Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível SR

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  • Última atualização do currículo em 01/09/2018


Possui graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), mestrado em Planejamento Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Depois de exercer o magistério na PUC-Rio, na FGV, na Unicamp e na UFF, atua desde 1997 como professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Sociologia e de História, principalmente nos seguintes temas: politica educacional, educacão brasileira, ensino técnico, historia da educacão e ensino superior. Desde 2006, a laicidade do Estado constitui seu objeto principal de pesquisa. Em agosto de 2014 recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ, por decisão do seu Conselho Universitário. lacunha@pesquisador.cnpq.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, L. A. C. R.;CUNHA, Luiz Antonio;CUNHA, LUIZ ANTÔNIO


Formação acadêmica/titulação


1977 - 1980
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Universidade Crítica, Ano de obtenção: 1980.
Orientador: Dermeval Saviani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Autonomia Universitaria; Ensino Superior; Publico X Privado; Reforma Universitaria; Sociologia da Universidade; Universidade Brasileira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Superior.
Setores de atividade: Educação.
1970 - 1972
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O ENSINO TECNICO INDUSTRIAL E A PROFISSIONALIZACAO DO ENSINO MEDIO,Ano de Obtenção: 1972.
Orientador: CLAUDIO DE MOURA CASTRO.
Palavras-chave: Ensino Medio; Ensino Tecnico; Politica Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1964 - 1967
Graduação em Sociologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Pós-doutorado


1992 - 1993
Pós-Doutorado.
Université Paris Descartes, Paris V, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público Federal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1997 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Poder e Educação: Tópicos Especiais em Sociologia da Educação
Questões Epistemológicas da Educação
Educação Brasileira
03/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1994
Vínculo: efetivo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/1983 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
ENSINO E PESQUISA A NIVEL DE GRADUACAO E POS-GRADUACAO
12/1980 - 03/1983
Extensão universitária , Universidade Estadual de Campinas, .

Atividade de extensão realizada
.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1986
Vínculo: efetivo, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MS-4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/1980 - 04/1983
Ensino,

Disciplinas ministradas
ENSINO E PESQUISA A NIVEL DE GRADUACAO E POS-GRADUACAO
08/1974 - 06/1982
Extensão universitária , Fundação Getúlio Vargas, .

Atividade de extensão realizada
.

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1982
Vínculo: efetivo, Enquadramento Funcional: professor pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1969 - 1974
Vínculo: professor agregado, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Campo educacional, campo religioso e campo político: novos protagonistas, conflitos acirrados (1891/1945)
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa sociológica com metodologia histórica, cujos conceitos principais são secularização, laicidade e campo, ressignificados em um quadro teórico construído a partir de Weber (1994, 1999, s/d), Bourdieu (1974, 1980), Monod (2007), Langroye et alii (2006), Catroga (2010) e Blancarte (2000, 2008). O projeto proposto tem dois objetivos: (a) Identificar e situar os protagonistas dos conflitos concernentes à laicidade do Estado, particularmente no campo educacional e no campo político, bem como seus apoiadores e oponentes no campo religioso, no período 1891/1945, explicitando suas plataformas, justificativas, alianças e formas de atuação. (b) Identificar e compreender as mudanças no processo de autonomização do campo educacional diante dos campos político e religioso nesse período. Além de documentos legais e outros, encontráveis nos arquivos públicos, principalmente no nível federal, como na Câmara dos Deputados e seus correspondentes em estados escolhidos, o projeto examinará publicações e arquivos de instituições privadas, como a Associação Brasileira de Educação e o Centro Dom Vital. Jornais serão fontes valiosas, a exemplo de A Lanterna e o encarte do Movimento Pró-Estado Leigo. A abundante bibliografia sobre o período, produzida com foco na educação, na conjuntura política e na religião, será de grande valia para o atingimento dos objetivos do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha - Coordenador.
2008 - 2016
Campo educacional e campo religioso: avanços e recuos na autonomização
Descrição: Objetivo geral: contribuir para o conhecimento da formação do campo educacional no Brasil, com foco no processo de autonomização diante do campo religioso Objetivos específicos: para o atingimento do objetivo geral, três objetivos específicos foram definidos: 1 ? Análise conceitual. Trata-se de examinar os diferentes significados atribuídos aos termos ?ensino leigo? e ?ensino laico?, por autores selecionados e em momentos específicos. Como exemplo, adianto autores como Rui Barbosa e Leonel Franca e momentos como a IV Conferência Nacional de Educação, da Associação Brasileira de Educação (1931). O exame dos significados dessas expressões extrapola o interesse meramente semântico, pois poderá revelar distinções simbólicas dos campos educacional e religioso, com os conflitos entre os pretendentes ao monopólio em um e em outro, assim como sua imbricação. 2 ? Reconstrução histórica. A revisão da formação dos sistemas educacionais brasileiros, especialmente (mas não exclusivamente) no plano central/federal, a partir da preocupação com o processo de formação do campo, autonomizando-se do político e do religioso. Essa dimensão foi deixada de lado pelos pesquisadores, gerando uma lacuna que esta pesquisa almeja preencher. 3 ? Análise de conjunturas. A análise de conjunturas demarcadas por limites jurídico-políticos ou temporais poderá propiciar o conhecimento dos avanços e dos recuos no processo de autonomização do campo educacional em relação ao campo religioso, a exemplo do Estado do Rio de Janeiro, desde 1999, e da reforma da LDB, em 1997. No primeiro caso, a legislação sobre o ensino religioso confessional na rede estadual e o concurso para professores abriram uma nova vertente nas relações entre os dois campos; e, no segundo, a supressão da interdição ao pagamento de professores do ensino religioso nas escolas públicas revelou a amplitude da base de apoio que a posição religiosa detém no Congresso Nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
1997 - 2010
A dualidade escolar no Brasil: persistências e mudanças
Descrição: O projeto prossegue a pesquisa "Gênese e desenvolvimento do ensino superior no Brasil" e retoma estudos já realizados sobre o ensino técnico-profissional. Ou seja, este projeto decorre de duas trilogias publicadas pelo pesquisador. Sobre o ensino superior: A Universidade Reformanda, A Universidade Crítica e a Universidade Reformanda. Sobre o ensino técnico-profissional: O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata; O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização; e O ensino profissional na irradiação do industrialismo. Trata-se, agora, de elaborar um quadro geral da formação e das transformações do aparelho escolar brasileiro, na perspectiva da persistência e da mudança da dualidade. O projeto almeja contribuir para o desenvolvimento da Sociologia da Educação, em especial na formulação de conceitos que dêm conta do caso brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Education Comparee
2005 - Atual
Periódico: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso)
2005 - Atual
Periódico: Educação & Sociedade (Impresso)
2005 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
1998 - Atual
Periódico: Éducation et Societés - Revue Internationale de Sociologie de l´Éducation
1990 - Atual
Periódico: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1988
CERTIFICADO DE MERITO, Ministério da Educação e do Desporto/MEC.
1987
CIDADAO FLUMINENSE, .


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO2017CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. ENSINO MÉDIO: ATALHO PARA O PASSADO. Educação & Sociedade (Impresso), v. 38, p. 373-384, 2017.

2.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO2016CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. A ENTRONIZAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM. Educação e sociedade, v. 37, p. 266-284, 2016.

3.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO2016CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 681-696, 2016.

4.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO2014CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Hegemonia e confronto na produção da segunda LDB: o ensino religioso nas escolas públicas. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 141-159, 2014.

5.
CUNHA, L. A. C. R.2014CUNHA, L. A. C. R.. A laicidade em disputa: religião, moral e civismo na educação brasileira. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 5, 2014.

6.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO2014CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. O Legado da ditadura para a educação brasileira. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 357-377, 2014.

7.
AFONSO, J. A.2014AFONSO, J. A. ; Cunha, Luiz Antônio ; CUNHA, L. A. C. R. . Movimentos pela educação pública laica no Brasil e em Portugal monárquicos. Estudos do Século XX, v. 14, p. 203-236, 2014.

8.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO2013CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. O Sistema Nacional de Educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Educação & Sociedade (Impresso), v. 34, p. 925-941, 2013.

9.
Luiz Antônio Cunha2012Luiz Antônio Cunha ; CUNHA, L. A. C. R. . Os Estudos de Problemas Brasileiros na UFRJ: aproximações institucionais. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, p. 193, 2012.

10.
CUNHA, L. A. C. R.2012CUNHA, L. A. C. R.. O estado do Rio de Janeiro e o ensino religioso na educação pública: a experiência dos municípios de Duque de Caxias e Petrópolis. Notandum (USP), v. XV, p. 17-21, 2012.

11.
CUNHA, L. A. C. R.2012CUNHA, L. A. C. R.. A educação carente de autonomia: regime federativo a serviço da religião. Retratos da Escola, v. 6, p. 95-104, 2012.

12.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO2012CUNHA, LUIZ ANTÔNIO; FERNANDES, VÂNIA . Um acordo insólito: ensino religioso sem ônus para os poderes públicos na primeira LDB. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 849-864, 2012.

13.
CUNHA, L. A. C. R.2012CUNHA, L. A. C. R.. Professores e modelos estrangeiros para a educação brasileira (1936 - 1945). Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 14, p. 372-407, 2012.

14.
CUNHA, L. A. C. R.2011CUNHA, L. A. C. R.. Confessionalismo versus laicidade na educação brasileira: ontem e hoje. Visioni Latinoamericane, v. III, p. 4-17, 2011.

15.
CUNHA, L. A. C. R.2011CUNHA, L. A. C. R.. Contribuição para a análise das interferências merdadológicas nos currículos escolares. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 16, p. 585-607, 2011.

16.
Cunha, Luiz Antônio2011Cunha, Luiz Antônio ; CUNHA, L. A. C. R. . Contribuição para a análise das interferências mercadológicas nos currículos escolares. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 16, p. 585, 2011.

17.
CUNHA, L. A. C. R.2010CUNHA, L. A. C. R.. Ambiguidade ideológicda na universidade: os estudos de problemas brasileiros. Revista do CFCH, v. 1, p. 10-33, 2010.

18.
CUNHA, L. A. C. R.2009CUNHA, L. A. C. R.. A educação na concordata Brasil-Vaticano. Educação & Sociedade (Impresso), v. 30, p. 263-280, 2009.

19.
CUNHA, L. A. C. R.2009CUNHA, L. A. C. R.. A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 39, p. 401-419, 2009.

20.
CUNHA, L. A. C. R.2009CUNHA, L. A. C. R.; FALCAO, L. Q. . Ideologia, política e educação: a CBAI (1946/1962). Revista Contemporânea de Educação, v. 3, p. 148-173, 2009.

21.
CUNHA, L. A. C. R.2009CUNHA, L. A. C. R.. Religião, moral e civismo na educação brasileira - 1931/1997. Historia Caribe, v. V, p. 123-137, 2009.

22.
CUNHA, L. A. C. R.2008CUNHA, L. A. C. R.. A retomada de compromissos históricos aos 30 anos da ANPEd. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 168-172, 2008.

23.
CUNHA, L. A. C. R.2008CUNHA, L. A. C. R.. De la laïcité à la française à la laïcité à l´américaine dans l´enseignement public brésilien. Education Comparee, v. 1, p. 115-128, 2008.

24.
CUNHA, L. A. C. R.2007CUNHA, L. A. C. R.. Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1931/1997. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 37, p. 285-302, 2007.

25.
CUNHA, L. A. C. R.2007CUNHA, L. A. C. R.. Estrutura legal de poder em sistemas de educação. Avaliação (Campinas), v. 12, p. 9-28, 2007.

26.
CUNHA, L. A. C. R.2007CUNHA, L. A. C. R.. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o Estado e o mercado. Educação e Sociedade, v. 28, p. 809-829, 2007.

27.
CUNHA, L. A. C. R.2006CUNHA, L. A. C. R.. Autonomização do campo educacional: efeitos do e no ensino religioso. Revista Contemporânea de Educação, v. 1, p. 1-15, 2006.

28.
CUNHA, L. A. C. R.2006CUNHA, L. A. C. R.; CAVALIERE, A. M. V. . L´enseignement religieux aux écoles publiques brésiliennes: formation de modèles hégémoniques. Education Comparee, v. 62, p. 125-148, 2006.

29.
CUNHA, L. A. C. R.2006CUNHA, L. A. C. R.. Ensino religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional. Educação e Sociedade, v. 27, p. 1235-1256, 2006.

30.
CUNHA, L. A. C. R.2005CUNHA, L. A. C. R.. Autonomia Universitária: teoria e prática. Avaliação (Campinas), Campinas, v. 10, n.01, p. 31-49, 2005.

31.
CUNHA, L. A. C. R.2004CUNHA, L. A. C. R.. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior: Estado e mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n.88, p. 795-817, 2004.

32.
CUNHA, L. A. C. R.2003CUNHA, L. A. C. R.. Luta política nas universidades federais: poder sindical versus poder acadêmico. Avaliação (Campinas), Campinas, v. 8, n.3, p. 11-36, 2003.

33.
CUNHA, L. A. C. R.2003CUNHA, L. A. C. R.. O ensino superior no octênio FHC. Educação e Sociedade, Campinas, n.82, p. 37-61, 2003.

34.
CUNHA, L. A. C. R.2002CUNHA, L. A. C. R.. Mediações na articulação trabalho - educação. Trabalho & Educação (UFMG), Belo Horizonte, n.10, p. 9-23, 2002.

35.
CUNHA, L. A. C. R.2000CUNHA, L. A. C. R.. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.14, p. 89-107, 2000.

36.
CUNHA, L. A. C. R.2000CUNHA, L. A. C. R.. Ensino médio e ensino técnico na América Latina: Brasil, Argentina e Chile. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, n.111, p. 47-70, 2000.

37.
CUNHA, L. A. C. R.1999CUNHA, L. A. C. R.. A Universidade Brasileira: entre o taylorismo e a anarquia. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 10, p. 90-96, 1999.

38.
CUNHA, L. A. C. R.1998CUNHA, L. A. C. R.. Ensino Médio e Ensino Profissional: da Fusão À Exclusão. Tecnologia & Cultura, Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p. 10-29, 1998.

39.
CUNHA, L. A. C. R.1998CUNHA, L. A. C. R.. Reforma Universitária Em Crise: Gestão, Estrutura e Território. Avaliação/Rede de avaliação institucional da educação superior, Campinas, v. 3, n.2, p. 7-21, 1998.

40.
CUNHA, L. A. C. R.1998CUNHA, L. A. C. R.. Ensino Médio e Ensino Técnico: de volta ao passado?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n.24, p. 65-89, 1998.

41.
CUNHA, L. A. C. R.1997CUNHA, L. A. C. R.. O Público e O Privado No Ensino Superior Brasileiro: Fronteira Em Movimento ?. Avaliação/Rede de avaliação institucional da educação superior, Campinas, v. 2, n.4, p. 13-24, 1997.

42.
CUNHA, L. A. C. R.1997CUNHA, L. A. C. R.. Política Para O Ensino Superior: do Geres À Ldb. Sociedade e Estado, Brasília, v. XII, n.1, p. 57-83, 1997.

43.
CUNHA, L. A. C. R.1997CUNHA, L. A. C. R.. Nova Reforma do Ensino Superior: A Lógica Reconstruída. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.101, p. 20-49, 1997.

44.
CUNHA, L. A. C. R.1996CUNHA, L. A. C. R.. Políticas Para O Ensino Superior No Brasil: Até Onde Irá A Autonomia Universitária ?. Educação e Sociedade, Campinas, n.55, p. 314-337, 1996.

45.
CUNHA, L. A. C. R.1996CUNHA, L. A. C. R.. Os Parâmetros Curriculares Para O Ensino Fundamental: Convívio Social e Ética. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.99, p. 60-72, 1996.

46.
CUNHA, L. A. C. R.1996CUNHA, L. A. C. R.. Sociedade, Estado e Educação: Notas Sobre Rousseau, Bonald e Saint-Simon. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.1, p. 50-66, 1996.

47.
CUNHA, L. A. C. R.1993CUNHA, L. A. C. R.. Universidad Brasilena - La Dificil Construccion de La Autonomia. PENSAMIENTO UNIVERSITARIO, Buenos Aires, v. 1, n.1, p. 21-28, 1993.

48.
CUNHA, L. A. C. R.1993CUNHA, L. A. C. R.. Universidade e Sociedade: Uma Nova Dependência ?. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGOGICOS, n.176, p. 103-110, 1993.

49.
CUNHA, L. A. C. R.1992CUNHA, L. A. C. R.. Reflexões Sobre As Condições Sociais de Produção da Sociologia da Educação: Primeiras Aproximações. TEMPO SOCIAL, v. 4, n.1, p. 169-182, 1992.

50.
CUNHA, L. A. C. R.1992CUNHA, L. A. C. R.. A Educação Na Sociologia: Um Objeto Rejeitado ?. CADERNOS DO CEDES, n.27, p. 9-22, 1992.

51.
CUNHA, L. A. C. R.1991CUNHA, L. A. C. R.. L'Enseignement Superieur Et L'Universite Au Bresil. CAHIERS DU BRESIL CONTEMPORAIN, PARIS, n.15, p. 9-22, 1991.

52.
CUNHA, L. A. C. R.1990CUNHA, L. A. C. R.. Public Policies For Higher Education In Brazil. HIGHER EDUCATION POLICIES, LONDRES, v. 3, n.2, p. 21-25, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. A Educação Brasileira na primeira onda laica: do Império à República. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2017. v. 1. 529p .

2.
CUNHA, L. A. C. R.. Educação e religiões: a descolonização religiosa da escola pública. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. v. 1. 108p .

3.
CUNHA, L. A. C. R.. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2005. v. 1. 190p .

4.
CUNHA, L. A. C. R.. O ensino de ofícios nso primórdios da industrialização. 2. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2005. v. 1. 243p .

5.
CUNHA, L. A. C. R.. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2005. v. 1. 270p .

6.
CUNHA, L. A. C. R.; MOACYR, G. . O golpe na educação. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 95p .

7.
CUNHA, L. A. C. R.. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 1. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2000. v. 1. 190p .

8.
CUNHA, L. A. C. R.. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 1. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2000. v. 1. 243p .

9.
CUNHA, L. A. C. R.. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 1. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2000. v. 1. 270p .

10.
CUNHA, L. A. C. R.. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 3. ed. São Paulo/Brasília/Niterrói: Cortez/FLACSO/EdUFF, 1999. v. 1. 495p .

11.
CUNHA, L. A. C. R.. Educação Brasileira: Projetos em Disputa (Lula X FHC na Campanha Eleitoral). 1. ed. São Paulo: Cortez, 1995. 100p .

12.
CUNHA, L. A. C. R.. A Universidade Reformanda - O Golpe de 1964 e a Modernização do Ensino Superior. 1. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. v. 1. 332p .

13.
CUNHA, L. A. C. R.; MOACYR, G. . O Golpe Na Educacao. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 1985. 95p .

14.
CUNHA, L. A. C. R.. A Universidade Critica - O Ensino Superior Na Republica Populista. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1983. 267p .

15.
CUNHA, L. A. C. R.. A Universidade Tempora - O Ensino Superior da Colonia A Era de Vargas. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1980. 295p .

16.
CUNHA, L. A. C. R.. Uma Leitura da Teoria da Escola Capitalista. RIO DE JANEIRO: ACHIAME, 1980. 80p .

17.
CUNHA, L. A. C. R.. Educação e Desenvolvimento Social No Brasil. 12. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975. 293p .

18.
CUNHA, L. A. C. R.. Politica Educacional No Brasil: A Profissionalizacao No Ensino Medio. RIO DE JANEIRO: ELDORADO, 1973. 197p .

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, Luiz Antonio. Panorama dos conflitos recentes envolvendo a laicidade do Estado no Brasil. In: Claudia Masini d'Avila Levy; Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha. (Org.). Embates em torno do Estado Laico. 1ed.São Paulo: SBPC, 2018, v. 1, p. 183-282.

2.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Ideologia reacionária na educação. In: Márcia Angela da Silva Aguiar; Antonio Flávio Barbosa Moreira; José Augusto de Brito Pacheco. (Org.). Currículo: entre o comum e o singular. 1ed.Recife: ANPAE, 2018, v. 1, p. 36-62.

3.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Las políticas públicas en Brasil: entre el confesionalismo y la laicidad. In: Pauline Capedevielle. (Org.). Nuevos retos y perspectivas de la laicidad. 1ed.México: Instituto de Investigaciones Jurídicas/UNAM, 2017, v. 1, p. 163-181.

4.
CUNHA, Luiz Antonio. Religião na escola pública: discriminação ostensiva e dissimulada. In: Márcia Pessanha; Iolanda de Oliveira. (Org.). Educação Pública, religião e laicidade. 1ed.Niterói: CEAD-UFF, 2017, v. 1, p. 125-175.

5.
CUNHA, L. A. C. R.; OLIVA, C. E. . Sete teses equivocadas sobre o Estado Laico. In: Conselho Nacional do Ministério Público. (Org.). Ministério Público em Defesa do Estado Laico. 1ed.Brasíla: CNMP, 2014, v. 1, p. 207-227.

6.
CUNHA, L. A. C. R.. Confessionalismo versus laicidade no ensino público. In: Dermeval Saviani. (Org.). Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. 1ed.Vitória: Editora da UFES, 2011, v. 1, p. 189-215.

7.
CUNHA, L. A. C. R.. A difícil laicidade na educação pública. In: Guadelupe Teresinha Bertussi; Nildo Ouriques. (Org.). Anuário Educativo Brasileiro - visão retrospectiva. 1ed.São Paulo: Cortez, 2011, v. 1, p. 105-122.

8.
CUNHA, L. A. C. R.. As políticas educacionais entre o presidencialismo imperial e o presidencialismo de coalizão. In: Eliza Bertollozzi Ferreira; Dalila Andrade. (Org.). Crise da escola e políticas educativas. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, v. , p. 121-139.

9.
CUNHA, L. A. C. R.. O ensino religioso no Rio de Janeiro: história e conjuntura. In: Roseli Fischmann. (Org.). Ensino religioso em escola pública: impactos sobre o Estado Laico. 1ed.São Paulo: FAFE-FEUSP, 2008, v. 1, p. 105-131.

10.
CUNHA, L. A. C. R.; CAVALIERE, A. M. V. . O ensino religioso nas escolas públicas brasileiras: formação de modelos hegemônicos. In: Léa Pinheiro Paixão; Nadir Zago. (Org.). Sociologia da Educação - pesquisa e realidade brasileira. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2007, v. 1, p. 110-127.

11.
CUNHA, L. A. C. R.. A autonomização do campo educacional: a atualidade do Manifesto de 1932. In: Marta Maria de Araújo e outros. (Org.). Intelectuais, Estado e Educação. 1ed.Natal: Editora da UFRJ, 2006, v. , p. 37-62.

12.
CUNHA, L. A. C. R.. A matriz francesa do ensino superior brasileiro. In: Carlos Benedito Martins. (Org.). Diálogos entre o Brasil e a França: formação e cooperação acadêmica. 1ed.Recife: Editora Massangana, 2005, v. 1, p. 79-89.

13.
CUNHA, L. A. C. R.. Educação profissional na América Latina: Brasil, Argentina e Chile. In: Ayrton Fausto; Marcela Pronko; Silvia C. Yannoulas. (Org.). Políticas públicas de trabalho e renda na América Latina e no Caribe. Brasília: Editorial Abaeté, 2003, v. 1, p. 263-330.

14.
CUNHA, L. A. C. R.. Câmpus universitário: opção ou destino ?. In: Lauro Morhy. (Org.). Universidade em quetão. 1ed.Brasília: Editora da UnB, 2003, v. 1, p. 225-240.

15.
CUNHA, L. A. C. R.. Por uma lei orgânica do ensino superior. In: Vários autores. (Org.). A universidade na encruzilhada. Brasília: MEC/UNESCO, 2003, v. , p. 147-154.

16.
CUNHA, L. A. C. R.. José Faria Góes Filho e Robert Auguste Edmond Mange. In: Maria de Lourdes de A. Favero; Jader de Medeiros Brito. (Org.). Dicionário de Educadores no Brasil. 2ed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002, v. , p. 277-282.

17.
CUNHA, L. A. C. R.. A inflexão insistente. In: Donaldo Bello de Souza; Zacarias Jagger Gama. (Org.). Pesquisador ou professor ? O processo de reestruturação dos cursos de pós-graduação em educação no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2002, v. , p. 65-82.

18.
CUNHA, L. A. C. R.. L´éclatement du concept d´université au Brésil. In: Maria Vasconcelos; Dominique Vidal. (Org.). L´enseignement supérieur au Brésil - enjeux et débats. Paris: Institut des Hautes Études de l´Amérique Latine, 2002, v. , p. 87-100.

19.
CUNHA, L. A. C. R.. As agências financeiras internacionais e a reforma brasileira do ensino técnico: crítica da crítica. In: Dagmar M.L. Zibas; Márcia Angela Aguiar; Maria Sylvia Simões Bueno. (Org.). O ensino médio e a reforma da educação básica. Brasília: Plano Editora, 2002, v. , p. 103-134.

20.
CUNHA, L. A. C. R.. Os ministérios da educação e do trabalho na educação profissional. In: Silvia C. Yannoulas. (Org.). Atuais tendências na educação profissional. Brasília: Paralelo 15, 2001, v. , p. 111-189.

21.
CUNHA, L. A. C. R.. Ensino superior e universidade no Brasil. In: Eliane Marta Teixeira Lopes; Luciano Mendes Faria Filho;Cynthia Greive Veiga. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2000, v. , p. 151-204.

22.
CUNHA, L. A. C. R.. L´enseignement supérieur au Brésil: la frontière entre l´espace public et l´espace privé. In: Jean-Michel Blanquer; Hélgio Trindade. (Org.). Les défis de l´éducation en Amérique Latine. Paris: Institut des Hautes Études de l´Amérique Latine, 2000, v. , p. 53-70.

23.
CUNHA, L. A. C. R.. O público e o privado na educação superior brasileira: fronteira em movimento ?. In: Hélgio Trindade. (Org.). Universidade em ruínas na república dos professores. 1ed.Petrópolis: Vozes, 1999, v. , p. 39-56.

24.
CUNHA, L. A. C. R.. Brasil. In: Vários autores. (Org.). Historia de las universidades de América Latina. México: UDUAL, 1999, v. 1, p. 179-253.

25.
CUNHA, L. A. C. R.. Critérios de Avaliação e Credenciamento do Ensino Superior: Brasil e Argentina. In: VELLOSO, Jacques. (Org.). O Ensino Superior e o Mercosul. 1ed.Rio de Janeiro/Brasília: Garamond / UNESCO / MEC-SESu, 1998, v. 1, p. 17-51.

26.
CUNHA, L. A. C. R.. A Gratuidade No Ensino Superior Público: da Proibição À Garantia Constitucional. UNIVERSIDADE PÚBLICA: POLÍTICA, DESEMPENHO, PERSPECTIVAS. CAMPINAS: PAPIRUS, 1991, v. , p. 31-55.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, L. A. C. R.. Professores para o ensino industrial brasileiro: a conexão alemã (1936/1938). In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. 1. p. 7193-7204.

2.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. A superação do binômio Estado-Igreja na pesquisa sobre a educação no Brasil monárquico. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luís: COLUBHE, 2010.

3.
PEIXOTO, J. A. ; CUNHA, LUIZ ANTÔNIO . A presença da religião no currículo das escolas públicas portuguesas e brasileiras no período do 'Estado Novo'. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto: COLUBHE, 2008.

4.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil - 1937/97. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia: COLUBHE, 2006.

5.
CUNHA, L. A. C. R.; RON-REN, M. . A reforma universitária dos anos 60 na UFRJ: entre o real e o imaginário. In: VI Jornada de Pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. Anais da VI Jornada de Pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Rio de Janeiro: Centro de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, 2004.

6.
CUNHA, L. A. C. R.; FALCAO, L. Q. . Assistência técnica à educação profissional brasileira - a CBAI (1946-1962). In: VI Jornada de Pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. Anais da VI Jornada de Pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Rio de Janeiro: Centro de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, 2004.

7.
CUNHA, L. A. C. R.. A formação de professores para o ensino profissional: perspectiva histórica. In: X Congresso Sul Brasileiro de Qualidade na Educação, 2004, Joinville. X Congresso Sul Brasileiro de Qualidade na Educação. Joinville: Fundação Congresso Sul Brasileiro, 2004. p. 34-42.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. A colonização religiosa da escola pública no Brasil. In: IX Congreso Ibero-Americano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congreso Ibero-Americano de Historia de la Educación Latinoamericana. Rio de Janeiro: CIHELA, 2009.

2.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Religião, moral e civismo na educação brasileira - 1931/1997. In: VIII Congreso Iberoamericano de Histoira de la Educación Latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congreso Iberoamericano de Histoira de la Educación Latinoamericana, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Las políticas educativas en Brasil entre el confesionalismo y la laicidad. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Politique, religion et éducation publique au Brésil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. L´Enseignement religieux aux écoles publique Brésiliennes: formation des modèles hegemoniques. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Conhecimento escolar e ensino da Sociologia - instituições, práticas e percepções. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CUNHA, L. A. C. R.. Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2010 (Verbetes "Ensino Religioso" e "Ensino Laico").

3.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no Estado de São Paulo (1873-1934). Bragança Paulista, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
CUNHA, L. A. C. R.. Joaquim Faria Góes Filho. Rio de Janeiro/Brasília: Editora da UFRJ/MEC-INEP, 2002 (verbete no Dicionário de Educadores no Brasil).

5.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. As origens da Universidade de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
CUNHA, L. A. C. R.. David Plank: "The means of our salvation. Public Education in Brazil, 1930-1995". Gent: Paedogogia Historica. Universiteit Gent, 1998 (Resenha crítica).

8.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. Educação para a democracia: uma lição de política prática. Rio de Janeiro, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Demais trabalhos
1.
CUNHA, L. A. C. R.. Problemas Atuais do Ensino Superior. 1999 (Conferência) .

2.
CUNHA, L. A. C. R.. Perspectivas do Ensino Técnico no Brasil. 1999 (Conferência) .

3.
CUNHA, L. A. C. R.. O Público e o Privado no Ensino Superior Brasileiro. 1999 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AUGUSTO, C. F.; TEIXEIRA, C. S. G.; CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Carlos Eduardo Oliva. Entre a cruz e o plenário: os projetos de lei da assembleia legislativa do estado do Rio de Janeiro em torno do ensino religioso nas escolas públicas (1999-2007). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

2.
CUNHA, Luiz Antonio; CAVALIERE, A. M. V.; GUEDES, M. G. S.. Participação em banca de Allan do Carmo Silva. Laicidade versus confessionalismo na escola pública: um estudo em Nova Iguaçu (RJ). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CUNHA, Luiz Antonio; Carlos Roberto Jamil Cury; SIMAN, L. M. C.; PADUA, K. C.. Participação em banca de Adilson dos Reis Nobre. Laicidade e religiosidade em escolas públicas: um estudo de caso sobre práticas pentecostais e sua relação com a cultura escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
CUNHA, L. A. C. R.; PAGANELLI, T. L.; PAIXAO, L. P.. Participação em banca de Sinvaldo do Nascimento Souza. Educação e mobilidade social na colônia japonesa de Santa Cruz. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
CUNHA, L. A. C. R.; CAVALIERE, A. M. V.; CAVALIERI, L. B.. Participação em banca de Maria Cristina da Silva Galvão. A jubilação no Colégio Pedro II: que exclusão é essa ?. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CUNHA, L. A. C. R.; CIAVATTA, M.; CASIMIRO, A. R.. Participação em banca de Anita Handfas. A formação do trabalhador para a indústria: a nova concepção de formação profissional do SENAI-RJ. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
GARCIA, S. G.; SCHWARCZ, L. K. M.; GRUN, R.; SALLUM JUNIOR, B. J.; CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Maria Caramez Carlotto. Universitas semper reformanda? A história da Universidade de São Paulo e o discurso da gestão à luz da estrutura social. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

2.
CUNHA, Luiz Antonio; CAVALIERE, A. M. V.; CURY, C. R. J.; KOSLINSKI, M. C.; GUEDES, M. G. S.. Participação em banca de Vânia Claudia Fernandes. (As)simetria nos sistemas públicos de ensino fundamental em Duque de Caxias (RJ): a religião no currículo. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Jairo Campos dos Santos. O gerencialismo no novo modelo de educação pública da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
GARCHET, H. M. B.; SENTO-SE, J. T. L.; DAVILA FILHO, P. M.; CUNHA, Luiz Antonio; PANDOLFI, D.. Participação em banca de Samara LIma Tavares Mancebo. A pós-graduação em Estudo de Problemas Brasileiros na UERJ: uma reflexão sociológica sobre um projeto de socialização política no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Sérgio de Sousa Montalvão. A LDB de 1961: conceitos, representações e confrontos no campo político-pedagógico. 2011. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

6.
Giovanni, G.; Lopreato, FLC; Barreyro,GB; Silva, PLB; CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Cristina Helena Almeida de Carvalho. A política pública para a educação superior no Brasil (1995-2008): ruptura e/ou continuuidade?. 2011. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Weber, S.; Macedo, A.G.; Morais, J.V.; WANDERLEY, J. C. V.; CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Maria Creusa de Araújo Borges. Articulação entre discursos globais e locais na definição da interpretação legítima da universidade nas propostas de reforma da educação superior no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Eliza Bertolozzi Ferreira. A educação profissional no planejamento plurianual do governo FHC. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
CUNHA, L. A. C. R.; OLIVEIRA, R. L. P.; ARELARO, L. R. G.; BEISEGEL, C. R.; OLIVEIRA, C.. Participação em banca de Gilda Cardoso de Araújo. Município, federação e educação: história das instituições e das idéias políticas no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

10.
CUNHA, L. A. C. R.; MORAES, C. S. V.; FERRETI, C.; RAMOS, M. N.; BRUNO, L. E. N. B.. Participação em banca de Elisabeth Zardo Búrigo. O ensino técnico industrial segundo os professores: adaptações em duas escolas estaduais gaúchas. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

11.
CUNHA, L. A. C. R.. Participação em banca de Merise Santos de Carvalho. A pesquisa educacional sobre a escola pública de nível fundamental nos projetos e relatórios de pesquisa elaborados por docentes das universidades brasileiras. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CUNHA, L. A. C. R.; FERRETI, C.; Olinda Maria Noronha; José Luís Sanfelice; Dermeval Saviani. Participação em banca de Celina Midori Murasse. A educação para a ordem e o progresso do Brasil: o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (1856-1888). 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
Brandão, Zaia; Marcondes, D.; Konder, L.; CUNHA, L. A. C. R.; Mendonca, A.W.P.. Participação em banca de Carlos Otávio Fiuza Moreira. Entre o individuo e a sociedade: um estudo da Filosofia da Educação de John Dewey. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CUNHA, L. A. C. R.. Banca Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CUNHA, L. A. C. R.. Banca Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CUNHA, L. A. C. R.. Banca Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CUNHA, L. A. C. R.. Banca Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CUNHA, L. A. C. R.. Banca Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CUNHA, L. A. C. R.. Banca Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente. 2004.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Allan do Carmo Silva. Laicidade versus confessionalismo na escola pública: um estudo em Nova Iguaçu (RJ). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

2.
Kaé Stoll Colvero Lemos. A normatização da Educação Moral e Cívica (1961-1993). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

3.
Vânia Claudia Fernandes. A trajetória de uma instituição educacional entre o público e o privado: a Fundação Getúlio Vargas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

4.
Adriana da Silva Freitas. Repressão sobre os estudantes da UFRJ no cenário ditatorial. 2008. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

5.
Anita Handfas. A formação do trabalhador para a indústria: a nova concepção de formação profissional do SENAI-RJ. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

6.
Ana Margarida de Mello Barreto Campello. Acesso de alunos de escola pública aos cursos técnicos do CEFET-RJ - estudo de casodo Curso Pró-Técnico. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

7.
José Antonio Miranda Sepulveda. San Tiago Dantas: educador, político e estadista. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

8.
Marcela Alejandra Pronko. A Universidade Que Não Aconteceu: Uma Análise das Propostas de Criação de Universidades do Trabalho No Brasil Nas Décadas de 30 A 50. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

9.
DANIEL FERNANDO FILMUS. O Papel das Demandas Populares Por Educacao: O Caso do Movimento Sindical Argentino. 1992. Dissertação - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

10.
LUIZ FERNANDO PERAZZO. A Universidade Na Educacao dos Trabalhadores - O Projeto de Aceleracaoda Escolaridade Para Qualificacao Profissional (Ufrj, 1985/1990). 1991. Dissertação - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

11.
REGINA ANGELA MENDONCA DUARTE. A Televisao Como Veiculo Educativo. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

12.
Mirian Waidenfeld Chaves. Várias faces do livro didático regional de Estudos Sociais. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

13.
ANGELA MARIA DE SOUZA COELHO BARBOSA. Avaliacao das Universidades Brasileiras: A Polemica do Nosso Tempo. 1989. Dissertação - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

14.
Maria Terezinha Espinosa de Oliveira. O planejamento educacional a nível municipal. O caso de Niterói. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

15.
MARILIA CARNEIRO AZEVEDO DIAS. A Resistencia dos Filhos dos Trabalhadores As Praticas Escolares. 1982. Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

16.
Marieta Cruz Dias Teixeira. Um estudo sobre o discurso administrativo de Lourenço Filho. 1982. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

17.
Maria Angela Varella Cabral. Estudo do menor carente sob a perspectiva da política da Fundação Nacional do Bem Estar do Menor (FUNABEM). 1982. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

18.
Paulo de Tarso Rabelo Ribeiro. O ensino profissional marítimo no Pará - 1892/1973: um estudo histórico. 1981. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

19.
MARLUCE MOURA DE MEDEIROS. Estradas de Ferro e Ensino Industrial - Um Estudo de Caso. 1980. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

20.
Péricles Antonio Barra Bastos. A escola de Apredizes e Artífices do Pará, 1909/1942 - um estudo histórico. 1980. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

21.
Luzete Adelaide Pereira. Rumos para uma interpretação da avaliação educacional. 1980. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

22.
MARIA INEZ SALGADO DE SOUZA. Estudo Sobre O Pensamento Educacional das Elites No Brasil. 1978. Dissertação - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

23.
Ivanildo Coelho de Holanda. Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - um estudo histórico. 1978. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

24.
Ivoneida Anacleto Porto. Estudo sobre a integração social em um complexo escolar em Recife no período de 1973/73. 1978. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

25.
Manoel de Jesus Araújo Soares. A educação preventiva - Fernando de Azevedo e o inquérito sobre instrução pública em São Paulo, 1926. 1978. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

26.
Neyde Rodrigues Innocêncio. Formação do magistério de 1o. grau: reconstrução de uma política. 1978. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

27.
Adelino Massarolo. A educação no meio rural de Barreiro - Ijuí, RS. 1977. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

28.
Olinda Maria Noronha. Os mecanismos de transmissão cultural na escola primária - um estudo de caso. 1977. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Getúlio Vargas, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

29.
Léa Pinheiro Paixão. A representação da prática pedagógica - um estudo exploratório entre professores do curso de pedagogia em Belo Horizonte. 1975. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

Tese de doutorado
1.
Vânia Claudia Fernandes. (As)simetria nos sistemas públicos de ensino fundamental em Duque de Caxias (RJ): a religião no currículo. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

2.
José Antonio Miranda Sepulveda. O papel da Escola Superior de Guerra na projeção do campo militar sobre o campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

3.
Regina Maria Gubert Ehrensperger. Políticas e práticas curriculares no ensino superior Brasil/Portugal. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Minho, . Coorientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

4.
Sonia Regina Mendes. Cursos técnicos pós-médios: um estudo sobre educação profissional. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

5.
Wânia Regina Coutinho Gonzales. Educação e desencantamento do mundo:contribuições de Max Weber para a Sociologia da Educação. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.

6.
LUCIO KREUTZ. Magisterio e Imigracao Alema - O Professor Paroquial Catolico Teuto-Brasileiro do Rio Grande do Sul No Movimento da Restauracao. 1985. Tese - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. A Educação Brasileira na primeira onda laica: do Império à República. 1. ed. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2017. v. 1. 529p .



Outras informações relevantes


Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, nomeado em maio de 2010 e demissionário em outubro de 2011.



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