Magno Moraes Mello
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5493721457619980
- Última atualização do currículo em 28/11/2018
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1983); especialização em Crítica de Arte e Museologia pela Università Internazionale dell'Arte de Florença (1990); mestrado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1997); doutorado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2002); pós doutorado em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze (2012). Atualmente é professor (Associado II) de História da Arte da Universidade Federal de Minas Gerais. Está vinculado ao Departamento de História (FAFICH) e pertence a Linha História Social da Cultura. Lidera o grupo de pesquisa intitulado Perspectiva Pictorum (desde 2006) responsável pela investigação sistematizada em uma base de dados sobre a pintura Barroca/Rococó no Brasil; pertence ainda ao grupo de pesquisa intitulado Architectural Perspective: digital preservation content access and analytics (desde 2012), sediado na Università degli Studi di Roma (La Sapienza). Este grupo tem como objetivo pesquisas referentes à pintura de falsa arquitetura e estudos sobre tratados de pintura e de perspectiva, entre a Europa e o Brasil. Tem experiência na área de História da Arte privilegiando as abordagens entre os séculos XVII e XVIII. Atua principalmente nos seguintes temas: pintura de falsa arquitetura (quadratura) barroca; forros barrocos e rococós; estudos dos tratados de perspectiva e de pintura do tempo do barroco no universo luso brasileiro. Pesquisador e colaborador na Università degli Studi di Firenze. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte da Idade Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: arte barroca, arte e história, arte e cultura, arte colonial e história da arte. Atualmente é bolsista Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG e bolsista Produtividade CNPQ. (Texto informado pelo autor)
Identificação
Endereço
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995045
Fax: (31) 34995045
URL da Homepage: http://www.fafich.ufmg.br/his
Formação acadêmica/titulação
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Título: Perspectiva Pictorum. As Arquitecturas Ilusórias nos Tectos Pintados em Portugal no Século XVIII, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Rafael Faria D Moreira.
Bolsista do(a): Fundação Para a Ciência e Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian, FCT/FCG, Portugal.
Palavras-chave: Pintura barroca em Portugal; Pintura Joanina; Arquitectura do engano; Decoração perspectivada; Quadratura e trompe l'oeil; Pintura perspéctica de tectos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Título: A Pintura de Tectos em Perspectiva no Portugal de D. João V :1706-1750 (Vols. I e II),Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Rafael De Faria Dominges Moreira.
Bolsista do(a): Fundação Para a Ciência e Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian, FCT/FCG, Portugal.
Palavras-chave: Pintura de tectos; Pintura Barroca de falsa arquitectura; Quadratura; Tectos Pintados; Pintura Joanina; Perspectiva e quadratura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Outros; Educação Superior; Outro.
Università Internazionale Dell'arte, UIA, Itália.
Título: Lo Sviluppo del Decoro Spaziale nei Soffitti tra i Secoli XVI e XVIII in Italia.
Orientador: Maria Teresa Leoni Zanobini.
Bolsista do(a): Istituto Italo Latino Americano, IILA, Itália.
Università Internazionale Dell'arte, UIA, Itália.
Orientador: Profa Teresa Leoni Zanobini.
Pontificia Università Gregoriana, PUG, Itália. Ano de finalização: 1989.
Orientador: Jos Janssens.
Bolsista do(a): Istituto Italo Latino Americano, IILA, Itália.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, FAFI-BH, Brasil.
Escola Salesiana, SJB, Brasil.
Escola Salesiana, SJB, Brasil.
Pós-doutorado
Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Atuação Profissional
Tópico Especial I - Tetos do Brasil: ilusionismo arquitetônico do Tempo Barroco
História da Arte
Representante Titular do Departamento de História junto à Congregação.
Representante Docente Titular do Centro de Estudos Mineiros.
Coordenador da Linha de Pesquisa História Social da Cultura.
Membro Suplente no Colegiado do Curso de Graduação em Turismo.
Membro da Comissão de Gestão.
Representante Titular da Linha de História Social da Cultura junto à Composição do Colegiado.
Coordenador da Linha de Pesquisa História Social da Cultura.
História e Iconografia
História da Arte Brasileira
Tópicos Especiais em História da Arte e da Cultura: História da Arte Brasileira
Membro Titular da Comissão Avaliadora dos Processos de Promoção à Classe de Professores Associados.
História da Arte
Membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Discente Internacional.
Membro da Comissão Avaliadora de desempenho para a Classe D de Professor Associado.
Membro da Comissão Avaliadora no processo de Promoção por Desempenho Acadêmico para a Classe de Professor Associado da Professora Vanessa Borges Brasileiro.
Do Classicismo ao Realismo
Tópicos Especiais em História: O Barroco Luso Brasileiro
Comissão Avaliadora de desempenho acadêmico para promoção de Docente.
Membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Discente Internacional.
Da antiguidade ao pós impressionismo
Tópicos Especiais em História: metodologias de estudo da história da arte: ilusão e simulacro no barroco
História da Arte
Tóp.Esp.em História da Arte: Arte e Arquitetura entre o Renascimento e o Barroco
Membro da Junta Eleitoral/Apuração Locais para dar provimento às Eleições de Reitor da UFMG.
Tóp.Esp. Em História da Arte: Arquitetura e ordens arquitetônicas entre a fase renascentista e o período barroco - antecedentes, principais conceitos, percurso
Curso de Extensão: A concepção do renascimento em Florença durante o século XV: entre a fase medieval e a nova consciência do universo e do homem..
Tópicos Especiais em História da Arte: a arte entre a antiguidade clássica e o mundo medieval
Curso de Extensão: A história da arte desde a antiguidade clássica até o renascimento pleno.
Tópicos Especiais em História da Arte: triunfo da pintura Barroca em Portugal: a arte no tempo de D. João V (1707-1750)
A pintura entre o renascimento e o barroco na Itália
Curso de Extensão: A pintura barroca em Portugal: a arte no tempo de D. João V.
A tratadística na Europa no tempo do barroco
Membro da Comissão de Avaliação durante a XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG.
A arte barroca entre os séculos XVII e XVIII: espaço, teatralidade e persuasão
Curso de Atualização em História e Produção Artística: O binômio arte e ciência.
Coordenador de Curso de Atualização em História da Ciência e da Arte.
História da Arte Brasileira
Membro da Comissão de Procedimento e de Avaliação na área de Ciências Humanas na XV Semana de Iniciação Científica da UFMG.
Curso de Arte e Indumentária: uma visão crítica e histórica.
Reunião de pesquisa no projeto Architectural Perspectives, Digital Preservation.
Mini-Curso: A Cultura Artística do Barroco.
Turismo e Patrimônio: gestão da memória
Turismo e Patrimônio: visão artística
Membro Comissão de Elaboração do Curso de Mestrado em Educação.
História da Cultura Brasileira
Participação de Grupo de Trabalho Concernete à História da Arte.
Estágio sobre "O Desenvolvimento da Decoração Espacial nos Tetos entre os Séculos XVI e XVIII na Itália.
As pinturas de tetos das Igrejas baianas no século XVIII
Barroco I
Império Portugues
EScultura e Pintura no Barroco e no Rococó de Minas Gerais
Escultura e Pintura no Barroco e no Rococó de Minas Gerais - Módulo I
Pintura Barroca e no Rococó em Minas Gerais
História da Arte
História da Cultura Universal
Linhas de pesquisa
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Projetos de pesquisa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Magno Moraes Mello - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Magno Moraes Mello - Integrante / Fauzia Farneti - Coordenador / Stefano Bartocci - Integrante.
Número de produções C, T & A: 20
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Magno Moraes Mello - Integrante / Rafael Moreira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Magno Moraes Mello - Coordenador / Stefano Bartocci - Integrante / Fauzia Farneti - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 81 / Número de orientações: 16
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Magno Moraes Mello - Coordenador / Thaíz Gomes Braga - Integrante / André Luiz Godo de Freitas - Integrante.
Financiador(es): Centro Universitário de Belo Horizonte - Bolsa.
Membro de corpo editorial
Revisor de periódico
Áreas de atuação
Idiomas
Produções





Bancas
Eventos
Orientações



