Jose Miguel Garcia Medina

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4399822010107505
  • Última atualização do currículo em 20/07/2018


José Miguel Garcia Medina é professor e advogado. É doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Realizou "estancia docente e investigadora" na Faculdade de Direito da Universidad de Sevilla. Visiting Scholar na Columbia Law School. Professor Titular na Universidade Paranaense, Professor Associado na Universidade Estadual de Maringá. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas - IBCJ. Membro do conselho de redação da Revista de Processo ? RePro e do conselho editorial da Revista Brasileira de Direito Processual ? RBDPro. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual ? IBDP, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil ? ABDPC, do Instituto Panamericano de Derecho Procesal ? IPDP e do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual. Membro do Comitê Consultivo Científico do Instituto Autismo & Vida. Advogado, foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, no triênio 2007-2009, e Conselheiro Federal (suplente) da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2010-2012. Foi Presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para a elaboração do anteprojeto de Código de Processo Civil. Secretário-Geral Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Miguel Garcia Medina
Nome em citações bibliográficas
MEDINA, J. M. G.

Endereço


Endereço Profissional
Medina e Guimarães Advogados Associados.
Avedina Doutor Gastão Vidigal, 952
Zona 08
87050440 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30263740
Fax: (44) 30263740
URL da Homepage: http://www.medina.adv.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Doutorado em Direito.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Sobre os princípios fundamentais da tutela jurisdicional executiva, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Teresa Arruda Alvim Wambier.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: execução; Princípios Fundamentais; Tutela Jurisdicional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Justiça.
1995 - 1997
Mestrado em Direito.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O prequestionamento no contexto dos recursos extraordinário e especial,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Teresa Arruda Alvim Wambier.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Prequestionamento; recursos; Recurso Especial; recurso extraordinário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Justiça.
1990 - 1994
Graduação em Direito.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



Editora Revista dos Tribunais, RT, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do conselho de Redação da Revista de P, Carga horária: 0

Atividades

7/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista de Processo, Conselho de Redação da Revista de Processo.

Cargo ou função
Membro do Conselho de Redação da Revista de Processo.

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 24

Atividades

11/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sócio-Econômicos, Departamento de Direito Privado e Processual.

1996 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direito Processual Civil

Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ipeac, Sede.

Linhas de pesquisa
Modernidade Processual
2/2002 - Atual
Ensino, Direito Processual e Cidadania, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Acesso à Justiça e Tutela Jurisdicional
2/1998 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários integrados - Campi: Cianorte e Paranavaí
Direito


Linhas de pesquisa


1.
Direito Processual Civil
2.
Direito Constitucional
3.
Direito Civil
4.
Modernidade Processual


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Efetivação Processual das Decisões Judiciais no Estado Constitucional
Descrição: RESUMO DO PROJETO: Identificadas as transformações intensas pelas quais passou a sociedade e o direito material, propõe-se realizar pesquisas dedicadas à identificação dessas transformações, bem como as medidas necessárias para que as decisões judiciais proferidas nesse contexto tornem-se concretamente efetivas. OBJETIVOS: Examinar as modalidades de decisões judiciais e o dever de fundamentação. Perquirir sobre o grau de efetividade dessas mesmas decisões. Avaliar como as medidas executivas típicas e atípicas podem ser empregadas para realizar a decisão judicial concretamente. JUSTIFICATIVA: A sociedade brasileira passou por intensas transformações, a partir da segunda metade do século XX. As estruturas passam a mudar cada vez mais rapidamente, e tornam-se cada vez mais complexas. Passam a surgir direitos e lides de que antes não se tinha conhecimento. E nota-se que, de algum modo, mudanças legislativas são insuficientes para se dar conta de tal demanda. As leis, assim, passam a veicular textos mais vagos. Multiplicam-se dispositivos como os previstos nos arts. 187 e 421 do Código Civil. Expressões como ?boa-fé objetiva? e ?dever de cooperação?, antes próprias dos estudos de civilistas, passam a constar da preocupação de processualistas.A construção da solução jurídica passa a depender mais da atuação do juiz, e a operação que lhe havia sido ensinada, de simplesmente aplicar a lei ao fato como se isso fosse algo aritmético, já não funciona mais. Esse ambiente social e econômico tão flutuante veio a ser temperado, no Brasil, com a Constituição Federal de 1988, que reconheceu ao cidadão, por assim dizer, um novo status. Nesse contexto, ampliam-se os poderes executivos do juiz, valendo-se a lei, cada vez mais, de medidas atípicas (p.ex., art. 139, IV do CPC/2015). Impõe-se, assim, o exame da qualidade das decisões judiciais proferidas nesse contexto, e se grau de efetividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jose Miguel Garcia Medina - Coordenador / Amanda Meger Cappellazzo - Integrante / Felipe Florindo Pasian - Integrante / Maykon Willian Domingos - Integrante.
2017 - Atual
Os institutos do Direito Processual Civil sob a perspectiva de sua instrumentalidade, como ambiente dialógico para a solução de conflitos, tutela de direitos e sua efetivação
Descrição: Os institutos de Direito Processual Civil merecem constante revisão, na medida em que são influenciados pelas alterações legislativas e interpretações jurídicas pautadas em novos paradigmas ou paradigmas revistos e/ou atualizados, seja na evolução do próprio plano processual como no plano material com reflexos na perspectiva de instrumentalidade do processo. Assim, objetiva a pesquisa investigar o sistema processual civil brasileiro e sua instrumentalidade, em suas técnicas, procedimentos, institutos, sob a perspectiva teleológica da proteção dos direitos, sua efetivação, bem como as formas judiciais e extrajudiciais para a solução de conflitos. Produções que tenham como objeto a revisão dos institutos processuais, a análise sobre a recepção pelo ordenamento jurídico das novidades legislativas e as tendências de interpretação pela doutrina e pelos Tribunais, a aplicação das técnicas processuais e seus impactos sociais, a análise dos procedimentos e dos institutos processuais e sua instrumentalidade para efetivação de direitos em situações específicas são os resultados pretendidos pelo presente projeto concretizando o compromisso deste Programa de Mestrado na investigação e contribuição para evolução do processo civil como instrumento de cidadania..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
FORMAÇÃO E CONTROLE DA DECISÃO JUDICIAL NO ESTADO CONSTITUCIONAL
Descrição: A criatividade da jurisprudência é algo reconhecido pela doutrina mais recente, na medida que o magistrado ao exercer a atividade jurisdicional não atua somente como "la bouche de la loi", ou mesmo que assim atue ao pronunciar-se sobre determinado litígio a ele submetido, exerce atividade criativa, de produção do direito. Esse papel da criativo dos juízes é acentuado pela revolta contra o formalismo jurídico, pela transformação do papel do Direito e da concepção contemporânea de Estado de bem-estar social. Porém, verifica-se que há um problema de legitimação democrática do que alguns chamam de "Direito Jurisprudencial", o qual necessita de aceitação não só pelos demais poderes da República, como também, e principalmente, pela sociedade. Em razão disso ganha relevância a análise da qualidade, integridade e coerência sistêmica das decisões judiciais; bem como das formas de controle e limites da discricionariedade judicial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
FORMAÇÃO E CONTROLE DA DECISÃO JUDICIAL NO ESTADO CONSTITUCIONAL
Descrição: A criatividade da jurisprudência é algo reconhecido pela doutrina mais recente, na medida que o magistrado ao exercer a atividade jurisdicional não atua somente como "la bouche de la loi", ou mesmo que assim atue ao pronunciar-se sobre determinado litígio a ele submetido, exerce atividade criativa, de produção do direito. Esse papel da criativo dos juízes é acentuado pela revolta contra o formalismo jurídico, pela transformação do papel do Direito e da concepção contemporânea de Estado de bem-estar social. Porém, verifica-se que há um problema de legitimação democrática do que alguns chamam de "Direito Jurisprudencial", o qual necessita de aceitação não só pelos demais poderes da República, como também, e principalmente, pela sociedade. Em razão disso ganha relevância a análise da qualidade, integridade e coerência sistêmica das decisões judiciais; bem como das formas de controle e limites da discricionariedade judicial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
FORMAÇÃO E CONTROLE DA DECISÃO JUDICIAL NO ESTADO CONSTITUCIONAL
Descrição: A criatividade da jurisprudência é verdade inegável, na medida que o magistrado ao exercer a atividade jurisdicional não atua somente como "la bouche de la loi", ou mesmo que assim atue ao pronunciar-se sobre determinado litígio a ele submetido, exerce atividade criativa, de produção do direito. Esse papel da criativo dos juízes é acentuado pela revolta contra o formalismo jurídico, pela transformação do papel do Direito e da concepção contemporânea de Estado de bem-estar social. Porém, verifica-se que há um problema de legitimação democrática do que chamamos de "Direito Jurisprudencial", o qual necessita de aceitação não só pelos demais poderes da República, como também, e principalmente, pela sociedade. Em razão disso ganha relevância a análise da qualidade, integridade e coerência sistêmica das decisões judiciais; bem como das formas de controle e limites da discricionariedade judicial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
FORMAÇÃO E CONTROLE DA DECISÃO JUDICIAL NO ESTADO CONSTITUCIONAL
Descrição: A criatividade da jurisprudência é verdade inegável, na medida que o magistrado ao exercer a atividade jurisdicional não atua somente como "la bouche de la loi", ou mesmo que assim atue ao pronunciar-se sobre determinado litígio a ele submetido, exerce atividade criativa, de produção do direito. Esse papel da criativo dos juízes é acentuado pela revolta contra o formalismo jurídico, pela transformação do papel do Direito e da concepção contemporânea de Estado de bem-estar social. Porém, verifica-se que há um problema de legitimação democrática do que chamamos de "Direito Jurisprudencial", o qual necessita de aceitação não só pelos demais poderes da República, como também, e principalmente, pela sociedade. Em razão disso ganha relevância a análise da qualidade, integridade e coerência sistêmica das decisões judiciais; bem como das formas de controle e limites da discricionariedade judicial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
PROCESSO CONSTITUCIONAL DEMOCRÁTICO - INTEGRIDADE JURISPRUDENCIAL E FORMAÇÃO DE PRECEDENTES
Descrição: A efetivação dos direitos fundamentais insculpidos na Constituição Federal de 1988 necessita de instrumentos hábeis para realizar-se, capazes de garantir efetivo acesso à Justiça e ao mesmo tempo conferir deslinde adequado à profusão de demandas com que se depara o Judiciário. Tais instrumentos são fornecidos pelo Direito Processual Civil enquanto viabilizador da obtenção dos direitos fundamentais pelos jurisdicionados. Assim, busca-se abordar o impacto dos direitos fundamentais no processo civil, bem como o papel constitucional desempenhado pelo processo. Conferindo-se especial atenção à integridade da jurisprudência e à formação de precedentes judiciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
TRANSFORMAÇÕES DO PROCESSO CIVIL MODERNO E OS PRINCÍPIOS DA EXECUÇÃO
Descrição: Com as reformas legislativas iniciadas na década de 1990, as quais atingiram seu ponto culminante para os efeitos da presente pesquisa com a lei 11.232/05, a tutela jurisdicional executiva sofreu significativas transformações. Assim, impende ressaltar que a) a tutela jurisdicional executiva não deve dizer respeito apenas a situação em que já houve violação ao direito, mas, também, aos casos em que há ameaça de violação. Ou seja, deve dizer respeito a direitos atual ou potencialmente violados, b) ao atuar no curso de uma ação de execução o juiz acaba por resolver diversas questões relevantes que não dizem respeito, necessariamente, à averiguação da existência da relação jurídica de direito material, mas à validade e adequação dos atos executivos, operação esta que reflete materialmente nas esferas jurídicas do exequente e do executado e que assim levou a uma profunda transformação no papel do juiz, que adquire maior importância na atuação executiva dos direitos. Dessa forma, os princípios da execução devem ser analisados à luz destas transformações legislativas, confrontando-se os princípios da nulla executio sine titulo e da execução sem título permitida; os princípios da tipicidade e da atipicidade das medidas executivas; os princípios da autonomia e do sincretismo entre cognição e execução e os princípios da máxima efetividade e da menor restrição possível..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
RESPONSABILIDADE CONTRATUAL
Descrição: O ordenamento jurídico brasileiro, com a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988, passou a observar o fenômeno da constitucionalização do direito. Com a inserção de dispositivos constitucionais no corpo do Código Civil experimentou-se, em particular, a constitucionalização do direito civil. A boa-fé objetiva, a função social, o equilíbrio econômico do contrato, entre outros princípios, passaram a fazer parte do que a doutrina denominou de ?nova teoria do contrato?, teoria esta voltada à tutela dos interesses do indivíduo e da sociedade. O Código Civil de 2002 faz menção a estes novos princípios norteadores da relação contratual em seus artigos 421 (função social do contrato); 422 (boa-fé objetiva); 423 (interpretação mais favorável ao aderente das cláusulas contratuais ambíguas ou contraditórias); 478 (equilíbrio econômico contratual). Deste modo, os contratos, e a esponsabilidade civil decorrente do inadimplemento destes, devem ser estudados à luz dos novos princípios da teoria contratual, respeitando os direitos individuais em conjunto com os da coletividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
PENHORA ON LINE OU ELETRÔNICA - INDISPONIBILIDADE DE ATIVOS FINANCEIROS DO EXECUTADO POR MEIO ELETRÔNICO
Descrição: Após a reforma da Lei 11.328/2006, o caput do art. 655-A do CPC permite que, para viabilizar a penhora de dinheiro depositado em conta-corrente ou aplicações financeiras, conforme art. 655, I do CPC, o juiz requisite informações à autoridade supervisora do sistema bancário, preferencialmente por meio eletrônico. O meio eletrônico atualmente utilizado é o Bacen-Jud, possibilitando o encaminhamento via internet de ordens judiciais de bloqueio e transferência de valores existentes em contas correntes e outros ativos financeiros, por intermédio do Banco Central, às instituições financeiras, sendo necessário, para tanto, que haja um convêncio entre o tribunal e o Banco Central e que o juiz de primeiro grau faça cadastro e obtenha senha de acesso, junto ao respectivo tribunal. O juiz pode, no mesmo ato em que requisitar informações sobre a existência de ativos financeiros, determinar sua indisponibilidade, até o valor indicado na execução. Tal medida inovadora merece um estudo aprofundado acerca de sua eficácia, limitações e entendimentos jurisprudenciais acerca de sua aplicabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
TRANSFORMAÇÕES RECENTES DO PROCESSO DE EXECUÇÃO BEM COMO NO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES
Descrição: Nos últimos anos o Código de Processo Civil brasileiro vem recebendo inúmeras reformas, em especial, no que tange às ações de execução. A nova sistemática das ações de execução releva-se após a reforma das Leis 11.232/2005 e 11.238/2006, a divisão em três grandes grupos de ações de execução, quais sejam: a ) ação de execução de título extrajudicial, que se regula pelo disposto no Livro II do CPC; b) ação de execução de sentença condenatória e de outros títulos executivos judiciais, que, similarmente à sentença condenatória, não admitem execução 'ex officio', de que é exemplo a ação de execução do art. 475-J e ss do CPC; e, c) ação de execução em que a própria sentença é executiva, tal como ocorre nos casos dos artigos 461 e 461-A do CPC. As peculiaridades de tais ações merecem um estudo aprofundado, para assim, ser possível a disseminação destas inovações no mundo jurídico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
TUTELA JURISDICIONAL DOS DEVERES DE FAZER E NÃO FAZER
Descrição: Este trabalho tem por objeto as tutelas relativas aos deveres de fazer e não fazer contidas na norma do art. 461 do CPC. Com a reforma de 1994 do Código Processual Brasileiro, se instituiu dentro deste artigo e em seus parágrafos uma nova técnica para a execução das obrigações de fazer ou não fazer. Diante do surgimento de novas situações carentes de tutela, eram necessários meios adequados para se atingir os fins desejados pelos titulares desses novos direitos. É através da chamada tutela específica que o direito atual busca uma maior efetividade frente às obrigações de fazer e não fazer. Haja vista a necessidade desta nova tutela, este projeto tem por fim demonstrar à atuação executiva nos deveres de fazer e não fazer a fim de garantir, sempre que possível, o resultado mais próximo do que seria obtido com o adimplemento da obrigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
TUTELA JURISDICIONAL DOS DEVERES DE FAZER E NÃO FAZER
Descrição: Este trabalho tem por objeto as tutelas relativas aos deveres de fazer e não fazer contidas na norma do art. 461 do CPC. Com a reforma de 1994 do Código Processual Brasileiro, se instituiu dentro deste artigo e em seus parágrafos uma nova técnica para a execução das obrigações de fazer ou não fazer. Diante do surgimento de novas situações carentes de tutela, eram necessários meios adequados para se atingir os fins desejados pelos titulares desses novos direitos. É através da chamada tutela específica que o direito atual busca uma maior efetividade frente às obrigações de fazer e não fazer. Haja vista a necessidade desta nova tutela, este projeto tem por fim demonstrar à atuação executiva nos deveres de fazer e não fazer a fim de garantir, sempre que possível, o resultado mais próximo do que seria obtido com o adimplemento da obrigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Tutela Jurisdicional Diferenciada
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - Atual
Técnicas de Formação, Justificação e Estabilização da Decisão Judicial
Descrição: O trabalho visa identificar um dos mais graves problemas concernentes ao Processo Civil moderno, utilizando-se da crítica como método de abordagem. O direito não pode mais ser visto sob o prisma da dogmática porque esta tem se mostrado insuficiente não só para resolver, mas o que é mais importante, como meio de detecção dos problemas a serem resolvidos.A abertura do pensamento jurídico a outras áreas de conhecimento não pode mais ser negada, e é mesmo inevitável. Isto porque o Direito trata do humano com todas as suas complexidades, suas contradições e suas crises. Esta confluência de conhecimentos gera um aprofundamento dos questionamentos e sublinha a necessidade de um método capaz de abordá-los e resolvê-los, o que somente pode ser atingido através do pensamento crítico. Portanto, o presente projeto, através do método utilizado pela Teoria Crítica do Direito, busca apresentar e dar solução a determinados problemas jurídicos indicados no item precedente, e, se possível, de algum modo dar sua contribuição no instigante processo de pensar o Direito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jose Miguel Garcia Medina - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2012
Processo Constitucional Democrático - Integridade Jurisprudencial e Formação de Precedentes
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista de Processo
2008 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Direito Processual
2000 - Atual
Periódico: Revista de Ciências Juridicas e Sociais da UNIPAR


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Culturas Jurídicas (Edição em português)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Membro Fundador, Instituto Paranaense de Direito Processual.
2013
Homenagem do VII CONJURI, Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Maringá.
2012
Moção de Aplausos ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal Santa Fé do Sul.
2012
Ofício de Congratulações ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal de Barretos.
2010
Sócio Titular, Instituto Iberoamericano de Direito Processual.
2009
51º Prêmio Jabuti, Câmara Brasileira do Livro.
2008
Diploma de Membro Honorário, Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico.
2007
Conselheiro Seccional, Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná.
2005
Membro Benemérito, Academia Brasileira de Direito Processual Civil.
2003
Votos de Congratulações pelo lançamento do livro: O Dogma da Coisa Julgada - Hipóteses de Relativação, Tribunal de justiça do Estado de São Paulo - Nona Câmara de Direito Público.
2001
Doutor em Direito, Pontifícea Universidade Católica de São Paulo.
1997
Mestre em Direito, Pontifícea Universidade Católica de São Paulo.
1995
Bacharel em Direito, Universidade Estadual de Maringá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MEDINA, J. M. G.2018MEDINA, J. M. G.. PARECER. REVISTA DOS TRIBUNAIS (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 987, p. 389, 2018.

2.
MEDINA, J. M. G.2018MEDINA, J. M. G.; CASAROTTO, M. . NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. REVISTA DOS TRIBUNAIS (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 988, p. 233-250, 2018.

3.
MEDINA, J. M. G.2016MEDINA, J. M. G.. Integridade, Estabilidade e Coerência da Jurisprudência no Estado Constitucional e Democrático de Direito: O Papel do Precedente, da Jurisprudência e da Súmula, a Luz do CPC/2015. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 974, p. 129-154, 2016.

4.
MEDINA, J. M. G.2014MEDINA, J. M. G.; SANTOS, S. F. H. . Juízo de Admissibiladade da Ação de Recuperação Judicial - Exposição das razões da crise econômico-financeira e demonstração perfunctória da viabilidade econômica. Revista de Direito Bancário do Mercado de Capitais e da Arbitragem, v. 17, p. 131-144, 2014.

5.
MEDINA, J. M. G.2013MEDINA, J. M. G.. Alimentos Indenizativos e Penhora do Bem de Família. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 927, p. 493-500, 2013.

6.
MEDINA, J. M. G.2012MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . Titularidade dos Honorários sucumbenciais anteriormente à lei 8.906/1994. Revista de Processo, v. 208, p. 481-4999, 2012.

7.
MEDINA, J. M. G.2012MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . Ação Rescisória. Violação Literal a dipositivo de lei com base em contrariedade à jurisprudência dominante. Revista de Processo, v. 211, p. 449-472, 2012.

8.
MEDINA, J. M. G.2012MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . Direito Intemporal: Comentários ao texto e Francisco Morato sobre a retroatividade das leis para fins de impugnabilidade e satisfação da sentença.. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 920, p. 31-40, 2012.

9.
MEDINA, J. M. G.2011MEDINA, J. M. G.. Motivação da Decisão Judicial. Poderes do Tribunal no Julgamento da Apelação. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 907, p. 235-260, 2011.

10.
MEDINA, J. M. G.2011MEDINA, J. M. G.. TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL - Execução - Duplicata virtual - EXECUÇÃO - Título executivo extrajudicial - Petição inicial - Extinção sem julgamento do mérito - Demanda executiva com base em duplicata virtual, com boleto bancário como suporte material para o título e dos seus respectivos protestos. Resenha.. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 909, p. 819-825, 2011.

11.
MEDINA, J. M. G.2010MEDINA, J. M. G.; MESQUITA, R. P. . A responsabilidade contratual sob os princípios da nova teoria do contrato, publicado na Revista dos Tribunais. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 896, p. 35-60, 2010.

12.
MEDINA, J. M. G.2010MEDINA, J. M. G.; MINGATI, V. S. . Reclamação Constitucional e Juizados Especiais Cíveis. Revista de Processo, v. 182, p. 405-418, 2010.

13.
MEDINA, J. M. G.2010MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, L. R. ; WAMBIER, T. A. A. . Segurança jurídica e irretroatividade da norma processual. Depoimentos: Revista da Faculdade de Direito de Vitória, v. 14, p. 53-77, 2010.

14.
MEDINA, J. M. G.2010MEDINA, J. M. G.. Coação Econômica (Economic Duress). Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), v. 902, p. 87-97, 2010.

15.
MEDINA, J. M. G.2009MEDINA, J. M. G.; PAGLIARINI, I. R. . Crise no cumprimento do contrato e a penhora on line. Revista de Processo, v. 173, p. 9-32, 2009.

16.
MEDINA, J. M. G.2009MEDINA, J. M. G.; RICCI, H. C. . O ISS e os materiais, medicamentos e refeições oferecidos por hospitais: a inconstitucionalidade da Súmula 274, do Superior Tribunal de Justiça. Revista Dialética de Direito Tributário, v. 165, p. 90-100, 2009.

17.
MEDINA, J. M. G.2008MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . O ônus da prova na ação de improbidade administrativa. Revista dos Tribunais (São Paulo), v. 867, p. 70-79, 2008.

18.
MEDINA, J. M. G.2008MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . A súmula vinculante, vista como meio legítimo para diminuir a sobrecarga de trabalho dos tribunais brasileiros. Revista do Advogado (São Paulo), v. 92, p. 7-22, 2008.

19.
MEDINA, J. M. G.2008MEDINA, J. M. G.; RICCI, H. C. . Os Termos Iniciais de Contagem dos Prazos Decadencial e Prescricional em Matéria Tributária e a Apresentação da DCTF pelo Sujeito Passivo. Revista Dialética de Direito Tributário, v. 157, p. 76-86, 2008.

20.
MEDINA, J. M. G.2007MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . Dispensa de estudo prévio de impacto ambiental para empresasconstituídas antes desta exigência. Recurso especial. Revista de Processo, v. 150, p. 275-290, 2007.

21.
MEDINA, J. M. G.2007MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . Pré-questionamento. Dano moral. Critério de avaliação. Divergência jurisprudencial. Recurso especial. Revista de Processo, v. 146, p. 306-320, 2007.

22.
MEDINA, J. M. G.2007MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . A súmula vinculante, vista como meio legítimo para diminuir a sobrecarga de trabalho dos tribunais brasileiros. Revista do Advogado (São Paulo), v. 27, p. 7-22, 2007.

23.
MEDINA, J. M. G.2006MEDINA, J. M. G.. A Sentença Declaratória como Título Executivo - considerações sobre o art. 475-N, I, do CPC. Revista de Processo, v. 136, p. 58-80, 2006.

24.
MEDINA, J. M. G.2006MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Sobre a necessidade de intimação pessoal do réu para cumprimento da sentença, no caso do art. 475-J do CPC (inserido pela Lei 11,232/2005). Revista de Processo, v. 136, p. 287-292, 2006.

25.
MEDINA, J. M. G.2004MEDINA, J. M. G.. Ação Civil Pública - Improbidade Administrativa - possibilidade de indeferimento da petição inicial ante a ausência de ato de improbidade - Inteligência do art. 17 §§ 8º e 11 da Lei. 8.429/1992 c/c art. 295 do CPC. Revista de Processo, v. 113, p. 191-207, 2004.

26.
MEDINA, J. M. G.2003MEDINA, J. M. G.. Notas sobre a constitucionalidade da pessoa civil do depositário infiel, à luz da redação do art. 652 do Novo Código Civil (Lei 10.406/2002). Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso), São Paulo, v. 810, p. 11-14, 2003.

27.
MEDINA, J. M. G.2003MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . Habeas Corpus preventivo - Imprescindibiidade do consentimento do depositário - Inexistência de dever do executado em aceitar o encargo de depositário. Revista de Processo, São Paulo, v. 112, p. 281-287, 2003.

28.
MEDINA, J. M. G.2003MEDINA, J. M. G.. Execução. Nulidade. Inexistência de preclusão. Possibilidade de argüição dos vícios em embargos à arrematação. Inteligênica do art. 746 do CPC. Revista de Processo, São Paulo, v. 112, p. 187-195, 2003.

29.
MEDINA, J. M. G.2002MEDINA, J. M. G.. Sobre o processamento dos recursos extraordinário e especial à luz da Lei 10.352/2001. Revista de Processo, São Paulo, v. 106, p. 113-127, 2002.

30.
MEDINA, J. M. G.2002MEDINA, J. M. G.. Sobre os requisitos e o efeito suspensivo dos embargos do executado- Sugestões de lege ferenda. Revista de Processo, v. 107, p. 196-201, 2002.

31.
MEDINA, J. M. G.2001MEDINA, J. M. G.. Chamamento ao processo - Questões polêmicas. Revista de Processo, São Paulo, v. 101, p. 235-263, 2001.

32.
MEDINA, J. M. G.2001MEDINA, J. M. G.. Admissibilidade da prova testemunhal - Questões sobre o art. 401 do CPC. Revista dos Tribunais (São Paulo), São Paulo, v. 784, p. 55-67, 2001.

33.
MEDINA, J. M. G.2001MEDINA, J. M. G.. Prequestionamento - Nulidade do acódão proferido pelo Tribunal local em virtude de omissão quanto matéria de ordem pública (incompetência absoluta) - Cabimento de embargos de declaração - Inteligência dos Enunciados 282 e 256 do STF e 98 e 211 do STJ.. Revista de Processo, São Paulo, v. 103, p. 199-209, 2001.

34.
MEDINA, J. M. G.2000MEDINA, J. M. G.. Breves apontamentos sobre o controle jurisdicional dos atos executivos e dos requisitos de admissibilidade da execução. Revista de Direito Privado e Processual, Maringá, v. 1, p. 87-116, 2000.

35.
MEDINA, J. M. G.2000MEDINA, J. M. G.. Litisconsórcio necessário ativo. Revista dos Tribunais (São Paulo), São Paulo, v. 777, p. 41-56, 2000.

36.
MEDINA, J. M. G.2000MEDINA, J. M. G.. Breves apontamentos sobre o controle jurisdicional dos atos executivos e dos requisitos de admissibilidade. Revista de Direito Privado e Processual da Universidade Estadual de Maringá, Maringá- PR, v. 1, p. 87-116, 2000.

37.
MEDINA, J. M. G.1999MEDINA, J. M. G.. Possibilidade jurídica do pedido e mérito. Revista de Processo, São Paulo, v. 93, p. 371-383, 1999.

38.
MEDINA, J. M. G.1999MEDINA, J. M. G.. Chamamento ao processo. Revista de Processo, São Paulo, v. 95, p. 39-63, 1999.

39.
MEDINA, J. M. G.1998MEDINA, J. M. G.. Tutela antecipatória e o perigo de irreversibilidade do dano. Revista de Processo, São Paulo, v. 90, p. 307-319, 1998.

40.
MEDINA, J. M. G.1998MEDINA, J. M. G.. Chamamento ao processo - Questões polêmicas. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da Unipar, Umuarama, v. 1, p. 15-52, 1998.

41.
MEDINA, J. M. G.1997MEDINA, J. M. G.. A tutela antecipatória e o perigo de irreversibilidade do provimento. Revista de Processo, São Paulo, v. 86, p. 24-34, 1997.

42.
MEDINA, J. M. G.1997MEDINA, J. M. G.. O art. 795 do CPC. Revista de Processo, São Paulo, v. 88, p. 239-251, 1997.

43.
MEDINA, J. M. G.1997MEDINA, J. M. G.. Litisconsórcio ativo necessário. Revista de Processo, São Paulo, v. 88, p. 279-294, 1997.

44.
MEDINA, J. M. G.1996MEDINA, J. M. G.. CF, art. 5º, XXI - Necessidade de Autorização Expressa dos Filiados à Entidade Associativa - Embargos de Declaração e Prequestionamento. Revista de Processo, São Paulo, v. 81, p. 246-255, 1996.

45.
MEDINA, J. M. G.1996MEDINA, J. M. G.. Efeitos da apelação de sentença que julga ações conexas. Revista de Processo, São Paulo, v. 83, p. 283-295, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MEDINA, J. M. G.. Novo Código de Processo Civil Comentado. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017. 1808p .

2.
MEDINA, J. M. G.. Curso de Direito Processual Civil Moderno. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017. 1613p .

3.
MEDINA, J. M. G.. Prequestionamento, Repercussão Geral da Questão Constitucional, Relevância da Questão Federal. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017. 395p .

4.
MEDINA, J. M. G.. Execução. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017. 638p .

5.
MEDINA, J. M. G.; MEDINA, J. M. . Guia Prático do Novo Processo Civil Brasileiro. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

6.
MEDINA, J. M. G.. Direito Processual Civil Moderno. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

7.
MEDINA, J. M. G.. Novo Código de Processo Civil Comentado. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015. v. 1. 1583p .

8.
MEDINA, J. M. G.. Direito Processual Civil Moderno. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

9.
GALLOTI, I. (Org.) ; DANTAS, B. (Org.) ; FREIRE, A. (Org.) ; Fernando da Fonseca Gajardoni (Org.) ; MEDINA, J. M. G. (Org.) . O Papel da Jurisprudência no STJ. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. v. 1.

10.
MEDINA, J. M. G.. Processo de Execução e Cumprimento de Sentença. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. v. 4. 382p .

11.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C. ; GAJARDONI, F. F. . Procedimentos Cautelares e Especiais. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. v. 4. 544p .

12.
MEDINA, J. M. G.. Constituição Federal Comentada: Com súmulas e julgados selecionados do STF e de outros tribunais. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. 910p .

13.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C. . Código Civil Comentado: Com Súmulas, Julgados selecionados e Enunciados das jornadas do CJF. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. 1312p .

14.
MEDINA, J. M. G.. Constituição Federal Comentada: Com súmulas e julgados selecionados do STF e de outros tribunais. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

15.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Processo Civil Moderno - V. 1 - Parte Geral e Processo de Conhecimento. 3ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

16.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Processo Civil Moderno - V. 2 - Recursos e Ações Autônomas de Impugnação. 3ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

17.
MEDINA, J. M. G.. Processo Civil Moderno - V. 3 - Processo de Execução e Cumprimento de Sentença. 3ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

18.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C. ; Fernando da Fonseca Gajardoni . Processo Civil Moderno - V. 4 - Procedimentos Cautelares e Especiais. 4ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013. 528p .

19.
MEDINA, J. M. G.; DANTAS, B. (Org.) ; NUNES, D. (Org.) ; FREIRE, A. (Org.) ; DIDIER JR., F. (Org.) ; CAMARGO, L. H. V. (Org.) ; OLIVEIRA, P. M. (Org.) ; FUX, L. (Org.) . Novas Tendências do Processo Civil - Estudos sobre o Projeto do Novo CPC. 1ª. ed. Salvador: Juspodivm, 2013. v. 1. 892p .

20.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C. ; GAJARDONI, F. F. . Procedimentos Cautelares e Especiais. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. v. 4.

21.
MEDINA, J. M. G.. Constituição Federal Comentada: Com súmulas e julgados selecionados do STF e de outros tribunais. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. v. 1. 831p .

22.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C. . Mandado de Segurança Individual e Coletivo: Comentários à Lei 12.016/2009. 2. ed. , 2012. v. 1. 238p .

23.
MEDINA, J. M. G.. Código de Processo Civil Comentando: com remissões e notas comparativas ao projeto do novo CPC. 2ª. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. v. 1. 1295p .

24.
MEDINA, J. M. G.. Prequestionamento e Repercussão Geral e outras questões relativas aos Recursos Especial e Extraordinário. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. v. 1. 348p .

25.
MEDINA, J. M. G.. Código de Processo Civil Comentado - Com remissões e notas comparativas ao projeto do novo CPC. 1ª. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. v. 1. 1214p .

26.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, T. A. A. . Processo Civil Moderno - V. 1 - Parte Geral e Processo de Conhecimento. 2ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. 368p .

27.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, T. A. A. . Processo Civil Moderno - V. 2 - Recursos e Ações Autônomas de Impugnação. 2ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. 336p .

28.
MEDINA, J. M. G.. Processo Civil Moderno - Vol. 3 - Execução. 2ª. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. 320p .

29.
MEDINA, J. M. G.. Processo Civil Moderno - Vol. 4 - Processo Cautelar. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

30.
MEDINA, J. M. G.. Processo Civil Moderno - Vol. 4 - Processo Cautelar. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. 464p .

31.
MEDINA, J. M. G.. Recursos no Processo Civil - vol. 6 - Prequestionamento e Repercussão Geral e outras questões relativas aos recursos especial e extraordinário. 5. ed. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2009. 384p .

32.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C. . Mandado de Segurança Individual e Coletivo - Comentários à Lei 12.016, de 7 de agosto de 2009.. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. 256p .

33.
MEDINA, J. M. G.; CRUZ, L. P. F. (Org.) ; CERQUEIRA, L. O. S. (Org.) ; GOMES JUNIOR, L. M. (Org.) . Os Poderes do Juiz e o Controle das Decisões Judiciais - Estudos em homenagem à Professora Teresa Arruda Alvim Wambier. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. v. 1. 1212p .

34.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Processo Civil Moderno - vol. 2 - Recursos.. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. 304p .

35.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, T. A. A. . Processo Civil Moderno - vol. 1 - Parte Geral e Processo de Conhecimento. 1. ed. São Paulo: RT, 2008. 308p .

36.
MEDINA, J. M. G.. Processo Civil Moderno - vol. 3 - Execução.. 1. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribuinais, 2008. 310p .

37.
WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim ; MEDINA, J. M. G. . Breves Comentários à Nova Sistemática Processual Civil 3. 1. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. 384p .

38.
WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim ; MEDINA, J. M. G. . Breves Comentários à Nova Sistematática Processual Civil 2: Lei 11.187/2005, Lei 11.232/2005, Lei 11.276/2006, Lei 11.277/2006 e Lei 11.280/2006. 1ª. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. v. 1. 336p .

39.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Breves Comentários a Novas Sistemática Processual Civil: Emenda Constitucinal n. 45/2004 (Reforma do judiciário); Leis 10.444/2002, 10.358/2001e 10.352/2001.. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. v. 1. 446p .

40.
MEDINA, J. M. G.. O Prequestionamento Nos Recursos Extraordinário e Especial. 4. ed. São Paulo: RT, 2005. v. 1. 464p .

41.
MEDINA, J. M. G.. Execução Civil - Teoria Geral: Princípios Fundamentais. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. v. 1. 540p .

42.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, T. A. A. . O Dogma da Coisa Julgada: hipóteses de relativização. 1. ed. São Paulo: Revista dosTribunais, 2003. v. 1. 275p .

43.
MEDINA, J. M. G.. Execução Civil - Princípios Fundamentais. 1. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. v. 1. 402p .

44.
MEDINA, J. M. G.. O Prequestionamento nos Recursos Extraordinário e Especial e outras questões relativas a sua admissibilidade e ao seu processamento. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. v. 1. 427p .

45.
MEDINA, J. M. G.. O prequestionamento nos recursos extraordinário e especial, 2.ª edição revista, atualizada e ampliada de acordo com a Lei 9.756/98 e a Súmula 211 do STJ. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. v. 1.

46.
MEDINA, J. M. G.. O prequestionamento nos recursos extraordinário e especial. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
MEDINA, J. M. G.. Comentários aos artigos 921 ao artigo 925. In: José Sebastião Fagundes Cunha; Antônio César Bochenek; Eduardo Cambi. (Org.). Código de Processo Civil Comentado. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016, v. , p. 1277-1281.

2.
MEDINA, J. M. G.. Comentários aos artigos 966 ao 975. In: Alexandre Freire; Lenio Luiz Streck; Dierle Nunes; Leonardo Carneiro da Cunha. (Org.). Comentários ao Código de Processo Civil - De acordo com a Lei n. 13.256/2016. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2016, v. , p. 1246-1271.

3.
MEDINA, J. M. G.; FREIRE, A. R. S. . Comentários aos artigos 165 ao 175. In: Angélica Arruda Alvim; Araken de Assis; Eduardo Arruda Alvim; George Salomão Leite. (Org.). Comentários ao Código de Processo Civil - De acordo com a Lei 13.256/2016. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2016, v. , p. 253-261.

4.
MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . A Súmula 456 do STF. A Interpretação dada pelo STF e o Novo CPC. In: Celso Hiroshi Iocohama; Bruno Smolarek Dias; Rafael de Oliveira Guimarães. (Org.). O Acesso à Justiça e os Direitos Fundamentais em Debate: Volume 2. 1ed.Umuarama: Universidade Paranaense UNIPAR, 2015, v. 2, p. 246-265.

5.
MEDINA, J. M. G.; RICCI, H. C. . Comentários aos artigos 547 a 556, do Código de Processo Civil. In: Sandro Gilbert Martins; Rogéria Fagundes Dotti. (Org.). Código de Processo Civil Anotado. 1ed.Curitiba: OABPR, 2013, v. , p. 1113-1124.

6.
MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O. . Comentários aos artigos 557 e 558, do Código de Processo Civil. In: Sandro Gilbert Martins; Rogéria Fagundes Dotti. (Org.). Código de Processo Civil Anotado. 1ed.Curitiba: OABPR, 2013, v. , p. 1125-1131.

7.
MEDINA, J. M. G.; SIQUEROLO, R. V. . Comentários aos artigos 559 a 565, do Código de Processo Civil. In: Sandro Gilbert Martins; Rogéria Fagundes Dotti. (Org.). Código de Processo Civil Anotado. 1ed.Curitiba: OABPR, 2013, v. , p. 1132-1138.

8.
MEDINA, J. M. G.; MESQUITA, R. P. . Comentários aos artigos 483 e 484, do Código de Processo Civil. In: Sandro Gilbert Martins; Rogéria Fagundes Dotti. (Org.). Código de Processo Civil Anotado. 1ed.Curitiba: OABPR, 2013, v. , p. 908-910.

9.
MEDINA, J. M. G.; MINGATI, V. S. . Comentários aos artigos 476 a 479, do Código de Processo Civil. In: Sandro Gilbert Martins; Rogéria Fagundes Dotti. (Org.). Código de Processo Civil Anotado. 1ed.Curitiba: OABPR, 2013, v. , p. 897-902.

10.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Amicus curiae. In: Fredie Didier Jr.; Luís Otávio Sequeira de Cerqueira; Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Terceiro no Processo Civil Brasileiro - Estudos em homenagem ao professor Athos Gusmão Carneiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010, v. , p. -.

11.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Os embargos à execução de título estrajudicial. In: Ernane Fidélis dos Santos; Luiz Rodrigues Wambier; Nelson Nery Jr.; Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). EXECUÇÂO CIVIL - Estudos em Homenagem ao Professor Humberto Theodoro Júnior. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, v. , p. 626-644.

12.
MEDINA, J. M. G.. Sobre os poderes do juiz na atuação executiva dos direitos coletivos ? considerações e perspectivas, à luz do Anteprojeto de Código Brasileiro de Processos Coletivos. In: GRINOVER, Ada Pellegrini; MENDES, Aluísio Gonçalves de Castro; WATANABE, Kazuo. (Org.). Direito Processual Coletivo e o anteprojeto de Código Brasileiro de Processos Coletivos. Sao Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, v. , p. 281-290.

13.
MEDINA, J. M. G.. Variações Recentes sobre os Recursos Extraordinário e Especial - Breves Considerações. In: Luiz Fux; Nelsen Nery Jr.; Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Processo e Constituição. Estudo em homenagem ao Professor José Carlos Barbosa Moreira. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, v. , p. 1050-1067.

14.
MEDINA, J. M. G.. Notas sobre a distinção entre partes e terceiros na execução civil : algumas situações limítrofes. In: Fredie Didier Jr; Teresa Arruda Alvim Wamber. (Org.). Aspectos Plêmicos e atuais sobreTerceiros no Processo Civil e assuntos afins. São Paulo: RT - Revista dos Tribunais, 2006, v. , p. 563-579.

15.
MEDINA, J. M. G.. A Sentença Declaratória como Título Executivo. In: Paulo Hoffman; Leonardo Ferres da Silva Ribeiro. (Org.). Processo de Execução Civil Modificações da lei 11.232/05. São Paulo: Quartier Latin do Brasil, 2006, v. , p. 97-126.

16.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Repercussão Geral e Súmula Vinculante - Relevantes Novidades Trazidas pela Ementa Constitucional 45/2004. In: Fábio Cardoso Machado; Rafael Bicca Machado. (Org.). A Reforma do Poder Judiciário. São Paulo: Quartier Latin do Brasil, 2006, v. , p. 424-450.

17.
WAMBIER, T. A. A. ; MEDINA, J. M. G. . Meios de impugnação das decisões transitadas em julgado. In: Carlos Valder do Nascimento; José Augusto Delgado. (Org.). Coisa Julgada Inconstitucional. Belo Horizonte: Fórum, 2006, v. , p. 301-330.

18.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, L. R. ; WAMBIER, T. A. A. . Sobre a Impugnação à Execução de Título Judicial ( arts. 475-L e 475-M do CPC). In: Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Aspectos Polêmicos da Nova Execução 3. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006, v. , p. 396-415.

19.
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim ; MEDINA, J. M. G. . Meios de impugnação das decisões transitadas em julgado. In: Carlos Valder do Nascimento; José Augusto Delgado. (Org.). Coisa julgada Inconstitucional. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2006, v. I, p. 301-330.

20.
MEDINA, J. M. G.. Variações jurisprudenciais recentes sobre a dispensa de prequestionamento. In: Nelson Nery Jr., Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis e outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, v. 8, p. 279-287.

21.
MEDINA, J. M. G.. Coisa Julgada na Execução e na Exceção de Pré-executividade. In: Gilberto Gomes Bruschi. (Org.). Processo de Execução, Temas Polêmicos e Atuais. São Paulo: RCS, 2005, v. 1, p. 173-210.

22.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Repercussão geral e súmula vinculante: relevantes novidades trazidas pela EC n. 45/2004. In: Teresa Arruda Alvim Wambier; Luiz Rodrigues Wambier; Luiz Manoel Gomes Junior; Octávio Campos Fischer; William Santos Ferreira. (Org.). Reforma do Judiciário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, v. 1, p. 373-390.

23.
MEDINA, J. M. G.. Breves Notas sobre a Tutela Mandamental e o art. 14, inc. V, e parágrafo único do CPC. In: João Batista Lopes; Leonardo José Carneiro da Cunha. (Org.). Execução Civil (Aspectos Polêmicos). São Paulo: Dialética, 2005, v. , p. 203-217.

24.
MEDINA, J. M. G.. Estudos de Direito Processual Civil. In: Luiz Guilherme Marinoni. (Org.). Relativização da Coisa Julgada. São Paulo: RT - Revista dos Tribunais, 2005, v. , p. -.

25.
MEDINA, J. M. G.. Notas sobre a distinção entre partes e terceiros na execução civil: Algumas situações limítrofes. In: Fredie Didier Júnior; Teresa Arruda alvim Wambier. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais sobre terceiros no processo civil (e assuntos afins). 1ed.São Paulo: RT - Revista dos Tribunais, 2004, v. , p. 563-579.

26.
MEDINA, J. M. G.. Notas Sobre la ejecución colectiva, a la luz de la Propuesta de Código Modelo de Procesos Colectivos para Iberoamérica. In: Antonio Gidi; Eduardo Ferrer Mac-Gregor. (Org.). La tutela de los derechos difusos, colectivos e individuales homogéneos. 1ed.Cidade do México: Editorial Pórrua México, 2003, v. , p. 239-251.

27.
MEDINA, J. M. G.. Aspectos Polêmicos e Atuais dos Recursos. In: Nelson Nery Júnior; Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Aspéctos Polêmicos Atuais dos Recursos e de Outros Meios de impugnação nas Decisões Judiciais. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, v. , p. 333-384.

28.
MEDINA, J. M. G.. A execução da liminar que antecipa efeitos da tutela sob o prisma da teoria geral da tutela jurisdicional executiva - O princípio da execução sem título permitido. In: Sérgio Shimura; Teresa Arruda Alvim. (Org.). Processo de execução e assuntos afins. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, v. 2, p. 509-535.

29.
MEDINA, J. M. G.. Juízo de admissibilidade e juízo de mérito dos recursos na nova sistemática recursal e sua compreensão jurisprudencial, de acordo com as Leis 9.756/98 e 9.800/99. In: Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim; Nelson Nery Júnior; Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, v. , p. 341-374.

30.
MEDINA, J. M. G.. Recursos no processo de execução - Notas sobre alguns aspectos controvertidos. In: Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim; Nelson Nery Júnior; Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, v. , p. 375-408.

31.
MEDINA, J. M. G.. Recursos extraordinário e especial retidos - Aspectos problemáticos da novidade introduzida pela Lei nº 9.756, de 17.12.1998. In: Teresa Arruda Alvim Wambier; Nelson Nery Júnior. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis de acordo com a Lei 9.756/98. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999, v. , p. 359-376.

32.
MEDINA, J. M. G.. Antecipação da tutela recursal e efeito suspensivo - análise de alguns problemas decorrentes da aplicação do art. 558, do CPC. In: Teresa Arruda Alvim Wambier; Nelson Nery Júnior. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis de acordo com a Lei 9.756/98. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999, v. , p. 337-358.

33.
MEDINA, J. M. G.. Análise dos requisitos exigidos pela Lei 9.507 de 12.11.1997 para a impetração do Habeas Data. In: Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Habeas Data. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998, v. , p. 148-171.

34.
MEDINA, J. M. G.. O prequestionamento e os pressupostos dos recursos extraordinário e especial. In: Teresa Arruda Alvim Wambier. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais do recurso especial e do recurso extraordinário. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997, v. , p. 250-323.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDINA, J. M. G.. No novo CPC, a ordem cronológica de julgamentos não é inflexível. Revista Consultor Jurídico, 09 fev. 2015.

2.
MEDINA, J. M. G.. Afinal, o novo Código de Processo Civil é bom ou ruim?. Revista Consultor Jurídico, 22 dez. 2014.

3.
MEDINA, J. M. G.. Os novos conceitos de sentença e decisão interlocutória no novo CPC. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 08 set. 2014.

4.
MEDINA, J. M. G.. Novo CPC não deve adotar conceito sobre condições para a ação. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 25 ago. 2014.

5.
MEDINA, J. M. G.. Supremo precisa definir cabimento de Recurso Extraordinário. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 14 jul. 2014.

6.
MEDINA, J. M. G.. Questões técnicas sobre recursos no Supremo e no STJ. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 23 jun. 2014.

7.
MEDINA, J. M. G.. O Estado, sendo laico, deve defender a dignidade de todos. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 26 maio 2014.

8.
MEDINA, J. M. G.. Reformas constitucionais devem aprimorar RE e REsp. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 19 maio 2014.

9.
MEDINA, J. M. G.. Julgamento de ADI ou ADC não impede nova análise de lei. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 12 maio 2014.

10.
MEDINA, J. M. G.. Próximo CPC romperá com passado ou será só continuidade?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 05 maio 2014.

11.
MEDINA, J. M. G.. Cuidados a serem tomados no estudo do novo CPC. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 28 abr. 2014.

12.
MEDINA, J. M. G.. Nem sempre doutrina estrangeira serve para nossa realidade. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 21 abr. 2014.

13.
MEDINA, J. M. G.. Embargos de declaração devem ser sempre admitidos. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 14 abr. 2014.

14.
MEDINA, J. M. G.. Projeto do CPC tem pendências sobre juízo de admissibilidade. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 07 abr. 2014.

15.
MEDINA, J. M. G.. Do golpe à democracia, ambiente influencia concepção do CPC. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 31 mar. 2014.

16.
MEDINA, J. M. G.. Senado deve ser ágil no exame das emendas ao projeto de CPC. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 17 mar. 2014.

17.
MEDINA, J. M. G.. Assessoramento de julgador não pode influenciar parcialidade. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 10 mar. 2014.

18.
MEDINA, J. M. G.. O silêncio das instituições sobre as violações do STF. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 03 mar. 2014.

19.
MEDINA, J. M. G.. Não há direito fundamental de fazer graça com discriminação. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 24 fev. 2014.

20.
MEDINA, J. M. G.. Câmara insere grande retrocesso em projeto do CPC. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 17 fev. 2014.

21.
MEDINA, J. M. G.. Recursos 'prematuros? e jurisprudência defensiva. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 10 fev. 2014.

22.
MEDINA, J. M. G.. Julgamento de casos repetitivos pode violar garantias. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 03 fev. 2014.

23.
MEDINA, J. M. G.. Juízes do Supremo Tribunal Federal são midiáticos. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 27 jan. 2014.

24.
MEDINA, J. M. G.. Entre Pedrinhas e ?rolezinhos?, é o caso de ponderar princípios?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 20 jan. 2014.

25.
MEDINA, J. M. G.. A busca por uma Corte Constitucional para chamar de nossa. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 13 jan. 2014.

26.
MEDINA, J. M. G.. Concretizar novo CPC impõe mudanças em nossas práticas. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 06 jan. 2014.

27.
MEDINA, J. M. G.. Uma breve retrospectiva sobre o que o Supremo não fez. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 23 dez. 2013.

28.
MEDINA, J. M. G.. Chegou a hora da Câmara analisar projeto do novo CPC. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 16 dez. 2013.

29.
MEDINA, J. M. G.. Estamos longe de superar os preconceitos do cotidiano. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 09 dez. 2013.

30.
MEDINA, J. M. G.. O sistema judicial é seletivo e sacrifica o mais fraco. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 02 dez. 2013.

31.
MEDINA, J. M. G.. Fundamentação de decisões ainda não dá conta do básico. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 25 nov. 2013.

32.
MEDINA, J. M. G.. É um pássaro? Um avião? Não, é o 'superjuiz'!. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 18 nov. 2013.

33.
MEDINA, J. M. G.. Deve caber repercussão geral sempre que houver divergência. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 11 nov. 2013.

34.
MEDINA, J. M. G.. Câmara deve rever 'prequestionamento ficto' no CPC. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 04 nov. 2013.

35.
MEDINA, J. M. G.. Os caminhos percorridos pela jurisprudência do STF. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 28 out. 2013.

36.
MEDINA, J. M. G.. Uso de animais em testes de produtos cosméticos. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 21 out. 2013.

37.
MEDINA, J. M. G.. Questão das biografias deve observar casos concretos. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 14 out. 2013.

38.
MEDINA, J. M. G.. Devemos tornar de fato o que CF prevê de direito. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 07 out. 2013.

39.
MEDINA, J. M. G.. É hora de um balanço sobre o Supremo e a AP 470. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 30 set. 2013.

40.
MEDINA, J. M. G.. Como surge um princípio jurídico no ordenamento?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 23 set. 2013.

41.
MEDINA, J. M. G.. Justiça não pode ser medida apenas em números. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 16 set. 2013.

42.
MEDINA, J. M. G.. Jurisprudência não está, nem pode estar, acima da lei. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 09 set. 2013.

43.
MEDINA, J. M. G.. Advogados têm direito a trabalhar com dignidade. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 02 set. 2013.

44.
MEDINA, J. M. G.. Afinal de contas, o que é um princípio jurídico?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 26 ago. 2013.

45.
MEDINA, J. M. G.. Precisamos de regra sobre fundamentação de decisões?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 19 ago. 2013.

46.
MEDINA, J. M. G.. O que precisamos é de uma jurisprudência íntegra. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 12 ago. 2013.

47.
MEDINA, J. M. G.. Divisão de competências entre STF e STJ faz sentido?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 05 ago. 2013.

48.
MEDINA, J. M. G.. Pelo fim da jurisprudência defensiva: uma utopia?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 29 jul. 2013.

49.
MEDINA, J. M. G.; FREIRE, A. ; FREIRE, Alonso Reis Siqueira . Audiência pública tornou-se instrumento de legitimidade. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 04 jul. 2013.

50.
MEDINA, J. M. G.. Prequestionamento e Repercussão Geral. Carta Forense, p. B 16 - B 17, 01 jan. 2013.

51.
MEDINA, J. M. G.. Cadernos Jurídicos. Sobre a PEC n. 209/2012, que pretende instituir o requisito da 'relevância' da questão federal para o recurso especial, p. 2 - 4, 01 nov. 2012.

52.
MEDINA, J. M. G.; FREIRE, A. R. S. ; FREIRE, Alonso Reis Siqueira . Vivemos, hoje, sob um sistema de stare (in)decisis. Conjur, 17 out. 2012.

53.
RICCI, H. C. ; MEDINA, J. M. G. . Imunidade tributária e a nova hermenêutica constitucional. Conjur, 19 set. 2012.

54.
MEDINA, J. M. G.. Honorários Advocatícios e o Projeto de Novo CPC. Cadernos Jurídicos OAB Paraná, , v. 31, p. 6 - 8, 31 jul. 2012.

55.
MEDINA, J. M. G.. STJ decide que parte não pode desistir de recurso. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 30 maio 2012.

56.
MEDINA, J. M. G.. Incoerência da jurisprudência leva à insegurança jurídica. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 09 maio 2012.

57.
MEDINA, J. M. G.. Provas ilícitas: uma leitura a partir da CF. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 05 abr. 2012.

58.
MEDINA, J. M. G.. STJ precisa aumentar número de ministros. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), São Paulo, 14 mar. 2012.

59.
MEDINA, J. M. G.. Democracia depende de levarmos a constituição a sério. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 29 fev. 2012.

60.
MEDINA, J. M. G.. O Supremo Tribunal Federal deve ouvir a sociedade?. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 22 fev. 2012.

61.
MEDINA, J. M. G.. A PEC dos recursos e a reforma de que o STF precisa. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 15 fev. 2012.

62.
MEDINA, J. M. G.. A justiça não se expressa somente em números. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 10 jun. 2011.

63.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C. . Nova lei de mandado de segurança contraria CF. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 18 ago. 2009.

64.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, L. R. ; WAMBIER, T. A. A. . Os embargos à execução de título extrajudicial na nova Lei n.11.382/06. Revista Jurídica Consulex, p. 59 - 63, 31 mar. 2007.

65.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, L. R. ; WAMBIER, T. A. A. . Devedor condenado tem de ser intimado pessoalmente. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 10 jul. 2006.

66.
MEDINA, J. M. G.. Desconstituição da partilha - aspectos controvertidos. Revista Jurídica Consulex, p. 48 - 49, 31 mar. 2004.

67.
MEDINA, J. M. G.. A reforma do poder judiciário e a súmula vinculante. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), 20 jan. 2003.

68.
MEDINA, J. M. G.. É possivel a gravacao da audiencia pelo advogado?. Jornal OAB - Maringá, Maringá, p. 12 - 12, 01 jan. 2003.

69.
MEDINA, J. M. G.. A importância do elemento volitivo na configuração do ato jurídico. Jornal Direito em Ação - Órgão Informativo do Centro Acadêmico Sobral Pinto, Maringá, , v. 2, p. 5 - 5, 01 jun. 2002.

70.
MEDINA, J. M. G.. Considerações sobre a recente reforma do sistema recursal brasileiro. OAB- Jornal de Maringá, Maringá, p. 14 - 14, 15 fev. 2002.

71.
MEDINA, J. M. G.. Pesquisa Acadêmica - II. Jornal Gazeta do Povo, Curitiba, p. 9 - 9, 06 fev. 1992.

72.
MEDINA, J. M. G.. Pesquisa Acadêmica - I. Jornal Gazeta do Povo, Curitiba, p. 9 - 9, 30 jan. 1992.

73.
MEDINA, J. M. G.. Sobre a reforma do Poder Judiciário e a súmula vinculante. O Estado do Paraná - Direito e Justiça, Curitiba - PR, p. 14 - 14.

74.
MEDINA, J. M. G.. Incompetência do juízo não deve anular todo o processo. Consultor Jurídico (São Paulo. Online).

75.
MEDINA, J. M. G.. Avançando contra a jurisprudência defensiva: uma decisão a ser elogiada. Consultor Jurídico (São Paulo. Online).

76.
MEDINA, J. M. G.. A importância do elemento volitivo na configuração do ato jurídico. Direito em Ação, , v. 2, p. 5 - 5.

77.
MEDINA, J. M. G.; MESQUITA, R. P. ; LYRA, O.A.V. ; ARAUJO, R. J. C. . A aplicação da teoria do adimplemento substancial nos contratos bancários. Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDINA, J. M. G.. Contraditório e Motivação das Decisões Judiciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MEDINA, J. M. G.; RODRIGUES, M. A. ; POLLI, M. ; BONDIOLI, L. G. A. . Fraude à Execução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MEDINA, J. M. G.; LUNARDI, T. A. P. ; AMARAL, P. O. . A Jurisprudência e o Novo CPC - Aspectos polêmicos e atuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MEDINA, J. M. G.. Fraude à execução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MEDINA, J. M. G.. A Gestão dos Precedentes e as Técnicas para a sua Formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MEDINA, J. M. G.. Atipicidade das Medidas Executivas no Processo Civil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MEDINA, J. M. G.. Recursos especial e extraordinário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MEDINA, J. M. G.. Atipicidade dos meios de coerção para cumprimento das decisões. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MEDINA, J. M. G.. Perspectivas do CPC/2015 para o terceiro ano de vigência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MEDINA, J. M. G.. Contraditório e Motivação das Decisões Judiciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MEDINA, J. M. G.; HASHIMOTO, M. N. ; SACCO, F. S. ; LOPES, M. D. ; GUIMARÃES, R. DE O. . Os enunciados da jornada de Direito Processual Civil e sua repercussão teórica e prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MEDINA, J. M. G.. Os princípios do Direito Processual Civil e suas repercussões práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MEDINA, J. M. G.. Chaves para compreender o novo processo civil brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MEDINA, J. M. G.. Fundamentação da Decisão Judicial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MEDINA, J. M. G.. Dever de fundamentação das decisões judiciais e Novo Processo Civil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MEDINA, J. M. G.. Aspectos Fundamentais do Código de Processo Civil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MEDINA, J. M. G.. Decisões Judicias e Meios de Impugnação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MEDINA, J. M. G.. As diretrizes do novo CPC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MEDINA, J. M. G.. Teoria Geral da Execução: Cumprimento de Sentença e Execução Extrajudicial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MEDINA, J. M. G.. Sentença e Coisa Julgada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MEDINA, J. M. G.. Caravanas CPC de 2015: Principais Alterações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MEDINA, J. M. G.. Como estudar processo civil com o novo CPC?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MEDINA, J. M. G.. 'Re'novação de um Código do nosso ordenamento jurídico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MEDINA, J. M. G.. Princípios no Novo Código de Processo Civil Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MEDINA, J. M. G.. O novo CPC, o direito processual civil moderno e seus princípios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MEDINA, J. M. G.. Normas fundamentais no novo CPC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MEDINA, J. M. G.. Sistema Recursal - Lógica, desafios e fluxos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MEDINA, J. M. G.. Processo de Conhecimento. Sentença e sua motivação, coisa julgada e sistema recursal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MEDINA, J. M. G.. As Alterações Trazidas Pelo Novo CPC e Suas Repercussões Nas Lides Envolvendo Relações de Consumo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MEDINA, J. M. G.. Princípios Fundamentais do Novo CPC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
MEDINA, J. M. G.. A coisa julgada e sua revisão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
MEDINA, J. M. G.. A dimensão procedimental dos direitos e o projeto do novo CPC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FUX, L. ; NUNES, E. D. ; MEDINA, J. M. G. . 1ª Audiência Pública do Anteprojeto do Código de Processo Civil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim ; COELHO, M. V. F. ; PEREIRA FILHO, B. . 2ª Audiência Pública do Anteprojeto do Código de Processo Civil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
FUX, L. ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim ; FABRICIO, A. F. ; PEREIRA FILHO, B. ; ALMEIDA, J. F. ; MEDINA, J. M. G. ; COELHO, M. V. F. ; CARNEIRO, P. C. P. . 4ª Audiência Pública do Anteprojeto do Código de Processo Civil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim ; PEREIRA FILHO, B. ; DANTAS, B. ; ALMEIDA, J. F. ; MEDINA, J. M. G. . 8ª Audiência Pública do Anteprojeto do Código de Processo Civil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
MEDINA, J. M. G.. Teoria Geral dos Recursos - com ênfase na questão do pré-questionamento dos embargos de declaração para recurso especial e extraordinário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
MEDINA, J. M. G.. Os aspectos polêmicos sobre a coisa julgada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
MEDINA, J. M. G.. Princípios fundamentais da execução trabalhista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
MEDINA, J. M. G.. Recurso especial e recurso extraordinário - prequestionamento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
MEDINA, J. M. G.. A relativização da coisa julgada. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Sobre a necessidade de Intimação Pessoal do réu para o cumprimento da sentença, no caso do art. 475-J do CPC (inserido pela Lei 11.232/2005) 2006 (artigo eletrônico).

2.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Luiz Rodrigues ; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim . Sobre a Necessidade de intimação pessoal do réu, no caso do art. 475-J do CPC (inserido pela lei 11.232/2005) 2006 (artigo eletrônico).

3.
MEDINA, J. M. G.. Possibilidade de autenticação de fotocópias pelo advogado. Maringá: Jornal OAB de Maringá, 2002 (Artigo em Jornal).


Demais tipos de produção técnica
1.
MEDINA, J. M. G.. I Jornada de Direito Processual Civil. 2017. (Jornada de Direito Processual Civil).

2.
MEDINA, J. M. G.. Recursos em Espécie II - Recurso Extraordinário e Recurso Especial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MEDINA, J. M. G.. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Direito processual Civil com Ênfase no Novo CPC - Turma V. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MEDINA, J. M. G.. CURSO AVANÇADO SOBRE O NOVO CPC - MÓDULO V: Julgamento conforme o estado do Processo - Sentença - Coisa Julgada - Liquidação de Sentença - Cumprimento de Sentença. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MEDINA, J. M. G.. Curso de Pós Graduação Lato Sensu - Direito Processual Civil com Ênfase no Novo CPC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MEDINA, J. M. G.. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Processo Civil - Turma IV. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MEDINA, J. M. G.. A coisa julgada e sua revisão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
MEDINA, J. M. G.. Processo de Execução - Parte Geral. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MEDINA, J. M. G.. Normas processuais costitucionais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
MEDINA, J. M. G.. Conselheiro Federal. 2010. (Conselho Federal).

Demais trabalhos
1.
MEDINA, J. M. G.. Tutela Jurídica dos Direitos Humanos. 2004 (Grupo de pesquisa) .

2.
MEDINA, J. M. G.; BERTOSO, A. V. ; SILVA, E. D. ; PEREIRA, E. H. C. . Técnicas de Informação, Justificação e Estabilização da Decisão Judicial. 2004 (Grupo de pesquisa) .

3.
MEDINA, J. M. G.. Tutela Jurídica dos Direitos Humanos. 2003 (Grupo de pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.; GUIMARÃES, R. DE O.. Participação em banca de Gilberto Ferreira Marchetti Filho. Os Direitos Fundamentais, a Pacificação Social dos Conflitos Sociais e o Código de Processo Civil: o Novo Paradigma do Processo Civil em Vista do Acesso à Justiça Efetiva, Justa, Eficiente e Adequada. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

2.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.; GUIMARÃES, R. DE O.. Participação em banca de Gerson Ziebarth Camargo. Jurisdição Constitucional e Fundamentação da Decisão: Incisos do Artigo 489, §1° do Código de Processo Civil, Como Indicadores da Resposta Constitucionalmente Adequada. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

3.
MEDINA, J. M. G.; SICA, H. V. M. F.; PESSOA, F. G. T.; RODRIGUES, M. A.. Participação em banca de Maria Lucia Pereira Cetraro. Os negócios jurídicos bilaterais como títulos executivos extrajudiciais. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Processual) - Universidade de São Paulo.

4.
BELLINETTI, L. F.; MEDINA, J. M. G.; MARQUESI, R. W.; CENCI, E. M.; RIBEIRO, M. F.. Participação em banca de Nida Saleh Hatoum. Os negócios jurídicos processuais no ordenamento brasileiro e a sua contextualização na teoria dos fatos jurídicos processuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
CAMBI, E. A. S.; GUIMARÃES, R. DE O.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Morena Gabriela Constantinopolos Severo Pereira Batista. A competência por prerrogativa de função nas ações civis públicas por improbidade administrativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

6.
ARAÚJO, F. C.; MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O.. Participação em banca de Marcelo Marcos Cardoso. Da exceção de pré-executividade. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

7.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.; GUIMARÃES, R. DE O.. Participação em banca de Rodrigo José Ilário. O compromisso de ajustamento de conduta como instrumento na resolução de conflitos, em especial pela administração pública. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

8.
ARAÚJO, F. C.; MEDINA, J. M. G.; GUIMARÃES, R. DE O.. Participação em banca de Aldina Pagani. Inversão do ônus da prova nas relações de consumo: momento adequado e os efeitos em relação às despesas para a produção da prova. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

9.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.; GRANJALES, A. A.. Participação em banca de Rodrigo Nusss. A Penhora On-line e os direitos fundamentais ddas partes no processo da execução judicial. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

10.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.. Participação em banca de Silvana Mara Ferneda Ramos Peixoto. Princípio da cooperação no Direito Processual Civil Brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Processual Civil) - Universidade Paranaense.

11.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.. Participação em banca de Maurício Zandoná. O Processo de Estabilização do Precedente Jurisprudencial no Direito Brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Processual Civil) - Universidade Paranaense.

12.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.; RUIZA, I. A.. Participação em banca de Adriane Haas. Mandado de segurança coletivo. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Processual Civil) - Universidade Paranaense.

13.
Fernando da Fonseca Gajardoni; Lucas de Souza Lehfeld; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Claudio Julio Fontoura. Da tese abstracionista como aproximação entre o controle e o Direito de Constitucionalidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Ribeirão Preto.

14.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.; RUIZA, I. A.. Participação em banca de Kleber de Oliveira. A prisão civil como instrumento de coerção para o cumprimento das ordens judiciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

15.
LEHFELD, L. S.; ZANFERDINI, F. A. M.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Fabiano Afonso. Liquidação de Sentença Coletiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Ribeirão Preto.

16.
MEDINA, J. M. G.; IOCOHAMA, C. H.; PASTRANA, A. T.. Participação em banca de Cláudio José Valentim. A execução provisória da sentença e primeiro grau: reflexões sobra a eficiência do inciso III, do art. 475. 2008. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense.

17.
MEDINA, J. M. G.; ARAÚJO, F. C.; RUIZA, I. A.. Participação em banca de José Ayres dos Santos Junior. O Instituto a repercussãi geral e o direito fundamental à razoável duração do processo. 2008. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense.

18.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Alberto Rodrigues Patiño Vargas. A transcedência dos motivos determinantes nas ações de controle concentrado de constitucionalidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

19.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Cleverson Ivan Merlo. Decisão Interlocutória e Agravo em Primeiro grau de Jurisdição: crítica à lei 11187/2005. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

20.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Airton José Cecchin. Aspectos probatórios das ações relativas a acidentes de trabalho. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

21.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Rafael Vinícius Massignani. Pressupostos processuais como uma forma de negação ao acesso à justiça. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

22.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Sérgio Cabral dos Reis. A cognição no processo de execução e o exercício de defesa intraprocessual: a correlação entre os institutos. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

23.
MEDINA, J. M. G.; DUARTE, F. C.; WAMBIER, T. C. A. A.. Participação em banca de Patricia Carla de Deus Lima. Abuso do direito e tutela ética do processo. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

24.
MEDINA, J. M. G.; CACHAPUZ, R. R.; OLIVEIRA, L. J.. Participação em banca de André Ricardo Vier Botti. Revelia e persuasão racional do juiz. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina.

25.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; DUARTE, F. C.. Participação em banca de Pedro Miranda de Oliveira. Acesso à justiça, poderes do relator e agravo interno. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica PR.

26.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Márcia Yara Fecchio. A tutela antecipada como instrumento de efetividade processual e sua ampliação subsidiária no processo do trabalho. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

27.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Acelino Rodrigues Carvalho. Substituição processual no processo coletivo: um instrumento de efetivação do estado democrático de direito. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense.

28.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Márcia Yara Fecchio. A tutela antecipada como instrumento de efetividade processual e sua ampliação subsidiária no processo do trabalho. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense.

29.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Fábio Leite de Farias Brito. O sistema recursal dos juizados especiais federais cíveis: uma abordagem a partir dos princípios constitucionais do processo. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito Processual Civil) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

30.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Belmiro Jorge Patto. Decisão judicial e democracia: interação entre autoridade, coerção e argumentação. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

31.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, T. A. A.. Participação em banca de Leonardo L. Morato. Ação de Reclamação Constitucional. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito das Relações Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

32.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Carlos Fernando Fecchio dos Santos. Análise aos efeitos de imutabilidade e indiscutibilidade da coisa julgada material nas demandas investigatórias de paternidade à luz do princípio da dignidade da pessoa humana. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

33.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Daniela Gentil Zanoni. A não aplicação da medida provisória no direito tributário: afronta ao princípio da segurança jurídica. 2004 - Instituição Toledo de Ensino.

34.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Edson Thomas Ferroni. Acesso à justiça. 2004 - Instituição Toledo de Ensino.

35.
WAMBIER, T. C. A. A.; MEDINA, J. M. G.; PORTANOVA, R.; SHIMURA, S.; LOPES, J. B.. Participação em banca de Rita de Cássia Corrêa de Vasconcelos. Princípio da fungibilidade - hipóteses de incidência no processo civil brasileiro contemporâneo. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

36.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, L. R.. Participação em banca de Evaristo Aragão Ferreira dos Santos. Sobre a eficácia executiva dos títulos de crédito previstos no art. 585, inc. I do CPC. 2003 - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

37.
MEDINA, J. M. G.; SOUZA, P. R. P.. Participação em banca de Márcia da Silva Paisana. O uso sustentável dos recursos hídricos como bem ambiental imprescindível à vida. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

38.
MEDINA, J. M. G.; OLIVEIRA, L. J.; BELLINETTI, L. F.. Participação em banca de Luiz alberto Pereira Ribeiro. O duplo grau de jurisdição e o ordenamento jurídico processual civil brasileiro: reflexões, críticas sobre a alteração do art. 515 do CPC através da Lei 10.352 de 26 de dezembro de 2001. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina.

39.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Leda de Oliveira Pinho. O papel da igualdade na realização da dignidade da pessoa humana da mulher e na concretização de seus direitos da personalidade: uma investigação sob aperspectiva de gênero. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

40.
MEDINA, J. M. G.; BARRETO, W. P.. Participação em banca de Fabiana Patrícia Borgonhone. O direito à própria imagem da pessoa física na esfera social da privacidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

41.
MEDINA, J. M. G.; OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Edson Thomas Ferroni. Acesso à Justiça. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

42.
MEDINA, J. M. G.; ROTEHENBURG, W. C.. Participação em banca de Daniela Gentil Zanoni. A não aplicação da medida provisória no direito tributário afronta ao princípio da segurança jurídica. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

43.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Gilmara Pesquero Fernandes Mohr Funes. A importância das tutelas diferenciadas para a efetividade do processo. 2003 - Universidade do Oeste Paulista.

44.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Arlene Munuera Pereira. Prisão Civil do devedor de alimentos. 2003 - Universidade do Oeste Paulista.

45.
CAMBI, E. A. S.; MEDINA, J. M. G.; GIOSTRI, H. T.. Participação em banca de Jão Carlos Adalberto Zolandeck. Ônus da prova no CPC e no direito do consumidor. 2003 - Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro.

46.
CAMBI, E. A. S.; MEDINA, J. M. G.; GIOSTRI, H. T.. Participação em banca de Joana Tonetti Biazus. A sentença civil e suas nulidades: investigação teórica e jurisprudencial dos requisitos da sentença e suas nulidades. 2003 - Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro.

47.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Rachel Lopes Queiroz Chacur. O acesso à justiça, as reformas processuais e a efetividade da tutela jurisdicional. 2003 - Universidade do Oeste Paulista.

48.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, T. A. A.. Participação em banca de Sergio Muritiba. Teoria das ações executivas lato sensu e mandamental: técnicas autônomas de prestação da tutela jurisdicional. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito Processual Civil) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

49.
MEDINA, J. M. G.; COMEINO, R. J. M.. Participação em banca de Marlene de Souza Polastro. Revisão do contrato de consumo, em reazão de fatos supervenientes: uma reflexão, sob óptica do consumidor, à luz da Constituição Federal de 1988. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina.

50.
MEDINA, J. M. G.; OLIVEIRA, L. J.. Participação em banca de Luiz alberto Pereira Ribeiro. O duplo grau de jurisdição e o ordenamento jurídico processual civil brasileiro: Reflexões críticas sobre a alteraçào do at. 515 do CPC através da Lei 10.352 de 26 de dezembro de 2001. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina.

51.
MEDINA, J. M. G.; FACHIN, Z.. Participação em banca de Heriberto Rodrigues Teixeira. A concessão do efeito suspensivo como exceção ao recurso de apelação contra a sentença civil e suas implicações constitucionais. 2001. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense.

52.
MEDINA, J. M. G.; FERREIRA, J. S. A. B. N.. Participação em banca de Décio José da Silva. A Atividade Jurisdicional do Estado-Juiz e suas Implicações Ressarcitórias. 2001. Dissertação (Mestrado em Direito Negocial) - Universidade Estadual de Londrina.

Teses de doutorado
1.
MEDINA, J. M. G.; SILVA, A. B.; FORSTER, J. P. K.; XAVIER, J. T. N.; SILVA, J. M.; REICHELT, L. A.. Participação em banca de Paulo Roberto Pegoraro Junior. O processo eletrônico e a evolução disruptiva do direito processual civil. 2018. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
AURELLI, A. I.; LOPES, J. B.; BARIONI, R. O.; MEDINA, J. M. G.; TEIXEIRA, R. V. G.. Participação em banca de Rafael de Oliveira Guimarães. Proposta de Sistematização da Cognição de Ofício nos Recursos Excepcionais. 2013. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MEDINA, J. M. G.; NERY JÚNIOR, N.; BUENO, C. S.; ALVIM, E. P. A.; STRECK, L. L.. Participação em banca de Georges Abboud. Discricionariedade: alcance da atuação administrativa e judicial no Estado Constitucional. 2013. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
WAMBIER, T. C. A. A.; SHIMURA, S. S.; FERREIRA, W. S.; Fernando da Fonseca Gajardoni; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de José Alexandre Manzano Oliani. Capítulos de Sentença. 2009. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
WAMBIER, T. C. A. A.; LOPES, J. B.; CRUZ, L. P. F.; GOMES JUNIOR, L. M.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Robson Carlos de Oliveira. Os poderes do juiz na execução por quantia certa contra devedor solvente. 2008. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
LOPES, J. B.; WAMBIER, T. C. A. A.; CRUZ, L. P. F.; GOMES JUNIOR, L. M.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Rogério Licastro Torres de Mello. Atividades de Ofício em Grau Recursal. 2008. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
WAMBIER, T. C. A. A.; LOPES, J. B.; PIZZOL, P. M.; GOMES JUNIOR, L. M.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Fabiano Carvalho. Decisões rescindíveis no Processo Civil - Teoria da admissibilidade da Ação Rescisória. 2008. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
WAMBIER, T. C. A. A.; MIRANDA, G. D.; MEDINA, J. M. G.; CRUZ, L. P. F.; GOMES JUNIOR, L. M.; WAMBIER, Luiz Rodrigues; SHIMURA, S.. Participação em banca de Maria Lúcia Lins Conceição de Medeiros. Os juízos de admissibilidade, rescidente e rescisório da ação rescisória: uma abordagem a partir da ponderação dos princípios da segurança jurídica e do acesso à justiça. 2008. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; MIRANDA, G. D.; MEDINA, J. M. G.; GOMES JUNIOR, L. M.; PINTO, Nelson Luiz; WAMBIER, Luiz Rodrigues; PIZZOL, P. M.. Participação em banca de William Santos Ferreira. Princípios fundamentais da prova cível. 2008. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; LOPES, J. B.; MIRANDA, G. D.; GOMES JUNIOR, L. M.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Rodrigo Otávio Barioni. Recurso Extraordinário e Especial em Ação Rescisória. 2008. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
MEDINA, J. M. G.; WAMBIER, T. C. A. A.; NERY, R. M. B. B. A.; CALÇAS, M. Q. P.; VIANA, R. G. C. Participação em banca de Henrique Fagundes Filho. A sucessão Processual. 2007. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
WAMBIER, T. A. A.; CAMBLER, Everaldo Augusto; LOPES, J. B.; GOMES JUNIOR, L. M.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de José Gomes da Silva. Princípio Dispositivo e o papel do Juiz: a procura de um equilíbrio. 2006. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
MEDINA, J. M. G.; PIZZOL, P. M.; GOMES JUNIOR, L. M.; YOSHIDA, C. Y. M.. Participação em banca de Miriam Fecchio Chieiri. Estudo crítico o reexame obrigatório previsto no art. 475 do Código de Processo Civil Brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Direito das Relações Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
MEDINA, J. M. G.; LOPES, J. B.. Participação em banca de Ivan Aparecido Ruiz. Estudo sobre mediação no direito brasileiro: Natureza jurídica e outros aspectos fundamentais. 2003. Tese (Doutorado em Direito das Relações Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MEDINA, J. M. G.; TAVARES NETO, J. Q.; SILVA, J. B.. Participação em banca de André Luís Ferreira. A Notificação no Direito Processual Coletivo: Melhoria de Efetividade como Instrumento de Distribuição de Justiça. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade de Ribeirão Preto.

2.
MEDINA, J. M. G.; TAVARES NETO, J. Q.; LEHFELD, N. A. S.. Participação em banca de José Rubens Hernandez. Ação de Improbidade Administrativa. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade de Ribeirão Preto.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOLOGNI, Celina Kazuko Fujioka; BELLINETTI, L. F.; MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Tâmara Furlaneto. A tutela executiva nas ações coletivas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Civil e Processo Civil) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
MEDINA, J. M. G.; GASPAROTO, J. W.; PEREIRA FILHO, B.. Participação em banca de Marcelo Augusto de Moura. Direitos humanos, tutela inibitória e ideologia. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Teoria do Direito e do Estado) - Centro Universitário Erípedes de Marília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, N. M. O.; MEDINA, J. M. G.; PACKER, A. D.. Participação em banca de Eliel Dias Marcolino.Honorário Advocatícios: Fixação e compensaçõ nas ações condenatórias diante de sucumbência recíproca. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
SOUZA, N. M. O.; MEDINA, J. M. G.; PACKER, A. D.. Participação em banca de Giselli dos Santos.A constitucionalidade do princípio do duplo grau de jurisdição no processo civil brasileiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
SOUZA, N. M. O.; MEDINA, J. M. G.; PACKER, A. D.. Participação em banca de Kleberton Aparecido Leme Cracco.Antecipação dos Efeitos da Tutel Recursal em sede de Agrav de Instrumento: recurso cabível contra a decisão preliminar do relator. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
PIOLI, M. A. G.; MEDINA, J. M. G.; RUIZA, I. A.. Participação em banca de Alisson Jesse Pomin.Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor aos Contratos de Locação Residencial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
PIOLI, M. A. G.; MEDINA, J. M. G.; RUIZA, I. A.. Participação em banca de Marina Cardoso Lima.Contrato de Fiança: a responsabilidade do fiador no contrato de locação de imóveis urbanos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Rosângela Cristina.Mandado de Segurança: Aspectos Processuais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Maringá.

7.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Alessandro Zanini Kiwel.Condições da ação e a análise do mérito, incoerência do art. 267, VI do Código de Processo Civil Brasileiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Maringá.

8.
MEDINA, J. M. G.. Participação em banca de Cibele Enz Fagá Pereira.A coisa julgada frente a tese de sua relativização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Maringá.

9.
MEDINA, J. M. G.; SANTOS, J. C.; SCALASSARA, L. M.. Participação em banca de Vanessa Cristina Macowski.O duplo grau de jurisdição: uma abordagem a partir dos planos constitucional e infraconstitucional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
MEDINA, J. M. G.; SANTOS, J. C.; SCALASSARA, L. M.. Participação em banca de Fernando Canalli Palmieri.A audiência de conciliação, instrução e julgamento nos procedimentos ordinário e sumário. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
MEDINA, J. M. G.; SOUZA, P. R.; SOUZA, N. M. O.. Participação em banca de mirian Mitie Fukushima Santos.Criança devolvida: indenização por dano moral. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
MEDINA, J. M. G.; SOUZA, N. M. O.; SOUZA, P. R.. Participação em banca de Iracema Mazetto Cadidé.Exceção da pré-executividade em execução fiscal. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
MEDINA, J. M. G.; TRINTINALHA, M. E. S. F.; SOUZA, N. M. G.. Participação em banca de Daniela Teresa modesto Pichek.A súmula com efeito vinculante no direito brasileiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
MEDINA, J. M. G.; TRINTINALHA, M. E. S. F.; SOUZA, N. M. O.. Participação em banca de Daniele Carvalho Silva.Adoção de nacionais e o papel desempenhado pelos abrigos e lares de Maringá. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
MEDINA, J. M. G.; TRINTINALHA, M. E. S. F.; SOUZA, N. M. O.. Participação em banca de Luiz Scatambulo Geraldini.Código de Trânsito Brasileiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
MEDINA, J. M. G.; TRINTINALHA, M. E. S. F.; SOUZA, N. M. O.. Participação em banca de Rojas Sanches Junqueira.Liquidação de Sentença. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
MEDINA, J. M. G.; SOUZA, P. R.; SOUZA, N. M. O.. Participação em banca de Adriana Eliza Frederich.Criança devovida: indenização por dano moral. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MEDINA, J. M. G.. I Encontro de Iniciação Científica do Curso de Direito - Unipar - Campus Cianorte. 2011. Universidade Paranaense.

Concurso público
1.
MEDINA, J. M. G.. Concurso para professor Não Titular do Departamento de Direito Privado e Processual. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

Outras participações
1.
MEDINA, J. M. G.; SEHLI, D. L. L.. XXII Concurso Público para a magistratura do Trabalho. 2009. Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR).

2.
MEDINA, J. M. G.. Concurso Para Professor Não -Titular de Direito Processual. 1998. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
MEDINA, J. M. G.. 2º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil de 1998, Seção Paraná, Subseção Maringá, 1ª e 2ª fase.. 1998. Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná Subseção Maringá.

4.
MEDINA, J. M. G.. 1º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil de 1998, Seção do Paraná, Subseção de Maringá (PR). 1ª e 2ª fase.. 1998. Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná Subseção Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AASP - Curso de Férias: atualização em Direito Processual Civil.Os princípios do Direito Processual Civil e suas repercussões práticas. 2017. (Outra).

2.
AASP - Temas Relevantes do Processo Civil: No CPC atual e no projetado.Constituição e Processo Civil. 2014. (Outra).

3.
V Encontro Anual AASP.Os Recursos Especial e Extraordinário. 2014. (Encontro).

4.
9º Congresso Nacional de Crédito e Cobrança. Direito bancário e cobrança no Brasil. 2013. (Congresso).

5.
Aula - Pós Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil.Normais Processuais Constitucionais. 2013. (Outra).

6.
Aula Magna.Constituição e Processo democrático. 2012. (Outra).

7.
Ciclo Permanente de Debates Jurídicos Direito Processual Civil. Constituição, democracia e processo. 2012. (Congresso).

8.
Curso De Especilização em Direito Processual Civil.Processo de Execução - Geral. 2012. (Outra).

9.
I Congresso Internacional Jurídico. Princípios Constitucionais e instabilidade jurisprudencial. 2012. (Congresso).

10.
I Debate Jurídico. Princípios constitucionais e processo. 2012. (Congresso).

11.
I Fórum Paranaense de Constituição e Processo.Diálogos entre Processo e Constituição. 2012. (Outra).

12.
II Encontro Regional de Advogados Iniciantes do Paraná e VIII Encontro dos Jovens Advogados de Londrina e Região. Proposta do Novo CPC. 2012. (Congresso).

13.
IX Semana Jurídica do Curso de Direito. Processo e Constituição: Novos Rumos do Processo Civil Moderno. 2012. (Congresso).

14.
X Congresso Regional da Escola da Magistratura e X Semana Jurídica da Univerl 2012. Constitucionalismo e Processo Civil. 2012. (Congresso).

15.
XIX Jornada Jurídica Acadêmica. O novo Código de Processo Civil para uma Nova Sociedade. 2012. (Congresso).

16.
XXI Semana de Estudos Jurídicos e IV Simpósio Jurídico. Democracia e Processo Civil Moderno. 2012. (Congresso).

17.
A Reforma do Código de Processo Civil.A Reforma do Código de Processo Civil. 2011. (Outra).

18.
Aula Inaugural As Inovações do Direito Processual Civil.As Inovações do Direito Processual Civil. 2011. (Outra).

19.
Ciclo de palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

20.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

21.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

22.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

23.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

24.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

25.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

26.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

27.
Ciclo de Palestras - O Processo Civil Moderno e o Novo CPC.O Processo Civil Moderno e o Novo CPC. 2011. (Outra).

28.
Congresso Instituto Brasileiro de Direito Processual. Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2011. (Congresso).

29.
Curso "O Projeto do Novo CPC e as transformações do Processo Civil moderno".O Projeto do Novo CPC e as transformações do Processo Civil moderno. 2011. (Encontro).

30.
Curso de Direito Civil e Processual Civil.Aspectos Polêmicos do Projeto do Novo CPC. 2011. (Outra).

31.
Curso de Especialização em Direito Administrativo do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar.Execução no projeto do novo CPC. 2011. (Outra).

32.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil - FESMP / MT.Processo de Execução - Parte Geral. 2011. (Outra).

33.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Televirtual em Direito Processual Civil.Recurso Especial: fundamentos e hipóteses de cabimento. 2011. (Outra).

34.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito Processual Civil.Execução de Título extrajudicial: procedimento. 2011. (Outra).

35.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito Processual Moderno.Teoria geral do processo (acepções gerais) - Novo CPC. 2011. (Outra).

36.
Evento AASP. O projeto do novo CPC e as transformações do Processo Civil Moderno. 2011. (Congresso).

37.
I Encontro Sobre Meio Ambiente - EMA "Agrotóxicos e OGM'S na Sociedade de Risco". Processo Civil Moderno: O Projeto do Novo Código de Processo Civil. 2011. (Congresso).

38.
Palestra no Curso de Direito da UNIFAMMA.As recentes transformações do processo moderno e o novo CPC. 2011. (Outra).

39.
Palestra OAB/GO.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2011. (Outra).

40.
Palestra OAB/GO - ESA/GO.Código de Processo Civil Comentado. 2011. (Outra).

41.
Palestra OAB/PR.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2011. (Outra).

42.
Palestra OAB/PR.Transformações do Processo Civil e a reforma do CPC. 2011. (Outra).

43.
Palestra PUC-COGEAE.Teoria Geral do Processo de Execução e Liquidação de Sentença. 2011. (Outra).

44.
Palestra Unidesc.Transformações do Processo Civil Moderno e a regorma do CPC. 2011. (Outra).

45.
Pós-graduação PUC-COGEAE.Poder geral da cautela e cautelares inominadas. 2011. (Outra).

46.
Pós-graduação PUC-COGEAE.Teoria geral do Processo de Conhecimento. 2011. (Outra).

47.
Seminário de Processo Civil - O Projeto do Novo CPC.As alterações no Novo Código de Processo Civil. 2011. (Seminário).

48.
Seminário Ensino do Direito Processual. 2011. (Seminário).

49.
X CEJUR - Ciclo de Estudos Jurídicos da Uniparde Cianorte.Princípios do Processo Civil Moderno. 2011. (Outra).

50.
XXI Conferência Nacional dos Advogados. Processo Civil Moderno. 2011. (Congresso).

51.
As diretrizes do Anteprojeto do CPC.As diretrizes do Anteprojeto do CPC. 2010. (Seminário).

52.
As Técnicas Executivas Modernas e o Projeto de Reforma do CPC.As Técnicas Executivas Modernas e o Projeto de Reforma do CPC. 2010. (Simpósio).

53.
Aula Inaugural do Curso de Direito - Universidade Norte do Paraná.Aula Inaugural do Curso de Direito - As inovações do direito processual civil. 2010. (Outra).

54.
Congresso no Instituto Brasileiro de Direito Processual. Prequestionamento. 2010. (Congresso).

55.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil Turma 05.Processo de Execução. 2010. (Outra).

56.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil - V.Processo de Execução - Parte geral. 2010. (Outra).

57.
II Debate Nacional da Escola Superior da PGE/SP.O novo código de processo civil; a necessidade de um novo modelo processual; a necessária sistematização das recentes reformas do CPC; sugestões para o projeto de lei. 2010. (Encontro).

58.
I Seminário de questões atuais e polêmicas do Processo Civil Brasileiro.Prequestionamento e repercussão geral em recurso extraordinário. 2010. (Seminário).

59.
Mesa de debates da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.Modificações impostas pelas alterações resultantes de inovações no CPC; tópicos do Anteprojeto de Lei. 2010. (Outra).

60.
Mesa de Debates no Curso de Pós Gradução lato sensu, Especialização em Direito Processual Civil.O Projeto do Novo CPC. 2010. (Outra).

61.
Mestrado Unipar.Efetivação Processual das Obrigações. 2010. (Outra).

62.
Palestra Academia Brasileira de Direito Processual Civil.Teoria Geral do Processo de Execução. 2010. (Outra).

63.
Palestra Banco Itaú Unibanco.Novos Rumos do Processo Civil. 2010. (Outra).

64.
Palestra Emagis.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

65.
Palestra Ematra.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

66.
Palestra Faculdade Integrado.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

67.
Palestra Faculdade Pitágoras.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

68.
Palestra Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso.Processo de Execução - Parte geral. 2010. (Outra).

69.
Palestra LFG.Propositura da demanda; reações do réu. 2010. (Outra).

70.
Palestra Recurso Especial, Prequestionamento e Embargos de Divergência.Recurso Especial, Prequestionamento e Embargos de Divergência. 2010. (Outra).

71.
Palestra Revista dos Tribunais.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

72.
Palestra Unifil - Centro Universitário Filadélfia.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

73.
Palestra Unipar.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

74.
Palestra Unipar.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

75.
Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito Processual Civil.Recurso Especial: fundamentos e hipóteses de cabimento. 2010. (Outra).

76.
Pós-graduação PUC-COGEAE.Tutela antecipada e fungibilidade. 2010. (Outra).

77.
Pós-graduação PUC-COGEAE.Cumprimento de sentença. 2010. (Outra).

78.
Pós-Gradução Lato Sensu TeleVirtual em Direito Processual Civil.Propositura da demanda. Reações do réu.. 2010. (Outra).

79.
Recurso Especial: Fundamentos e hipóteses de cabimento.Recurso Especial: Fundamentos e hipóteses de cabimento. 2010. (Outra).

80.
Semana do Advogado 2010. Transformações no Processo Civil Moderno. 2010. (Congresso).

81.
Teoria Geral do Processo de Conhecimento.Teoria Geral do Processo de Conhecimento. 2010. (Outra).

82.
Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC.Transformações do Processo Civil Moderno e a reforma do CPC. 2010. (Outra).

83.
VIII Jornadas Brasileiras de Direito Processual Civil e Penal. Prequestionamento. 2010. (Congresso).

84.
X Ciclo de Estudos Jurídicos. Transformações do Processo Civil Moderno. 2010. (Congresso).

85.
21o. Curso de Preparação à Magistratura.Direito Processual Civil. 2009. (Outra).

86.
Auala no curso "Recentes e Relevantes Alterações no Processo Civil Brasileiro" realizado pela AASP.Temas polêmicos sobre a nova execução de títulos extrajudiciais. 2009. (Outra).

87.
Aula no Curso de Pós Graduação Lato Sensu Televirtual em Direito Processual Civil realizado pela Universidade Anhanguera - UNIDERP/LFG."Propositura da demanda. Reações do réu.. 2009. (Outra).

88.
Convenios Marco de Colaboración Académica, Cintífica y Cultural.Los procesos colectivos en Brasil. La protección de los derechos e intereses colectivos y difusos y transindividuales homogéneos. 2009. (Outra).

89.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar.Prequestionamento nos recursos especial e extraordinário. 2009. (Outra).

90.
Curso de especialização em direito processual civil IV da FESMP.Fase postulatória: petição inicial e resposta do réu. 2009. (Outra).

91.
II Ciclo de palestras jurídicas da UNIFAMMA. Transformações recentes das ações de execução. 2009. (Congresso).

92.
II Semana Jurídica - Faculdade do Bosco. Transformações do processo civil moderno e tutela dos direitos fundamentais. 2009. (Congresso).

93.
Palestra na Escola Superior de Advocacia de Maringá Gerais.Prequestionamento e repercussão geral da questão constitucional. 2009. (Outra).

94.
Palestra no Instituto de Direito PUC-RIO.Reformas processuais: aspectos relevantes. 2009. (Outra).

95.
Recursos Extraordinários e Especial- Acessibilidade e Processamento - TRF da 4ª Região.Recursos Extraordinários e Especial- Acessibilidade e Processamento. 2009. (Outra).

96.
VIII Colégio de Presidentes da OAB Paraná - gestão 2007-2009.Novas Modificações no CPC. 2009. (Outra).

97.
XXII Encontro Pan-Americano de direito processual. Controle das sentenças judiciais - sistema recursal. 2009. (Congresso).

98.
Ações Coletivas - PUC COGEAE.Ações Coletivas (aula). 2008. (Outra).

99.
Aula - Curso de Especialização em Direito Processual Civil III - FESMP -MT.Fase Postulatória: Petição Inicial e Resposta do Réu. 2008. (Outra).

100.
Aula - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Mato Grosso.Extinção do Processo. 2008. (Outra).

101.
Aula Mestrado Unipar.Aula. 2008. (Outra).

102.
Aula Mestrado Unipar.Aula. 2008. (Outra).

103.
Aula sobre: Recurso Especial: fundamentos e hipóteses de cabimento - Curso de Especialização TeleVirtual em Direito Civil - LFG.Recurso Especial: fundamentos e hipóteses de cabimento. 2008. (Outra).

104.
Aula sobre Propositura da demanda: Reações do Réu - Curso de Especialização Televirtual em Direito Processual Civil.Propositura da demanda: Reações do Réu. 2008. (Outra).

105.
Coisa Julgada - PUC COGEAE.Coisa Julgada (aula). 2008. (Outra).

106.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil - Unipar Umuarama.Recursos em espécie II: Extraordinário e Recurso Especial. 2008. (Outra).

107.
Curso Visão Atual da Execução- AASP.Impugnação à execução: natureza, ocorrência ou não de coisa julgada, incidência de honorários. 2008. (Outra).

108.
Encontro.Enconto IBDP. 2008. (Encontro).

109.
I Ciclo de Palestras de Direito Ambiental.Tutela Processual Coletiva. 2008. (Outra).

110.
II Congresso Jurídico do Sudoeste do Paraná. Transformações Recentes do Sudoeste do Paraná. 2008. (Congresso).

111.
III Congresso Direito Eletrônico. O Processo de Execução e os Meios Eletrônicos. 2008. (Congresso).

112.
IV Encontro dos Jovens Advogados da OAB/PR - Subseção Londrina.Processo Civil Moderno. 2008. (Encontro).

113.
O Novo Processo de Execução - Faculdade Integrado. O Novo Processo de Execução. 2008. (Congresso).

114.
Palestra OAB. Palestra. 2008. (Congresso).

115.
Palestra sobre Execução por quantia certa contra devedor solvente - PUC - COGEAE.Execução por quantia certa contra devedor solvente. 2008. (Outra).

116.
Palestra TRF da 4a Região "Recurso Especial e Extraordinário para os Tribunais Superiores".Recurso Especial e Extraordinário para os Tribunais Superiores. 2008. (Outra).

117.
Palestra - UnB.Palestra. 2008. (Outra).

118.
Palestra - Unitoledo.Palesta. 2008. (Outra).

119.
Palestra - XX Curso de Preparação à Magistratura - Especialização em Direito Aplicado.Direito Processual Civil II. 2008. (Outra).

120.
Recursos Extraordinário e Especial - UNIPAR.Recursos Extraordinário e Especial - Aula Especialização Unipar. 2008. (Outra).

121.
Resposta do Réu - PUC COGEAE.Resposta do Réu - Palestra. 2008. (Outra).

122.
Sentença e Coisa Julgada.Sentença e Coisa Julgada (Aula Compartilhada). 2008. (Outra).

123.
Teoria Geral da Execução e Cumprimento de Sentença - PUC COGEAE.Teoria Geral da Execução e Cumprimento de Sentença (aula). 2008. (Outra).

124.
Teoria Geral da Execução - UNIPAR.Teoria Geral da Execução - Aula Especialização Unipar. 2008. (Outra).

125.
VII Jornada Brasileira de Direito Processual.Civil e Penal. 2008. (Outra).

126.
Aula- 19ª Turma do Curso de Preparação à Magistratura d Curso de Pós Graduação lato sensu em Direito Aplicado da Escola da Magistratura do Paraná.Processo de Execução. 2007. (Outra).

127.
Aula - Curso de Especializaçã Direito Processual Civil II.Fase Postulatória: Petição Inicial e resposta do réu. 2007. (Outra).

128.
Aula- Curso de Especialização Direito Processual Civil II- FESMP.Fase Postulatória: petição inicial e resposta do réu. 2007. (Outra).

129.
Aula - Curso de Especialização em Direito Processual Civil do Instituto Romeu Felipe Bacellar.O novo processo de execução. 2007. (Outra).

130.
Aula- Curso de Especialização em Direito Processual Civil III.Fase Postulatória: Petição Inicial e Resposta do Réu. 2007. (Outra).

131.
Congresso Jurídico Integrado de Maringá - CONJURI. Execução de Títulos Extrajudiciais. 2007. (Congresso).

132.
Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Aplicado.Processo de Execução. 2007. (Outra).

133.
Curso sobre a Admissibilidade de Recursos Extraordinários e Pedidos de Uniformização Nacional de Decisões Precedentes de Juizados Especiais Federais.Curso sobre Admissibilidade de Recursos Especiais e Extraordinários. 2007. (Outra).

134.
I Cilco de Palestras de Direito Ambiental.Palestra. 2007. (Outra).

135.
III Congressso Jurídico do Norte Paulista. O Novo Sistema de Execuções - Pontos Relevantes. 2007. (Congresso).

136.
II Seminário As Novas Reformas do Processo Civil. As Novas Reformas do Processo Civil. 2007. (Congresso).

137.
IV Semana de Apresentaçào de Trabalhos de Conclusão do Curso de Direito- Universidade Estadual de Maringá.Monografias. 2007. (Outra).

138.
IX Curso Regional de Atualização para Magistrados.A Nova Lei de Execuçao de Títulos Extrajudiciais - Lei n. 11.382/06. 2007. (Outra).

139.
O Cumprimento de Sentença e a Nova Execução - OAB.O Cumprimento de Sentença e a Nova Execução. 2007. (Outra).

140.
O novo processo de execução - Curso de Especialização em Direito Processual Civil.O novo processo de execução. 2007. (Outra).

141.
Palestra "O cumprimento de sentença e a nova execução".O Cumprimento de sentença e a nova execução. 2007. (Outra).

142.
Seminário Lei 11.382/2006 - Aspectos polêmicos no processo civil e no processo do trabalho.A nova sistemática da execução prevista na Lei 11.382/2006. 2007. (Seminário).

143.
Simpósio de Direito Processual Civil.Simpósio de Direito Processual Civil. 2007. (Simpósio).

144.
Última Etapa da Reforma: Súmula Vinculante, Repercussão Geral, Cumprimento da Sentença e Execução.Última Etapa da Reforma: Súmula Vinculante, Repercussão Geral, Cumprimento da Sentença e Execução - Palestra - Escola Regional da Magistratura Trabalhista do Ceará. 2007. (Outra).

145.
Última Etapa da Reforma: Súmula Vinculante, Repercussão Geral, Cumprimento da Sentença e Execução - ERMAT-CE.Última Etapa da Reforma: Súmula Vinculante, Repercussão Geral, Cumprimento da Sentença e Execução. 2007. (Outra).

146.
V Congresso Regional da Escola da Magistratura do Paraná - Núcleo Cascavel e V Semana Jurídica da Univel. Novíssimas Questões Jurídicas. 2007. (Congresso).

147.
VIII Curso Regional de Atualização para Magistrados.VII Curso Regional de Atualização para Magistrados. 2007. (Outra).

148.
Visão Atual dos Recursos.O Prequestionamento nos Recursos Extraordinário e Especial. 2007. (Outra).

149.
XII Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados.Aspectos polêmicos da nova sistemática da execução. 2007. (Outra).

150.
4° Congresso Nacional de Direito bancário. Discorre acerca de Direito Bancário. 2006. (Congresso).

151.
Aula- 18ª Turma do Curso de Preparação à Magistratura da Escola da Magistratura do Paraná.Direito Processual Civil II. 2006. (Outra).

152.
Aula- Curso de Especialização em Direito Ambiental do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá.Direito Processual Ambiental. 2006. (Outra).

153.
Aula- Curso de Especialização em Direito Processual Civil do Centro de Extensão Universitária.Embargos à execução e impugnação do executado. 2006. (Outra).

154.
Cumprimento de Sentença de acordo com a Lei 11.232/2005 - Associação dos Magistrados do Paraná.Cumprimento de Sentença de acordo com a Lei 11.232/2005. 2006. (Outra).

155.
Curso de Especialização em Direito Ambiental da Universidade Estadual de Maringá.Aula de Direito Processual Ambiental. 2006. (Outra).

156.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil.Embargos à execução e impugnação do executado. 2006. (Outra).

157.
Curso de Pós-Graduação em Direito Aplicado.Processo de Execução. 2006. (Outra).

158.
Curso de Pós-Graduação em Direito Aplicado.Processo de Execução. 2006. (Outra).

159.
I Curso Regional de Atualização para Magistrados.Cumprimento de sentença - Art. 475 - I. 2006. (Outra).

160.
I Encontro Estadual de Advogados Iniciantes do Paraná; II Encontro de Jovens Advogados de Londrina.As Reformas do CPC e o Acesso à Justiça. 2006. (Encontro).

161.
II Curso de Atualização para Magistrados.Cumprimento de sentença (CPC, arts. 475-I ss). 2006. (Outra).

162.
III Semana de Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Direito - Universidade Estadua de Maringá.Monografias. 2006. (Outra).

163.
Inteligência Educacinal e Sistema de Ensino.O Dogma da Coisa Julgada - Hipótese de Relativização.. 2006. (Outra).

164.
O Dogma da Coisa Julgada- Hipóteses de Relativização.O Dogma da Coisa Julgada- Hipóteses de Relativização. 2006. (Outra).

165.
Questões sobre as recentes reformas no Código de Processo Civil.Questões sobre as recentes reformas no Código de Processo Civil. 2006. (Outra).

166.
Simpósio sobre Direito Processual e Reforma do Poder Judiciário e XVII Ciclo de Estudos Jurídicos.Processo de Execução: Passado, Presente e Futuro. 2006. (Simpósio).

167.
V Encontro de Iniciação Científica e V Fórum de pesquisa da Universidade Paranaense.Processo Civil. 2006. (Encontro).

168.
2.ª jornada de Estudos Jurídicos.Aspectos processuais da emenda constitucional 45/2004. 2005. (Outra).

169.
A Reforma do Judiciário: Aspectos Processuais Civis. A Reforma do Judiciário: Aspectos Processuais Civis. 2005. (Congresso).

170.
Aspectos Controvertidos dos Recursos Excepcionais.Prequestionamento - Questões Polêmicas. 2005. (Seminário).

171.
Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito.Execução. 2005. (Outra).

172.
II Jornada de Estudos Jurídicos.Aspectos Processuais da Emenda Constitucional 45/2004. 2005. (Outra).

173.
V CEJUR - Ciclo de Estudo Jurídico da Unipar de Cianorte.As Alterações do Processo de Execução. 2005. (Outra).

174.
VI Jornada Brasileira de Direito Processual Civil.A Reforma do Processo de Execução. 2005. (Outra).

175.
2° Seminário sobre os Aspectos Controvertidos dos Recursos Excepcionai.O Prequestionamento e a Matéria de Ordem Pública. 2004. (Seminário).

176.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil - 3a Turma.Execução: aspectos gerais, título executivo e liquidação. 2004. (Outra).

177.
Novo Código Civil - Parte II.Novo Código Civil - Parte II. 2004. (Outra).

178.
Seminário Repensando o Direito Processual Civil.A nova execução de sentença: o projeto de lei n. 3.253. 2004. (Seminário).

179.
2º Congressode Processo Civil e direito Civil de Mato Grosso do Sul - Comentarios sobre a Reforma do Código de Pocesso Civil e Sobre o Novo Código Civil. Recurso Especial e Recurso Extraordinário - Prequestionamento. 2003. (Congresso).

180.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil.Teoria Geral da Execução. 2003. (Outra).

181.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil.Recurso Especial e Recurso Extraordinário. 2003. (Outra).

182.
Curso de Especialização em Direito Processual Civil Turma 06.Processo de Execução. 2003. (Outra).

183.
Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Processual Civil.Competência na Execução Civil e Liquidação no CPC e no CDC. 2003. (Outra).

184.
I Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Direito Processual Civil.Liquidação da Sentença (arts. 603/611, CPC e arts. 97/98, CDC). 2003. (Outra).

185.
III CEJUR - Ciclo de Estudos Jurídicos. A relativização da coisa julgada. 2003. (Congresso).

186.
VIII Semana Jurídica. A relativização da coisa julgada - aspectos controvertidos. 2003. (Congresso).

187.
V Jornadas Brasileiras de Direito Processual Civil. Teoria Geral da Nova Execução. 2003. (Congresso).

188.
1ª Jornada de Estudos da Justiça Federal.Execução Civil - Pricípios Fundamentais. 2002. (Seminário).

189.
Congresso Paranaense de Processo civil e Direito Civil. Reformas do CPC nos Recursos, com ênfase na questão do pré-questionamento e questão de análise de prova, para o cabimento do recurso especial. 2002. (Congresso).

190.
Curso sobre Aspectos Controvertidos da Nova Reforma do CPC.Recursos. 2002. (Outra).

191.
Encontro de Processualistas.Dicussão sobre novas reformas do CPC. 2002. (Encontro).

192.
II Congresso Paranaense de Processo Civil. Teoria geral dos recursos, com ênfase na questão do prequestionamento nos embargos de declaração, para recurso especial e extraordinário. 2002. (Congresso).

193.
O prequestionamento nos recursos extraordinario e especial.O prequestionamento nos recursos extraordinário e especial. 2002. (Seminário).

194.
Palestra: Estudos sobre as mudanças do CPC.Estudo Sobre a Mudanças do CPC. 2002. (Outra).

195.
Palestra Sobre Princípios Fundamentais da Execucao Civil.Princípios Fundamentais da Execução Civil. 2002. (Outra).

196.
Seminário sobre Petição Inicial.Petição Inicial. 2002. (Seminário).

197.
Tutela jurisdicional à luz das leis 10.352/01, 10.358/01 e 10.444/02. - Semana Jurídica FAP.Tutela jurisdicional à luz das leis 10.352/01, 10.358/01 e 10.444/02.. 2002. (Seminário).

198.
V Seminário Regional do Direito do Trabalho da AMATRA.Exceção de pré-executividade na execução trabalhista. 2002. (Seminário).

199.
I Ciclo de Estudos jurídicos de Cianorte. Tutela Jurisdicional. 2001. (Congresso).

200.
I Seminário Jurídico Sul- Mato- Grossense.Teoria Geral dos Recursos. 2001. (Seminário).

201.
Palestra Sobre o Prequestionamento nos Recursos Extraordinário e Especial.O Prequestionamento nos Recursos Extraordinário e Especial. 2001. (Outra).

202.
Palestra Sobre Prequestionamento.Prequestionamento. 2001. (Outra).

203.
Palestra Sobre Título Executivo.Título Executivo. 2001. (Seminário).

204.
Prequestionamento.Prequestionamento. 2001. (Seminário).

205.
Princípios Fundamentais da Execução Civil.Princípios Fundamentais da Execução Civil. 2001. (Seminário).

206.
Seminário Sobre Recursos Constitucionais.O Prequestionamento nos Recursos Extraordinário e Especial. 2001. (Seminário).

207.
Seminário Sobre Recursos Excepcionais.Prequestionamento - Súmulas 282.356 do STF e 98, 211 do STJ. 2001. (Seminário).

208.
Seminário Sobre Recursos Excepcionais.Prequestionamento Súmulas 282 e 356 - STF. 2000. (Seminário).

209.
IV Seminário de Estudos Jurídicos do Oeste do Paraná.Aspectos Gerais dos Recursos Cíveis de Acordo Com a Lei 9.756/98. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDINA, J. M. G.; SANTOS, S. F. H. ; LINSCHOTEN, J. K. V. . II Fórum Paranaense Constituição e Processo. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kátia de Oliveira Rodrigues Longhi. A Processualização da Desapropriação Judicial do Código Civil - art. 1228 parágrafo 4º e 5°. Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).

2.
Cleverson Iran Merlo. Cognição e Coisa Julgada. Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).

3.
Cláudia Cezar Orsi. Fungibilidade da Tutela Antecipada - art.273 & 7º CPC com as Medidas Cautelares. Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rafael Fermiano da Silva. TRANSFORMAÇÕES DO PROCESSO CIVIL MODERNO E OS PRINCÍPIOS DA EXECUÇÃO. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).

2.
Thiago Jose Guidetti de Souza. TRANSFORMAÇÕES DO PROCESSO CIVIL MODERNO E OS PRINCÍPIOS DA EXECUÇÃO. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).

3.
Fabiana Tomiazzi Zubcov Ferreira. A multa do art. 475-J e suas consequências. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Renata Paccola Mesquita. As Inovações do Direito Eletrônico no Código de Processo Civil. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Fernando Nardon Nielsen. Ações Constitucionais e a Coisa Julgada Inconstitucional. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

6.
Andressa Ventramel Bertoso. Técnicas de Informação, Justificação e Estabilização da Decisão Judicial. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).

7.
Eduardo Hernades Cardoso Pereira. Técnicas de Informação, Justificação e Estabilização da Decisão Judicial. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).

8.
Elessandro Demetrio da Silva. Técnicas de Informação, Justificação e Establização dda Decisão Judicial. Início: 2004. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Paranaense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Vinicius Massignani. Pressupostos processuais como uma forma de negação ao acesso à justiça. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

2.
Airton José Cecchin. Aspectos probatórios das ações relativas a acidentes de trabalho. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

3.
Cleverson Ivan Merlo. Decisão interlocutória e agravo em primeiro grau de jurisdição: crítca à lei 11.187/2005. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

4.
Alberto Rodrigues Patño Vargas. A transcendência dos motivos determinantes nas ações de controle concentrado de constitucionalidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

5.
Silvia Matei. A Cognição no Processo de Execução e o Exercício de Defesa Intraprocessual: a Correlação entre os Institutos. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

6.
Sérgio Cabral dos Reis. A congnição no processo de execução e o exercício de defesa intraprocessual: a correlação entre os institutos.. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

7.
Sergio Cabral dos Santos. Os Meios de Efetivação das Decisões Mandamentais e Executivas lato sensu. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

8.
Silvia Mattei. Os meios de efetivação das decisões mandamentais e executivas lato sensu. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

9.
Belmiro Jorge Patto. Decisão judicial e democracia: interação entre autoridade, coerção e argumentação. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

10.
Fábio Leite de Faris Brito. O sistema recursal dos juizados especiais federais cíveis: uma abordagem a partir dos princípios constitucionais do processo. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

11.
Carine Delgado. Embargos Infringentes: Alguns aspectos Polêmicos e da Desnecessidade da sua Manutenção. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Direito Processual Civil) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

12.
Belmiro Jorge Patto. DECISÃO JUDICIAL E DEMOCRACIA: INTERAÇÃO ENTRE AUTORIDADE, COERÇÃO E ARGUMENTAÇÃO.. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

13.
Carlos Fernando Fecchio dos Santos, 2004. ANÁLISE AOS EFEITOS DE IMUTABILIDADE E INDUSCUTIBILIDADE DA COISA JULGADA MATERIAL NAS DEMANDAS INVESTIGATÓRIAS DE PATERNIDADE À LUZ DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2004. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

14.
Silvia Mattei. Os meios de efetivação das decisões mandamentais e executivas lato sensu. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

15.
Carlos Fernando Fecchio dos Santos. A eficácia da sentença estrangeira no âmbito do mercosul. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

16.
Leonildo Bagio. Aplicação subsidiária do processo civil na construção de novas tutelas jurisdicionais no processo do trabalho. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Direito Processual e Cidadania) - Universidade Paranaense, . Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Angela Juvelina Ramos Caneiro. Tutela Jurisdicional Executiva nas Demandas Ambientais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçã em Direito Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

2.
Manoel Ilecir Heckert. Aspectos Judiciais da Função Ambiental: Uma análise sobre a Atuação do Poder Judiciário frente a Preservação do Meio-Ambiente. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçã em Direito Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

3.
Marcos Aurélio Pedroso. Estado de Direito Ambiental. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçã em Direito Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

4.
Mauro Yutaka Aida. Consequências do Descumprimento d Termo de Ajustamento de Conduta- TAC. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especializaçã em Direito Ambiental) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariane Yuri Shiohara. Fungibilidade entre tutela cautelar e antecipada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

2.
Vicente Takaji Suzuki. Condições da ação e coisa julgada- a problematica da sentença proferida sem que estejam presentes as condições da ação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

3.
Daniele Cristina Congio e Flavia Evaine Sossai. Tutela Inibitória. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

4.
Michele Barth Rocha. Tutela Inibitória d Direito à Imagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

5.
Fernando Futoshi Watanabe e Rodrigo Silva Bega. Os poderes instrutórios do juiz no Direito Processual Civil Moderno nas causas que versem sobre direitos disponíveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

6.
Lennander Lugli. A relativização da Coisa Julgada inconstitucional no processo civil brasileiro: aplicação do princípio da proporcionalidade no caso concreto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

7.
Celina Rizzo Takeyama. Antecipação de Tutela e Assistência privada à saúde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

8.
Fernando Nardon Nielsen. A coisa Julgada Inconstitucional e os Instrumentos para sua Desconstituição. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

9.
Rafael de Oliveira Guimarães. A lei de improbidade administrativa e seus aspectos processuais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

Iniciação científica
1.
Renata Paccola Mesquita. Atuação Executina nos deveres de fazer e não fazer. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

2.
Laís de Castro Marchi. Tutela Jurisdicional Diferenciada do Meio Ambiente. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

3.
Celina Fizzo Takeyama. Tutela Jurisdicional Diferenciada. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

4.
Tâmara Furlaneto. Tutela jurisdicional diferenciada. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Centro Universitário de Maringá, Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

5.
Pauline Nogueira de Oliveira. A coisa julgada na ação de investigação de paternidade. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

6.
Tâmara Furlaneto. Tutela Mandamental. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Centro Universitário de Maringá, Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.

7.
Fausto Luis Morais da Silva. Os riscos da irreversibilidade dos efeitos da antecipação da tutela. 2002. Iniciação Científica - Centro Universitário de Maringá. Orientador: Jose Miguel Garcia Medina.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDINA, J. M. G.. Prequestionamento e Repercussão Geral. Carta Forense, p. B 16 - B 17, 01 jan. 2013.

2.
MEDINA, J. M. G.. Cadernos Jurídicos. Sobre a PEC n. 209/2012, que pretende instituir o requisito da 'relevância' da questão federal para o recurso especial, p. 2 - 4, 01 nov. 2012.


Cursos de curta duração ministrados
1.
MEDINA, J. M. G.. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Processo Civil - Turma IV. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Conselheiro Federal (suplente) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, triênio 2010-2012;
Membro da Comissão de Juristas, instituída pelo Senado Federal, responsável pela elaboração do anteprojeto do Código de Processo Civil;
Membro do Conselho de Consultores da REVISTA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DA UNIPAR, 
Membro da Academia Brasileira de Direito Processual Civil ? ABDPC;
Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas ? IBCJ, 2010-2012;
Membro do Instituto Panamericano de Derecho Procesal - IPDP;
Membro do Conselho Consultivo da REVISTA ATUALIDADES JURÍDICAS: REVISTA DO CONSELHO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - RCOAB.

Em fevereiro e setembro de 2009, efetuou "estancia docente e investigadora" na Faculdade de Direito da Universidad de Sevilla, realizada dentro da execução dos 'Convenios Marco de Colaboración Académica, Científica ey Cultural vigentes entre la Universidad de Sevilla y las Universidades brasileñas a las que está vinculado el Prof. Dr. García Medina, la Universidade Paranaense y la Universidade Estadual de Maringá, y además dentro del Plan Propio de Raciones Internacionales de la Universidad de Sevilla."

Entre março e abril de 2013 foi "Visiting Scholar" na "Columbia Law School in New York City" para a realização da pesquisa " The legal technique for adjudicating on the basis of legal principles - The American experience: lessons to be learned and mistakes to be avoided in Brazilian adjudication." Neste período participou de fóruns e também do curso: "Introduction to America Law", ministrado pelo Professor Kendall Thomas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 1:11:06