Carlos Alberto Felgueiras

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2916855460918534
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Possui Graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Automação pela Universidade Estadual de Campinas (1981), Mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1987) e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999). Atualmente é Tecnologista Senior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação Geográfica, Geoestatística, Ferramentas de Geoestatística, krigeagem e simulação, para representação de atributos geográficos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Alberto Felgueiras
Nome em citações bibliográficas
FELGUEIRAS, C. A.;Felgueiras, Carlos A.;FELGUEIRAS, CARLOS ALBERTO;CA, FELGUEIRAS

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Observação da Terra, Divisão de Processamento de Imagens.
RUA DOS ASTRONAUTAS, 1758
JARDIM DA GRANJA
12227010 - São José dos Campos, SP - Brasil - Caixa-postal: 515
Telefone: (12) 39456469
Ramal: 6469
Fax: (12) 39456468
URL da Homepage: http://www.dpi.inpe.br/~carlos


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1999
Doutorado em Computação Aplicada.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: MODELAGEM AMBIENTAL COM TRATAMENTO DE INCERTEZAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA: O PARADIGMA GEOESTATÍSTICO POR INDICAÇÃO, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Dra. SUZANA DRUCK FUKS e Dr. ANTÕNIO MIGUEL VIEIRA MONTEIRO.
Palavras-chave: Sistemas de Informacoes Geograficas; modelagem de atributos espaciais; tratamento de incertezas; geoestatística; Interpolacoes; krigeagem e simulação estocástica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Informática; Política Econômica e Administração Pública em Geral.
1983 - 1987
Mestrado em Computação Aplicada.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MODELAGEM DIGITAL DE TERRENO PARA MICROCOMPUTADORES,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: LUIZ ALBERTO VIEIRA DIAS.
Palavras-chave: Interpolacoes; Modelos Digitais de Terreno; Sistemas de Informacoes Geograficas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Informática; Política Econômica e Administração Pública em Geral.
1977 - 1981
Graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Automação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Engenheiro eletricista - Modalidade Automação.




Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/1988 - Atual
Treinamentos ministrados , Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Divisão de Processamento de Imagens.

Treinamentos ministrados
Treinamento em uso de tecnologias de Geoprocessamento: Treinamento nos softwares SITIM e SGI do INPE
01/1985 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Divisão de Processamento de Imagens.

12/1982 - 12/1984
Pesquisa e desenvolvimento , Divisao de Meteorologia, .


Computação Aplicada - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, CAP/INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Colaborador de Pós-Graduação na Computação Aplicada (CAP) do INPE nos cursos de Introdução ao Geoprocessamento e Análise de Dados Espaciais



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Software para Meteorologia
2.
Pesquisa e Desenvolvimento de Software para Geoprocessamento

Objetivo: Pesquisar e implementar ferramentas de manipulação e análise de dados espaciais no sistema de informações geográficas SPRING desenvolvido na Divisão de Processamento Digital de Imagens do INPE..
Palavras-chave: Sistemas de Informação Geográfica; geoprocessamento; geografical information systems.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Gerenciamento de metadados de grandes volumes de dados de sensoriamento remoto
Descrição: Um dos serviços disponibilizados gr atuitamente pelo INPE par a a comunidade científica é o catálogo de imagens de sensoriamento remoto (também chamadas de imagens de satélite). Este catálogo contém um volume de apro ximadamente 120 TB de dados (imagens em formato GeoTIFF), e está em constante crescimento , em virtude dos satélites captur arem novas imagens diariamente. P or exemplo, o satélite CBERS-2B, enquanto oper acional, trabalhava com uma taxa de ger ação de dados de 120 megapix els por minuto . Selecionando a região de São Paulo, capital, uma consulta no catálogo de imagens do INPE apresenta um total de 640 imagens da mesma região , obtidas des de meados de 1980. Consider ando que cada imagem possui aproximadamente 7000 linhas por 7000 colunas, e ocupa em disco (em média) um total de 5 0 MB, isto representa um total de 32 GB de dados com potencial par a mapeamento da mesma região , desde 1980 até os dias atuais. P ara exemplificar, isto equivale a 8 mil músicas em formato MP3 (cada uma com 3.5 MB em média) ou ainda a 40 mil documentos de texto de tamanho médio 800 KB . No entanto , este volume de dados nem sempre é apro veitado de maneir a integral. Em geral, os pesquisadores realizam buscas nos catálogos de imagens de satélite par a fazer o download de c enas de interesse. Os critérios utilizados par a a busca, na maior parte dos casos, são baseados em localização da imagem e tipo de sensor . Nenhum catálogo de imagens de satélite inclui parâmetros de busca mais sofisticados, como nos mecanismos de busca de imagens da internet (exemplo http://images.google.com/), que incluem o conteúdo presente nas imagens. No caso de sensoriamento remoto , um exemplo de buscas seria: encontre imagens de satélite que contenham áreas de vegetação, rios ou lagos, e poucas nuv ens. Ou ainda: encontre imagens de satélite da Amazônia com áreas de desmatamento maiores que áreas de floresta. Assim, este projeto visa produzir uma metodologia de geração de metadados par a imagens de satélite baseada em conteúdo , por meio de oper ações básicas de processamento de imagens, aliadas a técnicas de miner ação de dados e gerenciamento de grandes volumes de dados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Carlos Alberto Felgueiras - Integrante / Thales Sehn Korting - Coordenador / Emiliano Ferreira Castejon - Integrante.
2016 - 2018
Avaliação de Procedimentos Geoestatísticos para Incremento da Acurácia de Modelos Digitais de Elevação
Descrição: Esta pesquisa objetiva avaliar, investigar, desenvolver e validar, métodos e metodologias computacionais, baseados de procedimentos geoestatísticos, para melhorar a acurácia do atributo altimetria de Modelos Digitais de Elevação (MDEs). Os MDEs são componentes importantes em várias aplicações como, por exemplo, na elaboração de mapas de suscetibilidade a deslizamentos de terra, na extração de redes de drenagens, nas construções de gasodutos e estradas, em delimitações de bacias hidrográficas, e várias outras. Para atender a essa demanda é imprescindível que os MDEs tenham uma acurácia mínima e desejável, de tal forma, que os resultados produzidos possam orientar melhor as atividades de intervenções e tomadas de decisão. Neste sentido, a geração de MDEs requer o emprego de dados mais precisos e de técnicas computacionais adequadas. Para atender a estes requisitos esta pesquisa propõe o uso de procedimentos geoestatísticos lineares e não lineares. A geoestatística pode ser vista como uma ferramenta que engloba um conjunto de métodos estocásticos que possibilitam predições de variáveis que se distribuem sobre o espaço geográfico, simulações para construções de novos cenários e gerações de mapas de incertezas relacionadas com as predições e simulações, os quais são relevantes para qualificação dos resultados obtidos. Muitas pesquisas no Brasil, frequentemente fazem uso de dados de altimetria oriundos de fontes gratuitas, e posteriormente empregam procedimentos de modelagens, com uso desses dados, não adequados. Em geral, tais dados são gerados via processamento de imagens de satélite e posteriormente disponibilizados via internet. Apesar de esses dados serem densos e com boa distribuição espacial, comprometem no quesito acurácia. Para muitas aplicações a acurácia dessas informações pode ser inaceitável. Uma forma de amenizar esse problema é agregar esses dados de altimetria no banco de dados e empregá-los conjuntamente com outras informações, advindas de fontes confiáveis e de melhor qualidade, no processo de modelagem. Geralmente, dados de altimetria de alta acurácia e precisão são decorrentes do trabalho de coleta de dados em pontos localizados sobre a região investigada. Trata-se de uma tarefa custosa e necessária, que envolvem visitas e deslocamentos em campo com apoio de equipamentos de alta tecnologia. Nesse contexto, este trabalho objetiva integrar diferentes fontes de dados de elevação, através de métodos geoestatísticos, para se obter informação de altimetria de melhor qualidade. Serão explorados softwares específicos tais como R, Gstat, Gslib, SPRING, etc., e também serão desenvolvidos funções específicas segundo as necessidades das pesquisas. Serão feitas validações utilizando informações de alta acurácia de equipamento de posicionamento global de alta acurácia, em trabalhos de campo, e de dados de sensoriamento remoto de alta resolução. Também serão adotadas validações com dados resultantes de extração de características dos MDEs como, por exemplo, redes de drenagem, limites de bacias hidrográficas, mapas de isolinhas, mapas de declividade, etc.. As metodologias desenvolvidas neste trabalho de pesquisa serão aplicadas a estudos de caso em regiões geográficas do Sudeste do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Alberto Felgueiras - Coordenador / Eduardo Celso Gerbi Camargo - Integrante / Jussara de Oliveira Ortiz - Integrante / Sérgio Rosim - Integrante / Camilo Daleles Renno - Integrante / Sidnei João Siqueira Sant´Anna - Integrante / Antonio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / João Ricardo de Freitas Oliveira - Integrante / Laércio Massaru Namikawa - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
CsF - PVE (Coordenacao) Integration of Multi-sensor and Multi-scale Remote Sensing Data for Examining Land Use/Cover Disturbance at a Regional Scale in the Brazilian Amazon
Descrição: Project Summary: Integration of Multi-sensor and Multi-scale Remote Sensing Data for Examining Land Use/Cover Disturbance at a Regional Scale in the Brazilian Amazon: The goal of this project is to develop methods/models for mapping and monitoring land use/cover disturbance at a regional scale in the Brazilian Amazon by integrating multi-sensor and multi-scale remote sensing data. Specifically, the objectives of this project are to (1) Develop methods/models to integrate multi-sensor and multi-scale remote sensing data for mapping fractional land use/cover data in the Brazilian Amazon; (2) Conduct uncertainty analysis to identify the major factors influencing land use/cover estimation errors, and then refine the methods/models; (3) Apply the developed methods/models to multitemporalcoarse spatial resolution images for developing time series fractional land use/cover data and examine the land use/cover disturbance at a regional scale; In order to develop the methods/models for regional land use/cover mapping and monitoring, we select four states (Pará, Mato Grosso, Rondônia and Maranhão) coveringa total area of approximately 2,720,600 km2 in the Brazilian Amazon as the study area. Multi-sensor/multi-scale remote sensing data (e.g., high spatial resolution images like QuickBird, IKONOS, RapidEye), medium spatial resolution images like Landsat TM/ETM/CBERS, and coarse spatial resolution images like MODIS/MISR/DMSP-OLS) are used. The methods/models for estimating regional land use/cover data are first developed with 2010 satellite images. Evaluation and uncertainty analysis of the estimates are conducted in order to identify the major factors influencing estimation errors, and refine the methods/models. The developed methods/models are transferred to multitemporal MODIS/MISR/DMSP-OLS data to develop time series land use/cover data for further examination of the land use/cover disturbance at a regional scale...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .

Integrantes: Carlos Alberto Felgueiras - Integrante / Corina da Costa Freitas - Integrante / Camilo Daleles Renno - Integrante / DUTRA, LUCIANO VIEIRA - Coordenador / Sidnei João Siqueira Sant´Anna - Integrante / Dengsheng Lu - Integrante / Thales Sehn Korting - Integrante / MARINALVA DIAS SOARES - Integrante / Guiying Li - Integrante / Scott Hetrick - Integrante / Eliana Pantaleao - Integrante.
2010 - Atual
LUA/IAM - Land use change in Amazonia: Institutional Analysis and Modeling at multiple temporal and spatial scales (PRONEX 08/58112)
Descrição: FAPESP RESEARCH PROGRAMME ON GLOBAL CLIMATE CHANGE (FRPGCC) Research Project (LUA/IAM Project) (Processo PRONEX 08/58112) Summary This project aims to understand and model the social processes that contribute to large-scale deforestation in Amazonia. Biomass burning emissions associated with deforestation in the region are responsible for 74% of Brazil s greenhouse gas emissions and have an impact on global environmental changes. We argue that land changes in Amazonia are brought about by social and institutional arrangements that need to be better understood and incorporated into Land Use and Land Cover Change (LUCC) models. Thus we propose to explore the following core scientific question: How interrelated are the trajectories of land systems and the evolution of institutional arrangements in Amazonia?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Alberto Felgueiras - Integrante / Corina da Costa Freitas - Integrante / Gilberto Câmara - Coordenador / Leila Maria Garcia Fonseca - Integrante / Luciano Vieira Dutra - Integrante / Sidnei João Siqueira Sant´Anna - Integrante / Dengsheng Lu - Integrante / Emilio Frederico Moran - Integrante / Mateus Batistella - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


1991 - Atual
SPRING - Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas
Descrição: Sistema de Processamento de Informações Geográficas, para ambientes UNIX e Windows, desenvolvido desde 1991 pelo INPE. O esforço de desenvolvimento supera 250 homens*ano. Temos mais de 180.000 usuários cadastrados do SPRING em todo o mundo. É um projeto de Pesquisa e desenvolvimento de software para Sistemas de Informações Geográficas. O SPRING é um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no estado-da-arte com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais. O SPRING é um projeto do INPE / DPI (Divisãode Processamento de Imagens) com a participação de: EMBRAPA/CNPTIA - Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para Agricultura, IBM Brasil - Centro Latino-Americano de Soluções para Ensino Superior e Pesquisa, TECGRAF - PUC Rio - Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio, PETROBRÁS/CENPES - Centro de Pesquisas "Leopoldo Miguez". O projeto contou com substancial apoio financeiro do CNPq, através dos programas RHAE e PROTEM/CC (projeto GEOTEC). Os objetivos do projeto SPRING são: Construir um sistema de informações geográficas para aplicações em Agricultura, Floresta, Gestão Ambiental, Geografia, Geologia, Planejamento Urbano e Regional; Tornar amplamente acessível para a comunidade brasileira um SIG de rápido aprendizado; Fornecer um ambiente unificado de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para aplicações urbanas e ambientais e; Ser um mecanismo de difusão do conhecimento desenvolvido pelo INPE e seus parceiros, sob forma de novos algoritmos e metodologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Carlos Alberto Felgueiras - Coordenador / Antônio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Eduardo Celso Gerbi Camargo - Integrante / Jussara de Oliveira Ortiz - Integrante / Sérgio Rosim - Integrante / Dutra, Luciano V. - Integrante / Gilberto Câmara - Integrante / Leila Maria Garcia Fonseca - Integrante / Ricardo Cartaxo Modesto de Souza - Integrante / Ubirajara Moura de Freitas - Integrante / Laércio Namikawa - Integrante / João Pedro Cerveira Cordeiro - Integrante / Leonardo Bins - Integrante / Guaraci José Erthal - Integrante / Sílvia Shizue Leonardi - Integrante / Sueli Pissarra Castellari - Integrante / Silvana Amaral Kampel - Integrante / Marisa da Motta - Integrante / José Cláudio Mura - Integrante / Lauro Tsutomu Hara - Integrante.
1984 - 1990
Desenvolvimento de software para o Projeto do Sistema de Informações Geográficas SGI
Descrição: Pesquisa, desenvolvimento e implementação de geotecnologias em um Sistema de Informações Geográficas.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Carlos Alberto Felgueiras - Coordenador / Eduardo Celso Gerbi Camargo - Integrante / Gilberto Câmara - Integrante / Ricardo Cartaxo Modesto de Souza - Integrante / Laércio Namikawa - Integrante / Leonardo Bins - Integrante / Guaraci José Erthal - Integrante / Sílvia Shizue Leonardi - Integrante / Sueli Pissarra Castellari - Integrante / Lauro Tsutomu Hara - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sistemas de Informação Geográfica/Especialidade: Modelagem Digital de Terreno.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sistemas de Informação Geográfica/Especialidade: Geoestatística.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CA, FELGUEIRAS2018 CA, FELGUEIRAS; JO, ORTIZ ; ECG, CAMARGO ; LM, NAMIKAWA ; S, ROSIM ; JRF, OLIVEIRA ; CD, RENNO ; SJS, SANT ANNA ; AMV, MONTEIRO . Fusion Based on Geostatistics to Improve the Altimetry Accuracies of Digital Elevation Models. Geoinformatics & Geostatistics: An Overview, v. 06, p. 1-7, 2018.

2.
DE OLIVEIRA ORTIZ, JUSSARA2017 DE OLIVEIRA ORTIZ, JUSSARA ; FELGUEIRAS, CARLOS ALBERTO ; CAMARGO, EDUARDO CELSO GERBI ; RENNÓ, CAMILO DALELES ; ORTIZ, MANOEL JIMENEZ . Spatial Modeling of Soil Lime Requirements with Uncertainty Assessment Using Geostatistical Sequential Indicator Simulation. OPEN JOURNAL OF SOIL SCIENCE, v. 07, p. 133-148, 2017.

3.
FELGUEIRAS, C. A.;Felgueiras, Carlos A.;FELGUEIRAS, CARLOS ALBERTO;CA, FELGUEIRAS2016 FELGUEIRAS, C. A.; MONTEIRO, A. M. V. ; ORTIZ, J. O. ; Camargo ; CAMARGO, E. C. G. . Spatial Modeling of Categorical Attributes Using Indicator Simulation and Soft Iinformation with Uncertainty Analyses. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE), v. 68, p. 655-664, 2016.

4.
FELGUEIRAS, C. A.2015 FELGUEIRAS, C. A.; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. . Anisotropic geostatistical modeling of Carbon Dioxide emissions in the Brazilian Negro Basin, Pantanal Sul. GEOGRAFIA (RIO CLARO. IMPRESSO), v. 40, p. 227-238, 2015.

5.
Guimarães, Ricardo J. P. S.2012Guimarães, Ricardo J. P. S. ; Freitas, Corina C. ; Dutra, Luciano V. ; Felgueiras, Carlos A. ; Drummond, Sandra C. ; Tibiriçá, Sandra H. C. ; Oliveira, Guilherme ; Carvalho, Omar S. . Use of Indicator Kriging to Investigate Schistosomiasis in Minas Gerais State, Brazil. JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE, v. 2012, p. 1-10, 2012.

6.
GUIMARÃES, RICARDO JOSÉ DE PAULA SOUZA2010GUIMARÃES, RICARDO JOSÉ DE PAULA SOUZA ; FREITAS, CORINA COSTA ; DUTRA, LUCIANO VIEIRA ; SCHOLTE, RONALDO GUILHERME CARVALHO ; MARTINS-BEDÉ, FLÁVIA TOLEDO ; FONSECA, FERNANDA RODRIGUES ; AMARAL, RONALDO SANTOS ; DRUMMOND, SANDRA COSTA ; FELGUEIRAS, CARLOS ALBERTO ; OLIVEIRA, GUILHERME CORRÊA ; CARVALHO, OMAR SANTOS . A geoprocessing approach for studying and controlling schistosomiasis in the state of Minas Gerais, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 105, p. 524-531, 2010.

7.
Guimarães, Ricardo J.P.S.2009Guimarães, Ricardo J.P.S. ; Freitas, Corina C. ; Dutra, Luciano V. ; FELGUEIRAS, C. A. ; Moura, Ana C.M. ; Amaral, Ronaldo S. ; Drummond, Sandra C. ; Scholte, Ronaldo G.C. ; Oliveira, Guilherme ; Carvalho, Omar S. . Spatial distribution of Biomphalaria mollusks at São Francisco River Basin, Minas Gerais, Brazil, using geostatistical procedures. Acta Tropica, v. 109, p. 181-186, 2009.

8.
Silva, J. S. V.2007Silva, J. S. V. ; Carvalho, J. R. P. ; Santos, R. F. ; Felgueiras, Carlos A. . ZONEAMENTOS AMBIENTAIS: QUANDO UMA UNIDADE TERRITORIAL PODE SER CONSIDERADA HOMOGÊNEA?. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online), v. 59, p. 83-91, 2007.

9.
ORTIZ, J. O.2004ORTIZ, J. O. ; FELGUEIRAS, C. A. ; DRUCK, S. ; MONTEIRO, Antonio Miguel . Modelagem de fertilidade do solo por simulação estocástica com tratamento de incertezas. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 39(4), p. 379, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FELGUEIRAS, C. A.; GARROTT, J. . Introdução ao Processamento Digital de Imagens - Implementação em Java. 1. ed. Lisboa - Portugal: FCA - Editora de Informatica, Lda, 2008. 133p .

Capítulos de livros publicados
1.
ORTIZ, J. O. ; FELGUEIRAS, C. A. ; DRUCK, S. ; MONTEIRO, A. M. V. . Avaliação de Procedimentos Geoestatísticos de Cokrigagem para determinacao da Distribuição Espacial de Propriedades do Solo. In: Margareth Simões Penello Meirelles; Gilberto Camara; Clauda Maria de Almeida. (Org.). Geomática Modelos e Aplicações Ambientais. 1ed.Brasilia, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2007, v. 1, p. 387-408.

2.
FELGUEIRAS, C. A.; DRUCK, S. ; MONTEIRO, A. M. V. . Análise Espacial de Superfícies por Geoestatística: o enfoque por indicação. In: Suzana Druck; Marília Sá Carvalho; Gilberto Câmara; Antônio Miguel Vieira Monteiro. (Org.). Análise Espacial de Dados Geográficos. 1ed.Planaltina, DF: Embrapa Informação tecnológica, 2004, v. , p. 125-154.

3.
FELGUEIRAS, C. A.; CÂMARA NETO, G. . Sistema de Informacoes Geograficas do Inpe. In: Eduardo Delgado Assad; Edson Eyji Sano. (Org.). SISTEMA DE INFORMACOES GEOGRAFICAS APLICACOES NA AGRICULTURA. PLANALTINA - DISTRITO FEDERAL: EMBRAPA-CPAC, 1993, v. , p. 39-59.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Guimarães, Ricardo J.P.S. ; FREITAS, C. C. ; Dutra, L. V, ; SCHOLTE, R. G. C. ; MARTINS-BEDE, F. T. ; Fonseca, F. R. ; Amaral, R. S. ; Drummond, Sandra C. ; FELGUEIRAS, C. A. ; Oliveira, G. C. ; Carvalho, O. S. . A geoprocessing approach for studying and controlling schistosomiasis in the state of Minas Gerais, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), Rio de Janeiro, Brazil, p. 524 - 531, 01 jul. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FELGUEIRAS, CARLOS ALBERTO; ORTIZ, J. O. ; CAMARGO, E. C. G. . Modelagem espacial por técnicas fuzzy para obtenção de cenários de aptidão utilizando dados de elevação e de teor de argila do solo. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos - SP. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2017. v. 1. p. 7511-7518.

2.
FELGUEIRAS, C. A.; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. . Exploring Geostatistical Methods to Improve the Altimetry Accuracies of Digital Elevation Models. In: 2017 International Conference on GeoComputation, 2017, Leeds, England. 2017 International Conference on GeoComputation, 2017.

3.
FELGUEIRAS, C. A.; ORTIZ, J. O. ; CAMARGO, E. C. G. ; NAMIKAWA, L. M. ; KORTING, T. S. . Modeling and visualization of uncertainties of categorical spatial data using geostatistics, 3D planar projections and color fusion techniques. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOINFORMÁTICA, 18, 2017, Salvador, Bahia. Anais do 18o. Simpósio Brasileiro de Geoinformática. São José dos Campos: INPE, 2017. v. 1. p. 152-162.

4.
KORTING, T. S. ; NAMIKAWA, L. ; FONSECA, L. M. G. ; FELGUEIRAS, C. A. . HOW TO EFFECTIVELY OBTAIN METADATA FROM REMOTE SENSING BIG DATA?. In: GEOBIA 2016 Solutions and Synergies, 2016, Enschede, The Nederlands. Proceedings of the GEOBIA 2016 Solutions and Synergies, 2016.

5.
MOREIRA, N. A. P. ; FELGUEIRAS, C. A. ; DUTRA, L. V. . POSITIONAL ACCURACY IN ORBITAL IMAGES OF HIGH AND MEDIUM RESOLUTION: CASE STUDY WITH IMAGESENSORS OF THE SPOT, RAPIDEYE AND RESOURCESAT SATELLITES. In: XVII Simpósio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú, Misiones. Libro de Actas del XVII Simposio Internacional en Percepción Remota y Sistemas de Información Geográfica. Luján, Buenos Aires, Argentina: EdUnLu - Editora de la Universidad de Luján, 2016. v. I. p. 1565-1577.

6.
FELGUEIRAS, C. A.; ORTIZ, J. O. ; CAMARGO, E. C. G. . SPATIAL PREDICTIONS OF CATEGORICAL ATTRIBUTES CONSTRAINED TO UNCERTAINTY ASSESSMENTS. In: XVII Simpósio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú, Misiones. Libro de Actas del XVII Simposio Internacional en Percepción Remota y Sistemas de Información Geográfica. Luján, Buenos Aires,Argentina: EdUnLu - Editora de la Universidad de Luján, 2016. v. I. p. 1731-1740.

7.
FELGUEIRAS, C. A.; MONTEIRO, A. M. V. ; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. . Improving Accuracy of Categorical Attribute Modeling with Indicator Simulation and Soft Information. In: 13th International Conference on GeoComputation Geospatial Information Sciences, 2015, Richardson, Texas. Proceedings of the 13th International Conference on GeoComputation Geospatial Information Sciences, 2015. v. 1. p. 25-31.

8.
FELGUEIRAS, C. A.; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. . Abordagem geoestatística por indicação com uso de copulas bivariadas empíricas para modelagem de incertezas associadas a imagens de sensoriamento remoto. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2015, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos - SP: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, 2015. v. 1. p. 6373-6380.

9.
Yamada, M. M. ; FELGUEIRAS, C. A. ; Oliveira, M. A. F. ; DUTRA, L. V. ; Albuquerque, P. C. G. . Avaliação quantitativa da acurácia posicional de imagens de sensoriamento remoto de diferentes resoluções espaciais. In: XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2015, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos - SP - BR: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, 2015. v. 1. p. 4172-4179.

10.
FELGUEIRAS, C. A.; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. . Geostatistical anisotropic modeling of carbon dioxide emissions in the Brazilian Negro basin, Mato Grosso do Sul. In: 5o Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2014, Campo Grande - MS. Anais do 5o Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. São José dos Campos - SP: INPE, 2014. v. 1. p. 896-904.

11.
FELGUEIRAS, C. A.; ORTIZ, J. O. ; CAMARGO, E. C. G. . Application of Geostatistical Conflation Techniques to Improve the Accuracy of Digital Elevation Models. In: GEOINFO 2014 - XV Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2014, Campos do Jordão, SP. Proceeding of the XV Brazilian Symposium on Geoinformatics(GeoInfo 2014). São José dos Campos - SP: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2014. p. 149-155.

12.
FELGUEIRAS, C. A.; CAMARGO, E. C. G. ; RENNO, C. D. ; ORTIZ, J. O. . Spatial Variability Analysis of CBERS CCD Images in Forest Regions. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 16. (SBSR), 2013, 2013, Foz do Iguaçu - PR - Brasil. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos - SP: TecArt Editora Ltda, 2013. p. 2180-2187.

13.
Felgueiras, Carlos A.; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. ; Rosim, R. . Using Spatial Uncertainties to Create Probability Maps for Continuous Attributes. In: 10th International Symposium on Spatial Accuracy Assessment in Natural Resources and Environmental Sciences, 2012, Florianópolis, SC, Brazil. Proceedings of the Tenth International Symposium on Spatial Accuracy Assessment in Natural Resources and Environmental Sciences. Florianópolis: AGNUS, 2012. v. 1. p. 299-304.

14.
Souza e Guimarães, R. J. P. ; FREITAS, C. C. ; Dutra, L. V, ; FELGUEIRAS, C. A. ; Drummond, S. C. ; Oliveira, G. C. ; Carvalho, O. S. . Estimativa da prevalência da esquistossomose usando krigeagem. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 2011, Curitiba. XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, 2011. v. 1. p. 8429-8436.

15.
BOULOMYTIS, V. T. G. ; BRESAOLA JUNIOR, R. ; FELGUEIRAS, C. A. . Identificação de áreas agrícolas com intervenção em áreas de preservação permanente: caso da bataticultura na sub-bacia do Rio das Antas, Bueno Brandão, MG. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 14, 2009, Natal -RN - Brasil. Anais do 14o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos - SP: INPE, 2009. p. 5115-5122.

16.
ORTIZ, J. O. ; FELGUEIRAS, C. A. ; RENNO, C. D. . Simulação conjunta de variáveis correlacionadas para aplicação em modelagem espacial.. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2007, Florianópolis, SC, Brazil. Anais do 13o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos - SP: INPE, 2007. p. 2955-2962.

17.
Silva, J. S. V. ; Carvalho, J. R. P. ; Santos, R. F. ; FELGUEIRAS, C. A. . Espacialização da homogeneidade e heterogeneidade do meio biofísico para planejamento ambiental utilizando análise multivariada. In: 1o SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 2006, Campo Grande - MS. Anais do 1o Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária/INPE, 2006. p. 691-699.

18.
FELGUEIRAS, C. A.. A tecnologia SPRING, breve histórico, status atual e evolução. In: 1º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2006, Campo Grande - MS. Anais 1º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. Campinas - SP: Embrapa Informática Agropecuária/INPE, 2006. p. 811-824.

19.
Souza e Guimarães, R. J. P. ; FREITAS, C. C. ; Dutra, L. V, ; FELGUEIRAS, C. A. ; Moura, A. C. M. ; Amaral, R. S. ; Drummond, S. C. ; Scholte, R. G. C. ; Freitas, C. R. ; Carvalho, O. S. . Distribuição Espacial dos Moluscos do Gênero Biomphalaria na Bacia do Rio São Francisco - MG usando Krigeagem por Indicação. In: X Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 2005, Belo Horizonte - MG - Brasil. Anais do Simpósio Internacional sobre Esquistossomose.

20.
FELGUEIRAS, C. A.; DRUCK, S. ; MONTEIRO, A. M. V. ; ORTIZ, J. O. . A comparative study of indicator kriging and indicator simulation procedures for elevation data modeling. In: XI Simpósio LatinoAmericano sobre Percepcion Remota y Sistemas de Informacion Espacial SELPER, 2004, Santiago - Chile. CDROM do XI Simpósio LatinoAmericano sobre Percepcion Remota y Sistemas de Informacion Espacial SELPER.

21.
ORTIZ, J. O. ; Rosim, R. ; FELGUEIRAS, C. A. . Determinação das Manchas de Inundação utilizando procedimento geoestatístico com informação auxiliar de relevo. In: XI Simpósio LatinoAmericano sobre Percepcion Remota y Sistemas de Informacion Espacial - SELPER, 2004. Anais do XI SELPER - CDROM.

22.
Silva, J. S. V. ; FELGUEIRAS, C. A. . Proposta para elaborar zoneamento associando geotecnologias e análise multivariada. In: GIS BRASIL 2004 10o SHOW DE GEOTECNOLOGIAS 4a MOSTRA DO TALENTO CIENTÍFICO, 2004, 2004, São Paulo. GIS BRASIL 2004 10o SHOW DE GEOTECNOLOGIAS 4a MOSTRA DO TALENTO CIENTÍFICO, 2004.

23.
ORTIZ, J. O. ; FELGUEIRAS, C. A. ; DRUCK, S. ; MONTEIRO, A. M. V. . Um estudo comparativo entre os procedimentos geoestatísticos de krigeagem por indicação e simulação estocástica para amostras de alumínio. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 11, 2003, Belo Horizonte. Anais XI SBSR. v. 1. p. 999-1004.

24.
FELGUEIRAS, C. A.; DRUCK, S. ; MONTEIRO, A. M. V. . Classificação de atributos espaciais baseada em informações de incerteza: Uma metodologia de apoio a decisões. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte. Anais do XI SBSR. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. v. 1. p. 967-974.

25.
FELGUEIRAS, C. A.; FUKS, S. D. ; MONTEIRO, A. M. V. ; CAMARGO, E. C. G. . Uso de simulação estocástica não linear para inferências de atributos espaciais numéricos. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, X, 2001, Foz do Iguaçu - Paraná. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, X, 2001. v. Sessão. p. 437-446.

26.
CAMARGO, E. C. G. ; FELGUEIRAS, C. A. ; MONTEIRO, A. M. V. . A importância da modelagem da anisotropia na distribuição espacial de variáveis ambientais utilizando procedimentos geoestatísticos. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, X, 2001, Foz do Iguaçu - Paraná. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, X, 2001. v. Sessão. p. 395-402.

27.
FELGUEIRAS, C. A.; FUKS, S. D. ; MONTEIRO, A. M. V. . Raster Representations of Spatial Attributes with Uncertainty Assessment Using Nonlinear Stochastic Simulation. In: 6th International Conference on GeoComputation, 2001, Brisbane, Austrália. Proceedings of the 6th International Conference on GeoComputation, 2001.

28.
FELGUEIRAS, C. A.; FUKS, S. D. ; MONTEIRO, A. M. V. ; CAMARGO, E. C. G. . On the use of indicator simulation for numerical predictions with uncertainty assessment. In: II Brazilian Workshop on GeoInformatics, 2000, São Paulo - SP. Proceedings of the II Brazilian Workshop on GeoInformatics, 2000.

29.
FELGUEIRAS, C. A.; MONTEIRO, A. M. V. ; FUKS, S. D. ; CAMARGO, E. C. G. . Inferências e Estimativas de Incertezas Utilizando Técnicas de Krigeagem não Linear.. In: GISBrasil 99 - V Congresso e Feira para Usuários de Geoprocessamento da América Latina, 1999, Salvador. GISBrasil 99, 1999.

30.
CAMARGO, E. C. G. ; MONTEIRO, A. M. V. ; FELGUEIRAS, C. A. ; FUKS, S. D. . Integração de Geoestatística e Sistemas de Informação Geográfica: Uma necessidade. In: GISBrasil 99 - V Congresso e Feira para Usuários de Geoprocessamento da América Latina, 1999, Salvador - Bahia, 1999.

31.
FELGUEIRAS, C. A.; MONTEIRO, A. M. V. ; CAMARGO, E. C. G. ; CÂMARA NETO, G. ; FUKS, S. D. . Integrating Geostatistical Tools in Geographical Information Systems. In: I Brazilian Workshop on GeoInformatics, 1999, Campinas - SP. Proceedings of the I Brazilian Workshop on GeoInformatics, 1999.

32.
QUINTANA, M. C. ; FELGUEIRAS, C. A. . Generación de Mapas de Visibilidad a partir de Modelos Digitales del Terreno. In: VIII Simpósio LatinoAmericano de Percepción Remota, 1997, Mérida, 1997.

33.
FELGUEIRAS, C. A.. Análises sobre Modelos Digitais de Terreno. In: VIII Simpósio Latino Americano de Percepción Remota, 1997, Mérida, 1997.

34.
FELGUEIRAS, C. A.. Interfaceamento de Sistemas de Informacoes Geograficas Com Banco de Dados Relacional. In: VII SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1993. CURITIBA, PR, BRASIL. p. 0-0.

35.
FELGUEIRAS, C. A.. Uma Metodologia Para Geracao de Modelos Digitais de Terreno Por Grade Triangular. In: VII SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1993. CURITIBA, PR, BRASIL. p. 0-0.

36.
FELGUEIRAS, C. A.. Metodologias de Integracao de Dados Em Sistemas de Informacoes Geograficas. In: VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1990. MANAUS, AM, BRASIL. p. 0-0.

37.
FELGUEIRAS, C. A.. Integracao de Dados de Modelos Numericos de Terreno e Imagens de Satelite Utilizando Transformacao Ihs.. In: VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1990. MANAUS, AM, BRASIL. p. 0-0.

38.
FELGUEIRAS, C. A.. Integracao de Dados Geologicos, Geofisicos e Imagens Tm/Landsat Na Regiao de Pontes e Lacerda, Utilziando-Se de Um Sistema de Informacoes Geograficas. In: VI SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1990. MANAUS, AM, BRASIL. p. 0-0.

39.
FELGUEIRAS, C. A.. Geração de Modelos de Grade Triangular Em Ambiente de Microcomputador. In: IV SIMPOSIO LATINO AMERICANO EN PERCEPCION REMOTA, 1989, Bariloche, Argentina. Anais do IV SIMPOSIO LATINO AMERICANO EN PERCEPCION REMOTA. p. 0-0.

40.
FELGUEIRAS, C. A.. Uma Metodologia Para Densificacao de Grade Regular Retangular. In: II SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMPUTACAO GRAFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS, 1989. AGUAS DE LINDOIA, SP, BRASIL. p. 0-0.

41.
FELGUEIRAS, C. A.. Aplicacoes de Modelos Numericos de Elevacao e Integracao Com Imagens de Satelite. In: V SIMPOSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1988. NATAL, RN, BRASIL. p. 0-0.

42.
FELGUEIRAS, C. A.. Integracao de Modelos Digitais de Terreno Ao Sistema de Informacoes Geograficas do Inpe. In: XXI CONCRESSO NACIONAL DE INFORMATICA, 1988. RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL. p. 0-0.

43.
FELGUEIRAS, C. A.. Sistemas de Informacao Geografica. In: XXI CONGRESSO NACIONAL DE INFORMATICA, 1988. RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL. p. 0-0.

44.
FELGUEIRAS, C. A.. Projecoes Geometricas Planares de Modelos Digitais de Terreno. In: XI CONGRESSO NACIONA DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1988. OURO PRETO, MG, BRASIL. p. 0-0.

45.
FELGUEIRAS, C. A.. Data Integration By Use Of Digital Terrain Model And Ihs Transfor Mation. In: II SIMPOSIO LATINOAMERICANO SOBRE SENSORES REMOTOS, 1987, Bogotá - Colômbia, 1987. p. 0-0.

46.
FELGUEIRAS, C. A.. Um Sistema de Modelagem Digital de Terreno Para Microcomputadores. In: X CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACDIONAL, 1987. GRAMADO, RS, BRASIL. p. 0-0.

47.
FELGUEIRAS, C. A.. Um Sistema Geografico de Informacao Para Dados Cartograficos e Imagensde Satelite.. In: X CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1987. GRAMADO, RS, BRASIL. p. 0-0.

48.
FELGUEIRAS, C. A.. Geracao Automatica de Mapas de Isolinhas Utilizando Microcomputador. In: XX CONGRESSO NACIONAL DE INFORMATICA, 1987. SAO PAULO, SP, BRASIL. p. 0-0.

49.
FELGUEIRAS, C. A.. Modelagem Digital de Terreno No Sistema Geografico de Informacoes do Inpe. In: II SIMPOSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 1987. PORTO ALEGRE, RS, BRASIL. p. 0-0.

50.
FELGUEIRAS, C. A.. Visualizacao de Modelos Digitais de Terreno. In: II SIMPOSIO LATINOAMERICANO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1986. GRAMADO, RS, BRASIL. p. 0-0.

51.
FELGUEIRAS, C. A.. O Banco de Dados Geograficos do Inpe. In: I SIMPOSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 1986. RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL. p. 0-0.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FELGUEIRAS, C. A.; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. ; RENNO, C. D. . Uncertainty modeling for data from remote sensing images using copula based indicator approaches. In: SPATIAL STATISTICS 2013 CONFERENCE, 2013, OHIO - COLUMBUS. SPATIAL STATISTICS 2013 CONFERENCE, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FELGUEIRAS, C. A.. Palestra: 'As GeoTecnologias desenvolvidas no INPE e suas aplicações nos diversos setores governamentais'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Felgueiras, Carlos A.. Assessment of local and global accuracies for spatial data classification. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Felgueiras, Carlos A.. General Overview of the SPRING Geographic Information System. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Felgueiras, Carlos A.; CAMARGO, E. C. G. ; ORTIZ, J. O. ; Rosim, R. . Using Spatial Uncertainties to Create Probability Maps for Continuous Attributes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FELGUEIRAS, C. A.; GOODCHILD, M. F. . Two Papers on Triangulated Surface Modeling. 1995.


Demais tipos de produção técnica
1.
Felgueiras, Carlos A.; CAMARGO, E. C. G. . Analise de Dados Espaciais. 2012. .

2.
Felgueiras, Carlos A.; CAMARGO, E. C. G. . Geoestatística e Aplicações em Geoprocessamento. 2011. .

3.
FELGUEIRAS, C. A.. Análise de Dados Espaciais. 2008. .

4.
FELGUEIRAS, C. A.. Introdução ao software SPRING. 2008. .

5.
FELGUEIRAS, C. A.. Master of Science in Geospatial Technologies. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FELGUEIRAS, C. A.; Bresaola Junior, R.; Françoso, M. T.. Participação em banca de Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis. Utilização de Geotecnologias para a Avaliação do Potencial de Degradação Hídrica de Águas Superficiais por Agroquímicos: Caso da SubBacia do Rio das Antas, Bueno Brandão, MG. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
Cabral, P. C. B.; Painho, M. O. T.; FELGUEIRAS, C. A.. Participação em banca de Cecília Leonor Boavista Canas. Os SIG e o estudo da criminalidade: análise exploratória dos crimes de furto a residências no concelho de Vila Nova de Gaia, no ano de 2006. 2007. Dissertação (Mestrado em Estatística e Gestão da Informação) - Instituto Superior de Estatística e Gerenciamento da Informação.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GeoComputation 2015 Conference.Improving Accuracy of Categorical Attribute Modeling with Indicator Simulation and Soft Information. 2015. (Outra).

2.
XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Abordagem geoestatística por indicação com uso de copulas bivariadas empíricas para modelagem de incertezas associadas a imagens de sensoriamento remoto. 2015. (Simpósio).

3.
III international workshop Issues on Characterizing Land Use and Land Cover Features in Amazon Using Radar and Optical Data..General Overview of the SPRING Geographic Information Systems. 2014. (Simpósio).

4.
III international workshop Issues on Characterizing Land Use and Land Cover Features in Amazon Using Radar and Optical Data..Assessment of local and global accuracies for spatial data classification. 2014. (Simpósio).

5.
XV Brazilian Symposium on GeoInformatics - GeoInfo 2014.Application of Geostatistical Conflation Techniques to Improve the Accuracy of Digital Elevation Models. 2014. (Simpósio).

6.
2008 GEOSS in the Americas Symposium.SPRING Tool. 2008. (Simpósio).

7.
Geo Summit Latin America 2008. Encontro dos Usuários do software SPRING. 2008. (Congresso).

8.
LatinoWare 2008 - V Conferência Latino-Americana de Software Livre. Desenvolvimento de tecnologias e metodologias de geoprocessamento no INPE. 2008. (Congresso).

9.
Regional Workshop on Evaluating the Impact of 1990-2004 Series of The UN/Sweden International Training Course on Remote Sensing Education for Educators.The Spring Software Package. 2005. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Jussara de Oliveira Ortiz. ANÁLISE DE RISCO NA FASE DE PLANEJAMENTO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA POR MEIO DA SIMULAÇÃO GEOESTATÍSTICA CONDICIONADA. 2008. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, . Coorientador: Carlos Alberto Felgueiras.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jacqueline de la Cruz / Luis Poveda. Generación de mapas de visibilidad en SPRING. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Internacional de Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Orientador: Carlos Alberto Felgueiras.

2.
Maria del Carmen Perez Quintana. Generación de mapas de visibilidad a partir de modelos digitales del terreno. 1996. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Internacional de Sensoriamento Remoto) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Orientador: Carlos Alberto Felgueiras.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carlos Alberto Felgueiras. Sistema Interativo de Ajuste de Variogramas Teóricos para atributos geográficos de dados espaciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Carlos Alberto Felgueiras.

2.
Nilton Hori Nagamine / Ricardo Takeshi Gishiken. Implementação de rotinas do padrão internacional para computação gráfica GKS (GRAPHICAL KERNEL SYSTEM). 1989. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia de Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Carlos Alberto Felgueiras.

3.
Claudia Akiko Urashima / Márcia Lopes Cancio Pereira. Representação de superfícies baseada em grades triangulares. 1989. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia de Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Carlos Alberto Felgueiras.

4.
Renato Mariz Gonçalves / Nilton Dias Bonego. Implantação de um Sistema Gráfico Básico Baseado no Padrão GKS. 1985. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia de Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Carlos Alberto Felgueiras.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 13:25:14