Margarida Maria de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9378887888389929
  • Última atualização do currículo em 02/08/2009


Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (1966), especialização em Geografia/ USP (1968), mestrado em Geografia HUmana/USP/1980 e doutorado em Geografia Humana/USP/1991. Foi professora do Departamento de Geografia da FFLCH/USP, de 1973 a 1997. Aposentada,continua atuando como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana do mesmo Departamento. Tem pesquisado, principalmente,os seguintes temas: urbanizacao, industrializacao, migração. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarida Maria de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Lineu Prestes, 338
Butantã
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30913749


Formação acadêmica/titulação


1984 - 1991
Doutorado em Geografia (Geografia Humana).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Paris I e VIII (Orientador: Michel Rocheffort).
Título: Bairros alem Tamanduatei: o imigrante e a fabrica no Bras, Mooca e Belenzinho, Ano de obtenção: 1991.
Orientador: Lea Goldenstein.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Bairro; Industrializacao; Urbanizacao; Imigração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
1972 - 1980
Mestrado em Geografia (Geografia Humana).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Diadema-uma área de expansão da indústria na metrópole paulistana,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: Pasquale Petrone.
Palavras-chave: Industrializacao; Cidades Industriais; Grande São Paulo; ABC; Urbanizacao.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
1967 - 1968
Especialização em Geografia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Implantaçao da industria e a organizaçao do espaço no municipio de Diadema.
Orientador: Pasquale Petrone.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
- 1966
Graduação.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOUTOR

Atividades

- Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia.



Linhas de pesquisa


1.
INDUSTRIALIZACAO E URBANIZACAO NO CASO PARTICULAR DA METROPOLE PAULISTANA (PESQUISA TEORICA E EMPIRICA).


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, M. M.2000ANDRADE, M. M.. Brás, Mooca e Belenzinho - formação e dissolução dos antigos bairros "italianos" além-Tamanduateí. Travessia (São Paulo), v. 38, p. 5-10, 2000.

2.
ANDRADE, M. M.1994ANDRADE, M. M.. Bras, Mooca e Belenzinho: "bairros italianos" na São Paulo além-Tamanduateí. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, v. 8, p. 97-102, 1994.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, M. M.. Industrialização, urbanização e vida de bairro na São Paulo além-Tamanduateí. In: CARLOS, Ana Fani A.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. (Org.). Geografias de São Paulo - Representação e Crise da Metrópole. 1ªed.São Paulo: Contexto, 2004, v. 1, p. 171-192.

2.
ANDRADE, M. M.; KOSMINSKY, E. V. ; O Estado e As Classes Sociais. HENRI LEFEBVRE E O RETORNO A DIALETICA. SAO PAULO: HUCITEC, 1996, v. , p. 51-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, M. M.. Urbanizacao e Industrializacao: A Logica da Ocupacao do Espaco Nas Cidades Industriais e Operarias. In: CONGRESSO DE HISTORIA DA REGIAO DO GRANDE ABC, 1, 1990. ANAIS. SANTO ANDRE.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, M. M.. A Urbanizacao da Sociedade. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFOS, 10, 1996. RESUMOS. RECIFE.

2.
ANDRADE, M. M.. Bairros Alem-Tamanduatei: O Imigrante e A Fabrica No Bras, Mooca e Belenzinho. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOGRAFOS, 5, 1994. RESUMOS. CURITIBA.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BIASI, M.; Simielli,Maria Elena Ramos; ANDRADE, M. M.; Rosa, Flavio Samarco. Membro de banca de seleção interna de docente para a área de cartografia. 1993. Universidade de São Paulo.

2.
ANDRADE, M. M.. Membro de comissão de seleção de técnico de Laboratório de Cartografia. 1990. Universidade de São Paulo.

3.
ANDRADE, M. M.. Membro de banca de seleção interna de docente para vaga de auxiliar de ensino. 1975. Universidade de São Paulo.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernando Rodrigues Deli. A evolução da propriedade da terra na APA do Carmo. Início: 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
William Kyoshi Fugii. Jovens universitários brasileiros nas linhas de montagem japonesas: uma contribuição ao estudo do fenômeno migratório entre o Brasil e o Japão (1908-2008). 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

2.
Edson Penha de Jesus. Penha: de bairro rural a bairro paulistano. Um estudo do processo de configuração do espaço penhense. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

3.
Rafael Faleiros de Pádua. Implicações socioespaciais da desindustrialização e da reestruturação do espaço em um fragmento da metrópole de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

4.
Fernando de Pádua Laurentino. Várzeas do Tamanduateí: industrialização e desindustrialização. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

5.
Aluísio Wellichan Ramos. Fragmentação do espaço da/na cidade de SãoPaulo: espacialidades diversas do bairro da Água Branca. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

6.
Mônica Silveira Brito.. A participação da iniciativa privada na produção do espaço urbano: São Paulo, 1890-1911. 2000. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

7.
Adriano Botelho. Do Fordismo à Produção Flexível: A produção do espaço num contexto de mudança das estratégias de acumulação do capital. 2000. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

Tese de doutorado
1.
Mônica Silveira Brito. Modernização e tradição: urbanização, propriedade da terra e crédito hipotecário em São Paulo na segunda metade do século XIX. 2007. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

2.
Neusa de Fátima Mariano. Divina Tradição ilumina Mogi das Cruzes. O Espírito Santo faz a Festa. 2007. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

3.
Aluísio Wellichan Ramos. A cidade como negócio: aspectos da atuação do setor imobiliário e da relação público-privado na Barra Funda (município de São Paulo) - um exame crítico da Operação Urbana Água Branca e do "Projeto Bairro Novo". 2006. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

4.
Adriano Botelho. O financiamento e a financeirização do setor imobiliário: uma análise da produção do espaço e da segregação sócioespacial através do estudo do mercado da moradia na cidade de São Paulo. 2005. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

5.
Adáuto de Oliveira Souza. A estratégia dos distritos industriais como instrumento de desenvolvimento regional e sua aplicabilidade em Mato Grosso do Sul. 2003. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Margarida Maria de Andrade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
William Kyoshi Fugii. Liberdade: o pós-guerra e as salas de cinema japonês no 'ressurgimento' do bairro étnico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

2.
Edson Antônio da Silva. Divisão espacial e diferenciação social no Embu das Artes. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

3.
André Luiz Malagoli. O CIME Comitê Intergovernamental para as Migrações Européias e a imigração italiana para São Paulo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

4.
Mara de Andrade. Urbanização em São Paulo: o caso da Av. Cupecê. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

5.
Aluísio Wellichan Ramos. Industrialização e desindustrialização na metrópole paulistana: o caso da Água Branca. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

6.
Ana Cleide B. Scachetti,. As transformações no bairro do Brooklin Novo a verticalização.. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

7.
Fernando Rodrigues Deli. A importância do povoamento e da circulação no processo de fragmentação do vale do Aricanduva. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

Iniciação científica
1.
Aluísio Wellichan Ramos. Industrialização e desindustrialização na metrópole paulistana: o caso da Água Branca. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

2.
João Carlos Marini. Expansão urbana e segregação espacial na cidade de São Paulo estudo de caso: Vila Formosa.. 1991. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

3.
Elenir Pires Martins. Evolução da atividade industrial no Estado de São Paulo 2. 1984. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria de Andrade.

4.
Elenir Pires Martins. Evolução da atividade industrial no Estado de São Paulo 1965/1975 estudo geo-cartográfico.. 1983. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarida Maria de Andrade.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 21:19:49