M.; NEVES, T. L.; ELIAS, S. A. T.. Participação em banca de Giovana Aparecida Vieli."Diabetes mellitus: um 'mistério' escolar". 2004 - Faculdade de Sertãozinho.

18.
MORA, I. M.; NEVES, T. L.; SANTOS, R.. Participação em banca de Camila Rissatto."Trabalho de Conclusão de Curso: um instrumento de construção para o pesquisador?". 2004 - Faculdade de Sertãozinho.

19.
MORA, I. M.; ELIAS, S. A. T.; OLIVEIRA, L. C.. Participação em banca de Maria Augusta Santos Silva."A importância do teatro na Educação Infantil". 2004 - Faculdade de Sertãozinho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORA, I. M.; LONGHINI, M. D.; LONGAREZI, A. M.. Banca de exame de suficiência do aluno Alexandre Oviedo Gonçalves. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
MORA, I. M.. Jurada do concurso de charges de estudantes do ensino fundamental e médio das escolas de Uberlândi. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Ensino de Química.A trajetória da construção de um projeto didático pedagógico no ambiente escolar.. 2014. (Encontro).

2.
I Congresso Internacional de Interdisciplinaridade em Educação e II Conferência de Formação de Professores. A busca de um projeto interdisciplinar com foco na Educação Ambiental. 2014. (Congresso).

3.
I Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais da UFU. 2014. (Seminário).

4.
Mesa Redonda Relações Étnico-Raciais e Educação. 2014. (Outra).

5.
V Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola.Ensinando microbiologia para compreensão a estudantes do ensino fundamental.. 2014. (Encontro).

6.
VII Encuentro Latinoamericano y españa de colectivos y redes de docentes y escolares que hacen investigación e innovación desde la escescuela y la comomunidad.A disciplina de Ciências/Química no ensino fundamental: a implementação de práticas pedagógicas interdisciplinares em um lago e uma nascente.. 2014. (Encontro).

7.
XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.O ensino de Ciências/Química na vertente da educação ambiental: a aplicação de um projeto pedagógico interdisciplinar.. 2014. (Encontro).

8.
9 Congreso International sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. 2013. (Congresso).

9.
I Curso de Docência Universitária. 2013. (Outra).

10.
VII Simpósio Internacional "O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Professores de Biologia: formação inicial e relação com o contexto educacional a partir de suas histórias de vida (Uberlândia/MG, 1970-1980). 2013. (Simpósio).

11.
I Encontro de Educação em Ciências e Matemática.Histórias de vida de professoras e o ensino de biologia no Brasil: formação, saberes e práticas docentes. 2012. (Encontro).

12.
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensiniono de Biologia.História oral de vida de professoras de biologia: formação, saberes profissionais e práticas docentes. 2012. (Encontro).

13.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Mostra científica. 2012. (Outra).

14.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias.Professoras de Biologia: história oral de vida e a relação entre os saberes profissionais, as práticas docentes e os contextos político-educacionais.. 2011. (Encontro).

15.
XI Seminário nacional o uno e o diverso na educação escolar.História de vida de professoras de biologia: a relação entre os sberes profissionais, as práticas docentes e os contextos político-educacionais. 2011. (Seminário).

16.
IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. História de vida de professores de Biologia no Brasil: seus saberes e suas práticas (1960-2007). 2010. (Congresso).

17.
X Encontro de PEsquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento.Os professores e o ensino de Biologia no Brasil: seus saberes e suas práticas (1960-2007).. 2010. (Encontro).

18.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino.Os professores e o ensino de Biologia no Brasil - seus saberes e suas práticas (1960 - 2007). 2010. (Encontro).

19.
I Congresso de Psicopedagogia escolarcontribuições da psicopedagogia para educação escolar. 2009. (Congresso).

20.
VI Congresso de Alfabetização; IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos - Metodologias para a aprendizagem da língua escrita. 2009. (Congresso).

21.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A natureza do conhecimento científico nas aulas de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. (Encontro).

22.
V Simpósio Internacional o Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Reflexões sobre a educação no contexto da globalização, neoliberalismo e pós-modernidade (1990-2008). 2009. (Simpósio).

23.
X SEMINÁRIO NACIONAL ?O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR? e IV SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.História oral de vida: reflexões sobre sua importância metodológica na formação de professores de Biologia no Brasil no período de 1960-2007. 2009. (Seminário).

24.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED/CO.UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNO E PROFESSOR SEGUNDO LICENCIANDOS NO DECORRER DE SEU CURSO DE FORMAÇÃO. 2008. (Encontro).

25.
III Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Histórias de Vida de professores de Biologia no Brasil (1960-2007): suas formações, seus saberes e suas práticas profissionais. 2008. (Congresso).

26.
III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares.Pedagogia da Sustentabilidade - algumas reflexões sobre a questão ambiental. 2008. (Encontro).

27.
IV Simpósio Internacional - O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. 2008. (Simpósio).

28.
IX Seminário Nacional o Uno e o Diverso na educação escolar e XIV Seminário Regional sobre formação do educador.Histórias de Vida de professores de Biologia no Brasil (1960-2007): suas formações, seus saberes e suas práticas profissionais. 2008. (Seminário).

29.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

30.
Atividades da Agenda Científica-Cultural diálogos com..........Profa. Dra. Ilma Passos de Alencastro Veiga. 2007. (Outra).

31.
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 4 (MG-DF-GO-TO).A Universidade, a sala de aula e a formação de professores. 2007. (Encontro).

32.
VIII Seminário "A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da região centro-oeste".A representação do papel docente de professores em processo de formação: um análise a partir de metáforas. 2007. (Seminário).

33.
VI Seminário Formação Docente e Práticas Pedagógicas: educar para a diversidade.Deafios na formação de professores - questões atuais. 2007. (Seminário).

34.
III Fórum Nacional de Pedagogia.Fui só participante. 2006. (Outra).

35.
VII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Ouvir e interagir com os alunos: uma forma eficiente de projeto. 2006. (Seminário).

36.
VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2005. (Congresso).

37.
3º Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

38.
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Distribuição geo-econômica de educação e saúde em Ribeirão Preto: análise de uma coorte. 2003. (Encontro).

39.
VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: teorias e práticas - imagens e projetos. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: teorias e práticas - imagens e projetos. 2003. (Congresso).

40.
V Simpósio em Filosofia e Ciência - trabalho e conhecimento.Distribuição geo-econômica de educação e saúde em Ribeirão Preto: análise de uma coorte. 2003. (Simpósio).

41.
25ª Reunião Anual da ANPED. 2002. (Congresso).

42.
Congresso Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Saúde e educação: distribuição no espaço geo-econômico na cidade de Ribeirão Preto. 2002. (Congresso).

43.
47 Congresso Nacional de Genética. 47 Congresso Nacional de Genética. 2001. (Congresso).

44.
Encontro sobre Pesquisa em Educação. Comunicação e Divulgação Científica em Museus.Encontro sobre Pesquisa em Educação. Comunicação e Divulgação Científica em Museus. 2001. (Encontro).

45.
I Encontro HIV e a Sociedade: educação e prevenção. 2001. (Encontro).

46.
III Encontro de Educação do Oeste Paulista - políticas públicas.Saúde, escolaridade e espaço social: análise de coorte ao nascer e aos 18 anos. 2001. (Encontro).

47.
IV Simpósio em Filosofia e Ciência - universidade e produção do conhecimento.Saúde, escolaridade e esáço social: análise de coorte ao nascer e aos 18 anos. 2001. (Simpósio).

48.
Workshop. 2001. (Outra).

49.
5a. Reunião Técnica do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência.Saúde e formação econômico-social. 2000. (Outra).

50.
Congresso Brasileiro de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Criança e adolescente: o extraclasse na aprendizagem dos temas saúde e ambiente. 2000. (Congresso).

51.
I Simpósio Brasileiro de Paleoartropodologia.O tempo, o registro e o LEC: uma solicitação da criança. 2000. (Simpósio).

52.
IX Seminário de Educação Ambiental.IX Seminário de Educação Ambiental. 2000. (Seminário).

53.
4a. Reunião Técnica do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência".4a. Reunião Técnica do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência". 1999. (Outra).

54.
Encontro de Pesquisadores em Educação para a Saúde - abordagem de temas de saúde no livro didático.Câncer: abordagem temática na escola. 1999. (Encontro).

55.
II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A abordagem de alguns temas relacionados à saúde em livros didáticos de ciências. 1999. (Encontro).

56.
III Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação para a Ciência.Tributo à escola pública: aulas de ciências. 1999. (Simpósio).

57.
1o. COPAE - "A interdisciplinaridade no Ensino de Ciências".1o. COPAE - "A interdisciplinaridade no Ensino de Ciências". 1997. (Outra).

58.
VI Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia".VI Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia". 1997. (Encontro).

59.
7o. Encontro do CRB-1.7o. Encontro do CRB-1. 1996. (Encontro).

60.
II Congresso de Educação de Ribeirão Preto. II Congresso de Educação de Ribeirão Preto - a educação frente aos desafios da modernidade. 1996. (Congresso).

61.
40 Congresso Nacional de Genética. 40 Congresso Nacional de Genética. 1994. (Congresso).

62.
IX Semana Científica de Estudos Biológicos.IX Semana Científica de Estudos Biológicos. 1992. (Outra).

63.
Seminários "Temas em Biologia"."Temas em Biologia". 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORA, I. M.. Membro da Comissão Organizadora do X Seminário de Prática Educativa - 2a Etapa/2017 e Estágio Supervisionado/2017 (SEMPES). 2017. (Outro).

2.
MORA, I. M.. Membro da Comissão Organizadora do II Seminário Olhares para o curso de PEdagogia e XI Seminário de Prática Educativa e Estágio Supervisionado: por uma pedagogia da indignação - produzir saberes e lutas.. 2017. (Outro).

3.
MORA, I. M.; SANTOS, B. P. ; COSTA, M. S. F. P. M. ; COIMBRA, C. L. ; KATRIB, C. M. I. . Membro da Comissão para organização e realização do X Seminário de Prática Educativa do Curso de Pedagogia da Faced/UFU. 2016. (Outro).

4.
MORA, I. M.. Participação da Comissão Organizadora do II Seminário Internacional de Avaliação e I Seminário Municipal de Avaliação. 2015. (Outro).

5.
MORA, I. M.. Membro da comissão científica do V Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola. 2014. (Outro).

6.
MELO, G. F. ; MORA, I. M. . Membro da comissão organizadora da Mesa Redonda Relações Étnico-Raciais e Educação. 2014. (Outro).

7.
MELO, G. F. ; MORA, I. M. . Membro da comissão executora da Mesa Redonda Relações Étnico-Raciais e Educação. 2014. (Outro).

8.
MORA, I. M.. Comissão organizadora do I Seminário de Educação das relações étnico-raciais da UFU. 2014. (Outro).

9.
MORA, I. M.; SILVA, E. P. Q. ; SILVA, S. M. ; SILVA, L. C. . V Seminário de Prática Educativa. 2013. (Outro).

10.
MORA, I. M.. Organizadora do Curso NASE - Network for Astronomy School Education. 2013. (Outro).

11.
MORA, I. M.; Cicillini, G.A. . I Encontro de Educação em Ciências e Matemática. 2012. (Congresso).

12.
MORA, I. M.. X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação Escolar e IV Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores. 2009. (Congresso).

13.
MORA, I. M.. III Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares. 2008. (Congresso).

14.
MORA, I. M.. II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 4 (MG-DF-GO-TO). 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Jéssyca Elianne Morgado Flores. Para além do que o olho vê: Ensinando Microbiologia para a Compreensão a estudantes do Ensino Fundamental. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elisângela Jeronima Inácia Andrade Silva. O uso do blog no ensino e aprendizagem da microbiologia.. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

2.
Paulo Vitor Teodoro de Souza. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA REVITALIZAÇÃO DE UM LAGO E DE UMA NASCENTE NO PRÓPRIO AMBIENTE ESCOLAR. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemáticas) - Universidade Federal de Uberlândia, . Coorientador: Iara Maria Mora Longhini.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Neuza Aparecida Ninin. Técnicas de relaxamento da prática escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Sertãozinho. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alessandra Monteiro Rosini. Um ohar sobre os altos índices de reprovação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

2.
Ana Clara Queiroz. As visões de mundo dos educadores da rede pública de Brasília/DF. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

3.
Tatiane Telles Brandão. Sexualidade infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Sertãozinho. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

4.
Rufino Sertrevicius Xavier. Avaliação no ensino profissionalizante. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Sertãozinho. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

5.
Elaine Aparecida Munerato. Pedagogia de recreação: importância da atividade física no ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Sertãozinho. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

Iniciação científica
1.
Vikênia de Paula Rodrigues Cândida. Para além do que o olho vê: ensinando microbiologia para a compreensão a estudantes do ensino fundamental. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

2.
Maria Eduarda de Pádua Alcântara. Histórias de vida de professores de Biologia (Uberlândia/MG, 1970-1980). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

Orientações de outra natureza
1.
Júlio César Xavier Leite. Orientação do projeto PBG: melhoria do ensino de graduação. 2015. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Pró-reitoria de Graduação da UFU. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.

2.
Victor de Paula Rodrigues Cândido. Orientação do projeto PBG: melhoria do ensino de graduação. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Pró-reitoria de Graduação da UFU. Orientador: Iara Maria Mora Longhini.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MORA, I. M.2013MORA, I. M.. Professora de biologia: história de vida, formação e contexto educacional brasileiro (1960-2010). Linhas Críticas (Online), v. 19, p. 207-227, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
MORA, I. M.. Oficina: O Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia e o conhecimento biológico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORA, I. M.. Organizadora do Curso NASE - Network for Astronomy School Education. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


1- Bolsista do Projeto CEPID/FAPESP de 07/2001 a 07/2004, junto ao Hemocentro/USP - Ribeirão Preto/SP

2- Participação como PARECERISTA na avaliação dos Projetos PIBEG-EDITAL 1/2007, no período de 03 a 14/09/07.

3- Coordenadora do Projeto PIBEG-EDITAL 1/2007 intitulado ?Interdisciplinaridade na Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino Fundamental: Construindo uma Proposta Alternativa para o Ensino e Aprendizagem de Matemática Integrada à Literatura e Artes?, desenvolvido pelas alunas Renata Vieira Chaves e Elisa Maria de Aguiar do Curso de Pedagogia, no período de 01/10/07 a 30/09/08.

4- Aluna Especial do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia nas disciplinas Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Currículo, Cultura e Saberes Escolares, no primeiro e segundo semestres de 2007, respectivamente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:40:37