Jose Manoel Marconcini

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5373845785326215
  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) com ênfase em Materiais Poliméricos. Realizou trabalho na área de Biomateriais, na avaliação da qualidade de cimentos acrílicos ósseos, em equipe multidisciplinar no IOT-HC-FMUSP e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre 1994 e 1996. Realizou o mestrado em Química, área de concentração Físico-Química, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000) no tema de Imobilização de enzimas em derivados de celulose. O doutorado foi realizado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2005), na área de Blendas de Poliolefinas e PET reciclados. Foi bolsista de desenvolvimento tecnológico Industrial (DTI) do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento- LACTEC, em Curitiba - PR, trabalhando no tema de Desenvolvimento de metodologias de análise de polímeros por infravermelho com reflectância total atenuada (FTIR-ATR) e ressonância magnética nuclear (RMN) (2006). Atualmente, é pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária - CNPDIA, atuando na área de Nanotecnologia, com Materiais Compósitos e Novos Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: blendas poliméricas, reciclagem, poliolefinas recicladas, PET reciclado, celulose, enzimas imobilizadas e nanocompósitos de matriz polimérica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Jose Manoel Marconcini
Nome em citações bibliográficas
MARCONCINI, J. M.;MARCONCINI, J;Marconcini, José Manoel;Marconcini, José M.;Marconcini, J.M.;MARCONCINI, JOSE M.;MARCONCINI, JOSÉ M;MARCONCINI, J M;Marconcini, J. M.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Rua XV de Novembro, 1452
Centro
13560970 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 21072912
Fax: (16) 21072802
URL da Homepage: www.cnpdia.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo da blenda Poli(tereftalato de etileno) reciclado e poliolefinas recicladas, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Adhemar Collà Ruvolo Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: blendas; pet; polietileno; compatibilização; reciclagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos / Especialidade: Polímeros, Aplicações.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
1997 - 2000
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Utilização da Fosfatase Alcalina como Enzima Modelo no Processo de Imobilização de Enzimas em Éster Xântico Derivado de Celulose,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Célia Maria da Silva Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: éster xântico; fosfatase alcalina; celulose; enzimas imobilizadas; xantato de celulose.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Cinética Química e Catálise.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
1991 - 1995
Graduação em Engenharia de Materiais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador A, Carga horária: 40

Atividades

11/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instrumentação Agropecuária - CNPDIA, .



Linhas de pesquisa


1.
Nanocompósitos de matriz polimérica


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Adequação de produtos de híbridos de abacaxi ornamental e definição de mercado

Descrição: Este projeto tem como base a finalização de três produtos (diferentes formas de uso) de novos híbridos de abacaxi ornamental desenvolvidos pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura e em fase final de validação. Estes produtos são as hastes florais de abacaxi ornamental, abacaxi ornamental em vaso e minifrutos de abacaxi embalados. São produtos inovadores e que atendem a uma demanda do segmento de flores por novidade e, nos últimos anos, por flores tropicais. A validação agronômica dos híbridos está finalizada e a qualidade dos produtos já foi avalizada em feiras nacionais de grande porte e eventos internacionais e os resultados são excelentes. Entretanto, pelas peculiaridades do segmento de flores, exigente em qualidade, algumas ações ainda são necessárias para melhorar ainda mais a qualidade do produto final. Outra peculiaridade referente ao mercado para abacaxi ornamental é o fato de ser consolidado na Europa, mas praticamente inexistente no Brasil, necessitando ações que permitam mapear os atores envolvidos e a dinâmica a ser seguida. No projeto são propostas ações de pós-colheita visando aumentar a durabilidade dos produtos e reduzir custos de produção, assim como uma avaliação dos potenciais consumidores e comerciantes para os produtos. Um aspecto inovador do projeto é o desenvolvimento de embalagens próprias para os produtos, desenvolvidas com tecnologia de ponta, por meio da parceria com INT (Instituto Nacional de Tecnologia) - Divisão de Desenho Industrial (DvDI), principalmente para as plantas de vaso e os minifrutos. O desenvolvimento destas embalagens permitirá o alcance de novos mercados internacionais, altamente exigentes em embalagens que respeitem os princípios de sustentabilidade, da identidade visual e do acondicionamento funcional. Dentre os materiais básicos que serão testado para o desenvolvimento das embalagens será incluído um papel feito com fibras de abacaxi, resultado de outro projeto da carteira da Embrapa, a.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Integrante / SOUZA, FERNANDA V.D. - Coordenador / Marcio Eduardo Canto Pereira - Integrante / Ana Cristina Portugal P. de Carvalho - Integrante / Edy Sousa de Brito - Integrante / Luiz Carlos do Carmo Motta - Integrante / Renato Manzini Bonfim - Integrante / Carlos Estevao Leite Cardoso - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Adaptação metodológica da avaliação dos riscos ambientais e sociais das Agri-Nanotecnologias e subsídios para sua regulamentação

Descrição: A Nanotecnologia tem como objetivo criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de manipular átomos e moléculas. Dessa maneira, a Nanotecnologia não é uma tecnologia específica, mas todo um conjunto de técnicas, baseadas em áreas como Física, Química, Biologia, Ciência / Engenharia de Materiais, Computação. No desenvolvimento das nanociências todas essas disciplinas devem interagir visando estender a capacidade humana de manipular a matéria até os limites do átomo. São muitas as aplicações das nanotecnologias, em geral, vêm sendo empregadas para economia de energia, proteção do meio ambiente, menor uso de matérias primas, além de empregos associados à saúde humana, como a liberação controlada de drogas no organismo e também na área alimentar com o desenvolvimento de filmes nano e microestruturados comestíveis para revestimentos de frutas e legumes minimamente processados ou in natura. A nanotecnologia oferece a perspectiva de grandes avanços que permitirão melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente. Apesar do aumento do emprego das nanotecnologias seu potencial encontra-se ainda reprimido devido à fase inicial do seu desenvolvimento no Brasil e à ausência de metodologias que tornem suas avaliações de riscos uma prática corrente. Dessa maneira, a criação de uma metodologia para a Avaliação dos Riscos de Nanotecnologias representa uma medida mitigatória eficaz para enfrentar os desafios cada vez maiores identificados pelos cientistas e legisladores no que tange à degradação do meio ambiente, questões éticas e sociais, podendo atuar em três momentos: prevenindo, monitorando e restaurando. A proposta prevê o desenvolvimento do Banco de Dados NanoAgri, para a sistematização e organização das informações disponíveis sobre avaliação da segurança e regulamentação dos produtos nanotecnológicos para fins agrícolas; a formulação da Metodologia / Software Nanotec-RAM (Nanotechnology ? Risk As.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Coordenador / Caue Ribeiro - Integrante / ODILIO BENEDITO GARRIDO DE ASSIS - Integrante / Katia Regina Evaristo de Jesus - Integrante / Vera Lucia Scherholz S de Castro - Integrante / Karen Cristina Massini - Integrante / Claudio Martin Jonsson - Integrante / Fabiana Cunha Viana Leonelli - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Aproveitamento da bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.)) do Pantanal: bases técnico-científicas para a sustentabilidade

Descrição: A macaúba, palmeira nativa do Brasil distribui-se em todo o território brasileiro, ocorrendo isolada e, principalmente, em macicos compactos. Em Mato Grosso do Sul, a espécie dominante é a Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart., a qual ocorre em grandes densidades nas regiões peri pantaneiras e entorno da Serra da Bodoquena e Serra de Maracaju. Nessas regiões há uma grande concentração de agricultores familiares, principalmente assentados da reforma agrária e comunidades indígenas de diversas etnias. Comunidades rurais de Corumbá tem priorizado o aproveitamento da macaúba de forma extrativista para a produção de farinha obtida da polpa e como forragem, não sendo dado um destino econômico e comercial aos demais produtos e co-produtos que podem ser gerados no beneficiamento da planta, como por exemplo, o óleo proveniente da polpa, a torta resultante do processo de extração do óleo e as fibras das demais partes da planta. A cadeia produtiva da macaúba necessita de informações para que seu desenvolvimento seja realizado de forma sustentável visando sua consolidação na região pantaneira para que seus produtos e co-produtos além da farinha possam ser mais bem aproveitados com a finalidade de agregar renda as comunidades locais. Para tanto, se faz necessário o impacto econômico das novas técnicas na cadeia de produção de farinha e demais produtos da macaúba. Também se tem a necessidade de conhecer os mecanismos que envolvem o acumulo de óleo no fruto, alem de elaborar estrategias de colheita e melhoramento, baseando-se no conhecimento da lipogênese do fruto, de maneira a contemplar máximos rendimentos e qualidade do óleo. O cultivo da macaúba tem sido dificultado devido ao lento processo de germinação das sementes. Portanto, estudos sobre o processo germinativo da A. aculeata são de suma importância para viabilizar o estabelecimento de cultivos comerciais da cultura e assim contribuir para a proposição de uma importante alternativa sustentável para produção de alimentos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Integrante / MORSYLEIDE DE FREITAS ROSA - Integrante / FABIO GALVANI - Coordenador / MARÇAL HENRIQUE AMICI JORGE - Integrante / Suzana Maria de Salis - Integrante / Men de Sa Moreira de Souza Filho - Integrante / Fernando Fleury Curado - Integrante / Catia Urbanetz - Integrante / Simone Palma Favaro - Integrante / Aurelio Vinicius Borsato - Integrante / Rossano Gambetta - Integrante / Renato Roscoe - Integrante / Simone Mendonca - Integrante / Leonardo Fonseca Valadares - Integrante / Patricia Abrao de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Resíduos Agroindustriais para Obtenção de Biomaterial a base de Celulose Bacteriana

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Morsyleide de Freitas Rosa em 09/05/2013.

Descrição: O crescente interesse por materiais poliméricos biodegradáveis vem impulsionando estudos que considerem novas fontes de matérias-primas e novas aplicações tecnológicas inseridas no conceito e filosofia da chamada ?química verde?. Entre os materiais de grande interesse está a celulose: o polímero natural mais abundantemente encontrado em vegetais, o qual também pode ser sintetizado por alguns microrganismos. Devido a suas propriedades, mais recentemente, a celulose sintetizada por microrganismos, conhecida como celulose bacteriana (CB), vem atraindo a atenção do meio científico e tecnológico. Os estudos desenvolvidos com CB envolvem principalmente os mecanismos de síntese deste biopolímero por rota fermentativa e os aspectos relacionados com a sua estrutura e suas propriedades químicas, térmicas e mecânicas, que são fatores determinantes para definição do seu campo de aplicação. A CB possui uma estrutura reticulada ultrafina, naturalmente nanométrica com diâmetro entre 24 e 28 nm. Além disso, a estrutura da CB é altamente cristalina (grau de cristalinidade em torno de 90%) e possui alta capacidade de retenção de água, formação de uma rede de nanofibras, e alta resistência à tensão, o que favorece a produção de materiais com propriedades mecânicas superiores a partir da mesma. Estas propriedades abrem um amplo espectro para sua aplicação, em especial no campo da nanotecnologia e biomateriais a exemplo da produção de bionanocompósitos. Contudo, para reduzir os custos de sua obtenção, as fontes de carbono a serem utilizadas devem ser, preferencialmente, de baixo custo. Neste sentido, a presente proposta tem como objetivo obter CB a partir de resíduos e avaliar a sua aplicação na obtenção de biomateriais nanoestruturados. Para tal, serão utilizadas bactérias do gênero Gluconacetobacter hansenii e empregados resíduos agroindustriais (líquido da casca de coco verde, suco de sisal e pseudofruto do caju) como fontes alternativas de carbono em substituição aos meios fermentat.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Integrante / MORSYLEIDE DE FREITAS ROSA - Coordenador / Renato Carrha Leitao - Integrante / Joao Paulo Saraiva Morais - Integrante / Edna Maria Morais Oliveira - Integrante / Men de Sa Moreira de Souza Filho - Integrante / Leda dos Reis Castilho - Integrante / Maria de Fatima Borges - Integrante / Edmar das Merces Penha - Integrante / Janine Passos Lima da Silva - Integrante / Judith Pessoa de Andrade Feitosa - Integrante.
2010 - 2012
Nanocompósitos Biodegradáveis de Policaprolactona/Amido Termoplástico e Nanofibras de Celulose?

Descrição: A grande maioria dos materiais plásticos produzidos de fontes petroquímicas não é facilmente degradada devido a sua estrutura molecular e caráter hidrofóbico, causando acúmulo no ambiente e representando uma significativa fonte de poluição ambiental. A mistura de materiais naturais, como o amido e nanofibras de celulose com polímeros biodegradáveis é uma alternativa promissora para substituição de parte dos materiais plásticos não biodegradáveis em aplicações apropriadas. O amido, um tipo de reserva polissacarídica da maioria das plantas é um biopolímero de baixo custo. Este pode ser processado com termoplástico e misturado a outros polímeros A poli (ε-caprolactona) (PCL), é potencialmente biodegradável devido à presença de grupos ésteres hidrolisáveis e apresenta baixa temperatura de fusão. As nanofibras de celulose têm potencial de modificar as propriedades de sistemas poliméricos, aumentando sua resistência mecânica. Esse trabalho visa avaliar a biodegradação de nanocompósitos PCL, amido e nanofibras de celulose, em solo compostado, com análise semi-automática do gás carbônico liberado, com base em ensaios normatizados de biodegradação de polímeros (método de Sturm). As amostras, em diferentes composições de PCL, amido e nanofibras de celulose, serão tratadas com microrganismos de solo compostado no período de 120 dias. As características físico-químicas do solo compostado, como pH, umidade, temperatura, matéria orgânica e nutrientes serão monitoradas durante o biotratamento. Após o tratamento microbiano, as amostras serão analisadas por calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia eletrônica de varredura (MEV), perda de massa, análise térmica dinâmico-mecânica (DMA), ressonância mgnética nuclear (RMN), microscopia de força atômica (AFM) e ensaios mecânicos de tração. Com este projeto, espera-se contribuir com o avanço da fronteira do conhecimento em ciência, abordando a caracterização estrutural de nanocompósitos e sua biodegradação, contribuir.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Coordenador / LUIZ HENRIQUE CAPPARELLI MATTOSO - Integrante / RUBENS BERNARDES FILHO - Integrante / Adriana de Campos Pastre - Integrante / Lucimara Aparecida Forato - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Síntese, caracterização e aplicação de polímeros de fontes renováveis à base de glicerol

Descrição: Devido à busca crescente por fontes alternativas de energia, a produção de biodiesel de fontes renováveis tem gerado um excedente de glicerol como subproduto do biodiesel. Atualmente os principais mercados consumidores de glicerol são as indústrias alimentícias, de bebidas, cosméticos, papel, tintas, lubrificantes e de resinas. No entanto, o volume de glicerol reaproveitado tem sido relativamente baixo devido ao número limitado de aplicações que consumam glicerol em larga escala. Dessa forma, estudos visando novas aplicações que abram novos mercados consumidores de glicerol têm sido altamente desejados e vêm cada vez mais desafiando cientistas de praticamente todas as áreas do conhecimento. Numa primeira etapa, será feito um estudo de otimização das condições de síntese (temperatura, meio físico de polimerização, proporções relativas e tipos de comonômeros, concentração e tipo de catalisador, etc.) que permitam a produção de polímeros com propriedades de engenharia. Em uma segunda etapa, os polímeros serão caracterizados por métodos espectroscópicos (FTIR, RMN), calorimétricos (DSC, TGA, DMTA), mecânicos (tração, flexão e impacto), reológicos (medidas de viscosidade), degradabilidade (ensaios de biodegradação) e microscópico (MEV). Por último, numa terceira etapa será feito um estudo de aplicação de destes novos materiais em compósitos com fibras vegetais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Coordenador / ODILIO BENEDITO GARRIDO DE ASSIS - Integrante / Lucimara Aparecida Forato - Integrante / Luiz Henrique Capparelli Mattoso - Integrante / Eliton Souto de Medeiros - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2009 - Atual
Desenvolvimento de novos produtos e processos para valorização de resíduos do biocombustível

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Morsyleide de Freitas Rosa em 09/05/2013.

Descrição: O aumento do uso de biocombustíveis tem sido incentivado como forma de mitigar a geração de gases do efeito estufa, ampliar as possibilidades de uma matriz energética com maior participação da energia renovável e oferecer novas opções de emprego e renda. O Brasil já possui uma matriz energética com significativa participação de energia renovável, tendo acumulado importante experiência na produção de álcool como combustível. No caso do biodiesel, as culturas do dendê (Elaeis Guineensis) e do algodão (G. hisurtum L.r. latifolium Hurtch) são importantes alternativas, e medidas que estimulem seu desenvolvimento possuem reflexos na inclusão social e no desenvolvimento regional. Entre as oleaginosas, a cultura do dendê é a de maior produtividade. O consumo anual de óleo de palma (dendê) tem crescido continuamente a uma taxa de 8% nos últimos 30 anos. Cada dia novas aplicações são encontradas para este produto agrícola. Fatores positivos como uma capacidade de produção de cinco toneladas ou mais de óleo por hectare, menor taxa de mecanização dentre as oleaginosas cultivadas, utilização intensiva de mão-de-obra e a geração de emprego e renda no local do plantio, dentre outros, fazem do dendezeiro, forte e ideal candidato para a produção de biodiesel. O algodão é uma planta fibrosa e oleaginosa, a qual possui a segunda maior oferta de óleo vegetal, com possibilidade de cerca de 365 mil m3, no Brasil. No caroço de algodão existe o línter, um material celulósico que corresponde de 4% a 8% (m/m), de baixo valor agregado. Em geral, ele é prensado juntamente com o caroço para extração de óleo, e produção da torta de algodão, a qual é usada na formulação de rações destinadas a ruminantes. Para garantir o sucesso e a ampliação das ações em agroenergia, várias questões ainda terão de ser solucionadas. Dentre os principais desafios a serem enfrentados está a necessidade de investimentos em P&D, voltados para o desenvolvimento de tecnologias que reduzam os elevados custos de produção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Integrante / Caue Ribeiro - Integrante / LUIZ HENRIQUE CAPPARELLI MATTOSO - Integrante / MORSYLEIDE DE FREITAS ROSA - Coordenador / Renato Carrha Leitao - Integrante / Joao Paulo Saraiva Morais - Integrante / Everaldo Paulo de Medeiros - Integrante / Maria Clea Brito de Figueiredo - Integrante / Edna Maria Morais Oliveira - Integrante / Men de Sa Moreira de Souza Filho - Integrante / Leda dos Reis Castilho - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Desenvolvimento e aplicação de sistema de ensaios de biodegradação de polímeros

Descrição: O presente projeto de pesquisa foca no desenvolvimento e aplicação de técnicas para a análise semi-automática da degradação de polímeros biodegradáveis com base em ensaios normatizados. A aplicação de polímeros biodegradáveis no agronegócio brasileiro apresenta um enorme potencial, como, por exemplo, em filmes comestíveis para consumo final e para recobrimento de alimentos, em tubetes biodegradáveis na formação de mudas, em filmes biodegradáveis para aplicação em campo aditivados com insumos agrícolas e formulações de polímeros biodegradáveis com fármacos veterinários. Uma das etapas importantes na avaliação de polímeros biodegradáveis é quantificação de sua biodegradabilidade em condições padronizadas, com a possibilidade de comparação entre formulações distintas, auxiliando na seleção de materiais para aplicações tecnológicas. A Embrapa Instrumentação Agropecuária vem pesquisando ao longo dos anos polímeros biodegradáveis tais como amidos termoplásticos, polímeros a base de zeínas, quistosana e blendas de amidos com zeínas. As medidas de biodegradabilidade envolvem avaliação do CO2 liberado na reação de biodegradação e esta unidade da Embrapa tem competência técnica estabelecida em instrumentação para implementar sistemas de análise semi-automáticos para essas medidas. Este projeto fará parte das atividades prioritárias de pesquisa científica desta unidade da Embrapa, representando um importante passo para a consolidação de metodologias de análise de polímeros biodegradáveis desenvolvidos atualmente em vários projetos de pesquisa desta instituição. Abrem-se também perspectivas de uso futuro deste sistema em pesquisas de biodegradação de polímeros em matrizes diferentes, como solos de origens diversas, ou com sistemas de fungos e bactérias para biodegradação de matéria orgânica de resíduos do agronegócio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Manoel Marconcini - Coordenador / WILSON TADEU LOPES DA SILVA - Integrante / LUIZ HENRIQUE CAPPARELLI MATTOSO - Integrante / ODILIO BENEDITO GARRIDO DE ASSIS - Integrante / VICTOR BETUCCI NETO - Integrante / ADRIANA REGINA MARTIN - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Biomateriais e Materiais Biocompatíveis.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:49
Total de citações:436
Fator H:12
marconcini jm  Data: 23/12/2016

SCOPUS
Total de trabalhos:57
Total de citações:503
marconcini, j.m.  Data: 23/12/2016

Outras
Total de trabalhos:143
Total de citações:766
José Manoel Marconcini; Marconcini, J.M.  Data: 23/12/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CLARO, PEDRO IVO CUNHA2018CLARO, PEDRO IVO CUNHA ; Corrêa, Ana Carolina ; DE CAMPOS, ADRIANA ; RODRIGUES, VANESSA BOLZAN ; LUCHESI, BRUNO RIBEIRO ; SILVA, LUIZ EDUARDO ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli ; Marconcini, José Manoel . Curaua and eucalyptus nanofibers films by continuous casting: Mechanical and thermal properties. CARBOHYDRATE POLYMERS, v. 181, p. 1093-1101, 2018.

2.
AZEVEDO, VIVIANE MACHADO2017AZEVEDO, VIVIANE MACHADO ; BORGES, SORAIA VILELA ; Marconcini, José Manoel ; YOSHIDA, MARIA IRENE ; NETO, ALFREDO RODRIGUES SENA ; PEREIRA, TAMARA COELHO ; PEREIRA, CAMILA FERREIRA GONÇALVES . Effect of replacement of corn starch by whey protein isolate in biodegradable film blends obtained by extrusion. Carbohydrate Polymers, v. 157, p. 971-980, 2017.

3.
Campos, Adriana de2017Campos, Adriana de ; NETO, ALFREDO R. DE SENA ; RODRIGUES, VANESSA B ; KUANA, VANESSA A ; CORREA, ANA CAROLINA ; TAKAHASHI, MARCIO C ; MATTOSO, LUIZ H. C ; MARCONCINI, JOSÉ M . Production of Cellulose Nanowhiskers from Oil Palm Mesocarp Fibers by Acid Hydrolysis and Microfluidization. Journal of Nanoscience and Nanotechnology (Print), v. 17, p. 4970-4976, 2017.

4.
CORREA, ANA CAROLINA2017CORREA, ANA CAROLINA ; CARMONA, VITOR BRAIT ; SIMÃO, JOSÉ ALEXANDRE ; CAPPARELLI MATTOSO, LUIZ HENRIQUE ; Marconcini, José Manoel . Biodegradable blends of urea plasticized thermoplastic starch (UTPS) and poly(ε-caprolactone) (PCL): Morphological, rheological, thermal and mechanical properties. Carbohydrate Polymers, v. 167, p. 177-184, 2017.

5.
SOUZA, CINTIA PAULA FEITOSA2017SOUZA, CINTIA PAULA FEITOSA ; FERREIRA, CLAUDIA FORTES ; DE SOUZA, EVERTON HILO ; NETO, ALFREDO RODRIGUES SENA ; Marconcini, José Manoel ; DA SILVA LEDO, CARLOS ALBERTO ; SOUZA, FERNANDA VIDIGAL DUARTE . Genetic diversity and ISSR marker association with the quality of pineapple fiber for use in industry. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 104, p. 263-268, 2017.

6.
BONDANCIA, THALITA J.2017BONDANCIA, THALITA J. ; MATTOSO, LUIZ HENRIQUE C. ; Marconcini, José M. ; FARINAS, CRISTIANE S. . A new approach to obtain cellulose nanocrystals and ethanol from eucalyptus cellulose pulp via the biochemical pathway. BIOTECHNOLOGY PROGRESS, v. 33, p. 1085-1095, 2017.

7.
BECARO, ALINE A.2017BECARO, ALINE A. ; SIQUEIRA, MARIA CÉLIA ; PUTI, FERNANDA C. ; DE MOURA, MARCIA REGINA ; CORREA, DANIEL S. ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz H. C. ; FERREIRA, MARCOS DAVID . Cytotoxic and genotoxic effects of silver nanoparticle/carboxymethyl cellulose on Allium cepa. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 189, p. 352, 2017.

8.
DA SILVA PARIZE, DELNE DOMINGOS2017DA SILVA PARIZE, DELNE DOMINGOS ; DE OLIVEIRA, JULIANO ELVIS ; Williams, Tina ; Wood, Delilah ; DE JESÚS AVENA BUSTILLOS, ROBERTO ; KLAMCZYNSKI, ARTUR PIOTR ; GLENN, GREGORY MELVIN ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli . Solution blow spun nanocomposites of poly(lactic acid)/cellulose nanocrystals from Eucalyptus kraft pulp. CARBOHYDRATE POLYMERS, v. 174, p. 923-932, 2017.

9.
SILVA, PRISCILA DE CASTRO E2017SILVA, PRISCILA DE CASTRO E ; PEREIRA, LÍVIO ANTÔNIO SILVA ; DE CARVALHO, GABRIEL RIBEIRO ; CAMPELO, PEDRO HENRIQUE ; BOTREL, DIEGO ALVARENGA ; OLIVEIRA, JULIANO ELVIS ; Marconcini, José Manoel . Production and Stability of Carnauba Wax Nanoemulsion. ADVANCED SCIENCE, ENGINEERING AND MEDICINE, v. 9, p. 977-985, 2017.

10.
Campos, Adriana de2017Campos, Adriana de ; SENA NETO, ALFREDO R. DE ; RODRIGUES, VANESSA B. ; LUCHESI, BRUNO R. ; MOREIRA, FRANCYS K.V. ; CORREA, ANA CAROLINA ; Mattoso, Luiz H.C. ; Marconcini, José M. . Bionanocomposites produced from cassava starch and oil palm mesocarp cellulose nanowhiskers. CARBOHYDRATE POLYMERS, v. 175, p. 330-336, 2017.

11.
MESQUITA, RICARDO GABRIEL DE ALMEIDA2017MESQUITA, RICARDO GABRIEL DE ALMEIDA ; CÉSAR, ANTÔNIA AMANDA DA SILVA ; MENDES, RAFAEL FARINASSI ; MENDES, LOURIVAL MARIN ; Marconcini, José Manoel ; GLENN, GREG ; TONOLI, GUSTAVO HENRIQUE DENZIN . Polyester Composites Reinforced with Corona-Treated Fibers from Pine, Eucalyptus and Sugarcane Bagasse. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT, v. 25, p. 800-811, 2017.

12.
DA SILVA PARIZE, DELNE DOMINGOS2016DA SILVA PARIZE, DELNE DOMINGOS ; DE OLIVEIRA, JULIANO ELVIS ; FOSCHINI, MILENE MITSUYUKI ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli . Poly(lactic acid) fibers obtained by solution blow spinning: Effect of a greener solvent on the fiber diameter. Journal of Applied Polymer Science (Print), v. 133, p. n/a-n/a, 2016.

13.
DA SILVA PARIZE, DELNE DOMINGOS2016DA SILVA PARIZE, DELNE DOMINGOS ; FOSCHINI, MILENE MITSUYUKI ; DE OLIVEIRA, JULIANO ELVIS ; KLAMCZYNSKI, ARTUR P. ; GLENN, GREGORY MELVIN ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli . Solution blow spinning: parameters optimization and effects on the properties of nanofibers from poly(lactic acid)/dimethyl carbonate solutions. Journal of Materials Science, v. 51, p. 4627-4638, 2016.

14.
MENDES, J.F.2016MENDES, J.F. ; PASCHOALIN, R.T ; Carmona, V.B. ; SENA NETO, ALFREDO R ; MARQUES, A.C.P. ; Marconcini, J.M. ; Mattoso, L.H.C. ; MEDEIROS, E.S. ; OLIVEIRA, J.E. . Biodegradable polymer blends based on corn starch and thermoplastic chitosan processed by extrusion. Carbohydrate Polymers, v. 137, p. 452-458, 2016.

15.
MUNK, MICHELE2016MUNK, MICHELE ; CAMARGO, LUIZ S.A. ; QUINTÃO, CAROLINA C.R. ; SILVA, SAULO R. ; SOUZA, ELIZA D. ; RAPOSO, NÁDIA R.B. ; MARCONCINI, JOSE M. ; JORIO, ADO ; LADEIRA, LUIZ O. ; BRANDÃO, HUMBERTO M. . Biocompatibility assessment of fibrous nanomaterials in mammalian embryos. Nanomedicine, v. 12, p. 1151-1159, 2016.

16.
CAMARGO, L. A.2016CAMARGO, L. A. ; PEREIRA, S. C. ; CORREA, A. C. ; FARINAS, C. S. ; Marconcini, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Feasibility of Manufacturing Cellulose Nanocrystals from the Solid Residues of Second-Generation Ethanol Production from Sugarcane Bagasse. BioEnergy Research, v. 9, p. 894-906, 2016.

17.
SIMÃO, JOSÉ ALEXANDRE2016SIMÃO, JOSÉ ALEXANDRE ; CARMONA, VITOR BRAIT ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli ; BARSBERG, SØREN TALBRO ; SANADI, ANAND RAMESH . Effect of Fiber Treatment Condition and Coupling Agent on the Mechanical and Thermal Properties in Highly Filled Composites of Sugarcane Bagasse Fiber/PP. Materials Research (São Carlos. On-line), v. 19, p. 746-751, 2016.

18.
CLARO, P. I. C.2016CLARO, P. I. C. ; NETO, A. R. S. ; BIBBO, A. C. C. ; MATTOSO, L. H. C. ; BASTOS, M. S. R. ; Marconcini, J. M. . Biodegradable Blends with Potential Use in Packaging: A Comparison of PLA/Chitosan and PLA/Cellulose Acetate Films. Journal of Polymers and the Environment, v. 24, p. 363-371, 2016.

19.
MESQUITA, RICARDO GABRIEL DE ALMEIDA2016MESQUITA, RICARDO GABRIEL DE ALMEIDA ; Marconcini, José Manoel ; SANADI, ANAND RAMESH ; CÉSAR, ANTÔNIA AMANDA DA SILVA ; TONOLI, GUSTAVO HENRIQUE DENZIN ; VENÅS, THOMAS MARK ; MENDES, LOURIVAL MARIN . Coir and Sisal Fibers as Fillers in the Production of Eucalyptus Medium Density Particleboards - MDP. Materials Research (São Carlos. On-line), v. 19, p. 1429-1436, 2016.

20.
BECARO, ALINE A.2015BECARO, ALINE A. ; PUTI, FERNANDA C. ; CORREA, DANIEL S. ; PARIS, ELAINE C. ; Marconcini, José M. ; FERREIRA, MARCOS D. . Polyethylene Films Containing Silver Nanoparticles for Applications in Food Packaging: Characterization of Physico-Chemical and Anti-Microbial Properties. Journal of Nanoscience and Nanotechnology (Print), v. 15, p. 2148-2156, 2015.

21.
SENA NETO, ALFREDO R.2015SENA NETO, ALFREDO R. ; ARAUJO, MARCO A.M. ; BARBOZA, RAIZA M.P. ; FONSECA, ALESSANDRA S. ; TONOLI, GUSTAVO H.D. ; SOUZA, FERNANDA V.D. ; Mattoso, Luiz H.C. ; MARCONCINI, JOSE M. . Comparative study of 12 pineapple leaf fiber varieties for use as mechanical reinforcement in polymer composites. Industrial Crops and Products (Print), v. 64, p. 68-78, 2015.

22.
RAABE, JOABEL2015RAABE, JOABEL ; FONSECA, ALESSANDRA DE SOUZA ; BUFALINO, LINA ; RIBEIRO, CAUE ; MARTINS, MARIA ALICE ; Marconcini, José Manoel ; MENDES, LOURIVAL M. ; TONOLI, GUSTAVO HENRIQUE DENZIN . Biocomposite of Cassava Starch Reinforced with Cellulose Pulp Fibers Modified with Deposition of Silica (SiO 2 ) Nanoparticles. Journal of Nanomaterials (Print), v. 2015, p. 1-9, 2015.

23.
CARMONA, VITOR BRAIT2015CARMONA, VITOR BRAIT ; Corrêa, Ana Carolina ; Marconcini, José Manoel ; MATTOSO, LUIS HENRIQUE CAPPARELLI . Properties of a Biodegradable Ternary Blend of Thermoplastic Starch (TPS), Poly(ε-Caprolactone) (PCL) and Poly(Lactic Acid) (PLA). Journal of Polymers and the Environment, v. 23, p. 83-89, 2015.

24.
GIROTO, AMANDA S.2015GIROTO, AMANDA S. ; DE CAMPOS, ADRIANA ; PEREIRA, ELAINE I. ; RIBEIRO, TATIANA S. ; Marconcini, José M. ; RIBEIRO, CAUE . Photoprotective effect of starch/montmorillonite composites on ultraviolet-induced degradation of herbicides. Reactive & Functional Polymers (Print), v. 93, p. 156-162, 2015.

25.
MESQUITA, R. G. A.2015MESQUITA, R. G. A. ; MENDES, L. M. ; MENDES, R. F. ; TONOLI, G. H. D. ; MARCONCINI, J. M. . Inclusão de feixes de sisal na produção de painéis MDP de eucalipto. Scientia Forestalis (IPEF), v. 43, p. 75-82, 2015.

26.
REIS, KELEN CRISTINA2015REIS, KELEN CRISTINA ; PEREIRA, LUCINÉIA ; MELO, ISABEL CRISTINA NOGUEIRA ALVES ; Marconcini, José Manoel ; TRUGILHO, PAULO FERNANDO ; TONOLI, GUSTAVO HENRIQUE DENZIN . Particles of Coffee Wastes as Reinforcement in Polyhydroxybutyrate (PHB) Based Composites. Materials Research, v. 18, p. 546-552, 2015.

27.
ASSIS, O. B. G.2015ASSIS, O. B. G. ; MARCONCINI, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO EM NANOTECNOLOGIA PARA ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS E NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. Revista de Ensino de Engenharia, v. 34, p. 43-50, 2015.

28.
MUNK, MICHELE2015MUNK, MICHELE ; BRANDÃO, HUMBERTO M. ; NOWAK, SOPHIE ; MOUTON, LUDOVIC ; GERN, JULIANA C. ; GUIMARAES, ALESSANDRO S. ; YÉPRÉMIAN, CLAUDE ; COUTÉ, ALAIN ; RAPOSO, NÁDIA R.B. ; Marconcini, José M. ; BRAYNER, ROBERTA . Direct and indirect toxic effects of cotton-derived cellulose nanofibres on filamentous green algae. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 122, p. 399-405, 2015.

29.
BUFALINO, LINA2015BUFALINO, LINA ; DE SENA NETO, ALFREDO RODRIGUES ; TONOLI, GUSTAVO HENRIQUE DENZIN ; DE SOUZA FONSECA, ALESSANDRA ; COSTA, TATTIANE GOMES ; Marconcini, José Manoel ; COLODETTE, JORGE LUIZ ; LABORY, CLÁUDIA REGINA GONTIJO ; MENDES, LOURIVAL MARIN . How the chemical nature of Brazilian hardwoods affects nanofibrillation of cellulose fibers and film optical quality. Cellulose, v. 22, p. 3657-3672, 2015.

30.
PEREIRA, ELAINE I.2015PEREIRA, ELAINE I. ; CRUZ, C. C. T. ; SOLOMON, AARON ; LE, ANH ; CAVIGELLI, MICHEL A. ; MARCONCINI, J. M. . Novel Slow-Release Nanocomposite Nitrogen Fertilizers: The Impact of Polymers on Nanocomposite Properties and Function. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 54, p. 3717-3725, 2015.

31.
BUFALINO, LINA2015BUFALINO, LINA ; Tonoli, G.H.D. ; COSTA, TATTIANE GOMES ; PROTÁSIO, THIAGO DE PAULA ; SENA NETO, ALFREDO RODRIGUES ; Marconcini, José Manoel ; GUIMARÃES, MÁRIO ; MENDES, LOURIVAL MARIN . Nanocellulose Films from Amazon Forest Wood Wastes: Structural and Thermal Properties. Key Engineering Materials (Online), v. 668, p. 110-117, 2015.

32.
TEIXEIRA, ELIANGELA2014TEIXEIRA, ELIANGELA ; Campos, Adriana ; MARCONCINI, JOSE M. ; BONDANCIA, J.M. ; Wood, Delilah ; KLAMCZYNSKI, ARTUR P. ; Mattoso, L.H.C. ; Glenn, Gregory M. . Starch/Fiber/Poly(lactic acid) Foam and Compressed Foam Composites. RSC Advances: an international journal to further the chemical sciences, v. 4, p. 6616-6623, 2014.

33.
SIQUEIRA, MARIA C.2014SIQUEIRA, MARIA C. ; COELHO, GUSTAVO F. ; DE MOURA, MARCIA R. ; BRESOLIN, JOANA D. ; HUBINGER, SILVIANE Z. ; MARCONCINI, JOSE M. ; Mattoso, Luiz H. C. . Evaluation of Antimicrobial Activity of Silver Nanoparticles for Carboxymethylcellulose Film Applications in Food Packaging. Journal of Nanoscience and Nanotechnology (Print), v. 14, p. 5512-5517, 2014.

34.
Corrêa, Ana Carolina2014Corrêa, Ana Carolina ; MORAIS TEIXEIRA, ELIANGELA ; CARMONA, VITOR BRAIT ; Teodoro, Kelcilene Bruna Ricardo ; RIBEIRO, CAUÊ ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli ; Marconcini, José Manoel . Obtaining nanocomposites of polyamide 6 and cellulose whiskers via extrusion and injection molding. Cellulose, v. 21, p. 311-322, 2014.

35.
CARMONA, VITOR BRAIT2014CARMONA, VITOR BRAIT ; Campos, Adriana ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli . Kinetics of thermal degradation applied to biocomposites with TPS, PCL and sisal fibers by non-isothermal procedures. Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, v. 115, p. 153-160, 2014.

36.
PEREIRA, MICHELE M2014PEREIRA, MICHELE M ; MOUTON, LUDOVIC ; YÉPRÉMIAN, CLAUDE ; COUTÉ, ALAIN ; LO, JOANNE ; MARCONCINI, JOSÉ M ; LADEIRA, LUIZ O ; RAPOSO, NÁDIA RB ; BRANDÃO, HUMBERTO M ; BRAYNER, ROBERTA . Ecotoxicological effects of carbon nanotubes and cellulose nanofibers in Chlorella vulgaris. Journal of Nanobiotechnology, v. 12, p. 15, 2014.

37.
RAABE, JOABEL2014RAABE, JOABEL ; DE SOUZA FONSECA, ALESSANDRA ; BUFALINO, LINA ; RIBEIRO, CAUE ; MARTINS, MARIA ALICE ; Marconcini, José Manoel ; TONOLI, GUSTAVO HENRIQUE DENZIN . Evaluation of reaction factors for deposition of silica (SiO2) nanoparticles on cellulose fibers. Carbohydrate Polymers, v. 114, p. 424-431, 2014.

38.
BUFALINO, L2014BUFALINO, L ; MENDES, L M ; TONOLI, G H D ; RODRIGUES, A ; FONSECA, A ; CUNHA, P I ; MARCONCINI, J M . New products made with lignocellulosic nanofibers from Brazilian amazon forest. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering (Print), v. 64, p. 012012, 2014.

39.
NICODEMO, DANIEL2014NICODEMO, DANIEL ; OLIVEIRA, JULIANO E. ; SEDANO, ANDERSON APARECIDO ; Marconcini, José Manoel ; Tonoli, Gustavo H. D. . Impact of different silkworm dietary supplements on its silk performance. Journal of Materials Science, v. 49, p. 6302-6310, 2014.

40.
GIROTO, AMANDA S.2014GIROTO, AMANDA S. ; DE CAMPOS, ADRIANA ; PEREIRA, ELAINE I. ; CRUZ, CAMILA C. T. ; Marconcini, José M. ; RIBEIRO, CAUE . Study of a nanocomposite starch-clay for slow-release of herbicides: Evidence of synergistic effects between the biodegradable matrix and exfoliated clay on herbicide release control. Journal of Applied Polymer Science (Print), v. 131, p. 41188-n/a, 2014.

41.
OLIVEIRA, JULIANO E.2014OLIVEIRA, JULIANO E. ; BRICHI, G. S. ; MARCONCINI, J M ; MATTOSO, L. H. C. ; Glenn, Gregory M. ; MEDEIROS, E. S. . Effect of Solvent on The Physical and Morphological Properties of Poly(Lactic Acid) Nanofibers Obtained by Solution Blow Spinning. J ENG FIBER FABR, v. 9, p. 117-125, 2014.

42.
BUFALINO, LINA2014BUFALINO, LINA ; CAIXETA, LEANDRO AFONSO ; DE PAULA PROTÁSIO, THIAGO ; SCATOLINO, MARIO VANOLI ; DE ALMEIDA MESQUITA, RICARDO GABRIEL ; MENDES, LOURIVAL MARIN ; TONOLI, GUSTAVO HENRIQUE ; Marconcini, José Manoel . Options for Chemical Modification of Wastes from a Brazilian Hardwood Species and Potential Applications. Key Engineering Materials (Online), v. 634, p. 321-328, 2014.

43.
ARAUJO, MARCO ANTONIO MOREIRA DE2014ARAUJO, MARCO ANTONIO MOREIRA DE ; SENA NETO, ALFREDO RODRIGUES DE ; HAGE, ELIAS ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli ; Marconcini, José Manoel . Curaua leaf fiber ( Ananas comosus var. erectifolius ) reinforcing poly(lactic acid) biocomposites: Formulation and performance. Polymer Composites, v. 36, p. n/a-n/a, 2014.

44.
Carmona, V.B.2013Carmona, V.B. ; Oliveira, R.M. ; Silva, W.T.L. ; Mattoso, L.H.C. ; Marconcini, J.M. . Nanosilica from rice husk: Extraction and characterization. Industrial Crops and Products (Print), v. 43, p. 291-296, 2013.

45.
SENA NETO, ALFREDO R.2013SENA NETO, ALFREDO R. ; ARAUJO, MARCO A.M. ; SOUZA, FERNANDA V.D. ; Mattoso, Luiz H.C. ; MARCONCINI, JOSE M. . Characterization and comparative evaluation of thermal, structural, chemical, mechanical and morphological properties of six pineapple leaf fiber varieties for use in composites. Industrial Crops and Products (Print), v. 43, p. 529-537, 2013.

46.
MOREIRA, FRANCYS K.V.2013MOREIRA, FRANCYS K.V. ; PEDRO, DANIEL C.A. ; Glenn, Gregory M. ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H.C. . Brucite nanoplates reinforced starch bionanocomposites. Carbohydrate Polymers, v. 92, p. 1743-1751, 2013.

47.
OLIVEIRA, JULIANO E.2013OLIVEIRA, JULIANO E. ; MORAES, EDUARDO A. ; Marconcini, José M. ; C. MATTOSO, LUIZ H. ; Glenn, Gregory M. ; MEDEIROS, ELITON S. . Properties of poly(lactic acid) and poly(ethylene oxide) solvent polymer mixtures and nanofibers made by solution blow spinning. Journal of Applied Polymer Science (Print), v. 129, p. 3672-3681, 2013.

48.
CAMPOS, A.2013CAMPOS, A. ; TEODORO, K.B.R. ; Teixeira, E.M. ; Corrêa, A.C. ; Marconcini, J.M. ; WOOD, D.F. ; WILLIAMS, T.G. ; Mattoso, L.H.C. . Properties of thermoplastic starch and TPS/polycaprolactone blend reinforced with sisal whiskers using extrusion processing. Polymer Engineering and Science, v. 53, p. 800-808, 2013.

49.
Campos, Adriana2013Campos, Adriana ; Tonoli, Gustavo H. D. ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H. C. ; Klamczynski, Artur ; Gregorski, Kay S. ; Wood, Delilah ; Williams, Tina ; Chiou, Bor-Sen ; Imam, Syed H. . TPS/PCL Composite Reinforced with Treated Sisal Fibers: Property, Biodegradation and Water-Absorption. Journal of Polymers and the Environment, v. 21, p. 1-7, 2013.

50.
Campos, Adriana2013Campos, Adriana ; CORREA, ANA CAROLINA ; CANNELLA, DAVID ; M TEIXEIRA, ELIANGELA ; MARCONCINI, JOSE M. ; DUFRESNE, ALAIN ; Mattoso, Luiz H. C. ; CASSLAND, PIERRE ; SANADI, ANAND R. . Obtaining nanofibers from curauá and sugarcane bagasse fibers using enzymatic hydrolysis followed by sonication. Cellulose, v. 20, p. 1491-1500, 2013.

51.
Moreira, Francys K. V.2013Moreira, Francys K. V. ; DE CAMARGO, LAIS A. ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H. C. . Nutraceutically Inspired Pectin-Mg(OH) Nanocomposites for Bioactive Packaging Applications. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 61, p. 7110-7119, 2013.

52.
Corradini, Elisângela2013Corradini, Elisângela ; FERREIRA, FÁBIO C. ; AGNELLI, JOSÉ A. M. ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H.C. ; ROSA, MORSYLEIDE F. . Absorção de água, solubilidade em água, propriedades mecânicas e morfológicas de compósitos de glúten de milho e poli(hidroxibutirato-co-valerato) (PHBV) reforçados com fibras de coco verde. Polímeros (São Carlos. Online), v. 23, p. 807-813, 2013.

53.
CAMPOS, A.2012CAMPOS, A. ; MARCONCINI, J. M. ; Imam, S. H. ; Klamczynski, A. ; Ortis, W. ; Wood, D. ; Williams, T. ; Martins-Franchetti, S. ; Mattoso, L. . Morphological, mechanical properties and biodegradability of biocomposite thermoplastic starch and polycaprolactone reinforced with sisal fibers. Journal of Reinforced Plastics and Composites (Print), v. 31, p. 573-581, 2012.

54.
Tonoli, G.H.D.2012Tonoli, G.H.D. ; Teixeira, E.M. ; Corrêa, A.C. ; Marconcini, J.M. ; Caixeta, L.A. ; Pereira-da-Silva, M.A. ; Mattoso, L.H.C. . Cellulose micro/nanofibres from Eucalyptus kraft pulp: Preparation and properties. Carbohydrate Polymers, v. 89, p. 80-88, 2012.

55.
Moreira, Francys K. V.2012Moreira, Francys K. V. ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H. C. . Analysis of the influence of composition and processing parameters on the mechanical properties of biodegradable starch/pectin blends. Polymer Bulletin (Berlin. Internet), v. 69, p. 561-577, 2012.

56.
Moreira, Francys Kley Vieira2012Moreira, Francys Kley Vieira ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli . Solid state ball milling as a green strategy to improve the dispersion of cellulose nanowhiskers in starch-based thermoplastic matrices. Cellulose (London), v. 19, p. 2049-2056, 2012.

57.
CAMPOS, A.2012CAMPOS, A. ; CAMPOS, A. ; MARCONCINI, J. M. ; Martins-Franchetti, Sandra M. ; Mattoso, L.H.C . The influence of UV-C irradiation on the properties of thermoplastic starch and polycaprolactone biocomposite with sisal bleached fibers. Polymer Degradation and Stability, v. 97, p. 1948-1955, 2012.

58.
MORELLI, CAROLINA LIPPARELLI2012MORELLI, CAROLINA LIPPARELLI ; Marconcini, José Manoel ; PEREIRA, FABIANO VARGAS ; BRETAS, ROSARIO ELIDA SUMAN ; BRANCIFORTI, MÁRCIA CRISTINA . Extraction and Characterization of Cellulose Nanowhiskers from Balsa Wood. Macromolecular Symposia, v. 319, p. 191-195, 2012.

59.
Teixeira, Eliangela de M.2012Teixeira, Eliangela de M. ; Curvelo, Antônio A.S. ; Corrêa, Ana C. ; Marconcini, José M. ; Glenn, Gregory M. ; Mattoso, Luiz H.C. . Properties of thermoplastic starch from cassava bagasse and cassava starch and their blends with poly (lactic acid). Industrial Crops and Products (Print), v. 37, p. 61-68, 2012.

60.
Teixeira, Eliangela de Morais2011 Teixeira, Eliangela de Morais ; Bondancia, Thalita Jessika ; Teodoro, Kelcilene Bruna Ricardo ; Corrêa, Ana Carolina ; Marconcini, José Manoel ; Mattoso, Luiz Henrique Caparelli . Sugarcane bagasse whiskers: Extraction and characterizations. Industrial Crops and Products (Print), v. 33, p. 63-66, 2011.

61.
Corradini, Elisângela2011 Corradini, Elisângela ; Marconcini, José M. ; Agnelli, José A.M. ; Mattoso, Luiz H.C. . Thermoplastic blends of corn gluten meal/starch (CGM/Starch) and corn gluten meal/polyvinyl alcohol and corn gluten meal/poly (hydroxybutyrate-co-hydroxyvalerate) (CGM/PHB-V). Carbohydrate Polymers, v. 83, p. 959-965, 2011.

62.
Teixeira, Eliangela de M.2011 Teixeira, Eliangela de M. ; Lotti, Cybele ; Corrêa, Ana C. ; Teodoro, Kelcilene B. R. ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H. C. . Thermoplastic corn starch reinforced with cotton cellulose nanofibers. Journal of Applied Polymer Science (Print), v. 120, p. 2428-2433, 2011.

63.
Campos, Adriana de2011Campos, Adriana de ; Teodoro, Kelcilene B. R. ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H.C. ; Martins-Franchetti, Sandra M. . Efeito do tratamento das fibras nas propriedades do biocompósito de amido termoplástico/policaprolactona/sisal. Polímeros (São Carlos. Impresso), v. 21, p. 217-222, 2011.

64.
Teodoro, Kelcilene B. R.2011Teodoro, Kelcilene B. R. ; Teixeira, Eliangela de M. ; Corrêa, Ana C. ; Campos, Adriana de ; Marconcini, José M. ; Mattoso, Luiz H. C. . Whiskers de fibra de sisal obtidos sob diferentes condições de hidrólise ácida: efeito do tempo e da temperatura de extração. Polímeros (São Carlos. Impresso), v. 21, p. 280-285, 2011.

65.
CAMPOS, A.2011CAMPOS, A. ; TEIXEIRA, E. M. ; MARCONCINI, J. M. ; Bor-Sen Chiou ; Orts, W. J. ; Wood, D. ; MATTOSO, L. H. C. ; Imam, S. H. . Starch/polycaprolactone-containing composites reinforced with pre-treated sisal fibers. Current Trends in Polymer Science, v. 15, p. 89-99, 2011.

66.
Corradini, Elisângela2009 Corradini, Elisângela ; Ito, Edson N. ; Marconcini, José M. ; Rios, Carlos Triveño ; Agnelli, José A.M. ; Mattoso, Luiz H.C. . Interfacial behavior of composites of recycled poly(ethyelene terephthalate) and sugarcane bagasse fiber. Polymer Testing, v. 28, p. 183-187, 2009.

67.
Ferracin, Ricardo J.2009Ferracin, Ricardo J. ; Ruvolo Filho, Adhemar ; Marconcini, José M. ; Diniz, José H. de O. . Avaliação das propriedades mecânicas de material polimérico utilizado na confecção de caixas de medição de energia elétrica. Polímeros (São Carlos. Impresso), v. 19, p. 166-176, 2009.

68.
Ruvolo-Filho, Adhemar2007Ruvolo-Filho, Adhemar ; Marconcini, José Manoel . Selection criteria for recycled polyolefins from urban wastes by using TG analysis. Materials Research (São Carlos. Impresso), v. 10, p. 341-345, 2007.

69.
Marconcini, José M.2006 Marconcini, José M.; Ruvolo Filho, Adhemar . Análise termodinâmica do comportamento mecânico na região elástica de blendas de poli (tereftalato de etileno) reciclado e poliolefinas recicladas. Polímeros (São Carlos. Impresso), v. 16, p. 323-331, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTANA, A. L. REIS, A. R. DOMINGUES, A. F. N. SCHWOB, A. C. SANTANA, A. C. RIOS, C. T. FARINAS, C. S. EMMI, D. T. ARAUJO, D. B. ITO, E. N. HAGE JUNIOR, E. AGUIAR, F. S. RIBEIRO, G. V. TEIXEIRA, G. H. A. ROGEZ, H. L. G. PESSOA, J. D. C. MARCONCINI, J. M. EDER, K. LIMA, K. M. G. TREVELIN, L. C. MATTOSO, L. H. C. FRANCA, L. F. ARDUIN, M. VASCONCELOS, M. A. M. MARTINS, M. A. , et al.CORREA, N. C. F. GONCALVES, P. S. MATTIETO, R. A. BARROSO, R. F. F. HANEDA, R. N. MACHADO, R. M. D. SANTOS, R. R. M. MONTEIRO, R. B. B. KOIZIMI, S. L. FONTES, S. R. SANCHEZ, T. A. LOPES, V. G. BERTUCCI NETO, V. ; TECNOLOGIAS PARA INOVAÇÃO NAS CADEIAS EUTERPE. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2012. 344p .

2.
MILORI, D. M. B. P. ; MARTIN NETO, L. ; DA SILVA, W. T. L. ; MARCONCINI, J. M. ; BERTUCCI NETO, V. . Caracterização, Aproveitamento e Geração de Novos Produtos de Resíduos Agrícolas, Agroindustriais e Urbanos. 1. ed. Sao Carlos: EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO, 2010. v. 1. 154p .

Capítulos de livros publicados
1.
Pereira, L. ; Lira, V. M. ; Gaspar, R. ; Manoel, A. F. ; PEREIRA, L. M. ; Moreira, F. K. V. ; Marconcini, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. ; Mantovani, G. L. ; Mafalda, R. . Design for Innovation: Toys for Sustainable Play. Smart Innovation, Systems and Technologies. 1ed.: Springer Singapore, 2017, v. , p. 59-69.

2.
Pereira, Elaine Inácio ; Giroto, Amanda Soares ; Bortolin, Adriel ; Yamamoto, Cintia Fumi ; Marconcini, José Manoel ; de Campos Bernardi, Alberto Carlos ; RIBEIRO, CAUE . Perspectives in Nanocomposites for the Slow and Controlled Release of Agrochemicals: Fertilizers and Pesticides. In: Mahendra Rai; Caue Ribeiro; Luiz Mattoso; Nelson Duran. (Org.). Nanotechnologies in Food and Agriculture. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 241-265.

3.
Pereira, L. ; Mafalda, R. ; Marconcini, J. M. ; Mantovani, G. L. . The Use of Sugarcane Bagasse-Based Green Materials for Sustainable Packaging Design. In: Amaresh Chakrabarti. (Org.). Smart Innovation, Systems and Technologies. 1ed.: Springer India, 2015, v. , p. 113-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANDÃO, H. M. ; MARCONCINI, J. M. ; SILVA, S. R. ; BARBOSA, N. R. ; TRALDI, A. S. ; MADUREIRA, E. H. . A potential device for oral vaccination of ruminants. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

2.
Teodoro, Kelcilene Bruna Ricardo ; Bondancia, Thalita Jessika ; MARCONCINI, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Cellulose nanofibers extracted from different biomass. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

3.
Ito E. N. ; ROSA, M. F. ; MARCONCINI, J. M. . Development of composites using low density polyethylene (LDPE) and coconut fibers (CF). In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

4.
CARMONA, V. B. ; OLIVEIRA, R. M. ; DA SILVA, W. T. L. ; MARCONCINI, J. M. . Extraction and characterization of Nanosilica from Rice Husks. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

5.
CORRADINI, E ; MATTOSO, L. H. C. ; MARCONCINI, J. M. ; GALVANI, F. ; JORGE, M. H. A. ; SOARES, M. T. S. ; SALIS, S. M. . Extraction and characterization of natural fibers from the Pantanal. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

6.
TEIXEIRA, E. M. ; Corrêa, Ana Carolina ; Teodoro, Kelcilene Bruna Ricardo ; MARCONCINI, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Influence of NaOH addition to accelerate the neutralization process of the brown cotton cellulose nanofibers on their crystallinity and thermal stability. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

7.
OLIVEIRA, F. B. ; MARCONCINI, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Isolation e characterization of cellulose from lignocellulosics fibers for application in nanotechnology. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

8.
COELHO, M. B. ; CARVALHO, J. A. ; FERREIRA, V. S. ; ARAÚJO, F. R. ; SOARES, C. O. ; HERRMANN JR, P. S. P. ; MARCONCINI, J. M. . Nanostructured screen-printed electrodes for immunosensor. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

9.
VIEIRA, F. K. V. ; OLIVEIRA, F. B. ; MARCONCINI, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Pectin/Nanocellulose Nanocomposites for Edible Films Applications. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

10.
CAMPOS, A. ; TONELLI, R. ; Teodoro, Kelcilene Bruna Ricardo ; MARCONCINI, J. M. ; FRANCHETTI, S. M. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Properties studies of starch/PCL/Sisal biocomposites to be applied with sisal. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

11.
Ito E. N. ; PEREIRA, L. M. ; MARCONCINI, J. M. . Study of dispersion and compatibilization of sugarcane bagasse fibers (SF) embedded in matrix of poly(ethylene terephthalate) recycled (PETrec) during processing. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri, 2010, São Pedro, SP. ANAIS DA INTERNATIONAL CONFERENCE ON FOOD AND AGRICULTURE APPLICATIONS OF NANOTECHNOLOGIES - NanoAgri. São Pedro, SP, 2010.

12.
Ito E. N. ; DA SILVA, W. T. L. ; MARCONCINI, J. M. ; RIBEIRO, C. ; MAGALHÃES, W. L. E. ; HAGE JUNIOR, E. ; MATTOSO, L. H. C. . Effect of processing on the properties of poly(methyl methacrylate)/silica nanocomposites. In: THE POLYMER PROCESSING SOCIETY - PPS 23, 2007, SALVADOR. THE POLYMER PROCESSING SOCIETY - PPS 23rd Annual Meeting, 2007. v. CD ROM. p. n.pg.-n.pg..

13.
Ito E. N. ; MARCONCINI, J. M. ; PESSOA, J. D. C. ; RIOS, C. T. ; MATTOSO, L. H. C. ; HAGE JUNIOR, E. . Caracterização de Compósitos de Poliolefinas Recicladas com Fibras de Açaí. In: 9o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2007, Campina Grande. 9o CBPol, 2007. p. n.pg.-n.pg.

14.
FERNANDES, L.M., ; SOUZA, L.G.V ; LYRIO, N.N ; CARVALHO, C.W.P ; ASCHERI, J.L.R ; MARCONCINI, J. M. . Uso de Grits de Milho na Elaboração de Material Extrusado para Embalagem. In: 7º SLACA, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas-SP. 7º SLACA, Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. Campinas-SP, 2007. v. TA564. p. npp-npp.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, C. ; MARCONCINI, J. M. ; Ito E. N. ; SILVA, M. S. ; MAGALHÃES, W. L. E. ; HAGE JUNIOR, E. ; MATTOSO, L. H. C. . Caracterização Microestrutural de Nano-SiO2 obtida de fontes vegetais para uso em nanocompósitos. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos -SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 94-96.

2.
MARCONCINI, J. M.; OLIVEIRA, R. M. . Caracterização de Cascas de Arroz por Termogravimetria e dos Resíduos de Queima de Cascas de Arroz por Espectroscopia no Infravermelho. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina. Anais III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos - SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 100-102.

3.
MARCONCINI, J. M.; Ito E. N. ; BRITTO, D. ; OLIVEIRA, R. M. ; PAES, M. C. D. ; TEIXEIRA, F. F. ; ASSIS, O. B. G. . Metodologia de caracterização morfológica de palha de milho baseada em microscopia ótica e eletrônica. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina-PR. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos- SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 103-105.

4.
MARCONCINI, J. M.; Ito E. N. ; CORRADINI, E ; RIOS, C. T. ; AGNELLI, J. A. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Comportamento Interfacial de Compósitos de Poli(tereftalato de etileno) reciclado (PETr) com Fibras de Bagaço de Cana. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina-PR. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos-SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 109-111.

5.
MARCONCINI, J. M.; Ito E. N. ; DA SILVA, W. T. L. ; RIBEIRO, C. ; MAGALHÃES, W. L. E. ; HAGE JUNIOR, E. ; MATTOSO, L. H. C. . Técnicas de Otimização do Processamento de Nanocompósitos de Poli(metacrilato de metila) e sílica obtida de fontes vegetais. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina-PR. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos-SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 112-114.

6.
MARCONCINI, J. M.; Ito E. N. ; MAGALHÃES, W. L. E. ; HAGE JUNIOR, E. ; MATTOSO, L. H. C. . Caracterização Mecânica e Térmica de Nanocompósitos de Poli(metacrilato de metila) (PMMA) e sílica obtida de fontes vegetais. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina-PR. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos-SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 116-118.

7.
MARCONCINI, J. M.; Ito E. N. ; HAGE JUNIOR, E. ; MATTOSO, L. H. C. . Caracterização de Compósitos de Polipropileno (PP) com Microfibra de Celulose. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina-PR. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos-SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 119-121.

8.
FERNANDES, L.M., ; SOUZA, L.G.V ; ASCHERI, J.L.R ; MARCONCINI, J. M. ; ANDRADE, C. T. ; CARVALHO, C.W.P . Uso de Grits de Milho na Elaboração de Material Extrusado para Embalagem. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina-PR. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos - SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007. p. 135-137.

9.
MARCONCINI, J. M.; Ito E. N. ; BRITTO, D. ; OLIVEIRA, R. M. ; PAES, M. C. D. ; TEIXEIRA, F. F. ; ASSIS, O. B. G. . Metodologia de Caracterização Mecânica e Termo-Dinâmico-Mecânica de palha de milho. In: III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2007, Londrina-PR. Anais do III Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio. São Carlos - SP: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARMONA, V. B. ; OLIVEIRA, R. M. ; DA SILVA, W. T. L. ; MARCONCINI, J. M. . Nanosilica from Rice Husks: extraction and characterization. In: VII Encontro da SBPMat, 2008. VII SBPMat, 2008.

2.
CARDOSO, R. F. O. ; TEIXEIRA, E. M. ; PAES, M. C. D. ; MARCONCINI, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Cellulose Nanofibers from Corn Husks: extraction and characterization. In: VII Encontro da SBPMat, 2008, Guarujá. VII SBPmat, 2008.

3.
GUIMARÃES, G. M. ; PAES, M. C. D. ; TEIXEIRA, F. F. ; MARCONCINI, J. M. . Corn Husks Mechanical Characterization. In: VII SBPMat, 2008, Guarujá. VII SBPMat, 2008.

4.
ALVES, W. F. ; Ito E. N. ; MARCONCINI, J. M. ; ORLANDI, M. O. ; MALMONGE, J. A. ; MATTOSO, L. H. C. . CHARACTERIZATION OF NANOCOMPOSITES OF POLYURETHANE BASED ON CASTOR OIL AND CELLULOSE OIL AND CELLULOSE NANOFIBER. In: NANO 2008 9th International Conference on Nanostructured Materials, 2008, Rio de Janeiro. NANO 2008 9th International Conference on Nanostructured Materials, 2008.

5.
BRANDÃO, H. M. ; TEIXEIRA, E. M. ; ASSUNÇÃO, C. M. ; CARNEIRO, J. ; MARCONCINI, J. M. ; MATTOSO, L. H. C. . Characterization of Polycaprolactone (PCL) after treatment into ruminant digestive system. In: FBPOL 2nd French-Brazilian Meeting on Polymers, 2008, Florianólpolis. FBPOL 2nd French-Brazilian Meeting on Polymers, 2008.

6.
MARCONCINI, J. M.; Ito E. N. ; HAGE JUNIOR, E. ; MATTOSO, L. H. C. . STUDIES ON POLYPROPYLENE/CELLULOSE MICROFIBER COMPOSITES. In: INTERNATIONAL MACROMOLECULAR COLLOQUIUM, 11; INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL POLYMERS AND COMPOSITES, 6, 2007, 2007, GRAMADO. INTERNATIONAL MACROMOLECULAR COLLOQUIUM, 11; INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL POLYMERS AND COMPOSITES, 6, 2007,, 2007. v. CD ROM. p. n.pg.-n.pg..

7.
CORRADINI, E ; Ito E. N. ; MARCONCINI, J. M. ; RIOS, C. T. ; AGNELLI, J. A. M. ; MATTOSO, L. H. C. . INTERFACIAL BEHAVIOUR OF COMPOSITES OF RECYCLED POLY(ETHYLENE TEREPHTALATE) AND SUGAR BAGASSE FIBER. In: INTERNATIONAL MACROMOLECULAR COLLOQUIUM, 11; INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL POLYMERS AND COMPOSITES, 6, 2007,, 2007, GRAMADO. INTERNATIONAL MACROMOLECULAR COLLOQUIUM, 11; INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NATURAL POLYMERS AND COMPOSITES, 6, 2007,, 2007. v. CD ROM. p. n.pg.-n.pg..

8.
OLIVEIRA, R. M. ; MARCONCINI, J. M. . CARACTERIZAÇÃO DE CASCAS DE ARROZ POR TERMOGRAVIMETRIA E DOS RESÍDUOS DE QUEIMA DE CASCAS DE ARROZ POR ESPECTROCOSPIA NO INFRAVERMELHO. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar, 2007. v. 3. p. 386-386.

9.
MARCONCINI, J. M.; RUVOLO FILHO, A. . Análise Termodinâmica do Comportamento Mecânico na Região Elástica de Blendas de Poli(tereftalato de etileno) reciclado e Poliolefinas Recicladas. In: 8o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005, Águas de Lindóia. 8o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2005.

10.
MARCONCINI, J. M.; RUVOLO FILHO, A. . Caracterização térmica de misturas de poliolefinas recicladas provenientes de garrafas pós-consumo. In: IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica, 2004, Poços de Caldas. IV Congresso Brasileiro e 2o Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2004.

11.
MARCONCINI, J. M.; RUVOLO FILHO, A. . Estudo da resposta térmica e da reometria de torque de blendas PET e poliolefinas recicladas. In: 7o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte. Anais do 7o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003.

12.
MARCONCINI, J. M.; OLIVEIRA, C. M. S. ; HUMERES, E. . Influência da hidrólise espontânea de xantatos de celulose na reação de imobilização de enzimas. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999. Livro de Resumos do XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999. p. 69-69.

13.
MARCONCINI, J. M.; OLIVEIRA, C. M. S. . Imobilizaçãoda tripsina, quimotripsina e fosfatase alcalina em éster xântico de derivado de celulose. In: 22a Reunião Anual da SBQ, 1999. Caderno de Resumos da 22a Reunião Anual da SBQ, 1999.

14.
VIZZOTTO, L. ; LIMA, D. P. ; MUZZI, R. M. ; MARCONCINI, J. M. ; SOMERA, N. M. M. . Estudo de RMN 13C e 1H do 10-beta-14-diol-alloaromadendrano e derivados. In: 22a Reunião Anual da SBQ, 1999. Caderno de Resumos da 22a Reunião Anual da SBQ, 1999. v. 2.

15.
VIZZOTTO, L. ; LIMA, D. P. ; MUZZI, R. M. ; MARCONCINI, J. M. ; SOMERA, N. M. M. . Estudo de RMN 13C e 1H do 10-beta-14-diol-alloaromadendrano e derivados. In: 22a Reunião Anual da SBQ, 1999. Caderno de Resumos da 22a Reunião Anual da SBQ, 1999. v. 2.

16.
SILVA, M. S. ; LIMA, D. P. ; MUZZI, R. M. ; MARCONCINI, J. M. ; HONDA, N. K. ; SOMERA, N. M. M. . Modificações estruturais dos ácidos protocetárico e úsnico. In: II Encontro do Grupo Brasileiro de Liquenólogos, 1998, Campo Grande. Livro de Resumos do II Encontro do Grupo Brasileiro de Liquenólogos, 1998.

17.
MARCONCINI, J. M.; OLIVEIRA, C. M. S. ; HUMERES, E. . Determinação da atividade enzimática da fosfatase alcalina imobilizada em éster xântico derivado de celulose. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Química, 1998. Livro de Resumos do XXXVIII Congresso Brasileiro de Química, 1998. p. 73.

18.
MARCONCINI, J. M.; BOSCHI, A. ; LEIVAS, T. P. ; BOLLIGER NETO, ; LIMA, C. R. ; PEREIRA, C. A. M. ; AZZE, R. J. . Avaliação da qualidade dos cimentos ósseos encontrados no mercado nacional. In: III Encontro de Biomateriais, 1996, São Paulo. Livro de Resumos do III Encontro de Biomateriais, 1996.

Artigos aceitos para publicação
1.
MESQUITA, RICARDO GABRIEL DE ALMEIDA ; MENDES, LOURIVAL MARIN ; SANADI, ANAND RAMESH ; DE SENA NETO, ALFREDO RODRIGUES ; CLARO, PEDRO IVO CUNHA ; Corrêa, Ana Carolina ; Marconcini, José Manoel . Urea Formaldehyde and Cellulose Nanocrystals Adhesive: Studies Applied to Sugarcane Bagasse Particleboards. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT, 2018.

2.
MANOEL, ANDERSON FELIX ; CLARO, PEDRO IVO CUNHA ; Mattoso, Luiz Henrique Capparelli ; Marconcini, José Manoel ; MANTOVANI, GERSON LUIZ . Thermoplastic Waxy Starch Films Processed by Extrusion and Pressing: Effect of Glycerol and Water Concentration. Materials Research-Ibero-american Journal of Materials, 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARCONCINI, J. M.; CORRADINI, E ; MARTINS, M. A. ; BRITTO, D. . Curso Básico de Análises Térmicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HERRMANN JR, P. S. P. ; ASSIS, O. B. G. ; MARCONCINI, J. M. ; RIBEIRO, C. ; BERNARDES FILHO, R. ; DA SILVA, W. T. L. ; NAIME, J. M. . Introdução à Nanotecnologia no Agronegócio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 SCIENA, C. R. ; SANTOS, M. F. ; MARCONCINI, J. M. ; PARIS, E. C. ; OLIVEIRA, C. R. ; CORREA, D. S. . Sachê biodegradável de liberação controlada de agroquímicos; processo de produção de sachê biodegradável; e método de conservação do solo. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130339679, título: "Sachê biodegradável de liberação controlada de agroquímicos; processo de produção de sachê biodegradável; e método de conservação do solo" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 05/12/2013



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORI, F. A.; TONOLI, G. H. D.; MARCONCINI, J. M.. Participação em banca de Alessandra de Souza Fonseca. Caracterização tecnológica das fibras do estipe de Desmoncus polyacanthos Mart.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira) - Universidade Federal de Lavras.

2.
RIBEIRO, S. J. L.; MARCONCINI, J. M.; ASSUNÇÃO, R. M. N.. Participação em banca de Daniele Bueno dos Santos. PROPRIEDADES ÓPTICAS DE SUSPENSÕES COLOIDAIS E FILMES À BASE NANOCELULOSE. 2012. Dissertação (Mestrado em Quimica Inorganica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
MARCONCINI, J. M.; CORRADINI, E; AGNELLI, J. A. M.. Participação em banca de Vitor Brait Carmona. Desenvolvimento de compósitos biodegradáveis a partir de amido termoplástico e fibras de acuri, carandá e gravatá.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
Nery, J. G.; MARCONCINI, J. M.; Gomes, E.. Participação em banca de Adriano de Vasconcellos. Síntese e caracterização de novos catalizadores zeolíticos e sua utilização como suportes inorgânicos para imobilização da lipase produzida por Rhizomucor miehei e seu estudo catalítico na reação de transesterificação do óleos de soja para produção de biodiesel. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
MARCONCINI, J. M.; HAGE JUNIOR, E.; Carvalho, A. J. F.. Participação em banca de Francys Kley Vieira Moreira. Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos biodegradáveis a partir de pectina, amido e nanofibras de celulose. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
HAGE JUNIOR, E.; BRANCIFORTI, M. C.; PESSAN, L. A.; MARCONCINI, J. M.. Participação em banca de Marcelo Brassolatti. Modificação de polipropileno com argila organofílica para alterar a resistência ao risco de compósitos moldados. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Ciência e Engenharia de Materiais - PPG- CEM) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
PESSAN, L. A.; Carvalho, A. J. F.; RUVOLO FILHO, A.; MARCONCINI, J. M.. Participação em banca de Gabriel Molina de Olyveira. Preparação e Caracterização de nanocompósitos de LDPE e LDPE/EVA com partículas de Ag/TiO2 para aplicações antimicrobiais. 2009.

Teses de doutorado
1.
FRANCHETTI, S. M. M.; MARCONCINI, J. M.; FECHINE, G. J. M.; MARCONATO, J. C.; MONTEIRO, M. R.. Participação em banca de Suely Patrícia Costa Gonçalves. Biodegradação de Filmes de PHBV, PCL, PP e Blendas pela Ação de Microorganismos de Solo. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Ciências Biológicas- Área de Concentração - Genética) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Gouvea Lazarini. Estudos de compósitos com altos teores de fibras de bagaço de cana-de-açúcar. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Marina Soares de Azerêdo. Estudo de novas metodologias de fiação por sopro em solução. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Ana Paula Silva Dantas. Estudo de incorporação de nanopartículas de óxido de nióbio e ócido de zinco em polietileno. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Bruno Ribeiro Luchesi. Estudo de processamento de amidos via casting contínuo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Pedro Ivo Cunha Claro. Estudo de nanocelulose e polímeros condutores na construção de dispositivos eletrônicos. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

2.
Jéssica de Aguiar. Estudo de incorporação de nanocelulose em matriz de PLA. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Ivo Cunha Claro. Filmes de nanocristais e nanofibrilas de celulose de eucalipto e abacaxi (curauá) por continous casting. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

2.
Luthiane Machado Ferraz. Efeito de micro e nanopartículas de prata em Physalis peruviana L.. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biomateriais) - Universidade Federal de Lavras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

3.
Thalita Jessika Bondancia. Biorrefinaria florestal: uma proposta para integração dos processos de obtenção de nanocelulose e etanol 2G a partir da polpa de celulose de eucalipto. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos, . Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

4.
Marco Antonio Moreira de Araujo. Obtenção e caracterização de compósitos híbridos de poli(ácido lático) reforçados com fibras de eucalipto e carbonato de cálcio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

5.
Daniel Alberto Carbo Dabove. Desenvolvimento de polímeros à base de glicerol. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

6.
Vitor Brait Carmona. Desenvolvimento de compósitos biodegradáveis a partir de amido termoplástico e fibras de acuri, carandá e gravatá.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

7.
Daniel Alberto Carbo Dabove. Síntese de Polímeros a partir do Glicerol. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

8.
Francys Kley Vieira Moreira. Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos biodegradáveis a partir de pectina, amido e nanofibras de celulose. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

Tese de doutorado
1.
Delne Domingos da Silva Parize. Estudo de filmes de poli(ácido lático) obtidos por fiação por sopro em solução reforçados com nanocristais de celulose. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

2.
Vitor Brait Carmona. Desenvolvimento de blendas de TPS, PCL E PLA e seus nanocompósitos com nanowhiskers de celulose de gravatá. 2015. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

3.
Alfredo Rodrigues de Sena Neto. Estudo de fibras de folhas de abacaxis (gênero Ananas) e sua utilização em compósitos biodegradáveis com matriz de poli(ácido lático) (PLA). 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

4.
Francys Kley Vieira Moreira. Desenvolvimento de bionanocompósitos a partir de polissacarídeos e hidróxidos duplos lamelares. 2014. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

5.
Galia Joahanna Alzate Rojas. Estudo da influência de aditivos para compostos de borracha natural em elastômeros termoplásticos de borracha natural. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Jose Manoel Marconcini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ronaldo Franco de Oliveira Cardoso. Obtenção de Nanoestruturas de celulose a partir de Palha de Milho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

2.
Raquel Braz Vichessi. Análise Termodinâmica da Região Elástica de Compósitos e Nanocompósitos Poliméricos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

Iniciação científica
1.
Susane de Azevedo. Compósitos poliméricos biodegradáveis com Fibras de Abacaxi. 2012. Iniciação Científica - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

2.
Rodrigo de Macedo Tonelli. Biodegradação de Compósitos de Amido Termoplástico com Fibras de Bagaço de Cana. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

3.
André Carara Americhi. Propriedades mecânicas de palhas de milho e compósitos de Polietileno com palha de milho. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

4.
Kelcilene Bruna Ricardo Teodoro. Processamento, Caracterização e Biodegradação de Nanocompósitos de PCL/Amido e Nanofibras de celulose. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

5.
Marco Antonio Moreira de Araújo. Obtenção de compósitos poliméricos biodegradáveis com Fibras de Abacaxi. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

6.
Eduardo Aparecido de Moraes. Obtenção de nanofibras poliméricas através de solution blow spinning. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

7.
Gustavo Francisco Coelho. Avaliação da toxicidade e atividade antimicrobiana de materiais nanoestruturados. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

8.
Gláucia Silveira Brichi. Obtenção de nanofibras poliméricas a partir do método de solution blow spinning. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

9.
Athos Pinto Ferraz Pereira da Silva. Aplicação de ferramentas de gerenciamento de projetos na área de pesquisa em nanocompósitos poliméricos. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

10.
Ricardo Klaus Kramer. Síntese e Caracterização de Polímeros à base de Glicerol. 2011. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

11.
Scheila Daiana Fausto Alves. Compósitos de Poli(metacrilato de metila) e sílica. 2010. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

12.
Talick Canella Gozzoli. Processamento de Compósitos de Amido Termoplástico com Fibras de Bagaço de Cana e Fibras Vegetais do Pantanal. 2010. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

13.
Leandro Afonso Caixeta. Produção de nanofibras e fibras de eucalipto para reforço de compósitos poliméricos biodegradáveis. 2010. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

14.
Leandro de Oliveira Rodrigues Arrivetti. Desenvolvimento de compósitos biodegradáveis de glúten de milho, poli(álcool vinílico), poli(hidroxibutirato-co-valerato) e fibras naturais (carandá, gravatá e coco verde). 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

15.
Kleber Augusto de Oliveira. Compósitos de Amido Termoplástico com fibras vegetais. 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

16.
José Alexandre Simão. Compósitos de Amido Termoplástico com Fibras Vegetais. 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

17.
Juliane Cristina Borba. Compósitos de Poliolefinas Recicladas com Fibras de Açaí. 2009. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

18.
Vitor Brait Carmona. Obtenção de nanoestruturas de sílica a partir de casca de arroz. 2008. Iniciação Científica - Embrapa Instrumentação Agropecuária, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

19.
Gustavo Miranda Guimarães. Caracterização Mecânica de Palhas de Milho. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Embrapa Instrumentação Agropecuária. Orientador: Jose Manoel Marconcini.

20.
Rodrigo Martins de Oliveira. Obtenção de Nanoestruturas de Sílica a partir de Casca de Arroz. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Embrapa Instrumentação Agropecuária, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jose Manoel Marconcini.



Inovação



Patente
1.
 SCIENA, C. R. ; SANTOS, M. F. ; MARCONCINI, J. M. ; PARIS, E. C. ; OLIVEIRA, C. R. ; CORREA, D. S. . Sachê biodegradável de liberação controlada de agroquímicos; processo de produção de sachê biodegradável; e método de conservação do solo. 2013, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130339679, título: "Sachê biodegradável de liberação controlada de agroquímicos; processo de produção de sachê biodegradável; e método de conservação do solo" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 05/12/2013




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/08/2018 às 7:19:55