Elisângela Santana dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9181473845079796
  • Última atualização do currículo em 29/12/2018


Possui Graduação em Letras (1995), Especialização em Língua e Literatura Vernáculas (1999), Mestrado em Letras e Linguística (2003) e Doutorado em Letras e Linguística (2011) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, tendo realizado estudos na Universidade Católica Portuguesa (2010), por meio do Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, viabilizado pela CAPES. É Professora Titular do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio, nas redes municipal, estadual e privada. Ministrou cursos de especialização e de capacitação em Letras para professores dos Níveis Fundamental e Médio, com ênfase para o ensino de teoria e prática de produção textual, ensino de crítica textual e história da língua portuguesa. Integrou programas direcionados à formação de professores da Educação Básica e para o livro didático. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre história da língua portuguesa, semântica cognitiva, polissemia, léxico, letramentos e livros didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisângela Santana dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Elisângela Santana dos.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação.
Rodovia Alagoinhas Km 03
Br 110
48100000 - Alagoinhas, BA - Brasil
Telefone: (75) 34221536
URL da Homepage: http://www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Católica Portuguesa (Orientador: Augusto Soares da Silva).
Título: A polissemia do verbo tomar ao longo da história da língua portuguesa, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Therezinha Maria Mello Barreto.
Coorientador: Augusto Soares da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Polissemia; Semântica Cognitiva; Lingüística Histórica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2003
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Predicadores e argumentos: o que nos revela o português arcaico?,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Therezinha Maria Mello Barreto.
Palavras-chave: Predicação Verbal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 1999
Especialização em Língua e Literatura Vernácula. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O diálogo intertextual entre o Grande Sertão: Veredas e A Donzela Guerreira.
Orientador: Doralice Fernandes Xavier Alcoforado.
Bolsista do(a): Universidade Federal da B ahia, UFBA, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Linguística Cognitiva em Perspectiva da Teoria Neural. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da B ahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em VIII Seminário de pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
I Fórum de Avaliadores do PNLD 2014. (Carga horária: 24h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
I Workshop do GESCOG: a metodologia na interface L. H. e L.C.. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da B ahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
SIP e Capacitação de Recursos em Editais. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introdución á hisoria externa da lingua galega. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal da B ahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Linguística Cognitiva/Cultural. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
1º Encontro "O livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Linguística Cognitiva. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Linguística Cognitiva. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da B ahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Produção de texto: revisitando a prática escolar. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2002 - 2002
A produção de textos na escola. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2002 - 2002
Encontro com Redação. (Carga horária: 8h).
Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos S/C, CONSULTEC, Brasil.
2001 - 2001
Invertendo papéis: do viver ao fazer. (Carga horária: 20h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2000 - 2000
Travessias morenas: análise do discurso vierino. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1999 - 2000
Curso de Inglês. (Carga horária: 210h).
General English, UEC, Brasil.
1999 - 1999
Texto, estrutura e sentido: procedimentos de coesã. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Ceará, UFCE, Brasil.
1997 - 1997
Como integrar redação com literatura. (Carga horária: 18h).
Atual Editora, AE, Brasil.
1997 - 1997
Uma prática interdisciplinar. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Reciclagem em língua portuguesa. (Carga horária: 60h).
Associação Regional dos Arquivistas Brasileiros, ARAB, Brasil.
1994 - 1994
Pidginização e crioulização. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1994 - 1994
Análise do discrso de sala de aula. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da B ahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Perm. do PPG em Estudo de Linguagens, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da área de Estudos Linguísticos, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular A, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
De 2002 a 2006, estive lotada no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, no campus XXI, situado na cidade de Ipiaú, e, em 2006, fui transferida para o Departamento de Educação no campus II, na cidade de Alagoinhas, onde ministro os componentes curriculares: Constituição Histórica do Português Brasileiro, Formação Histórica das línguas Românicas, Crítica Textual: edições e estudos, Significação e Contexto, A Morfologia e a Construção do significado, dentre outros.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora do Pós-Crítica, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professora do Mestrado, Enquadramento Funcional: Prof. Permanente do PPG em Crítica Cultural, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante o período em que atuei no Mestrado em Crítica Cultural, ministrei o componente Políticas de Letramento.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Conselheira Departamental, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Departamental - DEDC II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do Conselho Departamental do Departamento de Educação do campus II.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora/PARFOR, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei como Professora da disciplina Fundamentos Linguísticos do Ensino de Português do Curso de Letras da Plataforma Freire (PARFOR), no município de Alagoinhas - Bahia.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formadora/EAD, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Colegiado de Letras, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como Coordenadora Pro Tempore do Colegiado de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, conforme portaria 2690/2011 publicada no Diário Oficial do Estado em setembro de 2011.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Conselheira do CONSEP, Enquadramento Funcional: Conselheira do CONSEP, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do PROESP, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como Professora de Língua Portuguesa I e História da Língua Portuguesa, no Programa de Formação de Professores - PROESP, em Ipiaú, Bahia.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora da Rede UNEB, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como professora da disciplina Ensino da Língua Portuguesa I, no 3º semestre, do curso de Pedagogia da Rede UNEB, em Ipiaú, Bahia.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como professora de Filologia Românica I e II e Oficina de Produção Textual no curso de Letras Vernáculas do Departamento de Educação do campus XIV, situado na cidade de Conceição do Coité.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Estudo de Linguagens, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Linguagens
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Representante do campus II da comissão de Redimensionamento dos cursos de Letras.
08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

07/2002 - Atual
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Constituição das Línguas Românicas
Constituição Histórica do Português Brasileiro
Crítica Textual: Edições e Estudos
Diversidade Lingüística
Estudos Fonéticos e Fonológicos
Significação e Contexto
Morfologia e Construção do Significado
08/2014 - 12/2017
Ensino, Mestrado em Crítica Cultural, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas de Letramento
09/2011 - 10/2012
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Colegiado de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas.
05/2003 - 08/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, dEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS, .

Cargo ou função
Membro representante da Comissão de redimensionamento curricular do campus XXI.
5/2001 - 5/2002
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filologia Românica I e II
Oficina de Redação I

Centro Universitário da Bahia, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Professora Assistente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professora de Língua Portuguesa e Comunicação nos cursos de Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Comunicação - Publicidade e Jornalismo, Sistemas de Informação e Gestão de Segurança Empresarial. Também fui mediadora dos trabalhos interdisciplinares dos cursos de Sistemas de Informação e de Gestão de Segurança Empresarial, desde 2007.1, utilizando o ambiente de ensino a distância Moodle.

Atividades

08/2005 - 12/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação I
03/2003 - 08/2005
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos I e II
08/2002 - 08/2005
Ensino, Secretariado Executivo Trilíngüe, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa IV

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professora de Morfologia da Língua Portuguesa no curso de Letras Vernáculas e como Professora de Língua Portuguesa Instrumental nos cursos de Biblioteconomia e Secretariado.

Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Funcionário Técnico-Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhei na Biblioteca Central da UFBA, nos setores de Aquisição, Periódicos e Memória, desempenhando diferentes tarefas técnico-administrativas.

Atividades

02/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

11/2004 - 08/2006
Ensino, Licenciatura Em Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa III
04/1994 - 04/1997
Serviços técnicos especializados , Biblioteca Central, .

Serviço realizado
Atendimento, cadastramento, indexação e outros..

Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Professor Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrei aulas para os cursos de Letras, como professora de Língua Portuguesa I e História da Língua Portuguesa.

Atividades

03/1999 - 04/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VI
Língua Portuguesa I

Universidade de Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica do NUPPEAD e Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como Supervisora Acadêmica de Língua Portuguesa do Projeto Rede Informatizada de Supervisores, realizado pelo Núcelo de Pesquisa e Projetos em Educação à Distância, da UNIFACS.

Atividades

06/2001 - 02/2002
Ensino, Projeto Rede Informatizada de Supervisores, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

04/1997 - 02/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, FACCEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26


Colégio Estadual Luiz Viana, CELV, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 20

Atividades

11/1998 - 11/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Colégio Nossa Senhora da Soledade, CNSS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Nível Fundamental, Carga horária: 8

Atividades

02/1998 - 03/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação

Colégio Nossa senhora das Mercês, CNSM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituto - N. Fundamental/Médio, Carga horária: 8

Atividades

03/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação

Escola Municipal de Periperi, EMP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Linguagens, Discurso e Sociedade

Objetivo: O desafio posto para produzir conhecimento que relacione Linguagens, Discurso e Sociedade implica na problematização dos pressupostos clássicos sobre a relação entre língua, linguagem e discurso e aponta pistas para o avanço da compreensão dessa complexa relação, que não se restringe a transmissão de mensagens, mas, sobretudo, passa pela via do controle, seleção e reorganização do poder na sociedade. Posto assim, esta linha de pesquisa contempla projetos na área de estudos retóricos e processos argumentativos, na perspectiva da análise do discurso, das práticas discursivas e diversidade lingüística, tendo como horizonte comum a visão de linguagem como uma prática que envolve atores sociais, em interação discursiva, e o grupo a que pertencem..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2.
Morfologia e Semântica Histórica da Língua Portuguesa

Objetivo: Nesta linha, desenvolvem-se estudos que procuram examinar a conceptualização e a categorização humanas através da metáfora, da metonímia, da mesclagem conceptual, além de procurar entender como a polissemia, a sinonímia, a antonímia e a hiponímia atrelam-se a mecanismos de conceptualização das experiências humanas e ainda como se organizam essas experiências em categorias, de modo a pensar a semântica para além do estritamente linguístico, e, por isso, focar também a estruturação conceptual. Os estudos produzidos nessa primeira linha são essencialmente interdisciplinares, porque visam a entender o significado como um fenômeno complexo que só se pode compreender se for inserido em um contexto mais amplo, em uma rede que interconecte diferentes saberes humanos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Palavras-chave: Lingüística Histórica; Semântica Cognitiva.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Uma abordagem sociocognitiva dos itens léxicos leitura e escrita em diferentes domínios discursivos e gêneros textuais
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Uma abordagem sociocognitiva dos itens léxicos leitura e escrita em diferentes domínios discursivos e gêneros textuais? visa a fazer um estudo sociocognitivo de natureza semântica, sob os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Cognitiva. Almeja-se discutir como essas e outras lexias da língua portuguesa são compreendidas/conceptualizadas, categorizadas e conceituadas em diferentes contextos de uso, a partir de um corpus a ser constituído..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador.
2014 - Atual
A abordagem dos estudos semânticos em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental: reflexões à luz da Linguística Cognitiva
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado "A abordagem dos estudos semânticos nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental: reflexões à luz da Linguística Cognitiva" será desenvolvido na Graduação do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas do DEDC - campus II, na Universidade do Estado da Bahia. Ao longo da pesquisa, pretende-se averiguar como fenômenos semânticos, a exemplo da polissemia, da ambiguidade e da homonímia, são abordados em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental que foram avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Almeja-se, sobretudo, descrever, analisar e comparar o enfoque dado a esses temas em diferentes coleções, editoras e séries. Para tanto, visa-se a identificar os pressupostos teóricos empregados nas definições, explicações, atividades e exemplos apresentados no eixo de conhecimentos linguísticos e a propor reflexões sobre os estudos semânticos a partir do que preconiza a Linguística Cognitiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador / Rafaela da Cruz Santos - Integrante / Michelli Maia Moreira - Integrante.
2011 - 2015
Os estudos semânticos sob a ótica da Linguística Cognitiva e do sociognitivismo
Descrição: Este projeto visa a investigar alguns fenômenos semânticos, a exemplo da polissemia de verbos como ?tomar? e de metáforas conceptuais subjacentes à construção dos seus sentidos, no português contemporâneo, sob a perspectiva da Linguística/Sociolinguística Cognitiva e do Sociocognitivismo. Inicialmente, será feito um levantamento bibliográfico acerca do que já foi produzido sobre o assunto, em livros e em artigos publicados por autores nacionais e internacionais disponíveis em bibliotecas brasileiras ou em sites de pesquisa. Em seguida, serão consultados corpora de língua falada digitalizados, acessíveis por meio da internet, como a Linguateca e o Nurc, e também acervos disponíveis em CD, a exemplo do Núcleo de Estudos da Oralidade (NEO ? UNEB/campus II), de programas de pesquisa que vem registrando desde 1996 a tradição oral da cidade de Alagoinhas e cidades circunvizinhas e é coordenado pela Professora Edil Costa, e do Corpus de Língua Falada Culta da Cidade de Alagoinhas (UNEB/campus II), programa de pesquisa que coletou e transcreveu várias entrevistas, com diálogos assimétricos entre o pesquisador e os informantes, durante a década de 2000, também na referida cidade, coordenado pela Professora Maria da Glória Rocha. Após o levantamento dos contextos de uso extraídos desses corpora, em que se verifica a ocorrência do verbo ?tomar?, será iniciada a análise da sua polissemia bem como dos mecanismos conceptuais subjacentes à conceptualização dos seus diferentes sentidos, considerando aspectos multivariacionais e multidimensionais que influenciaram a sua semanticização, com vistas a sistematizar os resultados obtidos em comunicações e artigos voltados para a comunidade acadêmica. Dito de outro modo, considerando a natureza polissêmica de ?tomar?, propõe-se, nesta pesquisa, investigar, em textos de língua falada popular e culta, fatores sócio-históricos, linguísticos, culturais e cognitivos que podem ter interferido na conceptualização dos variados sentidos atribuídos a esse item lexical, propiciando o seu alargamento semântico. Para tanto, serão seguidos os pressupostos teóricos da Linguística/Sociolinguística Cognitiva e do Sociocognitivismo. Afinal, concordando-se com Marques (2003, p.63), ?as palavras evocam, pela natureza de seu significado, as condições socioculturais dos falantes?, o que também é defendido por Silva (2009, p. 196), ao afirmar que é preciso reconhecer a natureza socialmente interativa da linguagem e o seu ambiente cultural como elementos que fundamentam a Linguística Cognitiva, e por Maria Margarida Salomão e Neusa Salim Miranda, integrantes do GP de Gramática e Cognição, que vêm desenvolvendo um programa científico, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), articulado com o paradigma da Linguística Cognitiva implantado na Califórnia, e têm como projeto a Hipótese Sociocognitiva da Linguagem, em que instauram uma perspectiva social, cultural e interacional sobre a cognição e a linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador / Helena Alencar Lins - Integrante.Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2014 - Atual
Com a palavra, o linguista!
Descrição: O projeto "Com a palavra, o linguista" visa a promover um encontro a cada semestre com um professor/ pesquisador da área da Linguística, para realizar uma palestra ou mesa-redonda sobre tema escolhido por ele ou para apresentar um projeto de pesquisa ou de extensão no Departamento de Educação do campus II. Os temas serão voltados para a área dos Estudos Linguísticos e afins. Tendo em vista que o curso de Letras do DEDC, campus II, localizado na cidade de Alagoinhas, possui docentes e discentes que vêm desenvolvendo vários projetos de pesquisa e de extensão na área da Linguística, considera-se de grande importância a implementação de eventos que reúnam esses e outros pesquisadores da UNEB e de outras instituições de ensino superior, para discutir e refletir sobre os rumos da Linguística na contemporaneidade, suas especificidades, suas linhas de investigação, os projetos em andamento nessa área, os estudos e obras realizados, dentre outras questões..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (65) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (15) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador / Maria Neuma Mascarenhas Paes - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2016
Conceptualizações de leitura em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental
Descrição: Esse projeto de pesquisa é referente à licença sabática concedida pela Universidade do Estado da Bahia aos docentes após sete anos de efetivo exercício no magistério superior e gozada por mim durante o período de seis meses, entre novembro de 2015 a maio de 2016, orientado pela Professora Doutora Aurelina Ariadne Domingues Almeida. Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar e examinar, em livros de língua portuguesa do segundo segmento do Ensino Fundamental, como a leitura é explorada em textos, atividades, definições e exemplificações, a fim de verificar como é conceptualizada nesses materiais didáticos, para, depois, comparar os dados encontrados com o que preconizam os documentos legais acerca desse eixo de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Projeto de monitoria de Ensino de Ensino da disciplina Constituição Histórica da Língua Portuguesa
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador / Magda Sales - Integrante.
2012 - 2012
Projeto de monitoria de Ensino de Ensino da disciplina Morfologia e a Construção do Significado
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador / Magda Sales - Integrante.
2004 - 2004
Projeto de monitoria de Ensino de Ensino da disciplina Morfologia e a Construção do Significado
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador.
2004 - 2004
Projeto de monitoria de Ensino de Ensino da disciplina Filologia Românica
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elisângela Santana dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Tabuleiro de Letras


Revisor de projeto de fomento


2005 - 2005
Agência de fomento: Fundação Luís Eduardo Magalhães
2001 - 2001
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Aprovada como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, por meio de Chamada Pública, em 2017., UNEB.
2016
Classificação do Projeto 9470-2015 em Edital 08/2015 - Jovem Cientista Baiano, FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia.
2016
Aprovada em promoção de carreira para Professora Titular, Universidade do Estado da Bahia.
2013
Professora Homenageada da Turma de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas DEDC -II, Universidade do Estado da Bahia.
2011
Aprovada com distinção no Doutorado em Letras, UFBA.
2007
Nome da turma de Letras 2006.2, Universidade do Estado da Bahia.
2003
Aprovado com distinção no Mestrado em Letras., UFBA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.2015SANTOS, Elisângela Santana dos.. O estudo do significado sob a perspectiva da Linguística/Semântica Cognitiva. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 5, p. 11-28, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D. (Org.) . Linguística Cognitiva: redes de conhecimento d'aquém e d'além mar. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 1. 254p .

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D. (Org.) ; SIMOES NETO, N. (Org.) . Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudo. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2018. v. 1. 364p .

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D. (Org.) . Linguagens e Cognição. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2016. 394p .

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D. (Org.) ; ZOGHBI, D. M. O. (Org.) . Formação de professores e interconexões da sala de aula no ensino de línguas. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2015. 130p .

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; SOLEDADE, J. (Org.) ; ALMEIDA, A. A. D. (Org.) . Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2015. v. 1. 594p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Conceptualizações de leitura: aportes da Linguística Cognitiva para compreensão do significado. In: ALMEIDA, Aurelina Ariadne Domingues; SANTOS, Elisângela Santana dos.. (Org.). Linguística Cognitiva: redes de conhecimento d'aquém e d'além mar. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2018, v. 1, p. 196-217.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Os variados usos dos verbos dar e tomar nos primeiros séculos do português. In: RODRÍGUEZ, David; LOPES, Mailson. (Org.). Galícia doutro lado do Atlântico: estudos galegos na Bahia. 1ed.Salvador: Ponte Atlântica, 2018, v. , p. 4-204.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D. ; SIMOES NETO, N. . A polissemia na abordagem cognitivista: um estudo sobre os itens lexicais dar e tomar. In: Eliângela Santana dos Santos; A. Ariadne Domingues Almeida; Natival Simões Neto. (Org.). Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudo. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2018, v. 1, p. 49-68.

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; BARRETO, M. A. . Estudo da categorização de cachorro e cachorra em músicas do cancioneiro popular brasileiro. In: Cléber Ataíde; Valéria Viana. (Org.). Língua, texto e ensino: descrições e aplicações. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2018, v. 1, p. 775-784.

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; LINS, H. A. . O verbo foder sob um olhar cognitivista. In: ALMEIDA, A. Ariadne D.; SANTOS, Elisângela Santana dos.. (Org.). Linguagens e cognição.. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 47-73.

6.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A semântica em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa. In: Aurelina Ariadne Domingues Almeida; Denise Maria Oliveira Zoghbi; Elisângela Santana dos Santos. (Org.). Formação de professores e interconexões da sala de aula no ensino de línguas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 67-93.

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Notícias sobre a polissemia do verbo tomar no português arcaico. In: Aurelina Ariadne Domingues Almeida; Elisângela Santana dos Santos; Juliana Soledade Barbosa Coelho. (Org.). Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 255-277.

8.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. O estudo da polissemia à luz da Linguística Cognitiva. In: LOBO, Tânia; CARNEIRO, Zenaide; SOLEDADE, Juliana; ALMEIDA, Ariadne; RIBEIRO, Silvana eiro.. (Org.). ROSAE: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 704-720.

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Estudo comparativo dos predicadores verbais e dos seus argumentos: século XIII e século XV. In: Maria Elias Soares. (Org.). Pesquisas em Linguística e Literatura: descrição, aplicação, ensino. 1ed.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2006, v. 1, p. 569-571.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Análise da polissemia do verbo toamar, segundo pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Cognitiva. In: ABRALIN 2013, 2016, Natal. Estudos Linguísticos:Textos selecionados/ ABALIN-2013. João Pessoa: Ideia, 2016. v. 1. p. 2528-2545.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia verbal sob o enfoque da Sociolinguística Cognitiva. In: II CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém. Diversidade linguística e políticas de ensino: anais II Congresso de Dialetologia e Sociolinguística. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 22-2661.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia do verbo 'tomar' em textos medievais e clássicos.. In: I Congresso Internacional de estudos Filológicos/VI Seminário de Estudos Filológicos, 2012, Salvador. Anais - Filologia, Crítica e Processo de Criação. Salvador: Quarteto, 2012. p. 5-1351.

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Metáforas verbais: algumas considerações. In: II Seminário de Estudos Filológicos - SEF, 2007, Feira de Santana. Anais - II Seminário de estudos Filológicos - SEF. Salvador: Quarteto, 2007. p. 9-455.

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Alterações semânticas em predicadores verbais. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - Anais. João Pessoa: Idéia Editora LTDA, 2004. v. Único. p. 749-761.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Semântica Cognitiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Galinha, piranha e cachorra: um estudo sociolinguístico cognitivo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; BARRETO, M. A. . Estudo da categorização e conceptualização de cachorra e cachorro em músicas do cancioneiro popular brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Léxico, cognição e sociedade: conexões possíveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia dos verbos dar, foder e tomar: contributos da Internet. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . A leitura e os leitores no Facebook: um estudo sobre a conceptualização em memes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Contributos da Linguística Cognitiva para o estudo da polissemia de algumas palavras do português do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Os itens lexicais leitura e escrita em perspectiva sociocognitiva: cenas de uma pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Conceptualizações de leitura: aportes teóricos da Linguística Cognitiva para compreensão do significado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Conceptualizações de leitura e escrita em uma coleção de livros didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia nos livros didáticos: algumas constatações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia dos verbos dar e tomar em um corpus de língua falada: uma análise pautada na semântica Cognitiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Algumas considerações sobre a polissemia verbal no português arcaico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Os variados usos dos verbos dar e tomar no português arcaico: um estudo pautado na Semântica Cognitiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Interfaces da Linguística Cognitiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A problemática da polissemia na história da semântica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Socialização da pesquisa docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Os estudos semânticos em uma coleção de livros didáticos: uma análise crítica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Notícias sobre o NUPE do DEDC II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Análise da Polissemia do verbo 'tomar', segundo pressupostos teórico-metodológicos da linguística Cognitiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Origem das palavras, mudanças de sentido que podem sofrer ao longo do tempo e possíveis influências de questões sócio-históricas e culturais nesse process. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A Linguística Cognitiva e suas interfaces. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A trajetória semântica do verbo 'tomar' em diferentes fases da língua portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. O comportamento semântico dos verbos dar e tomar em um corpus de língua falada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia verbal sob o enfoque da Sociolinguística Cognitiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia do verbo 'tomar' em textos medievais e clássicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia verbal sob o enfoque da Sociolinguística Cognitiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia do verbo 'tomar' em textos medievais e clássicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia verbal sob o enfoque da Sociolinguística Cognitiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Notícias sobre a polissemia do verbo "tomar" no português arcaico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Os estudos semânticos e a história da língua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Considerações acerca da polissemia verbal, à luz da Semântica Cognitiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Metáforas verbais: algumas considerações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia verbal no português arcaico e no contemporâneo:algumas considerações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Processo Seletivo: Posturas e Ações Recomendadas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Predicadores verbais: português arcaico x português contemporâneo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Alterações semânticas em predicadores verbais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A Comunicação escrita e sua importância. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Variação e mudança sintático-semântica na predicação verbal. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Considerações acerca de mudanças sintático-semânticas na transitividade de predicadores verbais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Estudo comparativo dos predicadores verbais e dos seus argumentos: século XIII e século XV. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Repensando o ensino de língua portuguesa: contradições entre gramática tradicional x português brasileiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Linguística Cognitiva: redes de conhecimento d'aquém e d'além mar. Salvador, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Revista Pontos de Interrogação : Semântica Cognitiva em foco, v. 5, n. 1. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2016 (Revista).

3.
ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Linguagens e cognição. Salvador, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Os variados usos dos verbos dar e tomar no português arcaico. Salvador: EDUFBA, 2015 (Resumo).

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia dos verbos dar e tomar em um corpus de língua falada: uma análise pautada na Semântica Cognitiva. Lecce - Itália: Pensa Multimidia, 2015 (Resumo).

6.
TEIXEIRA, J. S. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. ; ALMEIDA, A. A. D. . A semântica cognitiva e suas conexões com as ciências cognitivas e com aspectos socioculturais. Alagoinhas: Fábrica de Letras, 2015 (ENTREVISTA).

7.
ALMEIDA, A. A. D. ; ZOGHBI, D. M. O. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Formação de professores e interconexões da sala de aula no ensino de línguas. Salvador, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . A semântica cognitiva em foco - Revista Pontos de Interrogação vol. 5, n. 1. Alagoinhas, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
ALMEIDA, A. A. D. ; ZOGHBI, D. M. O. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos. Salvador, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Análise da Polissemia do verbo 'tomar', segundo pressupostos teórico-metodológicos da linguística Cognitiva. EDUFRN, 2013 (Resumo).

11.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A Semântica Cognitiva na sala de aula 2012 (Resumo).

12.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia do verbo 'tomar' sob o enfoque da Sociolinguística Cognitiva 2012 (Resumo).

13.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia do verbo 'tomar' em textos medievais e clássicos 2012 (Resumo).

14.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Notícias sobre a polissemia do verbo 'tomar' no português arcaico 2011 (Resumo).

15.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Os estudos semânticos sob a ótica da Linguística/Sociolinguística Cognitiva. Salvador: UNEB, 2011 (Resumo).

16.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Considerações acerca da polissemia verbal à luz da Semântica Cognitiva 2009 (Resumo).

17.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Predicadores verbais: português arcaico X português contemporâneo. Rio de Janeiro: UERJ, 2005 (Resumo).

18.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A polissemia verbal no português arcaico e no português contemporâneo 2005 (Resumo).

19.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Repensando o ensino de língua portuguesa: contradições entre gramática tradicional x português brasileiro 2001 (Resumo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Revisora de publicações da EDUNEB. 2014.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Avaliação de Livros Didáticos do Ensino Médio - PNLD/2014. 2012.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Avaliação de Livros Didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - PNLD 2011. 2010.

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Avaliação de Livros Didáticos do Ensino Fundamental -Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2010. 2008.

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Projeto Interdisciplinar em Sistemas de Informação. 2007.

6.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Reuniões Técnicas de Certificação Ocupacional para Profissionais da Gestão Pública. 2006.

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Avaliação e seleção de obras de literatura: composição de acervos para escolas públicas das áreas finais do Ensino Fundamental. 2006.

8.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Projeto de Avaliação Externa. 2001.

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Consultec - Serviços de Consultoria em Língua Portuguesa. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecer sobre o texto Sentenças existenciais à luz da Semântica de Frames. 2018.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecer sobre textos para V Jornada Pedagógica e I Jornada Internacional do DEDC I/UNEB. 2018.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Resenha para Guia de Livros Didáticos do Ensino Médio PNLD 2015. 2014.

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecer técnico-científico para o 14ª edição da Revista Inventário. 2014.

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Avaliação de textos - MEC/INEP. 2014.

6.
Souza, Adriane Mendes de ; SANDOVAL, A. N. ; LIMA, A. M. C. A. ; MATA, A. L. N. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Resenha para Guia de livros didáticos PNLD 2014 - Ensino Fundamental: Anos finais. 2013.

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecer para Revista Tabuleiro de Letras. 2012.

8.
LIMA, A. M. C. A. ; Soares, Ana Paula Campos ; CASTRO, A. S. A. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Resenha para Guia de Livros Didáticos: PNLD 2013: Letramento, Afabetização e Língua Portuguesa. 2012.

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecer para processo judiciário. 2011.

10.
LIMA, A. M. C. A. ; SANTOS, A. C. I. ; ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. . Resenha para Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011 - Língua Portuguesa. 2010.

11.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecerista da EDUFBA. 2009.

12.
HORIKAWA, A. ; BENTO, A. L. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. ; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues. . Resenha para Guia de Livros Didáticos - PNLD 2010: Letramento e Alfabetização - Língua Portuguesa - Séries/Anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009.

13.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Membro da Comissão de Redimensionamento dos Cursos de Formação de Professores - UNEB. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Introdução à Linguística Cognitiva. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Preparação para Prova do ENADE - Estudos Linguísticos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Relatórios Parcial e Final de Acompanhamento de Pesquisa de Iniciação Científica de Rafaela da Cruz Santos. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Relatórios Parcial e Final de Acompanhamento de Pesquisa de Iniciação Científica de Andreia Meneses dos Santos. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Relatórios Parcial e Final de Acompanhamento de Pesquisa de Iniciação Científica de Sara de Jesus Oliveira. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Relatórios Parcial e Final de Acompanhamento de Pesquisa de Iniciação Científica de Helena Alencar Lins. 2013. (Relatório de pesquisa).

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. A Semântica Cognitiva em sala de aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Hermenêutica de Textos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Relatório Final de Estágio de Doutorado no Exterior - PDEE/CAPES. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Hermenêutica de Textos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Hermenêutica de Textos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Teoria e Prática do Ensino de Crítica Textual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. História da Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Teoria e Prática do Ensino de Crítica Textual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Teoria e Prática do Ensino de Produção Textual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. História da Língua Portuguesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Capacitação de Professores dos Ensinos Médio e Fundamental. 2003. .

18.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Capacitação de Professores dos Ensinos Médio e Fundamental. 2002. .

19.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Aspectos Fonológicos da Variedade Culta de Salvador. 1994. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, A. A. D.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Michelli Maia Moreira. A conceptualização metafórica da variação linguística no livro didático: um estudo sociocognitivista e cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D.; DUQUE, P. H.. Participação em banca de Maísa Carla dos Santos Costa. Conceptualizações do Golpe /Impeachment da ex presidenta Dilma Rousseff em jornais dos países do Mercosul. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; AVELAR, M.; PAES, M. N. M.. Participação em banca de Silvane Santos Souza. Multiletramentos na contemporaneidade: análise das práticas docentes voltadas para formação do sujeito-leitor na era da cibercultura. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ALMEIDA, A. A. D.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; SOLEDADE, J.. Participação em banca de Caroline de Souza Viana. Conceptualizações da velhice em cantigas satíricas gelego-portuguesas: um estudo à luz da Semântica Cognitiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

5.
ALMEIDA, A. A. D.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAVAO, M.. Participação em banca de Sílvia Maria Santos Marinho. Prática de Letramento em FLE: ressignificar para formar o sujeito crítico. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, A. A. D.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; AVELAR, M.; SOLEDADE, J.; CAVALCANTE, S. M. S.. Participação em banca de Eliane Santos Leite da Silva. Um estudo semântico sociocognitivo de conceptualizações do trabalho em textos jornalísticos dos séculos XIX, XX e XXI. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

2.
ALMEIDA, A. A. D.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; CAMPOS, L. S.; SILVA, J. A. A.. Participação em banca de Hirão Fernandes Cunha e Souza. Arlindos e negros: o nome próprio em uma irmandade de cor na Bahia dos séculos XIX e XX. 2017. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; SOUSA, E. H. P. M.; ALMEIDA, N. L. F.; TELLES, C. M.; Lobo, Tânia Conceição Freire.. Participação em banca de Ana Sartori Gandra. Pela pena do Santo Ofício: difusão social da escrita nas capitanias de Pernambuco, Itamaracá e Paraíba em finais de quinhentos. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D.; Lobo, Tânia Conceição Freire.. Participação em banca de Hirão Fernandes Cunha e Souza. Arlindos e negros: a escrita do nome próprio em uma irmandade de cor na Bahia dos séculos XIX e XX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ALMEIDA, A. A. D.; SOUZA, R. B.; MIRANDA, M. A.. Participação em banca de Eliane Santos Leite da Silva. Um estudo diacrônico sobre as conceptualizações de trabalho em textos jornalísticos dos séculos XVIII, XIX e XXI.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA, A. S.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; SERAFIM, M.. Participação em banca de Jacira Maria Veloso. A proposta de intervenção escrita exigida na redação do ENEM sob a perspectiva da Crítica Cultural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ALMEIDA, A. A. D.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAVAO, M.; LIMA, M. N. M.. Participação em banca de Michelli Maia Moreira. A descolonização política e epistêmica do ensino da língua materna: uma análise sociocognitiva e cultural da abordagem da variação linguística no Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Diana Souza da Cruz Saab. A propaganda: recursos linguísticos e imagéticos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Linguísticos e Literário) - Universidade Federal da B ahia.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Ilana Gomes Oliveira. O uso de marcadores conversacionais nos textos redacionais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Linguísticos e Literário) - Universidade Federal da B ahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARRUDA, L.; ABBADE, C. M. S.; SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Ester Paixão dos Santos.Identificação e uso do léxico afro-brasileiro nos falares dos remanescentes do quilombo do Buri em Alagoinhas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ARRUDA, L.; SILVA, D. A. A.; SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Elizabete Damasceno Santos.O trabalho com a variação linguística na Pedagogia Waldorf: um estudo na escola Waldorf Rural Dendê da Serra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; SILVA, D. A. A.; ABBADE, C. M. S.. Participação em banca de Márcia Conceição Santos.Ausência, presença de concordância verbal e as variações em textos dissertativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
PAES, M. N. M.; ARRUDA, L.; SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Maria Renilda Rosário de Araújo.O dizer não dito: metáforas conceptuais na canção Cálice composta por Chico Buarque e Gilberto Gil durante o Regime Militar (1964-1985). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; ARRUDA, L.; REIS, I.. Participação em banca de Alécia Araújo.A concordância verbal na oralidade: um estudo a partir da fala dos informantes do Núcleo de estudos da oralidade (NEO). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNEB.

6.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; Santos, Marcos Bispo dos; ARRUDA, L.. Participação em banca de Michelli Maia Moreira.Norma padrão e variação linguística no ensino fundamental I: a prática pedagógica e as contribuições científicas no ensino da língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M.; Santos, Marcos Bispo dos. Participação em banca de Bianaca Daisy Barreto Silva.A escrita de si nas redes sociais: a construção do ethos discursivo no facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M.; ARRUDA, L.. Participação em banca de Helena Alencar Lins.Os usos do verbo "foder" nas narrativas orais de Alagoinhas e regiões adjacentes: uma análise pautada nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Janayna Oliveira de Abreu.O uso das formas "nós" e "a gente" em textos de falantes cultos e não-cultos de Salvador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - União Metropolitana de Educação e Cultura.

10.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Vanessa Santos da Paixão.Não erre mais!. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Jorge Amado.

11.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Adjane Costa Leite et al..A presença do rotacismo no falar soteropolitano: uma abordagem sociolingüística. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Jorge Amado.

12.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Participação em banca de Carla Barbosa Santos dos Santos e Jacqueline B. de Paiva.Estudo lexicográfico de cantigas trovadorescas direcionadas a médicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Jorge Amado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Concurso Público para Professor - FUNRIO. 2016. Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à escola de Medicina e C.

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; SANTOS, Gredson. Professor Assistente de Fonética e Fonologia. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Professor Assistente de Laboratório de Expressão Oral. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Professor Assistente de Tradição e Ruptura em Literaturas de Língua Portuguesa. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; MADUREIRA, A. G.; ALMEIDA, A. A. D.; LOPES, N.. Processo de Seleção de Credenciamento de Docentes do PPGEL. 2018. UNEB.

2.
ABBADE, C. M. S.; BORBA, V.; SANTOS, Elisângela Santana dos.. Seleção para Aluno Regular do PPGEL. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

3.
LOPES, N.; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; MADUREIRA, A. G.. Comissão para seleção de Professor Permanente do PPGEL. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; MADUREIRA, A. G.. SIP- Interlinhas - UNEB/Pós-Crítica. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecerista da Revista Pontos de Interrogação. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

6.
ALMEIDA, A. A. D.; SILVA, A. S.; SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M.. Comissão Científica do I Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Parecerista técnico-científico da 14ª edição da Revista Inventário. 2014. Universidade Federal da Bahia.

8.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues.; Almeida, Sérgio Figueiredo. Membro da banca examinadora para Promoção da carreira de Magistério Superior do professor William de Lima Maia. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. XVII Jornada de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNEB. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues.; TELLES, C. M.. Era uma vez: um estudo sobre os verbos e as sentenças existenciais no português brasileiro. 2013. Universidade Federal da Bahia.

11.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Mudança de regime de trabalho da Professora Lucielen Porfírio. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

12.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Mudança de regime de trabalho da professora Eliana Correia Brandão Gonçalves. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

13.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Incentivo à Produção Científica referente ao artigo O ensino de linguagem como objetivo transdisciplinar: implicações para formação de professores, de autoria do professor Marcos Bispo. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

14.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Projeto de pesquisa Cenas da pesquisa em leitura na Bahia: revelando os instrumentos de investigação da professora Cláudia Martins. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

15.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Incentivo à Produção Científica referente ao artigo Formação de professores para Docência do Ensino Superior, do professor José Humberto da Silva. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

16.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Incentivo à Produção Científica referente ao artigo Desenvolvimento lexical inicial dos 8 aos 16 meses de idade a partir dos Inventários MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo: Protocolo Palavras e Gestos da professora Cláudia Tereza Sobrinho da Silva. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

17.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Professor Substituto de Tópicos de Tradução e Análise Textual. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

18.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2003. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GELNE 40 anos - Jornada Itinerante.Estudo da categorização e conceptualização de cachorra e cachorro em músicas do cancioneiro popular brasileiro. 2018. (Outra).

2.
I Seminário de Estudo de Linguagens - SELING.Estudo semântico-cognitivo dos itens lexicais cachorro e cachorra: elogio ou xingamento?. 2018. (Seminário).

3.
V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística - CIDS. Variação linguística de cão e cadela soba perspectiva da Sociolinguística Cognitiva. 2018. (Congresso).

4.
VIII Encontro de Sociolinguística - variação e ensino: unidade e diversideade.Galinha, piranha e cachorra: um estudo sociolinguístico cognitivo. 2018. (Encontro).

5.
Ciclo de palestras "Linguagens em debate". 2017. (Outra).

6.
IV Seminário de Grupos de Pesquisa do PPGEL/2017.Os itens lexicais leitura e escrita em perspectiva sociocognitiva: cenas de uma pesquisa. 2017. (Seminário).

7.
IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: Pesquisa e Pós-Graduação em Foco.Comunicações Orais da Área de Linguística. 2017. (Seminário).

8.
Linguística Cognitiva em perspectiva da Teoria Neural. 2017. (Outra).

9.
SIP Interlinhas.Seminário Interdisciplinar de Pesquisa - UNEB Campus II. 2017. (Seminário).

10.
VI Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. A leitura e os leitores no Facebook: um estudo sobre a conceptualização em memes. 2017. (Congresso).

11.
X Congresso Internacional da ABRALIN. A polissemia dos verbos dar, foder e tomar: contributos da Internet. 2017. (Congresso).

12.
XXI Jornada de Iniciação científica UNEB.Abordagem dos estudos semânticos em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio .. 2017. (Outra).

13.
III Worksop do GESCOG. 2016. (Outra).

14.
I Simpósio de Letramento, Identidade e Formação de Educadores.Letramento acadêmico: pesquisa acadêmica e modos de produção. 2016. (Simpósio).

15.
VIII Seminário de Estudos Filológicos.Conceptualizações de leitura e escrita: aportes da Linguística Cognitiva para a compreensão do significado. 2016. (Seminário).

16.
VIII Seminário de Estudos Filológicos.Sessão de Comunicação nª 21. 2016. (Seminário).

17.
I Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva. Cognição, polissemia e discurso. 2015. (Congresso).

18.
I Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva. Os estudos semânticos em livros didáticos de língua portuguesa: resultados parciais de um projeto. 2015. (Congresso).

19.
I Encontro Brasileiro de Estudos Galegos. Os variados usos dos verbos dar e tomar no galego-português: um estudo pautado na Semântica Cognitiva. 2015. (Congresso).

20.
I Encontro sobre a língua em textos medievais ibéricos.Algumas considerações sobre a polissemia verbal no português arcaico. 2015. (Encontro).

21.
Semana de abertura do ano letivo 2015 - Campos de Conhecimento e sua institucionalidade na UNEB.Mesa de Abertura - Apresentação do NUPE DEDC - II. 2015. (Outra).

22.
Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-graduação da área de Letras e Linguística - CAPES ão. 2015. (Seminário).

23.
VII Conferência Cognição e Linguística. A polissemia nos livros didáticos: algumas constatações. 2015. (Congresso).

24.
V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. A polissemia dos verbos "dar" e "tomar" em um corpus de língua falada: uma análise pautada na Semântica Cognitiva. 2015. (Congresso).

25.
XIV Semana de Letras da UCSAL.Interfaces da Linguística Cognitiva. 2015. (Encontro).

26.
XVI Seminário de pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural.Seminário Interlinhas do Pós-Crítica.Mesa 10 da Sessão de Comunicação. 2015. (Seminário).

27.
Com a Palavra o Linguista - 1ª Edição.Língua galega: história e atualidade. 2014. (Outra).

28.
Com a Palavra o Linguista - 2ª Edição.Possíveis diálogos entre a Linguística Histórica e a Linguística Cognitiva. 2014. (Encontro).

29.
Do galego-portugués á actualidade: historia de dous caminos diferentes. 2014. (Encontro).

30.
I Encontro dos NUPES - PPG e PROEX.Notícias sobre o NUPE do DEDC - II. 2014. (Seminário).

31.
I Seminário de Semântica - GESCOG.A INVESTIGAÇÃO DA POLISSEMIA NOS DIFERENTES ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA SEMÂNTICA LEXICAL. 2014. (Seminário).

32.
I Workshop do GESCOG: a metodologia na Interface Linguística Histórica e Linguística Cognitiva.Metodologia adotada nos trabalhos acadêmico-científicos em Linguística Cognitiva. 2014. (Outra).

33.
Palestra sobre Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. 2014. (Outra).

34.
Seminário nas/entre Linhas do Programa de Pós-Graduação de Crítica Cultural da UNEB-DEDC.Apresentações da Linha 2. 2014. (Seminário).

35.
VIII Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: A pesquisa em rede.Internacionalização da Universidade: Trajetórias e Perspectivas. 2014. (Seminário).

36.
VIII Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: A pesquisa em rede.Os desafios e perspectivas da implantação de curso de pós-graduação stricto sensu no interior do nordeste. 2014. (Seminário).

37.
1º Encontro O livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 2013. (Encontro).

38.
Conferência de Linguística Cognitiva/Cultural. 2013. (Outra).

39.
Conferência Introdución á historia externa da lingua galega. 2013. (Outra).

40.
Seminário Interno do PROHPOR.Projeto de Pesquisa Os estudos semânticos sob a ótica da Linguística/Sociolinguística Cognitiva: a polissemia do verbo ?tomar? na língua falada. 2013. (Seminário).

41.
VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. Análise da Polissemia do verbo. 2013. (Congresso).

42.
XVII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Avaliador de Sessão Temática de apresentação de trabalhos da XVII Jornada de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNEB. 2013. (Outra).

43.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e VI Seminário de Estudos Filológicos. A polissemia do verbo "tomar" em textos medievais e clássicos. 2012. (Congresso).

44.
I Fórum de Avaliadores do PNLD. 2012. (Outra).

45.
II Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio.Semântica Cognitiva na sala de aula. 2012. (Outra).

46.
II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. A polissemia verbal sob o enfoque da Sociolinguística Cognitiva. 2012. (Congresso).

47.
II Encontro de Sociolinguística: estudos da variação, da mudança e da sócio-história do português brasileiro; sociofuncionalismo e etnografia da comunicação.O estudo da polissemia sob o enfoque da Sociolinguística Cognitiva. 2012. (Encontro).

48.
IV Encontro em Gestão Acadêmica dos Coordenadores de Colegiado de Cursos de Graduação. 2012. (Encontro).

49.
IV SIALA - Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas.Linguagem, Práticas Sociais, Processos Identitários, Ensino, Religiosidade e Saberes Tradicionais. 2012. (Seminário).

50.
Encontro de Coordenadores de colegiado de cursos de graduação da UNEB. 2011. (Encontro).

51.
I Congresso Internacional de Estudos do Léxico. Léxico e Cognição. 2011. (Congresso).

52.
ROSAE I Congresso Internacional de Lingüística Histórica. Considerações acerca da polissemia verbal, à luz da Semântica Cognitiva. 2009. (Congresso).

53.
Colóquio Internacional e VII Seminário de Pesquisa.A polissemia verbal no português arcaico e no português contemporâneo: algumas considerações. 2007. (Seminário).

54.
II Seminário de Estudos Filológicos - SEF.Metáforas Verbais: algumas considerações. 2007. (Seminário).

55.
Semana de Ciências dos Cursos Sistemas de Informação e Ciência da Computação.Processo Seletivo: POstura e Ações Recomendadas. 2006. (Encontro).

56.
IX Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Predicadores verbais: português arcaico x português contemporâneo. 2005. (Congresso).

57.
Semana de Ciências em Secretariado.A comunicação escrita e sua importância. 2004. (Encontro).

58.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Alterações semânticas em predicadores verbais. 2004. (Congresso).

59.
VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. Considerações acerca de mudanças sintático-semânticas na transitividade de predicadores verbais. 2002. (Congresso).

60.
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Estudo comparativo dos predicadores verbais e dos seus argumentos: século XIII e século XV. 2002. (Congresso).

61.
II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 2001. (Congresso).

62.
VI Seminário de Lingüística Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.Repensando o ensino de língua portuguesa: contradições entre gramática tradicional x português brasileiro. 2001. (Seminário).

63.
V Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. 2000. (Congresso).

64.
XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos. 2000. (Congresso).

65.
XVII Jornada de Estudos Lingüísticos. 1999. (Congresso).

66.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M. . Com a palavra, o linguista! 6ª edição. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M. ; VASCONCELOS, S. A. . Com a palavra, o linguista! 5ª Edição. 2017. (Outro).

3.
ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. ; AVELAR, M. . VI Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. 2017. (Congresso).

4.
ALMEIDA, A. A. D. ; SANTOS, Elisângela Santana dos. ; DUQUE, P. H. . Linguística Cognitiva em perspectiva da Teoria Neural. 2017. (Outro).

5.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M. ; CAMPOS, L. . Com a Palavra o Linguista - 3ª edição. 2016. (Outro).

6.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M. ; AVELAR, M. . Com a Palavra o Linguista - 4ª edição. 2016. (Outro).

7.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues. . I Congresso Ibero-Americano de Semântica Cognitiva. 2015. (Congresso).

8.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M. ; MAIA, W. . Com a palavra, o linguista - 1ª Edição. 2014. (Outro).

9.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues. . I Workshop do GESCOG: a metodologia na Interface Linguísti. 2014. (Outro).

10.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. I Sarau de Letras e Artes do DEDC II. 2014. (Outro).

11.
SANTOS, Elisângela Santana dos.; PAES, M. N. M. . Com a palavra, o linguista - 2ª Edição. 2014. (Outro).

12.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. I Congresso de Estudos do Léxico. 2011. (Congresso).

13.
SANTOS, Elisângela Santana dos.. Feira das Nações de Línguas Românicas. 2005. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Edna da Paixão Pereira. As atitudes dos docentes no ensino de língua portuguesa nas comunidades rurais no interior da Bahia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Argolo Barreto. A conceptualização da mulher nas obras ?O prazer é todo nosso?, de Lola Benvenutti, e ?O doce desejo do escorpião?, de Bruna Surfistinha. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Joselice Bispo dos Santos. Preconceito linguístico: possíveis causas e seus reflexos na Educação Superior. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
José Edielson Santos de Jesus. O gênero masculino em livros didáticos e documentos oficiais de língua portuguesa: um estudo semântico sociocogitivo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Danielle Evangelista Oliveira. Abordagem da sexualidade em livros didáticos e documentos oficiais de língua portuguesa: um estudo semântico sociocogitivo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Michelli Maia Moreira. A conceptualização metafórica da variação linguística no livro didático: um estudo sociocognitivista e cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

2.
Silvane Santos Souza. Multiletramentos na contemporaneidade: análise das práticas docentes voltadas para formação do sujeito-leitor na era da cibercultura. 2017. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

3.
Sílvia Maria Santos Marinho. Prática de letramento em FLE: ressignificar para formar o sujeito crítico. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Crítica Cultural) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcia Conceição Santos. Ausência, presença de concordância verbal e as variações em textos dissertativos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

2.
Maria Renilda Rosário de Araújo. O dizer não dito: metáforas conceptuais na canção Cálice composta por Chico Buarque e Gilberto Gil durante o Regime Militar (1964-1985). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

3.
Rafaela da Cruz Santos. O que nos revelam as abordagens semânticas em livros didáticos do Ensino Médio?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

4.
Alécia Araújo. A concordância verbal na oralidade: um estudo a partir da fala dos informantes do Núcleo de estudos da Oralidade (NEO). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - UNEB. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

5.
Helena Alencar Lins. Os usos do verbo "foder" nas narrativas orais de Alagoinhas e regiões adjacentes: uma análise pautada nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

6.
Sara de Jesus Oliveira. A metaforização do verbo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilit. em Língua Portug. e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

7.
Maria Aparecida Santos de Souza. A concordância verbal entre falantes de nível médio da cidade de Cardeal da Silva - BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

8.
Edinai Azevedo Vergasta e Mônica Azevedo dos Santos. Inclusão digital para deficientes visuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Centro Universitário da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

9.
Wagner de Santana da Costa. Considerações sobre o ensino de língua portugesa em um colégio estadual situado na cidade de Sátiro Dias - BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

Iniciação científica
1.
Rafaela da Cruz Santos. Abordagem dos estudos semânticos em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio .. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

2.
Andreia Meneses dos Santos. A abordagem dos estudos semânticos em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental: reflexões à luz da Linguística Cognitiva. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UNEB, UNEB. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

3.
Helena Alencar Lins. Os usos do verbo "foder" nas narrativas orais de Alagoinhas e regiões adjacentes: uma análise pautada nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras com Habilit. em Língua Portug. e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

4.
Sara de Jesus Oliveira. A metaforização do verbo dar. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras com Habilit. em Língua Portug. e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

5.
Débora Nascimento Couto. A polissemia do verbo "pegar" na língua falada: uma expplicação apoiada na teoria cognitivista da linguagem.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, PICIN. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Magda Dias Sales. Monitoria de Ensino de Constituição Histórica da Língua Portuguesa. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

2.
Magda Dias Sales. Monitoria de Ensino de Morfologia e Construção do Significado. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.

3.
Lis Maria. Palavras do campo: um estudo do léxico dos trabalhadores rurais sem-terra do acampamento Carlos Marighela. 2005. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisângela Santana dos Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


O livro intitulado "Olhares Lexicais: perspectivas de estudos", organizado por mim, Elisângela Santana dos Santos (UNEB) e pelos professores Aurelina Ariadne Domingues Almeida (UFBA) e Natival Neto (UEFS), foi selecionado pelo Edital da EDUNEB (2017/2018) para ser publicado em 2018. No referido livro, encontra-se o artigo intitulado A polissemia no quadro dos estudos cognitivistas: um estudo sobre os itens lexicais dar e tomar, de minha autoria. 


O artigo intitulado "Os sentidos do verbo tomar no Livro das Aves: um estudo sob o enfoque da Semântica Cognitiva", de autoria de Elisângela Santana dos Santos, teve parecer favorável da EDUFBA, no ano de 2017, para ser publicado na obra intitulada "O Livro das Aves: estudos semânticos e morfológicos", organizada pelos professores da Universidade Federal da Bahia: Aurelina Ariadne Domingues Almeida e Maílson Lopes, a ser lançado em 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:24:07