Piedade Epstein Grinberg

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8855782662606711
  • Última atualização do currículo em 23/01/2017


possui graduação em Educação Artística Habilitação em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é diretora de departamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade, tendo participado de cursos de pós graduação na Universidade Cândido Mendes. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, artes plásticas, arte moderna e contemporânea, critica de arte e arquitetura brasileira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Piedade Epstein Grinberg
Nome em citações bibliográficas
GRINBERG, Piedade Epstein

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Vice Reitoria Comunitária, Solar Grandjean de Montigny.
Rua Marques de São Vicente, 225
Gávea
22453-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271435
Fax: (21) 35271434
URL da Homepage: http://www.puc-rio.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ruben Navarra e a crítica de arte na década de 40 no Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Carlos Augusto da Silva Zilio.
Palavras-chave: Crítica de arte; Rio de Janeiro; Artes plásticas; Artistas; críticos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: Critica de Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da Arte Brasileira.
1980 - 1982
Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Brecheret, Escultor Moderno?.
Orientador: Carlos Augusto da Silva Zilio.
1967 - 1979
Graduação em Educação Artística Habilitação em História da Arte.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Como gerir um museu. (Carga horária: 125h).
DUO Informação e Cultura, EADDUO, Brasil.
1999 - 1999
Séjour Culture Programme Courants. (Carga horária: 240h).
Ministère de La Culture Alliance Française Maison Des Cultures Du Monde, MAE, França.
1997 - 1997
As Instituições Culturais Brasileiras e a Internet. (Carga horária: 7h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1995 - 1995
Marketing Cultural. (Carga horária: 7h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
1994 - 1994
Artepensamento. (Carga horária: 28h).
Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
1993 - 1993
Seminário Ver e Decifrar a Obra de Arte IV. (Carga horária: 28h).
Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
1993 - 1993
Seminário Ver e Decifrar a Obra de Arte III. (Carga horária: 24h).
Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
1992 - 1992
Seminário Ver e Decifrar a Obra de Arte II. (Carga horária: 30h).
Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
1992 - 1992
Seminário Ver e Decifrar a Obra de Arte I. (Carga horária: 28h).
Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
1991 - 1991
Seminário Museografia do Museu Contemporâneo. (Carga horária: 35h).
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Arquitetura Brasileira. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Arte Contemporânea. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Leituras de Arte. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em Artes Plásticas na América Latina. (Carga horária: 20h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.


Atuação Profissional



University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: visiting researcher, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 12


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 0

Atividades

3/2001 - Atual
Ensino, História do Século XX, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Arte Contemporânea
3/2001 - Atual
Ensino, História do Brasil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil Império
História da Arte no Brasil Republicano

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento, Carga horária: 40

Atividades

3/2002 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Moderna e Contemporânea
1/1993 - Atual
Direção e administração, Vice Reitoria Comunitária, Solar Grandjean de Montigny.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
4/1986 - 12/1992
Direção e administração, Vice Reitoria Comunitária, Solar Grandjean de Montigny.

Cargo ou função
Chefe de Arquivo e Pesquisa.
3/1982 - 12/1984
Ensino, História da Arte e Arquitetura no Brasil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
História da Arte no Brasil
História da Arte na América Latina


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Pesquisa sobre Museu Universitários
Descrição: Encontros com diretores de museus universitários para intercãmbio de informações e de atuações junto ao publico docente e discente. Pesquisa em bibliotecas e visitas para pesquisa sobre museus universitários e sua programação especificamente nessa Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte/Especialidade: História da Arte Moderna e Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte/Especialidade: História da Arte no Século XIX.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte/Especialidade: História da Arte no Brasil.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRINBERG, Piedade Epstein1995GRINBERG, Piedade Epstein. Teapot po ris Malevitch - A cerâmica sociética da década de 20. Arte e Ensaio, Rio de Janeiro, v. 2, p. 65-70, 1995.

2.
GRINBERG, Piedade Epstein1989 GRINBERG, Piedade Epstein; ARESTIZÁBAL, Irma . Antonio Virzi. Arquitetura Revista, Rio de Janeiro, v. 7, p. 4-27, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRINBERG, Piedade Epstein; Chiavari, Maria Pace . Os Festejos Reais: arquiteturas efêmeras de D. João Vi a Pedro II. Rio de Janeiro: Pontificia Universiade Catolica do Rio de Janeiro, 2008. v. 1. 12p .

2.
GRINBERG, Piedade Epstein. Antonio Parreiras: história de um pintor contada por ele mesmo. Rio de Janeiro: Caixa Cultural do Rio de Janeiro, 2008. v. 1. 76p .

3.
GRINBERG, Piedade Epstein. Ubi Bava - vanguarda artistica nos anos 70. São Paulo: Ethos Editora e Gráfica Ltda., 2006. v. 1000. 71p .

4.
GRINBERG, Piedade Epstein. Lucilio de Albuquerque 1877-1939. Rio de Janeiro: Caixa Economica Federal, 2006. v. 1. 64p .

5.
GRINBERG, Piedade Epstein. Di Cavalcanti, um mestre além do cavalete. São Paulo: Metalivros, 2005. v. 1. 80p .

6.
GRINBERG, Piedade Epstein. Bruno Giorgi - 1905-1993. São Paulio: Metalivros, 2001. v. 1. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
GRINBERG, Piedade Epstein. Arte e arquitetura no inicio do século XIX e o ensino de arte no Brasil. In: Keila Grinberg e Ricardo Salles. (Org.). O Brasil Imperial. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, v. 1, p. 343-374.

2.
GRINBERG, Piedade Epstein; ROITER, M. A. ; CONDE, L. P. F. ; almada, Mauro ; COSTA, Renato da Gama-Rosa . O Rio de Janeiro: uma panoramica do ambiente cultural e artístico dos anos 20 anos 40. In: Mário Roiter. (Org.). A Casa Art Déco Carioca. Rio de Janeiro: Espaço Cultural Peninsula, 2006, v. 1, p. 1-76.

3.
GRINBERG, Piedade Epstein; LUZ, Angela Âncora da . Revoluções Artístico-culturais do século XX. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva. (Org.). O Século Sombrio - Uma História Geral do Século XX. Rio de Janeiro: Editora Campos, 2004, v. 1, p. 305-322.

4.
GRINBERG, Piedade Epstein; CZAJKOWSKI, Jorge . Geza Heller-desenhos; Peter Fuss-fotografias;Bruno Lechowski-pinturas. In: Jorge Czajkowski; Piedade Epstein Grinberg. (Org.). Rio Capital da Beleza. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999, v. 1,2,3, p. 5-8.

5.
GRINBERG, Piedade Epstein. Miró e o Brasil. In: Irma Arestizábal; Piedade Epstein Grinberg. (Org.). Miró - Caminhos da Expressão. 1ed.Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1995, v. 1, p. 89-91.

6.
GRINBERG, Piedade Epstein. O Rio civiliza-se - Pereira Passos. In: Irma Arestizábal; Maria Pace Chiavari; Piedade Epstein Grinberg; Giovanna Rosso del Brenna. (Org.). A Paisagem desenhada - o Rio de Pereira Passos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Branco do Brasil, 1994, v. 1, p. 13-15.

7.
GRINBERG, Piedade Epstein. A influencia dos modelos estrangeiros. In: Irma Arestizábal; Maria Pace Chiavari; Piedade Epstein Grinberg. (Org.). Antonio Borsoi - desenhista, artesão, decorador. 1ed.Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny - Centro Cultural PUC-Rio, 1985, v. 1, p. 17-20.

8.
GRINBERG, Piedade Epstein. Guignard retratista. In: Carlos Zilio; Ronaldo Brito; outros. (Org.). A Modernidade em Guignard. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 1983, v. 1, p. 37-40.

9.
GRINBERG, Piedade Epstein. Goeldi desenhista. In: Carlos Zilio. (Org.). Oswaldo Goeldi. 1ed.Rio de Janeiro: Solar Grandjead de Montigny - PUC-Rio, 1981, v. 1, p. 29-33.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRINBERG, Piedade Epstein. Imagem da capa "Primeiros passos para a Independência da Bahia". Revista Historia da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. capa, 01 set. 2009.

2.
GRINBERG, Piedade Epstein. Ruben Navarra e a critica de arte no Rio de Janeiro. Revista Gávea, Rio de Janeiro, p. 589 - 730, 15 jul. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRINBERG, Piedade Epstein. Ubi Bava: um artistia interprete do seu tempo. In: Exposição Ubi Bava - Ronie Mesquita/Galeria, 2012, Rio de \janeiro. Ubi Bava 1915-1988, 2012. p. 2-17.

2.
GRINBERG, Piedade Epstein; Arquitetura Efêmra, Arquitetura de Festa . Arquitetura Efêmra, Arquitetura de Festa. In: "200 anos da chegada da Família Real Portuguesa no Brasil: da Abertura dos Portos às Nações Amigas e seua reflexos na Arquitetura, 2007, Rio de Janeiro. ARquitetura Efêmra, Arquitetura de Festa. Rio de Janeiro: ProArq, 2007. v. 3. p. 5-253.

3.
GRINBERG, Piedade Epstein. O Arquivo de pesquisas, a documentação e as pesquisas acadêmicas no Solar Grandjean de Montigny. In: IV Seminário sobre Museus-Casas - Fundação Casa de Rui Barbosa, 2002, Rio de Janeiro. IV Seminário sobre Museus-Casas Pesquisa e documentação, 2002. v. 1. p. 220-223.

4.
GRINBERG, Piedade Epstein. A casa de Grandjean de Montigny. In: 1º encontro Ibero Americano - Forum Unesco, 1998, Cartagena de Índias. Libro de Ponencias do 1º encontro Ibero Americano, 1998. v. 1.

5.
GRINBERG, Piedade Epstein. A ENBA na imprensa carioca nos anos 40 - a repercussão dos embates acadêmicos e modernos. In: Seminário EBA - 180 anos, 1996, Rio de Janeiro. Anais do Seminário EBA-180 anos, 1996. v. 1. p. 443-450.

6.
GRINBERG, Piedade Epstein. Origens da Arte Construtiva no Brasil e na Argentina. In: 6ª Semana de Cultura e Literatura Hispano-americana, 1993, Juiz de Fora - Minas Gerais. Anais do Congresso Integração Latino-Americana - UFJF, 1993. v. 1.

7.
GRINBERG, Piedade Epstein. A Formação do artista no Brasil - da Missão Francesa até 1930. In: 46º Congresso de Americanistas, 1988, Amsterdam. Anais do 46º Congresso de Americanistas, 1988.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GRINBERG, Piedade Epstein. O Solar Grandjean de Montigny e seu personagem. In: Iº Seminário sobre Museus-Casas, 1997, Rio de Janeiro. Anais do Iº Seminário sobre Museus-Casas, 1997. v. 1. p. 197-198.

Apresentações de Trabalho
1.
GRINBERG, Piedade Epstein. Solar Grandjean de Montigny - moradia, centro cultural, museu universitario. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GRINBERG, Piedade Epstein. Artistas Gráficos Art Déco: Di Cavalcanti e J. Carlos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GRINBERG, Piedade Epstein. As arquiteturas efemeras na coroação de D.Pedro II a partir dos desenhos de Rafael Mendes de Carvalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ARESTIZÁBAL, Irma ; GRINBERG, Piedade Epstein . Thereza Miranda. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1999 (Cronologia).

2.
DUARTE, Paulo Sérgio ; GRINBERG, Piedade Epstein ; CÉRON, Ileana Pradilla ; VASQUEZ, Mauricio Fernandes ; AGUILERA, Yanet . Anos 60 - transformações da Arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998 (Biografias).

3.
ARESTIZÁBAL, Irma ; PEREIRA, Margareth da Silva ; GRINBERG, Piedade Epstein . A morada carioca - Grandjean de Montigny e o Solar da Gávea. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1992 (Bibliografia selecionada e pesquisa).

4.
BRITO, Ronaldo ; GRINBERG, Piedade Epstein . Camargo. São Paulo: Ed. Akagawa, 1990 (Conologia a e bibliografia).

5.
GEIGER, Anna Bella ; COCCHIARALE, Fernando ; OUTROS ; GRINBERG, Piedade Epstein . Abstraciosnismo Geométrico e Informal - a vanguarda brasileira nos anos cinquenta. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1987 (Biografias).

6.
GRINBERG, Piedade Epstein; ARESTIZÁBAL, Irma ; MIRANDA, Maria Cecília . J. Carlos - 100 anos. Rio de Janeiro: Departamento de Editoração da FUNARTE, 1984 (Pesquisa iconográfica).

7.
VIEIRA, Lucia Gouvea ; GRINBERG, Piedade Epstein ; BURLAMAQUI, Maria Cristina . Salão de 31- marco da revelação da arte moderna em nível nacional. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1984 (Assitente de coordenação).

8.
GRINBERG, Piedade Epstein. O Rio de Janeiro do meu Tempo. Rio de Janeiro, 1984. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
GRINBERG, Piedade Epstein; ZILIO, Carlos ; BRITO, Ronaldo ; KLABIN, Vanda Mangia . A Modernidade em Guignard. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 1983 (Biografia).

10.
ARESTIZÁBAL, Irma ; CAVALLEIRO, Leonardo Visconti ; BARATA, Mario ; LIMA, Sergio Guimarães ; GRINBERG, Piedade Epstein . Eliseu Visconti e a arte decorativa. Rio de Janeiro: FUNARTE/ PUC-RJ, 1982 (Cronologia).

11.
ZILIO, Carlos ; GRINBERG, Piedade Epstein ; CERTAIN, Yeda ; KLABIN, Vanda Mangia ; SONSOL, Libia Schenker de . Oswaldo Goeldi. Rio de Janeiro: Solar Grandjean de Montigny - PUC-RJ, 1981 (Cronologia e bibliografia).

Demais trabalhos
1.
GUIMARAENS, Dinah ; GRINBERG, Piedade Epstein . Museu de Arte e Origens. 2000 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GRINBERG, Piedade Epstein; MOJIMA, Vera. Participação em banca de Marcus Vinicius Helouy Dana.Atrocidades maravilhosas: intervenções Urbanas no rio de Janeiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Internacional de Museus Universitários. Solar Grandejan de Montigny - moradia, centro xcultural e museu universtiário. 2013. (Congresso).

2.
ABCA Rio 2012. 2012. (Seminário).

3.
Encontro Internacional Museus de Cidade. 2012. (Encontro).

4.
Mulheres Luminosas."Georgina de Albuquerque". 2012. (Encontro).

5.
50 anos de História da Arte. 2011. (Seminário).

6.
LACS Bate Papo, International Institute, University of Michigan.Rio de Janeiro as seen through the french artistic mission - 1816. 2011. (Encontro).

7.
Rio Art Deco. Artistas Graficos Art Déco: Di Cavalcanti e J. Carlos. 2011. (Congresso).

8.
XI Congresso Mundial Art Déco. Cristo Redentor: 80 anos do maior monumento art déco do mundo. 2011. (Congresso).

9.
XI UMAC Anual Meeting - Museu de Ciencia da Universidade de Lisboa. 2011. (Congresso).

10.
II Coloquio Nacional de Estudos sobre arte brasileira do século XIX.As arquiteturas efemeras na coroação de D.Pedro II a partir dos desenhos de Rafael Mendes de Carvalho. 2010. (Simpósio).

11.
Grandjean de Montigny e o gosto neoclássico. 2009. (Seminário).

12.
II Encontro Luso Brasileiro de Museus-Casa: Jardins Históricos do Sec. XIX.O Solar Grandjean de Montigny e seu entorno. 2008. (Seminário).

13.
"200 anos da chegada da Faília Real Portuguesa ao Brasil: da abertura dos Portos às nações amigas e seus reflexos na arquitetura"."Arquitetura Efêmra, Arquitetura de Festa". 2007. (Seminário).

14.
1º Ciclo de Palestras da REDARTE.Curadoria - questionamentos e tentativa de soluções. 2007. (Encontro).

15.
8ª Jornada Técnica sobre.O Solar Grandjean de Montigny - Arquitetura e Atuação. 2007. (Simpósio).

16.
II Seminário de Informação em Arte. 2007. (Seminário).

17.
O Portal das Belas Artes - Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico.Grandjean de Montigny - histórico. 2007. (Encontro).

18.
1 º Encontro Luso-Brasileiro de Museus-Casa: espaço, objeto e museografia. 2006. (Encontro).

19.
Perfomances do Feminino/ Representações do Feminino.A mulher dos anos 20 na ilustrações de Di Cavalcanti. 2006. (Encontro).

20.
Guardiões da memória: a conservação de edificios e das suas coleções - ICOM/DEMHIST. 2005. (Congresso).

21.
1º Encontro Regional da América Latina e Caribe sobre Casas-Museu: A Memória como patrimônio imaterial nas Casas Museu. 2004. (Encontro).

22.
Vargas e o desenvolvimento nacional brasileiro.As Artes Plásticas na Era Vargas 1930 - 1945. 2004. (Seminário).

23.
VI Coloquio Luso-Brasileiro de História da Arte. 2003. (Simpósio).

24.
XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2003. (Simpósio).

25.
IV Seminário Museus-Casa - Pesquisa.Pesquisa e Arquivo no Solar Grandjean de Montigny - PUC-Rio. 2000. (Seminário).

26.
III º Seminário "Museus-Casa". 1998. (Seminário).

27.
Universidade e Patrimônio - 1º Encontro Ibero-americano Forum Unesco.a casa de Grandjean de Montigny - Centro cultural PUC-Rio. 1998. (Encontro).

28.
As Instituições culturais Brasileiras e a Internet. 1997. (Encontro).

29.
II Colóquio Latino-Americano de Estética.Os críticos de arte no Rio de Janeiro na década de 40. 1997. (Seminário).

30.
II º encontro Via Rio de Arte e Cultura. 1997. (Encontro).

31.
Seminário Internacional Antropologia, Arte e Diversidade.Soalr Grandjean de Montigny - edificação arquitetônica e o contemporâneo. 1997. (Seminário).

32.
1º Seminário Internacional "Art Deco na América Latina". 1996. (Seminário).

33.
Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Ruben Navarra, crítico de arte na década de 40 no Rio de Janeiro. 1996. (Congresso).

34.
Seminário EBA - 180 anos.A ENBA na imprensa carioca nos anos 40 - a repercussão dos embates acadêmicos e modernos. 1996. (Seminário).

35.
Seminário Internacional "Museu em Transformação:as novas identidades dos Museus". 1996. (Seminário).

36.
SEminário "Museografia - a linguagem dos museus a serviço da sociedade e de seu patrimônio cultural. 1995. (Seminário).

37.
II º Encontro do Mestrado em História da Arte: O lugar da arte brasileira. 1994. (Encontro).

38.
IV Encontro Nacional da ANPAP.Pesquisa e curadoria de exposições. 1994. (Encontro).

39.
IV Encontro Nacional de programas de pós-graduação em artes, história da arte e arquitetura.O arquivo documental de Raymundo Ottoni de Castro Maya. 1994. (Encontro).

40.
1 Coloquio Latino Americano de Estética y Critica: Los Signos del Arte. 1993. (Congresso).

41.
1º Encontro do Mestrado em História da Arte. 1993. (Encontro).

42.
5º Congresso Brasileiro de História da Arte: Cidade: História, Cultura e Arte". 1993. (Congresso).

43.
III Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em História da Arte e Arquitetura. 1993. (Encontro).

44.
Modernidade e modernismo no Brasil: uma revisão crítica. 1993. (Simpósio).

45.
Patrimonio e Cor. 1993. (Simpósio).

46.
V Encontro Nacional da ANPAP e iº Jornada de Estudos: pesquisa em Artes Plásticas. 1993. (Encontro).

47.
Educação, Arte Educação e Instituições culturais. A importância de uma integração.Arte Educação. 1992. (Seminário).

48.
XVI Congresso Brasileiro de História da Arte. O marajoara na Arquitetura Art Déco. 1992. (Congresso).

49.
Museografia do Museu Contemporâneo. 1991. (Seminário).

50.
XV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Lampadários Cariocas e colunas rostrais. 1991. (Simpósio).

51.
Encontro Cultural - Estratégias de Atuação. 1990. (Encontro).

52.
Encontro de Pesuisadores em Museus. 1990. (Encontro).

53.
46º Congresso de Americanistas. A formação do artista no Brasil - da missão francesa até 1930. 1988. (Congresso).

54.
III Congresso Brasileiro de História da Arte - Relações Artísticas entre o Velho e o Mundo Novo. Antonio Borsoi e a transferência dos modelos estrangeiros. 1987. (Congresso).

55.
Arquitetura Brasileira.O ensino da Arte a partir da Missão Francesa. 1986. (Seminário).

56.
A Criança e o Museu. 1979. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRINBERG, Piedade Epstein; SOUZA, U. A. . Arcaico Contemporaneo - 50 anos de pintura - Urian Agria de Souza. 2014. (Exposição).

2.
GRINBERG, Piedade Epstein. Sergio Camargo, construtor de idéias. 2013. (Exposição).

3.
GRINBERG, Piedade Epstein. Sergio Camargo, construtor de ideias. 2013. (Exposição).

4.
GRINBERG, Piedade Epstein; Chiavari, Maria Pace . Os Festejos Reais: Arquiteturas efêmeras de D. João VI a D. Pedro II. 2008. (Exposição).

5.
GRINBERG, Piedade Epstein. Antonio Parreiras: história de um pintor contada por ele mesmo. 2008. (Exposição).

6.
GRINBERG, Piedade Epstein. Lucilio de Albuquerque - 1877-1939. 2006. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 2:13:59