Sabrina Garcez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5552302440829986
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Possui graduação em Lic Em Pedagogia Mag Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Especialização em Ed. Infantil e Ed. Especial pela Universidade Cândido Mendes no RJ, além de Especialização em Alfabetização e Letramento. É professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde fevereiro/2000, atualmente atuando na Direção da EMEI Miguel Granato Velasquez. Atuou na formação continuada de professores dos anos iniciais da Educação Básica como FORMADORA em ALFABETIZAÇÃO e MATEMÁTICA no Pólo Santa Rosa / UFSM, no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PACTO/ PNAIC do Ministério da Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, análise da educação brasileira, jogos, planejamento pedagógico e educação infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Garcez
Nome em citações bibliográficas
GARCEZ, Sabrina

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, EMEI Miguel Granato Velasquez.
Rua Armando Costa, 125
Sarandi
91120450 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 32891906


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Especialização em GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO, INSPEÇÃO E ADMINISTR. (Carga Horária: 620h).
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
Título: GESTÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: TESSITURAS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PRÓINFÂNCIA.
Orientador: Ana Paula Rodrigues.
2013 - 2015
Especialização em Alfabetização e Letramento. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Misdioneira, FETREMIS, Brasil.
Título: Proletramento Alfabetização e Linguagem: a experiência do município de Porto Alegre/RS.
Orientador: Ana Paula Rodrigues.
2001 - 2002
Especialização em Especialização Em Educação Infantil e Especial. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: A Educação Especial em Instituições Privadas de Ed. Infantil: inclusão?.
1992 - 1996
Graduação em Lic Em Pedagogia Mag Séries Iniciais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Passando o lixo a limpo!.
Orientador: Maria Bernadete Castro Rodrigues.
1989 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Nossa Senhora do Rosário, CNSR, Brasil.
1981 - 1988
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santa Família, CSF, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Ensinando de um modo inteiramente diferente. (Carga horária: 4h).
Grupo de Estudos Sobre Educação-Metodológica de Pesquisa e Ação, GEEMPA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em SA: Formação inicial e continuada de professores: currículos e práticas. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Educação Especial. (Carga horária: 40h).
PRIME Cursos do Brasil Ltda. EPP, PRIME, Brasil.
2014 - 2014
Contação de Histórias. (Carga horária: 40h).
PRIME Cursos do Brasil Ltda. EPP, PRIME, Brasil.
2011 - 2011
Nova Regra Ortográfica. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, ESAF, Brasil.
2011 - 2011
Disseminadores da Educação Fiscal. (Carga horária: 160h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, ESAF, Brasil.
2011 - 2011
CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB. (Carga horária: 20h).
Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.
2011 - 2011
OBJETIVOS DO MILÊNIO. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2010 - 2010
Qualificação para Avaliadores de Est. Probatório. (Carga horária: 8h).
Escola de Gestão Pública - Pref.Mun.Porto Alegre, EGP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2003 - 2003
PRINCIPAIS TÉCNICAS DE UM BOM CONTADOR DE HISTÓRIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2003 - 2003
A SUCATA COMO RECURSO EDUCACIONAL. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2003 - 2003
TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE CURSOS. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2003 - 2003
TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE CURSOS. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2003 - 2003
PRINCIPAIS TÉCNICAS DE UM BOM CONTADOR DE HISTÓRIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Cuidar Brincar e Educar Repensando a Educação Infa. (Carga horária: 80h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Desvelando Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2001 - 2001
Alfabetização. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2001 - 2001
Linux Básico. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, SENAC/RJ, Brasil.
2001 - 2001
O Que é Ecologia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2001 - 2001
A sala de aula e a construção do vínculo professor.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2001 - 2001
Formas de Trabalhar a Literatura Infantil.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2001 - 2001
Técnicas Para Elaboração de Planos de Cursos.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1996 - 1996
Trabalhando Com a Narrativa. (Carga horária: 4h).
Editora Ática, ATICA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Iniciação a Psicopedagogia. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Pessoas Com Necessidades Especiais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1992 - 1992
Qualificação de Professora de Maternal e Jardim de. (Carga horária: 180h).
Gente Miúda Escola Maternal e Jardim de Infância, GENTE MIÚDA, Brasil.
1992 - 1992
Aperfeiçoamento Em Recreação Infantil. (Carga horária: 100h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, SENAC/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
VINCULADO AO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E AO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO (GEPFICA) DA UFSM.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
VINCULADO AO PROGRAMA FEDERAL PROLETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM.


Tela Mágica Informática Educativa, TELA MÀGICA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação das atividades pedagógicas e planejamento global junto às estagiárias, em escolas infantis, com propostas de informática educativa.

Atividades

1/1997 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Educativa
7/1996 - 1/1997
Estágios , Tela Mágica Informática Educativa, .

Estágio realizado
Orientação pedagógica para alunos de Educação Infantil em nível de informática educativa..

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora referência em turmas de I e II Ciclo em escolas na rede municipal.

Atividades

01/2015 - Atual
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, EMEI Miguel Granato Velasquez.

Cargo ou função
Diretora de Escola.
01/2011 - 10/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora referência do II ciclo e de Totalidade Inicial EJA
01/2008 - 12/2010
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, E.M.E.F. JEAN PIAGET.

Cargo ou função
Coordenadora Escolar da Escola Aberta.
12/2007 - 12/2010
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, E.M.E.F. JEAN PIAGET.

Cargo ou função
Vice diretora da escola.
05/2007 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, E.M.E.F. JEAN PIAGET.

Cargo ou função
Membro do Conselho Escolar.
3/2003 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Referência de 1º ano do I Ciclo
10/2003 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, E M E B Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Cargo ou função
Membro do Conselho Escolar.
2/2002 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso Normal em Ed. Infantil - Eixo temático: Ed. Infantil
Curso Normal em Ed. Infantil - Supervisão de Estágio Curricular
12/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, E M E B Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Cargo ou função
Membro do Conselho de delegados do Orçamento Participativo das Escolas.
12/2001 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, E M E B Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Cargo ou função
Delegada do Orçamento Participativo Escolar.
2/2000 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Turma de Progressão do I Ciclo - E.M.E.F. Décio Martins Costa

Prefeitura Municipal de Alvorada, P/ALVORADA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

11/2001 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Administração, .

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho de Administração do FUNSEMA.
3/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Administração, .

Cargo ou função
Membro de Comissão para Análise da Consolidação das Alterações do Regime Jurídico dos Servidores.
11/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Administração, .

Cargo ou função
Membro Suplente do Conselho de Política, Administração e de Remuneração de Pessoal.
3/2002 - 12/2004
Direção e administração, Secretaria Municipal de Administração, Setor de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
6/2002 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Administração, .

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho de Política, Administração e de Remuneração de Pessoal.
4/2002 - 3/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Administração, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de Acompanhamento das Avaliações de Estágio Probatório.
2/1998 - 2/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curriculo por Atividades - Séries Iniciais


Projetos de pesquisa


1994 - 1996
O Ensino de Ciências, a Interdisicplinaridade e a Construção do Conhecimento
Descrição: Projeto desenvolvido a partir do acompanhamento de estágios curriculares do curso de Ciências Biológicas da UFRGS, com a produção de material bibliográfico de apoio a docente e estagiários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sabrina Garcez - Integrante / Maria Lucia Castagna Wortmann - Coordenador / Nádia Geisa SIlveira de Souza - Integrante / Eunice Aita Isaia Kindel - Integrante / Cristiane Galleazzi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
1993 - 1994
Teorias do currículo e a discussão contemporânea sobre a ciência: analisando os currículos dos cursos de ciências.
Descrição: Projeto de pesquisa de apoio a tese de doutorado da orientadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sabrina Garcez - Integrante / Maria Lucia Castagna Wortmann - Coordenador / Cristiane Galleazzi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Séries Iniciais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCEZ, Sabrina2015GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . Formação Continuada para Alfabetizar na Idade Certa. Presença Pedagogica, v. 21, p. 36-40, 2015.

2.
GARCEZ, Sabrina2006GARCEZ, Sabrina. Revisitando a Identidade. Revista do Professor, v. 87, p. 14-17, 2006.

3.
GARCEZ, Sabrina2005GARCEZ, Sabrina. Cuidado com a turma B15!. Prospectiva (Porto Alegre), v. 28, p. 41-43, 2005.

4.
GARCEZ, Sabrina2005GARCEZ, Sabrina. Mundo das Letras: como ler e escrever antes da primeira série do Ensino Fundamental. Revista do Professor (Rio Pardo), v. 82, p. 05-07, 2005.

5.
GARCEZ, Sabrina2005GARCEZ, Sabrina. Em processo coletivo crianças constroem consciência ecológica. Revista do Professor, v. 83, p. 33-36, 2005.

6.
GARCEZ, Sabrina2004GARCEZ, Sabrina. Contos da Carochinha: literatura infantil enriquece o processo de ler e escrever.. Revista do Professor, Rio Pardo/RS, v. n.º 77, p. 19-21, 2004.

7.
GARCEZ, Sabrina2003GARCEZ, Sabrina. Erros na escrita:propostas que auxiliam as crianças a vencerem as dificuldades. Revista do Professor, Rio Pardo/RS, v. n.º 73, p. 14-16, 2003.

8.
GARCEZ, Sabrina2002GARCEZ, Sabrina. Produção Textual:situações diversificadas e significativas enriquecem a escrita.. Revista do Professor, Rio Pardo/RS, v. n.º 69, p. 14-15, 2002.

9.
GARCEZ, Sabrina2002GARCEZ, Sabrina. Contribuindo para a construção do conhecimento da educação infantil: a organização de uma proposta pedag´gogica de ação para creches e pré-escolas.. Espacos da Escola (UNIJUÍ), Ijui/RS, v. n.º 45, p. 23-30, 2002.

10.
GARCEZ, Sabrina1997GARCEZ, Sabrina. Coletar e Reciclar: uma proposta de educação ambiental para terceira série.. Espaços da Escola, Ijui/RS, v. n.º24, p. 45-52, 1997.

Capítulos de livros publicados
1.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . Entrelaçamentos entre o programa nacional pela alfabetização na idade certa e os saberes experenciais. In: Lídia Inês Allebrandt; Maridalva Bonfanti Maldaner. (Org.). Alfabetização numa Relação Intercultural. 01ed.Ijuí: Editora Unijuí, 2015, v. 01, p. 350-353.

2.
GARCEZ, Sabrina. A professora apaixonada. In: Luis Carlos Carpim. (Org.). Saia Justa - Recorte do Cotidiano Escolar. 01ed.PORTO ALEGRE: GRAFICA RJR LTDA., 2010, v. 01, p. 54-55.

3.
GARCEZ, Sabrina; WORTMANN, Maria Lucia Castagna ; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de ; KINDEL, Eunice Aita Isaia . Estudando os mamíferos a partir de sua diversidade.. In: Maria Lúcia Castagna Wortmann; Nádia Geisa Silveira de Souza; Eunice Aita Isaia Kindel. (Org.). O Estudos dos Vertebrados na Escola Fundamental. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1997, v. , p. 15-21.

4.
GARCEZ, Sabrina; WORTMANN, Maria Lucia Castagna ; KINDEL, Eunice Aita Isaia ; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de ; GALLEAZZI, Cristiane . Vinculando o estudo das aves ao ambiente. In: Maria Lucia Castagna Wortmann; Nadia Geisa Silveira de Souza; Eunice Aita Isaia Kindel. (Org.). O Estudo dos Vertebrados na Escola Fundamental. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1997, v. , p. 39-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . Diário de Bordo: estratégia de avaliação, prática de (auto) formaçãona Educação Popular. In: I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire: educação popular em debate, 2016, Manaus. Anais do I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire: educação popular em debate. São Leopoldo: Editora Casa Leiria, 2016. v. 01. p. 463-480.

2.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . Diário de Bordo: Estratégia de Avaliação, Prática de (auto) formação na educação popular. In: I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire da Região NORTE: Educação Popular em Debate, 2016, Manaus. Anais do I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire da Região NORTE: Educação Popular em Debate. São Leopoldo: Casa Leiria, 2016. v. 01. p. 463-480.

3.
DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina . A educação do campo e a formação do professor. Como formar um formador?. In: Educere - XII Congresso Nacional de Educação - Formação de Professores, complexidade e trabalho docente, 2015, Curitiba. Anais do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. v. 01. p. 42279-42289.

4.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . A organização de uma instituição modelo B do Proinfância na rede municipal de Porto Alegre. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação - Formação de Professores, complexidade e trabalho docente, 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - Formação de Professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2015. v. 01. p. 35826-35835.

5.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. ; DANDREA, C. S. . Formação continuada de professoras e professores alfabetizadores: saberes experenciais e o PNAIC. In: Educere - XII Congresso Nacional de Educação - Formação de Professores, complexidade e trabalho docente, 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - Formação de Professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. v. 01. p. 6714-6722.

6.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . O PNAIC e a Educação do campo no Estado do RS: entrelaçamentos entre a formação de professores e as alterações curriculares em ciclos de formação. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e SUl do RS, 2014, Santa Maria. Educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina - SIFEDOC. Santa maria: Biblioteca Central UFSM, 2014. v. 01. p. 2804-2809.

7.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . Prática de (Auto)Formação: Diário de Bordo como estratégia de avaliação. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. Programa e Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Rio de Janeiro: BIOgraph, 2014. v. 0.

8.
DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina . Como formar um formador? O professor alfabetizador do PNAIC e a (auto) biografia como possibilidade de transgressão. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. Programa e Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Rio de Janeiro: BIOgraph, 2014. v. 0.

9.
DANDREA, C. S. ; PEDROSO, L. ; BOLZAN, M. T. ; GARCEZ, Sabrina . Conversas impactantes: o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a formação do formador. In: V Seminário Nacional de Formação de Professores: o protagonismo das Instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Santa Maria. Anais do V Seminário Nacional de Formação de Professores: o protagonismo das Instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: Gepfica/UFSM, 2014. v. 01.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCEZ, Sabrina. O Fazer Acontecer do Proletramento Alfabetização e Linguagem 2011 na Rede Municipal de Porto Alegre. In: X Congresso nacional de Educação - EDUCERE, 2011, Curitiba. EDUCERE - X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Curitiba: CHAMPAGNAT EDITORA PUCPR, 2011.

2.
DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina . Brincar para letrar: a ludicidade do currículo das crianças no primeiro ciclo. In: X Congresso nacional de Educação - EDUCERE, 2011, Curitiba. EDUCERE - X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Curitiba: CHAMPAGNAT EDITORA PUCPR, 2011.

3.
GARCEZ, Sabrina; WORTMANN, Maria Lucia Castagna . O Ensino de Ciências, a Interdisciplinaridade e a Construção do Conhecimento. In: I Salão de Iniciação Científica, 1994, Canoas. Canoas: ULBRA, 1994. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . Saberes experenciais na formação continuada de professoras e professores alfabetizadores a partir do PNAIC. In: VII Seminário Fala (Outra) Escola, 2015, Campinas. Caderno de Resumos. Campinas: UNICAMP/GEPEC, 2015. v. 01. p. 164-164.

2.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . Construir e apropriar-se do espaço pedagógico de uma escola infantil: tessituras da prática de uma Emei em Porto Alegre/RS. In: VII Seminário Fala (Outra) Escola 'Teu olhar trans-forma o Meu?', 2015, Campinas. Caderno de Resumos VII Seminário Fala (Outra) Escola. Campinas: UNICAMP/GEPEC, 2015. v. 01. p. 68-68.

3.
PEREIRA, M. R. D. ; GARCEZ, Sabrina . A EXPERIÊNCIA DA EMEI MIGUEL GRANATO VELASQUEZ NO PROGRAMA ADOTE UM ESCRITOR 2015: DILANTROZOL PARA ESTÍMULO À LEITURA DE POEMAS. In: XIV Fórum FAPA Conhecimento caminho para ir além, 2015, Porto Alegre. Caderno de Resumos XIV Fórum FAPA Conhecimento caminho para ir além. Porto Alegre: FAPA, 2015. v. 01. p. 129-130.

4.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . CONSTITUIÇÃO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PEDAGÓGICO: O PROINFÂNCIA E AS TESSITURAS DA PRÁTICA DE UMA EMEI EM PORTO ALEGRE/RS. In: XIV Fórum FAPA Conhecimento Caminho para ir além, 2015, Porto Alegre. Caderno de Resumo do XIV Fórum FAPA Conhecimento Caminho para ir além. Porto Alegre: FAPA, 2015. v. 01. p. 119-120.

5.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PEREIRA, M. R. D. . Formando professoras para além da alfabetização:linguagem e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. In: IX Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e X Simpósio de Leitura da UEL, 2014, Londrina. Caderno de Resumos Selisigno. Londrina: UEL, 2014. v. Único. p. 122-123.

6.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PEREIRA, M. R. D. ; SANTOS, M. A. . O PNAIC e a formação docente do formador em debate: considerações. In: XIII Fórum FAPA Conhecimento estabelecendo relações, 2014, Porto Alegre. Caderno de Resumos XIII Fórum FAPA. Porto Alegre: FAPA, 2014. v. 01.

7.
GARCEZ, Sabrina. Trabalhando a cartografia a partir da caça ao tesouro: uma proposta desenvolvida com professoras orientadoras do PNAIC. In: XIII Fórum FAPA Conhecimento estabelecendo relações, 2014, Porto Alegre. Caderno de Resumos XIII Fórum FAPA Conhecimento estabelecendo relações. Porto Alegre: FAPA, 2014. v. 01.

8.
GARCEZ, Sabrina. Olhares sobre a trajetória do Pacto na Rede Estadual de ensino do RS. In: IV Sinal - Seminário Integrado Nacional das Limguagens, 2013, Porto Alegre. Caderno de resumos IV Sinal - Seminário Integrado Nacional das Limguagens. Porto Alegre: FAPA - FACULDADE PORTO-ALEGRENSE, 2013. v. 01. p. 19-20.

9.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . A leitura para o prazerna alfabetização:leitura deleite.. In: XII Fórum FAPA Conhecimento Movendo o Mundo, 2013, Porto Alegre. Caderno de Resumos XII Fórum FAPA. PORTO ALEGRE: FAPA - FACULDADE PORTO-ALEGRENSE, 2013. v. 01. p. 140-140.

10.
GARCEZ, Sabrina. Façamos um pacto: alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade é nosso compromisso!. In: XII Fórum FAPA Conhecimento Movendo o Mundo, 2013, PORTO ALEGRE. Caderno de Resumos XII Fórum FAPA. PORTO ALEGRE: FAPA - FACULDADE PORTO-ALEGRENSE, 2013. v. 1. p. 132-132.

11.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . Desafios Cotidianos no Fazer Acontecer do Proletramento 2011 na Rede Municipal de Porto Alegre. In: III SINAL - Seminário Integrado Nacional das Linguagens, 2011, Porto Alegre. Caderno de Resumos III SINAL FAPA. Porto Alegre: FAPA, 2011. v. Único. p. 10-10.

12.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . A importância do lúdico para a alfabetização e o letramento de crianças de seis anos. In: III SINAL - Seminário Integrado Nacional das Linguagens, 2011, Porto Alegre. Caderno de Resumos III SINAL. Porto Alegre: FAPA, 2011. v. Único. p. 11-11.

13.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . Os desafios presentes no fazer acontecer do Proletramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre. In: V Colóquio Nacional de Leitura e Cognição, 2011, Santa Cruz do Sul. V Colóquio Nacional Leitura e Cognição: Olhares do contemporâneo sobre os textos:hermenêutica, cognição/conhecimento, comunicação.. Santa Cruz do Sul: Instituto Padre Reus, 2011. p. 75-76.

14.
PONTES, K. S. ; DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis. In: V Colóquio Nacional de Leitura e Cognição, 2011, Santa Cruz do Sul. V Colóquio Nacional de Leitura e Cognição - Olhares do contemporâneo sobre os textos: hermenêutica, cognição/conhecimento, comunicação. Santa Cruz do Sul: Instituto Padre Reus, 2011. p. 70-71.

15.
GARCEZ, Sabrina. Livros sem texto & produções textuais:possibilidades pedagógicas de ação em sala de aula. In: II Simpósio em Alfabetização, Leitura e Escrita, 2011, Vitória. II Simpósio em Alfabetização, Leitura e Escrita: balanço crítico de uma década. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Educação Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. p. 53-54.

16.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . Desafios no fazer acontecer do proletramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre. In: II Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2011, Vitória. II Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita:balanço crítico de uma década. Vitória: Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. p. 54-55.

17.
PONTES, K. S. ; DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis. In: II Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2011, Vitória. II Simpósio de Alfabetização, Leitura e Escrita: balanço crítico de uma década. Vitória: Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. p. 64-65.

18.
GARCEZ, Sabrina. Livros sem texto & Ilustrações versus produções textuais: possibilidades pedagógicas de ação em sala de aula. In: X Fórum FAPA - Conhecimento em Perspectiva, 2011, Porto Alegre. Cadernos de Resumos X Fórum FAPA Conhecimento em Perspectiva. Porto Alegre: FAPA - FACULDADES PORTO-ALEGRENSE, 2011. v. 01. p. 141-141.

19.
GARCEZ, Sabrina. Costurando as vivências e bordando as expectativas: a formação de um grupo nas agulhas da confecção de uma colcha de retalhos. In: X Fórum FAPA Conhecimento em Perspectiva, 2011, Porto Alegre. Caderno de Resusmos X Fórum FAPA Conhecimento em Perspectiva. Porto Alegre: FAPA - FACULDADE PORTO-ALEGRENSE, 2011. v. 01. p. 148-149.

20.
GARCEZ, Sabrina. O Fazer Acontecer do Proletramento Alfabetização e Linguagem 2011 na Rede Municipal de Porto Alegre. In: X Fórum FAPA Conhecimento em Perspectiva, 2011, Porto Alegre. Caderno de Resumos X Fórum FAPA Conhecimento em Perspectiva. Porto Alegre: FAPA - FACULDADE PORTO-ALEGRENSE, 2011. v. 01. p. 156-156.

21.
GARCEZ, Sabrina; ABIANNA, Izabel Christina Brum . Um novo olhar sobre a Educação Inafntil: o curso normal da E.M.E.B. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. In: III Forum FAPA - Conhecimento: o mundo em nossas mãos, 2004, Porto Alegre. Caderno de resumos. Porto Alegre: FAPA, 2004. v. 1. p. 64-65.

22.
GARCEZ, Sabrina; ABIANNA, Izabel Christina Brum . Possibilidades de ação pedagógica em estágios supervisionados: a experiência do curso normal - educação infantil em cena.. In: III Forum FAPA - Conhecimento: o mundo em nossas mãos, 2004, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Porto Alegre: FAPA, 2004. v. 1. p. 62-62.

23.
GARCEZ, Sabrina; FUQUES, Jacqueline Junker ; RODRIGUES, Maria Bernadete Castro . Passando o lixo a limpo: o reaproveitamento dos resíduos sólidos na Escola Municipal Jean Piaget. In: V Feira de Iniciação Científica, 1996, Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS - PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 1996.

24.
GARCEZ, Sabrina; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de ; GALLEAZZI, Cristiane . Examinando as relações entre o saber escolar e o saber acadêmico no estudo dos seres vivos. In: VI Salão de Iniciação Científica, 1994, Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS - PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE PESQUISA, 1994.

25.
GARCEZ, Sabrina; WORTMANN, Maria Lucia Castagna . Utilizando Procedimentos da Análise de Conteúdo para reconstruir a História do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS. In: V Salão de Iniciação Científica, 1993, Porto Alegre, 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . Construir e apropriar-se do espaço pedagógico de uma escola infantil: tessituras da prática de uma emei em Porto Alegre/RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . Constituição e apropriação do espaço pedagógico: o proinfância e as tessituras da prática de uma emei em Porto Alegre/RS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, M. R. D. ; GARCEZ, Sabrina . A experiência da EMEI Miguel Granato Velasquez no Programa Adote um Escritor 2015: Dilantrozol para estímulo à leitura de poemas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . A organização de uma instituição modelo B do Proinfância na rede municipal de Porto Alegre. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. ; DANDREA, C. S. . Formação continuada de professoras e professores alfabetizadores: saberes experenciais e o PNAIC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PEREIRA, M. R. D. ; SANTOS, M. A. . O PNAIC E A FORMAÇÃO DOCENTE DO FORMADOR EM DEBATE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PEREIRA, M. R. D. ; GARCEZ, Sabrina ; DANDREA, C. S. ; SANTOS, M. A. . LER PARA O PRAZER NA SALA DE AULA: LEITURA DELEITE!. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina ; PEREIRA, M. R. D. ; SANTOS, M. A. . O PNAIC/MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO FORMADOR: UM QUESTIONAMENTO NECESSÁRIO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, M. A. ; GARCEZ, Sabrina ; PEREIRA, M. R. D. ; DANDREA, C. S. . O PNAIC, DE PROFESSORA PARA PROFESSORA: RESGATE DAS BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. ; SANTOS, M. A. . O PNAIC e a formação docente do formador em debate: considerações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GARCEZ, Sabrina. Trabalhando a cartografia a partir da caça ao tesouro: uma proposta desenvolvida com professoras orientadoras do PNAIC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina . Como formar um formador? O professor alfabetizador do PNAIC e a (auto) biografia como possibilidade de transgressão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . Prática de (auto)formação: diário de bordo como estratégia de avaliação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GARCEZ, Sabrina. Socialização de Experiências no Âmbito do PNAIC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . O PNAIC e a Educação do Campo no Estado do RS:entrelaçamentos entre a formação de professores e as alterações curriculares em ciclos de formação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GARCEZ, Sabrina. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GARCEZ, Sabrina. Lançamento do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GARCEZ, Sabrina. Olhares sobre a trajetória do Pacto na Rede Estadual de ensino do RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA, M. R. D. ; GARCEZ, Sabrina . Para nosso prazer: leitura deleite!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GARCEZ, Sabrina; PEREIRA, M. R. D. . A leitura para o prazer na alfabetização:leitura deleite.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . DESAFIOS COTIDIANOS NO FAZER ACONTECER DO PROLETRAMENTO 2011 NNA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . OS DESAFIOS PRESENTES NO FAZER ACONTECER DO PROLETRAMENTO 2011 NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PONTES, K. S. ; DANDREA, C. S. ; GARCEZ, Sabrina ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÁXIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GARCEZ, Sabrina. O FAZER ACONTECER DO PROLETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 2011 NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . COSTURANDO AS VIVÊNCIAS E BORDANDO AS EXPECTATIVAS: HISTÓRIAS DE AVALIAÇÃO NA COLCHA DE RETALHOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
GARCEZ, Sabrina. LIVROS SEM TEXTO & PRODUÇÕES TEXTUAIS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE AÇÃO EM SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. ; PONTES, K. S. ; KONRAD, V. A. ; SOARES, M. E. T. . DESAFIOS NO FAZER ACONTECER DO PROLETRAMENTO 2011 NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GARCEZ, Sabrina. O FAZER ACONTECER DO PROLETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 2011 NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GARCEZ, Sabrina; DANDREA, C. S. . BRINCAR PARA LETRAR: A LUDICIDADE DO CURRÍCULO DAS CRIANÇAS NO I CICLO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
GARCEZ, Sabrina. COSTURANDO AS VIVÊNCIAS E BORDANDO AS EXPECTATIVAS: A FORMAÇÃO DE UM GRUPO NAS AGULHAS DE UMA COLCHA DE RETALHOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GARCEZ, Sabrina. O FAZER ACONTECER DO PROLETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 2011 NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
GARCEZ, Sabrina. LIVROS SEM TEXTO & ILUSTRAÇÕES VERSUS PRODUÇÕES TEXTUAIS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE AÇÃO EM SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
GARCEZ, Sabrina; MUHL, Paulo Alécio ; LORENZI, Graciano . EXPERIÊNCIAS EM EJA: A IMPLANTAÇÃO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
GARCEZ, Sabrina; LORENZI, Graciano ; MUHL, Paulo Alécio . COZINHANDO REUNIÕES, JANTANDO PLANEJAMENTOS: O FORTALECIMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA E.M.E.F. JEAN PIAGET. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
GARCEZ, Sabrina; PAVANI, Fabiane Borges . RECORTES DA ALFABETIZAÇÃO NO I CICLO: RESGATANDO A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA INFÂNCIA.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
GARCEZ, Sabrina; LORENZI, Graciano ; MUHL, Paulo Alécio . MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
GARCEZ, Sabrina. UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURSO NORMAL DA E.M.E.B. DR. LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
GARCEZ, Sabrina. POSSIBILIDADES DE AÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: A EXPERIÊNCIA DO CURSO NORMAL - EDUCAÇÃO INFANTIL EM CENA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
GARCEZ, Sabrina; ABIANNA, IZABEL B. . PROJETOS DE TRABALHO: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum regional do Centro e Sul do RS. 2014. (Seminário).

2.
EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação. 2011. (Congresso).

3.
II Simpósio em Alfabetização, Leitura e Escrita. 2011. (Simpósio).

4.
Seminário de Avaliação Final do Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental PROLETRAMENTO. 2011. (Seminário).

5.
V Colóquio Nacional Leitura e Cognição. 2011. (Seminário).

6.
CONAE 2010 - Etapa Municipal de Porto Alegre. 2010. (Outra).

7.
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2010. (Outra).

8.
VIII Jornada estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2010. (Encontro).

9.
Aula Inaugural 2009 - Cidade Escola: Formação Integral, Educação de Qualidade. 2009. (Outra).

10.
Fórum de Educação Abril Educação - Ática - Scipione. 2009. (Seminário).

11.
Seminário de Encerramento do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. 2009. (Seminário).

12.
Violência Escolar, o que fazer?. 2009. (Seminário).

13.
Violência Escolar, o que fazer?. 2009. (Seminário).

14.
Aula Inaugural - Conversações Águas de Março. 2008. (Outra).

15.
Conversações Internacionais 2008: Composições do Pensamento Educacional. 2008. (Seminário).

16.
Trocas Pedagógicas entre Paulo Freire e Jean Piaget: construindo o saber a partir da experiência do outro". 2008. (Encontro).

17.
Seminário FICAI - 10 anos de garantia do direito à educação". 2007. (Seminário).

18.
Violência nas Escolas: um debate necessário. 2007. (Outra).

19.
Abertura do Ano Letivo Conversações Pedagógicas - Saberes Específicos". 2006. (Encontro).

20.
Conversações Internacionais: Paisagem da educação. 2006. (Encontro).

21.
Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos.FORUM REGIONAL DE Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Outra).

22.
A politica do saber e o saber da política. 2004. (Outra).

23.
Escola Cidadã: O desafio da democratização da aprendizagem. 2004. (Seminário).

24.
Liberato, há 50 anos fazendo história na Educação.. 2004. (Seminário).

25.
Conferências Pedagógicas das Escolas Municipais - Região Norte. 2003. (Encontro).

26.
I Jornada de Estudos Pedagógicos do Curso Normal.Histórias da Carochinha? A literatura infantil em cada etapa do desenvolvimento. 2003. (Outra).

27.
Construindo a Identidade do Curso Normal em Educação Infantil.I Seminário de Integração Pedagógica. 2002. (Seminário).

28.
Educação e Globalização. 2002. (Seminário).

29.
Educação Especial: a inclusão em pauta. 2002. (Encontro).

30.
II ENCONTRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO "EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INCLUSÃO EM PAUTA". 2002. (Encontro).

31.
Redes Formativas em Debates. 2002. (Seminário).

32.
Uma cidade educadora para uma cultura solidária. 2001. (Seminário).

33.
"Que país é esse?". 2000. (Outra).

34.
A Educação Popular Faz História: a Contribuição de Paulo Freire. 2000. (Seminário).

35.
Como conquistar o aluno que não gosta de ler. 2000. (Outra).

36.
II Oficina de Idéias - A Internet como ferramenta pedagógica. 2000. (Oficina).

37.
II Oficina de Idéias - Jogos e Vivências em Informática no Ensino Fundamental. 2000. (Oficina).

38.
II Oficina de Idéias - Jogos Pedagógicos para o Ensino Fundamental. 2000. (Oficina).

39.
II Oficina de Idéias - Processo de Aquisição da Linguagem Oral e Desenvolvimento Inicial da Linguagem Escrita. 2000. (Oficina).

40.
VII Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - Utopia e Democracia. 2000. (Seminário).

41.
Alegria de Ensinar. 1999. (Outra).

42.
Produção Textual nas Séries Iniciais. 1999. (Oficina).

43.
Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo?. 1999. (Seminário).

44.
A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. 1998. (Seminário).

45.
Escola Cidadã: A didática no fazer pedagógico. 1998. (Seminário).

46.
Escola Cidadã: Aprendizagem para Todos. 1997. (Seminário).

47.
Identidade Social e a Construção do Conhecimento. 1997. (Seminário).

48.
O desafio da alfabetização. 1997. (Seminário).

49.
Vivência da Matemática das Séries Iniciais. 1997. (Oficina).

50.
XII Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências. 1997. (Simpósio).

51.
A Matemática no Currículo por Atividades & Ações Interdisciplinares para o desenvolvimento da Ed. Ambiental formal. 1996. (Oficina).

52.
Novos Mapas Culturais, Novas Perspectivas Educacionais. 1996. (Seminário).

53.
Teoria e Prática no Cotidiano da Escola. 1995. (Seminário).

54.
Em busca de um novo paradigma político-pedagógico. 1994. (Seminário).

55.
V Seminário de Pesquisa. 1994. (Seminário).

56.
II Seminário Estadual sobre Educação Fundamental de Jovens e Adultos Trabalhadores. 1993. (Seminário).

57.
Realidade e funcionamento da Orientação educacional. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCEZ, Sabrina. I Jornada de Estudos Pedagógicos do Curso Normal. 2003. (Outro).

2.
GARCEZ, Sabrina; ABIANNA, IZABEL B. . II Seminário de Integração Pedagógica Conversas sobre Saúde da Infância. 2003. (Outro).

3.
GARCEZ, Sabrina; ABIANNA, IZABEL B. . I Seminário de Integração Pedagógica "Construindo a identidade do Curso Normal em Educação Infantil". 2002. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M. R. D. ; GARCEZ, Sabrina . Para nosso prazer: leitura deleite!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 11:48:55