Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3536095573531670
  • Última atualização do currículo em 17/04/2012


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Brasil (1953). Ainda na graduação, o Diploma Course In Piano - Juilliard School of Music (1959) e o Bachelor of Science in Piano - Juilliard School of Music (1960). Pós-graduado com o Master of Science In Piano - Juilliard School of Music (1961) e doutorado, um Ph.D in Music - University of California at Los Angeles (1981), com concentação em Etnomusicologia.. Atualmente é professor emérito da UFBA, colaborador da Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, etnomusicologia, musicologia histórica, análise musical e música e cultura. É membro da Academia Brasileira de Música e da Academia de Ciências da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior
Nome em citações bibliográficas
VEIGA, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, Núcleo de Estudos Musicais Nemus.
Rua Basílio da Gama, s/n - Campus Universitário do Canela
Canela
40110-140 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 33367421
Fax: (71) 33367421
URL da Homepage: http://www2.ppgmus.ufba.br


Formação acadêmica/titulação


1976 - 1981
Doutorado em Ph D in Music.
University Of California At Los Angeles.
Título: Brazilian Ethnomusicology: Amerindian Phases, Ano de obtenção: 1981.
Orientador: Robert M Stevenson.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: etnomusicologia; Musicologia histórica; Cronistas; Música Indígena; Instrumentos Sonoros; Aculturação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Etnomusicologia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1960 - 1961
Mestrado em Master Of Science In Piano.
Juilliard School Of Music.
Título: Master's Recital,Ano de Obtenção: 1961.
Orientador: Beveridge Webster.
Bolsista do(a): Rockefeller Foundation.
Palavras-chave: Bach; Beethoven; Brahms; Schoenberg; Chopin; Liszt.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Piano.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1961 - 1963
Especialização em Special Study Plan Piano. (Carga Horária: 345h).
Juilliard School Of Music.
Bolsista do(a): Rockefeller Foundation.
1957 - 1960
Graduação em Bachelor Of Science Piano.
Juilliard School Of Music.
Bolsista do(a): Organization Of American States.
1957 - 1959
Graduação em Diploma Course In Piano.
Juilliard School Of Music.
Bolsista do(a): American Council On Education.
1949 - 1953
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade do Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Convênio com a UFBA, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Mestrado Interinstitucional em Música UECE/UFBA, ministrado em blocos.

Atividades

2/2000 - 2/2002
Ensino, Mestrado Interinstitucional de Música UECE/ UFBA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Gerais em Etnomusicologia I
Estudos Bibliográficos e Metodológicos I
Seminários Gerais em Etnomusicologia II
Seminários Gerias em Etnomusicologia III
Orientação de Dissertação

Universidade de São Paulo.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1993 - 1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Revista Música.

Conselho de Cultura do Estado da Bahia.
Vínculo institucional

1992 - 1999
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 5
Outras informações
O mandato oficial, do qual me afastei, iria até 25/11/1999.

Vínculo institucional

1983 - 1987
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Suplente, Carga horária: 3
Outras informações
Relativamente pouca atividade como suplente neste período. O Conselho Estadual de Cultura permaneceu inativo de 1987 a 1992.

Vínculo institucional

1971 - 1976
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Suplente em exercício, Carga horária: 5
Outras informações
A enfermidade do titular me obrigou ao exercício do seu mandato desde o início. Por impedimento do titular, exerci o mandato como tal, tendo sido Presidente da Câmara de Artes e Patrimônio Histórico desde o período anterior. Em conseqüência, fui membro nato do Conselho Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia [IPAC] e do Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia [IRDEB]. Afastei-me do mandato que iria até 1979, para fazer doutorado nos Estados Unidos. Em função do afastamento, não tive mandato no periodo de 1979 a 1983.

Atividades

11/1995 - 9/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Vice-Presidente do Conselho.
1992 - 9/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Presidente (Câmara de Artes).
1992 - 9/1999
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Desenvolvimento Cultural
1992 - 9/1999
Serviços técnicos especializados , Câmara de Artes e Patrimônio Histórico, .

Serviço realizado
Pareceres, Indicações, Moções, Projetos.
1/1971 - 9/1975
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Artes e Patrimônio Histórico, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Artes e Patrimônio Histórico.

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.
Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1988 - Atual
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Associado.
1990 - 1994
Direção e administração, .

Cargo ou função
Membro da Diretoria.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1988
Vínculo: Membro de Comitê Assessor, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 5
Outras informações
Tenho continuado a prestar assessoria ao CNPq, sempre que solicitado, embora não mais como membro de Comitê Assessor. Fui o primeiro representante de Música no CNPq.

Atividades

1/1984 - 1/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Ciências Humanas, Programa Básico de Artes.

1/1984 - 1/1988
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Ciências Humanas, Programa Básico de Artes.

Serviço realizado
Emissão de Pareceres.
1/1984 - 1988
Direção e administração, Coordenação de Ciências Humanas, Comitê Assessor.

Cargo ou função
Membro do Comitê Assessor de Letras e Artes.
1984 - 1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Ciências Humanas, Comitê Assessor.

Cargo ou função
Membro de comitê assessor.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Vínculo institucional

1982 - 1995
Vínculo: Assessor/Presidente de Área, Enquadramento Funcional: Consultoria

Atividades

10/1993 - 10/1995
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Presidente da Área de Artes e Música.
1982 - 1995
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Consultor.

Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.
Vínculo institucional

1975 - 1975
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1975 - 1975
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Curador.

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Emérito), colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Comitê Local do PIBIC Representante da comunidade no Concelho (CONSUNI) Consellho de Professores Eméritos e Aposentados Comissão dos 60 Anos da UFBA

Vínculo institucional

1966 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissâo das Comemorações dos 60 Anos da UFBA.
7/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Representante da Comunidade.
8/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Local do PIBIC.
10/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Professores Eméritos e Aposentados.
1994 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Serviço realizado
Recitais e Concertos.
8/1990 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado.

1990 - Atual
Ensino, Programa de Pós Graduação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Bibliográficos e Metodológicos I
Seminários Gerais em Etnomusicologia I - VIII
Projeto de Dissertação
Pesquisa Orientada
Tirocínio Docente
Estudos Especiais
5/1966 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Atividade realizada
Orientação de estudantes.
5/1966 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Atividade realizada
Emissão de pareceres.
1/1976 - 6/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

5/1966 - 6/1994
Ensino, Educação Musical, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História das Artes I, II e III
Fundamentos de Música
Folclore Musical
Instrumento I - V (Piano)
Música de Câmera I - VI
Literatura de Estruturação Musical IV
Instrumento Suplementar I a VI
5/1966 - 6/1994
Extensão universitária , Escola de Música, Departamento de Composição Literatura e Estruturação Músical.

Atividade de extensão realizada
Recitais, Apresentações em solo com orquestra, Cursos.
3/1990 - 3/1994
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado do Curso de Mestrado em Música da UFBA.
3/1992 - 12/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Presidente da Câmara de Ensino de Graduação.
3/1989 - 2/1992
Direção e administração, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da UFBA.
3/1989 - 2/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial.
3/1989 - 2/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Iniciação Científica.
3/1989 - 2/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Universitário.
5/1988 - 2/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Coordenação.
10/1984 - 10/1986
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Música Aplicada.
4/1983 - 4/1985
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado do Curso de Instrumento.
3/1982 - 3/1984
Direção e administração, Centro de Estudos Baianos, .

Cargo ou função
Vice-Diretor (Centro de Estudos Baianos).
3/1983 - 12/1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Curso de Especialização em Instrumento de Sopro.
8/1975 - 8/1976
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Música Aplicada.
3/1972 - 2/1976
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música.
11/1971 - 7/1975
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Primeiro Diretor da Escola de Música e Artes Cênicas.
3/1969 - 2/1975
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Universitário.
3/1970 - 2/1972
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música.
7/1969 - 10/1971
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador da Escola de Música e Artes Cênicas.
11/1967 - 7/1969
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador de Ensino dos Seminários de Música da Universidade da Bahia (Atual UFBA).
1968 - 6/1969
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Direção (período de transição).


Linhas de pesquisa


1.
Etnomusicologia
2.
Musicologia Histórica
3.
Música Brasielira
4.
Música e Cultura
5.
Execução Musical
6.
Música e Educação
7.
Desenvolvimento Cultural
8.
Música e Cultura
9.
Música e Educação
10.
Execução Musical
11.
Criação Musical


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia
Descrição: O DEMEM [Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia], em segunda fase, substantiva, surgiu da necessidade de obter informações musicais confiáveis de centenas de compositores, obras e manifestações musicais na Bahia que não encontram cobertura adequada nas obras de referência geradas nos grandes centros de concentração da indústria cultural, que as subverte. Obras ditas nacionais sem o serem censuram previamente e subjetivamente ao juízo de supostos críticos da vida musical nacional. Como embasamento teórico adotou-se uma moldura etnomusicológica, admitindo-se qualquer tipo de música, e sua função, estrutura e valores na sociedade em que existe, bem como na própria ordenação dos verbetes hierarquicamente organizados em três níveis: ESTRUTURANTES, que se aproximam, sem determinismos, de verdadeiros parâmetros de produção musical: toda a obra se assenta sobre eles, em número aproximado de 30; ESPECÍFICOS, do lado oposto, de menor porte, cobrindo uma multiplicidade de aspectos: substantivos; biobibliográficos; institucionais; performativos; organológicos e terminológicos (restritos aos termos e expressões musicais locais); INTERMEDIÁRIOS, entre os extremos, desenvolvem com profundidade e extensão a abordagem de instituições, gêneros, indivíduos, organizações de maior destaque. Do ponto específico desta solicitação, a presente fase do DEMEM deverá atender a um enorme conjunto de informações já obtidas, ou em vias de sê-lo, e processá-las, registrá-las, transcrevê-las e manipulá-las por meios adequados à sua natureza, para que, vinculadas aos verbetes a que se destinam, constituam a melhor base de dados que possamos submeter aos redatores. Não é necessário citar Samuel Johnson para que se tenha idéia de quão ingrata é a tarefa do lexicólogo. O DEMEM não é tarefa de um Coordenador e de sua equipe, apenas. Idealmente, é um projeto institucional, de longo prazo. Temos tido deficiências grandes, tanto quanto as tentativas de solucioná-las. A principal delas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior - Coordenador / Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Leandro de Magalhães Gazineo - Integrante / SONIA MARIA CHADA GARCIA - Integrante / Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Rodrigo Garcia - Integrante / Pablo Sotuyo Blanco - Integrante / Fernando Luis Monteiro de Jesus - Integrante / Danilo Machado dos Santos - Integrante / Flávio José Gomes de Queiroz - Integrante / ângelo Tavares Castro - Integrante / Angelo Rafael Palma da Fonseca - Integrante / Nicolas Rafael Severin Larrain - Integrante / Mackely Ribeiro Borges - Integrante / Andréa Luisa Teixeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional do Petróleo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2000 - 2002
Banco de Dados da Modinha Brasileira e Impressão Musical na Bahia
Descrição: O estudo da modinha brasileira, com enfoque particular sobre a modinha na Bahia, bem como sobre o lundu, vem sendo feito como pesquisa individual desde 1984. Esse estudo abrangeu, necessariamente, as versões portuguesas de ambos, a partir do último quarto do século XVIII. Em 1992 passei a me concentrar no MM 4801 da Biblioteca Nacional de Lisboa, de 1799, todo ele constituído de cantigas de Domingos Caldas Barbosa. A identificação dos compositores (talvez três, nenhum dos quais teria sido o próprio Lereno), permanece em aberto. A transcrição desse material foi feita por Leandro Gazineo, bolsista de IC, com orientação de Paulo Castagna e supervisão minha, já com o Núcleo de Estudos Musicais [NEMUS] que coordeno dando seus primeiros passos como grupo de pesquisa. No ano de 1996, com o banco de dados a ser estruturado para registros, tarefa de Luciano André da Silva Almeida, mas com dificuldade para alimentação da enorme quantidade de material colhido, passaria a ter um interesse crescente sobre os impressos e materiais musicais editados na Bahia, sobre os quais quase nada se sabia. Redigi um "Ensaio preliminar para um projeto de pesquisa" (1992) eventualmente para ser encaminhado ao CNPq, tentando avaliar a viabilidade do projeto. Tendo sido aceito, a base de dados mais específica cedeu lugar ao banco de partituras impressas, abrangendo outros gêneros de música de salão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior - Coordenador / Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Leandro de Magalhães Gazineo - Integrante / SONIA MARIA CHADA GARCIA - Integrante / Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2003 - 2006
Inventário preliminar para um dicionário de músicos e expressôes musicais na Bahia
Descrição: Este projeto parte dos resultados de um anterior, Impressão Musical na Bahia (IMB), (cf. www.nemus.ufba.br e www.nemus.ufba.br/artigos/imb.htm). O problema principal revelado é o da carência e confiabilidade de informações sobre mais de 80% dos compositores levantados, a serem supridas em curto prazo. Partindo de um inventário preliminar, tal a complexidade do projeto de dicionário, vamos associá-lo a um centro de documentação e banco de dados, este a base operacional capaz de armazenar e cruzar informações de origens diversas e prover links para a articularão de verbetes relevantes para os estudos musicais e musicológicos da Bahia e de outras regiões do Brasil que desenvolveram tradições musicais filiáveis às da matriz baiana. À vertente histórica acrescentaram-se a etnomusicológica e terminológica, vez que expressões e instituições musicais tradicionais da Bahia estão igualmente negligenciadas nas obras de referência. Trata-se de pesquisa basicamente documental, mas não aleatória, a se guiar pelos trilhos do projeto anterior, por metodologias da musicologia histórica, da etnomusicologia e da lexicografia, além de intuições que o conhecimento aprofundado da cultura baiana suscitam. A fase atual é de definição de estratégias e treinamento de equipe, levantamento sistemático e crítico das fontes bibliográficas disponíveis, busca de registros das firmas impressoras e editoras baianas, consulta a inventários, testamentos, jornais e almanaques. O cruzamento da produção impressa com a manuscrita dos compositores levantados no IMB, em início, além de um acréscimo bibliográfico é também uma correção do enfoque anterior apenas em impressos. .
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior - Coordenador / Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Leandro de Magalhães Gazineo - Integrante / SONIA MARIA CHADA GARCIA - Integrante / Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Rodrigo Garcia - Integrante / Pablo Sotuyo Blanco - Integrante / Dennis Paz Leoni - Integrante / Fernando Luis Monteiro de Jesus - Integrante / Rafael Dumont Ramos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Música.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Educação Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Piano.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Registro da Reitoria, do Conselho Universitário e da Comunidade da UFBA pela "valiosa contribuição prestada a essa Instituição, com elevado espírito de colaboração, cidadania e visão acadêmica.", Secretaria dos Órgãos Colegiados.
2006
Homenagem da Universidade Federal da Bahia por sua destacada participação nos Seminários Estudantis de Pesquisa, Seminário Estudantil de Pesquisa - PRPPG - 1980/2006.
2001
Homenagem Pública, XIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.
1996
Professor Emérito, Universidade Federal da Bahia.
1994
Membro da Academia Brasileira de Música (Cadeira Número 31), Academia Brasileira de Música.
1992
Pesquisador I-A, Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1986
Medalha do Mérito Castro Alves, Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Bahia.
1981
Award for Academic Distinction, UCLA Alumni Association.
1980
Certificate of Merit, UCLA Alumni Association.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VEIGA, M.2006VEIGA, M.. Dicionários musicais brasileiros e a perplexidade das províncias.. Claves (João Pessoa), v. 2, p. 14-30, 2006.

2.
VEIGA, M.2005VEIGA, M.. Lembrando Gerad. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, v. 6, p. 7-12, 2005.

3.
VEIGA, M.2005VEIGA, M.; OUTROS . Carta de Salvador: contribuições e sugestões para a reformulação da Tabela de áreas de conhecimento (Grande Área Artes). ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, v. 6, p. 233-242, 2005.

4.
VEIGA, M.2005VEIGA, M.; OUTROS . Post-Scriptum para a Carta de Salvador. ICTUS (PPGMUS/UFBA), Salvador, v. 6, p. 243-246, 2005.

5.
VEIGA, M.2004 VEIGA, M.. Cantos de Passarinhos. Revista da Bahia, Salvador, v. 32, n.39, p. 5-24, 2004.

6.
VEIGA, M.2004 VEIGA, M.. Impressão musical na Bahia. Anais do V Encontro de Musicologia Histórica Juiz de Fora 19 a 21 de Julho de 2002, Juiz de Fora, v. 5, p. 360-398, 2004.

7.
VEIGA, M.1998 VEIGA, M.. Achegas para um sarau de modinhas brasileiras. Revista de Cultura da Bahia, Salvador, v. 17, p. 77-122, 1998.

8.
VEIGA, M.1998 VEIGA, M.. Música, músicos, musicólogos: Justificativa para um doutorado. Revista de Cultura da Bahia, Salvador, v. 16, p. 27-41, 1998.

9.
VEIGA, M.1998 VEIGA, M.. O estudo da modinha brasileira. Latin American Music Review, Austin, Texas, v. 19, n.1, p. 47-91, 1998.

10.
VEIGA, M.1998VEIGA, M.. Nossa música. Urucungo Periódico On Line de Música, Salvador (Internet), 1998.

11.
VEIGA, M.1998VEIGA, M.. Notas para um Sarau de Modinhas. Urucungo Periódico On Line de Música, Salvador (Internet), 1998.

12.
VEIGA, M.1995VEIGA, M.. II Simpósio Brasileiro de Música. Art Revista da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 22, p. 7-17, 1995.

13.
VEIGA, M.1995VEIGA, M.. Controle social da informação musical vista em caso específico: A tabela de classificação de áreas de conhecimento.. Art Revista da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 22, p. 49-63, 1995.

14.
VEIGA, M.1993VEIGA, M.. Relações ibéricas e ibero-americanas no campo da musicologia. Em Pauta Revista da Pós Graduação Mestrado Em Música da Ufrgs, Porto Alegre, v. 5, n.7, p. 27-34, 1993.

15.
VEIGA, M.1992VEIGA, M.. Texto-contexto. . . fronteiras?. Art Revista da Escola de Música de Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 19, p. 97-105, 1992.

16.
VEIGA, M.1991VEIGA, M.. Transmissão e geração (do conhecimento musical). Art Revista da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 18, p. 73-82, 1991.

17.
VEIGA, M.1985VEIGA, M.. German and French Visitors. Art Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Ufba, Salvador, v. 14, p. 33-90, 1985.

18.
VEIGA, M.1984VEIGA, M.. Lançamento: Modinha e Lundu, Bahia Musical Sec. XVIII e XIX. Art Revista da Escola de Música e Artes Cências da Ufba, Salvador, v. 12, p. [87]-[105], 1984.

19.
VEIGA, M.1983VEIGA, M.. Marcos aculturativos na etnomusicologia brasileira II. Art Revista da Escola de Música e Artes Cências da Ufba, Salvador, v. 7, p. 9-56, 1983.

20.
VEIGA, M.1983VEIGA, M.. Portuguese Chroniclers: Caminha's Letter as an Ethnomusicological Document. Art Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Ufba, Salvador, v. 9, p. 3-61, 1983.

21.
VEIGA, M.1982VEIGA, M.. Marcos aculturativos na etnomusicologia brasileira. Art Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Ufba, Salvador, v. 6, p. 9-50, 1982.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VEIGA, M.; Oliveira, W. (Org.) . A Música que Nasce do Povo: Homenagem a Caymmi. Salvador: Centro Editorial e Didático da Universidade Federal da Bahia, 1994. 40p .

2.
VEIGA, M.. Modinha e Lundu: Bahia Musical Sec. XVIII e XIX.. 1. ed. Salvador: Publivendas, 1984. v. 1. 10p .

Capítulos de livros publicados
1.
VEIGA, M.. Etnomusicologia Brasileira e Ética: A Escuta ao Índio. In: Eliane Azevedo; João Carlos Salles. (Org.). Ética e Ciência (provisório). : , 2012, v. , p. -.

2.
VEIGA, M.. A "Quarta Escola": presente e futuro da Escola de Música da UFBA. In: Alda de Jesus Oliveira; Regina Célia de Souza Cajazeira. (Org.). Educação Musical no Brasil. 1ed.Salvador: P&A, 2007, v. 1, p. 250-255.

3.
VEIGA, M.. Uma Apresentação Dispensável. In: Piero Bastianelli. (Org.). A Universidade e a Música: Uma Memória, 1954-2004. Salvador: EMUS-UFBA, 2004, v. 1, p. xiv-xvi.

4.
VEIGA, M.. Música - época de ouro não está atrás, mas na frente. In: Edvaldo M. Boaventura. (Org.). UFBA: Trajetória de uma universidade, 1946-1996. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1999, v. , p. 224-230.

5.
VEIGA, M.. Apresentação. In: Eurides de Souza Santos. (Org.). A Música de Canudos, de Eurides de Souza Santos. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1998, v. , p. 7-10.

6.
VEIGA, M.. Patrimônio Brasileiro. In: Ilza Maria Costa Nogueira. (Org.). Ernst Widmer: Perfil Estilístico, de Ilza Maria Costa Nogueira. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1997, v. , p. 11-.

7.
VEIGA, M.. Prefácio. In: Jamary Oliveira; Conceição Perrone; Pedro Kröger; Cristina Gerling; Ilza Nogueia; Ricardo Tacuchian; Ricardo Bordini; Alda Oliveira; Dimitri Cervo; ManuelVeiga. (Org.). A Música de Jamary Oliveira: Estudos Analíticos. Porto Alegre: Setor Gráfico do CPG-Música / UFRGS, 1994, v. , p. 5-10.

8.
VEIGA, M.. Apresentação. In: Jame C. Diniz. (Org.). Mestres de Capela da Misericórdia da Bahia, 1647-1810, de Jaime C. Diniz. Salvador: Centro Editorial e Didático da Universidade Federal da Bahia, 1993, v. , p. 5-6.

9.
VEIGA, M.. Apresentação. In: Jaime C. Diniz. (Org.). Organistas da Bahia: 1750 - 1850, de Jaime C. Diniz. Rio de Janeiro e Salvador: Tempo Brasileiro e Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1986, v. , p. 11-15.

10.
VEIGA, M.. Introdução. In: Ester Pedreira. (Org.). Folclore Musicado da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978, v. , p. 7-13.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VEIGA, M.. Área difícil?. O Povo, Fortaleza - CE, p. 7 - 7, 19 fev. 2002.

2.
VEIGA, M.. Entrevistas: Manuel Veiga. SBPC Cultural - Bahia, bahia, que lugar é esse?, Salvador, p. 127 - 129, 13 jul. 2001.

3.
VEIGA, M.. A lição do cavalo. Cultural - A Tarde, Salvador, , v. Cad. 5, p. 3 - 4, 14 out. 2000.

4.
VEIGA, M.. Bahia Singular e Plural: Registro de música tradicional aos 500 anos. Suplemento Cultural de A Tarde, Salvador, p. 2 - 3, 02 out. 1999.

5.
VEIGA, M.. Dulce Calmon. A Tarde, Salvador, p. 4, 30 dez. 1996.

6.
VEIGA, M.. Revelando modinhas: Maestro e etnomusicólogo Manuel Veiga comemora o título de Professor Emérito da UFBA que receberá, hoje, na Reitoria, com um sarau de modinhas cantadas por Andréa Daltro. A Tarde, Caderno 2, Salvador, p. 7, 23 out. 1996.

7.
VEIGA, M.. A autocrítica de Mário de Andrade. Suplemento Cultural de A Tarde, Salvador, p. 6 - 7, 22 mar. 1995.

8.
VEIGA, M.. Música: Depoimento: Época de ouro não está atrás mas na frente.. A Tarde Cultural: A Era das Artes, Salvador, p. 6 - 7, 08 jan. 1994.

9.
VEIGA, M.. Professor diz que o mundo da música não é só artístico. A Tarde, Caderno 1, Salvador, p. 4, 13 dez. 1993.

10.
VEIGA, M.. Cavalheiro errante. A Tarde Cultural, Salvador, p. 9 - 10, 09 out. 1993.

11.
VEIGA, M.. Manuel Veiga e a pesquisa da música baiana.. A Tarde, Caderno 2, Salvador, p. 3, 23 jul. 1993.

12.
VEIGA, M.. Relações ibéricas e ibero-americanas no campo da musicologia. Jornal da UFBA, Salvador, , v. 6, p. 8, 01 jul. 1993.

13.
VEIGA, M.. Sylvia de Souza, Missionária da educação musical. A Tarde Cultural, Salvador, p. 3 - 4, 06 fev. 1993.

14.
VEIGA, M.. Pesquisa sem adjetivos e mistérios. A Tarde Cultural, Salvador, p. 4 - 5, 26 dez. 1992.

15.
VEIGA, M.. O mestre da música. Correio d Bahia, Salvador, p. 8, 19 set. 1990.

16.
VEIGA, M.. Menos decreto, mais emoção [Cem anos da oficialização do Hino Nacional]. A Tarde Cultural, Salvador, p. 11, 20 jan. 1990.

17.
VEIGA, M.. A Marselhesa: hino dos hinos. A Tarde, Caderno 1, Salvador, p. 6, 14 jul. 1989.

18.
VEIGA, M.. Ano Carlos Gomes no País dos Esquecidos. A Tarde, Salvador, , v. Cad. 2, p. 1, 11 jul. 1986.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VEIGA, M.. Gerard Béhague (1937-2005), In Memoriam. In: II Encontro Nacional da ABET, 2005, Salvador. Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos. Salvador: Contexto, 2004. p. 37-38.

2.
VEIGA, M.. Etnomusicologia no Brasil: o presente e o futuro (problemas e questões). In: II Encontro Nacional da ABET, 2005, Salvador. Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos. Salvador: Contexto, 2004. p. 125-138.

3.
VEIGA, M.. Impressão Musical na Bahia. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2004, Juiz de Fora. V Encontro de Musicologia Histórica: Musicologia histórica brasileira: integração e sistematização: Anais., 2002. p. 360-398.

4.
VEIGA, M.. 500 Anos: Loas, lamentos, bem-aventuranças e maldições. In: XII Encontro Anual da ANPPOM, 2000, Salvador. 500 Anos de Música no Brasil [CD-ROM]. Salvador: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Música, 1999.

5.
VEIGA, M.. Música, músicos, musicólogos: uma revisão das perspectivas para a pesquisa musical no Brasil. In: I Simpósio Latino-Americano de Musicologia, 1998, Curitiba. Anais do I Simpósio Latino-Americano de Musicologia. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1998. p. 75-89.

6.
VEIGA, M.. Avaliação da produção musical. In: X Encontro Anual da ANPPOM, 1997, Goiânia. Anais do X Encontro Anual da ANPPOM. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1997. p. 129-136.

7.
VEIGA, M.. Ensino superior de música e ideologia da cultura. In: X Encontro Anual da ANPPOM, 1997, Goiânia. Anais do X Encontro Anual da ANPPOM. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1997. p. 61-67.

8.
VEIGA, M.. A pesquisa em musicologia. In: IX Encontro Anual da ANPPOM, 1996, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Anual da ANPPOM. Rio de Janeiro: Editora da ANPPOM, 1996. p. 54-59.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VEIGA, M.; GARCIA, R. . Impressão Musical na Bahia. In: III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXI Seminário Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXI Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador: UFBA, 2002. v. CD-ROM.

2.
VEIGA, M.. Lingua(gem) e Música, onde quer que se encontrem.. In: XX Congresso Brasileiro de Antropologia, 1996, Salvador, Bahia. Resumos. Salvador: Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, 1996. p. 110.

3.
VEIGA, M.. Xisto Bahia e a legitimação pela oralidade.. In: III Encontro Anual da ANPPOM, 1990, Belo Horizonte. Boletim Anual da ANPPOM, 1990. v. 3. p. 14.

4.
VEIGA, M.. Identificação de autoria de modinha do início do Séc. XIX. In: III Seminário Universitário de Pesquisa de Docentes da Universidade Federal da Bahia, 1988, Salvador. III Seminário Universitário de Pesquisa de Docentes da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, 1988. p. 377.

Artigos aceitos para publicação
1.
VEIGA, M.. Uma mesa-redonda do primeiro encontro da ABET eem Belém. Música & Cultura (Salvador. Online), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada ; ALMEIDA, L. A. S. ; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; GAZINEO, L. M. ; GARCIA, R. . Impressão Musical na Bahia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VEIGA, M.. Piero Bastianelli, um músico italiano na Bahia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VEIGA, M.. Domingos Caldas Barbosa: a problemática da transmissão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VEIGA, M.. Em busca de uma rica etnomusicologia de pobre. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VEIGA, M.. Banco de Dados da Modinha Brasileira e Impressão Musical na Bahia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VEIGA, M.. Etnomusicologia e suas interfaces: Etnomusicologia brasileira: origens, práticas e aplicações. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
VEIGA, M.. Trajetórias. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth ; BARBOSA, J. L. S. . A pós-graduação em música no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
VEIGA, M.. Sons e ruídos ou da arte e ciência de ensurdecer em quinze minutos diários. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VEIGA, M.. Difusão de música por meio oral e escrito: Estudo de caso com a canção brasileira do século XIX. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VEIGA, M.. 500 Anos: loas. lamentos, bem-aventuranças e maldições. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VEIGA, M.. Um assunto: um Tema: Pesquisa em Música; Ideologia da Culutra e Música: Reflexos na pesquisa e produção musical. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VEIGA, M.. Panorama dos Métodos e Ferramentas Teóricas Na Inversigação Musical: 'Teoria e Análise'. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VEIGA, M.. Áreas de atuação e estratégias do Conselho de Cultura do Estado da Bahia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VEIGA, M.. Conselho Nacional de Cultura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
VEIGA, M.. Música, músicos, musicólogos:Uma revisão das perspectivas para a pesquisa no Brasil.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
VEIGA, M.. The Study of the Brazilian 'Modinha'. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
VEIGA, M.. Ensino de Música e Ideologia da Cultura. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VEIGA, M.. Novos Cenários para as Bibliotecas: Musicologia e Música. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
VEIGA, M.. O Cancioneiro de Castro Alves. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VEIGA, M.. Nossa Música. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VEIGA, M.. Notas de Programa para um Sarau de Cantigas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
VEIGA, M.. Arquivo de Etnomusicologia (Memória, Coleta e Registro) e Publicação Sistemática de Monumentos de Música: Planejamento Cultural e Desenvovlimento.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
VEIGA, M.. Área de Música: Musicologia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
VEIGA, M.. Aos Colegas da Área I. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
VEIGA, M.. Lingua[gem] e Música, onde quer que se encontrem. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
VEIGA, M.. Planejamento e Desenvolvimento Culturais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
VEIGA, M.; Silveira, R. . CAPES: Problemas e Procedimentos na Área das Artes, Apoio Institucional.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
VEIGA, M.. Língua e Música, onde quer que se encontrem. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
VEIGA, M.. A poesia musicada de Castro Alves. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
VEIGA, M.. A Escolade Música de Ontem e de Hoje. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
VEIGA, M.. Nótulas para uma História da Educação Musical na Bahia. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
VEIGA, M.. Moderador e participante da mesa-redonda de Musicologia do VI Encontro Anual da ANPPOM. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
VEIGA, M.. Linhas de Pesquisa e Projetos de Teses em Andamento [Mestrado em Música da UFBA].. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
VEIGA, M.. A tradução na ärea de Música. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
VEIGA, M.. Análise em Etnomusicologia. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
VEIGA, M.. The Ongoing Voyage of Music in Brazil.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
VEIGA, M.. Reflexões sobre a Avaliação da Produção.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
VEIGA, M.. Diffusion of Music Transmitted by Oral and Written Means: Case Study of Nineteenth-Century Brazilian Songs.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
VEIGA, M.. Um poeta, três textos, três destinos.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
VEIGA, M.. Bibliografia e metodologia da pesquisa musical: Questões de ensino.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada ; BLANCO, P. S. ; CAROSO, L ; PERRONE, M. C. C. . NEMUS, Núcleo de Estudos Musicais da Bahia, Impressão Musical na Bahia. Salvador, BA: Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2010 (Banco de partituras baianas).

2.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada ; BLANCO, P. S. ; CAROSO, L ; PERRONE, M. C. C. . Impressão Musical na Bahia. Salvador, BA: Editora da Univesidade Federal da Bahia (EDUFBA), 2009 (Banco de partituras baianas).

3.
VEIGA, M.. Cantos de Passarinhos. Salvador: Núcleo de Estudos Musicais - NEMUS, 2005 (Artigo on-line).

4.
VEIGA, M.; OUTROS . Carta de Salvador 2005 (Indicação / Consultoria).

5.
VEIGA, M.; OUTROS . Post Scriptum 2005 (Indicação / Consultoria).

6.
VEIGA, M.; ALMEIDA, L. A. S. ; GARCIA, Sonia Maria Chada ; GAZINEO, L. M. ; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; GARCIA, R. . Banco de Dados da Modinha Brasileira e Impressão Musical na Bahia. Salvador: Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS), 2002 (Banco de dados de partituras).

7.
VEIGA, M.. Impressão musical na Bahia. Salvador: Núcleo de Estudos Musicais - NEMUS, 2002 (Artigo on-line).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VEIGA, M.. Revisão da produção 'Música dos Mestres'Modinhas Brasileiras do Século 19. 1999. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada ; ALMEIDA, L. A. S. ; GAZINEO, L. M. ; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; GARCIA, R. . Impressão Musical na Bahia. 2002. (Painel apresentado em simpósio).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
VEIGA, M.; Daltro, A. ; Bahia, L. ; Chaves, L. . Andréa Daltro Interpreta o Cancioneiro de Castro Alves. 1997. (Apresentação de obra artística/Musical).

2.
VEIGA, M.; Daltro, A. ; Bahia, L. ; Chaves, L. ; Fagundes, E. . Modinhas Brasileiras. Songs from 19th Century Brazil. 1997. (Apresentação de obra artística/Musical).

3.
VEIGA, M.; Daltro, A. . Sarau de Cantigas com Andréa Daltro (canto) e Manuel Veiga (piano).. 1996. (Apresentação de obra artística/Musical).

4.
VEIGA, M.; Daltro, A. . Sonho da Boêmia, item 8, in Voyage Musical Brésil.. 1995. (Apresentação de obra artística/Musical).

5.
VEIGA, M.; Alban, S. ; Perrone, C. ; Tourinho, C. ; Williams, C.. ; Becker, R. ; Parente, H. . Modinha e Lundu: Bahia Musical, Sec. XVIII e XIX. Disco LP, 33 rpm, Polygram NSLP 0484.. 1984. (Apresentação de obra artística/Musical).

Demais trabalhos
1.
RIBEIRO, Hugo Leonardo ; VEIGA, M. . Entrevista com Manuel Veiga. 2006 (Entrevista) .

2.
VEIGA, M.. Etnomusicologia e suas interfaces: Etnomusicologia brasileira: origens, práticas e aplicações. 2002 (Participação em mesa redonda) .

3.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth ; BARBOSA, J. L. S. . A pós-graduação em música no Brasil. 2001 (Participação em mesa redonda) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VEIGA, M.; VASCONCELOS, Erick Magalhães; GERLING, Fredi Vieira. Participação em banca de Leandro de Magalhães Gazineo. Considerações Temáticas da Paisagem Bahiana VII 'Grapiúna 'op. 167 de Ernst Widmer. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

2.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth. Participação em banca de Hugo Leonardo Ribeiro. Etnomusicologia das Taieiras de Sergipe: uma tradição revista.. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

3.
VEIGA, M.. Participação em banca de Ewelter de Siqueira e Rocha. A sagrada obediência de cantar os mortos: Um estudo da função do canto fúnebre na sentinela do Cariri.. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

4.
VEIGA, M.; RAMALHO, Elba Braga; PINTO, M.. Participação em banca de Maria Angélica Rodrigues Ellery. A cantiga dos beatos do Ofício das Sete Dores de Maria Santíssima, Juazeiro do Norte - CE. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

5.
VEIGA, M.; RAMALHO, Elba Braga; MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. Participação em banca de Lucila Pereira da Silva Basile. Paurillo Barroso e a Música em Fortaleza: traços de uma Belle Époque Musical. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

6.
VEIGA, M.; OLIVEIRA, Jamary; SANTOS, Paulo Afonso Batista dos. Participação em banca de Luis Edmundo Ochoa Revoredo. Unidade e transformação temáticas na obra 'Da Cordilheira ao Sertão'. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

7.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth; ALCOFORADO, Doralice Fernandes Xavier. Participação em banca de José Alvaro Lemos de Queiroz. Pregões: os sons dos mercadores. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

8.
VEIGA, M.. Participação em banca de Regina Célia de Souza Cajazeira. Tradição e Modernidade: O perfil das Bandas de Pífano da cidade de Marechal Deodoro em Alagoas.. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

9.
VEIGA, M.; SETTI, Kilza; LUEHNING, Angela Elizabeth. Participação em banca de Alice Lumi Satomi. As gotas de chuva do telhado: Música de Ryukyu em São Paulo. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

10.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth; SETTI, Kilza. Participação em banca de Romério Humberto Zeferino Nascimento. Aspectos Musicais no Tolê Fulniô: Evidenciando a Identidade Étnica. 1998. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

11.
OLIVEIRA, A. J.; VEIGA, M.; SOUZA, Jusamara Vieira de. Participação em banca de Marialva Oliveira Rios. Educação Musical e Música Vernácula: Processos de Ensino/Aprendizagem. 1997. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

12.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth. Participação em banca de Reginaldo Gil Braga. Batuque Jêje-Ijexá em Porto Alegre: A Música no Culto aos Orixás. 1997. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

13.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth; SANTOS, Paulo Afonso Batista dos. Participação em banca de Ruy Brasileiro Borges. A Sentinela em Pedra Furada. 1997. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

14.
LUEHNING, Angela Elizabeth; VEIGA, M.; SETTI, Kilza. Participação em banca de Eurides de Souza Santos. O Cancioneiro de Canudos. 1996. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
VEIGA, M.; SETTI, Kilza; GARCIA, Sonia Maria Chada; LUEHNING, Angela Elizabeth; VATIN, Xavier. Participação em banca de Agostinho Jorge de Lima. A Brincadeira do Cavalo-Marinho na Paraiba. 2008. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada; LUEHNING, Angela Elizabeth; TRAVASSOS, E.; LUCAS, G.. Participação em banca de Angelo Nonato Natale Cardoso. A Linguagem dos tambores. 2006. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

3.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada; LUEHNING, Angela Elizabeth; TUGNY, R.; CARVALHO, M. R.. Participação em banca de Liliam Cristina da Silva Barros. Repertórios Musicais em Trânsito. 2006. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

4.
VEIGA, M.; LUEHNING, Angela Elizabeth; GARCIA, Sonia Maria Chada; SANDRONI, Carlos; ARROYO, Margarete. Participação em banca de Luis Ricardo Silva Queiroz. Performance Musical nos Ternos de Catopés de Montes Claros. 2005. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

5.
VEIGA, M.; MAGALHÃES, Luiz César Marques; LUEHNING, Angela Elizabeth; SETTI, Kilza; SANTOS, Eurides de Souza. Participação em banca de Alice Lumi Satomi. Dragão Confabulando: etnicidade, ideologia e herança cultural através da música Koto no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

6.
OLIVEIRA, Jamary; VEIGA, M.; CASTAGNA, Paulo; NOGUEIRA, Ilza Maria Costa; SILVA, Wellington Gomes da. Participação em banca de Pablo Sotuyo Blanco. As Lamentações de Jeremias no Brasil: modelos pré-composicionais. 2003. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

7.
VEIGA, M.; PINHEIRO, Elizabeth Rangel; SILVEIRA FILHO, Dartiu Xavier da; FIALKOW, Ney; LIMA, Paulo Costa. Participação em banca de Diana Santiago da Fonseca. Proporções nos Ponteios para Piano de Camargo Guarnieri: Um estudo sobre Representações Mentais em Performance Musical. 2002. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

8.
LUEHNING, Angela Elizabeth; VEIGA, M.; SERRA, Ordep; SILVA, Cândido da Costa; MAGALHÃES, Luiz César Marques. Participação em banca de Eurides de Souza Santos. Sincronizando mundos diversos: um estudo do canto participativo na Romaria de Canudos. 2001. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
VEIGA, M.; OLIVEIRA, Jamary; GARCIA, Sonia Maria Chada; Tourinho, C.. Participação em banca de Maria da Conceição Costa Perrone. Prolegômeno para um Memorial da Escola de Música da UFBA. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

2.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada; LUEHNING, Angela Elizabeth; BORDINI, R.. Participação em banca de Agostinho Jorge de Lima. Cavalo-marinho. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

3.
VEIGA, M.; GARCIA, Sonia Maria Chada; LUEHNING, Angela Elizabeth; MAGALHAES, L. C. M.. Participação em banca de Yukio Agerkop. A música urbana de Aracaju. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VEIGA, M.; TRAVASSOS, E.; CASTELO BRANCO, S. S.. Comitê do Prêmio Gérard Béhague. 2008. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso da ANPPOM. 2007. (Congresso).

2.
Aula Magna do Mestrado em Música da Unversidade Federal da Paraíba (UFPB).Dicionários Brasileiros de Música e a Perplexidade das Províncias. 2006. (Outra).

3.
Fórum da Pós-graduação em Música da UFBA.Dicionários Brasileiros de Música e a Perplexidade das Províncias. 2006. (Outra).

4.
Fórum da Pós-graduação em Música da UFBA.As duas linguagens de música e seu relaconamento. 2006. (Outra).

5.
Seminário A UFBA e a Cultura.Em Contraponto. 2006. (Seminário).

6.
Sessão Pública da Academia Brasileira de Música.Dicionários Brasileiros de Música e a Perplexidade das Províncias. 2006. (Outra).

7.
XVI Congresso da ANPPOM. Desenvolvimento em tecnologias e técnicas. 2006. (Congresso).

8.
II Encontro Nacional da ABET - Etnomusicologia: lugares e caminhos, fronteiras e diálogos..Coordenação do Grupo de Trbalho Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX com Salwa El-Shawan Castelo-Branco. 2005. (Encontro).

9.
VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA.Disciplinando Música. 2005. (Seminário).

10.
II Encontro Nacional da ABET.Caldas Barbosa e suas cantigas: o caminho de volta. 2004. (Encontro).

11.
II Encontro Nacional da ABET.Inventário Preliminar para um Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia com Sônia Maria Chada Garcia. 2004. (Encontro).

12.
Forum da Pós-Graduação em Música da UFBA.O Mundo Maravilhoso da Metodologia, Forum da Pós-Graduação em Música da UFBA.. 2003. (Outra).

13.
XVIII Seminários Internacionais de Música, Diálogos Som e Palavra..Diálogos Som e Palavra: Teoria e Prática em Música: Apontamentos. Conferência no XVIII Seminários Internacionais de Música, Auditório da EMUS, UFBA.. 2003. (Seminário).

14.
XII Semana de Música e VI Semana Universitária da UECE.Sons e Ruídos ou da Arte e Ciência de Ensurdecer em Quinze Minutos. 2001. (Outra).

15.
Forum da Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia.Difusão de Música de Transmissão Oral e Escrita: Estudo de Casos na Canção Brasileira do Sécuilo XIX. 1999. (Outra).

16.
II Simpósio Latino-americano de Musicologia.Um Caso de Identificação de Modinhas do final do Século XVIII e Início do Século XIX. 1998. (Simpósio).

17.
II Simpósio Latino-americano de Musicologia.Ideologia da Cultura e da Música. 1998. (Simpósio).

18.
XI Encontro Nacional da ANPPOM.Expositor de Mesa Redonda, com Ilza Noigueira e Carole Gubernikoff. 1998. (Encontro).

19.
I Encontro Latino-amiricano de Educação Musical e VI Encontro Anual da ABEM.Conceito de Música e seus Reflexos na Educação Musical Formal Brasileira. 1997. (Encontro).

20.
X Encontro Nacional da ANPPOM.Membro da Comissão Científica e Expositor na Mesa Redonda: Avaliação da Produção em Música na Universidade. 1997. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Luciano André da Silva Almeida. Xisto Bahia, sua música e os processos de transmissão. Início: 2006. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Jean Joubert Freitas Mendes. Tradição e Modernidade: A Produção da Identidade Musical do Congado de Montes Claros na Contemporaneidade. Início: 2005. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Hugo Leonardo Ribeiro. Taieiras. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

2.
Ewelter de Siqueira e Rocha. A sagrada obdiência de Cantar os Mortos: Um estudo da função do canto fúnebre na Sentinela do Cariri.. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interinstitucional de Música UECE/ UFBA) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

3.
Maria Angélica Rodrigues Ellery. A Cantiga dos Beatos do Ofício das Sete Dores de Maria Santíssima, Juazeiro do Norte. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interinstitucional de Música UECE/ UFBA) - Universidade Estadual do Ceará, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

4.
Agostinho Jorge de Lima. Música tradicional e com tradição da Rabeca. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

5.
Alice Lumi Satomi. As Gotas de Chuva do Telhado: Música Ryukyu em São Paulo. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

6.
Ricardo Pamfílio de Souza. A música na Capoeira: Um estudo de caso.. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

7.
Regina Célia de Souza Cajazeira. Tradição e modernidade: O perfil das bandas de pífanos da Cidade de Marechal Deodoro - Alagoas.. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

8.
MARIA DA CONCEICAO COSTA PERRONE. Os Caboclos de Itaparica: história, música e simbolismo.. 1995. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

9.
SONIA MARIA CHADA GARCIA. A Música dos Caboclos: O Ilê Axê Dele Omi. 1995. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

10.
LUIZ CESAR MARQUES MAGALHAES. A Música do Povo Calado: Um Estudo do Toré Kiriri.. 1994. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

Tese de doutorado
1.
Agostinho Jorge de Lima. A Brincadeira do Cavalo-Marinho na Paraíba.. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

2.
MARIA DA CONCEICAO COSTA PERRONE. Música, Contexto e Tradição: estudo sobre a criação de uma instituição de ensino. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

3.
Hugo Leonardo Ribeiro. Dinâmica das identidades: análise estilística e contextual de três bandas metal da Cena Rock Underground de Aracaju.. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Etnomusicologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

4.
Pablo Sotuyo Blanco. As Lamentações de Jeremias no Brasil: Modelos Pré-Composicionais. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

5.
SONIA MARIA CHADA GARCIA. O surgimento do repertório musical dos Caboclos no seio do culto aos Orixás, em Salvador da Bahia. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tito Baqueiro Cerejo. Biblioteca Nacional [Lisboa], MM 4801: 'Viola de Lereno, Cantigas Novas': A estética literária em Caldas.. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

Iniciação científica
1.
Danilo Machado dos Santos. A modinha na Bahia. 2007. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

2.
Fernando Luis Monteiro de Jesus. Carnaval da Bahia a Partir da Invenção do Trio-elétrico em 1950. 2007. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

3.
Rodrigo Garcia. A Polca na Bahia (1850-1920): Um Estudo Substantivo de Quarenta e Nove Polcas. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

4.
Leandro de Magalhães Gazineo. Impressão Musical na Bahia. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

5.
Leandro de Magalhães Gazineo. Biblioteca Nacional [Lisboa], MM 4801: 'Viola de Lereno, Cantigas Novas'. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

6.
Luciano André da Silva Almeida. Biblioteca Nacional [Lisboa], MM 4801: 'Viola de Lereno, Cantigas Novas'.. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Composição e Regência) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.

Orientações de outra natureza
1.
Bárbara Brazil. Editoração de Manuscritos da Canção na Bahia. 2007. 0 f. Orientação de outra natureza. (Educação Musical) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 4:16:56