Maria Luiza Faria Salatino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6864401803361183
  • Última atualização do currículo em 04/09/2017


Possui graduação em Faculdade de Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: quimiotaxonomia, flavonóides, ceras epicuticulares, alcanos e filogenia, e mais recentemente, na química atividade de constituintes de própolis brasileiras . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Luiza Faria Salatino
Nome em citações bibliográficas
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, Departamento de Botânica.
Rua do Matão, 277
Cid. Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 11461
Telefone: (11) 30917532
Fax: (11) 30917547


Formação acadêmica/titulação


1984 - 1986
Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Constituintes da cera epicuticular e a taxonomia de Velloziaceae, Ano de obtenção: 1986.
Orientador: José Bonzani da Silva.
Palavras-chave: Velloziaceae; cera epicuticular; quimiotaxonomia; parafinas; álcoois; ácidos graxos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Evolução, Sistemática e Ecologia Química.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1976 - 1981
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Componentes da fração insaponificável da cera epicuticular das folhas de Annonaceae como marcadores sistemáticos,Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: José Bonzani da Silva.
Palavras-chave: Annonaceae; quimiossistemática; cera epicuticular; fração insaponificável.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Evolução, Sistemática e Ecologia Química.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1983 - 1983
Especialização em Flavonóides Extração Isolamento e Identificação. (Carga Horária: 960h).
University of Texas at Austin, UTA, Estados Unidos.
Título: Flavonoids of Barroetea subuligera (Compositae).
Orientador: Tom J. Mabry.
1967 - 1971
Graduação em Faculdade de Ciências Farmacêuticas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


1997 - 1998
Pós-Doutorado.
University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Biológicas
1988 - 1988
Pós-Doutorado.
Centro de Estudios Farmacológicos y de Princípios Naturales, CEFAPRIN, Argentina.
Grande área: Ciências Biológicas


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/1992 - Atual
Ensino, Toxicologia e Análises Toxicológicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Farmacognósticos de Plantas Tóxicas
3/1989 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas (Botânica), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Identificação de Metabólitos Secundários de Importância Taxonômica
Sistemática Molecular e Química
3/1982 - Atual
Ensino, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Taxonomia vegetal
Recursos Econômicos Vegetais
8/1978 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, Departamento de Botânica.



Linhas de pesquisa


1.
Quimiotaxonomia
2.
Sistemática Molecular


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Biomonitoramento e diversidade química de espécies de Croton (Euphorbiaceae)
Descrição: A busca de substâncias de interesse medicinal está cada vez mais chamando a atenção de um grande número de pesquisadores. Croton é um dos maiores gêneros de Euphorbiaceae e apresenta várias espécies utilizadas na medicina popular, como por exemplo, C. urucurana. Estudos farmacológicos de Croton comprovaram uma série de atividades de interesse, como propriedades antimicrobianas, antivirais, anti-inflamatórias, antioxidantes, antirreumáticas, antidiarreicas, anticancerígenas, citotóxicas e mutagênicas, entre outras. Entre as substâncias isoladas de espécies de Croton, a que tem recebido maior atenção em estudos sobre atividade farmacológica é a trans-desidrocrotonina, obtida de uma espécie nativa, C. cajucara, cujos efeitos hipolipidêmico e hipoglicêmico, além de antiestrogênico e antitumoral foram comprovados. Este projeto tem como objetivos 1) a realização de um ?screening? dos terpenos (com ênfase em di e triterpenos), alcaloides e flavonoides, por meio de extrações fracionadas com solventes de polaridades crescentes; 2) a avaliação das atividades biológicas: antiproliferativa, antioxidante, antiviral (HIV), antimicrobiana, inibição da acetilcolinesterase e de toxicidade frente à Artemia salina, dos extratos fracionados; 3) o isolamento e identificação dos principais constituintes das espécies, de acordo com os resultados das atividades biológicas dos extratos. 4) avaliação das atividades biológicas das substâncias isoladas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Integrante / Débora Yara Alves Cursino dos Santos - Integrante / Antonio Saltino - Coordenador / Cláudia Maria Furlan - Integrante.
2009 - 2011
QUIMIOTAXONOMIA, FILOGENIA MOLECULAR E POTENCIAL FARMACOLÓGICO DE CROTON (EUPHORBIACEAE), COM ÊNFASE EM ESPÉCIES NATIVAS
Descrição: O projeto prevê análises de composição de alcalóides, diterpenos, flavonóides e óleos voláteis de cercca de trinta espécies nativas de Croton. Espécies de Croton têm sido usadas na medicina popular em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, contra várias doenças. As análises estão sendo feitas predominantemente por técnicas de cromatografia líquida ou gás-líquida, acopladas à espectroscopia de massas. Os extratos de folhas e de caule estão sendo analisados, de uma forma biomonitorada, para avaliação de atividades antioxidante, antimicrobiana, antiproliferativa e citotóxica. De extratos que se mostrarem mais promissores, será feito isolamento, também biomonitorado, para identificação de substâncias ativas. Serão feitas análises moleculares com populações de algumas espécies que formam complexos, análises estas baseada em seqüências de ITS e trnL-trnL-F e de AFLP, para inclusão em filogenia já publicada e outras publicações em andamento. A filogenia assim obtida servirá de base para determinação da evolução dos caracteres químicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Integrante / Antonio Salatino - Coordenador / Débora Yara Alves Cursino dos Santos - Integrante / Lucimar Barbosa da Motta - Integrante / Cláudia Maria Furlan - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2009 - 2010
CARACTERIZAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE VOCHYSIA PYRAMIDALIS E VOCHYSIA TUCANORUM POR MEIO DE MARCADORES AFLP E ANÁLISE DE SEUS ÁCIDOS GRAXOS DE SEMENTES
Descrição: Os lipídeos de sementes de Vochysia pyramidalis assemelham-se aos da manteiga de cacau, com altos teores de ácido esteárico e ácido oléico, e os de V.tucanorum são ricos em ácidos graxos de cadeia longa, como os ácidos erúcico e docosanóico, assemelhando-se ao óleo de colza, antes de seu melhoramento, que resultou no óleo de canola. Os lipídeos de ambas as espécies têm, portanto, potencial valor econômico. Foi verificado que as proporções dos ácidos graxos das duas espécies podem variar de população para população. O projeto propõe ampliar o levantamento sobre as variações na composição desses lipídeos, visando detectar populações com lipídeos dotados de perfis de ácidos graxos mais convenientes para eventual uso medicinal ou industrial, e vincular composições químicas com mapas genéticos baseados em marcadores AFLP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Coordenador / Milene Sampaio Clemente - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Identificação de constituintes de própolis e atividades biológicas de substâncias isoladas por biomonitoramento
Descrição: A própolis é uma mistura complexa de substâncias, constituída por ceras de abelhas e exsudatos vegetais. As abelhas utilizam própolis como revestimento interno, para selar aberturas na colméia e manutenção de um ambiente asséptico, entre outros propósitos. As propriedades farmacológicas são conhecidas há muito tempo, destacando-se as atividades antimicrobiana, antiinflamatória, antioxidante e antitumoral. Os avanços que vêm sendo feitos nesse âmbito referem-se a extratos polares, principalmente de própolis verde (do sudeste e centro-oeste do país) e, mais recentemente, de própolis vermelha (do nordeste). Entretanto, estudos de extratos menos polares de própolis verde e de própolis de outras regiões do Brasil são de grande valia para o descobrimento de novas substâncias, que poderão se revelar úteis para a saúde humana e animal. O presente projeto tem por objetivo a identificação e o isolamento biomonitorado de substâncias constituintes de duas amostras de própolis verde de Minas Gerais (Lavras), uma de Santa Catarina, uma do Paraná, uma do Ceará (Salitre) e uma amostra de própolis preta do Piauí (Picos). Amostras de própolis serão submetidas a extrações sucessivas com solventes de polaridades crescentes (hexano, clorofórmio, acetato de etila e metanol) e os extratos serão avaliados quanto às atividades antioxidante (métodos do DPPH e β-caroteno) e anti-HIV (inibição da transcriptase reversa). Extratos clorofórmicos e de acetato de etila serão avaliados quanto à atividade carrapaticida. A última atividade será avaliada em relação às espécies Rhipicephalus sanguineus, R. (Boophilus) microplus e Amblyomma cajennense. Os extratos testados que se mostrarem ativos serão fracionados por cromatografia em coluna de gel de sílica, cujos eluatos serão obtidos de solventes puros e em misturas. Os extratos e eluatos serão analisados por CG/EM, CLAE e CLAE/MS/MS. As frações obtidas das análises por cromatografia em coluna serão novamente avaliadas em bioensaios, e assim suce.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Integrante / Antonio Salatino - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2004 - Atual
Bioquímica de Plantas Nativas: Quimiotaxonomia, Ecologia Química e Sistemática Molecular
Descrição: Os principais grupos de metabólitos secundários com relevância taxonômica são as substâncias fenólicas, os alcalóides, os terpenóides e as ceras epicuticulares. Dentre as substâncias fenólicas conhecidas, mais de 50% são flavonóides. Em quimiotaxonomia, os flavonóides têm sido empregados nos níveis específico e genérico, sendo provável a sua contribuição para o nível de família. Outro grupo de metabólitos que tem sido utilizado para inferências taxonômicas é aquele das ceras epicuticulares das folhas, enfatizando-se principalmente o perfil de sua fração mais apolar, os n-alcanos. Estes são constituintes universais das ceras foliares epicuticulares, freqüentemente empregados em abordagens quimiotaxonômicas em níveis hierárquicos de gênero e espécie. Será analisado o perfil flavonoídico e de n-alcanos de espécies de Camarea e Richterago para posterior comparação com a inferência filogenética molecular. Pretende-se, na medida do possível, combinar as evidências químicas e moleculares numa única matriz. A técnica do seqüenciamento de regiões do DNA é uma das abordagens amplamente utilizadas, atualmente, na sistemática molecular. Nos genomas de angiospermas há segmentos de DNA que propiciam comparações em diferentes níveis de hierarquia. Nesse contexto analisaremos as regiões não codificantes atpB-rbcL, trnL-F, intron rps16 e o gene matK de espécies nativas brasileiras. Evidências demonstram que as ceras epicuticulares podem exercer influência na seleção de herbívoros em determinadas plantas. Isso nos faz supor que ela também exerça uma preferência na postura de ovos do bicho mineiro por alguns genótipos susceptíveis de Coffea spp. Analisaremos as ceras epicuticulares de C. racemosa, dois cultivares de C.arabica e dois híbridos, qualitativa e quantitativamente, com a finalidade de verificar diferenças em suas constituições que possam justificar a resistência ou suscetibilidade de híbridos ao ataque do bicho-mineiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Coordenador / Maria Alice Corrêa - Integrante / Lucimar Barbosa da Motta - Integrante / Gabriela Laura Danuncio - Integrante / Marcos Vilas Boas Simão Custódio - Integrante / Vinícius de Souza Castro - Integrante / Samira Esmael Elias - Integrante / Silvana Vieira - Integrante / Andréa Onofre Araujo - Integrante / Milton Groppo - Integrante / Emerson Pansarin - Integrante / Júlia Toshie Kitami - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2003 - 2010
FILOGENIA DO GRUPO DE Vellozia hemisphaerica (VELLOZIACEAE) BASEADA EM CARACTERES QUÍMICOS, CITOGENÉTICOS E MOLECULARES
Descrição: O grupo de Vellozia hemisphaerica (Velloziaceae) é constituído por oito espécies endêmicas da Cadeia do Espinhaço da Bahia, duas delas estabelecidas recentemente. É monofilético e sustentado pela sinapomorfia presença de hipanto depresso-obovóide (ovário semi-ínfero). No entanto, a resolução interna do grupo carece de uma definição e o aperfeiçoamento das hipóteses filogenéticas faz-se necessário, uma vez que até agora só foram utilizados caracteres morfológicos e novas fontes de evidência são necessárias. A busca de novos dados concentrar-se-á simultaneamente em caracteres cromossômicos e moleculares, além da introdução de metabólitos secundários, que oferecerão hipóteses comparativas e também dados que serão somados aos não moleculares em novas análises. Os resultados oferecerão hipóteses filogenéticas mais sólidas e um arcabouço para interpretação evolutiva dos novos caracteres, bem como dos já utilizados na sistemática do grupo. As ceras serão extraídas em clorofórmio. O fracionamento e a identificação dos seus constituintes serão realizados através de métodos cromatográficos e espectrométricos. A caracterização da morfologia da cera será feita através de análises da superfície foliar em microscopia eletrônica de varredura. Será realizada a contagem e análise dos cromossomos com coloração Giemsa, a identificação de regiões ricas em GC ou AT com os fluorocromos cromomicina A e DAPI, respectivamente, e a localização dos sítios de DNAR 5S e 45S por hibridização in situ. Para a análise molecular serão seqüenciadas tentativamente as regiões correspondentes aos genes atpB-rbcL, trnL-F e matK do cpDNA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Integrante / Renato de Mello Silva - Coordenador / Déborah Yara Alves Cursino dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2001 - 2004
Distribuição de coníferas brasileiras e detecção de polimorfismos genéticos através de AFLP
Descrição: A distribuição atual de populações de Araucaria e Podocarpus é o reflexo de eventos de mudanças climáticas que ocorreram durante o Quaternário. Os resultados de análise polínica não têm sido suficientes para explicar os padrões de distribuição, nem provêm informações sobre os graus de afinidade entre as populações. O presente trabalho foi proposto com o objetivo de estabelecer graus de afinidade genética entre populações dos dois gêneros, abrangendo uma ampla cobertura do território brasileiro e extrapolando as fronteiras do nosso país, com a inclusão de amostras da Argentina, Bolívia e Chile. Foram coletadas folhas de vários indivíduos da mesma população de seis populações de Araucaria e de 26 populações de Podocarpus. Foi feita análise de AFLP de todas as populações, empregando-se duas combinações de iniciadores seletivos para Araucaria e três combinações para Podocarpus. Foram obtidos 31 caracteres para as populações de Araucaria e 124 para as de Podocarpus. Foram realizadas análises de UPGMA, com índices de Jaccard, e de PCA para as amostras dos dois grupos. O dendrograma com as amostras de Araucaria resultou em dois agrupamentos principais, um correspondente a A. araucana do Chile, e outro de A. angustifolia. O dendrograma das populações de Podocarpus compõe-se de dois agrupamentos principais, um deles correspondendo a P. sellowii, P. brasiliensis (DF) e P. cf. montanus (Chile), e outro a P. lambertii e P. parlatorei (Argentina e Bolívia). Populações de P. sellowii do nordeste e centro-oeste constituem um agrupamento relativamente homogêneo, a exemplo de P. lambertii do Rio Grande do Sul. Ao contrário, as populações do sudeste das duas espécies são muito divergentes entre si, o que sugere uma existência há muito tempo, principalmente em Minas Gerais. Sugere-se que populações de P. sellowii e P. lambertii já coexistiam em Minas Gerais em épocas remotas e as divergências observadas nos dois agrupamentos são o resultado de divergências recentes, ocorridas no Quaternário. Os resultados sugerem o reconhecimento de apenas duas espécies de Podocarpus sul-americanos, P. sellowii e P. lambertii. A análise por PCA aponta na mesma direção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Coordenador / Antonio Salatino - Integrante / Lucimar Barbosa da Motta - Integrante / Marie Pierre Ledru - Integrante / Gregório Ceccantini - Integrante / Fabio Pinheiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2000 - 2004
Inferência Filogenética de Pteridaceae Nativas, Baseada no Seqüenciamento
Descrição: Pteridaceae é uma família com muitos representantes largamente dispersos nas Américas. A família parece ser um grupo muito antigo, provavelmente relacionado as Schizaeaceae. Devido a esse fato, um gene de evolução mais rápida como trnL-F (Taberlet et al. 1991) não nos permitiu alinhar espécies, isso quando se conseguia uma boa amplificação. Utilizamos, portanto, o gene conservativo rbcL, que foi alvo do trabalho de Gastony & Rollo (1995), cujos resultados mostraram relações muito interessantes. Foram coletadas folhas de 37 espécies de nove gêneros correspondendo a quatro subfamílias de Pteridaceae. Usamos como grupo irmão para fins de comparações filogenéticas uma espécie de Vittariaceae. Morfologicamente Vittariaceae é o grupo que mais se aproxima de Pteridaceae, sendo que alguns de seus representantes já foram descritos como pertencendo a esta família. Baseando-nos nas espécies brasileiras, este projeto teve por objetivo, além de observar o relacionamento entre as espécies nativas de Cheilanthoideae, testar a atual circunscrição das subfamílias de Tryon & Tryon (1982), a fim de se verificar se as subfamílias, tal como circunscritas, representam grupos monofiléticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Coordenador / Jefferson Prado - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1995 - 1998
Quimica e biologia molecular de plantas nativas: quimiotaxonomia, filogenia e aproveitamento ecônomico
Descrição: Com esse projeto pretendeu-se desenvolver pesquisas distribuídas em três subprojetos, dois relacionadas à fitoquímica e um à biologia molecular, envolvendo análises de representantes de famílias de plantas nativas. Um dos subprojetos referiu-se à quimiotaxonomia e concentrou-se na análise de flavonóides de Annonaceae e Eriocaulaceae. O outro relacionou-se à botânica econômica, dando ênfase na análise de ácidos graxos de lipídios de sementes de outros dois: Euphorbiaceae e Vochysiaceae. O subprojeto referente a biologia molecular concentrou-se na análise do DNA de monocotiledôneas usando sequências da região trnL-F do DNA do cloroplasto, com o fim de trazer subsídios moleculares a uma questão muito controversa, qual seja, a origem filética das Velloziaceae..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Luiza Faria Salatino - Integrante / Antonio Salatino - Coordenador / Renato de Mello Silva - Integrante / Carla Valéria Ricci - Integrante / Marco Aurélio Sivero Mayworm - Integrante / David E Giannasi - Integrante / Marie Anne Van Sluys - Integrante / Déborah Yara Alves Cursino dos Santos - Integrante / Suzene Izídio da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1


Revisor de projeto de fomento


2000 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2000 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada/Especialidade: Recursos Econômicos Vegetais.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Evolução, Sistemática e Ecologia Química.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular/Especialidade: Sistemática Molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:48
Total de citações:522
Fator H:13
Salatino,MLF  Data: 19/09/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FURLAN, CLAUDIA M.2015FURLAN, CLAUDIA M. ; SANTOS, KÁTIA PEREIRA ; SEDANO-PARTIDA, MARTHA DALILA ; MOTTA, Lucimar Barbosa da ; SANTOS, DEBORAH YARA A. C. ; SALATINO, MARIA LUIZA FARIA ; NEGRI, Giuseppina ; BERRY, PAUL E. ; VAN EE, BENJAMIN W. ; SALATINO, Antonio . Flavonoids and antioxidant potential of nine Argentinian species of Croton (Euphorbiaceae). Brazilian Journal of Botany, v. 38, p. 693-702, 2015.

2.
SANTOS, KÁTIA PEREIRA DOS2015SANTOS, KÁTIA PEREIRA DOS ; MOTTA, LUCIMAR B. ; SANTOS, DEBORAH Y. A. C. ; SALATINO, MARIA L. F. ; SALATINO, Antonio ; FERREIRA, MARCELO J. PENA ; LAGO, JOÃO HENRIQUE G. ; RUIZ, ANA LÚCIA T. G. ; CARVALHO, JOÃO E. DE ; FURLAN, CLÁUDIA M. . Antiproliferative Activity of Flavonoids from Croton sphaerogynus Baill. (Euphorbiaceae). BIOMED RES INT, v. 2015, p. 1-7, 2015.

3.
FERNANDES-SILVA, CAROLINE C2015FERNANDES-SILVA, CAROLINE C ; LIMA, CAROLINA A ; NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, MARIA L F ; SALATINO, Antonio ; MAYWORM, MARCO A S . Composition of the volatile fraction of a sample of Brazilian green propolic and its phytotoxic activity. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 2015, p. n/a-n/a, 2015.

4.
MAYWORM, MARCO A S2015MAYWORM, MARCO A S ; FERNANDES-SILVA, CAROLINE C ; SALATINO, MARIA L F ; SALATINO, Antonio . A simple and inexpensive procedure for detection of a marker of Brazilian alecrim propolis. JOURNAL OF APICULTURAL RESEARCH, v. 54, p. 1-4, 2015.

5.
MAYWORM, MARCO A. S.2014MAYWORM, MARCO A. S. ; LIMA, CAROLINA A. ; TOMBA, AUGUSTO C. B. ; FERNANDES-SILVA, CAROLINE C. ; SALATINO, MARIA L. F. ; SALATINO, Antonio . Does Propolis Contain Tannins?. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Online), v. 2014, p. 1-4, 2014.

6.
KITAGAMI, J. T.2013KITAGAMI, J. T. ; SALATINO, Antonio ; GUERREIRO FILHO, O. ; SALATINO, M. L. F. . Foliar cuticular waxes of cultivated species and varieties of Coffea. Biochemical Systematics and Ecology, v. 46, p. 116-119, 2013.

7.
RIGHI, A. A.2013RIGHI, A. A. ; Motta, L.B. ; KLAFKE, G. M. ; POHL, P. C. ; FURLAN, C. M. ; SANTOS, D. Y. ; SALATINO, M. L. F. ; NEGRI, Giuseppina ; LABRUNA, M. B. ; SALATINO, Antonio . Chemical composition and efficacy of dichloromethane extract of Croton sphaerogynus Baill. (Euphorbiaceae) against the cattle tick Rhipicephalus microplus (Acari: Ixodidae). Veterinary Pathology, v. 192, p. 292-295, 2013.

8.
FERNANDES-SILVA, C.2013FERNANDES-SILVA, C. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Chemical profilling of six samples of Brazilian propolis. Química Nova (Online), v. 36, p. 237-240, 2013.

9.
FERNANDES-SILVA, C. C.2013FERNANDES-SILVA, C. C. ; FREITAS, J. C. ; SALATINO, A. ; SALATINO, M. L. F. . Cytotoxic Activity of Six Samples of Brazilian Propolis on Sea Urchin (Lytechinus variegatus) Eggs. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Online), v. 2013, p. 1-4, 2013.

10.
MOTTA, LUCIMAR B.2013MOTTA, LUCIMAR B. ; FURLAN, CLÁUDIA M. ; SANTOS, DEBORAH Y.A.C. ; SALATINO, MARIA L.F. ; NEGRI, Giuseppina ; DE CARVALHO, JOÃO E. ; MONTEIRO, PAULA A. ; RUIZ, ANA LÚCIA T.G. ; CARUZO, MARIA B. ; SALATINO, Antonio . Antiproliferative activity and constituents of leaf extracts of Croton sphaerogynus Baill. (Euphorbiaceae). Industrial Crops and Products (Print), v. 50, p. 661-665, 2013.

11.
SAVIETTO, JÓICE P.2013SAVIETTO, JÓICE P. ; FURLAN, CLÁUDIA M. ; MOTTA, LUCIMAR B. ; SALATINO, MARIA LUIZA F. ; CARVALHO, JOÃO E. ; RUIZ, ANA LUCIA T. G. ; SALATINO, Antonio ; SANTOS, DÉBORAH YARA A. C. . Antiproliferative activity of methanol extracts of four species of Croton on different human cell lines. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 23, p. 662-667, 2013.

12.
SALATINO, Antonio2011SALATINO, Antonio ; SILVA, C. C. F. ; RIGHI, A. A. ; SALATINO, M. L. F. . Propolis research and the chemistry of plant products. Natural Product Reports (Print), v. 28, p. 925-936, 2011.

13.
Mello-Silva, R.2011Mello-Silva, R. ; SANTOS, Déborah Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; MOTTA, Lucimar Barbosa da ; Cattai, M.B. ; Sasaki, D. ; Lovo, J. ; Pita, P.B. ; Rocini, C. ; Rodrigues, C.D.N. ; Zarrei, M. ; Chase, M.W. . Five vicarious genera from Gondwana: the Velloziaceae as shown by molecules and morphology.. Annals of Botany (Print), v. 108, p. 87-102, 2011.

14.
DUARTE, M.C.2011DUARTE, M.C. ; ESTEVES, G.L. ; SALATINO, M. L. F. ; WALSH, K.C. ; BAUM, D.A. . Phylogenetic analyses of Eriotheca and related genera (Bombacoideae, Malvaceae).. Systematic Botany, v. 36, p. 1-12, 2011.

15.
Motta, L.B.2011Motta, L.B. ; FURLAN, C. M. ; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; Duarte-Almeida, JM ; NEGRI, Giuseppina ; Carvalho, J.E. ; Ruiz, A.L.T.G ; CORDEIRO, Inês ; SALATINO, Antonio . Constituents and antiproliferative activity of extracts from leaves of Croton macrobothrys. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 21, p. 972-977, 2011.

16.
JOAQUIM, Walderez Moreira2010JOAQUIM, Walderez Moreira ; Onn, E.O. ; SALATINO, M. L. F. ; Rodrigues, J.D. . Year season on epicuticular waxes in leaves of Echinodorus grandiflorus (Cham. & Schltdl.) Michell (Alismataceae).. Naturalia (São José do Rio Preto), v. 33, p. 8-19, 2010.

17.
GROPPO, Milton2010GROPPO, Milton ; FIASCHI, P. ; SALATINO, M. L. F. ; CECCANTINI, Gregório ; SANTOS, F. A. R. ; VEROLA, C. F. ; ANTONELLI, A. . Placement of Kuhlmanniodendron Fiaschi & Groppo in Lindackerieae (Achariaceae, Malpighiales) confirmed by analyses of rbcL sequences, with notes on pollen an wood anatomy. Plant Systematics and Evolution, v. 286, p. 27-37, 2010.

18.
MOTTA, Lucimar Barbosa da2009MOTTA, Lucimar Barbosa da ; FURLAN, C. M. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Flavonoids and the taxonomy of Camarea (Malpighiaceae). Biochemical Systematics and Ecology, v. 37, p. 201-205, 2009.

19.
MOTTA, Lucimar Barbosa da2009MOTTA, Lucimar Barbosa da ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Foliar cuticular alkanes of Camarea (Malpighiaceae) and their taxonomic significance.. Biochemical Systematics and Ecology, v. 37, p. 35-39, 2009.

20.
MARQUINEZ, X.2009MARQUINEZ, X. ; LOHMANN, L. G. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; González, F. . Generic relationships and dating of lineages in Winteraceae base don nuclear (ITS) and plastid (rps16 and psA-trnH) sequence data.. Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 10, p. 2009.07.001, 2009.

21.
PINHEIRO, Fabio2009PINHEIRO, Fabio ; KOEHLER, S. ; CORREA, A. M. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; BARROS, Fábio de . Phylogenetic relationships and infrageneric classification of Epidendrum subgenus Amphiglottium (Laeliinae, Orchidaceae).. Plant Systematics and Evolution, v. 283, p. 165-177, 2009.

22.
FURTADO G.Q.2009FURTADO G.Q. ; ALVES, S. A. M. ; GODOY, C. V. ; SALATINO, M. L. F. ; MASSOLA JUNIOR, N. S. . Influence of light and leave epicuticular wax layer on Phakopsora pachyrhizi infection in soybean.. Tropical Plant Pathology (Impresso), v. 34, p. 306-312, 2009.

23.
LEDRU, Marie Pierre2009LEDRU, Marie Pierre ; SALATINO, M. L. F. . Podocarpus sp. pl. refugia in Brazil's atlantic forest: analysing the past to improve future protection.. Bois et Forêts des Tropiques, v. 299, p. 63-70, 2009.

24.
DUARTE, L. M. L.2008DUARTE, L. M. L. ; SALATINO, M. L. F. ; SALTINO, Antonio ; NEGRI, Giuseppina ; Barradas, M.M . Effect of potato virus X on total phenol and alkaloid contents in Datura stramonium leaves.. Summa Phytopathologica, v. 34, p. 65-67, 2008.

25.
PANSARIN, Emerson2008PANSARIN, Emerson ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Phylogeny of South American Pogonieae (Orchidaceae, Vanilloideae) based on sequences of nuclear ribosomal (ITS) and chloroplast (psaB, rbcL, rps16, and trnL-F) DNA, with emphasis on Cleistes and discussion of biogeographic implications.. Organisms, Diversity & Evolution, v. 8, p. 171-181, 2008.

26.
GROPPO, Milton2008GROPPO, Milton ; SALATINO, M. L. F. ; PIRANI, José Rubens ; BLANCO, s.r. ; KALLUNKI, J. A. . Phylogeny of Rutaceae based on two noncoding regions from cpDNA.. American Journal of Botany, v. 95, p. 985-1005, 2008.

27.
JOAQUIM, Walderez Moreira2008JOAQUIM, Walderez Moreira ; ONO, Elizabeth Orika ; SALATINO, M. L. F. . Some Secondary Metabolites in Leaves of Echinodorus grandiflorus (Cham. & Schldl.) Micheli in Brazil. The Open Agriculture Journal, v. 2, p. 75-79, 2008.

28.
PRADO, J.2007PRADO, J. ; RODRIGUES, C. N. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Phylogenetic relationships among Pteridaceae, including Brazilian species, inferred from rbcL sequences.. Taxon, v. 56, p. 355-368, 2007.

29.
SALATINO, Antonio2007SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; NEGRI, Giuseppina . Traditional uses, chemistry and pharmacology of Croton species (Euphorbiaceae). Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 18, p. 11-33, 2007.

30.
LEDRU, Marie Pierre2007LEDRU, Marie Pierre ; SALATINO, M. L. F. ; CECCANTINI, Gregório ; SALATINO, Antonio ; PINHEIRO, Fabio ; Pintaud, Jean-Christophe . Regional assessment of the impact of climatic change on the distribution of a tropical conifer in the lowlands of South America. Diversity and Distributions (Print), v. 10, p. DOI: 10.1111/j., 2007.

31.
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino2005SALATINO, M. L. F.; Motta, L.B. ; KRAUS, Jane Elizabeth ; SALATINO, Antonio . Distribution of metabolites in galled and non-galled foliar tissues of Tibouchina pulchra.. Biochemical Systematics and Ecology, Inglaterra, v. 33, p. 971-981, 2005.

32.
MIMURA, Maria Regina Martins2004MIMURA, Maria Regina Martins ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Distribution of flavonoids and the taxonomy of Huberia (Melastomataceae). Biochemical Systematics and Ecology, Inglaterra, v. 32, n.1, p. 27-34, 2004.

33.
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino2004SALATINO, M. L. F.; OLIVEIRA, A. F. M. ; NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, Antonio . Chemistry of the stem bark of Amburana cearensis (Allemão) (A.C.SM.). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 6, n.3, p. 1-4, 2004.

34.
NEGRI, Giuseppina2003NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Green propolis: unreported constituents and a novel compound from chloroform extracts.. Journal of Apicultural Research, Inglaterra, v. 42, n.3, p. 39-41, 2003.

35.
NEGRI, Giuseppina2003NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Unusual chemical composition of a sample of Brasilian propolis, as assessed by analysis of a chloroform extract.. Journal of Apicultural Research, Inglaterra, v. 42, n.4, p. 53-56, 2003.

36.
SALATINO, Antonio2001 SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; SILVA, Renato de Mello ; SLUYS, M. A. V. ; GIANNASI, D. E. ; PRICE, R. . Phylogenetic inference in Velloziaceae using chloroplast trnL-F sequences. Systematic Botany, Estados Unidos, v. 26, n.1, p. 92-103, 2001.

37.
PATRICIO, M. C. B.2001PATRICIO, M. C. B. ; SALATINO, Antonio ; MARTINS, A. B. ; WURDACK, J. J. ; SALATINO, M. L. F. . Flavonoids of Lavoisiera, Microlicia and Trembleya (Melastomataceae) and their taxonomic meaning. Bochemical Systematics and Ecology, Inglaterra, v. 29, p. 711-726, 2001.

38.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos2000SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Foliar flavonoids of Lafoensia (Lythraceae). Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 28, p. 487-488, 2000.

39.
SALATINO, Antonio2000SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; GIANNASI, D. E. . Flavonoids and the taxonomy of Cercis. Academic Medicine, Inglaterra, v. 28, p. 545-550, 2000.

40.
NEGRI, Giuseppina2000NEGRI, Giuseppina ; MARCUCCI, M. C. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Comb and propolis waxes from Brazil (states of São Paulo and Paraná). Brazilian Journal Of The Chemical Society, Brasil, v. 11, n.5, p. 453-457, 2000.

41.
NEGRI, Giuseppina2000NEGRI, Giuseppina ; MARCUCCI, M. C. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Comb and propolis waxes from Brazil: triterpenoids in propolis waxes. Journal of Apicultural Research, Estados Unidos, v. 39, p. 86-88, 2000.

42.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos2000SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. . Foliar flavonoids of Annonaceae from Brazil: taxonomic significance. Phytochemistry, Estados Unidos, v. 55, p. 567-573, 2000.

43.
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino2000SALATINO, M. L. F.. Distribution and evolution of secondary metabolites in Eriocaulaceae, Lythraceae and Velloziaceae from "campos rupestres". Genetics and Molecular Biology, Pernambuco, v. 23, n.4, p. 931-940, 2000.

44.
MIMURA, Maria Regina Martins1998MIMURA, Maria Regina Martins ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; BAUMGRATZ, J. F. A. . Alkanes from foliar epicuticular waxes of Huberia species: taxonomic implications. Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 26, p. 581-588, 1998.

45.
NEGRI, Giuseppina1998NEGRI, Giuseppina ; MARCUCCI, M. C. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Hydrocarbons and monoesters of propolis waxes from Brazil. Apidologie (Celle), França, v. 29, p. 305-314, 1998.

46.
SKORUPA, L.1998SKORUPA, L. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Hydrocarbons of leaf epicuticular waxes of Pilocarpus (Rutaceae): taxonomic meaning. Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 26, p. 655-662, 1998.

47.
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino1998SALATINO, M. L. F.; PRADO, J. . Flavonoid glycosides of Pteridaceae from Brazil. Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 26, p. 761-769, 1998.

48.
NEGRI, Giuseppina1998NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; SKORUPA, L. . An aromatic hydrocarbon from the foliar epicuticular waxes of Pilocarpus jaborandi. Phytochemistry, Inglaterra, v. 49, n.1, p. 127-129, 1998.

49.
BLATT, C. T. T.1996BLATT, C. T. T. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Flavonoids of Tabebuia caraiba (Bignoniaceae). Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 24, p. 89-89, 1996.

50.
DELGADO, G. E.1996DELGADO, G. E. ; SALATINO, M. L. F. ; HANDRO, W. . Enhancement of anthocyanin and anthocyanidin synthesis by light, growth regulators and sucrose in vitro plants of sweet potato. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Brasil, v. 8, p. 111-115, 1996.

51.
RICCI, C. V.1996RICCI, C. V. ; PATRICIO, M. C. B. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; GIULIETTI, A. M. . Flavonoids of Syngonanthus Ruhl. (Eriocaulaceae): taxonomic implications. Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 24, p. 577-583, 1996.

52.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos1995SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Flavonoids of species of Cuphea (Lythraceae). Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 23, p. 99-103, 1995.

53.
BLATT, C. T. T.1994 BLATT, C. T. T. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; MARTINEZ, M. A. P. ; CAVALCANTI, T. B. . Flavonoids of Diplusodon (Lythraceae). Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 22, p. 101-107, 1994.

54.
OSBORNE, R.1993OSBORNE, R. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; SEKYIA, C. M. ; TORRES, M. V. . Alkanes of foliar epicuticular waxes from five cycad genera in the Zamiaceae. Phytochemistry, Inglaterra, v. 32, p. 607-608, 1993.

55.
SALATINO, Antonio1993SALATINO, Antonio ; KRAUS, Jane Elizabeth ; SALATINO, M. L. F. . Contents of tannins their histological localization in young and adult parts os Struthanthus vulgaris Mart. (Loranthaceae). Annals Of Botany, Estados Unidos, v. 72, p. 409-414, 1993.

56.
SALATINO, Antonio1991SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; SILVA, Renato de Mello ; OLIVEIRA, I. D. . An appraisal of the plasticity of alkane profiles of some species of Velloziaceae. Biochemical Systematic and Ecology, Inglaterra, v. 19, n.3, p. 241-248, 1991.

57.
SALATINO, Antonio1990SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; GIULIETTI, A. M. . Contents of soluble phenolic compounds of capitulla of Eriocaulaceae. Química Nova, São Paulo, v. 13, p. 289-292, 1990.

58.
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino1989 SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; MENEZES, Nanuza Luiza de ; SILVA, Renato de Mello . Alkanes of foliar epicuticular waxes of Velloziaceae. Phytochemistry, Inglaterra, v. 28, p. 1105-1114, 1989.

59.
OSBORNE, R.1989 OSBORNE, R. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Alkanes of foliar epicuticular waxes of Encephalartos (Zamiaceae). Phytochemistry, Inglaterra, v. 28, n.11, p. 3027-3030, 1989.

60.
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino1988SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; VILEGAS, W. ; GIULIETTI, A. M. . Alcanos dos capítulos de algumas espécies de Eriocaulaceae. Boletim de Botânica Univers de São Paulo, São Paulo, v. 10, p. 55-64, 1988.

61.
SALATINO, Antonio1986SALATINO, Antonio ; MONTENEGRO, G. ; SALATINO, M. L. F. . Microscopia eletrônica de varredura de superfícies foliares de espécies lenhosas do cerrado. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 9, p. 117-124, 1986.

62.
AMARAL, M. C. E.1985AMARAL, M. C. E. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Teor da cera foliar epicuticular de dicotiledôneas do cerrado. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 8, p. 127-130, 1985.

63.
SALATINO, Antonio1985SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; AMARAL, M. C. E. ; ROQUE, N. F. ; VILEGAS, W. . Ceras epicuticulares de las superficies adaxial y abaxial de hojas de dicotiledoneas del cerrado brasilero. Medio Ambiente, Chile, v. 7, n.2, p. 15-20, 1985.

64.
SALATINO, M. L. F.;SALATINO, MARIA L.F.;SALATINO, MARIA LUIZA F.;SALATINO, MARIA L. F.;SALATINO, MARIA LUIZA FARIA;SALATINO, MARIA L F;Maria L. F. Salatino1983SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio . Constituents of the unsaponifiable fraction of foliar epicuticular wax and the systematics of the Annonaceae. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 6, p. 23-28, 1983.

Capítulos de livros publicados
1.
SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Propolis: a complex product with mixed origin .. In: Tahira Faroooqui; Akhlaq A. Farooqui. (Org.). Beneficial effects of própolis on health and chronic diseases. 1ed.New York: Nova Science Publishers, Inc., 2013, v. 1, p. 39-68.

2.
SALATINO, M. L. F.. Lipídios de sementes. In: Déborah Y.A.C. dos Santos; Fungyi Chow; Cláudia Maria Furlan. (Org.). Botânica no Cotidiano. 1ed.Ribeirão Preto: Holos Editora, 2012, v. , p. 114-119.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Avanços recentes na quimiotaxonomia de monocotiledôneas: Eriocaulaceae e Velloziaceae. In: VI Congreso Latinoamericano de Botánica, 1998, Mar del Plata. Proceedings of the VI Congreso Latinoamericano de Botánica. St. Louis, Missouri: Missouri Botanical Garden Press, 1994. v. 68. p. 333-342.

2.
MARCUCCI, M. C. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Estudo químico e biológico de própolis brasileiras. In: IV Congresso Ibero-latino-americano de Apicultura e I Foro Expo-comercial Internacional de Apicultura, 1994, Córdoba. Anais do IV Congresso Ibero-latino-americano de Apicultura e I Foro Expo-comercial Internacionalde Apicultura. Córdoba, 1994. p. 193-196.

3.
BLATT, C. T. T. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Taxonomic implications of the distribution of alkanes of foliar epicuticular waxes of Diplusodon Pohl (Lythraceae). In: Thirteenth International Symposium on Capillary Chromatography, 1991, Riva del Garda. Proceedings of Thirteenth International Symposium on Capillary Chromatography. Riva del Garda: Huethig, 1991. v. 1. p. 661-671.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, Lucimar Barbosa da ; ATHAYDE, N. R. ; SANTOS, K. P. ; SANTOS, D. Y. ; SALATINO, M. L. F. ; FURLAN, C. M. ; SALATINO, Antonio . Flavonoids from Croton L. (Euphorbiaceae). In: V Congreso International de Plantas Medicinales: Productos Naturales y Biodiversidad, 2012, Palmira. V Congreso International de Plantas Medicinales: Productos Naturales y Biodiversidad, 2012.

2.
MAYWORM, M. A. S. ; CLEMENTE, M.S. ; SALATINO, M. L. F. . Vochysiaceae e seu potencial oleaginoso. In: 5o Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas. Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2008, Lavras. resumos do 5o Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas. Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAYWORM, M. A. S. ; DEMARCO, D. ; NEGRI, Giuseppina ; SANTOS, A. B. ; SALATINO, A. ; SALATINO, MARIA LUIZA F. . Monoterpenes from the volatile fraction of a Brazilian propolis have activity affecting cellular elongation of lattuce seedling roots. In: CIGR Section VI Technical Symposium 2015, 2015, Auckland. CIGR Section VI Technical Symposium 2015, 2015.

2.
FERNANDES-SILVA, C. ; ALVES, M. ; TEIXEIRA, E. W. ; NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, MARIA LUIZA F. ; SALATINO, A. . Propolis obtained inside the Atlantic forest: composotion and anti-HIV activity of volatile fraction. In: CIGR Section VI Technical Symposium 2015, 2015, Auckland. CIGR Section VI Technical Symposium 2015, 2015.

3.
EGYDIO, A.P.M. ; YOSHIDA, N. C. ; GUTIERREZ, L. Y. V. ; YAMAGUCHI, L. L. F. ; MOTTA, L. B. ; TEPE, E. ; SALATINO, A. ; KATO, M. J. ; SALATINO, MARIA LUIZA F. . Phylogenetic studies of Piper and Peperomia: Reconstruction of secondary metabolites evolution. In: 62nd International Congress and Annual Meeting of the Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, 2014, Guimarães. 62nd International Congress and Annual Meeting of the Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, 2014. p. P2031.

4.
FERNANDES-SILVA, C. ; Lima, C. A. ; MAYWORM, M. A. S. ; SALATINO, A. ; SALATINO, MARIA LUIZA F. . Chemical characterization and phytotoxic activity of the volatile fraction of a sample of Brazilian green propolis.. In: Eurofoodchem XVII, 2014, Istanbul. Eurofoodchem XVII, 2014.

5.
FERNANDES-SILVA, C. ; SALATINO, Antonio ; NEGRI, Giuseppina ; Motta, L.B. ; SALATINO, MARIA LUIZA F. . Bio-guided isolation of compounds with anti-HIV and/or antioxidant properties from three samples of Brazilian propolis. In: EUROFOODCHEM XVII, 2014, Istanbul. EUROFOODCHEM XVII, 2014.

6.
EGYDIO, A.P.M. ; YOSHIDA, N. C. ; GUTIERREZ, L.Y.V. ; YAMAGUCHI, L.L.F. ; MOTTA, L. B. ; TAPA, E. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, A. ; KATO, M. J. . Phylogenetic studies of Piper and Peperomia: Reconstruction of secondary metabolites evolution. In: 62nd International Congress and Annual Meeting of the Society for Medicinal Plant and Natural Product Research - GA2014, 2014, Guimarães. 62nd International Congress and Annual Meeting of the Society for Medicinal Plant and Natural Product Research - GA2014, 2014. p. 521-521.

7.
SANTOS, A. B. ; MAYWORM, MARCO A S ; SALATINO, A. ; SALATINO, MARIA LUIZA F. . Análise sazonal do potencial fitotóxico de Camelia japonicaL. (Theaceae). In: Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, 2013, Goiânia. Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, 2014.

8.
Motta, L.B. ; ANDRADE, M. O. ; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, Antonio ; FURLAN, C. M. . Actividad antibacteriana de los extractos foliares de Croton sphaerogynus Baill. (Euphorbiaceae). In: V Congreso International de Plantas Medicinales: Productos Naturales y Biodiversidad, 2012. V Congreso International de Plantas Medicinales: Productos Naturales y Biodiversidad, 2012.

9.
SILVA, C. C. F. ; SALATINO, M. L. F. . Atividades antioxidante e inibitória da transcriptase reversa em extratos fracionados de própolis. In: Simpósio Internacional de Plantas Medicinais e Nutracêutica, 2012, Aracaju. Simpósio Internacional de Plantas Medicinais e Nutracêutica, 2012.

10.
FERNANDES-SILVA, C. ; SALATINO, M. L. F. . Volatile composition of Brazilian green propolis. In: 3rd Brazilian Conference on Natural Products, 2011, Ouro preto. 3rd Brazilian Conference on Natural products, 2011.

11.
SILVA, C. C. F. ; NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Chemical characterization of three samples of Brazilian propolis by 13C NMR and GC/MS. In: Phytochemical Society of North America - 50th anniversary meeting, 2011, Haway. Phytochemical Society of North America - 50th anniversary meeting, 2011.

12.
SILVA, C. C. F. ; NEGRI, Giuseppina ; SALATINO, M. L. F. . Perfil químico de amostras brasileiras de própolis.. In: 61 Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Resumos do 61 Congresso nacional de Botânica em CD, 2010.

13.
SILVA, C. C. F. ; SALATINO, M. L. F. . Atividade antioxidante de amostras brasileiras de própolis. In: X Congreso Latino-Americano de Botánica, 2010, La Serena. Resumenes del X Congreso Latino-Americano de Botánica in CD, 2010.

14.
Motta, L.B. ; FURLAN, C. M. ; Aoki, T. ; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; Duarte-Almeida, JM ; Carvalho, J.E. ; SALATINO, Antonio . Constituintes de Croton alchorneicarpus Croizat (Euphorbiaceae) e a atividade antiproliferativa de extratos sobre células tumorais humanas.. In: X Congreso Latino-Americano de Botánica, 2010, La Serena. Resumenes del X Congreso Latino-Americano de Botánica in CD, 2010.

15.
FERNANDES-SILVA, C. ; RIGHI, A. A. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Propolis: sole way of finding some biologically active plant substances.. In: Joint Meeting on Medicinal Chemistry., 2009, Budapeste. Joint Meeting on Medicinal Chemistry. Book of Abstracts. Budapeste, 2009. p. 192-192.

16.
RIGHI, A. A. ; FERNANDES-SILVA, C. ; ALVES, T. R. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . . Chemical diversity and biological activities of Brazilian própolis samples.. In: Joing Meetin on Medicinal Chemistry., 2009, Budapest. Joing Meetin on Medicinal Chemistry. Book of Abstracts. Budapest, 2009. p. 200.

17.
FELIU, D.A. ; SAVIETTO, J. P. ; FURLAN, C. M. ; MOTTA, Lucimar Barbosa da ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos . Flavonóides em folhas e caules de espécies nativas de Croton (Euphorbiaceae).. In: IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais., 2009, São Paulo. IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais. Resumos. São Paulo, 2009.

18.
OGASAWARA, D. C. ; ARITA. L. S. ; ONODY, H. C. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Óleos voláteis de espécies nativas de Croton e Astrea (Euphorbiaceae).. In: IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais., 2009, São Paulo. IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais.. São Paulo, 2009.

19.
ONODY, H. C. ; OGASAWARA, D. C. ; ARITA. L. S. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Avaliação preliminar da atividade inseticida de extratos de Croton celtidifolius (Malpighiales: Euphorbiaceae) sobre operárias de Atta sexdens rubropilosa Forel (Hymenoptera: Formicidae).. In: IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais., 2009, São Paulo. IX Jornada Paulista de Plantas Medicinais. Resumos. São Paulo, 2009.

20.
SAVIETTO, J. P. ; FELIU, D.A. ; FURLAN, C. M. ; Motta, L.B. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; SANTOS, Deborah Yara Alves Cursino dos . Composição química de óleos voláteis de folhas e caules de espécies nativas de Croton L. (Euphorbiaceae).. In: 5o Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais., 2009, Rio de Janeiro. 5o Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. Resumos. Rio de Janeiro, 2009.

21.
SILVA, C. C. F. ; SALATINO, M. L. F. . Atividade citotóxica em amostras de própolis verde brasileiras.. In: 59o Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. 59o Congresso Nacional de Botânica, 2008.

22.
SILVA, C. C. F. ; SALATINO, M. L. F. . Total phenolic and flavonoid content and antioxidant activities of Brazilian própolis samples. In: XXVII Annual Meeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology, 2007, São Pedro. resumos do XXVII Annual Meeting on Micromolecular Evolution, Systematics and Ecology, 2007. p. BPS46.

23.
SILVA, C. C. F. ; SALATINO, M. L. F. . Análise química de amostras de própolis verde. In: 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Resumos do 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007.

24.
SUZAKI, V. J. ; RODRIGUES, C. N. ; SALATINO, M. L. F. . Filogenia molecular de espécies de Gratiolaceae com ocorrência no nordeste brasileiro.. In: 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Resumos do 58o Congresso Nacional de Botânica, 2007. p. web/docs/1811.

25.
MARQUINEZ, X. C. ; GONZALEZ, F. G. ; LOHMANN, L. G. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Filogenia y biogeografia del género Drimys (Winteraceae). In: IX Congreso Latinoamericano de Botánica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resúmenes, 2006. p. 33.

26.
SALTINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; NEGRI, Giuseppina . Revisão sobre a química e farmacologia de Croton (Euphorbiaceae). In: IX Congreso Latinoamericano de Botánica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resúmenes, 2006. p. 188.

27.
SALATINO, M. L. F.; MOTTA, Lucimar Barbosa da . Filogenia de Camarea (Malpighiaceae) inferida através de seqüências de trnL-F, rps-16 e ITS. In: IX Congreso Latinoamericano de Botánica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resúmenes, 2006. p. 665-665.

28.
MARQUINEZ, X. C. ; GONZALEZ, F. G. ; LOHMANN, L. G. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Filogenia y biogeografía del género Drimys (Winteraceae). In: IX Congreso Latinoamericano de Botánica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resúmenes, 2006. p. 667.

29.
GROPPO, Milton ; FIASCHI, P. ; CECCANTINI, Gregório ; SANTOS, F. A. ; SALATINO, M. L. F. . Um novo gênero de Achariaceae (Malpighiales) para o leste do Brasil, com o seu posicionamento em Lindackerieae confirmado por dados macromoleculares. In: IX Congreso Latinoamericano de Botánica, 2006, Santo Domingo. Libro de Resúmenes, 2006. p. 699-699.

30.
VIEIRA, Silvana ; Souza, VC ; RODRIGUES, C. N. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Filogenia de Marnata L. (Marantaceae). In: 57o. Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Resumos do 57o. Congresso Nacional de Botânica, 2006.

31.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; CECCANTINI, Gregório ; PINHEIRO, Fabio ; LEDRU, Marie Pierre . Genetic affinities among populations of South-American conifers inferred by AFLP markers. In: XVII International Botanical Congress, 2005, Viena. Abstracts of XVII International Botanical Congress, 2005. p. 361-361.

32.
SALATINO, M. L. F.; COFFANI-NUNES, J. V. ; WANDERLEY, Maria das Graças Lapa ; Motta, L.B. ; SALATINO, Antonio . Phylogenetic inference involving some Bromelioideae genera , using rps16 and atpB-rbcL sequences and morphology. In: XVII International Botanical Congress, 2005, Viena. Abstracts of XVII International Botanical Congress, 2005. p. 402-402.

33.
GROPPO, Milton ; PIRANI, José Rubens ; SALATINO, M. L. F. . Phylogeny and classification of Rutaceae based on two noncoding regions of cpDNA. In: XVII International Botanical Congress, 2005, Viena. Abstracts of XVII International Botanical Congress, 2005. p. 358-358.

34.
BARROS, Fábio de ; PINHEIRO, Fabio ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Intra- and inter-specific relationships in Epidendrum section Amphiglottium (Orchidaceae) inferred from AFLP. In: XVII International Botanical Congress, 2005, Viena. Abstracts of XVII International Botanical Congress, 2005. p. 470-470.

35.
SALATINO, M. L. F.; PRADO, J. ; SALATINO, Antonio . Phylogenetic relationships in Pteridaceae inferred from chloroplasts rbcL nucleotide sequences. In: XVII International Botanical Congress, 2005, Viena. Abstracts of XVII International Botanical Congress, 2005. p. 383-383.

36.
PANSARIN, Emerson ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Filogenia das Pogoniinae (Orchidaceae: Vanilloideae) sul-americanas baseada em dados morfológicos e moleculares, através do seqüenciamento das regiões ITS (nrDNA), e rps16 e trnL-F (cpDNA).. In: 56 Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. Resumos do 56 Congresso Nacional de Botânica, 2005.

37.
COFFANI-NUNES, J. V. ; WANDERLEY, Maria das Graças Lapa ; CRUZ-BARROS, M. A. ; MENEZES, Nanuza Luiza de ; Motta, L.B. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Revisão taxonômica e filogenia de Portea Brongn. ex K. Koch (Bromelioideae-Bromeliaceae). In: 56 Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba. Resumos do 56 Congresso Nacional de Botânica, 2005.

38.
LEDRU, Marie Pierre ; SALATINO, M. L. F. ; CECCANTINI, Gregório ; SALATINO, Antonio . Migration routes and refugia of Podocarpus in Brazil during the Lata Quaternary: Some preliminary results. In: XI International Palynological Congress, 2004, Granada. Proceedings of XI International Palynological Congress, 2004. v. 14. p. 205-205.

39.
MOTTA, Lucimar Barbosa da ; SALATINO, M. L. F. . Perfil flavonoídico de Camarea Saint-Hilaire (Malpighiaceae). In: 55o Congresso Brasileiro de Botânica, 2004, Viçosa. CD-ROM do 55 Congresso Nacional de Botânica, 2004.

40.
JOAQUIM, Walderez Moreira ; ONO, Elizabeth Orika ; SALATINO, M. L. F. . Influência dos reguladores vegetais NAA e ETHEPHON no teor de cera epicuticular e no perfil de n-alcanos do limbo foliar de Echinodorus grandiflorus - Chapéu-de-couro.. In: XV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2004, Ubatuba. CD-ROM do XV Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 2004.

41.
MOTTA, Lucimar Barbosa da ; SALATINO, M. L. F. . Perfil de n-alcanos das ceras foliares epicuticulares de Camarea Saint-hilaire (Malpighiaceae). In: XXV Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2003, Campos do Jordão. CD-Rom da Reunião, 2003.

42.
KITAGAMI, Júlia Toshie ; SALATINO, M. L. F. . Q uímica da cera epicuticular foliar de Coffea spp.. In: XXV Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2003, Campos do Jordão. CD-ROM da XXV Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Moleculares, 2003.

43.
MIMURA, Maria Regina Martins ; SALATINO, M. L. F. . Influência da cera foliar epicuticular de espécies do cerrado no comportamento forrageiro de Atta sexdens L.. In: 53 Congresso Brasileiro de Botânica, 2002, Recife. Livro de Resumos do 53 Congresso Nacional de Botânica. Recife, 2002. p. 123-124.

44.
AFFONSO, P. ; SALATINO, M. L. F. ; GUERREIRO FILHO, O. . Folhas, ceras epicuticulares e n-alcanos de híbridos de Coffea arabica L. x Coffea racemosa Lour. e sua influência sobre a seleção herbivórica de Atta sexdens L.. In: 53 Congresso Brasileiro de Botânica, 2002, Recife. Resumos do 53 Congresso Brasileiro de Botânica. Recife, 2002. p. 238-238.

45.
Motta, L.B. ; SALATINO, M. L. F. . Flavonóides de folhas galhadas e intactas de Tibouchina pulchra. In: 52o Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do 52o Congresso Nacional de Botânica, 2001. v. 1. p. 31-32.

46.
AFFONSO, P. ; SALATINO, M. L. F. ; GUERREIRO FILHO, O. . Influência dos alcanos de espécies de Coffea L. sobre o forrageamanto de Atta sexdens L. (1758). In: 52o Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa. Resumos do 52o Congresso Nacional de Botânica, 2001. v. 1. p. 161-161.

47.
AFFONSO, P. ; SALATINO, M. L. F. ; GUERREIRO FILHO, O. . Influência das ceras epicuticulares de espécies de Coffea L. sobre o forrageamento de Atta sexdens L. (1758). In: 52o Congresso Nacional de Botânica, 2001, joão Pessoa. Resumos do 52o Congresso Nacional de Botânica, 2001. v. 1. p. 161-162.

48.
MIMURA, Maria Regina Martins ; SALATINO, M. L. F. . Influência da cera e de alcanos epicuticulares foliares no comportamento forrageiro de Atta sexdens L.. In: XXIII Reunião Anual sobre Evolução Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001, São Paulo. Livro de Resumos da XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001. v. 1. p. 54-54.

49.
MIMURA, Maria Regina Martins ; SALATINO, M. L. F. ; PATRICIO, M. C. B. . Influência de triterpenóides da cera epicuticular foliar de espécies do cerrado no comportamento forrageiro de Atta sexdens L.. In: XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001, São Paulo. Livro de Resumos da XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001. v. 1. p. 55-55.

50.
Motta, L.B. ; SALATINO, M. L. F. . Compostos fenólicos de galhas foliares de Tibouchina pulchra e de tecidos a elas relacionados. In: XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sisatemática e Ecologia Micromoleculares, 2001, São Paulo. Livro de Resumos da XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001. v. 1. p. 56-56.

51.
PRATA, A. P. ; SALATINO, M. L. F. ; WANDERLEY, Maria das Graças Lapa ; THOMAS, W. . Análise dos alcanos das ceras epicuticulares em espécies brasileiras de Bulbostylis Kunth (Cyperaceae). In: XXIII Reunial Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001, São Paulo. Livro de Resumos da XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001. v. 1. p. 75-75.

52.
NEGRI, Giuseppina ; OLIVEIRA, A. F. M. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Ocorrência de derivados dos ácidos benzóico e cinâmico na cera de própolis. In: XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001, São Paulo. Livro de Resumos da XXIII Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001. v. 1. p. 99-99.

53.
NEGRI, Giuseppina ; OLIVEIRA, A. F. M. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Derivados fenólicos de Amburana cearensis. In: XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001, São Paulo. Livro de Resumos da XXIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2001. v. 1. p. 98-98.

54.
AFFONSO, P. ; SALATINO, M. L. F. ; GUERREIRO FILHO, O. . Híbridos de Coffea arabica L. X Coffea racemosa Lour. e sua influência sobre a preferência alimentar de Atta sexdens Forel (1908). In: XIII Congresso de Botânica de São Paulo, 2000, São Paulo. Programa e Resumos do XIII Congresso de Botânica de São Paulo, 2000. p. 67-68.

55.
AFFONSO, P. ; SALATINO, M. L. F. ; GUERREIRO FILHO, O. . Preferência alimentar de Atta sexdens rubropilosa Forel por folhas de Coffea.. In: 51o Congresso Nacional de Botânica, 2000, Brasília. Resumos do 51o Congresso Nacional de Botânica, 2000. p. 83.

56.
SEBASTIANI, R. ; SALATINO, M. L. F. . Alcalóides de espécies nativas de Pilocarpus. In: I Encontro de Iniciação Científica - Mackenzie, 2000, São Paulo. Anais do I Encontro de Iniciação Científica - Mackenzie, 2000. p. 31-31.

57.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Alcanos e flavonóides de Asimina. In: L Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau. Resumos do L Congresso Nacional de Botânica, 1999.

58.
MIMURA, Maria Regina Martins ; SALATINO, M. L. F. . Influência da cera epicuticular e das frações parafínica e alcoólica de Annona dioica e Aspidosperma tomentosum no forrageamento de saúvas. In: XXI Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1999, São Carlos. Resumo da XXI Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1999. p. 65-65.

59.
PATRICIO, M. C. B. ; SALATINO, M. L. F. . Novas Fontes de flavonóides metilados e metoxilados em Melastomataceae. In: XXI Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1999, São Carlos. Resumos da XXI Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1999. p. 85-85.

60.
SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; SILVA, Renato de Mello ; KOCHERT, G. ; GIANNASI, D. E. ; PRICE, R. . Filogenia de Velloziaceae baseada em marcadores moleculares. In: XX Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1998, Rio de Janeiro. Resumos da XX Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1998. p. MR-06-MR-06.

61.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; SILVA, Renato de Mello ; KOCHERT, G. ; GIANNASI, D. E. ; PRICE, R. . A phylogenetic inference of Velloziaceae, based on molecular markers. In: 17th Meeting of the Willi Hennig Society, 1998, São Paulo. Program and Abstracts - 17th Meeting of Willi Hennig Society, 1998. p. 74-74.

62.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; SILVA, Renato de Mello . Flavonóides de Annonaceae. In: VII Congreso Latinoamericano de Botánica, 1998, Cidade do México. Libro de Resumenes do VII Congreso Latinoamericano de Botánica, 1998. p. 210-211.

63.
PATRICIO, M. C. B. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; MARTINS, A. B. . Flavonóides de Lavoisiera DC, Microlicia D.Don e Trembleya DC (Melastomataceae) do Brasil. In: VII Congreso latinoamaricano de Botánica, 1998, Cidade do México. Libro de Resumenes do VII Congreso Latinoamericano de Botánica, 1998. p. 211-211.

64.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; DUARTE, L. M. L. ; MÉRCIABARRADAS, M. . Conteúdo de fenóis totais de Datura stramonium infectada com vírus X da batata (PVX). In: XX Congresso Paulista de Fitopatologia, 1997, São Paulo. Resumos do XX Congesso paulista de Fitopatologia, 1997. p. 113-113.

65.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. . Alcanos de Annonaceae. In: XVIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1996, São Paulo. Resumos do XVIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1996. p. 83-83.

66.
SOUZA, S. C. P. M. ; SALATINO, M. L. F. ; ISAIAS, R. M. S. ; KRAUS, Jane Elizabeth . Aspectos anatômicos e teor de fenóis totais de galhas entomógenas em folhas de Ficus microcarpa L.f. (Moraceae). In: 18 Encontro Regional de Botânicos . SBB-Seções Regionais MG, BA, ES, 1996, Belo Horizonte. Resumos do 18 Encontro Regional de Botânicos, 1996. p. 43-43.

67.
SOUZA, S. C. P. M. ; SALATINO, M. L. F. ; KRAUS, Jane Elizabeth . Aspectos anatômicos, ultra-estruturais e teor de fenóis em galhas foliares causadas por Tripes em Ficus microcarpa L. f. (Moraceae). In: 4o Simpósio de Iniciação Científica - USP, 1996, Ribeirão Preto. Resumos do 4o Simpósio de Iniciação Científica, 1996. p. 24-24.

68.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. . Análise da composição flavonoídica de espécies de Lafoensia Vand. (Lythraceae). In: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Ribeirão Preto. Resumos do XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995. p. 216-217.

69.
ISHII, I. ; SALATINO, M. L. F. ; SEMIR, J. . Parafinas das ceras epicuticulares de espécies de Lychnophora Mart. (Asteraceae). In: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Ribeirão Preto. Resumos do XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995. p. 217-217.

70.
PATRICIO, M. C. B. ; RICCI, C. V. ; SALATINO, M. L. F. . Análise da fração parafínica de espécies de Syngonanthus Ruhl. (Eriocaulaceae). In: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Ribeirão Preto. Resumos do XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995. p. 218-218.

71.
BLATT, C. T. T. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Flavonóides de Bignoniaceae do cerrado. In: XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995, Ribeirão Preto. Resumos do XLVI Congresso Nacional de Botânica, 1995. p. 220-220.

72.
SALATINO, M. L. F.; MIMURA, Maria Regina Martins ; BAUMGRATZ, J. F. A. . Quimiotaxonomia de Huberia DC. (Melastomataceae). In: XVI Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1994, Niterói. Resumos da XVI Reunião Anual sobres Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1994. p. 65-65.

73.
SALATINO, M. L. F.; PRADO, J. ; SALATINO, Antonio . Perfil flavonoídico de espécies de Cheilanthoideae (Pteridaceae). In: XVI Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1994, Niterói. Resumos da XVI Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1994. p. 66-66.

74.
DOKKEDAL, A. L. ; RICCI, C. V. ; PATRICIO, M. C. B. ; MAYWORM, M. A. S. ; SALATINO, M. L. F. . A distribuição de flavonóides e a taxonomia de Eriocaulacese. In: VI Congreso Latinoamaericano de Botánica, 1994, Mar del Plata. Resumenes del VI Congreso Latinoamericano de Botánica, 1994. p. 336-336.

75.
MIMURA, Maria Regina Martins ; SALATINO, M. L. F. ; BAUMGRATZ, J. F. A. . Quimiotaxonomia de Huberia DC. (Melastomataceae). In: VI Congreso Latinoamericano de Botánica, 1994, Mar del Plata. Resumenes del VI Congreso Latinoamericano de Botánica, 1994. p. 349-349.

76.
BLATT, C. T. T. ; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; MARTINEZ, M. A. P. . Flavonoid chemistry of Brasilian Lythraceae: Cuphea and Diplusodon. In: XV International Botanical Congress, 1993, Yokohama. Abstracts of XV International Botanical Congress, 1993. p. 398-398.

77.
RICCI, C. V. ; PATRICIO, M. C. B. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; GIULIETTI, A. M. . Flavonoid chemistry of Brasilian Eriocaulaceae: Syngonanthus. In: XV International Botanical Congress, 1993, Yokohama. Abstracts of XV International Botanical Congress, 1993. p. 389-389.

78.
MARCUCCI, M. C. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Identificação de constituintes de própolis: cera. In: Simpósio Brasileiro de cromatografia e técnicas afins, 1993, Águas de São Pedro. Resumos do Simpósio Brasileiro de cromatográfia e técnicas afins, 1993.

79.
RICCI, C. V. ; PATRICIO, M. C. B. ; SALATINO, M. L. F. . Flavonóides de espécies de Syngonanthus Ruhl. (Eriocaulaceae) de campos rupestres. In: IX Congresso da Sociedade Botânica de São paulo, 1992, Ilha Solteira. Resumos do IX Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1992. p. 198-198.

80.
AFFONSO, P. ; SALATINO, M. L. F. ; SILVA, Renato de Mello . Perfil parafínico da cera foliar epicuticular de populações de Vellozia hirsuta (Velloziaceae). In: IX Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1992, Ilha Solteira. Resumos do IX Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1992. p. 198-198.

81.
SALATINO, M. L. F.; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos . Perfil flavonoídico de espécies de Cuphea P. Br. (Lythraceae). In: IX Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1992, Ilha Solteira. Resumos do IX Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1992. p. 199-199.

82.
LO, V. K. ; CAMPOS, A. C. E. ; SALATINO, M. L. F. . Caracterização das ceras epicuticulares de plantas holo e hemiparasitas. In: XLI Congresso Nacional de Botânica, 1990, Fortaleza. Resumos do XLI Congresso Nacional de Botânica, 1990. p. 317-317.

83.
SALATINO, M. L. F.; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos ; SALATINO, Antonio . Variação do perfil parafínico de Xerophyta (sensu Menezes). In: VIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1990, Campinas. Resumos do VIII Congreso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1990. p. 163-163.

84.
BLATT, C. T. T. ; CAVALCANTI, T. B. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Implicações taxonômicas da fração parafínica das ceras foliares epicuticulares de Diplusodon Pohl. (Lythraceae). In: VIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1990, Campinas. Resumos do VIII Congresso da Sociedade Botânica de São paulo, 1990. p. 164-164.

85.
COCATO, M. L. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Alcanos das ceras de tépalas e pólen de Velloziaceae. In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Cuiabá. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. p. 366-366.

86.
LO, V. K. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Ácidos graxos dos lipídios de sementes de espécies de Velloziaceae. In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Cuiabá. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. p. 375-375.

87.
KRAUS, Jane Elizabeth ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Teor de taninos em galhas foliares e estruturas diversas de Struthanthus vulgaris Mart. (Loranthaceae). In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Cuiabá. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. p. 459-459.

88.
DOKKEDAL, A. L. ; BLATT, C. T. T. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Variação no rendimento e composição da cera foliar de Ficus microcarpa L. f. de três localidades urbanas com distintos níveis de poluição. In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Cuiabá. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. p. 463-463.

89.
ARDUIN, M. ; SALATINO, M. L. F. ; KRAUS, Jane Elizabeth . Efeitos de frutos de Struthanthus vulgaris Mart. (Loranthaceae) e do ácido tânico sobre o desenvolvimento de plântulas de alface. In: XL Congresso Nacional de Botânica, 1989, Cuiabá. Resumos do XL Congresso Nacional de Botânica, 1989. p. 481-481.

90.
BLATT, C. T. T. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio ; CAVALCANTI, T. B. ; MARTINEZ, M. A. P. . Flavonóides de espécies de Diplusodon (Lithraceae). In: 40 Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo. Resumos da 40 Reunião Anual da SBPC, 1988. p. 896-897.

91.
BLATT, C. T. T. ; SALATINO, M. L. F. ; CAVALCANTI, T. B. . Fração parafínica das ceras foliares epicuticulares e a sistemática de Diplusodon (Lythraceae). In: 40 Reunião Anual da SBPC, 1988, São Paulo. Resumos da 40 Reunião Anual da SBPC, 1988. p. 896-896.

92.
OLIVEIRA, I. D. ; SALATINO, M. L. F. ; SILVA, Renato de Mello . Distribuição de alcanos de ceras foliares epicuticulares de Vellozia em espécimens de híbridos e seus parentais. In: VII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1988, Rio Claro. Resumo do VII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1988. p. 70-70.

93.
OSBORNE, R. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Distribuição de alcanos de ceras foliares de Encephalartos. In: VII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1988, Rio Claro. Resumos do VII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1988. p. 69-70.

94.
SALATINO, M. L. F.; PEREIRA, H. A. B. ; SALATINO, Antonio ; LOTTO, V. M. ; GIULIETTI, A. M. . Alcanos da cera epicuticular de capítulos de Eriocaulaceae. In: XXXVIII Congresso Nacional de Botânica, 1987, São Paulo. Resumos do XXXVIII Congresso Nacional de Botânica, 1987. p. 215-215.

95.
BLATT, C. T. T. ; SALATINO, M. L. F. ; MACHADO, S. R. . Ecologia química das espécies de Styrax da mata e do cerrado. In: XXXVII Congresso Nacional de Botânica, 1986, Ouro Preto. Resumos do XXXVII Congresso Nacional de Botânica, 1986. p. 118-118.

96.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; MENEZES, Nanuza Luiza de ; SILVA, Renato de Mello . Descontinuidade de caracteres entre espécies de Xerophyta (Velloziaceae) da flora brasileira. In: VIII Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1986, Rio de Janeiro. Resumos da VIII Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1986. p. 17-17.

97.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; MENEZES, Nanuza Luiza de ; SILVA, Renato de Mello . Alcanos da cera foliar epicuticular e a sistemática de Velloziaceae. In: IV Congreso Latinoamericano de Botánica, 1986, Medellín. Resumenes do IV Congreso Latinoamericano de Botánica, 1986. p. 281-281.

98.
MONTENEGRO, G. ; SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Morfologia das ceras epicuticulares das faces adaxial e abaxial das folhas de dicotiledôneas do cerrado. In: VII Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1985, Araraquara. Resumos da VII Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1985. p. 5-5.

99.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; MENEZES, Nanuza Luiza de . As ceras epicuticulares e a sistemática de Velloziaceae. In: VII Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1985, Araraquara. Resumos da VII Reunião sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1985. p. 15-15.

100.
BRAGA, M. R. ; SALATINO, M. L. F. ; PEREIRA, H. A. B. ; CHIEA, S. A. C. ; SALATINO, Antonio ; YOUNG, Maria Cláudia . Estudos sobre as ceras foliares epicuticulares de Melastomataceae. I. Ocorrência de substâncias fungitóxicas em Miconia. In: IV Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1985, Botucatu. resumos do IV Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1985. p. 36-36.

101.
AMARAL, M. C. E. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Teor de cera foliar epicuticular de dicotiledôneas do cerrado. In: 36 Reunião anual da SBPC, 1984, São Paulo. Resumos da 36 Reunião Anual da SBPC, 1984. p. 904-904.

102.
SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. ; AMARAL, M. C. E. . Ceras epicuticulares: composición química de la cara adaxial y abaxial en hojas de dicotiledoneas de la vegetación del cerrado. In: VI Reunión Nacional de Botánica, 1984, La Serena. Resumenes de la VI Reunión Nacional de Botánica, 1984. p. XIII-XIII.

103.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; NORRIS, J. ; MABRY, T. J. . O perfil flavonoídico e a sistemática de Phanerostylis (Gray) K. & R. e Barroetea Gray. In: III Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1983. III Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1983. p. 3-3.

104.
AMARAL, M. C. E. ; SALATINO, M. L. F. ; LIMA, M. I. S. ; SALATINO, Antonio . Quantidade de cera epicuticular e pilosidade de folhas de plantas do cerrado. In: II Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1982, Jaboticabal. Resumos do II Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, 1982. p. 3-3.

105.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio . Componentes da fração insaponificável da cera epicuticular das folhas de Annonaceae como marcadores sistemáticos. In: I Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1981, Campinas. Resumos do I Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1981. p. 16-16.

106.
SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . A composição das ceras de revestimento dos órgãos vegetais e sua relação com as características anatômicas e ambientais. In: I Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1981, Campinas. Resumos do I Congresso Anual da Sociedade Botânica de São Paulo, 1981. p. 15-16.

Outras produções bibliográficas
1.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; KRAUS, Jane Elizabeth ; PRADO, J. ; Costa ; TAVARES, B. ; SANTANNA, C. L. ; SANTOS, D. L. ; MOURA, C. W. N. ; AL., E. . Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 2001. (Tradução/Livro).

2.
SALATINO, M. L. F.; TRADUTORES, M. . Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Metabólitos secundários de Plantas Medicinais e Tóxicas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SALATINO, Antonio ; SALATINO, M. L. F. . Extração de metabólitos secundários. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio . Princípios ativos de plantas medicinais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio . Botânica aplicada a farmacologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SALATINO, M. L. F.. Metabólitos secundários de plantas medicinais e tóxicas. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; LIMA, M. I. S. ; SILVA, M. F. G. F. . Metabólitos secundários e a taxonomia de angiospermas. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio ; CECCANTINI, Gregório ; LEDRU, Marie Pierre . Grãos do passado. 2008 (Artigo de divulgação) .

2.
OSBORNE, R. ; SALATINO, M. L. F. ; SALATINO, Antonio . Cycad leaf waxes Encephalarlos. 1987 (Artigo de divulgação) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SALATINO, M. L. F.. Exame de qualificação para Doutorado. 2000. Universidade de São Paulo.

Concurso público
1.
SALATINO, M. L. F.; BACCHI, Elfriede Marianne; OLIVEIRA, Fernando de. Comissão Julgadora do Concurso para Provimento de cargos de Professor Doutor junto ao Departamento de Farmácia. 2003. Universidade de São Paulo.

Avaliação de cursos
1.
SALATINO, M. L. F.; BRASIL, Tânia. Avalição do Curso Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Tapajós feita pelo MEC/SeSu. 2000. Faculdades Integradas do Tapajós.

2.
SALATINO, M. L. F.. Avaliação do Curso Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga pelo MEC/SeSu. 2000. Fundação Educacional Comunitária Formiguense.

3.
SALATINO, M. L. F.; BRASIL, Tânia. Avaliação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Planalto Catarinense pelo MEC/SeSu. 2000. Universidade do Planalto Catarinense.

Outras participações
1.
SALATINO, Antonio; SALATINO, M. L. F.; OLIVEIRA, Mariana Cabral de. Caracterização de determinantes genéticos envolvidos no conteúdo de vitamina E no fruto do tomate. 2010. Universidade de São Paulo.

2.
Ong, TP; Rogero, MM; SALATINO, M. L. F.. Avaliação da atividade antihiperlipidêmica do cupulate - Exame de Qualificação-Mestrado. 2010. Universidade de São Paulo.

3.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos; FLOH, E. Y. S.; SALATINO, M. L. F.; FURLAN, C. M.; KATO, M.J.. ?Análises das variações fitoquímicas, estrutura genética e importância econômica de Annona crassiflora Mart., no cerrado?. ? Defesa de Doutorado.. 2009. Universidade de São Paulo.

4.
SALATINO, M. L. F.; NEGRI, Giuseppina; CORDEIRO, Inês. ?Investigação fitoquímica em algumas espécies nativas de Croton (Euphorbiaceae), com ênfase na seção Lamprocroton?. ? Exame de Qualificação ? Mestrado.. 2009. Universidade de São Paulo.

5.
YOUNG, Maria Cláudia; MARQUES, M. O. M.; LAGO, J. H. G.; LADEIRA, A. M.; SALATINO, M. L. F.. ?Comparação da composição química e das atividades biológicas dos óleos essenciais de folhas de populações de Hedyosmum brasiliense Mart. ex Miq. provenientes da Serra do Mar e serra da Mantiqueira (Mata Atlântica)? ? Defesa de Mestrado.. 2009. Instituto de Botânica.

6.
SALATINO, M. L. F.; PINTO, E.; HO, F. F. C.. ?Avaliação das atividades biológicas dos extratos de algas vermelhas do gênero Laurentia (Rhodomelaceae, Ceramiales)? - Exame de Qualificação ? Mestrado.. 2009. Universidade de São Paulo.

7.
SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos; SALATINO, M. L. F.; MOTTA, Lucimar Barbosa da. ?Química de espécies nativas de Croton (Euphorbiaceae) e suas propriedades antioxidantes e antiproliferativas?. Exame de Qualificação ? Mestrado.. 2009. Universidade de São Paulo.

8.
ROSSI, M. M.; SALATINO, M. L. F.; Genovese-Rodriguez, MI. ?Constituintes químicos e atividades antioxidante e antiproliferativa de extratos de Astrea e Croton (Euphorbiaceae)?. Exame de Qualificação ? Mestrado.. 2009. Universidade de São Paulo.

9.
PINNA, G.F.A.M.; SALATINO, M. L. F.; ANGYALOSSY, V.. ?Espessamento primário do sistema caulinar de Bromeliaceae (Tillandsioideae). Morfologia, anatomia, expressão gênica e evolução do caracter?. ? Exame de Qualificação ? Doutorado.. 2009. Universidade de São Paulo.

10.
SALATINO, M. L. F.; Bianchini, RS; SANO, Paulo Takeu. Revisão taxonômica e filogenia de Alcantarea (E. Morren ex Mez) Harms (Bromeliaceae, Tillandsioideae). 2006.

11.
OLIVEIRA, Mariana Cabral de; ARIAS, Maria Cristina; SALATINO, M. L. F.. O sistema Mutator em cana-de-açúcar: uma análise comparativa com arroz. 2006.

12.
FLOH, E. Y. S.; SALATINO, M. L. F.; TAKAKI, M.. Aespectos morfogenéticos e metabólitos secundários em Piper solmsianum e Piper aduncum. 2006.

13.
SALATINO, M. L. F.; Crusius, IS; Meirelles, ST. Influência da cafeína em sauveiros de Atta sexddens rubropilosa. 2006. Universidade de São Paulo.

14.
SALATINO, M. L. F.; Genovese-Rodriguez, MI; Kleinert, AMP. Perfil químico de amostras de própolis brasileiras. 2006.

15.
SALATINO, M. L. F.. Utilização de co-culturas para o estudo das interações entre células de cana-de-açúcar com bactérias endofíticas fixadoras de N2 isoladas de cana-de-açúcar.. 2006.

16.
SALATINO, M. L. F.. Exame de qualificação de doutorado. 2006.

17.
SALATINO, M. L. F.; ROSSI, M. M.; SANO, Paulo Takeo; PINNA, G. F. D.; KERBAUY, Gilberto Barbante; BERCHEZ, F.. Banca de Ingresso na Pós-Graduação-Ciências Biológicas (Botânica). 2005. Universidade de São Paulo.

18.
SALATINO, M. L. F.; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos; GUERREIRO FILHO, O.. Defesa Pública de Dissertação de Mestrado-Presidente. 2005. Universidade de São Paulo.

19.
FLOH, E. Y. S.; SALATINO, M. L. F.; TAKAKI, M.. Defesa Pública de Dissertação de Mestrado. 2005. Universidade de São Paulo.

20.
SALATINO, M. L. F.; BARROS, Fábio de; CORDEIRO, Inês. Exame de qualificação para Doutorado-Presidente. 2004. Universidade de São Paulo.

21.
PIRANI, José Rubens; SALATINO, M. L. F.; BARROS, Fábio de. Exame de qualificação para Doutorado. 2004. Universidade de São Paulo.

22.
SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio; KERBAUY, Gilberto Barbante. Exame de qualificação de Doutorado. 2004. Universidade de São Paulo.

23.
SALATINO, M. L. F.; MAMEDE, Maria Cândida; SILVA, Renato de Mello. Exame de qualificação para Doutorado-Presidente. 2004. Universidade de São Paulo.

24.
SALATINO, M. L. F.; CARVALHO, Luciana Retz de; BRAGA, Márcia Regina. Exame de qualificação para Mestrado. 2004. Instituto de Botânica.

25.
SALATINO, M. L. F.; SANO, Paulo Takeo; MAMEDE, Maria Cândida. Exame de qualificação para Doutorado-Presidente. 2004. Universidade de São Paulo.

26.
SALATINO, M. L. F.; SANTOS, Déborah Yara Alves Cursino dos; YOUNG, Maria Cláudia. Defesa Pública de Dissertação de Mestrado. 2004. Universidade de São Paulo.

27.
SALATINO, M. L. F.; SHEPHARD, George; WANDERLEY, Maria das Graças Lapa; MARANHÃO, Maria Emília. Defesa Pública da Tese de Doutorado. 2004. Universidade de São Paulo.

28.
SALATINO, M. L. F.. Banca de Ingresso à Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica)-Suplente. 2004. Universidade de São Paulo.

29.
SALATINO, M. L. F.. Defesa Pública da Tese de Doutorado. 2004. Universidade de São Paulo.

30.
MAMEDE, Maria Cândida Henrique; SANO, Paulo Takeo; SALATINO, M. L. F.. Exame de qualificação para Doutorado. 2003. Universidade de São Paulo.

31.
SILVA, Renato de Mello; SALATINO, M. L. F.; SANTOS, Déborah Yara Alves Cursino dos. Exame de qualificação para Mestrado. 2003. Universidade de São Paulo.

32.
SALATINO, Antonio; SALATINO, M. L. F.; PAULA, Édison José de. Exame de qualificação para Mestrado. 2003. Universidade de São Paulo.

33.
SANO, Paulo Takeo; SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio. Exame de qualificação para Doutorado. 2003. Universidade de São Paulo.

34.
SILVA, Renato de Mello; SALATINO, M. L. F.; MENEZES, Nanuza Luiza de. Exame de qualificação para Mestrado. 2003. Universidade de São Paulo.

35.
SALATINO, M. L. F.; SALTINO, Antonio; ARIAS, Maria Cristina. Exame de qualificação para Doutorado-Presidente. 2003. Universidade de São Paulo.

36.
PIRANI, José Rubens; SALATINO, M. L. F.; WANDERLEY, Maria das Graças Lapa. Exame de qualificação para Mestrado. 2003. Universidade de São Paulo.

37.
SANO, Paulo Takeu; SALATINO, M. L. F.; SANTOS, Deborah Yara Alves Cursino dos. Exame de qualificação para Mestrado. 2003. Universidade de São Paulo.

38.
SALATINO, M. L. F.. Banca de Exame de Ingresso na Pós-Grduação do Instituto de Botânica. 2003. Instituto de Botânica.

39.
SALATINO, M. L. F.. Defesa pública de Tese de Doutorado. 2002. Universidade de São Paulo.

40.
PIRANI, José Rubens; SALATINO, M. L. F.; MAMEDE, Maria Cândida Henrique. Exame de qualificação para Mestrado. 2002. Universidade de São Paulo.

41.
SALATINO, M. L. F.; VARANDA, Elenice Mouro; SANTOS, Déborah Yara Alves Cursino dos; FERNANDES, João Batista; TRIGO, José Roberto. Defesa Pública de Tese de Doutorado - Presidente. 2002. Universidade de São Paulo.

42.
OLIVEIRA, Mariana Cabral de; SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio. Exame de qualificação de Mestrado. 2002. Universidade de São Paulo.

43.
SALATINO, M. L. F.; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos; OLIVEIRA, Mariana Cabral de. Exame de qualificação para Mestrado - Presidente. 2002. Universidade de São Paulo.

44.
RIBEIRO, Rita de Cássia Figueiredo; SALATINO, M. L. F.; BUCKERIDGE, Marcos. Defesa Pública de Tese de Doutorado. 2002. Universidade de São Paulo.

45.
SANO, Paulo Takeo; SILVA, Renato de Mello; SALATINO, M. L. F.. Exame de qualificação para Doutorado. 2002. Universidade de São Paulo.

46.
KERBAUY, Gilberto Barbante; SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio. Exame de qualificação para Doutorado. 2002. Universidade de São Paulo.

47.
SALATINO, M. L. F.; RIBEIRO, Rita de Cássia Figueiredo; SALATINO, Antonio. Exame de qualificação para Mestrado - Presidente. 2002. Universidade de São Paulo.

48.
SALATINO, M. L. F.; KRAUS, Jane Elizabeth; DOMINGOS, Marisa. Defesa Pública de Dissertação de Mestrado - Presidente. 2002. Universidade de São Paulo.

49.
FERNANDES, João Batista; SALATINO, M. L. F.; SALATINO, Antonio. Defesa Pública de Tese de Doutorado. 2002. Universidade Federal de São Carlos.

50.
SALATINO, M. L. F.; KRAUS, Jane Elizabeth. Defesa Pública da Dissertação de Mestrado. 2002. Universidade de São Paulo.

51.
MORRETES, Berta Lange de; SALATINO, M. L. F.; ESTELITA, Maria Emília Maranhão. Exame de qualificação para Mestrado. 2001. Universidade de São Paulo.

52.
SALATINO, M. L. F.; KRAUS, Jane Elizabeth; SANTOS, Débora Yara Alves Cursino dos; FERNANDES, João Batista; LIMA, Inês Salgueiro. Defesa Pública de Tese de Doutorado - Presidente. 2001. Universidade de São Paulo.

53.
SALATINO, M. L. F.. Exame de quqlificação para Doutorado. 2001. Universidade de São Paulo.

54.
SALATINO, M. L. F.; OLIVEIRA, Mariana Cabral de; CARVALHO, Maria Angela Machado de. Exame de qualificação para Doutorado - Presidente. 2001. Universidade de São Paulo.

55.
SALATINO, M. L. F.. Defesa pública de Tese de Doutorado. 2001. Universidade Federal de São Carlos.

56.
SALATINO, M. L. F.; DIETRICH, Sonia Machado de Campos; MERCIER, Helenice. Exame de qualificação para Doutorado - Presidente. 2001. Universidade de São Paulo.

57.
SALATINO, M. L. F.; MENEZES, Nanuza Luiza de; PIRANI, José Rubens. Exame de quqlificação para Doutorado. 2001. Universidade de São Paulo.

58.
SALATINO, M. L. F.; WANDERLEY, Maria das Graças Lapa; SANO, Paulo Takeo. Exame de qualificação para Doutorado - Presidente. 2000. Universidade de São Paulo.

59.
SALATINO, M. L. F.; SILVA, Renato de Mello; CORDEIRO, Inês. Exame de qualificação de Doutorado - Presidente. 2000. Universidade de São Paulo.

60.
PIRANI, José Rubens; SALATINO, M. L. F.; MAMEDE, Maria Cândida Henrique. Exame de qualificação para Doutorado. 2000. Universidade de São Paulo.

61.
MENEZES, Nanuza Luiza de; SALATINO, M. L. F.; ALFONSO, Verônica Angyalossy. Exame de qualificação de Doutorado. 2000. Universidade de São Paulo.

62.
SALATINO, M. L. F.; KRAUS, Jane Elizabeth; KERBAUY, Gilberto Barbante. Exame de quqlificação para Mestrado - Presidente. 2000. Universidade de São Paulo.

63.
PIRANI, José Rubens; SALATINO, M. L. F.; CORDEIRO, Inês. Exame de qualificação para Doutorado. 2000. Universidade de São Paulo.

64.
SALATINO, M. L. F.. Exame de qualificação para Doutorado. 2000. Universidade de São Paulo.

65.
PIRANI, José Rubens; SALATINO, M. L. F.; MAMEDE, Maria Cândida Henrique. Exame de qualificação para Doutorado. 2000. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Alcance e Limitações do uso de marcadores AFLP em filogenia. 2006. (Congresso).

2.
Universidade Aberta à Terceira Idade.As plantas podem fazer mal. 2002. (Outra).

3.
II Simpósio Nacional de Medicina Popular e Natural.Fitoterápicos: se bem não faz, mal pode fazer. - Palestra. 2001. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Jocimar Oliani. Croton urucurana e C. floribundus: Fontes de Flavonoides e Enzimas para a Biocatálise de Acilação. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rafael Issao Matsumura. Análise química de duas amostras de geoprópolis da Bahia. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Felipe Pacheco de Castro. Teores de cera, fenóis totais e flavonóides, e atividades bológicas das frações de uma própolis de Ubatubai. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Alex Batista dos Santos. Atividade fitotóxica da fração volátil de uma própolis de Minas Gerais. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Sarah Aparecida Soares. Isolamento biomonitorado de substâncias ativas de Croton pallidulus var. pallidulus (Euphorbiaceae). 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

2.
Vitor Junji Suzaki. Filogenia e biogeografia do complexo Croton palidulus (Euphorbiaceae), inferidas por sequência de DNA e marcadores AFLP. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

3.
Milene Sampaio Clemente. Análise da variação genética de populações de Vochysia pyramidalis e V. tucanorum por AFLP e da composição de ácidos graxos de sementes. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

4.
Caroline Cristina Fernandes da Silva. Análise química e atividades antioxidante e citotóxica de amostras de própolis de alecrim. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

5.
Júlia Toshie Kitagami. Química da cera epicuticular foliar de Coffea ssp.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

6.
Lucimar Barbosa da Motta. Análise de metabólitos primários e secundários em galha foliar de Tibouchina pulchra (Cham.) Cogn. (Melastomataceae) e suas relações com tecidos não afetados. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

7.
Paulo Affonso. Variação intraespecífica da cera foliar de Vellozia hirsuta Goethart & Henrard: implicações taxonômicas. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

8.
Maria Regina Martins Mimura. Implicações taxonômicas de distribuição de alcanos e flavonóides de Huberia DC. (Melastomataceae). 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

9.
Carla Valéria Ricci. Perfil flavonoídico de espécies das seções Carpocephalus Koern. e Dimorphocaulon Ruhl. de Syngonanthus Ruhl. (Eriocaulaceae). 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

10.
Marcia Cristina Bomfim Patricio. Perfil flavonoídico das espécies das seções Eulepis Bong. e Thysanocephalus Koern. e a taxonomia de Syngonanthus Ruhl. (Eriocaulaceae). 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

11.
Débora Yara Alves Cursino dos Santos. Perfil flavonoídico de espécies de Cuphea P. Br. (Lythraceae). 1992. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

Tese de doutorado
1.
Caroline Cristina Fernandes da Silva. Caracterização química de quatro amostras de própolis brasileiras, isolamento de substâncias e testes das atividades antioxidante e anti-HIV.. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

2.
Lucimar Barbosa da Motta. Aspectos químicos e moleculares ligados à filogenia de Camarea (Malpighiaceae). 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

3.
Walderez Moreira Joaquim. Efeitos de reguladores vegetais sobre o teor de alguns metabólitos secundários em folhas de Echinodorus grandiflorus (Cham. & Schuldl.) Micheli. 2004. 145 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Coorientador: Maria Luiza Faria Salatino.

4.
Paulo Affonso. Comportamento forrageiro de Atta sexdens L. em relação a folhas de Coffea L. e alguns de seus constituintes químicos. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Instituto de Biociências, . Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

5.
Maria Regina Martins Mimura. Influência das ceras epicuticulares foliares de espécies do cerrado na atividade forrageira da saúva (Atta sexdens) L.. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

6.
Marcia Cristina Bomfim Patricio. Flavonóides de espécies de Lavoisiera DC., Microlicia D. Don e Trembleia DC. (Melastomataceae): implicações taxonômicas. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

7.
Débora Yara Alves Cursino dos Santos. Implicações taxonômicas e flavonóides de Annonaceae. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Silvana Vieira. 2006. Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Maria Luiza Faria Salatino.

Iniciação científica
1.
Bruno Gregório Domingues. Extração, Purificação e Identificação de Flavonóides de duas espécies nativas de Croton. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

2.
Iara Liz G. Galleguillos. Potencial de nodulação e FBN em diferentes linhagens de soja OGM. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

3.
Vitor Junji Suzaki. Filogenia molecular de espécies de Gratiolaceae com ocorrência no Nordeste brasileiro.. 2008. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

4.
Fábio Rodrigues de Melo. Análise comparativa dos flavonóides foliares de Maranta divaricata, Stromanthe thalia e Ctenanthe kummeriana.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

5.
Tiago de Almeida Caetano. Flavonóides e alcalóides de espécies de Croton (Euphorbiaceae) da Argentina .. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

6.
Ilda Sumire Takenaka Silva. Análise comparativa dos flavonóides foliares e das inflorescências de Croton heliotropiifolius.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.

7.
Adriana Cristina de Franco. Análise química de ceras epicuticulares de espécies de Aristolochia.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Luiza Faria Salatino.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 9:42:33